GUIA SIMPLIFICADO PARA ELABORAÇÃO DO RELATO TÉCNICO DO PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SENAC RJ (PARA EFEITOS DE TCC)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA SIMPLIFICADO PARA ELABORAÇÃO DO RELATO TÉCNICO DO PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SENAC RJ (PARA EFEITOS DE TCC)"

Transcrição

1 GUIA SIMPLIFICADO PARA ELABORAÇÃO DO RELATO TÉCNICO DO PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE SENAC RJ (PARA EFEITOS DE TCC) RIO DE JANEIRO 2017

2 N841 Nori, Maria Teresa Moraes. Guia simplificado para elaboração do relato técnico do projeto de pós-graduação da Faculdade Senac RJ (para efeitos de TCC) / Maria Teresa Moraes Nori; Marcele de Lima Rodrigues. Rio de Janeiro, f. ; 30 cm. Bibliografia: p Redação técnica. 2. Projetos de pesquisa Normalização. 3. Trabalhos acadêmicos Normalização. I. Nori, Maria Teresa Moraes. II. Rodrigues, Marcele de Lima. III. Título. CDD

3 SUMÁRIO 1 PARA QUE SERVE ESTE GUIA? RELATO TÉCNICO DO PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO (PARA EFEITOS DE TCC) ESTRUTURA DO RELATO TÉCNICO Introdução: o desafio e a importância do trabalho Situação problema Análise da intervenção Conclusões e contribuições à prática empresarial... 8 REFERÊNCIAS... 10

4 3 1 PARA QUE SERVE ESTE GUIA? Neste Guia você encontrará orientações básicas para a elaboração do trabalho a ser apresentado à Instituição como evidência do desenvolvimento do projeto integrador do curso. Em decorrência da opção metodológica da Faculdade Senac RJ, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-Graduação relaciona-se diretamente com o Projeto Integrador do curso, conforme previsto no Projeto Pedagógico, e assume a forma de Relato Técnico um produto diferenciado, integrando teoria e prática, voltado para o setor produtivo e conectando academia e mercado empresarial.

5 4 2 RELATO TÉCNICO DO PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO (PARA EFEITOS DE TCC) A metodologia adotada nos cursos de Pós Graduação da Faculdade Senac RJ envolve análise e solução de problemas, estudo de casos, projetos e outras estratégias didáticas que integrem teoria e prática e focalizem o contexto do trabalho, de modo a estimular a percepção analítica e a contextualização de informações, o raciocínio hipotético, a solução de problemas, a apropriação de conhecimentos prévios e a construção de novos valores e saberes, de modo que: A prática pedagógica [promova] o saber fazer e o saber ser, não como reprodução automática e alienada de técnicas, regras, processos, valores e normas, mas como expressão concreta do saber pensar. 1 Um diferencial dessa opção metodológica é a inclusão de uma unidade curricular denominada Projeto Integrador. O projeto é tratado e desenvolvido como um desafio diretamente ligado ao contexto profissional real, ou seja, tem como foco um ou mais problemas do setor no qual o curso está inserido. Um desafio que envolve atividades a serem realizadas pelos estudantes, com apoio do docente orientador, focalizando um ou mais problemas da realidade do setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Um desafio cuja solução resultará no trabalho que habitualmente conhecemos como TCC. Desse modo, para fins de TCC, na Pós Graduação da Faculdade Senac RJ adotamos o Relato Técnico (RT) relativo ao Projeto desenvolvido pelos alunos no decorrer do curso. Para fins do presente Guia, Relato Técnico é o produto final de um trabalho que descreve uma experiência de intervenção em uma ou mais empresas ou instituições. De acordo com o protocolo elaborado por Biancolino et. al., relato técnico é uma: (...) pesquisa aplicada que privilegia o conhecimento prescritivo, ou seja, propõe soluções para problemas enfrentados pelas organizações, de forma prática e de mesma temática, ainda que fundamentada em disciplinas aplicadas (BIANCOLINO et. al, 2012). 1 NORI, M. Teresa Moraes. Parecer técnico-pedagógico sobre o Projeto Arboreto - Universidade Federal do Acre. Junho, 2003.

6 5 Além de apresentar cientificamente os resultados de um trabalho, o RT deve refletir o pensamento dos alunos, deve expressar a elaboração dos estudantes. Ou seja, o relato técnico não se resume a apresentar de forma pura e simples fatos ocorridos em uma empresa. Espera-se, portanto, que ao final do trabalho, os autores devem ofertar um conhecimento prescritivo, ou seja, prescrever soluções para problemas semelhantes àquele discutido no RT.

7 6 3 ESTRUTURA DO RELATO TÉCNICO De um modo geral, os elementos que compõem o Relato Técnico são: Introdução; Situação-problema; Análise da intervenção adotada; Conclusões e contribuições para a prática empresarial / para o mercado. Alguns estudantes, no entanto, podem explorar outros elementos usualmente encontrados nos trabalhos acadêmicos convencionais. Nesse caso, recomendamos a leitura do Guia para elaboração de Trabalhos Acadêmicos (Rodrigues; Nori, 2017), disponível na biblioteca. 3.1 Introdução: o desafio e a importância do trabalho A introdução deve ser clara e explicitar do que trata o relato técnico, bem como deixar claros o desafio e os objetivos, bem como justificar social e economicamente o tema. Estruturação recomendada: Introdução à temática (1 parágrafo); Apresentação da situação problema e da organização, instituição ou empresa (2 parágrafos); Descrição de uma pergunta direcionadora e objetivos (3 parágrafos) ou seja, apresentação do desafio; Justificativas: - Relevância econômica ou social (no máximo 2 parágrafos)

8 7 - Relevância teórica (no máximo 1 parágrafo) Metodologia (no máximo 3 parágrafos descrevendo/explicando como foi feito o trabalho 2 ); Organização do relatório (no máximo 1 parágrafo). 3.2 Situação problema (3 páginas) Apresentar o problema encontrado pela organização, empresa ou instituição. Recomenda-se a seguinte lógica: Contexto da empresa e respectivo mercado (2 a 3 parágrafos, no máximo) Contexto geral da empresa (2 a 3 parágrafos) Situação-Problema em si (5 a 6 parágrafos) Elementos qualitativos Aspectos quantitativos (resultados etc.) 3.3 Análise da intervenção (5 páginas) Descrição detalhada das atividades desenvolvidas para solucionar a situaçãoproblema. Em geral, contém: Descrição da proposta de solução e das etapas do trabalho; Detalhamento de eventuais ferramentas utilizadas; Explicação clara e objetiva do trabalho, incluindo as dificuldades enfrentadas; 2 Como não é um artigo científico, não é necessária grande profundidade.

9 8 Discussão ou comentários de caráter científico ou teórico que sustentam ou apoiam as decisões e ações relatadas; Resultados (pelo menos 3 parágrafos), que geralmente incluem dados factuais encontrados e comentários explicativos sucintos, se necessário. 3.4 Conclusões e contribuições à prática empresarial A conclusão do trabalho deverá mostrar ao leitor argumentos convincentes de que foi possível atingir os objetivos propostos inicialmente. O RT deve apresentar propostas para empresas que encontrem situações semelhantes. Também deve mencionar os aspectos que limitaram o trabalho. E novas ideias de relatos ou de trabalhos técnicos devem ser explicitadas. Recomenda-se apresentar tabela ou figura sintetizadora dos achados, desde que oportuno. OBS.: Com certa frequência, os projetos integradores da Pós-graduação envolvem algum tipo de inovação. Nesse caso, vale lembrar algumas ideias básicas de autores que atuam nesse campo, a saber: Pelo conceito exposto no Manual de Oslo (OCDE, 2005), inovação é a implementação de um produto novo ou significativamente melhorado, ou de um processo, ou de um método de marketing, ou de um método organizacional. Dessa forma, os tipos de inovação podem ser agrupados em: - Inovação de produto: bem ou serviço; - Inovação de processo: método de produção ou distribuição (envolvem técnicas equipamentos e/ou softwares); - Inovação de marketing: método de concepção de um produto, como sua embalagem, posicionamento, promoção, preços ou vendas;

10 9 - Inovação organizacional: método nas práticas de negócios de uma empresa, na organização do trabalho ou em relações externas. Em relação ao grau de novidade, uma inovação pode ser nova para a empresa (mesmo se já aplicada em outra empresa ou mercado), nova para o mercado (primeira empresa a introduzir a inovação em seu mercado) ou nova para o mundo (primeira empresa a introduzir a inovação em todos os mercados e indústrias, domésticos ou internacionais). 3 3 BONILHA, Eduardo; CRESCITELLI, Edson; SPERS (2015).

11 10 REFERÊNCIAS BIANCOLINO, C. A. et. al. Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista de Gestão e Projetos GeP, São Paulo, v. 3, n. 2, p , mai./ago BONILHA, Eduardo; CRESCITELLI, Edson; SPERS, Renata Giovinazzo. Análise da estratégia de gestão de clientes no varejo supermercadista pela perspectiva do modelo para concepção de negócios inovadores business model Canvas. XVIII SEMEAD / Seminários em Administração, nov NORI, M. Teresa Moraes. Parecer técnico-pedagógico sobre o Projeto Arboreto. Universidade Federal do Acre. Junho, RODRIGUES, Marcele de Lima; NORI, Maria Teresa Moraes. Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro, 2017.

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2014 Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: São Jose do Rio Pardo Código: 150 Município: São Jose do Rio Pardo Área de conhecimento:

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO \ Universidade Castelo Branco Pós Graduação em Educação (Educação Matemática, Gestão Escolar Integradora, Pedagogia Empresarial, Psicopedagogia Institucional e Clinica) ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia

Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI. Curso de Psicologia Normas para o TCC Psicologia Furg - 1 Universidade Federal do Rio Grande FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI Curso de Psicologia Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (TCC) 1.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade

Leia mais

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO

TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO I. ESPECIFICIDADE Docentes e estudantes do ProfSocio possuem grande responsabilidade na elaboração de seu trabalho de conclusão. Serão desafiados nos seguintes

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Letícia Lima de Almeida 1 Magda Neves da Silva 2 Siomara Cristina Broch 3 Resumo: O propósito deste trabalho

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Auxiliar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão-SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

RESOLUÇÃO N 002/2012 ConCEO

RESOLUÇÃO N 002/2012 ConCEO RESOLUÇÃO N 002/2012 ConCEO Regulamenta o Componente Curricular do Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Zootecnia do CEO. CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O componente curricular obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC RSGQ-19.01

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC RSGQ-19.01 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC RSGQ-19.01 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APRESENTAÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia da Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM Ministério da Educação MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DO IFRS CAMPUS ERECHIM Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento do trabalho de conclusão de curso Módulo: 2 Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Apresentação do curso. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

Apresentação do curso. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Apresentação do curso Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Objetivos de aprendizado Ao final do curso os alunos devem estar aptos a: Analisar de forma crítica e sistemática textos científicos.

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Planejamento do TCC em Mecatrônica Módulo: III Nº Co

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Planejamento do TCC em Mecatrônica Módulo: III Nº Co Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Matriz curricular 2017/01

Matriz curricular 2017/01 Matriz curricular 2017/01 Semestre Componente Curricular Créditos Carga Horária pré-requisitos 1 T P PCC TOT T P PCC TOT Química Geral I 4 2 0 6 60 30 0 90 Teoria Elementar das Funções 4 0 0 4 60 0 0 60

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FARIA, M.F.B; VINHA, V.G.da; LA ROVERE, R.L. Orientações gerais para elaboração de dissertações e teses de doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES:

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES: PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR Número do BANPESQ/THALES: 2014990983 Título do projeto: Mapa de inovações e oportunidades no setor eletro-eletrônico no Paraná. Ano de Início do Projeto: 2014

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GUIA PARA ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GUIA PARA ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA PARA ESTRUTURAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Os capítulos que obrigatoriamente devem estar contidos no relatório de estágio supervisionado são: 1. INTRODUÇÃO Deve inserir o leitor no universo

Leia mais

2 ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

2 ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 3 1 INTRODUÇÃO Relatórios técnico-científicos são documentos onde estão descritos os caminhos percorridos, fatos analisados e atividades realizadas relativas a um projeto, a um evento, a uma prática ou

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das modalidades alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

NORMA INTERNA ENTREGA DE RELATÓRIO PARCIAL E FINAL

NORMA INTERNA ENTREGA DE RELATÓRIO PARCIAL E FINAL NORMA INTERNA ENTREGA DE RELATÓRIO PARCIAL E FINAL Artigo 1 - Os estudantes de Mestrado e Doutorado deverão entregar, anualmente, um Relatório de Pesquisa, nos seguintes prazos: 1º - 1º relatório - 9 meses

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 239 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Inove para Ganhar Mais

Inove para Ganhar Mais Inovação Oficina Inove para Ganhar Mais Consultor(a): Dòrli T. Martins O Sebrae e o que ele pode fazer pelo seu negócio 2 O Sebrae e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Atividade externa Resenha. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, p.

Atividade externa Resenha. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, p. 1 Universidade de São Paulo ECA Depto. de Biblioteconomia e Documentação Disciplina: CBD0100 - Orientação à Pesquisa Bibliográfica Matutino Responsável: Profa. Dra. Brasilina Passarelli Aluna: Rita de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Metodologia Científica Código da Disciplina: NDC 137 Curso: Direito Período de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE AGROECOLOGIA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Aula 3 Pesquisa. Etapas e Organização. Prof. Marcelo Musci

Aula 3 Pesquisa. Etapas e Organização. Prof. Marcelo Musci Aula 3 Pesquisa Etapas e Organização Prof. Marcelo Musci 1 Etapas da Pesquisa Proposta Ideia Iniciação (qual é o tema geral?) Estudo da literatura Definição de objetivos Formulação do trabalho Coleta e

Leia mais

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018

Bett Educar. São Paulo, 10 de maio de 2018 Bett Educar São Paulo, 10 de maio de 2018 O Consed e a BNCC - O Consed participa da discussão da Base Comum desde 2015, quando criou o GT da BNCC, integrando representantes das secretarias estaduais de

Leia mais

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

7. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR n) analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; o) analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica; p) desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade,

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira PNEM PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - FORMAÇÃO CONTINUADA PROPOSTA E DESAFIOS Claudiane Aparecida Erram Universidade Estadual de Londrina UEL-PR. Resumo O presente trabalho apresenta

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão/SP Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

FACULDADES PROMOVE E KENNEDY NÚCLEO DE EXTENSÃO - NEX. ANEXO I - Modelo do Projeto a ser enviado para o Edital 01/2018

FACULDADES PROMOVE E KENNEDY NÚCLEO DE EXTENSÃO - NEX. ANEXO I - Modelo do Projeto a ser enviado para o Edital 01/2018 FACULDADES PROMOVE E KENNEDY NÚCLEO DE EXTENSÃO - NEX ANEXO I - Modelo do Projeto a ser enviado para o Edital 01/2018 ESCLARECIMENTOS GERAIS: A apresentação do projeto de extensão nesse formato é OBRIGATÓRIA

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 4ª Série Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem

Leia mais

INPE Planejamento Estratégico

INPE Planejamento Estratégico INPE Planejamento Estratégico Segundo workshop 13 de dezembro de 2006 Antecedentes Fases e Documentos FASE 1: Preparação e Lançamento do processo de Planejamento Estratégico Documento 1: Proposta de planejamento

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Desenvolvimento do TCC em Mecatrônica Módulo: IV Nº Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Professor: Morgana Maravalhas de Carvalho Barros

Etec Monsenhor Antonio Magliano. Plano de Trabalho Docente Professor: Morgana Maravalhas de Carvalho Barros Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO Dom Pedrito julho de 2017 AVALIAÇÃO: PESOS E CRITÉRIOS O procedimento de avaliação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com foco na área de Ciências da

Leia mais

Núcleo Temático-Uma. Novo Desenho Curricular

Núcleo Temático-Uma. Novo Desenho Curricular Núcleo Temático-Uma Experiência Novo Desenho Curricular Marcelo Ribeiro João Sedraz Jorge Cavalcanti {marcelo.ribeiro, joao.sedraz, jorge.cavalcanti@univasf.edu.br} PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN DEPARTAMENTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 239, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 727, DE 10/09/2015, REPUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25/09/2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA

Leia mais

DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFSJ

DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFSJ DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS DA UFSJ Prof. Orlando José de Almeida Filho (DECIS) Pesquisa realizada com alunos do curso de História do Departamento de Ciências Sociais

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 07 de JUNHO DE 2018

EDITAL Nº 02, DE 07 de JUNHO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS GOVERNADOR VALADARES COORDENAÇÃO DE PESQUISA, INOVAÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO CURRÍCULO DO PPGMPE CURRÍCULO DO PPGMPE Código Disciplinas/atividades obrigatórias para todos os estudantes CH Créditos MPE1000 MPE1001 MPE1002 MPE1003 MPE1004 MPE1005 Metodologia da pesquisa em Educação Ementa: A produção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL CURSO DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Este documento regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Tecnologia em Manutenção Industrial, Campus

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 15/2016, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a elaboração e/ou reformulação de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, e dá outras providências. O CONSELHO DE GRADUAÇÃO DA, no uso

Leia mais

Manual para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Manual para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso Manual para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 1 2 Manual para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e

RESOLUÇÃO Nº 02/2014. A CÂMARA DE ENSINO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e RESOLUÇÃO Nº 02/2014 Estabelece normas e prazos para elaboração, reformulação e avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Univasf. A DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO

Leia mais

TÍTULO DO RELATÓRIO (ASSUNTO)

TÍTULO DO RELATÓRIO (ASSUNTO) INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Primeira linha da página Fonte: Arial 11 Espaçamento: simples 11 linhas Arial 11 Espaçamento: simples Relatório de Prática Experimental

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica RESOLUÇÃO N. 02/2015 DO COLEGIADO DE CURSO DO PPGEE Cria o IDA - Índice de Desempenho Acadêmico Anual - no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES

NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES 1. SUBMISSÃO 1.1. A submissão de proposta de trabalho acadêmico para ser apresentado na

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2014

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Médio ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias Componente Curricular: Química Série:

Leia mais

Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso

Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso Unidade 1 Sobre o Trabalho de conclusão de curso O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é um requisito obrigatório para a conclusão do curso, realizada no final do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho Ensino Técnico Código: 073 Município: JALES Área Profissional: Recursos Naturais Habilitação Profissional: AGENTE DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO CASE.

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO CASE. ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO CASE www.forumdatrasnformacaoadvbrs.com.br No momento de desenvolver o case, por favor esteja atento aos conceitos da categoria na qual ele será inscrito conforme regulamento do

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

RESOLUÇÃO COEPE/UEMG Nº225 de 06 de outubro 2017.

RESOLUÇÃO COEPE/UEMG Nº225 de 06 de outubro 2017. RESOLUÇÃO COEPE/UEMG Nº225 de 06 de outubro 2017. Dispõe sobre o cálculo de encargos didáticos e sua atribuição aos ocupantes do cargo de Professor de Educação Superior PES da UEMG, bem como aos professores

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

Programa de Iniciação Científica. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO RELATÓRIO FINAL (Máximo de 20 folhas, contando da Introdução até a Conclusão)

Programa de Iniciação Científica. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO RELATÓRIO FINAL (Máximo de 20 folhas, contando da Introdução até a Conclusão) Programa de Iniciação Científica INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO RELATÓRIO FINAL (Máximo de 20 folhas, contando da Introdução até a Conclusão) 1. Página de Rosto (Capa) Deve estar no mesmo arquivo do relatório

Leia mais

O plano de negócios. Hoje

O plano de negócios. Hoje O plano de negócios Hoje 1. Entender a importância do plano de negócios 2. Conhecer a estrutura de um plano de negócios 3. Explicar como o processo de escrever um plano de negócio pode ser tão importante

Leia mais

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS

CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO CHECK-LIST PARA ELABORAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE PROJETOS

Leia mais

Índice. Grupo Módulo 7

Índice. Grupo Módulo 7 GRUPO 7.3 MÓDULO 7 Índice 1. Orientações para elaboração do relatório de estágio supervisionado em administração: Prática de gestão da educação na empresa...3 2. Conclusão...5 Referências Bibliográficas...5

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução nº 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006 Curitiba Dezembro de 2006 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Desenvolver a capacidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 1º/2015. Monografia: disposições gerais Monografia é uma das alternativas oferecidas pela UPM como Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE GILVAN BROLINI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE GILVAN BROLINI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE GILVAN BROLINI EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO DA ASSITÊNCIA AO ESTUDANTE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Silveiras - EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Código: 044 Município: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais

Especificação Funcional

Especificação Funcional PROCESSO DE: Trabalho de Conclusão de Curso I [RF01] Histórico das Versões Versão Data das alterações Responsável 01 25.01.2018 Implementação. Direção, Coordenação e Supervisão de TCC Índice 1. Introdução

Leia mais