CENTRO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO - CDSR -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO - CDSR -"

Transcrição

1 CENTRO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO - CDSR - MIGUEL ZANIC CUELLAR miguel@dgi.inpe.br

2 OBJETIVOS INTERNOS EXTERNOS

3 OBJETIVOS INTERNOS Garantir a segurança no armazenamento dos dados de Sem. Rem. e seu gerenciamento interno.

4 OBJETIVOS INTERNOS Garantir a segurança no armazenamento dos dados de Sem. Rem. e seu gerenciamento interno. EXTERNOS Disponibilização dos dados de Sen. Rem. em forma expedita e integrada para a comunidade de usuários.

5 OBJETIVOS INTERNOS GARANTIR PARA OS DADOS DE SEM.REM.:

6 OBJETIVOS INTERNOS GARANTIR PARA OS DADOS DE SEM.REM.: ABRANGÊNCIA

7 OBJETIVOS INTERNOS GARANTIR PARA OS DADOS DE SEM.REM.: ABRANGÊNCIA SEGURANÇA

8 OBJETIVOS INTERNOS GARANTIR PARA OS DADOS DE SEM.REM.: ABRANGÊNCIA SEGURANÇA ARMAZENAMENTO MODERNO

9 OBJETIVOS INTERNOS GARANTIR PARA OS DADOS DE SEM.REM.: ABRANGÊNCIA SEGURANÇA ARMAZENAMENTO MODERNO e DISPONIBILIDADE: UNIVERSAL FÁCIL RÁPIDA NÃO-DISCRIMINATÓRIA

10 OBJETIVOS EXTERNOS ATENDER AS NECESSIDADES: DA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS DOS USUÁRIOS TRADICIONAIS DO INPE

11 OBJETIVOS EXTERNOS ATENDER AS NECESSIDADES: DA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS DISPONIBILIZANDO IMAGENS SEM CUSTO DISPONIBILIZANDO FERRAMENTAS DE S.R. DISPONIBILIZANDO TRENAMIENTO

12 OBJETIVOS EXTERNOS ATENDER AS NECESSIDADES: DA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS DISPONIBILIZANDO IMAGENS SEM CUSTO DISPONIBILIZANDO FERRAMENTAS DE S.R. DISPONIBILIZANDO TRENAMIENTO DA ÁREA DA COMUNIDADE DE S.R. DISPONIBILIZAÇÃO DE UMA BASE DE DADOS DE 130 TB NUM PRAZO DE 4 ANOS COM:» TODOS OS SENSORES INTEGRADOS» DE FÁCIL E RÁPIDO ACESSO

13 JUSTIFICATIVA DO PROJETO

14 JUSTIFICATIVA DO PROJETO NECESSIDADE DE UNIFICAÇÃO DOS DADOS DE S.R. DE DIVERSOS SATÉLITES E SENSORES ESPALHADOS POR DIVERSOS SITEMAS E ALGUNS SEM SISTEMAS DE CATALOGAÇÃO E PRODUÇÃO.

15 JUSTIFICATIVA DO PROJETO NECESSIDADE DE UNIFICAÇÃO DOS DADOS DE S.R. DE DIVERSOS SATÉLITES E SENSORES ESPALHADOS POR DIVERSOS SITEMAS E ALGUNS SEM SISTEMAS DE CATALOGAÇÃO E PRODUÇÃO. CONSIDERADO O MAIOR PATRIMÔNIO DO INPE, É RESPONSABILIDADE DA OBT A PRESERVAÇÃO, MANUTENÇÃO, GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DOS MESMOS.

16 JUSTIFICATIVA DO PROJETO NECESSIDADE DE UNIFICAÇÃO DOS DADOS DE S.R. DE DIVERSOS SATÉLITES E SENSORES ESPALHADOS POR DIVERSOS SITEMAS E ALGUNS SEM SISTEMAS DE CATALOGAÇÃO E PRODUÇÃO. CONSIDERADO O MAIOR PATRIMÔNIO DO INPE, É RESPONSABILIDADE DA OBT A PRESERVAÇÃO, MANUTENÇÃO, GERENCIAMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DOS MESMOS. TAREFA NEGLIGENCIADA PELO INPE DURANTE OS ULTIMOS 20 ANOS, PELO QUAL HÁ MUITO A FAZER.

17 JUSTIFICATIVA DO PROJETO DEVERÁ RESOLVER O GERENCIAMENTO DOS 130 TB DE DADOS DE S.R. OS QUAIS CRESCEM TODOS OS DIAS EM VÁRIOS SISTEMAS, UNIFICANDO-LHOS NUM SISTEMA.

18 JUSTIFICATIVA DO PROJETO DEVERÁ RESOLVER O GERENCIAMENTO DOS 130 TB DE DADOS DE S.R. OS QUAIS CRESCEM TODOS OS DIAS EM VÁRIOS SISTEMAS, UNIFICANDO-LHOS NUM SISTEMA. DEVERÁ CRIAR AS FACILIDADES PARA A MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DESTA BASE DE DADOS.

19 JUSTIFICATIVA DO PROJETO DEVERÁ RESOLVER O GERENCIAMENTO DOS 130 TB DE DADOS DE S.R. OS QUAIS CRESCEM TODOS OS DIAS EM VÁRIOS SISTEMAS, UNIFICANDO-LHOS NUM SISTEMA. DEVERÁ CRIAR AS FACILIDADES PARA A MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DESTA BASE DE DADOS. DEVERÁ DISPONIBILIZAR OS MESMOS PARA OS USUÁRIOS (O QUE HOJE NÃO É POSSIVEL PARA ALGUNS SENSORES) DE UMA MANEIRA RÁPIDA E FÁCIL.

20 IMPACTOS PREVISTOS - EXTERNOS AO INPE PERMITIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, IMPLEMENTAR UMA POLITÍCA AGRESSIVA NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS (PARA MAIS DE 30 MILHÕES DE ALUNOS):

21 IMPACTOS PREVISTOS - EXTERNOS AO INPE PERMITIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, IMPLEMENTAR UMA POLITÍCA AGRESSIVA NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS (PARA MAIS DE 30 MILHÕES DE ALUNOS): BASE DE DADOS EDUCACIONAL, COM ACESSO GRATUITO PARA TODA A REDE EDUCACIONAL DO PAÍS.

22 IMPACTOS PREVISTOS - EXTERNOS AO INPE PERMITIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, IMPLEMENTAR UMA POLITÍCA AGRESSIVA NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS (PARA MAIS DE 30 MILHÕES DE ALUNOS): BASE DE DADOS EDUCACIONAL, COM ACESSO GRATUITO PARA TODA A REDE EDUCACIONAL DO PAÍS. IMAGENS DISPONÍVEIS DE TODO O PAÍS NOS ANOS PARES, DESDE 1974 ATÉ 2002: (uma cobertura por ano)

23 IMPACTOS PREVISTOS - EXTERNOS AO INPE PERMITIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, IMPLEMENTAR UMA POLITÍCA AGRESSIVA NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS (PARA MAIS DE 30 MILHÕES DE ALUNOS): BASE DE DADOS EDUCACIONAL, COM ACESSO GRATUITO PARA TODA A REDE EDUCACIONAL DO PAÍS. IMAGENS DISPONÍVEIS DE TODO O PAÍS NOS ANOS PARES, DESDE 1974 ATÉ 2002: (uma cobertura por ano) 1974 À 1984 SERÃO DISPONIBILIZADOS OS DADOS DE MSS COM RESOLUÇÃO DE 80 METROS.

24 IMPACTOS PREVISTOS - EXTERNOS AO INPE PERMITIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, IMPLEMENTAR UMA POLITÍCA AGRESSIVA NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS (PARA MAIS DE 30 MILHÕES DE ALUNOS): BASE DE DADOS EDUCACIONAL, COM ACESSO GRATUITO PARA TODA A REDE EDUCACIONAL DO PAÍS. IMAGENS DISPONÍVEIS DE TODO O PAÍS NOS ANOS PARES, DESDE 1974 ATÉ 2002: (uma cobertura por ano) 1974 À 1984 SERÃO DISPONIBILIZADOS OS DADOS DE MSS COM RESOLUÇÃO DE 80 METROS À 2000 SERÃO DISPONIBILIZADOS OS DADOS DE TM DO LANDSAT-5/7 NUMA RESOLUÇÃO DE 60 METROS.

25 IMPACTOS PREVISTOS - EXTERNOS AO INPE PERMITIRÁ, PELA PRIMEIRA VEZ, IMPLEMENTAR UMA POLITÍCA AGRESSIVA NA ÁREA EDUCACIONAL DO PAÍS (PARA MAIS DE 30 MILHÕES DE ALUNOS): BASE DE DADOS EDUCACIONAL, COM ACESSO GRATUITO PARA TODA A REDE EDUCACIONAL DO PAÍS. IMAGENS DISPONÍVEIS DE TODO O PAÍS NOS ANOS PARES, DESDE 1974 ATÉ 2002: (uma cobertura por ano) 1974 À 1984 SERÃO DISPONIBILIZADOS OS DADOS DE MSS COM RESOLUÇÃO DE 80 METROS À 2000 SERÃO DISPONIBILIZADOS OS DADOS DE TM DO LANDSAT-5/7 NUMA RESOLUÇÃO DE 60 METROS À 2002 SERÃO DISPONIBILIZADOS OS DADOS DE CCD DO CBERS NA RESOLUÇÃO NOMINAL.

26 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DADOS DE MSS

27 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DADOS DE MSS DEVERÁ PERMITIR A INPE RECUPERAR OS DADOS DE MSS, DADOS HISTÓRICOS DE 1974 A 1985, DO PRIMEIRO SATÉLITE DE S.R.

28 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DADOS DE MSS DEVERÁ PERMITIR A INPE RECUPERAR OS DADOS DE MSS, DADOS HISTÓRICOS DE 1974 A 1985, DO PRIMEIRO SATÉLITE DE S.R. ATUALMENTE SEM POSSIBILIDADE DE SALVAMENTO NEM DE PROCESSAMENTO.

29 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DADOS DE MSS DEVERÁ PERMITIR A INPE RECUPERAR OS DADOS DE MSS, DADOS HISTÓRICOS DE 1974 A 1985, DO PRIMEIRO SATÉLITE DE S.R. ATUALMENTE SEM POSSIBILIDADE DE SALVAMENTO NEM DE PROCESSAMENTO. DADOS DE MSS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS ATUALMENTE NEM AO PRÓPRIO INPE.

30 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DADOS DE MSS DEVERÁ PERMITIR A INPE RECUPERAR OS DADOS DE MSS, DADOS HISTÓRICOS DE 1974 A 1985, DO PRIMEIRO SATÉLITE DE S.R. ATUALMENTE SEM POSSIBILIDADE DE SALVAMENTO NEM DE PROCESSAMENTO. DADOS DE MSS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS ATUALMENTE NEM AO PRÓPRIO INPE. DADOS DE MSS MOSTRARÃO COMO ERA A AMAZÔNIA E A MATA ATLÂNTICA NA DECADA DE

31 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO

32 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO DEVERÁ PERMITIR AO INPE SALVAR EM FORMA DIGITAL TODO O ACERVO DE FILMES ORIGINAIS, MUITOS DOS QUAIS NÃO TEM OS DADOS ORIGINAIS (ALGUNS DE MSS, TODOS OS DO SENSOR RBV).

33 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO DEVERÁ PERMITIR AO INPE SALVAR EM FORMA DIGITAL TODO O ACERVO DE FILMES ORIGINAIS, MUITOS DOS QUAIS NÃO TEM OS DADOS ORIGINAIS (ALGUNS DE MSS, TODOS OS DO SENSOR RBV). UM RESUMO DO ACERVO PODE SER:

34 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO DEVERÁ PERMITIR AO INPE SALVAR EM FORMA DIGITAL TODO O ACERVO DE FILMES ORIGINAIS, MUITOS DOS QUAIS NÃO TEM OS DADOS ORIGINAIS (ALGUNS DE MSS, TODOS OS DO SENSOR RBV). UM RESUMO DO ACERVO PODE SER: FOTOS (MSS, TM, SPOT E AEROLEVANTAMENTO)

35 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO DEVERÁ PERMITIR AO INPE SALVAR EM FORMA DIGITAL TODO O ACERVO DE FILMES ORIGINAIS, MUITOS DOS QUAIS NÃO TEM OS DADOS ORIGINAIS (ALGUNS DE MSS, TODOS OS DO SENSOR RBV). UM RESUMO DO ACERVO PODE SER: FOTOS (MSS, TM, SPOT E AEROLEVANTAMENTO) ÓRBITAS (RBV E MSS)

36 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ PERMITIR A OBT MANTER EM SEGURANÇA E DISPONIBILIZAR MODERNAMENTE OS DADOS DE S.R.

37 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ PERMITIR A OBT MANTER EM SEGURANÇA E DISPONIBILIZAR MODERNAMENTE OS DADOS DE S.R. CRIARÁ A FERRAMENTA QUE PERMITIRÁ EXERCER A RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL NA GUARDA DOS DADOS DE S.R.

38 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ PERMITIR A OBT MANTER EM SEGURANÇA E DISPONIBILIZAR MODERNAMENTE OS DADOS DE S.R. CRIARÁ A FERRAMENTA QUE PERMITIRÁ EXERCER A RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL NA GUARDA DOS DADOS DE S.R. PERMITIRÁ O CRESCIMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA DEMANDA DOS DADOS DE S.R.

39 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ PERMITIR A OBT MANTER EM SEGURANÇA E DISPONIBILIZAR MODERNAMENTE OS DADOS DE S.R. CRIARÁ A FERRAMENTA QUE PERMITIRÁ EXERCER A RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL NA GUARDA DOS DADOS DE S.R. PERMITIRÁ O CRESCIMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA DEMANDA DOS DADOS DE S.R. ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DOS SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO E ACESSIBILIDADE.

40 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ PERMITIR A OBT MANTER EM SEGURANÇA E DISPONIBILIZAR MODERNAMENTE OS DADOS DE S.R. CRIARÁ A FERRAMENTA QUE PERMITIRÁ EXERCER A RESPONSABILIDADE INSTITUCIONAL NA GUARDA DOS DADOS DE S.R. PERMITIRÁ O CRESCIMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO DA DEMANDA DOS DADOS DE S.R. ATUALIZAÇÃO E APRIMORAMENTO DOS SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO E ACESSIBILIDADE. DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE UMA BASE DE DADOS DE S.R.

41 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ CONECTAR OU TRANSMITIR DE UMA FORMA EXPEDITA OS DADOS RECEBIDOS NA ESTAÇÃO DE RECEPÇÃO DE CUIABÁ AOS SISTEMAS DE INGESTÃO E PROCESSAMENTO DE DADOS DE CACHOEIRA PAULISTA, PARA PODER ENTREGAR AOS USUÁRIOS, OS DADOS, EM POUCAS HORAS APÓS A PASSAGEM.

42 IMPACTOS PREVISTOS - INTERNOS AO INPE DEVERÁ CONECTAR OU TRANSMITIR DE UMA FORMA EXPEDITA OS DADOS RECEBIDOS NA ESTAÇÃO DE RECEPÇÃO DE CUIABÁ AOS SISTEMAS DE INGESTÃO E PROCESSAMENTO DE DADOS DE CACHOEIRA PAULISTA, PARA PODER ENTREGAR AOS USUÁRIOS, OS DADOS, EM POUCAS HORAS APÓS A PASSAGEM. CONDIÇÃO QUE NÃO EXISTE ATUALMENTE, MAS NECESSÁRIA E FUNDAMENTAL PARA ATENDER COM MODERNIDADE OS USUÁRIOS.

43 RESUMO DO ORÇAMENTO PROJETO SENDO TOCADO COM RECURSOS DA FINEP DENTRO DO PROGRAMA CT-ESPACIAL E TAMBÉM COM VERBA DA OBT. SUA PRIMEIRA ETAPA SERÁ CONCLUÍDA EM FINES DE 2004.

44 RESUMO DO ORÇAMENTO PROJETO SENDO TOCADO COM RECURSOS DA FINEP DENTRO DO PROGRAMA CT-ESPACIAL E TAMBÉM COM VERBA DA OBT. SUA PRIMEIRA ETAPA SERÁ CONCLUÍDA EM FINES DE AS ALTERNATIVAS E OBJETIVOS DESTE PROJETO AINDA NÃO FORAM DELIMITADOS POR FALTA DE UMA DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES.

45 RESUMO DO ORÇAMENTO AINDA EM FACE DE CONSULTA ORÇAMENTARIA, MAS DEPENDENDO DAS ALTERNATIVAS A SER ADOTADAS E A QUANTIDADE DE OBJETIVOS A SER ATINGIDOS DENTRO DESTE PROJETO PODE VARIAR MUITO. AS ALTERNATIVAS E OBJETIVOS DESTE PROJETO AINDA NÃO FORAM DELIMITADOS POR FALTA DE UMA DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES. ATRAVÉS DE UM PROJETO INSTITUCIONAL COM A FINEP FORAM ALOCADOS R$ ,00

46 RESUMO DA EQUIPE EXECUTORA

47 RESUMO DA EQUIPE EXECUTORA O QUADRO DE PESSOAL NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DESTE PROJETO VÁ DEPENDER DE:

48 RESUMO DA EQUIPE EXECUTORA O QUADRO DE PESSOAL NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DESTE PROJETO VÁ DEPENDER DE: DAS ALTERNATIVAS A SER ADOTADAS

49 RESUMO DA EQUIPE EXECUTORA O QUADRO DE PESSOAL NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DESTE PROJETO VÁ DEPENDER DE: DAS ALTERNATIVAS A SER ADOTADAS DOS OBJETIVOS A SER ATINGIDOS

50 RESUMO DA EQUIPE EXECUTORA O QUADRO DE PESSOAL NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DESTE PROJETO VÁ DEPENDER DE: DAS ALTERNATIVAS A SER ADOTADAS DOS OBJETIVOS A SER ATINGIDOS DA PARTICIPAÇÃO DO PESSOAL DA OBT

51 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ.

52 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR:

53 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA.

54 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA. UM GERENCIAMENTO EFICIENTE:

55 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA. UM GERENCIAMENTO EFICIENTE: DO CATÁLOGO

56 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA. UM GERENCIAMENTO EFICIENTE: DO CATÁLOGO DOS PRODUTOS

57 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA. UM GERENCIAMENTO EFICIENTE: DO CATÁLOGO DOS PRODUTOS DOS PEDIDOS

58 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA. UM GERENCIAMENTO EFICIENTE: DO CATÁLOGO DOS PRODUTOS DOS PEDIDOS DO E-COMERCIO

59 DESCRIÇÃO DO PROJETO CDSR COMPOSTO POR UM SISTEMA PRINCIPAL E 10 SUB- SISTEMA QUE PERMITIRÃO O GERENCIAMENTO, ENTRADA E SAÍDA DOS DADOS DE UM MODO EFICAZ. O SISTEMA PRINCIPAL DEVERÁ PERMITIR: A ENTRADA DE TODOS OS DADOS DE S.R. QUE O INPE POSSUI DE UMA MANEIRA RÁPIDA E EXPEDITA. UM GERENCIAMENTO EFICIENTE: DO CATÁLOGO DOS PRODUTOS DOS PEDIDOS DO E-COMERCIO FINANCEIRA

60 UMA MANUTENÇÃO EXPEDITA DA BASE DE DADOS: COM BACKUP INTELIGENTES ON-LINE O USUÁRIO DEVERÁ ENCONTRAR: UM ACESSO RÁPIDO E MODERNO UM ACESSO FÁCIL E AMIGÁVEL UM ACESSO 7 X 24 A GERAÇÃO DE UM CATÁLOGO ÚNICO PARA TODOS OS DADOS. A GERAÇÃO DE CÓPIAS DE PRODUTOS ARMAZENADOS NA BASE DE DADOS E SUA DISPONIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DE MÍDIA OU FTP.

61 A GERAÇÃO DE UMA ORDEM DE PRODUÇÃO QUANDO A IMAGEM SOLICITADA PELO USUÁRIO NÃO TIVER CÓPIA NA BASE DE DADOS. MOSTRARÁ PARA OS USUÁRIOS AS SEGUINTES ÁREAS: CATÁLOGO GERAL, ACESSO LIVRE» PARA TODOS OS SENSORES» BASE CARTOGRÁFICA COMUM BASE DE DADOS DA ÁREA EDUCATIVA, ACESSO/SENHA» ACESSO E PROCURA PRINCIPAL POR MUNICÍPIOS» UMA COBERTA DO BRASIL A CADA 2 ANOS ÁREA DE FTP, ACESSO/SENHA» TEMPO LIMITADO ÁREA DE DADOS COM PRODUTOS, ACESSO NÃO PERMITIDO» ACESSO INTERNO AO CDSR PARA MANUNTENÇÃO.

62 A CONFIGURAÇÃO DO CDSR PODERÁ SER: COM SERVIDORES, COM POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO MODULAR E SUBSTITUIÇÃO DOS MESMOS. COM SISTEMA OPERACIONAL LINUX. COM ARMAZENADOR DE DADOS (PARTE EM DISCO RÍGIDO E PARTE EM FITAS SDLT OU SLTO) SENDO GERENCIADA PELO S/W HSM QUANTIDADES INICIAIS DE SERVIDORES, LICENÇAS E ARMAZENADORES DEPENDERÁ DAS NECESSIDADES INICIAIS DO PROJETO.

63 OS SUB-SISTEMAS DO CDSR SÃO: CONVERSÃO DA MÍDIA DOS DADOS DE MSS GERAÇÃO DE CATÁLOGO DOS DADOS DE MSS (*) GERAÇÃO DE PRODUTOS DE MSS DIGITALIZAÇÃO DOS FILMES ORIGINAIS GERAÇÃO DE PEDIDOS DO CDSR UNIFICAÇÃO DOS CATÁLOGOS ATUAIS PARA ENTRADA DE IMAGEM/VALOR AGRAGADO TROCA DE MÍDIA DOS DADOS DO L5 E ERS GERAÇÃO DE CÓPIAS DE PRODUTOS CONEXÃO DE DADOS ENTRE CBA E CPA

CENTRO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO - CDSR -

CENTRO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO - CDSR - CENTRO DE DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO - CDSR - MIGUEL ZANIC CUELLAR miguel@dgi.inpe.br OBJETIVOS INTERNOS EXTERNOS OBJETIVOS INTERNOS Garantir a segurança no armazenamento dos dados de Sem. Rem. e seu

Leia mais

INPE - Estrutura Organizacional

INPE - Estrutura Organizacional INPE - Estrutura Organizacional O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE é uma unidade de pesquisa integrante da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia MCT. O INPE tem por finalidade promover

Leia mais

4º Encontro dos Atus PROJETO MSS. SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE DADOS SENSOR MSS MULTIPECTRALSCANNER SATÉLITES LANDSAT 1,2 e 3 ( 1973-1987).

4º Encontro dos Atus PROJETO MSS. SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE DADOS SENSOR MSS MULTIPECTRALSCANNER SATÉLITES LANDSAT 1,2 e 3 ( 1973-1987). PROJETO MSS SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE DADOS SENSOR MSS MULTIPECTRALSCANNER SATÉLITES LANDSAT 1,2 e 3 ( 1973-1987). Eng. André Ottoboni Dias ottoboni@dgi.inpe.br OBJETIVO DO PROJETO MSS FASE INCIAL : TRANSCRIÇÃO

Leia mais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT. Divisão de Geração de Imagens - DGI

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT. Divisão de Geração de Imagens - DGI Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Divisão de Geração de Imagens - DGI Arquitetura e Produtos do Cento de Dados de Sensoriamento Remoto Ivan

Leia mais

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT. Divisão de Geração de Imagens - DGI

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT. Divisão de Geração de Imagens - DGI Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Divisão de Geração de Imagens - DGI Arquitetura Computacional e Estatísticas do Cento de Dados de Sensoriamento

Leia mais

MONITORAMENTO DO AMBIENTE TECNOLÓGICO FoccoMONITOR

MONITORAMENTO DO AMBIENTE TECNOLÓGICO FoccoMONITOR MONITORAMENTO DO AMBIENTE TECNOLÓGICO FoccoMONITOR Fevereiro/2012 Índice APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É ESSE SERVIÇO?... 3 POR QUE MONITORAR?... 3 QUAL A ABRANGÊNCIA?... 4 MÉTRICAS... 4 PERÍODO DO MONITORAMENTO...

Leia mais

Programa CBERS. Infra-estrutura de Dados & Benefícios Sociais

Programa CBERS. Infra-estrutura de Dados & Benefícios Sociais Programa CBERS Infra-estrutura de Dados & Benefícios Sociais Observação da Terra e benefícios sociais NASA Conhecimento em Observação da Terra John McDonald (MDA) A questão fundamental Como garantir capacitação

Leia mais

COMPATIBILIZANDO CADASTROS

COMPATIBILIZANDO CADASTROS COMPATIBILIZANDO CADASTROS EM PROJETO SIG Cristiane Vaz Domingues cristiane.vaz@uol.com.br FOTOGRAFIA Hoje nas instituiçõesições públicas existem: informações repetidas e/ou complementares distribuídas

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Prof. Pablo Santos 4 a Aula SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG Introdução Definições Necessárias

Leia mais

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral

Março 2012. Como o Eye-Fi funciona Fluxogramas da visão geral Março 2012 Como o funciona Fluxogramas da visão geral 2012 Visioneer, Inc. (licenciada da marca Xerox) Todos os direitos reservados. XEROX, XEROX and Design e DocToMe são marcas comerciais da Xerox Corporation

Leia mais

Sistema de Declaração Pessoal de Saúde Descritivo

Sistema de Declaração Pessoal de Saúde Descritivo Sistema de Declaração Pessoal de Saúde Descritivo Comp Line A empresa Criada em 1996, tem por filosofia associar tecnologia, parceria e transparência, através da disponibilização de painéis de controle,

Leia mais

Database Cloud Service Database Backup para Oracle Cloud

Database Cloud Service Database Backup para Oracle Cloud Database Cloud Service Database Backup para Oracle Cloud Copyright 2014 Oracle Corporation. All Rights Reserved. Oracle Database Backup Service é uma solução segura, escalável e sob demanda para backup

Leia mais

NOVO MODELO DE ATUALIZAÇÃO FOCCO Atualização automática com o FoccoUPDATE

NOVO MODELO DE ATUALIZAÇÃO FOCCO Atualização automática com o FoccoUPDATE NOVO MODELO DE ATUALIZAÇÃO FOCCO Atualização automática com o FoccoUPDATE Fevereiro/2012 Índice APRESENTAÇÃO... 3 ENTENDENDO A MUDANÇA... 3 QUAIS OS BENEFÍCIOS?... 3 FERRAMENTA PARA ATUALIZAÇÃO... 4 ABRANGÊNCIA

Leia mais

XDOC. Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos

XDOC. Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos XDOC Solução otimizada para armazenamento e recuperação de documentos ObJetivo Principal O Que você ACHA De ter Disponível Online todos OS Documentos emitidos por SUA empresa em UMA intranet OU Mesmo NA

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS

MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS MÓDULO 8 ARQUITETURA DOS SISTEMAS DE BANCO DE DADOS Quando falamos em arquitetura, normalmente utilizamos esse termo para referenciar a forma como os aplicativos computacionais são estruturados e os hardwares

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

Modelo de Formulário

Modelo de Formulário Formulário Pessoa Jurídica: Organização / Empresa 1. Identificação da Organização CNPJ.. / - Razão Social Nome Fantasia Endereço Número Complemento Bairro Cidade UF CEP País Telefones ou Fax E-mail Página

Leia mais

NORMA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA

NORMA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA CONTROLE DO PARQUE DE INFORMÁTICA Data: 17 de dezembro de 2009 Pág. 1 de 13 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. INTRODUÇÃO 3 2. FINALIDADE 3 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 4. PADRONIZAÇÃO DOS RECURSOS DE T.I. 4 5. AQUISIÇÃO

Leia mais

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1

Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Guia de Atualização Passo a Passo do Windows 8.1 Instalação e atualização do Windows 8.1 Atualize o BIOS, aplicativos e drivers e execute o Windows Update Selecione o tipo de instalação Instale o Windows

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura Introdução Projeto de Arquitetura (Cap 11 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Até agora, estudamos: Os

Leia mais

Para a escolha de uma unidade para o backup de dados, deve-se levar em conta :

Para a escolha de uma unidade para o backup de dados, deve-se levar em conta : Capítulo 7 - Backup Conceito e técnicas Após o dimensionamento e implantação de um sistema informatizado, se faz necessária a criação de um procedimento de backup e restauração de informações geradas em

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

481040 - Programador/a de Informática

481040 - Programador/a de Informática 481040 - Programador/a de Informática UFCD - 0801 ADMINISTRAÇÃO DE REDES LOCAIS Sessão 1 SUMÁRIO Backups eficientes; Armazenar Backups; Restaurar do zero; Testar Backups; Backups eficientes 1. Etiquetar

Leia mais

Sistema de Processamento de Imagens CBERS. III EUsISSeR. 22 a 24 de outubro de 2003

Sistema de Processamento de Imagens CBERS. III EUsISSeR. 22 a 24 de outubro de 2003 Sistema de Processamento de Imagens CBERS III EUsISSeR 22 a 24 de outubro de 2003 Paulo Eduardo Neves neves@gisplan.com.br GISPLAN Tecnologia da Geoinformação www.gisplan.com.br Histórico Histórico 1973

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR 1 of 23 *HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR O manual do usuário tem como objetivo, detalhar o funcionamento do Sistema de Gerenciamento e Monitoramento On-Line de Obras, de forma clara para seus usuários. Clique

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

TI. 01 BACK UP MACROPROCESSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO BACK UP

TI. 01 BACK UP MACROPROCESSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO BACK UP 1 de 7 BACK UP MACROPROCESSO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROCESSO BACK UP BACK UP 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 5. REGISTROS... 6 6. HISTÓRICO

Leia mais

4 Um Exemplo de Implementação

4 Um Exemplo de Implementação 4 Um Exemplo de Implementação Neste capítulo será discutida uma implementação baseada na arquitetura proposta. Para tanto, será explicado como a arquitetura proposta se casa com as necessidades da aplicação

Leia mais

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle

Como obter Ajuda. Mensagens do sistema. Acessar. Ícones do painel de controle Como obter Ajuda Para obter informações/assistência, verifique o seguinte: Guia do Usuário, para obter informações sobre como usar a Xerox 4595. Para obter assistência on-line, visite: www.xerox.com Clique

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP

www.leitejunior.com.br 29/06/2012 14:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÕES CESPE BACKUP QUESTÃO 01 - Analise as seguintes afirmações relativas a cópias de segurança. I. No Windows é possível fazer automaticamente um backup, em um servidor de rede, dos arquivos que estão

Leia mais

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador?

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador? Backup O backup tem dois objetivos principais: Permitir a recuperação de arquivos individuais é a base do típico pedido de recuperação de arquivo: Um usuário apaga acidentalmente um arquivo e pede que

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática

Tópicos Especiais em Informática Tópicos Especiais em Informática BackUp Prof. Ms.-Eng. Igor Sousa Faculdade Lourenço Filho 29 de setembro de 2014 igorvolt@gmail.com (FLF) Tópicos Especiais em Informática 29 de setembro de 2014 1 / 19

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Marisa L. P. Zuccas. Participantes: Alunos do IEQ Polo Itaquera. marisazuc@hotmail.com

Marisa L. P. Zuccas. Participantes: Alunos do IEQ Polo Itaquera. marisazuc@hotmail.com VERIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS ORIUNDAS DA CONSTRUÇÃO DA ARENA CORINTHIANS EM SÃO PAULO, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO, PARA OS ALUNOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IEQ. Autora: Marisa

Leia mais

Marco A. M. de Melo e Fernando S. P. Gonçalves MANAGER

Marco A. M. de Melo e Fernando S. P. Gonçalves MANAGER Marco A. M. de Melo e Fernando S. P. Gonçalves MANAGER S.O.S BACKUP - MANAGER. Nenhuma porção deste livro pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico ou mecânico,

Leia mais

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável

Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável PROPOSTA DE PROJETO Desenvolvimento de Sistema WEB com orçamento ajustável Etapas / Atividades Desenvolvimento de Site (CMS) Hospedagem de Sistema e Suporte Técnico Gerenciamento do Sistema (opcional)

Leia mais

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com Aula 02 Conceitos básicos elipse INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com 1. Introdução O Elipse E3 trabalha totalmente orientado para a operação

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência 2 Serviços para gerenciar o ciclo de vida dos inversores de média

Leia mais

Caderno Digital Anglo Instalação

Caderno Digital Anglo Instalação Caderno Digital Anglo Instalação 1- Entre no Portal do Anglo: www.sistemaanglo.com.br 2- Entre com suas informações de usuário (Login e Senha) 3 Passe o mouse sob o seu segmento e um menu será aberto.

Leia mais

Considerações sobre o Disaster Recovery

Considerações sobre o Disaster Recovery Considerações sobre o Disaster Recovery I M P O R T A N T E O backup completo para Disaster Recovery não dispensa o uso de outros tipos de trabalhos de backup para garantir a integridadedo sistema. No

Leia mais

Processo Manutenção de Computadores

Processo Manutenção de Computadores Dono do Guilherme Ferreira Lúcio Lemes Aprovado por Chefe de Departamento Analisado criticamente por Chefe de Departamento Substituto: Ednardo Melo de Farias Junior 1 OBJETIVOS Este processo consiste em

Leia mais

Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve

Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve CASO DE SUCESSO Julho 2014 Cultura Inglesa São Paulo automatiza backup diário em 18 unidades com arcserve PERFIL DO CLIENTE Setor: Educação Organização: Cultura Inglesa São Paulo EMPRESA DESAFIO SOLUÇÃO

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Internet - A rede Mundial

Internet - A rede Mundial Internet - A rede Mundial Fernando Albuquerque 061-2733589 fernando@cic.unb.br O que é? Qual a sua história? Como funciona? Como está organizada? Quais os serviços? Como acessar? Quais os cuidados? Qual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Cássia Regina Batista Clarissa Kellermann de Moraes Ivan Mário da Silveira Márcia Dietrich Santiago Proposta

Leia mais

BDG - BANCO DE DADOS DE GRADES UMA FERRAMENTA PARA DISPONIBILIZAR DADOS DE PREVISÃO DE MODELOS NUMÉRICOS DE TEMPO E CLIMA

BDG - BANCO DE DADOS DE GRADES UMA FERRAMENTA PARA DISPONIBILIZAR DADOS DE PREVISÃO DE MODELOS NUMÉRICOS DE TEMPO E CLIMA BDG - BANCO DE DADOS DE GRADES UMA FERRAMENTA PARA DISPONIBILIZAR DADOS DE PREVISÃO DE MODELOS NUMÉRICOS DE TEMPO E CLIMA Antonio Carlos Fernandes da Silva 1, Luciana Santos Machado Carvalho 2, Denise

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Suporte Técnico de Software HP

Suporte Técnico de Software HP Suporte Técnico de Software HP Serviços Tecnológicos HP - Serviços Contratuais Dados técnicos O Suporte Técnico de Software HP fornece serviços completos de suporte de software remoto para produtos de

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Autodesk Desktop Subscription

Autodesk Desktop Subscription Autodesk Desktop Subscription Desktop Subscription é uma nova opção de licenciamento, que permite a locação de licenças Autodesk, adequando suas necessidades de negócios ao orçamento como, por exemplo,

Leia mais

O HERBÁRIO VIRTUAL E OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS

O HERBÁRIO VIRTUAL E OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS O HERBÁRIO VIRTUAL E OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS Alexandre Marino - marino@cria.org.br Sidnei de Souza - sidnei@cria.org.br Centro de Referência em Informação Ambiental HVFF + REFLORA missão estruturar

Leia mais

Modelo de Formulário

Modelo de Formulário Formulário Pessoa Física ou Autônomo / Profissional Liberal 1. Identificação Pessoal CPF.. -- Nome Completo Sexo Masculino Feminino Data de Nascimento / / Endereço Número Complemento Bairro Cidade UF CEP

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

RESOLUÇÃO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES.

RESOLUÇÃO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES. RESOLUÇÃO CAS Nº 39 /2010, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010 POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 5º do Regimento Unificado das

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

Autodesk Desktop Subscription

Autodesk Desktop Subscription Autodesk Desktop Subscription Desktop Subscription é uma nova opção de licenciamento, que permite a locação de licenças Autodesk, adequando suas necessidades de negócios ao orçamento como, por exemplo,

Leia mais

Gil Carlos R. Medeiros Mauricio Nunes Porto. Universidade Federal de Pelotas

Gil Carlos R. Medeiros Mauricio Nunes Porto. Universidade Federal de Pelotas 768 FACILIDADE DE ACESSO À IMAGENS METEOROLóGICAS Gil Carlos R. Medeiros Mauricio Nunes Porto Universidade Federal de Pelotas RESUMO Apresenta-se um sistema para multiplicação de acesso imediato e controlado

Leia mais

ATUALIZAÇA O DA TABELA DE CUSTAS DO SIPLANTN/SIPLANRC VIGE NCIA DE 13/03/2015

ATUALIZAÇA O DA TABELA DE CUSTAS DO SIPLANTN/SIPLANRC VIGE NCIA DE 13/03/2015 ATUALIZAÇA O DA TABELA DE CUSTAS DO SIPLANTN/SIPLANRC VIGE NCIA DE 13/03/2015 ATENÇÃO: Implementamos nos sistemas SiplanTN e SiplanRC uma rotina onde a nova tabela de Custas com a Nova Verba do ISSQN,

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas. CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV

Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas. CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV Rádio e Televisão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Maria

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

O SID e a Tecnologia

O SID e a Tecnologia O SID e a Tecnologia A evolução da automação na Biblioteca do INPE 1966-1969: o início 1966 : Criação da Biblioteca: modelo digital stricto sensu ( a dedo, ou seja, manual...) Modelo manual Cadastramento

Leia mais

Photozig Albums Express 1.0.302

Photozig Albums Express 1.0.302 Photozig Albums Express 1.0.302 Comentários Principal Photozig Albums Express Crie álbuns de fotografias facilmente através deste software inteiramente gratuito e surpreendente! Downloads: 128.603 Tamanho:

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

DESENVOLVER SISTEMAS 1 OBJETIVO

DESENVOLVER SISTEMAS 1 OBJETIVO Proposto por: Equipe Departamento de s de Informação (DESIS) DESENVOLVER SISTEMAS Analisado por: Departamento de s de Informação (DESIS) Aprovado por: Diretor-Geral de Tecnologia da Informação (DGTEC)

Leia mais

Manual AGENDA DE BACKUP

Manual AGENDA DE BACKUP Gemelo Backup Online DESKTOP Manual AGENDA DE BACKUP Realiza seus backups de maneira automática. Você só programa os dias e horas em que serão efetuados. A única coisa que você deve fazer é manter seu

Leia mais

Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 3 de setembro de 2014.

Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 3 de setembro de 2014. Proposta Web Site Institucional Porto Feliz, 3 de setembro de 2014. 1. Apresentação 2. Projeto Atuando em análise e desenvolvimento de plataformas para negócios digitais a 8 anos estamos sempre buscando

Leia mais

1. Identificação da Organização

1. Identificação da Organização Formulário Pessoa Jurídica: Organização / Empresa Este formulário é idêntico ao eletrônico! Se sua opção for pelo preenchimento manual desta pesquisa, sugerimos que imprima este formulário e envie-o para

Leia mais

Tornando acessível a tecnologia e os melhores serviços

Tornando acessível a tecnologia e os melhores serviços Tornando acessível a tecnologia e os melhores serviços A ALEJANDRO Informática No mercado de TI desde 30 de Outubro de 1997. Conta com mais de 30 colaboradores; Especializada em implantação de Banco de

Leia mais

Características Técnicas

Características Técnicas Características Técnicas Equipamento homologado de acordo com o Portaria 1510/09 do MTE, com as seguintes características: Possui 2 processadores de 32 Bits, onde um é dedicado para marcações de ponto

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

RBMC-IP. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em Tempo Real. Diretoria de Geociências DGC Coordenação de Geodésia - CGED

RBMC-IP. Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em Tempo Real. Diretoria de Geociências DGC Coordenação de Geodésia - CGED RBMC-IP Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em Tempo Real Diretoria de Geociências DGC Coordenação de Geodésia - CGED 06 de Maio de 2009 Sumário Sistema GPS Técnica de Posicionamento

Leia mais

as qualidades do banco de dados SQL Server 2000 a documentação é constantemente atualizada e de fácil acesso.

as qualidades do banco de dados SQL Server 2000 a documentação é constantemente atualizada e de fácil acesso. Índice Resumo de suportes com problemas em base de dados...2 Recomendações de banco de dados...2 Uso de servidores dedicados com excelente desempenho...3 Banco de dados corrompidos em Interbase e Firebird...4

Leia mais

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

Backup. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Backup. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Backup Prof. Marciano dos Santos Dionizio Passos para Formatar um Computador Fazer backup dos arquivos necessários, Verificar software instalados, Verificar drivers, Formatação e instalação Sistema Operacional,

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

Gerir o Domínio Público Ferroviário com Inteligência Geográfica Rodrigo Dourado

Gerir o Domínio Público Ferroviário com Inteligência Geográfica Rodrigo Dourado Rodrigo Dourado Agenda Grupo REFER Direção de Gestão Cadastral e Licenciamento Dados do negócio e Informação geográfica Funções do SIG no Património Visualizadores FLEX Ações Futuras Grupo REFER REFER

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais