Assédio Sexual. Aula 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assédio Sexual. Aula 2"

Transcrição

1 Assédio Sexual Aula 2

2 Art. 216-A. Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. Pena detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos. Parágrafo único. (VETADO) 2o A pena é aumentada em até um terço se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos.

3 CRÍTICAS AO TIPO PENAL Violação à Fragmentariedade e Subsidiariedade O Direito Penal não pode e não deve cuidar de situações excepcionais e que podem ser contornadas por outros ramos jurídicos. Extrema ratio Ausência de casos práticos

4 ANÁLISE DAS ELEMENTARES Constranger Obrigar, influenciar de forma forçada para uma ação ou omissão. Fazer com que terceiro tome conduta que, de outra forma, não o faria. Neste caso, o constrangimento pode ser entendido como perseguir com propostas, insistir, importunar a vítima para que com ela obtenha vantagem ou favorecimento sexual. Deve existir sempre uma ameaça implícita ou explícita de prejuízo na relação de trabalho. Finalidade de Obter Vantagem ou Favorecimento Sexual Finalidade específica do crime. Vantagem ou Favorecimento Sexual = sinônimos. Tem o sentido de favores sexuais em benefício do agente.

5 prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função Superior hierárquico relação de Direito Público. Elementar se refere apenas entre os superiores de cargos públicos (em comissão ou concursados). Ex: assédio sexual entre coronel e soldado; juiz e seus subordinados (escrevente, motorista); delegado e investigador. Ascendência inerente ao emprego relação trabalhista estabelecida entre empregador e empregado, mediante salário e subordinação. Ascendência inerente ao cargo relação trabalhista estabelecida entre o empregador público e o empregado público. Ascendência inerente à função conjunto de atribuições inerentes ao serviço que não se encaixar como relação de emprego estágio, trabalho voluntário.

6 EXPLICAÇÃO GERAL DO CRIME O delito de assédio sexual prevê uma modalidade especial de constrangimento, distinta do estupro. O sujeito ativo pratica ações ou insinuações de cunho sexual que, na ausência de receptividade pela vítima, farão com que ela seja prejudicada em seu trabalho. Logo, há sempre uma ameaça conexa ao trabalho/emprego, que pode ser expressa ou implícita. A ameaça deverá SEMPRE estar ligada ao exercício do emprego, cargo ou função. Exemplos: rebaixar a vítima de posto, transferi-la para local de trabalho desfavorável, reduzir o salário ou comissões, etc. Especializou-se a finalidade da ameaça, já que o tipo penal admite apenas o prejuízo na relação de trabalho. Exemplo 1 Chefe diz para empregado que se não aceitar manter um caso amoroso com ele, irá solicitar sua demissão ao RH. Exemplo 2 Juiz diz a sua escrevente que se não praticarem conjunção carnal, ela será transferida para outra comarca. Exemplo 3 Colega de trabalho afirma para outra funcionária que, caso ela não aceite ir ao motel com ele, irá reportar ao chefe seus constantes atrasos. Exemplo 4 Coronel aponta sua arma para tenente obrigando-o a se despir e praticar atos sexuais.

7 Desconexão da Ameaça Principal indução em concurso e OAB. Não basta os elementos (relação de ascendência profissional ou hierarquia + finalidade sexual + constrangimento), é necessário que o mal prometido no constrangimento/ameaça seja conexo à relação de trabalho. Constrangimento = prejuízo no trabalho. No caso de uma ameaça desconexa com finalidade sexual no ambiente de trabalho (ameaça de morte com arma de fogo, faca etc), o crime será de estupro! Distinção de Gênero Consumação Tentativa Não há. Homens e mulheres podem ser sujeito ativo e passivo do crime de assédio sexual. Crime formal. Com o constrangimento, independentemente da obtenção dos favores sexuais. Admite. Na hipótese do agente empregar a retórica ou os atos de constrangimento e a vítima não se sentir constrangida.

8 OAB XVIII Exame Unificado, 2015 Glória é contratada como secretária de Felipe, um grande executivo de uma sociedade empresarial. Felipe se apaixona por Glória, mas ela nunca lhe deu atenção fora daquela necessária para a profissão. Felipe, então, simula a existência de uma reunião de negócios e pede para que a secretária fique no local para auxiliá-lo. À noite, Glória comparece à sala do executivo acreditando que ocorreria a reunião, quando é surpreendida por este, que coloca uma faca em seu pescoço e exige a prática de atos sexuais, sendo, em razão do medo, atendido. Após o ato, Felipe afirmou que Glória deveria comparecer normalmente ao trabalho no dia seguinte e ainda lhe entregou duas notas de R$ 100,00. Diante da situação narrada, é correto afirmar que Felipe deverá responder pela prática do crime de a) violação sexual mediante fraude. b) assédio sexual. c) favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual. d) estupro.

9 Modalidade Omissiva Não admite modalidade omissiva própria. A omissão imprópria (crime comissivo por omissão) é, em tese, admissível desde que o superior hierárquico tenha o status de garantidor. Exemplo: Soldado está sendo vítima do crime de assédio sexual, praticado pelo Sargento. O Soldado reporta os fatos ao Tenente que nada faz para evitar o resultado criminoso. Neste caso o Tenente responderá por sua omissão. Causa de Aumento de Pena 2o A pena é aumentada em até um terço se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos. Trabalho de menor aprendiz, trabalho irregular. O agente deve conhecer a idade da vítima.

10 Competência para Julgamento Chefe Apaixonado Infração de menor potencial ofensivo Juizado Especial Criminal. É comum que chefes e superiores hierárquicos se apaixonem por seus subordinados na rotina de trabalho. É possível estes fazerem suas declarações de amor, muitas vezes insistentes e irritantes? Sim, desde que não configure-se ameaça de prejuízo neste ambiente. Exemplo: mesmo já rejeitados inúmeras vezes, chefes que insistentemente enviam flores, cartões, mensagens e s. Empregada Doméstica Por se encontrarem no âmbito no ambiente de trabalho doméstico e possuírem relação de hierarquia com seus empregadores, podem ser sujeitos passivos do crime de assédio sexual.

11 Docente e discente Professor que assedia aluno fazendo-lhe propostas sexuais, sob o argumento de prejudica-lo em suas notas, se rejeitado. Não existe a relação exigida pelo tipo penal. Poderá, eventualmente, caracterizar constrangimento ilegal. Líder Espiritual Padre, pastor, rabino, vidente. Idem ao anterior.

12 2016, Promotor de Justiça MPE-GO a) O crime de assédio sexual (art. 216-A, CP) é crime cujo conteúdo típico exige uma relação de hierarquia entre o agente e a vítima, tal qual aquela existente entre aluno e professor. 2013, Defensor Público Roraima d) De acordo com a doutrina, o preceito contido no CP em relação ao assédio sexual contempla a conduta perpetrada por líder religioso que, aproveitando-se do exercício de seu ministério, assedia sexualmente uma fiel seguidora. 2012, Juiz Acre c) A pena para o crime de assédio sexual será aumentada até a metade se a vítima for menor de dezoito anos de idade, e a ação penal será, nesse caso, pública incondicionada.

13 2010, Escrivão de Polícia A conduta de constranger alguém com o intuito de obter favorecimento sexual, sendo o agente superior hierárquico, corresponde ao delito de a) estupro. b) ameaça. c) assédio sexual. d) constrangimento ilegal. e) estupro de vulnerável.

14 2015, Técnico Jurídico da Prefeitura de Cuiabá Glória, de 25 anos, foi contratada por determinada instituição privada de ensino para ser professora da turma do 2º ano do ensino fundamental. O diretor da escola, superior de Glória, fica encantado pela beleza da nova contratada e, em determinada data, no interior da sala da direção, constrange-a a praticar ato sexual, sob o argumento de que todas as professoras devem o seu trabalho na escola a ele, que as contratou. Glória, não querendo perder seu emprego, cede ao constrangimento. Considerando a situação narrada, é corretor afirmar que a conduta do diretor da escola a) é atípica. b) configura crime de assédio sexual. c) configura crime de atentado violento ao pudor. d) configura crime de estupro. e) configura crime de constrangimento ilegal.

15 2010, Defensor Público Pará O constrangimento com intuito de obter favorecimento sexual que caracteriza o crime de assédio sexual (art. 216-A, do Código Penal) a) é indiferente ao consentimento da vítima para caracterização do crime. b) não pode ter como vítima o homem. c) é qualificado se praticado pelo pai contra vítima menor de 14 anos. d) absorve a eventual violência de natureza leve utilizada em seu cometimento. e) pressupõe a condição de superioridade hierárquica ou ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função.

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL LEGALE CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Com o advento da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, o Título VI da parte especial do Código Penal deixou de ser nominado como Crimes contra os Costumes e passou

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

Crimes contra o Patrimônio Receptação

Crimes contra o Patrimônio Receptação LEGALE RECEPTAÇÃO Crimes contra o Patrimônio Receptação Receptação Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III

Direito Penal. Crimes Contra a Dignidade Sexual III Direito Penal Crimes Contra a Dignidade Sexual III Estupro de Vulnerável Art. 217-A do CP: Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos: Pena reclusão, de oito a quinze anos.

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E OUTROS DISPOSITIVOS (LEI 13.718 DE 24/09/2018) Prof. Rodrigo Capobianco Importunação Sexual Caso de ejaculação em ônibus não configura estupro,

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 2.1 A dignidade da pessoa humana como princípio regente 2.2 Princípio da livre formação da personalidade 2.2.1 Personalidade 2.2.2 O

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 17/11/2010 16:05 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009. Mensagem de veto Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei

Leia mais

PROVA TIPO 01 BRANCA. Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO

PROVA TIPO 01 BRANCA. Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO 4 59 63 62 61 60 61 63 62 62 60 60 59 63 64 61 60 64 62 59 64 PROVA TIPO 01 BRANCA Questão 59 Guilherme, funcionário público de determinada

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 Sumário INTRODUÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 1.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES... 25 1.2. A DIGNIDADE SEXUAL COMO BEM JURÍDICO PENALMENTE TUTELADO...

Leia mais

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos

DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL. Prof. Hélio Ramos DIREITO PENAL IV TÍTULO VI - CAPÍTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA O VULNERÁVEL Prof. Hélio Ramos DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEL Sedução - Art. 217: REVOGADO lei 11.106/2005. Estupro de vulnerável

Leia mais

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009

LEI Nº , DE 7 DE AGOSTO DE 2009 LEI Nº 12.015, DE 7 DE AGOSTO DE 2009 Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1º da Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. 15 1. Nova denominação do Título VI.... 15 2. Os capítulos do Título VI.. 21 3. Ação penal. 22 3.1 A Súmula 60S do STF.. 23 3.2 Direito intertemporal.. 25 4. Segredo de Justiça.. 27

Leia mais

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta:

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Código Penal, em especial do seu Título VI. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Karina Jaques Impedimento ao alistamento (art. 293, CE) Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento: Pena - Detenção de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP

VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP VIOLÊNCIA SEXUAL E TIPOS PENAIS QUADRO-RESUMO Artigo Tipo Penal Descrição ABUSO SEXUAL NO CÓDIGO PENAL - CP 213 Estupro Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou

Leia mais

ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO SUMÁRIO 1. Introdução 2. O que é Assédio Sexual? 3. A legislação brasileira. 4. Por que assédio sexual é crime? 5. O que a Organização Internacional do Trabalho fala

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 475, DE 2009 Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, para indicar hipóteses de ação penal pública incondicionada à representação. O CONGRESSO

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Constrangimento Ilegal

Constrangimento Ilegal Constrangimento Ilegal Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 1 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL TORTURA (Lei 9455/97) Tortura Constitui crime de tortura: I - constranger alguém com

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 143 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Desvio Art. 307. Desviar, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente, em razão do cargo ou função,

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O

EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O EXCLUSÃO DE ATO DOLOSO E OS CUSTOS DE DEFESA NO D&O A exclusão de atos lesivos, anula a cobertura criminal do seguro D&O? Vamos estudar algumas tipificações criminais que causam sinistros no seguro D&O

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

Capítulo 12 Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual

Capítulo 12 Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual Capítulo 12 Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual 645. (CESPE / Promotor de Justiça - MPE - ES / 2010) No ordenamento jurídico brasileiro, apenas o homem pode ser autor do delito de estupro; a mulher pode

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Proteção Penal ao Indivíduo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Crimes contra a pessoa. Homicídio.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Lei 8072/90 Trata dos crimes hediondos e dos assemelhados (equiparados)

Leia mais

É a pessoa contra a qual recai o constrangimento.

É a pessoa contra a qual recai o constrangimento. rogério greco extorsão (Art. 158 do Cp) introdução ClAssiFiCAçãO doutrinária O agente deve constranger a vítima, impondo-lhe um comportamento positivo ou negativo, determinando que faça, tolere que se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Ação penal Parte 2 Prof. Thiago Almeida . Cenário atual (Lei 12.015/09): - Ação penal de iniciativa privada: não subsiste (salvo a subsidiária da pública) - Ação pública condicionada:

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 1 - Roubo impróprio 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência

Leia mais

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido... Sumário Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Exame de corpo de delito...3 Elemento subjetivo...3 Modalidades

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

Dê-se ao projeto a seguinte redação:

Dê-se ao projeto a seguinte redação: SCD 2/2018 00002 Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 5.452-B de 2016 do Senado Federal (PLS Nº 618/2015 na Casa de origem), que acrescenta os arts. 218-C e 225-A ao Decreto-Lei nº

Leia mais

Superando Barreira. Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira

Superando Barreira. Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira Superando Barreira Enfª: Eclésia Fragoso Nogueira Conceito de violência sexual (O.M.S) Organização Mundial de Saúde, define como violência sexual : Qualquer ato sexual ou tentativa do ato não desejada,

Leia mais

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14 SUMÁRIO FURTO (ART. 155 DO CP) Introdução...2 Classificação doutrinária...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Sujeitos...3 Consumação e tentativa...3 Elemento subjetivo...5 Modalidades

Leia mais

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Direito Penal Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Sequestro Relâmpago Art. 158, 3, CP: Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III

07/09/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal III DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 11ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal III 2 1 Art 129 Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal IV

26/08/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal IV DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 8ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 INDUZIMENTO, INSTIGAÇÃO OU AUXÍLIO A SUICÍDIO Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se

Leia mais

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL TÍTULO VI CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL MORAL PÚBLICA SEXUAL DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos Art. 213. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar

Leia mais

Crimes Sexuais. Reflexões sobre a Nova Lei nº /2005. Editora JH MIZUNO (81)(094) S586c

Crimes Sexuais. Reflexões sobre a Nova Lei nº /2005. Editora JH MIZUNO (81)(094) S586c TADEU ANTÔNIO DIX SILVA Professor de Direito Penal na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Mestre em Direito Penal pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutorando em História

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

Delegado exercícios 25/06/2016 Professor Francisco Menezes

Delegado exercícios 25/06/2016 Professor Francisco Menezes Delegado exercícios 25/06/2016 Professor Francisco Menezes 01.Ano: 2014 - Banca: FUNCAB Órgão: PC-RO- De acordo com o Código Penal, a conduta conhecida como seqüestro relâmpago (em que os agentes abordam

Leia mais

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções:

Direito Penal III. Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: Aula 11 25/04/2012 2.6 DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Os crimes pertencentes a este capítulo protegem a liberdade individual das pessoas. O capítulo é dividido em quatro seções: 1. Dos crimes

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael

Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael Bianca, Brenda, Cleison, Débora, Peterson, Rafael ECA Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990 Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente

Leia mais

Direito Penal. Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Ação Penal Pública Condicionada à Representação. Parte 2 Prof.ª Maria Cristina Onde encontrar a informação quanto à necessidade de representação? Na própria lei na qual o crime está descrito.

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG

MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n. 16 - CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG À DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Recurso relativo a questão n. 16 (caderno A ) da prova de

Leia mais

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos.

Lei nº 8.072/90. b) A tentativa de homicídio simples ou de homicídio qualificado constituem-se crimes hediondos. Lei nº 8.072/90 JÁ CAIU. vamos treinar? 1. (Ano: 2018. Banca: NUCEPE. Órgão: PC-PI. Prova: Delegado de Polícia Civil). Acerca dos Crimes hediondos, marque a alternativa CORRETA. a) São considerados hediondos

Leia mais

É qualquer pessoa. - homem ou mulher. Antes era um crime próprio, somente cometido pelos homens. Hoje, entretanto, é um crime comum.

É qualquer pessoa. - homem ou mulher. Antes era um crime próprio, somente cometido pelos homens. Hoje, entretanto, é um crime comum. DIREITO PENAL IV Prof. Marcos Marcílio DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL ESTUPRO ART. 213, CP Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou praticar ou permitir que

Leia mais

Direito Penal. Consumação e Tentativa

Direito Penal. Consumação e Tentativa Direito Penal Consumação e Tentativa Crime Consumado Quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal (art. 14, I, CP); Realização plena dos elementos constantes do tipo legal; Crime Consumado

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Art. 159 - Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 49877 Contra decisão de primeiro grau nos Juizados Especiais Cíveis em favor de seu cliente, foi interposto recurso para a Turma Recursal. Nesse Colegiado, em julgamento do tema envolvendo matéria

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal Iv DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal Iv 2 1 E DA EXTORSÃO Art. 157 Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Direito Penal. Furto e Roubo

Direito Penal. Furto e Roubo Direito Penal Furto e Roubo Furto Art. 155 do CP Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel. Pena reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Furto Objetividade Jurídica: Patrimônio. Sujeito

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECIAL. Edição 2017

LEGISLAÇÃO ESPECIAL. Edição 2017 LEGISLAÇÃO ESPECIAL 143 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação

Leia mais

Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos. Pena

Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos. Pena Estupro (CP, art. 213) Caput Redação anterior Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça. Reclusão de (04) quatro a (10) dez anos. Redação atual Constranger alguém, mediante

Leia mais

A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente

A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente A Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente a partir do Código Penal, A Constituição Federal de 1988 e Estatuto da Criança e do Adolescente O combate a exploração sexual contra criança e adolescente

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

COMENTÁRIOS SOBRE O CRIME DE ESTUPRO APÓS O ADVENTO DA LEI /09 LUIZ CARLOS FURQUIM VIEIRA SEGUNDO

COMENTÁRIOS SOBRE O CRIME DE ESTUPRO APÓS O ADVENTO DA LEI /09 LUIZ CARLOS FURQUIM VIEIRA SEGUNDO COMENTÁRIOS SOBRE O CRIME DE ESTUPRO APÓS O ADVENTO DA LEI 12.015/09 LUIZ CARLOS FURQUIM VIEIRA SEGUNDO C O M E N T Á R I O S S O B R E O C R I M E D E E S T U P R O A P Ó S O A D V E N T O DA L E I 1

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Introdução

SUMÁRIO. Parte I Introdução SUMÁRIO Parte I Introdução 1 Parte geral e parte especial 1.1 Generalidades 1.1.1 Distinção 1.1.2 Teoria geral da Parte Especial 1.2 Classificação da parte especial 1.2.1 Critérios 1.2.2 Classificação

Leia mais

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

16/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 12ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 SUPRESSÃO OU ALTERAÇÃO DE MARCA EM ANIMAIS Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado

Leia mais

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos 01. Marque a alternativa incorreta: a) Nos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de

Leia mais

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS

LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS LENOCÍNIO E TRÁFICO DE PESSOAS DIREITO PENAL IV Prof. Hélio Ramos DO LENOCÍNIO E DO TRÁFICO DE PESSOAS (Derrogado pelo Art. 3º da Lei n. 11.106/05) LENOCÍNIO PRINCIPAL Mediação para servir a lascívia de

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Art. 1o Esta Lei cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar

Leia mais

CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (continuação)

CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO (continuação) Atentado contra a liberdade de associação - Art. 199, CP Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a participar ou deixar de participar

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina CF. Art. 5º. (...) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico

Leia mais

CONCURSO DE PESSOAS. pág. 2

CONCURSO DE PESSOAS.   pág. 2 CONCURSO DE PESSOAS Concurso de pessoas Ocorre quando mais de uma pessoa pratica o crime. 1.1. Crimes Unissubjetivos (Monossubjetivos) e Plurissubjetivos. 1.2. Teoria Monista (Unitária) Mitigada (Temporada)

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E ESPÉCIE DAS INFRAÇÕES PENAIS

CLASSIFICAÇÃO E ESPÉCIE DAS INFRAÇÕES PENAIS CLASSIFICAÇÃO E ESPÉCIE DAS INFRAÇÕES PENAIS ÍNDICE 1. CRIMES COMUNS, PRÓPRIOS E DE MÃO PRÓPRIA...5 Classificação de Crimes... 5 2. CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA...9 Crime Material... 9 Crimes

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS ATUALIZAÇÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A. LEI 12.403/11 FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS Cley Celestino Batista Delegado de Polícia Cuiabá, 2011 I VACATIO LEGIS: Conforme preceitua a Lei 12.403/2011, suas normas

Leia mais

EDUARDO FÁRIAS DIREITO PENAL

EDUARDO FÁRIAS DIREITO PENAL EDUARDO FÁRIAS DIREITO PENAL 1. Nos termos previstos no Código Penal, é correto afirmar que a) se considera praticado o crime no momento do resultado. b) a lei posterior, que de qualquer modo favorecer

Leia mais

EXTORSÃO. Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. - Elementos do tipo: - Constranger: obrigar, compelir.

EXTORSÃO. Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. - Elementos do tipo: - Constranger: obrigar, compelir. EXTORSÃO Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma

Leia mais

REFORMA NO CÓDIGO PENAL

REFORMA NO CÓDIGO PENAL REFORMA NO CÓDIGO PENAL Guilherme Frederico Lima Nomura * RESUMO: Por meio deste, deseja mostrar alguns aspectos sobre a nova lei que reformou o código penal no aspecto sobre os crimes sexuais, alguns

Leia mais

A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime.

A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico não pode ser considerada criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime. Excepcionalmente,

Leia mais

Autor: Hamilton Borges da Silva Junior

Autor: Hamilton Borges da Silva Junior Artigos Jurídicos Autor: Hamilton Borges da Silva Junior ESTUPRO: LEI 12015/2009 ALTEROU O ARTIGO 213 DO CODIGO PENAL QUE TRATA SOBRE O ESTUPRO, ANÁLISE DE COMO FICOU E QUAIS AS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 03

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 03 CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 03 DATA 18/08/2016 DISCIPLINA Leis Penais Especiais PROFESSOR Gabriel Habib MONITORA Marcela Macedo AULA 03 Lei de Tortura - Lei 9455/97 Lei de Tortura

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal TEMA: Diversos 1. Um militar das Forças Armadas, durante a prestação de serviço na organização militar onde ele servia, foi preso em flagrante delito por estar na

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS

DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS DA RESPONSABILIDADE CIVIL E PENAL DE ESCOTISTAS E DIRIGENTES INSTITUCIONAIS Responsabilidade Civil Dever jurídico de indenizar o dano, tanto moral quanto material, imposto àquele que o causou desfazendo,

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA

CRIMES CONTRA A PESSOA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA Honra (continuação) Honra Injúria Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro Atenção: Injuriar não é imputar a prática de um fato Honra Pena: detenção (de 1 a

Leia mais

- INQUÉRITO POLICIAL -

- INQUÉRITO POLICIAL - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial - INQUÉRITO POLICIAL - 4. INSTAURAÇÃO DO IP: a) Ação Penal Pública Incondicionada:

Leia mais

PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL QUESTÃO 58

PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL QUESTÃO 58 PROVA OBJETIVA DA POLÍCIA FEDERAL DELEGADO DE POLÍCIA QUESTÕES DE DIREITO PENAL Professor: Felipe Leal QUESTÃO 58 COMENTÁRIOS: Houve coação moral irresistível (vis compulsiva), a excluir a culpa, em função

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Penal. Concurso de Pessoas. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Penal. Concurso de Pessoas. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 9ª fase Período 2007-2016 1) CESPE Juiz Estadual TJ/PI - 2012 Em relação ao concurso de pessoas, assinale a opção correta. a) Segundo a jurisprudência

Leia mais

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 1 A 4 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 1 A 4 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Faculdade Cathedral Curso de Direito 6º Semestre Direito Penal IV Prof. Vilmar A. Silva AULA 1 A 4 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL A Lei nº 12.015/2009, que entrou em vigor no dia 10/08/2009, reestruturou

Leia mais

CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL

CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL LEGALE CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Liberdade Individual liberdade pessoal Constrangimento ilegal Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer

Leia mais

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Concurso de Pessoas Art. 29 CP - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade Conceito: Configura-se

Leia mais