LUZEIROS NO MUNDO. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUZEIROS NO MUNDO. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos"

Transcrição

1 LUZEIROS NO MUNDO Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos

2 Dinâmica Da escuridão do pecado à luz de Cristo Jesus A escuridão representa como o pecado coloca nossa vida em um mundo de completa escuridão, dificultando inclusive de enfrentarmos os obstáculos com tranquilidade. Para nos ajudar a sairmos da escuridão do pecado Deus coloca em nosso caminho pessoas que são Luz para o mundo, ou seja Luz para o mundo de Cristo. São essas pessoas que nos ajudarão a seguir e enfrentar os obstáculos com naturalidade.

3 Luzeiros no mundo Os pais da igreja

4 Período Apostólico Do ano 30 ao ano 100 Setenta anos de presença dos apóstolos e daquelas pessoas que mais proximamente conviveram com o Senhor Jesus.

5 Fatos Importantes Igreja se espalha pelo império romano. Narrativas nos livros dos Atos dos Apóstolos e nas cartas Paulinas Tomada de Jerusalém pelo General Tito, filho do Imperador Vespasiano que destruiu o templo de Jerusalém. Dando cumprimento às profecias feitas pelo próprio Cristo quanto à destruição definitiva do Templo.

6 Último Apóstolo João fixou residência em Éfeso foi exilado em Patmos, local da visão apocalíptica cartas e o livro do Apocalipse, devem ter sido escritas principalmente nas duas últimas décadas de sua vida Morreu de morte natural por João foi o último apóstolo a morrer, por volta do ano 100.

7 Os Pais da Igreja Pessoas que procuraram orientar, com suas vidas, palavras e escritos, as diferentes congregações que foram surgindo em todo o Império Romano.

8 Os Pais da Igreja Pais Apostólicos Foram aqueles que tiveram relação mais ou menos direta com os Apóstolos e escreveram para a edificação da Igreja, geralmente entre o primeiro e segundo séculos. Os mais importantes: Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Papias e Policarpo.

9 Os Pais da Igreja Pais Apologistas Foram aqueles que empregaram todas as suas habilidades literárias em defesa do cristianismo perante a perseguição do Estado. Geralmente, este grupo se situa no segundo século, e os mais proeminentes entre eles foram: Tertuliano, Justino (o mártir), Teófilo e Aristides.

10 Os Pais da Igreja Pais Polemistas Os pais desse grupo não mediram esforços para defender a fé cristã das falsas doutrinas que surgiram dentro e fora da Igreja. Geralmente, estão situados no terceiro século. Os mais destacados foram: Irineu, Tertuliano, Cipriano e Orígenes.

11 Inácio de Antioquia Era bispo de Antioquia da Síria. também conhecido como Teóforo foi o terceiro Bispo ou Patriarca de Antioquia Aluno do Apóstolo João Provavelmente foi ordenado pelo próprio Pedro Ele foi preso aproximadamente no ano 110 e foi enviado para Roma para ser julgado e martirizado Ele é o segundo depois de Clemente a mencionar as epístolas de Paulo.

12 Ensinamentos 1. Ele ensinou que [um conjunto de] igrejas [em uma região geográfica] deveria ter [vários] anciãos e um [só] bispo governante [sobre todos]; em outras palavras, ele estava exaltando um bispo acima de outro. 2. Ele ensinava que todas as igrejas são parte de uma igreja universal. 3. Ele afirmou que uma igreja não tem autoridade para batizar ou conduzir a ceia do senhor a menos que tenha um bispo.

13 Sete cartas Aos Erminiotas Aos Tralianos Aos Romanos Aos Magnésios Aos A Filadélfios Aos Policarpo Efésios de Esmirna

14 Escritos Vários livros são atribuídos a Justino, mas só três são aceitos como genuínos. São os que se chamam agora de Primeira Apologia, Segunda Apologia e o Diálogo com Trifão, o Judeu. Sua Primeira Apologia é dirigida ao Imperador Antonin o Pio que reinou de d.c., seus filhos Lucius e Marco Aurélio, todo o senado roma no e "a todos os romanos". {12} A Segunda Apologia é dirigida ao senado roman o, ainda que já havia sido endereçada pela Primeira. Os dois foram escritos para cont estar a perseguição

15 Tópicos Abordados Sacramentos Mariologia Papel dos Bispos Infalibilidade da Igreja Catolicidade Primado Papal

16 Justino Mártir Foi o mais importante apologista grego do século 2º. Levado ao cristianismo após uma peregrinação intelectual Foi no cristianismo que ele encontrou a verdadeira filosofia. Foi o que melhor explicou e defendeu as crenças cristãs Deu importância para o desenvolvimento da teologia e apologética da igreja antiga. Inaugurou escolas de filosofia cristã em Éfeso e Roma.

17 Escritos Diálogo com Trifão Segunda Apologia Primeira Apologia Dirigida ao Imperador Antonio Pio e Dirigida ao senado romano com a aos seus filhos Lucius e Marco Aurélio. intenção de contestar a perseguição. Justino afirma que Jesus Cristo é chamado de Deus e Senhor dos Exércitos, que sempre foi Deus, mesmo antes da criação de todas as coisas, a verdadeira palavra de sabedoria.

18 Irineu de Lião Viveu no segundo século Foi uma época de incertezas para o movimento cristão Constantes ameaças e perseguições Foi chamado de O Pai da Ortodoxia Cristã, O Pai da Dogmática Católica e O Primeiro Grande Teólogo sistemático da Igreja. Foi caracterizado como o mais importante teólogo do segundo século

19 Escritos A Detecção e Refutação da Falsamente Chamada Gnose Demonstração da Pregação Apostólica Irineu foca suas obras nas heresias e na descrição dos gnósticos.

20 Luz para o mundo

21 Mateus Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; 13 e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; 14 para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: 15 Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! 16 O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. 17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

22 João No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, 9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem.

23 João De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 13 Então, lhe objetaram os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; logo, o teu testemunho não é verdadeiro.

24 1 João Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

25 Conclusão

26 Os pais da igreja foram homens que se colocaram à disposição do Salvador. Não recuaram frente as dificuldades. Sejamos nós também Luzes para a igreja para que o Salvador se manifeste em nós.

Relação entre: Natal Luz

Relação entre: Natal Luz Relação entre: Natal Luz Relação entre: Natal Luz Na Sabedoria Bíblica: Escuridão Ausência de Deus e consequente caos e confusão Relação entre: Natal Luz Na Sabedoria Bíblica: Luz Presença de Deus e consequente

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CF. Curso - História da Igreja.

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CF. Curso - História da Igreja. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CF Curso - História da Igreja. Por:Padre Rafael Santana A primeira fase das perseguições De Nero a Filipe (de 64 a 249 d.c.) Com o suicídio de Nero outros imperadores

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

Grandes Santos de Deus. Jovens

Grandes Santos de Deus. Jovens Grandes Santos de Deus. Grupo de da IBRVN 2010 Um dos primeiros i apologistas da igreja. Justino Mártir (103 165) Flavia Neapolis(Nablus),Palestina, 103 Roma, 165 Amados, quando empregava toda a diligência

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Estima-se que o Brasil tem hoje 51 milhões de jovens entre 15 e 29 anos.

Estima-se que o Brasil tem hoje 51 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Jovem, ponha a sua cabeça no peito de Jesus. João 13.18-27 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 04/07/2010 Mês da Juventude e Ceia Memorial 2 É providencial iniciarmos o Mês da juventude com a Celebração

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 12 CAPÍTULO 12 Introdução e O batismo em águas A fórmula batismal Batismo não é sinônimo de regeneração O batismo infantil Página 127-128

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

Os Apologistas. Aula 07/09/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Apologistas. Aula 07/09/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Apologistas Aula 07/09/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Origem Vem do grego ἀ"ολογία (apologia) que significa defesa verbal, fala em defesa, resposta para si mesmo, limpeza própria, atualmente

Leia mais

EBD Evangelho de Marcos Aula 01

EBD Evangelho de Marcos Aula 01 EBD 2015 Aula 01 Introdução O que é Evangelho A palavra evangelho deriva do grego, é formada pela união de dois termos: ευ (eu) αγγέλιοv (aggelion) Evangelho é a mensagem de salvação do ungido de Deus,

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

O Novo Testamento reivindica inspiração divina

O Novo Testamento reivindica inspiração divina O Novo Testamento reivindica inspiração divina Temos 2 fatores que comprovam a inspiração divina do Novo Testamento: A promessa de Jesus de que o Espírito Santo guiaria os discípulos a toda verdade; Cumprimento

Leia mais

Que significa falar que a Igreja deve ser una, santa, católica e apostólica?

Que significa falar que a Igreja deve ser una, santa, católica e apostólica? Saiba como foi fundada a Igreja e os fundamentos de sua hierarquia A ORIGEM DA IGREJA DE CRISTO Jesus Cristo tinha intenção de fundar uma Igreja? Que significa a palavra Igreja? Existem figuras bíblicas

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

IDADE DAS TREVAS? Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência do Estado etc.

IDADE DAS TREVAS? Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência do Estado etc. FILOSOFIA MEDIEVAL IDADE DAS TREVAS? A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma

A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma A continuação da doutrina da inspiração para a Reforma Assim como a afirmação do Antigo Testamento para a inspiração encontra apoio no Novo Testamento, da mesma forma a reivindicação Novo Testamento para

Leia mais

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus.

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. 1 Capítulo 1 O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e

Leia mais

Um Projeto de Poder MATEUS 6: 9-15

Um Projeto de Poder MATEUS 6: 9-15 Um Projeto de Poder MATEUS 6: 9-15 Os Discípulos e o Pai Nosso u Uma multidão de desiludidos; u Uma multidão de frustrados; u Uma multidão de desamparados; u Uma multidão de famintos; u Uma multidão de

Leia mais

Gênesis 18.20: O pecado de Sodoma e Gomorra é muito grave. Jonas 1.2: A maldade de Nínive subiu até minha presença. Mateus 11.

Gênesis 18.20: O pecado de Sodoma e Gomorra é muito grave. Jonas 1.2: A maldade de Nínive subiu até minha presença. Mateus 11. Gênesis 18.20: O pecado de Sodoma e Gomorra é muito grave. Jonas 1.2: A maldade de Nínive subiu até minha presença. Mateus 11.21: Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Isaías 8:21-22 21. Aflitos e

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL III DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL III DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL III DOMINGO TEMPO COMUM ANO A INDICAÇÕES PRÁTICAS: Orações próprias do domingo III do Tempo Comum (Missal Romano, p. 397). Oração Eucarística V/D (Missal Romano, p. 1175). Bênção sobre

Leia mais

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO Ao contrário da maioria das epístolas, o autor de 1 João não é mencionado no corpo da carta. Entretanto, a igreja cristã sempre reconheceu a autoria do apóstolo João. A primeira

Leia mais

LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento

LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento Quando o Novo Testamento começou a ser escrito, o panorama do Velho Testamento tinha mudado bastante. Os dias dos profetas tinham passado e grande parte do povo mostrava-se

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

A EVANGELIZAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO

A EVANGELIZAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO A EVANGELIZAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO Os primeiros séculos: A grande expansão veio com a geração pós Pentecostes. A destruição de Jerusalém, a língua comum, a associação com o judaísmo e as sinagogas e a expansão

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento IGREJA Origem Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento - O Tabernáculo prefigura a Igreja; - O sistema sacrificial dá base para as relações e culto da Igreja; - O sacerdócio origina o ministério.

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 -

A celebração da Eucaristia (São Justino) Sáb, 23 de Maio de :39 - Caro(a) Amigo(a), apresento-lhe um pedacinho da Primeira Apologia em favor dos cristãos, de São Justino, mártir do início do século II Ele foi cristão da geração seguinte à geração apostólica Escreveu

Leia mais

As epístolas de João e de Judas

As epístolas de João e de Judas FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo As epístolas de João e de Judas Roteiro 18 Objetivo Analisar, à luz do

Leia mais

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO Mateus - Levi > Uma testemunha ocular - Escrito para os judeus, usa referências do A.T para demonstrar que Jesus é o cumprimento das

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

PALAVRA & VIDA 2º TRIMESTRE/2017

PALAVRA & VIDA 2º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 10 JESUS, O MESTRE QUE VOCÊ IMITA Textos Bíblicos: JOÃO 13:13-15 Objetivos para a lição: Analisar o conceito autoaplicado por Jesus como Mestre. Aprender a respeito do método de ensino utilizado

Leia mais

PADRES APOLOGISTAS, APOSTÓLICOS E CONTROVERSISTAS... PROFESSOR UILSON FERNANDES 19/09/2016

PADRES APOLOGISTAS, APOSTÓLICOS E CONTROVERSISTAS... PROFESSOR UILSON FERNANDES 19/09/2016 PADRES APOLOGISTAS, APOSTÓLICOS E CONTROVERSISTAS... PROFESSOR UILSON FERNANDES 19/09/2016 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS... O nome patrística advém diretamente das figuras desse grande primeiro momento da Filosofia

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 8 A 11. 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso....O Alfa e o

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

A HISTÓRIA DAS MISSÕES

A HISTÓRIA DAS MISSÕES A HISTÓRIA DAS MISSÕES Fim do período Neotestamentário à conversão de Constantino: Pouco se sabe sobre o período apostólico (extra-bíblico) e o pósapostólico devido as perseguições (dificuldade para se

Leia mais

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Comunhão

EBD CONSOLIDAÇÃO O Ano da Comunhão EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 O Ano da Comunhão AULA 3 A igreja em Jerusalém Atos 3-6 ATOS DOS APÓSTOLOS O modelo bíblico de igreja cristã Presb. José Cordeiro Neto»Diác. Luciano Tronconso MAPA DE JERUSALÉM ANTIGA

Leia mais

Evangelho Boa Nova. Introdução

Evangelho Boa Nova. Introdução Evangelho Boa Nova Introdução História O Antigo Testamento contém a história do povo hebreu e foi escrito durante um período de mais de mil anos, até aproximadamente o final do século III a.c. O processo

Leia mais

A história de Jesus Vida e Ministério

A história de Jesus Vida e Ministério Tema A história de Jesus Vida e Ministério Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Aliança = Pode-se aceitar

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

A Mulher que faz os caminhos Judeus-cristãos

A Mulher que faz os caminhos Judeus-cristãos A Mulher que faz os caminhos Judeus-cristãos Lina Boff professora emérita da PUC-Rio Partindo da nossa realidade Como se apresentam tais caminhos nesse momento histórico? Partamos da realidade de hoje:

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18).

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18). Lição 2 para 12 de janeiro de 2019 Apocalipse começa com uma carta aberta às sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). A ordem em que aparecem as igrejas corresponde à ordem ser seguida por um carteiro

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI

QUE SÃO Ã E COMO SURGIRAM OS LIVROS APÓCRI QUE S Ã O E COMO SURGIRAM LIVROS AP Ó CRIFOS A BÍBLIA E SUA COMPOSIÇÃO 1. A PRIMEIRA FORMA DIVINA DE COMUNICAÇÃO : PESSOAL - GÊN.1:28 DEUS OS ABENÇOOU DE MUITOS E LHES DISSE: DESSES LIVROS A BÍBLIA É O

Leia mais

O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade.

O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade. O que conhecemos como fé cristã no Brasil tem se caracterizado pela perigosa superficialidade. O Espírito pode soprar sobre nossa superficialidade, trazendo até nós alimento de águas profundas. A Reforma

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 1 Capítulo 4 A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lc 4:2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu

Leia mais

2. POR QUE FOI ESCRITO O EVANGELHO?

2. POR QUE FOI ESCRITO O EVANGELHO? 2. POR QUE FOI ESCRITO O EVANGELHO? O objetivo do evangelho está bem claro na sua primeira conclusão: "Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste

Leia mais

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real.

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real. Jesus está voltando! Este grito teve e tem poder para despertar a Igreja, para lembrá-la que seu lugar definitivo não é aqui, que ela é apenas peregrina, que não tem aqui cidade permanente, mas busca a

Leia mais

Pais Apostólicos - Apologistas Polemistas - Teólogos Científicos. Apologistas, pela sua defesa aos ataques contra o Cristianismo;

Pais Apostólicos - Apologistas Polemistas - Teólogos Científicos. Apologistas, pela sua defesa aos ataques contra o Cristianismo; 1 Pais Apostólicos - Apologistas Polemistas - Teólogos Científicos Pais Apostólicos são caracterizados pela edificação e fortalecimento dos crentes na fé; Apologistas, pela sua defesa aos ataques contra

Leia mais

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O que é a Igreja de Cristo? 5ª Lição 1 5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA I. JESUS CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA. A. Jesus Cristo tem a preeminência em tudo (Colossenses 1:15-18). 1. A Sua relação com Deus

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B 1 Evangelho de São Marcos Ano litúrgico B 2 O mais antigo O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São

Leia mais

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade

Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade O Instituto de Educação a Distância, IEAD RCCBRASIL, oferece aos carismáticos a oportunidade de se aprofundarem na História da Igreja. O curso tem o objetivo de estudar os modelos eclesiológicos e missionários,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem)

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (1ª Mensagem) Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (1ª Mensagem) Imagine um homem com seus noventa e poucos anos, por quem você tem um profundo respeito, cujos ensinamentos estão carregados

Leia mais

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático NOVO TESTAMENTO Planejamento 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático Introdução Fatores que favoreceram ao Ministério de Jesus Língua e cultura globalizadas

Leia mais

"E o verbo se fez carne e habitou entre nós João 1.14

E o verbo se fez carne e habitou entre nós João 1.14 "E o verbo se fez carne e habitou entre nós João 1.14 Genesis 1.1 No princípio A história da 1ª criação João 1.1 No princípio A história da Nova criação Nas duas obras de criação o agente é a Palavra de

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?. MARCOS 9,11 JOÃO BATISTA E ELIAS vivendopelapalavra.com Revisão e comentários: Helio Clemente Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Leia mais

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47 Marcas de uma igreja Viva Atos 2: 41-47 O propósito de Deus ao edificar sua igreja Livrar as pessoas do isolamento Prepara-las para usar os dons recebidos Prepara-las para viverem juntas por roda a eternidade

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. CAPÍTULO III QUINTA CARTA, À IGREJA DE SARDES 1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete

Leia mais

O CONCILIO DE JERUSALÉM

O CONCILIO DE JERUSALÉM O CONCILIO DE JERUSALÉM Lição 8 para 25 de agosto de 2018 A ampla aceitação do Evangelho por parte dos gentios gerou um problema para os judeus. Não deviam viver todos sob as mesmas regras? Porquê os judeus

Leia mais

O VALE DE SOMBRA E DE MORTE. William Soto Santiago Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016 El Salvador - El Salvador. Solicite Literaturas Gratuitamente:

O VALE DE SOMBRA E DE MORTE. William Soto Santiago Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016 El Salvador - El Salvador. Solicite Literaturas Gratuitamente: 12 Solicite Literaturas Gratuitamente: William Soto Santiago Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016 El Salvador - El Salvador CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO cder@mgconecta.com.br centroder@hotmail.com

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019

O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019 O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019 Apesar de serem fundamentais para o cristianismo, quando falamos de aula para o departamento infantil, as cartas são difíceis de elaborar uma lição, pois são conceitos

Leia mais

A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR. DEUS Atos 8,1-3

A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR. DEUS Atos 8,1-3 A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR DEUS Atos 8,1-3 E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos,

Leia mais

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares

1. Jó 2. Salmos 3. Proverbios 4. Eclesiastes 5. Cantares LEI HISTORICOS POÉTICOS PROFETAS MAIORES PROFETAS MENORES 1. Gênesis 2. Êxodo 3. Levítico 4. Números 5. Deut. 1. Josué 2. Juízes 3. Rute 4. I Sam 5. II Sam 6. I Reis 7. II Reis 8. I Cron. 9. II Cron. 10.

Leia mais

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5)

Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Escola Bíblica Dominical Lição 02 Deus se manifestando ao homem (1º Jo 1:1 5) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 12/04/2015 Roteiro da Aula Introdução; A Sua preexistência A Sua humanidade A Sua

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Calvino Institutas, Livro II: Com efeito é preciso notar que o título Cristo diz respeito a estes três ofícios, pois sabemos

Leia mais

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO

A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO 1 A FORMAÇÃO DO CANON DO NOVO TESTAMENTO Os vinte e sete livros do Novo Testamento provavelmente só foram preservados por se acharem em conexão com as coleções eclesiásticas, e não por terem sido copiados

Leia mais

Ouvido e compreendido

Ouvido e compreendido Ouvido e compreendido pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram

Leia mais

vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente

vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Lucas 22,20-22: Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós. Todavia, a

Leia mais

FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho.

FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho. III DOMINGO do TEMPO comum 26 de janeiro de 2014 FOI MORAR EM CAFARNAUM, PARA SE CUMPRIR O QUE FOI DITO PELO PROFETA ISAÍAS - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho. Mt 4,12-23 12 Ao saber que

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

Agenda. Cesaréia Cafarnaum Nazaré Rio Jordão

Agenda. Cesaréia Cafarnaum Nazaré Rio Jordão Agenda Cesaréia Cafarnaum Nazaré Rio Jordão Mar Dead Mediterrâneo Sea Fault System Ruins of Capernaum Mar Mediterrâneo Location of Capernum Satellite photo First Century Judea Sea of Galilee

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus Uma ordem, uma promessa Antes de subir aos céus, Jesus deu uma ordem e reiterou uma antiga promessa "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa

Leia mais

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus.

OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OTeremos um trimestre bíblico. Estudaremos a Epístola aos Hebreus. OA Carta aos Hebreus foi escrita para mostrar que Jesus Cristo é melhor, daí o título do trimestre: A supremacia de Cristo. www.portalebd.org.br

Leia mais

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão O livro dos Atos dos Apóstolos é a 2ªparte do Evangelho de São Lucas. Neste livro o autor apresenta a atividade dos apóstolos como uma grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo daquela

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Mateus Marcos Lucas João Mt

Leia mais

O apocalipse de João. Roteiro 21

O apocalipse de João. Roteiro 21 O apocalipse de João Roteiro 21 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEB EADE Livro I Módulo II Roteiro 21 O

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais