1 120 ANOS DA CAPITAL DE MINAS GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 120 ANOS DA CAPITAL DE MINAS GERAIS"

Transcrição

1 Na planta original da Nova Capital, apresentada por Aarão Reis em 1895, o centro cívico da cidade foi pensado para ser instalado ao redor de uma praça, em uma esplanada, de forma a assumir grande visibilidade. Surge, assim, a Praça da Liberdade, local onde se constrói o palácio do governo e as secretarias e para onde convergiam as principais avenidas da cidade. Ao redor da praça, uma grande extensão de terra foi loteada, e seus lotes foram, em sua grande maioria, reservados pelo governo para futuras construções de residências para os altos cargos do Estado, sendo poucos os vendidos ou cedidos a particulares. Foram construídos, portanto, vários palacetes, principalmente seguindo o eixo da então Avenida da Liberdade (atual João Pinheiro), destinados à residência dos Secretários de Governo e as edificações para moradia dos funcionários públicos que, de Ouro Preto, transferiam-se para Belo Horizonte, formando o tradicional Bairro dos Funcionários.

2 A Avenida Brasil foi concebida para ser um eixo de ligação entre o palácio do governo e o quartel do 1ª Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, localizado no bairro de Santa Efigênia. Caso o acesso ao palácio da liberdade estivesse impedido ou dificultado, o governador, através da avenida Brasil, seria abrigado e protegido no quartel.

3 A Avenida João Pinheiro, antiga Avenida da Liberdade, no plano inicial da cidade, era uma das três avenidas de referência que partiam da Praça Afonso Arinos ligando os marcos dos três poderes civis: a Avenida Álvares Cabral, que conduzia à sede do Legislativo; a Avenida Augusto de Lima, que levaria à sede do Judiciário; e a Avenida João Pinheiro, que levava à sede do Poder Executivo. A sua ocupação iniciase no mesmo período da implantação da Praça, com a construção dos palacetes destinados à residência dos Secretários de Governo. Até o final da década de 1940, mantinha um conjunto harmônico, com predominância de exemplares da sua arquitetura original. Hoje, apresenta a convivência de vários estilos arquitetônicos, resguardando várias edificações, e pequenos conjuntos, de suma importância para a memória histórica, arquitetônica e cultural da cidade.

4 A região marcada pelo eixo da Avenida Bias Fortes ainda apresenta remanescentes da arquitetura residencial burguesa tradicional, caracterizada por algumas mansões, sobreviventes do acelerado processo de verticalização pelo qual passa todo o entorno da Praça. O eixo da Avenida Cristóvão Colombo participa diretamente da paisagem da Praça, apresentando rico conjunto de edificações remanescentes do início do século XX, como o Solar Narbona e o Palacete Dantas, além do antigo Reservatório do Palácio, atual sede do Servas.

5 O trecho da Rua da Bahia é marcado pela extensão do uso institucional, apesar de suas edificações não dialogarem com as características arquitetônicas da Praça. Vale ressaltar que, hoje, tal eixo apresenta também o uso cultural, sendo considerado como o eixo cultural da cidade de Belo Horizonte.

6 Os jardins da Praça da Liberdade foram concluídos em 1905, sob o projeto de Paul Villon. Nesta ocasião, foi construída uma pequena réplica do pico do Itacolomi no meio dos jardins da praça, afim de evocar à velha paisagem de Ouro Preto, antiga capital de Minas. Esta construção se deu com o intuito de diminuir a saudade que os funcionários públicos, transferidos de Ouro Preto, diziam sentir de sua terra natal. A réplica do pico, de confecção grosseira, acabou por se tornar chacota da população.

7 Em 1920, por ocasião das visita dos reis da Bélgica à Belo Horizonte, a Praça da Liberdade passa por uma grande reforma. Os seus jardins, antes em estilo Inglês, passaram a ter inspiração francesa. Com essa reforma, a réplica pico do Itacolomi é retirada da praça.

8 Durante muito tempo, a praça recebeu usos bem específicos. Nos anos 30 e 40 ela era o local preferido para a prática do footing pela elite belorizontina. Na década de 70, ali teve início a feira hippie, hoje, Feira de Arte e Artesanato, que, no início dos anos 90, foi transferida para a Avenida Afonso Pena. Após sua restauração, concluída em 1991, a praça passou a ter apropriações e usos diversos. Em determinada hora do dia, a praça pertence aos praticantes de caminhadas. No horário de almoço é local de relaxamento do grande número de funcionários públicos que trabalham nas proximidades.

9 Ao longo de sua história, novas edificações foram sendo agregadas ao que hoje chamamos de Conjunto Urbano Praça da Liberdade Avenida João Pinheiro e Adjacências, reforçando a vocação da Praça como local privilegiado para a localização de instituições públicas, além de se manter como uma das áreas mais valorizadas da cidade. O Conjunto Urbano Praça da Liberdade não se caracteriza, no entanto, pela homogeneidade de suas edificações. Pelo contrário, é enriquecido por pequenos conjuntos de edificações que retratam diferentes momentos da evolução urbanística de Belo Horizonte.

10 Palácio da Liberdade As pedras fundamentais do Palácio Presidencial foram lançadas em 07 de setembro de Projetado originalmente para ser local de despachos e residência dos, então, Presidentes do Estado foi inaugurado, ainda em obras, em 12 de dezembro de 1897, simultaneamente à cidade. Sua decoração ficou sob responsabilidade do alemão Frederico Steckel, que utilizou essencialmente material importado da Europa, com exceção da parte de mármore e granito, obtidos na região. Com o passar dos anos, a edificação passou por inúmeras intervenções que, por terem sido principalmente internas, não chegaram a comprometer seu estilo original. Seu uso original foi alterado, deixando de ser a residência oficial dos governadores. Apresenta tipologia institucional, com traço arquitetônico eclético de inspiração neoclássica. A edificação possui um caráter monumental.

11 Edifício da Secretaria de Estado da Segurança Pública Teve sua obra iniciada em fins da década de 1920, na administração do Presidente Antônio Carlos. Seu projeto é de Luiz Signorelli, arquiteto e pintor. A construção do imóvel foi finalizada em 1930, ficou como responsabilidade da tradicional construtora Carneiro de Rezende e Cia. Edifício eclético de inspiração neoclássica. Apresenta detalhes em granito, ferro fundido.

12 Edifício da Secretaria de Estado da Fazenda O projeto é de autoria do Engenheiro e Arquiteto José de Magalhães, teve oportunidade de exercer toda influência do ecletismo francês. A pedra fundamental da Secretaria foi lançada em 07 de setembro de 1895 e suas obras foram iniciadas em novembro do mesmo ano. A cobertura definitiva foi finalizada em março de Quando da inauguração da cidade, a obra já se encontrava em fase de acabamentos. Entre 1905 e 1971, a edificação passou por ampliações, que não chegaram a comprometer seu estilo original. Edifício de tipologia institucional, possui características ecléticas de inspiração neoclássica. É ornado, no plano central, com florões e brasão alusiva à república. O acesso é marcado por escadaria piramidal. Sobre a porta observa-se o brasão envolvido por ornamentos florais, volutas e conchóides, que também servem de apoio para o mastro da bandeira.

13 Edifício da Secretaria de Estado da Educação Assim com a Secretaria do Estado da Fazenda, o projeto é de autoria do Engenheiro e Arquiteto José de Magalhães e sua pedra fundamental data do mesmo ano, isto é Sua decoração e pintura ficaram sob a responsabilidade de Frederico Steckel, pintor e estucador alemão. Em 1930, o edifício passa a sediar a Secretaria de Estado da Educação. A edificação não passou por manutenções apresentando graves problemas no início da década de Em 1982 é interditado passando por obras de reconstituição das estruturas e restauração, só finalizadas em Edifício de características ecléticas. Cobertura em telha francesa. Escada de acesso principal em pedra.

14 Edifício da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas O projeto é de autoria do Engenheiro e Arquiteto José de Magalhães, com influência do ecletismo francês. A pedra fundamental da Secretaria foi lançada em 07 de setembro de 1895 e suas obras iniciaram em maio de 1896 e, apesar de terem transcorrido com rapidez, a edificação ainda não estava em fase de acabamento quando da inauguração da cidade. O primeiro de seus três pavimentos originais abrigou, por um curto período, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Com o passar dos anos, a edificação sofreu modificações que não chegaram a comprometer o seu estilo original e nem mesmo diminuiu o charme original do prédio que já foi considerado, no início do século XX, o mais belo da recém inaugurada capital mineira. Edifício de inspiração neoclássica. Todos os pavimentos, de revestimento em argamassa texturizada por falso rusticado.

15 Secretaria Estadual da Cultura A edificação foi construída por volta de 1911, por arquiteto desconhecido. Seu construtor, Francisco Narbona, foi também seu primeiro proprietário e residente. Edificação eclética, seguindo as características estilísticas da maioria dos prédios da Praça da Liberdade. As fachadas são marcada pelo ritmo simétrico dos vãos, em grandes janelas de madeira e vidro. A entrada principal é marcada por grande porta de madeira e vidro. Guarda corpo de ferro fundido e trabalhado, no primeiro pavimento.

16 Palacete Dantas Projeto de Luiz Olivieri. A edificação conservou seu estilo original durante muitos anos. Em 1931, a casa foi cedida ao governo estadual, que nela hospedou o então presidente Getúlio Vargas e sua comitiva. Nos anos seguintes o imóvel foi vendido, passando a ser alugado sucessivamente para várias instituições, em geral educativas, dentre as quais podemos citar Colégio Sion, Colégio Helena Guerra, Faculdade Católica e FUMEC. Entre 1972 e 1978 foi ocupado pela 1º Delegação Regional de Ensino. Hoje abriga a Secretaria de Cultura do Estado. A fachada como um todo é ricamente ornamentada com frisos, faixas, cartelas, escudos, guirlandas, cornijas, colunas ecléticas e sobrevergas em forma de mini frontões.

17 Palácio do Bispo A inauguração do Palácio Episcopal em A edificação trouxe um novo uso para o centro cívico e inovou com seu estilo arquitetônico, o Art-déco. Seu projeto é de autoria do arquiteto Rafaello Berti, apesar de ter sido assinado por seu sócio Luiz Signorelli, devido à irregularidade da situação de Berti como imigrante italiano. Enquanto residência do Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, essa edificação mantém seu uso original até os dias de hoje. Edifício da década de trinta, de três pavimentos, destinado à residência do Arcebispo Metropolitano.O programa arquitetônico compreende, além dos espaços destinados ao uso residencial, uma capela. Trata-se de manifestação da arquitetura Artdéco, cujas linhas de composição das fachadas são essencialmente geométricas.

18 IPSEMG - Instituto de Previdência Social de Minas Gerais Edifício construído no processo de renovação da Praça da Liberdade. Antes de sua construção o local era ocupado pela residência do Sr. Irineu Ribeiro, projetada em 1898 pelo arquiteto Edgard Nascentes Coelho. A Atual edificação foi projetada na década de 60, pelo arquiteto Raphael Hardy Filho. Seu estilo segue a arquitetura modernista, o uso institucional permanece até os nossos dias e não sofreu grandes alterações ao longo dos anos. Possui implantação recuada e desenvolve-se em três blocos de partido retangular, de alturas diferentes, provocando movimentação volumétrica do conjunto.

19 Edifício Niemeyer Ocupou o lugar do Palacete Dolabela ( Castelhinho ) que foi demolido em O projeto de autoria de Oscar Niemeyer foi aprovado em novembro de 1954 pela prefeitura. O construtor responsável pela obra foi o engenheiro Waldemar Polizzi. A edificação marcou a volta de Niemeyer à Belo Horizonte após ter inaugurado o conjunto arquitetônico da Pampulha. O edifício inaugurou um novo uso na região da Praça da Liberdade, o residencial multifamiliar. Apresenta características da vanguarda moderna, uso residencial. Explora o uso do concreto armado e o uso de azulejos que enriquecem ainda mais seu estilo.

20 Biblioteca Pública do Estado Professor Luiz Bessa Projeto original foi assinado em 1954, por Oscar Niemeyer. Obra encomendada pelo governador Juscelino Kubitschek, que tinha como intenção modernizar a capital. O projeto original propunha 6 andares, foram construídos apenas 3. Trabalharam na sua construção presidiários da penitenciária de Neves e a obra levou 7 anos para ser concluída. Possui características da vanguarda moderna. Apresenta painel artístico de características cubistas, assinado por Amilcar de Castro.

21 Palácio dos Despachos Em 1966, durante o governo de Israel Pinheiro, que se decidiu pela construção do Palácio dos Despachos. Seu projeto é de autorizado arquiteto Luciano Amedré Péret. Tal edificação mutilou boa parte dos jardins do Palácio da Liberdade. Sua inauguração aconteceu em outubro de 1975, pelo então presidente da República, Marechal Costa e Silva. No vestíbulo do edifício, foi colocado um painel de autoria de Cândido Portinari, datado de 1959, alusivo à Inconfidência Mineira. Edifício tipicamente modernista, apresenta no primeiro pavimento grandes panos de vidro com esquadrias de alumínio. Nos demais pavimentos as esquadria são protegidas por brises metálicos. Destaca-se no vestíbulo Um painel de Cândido Portinari, alusivo à Inconfidência Mineira. A simplificação dos ornamentos também traduz o seu caráter modernista.

22 Escola Estadual Afonso Pena No final do século XIX foram construídos, pela Comissão Construtora da Nova Capital, os dois palacetes que, hoje integrados, compõem a Escola Afonso Pena. Construída em 1897, foi ocupada pelo Secretário de Interior. Sua pintura e ornamentação ficaram a cargo do pintor e estucador alemão Frederico Steckel. Em 1906 é instalado o primeiro grupo escolar da cidade que passou a se chamar, a partir de 1914, Barão do rio Branco, quando este é transferido para uma nova sede. A casa passa a ser ocupada pelo segundo grupo escolar da capital, com a denominação de Afonso Pena. Em 1926, a edificação da esquina, até então de propriedade da família do conselheiro Afonso Pena. Tal casa foi utilizada para ampliação do grupo. Projetado inicialmente como tipologia residencial unifamiliar, hoje abriga a Escola Estadual Afonso Pena. Em estilo eclético.

23 Edifício Sede do Arquivo Público Mineiro Construído no final do século XIX, seguindo a linha do ecletismo utilizado nas secretarias e nas casas dos funcionários públicos. Manteve seu uso original até 1910, quando passou por uma grande reforma, que a adequava para melhor sediar a Prefeitura Municipal. Tal uso se manteve até 1938, ano em que foi ocupado pelo Arquivo Público Mineiro. Tal instituição muda-se para edificação vizinha devido ao arruinamento do prédio, que fica abandonado até meados da década de Em 1995 foi escolhido para sediar a Casa Cor Minas-95, evento este que deu início ao seu processo de restauração e revitalização. Em 1996, seu projeto de restauração foi aprovado, o que propiciou a volta do Arquivo Público Mineiro. Construído para sediar a residência do secretário de finanças. A fachada principal possui ornamentação refinada, seguindo os princípios do ecletismo. A varanda lateral no 2º pavimento, apresenta estrutura da cobertura em ferro e arremate em lambrequim trabalhado também em ferro. O fechamento do lote se faz em gradil de ferro intercalado por pilares de alvenaria.

24 Edifício Sede do Museu Mineiro Construído no final do século XIX, seguindo a linha do ecletismo utilizado nas secretarias e nas casas dos funcionários públicos. Serviria como residência para o secretário de Agricultura de Minas Gerais. Em 1905 passa por grandes modificações e acréscimos, passando a sediar o Senado Mineiro. Após a Revolução de 1930, a casa passa por mais uma série de reformas, principalmente internas, melhor adequando-a às necessidades da Pagadoria do Estado. Após anos em desuso, edificação, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1978, é sede do Museu Mineiro, inaugurado em Edifício Eclético, elaborado e construído conforme os padrões da Comissão Construtora da Nova Capital.

25 Departamento de Trânsito de Minas Gerais Prédio do período de grandes transformações na região. Com a demolição das antigas edificações surgiram prédios modernos como o DETRAN. Exímio representante da arquitetura moderna. Edifício modernista. Apresenta no 1º pavimento, panos de vidro com esquadrias de alumínio, painel de azulejos coloridos. A simplificação de ornamentos também traduz seu caráter modernista.

26 Realização: Gerência de Patrimônio Histórico Urbano - GEPH/SMRU/PBH Organização: Sílvia Amélia Projeto gráfico: Rafael Rosa Pesquisa histórica: Françoise Jean Fotografias : Acervo APCBH, acervo GEPH e acervo do MHAB

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO PAÇO MUNICIPAL Localizado à Praça Pedro de Alcântara Magalhães, o prédio que hoje é ocupado como Paço Municipal, foi construído com a finalidade de servir como cadeia e fórum públicos. Sua história confunde

Leia mais

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I Introdução à Construção Civil I Professora:

Leia mais

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL FOTO 01 Palacete em ruínas, conhecida como Vila Charquetti. UTM: 675.284 me X 7.252.158 mn. FOTO 02 Detalhe da ornamentação na fachada principal. UTM:

Leia mais

Largos, Chafarizes e Pontes

Largos, Chafarizes e Pontes 78 Guia Ouro Preto Largo da Alegria (Praça Silviano Brandão) Rua Teixeira Amaral - Centro. Largo de Coimbra Largo de Coimbra (São Francisco de Assis) Largos, Chafarizes e Pontes Largo que existe entre

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES THEATRO BERNARDO GUIMARÃES Localizado na Avenida Dr. Américo Luz, n.º 143, está o Theatro Bernardo Guimarães que foi construído no final do século passado, por volta de 1.890, data aproximada, uma vez

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro.

ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. ESCOLA MUNICIPAL DA PALMÉIA Antiga Estação Moçambo Da Cia. Mogyana De Estradas De Ferro. O que hoje é um bairro da zona rural de Muzambinho, já foi uma importante estação ferroviária no início do Século

Leia mais

BELO HORIZONTE Praça da Liberdade

BELO HORIZONTE Praça da Liberdade BELO HORIZONTE Praça Liber O tombamento Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Praça Liber que compreen seus j Projeta como uma esplana O tratamento para opaisagístico Palácio Presincial, original aautoria

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil

CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil CASA 233 (2009) Campina Grande, Paraíba, Brasil Ecléticos, raros A origem do município de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, remonta ao século 17. Elevado à categoria de vila em 1790 e à de

Leia mais

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá

Inventário de Bens Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá Inventário de Bens Imóveis do Centro OBJETIVO Inventariar 400 Imóveis do Centro Histórico de Cuiabá. MAPA CENTRO HISTÓRICO CENTRO HISTÓRICO ENTORNO BARÃO DE MELGAÇO ENTORNO BOA MORTE ENTORNO IPIRANGA ENTORNO

Leia mais

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 O projeto consiste em uma proposta de intervenção em uma ruína específica, situada no bairro da Lapa, esquina da Rua dos Inválidos com a Rua Riachuelo, lote onde

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. ARQUITETURA COLONIAL Prof. Elisângela Bezerra das Neves Holanda FORTALEZA DOS

Leia mais

Arquitetura moderna residencial

Arquitetura moderna residencial UFPB Arquitetura e Urbanismo Estágio Supervisionado V Arquitetura moderna residencial Felipe Mazzaro Thaisa Oashi Orientadora: Roberta Xavier Julho/2009 * Acervo moderno em João Pessoa: descaso e destruição

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30

5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 5. EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 Edifício na Estrada da Vitória, n. o 30 5 EDIFÍCIO NA ESTRADA DA VITÓRIA, N. O 30 5.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização Edifício na Estrada da Vitória, n. o

Leia mais

TERRENO Escolha, Aquisição, Documentação. 28/12/2018 TERRENO 1

TERRENO Escolha, Aquisição, Documentação. 28/12/2018 TERRENO 1 TERRENO Escolha, Aquisição, Documentação. 28/12/2018 TERRENO 1 TERRENO: Escolha, Aquisição, Documentação. 1. Definições a. Construção Civil ciência que estuda as disposições e métodos seguidos na realização

Leia mais

L U M E A R Q U I T E T U R A

L U M E A R Q U I T E T U R A 72 L U M E A R Q U I T E T U R A c a s e Quartel Central do Corpo de Bombeiros Por Claudia Sá Fotos: Luciana Tancredo Cores e traços da edificação histórica são revelados pela iluminação INAUGURADO EM

Leia mais

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira

situação e ambiência códice AII - F02 - MP denominação Fazenda São João da Barra localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira Parceria: denominação Fazenda São João da Barra códice AII - F02 - MP localização Estrada do Bonfim município Miguel Pereira época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da

Leia mais

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015

DECRETO Nº DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 DECRETO Nº 39748 DE 4 DE FEVEREIRO DE 2015 Determina o tombamento definitivo do edifício que abrigou o Colégio Arte e Instrução, situado na Avenida Ernani Cardoso, nºs 225, 229, 233 e 237,Cascadura XV

Leia mais

Tradicional em Brasília

Tradicional em Brasília Tradicional em Brasília Um passeio mágico e histórico pelos pontos turísticos da planejada e excêntrica capital do Brasil! Brasília, única cidade no mundo construída no século XX a ser eleita Patrimônio

Leia mais

situação e ambiência códice A1 - F01 Res denominação Fazenda do Castelo localização Rua Dourival Marcondes Godoy município Resende

situação e ambiência códice A1 - F01 Res denominação Fazenda do Castelo localização Rua Dourival Marcondes Godoy município Resende Parceria: denominação Fazenda do Castelo códice A1 - F01 Res localização Rua Dourival Marcondes Godoy município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F02 - RC denominação Fazenda de São Joaquim da Grama

situação e ambiência códice AI - F02 - RC denominação Fazenda de São Joaquim da Grama Parceria: denominação Fazenda de São Joaquim da Grama códice AI - F02 - RC localização Estrada da Grama, a cerca de 2,5km da antiga Estrada Rio-São Paulo município Rio Claro época de construção século

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F06 - BM denominação Fazenda Chaleth / Fajardo

situação e ambiência códice AI - F06 - BM denominação Fazenda Chaleth / Fajardo Parceria: denominação Fazenda Chaleth / Fajardo códice AI - F06 - BM localização Rodovia Alexandre Drabler (RJ157) - Estrada Cotiara-Bananal, Km5, nº5.210 município Barra Mansa época de construção século

Leia mais

FICHA 06. Tir o de Gu e r r a Foto _TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA

FICHA 06. Tir o de Gu e r r a Foto _TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA FICHA 06 Tir o de Gu e r r a 02-072 1964 Foto 3.06.1_TIro de Guerra em dia de formatura. Fonte: Acervo MUSA 53 Tiro de Guerra 02-072 Autores: Toru Kanazawa End.: Rua das Silveiras esquina com Av. Prestes

Leia mais

DA DECADÊNCIA À REQUALIFICAÇÃO DO PARIS N AMÉRICA.

DA DECADÊNCIA À REQUALIFICAÇÃO DO PARIS N AMÉRICA. RESUMO DA DECADÊNCIA À REQUALIFICAÇÃO DO PARIS N AMÉRICA. Autor: Rafaela Guimarães Espinheiro. Coautor: Rachel Sfair Ferreira Benzecry. O intuito desta pesquisa é descrever a importância que o prédio Paris

Leia mais

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011.

1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. 1. Trabalho final de graduação indicado ao 24 Ópera Prima. 2. Graduação: Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, 1 semestre de 2011. Orientador: Cláudio Listher Marques Bahia. 168 Qualificação do

Leia mais

Ed. Castelo. Arquiteto Joel Campolina

Ed. Castelo. Arquiteto Joel Campolina Ed. Castelo Arquiteto Joel Campolina Depoimento do Arquiteto Primeiros croquis e estudos Evolução até o anteprojeto aprovado Interfaces com os projetos complementares A evolução até o projeto técnico executivo

Leia mais

1 plantas. Figura _ Planta do edificio construido Fonte: Rino Levi 19_

1 plantas. Figura _ Planta do edificio construido Fonte: Rino Levi 19_ 1 plantas Figura 3.17.1_ Planta do edificio construido Fonte: Rino Levi 19_ 125 FICHA 18 Corpo de Bombeiros e Batalhão Policial 1967 Foto 3.18.1_Recém inaugurado, fotografado da Av. Kenedy 126 Corpo de

Leia mais

IEPHA/MG MINAS GERAIS - BRASIL

IEPHA/MG MINAS GERAIS - BRASIL 1-5 IEPHA/MG MINAS GERAIS - BRASIL INVENTÁRIO DE PROTEÇÃO DO ACERVO CULTURAL ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS 1. Município: MUZAMBINHO (MG) 2. Distrito: SEDE 3. Designação: Capela dos Bueno 4.

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA RUI CARNEIRO, DE GRANDE FLUXO.

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA RUI CARNEIRO, DE GRANDE FLUXO. AVENIDA RUY CARNEIRO PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES

Leia mais

Onde ir em Juiz de Fora

Onde ir em Juiz de Fora Onde ir em Juiz de Fora Castelinho da CEMIG: O edifício da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi construído em 1890, quando ocorreu a inauguração do motor elétrico, que iria ser colocado

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório Localização: Avenida do Morro da Viúva. Rui

Leia mais

ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru

ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru ESTUDO PARA PLANO DE INTERVENÇÃO EM MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS: o caso do Mercado de Farinha de Caruaru TENÓRIO, LUCIENE LVF EMPREENDIMENTOS; Departamento de Projetos Av Agamenon Magalhães, 444, Mauricio

Leia mais

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO MASP. Integrantes: Ingrid Salabia, Manuela Simões, Maritza Marmo, Sandra Mota e Thaís Teles

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO MASP. Integrantes: Ingrid Salabia, Manuela Simões, Maritza Marmo, Sandra Mota e Thaís Teles MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO MASP Integrantes: Ingrid Salabia, Manuela Simões, Maritza Marmo, Sandra Mota e Thaís Teles HISTÓRICO Fundação: 1947 Idealizador :Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi. Primeira

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio PALACETE PALACETES Casa de Bouças P1 Anteriores donos da Quinta de Bouças, vieram morar para esta casa, deixando o solar desabitado. Séc. XIX (finais): construção da casa. Cabeceiras de Basto Bouças Hayford Gauss

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

situação e ambiência códice AI - F03 - Res denominação Fazenda Villa-Forte localização Via Dutra, km330 - Engenheiro Passos município Resende

situação e ambiência códice AI - F03 - Res denominação Fazenda Villa-Forte localização Via Dutra, km330 - Engenheiro Passos município Resende Parceria: denominação Fazenda Villa-Forte códice AI - F03 - Res localização Via Dutra, km330 - Engenheiro Passos município Resende época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo

Leia mais

UFT/COPESE Vestibular

UFT/COPESE Vestibular QUESTÃO 01 João Filgueiras Lima (1932-2014), apelidado Lelé, foi um arquiteto que participou como protagonista no movimento moderno da arquitetura brasileira. Atuou em diversos projetos, em diferentes

Leia mais

Figura 9- Ponte metálica sobre o rio Itapicuru. Fonte: Argollo (1900). As estações de São Francisco de Alagoinhas e de Juazeiro foram as edificações mais imponentes da Estrada de Ferro São Francisco. A

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS CULTURAIS DA UEPG: DE ÓRGÃO UNIVERSITÁRIO À ATRATIVO PARA O PROJETO CONHECENDO PG 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG

EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG EMPREENDIMENTO NA CIDADE DE FORMIGA MG Carolina Furtado Pereira Orientador Prof. Dr. Maurício Campomori 1 LOCALIZAÇÃO ARCOS PEDRA DO INDAIÁ PAINS PIMENTA CÓRREGO

Leia mais

D.O Ano XVII. N º 09 Rio de Janeiro Quinta-feira, 27 de março de O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e,

D.O Ano XVII. N º 09 Rio de Janeiro Quinta-feira, 27 de março de O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e, D.O Ano XVII. N º 09 Rio de Janeiro Quinta-feira, 27 de março de 2003. Decreto N.º 20939 de 24 de Dezembro de 2001.* CRIA A ÁREA DE PROTEÇÃO DO AMBIENTE CULTURAL DO BAIRRO DO JARDIM BOTÃNICO VI R. A, DETERMINA

Leia mais

Veja o antes e o depois de prédios famosos

Veja o antes e o depois de prédios famosos Uol - SP 10/02/2015-07:37 Veja o antes e o depois de prédios famosos Da Redação Prédios que abrigaram lojas e sedes de grandes empresas se tornaram ponto de referência em suas cidades no passado. Clique

Leia mais

RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013

RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013 RESOLUÇÃO N O 05/CONPRESP/2013 O Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n 10.032, de 27 de dezembro de 1985, e alterações posteriores,

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia:

Tipologia ARQUITECTURA CIVIL RESIDENCIAL Tipo de Sítio CASA URBANA. Observações: ID: C.U.1. Freguesia: CASAS URBANAS Casa Abreu C.U.1 Arco de Baúlhe Séc. XIX (inícios): provável construção do edifício. Serra Hayford Gauss Datum 73 X: 14320 Hayford Gauss Datum 73 y: 202145 Desvio a partir da E.N. 206 Levantamento:

Leia mais

ACERVO ICONOGRÁFICO - FAMS

ACERVO ICONOGRÁFICO - FAMS Ano: 1929 Título: Companhia Docas de Santos - Planta geral do Porto de Santos mostrando em conjuncto o projecto de ampliação progressiva do caes e suas installações desde a Barra até a Ilha Barnabé Tipologia:

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F02-PA denominação Fazenda Recreio localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes

situação e ambiência códice AII-F02-PA denominação Fazenda Recreio localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes Parceria: denominação Fazenda Recreio códice AII-F02-PA localização Estrada do Recreio município Paty do Alferes época de construção século XIX, parcialmente reconstruída no século XX estado de conservação

Leia mais

O Quartel General da Polícia Militar na Rua Evaristo da Veiga Rio de Janeiro

O Quartel General da Polícia Militar na Rua Evaristo da Veiga Rio de Janeiro O Quartel General da Polícia Militar na Rua Evaristo da Veiga Rio de Janeiro O Quartel General da Polícia Militar O atual Quartel General da Polícia Militar ocupa a quase totalidade do quarteirão da Rua

Leia mais

Após anos de abandono, antigos cinemas de rua do Rio vivem o suspense da reestreia

Após anos de abandono, antigos cinemas de rua do Rio vivem o suspense da reestreia Após anos de abandono, antigos cinemas de rua do Rio vivem o suspense da reestreia Prefeitura anuncia que projeto de revitalização de salas de projeção será retomado. Seis espaços da Zona Norte podem renascer.

Leia mais

Estruturas Metálicas e Serralheria Êxito

Estruturas Metálicas e Serralheria Êxito Estruturas Metálicas e Serralheria Êxito Nossos Produtos Armações tubulares Brises metálicas Corrimões norma PPCI Cortinas Metálicas automatizadas Escadas metálicas Estruturas em aço cortem Estruturas

Leia mais

Cliente: Itaú Cultural Veículo: IstoÉ Gente Online Data: 14/01/2015 Página: 01 Seção: Home

Cliente: Itaú Cultural Veículo: IstoÉ Gente Online Data: 14/01/2015 Página: 01 Seção: Home Página: 01 Página: 02 Paisagens brasileiras Depois de quatro anos de reformas, o Itaú Cultural, em São Paulo, abre para o público o Espaço Olavo Setubal, que exibirá as mais importantes representações

Leia mais

Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete. TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho

Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete. TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho Nome: João Lucas, Danilo, Bruno, Lucas e Paulo nº12, 6, 4, 18 e 23 9ºB PROFESSORA: Margarete TEMA: Arquitetura e o mercado de trabalho TRABALHO DE ARTES O que é Arquitetura? Arquitetura se refere à arte

Leia mais

Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais

Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais Mesa-redonda Acervos e patrimônio: compreender e rememorar a imigração italiana em Belo Horizonte e Minas Gerais O patrimônio documental público de Belo Horizonte: as pegadas da presença italiana em Belo

Leia mais

situação e ambiência códice AI-F01-BM denominação Fazenda Ribeirão Claro localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa

situação e ambiência códice AI-F01-BM denominação Fazenda Ribeirão Claro localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa Parceria: denominação Fazenda Ribeirão Claro códice AI-F01-BM localização Estrada Santa Isabel município Barra Mansa época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

&216758d 2&,9,/ 3URID7HUH]D'HQ\VH3GH$UD~MR -DQHLUR

&216758d 2&,9,/ 3URID7HUH]D'HQ\VH3GH$UD~MR -DQHLUR 81,9(56,'$'()('(5$/'2&($5È '(3$57$0(172'((1*(1+$5,$(6758785$/( &216758d 2&,9,/ 127$6'($8/$6 &216758d 2'((',)Ë&,26, 7(55(12(6&2/+$$48,6,d 2'2&80(17$d 2 3URID7HUH]D'HQ\VH3GH$UD~MR -DQHLUR 7HUUHQR(VFROKD$TXLVLomR'RFXPHQWDomR2-5

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA PROPRIETÁRIO: MARCIA DE OLIVEIRA EMPREENDIMENTO: NINHO VERDE II ECO RESIDENCE RUA: 79 QUADRA: GA LOTE: 14 ASSUNTO: CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR ÁREA CONSTRUIDA: 188,35

Leia mais

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE

RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE RESIDENCIAL NOVO CAMPECHE MEMÓRIA DESCRITIVA RESIDÊNCIA NOVO CAMPECHE 3 Residência unifamiliar, com 158,88 m2 de área construída, 2 pisos, arquitetura contemporânea de alto padrão, implantada em terreno

Leia mais

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017

ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 ATIVIDADE COMPLEMENTAR A FAU/CEATEC PUC-CAMPINAS 1º SEMESTRE 2017 Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Titulo da Atividade: Viagem de Estudos a Belo Horizonte e Ano: 1º semestre 2017

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG.

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DO MOÇAMBO (ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIA MOGYANA DE ESTRADAS DE FERRO)

ESCOLA MUNICIPAL DO MOÇAMBO (ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIA MOGYANA DE ESTRADAS DE FERRO) ESCOLA MUNICIPAL DO MOÇAMBO (ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIA MOGYANA DE ESTRADAS DE FERRO) O prédio onde hoje localiza - se a Escola Municipal do Bairro Moçambo, originalmente era uma Estação Ferroviária

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CARBON

Leia mais

TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE

TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE TARIFÁRIO EVENTOS SAÍDAS REGULARES DE BELO HORIZONTE Observações e condições de reserva: Preço por pessoa, em reais, base regular e sujeito a alteração sem aviso prévio; Tarifas comissionadas 10% Em todos

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA DIRETORIA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

ESTADO DE SANTA CATARINA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA DIRETORIA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL PARECER TÉCNICO Nº35/14-GEPET ASSUNTO: Vistoria realizada no edifício do Mercado Público Municipal de Lages - SC REQUERENTE: Fundação Cultural de Lages Data: 17/06/14 O presente Parecer Técnico refere-se

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS/SP. PROCESSO N

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS/SP. PROCESSO N EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CAMPINAS/SP. PROCESSO N 1025817-76.2015.8.26.0114, infra assinado, Engenheiro Civil - CREA/SP n 060087686.1, perito judicial

Leia mais

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE http://www.soubh.com.br/pontos-turisticos/ https://www.guiabh.com.br/turismo PASSEIOS E PACOTES TURÍSTICOS (BELO HORIZONTE E REGIÃO) TOURS REGULARES - PREÇOS ESPECIAIS

Leia mais

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR

1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR QUANDO O MURO VIRA 1/8 OCUPAÇÃO CARREFOUR O objetivo do projeto é ocupar o edifício do antigo Supermercado Carrefour no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, que está abandonado há nove anos. A idéia do projeto

Leia mais

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis

USP/SRF/GIM Gestão de Imóveis Av. D. João II, lote 1.12.03 8º Parque das Nações 1999-001 Lisboa +351 210471516 S. VICTOR - BRAGA Rua Professor Doutor Elísio de Moura 39 1 / 5 1. OBJECTIVO Esta brochura tem como objectivo a apresentação

Leia mais

ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE OBERSEESTRABE LAGO OBERSEE

ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE ELFRIEDESTRABE OBERSEESTRABE LAGO OBERSEE FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA HERTASTRABE

Leia mais

PRÉDIO DA COOMAM ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIA. MOGYANA DE ESTRADAS DE FERRO.

PRÉDIO DA COOMAM ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIA. MOGYANA DE ESTRADAS DE FERRO. PRÉDIO DA COOMAM ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIA. MOGYANA DE ESTRADAS DE FERRO. Localizado na Praça Dom Pedro II, o antigo prédio da estação ferroviária foi construído por volta de 1.911, sendo inaugurado

Leia mais

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque dado ao design na arquitetura e nas artes plásticas.

Leia mais

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO:

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO: Ministério da Educação CONSTRUÇÃO Universidade DE EDIFÍCIOS Federal Prof. do José Paraná de Almendra Freitas Jr. Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Construção de edifícios Etapas TC-022

Leia mais

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie

GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) MoSaIco. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Macienzie GT VILA ITORORÓ (2006 à 2009) INTRODUÇÃO A VILA ITORORÓ é um conjunto de casas construídas na década de 1920 pelo mestre de obras português Francisco de Castro no miolo de uma quadra da região central

Leia mais

A Vila Itororó está localizada no singular bairro da Bela Vista (o Bixiga), próximo ao Metro São Joaquim. Algumas características desse bairro são:

A Vila Itororó está localizada no singular bairro da Bela Vista (o Bixiga), próximo ao Metro São Joaquim. Algumas características desse bairro são: Goethe na Vila Informações técnicas e contextuais 1. Contexto sociogeográfico da Vila Itororó 2. Contexto histórico da Vila Itororó 3. Vila Itororó Canteiro Aberto 4. Planta-baixa, corte e elevação do

Leia mais

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar

situação e ambiência códice AII-F01-PA denominação Fazenda Pau Grande localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar Parceria: denominação Fazenda Pau Grande códice AII-F01-PA localização Rodovia RJ 125 Estrada Paty do Alferes, Km-11 Distrito de Avelar município Paty do Alferes época de construção século XVIII estado

Leia mais

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA

Edifício São Marcos REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA REGISTRO E DESCRIÇÃO DE UMA OBRA MODERNA A cidade de João Pessoa, na Paraíba, possui bastantes obras modernas importantes e interessantes, mas que não foram levantadas devidamente, para fins acadêmicos.

Leia mais

UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO

UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO Londrina Categoria Cidades Publicado em 10/02/2019 Foto: Acervo SEBRAE - Wilson Vieira / Paraná Turismo UMA CIDADE COM POTENCIAL RECONHECIDO Localizada no Norte do Estado, Londrina foi fundada em 1934.

Leia mais

Minas ganha museu dedicado ao Estado

Minas ganha museu dedicado ao Estado Minas ganha museu dedicado ao Estado Espaço usa a tecnologia para mostrar as tradições, cultura e história do povo mineiro O Governo de Minas Gerais e a Vale inauguraram, em 30 de novembro de 2010, o Memorial

Leia mais

Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos.

Patrimônio Histórico. Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos. Patrimônio Histórico Tradicionalmente refere-se à herança composta por um complexo de bens históricos. Todavia, esse conceito vem sendo substituído pela expressão patrimônio cultural, que é muito mais

Leia mais

Arte final da fachada frontal em execução.

Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada frontal em execução. Arte final da fachada posterior em execução. Detalhe do pórtico da fachada frontal em pedra (Mármore ou granito). São Paulo, 30 de agosto de 2017. 16. Informativo

Leia mais

situação e ambiência códice A1- F07-VR denominação Fazenda Cachoeira localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda

situação e ambiência códice A1- F07-VR denominação Fazenda Cachoeira localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda Parceria: denominação Fazenda Cachoeira códice A1- F07-VR localização Rua Estrada Velha do Amparo município Volta Redonda época de construção século XIX estado de conservação detalhamento no corpo da ficha

Leia mais

FICHA 05. Cen t r o Cí v i c o de Sã o Be r n a r d o do Ca m p o. Foto _Paço Municipal recém inaugurado Fonte: Acervo DPH-PMSBC

FICHA 05. Cen t r o Cí v i c o de Sã o Be r n a r d o do Ca m p o. Foto _Paço Municipal recém inaugurado Fonte: Acervo DPH-PMSBC FICHA 05 Cen t r o Cí v i c o de Sã o Be r n a r d o do Ca m p o 1964 Foto 3.05.1_Paço Municipal recém inaugurado Fonte: Acervo DPH-PMSBC 47 Paço Municipal e Centro Cívico de São Bernardo do Campo Autor:

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ. Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CULTURAL CONSTRUÍDO DO ESTADO DO PARANÁ Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa O patrimônio cultural perpassa várias definições e qualificações, quanto a uso

Leia mais

4. EDIFÍCIO NA CALÇADA DO GAIO, N. O 6

4. EDIFÍCIO NA CALÇADA DO GAIO, N. O 6 4. EDIFÍCIO NA CALÇADA DO GAIO, N. O 6 Edifício na Calçada do Gaio, n. o 6 4 EDIFÍCIO NA CALÇADA DO GAIO, N. O 6 4.1 INFORMAÇÃO GERAL Nome Localização Edifício na Calçada do Gaio, n. o 6 Península de

Leia mais

Informações técnicas e contextuais

Informações técnicas e contextuais Informações técnicas e contextuais 1. Contexto sociogeográfico da Vila Itororó 2. Contexto histórico da Vila Itororó 3. Vila Itororó Canteiro Aberto 4. Planta-baixa do térreo da casa 8, corte e elevação

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS Relatório número: RAO 012/OSC/2016 Órgão / entidade: Município de Criciúma - SC Data da 1ª visita: 15/06/2016 Processo licitatório: CP 247/PMC/2015 Objeto:

Leia mais

(1891), Santa Teresa de Guarani (1898), Guaramano (1944) e Guarani das Missões desde A sua emancipação ocorreu em 1959.

(1891), Santa Teresa de Guarani (1898), Guaramano (1944) e Guarani das Missões desde A sua emancipação ocorreu em 1959. GUARANI DAS MISSÕES 66 GUARANI DAS MISSÕES Guarani das Missões foi fundado em 1891 pelo governo federal, compreendia parte das terras da antiga Colônia Lucena. Abrangia uma área ao redor de dois mil lotes

Leia mais

Kaline Abrantes Guedes

Kaline Abrantes Guedes 1 Espaço Cultural José Lins do Rego(1982) Sérgio Bernardes(1919-2002) Kaline Abrantes Guedes 2 por que citar o Espaço Cultural como um exemplar representativo da arquitetura moderna paraibana? Por que

Leia mais

ARQUITETURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: O CASO DO PALÁCIO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CONCÓRDIA DE SANTA ROSA/RS 1

ARQUITETURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: O CASO DO PALÁCIO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CONCÓRDIA DE SANTA ROSA/RS 1 ARQUITETURA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL: O CASO DO PALÁCIO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA CONCÓRDIA DE SANTA ROSA/RS 1 Tainara Kuyven 2, Délis Gross 3, Tarcisio Dorn De Oliveira 4. 1 Projeto

Leia mais

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL Av. Cel. Aparício Borges Av. Prof. Oscar Pereira Morro da Polícia ONDE? O sítio localiza-se na divisa entre os bairros Cel. Aparício Borges e Glória, em Porto Alegre. O terreno é muito conhecido pela comunidade

Leia mais

Bens em regime de proteção federal IPHAN

Bens em regime de proteção federal IPHAN Bens em regime de proteção federal IPHAN Casa de Câmara e Cadeia de Santos Número do Processo: 545 - T. Livro das Belas Artes: inscrição n.º 448, fl. 83, 12/05/59. Tombamento pelo CONDEPHAAT: inscrição

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Lajes

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Lajes Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 07: Modelagem de Lajes Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO COMPLEXO INDUSTRIAL / PRÉDIO COMERCIAL. Otaviano Alves de Lima, nº Jardim das Graças SÃO PAULO SP

LAUDO DE AVALIAÇÃO COMPLEXO INDUSTRIAL / PRÉDIO COMERCIAL. Otaviano Alves de Lima, nº Jardim das Graças SÃO PAULO SP fls. 374 LAUDO DE AVALIAÇÃO COMPLEXO INDUSTRIAL / PRÉDIO COMERCIAL Otaviano Alves de Lima, nº. 2.724 Jardim das Graças SÃO PAULO SP fls. 375 Sumário 1. PRELIMINARES 4 2. DIAGNÓSTICO DE MERCADO 4 3. RESUMO

Leia mais

Araraquara, 28 de novembro de 2.016

Araraquara, 28 de novembro de 2.016 fls. 236 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ARARAQUARA - SP 1013984-35.2014 DJALMA DO CARMO FERREIRA, nomeado Perito Judicial, após as diligências necessárias, vem mui respeitosamente

Leia mais

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA AVENIDA OITO AVENIDA GENESEE RUA DR OGDEN

PARÂMETRO DESCRIÇÃO IMAGEM SÍNTESE FUNCIONAL ENTORNO IMPLANTAÇÃO TOPOGRAFIA AVENIDA OITO AVENIDA GENESEE RUA DR OGDEN FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA A RESIDÊNCIA

Leia mais

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados

Rio Abaixo. Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados do lo a c n o G o Sa Rio Abaixo Patrimônio Cultural Bens Tombados e Registrados Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante Igreja construída em terreno doado por José de Holanda Braga, em 1733. O retábulo

Leia mais

RESOLUÇÃO 03 / CONPRESP / 2012

RESOLUÇÃO 03 / CONPRESP / 2012 RESOLUÇÃO 03 / CONPRESP / 2012 O Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei nº 10.032, de 27 de dezembro de 1985, e alterações posteriores,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais