Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)"

Transcrição

1 APÓSTOLO PAULO

2 Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

3 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. (At 9:15,16)

4 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (II Tm 4:6-8)

5 O APÓSTOLO PAULO Há pouca informação a respeito dele, antes de aparecer como perseguidor da Igreja; Nasceu em Tarso, Síria, como cidadão romano, mas era judeu, da tribo de Benjamim e era fariseu; Chamava-se Saulo (nome judeu), mas adotou o nome de Paulo (nome romano) para identificar-se com os gentios, o seu alvo;

6 O APÓSTOLO PAULO Homem culto, não só na religião judaica, mas também em filosofias gregas e demais religiões pagãs; Sua família devia ter posses e influência em Jerusalém; Sua aparência pessoal não impressionava ninguém, segundo ele mesmo diz: 1Co 2:3 e 2 Co 10:10

7 PERSEGUIDOR DA IGREJA Recebeu autoridade do Sinédrio para perseguir, prender e torturar os cristãos, fazendo-os blasfemar o nome de Cristo; Estava presente na morte de Estêvão, o primeiro mártir.

8 A morte de Estêvão

9 COMO SE CONVERTEU A caminho de Damasco para prender cristãos, o Senhor lhe apareceu (de repente) e sua conversão foi imediata: Quem és tu, Senhor?.

10 PAULO, CRISTÃO Ficou cego, foi curado por milagre e foi batizado em Damasco; Passou a estudar a doutrina cristã e conviver com os discípulos do Senhor; Durante o tempo que esteve na Arábia, teve momentos de intimidade com o Senhor.

11 QUANDO COMEÇOU O TRABALHO NO MINISTÉRIO Voltou da Arábia e foi para Damasco, pregando o evangelho; Perseguido pelos judeus, foi para Jerusalém; Perseguido novamente, foi para Síria e Cilícia, ficando ali cerca de dez anos, pregando e ensinando o evangelho.

12 SUA IGREJA Era membro da Igreja de Antioquia, na Síria, submisso à liderança local; Sempre que voltava de suas viagens missionárias, reportava-se à Igreja de Antioquia.

13 ANTIOQUIA Antioquia foi o primeiro lugar onde os Cristãos começaram a fazer esforços para estender o evangelho a não judeus; Era a terceira maior cidade no Império Romano, com mais de habitantes, composta de muitos povos, incluindo gregos e judeus; A rua principal foi pavimentada com mármore e cercada por colunas;

14 ANTIOQUIA Foi construída próxima à costa do Mediterrâneo no que é hoje o sudeste da Turquia; Atualmente se chama Antakia, e tem cerca de habitantes; Foi lá que os seguidores de Jesus foram primeiramente chamados "Cristãos", que significa: Cristo pequeno.

15 VIAGENS MISSIONÁRIAS Separado pelo Espírito Santo, Paulo saiu com Barnabé para evangelizar as nações, abrindo Igrejas e fazendo discípulos; Fez três viagens missionárias.

16 VIAGENS MISSIONÁRIAS A primeira viagem foi curta, poucas cidades; A segunda viagem durou três anos (entre 49 e 52 d.c); A terceira viagem durou quatro anos (entre 53 e 57 d.c). Ficou três anos em Éfeso (provavelmente preso).

17

18

19

20

21 GEOPOLÍTICA Um só império: romano; Boas estradas; Governadores romanos nas principais cidades: ojerusalém, Antioquia, Alexandria, Éfeso, Damasco, Corinto, Atenas. Uma língua popular em todo o império: o grego.

22 AMBIENTE RELIGIOSO Liberdade de religião e de culto (desde que o imperador fosse adorado como um deus); Facilidade para pregação do evangelho, pela presença de colônias judaicas (e sinagogas) nas principais cidades.

23 PERIGO ÀS IGREJAS IMPLANTADAS Pela inexistência do Cânon Sagrado, as igrejas nascentes eram atacadas por: Heresias; Divisões; Práticas mundanas; Paganismo, imoralidade sexual; Judaismo.

24 COMPANHEIROS MAIS FIÉIS Barnabé; Silas(Silvano); Tito; Marcos; Timóteo; Lucas; Sóstenes; Onésimo

25 PRISÃO E MORTE DE PAULO Foi preso em Jerusalém ao final da terceira viagem, enviado para Cesaréia, ficando preso três anos; Enviado para Roma para ser julgado pelo imperador, a seu pedido.

26 SUA PRISÃO E MORTE Em Roma, mesmo em prisão domiciliar, pregou o evangelho e escreveu várias cartas; Paulo usava o tempo livre nas prisões para escrever às Igrejas; Solto, viajou e foi preso novamente, enviado a Roma e decapitado como cidadão romano no ano de 67 d.c.

27 Alguns dos martírios pelos quais Paulo passou Onze anos antes de morrer, ainda na sua terceira viagem, Paulo já tinha passado por: (II Co 11:23-28) Trabalho com as próprias mãos para sustentar-se; Prisões; Açoites sem medida; Perigos de morte.

28 MARTÍRIOS Açoites sob medida (quarenta menos um); Fustigamento com varas; Apedrejamento; Naufrágio; Voragem do mar; Jornadas a pé.

29 PERIGOS Perigos de rio; Perigos de salteadores; Perigos entre patrícios; Perigos entre gentios; Perigos nas cidades; Perigos no deserto; Perigos no mar; Perigos entre falsos irmãos.

30 FADIGAS Trabalhos e fadigas; Noites de vigílias; Fome e sede; Jejum; Frio e nudez; e, peso na alma pelo destino das Igrejas.

31 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. (II Tm 4:6,7)

O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019

O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019 O apóstolo Paulo 17 DE MARÇO DE 2019 Apesar de serem fundamentais para o cristianismo, quando falamos de aula para o departamento infantil, as cartas são difíceis de elaborar uma lição, pois são conceitos

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

Afastado da pregação pública durante vários anos, Paulo por fim podia pregar na capital do Império. O caminho até Roma esteve cheio de dificuldades,

Afastado da pregação pública durante vários anos, Paulo por fim podia pregar na capital do Império. O caminho até Roma esteve cheio de dificuldades, Lição 13 para 29 de setembro de 2018 Afastado da pregação pública durante vários anos, Paulo por fim podia pregar na capital do Império. O caminho até Roma esteve cheio de dificuldades, mas as circunstancias,

Leia mais

A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA. Romanos

A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA. Romanos A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA Rev. Valdinei A. Ferreira Rev. Valdinei Aparecido Ferreira Romanos 12.1-2 Romanos 12.1-2 E, promovendo-lhes, em cada encomendaram

Leia mais

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5 A igreja perseguida Quero contar para vocês a história do cristianismo. Creio que esta é uma prática do povo de Deus: ao longo dos anos, rememorar os grandes feitos de Deus. Alguém já disse apropriadamente

Leia mais

Cronologia de Paulo At 7.58 Paulo é chamado de jovem no apedrejamento de Estevão. Estima-se que tivesse 20 anos. At 9.1-25 Fica em Damasco muitos dias depois de convertido. Gálatas 1.17 Paulo vai para

Leia mais

LIÇÃO de junho a 01 de julho

LIÇÃO de junho a 01 de julho Paulo: apóstolo dos gentios 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: 'Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!'"

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR. DEUS Atos 8,1-3

A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR. DEUS Atos 8,1-3 A NOSSA VIDA CONDUZIDA POR DEUS Atos 8,1-3 E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos,

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e

Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

Antes de negar a seu Mestre, Jesus lhe havia dito a Pedro: quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lucas 22:32). Em cumprimento a esta ordem,

Antes de negar a seu Mestre, Jesus lhe havia dito a Pedro: quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lucas 22:32). Em cumprimento a esta ordem, Lição 6 para 11 de agosto de 2018 Antes de negar a seu Mestre, Jesus lhe havia dito a Pedro: quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lucas 22:32). Em cumprimento a esta ordem, Pedro recorreu diversos

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

TORRES INACABADAS: SERMÃO

TORRES INACABADAS: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU TORRES INACABADAS: SERMÃO Cachoeira 2006 TORRES INACABADAS: SERMÃO

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

A história de Jesus Vida e Ministério

A história de Jesus Vida e Ministério Tema A história de Jesus Vida e Ministério Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Introdução ao NOVO TESTAMENTO Nova Aliança > Veja Jesus em Lc.22:20 Aliança = Pode-se aceitar

Leia mais

Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho. Texto Base Gálatas

Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho. Texto Base Gálatas Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho Texto Base Gálatas 1.11-24 Introdução - No Domingo Passado falamos sobre: Dias de um falso Evangelho e pudemos refletir sobre as marcas do verdadeiro Evangelho! Mas,

Leia mais

PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS. Lição 1 para 1 de julho de 2017

PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS. Lição 1 para 1 de julho de 2017 PAULO: APÓSTOLO AOS GENTIOS Lição 1 para 1 de julho de 2017 Paulo, autor da epístola aos Gálatas, se descreve a si mesmo da seguinte forma: Todos os judeus sabem como tenho vivido desde pequeno, tanto

Leia mais

Lição 12 A TERCEIRA VIAGEM DE PAULO. Uma Vida Preciosa a Serviço de Deus

Lição 12 A TERCEIRA VIAGEM DE PAULO. Uma Vida Preciosa a Serviço de Deus Lição 12 A TERCEIRA VIAGEM DE PAULO Uma Vida Preciosa a Serviço de Deus Texto Bíblico: Atos 18.23-28.30 O que era verdade para Paulo pode ser verdade para nós, se aprendermos a desfrutar do rico relacionamento

Leia mais

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade.

Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade. Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

A História do Apóstolo Paulo: Quem foi Paulo de Tarso?

A História do Apóstolo Paulo: Quem foi Paulo de Tarso? A História do Apóstolo Paulo: Quem foi Paulo de Tarso? Paulo de Tarso, o apóstolo Paulo, sem dúvida é um dos personagens bíblicos mais conhecidos por todos os cristãos. Ele considerado como sendo o maior

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

Uma face em construção - Parte V Filhos que espelham a Igreja

Uma face em construção - Parte V Filhos que espelham a Igreja Uma face em construção - Parte V Filhos que espelham a Igreja 03.07.2016 1 Revisão de 26.06.2016 2 Igreja: Uma face em construção - Parte IV Filhos que espelham a Igreja - Pedro Descobrindo suas fraquezas

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) SÃO PEDRO: O PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) SÃO PEDRO: O PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS SÃO PEDRO: O PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS As três facetas: 1ª) Antes (pescador)/ Homem comum. 2ª) Durante (coração fraco). 3ª) Após (fervoroso). 1) INTRODUÇÃO: Simão, filho de João, nasceu em Betsaida, perto

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês

Leia mais

Tema: Um Novo Começo

Tema: Um Novo Começo Tema: Um Novo Começo Para essa aula você vai precisar: Cartaz com o princípio do dia / Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Venda para olhos e objeto para fazer a brincadeira da atividade 2 Texto

Leia mais

A caminho da Páscoa com São Paulo. Caderno Infância. Campanha da Quaresma Ir ao coração da Fé Diocese de Leiria-Fátima,

A caminho da Páscoa com São Paulo. Caderno Infância. Campanha da Quaresma Ir ao coração da Fé Diocese de Leiria-Fátima, Ir ao coração da Fé Diocese de Leiria-Fátima, 2008-2009 Campanha da Quaresma 2009 A caminho da Páscoa com São Paulo Serviço Diocesano de Catequese Seminário de Leiria, 2414-011 Leiria Telefone: 244 825

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

4º Trimestre de 2018: Viagens Missionárias de Paulo

4º Trimestre de 2018: Viagens Missionárias de Paulo LIÇÃO 01 Chamados por Deus Pesquise em sua Bíblia, revista e responda: 1) Local onde os judeus se reuniam para anunciar a Palavra de Deus: 2) Qual o nome da deusa que era adorada na cidade idólatra de

Leia mais

MoL5gjHPJY3diFIg/viewform?usp=sf_link

MoL5gjHPJY3diFIg/viewform?usp=sf_link De: Secretaria Nacional Pedagógica Para: Agrupamentos, Juntas de Núcleo e Juntas Regionais Assunto: Vamos Viver São Paulo Hoje! Circular: 18-50-SNP Data: 28-12-2018 Caros dirigentes e caminheiros/companheiros,

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL estação KIDS DE 02 A 08 DE DEZEMBRO DE 2018 ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

A mente de Cristo. A sua formação em nós 1 Co.2:1-16

A mente de Cristo. A sua formação em nós 1 Co.2:1-16 A mente de Cristo A mente de Cristo A sua formação em nós 1 Co.2:1-16 Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério

Leia mais

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10)

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) ROMANOS AULA 1 A REVELAÇÃO E A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS Professor: Vlademir Hernandes vlademir@ibcu.org.br 1 2 Objetivos do Curso Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) Conhecimento frutífero Capacitação

Leia mais

Presbítero David Silva

Presbítero David Silva Presbítero David Silva 25 Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 26 E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere

Leia mais

4. Icônio. Atos 14:1-7. Trabalhando por Israel. 5. Listra e Derbe. Atos 14:8-20. Trabalhando entre gentios.

4. Icônio. Atos 14:1-7. Trabalhando por Israel. 5. Listra e Derbe. Atos 14:8-20. Trabalhando entre gentios. Lição 7 para 18 de agosto de 2018 4. Icônio. Atos 14:1-7. Trabalhando por Israel. 5. Listra e Derbe. Atos 14:8-20. Trabalhando entre gentios. 1. Antioquia. Atos 13:1-3. Preparação para a viagem. 3. Antioquia

Leia mais

Lição 15. Saulo encontra Jesus

Lição 15. Saulo encontra Jesus Lição 15. Saulo encontra Jesus Texto bíblico: Atos 9.1-19 Versículo para memorizar: Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser

Leia mais

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão

Há quatro pontos importantes nesse livro: o primeiro anúncio, a catequese, a vida das comunidade e a missão O livro dos Atos dos Apóstolos é a 2ªparte do Evangelho de São Lucas. Neste livro o autor apresenta a atividade dos apóstolos como uma grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo daquela

Leia mais

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1- Tudo posso naquele que

Leia mais

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E PALAVRA DA CÉLULA O EVANGELHO É O PODER DE DEUS Rm 1:16 17 METROPOLITANA Vivemos num mundo em que se valoriza muito o poder. É poder econômico, social, polí co, religioso, mental e por vai... Parece que

Leia mais

A EVANGELIZAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO

A EVANGELIZAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO A EVANGELIZAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO Os primeiros séculos: A grande expansão veio com a geração pós Pentecostes. A destruição de Jerusalém, a língua comum, a associação com o judaísmo e as sinagogas e a expansão

Leia mais

LIÇÃO 01 A descida do Espírito Santo

LIÇÃO 01 A descida do Espírito Santo LIÇÃO 01 A descida do Espírito Santo Mostre que você é estudioso da Palavra de Deus e responda: a) Quantas semanas após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos estavam em oração? b) Através de uma

Leia mais

metanoia (meta + nou)

metanoia (meta + nou) Marcos 1.14-15 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus. O tempo é chegado, dizia ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!

Leia mais

O Evangelho não pode ser parado

O Evangelho não pode ser parado Sobre o fim de Atos Então Agripa disse a Paulo: "Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão? " Paulo respondeu: "Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos

Leia mais

A dependência do Espírito Santo. Lucas 11:9-13

A dependência do Espírito Santo. Lucas 11:9-13 A dependência do Espírito Santo Lucas 11:9-13 Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra;

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269 SUMÁRIO Revisão 7 126. A ressurreição: As dez aparições 9 127. Evidências da ressurreição (1) 19 128. Evidências da ressurreição (2) 29 129. Ressurreição, ascensão e exaltação 37 130. Os acontecimentos

Leia mais

Por que participar de um GC?

Por que participar de um GC? Por que participar de um GC? Por que participar de um GC? Texto básico Salmos 133 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 7 1 7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE F. O JEJUM (Mateus 6:16-18) 1. Jejuar = abster-se de comida e bebida. 2. A frequência do jejum pelos judeus: a. Sob a lei mosaica se exigia o jejum UMA VEZ por ano

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia Online para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por Edward Hughes Ilustrado por Janie Forest and Lazarus Adaptado por Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Marcos Ano litúrgico B 1 Evangelho de São Marcos Ano litúrgico B 2 O mais antigo O Evangelho de São Marcos é o segundo dos quatro evangelhos do Novo Testamento e um dos três chamados de sinópticos, junto com o Evangelho de São

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito!

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos Sepere um momento no início da aula para ouvir atentamente

Leia mais

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO O EVANGELHO DE JESUS CRISTO Segundo: MARCOS, MATEUS, LUCAS e JOÃO Mateus - Levi > Uma testemunha ocular - Escrito para os judeus, usa referências do A.T para demonstrar que Jesus é o cumprimento das

Leia mais

Introdução a Carta de Tiago

Introdução a Carta de Tiago Introdução a Carta de Tiago Tiago é uma carta prática É conhecida com literatura de Sabedoria Manual prático da religião Guia prático para a vida e a conduta cristã Objetivo da Aula A- O autor da Carta

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS INTRODUÇAO At 16.6-40 1- O PROGRAMA MISSIONÁRIO DA IGREJA PRECISA SER CONDUZIDO POR DEUS. 2- A PORTA QUE DEUS ABRE NEM SEMPRE NOS CONDUZ PELO CAMINHO

Leia mais

O CONCILIO DE JERUSALÉM

O CONCILIO DE JERUSALÉM O CONCILIO DE JERUSALÉM Lição 8 para 25 de agosto de 2018 A ampla aceitação do Evangelho por parte dos gentios gerou um problema para os judeus. Não deviam viver todos sob as mesmas regras? Porquê os judeus

Leia mais

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM XXX DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. «A oração do humilde penetra as nuvens» Leitura do Livro de Ben-Sirá Sir 35, 15b-17.20-22a (gr. 12-14.16-18) O Senhor é um juiz que não faz acepção de pessoas.

Leia mais

O apocalipse de João. Roteiro 21

O apocalipse de João. Roteiro 21 O apocalipse de João Roteiro 21 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEB EADE Livro I Módulo II Roteiro 21 O

Leia mais

1 - VIDA DE SÃO PAULO

1 - VIDA DE SÃO PAULO 1 - VIDA DE SÃO PAULO Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios nasceu na cidade de Tarso, entre os anos 15 e 5 a.c. De acordo com os costumes da sua época, tinha como nomes: Saulo para o mundo judeu e Paulo

Leia mais

GUIA DE ESTUDO. Você pode vivenciar este guia em um único encontro ou usar mais de um encontro para aprofundar a reflexão.

GUIA DE ESTUDO. Você pode vivenciar este guia em um único encontro ou usar mais de um encontro para aprofundar a reflexão. ATUALIZADO EM 07 DE MARÇO DE 2018 1 GUIA DE ESTUDO Esse guia de estudo é uma sugestão para você aprofundar no seu GR ou GL a experiência vivida ao assistir o filme. Você terá alguns clips do filme para

Leia mais

2. POR QUE FOI ESCRITO O EVANGELHO?

2. POR QUE FOI ESCRITO O EVANGELHO? 2. POR QUE FOI ESCRITO O EVANGELHO? O objetivo do evangelho está bem claro na sua primeira conclusão: "Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CF. Curso - História da Igreja.

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CF. Curso - História da Igreja. PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - CF Curso - História da Igreja. Por:Padre Rafael Santana Uma Igreja missionária e perseguida a partir de Nero. Os primeiros escritos e o martírio de Pedro e Paulo.

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

a) Muitos pastores que reconhecem a importância da plantação de novas igrejas nunca incentivaram significativamente suas comunidades nesta direção?

a) Muitos pastores que reconhecem a importância da plantação de novas igrejas nunca incentivaram significativamente suas comunidades nesta direção? Renato Camargo a) Muitos pastores que reconhecem a importância da plantação de novas igrejas nunca incentivaram significativamente suas comunidades nesta direção? b) Muitas igrejas consolidadas não se

Leia mais

A IGREJA HOJE: PROPÓSITO E VALOR

A IGREJA HOJE: PROPÓSITO E VALOR A IGREJA HOJE: PROPÓSITO E VALOR Aula VII: A Igreja como Corpo de Cristo experimenta o crescimento que vem de Deus tanto individualmente como coletivamente. Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...

Sumário. O propósito de Atos A obra missionária é a prioridade da igreja O Espírito Santo é o executivo da obra missionária... Sumário O propósito de Atos...17 Primeiro princípio A obra missionária é a prioridade da igreja...31 Segundo princípio O Espírito Santo é o executivo da obra missionária...39 Terceiro princípio A oração

Leia mais

Tema: Pedras e Perdas

Tema: Pedras e Perdas Tema: Pedras e Perdas Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Uma figura da porta de Jerusalém para montar um painel com sugestões Texto Bíblico: Atos 7. 54-60 Versículo

Leia mais

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? Promessas A igreja movida pelo Espírito Desafios da igreja Vejo o céu aberto 28 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR ATOS 1 12? 9 1. Promessas 11 Atos 1.1-26 2. A igreja movida pelo Espírito 17 Atos 2.1 4.4 3. Desafios da igreja 23 Atos 4.5 5.42 4. Vejo o céu aberto 28 Atos 6.1 7.60

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5)

O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5) O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5) Introdução: Cemitério de Avião Você como um avião enferrujado Nós como juventude enfatizamos o seu chamado Se você estiver enferrujado, Deus pode te usar hoje para ser

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático NOVO TESTAMENTO Planejamento 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático Introdução Fatores que favoreceram ao Ministério de Jesus Língua e cultura globalizadas

Leia mais

Chamados para ser testemunhas. Série: 2000 Years later

Chamados para ser testemunhas. Série: 2000 Years later Chamados para ser testemunhas Série: 2000 Years later A CONTINUAÇÃO Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que

Leia mais

Roteiro 12 Conversão e missão de Paulo de Tarso

Roteiro 12 Conversão e missão de Paulo de Tarso Roteiro 12 Conversão e missão de Paulo de Tarso FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Elaborar breve

Leia mais

Atos dos apóstolos (1)

Atos dos apóstolos (1) Atos dos apóstolos (1) Roteiro 19 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivo Identificar os principais ensinamentos

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

4. Samotracia, Neápolis e Filipos. Atos 16: Novos conversos.

4. Samotracia, Neápolis e Filipos. Atos 16: Novos conversos. Lição 9 para 1 de setembro de 2018 4. Samotracia, Neápolis e Filipos. Atos 16:11-40. Novos conversos. 5. Tessalônica e Bereia. Atos 17:1-15. Esquadrinhando as Escrituras. 1. Síria y Cilicia. Atos 15:36-41.

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e

https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e https://www.youtube.com/watch?v=edaaux8jq2e É impossível dizer quão longe alguém pode ir com o apoio e encorajamento de sua mãe A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo William Ross Wallace,

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) ATOS At Quem escreveu: Lucas

Leia mais

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus Uma ordem, uma promessa Antes de subir aos céus, Jesus deu uma ordem e reiterou uma antiga promessa "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa

Leia mais

Um sonho de liberdade 1 Tess 1:2-3

Um sonho de liberdade 1 Tess 1:2-3 1 Um sonho de liberdade 1 Tess 1:2-3 Introdução: O cineasta Jorge Furtado escreveu: Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. Todos queremos

Leia mais

Quando sou Forte. Egmon Pereira. 24 de Abril de Igreja Presbiteriana do Brasil. Logo

Quando sou Forte. Egmon Pereira. 24 de Abril de Igreja Presbiteriana do Brasil. Logo Igreja Presbiteriana do Brasil 24 de Abril de 2016 Apóstolo Paulo Fariseu Apóstolo Paulo Fariseu Cidação Romano Apóstolo Paulo Fariseu Cidação Romano Da Tribo de Benjamim Apóstolo Paulo Fariseu Cidação

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais