Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Introdução às Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara"

Transcrição

1 Por Marcelo Câmara

2 texto Sumário:

3 texto 3. Introdução às Obrigações Solidárias: 3.1. Conceito: 3.2 Natureza jurídica: 3.3. Princípios Gerais: 3.4 Espécies de obrigações solidárias:

4 texto Desenvolvimento:

5 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Lei de 2002: Art. 264 a Capítulo VI - Das Obrigações Solidárias Arts. 264 a 266 Disposições gerais Arts. 267 a Solidariedade ativa Arts. 265 a Solidariedade passiva

6 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Lei de 1990: Art. 7, parágrafo único 18; 19; 20; 25 1º e 2º; 28 3º e 34.

7 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Lei de 2015: Art. 130, III; 509, único.

8 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Tratam-se, também, de obrigações complexas com multiplicidade de sujeitos. As obrigações solidárias são comuns no Direito brasileiro, sendo certo que a solidariedade é na verdade, um artifício técnico utilizado para reforçar o vínculo, facilitando o cumprimento ou a solução da dívida.

9 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Há solidariedade quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito ou com responsabilidade pela dívida toda, como se fosse o único, art. 264, CC:

10 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Art Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

11 3. Introdução às Obrigações Solidárias: Assim, internamente serão tantos vínculos quantos forem os sujeitos, mas, externamente, aparecem como se fossem um único credor ou um único devedor responsabilidade.

12 3. Introdução às Obrigações Solidárias: "A obrigação será solidária quando a totalidade do seu objeto puder ser reclamada por qualquer dos credores ou qualquer dos devedores" (Silvio de Salvo Venosa), caracterizando-se, dessa forma, pela necessária coincidência de interesses entre os sujeitos.

13 3.1 Conceito: A obrigação solidária é aquela na qual sendo plural a composição do polo credor e/ou do polo devedor, cada um dose seus integrantes tem direito ao todo, com se fosse o único credor, ou deve o todo, como se fosse o exclusivo devedor.

14 3.2. Natureza jurídica: a) Tese unitária: Considera que entre credores e devedores solidários há uma espécie de mandato tácito e recíproco. A aceitação desta tese implica que se impossibilitando a prestação por culpa de um dos coobrigados, subsiste para todos o encargo de pagar o equivalente e os juros de mora e para o culpado a responsabilidade pelas perdas e danos.

15 3.2. Natureza jurídica: Tácito Que está subentendido, não é expresso / escrito. É aquele em que as partes, sem declarar ou mencionar suas intenções, agem de forma consonante ao longo do tempo, de maneira que dessa relação passam a existir direitos e obrigações. Ex: obrigação moral de pensionar alguém que não se tem obrigação jurídica.

16 3.2. Natureza Jurídica: Art Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

17 3.2. Natureza Jurídica: b) Tese pluralista: Reconhece que cada credor ou devedor solidário age em nome e no interesse próprio e, por isso, há tantos vínculos quantos forem os sujeitos, permitindo-se que a obrigação seja pura e simples para um e condicional para outra.

18 3.2. Natureza Jurídica: b) Tese pluralista: Portanto, a solidariedade só se manifesta nas relações externas, o que explica a desnecessidade de constituição de litisconsórcio.

19 3.2. Natureza Jurídica: b) Tese pluralista: Nesta modalidade de obrigação o efeito fundamental é o mesmo das obrigações indivisíveis, mas nesse caso a possibilidade de reclamar a totalidade não deriva da natureza da prestação, mas da vontade das partes ou da lei. Vejamos art. 265 do Código Civil.

20 b) Tese pluralista: 3.2. Natureza Jurídica: Art A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.

21 3.3. Princípios Gerais: a) Unidade da prestação Qualquer que seja o número de credores ou devedores, a prestação é única. Então a quitação dada por um dos credores, ou o pagamento integralmente feito por um dos devedores, extingue a obrigação. Art. 283.

22 3.3. Princípios Gerais: a) Unidade da prestação: Art O devedor que satisfez a dívida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos co-devedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no débito, as partes de todos os co-devedores.

23 3.3. Princípios Gerais: b) Pluralidade e independência do vínculo: A prestação pode ser pura e simples para algum dos devedores e pode estar sujeita à condição, ao prazo ou encargo para outros segundo (art. 266, CC).

24 3.3. Princípios Gerais: Art A obrigação solidária pode ser pura e simples para um dos co-credores ou co-devedores, e condicional, ou a prazo, ou pagável em lugar diferente, para o outro.

25 3.3. Princípios Gerais: JDC/CJF - Enunciado Art. 266: A solidariedade admite outras disposições de conteúdo particular além do rol previsto no art. 266 do Código Civil.

26 3.3. Princípios Gerais: c) Co-responsabilidade entre os sujeitos passivos: Existe responsabilidade passiva em face de um ou mais sujeito. Art. 275.

27 3.3. Princípios Gerais: c) Co-responsabilidade entre os sujeitos: Art O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dívida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto. Parágrafo único. Não importará renúncia da solidariedade a propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores.

28 3.3. Princípios Gerais: d) Intransmissibilidade. Morrendo um dos credores ou devedores, a solidariedade não se transmite aos seus herdeiros cujos direitos e deveres se restringirão ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for indivisível. Art. 276:

29 d) Intransmissibilidade Princípios Gerais: Art Se um dos devedores solidários falecer deixando herdeiros, nenhum destes será obrigado a pagar senão a quota que corresponder ao seu quinhão hereditário, salvo se a obrigação for indivisível; mas todos reunidos serão considerados como um devedor solidário em relação aos demais devedores.

30 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: A solidariedade não se presume, decorre da vontade das partes ou da lei. Art. 265: Art A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.

31 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: Art Vicia o negócio jurídico a coação exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a que aproveite, e esta responderá solidariamente com aquele por perdas e danos.

32 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: Art Se duas ou mais pessoas forem simultaneamente comodatárias de uma coisa, ficarão solidariamente responsáveis para com o comodante.

33 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: Art Se o mandato for outorgado por duas ou mais pessoas, e para negócio comum, cada uma ficará solidariamente responsável ao mandatário por todos os compromissos e efeitos do mandato, salvo direito regressivo, pelas quantias que pagar, contra os outros mandantes.

34 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: Art São também responsáveis pela reparação civil: III - o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele;

35 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: Art Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação. Parágrafo único. São solidariamente responsáveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932.

36 3.3. Princípios Gerais: e) Presunção de não solidariedade: Obs: A solidariedade não pode decorrer de sentença, uma vez que o juiz não pode condenar solidariamente se esta não era preexistente.

37 Obs: 3.3. Princípios Gerais: Art O julgamento contrário a um dos credores solidários não atinge os demais, mas o julgamento favorável aproveita-lhes, sem prejuízo de exceção pessoal que o devedor tenha direito de invocar em relação a qualquer deles. (Artigo com redação dada pela Lei nº , de 16/3/2015, publicada no DOU de 16/3/2015, em vigor 1 ano após a publicação)

38 3.4 Espécies de obrigações solidárias: a) Solidariedade ativa (arts. 267 a 274, CC): pluralidade de credores, cada um com direito à integralidade da dívida. b) Solidariedade passiva (arts. 275 a 285, CC): pluralidade de devedores, cada um respondendo pela integralidade da dívida. c) Solidariedade mista: pluralidade de credores e devedores.

39 texto Conclusão:

40 texto Que a Força esteja com Todos! Vida Longa e Próspera:

41

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Obrigação Solidária. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Obrigação Solidária Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais

Direito das Obrigações. IV - Modalidades Obrigacionais Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 23 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 23 Direito das Obrigações IV - Modalidades Obrigacionais 5. Obrigações indivisíveis

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 07 (Obrigações Solidárias Ativa) AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS AULA 07 OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS Definição de Obrigações Solidárias: é aquela resultante de lei ou da vontade das partes em que havendo multiplicidade de credores ou de devedores, ou de uns e outros, cada

Leia mais

Aula 7 - Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara

Aula 7 - Obrigações Solidárias: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Obrigação Solidária Ativa: 1.1. Conceito: 1.2. Características: 1.3. Efeitos: 2. Obrigação Solidária Passiva: 2.1. Conceito: 2.2. Características: 2.3. Efeitos:

Leia mais

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Espécies de Obrigações. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Espécies de Obrigações Prof. Marcio Pereira Obrigações Alternativas ou Disjuntivas São aquelas que embora existam diversos objetos da prestação, o devedor se exonera satisfazendo um deles.

Leia mais

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 7 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 07 4) OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS

Leia mais

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção Curso de Direito - Parte Especial - Livro I - Do Direito das Obrigações - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 6 DAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção

Obrigações solidárias, Responsabilidade solidária, Responsabilidade subsidiária, Solidariedade ativa, Solidariedade passiva, Exceção Direito Civil Parte Especial Livro I Do Direito das Obrigações Prof. Ovídio Mendes Fundação Santo André 2018 1 / 6 DAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS P A R T E E S P E C I A L LIVRO I DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Obrigação Solidária: Solidariedade não se presume, decorre de lei ou da vontade das partes, conforme

Leia mais

A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS

A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS A SOLIDARIEDADE E SEUS PRINCÍPIOS Diogo Barbi da SILVA¹ RESUMO: O solidarismo é uma expressão no campo do direito, inserida no direito das obrigações, divida em solidariedade ativa e passiva, em que duas

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 62 DATA 30/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 03/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1

OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA. Jéssica Araujo REINOL 1 OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA Jéssica Araujo REINOL 1 RESUMO: A obrigação solidária trabalha com a multiplicidade de credores e/ou devedores e esta é usada como uma forma de facilitar a solução ou cumprimento de

Leia mais

O Efeito da Morte na Solidariedade Passiva

O Efeito da Morte na Solidariedade Passiva 1 O Efeito da Morte na Solidariedade Passiva Maria Bernadete Miranda 1 1. Introdução A morte, fato jurídico de alta relevância desencadeia uma série de efeitos que afetam profundamente as relações jurídicas

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS Mayara Lima Farias de Souza RESUMO: O Direito das obrigações, também chamado de Direito Pessoal, é um conjunto de normas que regem as relações

Leia mais

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A QUESTAO DA SOLIDARIEDADE ATIVA E PASSIVA NA SUCESSÃO POR HERANÇA

DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A QUESTAO DA SOLIDARIEDADE ATIVA E PASSIVA NA SUCESSÃO POR HERANÇA DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES E A QUESTAO DA SOLIDARIEDADE ATIVA E PASSIVA NA SUCESSÃO POR HERANÇA Cristiane Garcia de CAMPOS ¹ Guilherme Prado Bohac HARO² RESUMO: O presente estudo busca analisar as obrigações

Leia mais

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS

I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI PATRIMONIAIS I DIR. PATRIMONIAIS E DIR. NÃO PATRIMONIAIS NÃO PATRIMONIAIS DIREITO CIVI OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS REAIS O conteúdo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações

Leia mais

Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara

Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara Aula 6 - Obrigações Divisíveis Indivisíveis: Por Marcelo Câmara texto Sumário: texto 1. Obrigação Divisível: 1.1. Conceito: 1.2. Reflexos jurídicos: 2. Obrigação Indivisível: 2.1. Conceito: 2.2. Reflexos

Leia mais

TRT/11ª Região (Amazonas e Roraima) PROVAS COMENTADAS DE DIREITO CIVIL FCC = Analista Judiciário Oficial de Justiça Técnico Judiciário =

TRT/11ª Região (Amazonas e Roraima) PROVAS COMENTADAS DE DIREITO CIVIL FCC = Analista Judiciário Oficial de Justiça Técnico Judiciário = TRT/11ª Região (Amazonas e Roraima) PROVAS COMENTADAS DE DIREITO CIVIL FCC 2017 = Analista Judiciário Oficial de Justiça Técnico Judiciário = Professor Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br

Leia mais

Direito das Obrigações (8.ª Aula)

Direito das Obrigações (8.ª Aula) Direito das Obrigações (8.ª Aula) 1) Classificação das Obrigações V: Obrigações Solidárias Ao lado das obrigações divisíveis e indivisíveis, o Código Civil regulamenta também as chamadas obrigações solidárias,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 09/05/2018) Características do direito das obrigações. As obrigações podem ser simples ou complexas.

Leia mais

São aquelas em que há uma multiplicidade de sujeitos. Posso ter na obrigação vários devedores, vários credores ou vários credores e vários devedores.

São aquelas em que há uma multiplicidade de sujeitos. Posso ter na obrigação vários devedores, vários credores ou vários credores e vários devedores. OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS São aquelas em que há uma multiplicidade de sujeitos. Posso ter na obrigação vários devedores, vários credores ou vários credores e vários devedores. A classificação

Leia mais

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes

Do objeto do pagamento e sua prova. Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento e sua prova Código Civil art. 313 e seguintes Do objeto do pagamento O pagamento não poderá existir se não houver uma dívida; Art. 313. O pagamento deve ser efetuado conforme se

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Art. 119 a 138 CPC/2015 CONCEITO DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É o fenômeno do ingresso de terceiro como parte ou coadjuvante da parte em processo pendente entre outras partes. Tipos

Leia mais

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações II

FAN - Faculdade Nobre. Modalidades de Obrigações II FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II Obrigações Solidárias 1. Conceito: I. Solidariedade Ativa: (art. 267, CC). II. Solidariedade Passiva: (art. 275, CC). III. Solidariedade Mista: vontade

Leia mais

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE

Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE Prof. MARCELO JESUS PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONTRATOS EM ESPÉCIE PARTE GERAL DOS CONTRATOS CONCEITO: acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, com o escopo de adquirir, modificar

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 58

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 58 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 58 DATA 26/10/15 DISCIPLINA DIREITO CIVIL OBRIGAÇÕES (NOITE) PROFESSORA BÁRBARA BRASIL MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/04 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento. 1. Obrigações solidárias

PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento. 1. Obrigações solidárias 1 PONTO 1: Obrigações Solidárias PONTO 2: Pagamento 1. Obrigações solidárias Quando se fala em obrigações solidárias está se referindo a classificação quanto a pluralidade de sujeitos: vários devedores,

Leia mais

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor.

1. Vícios redibitórios art , CC: São defeitos ocultos por duas razões: por que tornam impróprio ao uso ou diminuem consideravelmente o valor. 1 PONTO 1: Vícios Redibitórios PONTO 2: Evicção PONTO 3: Quadro comparativos entre ilícito contratual e extracontratual. 1. Vícios redibitórios art. 441 1, CC: São defeitos ocultos por duas razões: por

Leia mais

Classificação das Obrigações

Classificação das Obrigações DN DireitoNet Resumos Classificação das Obrigações Quanto ao objeto, seus elementos, de meio e de resultado, civis e naturais, puras e simples, condicionais, a termo e modais, de execução instantânea,

Leia mais

22/03/17. - Classificação das obrigações. Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho: Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho:

22/03/17. - Classificação das obrigações. Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho: Pablo Stolze Gagliano e Rodolfo Pamplona Filho: - Classificação das obrigações Caio Mario da Silva Pereira 1 Classificação objetiva: 1.1. Obrigações positivas: 1.1.1. Obrigação de dar 1.1.2. Obrigação de fazer 1.2. Obrigação negativa: obrigação de não

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO:

CONTRATO DE MANDATO CONCEITO: CONCEITO: CONTRATO DE MANDATO Art. 653 Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato. Assim,

Leia mais

1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA

1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA 1. OBRIGAÇÃO JURÍDICA Qual o conceito de obrigação jurídica? Aquela protegida pelo Estado, que lhe dá garantia de coerção no cumprimento, que depende de uma norma, de um contrato ou negócio jurídico. Obrigação

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 539790 Na linha 16, se a expressão "uma redução" estivesse no plural reduções a forma verbal "houve" também deveria estar no plural. 1) Certo 2) Errado Questão: 463075 As infrações aos dispositivos

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. Obrigações. Magistratura Estadual 11ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Obrigações 11ª fase Período 2007-2016 1) VUNESP - JE TJPA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Extinção das Obrigações II. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Extinção das Obrigações II Prof. Marcio Pereira Consignação em pagamento É o depósito judicial ou em estabelecimento bancário da dívida. Tal depósito é feito ou porque há dúvida com relação

Leia mais

Teoria Geral das Obrigações. Questionário de Revisão para a NP2. 2) Qual é o conceito de "Obrigações Alternativas (disjuntivas)"?

Teoria Geral das Obrigações. Questionário de Revisão para a NP2. 2) Qual é o conceito de Obrigações Alternativas (disjuntivas)? Teoria Geral das Obrigações Questionário de Revisão para a NP2 1) Quais são as modalidades de obrigações? As obrigações são distinguidas, basicamente, quanto ao objeto, em obrigações de dar, fazer e não

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques

DIREITO CIVIL. Contratos emespécie. Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição. Prof. Vinicius Marques DIREITO CIVIL Contratos emespécie Depósito, Mandato, Comissão, Agência e Distribuição Prof. Vinicius Marques Depósito: Conceito: negócio jurídico pelo qual o depositário recebe um objeto móvel e corpóreo,

Leia mais

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor.

*Eu comprometo a comprar um carro, no meio do pagamento eu me mudo para Florianópolis. Pelo acréscimo, responde o credor. Direito das obrigações Aula II 17/08/17 Despesas processuais Quem responde? O devedor. Exceções 1) Pacto contrário contrato 2) Exceção parcial pelo acréscimo responde o credor *Eu comprometo a comprar

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Civil CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual TJ/PA - 2014 Considerando unidade autônoma alienada fiduciariamente e havendo despesas de condomínio,

Leia mais

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Direito Civil. Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Direito Civil Curso Intensivo para Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Parte Geral do Direito Civil Código Civil Lei nº. 10.406/2002 Elementos acidentais do negócio jurídico: -

Leia mais

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO

Aula 17 TEORIA DO ADIMPLEMENTO Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Obrigações) Aula: Teoria do Adimplemento: Compensação. Confusão. Remissão. Transação e compromisso 17 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 45

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 45 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Testamento: a) Principais deveres e direitos do testamenteiro: Art. 1.976. O testador pode

Leia mais

Ação civil ex delicto

Ação civil ex delicto Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aula de 02.08.2016 1. Noções Gerais PLANO DA AULA 2. Formas de satisfação do dano causado pelo crime 3. Sistemas de

Leia mais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais

Da Prescrição e da Decadência. Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Da Prescrição e da Decadência Da Prescrição Seção I Disposições Gerais Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos a que aludem os arts.

Leia mais

A nomeação à autoria deve ser realizada no prazo de resposta, através de preliminar de contestação ou petição autônoma.

A nomeação à autoria deve ser realizada no prazo de resposta, através de preliminar de contestação ou petição autônoma. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 15 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Nomeação à Autoria: Procedimento; Nomeações Sucessivas e Alternativas; Dever Processual. Chamamento

Leia mais

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia

DIREITO CIVIL. Aula 11. Obrigações II. Prof. Wander Garcia DIREITO CIVIL Aula 11 Obrigações II Prof. Wander Garcia 5. Transmissão das obrigações (alteração subjetiva) 5.1. Cessão de crédito 5.1.1. Conceito: transferência da posição de credor - cedente: credor

Leia mais

Obrigações. Líquidas e ilíquidas;

Obrigações. Líquidas e ilíquidas; Obrigações Líquidas e ilíquidas; CONCEITO Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto. Exemplos: é expressa por uma cifra, quando se trata de dívida

Leia mais

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Empréstimo. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Empréstimo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Cidade Acadêmica Personalidade jurídica das pessoas jurídicas de direito privado Art. 45 do C. Civil: Começa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Sujeitos

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Sujeitos CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcus Vinicius Kikunaga 1-) Estrutura Jurídica do Mandato: Ativo Representado, outorgante ou mandante. Sujeitos Passivo Representante,

Leia mais

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Defeitos do Negócio. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Defeitos do Negócio Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DEFEITOS DO NEGÓCIO CAPÍTULO IV DOS DEFEITOS DO NEGÓCIO JURÍDICO Seção I DO ERRO OU IGNORÂNCIA Art.

Leia mais

PENHOR. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato

PENHOR. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato PENHOR Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Departamento de Direito Civil Professor Doutor Antonio Carlos Morato Classificação Direitos de Garantia Penhor (art. 1.225, VIII do CC) Hipoteca

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. Prof. Marcelo Jesus

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES. Prof. Marcelo Jesus DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Prof. Marcelo Jesus OBRIGAÇÕES DE DAR (arts. 233-246) ENTREGA DE COISA CERTA devedor credor (dono) - perda ou deterioração sem culpa res perit domino => devedor - devedor culpado:

Leia mais

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014

DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 DIREITO CIVIL E PROCESUAL CIVIL 2014 59. O Código Civil pátrio estabelece as formas em que a propriedade da coisa móvel pode ser adquirida. Assinale a alternativa que NÃO prevê uma forma de aquisição da

Leia mais

Aula nº. 64. Vamos começar pelos contratos presentes no Código Civil, que costumam aparecer em questões de direito empresarial.

Aula nº. 64. Vamos começar pelos contratos presentes no Código Civil, que costumam aparecer em questões de direito empresarial. Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo Aula: Contrato de Comissão Aula 64 Professor(a): Priscilla Menezes Monitor(a): Kyzzy Souza Aula nº. 64 Vamos começar pelos contratos presentes no Código Civil,

Leia mais

Direito Civil. Doação. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Doação. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Doação Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DOAÇÃO Natureza Jurídica contrato (negócio jurídico) CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE DOAÇÃO 1. Unilateral; (quanto

Leia mais

Direito Civil. Mandato. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Mandato. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Mandato Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil MANDATO CAPÍTULO X DO MANDATO CONCEITO DO PROF. FIDEL MANDATO contrato onde o mandatário obriga-se a realizar

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Estudo de casos. Realização de pesquisas jurídicas. Debates interdisciplinares. CURSO DE DIREITO PROGRAMA DE DIREITO CIVIL II 3º PERÍODO: 80H/A AULA: TEÓRICA EMENTA Direito das obrigações. Obrigação. Obrigações de dar. Obrigações de fazer. Obrigações de não fazer. Obrigações alternativas.

Leia mais

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e

Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e Existem duas formas de prestação no direito, a chamada prestação simples, quando existe somente uma pessoa que presta a obrigação e que recebe, e também há apenas uma prestação a ser cumprida. Enquanto

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

Direito das Obrigações

Direito das Obrigações Direito das Obrigações Kauísa Carneiro ZANFOLIN RESUMO: Trata-se de obrigações das quais acarretam consequências jurídicas, são tratadas pela parte especial do Código Civil. Corresponde a uma relação de

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 05 (Obrigações Alternativas) AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS

Prof. Anderson Nogueira Oliveira Direito Civil III (Obrigações I) Aula 05 (Obrigações Alternativas) AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS AULA 04 OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS Obrigações Alternativas 1. Conceitos: É a prestação que poderá ser exercida com caráter facultativo, ou seja, uma obrigação simples em que é devida uma única prestação,

Leia mais

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal.

Em várias situações a legislação consagra da junção das jurisdições civil e criminal. Ação civil ex delicto Objetivo: Propiciar a reparação do dano causado pelo delito. Sentença penal condenatória e reparação do dano Art. 91, I, CP: Obrigação de indenizar o dano Art. 63, CPP e 475-N, II,

Leia mais

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara

Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina. Por Marcelo Câmara Aula 0 Direito Civil 2 - (Disciplina: CCJ0013) Apresentação da Disciplina Por Marcelo Câmara 1) Bibliografia Física: GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil - Obrigações.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro. Oposição terceiro almeja algo no qual ele não é parte, com o CPC 2015 passa

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV)

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) 1/13 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) PLANO DE AULA AULA 03 SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 6. Transmissão da Herança

Leia mais

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO

REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI DIREITO CIVIL DEGUSTAÇÃO REVISA LEI Fala, concurseiro! Degustação 2018 Direito Civil Depois de certo tempo estudando e não obtendo os resultados esperados e tão almejados, percebi que o errado

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICO- HOSPITALAR E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Aula patrocinada pela Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde e pela Pós- Graduação em Direito do Consumidor 1 Conceito de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 16/04/2018) Contrato de Seguro. Conceito: no contrato de seguro uma empresa especializada,

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES II 2.º ANO TURMA NOITE ANO LETIVO

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES II 2.º ANO TURMA NOITE ANO LETIVO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES II 2.º ANO TURMA NOITE ANO LETIVO 2017-2018 Maria de Lurdes Pereira I. O cumprimento das obrigações 1. Determinação da prestação no momento do cumprimento. Determinação do lugar,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 290237 Sobre responsabilidade civil, considere as assertivas a seguir: I. O incapaz que venha a causar dano tem responsabilidade subsidiária e condicional para a reparação. II. A atualização monetária

Leia mais

Direito Processual Civil III

Direito Processual Civil III Direito Processual Civil III»Aula 8 Petição Inicial Pedido parte 2 Petição Inicial Pedido Alteração da Petição Inicial e estabilização do processo VI Petição inicial Pedido 5 Pedido cominatório -dois meios

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PAGAMENTO DIRETO. Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações PAGAMENTO DIRETO Curso de Pós-Graduação em Direito Civil e Processo Civil Direito das Obrigações Quanto aos sujeitos Solvens Devedor Pagamento do débito (terceiro interessado e terceiro não interessado)

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 07 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR VÍCIO - AUTOMÓVEL ZERO QUILÔMETRO 1 CASE JURÍDICO Consumidor adquire veículo no valor de R$ 80.900,00 (oitenta mil e novecentos reais), mas teve trocas subsequentes

Leia mais

Conceito. obrigação tanto crédito como débito

Conceito. obrigação tanto crédito como débito OBRIGAÇÕES Conceito Obrigação é o vínculo jurídico que confere ao credor (sujeito ativo) o direito de exigir do devedor (sujeito passivo) o cumprimento de determinada prestação. (CRG) obrigação tanto crédito

Leia mais

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS...5 Modelos de Processo... 5 Processo de Conhecimento... 5 2. OBRIGAÇÕES CONSIGNÁVEIS E SEUS EFEITOS...8

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA (UVV) Direito das Obrigações I Exercícios de Revisão (2º Bimestre) Prof. Dr. Augusto Passamani Bufulin

UNIVERSIDADE DE VILA VELHA (UVV) Direito das Obrigações I Exercícios de Revisão (2º Bimestre) Prof. Dr. Augusto Passamani Bufulin UNIVERSIDADE DE VILA VELHA (UVV) Direito das Obrigações I Exercícios de Revisão (2º Bimestre) Prof. Dr. Augusto Passamani Bufulin Duvidando do desempenho da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRDUÇÃO EM DIREITO CIVIL. ula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (ula 22/11/2017). Extinção Especial das Obrigações. Contestação na consignação: Defesa na consignação é limitada, citado tem

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Obrigação de fazer e não fazer Artigos 247 a 251 OBRIGAÇÃO SUJEITO VÍNCULO JURÍDICO SUJEITO 2 1. Conceito de obrigação Obrigação é o vínculo jurídico estabelecido entre credor e

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: SANGUE CONTAMINADO - RESPONSABILIDADE CIVIL 1 Controle da qualidade do sangue Hospitais, clínicas e médicos hematologistas respondem civilmente

Leia mais

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

Sumário OPÇÃO METODOLÓGICA Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OPÇÃO METODOLÓGICA... 19 Parte I DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Capítulo INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES... 25 1. Conceito, Importância e Função Social das Obrigações... 25 2. Relações Patrimoniais... 29

Leia mais

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES DIREITO DAS OBRIGAÇÕES Conceito: obrigação é jurídico TRANSITÓRIO entre CREDOR e DEVEDOR pelo qual o segundo se submete a uma certa PRESTAÇÃO de CARÁTER ECONÔMICO, cujo cumprimento é garantido pelo PATRIMÔNIO

Leia mais

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMENTÁRIOS DA PROVA DE DIREITO CIVIL PROFESSOR: LAURO ESCOBAR www.pontodosconcursos.com.br 1 (CESPE PC/PE Delegado de Polícia 2016) Com base nas disposições do Código Civil, assinale a opção correta a

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: DOLO BILATERAL E SUAS CONSEQÊNCIAS JURÍDICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

MULTIPROPRIEDADE Guilherme Caffaro Terra

MULTIPROPRIEDADE Guilherme Caffaro Terra MULTIPROPRIEDADE Guilherme Caffaro Terra Maio/2019 Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade

Leia mais

OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS

OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS OBRIGAÇÕES SOLIDÁRIAS Marcos Vinícius Liberato LATORRE 1 RESUMO: No Direito das Obrigações, dá-se ênfase neste breve ensaio à OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA, a qual se desdobra em ativa e passiva, recíproca ou mista,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 286733 Em relação ao recebimento das dívidas no caso de declaração de insolvência, assinale a opção correta. 1) A preferência proveniente de direito real de garantia incide sobre todo o patrimônio

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES SUMÁRIO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. A RELAÇÃO JURÍDICA OBRIGACIONAL E O CÓDIGO CIVIL DE 2002 CONCEITOS INICIAIS 1.1 O conceito de obrigação e seus elementos constitutivos 1.1.1 Elementos subjetivos da obrigação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS RESPONSABILIDE CIVIL DOS ENFERMEIROS Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Aula n. 19 Módulo Responsabilidade Civil na Saúde 1 Atividade profissional dos enfermeiros (Lei n. 7.498/86, regulamentada

Leia mais

A OBRIGAÇÃO COMO DÉBITO E RESPONSABILIDADE (SCHULD e HAFTUNG) - RELAÇÃO COMPLEXA

A OBRIGAÇÃO COMO DÉBITO E RESPONSABILIDADE (SCHULD e HAFTUNG) - RELAÇÃO COMPLEXA A OBRIGAÇÃO COMO DÉBITO E RESPONSABILIDADE (SCHULD e HAFTUNG) - RELAÇÃO COMPLEXA Mariana Bordinassi Medina 1 Francisco José Dias Gomes 2 Resumo Inicialmente, tratar-se-á de elementos da obrigação entre

Leia mais

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores)

EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO. I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) ORDEM DOS ADVOGADOS Comissão Nacional de Avaliação EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ESTÁGIO GRELHAS DE CORRECÇÃO I GRUPO Questões Obrigatórias (13,5 valores) II GRUPO Questões Opcionais (6,5 valores) 30 de

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais do Penhor, Hipoteca e Anticrese Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil.

Leia mais

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016

FCC = TRT 20ª REGIÃO/SE = AJAJ. Comentários da Prova de Direito Civil ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA TRT 20ª REGIÃO FCC 2016 DA PROVA DE DIREITO CIVIL = PROFESSOR: LAURO ESCOBAR = www.pontodosconcursos.com.br 1 ANALISTA JUDICIÁRIO = ÁREA JUDICIÁRIA (FCC TRT/20ª Região/SE

Leia mais