PROJETO GRÁFICO DO LIVRO DE DIRETRIZES DE DESIGN E USABILIDADE DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO GRÁFICO DO LIVRO DE DIRETRIZES DE DESIGN E USABILIDADE DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE"

Transcrição

1 PROJETO GRÁFICO DO LIVRO DE DIRETRIZES DE DESIGN E USABILIDADE DE APLICATIVOS DE SMARTPHONE Aluno: Jessé Cerqueira Orientador: Manuela Quaresma Introdução É fato que Smartphones estão em voga no mercado desde a chegada do primeiro iphone, em O mercado desses aparelhos apresenta constantes mudanças e inovações tecnológicas, bem como seus aplicativos, que tentam se adequar cada vez mais às necessidades de seus usuários. Porém, as melhorias nos aparelhos e a crescente de vendas não necessariamente refletem na qualidade da experiência com produto, em termos design de interface, sendo necessário entender as necessidades dos usuários e os fatores que contribuem para uma boa interação com as interfaces. Partindo das complicações de uso que se fazem presentes em alguns aplicativos do mercado, a pesquisa intitulada "Design e Usabilidade de Aplicativos de Smartphone para Motoristas" compilou uma série de boas práticas no design de interfaces com base em recomendações existentes em publicações, através de uma revisão bibliográfica. Neste documento, foram reunidas diversas citações de pesquisadores de ergonomia e usabilidade em interfaces de aplicativos de smartphone que foram, mais tarde, consolidadas como diretrizes. Apesar de serem ordenadas, divididas em categorias/subcategorias e apresentadas com informações adicionais, as diretrizes estavam dispostas e formatadas de maneira que ainda gerava confusão, sem distinção entre os diferentes tipos de informação como recomendações, referências e descrições presentes no texto. A partir disso fez-se necessária a elaboração de um projeto gráfico para o documento. Objetivos O objetivo do projeto gráfico foi de formalizar o grande volume de informações em um documento digital organizado e compreensível ao público de desenvolvimento de aplicativos designers e programadores. Desta maneira, o livro digital (e-book) servirá de material de consulta capaz de oferecer direção para a detecção e correção de deficiências recorrentes na construção de interfaces de aplicativos de smartphone. Metodologia O documento digital original é uma compilação de diretrizes ordenadas e numeradas apresentadas em frases curtas, com suas referências de autores resumidas em tabelas. A maior parte das diretrizes também apresenta uma imagem de interface de aplicativo com uma legenda explicativa, relacionando a recomendação da diretriz com elementos presentes ou ausentes na imagem. Optou-se por manter as informações do documento original.

2 Figura 1: duas páginas consecutivas do documento original, apresentando a abertura do capítulo. Apesar de pertinentes, as informações do documento original não eram apresentadas de forma clara, em razão da falta de hierarquia visual e inconsistência no posicionamento dos elementos através das páginas. A partir dessas insatisfações foram realizadas as seguintes etapas de estudos que culminaram em um novo documento de diretrizes. 1. Formato Foi decidido que o livro seria finalizado em formato PDF e que suas páginas seriam de proporção 4:3. O formato PDF foi escolhido por ser amplamente difundido e permitir uso de hiperlinks que levem a páginas específicas do documento ou mesmo a referências na web, o que facilita a navegação pelo documento e a difusão de informações adicionais, sem criar mais conflitos de hierarquia visual. A proporção de tela 4:3 foi escolhida por ser suficiente para apresentar a maior parte das diretrizes com boas escalas de tipografia, imagens e margens tanto de página quanto de conteúdo. 2. Hierarquia visual A. Posicionamento Tendo em vista que os tipos de informações presentes no livro são recorrentes, foi escolhido um posicionamento fixo para os elementos do livro, buscando facilitar a localização de cada um destes. Para tal, as informações foram distribuídas em duas colunas principais, sendo a coluna da esquerda reservada para informações de organização e de recomendações; a coluna da direita foi reservada para imagens de exemplos e suas legendas explicativas. Em raros casos onde não há imagem de exemplo em dadas diretrizes, faz-se a exceção de se inserir uma segunda (ou mesmo, uma terceira) diretriz abaixo ou ao lado da primeira diretriz da página.

3 Figura 2: exemplo de página com duas diretrizes B. Tipografia Optou-se por escolher uma tipografia sem serifa que apresentasse boa legibilidade em telas. Para tal, foi escolhida a família tipográfica Metropolis, usada por todo o documento variando em tamanho, peso e cor. As variações de tamanho da tipografia se relacionam com a relevância da informação em relação a outras informações do mesmo tipo. Entre as informações de organização, optouse por enfatizar a letra referente à diretriz com uma maior escala que o restante, visto que é o elemento mais relacionado à diretriz sendo mostrada e o que mais varia de página a página, portanto, o mais capaz de ressaltar as diferentes diretrizes de uma mesma categoria ou subcategoria. Figura 3: tipos de texto referentes a informações de organização (de cima para baixo: numeração de categorias e subcategorias de diretriz, letra da diretriz e numeração de página).

4 Já entre as informações referentes à recomendação e exemplificação da diretriz, optouse por priorizar (em ordem de maior a menor importância e escala) a diretriz, suas recomendações adicionais, a legenda das imagens-exemplo e as referências resumidas. Figura 4: tipos de texto referentes às recomendações e seus exemplos (de cima para baixo, da esquerda para direita: diretriz, recomendações adicionais, referências e legenda de imagem). C. Cores Foi feito um estudo de cores buscando selecionar e utilizar dez cores distintas, ordenadas de forma que as categorias de diretriz apresentem uma matiz contrastante em relação às categorias adjacentes, com o intuito de ajudar o leitor a se situar e diferenciar mais facilmente as seções do documento. Figura 5: cores selecionadas para utilização em elementos gráficos das dez categorias de diretrizes. Após testes, optou-se por apresentar as cores em todos os elementos que não fossem informações discursivas das páginas (cabeçalho, numeração e letra correspondentes à diretriz, numeração da página, barras gráficas e demais elementos gráficos adicionados em contextos específicos). Desta forma, além de criar mais contraste entre as categorias de diretriz do documento, estabelece-se maior diferenciação entre elementos de organização/reforço de conteúdo e as recomendações em texto corrido.

5 Figura 6: diferença entre uma mesma página com e sem a diferenciação cromática de conteúdo. 3. Criação e revisão de informações A. Ilustrações de categorias Foram feitas dez ilustrações com base no tema central das categorias, apresentadas no início de cada categoria, de modo a reforçar suas aberturas e o códigos de cor. Figura 7: Ilustração de abertura da categoria 1, Contexto de Uso. B. Atualização das imagens-exemplo A maioria das imagens de interface de aplicativo foi substituída para representar versões mais recentes de aplicativos, apresentar melhor as vantagens ou desvantagens descritas pela diretriz ou diminuir a quantidade de interfaces de aplicativos para contexto de trânsito.

6 Departamento de Artes e Design Figura 8: Imagem de exemplo da diretriz 2.e. (esquerda), substituída por um exemplo atual da interface do aplicativo Waze (direita). As decisões discutidas anteriormente resultaram nas seguintes diferenças gráficas entre o documento original e atual: Figura 8: Comparação entre páginas do documento original e novo (respectivamente, esquerda e direita), que abordam a mesma diretriz 3.1.a). Conclusões O resultado conseguido até o momento contribui para uma maior distinção entre as informações e, por consequência, facilita o processo de localização e compreensão destas. Alguns itens que não tinham alterações previstas no planejamento inicial também sofreram melhorias, como algumas imagens de exemplos, que foram modificadas para apresentar interfaces atualizadas dos aplicativos. Em etapas futuras, é importante investigar e, quando possível, utilizar formas de tirar proveito das funcionalidades do formato PDF, como através do uso de hiperlinks e mídia como vídeos e/ou arquivos de áudio para exemplos de boas práticas de animação e som em aplicativos, que não são comunicáveis por imagens estáticas. Além disto, constatou-se a necessidade de revisão de algumas diretrizes, tanto em questão de validez quanto da formulação textual, levando em conta as novas informações e

7 achados de novas pesquisas no campo da usabilidade e ergonomia de interfaces de aplicativos. Referências 1 - KATZ, J. Designing Information: Human Factors and Common Sense in Information Design. John Wiley & Sons, Inc p. 2 - SAMARA, T. Design Elements: A Graphic Style Manual. John Wiley & Sons, Inc p.

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS

REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS PROJETOS DE BIOLOGIA I E II DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPAQ/UFMS I - DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º O presente Regulamento tem por objetivo definir as normas das disciplinas

Leia mais

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design

Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Visualidade nas provas de vestibular: tipografia e princípios básicos de design Tipografia Letra serifada Em uma definição resumida, serifa é a haste perpendicular que finaliza os principais traços de

Leia mais

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

NORMAS BÁSICAS E PADRÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC SETEC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS ITUIUTABA DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM ----------------------------

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Office Word 2013 Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2013 - cód. 5279 16 Horas/Aula 1.1. Novidades da Versão 2013... 21 1.1.1. Interface Renovada... 21

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Especificações Técnicas. Relógio Digital. play

Especificações Técnicas. Relógio Digital. play Especificações Técnicas Relógio Digital Play - Rio de Janeiro Face de Led 1728 mm A Clear Channel possui 100 relógios digitais, em circuito, que cobrem os principais centros de circulação e consumo da

Leia mais

W EBFLEET Com apenas alguns cliques você pode analisar um veículo ou sua frota inteira

W EBFLEET Com apenas alguns cliques você pode analisar um veículo ou sua frota inteira Pointer Brasil Alameda Araguaia nº 1142 - Alphaville - Barueri - SP W EBFLEET Com apenas alguns cliques você pode analisar um veículo ou sua frota inteira O Webfleet cobre os aspectos mais importantes

Leia mais

Anexo I. Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa.

Anexo I. Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa. Anexo I Recomendações para construção de páginas acessíveis para o EAD da Universidade Caixa. NOTA: Os exemplos utilizados neste documento fazem referência a uma página de curso com quatro níveis, conforme

Leia mais

NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA

NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA NORMAS PARA TRABALHO DE PESQUISA Os trabalhos acadêmicos serão Capa; Folha de rosto; Introdução; Desenvolvimento Conclusão; Bibliografia. constituídos de: Capa Considerada proteção externa, a capa, deve

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Introdução Introdução

Introdução Introdução Introdução 13 1 Introdução Há algum tempo, pesquisas revelam o aumento da expectativa de vida da população, devido às melhorias na qualidade de vida. Dados recentes publicados no relatório da Organização

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular CAMPO MOURÃO 2010 1. APRESENTAÇÃO A finalidade

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

Microsoft PowerPoint - Apresentações acessíveis

Microsoft PowerPoint - Apresentações acessíveis Microsoft PowerPoint - Apresentações acessíveis O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta muito utilizada na Universidade por docentes, funcionários e estudantes para fazerem apresentações. Este documento

Leia mais

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares

Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares Customização de Heurísticas de Usabilidade para Celulares GQS - Grupo de Qualidade de Software INCoD - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital Juliane Vargas Nunes Thaísa Cardoso

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV. Fulano da Silva Sousa Campos PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA - PMVR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE COLÉGIO GETULIO VARGAS - CGV Fulano da Silva Sousa Campos Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Dicas de usabilidade para a elaboração de sua disciplina

possibilidades e criatividade Moodle em minha sala de aula Dicas de usabilidade para a elaboração de sua disciplina possibilidades e criatividade em minha sala de aula Moodle Dicas de usabilidade para a elaboração de sua disciplina República Federativa do Brasil Dilma Rousseff Universidade de Brasília Ivan Camargo Decanato

Leia mais

- Prototipação Iterativa - Observação Direta

- Prototipação Iterativa - Observação Direta - Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O

TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O que é o Google Acadêmico? É uma plataforma oferecida gratuitamente pelo Google que tem por objetivo facilitar a pesquisa de literatura acadêmica, independente da área de

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

Introdução ao HTML André Luiz Silva de Moraes Instituto Federal de Santa Catarina

Introdução ao HTML André Luiz Silva de Moraes Instituto Federal de Santa Catarina Introdução ao HTML André Luiz Silva de Moraes Hypertext Markup Language Linguagem de Marcação de Hipertexto Padroniza a Escrita do texto Permite que um navegador reconheça elementos para inserir em uma

Leia mais

Roteiro de verificação da migração dos dados pelas Seções de Pós-graduação da Unesp

Roteiro de verificação da migração dos dados pelas Seções de Pós-graduação da Unesp Roteiro de verificação da migração dos dados pelas Seções de Pós-graduação da Unesp Objetivo Este roteiro tem a finalidade de instruir operacionalmente a consulta de dados na nova versão do SISPG para

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS

A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ. Prof. Wanderlei Paré PROJETOS A FORMA INFORMA O CONTEÚDO LAO-TSÉ ESTILOS CADA PROJETO GRÁFICO PRÓPRIAS. TEM SUAS CARACTERÍSTICAS UM LIVRO SERÁ DIFERENTE DE UM JORNAL, UM JORNAL DIFERENTE DE UMA REVISTA, UMA REVISTA SERÁ DIFERENTE DE

Leia mais

PTI Parque Tecnológico Itaipu

PTI Parque Tecnológico Itaipu Introdução Para manter e fortalecer a percepção desejada da marca, foram estabelecidas diretrizes, a identidade visual foi otimizada e as melhores práticas definidas e documentadas com o objetivo de enfatizar

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

AULA PRÁTICA ROTEIRO PARA FORMATAÇÃO DE TEXTOS

AULA PRÁTICA ROTEIRO PARA FORMATAÇÃO DE TEXTOS RCA 5785 REDAÇÃO CIENTÍFICA AULA PRÁTICA ROTEIRO PARA FORMATAÇÃO DE TEXTOS Laucéa Conrado da Silva Téc. em Informática do Depto de Cirurgia e Anatomia Ribeirão Preto 2017 SUMÁRIO 1. CONFIGURAR PÁGINA...

Leia mais

DOCUMENTO CASOS DE USO SAVEE APP VERSÃO

DOCUMENTO CASOS DE USO SAVEE APP VERSÃO DOCUMENTO CASOS DE USO SAVEE APP VERSÃO 03 2015 Este documento tem como objetivo descrever os principais Casos de Uso do aplicativo SAVEE APP, desenvolvido pela equipe F2H. Cada Caso de Uso possui, em

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

Manual do uconnect Versão 0.9.9

Manual do uconnect Versão 0.9.9 Manual do uconnect Versão 0.9.9 Soluções em tecnologia da informação que viabilizam implementar uma arquitetura computacional escalável, sólida e confiável em nuvem distribuída. Versão 1.0 Thainá Paes

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Plano de Aula - PowerPoint 2013 - cód. 5462 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Os títulos das seções devem seguir a mesma estrutura apresentada no tópico 2 da unidade 1. Relembrando o quadro 1 apresentado como exemplo:

Os títulos das seções devem seguir a mesma estrutura apresentada no tópico 2 da unidade 1. Relembrando o quadro 1 apresentado como exemplo: 1 FORMATO GRÁFICO DE UM PAPER / ARTIGO (caderno de estudos UNIASSELVI p. 83-87) Caro(a) acadêmico(a), você aprenderá a formatar graficamente um paper. Verá, em primeiro lugar, que um trabalho com este

Leia mais

Criação de sumário no InDesign CS3

Criação de sumário no InDesign CS3 Criação de sumário no InDesign CS3 ESCOLA DE COMUNICAÇÃO UFRJ DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO PROF. PAULO CÉSAR CASTRO 1. Sobre os sumários Um sumário pode listar o conteúdo de um livro,

Leia mais

8 Conclusões. 8.1.Lista de recomendações

8 Conclusões. 8.1.Lista de recomendações Conclusões 156 8 Conclusões Chega ao final o estudo de dois anos com um sentimento de dever cumprido. A hipótese de que sítios que não se preocupam com a otimização nos mecanismos de busca ficam mal posicionados

Leia mais

Bibliográfica: Levantamento de informações impressas e eletrônicas de obras publicadas sobre um tema; De campo: A partir da coleta de dados in

Bibliográfica: Levantamento de informações impressas e eletrônicas de obras publicadas sobre um tema; De campo: A partir da coleta de dados in A pesquisa científica faz parte da vida acadêmica do aluno exigindo que o pesquisador, através de seu trabalho, proponha formas de superar o conhecimento existente até o momento sobre determinado assunto.

Leia mais

Leader-View SM 6.0 Manual do Usuário

Leader-View SM 6.0 Manual do Usuário Leader-View SM 6.0 Manual do Usuário Leader-View SM oferece uma visualização privada e em tempo real dos participantes que estão presentes na sua chamada de evento, através do uso desta interface simples

Leia mais

Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias

Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias Roteiro da Apresentação Introdução; Objetivos; Fundamentação teórica; Trabalhos

Leia mais

Banda da Floresta Ferramenta de criatividade aumentada para contação de histórias

Banda da Floresta Ferramenta de criatividade aumentada para contação de histórias Banda da Floresta Ferramenta de criatividade aumentada para contação de histórias Rodrigo E. Carneiro 12, Ricardo T. Silva 12 1 Escola Politécnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco (UPE) Recife

Leia mais

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula

Plano de Aula - Word cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução Aula 2 Capítulo 2 - Documentos Plano de Aula - Word 2016 - cód. 6268 16 Horas/Aula 1. Introdução...19 1.1. Novidades da Versão 2016...21 1.1.1. Diga-me o que Você Deseja

Leia mais

O que é um Organograma? Significado dos Componentes. Modelos de Organogramas

O que é um Organograma? Significado dos Componentes. Modelos de Organogramas O que é um Organograma? De forma resumida, o organograma é um gráfico que representa a estrutura organizacional de uma empresa. Esse modelos de organogramas irão representar as relações hierárquicas ou

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO

APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO ESCRITO Este guia pretende servir de orientação das normas de elaboração/orientação dos trabalhos. Trata-se de apresentar um modelo de uniformização das regras para a elaboração de trabalhos escritos. Para preparar

Leia mais

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELEMENTOS DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 ELEMENTOS PRELIMINARES: CAPA: É a proteção externa do documento, portanto o material usado deve ser resistente ao manuseio. Permitem-se cores, fotos e

Leia mais

CAMINHOS DO LIVRO. Aluno: Rodrigo do Carmo Neves Orientador: Luiz Antônio Luzio Coelho

CAMINHOS DO LIVRO. Aluno: Rodrigo do Carmo Neves Orientador: Luiz Antônio Luzio Coelho CAMINHOS DO LIVRO Aluno: Rodrigo do Carmo Neves Orientador: Luiz Antônio Luzio Coelho Introdução O Núcleo de Estudos do Design do Livro do Laboratório de Comunicação no Design da PUC-Rio conta com a participação

Leia mais

TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3

TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3 1 TÍTULO EM CAIXA ALTA José da SILVA 1, Maria dos SANTOS 2, Marcos SOUZA 3 RESUMO É a apresentação sintética do texto, onde se destacam os aspectos mais relevantes do trabalho realizado. Deve-se apresentar

Leia mais

Bem-vindo ao tópico sobre a ferramenta Importar do Excel.

Bem-vindo ao tópico sobre a ferramenta Importar do Excel. Bem-vindo ao tópico sobre a ferramenta Importar do Excel. 1 Neste tópico, você verá como importar cadastros de parceiros de negócios, dados do cadastro do item e listas de preços usando a ferramenta Importar

Leia mais

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital

Manual de Uso. Aplicativo da Escola Canarinho. Agenda Digital Manual de Uso Aplicativo da Escola Canarinho Agenda Digital MANUAL DE USO DO APLICATIVO DA ESCOLA CANARINHO AGENDA DIGITAL SUMÁRIO FEED DE NOTÍCIAS... 3 DOWNLOAD DE IMAGENS... 4 RELATÓRIO DIÁRIO... 5 PENDÊNCIA:...

Leia mais

Documentos MS Word acessíveis

Documentos MS Word acessíveis Documentos MS Word acessíveis Este guia pretende ajudar na produção de documentos acessíveis em Microsoft Word de âmbito académico, para serem distribuidos em formato eletrónico ou impressos. As boas práticas

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

14 regras práticas para seu aplicativo ou software. engajar os usuários

14 regras práticas para seu aplicativo ou software. engajar os usuários 14 regras práticas para seu aplicativo ou software engajar os usuários produto X usuário Sua empresa tem uma solução interativa digital? Um site? Um aplicativo mobile? Um software? Se sim talvez você já

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DO ANÚNCIO. Banner padrão. Servido por terceiros. Criativo. Animação. Marcador de anúncio da DAA* Disponibilidade.

ESPECIFICAÇÕES DO ANÚNCIO. Banner padrão. Servido por terceiros. Criativo. Animação. Marcador de anúncio da DAA* Disponibilidade. Banner padrão Um banner de anúncio padrão é uma unidade de anúncio que pode ser uma imagem estática ou animada. A unidade de anúncio pode ter um link para diversas ações, incluindo um site móvel, loja

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Tag xped e nitemped no XML de Faturamento

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Tag xped e nitemped no XML de Faturamento CATÁLOGO DE APLICAÇÕES Tag xped e nitemped no XML de Faturamento Objetivo do projeto O projeto de inclusão das tags xped e nitemped no XML de Faturamento tem por objetivo enviar no XML da nota fiscal de

Leia mais

II colóquio de teoria, crítica e história da arte. chamada de trabalhos

II colóquio de teoria, crítica e história da arte. chamada de trabalhos II colóquio de teoria, crítica e história da arte chamada de trabalhos 1. Do tema: História da Arte no Brasil: problemas e fronteiras Há, pelo menos vinte anos, o lugar da produção da História da Arte

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR. Normalização de Trabalhos Acadêmicos. Formatação Word 2003 Pontifícia Universidade Católica do Paraná Sistema integrado de Bibliotecas SIBI/PUCPR Normalização de Trabalhos Acadêmicos Formatação Word 2003 FONTE Utiliza-se folha branca, de formato A4 (210 X 297

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC

Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular. Supervisionado. AGR Planejamento de Estágio Curricular. Supervisionado e TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Normas para elaboração de Relatório de Estágio Curricular Supervisionado AGR 5801 - Planejamento de Estágio

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS (TÍTULO EM PORTUGUÊS) INSTRUCTION FOR SUBMISSIONS (ENGLISH TITLE)

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS (TÍTULO EM PORTUGUÊS) INSTRUCTION FOR SUBMISSIONS (ENGLISH TITLE) INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE TRABALHOS (TÍTULO EM PORTUGUÊS) INSTRUCTION FOR SUBMISSIONS (ENGLISH TITLE) SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor (1); SOBRENOME, Nome do Segundo autor (2) (12 pts Negrito)

Leia mais

Design de material didático Gama. L.N.

Design de material didático Gama. L.N. Design de material didático Gama. L.N. Copyright 2016. All rights reserved Como os materiais didáticos colaboram na aprendizagem? Nada vale um material didático rico e sofisticado, caso não corresponda

Leia mais

COMPLEMENTAÇÕES. Antonio Castelnou

COMPLEMENTAÇÕES. Antonio Castelnou COMPLEMENTAÇÕES Antonio Castelnou Notas de Rodapé Em uma MONOGRAFIA, as notas de rodapé possuem as seguintes finalidades: Indicar a fonte bibliográfica de uma citação existente no corpo do texto principal;

Leia mais

Memorial Descritivo do Projeto

Memorial Descritivo do Projeto Memorial Descritivo do Projeto Nome Categoria: Nome Subcategoria: INSERIR NOME DO PROJETO Coloque aqui o nome do Primeiro AUTOR Nome da Escola (SENAI) email@email.com.br Coloque aqui o nome do co-autores

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual apresentação A marca de uma instituição é o seu maior patrimônio. É através dela que os atributos e valores da organização são traduzidos e representados. O manual de identidade

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

Relatório - Aplicativo SOS Chuva

Relatório - Aplicativo SOS Chuva Relatório - Aplicativo SOS Chuva 1. Introdução O projeto SOS Chuva visa desenvolver pesquisa em previsão imediata de tempestades com base no conhecimento adquirido sobre as propriedades físicas das nuvens

Leia mais

18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1

18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog. VIVER DE BLOG Página 1 18 ideias para aplicar a criatividade e inovação no seu site ou blog VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Quantos produtores de conteúdo, empreendedores e influenciadores digitais estão surgindo todos os

Leia mais

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DA MONOGRAFIA: subtítulo

Leia mais

Benefícios de ter uma planilha impecável

Benefícios de ter uma planilha impecável A criação do Excel possibilitou ao mundo lidar com dados tabulares de forma dinâmica, isso representou um ganho expressivo de tempo e aumentou a possibilidade de comparações e correlações entre dados.

Leia mais

ANEXO III. Requisitos de Usabilidade

ANEXO III. Requisitos de Usabilidade ANEXO III Requisitos de Usabilidade Termo de Referência nº, de / /2012 Termo de Referência nº Pág. 1 de 6 1. INTRODUÇÃO Este anexo tem por objetivo detalhar os requisitos de usabilidade. 2. REQUISITOS

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H

Plano de Ação 5W2H. Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H Plano de Ação 5W2H Manual ilustrado da Planilha de Plano de Ação 5W2H SOBRE ESTE MANUAL Para facilitar o uso da sua planilha, desenvolvemos um manual ilustrado para auxiliar na navegação e no preenchimento

Leia mais

Casa Mágica 2.1. Guia Rápido. André Santanchè junho/2005

Casa Mágica 2.1. Guia Rápido. André Santanchè junho/2005 1 1. COMO INICIAR Casa Mágica 2.1 Guia Rápido André Santanchè junho/2005 A partir do menu Iniciar acione o programa Casa Mágica. Será apresentada a logomarca do sistema. Depois da logomarca aparece a Janela

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DE PÁGINAS NA WEB Linguagens de Programação O HTML é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem

Leia mais

Como utilizar. Dicas para aproveitar ao máximo esta ferramenta para comunicação com os pacientes de sua clínica ou consultório.

Como utilizar. Dicas para aproveitar ao máximo esta ferramenta para comunicação com os pacientes de sua clínica ou consultório. Como utilizar o Whatsapp? Dicas para aproveitar ao máximo esta ferramenta para comunicação com os pacientes de sua clínica ou consultório. Você utiliza o Whatsapp para conversar com seus pacientes? Se

Leia mais

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES)

Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) 1. Introdução 1.1 Propósito Documento de Requisitos SISTEMA DE APOIO À ESCRITA (SAPES) O propósito deste documento de especificação de requisitos é definir os requisitos do sistema SAPES - Sistema de Apoio

Leia mais

APRESENTAÇÃO. *CLIQUE AQUI e acesse as orientações para o recebimento de TCC, dissertação e tese.

APRESENTAÇÃO. *CLIQUE AQUI e acesse as orientações para o recebimento de TCC, dissertação e tese. F O R TA L E Z A 2017 APRESENTAÇÃO No contexto da produção e disseminação dos trabalhos de conclusão de curso em meio eletrônico, dispensando a versão impressa do documento, como é o caso do Sistema de

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Seu NOME - Turma 1 RESUMO: Esta orientação apresenta as regras e modelos que iremos utilizar na elaboração de nosso TCM Trabalho de

Leia mais

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa

Informática - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa - Processadores de Texto- - Microsoft Word - Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Processadores de Texto São um dos softwares aplicativos utilizados em

Leia mais

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO

MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS MANUAL ARTIGO CIENTÍFICO Ribeira do Pombal - BA ARTIGO CIENTÍFICO O artigo pode ser definido como discussão de temáticas científicas

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00 Objetivo... 3 Procedimentos... 4 1. ipad... 4 1.1. Instruções Gerais... 4 1.2. Informações sobre as telas... 4 2. Android... 6 2.1. Instruções Gerais... 6 2.2. Informações Sobre as Telas... 6 Departamento

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

PowerPoint

PowerPoint PowerPoint Geral Quem perguntou? X X X 6, 7, 1, 2, 3, 4, 5 X O que é? O PowerPoint é um aplicativo visual e gráfico, usado principalmente para criar apresentações. Com ele, você pode criar, visualizar

Leia mais

PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015)

PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015) 1 PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015) REAJUSTE DOS SERVIÇOS PRESVISTO NO CONTRATO 41/2013, DE ACORDO COM O ACRESCIMO DE R$ 224.469,18, TOTALIZANDO NOVO VALOR DO CONTRATO DE R$ 4.412.326,99. Planilha

Leia mais

Como estruturar um trabalho de pesquisa

Como estruturar um trabalho de pesquisa Como estruturar um trabalho de pesquisa Ensino secundário A estrutura de um trabalho Capa; Índice de capítulos/subcapítulos; Introdução; Corpo do trabalho; Conclusão Glossário /Anexos (eventuais); Bibliografia;

Leia mais

PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na

Leia mais

Relógio Digital - Face Estática

Relógio Digital - Face Estática Especificações Técnicas de Produção Relógio Digital - Face Estática Relógio Digital - Face Estática Material de impressão Backfilm Opaco = Filme em poliéster opaco, com 400gr/m² e com passagem de luz para

Leia mais

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE Belém-PA 21 a 23 de junho de 2017 CESUPA/UFPA/FGV DIREITO SP/ABEDI

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE Belém-PA 21 a 23 de junho de 2017 CESUPA/UFPA/FGV DIREITO SP/ABEDI VI SEMINÁRIO NACIONAL DE ENSINO JURÍDICO E FORMAÇÃO DOCENTE Belém-PA 21 a 23 de junho de 2017 CESUPA/UFPA/FGV DIREITO SP/ABEDI EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NOS GRUPOS DE TRABALHO I.

Leia mais

Novo e-sentença https://www.trt4.jus.br/esentenca

Novo e-sentença https://www.trt4.jus.br/esentenca Avanços oferecidos no novo e-sentença: Novo e-sentença https://www.trt4.jus.br/esentenca Ferramenta de edição de textos integrada ao sistema com facilidades na criação de sentenças, entre elas o uso de

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Plano de Aula - PowerPoint 2016 - cód. 6289 16 Horas/Aula 1. Introdução ao PowerPoint

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais