ESTUDO DA HIGIENIZAÇÃO BUCAL E DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM BEBÊS INCIDÊNCIA DA CÁRIE DE PRECOCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTUDO DA HIGIENIZAÇÃO BUCAL E DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM BEBÊS INCIDÊNCIA DA CÁRIE DE PRECOCE"

Transcrição

1 ESTUDO DA HIGIENIZAÇÃO BUCAL E DOS HÁBITOS ALIMENTARES EM BEBÊS INCIDÊNCIA DA CÁRIE DE PRECOCE ANDRÉIA KNOB CAMILA SENTINELO BOAMORTE LIGIA MARINA CONRADO MAIBUK * MARCO ANTÔNIO BATISTA CARVALHO * Acadêmica do 3º ano de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Residente na rua Vicente Machado, Nº393 Cascavel-PR. Telefone: / ligiamarinam@bol.com.br

2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO UMA DESCRIÇÃO DO PERCURSO METODOLÓGICO RESULTADOS CONCLUSÃO...13 BIBLIOGRAFIA...14 ANEXOS...15

3 RESUMO A Cárie de Acometimento Precoce afeta crianças de baixa idade que se utilizam frequentemente e por longos períodos de tempo de mamadeiras contendo líquidos açucarados. Devido à sua grande incidência e difícil tratamento, realizou-se este estudo para analisar a periodicidade dos hábitos alimentares dos bebês que são prejudiciais à saúde bucal e constatar a frequência da higienização bucal que os pais realizam em seus filhos. Os dados foram coletados através de questionários dotados de cinco questões, em múltipla escolha, aplicados em uma amostra aleatória de 80 pais de bebês frequentadores de creches da rede municipal e de creches particulares de Cascavel-PR. Os resultados obtidos nas creches particulares evidenciam que 42,5% dos pais realizam a higienização bucal nos seus filhos; 42,7% nunca adicionam açúcar nas mamadeiras e somente 30% dos pais apresentam bebês que não mamam para dormir e não dormem mamando. Nas creches municipais, 62,5% dos pais realizam a higienização; 55% sempre coloca algum tipo de açúcar nas mamadeiras e 70% dos pais possuem bebês que mamam para dormir ou dormem mamando. Sendo assim, estende-se aos profissionais de odontologia e aos pediatras, a importância de adotar uma postura preventiva e educativa para melhorar a saúde bucal da população. Palavras-chave: bebês, cárie precoce, hábitos alimentares, higienização bucal.

4 1 INTRODUÇÃO De acordo com a literatura, a cárie de acometimento precoce (CAP), anteriormente chamada de cárie de mamadeira ou de amamentação, é um problema presente no mundo inteiro e que afeta crianças de baixa idade, que se utilizam freqüentemente e por longos períodos de tempo de mamadeiras contendo líquidos açucarados. A cárie de uma maneira em geral, incluindo a cárie precoce, é a resultante da interação de três variáveis: microorganismos patogênicos (Streptococcus do grupo mutans) presentes na cavidade bucal, hospedeiro susceptível (dentes) e carboidratos fermentáveis, durante um certo período de tempo. O próprio leite materno poderá provocar o aparecimento da síndrome se o aleitamento, mesmo sendo feito no seio da mãe, for freqüentemente e prolongado. Há mães que adormecem com o filho mamando e isto se prolonga por algumas horas ou a mãe permite que a criança adormecida fique mamando em seu seio por longo período de tempo. No aleitamento prolongado, na mamadeira ou no seio, o que acontece é que quando a criança dorme sua secreção salivar diminui muito, o que impede a auto limpeza da boca. O leite fica banhando os dentes por longos períodos provocando sua descalcificação. Há crianças que têm a sua disposição quase o dia todo as mamadeiras contendo chás, sucos de frutas ou outros líquidos açucarados que, pelo fato de estarem em contato constante com os dentes, também provocarão sua descalcificação. De acordo com Ripa: O leite não deve ser considerado o único substrato orgânico para a fermentação bacteriana, devendo outros líquidos, como suco de frutas (que contem frutose e são naturalmente ácidos) e bebidas carbonatadas (com sacarose e baixo PH) ser levados em consideração e evitados, uma vez que existe uma correlação entre seu alto consumo e o desenvolvimento de lesões cariosas. (Ripa, apud Ramos & Maia, 1999, p ).

5 O uso freqüente de adoçantes na chupeta e na mamadeira como o açúcar, mel e chocolate também provocam o aparecimento desse tipo de cárie. Moraes (1999) 1 esclarece que a ingestão de medicamentos que provocam a diminuição do fluxo salivar como: descongestionantes, anti-alérgicos, ansiolíticos, antihipertensivos, antiparkisonianos, anticolinérgicos e diuréticos, contribui para o agravamento da enfermidade. Embora ainda existam outros fatores (nascimento prematuro, doenças sistêmicas, contato prévio com o fluoreto) que possam estar envolvidos com a iniciação e a progressão da cárie em crianças pequenas, o hábito de amamentação noturna se apresenta como o principal agente relacionado à evolução dos distúrbio. Moraes (Ibidem) comenta que Skinner constatou hipoplasias (formação deficiente) de esmalte em crianças que tiveram deficiência de cálcio durante a gestação ou em seu desenvolvimento após o parto e que podem ser determinantes de cárie precoce. Fatores contribuitórios como hereditariedade e dieta também devem ser considerados na progressão da doença. Crianças que dormem pouco ou que dormem mal são freqüentemente alimentadas várias vezes durante a noite estando portanto mais predispostas ao aparecimento das cáries. Se além de tudo isso a criança ainda possui uma higiene oral pobre e uma dieta inadequada, o desastre é total. Nesse caso, imediatamente, parece que os dentes da frente do arco superior- incisivos superiores - começam a se desmanchar, logo que aparecem na boca. Os dentes se tornam muito frágeis, esburacados e cheios de resíduos. À medida que o tempo passa e os novos dentes vão aparecendo, a cárie vai tomando conta de todos. São os mais afetados os dentes superiores anteriores, primeiros molares superiores e caninos inferiores. Apenas os dentes da frente do arco inferior ou incisivos inferiores são preservados pela proteção da língua, que impede que os líquidos banhem também estes dentes quando a criança faz sucção. Já nos casos de adoçantes na chupeta, os incisivos inferiores não ficam protegidos. 1 Disponível no site:

6 O tratamento destas crianças é sempre muito difícil pois envolve crianças de pouca idade, até mais ou menos 4 anos. Ele depende da extensão das lesões, da idade, do nível comportamental da criança e do grau de cooperação dos pais, levando-se em consideração o fator causal do distúrbio na tentativa de sua identificação e eliminação. Se nada for feito até os quatro ou cinco anos, a criança fica com todos os seus dentes completamente deteriorados. Em qualquer dos casos, o esclarecimento de uma boa dieta adequada é sempre o mais importante. Uma boa colaboração é o auxilio dos pediatras e nutricionistas para que alertem as mães a procurarem estar cientes de que forma é feita a alimentação da criança. Para Johsen (Apud Ramos & Maia, 1999, p ), os pediatras podem exercer um importante papel, tanto direta quanto indiretamente na prevenção da cárie, uma vez que são capazes de promover precocemente o aconselhamento materno quanto às práticas alimentares de seus filhos, evitando assim o surgimento da cárie precoce. A partir disso, observa-se a importância de ser realizado um estudo sobre alguns fatores que predispõe a cárie precoce devido a sua grande incidência e difícil tratamento e também de um esclarecimento aos pais sobre a enfermidade e sua prevenção, já que os pediatras, que são os primeiros profissionais da área de saúde a terem contato com a criança e com os pais, muitas vezes não estão passando estas importantes orientações da higienização bucal. Machado & Medeiros observaram que cerca da metade dos médicos questionados em seu estudo ignoravam o fato de a cárie ser uma das doenças crônicas mais prevalentes na população. Em acréscimo, 58% desses profissionais consideraram o exame das cavidades bucal de exclusiva responsabilidade do odontopediatra, informação esta totalmente contrária ao bom senso, pois a maioria das crianças brasileiras pequenas fazem freqüentes visitas ao pediatra e, em contrapartida, não têm acesso ao odontopediatra.(apud Ramos & Maia, 1999, p ). Com esse pano de fundo nosso trabalho teve por objetivo fazer uma análise de como os pais e mães se comportam diante à higienização bucal de seus filhos como também a freqüência de hábitos alimentares dos bebês que são prejudiciais à saúde bucal dos mesmos.

7 Intencionou-se também em uma etapa de cunho social, passar aos pais informações sobre a Cárie Precoce e algumas orientações de como zelar melhor pela saúde bucal de seus filhos.

8 2 UMA DESCRIÇÃO DO PERCURSO METODOLÓGICO Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a Cárie Precoce para obtermos subsídios que colaboraram para o estudo proposto e que foram aproveitados nas discussões posteriores. A delimitação da área de abrangência do trabalho circunscreveu à cidade de Cascavel - PR. Foi estabelecida uma amostra de 80 pais de bebês, estes freqüentadores de creches da rede municipal de ensino e creches particulares. A escolha dos sujeitos da amostra foi aleatória, contemplando assim diferentes extratos no que se refere a faixa etária dos pais, sexo, grau de instrução, classe social, etc. Reiteramos que a única condição imposta pela pesquisa exigia que os sujeitos fossem responsáveis por bebês de 0 a 36 meses. Os dados foram coletados através de um instrumento, composto por 5 questões referentes aos hábitos alimentares dos bebês, bem como informações sobre a higiene bucal dos mesmos 2. Estes dados resultaram na montagem de gráficos que expressam os resultados obtidos pela pesquisa, possibilitando assim uma análise qualitativa do fenômeno observado. Vale destacar que durante a execução da pesquisa, foram entregues aos pais informações sobre a cárie precoce, como também o procedimento correto para a realização de uma boa higienização bucal nos bebês. 2 Ver questionário em anexo.

9 3. RESULTADOS Os resultados deste trabalho evidenciaram que, em se tratando da higienização bucal que os pais realizam em seus filhos, o número de pessoas que sempre realizam a higienização foi maior nas creches municipais; ou seja, 62,5% dos pais entrevistados nas creches municipais afirmaram que sempre realizam a higienização, enquanto que nas creches particulares, o índice encontrado foi de 42.5%. Mas, deve-se verificar que a maioria dos bebês das creches municipais encontram-se na faixa etária de 24 a 36 meses e a maioria dos bebês das creches particulares encontram-se na faixa de 12 a 24 meses e, pode-se perceber que a higiene bucal torna-se um hábito mais constante quando a criança se apresenta com uma maior faixa etária. Dificilmente chega aos pais a informação da necessidade de realizar-se uma higienização bucal nos bebês que ainda não possuem dentição, ou nos que ainda se encontram com a dentição incompleta. Em um estudo, Casaredo & Sicorsky 3, encontraram que uma alta freqüência de ingestão de alimentos associada com a falta de higiene bucal são fatores preponderantes no aparecimento de cárie em crianças, mesmo em regiões com flúor na água de abastecimento. Como a falta de higiene bucal apresenta-se como um fator preponderante no aparecimento da enfermidade, seria mais lícito se o número de pais que sempre realizam a higienização bucal nos seus filhos se encontrasse em maiores porcentagens. Nas creches particulares, 42,5% dos pais afirmaram que nunca realizam a higienização bucal nos seus filhos, sendo que nas creches municipais o índice encontrado foi de apenas 20%. Esse número mostrou-se bastante elevado se for levado em consideração que estas são pessoas que possuem uma melhor situação socio-econômica e um considerável acesso as informações. Os resultados obtidos nas creches municipais e particulares juntos revelam um percentual de 52,5% de pais 3 Disponível no site:

10 que realizam a higiene bucal em seus bebês, sendo a faixa etária mais prevalente a de 24 a 36 meses. Os dados coletados mostram que o número de bebês que apresentam hábitos alimentares prejudicais encontra-se bastante significativo. Apenas 30% dos bebês das creches municipais como também 30% do bebês das creches particulares não apresentavam o hábito de mamar para dormir nem o hábito de dormirem mamando. Autores como Calache 4 relacionam o aparecimento deste tipo de cárie (cárie precoce) ao período prolongado do hábito de amamentação noturna.. Já está comprovado na literatura que há uma relação direta entre o uso da mamadeira e o aparecimento de lesões de cárie, principalmente quando as crianças são colocadas para dormir com a mamadeira e parece existir uma forte associação na utilização de produtos com açúcar na mamadeira. Quando se foi perguntado aos pais se eles colocam algum tipo de açúcar na mamadeira, a grande maioria dos pais entrevistados nas creches municipais, 55%, responderam que sempre, enquanto que nas creches particulares a maioria dos respondentes, 47,5%, afirmaram que nunca colocam algum tipo de açúcar na mamadeira. Esse comportamento pode ser melhor compreendido observando-se que os respondentes das creches particulares encontram-se mais instruídos sobre os malefícios que o açúcar pode causar na cavidade bucal, pois para as pessoas com melhores condições econômicas, desde cedo é passado a imagem do açúcar como um vilão para a saúde de nossos dentes. Moraes (Ibidem) comenta que o pesquisador Dilley em amostra de 75 crianças com idade média de 36,8 meses com cárie rampante, em aleitamento materno e mamadeira, verificou que 36% das crianças comiam grande quantidade de doces e 59% bebiam grande quantidade de líquidos doces. 4 Disponível no site:

11 Fazendo uma análise dos resultados obtidos nas creches em geral, a porcentagem de pais que colocam açúcar na mamadeira e o percentual dos que não colocam, se encontram equivalentes, os dois girando em torno de 40%. Nas creches municipais, o leite de vaca industrializado aparece na proporção de 90%. Já nas creches particulares a porcentagem constatada foi de 80%. Esses percentuais mostram-se satisfatórios se ao leite bovino não for acrescentado nenhum tipo de açúcar. Para Ripa: O leite bovino contém altas concentrações de cálcio e fósforo, estes podem estar ligados a alguma molécula ou estar livres (sob a forma iônica), podendo contribuir para a remineralização do esmalte. Além disso, seu grande conteúdo proteico, em especial a presença de caseína (fosfoproteína) pode reduzir a dissolução do esmalte. (Apud Ramos & Maia, 1999, p ). Entretanto, segundo a bibliografia ao comparar-se clinicamente o efeito do leite materno e bovino, observou-se que as lesões originárias de aleitamento materno exclusivo e em baixa freqüência eram menos extensas e graves do que aquelas originadas do uso de mamadeira e outros hábitos inadequados. Contudo, ao compararse clinicamente os efeitos do leite materno e bovino no desenvolvimento de cárie, observa-se que, embora o leite materno contenha mais lactose (que por si só o tornaria mais cariogênico), na prática sua cariogênicidade é menor que a do leite bovino, fato que pode ser explicado considerando-se que ao leite bovino é adicionado alto conteúdo de sacarose, o que eleva seu potencial cariogênico. Além da gravidade, os diferentes tipos de amamentação propiciam diferentes prevalências de cárie, sendo que a associação de leite materno e mamadeira noturna representa mais possibilidade de gerar cárie dentária, e está possibilidade está acima de 80%. A opção do leite de vaca não industrializado aparece só nas creches municipais e com uma porcentagem de 5%. Isso pode ser decorrente da situação financeira em que se encontram as famílias que possuem seus filhos nas creches da rede municipal de ensino. O leite materno aparece com um percentual de 2,5% nas creches municipais. Neste caso, deve-se levar em consideração a faixa etária da maioria das crianças, ou seja, 24 a 36 meses e também

12 que os bebês geralmente deixam de mamar no seio da mãe muito precocemente, muitas vezes por indisponibilidade da mãe, que se vê obrigada a trabalhar para garantir o sustento da família. Já nas creches particulares a proporção de crianças que se alimentam de leite materno é de 20%. Muitos dos entrevistados não souberam relatar qual o tipo de leite de vaca industrializado que é utilizado na alimentação dos seus bebês. Tal fato leva a concluir que esses respondentes não levam em conta o teor de gordura que os leites apresentam, restringem-se apenas a valores monetários pois, pode-se observar uma variação de preço entre os tipos A, B e C.

13 4. CONCLUSÃO O melhor controle da cárie de mamadeira é a educação e a melhor estratégia para preveni-la é conscientizar os futuros e novos pais quanto às características da doença, com a implantação de programas orientados sobre educação e prevenção. Moraes (Ibidem) exemplifica que nos pacientes da Bebê-Clínica da UEL, onde o tratamento precoce é realizado antes do 1º ano de vida através da eliminação e/ou controle dos fatores de risco detectáveis, a prevalência deste tipo de cárie é próxima de zero. A prevenção da cárie de mamadeira está baseada no aconselhamento dos pais e/ou responsáveis, modificação do aleitamento noturno, da diluição gradativa do leite, como também do uso diário do flúor em baixa concentração (NaF 0,02%), além da limpeza mecânica das superfícies dentais. Assim, ao cloncluirmos este trabalho evidenciamos que é mister uma maior conscientização por parte dos pais que pode ser obtida através de campanhas de prevenção da cárie precoce, principalmente em populações mais humildes onde os serviços de saúde são praticamente inacessíveis. Deve-se salientar a importância da higienização bucal ser realizada antes mesmo da erupção dos primeiros dentes na cavidade bucal, pois a melhor forma de diminuir a incidência da cárie precoce é a prevenção. Seria de suma importância a realização de atividades sociais por parte de acadêmicos e profissionais da área de odontologia, ilustrando à população a necessidade da realização da higiene bucal, bem como a reavaliação dos hábitos alimentares dos bebês. A idade de 0 a 3 anos, em evidência neste estudo, é fundamental para o condicionamento da criança em relação a ter uma alimentação saudável e hábitos de higiene oral adequados. Daí os pais serem tão importantes quanto os profissionais da área de saúde na educação de seus filhos, uma vez que são os pais, e em especial a mãe que amamenta, que influenciam mais na educação em saúde da criança.

14 BIBLIOGRAFIA CASARDO, M; SICORKY, A. Cáries de biberón. Rev. Asoc. Odontol. Argent., Buenos Aires, v.81, n..1, p.28-30, Fev./Mar., KÖHLER, L; HOLST, K. Dental health of four year old children. Pediate, Dent., Chicago, v.62, n.3, p , May, MORAES, Eduarda Mendes Ferreira de. Aleitamento Materno e Saúde Bucal, Disponível em: < Acesso em: 20. jan OLIVEIRA, José Márcio Lenzi de. Prevalência de Cárie de Mamadeira em crianças de 13 a 48 meses de idade na cidade de Florianópolis- Santa Catarina. Disponível em: Acesso em: 04. Fev PICCOLO, Marli Pugliese; GARCIA, Glaucia Macedo Ruiz. Cárie de Mamadeira. Disponível em: m. Acesso em: 04. fev.2002 RAMOS, Bárbara de Carvalho; MAIA, Lucianne Cople. Cárie Tipo Mamadeira e a Promoção da Saúde em Crianças de 0 a 4 Anos. REV ODONTOL UNIV SÃO PAULO, v.13, n.3, p , jul/set Cárie Precoce. Capturado em 5 set Online. Disponível na Internet

15 ANEXOS Anexo I Idade do bebê: [ ] 0 à 12 meses [ ] 13 à 24 meses [ ] 25 à 36 meses Você realiza alguma higienização bucal em seu filho antes Dele dormir? [ ] às vezes [ ] sempre [ ] nunca Seu bebê apresenta os seguintes hábitos: [ ] mama para dormir [ ] dorme mamando [ ] não mama para dormir nem dorme mamando Você costuma colocar algum tipo de açúcar na mamadeira? Ex: achocolatados, mel, açúcar... [ ] às vezes [ ] sempre [ ] nunca Qual o leite usado na amamentação do seu filho? [ ] leite materno [ ] leite de vaca industrializado [ ] outros [ ] leite natural tipo [ ] A [ ] B [ ] C

16 Anexo II CUIDE DA SAÚDE BUCAL DE SEU BEBÊ A cárie precoce afeta crianças de baixa idade que se utilizam freqüentemente de mamadeiras contendo líquidos açucarados, principalmente a noite e antes de dormir. O uso freqüente de adoçantes na chupeta e na mamadeira como: açúcar, mel e chocolate, provocam o aparecimento deste tipo de cárie. Após cada refeição ou mamada, deve ser feita uma completa higienização bucal em seu filho. Veja como proceder: - Você pode utilizar uma fralda, onde, umedecida em uma solução preparada à base de uma colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes, bem misturada com três colheres de sopa de água fervida ou filtrada. Esfregue delicadamente nos dentes e por dentro da boca, inclusive a língua. Esse procedimento evitará o acúmulo de alimentos, bem como a cárie de mamadeira e outros problemas nos dentes de seu filho. A cárie, além de causar dor e inflamação, também inibe sua alimentação. Se a criança permitir, prossiga direto com a escovação. Esta é uma dica que pode evitar vários problemas nos dentes de seu filho, como a cárie, por exemplo. Mandamentos da saúde da boca do bebê: 1- Higiene da boca é saúde. 2- Quanto antes você cuidar dos dentes do seu bebê, menos cárie ele terá. 3- Dente limpo não dá cárie. 4- O hábito da limpeza da boca de sue filho deve começar enquanto ele é bebê. 5- Limpe a boca de seu bebê após tomar xarope (remédio líquido). 6- Evite contaminação, não ponha a colher e chupeta do bebê na boca. 7- Evite assoprar a comida do bebê para evitar contaminação. 8- Chupeta no chão, lave com água e sabão. 9- Dormir sem limpar a boca estraga os dentes. 10- Menos doce menos cárie. 11- Doces e refrigerantes viciam. Não vicie seu bebê. 12- Não dê ao bebê doces e refrigerantes entre as refeições. 13- Mel também é doce. Evite colocar na chupeta e na mamadeira de seu bebê. O mel provoca cárie. 14- O flúor é uma arma contra a cárie. Só use de acordo com a orientação correta. 15- Dente de leite também dói. Cuide bem deles. Evite que seu bebê durma mamando, mame dormindo, mame pra dormir mame de madrugada!

17

Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê

Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê Cirurgiã-Dentista CROSP 52214 Mamãe Você pode muito para influenciar positivamente a saúde e o bem-estar do seu filho! A gestação é um período muito importante para

Leia mais

VEJA COMO A CÁRIE É FORMADA

VEJA COMO A CÁRIE É FORMADA VEJA COMO A CÁRIE É FORMADA E AJUDE A PREVENÍ-LA Sua dieta e seus hábitos de saúde bucal podem fazer uma grande diferença A RELAÇÃO ENTRE OS DENTES, BACTÉRIAS E OS ÁCIDOS DO AÇÚCAR Esses fatores desencadeiam

Leia mais

RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA

RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA Residência Pediátrica 2012;2(2):12-9. RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA Use of fluoride toothpaste by preschoolers: what pediatricians should know? ; Ana Paula Pires dos Santos pré-escolar. Resumo Resultados e conclusões:

Leia mais

Placa bacteriana espessa

Placa bacteriana espessa A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL A saúde bucal é importante porque a maioria das doenças e a própria saúde começam pela boca. Por exemplo, se você não se alimenta bem, não conseguirá ter uma boa saúde bucal,

Leia mais

"UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria?

UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO.O que é a Odontopediatria? "UMA BOCA SAUDÁVEL NA IDADE ADULTA DEPENDE DOS CUIDADOS QUE FOREM MANTIDOS DESDE O BERÇO".O que é a Odontopediatria? A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que oferece aos bebés,

Leia mais

DISCIPLINA ESTUDOS PREVENTIVOS EM CARIOLOGIA TEMA:

DISCIPLINA ESTUDOS PREVENTIVOS EM CARIOLOGIA TEMA: DISCIPLINA ESTUDOS PREVENTIVOS EM CARIOLOGIA TEMA: Métodos de prevenção da cárie dentária - estratégias coletivas, no contexto da promoção da saúde bucal Profa. Dra. Eliete Rodrigues de Almeida Profa.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO FLÁVIA PEDREIRA CIRURGIÃ DENTISTA DO HOSPITAL E MATERNIDADE PÚBLICA DONA REGINA 20 DE FEVEREIRO DE 2014 Se pretendermos que as crianças tenham uma qualidade

Leia mais

Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EMEB JOÃO MARIA GONZAGA DE LACERDA

Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EMEB JOÃO MARIA GONZAGA DE LACERDA Título: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA EMEB JOÃO MARIA GONZAGA DE LACERDA Autores: Ana Cláudia Morandini Sanchez, CD Serviço de saúde: Unidade de Saúde da Família VILA ANA Palavras-chaves: cárie dentária,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAVALCANTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROJETO ALEITAMENTO MATERNO APRESENTAÇÃO O aleitamento materno exclusivo (AME) é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido,

Leia mais

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL

Cuidados profissionais para a higiene bucal HIGIENE BUCAL HIGIENE BUCAL A Higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é

Leia mais

CÁRIE DENTÁRIA: CONSCIENTIZANDO ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA- RS

CÁRIE DENTÁRIA: CONSCIENTIZANDO ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA- RS CÁRIE DENTÁRIA: CONSCIENTIZANDO ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA- RS SANTOS, Aniúsca V¹; MANGGINI, Bruna K¹; MACIESKI, Franciele¹; SOARES, Jéssica Cavalheiro 1 ; TAMANHO, Jiana¹;

Leia mais

ENAM - 2010. Encontro Nacional de Aleitamento Materno. I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) SANTOS, SP

ENAM - 2010. Encontro Nacional de Aleitamento Materno. I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) SANTOS, SP ENAM - 2010 Encontro Nacional de Aleitamento Materno I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS) SANTOS, SP Ministério da Saúde Família Canguru gdc "O osso não controla nem realiza

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

Cliente: Prontobaby Hospital da Criança Data: 02/08/2012 Dia: Qui Assunto: Aleitamento Materno

Cliente: Prontobaby Hospital da Criança Data: 02/08/2012 Dia: Qui Assunto: Aleitamento Materno Veículo: Chris Flores Seção: Saúde Site: chrisflores.net RM http://www.chrisflores.net Amamentação Mulheres com próteses de silicone podem amamentar? Saiba o que é mito ou verdade http://www.chrisflores.net/saude/3/materia/2098/amamentacao.html

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Você sabe quantos dentes de leite você tem?

SAÚDE BUCAL. Você sabe quantos dentes de leite você tem? SAÚDE BUCAL Você sabe quantos dentes de leite você tem? Vinte e quatro dentes de leite, que a partir dos 6 até os 12 anos, caem e são substituídos por outros permanentes. Mas não é porque vão cair que

Leia mais

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE

MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE MANTENHA SEU SORRISO FAZENDO A HIGIENE BUCAL CORRETAMENTE SAÚDE BUCAL Para ter um sorriso bonito, saudável e com hálito bom, é preciso: Escovar os dentes, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins Gerência de Alimentação e Nutrição E-mail: nutricao@saude.to.gov.br (63) 3218 1789 Terezinha Franco Nutricionista ALIMENTAÇÃO

Leia mais

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO

CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO CARTILHA BEM-ESTAR PATROCÍNIO EXECUÇÃO Cartilha Informativa Alimentação saudável e atividade física: as bases essenciais para a construção de um organismo saudável Alimentos saudáveis associados à atividade

Leia mais

Alimentação no primeiro ano de vida. Verônica Santos de Oliveira

Alimentação no primeiro ano de vida. Verônica Santos de Oliveira Alimentação no primeiro ano de vida Verônica Santos de Oliveira Nutrição nos Primeiros Anos de Vida Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação ( Hipócrates ) Nutrição nos

Leia mais

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar A Rede Asbran e Filiadas lança nesta sexta-feira, dia 31, mais uma ação da campanha nacional pela redução no consumo do sal e do açúcar,

Leia mais

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010

III Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí III Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2010 Empregabilidade: uma análise das competências e habilidades pessoais e acadêmicas desenvolvidas pelos graduandos do IFMG - Campus Bambuí, necessárias ao ingresso no mercado de trabalho FRANCIELE CLÁUDIA

Leia mais

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Soninho Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças. Garanta que entre os colchonetes haja meio metro

Leia mais

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO DIAS, Larissa Nadine Silva 1 FARIAS, Luciana Lombardi Pedrosa de 2 LIMA, Maria Germana Galvão Correia 3 RESUMO A adolescência

Leia mais

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro

Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Prof.: Luiz Fernando Alves de Castro Dia Nacional de Combate ao Câncer O Dia 27 de Novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, é uma data que deve ser lembrada não para comemorarmos e, sim, para alertarmos

Leia mais

ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NÃO AMAMENTADAS

ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NÃO AMAMENTADAS ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NÃO AMAMENTADAS ALIMENTAÇÃO PARA CRIANÇAS NÃO AMAMENTADAS Quando o desmame não pôde ser revertido após orientações e acompanhamento dos profissionais ou em situações em que a

Leia mais

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA.

CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. CONDIÇÃO BUCAL DO IDOSO E NUTRIÇÃO: REFLEXÕES DA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA. William Alves de Melo Júnior- UFCG-williamgeronto@gmail.com Ana Lígia Soares Amorim - UFCG - ligiamorim@globomail.com Augusto

Leia mais

Por isso é fundamental amamentar o bebê no seio durante os primeiros 6 meses de vida, o que irá garantir uma boa mordedura, mastigação e deglutição.

Por isso é fundamental amamentar o bebê no seio durante os primeiros 6 meses de vida, o que irá garantir uma boa mordedura, mastigação e deglutição. Guia da Dentição Por Ana Paula M. Anequini Um Sorriso lindo! Um belo dia surge uma novidade! Nasceu o primeiro dentinho! O evento é logo comunicado aos familiares! Mais uma pequena festa para a família!

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral PALESTRA A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral A saúde começa pela boca Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo

Leia mais

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos.

3 Alguns fatores estão diretamente relacionados e influenciam o meio ambiente. São fatores físicos, biológicos, mecânicos e químicos. História Natural da Doença Urubatan Medeiros Doutor (USP) Professor Titular do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária UERJ/UFRJ Coordenador da Disciplina de Odontologia Preventiva UFRJ Resumo

Leia mais

III - PERCEPÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO NATAL

III - PERCEPÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO NATAL III - PERCEPÇÃO DA LIMPEZA PÚBLICA PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DO NATAL INSTITUIÇÕES: COMPANHIA DE SERVIÇOS URBANOS DE NATAL URBANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Leia mais

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE

MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE MODELO PROJETO: PRÊMIO POR INOVAÇÃO E QUALIDADE 1 Identificação Título Feira da Mata sorrindo para o futuro Área temática Estudos Epidemiológicos / Comunicação, Promoção e Educação em Saúde Lotação Feira

Leia mais

IMPACTO DA MAMADEIRA NO COMPORTAMENTO VIDA ESTUDO TRANSVERSAL

IMPACTO DA MAMADEIRA NO COMPORTAMENTO VIDA ESTUDO TRANSVERSAL CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEVANGÉLICA CURSO DE ENFERMAGEM IMPACTO DA MAMADEIRA NO COMPORTAMENTO DE AMAMENTAR NOS PRIMEIROS DOIS ANOS DE VIDA ESTUDO TRANSVERSAL Marcela de Andrade Silvestre Sandra Valéria

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM: IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO

CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM: IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PARA O ALEITAMENTO MATERNO 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Cárie Dental Conceitos Etiologia Profa Me. Gilcele Berber

Cárie Dental Conceitos Etiologia Profa Me. Gilcele Berber Cárie Dental Conceitos Etiologia Profa Me. Gilcele Berber Perda localizada dos tecidos calcificados dos dentes, decorrentes da fermentação de carboidratos da dieta por microrganismos do biofilme Princípios

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA CÁRIE RAMPANTE, ETIOLOGIA E SOLUÇÕES DE TRATAMENTO RESUMO SUMMARY

REVISÃO DE LITERATURA CÁRIE RAMPANTE, ETIOLOGIA E SOLUÇÕES DE TRATAMENTO RESUMO SUMMARY 159 REVISÃO DE LITERATURA CÁRIE RAMPANTE, ETIOLOGIA E SOLUÇÕES DE TRATAMENTO RESUMO RUY CÉSAR CAMARGO ABDO (*) DANIELA NEGREIROS NUNES (**) VERIDIANA SALLES (***) Uma das maiores dificuldades encontradas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ODONTÓLOGO CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ODONTÓLOGO CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA

Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA 225 Eixo Temático ET-04-005 - Gestão Ambiental em Saneamento PROPOSTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE POMBAL-PB: EM BUSCA DE UMA SAÚDE EQUILIBRADA Marcos Antônio Lopes do Nascimento¹; Maria Verônica

Leia mais

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes?

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes? Quais são os sintomas? Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mutirão em Busca da Gestante

Mostra de Projetos 2011. Mutirão em Busca da Gestante Mostra de Projetos 2011 Mutirão em Busca da Gestante Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo não preenchido).

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014

PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 PROCESSO SELETIVO EDITAL 23/2014 CARGO E UNIDADES: Odontólogo (Unidade Móvel) Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova: 3 (três) horas. I N S T R

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

... que o nervo do dente é chamado Polpa e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental?

... que o nervo do dente é chamado Polpa e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental? ... que o nervo do dente é chamado Polpa e é responsável pela nutrição e sensibilidade dental?... que os alimentos duros ajudam a limpar os dentes? Eles estimulam o fluxo salivar dificultando a queda de

Leia mais

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP INFLAÇÃO JUNHO/2015 SUMÁRIO

PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP INFLAÇÃO JUNHO/2015 SUMÁRIO PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP INFLAÇÃO JUNHO/2015 SUMÁRIO A pesquisa revela que a inflação está alterando o consumo das pessoas. A maioria dos entrevistados vem percebendo grandes aumentos de preços

Leia mais

Resultados da Pesquisa sobre Lixo Eletrônico

Resultados da Pesquisa sobre Lixo Eletrônico Autores: Mayara Zago Munaretto Fernando dos Santos Sobre a pesquisa UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC Resultados da Pesquisa sobre Lixo Eletrônico No mês de junho de 2012, foi aplicado um

Leia mais

TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS

TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS TÉCNICAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA EM CRIANÇAS Kelin Angélica Zonin* Róger Reche* Leodinei Lodi** *Acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

Leia mais

Um dia na creche UFG: educação prevenindo acidentes

Um dia na creche UFG: educação prevenindo acidentes UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COMPEEX 2011 RELATO DE EXPERIÊNCIA Um dia na creche UFG: educação prevenindo acidentes CARDOSO, Bruno Freitas1; GONDIM, Bruno Ferreira1; MESQUITA, Francyelle de Cássia Nayane

Leia mais

ANÁLISE DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM ATIVIDADES DIÁRIAS POR ALUNOS DA UNICAMP.

ANÁLISE DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM ATIVIDADES DIÁRIAS POR ALUNOS DA UNICAMP. ANÁLISE DE CONSUMO E DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM ATIVIDADES DIÁRIAS POR ALUNOS DA UNICAMP. ENRICO SABLICH AOYAMA¹, IGOR A. S. DE SOUZA¹, WAGNER BRASILEIRO FERRERO¹ ¹ Curso de Graduação em Eng. de Controle e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

População total = 417 983 Censo 2000

População total = 417 983 Censo 2000 AS AÇÕES BEM SUCEDIDAS EM ALEITAMENTO MATERNO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR NUTR. JULIANA C. F. DE OLIVEIRA CHEFE DA SEÇÃO DE AÇÕES PREVENTIVAS COORDENADORIA DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SECRETARIA

Leia mais

Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa

Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa Aula IV 15/05/2012 AULA DE HOJE Saúde Bucal Saúde Ocular TDAH Google imagens A boca não apenas como um órgão http://www.fotosearch.com.br/ www.mesarubra.blogger.com.br/boca.jpg

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES

ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES ANÁLISE DOS INQUÉRITOS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES Os inquéritos foram realizados junto de alunos do 6º ano da Escola EB 2,3 de Matosinhos, durante o mês de Novembro de 24. Responderam ao inquérito 63

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia)

Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia) Informativo para pacientes com boca seca (xerostomia) O nosso objetivo com este ebook é prover o leitor que padece de boca seca com informações úteis a fim de contribuir para a melhoria de sua qualidade

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Edna G. Levy A questão da gravidez na adolescência é muito mais comum do que parece ser, a reação inicial e geral é que este problema só acontece na casa dos outros, na nossa

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Experiências educativas no gerenciamento de resíduos gerados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Tainá Flôres da Rosa contato: tfrosa@hcpa.ufrgs.br telefone:(51)81414438

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Projeto Novos Talentos Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Oficina: Comer bem, para viver melhor! Cristiane da Cunha Alves Tatiane Garcez Bianca Maria de Lima Danielle Costa INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Leia mais

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa

Índice. Passo a passo para uma higiene bucal completa Índice Introdução...03 Primeiramente enxague...04 Procure a escova certa...05 Pasta de dentes...06 Escove da maneira correta...07 Passe fio dental...08 Nunca esqueça da língua...09 Cuidado no uso de enxaguatórios

Leia mais

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS 1 A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS A importância dos cuidados com as crianças na primeira infância tem sido cada vez mais destacada

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS DE HIGIENE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE REALENGO

LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS DE HIGIENE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE REALENGO Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 178 183 LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS DE HIGIENE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE REALENGO FERREIRA, Luana Jesus da Silva

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

PALAVRAS CHAVE: Promoção de saúde, paciente infantil, extensão

PALAVRAS CHAVE: Promoção de saúde, paciente infantil, extensão TÍTULO:PROGRAMA DE ATENÇÃO ODONTOLÓGICA À CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA AUTORES: Mesquita, M. F, Menezes, V. A*., Maciel, A. E.**, Barros, E.S INSTITUIÇÃO:Faculdade de Odontologia de Pernambuco. FOP/UPE

Leia mais

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE ATLETAS NO PRÉ TREINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO RESUMO Mari Uyeda Larissa Fabiane da Silva Toledo Este trabalho apresenta como objetivo demonstrar o comportamento

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem

OBJETIVO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva e linguagem LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS RELACIONADOS AO USO E MANUTENÇÃO DO AASI E À TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA EM CRIANÇAS E JOVENS COM PERDA AUDITIVA NA CIDADE DE SÃO PAULO. Palavras-chave: Saúde pública, perda auditiva

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL

DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL DOCENTES DO CURSO DE JORNALISMO: CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE VOCAL Rayné Moreira Melo Santos (CESMAC) raynefono@yahoo.com.br Rozana Machado Bandeira de Melo (CESMAC) rmbmelo@ig.com.br Zelita Caldeira Ferreira

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

A QUÍMICA E A CONSERVAÇÃO DOS DENTES RESUMO

A QUÍMICA E A CONSERVAÇÃO DOS DENTES RESUMO A QUÍMICA E A CONSERVAÇÃO DOS DENTES Lidiani Terenciani Nazaro¹; Jandira Aparecida Simoneti² UEMS - Caixa postal 351 - CEP: 79804-970 Dourados - MS¹ E-mail: lidi.nazaro@gmail.com, Bolsista de Extensão.

Leia mais

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA

PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual Diadema Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2013 PROJETO DE REDUÇÃO DOS RESÍDUOS INFECTANTES NAS UTI S DO HOSPITAL ESTADUAL DE DIADEMA Hospital Estadual de Diadema Responsáveis: João Paulo

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

O Projeto da Pesquisa. 1 - Escolha do Tema

O Projeto da Pesquisa. 1 - Escolha do Tema O Projeto da Pesquisa 1 - Escolha do Tema Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas

Leia mais

SAÚDE ORAL DAS PESSOAS IDOSAS

SAÚDE ORAL DAS PESSOAS IDOSAS SAÚDE ORAL DAS PESSOAS IDOSAS Saúde Oral das Pessoas Idosas A saúde oral é considerada como uma parte integrante da saúde geral. As doenças da boca e dos dentes têm consequências negativas na qualidade

Leia mais

disponibilidade do proprietário. Em geral, a melhor forma de profilaxia consiste na escovação dentária diária em animais de pequeno porte e, três

disponibilidade do proprietário. Em geral, a melhor forma de profilaxia consiste na escovação dentária diária em animais de pequeno porte e, três Perfil do proprietário de cães e gatos da cidade de Jataí GO em relação aos cuidados odontológicos de seus animais RESENDE, Lara Gisele¹; PAIVA, Jacqueline de Brito¹; ARAÚJO, Diego Pereira¹; CARVALHO,

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Guia de Orientação. Primeira Infância (0 3 anos de idade)

Guia de Orientação. Primeira Infância (0 3 anos de idade) Guia de Orientação Primeira Infância (0 3 anos de idade) Os primeiros dentes do bebê começam a aparecer na boca por volta dos 6 meses de idade. Eles iniciam a sua formação no período de vida intra- uterina:

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA,

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, Giana²; GÖRSKI, Bruna²; PAZ, Fabiane²; ORSOLIN, Giulianna²; ROSA, Izabel²; TONETTO, Priscila²; SACCOL, Ana Lúcia de Freitas² ¹ Trabalho desenvolvido durante

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora.

Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Amamentar logo após o nascimento, na primeira hora, é muito importante para a mãe e para o bebê porque: Protege mais o bebê contra doenças. Ajuda a mulher

Leia mais