A importância dos tempos de parada na regulação de sistemas de metrô e sua influência na capacidade de transporte o caso do Metrô de São Paulo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A importância dos tempos de parada na regulação de sistemas de metrô e sua influência na capacidade de transporte o caso do Metrô de São Paulo."

Transcrição

1 A importância dos tempos de parada na regulação de sistemas de metrô e sua influência na capacidade de transporte o caso do Metrô de São Paulo. Marcelo Augusto Marques dos Santos 1 ; 1 Companhia do Metropolitano de São Paulo - Gerência de Operações - Departamento de Controle Centralizado Coordenadoria de Estratégias Operacionais (11) marcelo.santos@metrosp.com.br. RESENHA O trabalho apresenta a importância do dimensionamento dos tempos de parada, especificamente do tempo de portas abertas, dos trens do Metrô de São Paulo na capacidade de transporte de suas Linhas. PALAVRAS-CHAVE Tempos de Parada; Tempos de portas abertas; Oferta; Níveis de Serviço. INTRODUÇÃO Os tempos de parada dos trens são parcela fundamental na regulação de linhas de Metrô e no estabelecimento e cumprimento do intervalo programado entre trens (headway). Esse intervalo entre trens é a principal variável na determinação da capacidade de transporte de uma linha de metrô e, por consequência, no nível de serviço oferecido aos seus passageiros. O tempo de parada e o intervalo entre trens formam o que chamamos de binômio conforto x rapidez. A parte mais difícil e, talvez mais delicada, no dimensionamento de uma oferta de transporte é justamente achar o ponto de equilíbrio desse binômio. DIAGNÓSTICO, PROPOSIÇÕES E RESULTADOS O tempo de parada é efetivamente constituído pela soma de três parcelas: tempo de portas abertas do trem para o fluxo de embarque e desembarque de passageiros; tempo de toque da campainha para fechamento das portas e tempo relativo à atuação e reação dos equipamentos desde o toque da campainha até a liberação de freios e movimentação do trem. Sua equação matemática é dada abaixo: Tpa = Tpo + Tc + Tr Equação 1 Cálculo dos tempos de parada O tempo de parada nas estações é uma das principais variáveis para o estabelecimento e cumprimento do intervalo programado entre trens (headway). A soma de todos os tempos de parada com os tempos de percurso é o que determina o tempo de volta em uma linha de metrô. Esse tempo de volta, dividido pelo número de trens, resulta no intervalo entre trens de uma linha. A parcela maior e mais importante do tempo de parada é o tempo efetivo de portas abertas, necessário para o fluxo de embarque e desembarque dos passageiros. Na figura 1, a seguir, são apresentadas as três parcelas componentes do tempo de parada para quatro estações de grande movimento, na hora mais crítica do pico da manhã, da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo.

2 2 Figura 1 Tempos de portas abertas, toque da campainha e liberação do trem. No Metrô de São Paulo a parcela utilizada para o Tpo representa 65% do tempo total de parada e 14% do tempo total de volta. Para exemplo de comparação, a maioria dos sistemas sobre trilhos da América do Norte também adota uma proporção maior nos tempos de parada para o fluxo de embarque e desembarque (Tpo), contribuindo para uma maior rapidez e uma operação mais econômica e atrativa. Para entendermos a importância desses tempos na capacidade de transporte, precisamos primeiro entender como é dada, ou calculada, a capacidade de transporte de um sistema de metrô. A capacidade de transporte de uma linha é dada pela capacidade do trem, multiplicada pelo número de trens que passam num determinado local da linha, num determinado espaço de tempo, normalmente de 1 hora. A capacidade de um trem é dada sua área útil para pessoas em pé, vezes o nível de conforto ofertado, mais a quantidade de acentos disponíveis para os passageiros no trem. O número de trens é calculado pela relação 1 hora (3600 segundos), dividido pelo intervalo entre trens (em segundos). Por exemplo, se o intervalo entre trens for de 100 segundos, o número de trens que passa por um determinado ponto da Linha no espaço de tempo de 1 hora (3600 segundos) será de 36 trens/hora/sentido. Assim, como exemplo, para um trem com uma área útil de 200 m2, com 340 acentos disponíveis para pessoas sentadas, teríamos uma capacidade de oferta de, aproximadamente, 1540 pessoas/trem. Dada uma oferta de 36 trens/hora/sentido, como visto acima, teríamos uma capacidade de 55 mil passageiros/hora/sentido. Atualmente no Metrô de São Paulo utilizamos tempos mínimos de 10 segundos e máximos de 30 segundos, para os Tpo. Aqui se dá a difícil missão de manter o equilíbrio do binômio conforto x rapidez.

3 Para tempos menores de parada, temos um intervalo menor intervalo entre trens e maior uma capacidade de oferta, porém com prejuízo do conforto na hora de embarque e desembarque dos trens. Ao contrário, para maiores tempos de parada, se dá o inverso, com aumento do intervalo entre trens e menor capacidade de transporte, porém com maior conforto para o embarque e desembarque dos passageiros. Para verificação desse fenômeno e da importância dos tempos de parada, especificamente dos tempos de portas abertas, na determinação da capacidade de transporte de uma linha de metrô, veja o quadro abaixo: 3 Comparação das capacidades de transporte Com tempos mínimos de 10 segundos = Com tempos nominais de operação = Com tempos máximos de 30 segundos = s 104 s 116 s Quadro 1 Comparação de capacidades de transporte. O quadro 1, acima, mostra as capacidades e os intervalos mínimos entre trens para o pico da manhã da Linha 3-Vermelha do Metrô. Se considerarmos o intervalo de tempo de 1 hora e os níveis de desempenho dos trens inalterados, quando adotados os tempos mínimos de portas abertas de 10 segundos, o intervalo mínimo entre trens fica em 98 segundos, gerando uma capacidade de transporte de passageiros/hora/sentido. Quando adotamos os tempos nominais de portas abertas (programados), o intervalo sobe para 104 segundos, gerando uma capacidade de passageiros/hora/sentido. E, finalmente, quando adotamos os tempos máximos de portas abertas de 30 segundos, a capacidade de transporte desce para passageiros/hora/sentido. Na determinação dos tempos de parada nas estações é de vital importância a velocidade nos fluxos de embarque e desembarque dos passageiros nos trens. Para sua determinação, são levadas em consideração as seguintes variáveis: Características do fluxo nas portas dos trens (unidirecional e bidirecional); Quantidade de portas nos trens; Largura das portas dos trens; Leiaute do interior dos trens; Fatores restritivos aos fluxos. Para os diferentes tipos de sentido de fluxo nas portas, se unidirecionais ou bidirecionais, temos diferentes velocidades e magnitudes de fluxo para um determinado tempo de portas abertas. As velocidades e magnitudes de fluxo se mostram menores para a situação bidirecional, devido à impedância causada pelos sentidos contrários de fluxo. Quanto à quantidade de portas, fica clara a relação direta entre as magnitudes de fluxo e a quantidade de portas nos trens para embarque e desembarque. Para a variável largura das portas, os dados sobre o fluxo de embarque e desembarque de passageiros não tem mostrado relação significativa entre ela e a intensidade de fluxo. Dentro da faixa de 1,14 a 1,37 metros de largura das portas, todos os movimentos de duplo sentido de fluxo nas portas são basicamente iguais. Fluxos bidirecionais nas portas, frequentemente, após cessado o fluxo minoritário, revertem-se para um fluxo unidirecional e muito ocasionalmente três passageiros movem-se simultaneamente através das portas.

4 4 Em portas com largura abaixo desses valores, o fluxo torna-se essencialmente unidirecional. Em portas com largura superior às citadas é comum o fluxo reverter-se para três linhas (mão tripla). O leiaute do salão de passageiros também contribui para a melhoria das condições de embarque e desembarque no trem. Se a região das portas for projetada para privilegiar o fluxo de passageiros; isto é; sem os componentes que favoreçam ou estimulem a permanência dos passageiros nesta região quando do seu fechamento, os passageiros ocuparão o carro de forma mais homogênea, permitindo uma melhor distribuição no interior do carro/trem, facilitando o embarque e desembarque nas estações. A figura 2, abaixo, apresenta a evolução do leiaute original dos carros da Linha 1-Azul até os atuais carros da frota G da Linha 2-Verde, onde se observa a redução de componentes na região de portas, permitindo uma maior para embarque e desembarque pelas mesmas. Figura 2 Leiaute dos trens das Linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô de São Paulo Além dessa melhora no leiaute dos trens, o Metrô de São Paulo também investiu na colocação de equipamentos nas plataformas, principalmente nas de maior fluxo de passageiros, que tiveram como objetivo melhorar as condições de embarque e desembarque dos passageiros, os chamados organizadores de embarque (ver figura 3), bem como melhorar as condições de segurança dos passageiros na espera do trem na plataforma.

5 5 Organizador de embarque Figura 3 Organizadores de embarque na plataforma da estação Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha, no pico da manhã. Existem vários métodos para se estimar o tempo de parada nas estações. O método mais comum é a adoção de um tempo deparada grande que atenderá com folga o fluxo de passageiros, por exemplo, de 40 segundos. Em seguida, mede-se o tempo necessário para atender ao fluxo de passageiros e adota-se como tempo de parada programado a média dos tempos de parada medidos mais dois desvios padrões. Esse método pode ser diretamente aplicado para plataformas de sistemas já em operação. Outro método seria estimar o tempo de parada nas estações calculando o tempo necessário de portas abertas para o fluxo de embarque e de desembarque dos passageiros (Tpo), através da equação 2, a seguir: Equação 2 Tempo de portas abertas

6 6 Onde: Fa = fator de agravamento das condições do fluxo de passageiros. Por exemplo, 1,1, quando algum obstáculo ou lotação do trem retém o fluxo em 10%; Fpas = fluxo de passageiros (embarque + desembarque) medido em passageiros/hora; Ve = velocidade do fluxo de embarque e desembarque por porta, medido em passageiros/porta/segundo; Ftrens = frequência de trens na plataforma medida em trens/hora; Npor = número de portas do trem destinadas ao atendimento do fluxo de passageiros; Nlin = número de linhas de fluxo de passageiros nas portas. Nlin é 2 para fluxo com duas mãos, isto é, dois passageiros embarcando ou desembarcando ao mesmo tempo. Em qualquer caso, é necessário garantir que o tempo de parada contenha uma tolerância, ou margem, suficiente para compensar as irregularidades menores na operação. Para sistemas ainda não operacionais, pode-se adotar tempos de parada por similaridade, observando-se sistemas semelhantes já em operação. CONCLUSÕES As conclusões são que para uma maior capacidade de transporte temos que adotar tempos de parada e, consequentemente, de portas abertas cada vez menores. Porém, isto traz um menor conforto para os passageiros na hora do embarque e desembarque dos trens. O efeito contrário se dá para tempos maiores de parada. Porém, para intervalos cada vez menores entre trens, também temos pacotes cada vez menores de passageiros esperando na plataforma entre a passagem de um trem e o seguinte, exigindo, dessa forma, tempos de parada também cada vez menores. Assim, para podermos, ao mesmo tempo, diminuir tempos de parada e aumentar o conforto, temos que achar o ponto de equilíbrio entre essas grandezas, dentro das limitações de distância mínima, permitida entre os trens, do sistema de controle. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS METRÔ S.P. Capacidade do Transporte Urbano de Passageiros sobre trilhos, 2005.

CAPACIDADE DE TRANSPORTE POR MODO

CAPACIDADE DE TRANSPORTE POR MODO CAPACIDADE DE TRANSPORTE POR MODO Antonio Maria Claret dos Reis Andrade Brazil Itirou Atobe 28/09/2.014 INTRODUÇÃO A quantificação de capacidade máxima de cada modo de transporte e carregamento de cada

Leia mais

PROPOSTA DE TERMINAL DE MANOBRA PARA SISTEMAS DE TRANSPORTE METRO-FERROVIÁRIO DE ALTO DESEMPENHO. UM PROJETO INTEGRADO AEAMESP

PROPOSTA DE TERMINAL DE MANOBRA PARA SISTEMAS DE TRANSPORTE METRO-FERROVIÁRIO DE ALTO DESEMPENHO. UM PROJETO INTEGRADO AEAMESP PROPOSTA DE TERMINAL DE MANOBRA PARA SISTEMAS DE TRANSPORTE METRO-FERROVIÁRIO DE ALTO DESEMPENHO. UM PROJETO INTEGRADO Autor: RUBENS AZEVEDO 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE

Leia mais

Oferta de Transportes: Ciclo Veicular, Dimensionamento de Frotas

Oferta de Transportes: Ciclo Veicular, Dimensionamento de Frotas Oferta de Transportes: Ciclo Veicular, Dimensionamento de Frotas Prof. Dr. Claudio Barbieri da Cunha Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Transportes Oferta de

Leia mais

Autores: Carlos A. de Freitas Timóteo Fábio Tadeu Alves Edivaldo W. Martins

Autores: Carlos A. de Freitas Timóteo Fábio Tadeu Alves Edivaldo W. Martins Melhorias no Sistema de Sinalização da Linha 3 Vermelha, visando: Aumentar a velocidade média dos trens em dias de chuva e Reduzir o consumo de energia elétrica de tração Autores: Carlos A. de Freitas

Leia mais

MELHORIAS NOS SISTEMAS DE VIA E CONTROLE DAS LINHAS EM OPERAÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO

MELHORIAS NOS SISTEMAS DE VIA E CONTROLE DAS LINHAS EM OPERAÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO 12ª Semana de Tecnoloia Metroviária Fórum Técnico MELHORIAS NOS SISTEMAS DE VIA E CONTROLE DAS LINHAS EM OPERAÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO Carlos Timóteo Humberto Kimura Wilson Nay MELHORIAS DE DESEMPENHO

Leia mais

Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014

Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 Melissa Belato Fortes Marcelo Augusto Marques dos Santos Wilmar Fratini Objetivo Desenvolver estudos

Leia mais

Interfaces. As matrizes OD estimadas para as horas de ponta da manhã (HPM) e da tarde (HPT) são as seguintes:

Interfaces. As matrizes OD estimadas para as horas de ponta da manhã (HPM) e da tarde (HPT) são as seguintes: Interfaces Exercício Resolvido 2 Uma nova estação de metro será construída junto a um campus universitário. Esta estação terá três níveis, plataforma dos cais, átrio e superfície e fará também interface

Leia mais

Análise da Viabilidade de Utilização de Técnicas T Inteligência Artificial na Otimização do Controle de Movimentação de Trens

Análise da Viabilidade de Utilização de Técnicas T Inteligência Artificial na Otimização do Controle de Movimentação de Trens Análise da Viabilidade de Utilização de Técnicas T de Inteligência Artificial na Otimização do Controle de Movimentação de Trens Flávio Monteiro Rachel Companhia do Metropolitano de São Paulo Escola Politécnica

Leia mais

Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo.

Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo. Estratégias operacionais ponto a ponto no Metrô de São Paulo. Leonardo Hideyoshi Ueda (1) (1) Companhia do Metropolitano e São Paulo Gerência de Operações Departamento de Controle Centralizado e Tráfego

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE. OS TRANSPORTES Aula 2

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE. OS TRANSPORTES Aula 2 OS TRANSPORTES Aula 2 José M. Viegas EXEMPLOS DE EXERCÍCIOS CIOS DE PLANEAMENTO OPERACIONAL Dois exercícios correspondentes a problemas correntes na prática profissional Dimensionamento de uma intersecção

Leia mais

Título: Utilização do Sistema Telemétrico Dinâmico RailBee para estimativa em tempo real do número de passageiros e análise do desempenho do TUE

Título: Utilização do Sistema Telemétrico Dinâmico RailBee para estimativa em tempo real do número de passageiros e análise do desempenho do TUE 1 Título: Utilização do Sistema Telemétrico Dinâmico RailBee para estimativa em tempo real do número de passageiros e análise do desempenho do TUE 2 Resumo O sistema de telemetria proposto objetiva a obtenção

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DA OFERTA ATUAL E FUTURA DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA USP-SÃO CARLOS: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS

DIMENSIONAMENTO DA OFERTA ATUAL E FUTURA DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA USP-SÃO CARLOS: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS DIMENSIONAMENTO DA OFERTA ATUAL E FUTURA DO TRANSPORTE INTERCAMPI DA USP-SÃO CARLOS: UMA AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CENÁRIOS Bruno Almeida Maximino Cintia Isabel de Campos Cira Souza Pitombo Universidade

Leia mais

3. Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton.

3. Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton. Centro Educacional Maristella Associação Beneficente das Filhas de Sant'Ana Rua: Desembargador Régulo Tinoco, 1401 Barro Vermelho. CEP: 59.022-080 / Natal/RN (84)3223-2871 / 3213 1599 Ano: Turma: Ensino

Leia mais

ANEXO V INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE

ANEXO V INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE ANEXO V INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE VOLUME II INDICADORES DE DESEMPENHO Sumário 1. Indicadores de Desempenho... 3 1.1. Intervalo entre Trens (INT)... 3 1.2. Tempo Médio de Percurso nos Picos

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSO COMO CONTROLAR PROCESSOS E MANTÊ-LOS SOB CONTROLE

GESTÃO DE PROCESSO COMO CONTROLAR PROCESSOS E MANTÊ-LOS SOB CONTROLE GESTÃO DE PROCESSO COMO CONTROLAR PROCESSOS E MANTÊ-LOS SOB CONTROLE PNQ PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE FUNDAMENTO 8 - GESTÃO POR PROCESSOS...Torna-se fundamental que os clientes e fornecedores do processo

Leia mais

Movimento retilíneo uniformemente

Movimento retilíneo uniformemente 15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo

Leia mais

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 12 GRÁFICO DO MU E DO MUV

FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 12 GRÁFICO DO MU E DO MUV FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 12 GRÁFICO DO MU E DO MUV S S Como pode cair no enem (ENEM) Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária, é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso,

Leia mais

- Metrovias - Buenos Aires (gabarito estreito) - CMSP Linha 5 e Santiago Linha 4 (gabarito médio) - CMSP e CMRJ - Carros Novos (gabarito largo)

- Metrovias - Buenos Aires (gabarito estreito) - CMSP Linha 5 e Santiago Linha 4 (gabarito médio) - CMSP e CMRJ - Carros Novos (gabarito largo) CUSTOS COMPARATIVOS ENTRE SISTEMAS DE TRANSPORTE Nestor S. Tupinambá set/2004 1 COMPARAÇÃO DOS DIFERENTES MODOS Vamos usar dados dos seguintes Metrôs - Metrovias - Buenos Aires (gabarito estreito) - CMSP

Leia mais

WELLINGTON JOSÉ BERGANTON

WELLINGTON JOSÉ BERGANTON PAINEL 3 DESAFIOS DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS EM GRANDES EVENTOS WELLINGTON JOSÉ BERGANTON ASSESSOR DA DIRETORIA DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO CPTM PAINEL 3: DESAFIOS DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS

Leia mais

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA CATEGORIA 3 AUMENTO DA VELOCIDADE EM BX NA LINHA 3 - VERMELHA DO METRÔ

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA CATEGORIA 3 AUMENTO DA VELOCIDADE EM BX NA LINHA 3 - VERMELHA DO METRÔ 22ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 3º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 3 AUMENTO DA VELOCIDADE EM BX NA LINHA 3 - VERMELHA DO METRÔ INTRODUÇÃO A sinalização de via

Leia mais

EVENTOS ESPORTIVOS OPORTUNIDADES PARA MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO. MAN Latin America

EVENTOS ESPORTIVOS OPORTUNIDADES PARA MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO. MAN Latin America EVENTOS ESPORTIVOS OPORTUNIDADES PARA MELHORAR O TRANSPORTE PÚBLICO 1 Necessidades básicas da população Transporte Emprego Educação Moradia Alimentação Necessidades da população no transporte Necessidade

Leia mais

TECNOLOGIA E ECONOMIA DOS TRANSPORTES. Aula 03 Elementos de Programação Semafórica

TECNOLOGIA E ECONOMIA DOS TRANSPORTES. Aula 03 Elementos de Programação Semafórica TECNOLOGIA E ECONOMIA DOS TRANSPORTES Aula 03 Elementos de Programação Semafórica 1 Volume de Tráfego Equivalente Volume de tráfego veicular expresso em termos de unidades de carros de passeio (ucp). Os

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Prof. Eduardo Oliveira Estradas 1 Características Técnicas: Velocidades: Velocidade Diretriz ou de projeto Velocidade de Operação Velocidade diretriz ou de projeto

Leia mais

MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DA OFERTA DE. Prof. Dr. Daniel Caetano

MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DA OFERTA DE. Prof. Dr. Daniel Caetano MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES PLANEJAMENTO DA OFERTA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Tomar contato com os principais conceitos de medida de qualidade da oferta

Leia mais

ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DE PISTA SIMPLES

ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DE PISTA SIMPLES ANÁLISE DE CAPACIDADE E NÍVEL DE SERVIÇO DE RODOVIAS DE PISTA SIMPLES Sergio Henrique Demarchi Universidade Estadual de Maringá 1. INTRODUÇÃO Em diversos países, como no Brasil, a maior parte da malha

Leia mais

PCM Programa de Corredores Metropolitanos

PCM Programa de Corredores Metropolitanos PCM Programa de Corredores Metropolitanos 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária AEAMESP Ivan Carlos Regina Set/2012 Redes PCM de alta PROGRAMA e média capacidade DE CORREDORES METROPOLITANOS EMTU-PCM

Leia mais

TRANSPORTES. Sessão Prática 8 Transportes Coletivos Exploração e Dimensionamento

TRANSPORTES. Sessão Prática 8 Transportes Coletivos Exploração e Dimensionamento Mestrado Integrado em Engenharia Civil RANSPORES Prof. Responsável: Luis Picado Santos Sessão Prática 8 Exploração e Dimensionamento Instituto Superior écnico / Mestrado Integrado Engenharia Civil ransportes

Leia mais

v (a) v (b) v (c) v (d) v (e) 0 t 0 t 0 t 0 t 0 t

v (a) v (b) v (c) v (d) v (e) 0 t 0 t 0 t 0 t 0 t Lista - Aula 03A UFRJ Equipe UFRJ Olimpíada Brasileira de Física 1) Gráficos de velocidade (v) versus tempo (t) para cinco objetos são mostrados abaixo. Todos os eixos têm a mesma escala. Qual o objeto

Leia mais

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Forum Técnico PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS EM ACESSIBILIDADE

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Forum Técnico PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS EM ACESSIBILIDADE 11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Forum Técnico PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS EM ACESSIBILIDADE 2005-2014 1 APRESENTAÇÃO O Metrô de São Paulo encaminhou ao Governo do Estado, através da Secretaria

Leia mais

19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do

19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do 19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 1. Tema Operação. 2. Título Estudos integrados de fluxos e respectivas estratégias operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. 3. Objetivo Desenvolver

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Mestrado Integrado em Engenharia Civil Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão Prática 8 (Tipo B): Organização de serviços de transporte público urbano 1/23 Classificação Geral

Leia mais

AEAMESP 21ª. Simulação Computacional da Via Operacional da Linha 6 Laranja do metrô da cidade de São Paulo SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Simulação Computacional da Via Operacional da Linha 6 Laranja do metrô da cidade de São Paulo SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Simulação Computacional da Via Operacional da Linha 6 Laranja do metrô da cidade de São Paulo 21ª Marcelo Moretti Fioroni Gustavo Coelho Rodrigues Luiz Augusto G. Franzese André Scorza Gabriel D Avelly

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS http://www.stm.sp.gov.br PRIORIDADE NA REDE PITU 2015 REDE CONSOLIDADA (12 Empreendimentos) PATRIM OPER. INTERVENÇÃO Trem

Leia mais

Estudo do Fluxo de Usuários nas Estações da CPTM. Fernando Galego Boselli Rodrigo Morganti Neres 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Estudo do Fluxo de Usuários nas Estações da CPTM. Fernando Galego Boselli Rodrigo Morganti Neres 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Estudo do Fluxo de Usuários nas Estações da CPTM Fernando Galego Boselli Rodrigo Morganti Neres 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP 2 Autores Fernando Galego Boselli arquiteto da Companhia

Leia mais

SP 01/12/91 NT 140/91. Dimensionamento de Semáforos de Pedestres. Núcleo de Estudos de Tráfego (NET)

SP 01/12/91 NT 140/91. Dimensionamento de Semáforos de Pedestres. Núcleo de Estudos de Tráfego (NET) SP 01/12/91 NT 140/91 Dimensionamento de Semáforos de Pedestres Núcleo de Estudos de Tráfego (NET) O presente trabalho foi resultado de uma consulta da GET 3 ao eng.º Pedro Szasz, em maio/87, para o cálculo

Leia mais

Evolução do sistema de sinalização da Linha A do Metro de Buenos Aires

Evolução do sistema de sinalização da Linha A do Metro de Buenos Aires Evolução do sistema de sinalização da Linha A do Metro de Buenos Aires Evolução do sistema de sinalização da Linha A do Metro de Buenos Aires 1. Histórico 2. Evolução do sistema de sinalização 3. Características

Leia mais

Interpretação de gráficos da Cinemática. Todas as questões deste teste referem-se a movimentos retilíneos.

Interpretação de gráficos da Cinemática. Todas as questões deste teste referem-se a movimentos retilíneos. Interpretação de gráficos da Cinemática Este teste é constituído por 21 questões de escolha múltipla com cinco alternativas. Dentre as alternativas escolha apenas uma, a que melhor responde à questão,

Leia mais

AUTOMAÇÃO INTEGRAL NA MOVIMENTAÇÃO DE TRENS

AUTOMAÇÃO INTEGRAL NA MOVIMENTAÇÃO DE TRENS AUTOMAÇÃO INTEGRAL NA MOVIMENTAÇÃO DE TRENS Objetivo Tendência Mundial Obstáculos Pontos Positivos Disponibilidade Tecnológica Conclusões MOBILIDADE URBANA - MAIS METRÔ RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO EQUILÍBRIO

Leia mais

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de v(t) = v 0 + at (1) x(t) = x 0 + vt at2 (2)

Física 1 - EMB5034. Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de v(t) = v 0 + at (1) x(t) = x 0 + vt at2 (2) Física 1 - EMB5034 Prof. Diego Duarte MRUV - Parte 1 (lista 2) 8 de agosto de 2017 1. (a) Mostre que as equações horária da velocidade e posição de um corpo em MRUV são dadas, respectivamente, pelas seguintes

Leia mais

TARIFA DO METRÔ DE SÃO PAULO

TARIFA DO METRÔ DE SÃO PAULO TARIFA DO METRÔ DE SÃO PAULO A COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO - METRÔ A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968; Hoje, o Metrô de São Paulo possui

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 08 FORÇAS PARTICULARES, POLIAS, ELEVADORES E PLANO INCLINADO REVISÃO Como pode cair no enem? Um vagão, como o mostrado na figura abaixo, é utilizado para transportar minério de

Leia mais

PROJETOS VLT METROFOR COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS. Projetos baseados em veículo leve sobre trilhos em operação e implantação

PROJETOS VLT METROFOR COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS. Projetos baseados em veículo leve sobre trilhos em operação e implantação COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS METROFOR Projetos baseados em veículo leve sobre trilhos em operação e implantação PROJETOS VLT VLT s em Implantação pelo METROFOR METRÔ DO CARIRI.: operação

Leia mais

Transporte Público Urbano PTR Prof. Orlando Strambi

Transporte Público Urbano PTR Prof. Orlando Strambi Transporte Público Urbano PTR-2577 Prof. Orlando Strambi Planejamento da Oferta de Transporte Público Planejamento da oferta de transporte público atendendo a demanda frequência exemplo de uma linha/sentido

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Desenvolvimento de projetos de inovação em mobilidade urbana

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Desenvolvimento de projetos de inovação em mobilidade urbana ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Desenvolvimento de projetos de inovação em mobilidade urbana Prof. Leopoldo Yoshioka 2 de abril de 2019 Objetivo da palestra Aprender a aplicar os conhecimentos

Leia mais

Objectivos do Plano de Semaforização

Objectivos do Plano de Semaforização Objectivos do Plano de Semaforização Assegurar condições de escoamento seguro dos fluxos motorizados e pedonais tempos de espera aceitáveis para veículos e peões Evitar Formação de filas de espera que

Leia mais

Objetivo geral. Categoria:9. Título: MOBILIDADE URBANA: FAIXAS DE ÔNIBUS VERSUS BRT. Professor(a) Orientador(a): PROF.

Objetivo geral. Categoria:9. Título: MOBILIDADE URBANA: FAIXAS DE ÔNIBUS VERSUS BRT. Professor(a) Orientador(a): PROF. Categoria:9 Título: MOBILIDADE URBANA: FAIXAS DE ÔNIBUS VERSUS BRT Professor(a) Orientador(a): PROF. SILVIO JOSE ROSA Coordenador(a) Responsável pelo Parecer: PROF AUGUSTO TOLEDO Aluno(s): Lisandra Brito

Leia mais

PLANOS DE NEGÓCIO DAS OPERADORAS METROPOLITANAS. NEGÓCIOS NOS TRILHOS 2008 04 a 06 de Novembro Expo Center Norte Pavilhão Vermelho São Paulo - SP

PLANOS DE NEGÓCIO DAS OPERADORAS METROPOLITANAS. NEGÓCIOS NOS TRILHOS 2008 04 a 06 de Novembro Expo Center Norte Pavilhão Vermelho São Paulo - SP 1 PLANOS DE NEGÓCIO DAS OPERADORAS METROPOLITANAS NEGÓCIOS NOS TRILHOS 2008 04 a 06 de Novembro Expo Center Norte Pavilhão Vermelho São Paulo - SP Rede Atual de Metrô 2 Rede Atual 3 Atual Extensão 61,3

Leia mais

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS

Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS Prof. Vinícius C. Patrizzi ESTRADAS E AEROPORTOS 1. INTRODUÇÃO: Características geométricas inadequadas são causas de acidentes, baixa eficiência e obsolescência precoce da estrada, devendo portanto os

Leia mais

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média Física II Professor Alexandre De Maria Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média COMPETÊNCIA 1 Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO DA DEMANDA DE VIAGENS NO METRÔ E SUA APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DA OFERTA DE TRENS

A DISTRIBUIÇÃO DA DEMANDA DE VIAGENS NO METRÔ E SUA APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DA OFERTA DE TRENS A DISTRIBUIÇÃO DA DEMANDA DE VIAGENS NO METRÔ E SUA APLICAÇÃO NO DIMENSIONAMENTO DA OFERTA DE TRENS Marcelo Augusto Marques dos Santos Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ / S.P. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Primeira Prova de Física

Primeira Prova de Física Primeira Prova de Física 1 7600005-2019 QUESTÃO NOTA 1 0 2 0 3 0 Aluno: Número USP: Turma: Professor: Atenção: i. Não adianta apresentar contas sem uma discussão mínima sobre o problema. Respostas sem

Leia mais

Lista 2: Cinemática em uma Dimensão

Lista 2: Cinemática em uma Dimensão Lista 2: Cinemática em uma Dimensão Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução

Leia mais

GESTÃO CORPORATIVA DO TREM METROPOLITANO FOCO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 10ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA

GESTÃO CORPORATIVA DO TREM METROPOLITANO FOCO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 10ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA CPTM GESTÃO CORPORATIVA DO TREM METROPOLITANO FOCO NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO 10ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA A Função Social do Transporte Metroferroviário no Brasil São Paulo, 21 a 24 de Setembro de

Leia mais

X Seminário Nacional Metroferroviário Projetos em implantação

X Seminário Nacional Metroferroviário Projetos em implantação X Seminário Nacional Metroferroviário Projetos em implantação Jurandir Fernandes Secretário dos Transportes Metropolitanos Estado de São Paulo ANTP Rio de Janeiro, 12/03/2014 Rede metropolitana em andamento

Leia mais

A monetarização do tempo para usuários de transporte coletivo e individual através da Pesquisa Origem e Destino 2007

A monetarização do tempo para usuários de transporte coletivo e individual através da Pesquisa Origem e Destino 2007 Página 465 A monetarização do tempo para usuários de transporte coletivo e individual através da Pesquisa Origem e Destino 2007 Rodrigo Sartoratto de Alencar 1 ; Maria Cecilia de Morais Laiza 2 1 Companhia

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Capítulo 6 Transit Agency Operations, Economics and Marketing.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Capítulo 6 Transit Agency Operations, Economics and Marketing. Aluna: Priscila Hoehr Mostardeiro Matrícula: 17/0074293 Disciplina: Operação do Sistema de Transporte Público Período: 2017/I Professor: Pastor Willy Gonzales Taco EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Capítulo 6 Transit

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Mestrado Integrado em Engenharia Civil Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão Prática 8 (Tipo B): Organizarviços de transpor urbano Curso 2008/09 1/21 Classificação Geral

Leia mais

Segurança rodoviária

Segurança rodoviária Segurança rodoviária Resultante das forças que são exercidas sobre um veículo em caso de acidente Uma das forças que atua durante a colisão de um automóvel é precisamente a força exercida pelo obstáculo.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 3 Questões 1) A Figura 1 apresenta um gráfico da posição de uma partícula ao longo do eixo x em relação ao tempo t transcorrido. (a) Em t = 0, qual é o sinal da posição da partícula?

Leia mais

Departamento de Eng. Produção. Engenharia de Tráfego

Departamento de Eng. Produção. Engenharia de Tráfego Departamento de Eng. Produção Engenharia de Tráfego Prof. Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa rodrigoalvarengarosa@gmail.com (27) 9941-3300 1 Semáforos 2 1 Conceitos Sinalização semafórica - subsistema da sinalização

Leia mais

Cinemática Profº Jaison Mattei

Cinemática Profº Jaison Mattei Cinemática Profº Jaison Mattei Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento? Na Mecânica, estudaremos os movimentos dos corpos e, para melhor compreensão, dividiremos a mecânica em três partes:

Leia mais

Mobilidade Humana: Melhorias integradas na rede de transportes de nossa cidade

Mobilidade Humana: Melhorias integradas na rede de transportes de nossa cidade 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 23/04/2013 15 DISCURSO Mobilidade Humana: Melhorias integradas na rede de transportes de nossa cidade Sr. Presidente, nobres Vereadores, telespectadores da

Leia mais

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Simulações de Trens Métodos e Ferramentas para Concepção de Linhas Metroviárias

11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Simulações de Trens Métodos e Ferramentas para Concepção de Linhas Metroviárias 11ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Simulações de Trens Métodos e Ferramentas para Concepção de Linhas Metroviárias Josafá A. Neves São Paulo 21.Setembro.2005 para Concepção de Linhas

Leia mais

1 série. Ensino Médio. Aluno(a): Professores:PAULO SÉRGIO DIA: 27MÊS:03. Segmento temático: 01. Qual o conceito físico de aceleração?

1 série. Ensino Médio. Aluno(a): Professores:PAULO SÉRGIO DIA: 27MÊS:03. Segmento temático: 01. Qual o conceito físico de aceleração? : Professores:PAULO SÉRGIO. 04 1 série Ensino Médio Turmas:A e B Aluno(a): Segmento temático: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (M.U.V.) DIA: 27MÊS:03 2018 01. Qual o conceito físico de aceleração? 02. O

Leia mais

Planos de Negócio das Operadoras Metropolitanas

Planos de Negócio das Operadoras Metropolitanas Operadoras Metropolitanas Operadoras Metropolitanas Companhia do Metropolitano de São Paulo 1 Operadoras Metropolitanas 2 Sistema Metroferroviário Rede Atual Operadoras Metropolitanas 3 Passageiros/ Dia

Leia mais

5. IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES NO MODAL FERROVIÁRIO

5. IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES NO MODAL FERROVIÁRIO 81 5. IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES NO MODAL FERROVIÁRIO O uso de indicadores é de grande importância para o planejamento, acompanhamento e controle da atividade empresarial. Na área ferroviária ele se torna

Leia mais

Professora Florence. Resposta: Resposta:

Professora Florence. Resposta: Resposta: 1. (Espcex (Aman) 2013) Um carro está desenvolvendo uma velocidade constante de 72 km h em uma rodovia federal. Ele passa por um trecho da rodovia que está em obras, onde a velocidade máxima permitida

Leia mais

1.(UFB - adaptado) Determine a intensidade da Força Resultante necessária para manter um trem de 5 toneladas com velocidade constante de 5 m/s.

1.(UFB - adaptado) Determine a intensidade da Força Resultante necessária para manter um trem de 5 toneladas com velocidade constante de 5 m/s. 1.(UFB - adaptado) Determine a intensidade da Força Resultante necessária para manter um trem de 5 toneladas com velocidade constante de 5 m/s. 2. -(PUC-RJ - adaptado) Considere as seguintes afirmações

Leia mais

2 PRINCIPAIS CONCEITOS

2 PRINCIPAIS CONCEITOS 18 2 PRINCIPAIS CONCEITOS 2.1.Definições básicas Inicialmente foram feitas algumas considerações básicas para melhor entendimento desta pesquisa. Os autores (Brina, 1982; Medeiros, 1989; Ferreira, 1992;

Leia mais

INTRODUÇÃO À. Capítulo 2 CINEMÁTICA

INTRODUÇÃO À. Capítulo 2 CINEMÁTICA INTRODUÇÃO À Capítulo 2 Introdução CINEMÁTICA à Cinemática Conceitos iniciais Uma pessoa está viajando sentada num ônibus que se aproxima de um ponto de parada. A pessoa está em movimento ou em repouso?

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli NOÇÕES DE TRÁFEGO: Volume de tráfego: É o principal parâmetro no estudo do tráfego. Por definiçãoéonúmerodeveículosquepassaporuma determinada seção de uma

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas. Sessão Prática 10 (Tipo B):

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas. Sessão Prática 10 (Tipo B): Mestrado Integrado em Engenharia Civil Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão Prática 10 (Tipo B): Interfaces Curso 2008/09 1/25 Interfaces e Intermodalidade Surgem devido

Leia mais

Tema do Trabalho: O Dimensionamento Preliminar e Final de um Sistema de Tração.

Tema do Trabalho: O Dimensionamento Preliminar e Final de um Sistema de Tração. 11 a Semana de Tecnologia Metroferroviária - Fórum Técnico Tema do Trabalho: O Dimensionamento Preliminar e Final de um Sistema de Tração. 1. INTRODUÇÃO A grande interdependência entre as diversas etapas

Leia mais

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme

Física I. Aula 02: Movimento Retilíneo. Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Tópico 02: Velocidade; Movimento Retilíneo Uniforme Aula 02: Movimento Retilíneo Observe o movimento da tartaruga acima. Note que a cada segundo, ela anda 10cm e mantém sempre esse movimento. A velocidade

Leia mais

PROPOSTA DE TERMINAL DE MANOBRA PARA SISTEMAS DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO DE ALTO DESEMPENHO. UM PROJETO INTEGRADO. Rubens Tadeu de Azevedo

PROPOSTA DE TERMINAL DE MANOBRA PARA SISTEMAS DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO DE ALTO DESEMPENHO. UM PROJETO INTEGRADO. Rubens Tadeu de Azevedo PROPOSTA DE TERMINAL DE MANOBRA PARA SISTEMAS DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO DE ALTO DESEMPENHO. UM PROJETO INTEGRADO Rubens Tadeu de Azevedo 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA. PRÊMIO TECNOLOGIA

Leia mais

Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo A Primeira PPP do Brasil. Harald Peter Zwetkoff Presidente da ViaQuatro

Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo A Primeira PPP do Brasil. Harald Peter Zwetkoff Presidente da ViaQuatro Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo A Primeira PPP do Brasil Harald Peter Zwetkoff Presidente da ViaQuatro PPP ViaQuatro & Governo A PRIMEIRA PPP DO BRASIL O modelo utilizado foi o de Licitação 8.666

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA QUESTÕES

QUESTÕES DE FÍSICA QUESTÕES QUESTÕES 1. Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele? S=12m t=6s, se isolarmos S: 5. Durante uma

Leia mais

ISF 227 : Estudos Operacionais

ISF 227 : Estudos Operacionais ISF 227 : Estudos Operacionais 1. OBJETIVO Apresentar e fundamentar a concepção operacional adotada, contemplando os seguintes estudos: - Plano Operacional; - Fluxos e Demandas; - Posicionamento e Lay-out

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BOTUCATU: UM COMPARATIVO ENTRE 2012 E 2016

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BOTUCATU: UM COMPARATIVO ENTRE 2012 E 2016 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM BOTUCATU: UM COMPARATIVO ENTRE 2012 E 2016 Moacyr Paes de Almeida Neto¹, Bernadete Rossi Barbosa Fantin² 1 Formando em Logística pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas. Sessão Prática 10

Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas. Sessão Prática 10 Mestrado Integrado em Engenharia Civil Disciplina: TRANSPORTES Prof. Responsável: José Manuel Viegas Sessão Prática 10 Interfaces 1/33 Interfaces e Intermodalidade Surgem devido à impossibilidade das ligações

Leia mais

PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIAS CÁLCULO DE VOLUMES. Curso: 7º Período - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Prof. Paulo Augusto F.

PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIAS CÁLCULO DE VOLUMES. Curso: 7º Período - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Prof. Paulo Augusto F. PROJETO GEOMÉTRICO DE RODOVIAS CÁLCULO DE VOLUMES Curso: 7º Período - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Prof. Paulo Augusto F. Borges 1. Introdução Em um projeto de estradas, uma das principais

Leia mais

Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos.

Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos. Seis pessoas pretendem entrar num elevador, onde há um cartaz dizendo que o peso máximo permitido é de 420 quilos. Quanto deve ser, em média, o peso de cada pessoa que entrar no elevador? Uma pessoa que

Leia mais

PTR Transporte Ferroviário e Transporte Aéreo. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

PTR Transporte Ferroviário e Transporte Aéreo. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PTR- 2501 Transporte Ferroviário e Transporte Aéreo 1/ 28 Rural Ridge, Bessemer & Lake Erie Railroad Prof. Dr. Telmo Giolito Porto PTR 2501 Transporte Ferroviário e Transporte Aéreo Ricardo Martins da

Leia mais

Milhares de habitantes

Milhares de habitantes 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária AEAMESP Painel 11 O cenário atual do setor metroferroviário no Brasil e as perspectivas futuras [Expansão da rede do Metrô de São Paulo 2012 2015 ] Alberto Epifani

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 18 Tempo para a Missão e Metodologia para o Gráfico de Carga Útil

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 18 Tempo para a Missão e Metodologia para o Gráfico de Carga Útil Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 18 Tempo para a Missão e Metodologia para o Gráfico de Carga Útil Tópicos Abordados Tempo Estimado para a Missão. Traçado do Gráfico de Carga Útil. Dicas para Análise

Leia mais

Evolução do Sistema de Sinalização Linha 2 Verde. Milton Gioia Jr. Carlos Alberto de F. Timóteo

Evolução do Sistema de Sinalização Linha 2 Verde. Milton Gioia Jr. Carlos Alberto de F. Timóteo Evolução do Sistema de Sinalização Linha 2 Verde Milton Gioia Jr. Carlos Alberto de F. Timóteo São Paulo Setembro 2017 Histórico 1998 1991 1992 2006 2007 2010 Pátio Tamanduateí CMT- CMT-MUX CMT-MUX CMT-MUX

Leia mais

Integrantes: Motohisa Yano. Trabalho de Monografia PECE/POLI Orientador: Prof. Dr. Sílvio I. Nabeta Walter K. Sanuki

Integrantes: Motohisa Yano. Trabalho de Monografia PECE/POLI Orientador: Prof. Dr. Sílvio I. Nabeta Walter K. Sanuki Simulação de Marcha para Sistema de Sinalização Ferroviária Integrantes: Motohisa Yano Trabalho de Monografia PECE/POLI Orientador: Prof. Dr. Sílvio I. Nabeta Walter K. Sanuki OBJETIVO Desenvolver metodologia

Leia mais

MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA

MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA Objetivos de aprendizagem: Descrever o movimento em uma linha reta em termos de velocidade média, velocidade instantânea, aceleração média e aceleração

Leia mais

Obtenção de L/V permanente em curvas através de simulação dinâmica

Obtenção de L/V permanente em curvas através de simulação dinâmica Obtenção de L/V permanente em curvas através de simulação dinâmica Lucas Valente 1 *, Nilton de Freitas 1, Felipe Ciríaco 1, Leonardo Soares 2, Raphael Marotta 2 1 Gerência Geral de Engenharia e Qualidade

Leia mais

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios

Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Página 1 de 7 Noções de Topografia Para Projetos Rodoviarios Capitulos 01 - Requisitos 02 - Etaqpas 03 - Traçado 04 - Trafego e Clssificação 05 - Geometria 06 - Caracteristicas Técnicas 07 - Distancia

Leia mais

MELHORIA DA PRECISÃO DO PONTO DE PARADA DOS TRENS NAS ESTAÇÕES, NA MODALIDADE ATO, NAS LINHAS 1- AZUL, 2-VERDE E 3-VERMELHA DO METRÔ-SP

MELHORIA DA PRECISÃO DO PONTO DE PARADA DOS TRENS NAS ESTAÇÕES, NA MODALIDADE ATO, NAS LINHAS 1- AZUL, 2-VERDE E 3-VERMELHA DO METRÔ-SP MELHORIA DA PRECISÃO DO PONTO DE PARADA DOS TRENS NAS ESTAÇÕES, NA MODALIDADE ATO, NAS LINHAS 1- AZUL, 2-VERDE E 3-VERMELHA DO METRÔ-SP Regis Peleggi Paulo Sérgio Siqueira de Carvalho 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Leia mais

APÊNDICE B. Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final)

APÊNDICE B. Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final) APÊNDICE B Interpretação de Gráficos da Cinemática (Teste Final) Este teste é constituído por 25 questões de escolha simples com cinco alternativas. Dentre as alternativas escolha apenas uma, a que melhor

Leia mais

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)

Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02

Leia mais

FCM0101 Turma 2. E. Computação. Prof. João Muniz. Monitora (Estagiária PAE): Mariana Lima. Lista de exercícios Capítulo 2 Movimento em uma Dimensão

FCM0101 Turma 2. E. Computação. Prof. João Muniz. Monitora (Estagiária PAE): Mariana Lima. Lista de exercícios Capítulo 2 Movimento em uma Dimensão FCM0101 Turma 2. E. Computação Prof. João Muniz Monitora (Estagiária PAE): Mariana Lima Lista de exercícios Capítulo 2 Movimento em uma Dimensão (Livro texto: Tipler Volume 1 Terceira edição) 1. Quais

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

ESTUDOS GEOTÉCNICOS Restauração

ESTUDOS GEOTÉCNICOS Restauração Restauração Serviços necessários para somente reabilitar obras já existentes sem causar uma ocupação de espaços virgens e, portanto, com impactos normalmente não significativos para o meio ambiente. Estes

Leia mais

SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA

SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA SUPERELEVAÇÃO E SUPERLARGURA Quando um veículo trafega em um trecho reto, com velocidade constante, a resultante das forças que atuam sobre ele é nula (movimento retilíneo uniforme). Ao chegar a uma curva,

Leia mais

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Física Thiago Duarte Roteiro de estudos para a recuperação. 1º Ano

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Física Thiago Duarte Roteiro de estudos para a recuperação. 1º Ano Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Física Thiago Duarte Roteiro de estudos para a recuperação. 1º Ano Caro aluno, Este é apenas um roteiro contendo dicas de como estudar a Física de maneira eficiente.

Leia mais