ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conceitos e princípios pios elementares de projecto. António Moret Rodrigues IST

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conceitos e princípios pios elementares de projecto. António Moret Rodrigues IST"

Transcrição

1 ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conceitos e princípios pios elementares de projecto António Moret Rodrigues IST

2 ÍNDICE Conceito de som (2 slides) Propagação do som (3 slides) Grandezas acústicas (4 slides) Medição do som (4 slides) Audição sonora (3 slides) Exigências humanas de conforto ( slide) Qualidades do som (4 slides) Acústica de salas (6 slides) Absorção de som (5 slides) Transmissão do som (3 slides) Isolamento a sons aéreos (6 slides) Isolamento a ruído de impacto (6 slides)

3 CONCEITO DE SOM I O som é o resultado de uma perturbação física (vibração) provocada por uma variação da pressão, p, em relação à pressão atmosférica, p atm, a qual pode ser detectada pelo ouvido humano. p (compressão) 2 0 p p atm 2 (descompressão) t Pressão sonora : p = p' p atm Em condições normais 5 p =0 Pa atm

4 CONCEITO DE SOM II Normalmente, o que tem significado não é a pressão sonora instantânea, mas o seu valor médio pressão eficaz num dado intervalo de tempo. Define-se pressão eficaz à que resulta da média quadrática: p 2 ef = t 2 t t t 2 p 2 (t)dt A média simples não representa devidamente o fenómeno: poderia acontecer uma situação em que as pressões negativas anulam as positivas, resultando a pressão eficaz nula, embora houvesse lugar à produção de som.

5 PROPAGAÇÃO DO SOM I A vibração dos corpos transmite-se às partículas do ar, as quais vibram em torno das suas posições de equilíbrio, propagando, através do movimento ondulatório (longitudinal) que adquirem, as variações de pressão e o som. p p m T Harmónica simples t Som puro: movimento harmónico simples: p = p cos ωt m ( ) φ T período (s) f = /T frequência (Hz) ω=2πf frequência angular φ fase inicial (para t=0)

6 PROPAGAÇÃO DO SOM II Outros parâmetros, como o deslocamento relativo (s) das partículas e sua velocidade (v) (derivada do deslocamento) são igualmente traduzidas por funções sinusoidais. A cada partícula fica assim associado um conjunto de funções (pressão, deslocamento, velocidade) dependentes do tempo (abrangendo todos os instantes). Por sua vez, a cada instante é possível associar esse conjunto de funções mas agora dependendo do espaço (abrangendo todas as partículas).

7 PROPAGAÇÃO DO SOM III A distancia que separa duas partículas em fase é designado por comprimento de onda, λ. O tempo que uma partícula demora a realizar um ciclo completo é o período do movimento, T. Esta ligação entre o espaço e o tempo é realizada através da velocidade de propagação do som, c: λ = ct Os sons reais não são sons puros (simples), mas podem estudar-se como uma sobreposição de harmónicas simples (som composto).

8 GRANDEZAS ACÚSTICAS I Para além da pressão sonora, tem-se: Potência sonora P É a quantidade de energia sonora produzida na unidade de tempo e mede-se em Watt. Intensidade sonora I É o débito de energia sonora que passa, numa dada direcção, através da unidade de área ao redor dum ponto dum campo sonoro, e P perpendicularmente àquela: S I = (W/m S 2 )

9 GRANDEZAS ACÚSTICAS II Intensidade sonora I (continuação) Uma fonte sonora pontual emite uma onda esférica (todos os pontos a uma mesma distância da fonte mesma frente de onda - apresentam a mesma fase) Pela definição: I = P 4π d 2 Conclusão: a intensidade sonora varia na razão inversa do quadrado da distância à fonte

10 GRANDEZAS ACÚSTICAS III Intensidade sonora I (continuação) O processo mais corrente de determinar a intensidade sonora faz uso das seguintes relações: Intensidade sonora num ponto: Substituindo (2) em () fica: I = p.v p = ρ.c v Nota: o termo impedância também se aplica em electricidade para designar conhecida relação:v/i = R (o obstáculo à passagem de corrente constitui a resistência eléctrica). () Impedância sonora num ponto: (2) I = p 2 ρc

11 GRANDEZAS ACÚSTICAS IV Densidade de energia sonora E A intensidade sonora de uma onda plana é igual à energia que percorre uma distância c (m) por unidade de área e por segundo. S c c velocidade do som A densidade de energia sonora será, nestas condições: E = Energia Volume = Força deslocamento da partícula Area deslocamento da onda F s S c t = p v c = p 2 ρc 2 (J / m 3 )

12 MEDIÇÃO DO SOM I A escala extremamente ampla das pressões sonoras torna mais cómodo a utilização de uma escala logarítmica, designada por escala dos decibeis. O decibel (db) é um nível que mede a relação entre duas grandezas. L(G) = 0log 0 G G 0 (db) em que L(G) é o nível da grandeza G relativamente a G 0.

13 MEDIÇÃO DO SOM II Nível de intensidade sonora L(I) = 0log I I Nível de pressão sonora 0 0 (db) Substituindo a relação I = na expressão ρc acima, tem-se: L(p) 2 p / ρc p 0log0 20log 2 0 p0 / c p = = ρ 0 (db) 5 A pressão de referência é p0 = 2 0 Pa e corresponde ao limiar de audibilidade para frequências médias. Por sua vez, toma-se I 0 =0-2 (W/m 2 ) de forma a ter-se, por conveniência, L(p)=L(I). p 2

14 MEDIÇÃO DO SOM III Nível de potência sonora L(P) P = 0log0 (db) com P 0 =0-2 W P 0 Nível de densidade de energia sonora L(E) = 0log 0 E E 0 (db) O nível de densidade de energia sonora é também bastante utilizado no cálculo dos campos sonoros em espaços fechados, podendo E 0 ser escolhido arbitrariamente, de acordo com as conveniências de cálculo.

15 MEDIÇÃO DO SOM IV Na tabela seguinte mostram-se os valores dos níveis de pressão sonora correspondentes a situações da vida quotidiana. Situação Nível de pressão sonora Avião militar a levantar voo a 30 m Martelo pneumático na posição do manobrador Camiões pesados a 6 m Rua com tráfego pesado Carro eléctrico a 0 m Rua com tráfego leve Escritório ruidoso Escritório normal Residência sossegada (dia) Residência sossegada (noite) Quarto (noite) L(p) 40 db 0 db 90 db 85 db 80 db 50 db 65 db 45 db 50 db 40 db 25 db

16 AUDIÇÃO SONORA I Lei de Weber-Fechner A relação entre a percepção do som (S) e a sua intensidade física (I) é logarítmica. É a Lei de Weber-Fechner: a percepção varia segundo uma progressão aritmética (adição de uma constante fixa) quando o estímulo varia segundo uma progressão geométrica (multiplicação por um factor fixo). Se o limiar da sensação (S=0) corresponder ao estímulo I 0, então: S=k.log (I/I 0 ) k - constante 0 Como se verifica, a escala do decibel tem também características de escala de percepção.

17 AUDIÇÃO SONORA II Uma onda sonora deve ter um valor mínimo de pressão sonora em cada frequência para ser percebida pelo ouvido. O campo de frequências audíveis estende-se de 20 Hz a Hz: graves 20 Hz a 360 Hz médios 360 Hz a 400 Hz agudos acima de 400 Hz O valor mínimo de pressão que é percebido chama-se limiar de audibilidade

18 AUDIÇÃO SONORA III Para melhor caracterizar a sensação humana de audição, os níveis de pressão sonora devem ser corrigidos com base na curva de ponderação mostrada. Os valores corrigidos passam a ter a designação db(a).

19 EXIGÊNCIAS HUMANAS DE CONFORTO É usual recomendar para os limites do nível sonoro do ruído ambiente, em função das actividades a realizar, os seguintes: - para o sono 25 a 30 db(a) - para o repouso 30 a 35 db(a) - para o trabalho intelectual 35 a 50 db(a) - para o trabalho doméstico 40 a 45 db(a)

20 QUALIDADES DO SOM I Som e ruído Fisicamente, som musical é o resultado da sobreposição de ondas sonoras periódicas ou quase; ondas sonoras não-periódicas e breves, que mudam imprevistamente de características são ruído. O som musical é simples ou composto se corresponder a uma ou mais onda harmónicas, respectivamente. Os sons simples distinguem-se pela INTENSIDADE e ALTURA; os sons compostos, para além destas, diferenciam-se pelo TIMBRE.

21 QUALIDADES DO SOM II Intensidade fisiológica do som Está ligada à amplitude das vibrações: som forte (grande energia) corresponde a altas amplitudes.

22 QUALIDADES DO SOM III Altura do som Está ligada unicamente à sua frequência; é a qualidade pela qual um som grave (som baixo - frequência baixa) se distingue de um som agudo (som alto - frequência alta).

23 QUALIDADES DO SOM IV Timbre do som O timbre depende das harmónicas associadas ao som fundamental no caso dos sons musicais ou das ondas que se sobrepõem, no caso dos sons compostos. No caso dos sons musicais, é esta qualidade que permite distinguir dois sons da mesma altura emitidos por fontes sonoras diferentes: flauta e violino, por exemplo. É o número e as intensidades das harmónicas que acompanham o som fundamental que dão ao som musical essa característica (enfeite) particular.

24 ACÚSTICA DE SALAS I Propagação do som em recintos fechados E i Num recinto fechado, ao contrário de um campo livre, a energia sonora emitida por uma fonte (E) é em parte reflectida, em parte absorvida e a parte restante transmitida pelos elementos da envolvente. E r E a E t Et τ = Ei Er ρ = Ei E α = E a i Parcela transmitida Influi nas condições de conforto do local adjacente (isol. sonoro) Parcela reflectida Influi na qualidade acústica do local onde é emitido o som. Parcela absorvida

25 ACÚSTICA DE SALAS II Propagação do som em recintos fechados Quando as dimensões são grandes comparadas ao comprimento da onda sonora, pode-se assimilar a reflexão sonora à reflexão luminosa: i) O raio incidente, o raio reflectido e a normal à superfície estão no mesmo plano; ii) O ângulo de incidência α i é igual ao de reflexão α r. L λ α i α r λ << L Fonte

26 ACÚSTICA DE SALAS III Fenómeno do eco O atraso e a intensidade das primeiras reflexões comparativamente ao som directo têm grande importância na qualidade acústica dos locais. O ouvido distingue sons separados de t 0,05 a 0, s, o que corresponde a L=L ref -L dir 7 a 34m. Se tal acontecer o mesmo som é ouvido duas vezes: ECO. L dir L ref L=c. t c 340 m/s

27 ACÚSTICA DE SALAS IV Tempo de reverberação (T r ) A maior ou menor rapidez com que decresce o ruído de fundo numa sala é também um bom indicador da qualidade acústica da mesma, e pode ser avaliada pelo tempo de reverberação. Tempo de reverberação é o tempo que decorre entre o instante da interrupção da fonte sonora e o instante em que se verifica a queda da pressão sonora de 000 vezes (queda de 60 db). 60 db L(p) t t 2 T r

28 Para avaliar o tempo de reverberação utiliza-se a expressão de Sabine ( α 0.) ou de Eyring ( α > 0. ): T r = ACÚSTICA DE SALAS V 0.6 V S α se α 0. com: S α = A Área de absorção sonora equivalente (m 2 ); V Volume interior da sala (m 3 ); S superfície total dos paramentos envolventes da sala (m 2 ). A área de absorção sonora equivalente é : A Si αi + n S i - superfície com coeficiente de absorção α i (m 2 ); T r n j - número de elementos com área de absorção equivalente A j. = 0,6 V S ln ( α) se α > 0. = j A j

29 ACÚSTICA DE SALAS VI De uma forma geral os tempos de reverberação são recomendados em função do tipo de local: Tempo de reverberação a 500 Hz (s) Igreja (orgão) Sala de concertos Estúdio-Ópera Cinema Volume (m 3 )

30 ABSORÇÃO DE SOM I MATERIAIS POROSOS: dissipam a energia sonora sob a forma de calor por atrito do ar nos poros do material..0 Incidente Reflectida Material poroso Boas características de absorção para as altas frequências Exemplos: aglomerados negros de cortiça, plásticos alveolares, mantas de lã mineral, lã de vidro. Coeficiente de absorção α Material pouco espesso Material mais espesso Frequência em Hz

31 ABSORÇÃO DE SOM II RESSOADORES DE HELMOTZ: é um sistema formado por um volume fechado com uma estreita abertura para o exterior. A onda sonora força a massa (m) de ar à entrada do gargalo, à qual se opõe o ar contido na caixa, formando-se um sistema massa-mola, sendo a energia dissipada por atrito do ar no gargalo. Massa de ar no gargalo Massa K Frequência de ressonância S = Área do gargalo Volume V Mola f 0 = 2π K m = c 2π S L.V L c velocidade do som

32 ABSORÇÃO DE SOM III RESSOADORES DE HELMOTZ: é um tipo de sistema muito absorvente para frequências do som próximas da frequência de ressonância..0 α a sem material poroso b com material poroso a 0.5 b Exemplos: placas de madeira ou metálicas perfuradas e colocadas a certa distância de elementos rígidos.

33 ABSORÇÃO DE SOM IV PAINÉIS RESSONANTES: sob a acção da pressão sonora o sistema entra em vibração com conversão da energia sonora em energia mecânica e dissipação desta em calor. Frequência de ressonância vibração K m f 0 = 2π 2 ρc md = 2π,4 0 md 5 d

34 ABSORÇÃO DE SOM V PAINÉIS RESSONANTES: características de absorção boas nas baixas e médias frequências, decaindo a absorção para f > f 0. α Sem preenchimento da caixa de ar Com preenchimento da caixa de ar Exemplos: placa ou painel montado a certa distância dum elemento rígido

35 TRANSMISSÃO DO SOM I Diferentes fontes e formas de transmissão do som

36 TRANSMISSÃO DO SOM II A transmissão do som entre locais pode efectuar-se: por via aérea: quando a vibração do elemento é provocada pelo campo sonoro criado pela fonte no ar; por percussão: quando a vibração do elemento é provocada pela própria fonte sonora Fonte Fonte Transmissão de sons aéreos Transmissão de sons de percussão

37 TRANSMISSÃO DO SOM III A transmissão que se faz directamente (por vibração) através do elemento de separação designa-se por transmissão directa. A transmissão que se dá por outros meios (vibração de outros elementos, aberturas) designa-se por marginal. () O som aéreo excita o elemento separador, o qual radia directamente (transmissão directa) o som para o local adjacente. Local emissor Local receptor (5) (2) O som excita outros elementos que não o elemento separador, propagando-se a energia através da estrutura e que é depois radiada para o local adjacente por um outro elemento deste local. (3) O som excita outros elementos que não o elemento separador, mas em que a energia que por via deles se propaga atinge também o elemento separador, é radiada por este para o local adjacente. Local emissor (3) () (4) (2) Local receptor (4) A energia sonora que directamente põe a vibrar o elemento separador transmite-se para o local adjacente por radiação de um outro elemento que não aquele. (5) O som comunica-se através de aberturas existentes entre locais contíguos.

38 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A I Índice de redução sonora (R) de um elemento A (densidade de) energia sonora incidente E i sobre um elemento é em parte reflectida (E r ), em parte absorvida (E a ) e em parte transmitida (E t ). Designa-se por índice de redução sonora à diferença R=L(E i ) L(E t ), ou seja, E R=0 log 0 (E i /E 0 ) 0 log 0 (E t /E 0 ) = 0log i 0 E E t τ = E E i E a R = 0log0 τ t Com vem: i Trata-se de um valor teórico, que não inclui transmissões marginais. E r E t

39 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A II Isolamento sonoro efectivo (D) entre locais O isolamento sonoro efectivo entre dois locais é determinado experimentalmente pela diferença entre o nível de energia ou pressão sonora do local emissor e o nível no local receptor: com: ou L D=L -L 2 L = 0log 0log 0 E E p p 2 = L(p ) L(p 2 ) Como se depreende, este valor contabiliza o efeito da transmissão marginal.

40 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A III Índice de redução sonora aparente (R ) Se a densidade de energia sonora no local for E, demonstra-se que a energia incidente sobre a área S da divisória é: (c/4) E S Se E 2 for a densidade de energia no local 2, a energia incidente no contorno S 2 é (c/4) E 2 S 2. Em regime estacionário, a energia transmitida para o local 2 é igual à energia neste absorvida: E E 2 S τ ( c / 4 ).E.S = ( c / 4 ).E.S. α 2 '. 2 2 A com: E 2 E 2 = τ' S A2 2 = S.α Nota: A 2 = área de absorção sonora equivalente do local 2 S

41 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A IV Índice de redução sonora aparente (R ) Sendo que (ver slide II), D = L L 2 = 0log da relação anterior resulta para o índice de redução sonora medido experimentalmente (aparente): 0 E E E A2 L L2 = 0log0 = 0log0 + 0log0 E2 τ' S R R' = L L log0 S Área do elemento de separação. A Área de absorção sonora equivalente do local receptor. S A 2

42 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A V Correcções ao isolamento sonoro efectivo O isolamento sonoro efectivo associado a um elemento de construção separando 2 locais depende das características de absorção sonora do local receptor. Para tornar comparáveis os níveis de isolamento medidos em diferentes locais receptores, os resultados devem ser corrigidos para uma situação de referência. Existem duas correntes para essa correcção: uma que utiliza a área de absorção sonora equivalente (A) e outra que utiliza o tempo de reverberação (T)

43 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A VI Isolamento sonoro normalizado (D n ) Neste caso é utilizada a área de absorção sonora equivalente como termo de correcção: D n Isolamento sonoro padronizado (D nt ) Neste caso é o tempo de reverberação que é utilizado como termo de correcção: D = L L + 0log nt = L L 2 2 0log 0 ( A / A ) ( T / T ) T, T 0 Tempos de reverberação do local receptor e de referência, respectivamente. T 0 é tomado igual 0,5 s Termo correctivo A, A 0 Áreas de absorção sonora equivalente do local receptor e de referência, respectivamente. A 0 é tomada igual a 0 m 2. Termo correctivo

44 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A VII Relação entre D nt e D n Com A 0 =0m 2, T 0 =0,5s e T=0,6V/A, obtém-se a seguinte relação entre D nt e D n : DnT = Dn + 0log0 Relação entre D nt e R Com A 0 =0m 2, T 0 =0,5s e T=0,6V/A, obtém-se a seguinte relação entre D nt e R : DnT = R' + 0log0 ( 0,032 V) ( 0,32V /S)

45 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A VIII Curva de referência O valor do isolamento depende da frequência do som. Para obter um valor único cobrindo todas as frequências de medição, os valores medido são ponderados através de uma curva de referência. A curva pode tomar várias posições, para cima ou para baixo, mas sempre com uma forma fixa dada por: Freq. (Hz) R (db) 00 R 400 R R+23 Redução sonora (db) O valor de R para f=00 Hz é tomado como referência para definir a posição dos outros pontos da curva.

46 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A IX Índice de isolamento sonoro a sons aéreos D nt,w A curva é ajustada ( ) de forma a que a soma dos desvios desfavoráveis ( ), a dividir pelo nº total de bandas de frequência considerado na medição, seja a maior possível mas 2. Resultados experimentais (, ) Freq.(Hz) R (db) O ajuste deve ser tal que: 4000 d500 + d000 + d4000 possível< 2 5 Após ajuste, a ordenada da curva para f=500 Hz é o Índice de isolamento sonoro a sons aéreos D nt,w. 53 D nt,w d 250 d 500 d 000 d 2000 d (resultados experimentais para 5 frequências)

47 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A X Norma ISO 77 O processo de determinação do índice de isolamento sonoro a sons aéreos encontra-se descrito na Norma ISO 77. Devem ser utilizadas para medição do isolamento 6 bandas de frequência, pelo que a soma dos desvios desfavoráveis (desvios abaixo da curva) não deve ser superior a 32 db. Redução sonora db D nt,w Frequência Hz

48 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A XI Lei da massa A importância dos diferentes mecanismos de transmissão do som através de um sólido varia consoante a frequência desse som. Para frequências duas vezes superiores à mais baixa frequência de ressonância (f rl ), a transmissão do som é controlada pela massa. Isolamento sonoro de uma parede simples Isolamento em db Região controlada pela ressonância e rigidez Rigidez Ressonância f rl Região controlada pela massa 6 db/oitava Região controlada pela rigidez Frequência crítica Frequência em Hz

49 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A XII Lei da massa Na região controlada pela massa e para incidência das ondas sonoras normalmente à parede, deduz-se teoricamente que: ( f.m) 43 db R = 20log0 m massa superficial do elemento (kg/m 2 ); f frequência do som incidente. d 2 d A expressão mostra que a redução sonora aumenta 6 db sempre que a frequência ou a massa duplicam. R 2 m R+6 db

50 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A XIII Lei da massa A expressão anterior é descrita em frequência. Para torná-la dependente apenas da massa pode-se aplicar a curva de referência. Assim, para cada valor de massa, ajusta-se a curva pelo processo descrito e tira-se o valor ponderado R w correspondente para f=500 Hz. O processo conduz às seguintes correlações: 50 m < 50 kg/m 2 R w = 2,6 log0 (m) + 2,6 db m 50 kg/m 2 = 37,5log (m) 42,0 db R w 0

51 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A XIV Isolamento sonoro calculado analiticamente A partir das relações anteriores e reconhecendo que a diferença entre a redução sonora teórica e a redução sonora aparente (experimental) deverá corresponder à transmissão marginal (TM), R' = R TM a expressão analítica para o índice de isolamento sonoro é: DnT,w = R w + R w TM w + 0log0 0,32V S R w é o acréscimo de isolamento sonoro introduzido pela caixa de ar no caso de paredes duplas.

52 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A XV Valores empíricos para TM w e R w Na ausência de informação mais completa podem utilizar-se as seguintes aproximações para TM w e R w : Paredes duplas: Freq. de ressonância f 0 (Hz) R w (db) R w / R w / R w / R w / >600-5 R w é o valor do pano de maior m Para f 0 abaixo de 200 Hz, o valor mínimo de R w é 0 db Transmissão marginal: R w + R w < 35 db TM w = 0 db; 35 db R w + R w < 45 db TM w = 3 db; 45 db R w + R w < 55 db TM w = 4 db; R w + R w 55 db TM w = 5 db. Caixa de ar livre Material de preenchimento f 0 = C d m + m d - espessura da caixa de ar m i - massa do pano i C=60 caixa de ar sem material poroso C=53 caixa de ar total ou parcialmente preenchida com material poroso 2

53 ISOLAMENTO A SONS AÉREOS A XVI Elementos heterogéneos em área O coeficiente τ do elemento resulta, neste caso, duma ponderação, em função da área, dos coeficientes τ i dos elementos parciais: Sendo que = 0 τ i então R i /0 e R = 0log 0 τ = i S i i τ S i = i S 0 τ i i 0 i i R i S i.s S R i /0 i i i /0 e R = 0log0 τ 2 S 2 τ S τ τ 3 S 3

54 ISOLAMENTO A RUÍDO DE IMPACTO I Isolamento sonoro efectivo L Para estimar o isolamento sonoro a sons de percussão, o ensaio consiste em aplicar uma pancada normalizada sobre a face superior do elemento em estudo e medir o valor do nível de pressão sonora no local subjacente: L = L i Enquanto nos sons aéreos o isolamento sonoro é uma diferença de níveis, nos sons de percussão é o próprio nível medido. L i (p) Máquina de percussão

55 ISOLAMENTO A RUÍDO DE IMPACTO II Isolamento sonoro normalizado (L n ) No caso dos sons de percussão, o isolamento sonoro normalizado obtém-se introduzindo um termo correctivo do mesmo tipo dos sons aéreos: L = L + 0log n Isolamento sonoro padronizado (L nt ) i A, A 0 Áreas de absorção sonora equivalente do local receptor e de referência, respectivamente (A 0 =0m 2 ). Por sua vez, para o isolamento sonoro padronizado obtém-se: L nt = L i 0log 0 0 A A T, T 0 Tempos de reverberação do local receptor e de referência, respectivamente (T 0 =0,5 s). 0 T T 0

56 ISOLAMENTO A RUÍDO DE IMPACTO III Relação entre L nt e L n Com A 0 =0m 2, T 0 =0,5s e T=0,6V/A, obtémse a seguinte relação entre L nt e L n : LnT = Ln 0log0 (0,032 V) No caso de medições no local, em vez de no laboratório - onde se pode eliminar a transmissão marginal -, os isolamentos sonoros tomam a designação L em lugar de L, para mostrar que incluem o efeito da transmissão marginal, K, devendo ter-se: L = L+K

57 ISOLAMENTO A RUÍDO DE IMPACTO IV Índice de isolamento sonoro a sons de impacto ( ) O processo de determinação é idêntico ao dos sons aéreos, recorrendo (ISO 77) a uma curva de referência para ponderar os valores medidos nas diferentes frequências. Ajustada a curva pelo processo já descrito (os desvios desfavoráveis são agora os que ficam acima ' da curva), L nt,w é o ponto da curva para f=500 Hz. Nível sonoro a sons de percussão ' L nt,w Frequência Hz ' L nt,w

58 ISOLAMENTO A RUÍDO DE IMPACTO V Isolamento sonoro calculado analiticamente O nível de ruído de impacto transmitido por um pavimento não revestido pode ser relacionado com a sua redução sonora, obtendo-se a seguinte lei também dependente da massa: L n,w,eq =64 35 log 0 (m s ) No caso de um pavimento revestido e entrando em conta com a transmissão marginal tem-se: ' Ln,w = Ln,w,eq Lw + K acréscimo devido à transmissão marginal L redução da transmissão devido ao revestimento aplicado. K

59 ISOLAMENTO A RUÍDO DE IMPACTO VI Valores de K e L w Massa do piso (kg/m 2 ) Valores de K (em db) Massa das paredes do compartimento inferior (kg/m 2 ) ' Designação Tacos de madeira Piso flutuante de madeira Alcatifa tufada Valores de L w (em db/oit) Características Espessuras entre 5 e 5 mm Parquet de madeira (e=5 a 5 mm) sobre espuma de polietileno com base de latex com base de favos de borracha sobre tecido de juta Expressão analítica de LnT,w = Ln,w,eq Lw + K 0log0 ( 0,032 V) L w ' L nt,w

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conceitos e princípios elementares de projecto. António Moret Rodrigues IST

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conceitos e princípios elementares de projecto. António Moret Rodrigues IST ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conceitos e princípios elementares de projecto António Moret Rodrigues IST ÍNDICE Conceito de som ( slides) Propagação do som (3 slides) Grandezas acústicas (4 slides) Medição do

Leia mais

MESTRADO EM ARQUITECTURA

MESTRADO EM ARQUITECTURA MESTRADO EM ARQUITECTURA DISCIPLINA DE FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES PARA ARQUITECTURA ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Cristina Matos Silva CONCEITO DE SOM O som é o resultado de uma perturbação física (vibração) provocada

Leia mais

TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM 1º MODO DE VIBRAÇÃO ESTRUTURAL ÍNDICE DE REDUÇÃO SONORA DE ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO

TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM TRANSMISSÃO DO SOM 1º MODO DE VIBRAÇÃO ESTRUTURAL ÍNDICE DE REDUÇÃO SONORA DE ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO A transmissão do som entre locais pode efectuar-se: por via aérea: quando a vibração do elemento é provocada pelo campo sonoro criado pela fonte no ar; por percussão: quando a vibração do elemento é provocada

Leia mais

ISOLAMENTO A SONS AÉREOS ISOLAMENTO AOS SONS SONS AÉREOS. Proveniência dos Sons Aéreos. Sons Aéreos. Isolamento. Sons de Percussão

ISOLAMENTO A SONS AÉREOS ISOLAMENTO AOS SONS SONS AÉREOS. Proveniência dos Sons Aéreos. Sons Aéreos. Isolamento. Sons de Percussão ISOLAMENTO A SONS AÉREOS ISOLAMENTO AOS SONS Isolamento Sons Aéreos Sons de Percussão A distinção entre sons aéreos e sons de percussão é importante porque o isolamento sonoro dos elementos de construção

Leia mais

FICHA TÉCNICA. IMPERALUM Manual de Acústica. nº 24. Nº Pág.s: Maio Copyright Construlink.com - Todos os direitos reservados.

FICHA TÉCNICA. IMPERALUM Manual de Acústica. nº 24. Nº Pág.s: Maio Copyright Construlink.com - Todos os direitos reservados. FICHA TÉCNICA IMPERALUM Manual de Acústica nº 24 Nº Pág.s: 10 24 04. Maio 2006 MANUAL DE ACÙSTICA IMPERSOM 01 1. MANUAL DE ACÙSTICA A gama acústica IMPERSOM Fruto de todo um trabalho de investigação e

Leia mais

Acústica nos edifícios. Acústica nos edifícios. Acústica nos edifícios. Som directo. Som reflectido. 6dB, quando se (2X) a distância à fonte

Acústica nos edifícios. Acústica nos edifícios. Acústica nos edifícios. Som directo. Som reflectido. 6dB, quando se (2X) a distância à fonte Som directo Som reflectido Anabela Moreira FC - Acústica de difícios 1 CAMPO ABRTO Nível sonoro SPAÇOS FCHADOS 6dB, quando se (2X) a distância à fonte nergia directamente nergia reflectida pelos obstáculos

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Transmissão Sonora Alessandra Prata-Shimomura,

Leia mais

Pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão ÍNDICE

Pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão ÍNDICE Pavimentos e revestimentos de pavimentos, isolamento a sons de percussão ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 1 2 TERMINOLOGIA... 2 2.1 Considerações gerais... 2 2.2 Definições... 2 2.2.1 Índice de isolamento sonoro,

Leia mais

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM SOM O som corresponde à vibração de partículas constituintes de um meio material elástico (onda sonora). Para termos uma sensação sonora é necessário que se produzam, pelo menos, vinte vibrações por segundo

Leia mais

Materiais. Conceitos para acústica arquitetônica. Marcelo Portela LVA/UFSC

Materiais. Conceitos para acústica arquitetônica. Marcelo Portela LVA/UFSC Materiais Acústicos Conceitos para acústica arquitetônica Marcelo Portela LVA/UFSC LEMBRANDO... ISOLAMENTO ACÚSTICO Capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora passe

Leia mais

ACÚSTICA AMBIENTAL E DE EDIFÍCIOS

ACÚSTICA AMBIENTAL E DE EDIFÍCIOS pág. i DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL T E X T O D E A P O I O À D I S C I P L I N A D E ACÚSTICA AMBIENTAL E DE EDIFÍCIOS A. P. Oliveira de Carvalho ÍNDICE pág. PREÂMBULO

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS.

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO DE RUIDO EM AMBIENTES INTERNOS. Prof. Msc. Lucas C. Azevedo Pereira ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 A ACÚSTICA é a ciência do som, incluindo sua produção, transmissão e efeitos.

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

Acústica em Reabilitação de Edifícios

Acústica em Reabilitação de Edifícios Reabilitação 2009- Parte 2-1 Reabilitação 2009- Acústica de edifícios 1+2 Condicionamento acústico interior 3 - Isolamento de sons aéreos 4 - Isolamento de ruídos de instalações 5 - Isolamento de ruídos

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E UM TERÇO

Leia mais

O SOM E A ONDA SONORA

O SOM E A ONDA SONORA O SOM E A ONDA SONORA Complementar com a leitura das páginas 94 a 101 Todos os sons são ondas em meios materiais. Na origem de qualquer onda sonora está sempre a vibração de partículas, que se transmite

Leia mais

Ondas. Onda é uma perturbação em movimento

Ondas. Onda é uma perturbação em movimento Ondas Onda é uma perturbação em movimento Um meio em equilíbrio é perturbado e essa perturbação é transmitida, com atraso, aos pontos vizinhos As ondas não transportam matéria, mas sim energia. Uma onda

Leia mais

NP ISO :2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente

NP ISO :2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente NP ISO 1996 2:2011 Acústica Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente Parte 2: Determinação dos níveis de pressão sonora do ruído ambiente 2011 03 03 1 NP ISO 1996 2:2011 7 Condições meteorológicas

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I =

Física. a) As intensidades da figura foram obtidas a uma distância r = 10 m da rodovia. Considere que a intensidade. do ruído sonoro é dada por I = Física Revisão Prova bimestral 3 os anos Julio jun/11 Nome: Nº: Turma: 1. (Unicamp) O ruído sonoro nas proximidades de rodovias resulta, predominantemente, da compressão do ar pelos pneus de veículos que

Leia mais

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO PROJECTO ACÚSTICO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO 1/7 TERMO DE RESPONSABILIDADE Nuno Manuel Martins, Eng. Técnico Civil, titular do cartão do cidadão com numero do cidadão

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

Acústica em Reabilitação de Edifícios

Acústica em Reabilitação de Edifícios Reabilitação 009- Parte 5 - Reabilitação 009- Protecção contra o ruído de equipamentos colocados no exterior Silenciadores circulares p/ condutas de ventilação Grelhas atenuadoras (5 a 1 db) Atenuadores

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IX semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT FREQUENCIA UMA OITAVA E

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos.

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Ondas acústicas ONDAS Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Descrição válida para fenómenos periódicos ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS

Leia mais

Sumário. Comunicações. Comunicação da informação a curtas distâncias 12/11/2015

Sumário. Comunicações. Comunicação da informação a curtas distâncias 12/11/2015 Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 1.1- Comunicação de informação a curtas distâncias. - Transmissão de sinais. Sinais. - Propagação de um sinal: energia e velocidade de propagação (modelo ondulatório). Comunicação

Leia mais

Vidro. 14 Vidraria Taipas. Esta estrutura dota o vidro duplo das seguintes propriedades:

Vidro. 14 Vidraria Taipas. Esta estrutura dota o vidro duplo das seguintes propriedades: 14 Vidraria Taipas Esta estrutura dota o vidro duplo das seguintes propriedades: Propriedades Acústicas Propriedades Espectrofotométricas Propriedades Térmicas Propriedades de Segurança Propriedades Decorativas

Leia mais

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO:

GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: Quanto a forma Transversais Longitudinais Quanto a natureza Mecânicas Eletromagnéticas 2 3 4 São ondas que necessitam de um meio material para se

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

Acústica nos edifícios

Acústica nos edifícios Acústica nos edifícios Som directo Som reflectido Anabela Moreira FC - Acústica de Edifícios 1 Os materiais ou sistemas absorventes sonoros podem ser classificados em: - materiais texturados; -Ressoadores

Leia mais

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação).

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. As ondas sonoras são longitudinais. Resultam de compressões

Leia mais

Diferença de caminho ΔL

Diferença de caminho ΔL s 1 t = A 1 cos(kl 1 ωt + φ 1 ) s 2 t = A 2 cos(kl 2 ωt + φ 2 ) iguais a Φ = 2π 2,0 m (38 m 34 m) = 4π (CONSTRUTIVA) b Φ = 2π 2,0 m (39 m 36 m) = 3π (DESTRUTIVA) Diferença de caminho ΔL 2π λ ΔL + Δφ =

Leia mais

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS

ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Conforto Ambiental em Edifícios Acústica de Edifícios Mestrado em Engenharia Civil ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS Albano Neves e Sousa Ano lectivo 007/008 O CONCEITO DE SOM Existe quando o ouvido humano detecta

Leia mais

Aula-6 Ondas IΙ. Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017

Aula-6 Ondas IΙ. Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017 Aula-6 Ondas IΙ Física Geral IV - FIS503 1º semestre, 2017 Interferência Duas ondas de amplitudes (A) iguais: y1 (x, t ) = Asin(kx ωt ) y2 (x, t ) = Asin(kx ωt + φ ) y(x, t ) = y1 (x, t ) + y2 (x, t )

Leia mais

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1 ACÚSTICA 05/09/2016 1 O QUE É ACÚSTICA? Acústica é o ramo da Física que estuda a propagação das ondas sonoras. O som é originado a partir da vibração da matéria em camadas de compressão e rarefação, sendo

Leia mais

7,9g / cm. e a do alumínio é

7,9g / cm. e a do alumínio é 1. (Unicamp 015) O primeiro trecho do monotrilho de São Paulo, entre as estações Vila Prudente e Oratório, foi inaugurado em agosto de 014. Uma das vantagens do trem utilizado em São Paulo é que cada carro

Leia mais

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude

8.2. Na extremidade de uma corda suficientemente longa é imposta uma perturbação com frequência f = 5 Hz que provoca uma onda de amplitude Constantes Velocidade do som no ar: v som = 344 m /s Velocidade da luz no vácuo c = 3 10 8 m/s 8.1. Considere uma corda de comprimento L e densidade linear µ = m/l, onde m é a massa da corda. Partindo

Leia mais

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes

LINHA OPTIMA 4+ Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA 4 Tratamento térmico e acústico de ambientes LINHA OPTIMA A LINHA OPTIMA 4 é composta por painéis e feltros em uma nova geração de lã de vidro. Sua cor remete ao tom natural da terra e reforça

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Onda É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria. Em relação à direção de propagação da energia nos meios materiais

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Sonoras Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 SOM O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional que se propaga em um meio

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES APONTAMENTOS O SOM O som resulta da vibração dos corpos. Para que possamos ouvir o som produzido

Leia mais

Impedância Acústica - Relação Entre Componente De Pressão e de Velocidade

Impedância Acústica - Relação Entre Componente De Pressão e de Velocidade Interacções Sonoras Impedância Acústica - Relação Entre Componente De Pressão e de Velocidade Caso específico de uma onda plana em propagação - velocidade e pressão em fase Impedância Acústica Relação

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO PARA IMAGIOLOGIA MÉDICA

INSTRUMENTAÇÃO PARA IMAGIOLOGIA MÉDICA INSTRUMENTAÇÃO PARA IMAGIOLOGIA MÉDICA TÉCNICAS DE IMAGEM POR ULTRA-SONS Licenciatura em Engenharia Biomédica da FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA INSTRUMENTAÇÃO PARA IMAGIOLOGIA

Leia mais

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas:

ONDAS. Ondas Longitudinais: Ondas Transversais: Ondas Eletromagnéticas: Ondas Mecânicas: ONDAS Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido,

Leia mais

PROGRAMA DE CONFORTO ACÚSTICO EM EDIFÍCIOS

PROGRAMA DE CONFORTO ACÚSTICO EM EDIFÍCIOS Aplicação da Normalização Europeia e de Marcação CE à Caixilharia Exterior 16 de Setembro de 2009 Eng.ª Odete Domingues PROGRAMA DE CONFORTO ACÚSTICO EM EDIFÍCIOS ANÁLISE GERAL Local de implantação Conforto

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017

Física II. Capítulo 04 Ondas. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 22/05/2017 Física II Capítulo 04 Ondas Técnico em Edificações (PROEJA) 22/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Ondas Ondas: é uma perturbação no espaço, periódica no tempo. 3 Classificação quanto à Natureza

Leia mais

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc.

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc. Classificação das ondas Natureza Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas Modo de vibração Transversais Longitudinais Dimensão Unidimensionais Bidimensionais Tridimensionais Natureza das ondas Natureza das

Leia mais

ECOGRAFIAS. Ecografias. Imagens estruturais, baseadas na reflexão dos ultra-sons nas paredes dos tecidos.

ECOGRAFIAS. Ecografias. Imagens estruturais, baseadas na reflexão dos ultra-sons nas paredes dos tecidos. ECOGRAFIAS Ecografias Imagens estruturais, baseadas na reflexão dos ultra-sons nas paredes dos tecidos. Imagens dinâmicas baseadas no efeito de Doppler aplicado ao movimento sanguíneo. ULTRA-SONS, ECOS

Leia mais

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes Mecânica e Ondas Ondas estacionárias em cordas vibrantes Objectivo Estudo das ondas estacionárias em cordas vibrantes. Estudo da variação da frequência de ressonância da onda com a tensão e o comprimento

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

ONDAS SONORAS. Nesta aula estudaremos ondas sonoras e nos concentraremos nos seguintes tópicos:

ONDAS SONORAS. Nesta aula estudaremos ondas sonoras e nos concentraremos nos seguintes tópicos: ONDAS SONORAS Nesta aula estudaremos ondas sonoras e nos concentraremos nos seguintes tópicos: Velocidade das ondas sonoras. Relação entre a amplitude do deslocamento e a pressão. Interferência de ondas

Leia mais

Pressão Sonora e Nível em db:

Pressão Sonora e Nível em db: Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo d, Pressão, Potência e Intensidade e-mail:

Leia mais

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa?

O que são s o ondas sonoras? Ondas? Mecânicas? Longitudinais? O que significa? Movimento Ondulatório Fisíca Aplicada a Imaginologia - 115 O que são s o ondas sonoras? São ondas mecânicas, longitudinais que podem se propagar em sólidos, líquidos e gases. Ondas? Mecânicas? Longitudinais?

Leia mais

Transmissão Sonora por Impacto e Acústica de Edificações

Transmissão Sonora por Impacto e Acústica de Edificações Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Transmissão Sonora por Impacto e Acústica

Leia mais

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS

RELEMBRANDO ONDAS LONGITUDINAIS ACÚSTICA ONDAS SONORAS Possuem origem MECÂNICAS. Propagam-se somente em meios materiais; Não se propagam no vácuo. O sistema auditivo de uma pessoa normal é sensibilizado por uma frequência entre 20Hz

Leia mais

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA

SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D, E, F e G Disciplina: FÍSICA MODERNA DATA: / / 2018 PROFESSOR (A): DIÂNGELO C. GONÇALVES ONDULATÓRIA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR CEPMG - POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS SÉRIE/ANO: 3 TURMA(S): A, B, C, D,

Leia mais

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis

Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Física: Ondulatória e Acústica Questões de treinamento para a banca Cesgranrio elaborada pelo prof. Alex Regis Questão 01 Na propagação de uma onda há, necessariamente, transporte de: a) massa e energia.

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE PREVISÃO DE ISOLAMENTO SONORO A SONS DE CONDUÇÃO AÉREA DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS

COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE PREVISÃO DE ISOLAMENTO SONORO A SONS DE CONDUÇÃO AÉREA DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE PREVISÃO DE ISOLAMENTO SONORO A SONS DE CONDUÇÃO AÉREA DE ELEMENTOS CONSTRUTIVOS Luís Bragança, Francisco Correia da Silva Departamento de Engenharia Civil, Universidade do

Leia mais

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER

The Big Bang Theory - Inglês. The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER The Big Bang Theory - Inglês The Big Bang Theory - Português Ressonância PROF. DOUGLAS KRÜGER PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS ONDAS Uma onda transporta ENERGIA e QUANTIDADE DE MOVIMENTO de um ponto a outro

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Características das ondas Uma onda é descrita pelas seguintes características físicas: Amplitude, A Frequência, f Comprimento de onda, Velocidade, v Características das ondas A amplitude

Leia mais

ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais

ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais ONDAS SONORAS - Mecânicas - Longitudinais CONCEITOS FUNDAMENTAIS Fonte Sonora: ponto a partir do qual são emitidas as ondas sonoras, em todas as direções; Frentes de Ondas: superfícies nas quais as ondas

Leia mais

db, Pressão, Potência e Intensidade

db, Pressão, Potência e Intensidade Universidade de São Paulo Faculdade de rquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da rquitetura UT 0278 - Desempenho cústico, rquitetura e Urbanismo d, Pressão, Potência e Intensidade lessandra

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO 1. Para determinar a porosidade aberta de uma pedra calcária, utilizou-se um provete com as dimensões de 7.1 7.1 7.1 cm 3. Determinou-se a massa no estado

Leia mais

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO

ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO ACÚSTICA DA EDIFICAÇÃO Profa. Dr.-Ing. Erika Borges Leão Disciplina ministrada ao IV semestre do curso de Engenharia Civil Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop/MT OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Leia mais

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico

Página 1 de 7. Código: MS Revisão: 01 Data: 14/12/2015. Laudo Técnico Página 1 de 7 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque

Estudo das ondas. Modelo corpuscular de transferência de energia. v 1. v = 0. v 2. Antes do choque. Depois do choque Estudo das ondas Estudo das ondas Modelo corpuscular de transferência de energia v = 0 v 1 v v 2 Antes do choque Depois do choque Estudo das ondas Modelo ondulatório A Pulso da onda B Modelo ondulatório

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II PROF.: KAIO DUTRA Ondas Sonoras Ondas sonoras são definidas como qualquer onda longitudinal. O ponto S representa uma pequena fonte sonora, chamada

Leia mais

Capítulo 17 Ondas II. Neste capítulo vamos estudar ondas sonoras e concentrar-se nos seguintes tópicos:

Capítulo 17 Ondas II. Neste capítulo vamos estudar ondas sonoras e concentrar-se nos seguintes tópicos: Capítulo 17 Ondas II Neste capítulo vamos estudar ondas sonoras e concentrar-se nos seguintes tópicos: Velocidade de ondas sonoras Relação entre deslocamento e amplitude Interferência da onda de som Intensidade

Leia mais

Comportamento da Onda Sonora:

Comportamento da Onda Sonora: Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Tecnologia da Arquitetura AUT 0278 - Desempenho Acústico, Arquitetura e Urbanismo Comportamento Sonoro Ranny L. X. N. Michalski

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data: Página 1 de 9. Laudo Técnico Página 1 de 9 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

Bioacústica. Maria Luisa da Silva UFPa Jacques Vielliard UNICAMP

Bioacústica. Maria Luisa da Silva UFPa Jacques Vielliard UNICAMP Bioacústica Maria Luisa da Silva UFPa silva.malu@uol.com.br Jacques Vielliard UNICAMP jacques@unicamp.br As bases físicas da comunicação sonora e da análise dos sinais sonoros O fenômeno acústico Os parâmetros

Leia mais

Instituto Politécnico co de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA

Instituto Politécnico co de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar ÁREA INTERDEPARTAMENTAL DE FÍSICA Ano lectivo 1-11 Engenharia Electrotécnica e de Computadores Exercícios de Física Ficha 8 Movimento Vibratório e Ondulatório Capítulo 5 Conhecimentos e capacidades a adquirir pelo aluno Aplicação dos conceitos

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Palestrante: Remy Dufrayer. Tema: O papel do Vidro e da esquadria no conforto acústico

Palestrante: Remy Dufrayer. Tema: O papel do Vidro e da esquadria no conforto acústico Palestrante: Remy Dufrayer Tema: O papel do Vidro e da esquadria no conforto acústico Agenda Conceitos de acústica Conforto Caracterização Estratégias para tratar o ruído Vidro para conforto acústico Projetos

Leia mais

O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra:

O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra: O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra: Remy Dufrayer Carlos Henrique Mattar O Papel do Vidro no Conforto Acústico Palestra: Remy Dufrayer Carlos Henrique Mattar Agenda Conceitos de Acústica Conforto

Leia mais

introdução //

introdução // 1 índice temático: - introdução - noções teóricas - disposições regulamentares aplicáveis - RGR - RRAE - licenciamentos - operações urbanísticas - novos edifícios - edifícios existentes - materiais e soluções

Leia mais

Olimpíadas de Física Selecção para as provas internacionais. Prova Experimental A

Olimpíadas de Física Selecção para as provas internacionais. Prova Experimental A Prova Experimental A Sociedade Portuguesa de Física 26/Maio/2006 Prova Experimental A Ressoador de Helmholtz Duração da prova: 2h 1 Material régua de plástico craveira balão de vidro suporte para balão

Leia mais

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes

Mecânica e Ondas. Ondas estacionárias em cordas vibrantes Mecânica e Ondas Ondas estacionárias em cordas vibrantes Objectivo Estudo das ondas estacionárias em cordas vibrantes. Estudo da variação da frequência de ressonância da onda com a tensão e o comprimento

Leia mais

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM

PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5. P at. = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA P.S. (ESTIMULO) (EFEITO) + ΔP. P.S. = P at GERAÇÃO DO SOM PRESSÃO SONORA MOLÉCULAS DE AR AR P5 P3 P7 P8 P2 Pn P6 P4 P at P1 P at = S n Pi i=1 PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO SONORA ΔP AR C R C R P.S. (ESTIMULO) +P t (EFEITO) -P P.S. = P at + ΔP GERAÇÃO DO SOM 1 A

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção / GRUPO I (Exame 2013-2ª Fase) 1. (B) 2. 3. 3.1. Para que a intensidade média da radiação solar seja 1,3 x 10 3 Wm -2 é necessário que

Leia mais

Física 3. Cap 21 Superposição

Física 3. Cap 21 Superposição Física 3 Cap 21 Superposição Interferência entre ondas Duas ou mais ondas se combinam formando uma única onda resultante cujo deslocamento é dado pelo princípio da superposição: Dres = D1 + D2 + = Σi Di

Leia mais

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1

Anglo/Itapira-Moji 2º Colegial Física 1 Anglo/Itapira-Moji º Colegial Física 1 LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL (PLúcio) 6. O gráfico representa a tensão U aplicada aos terminais de um resistor, em função da corrente i que o atravessa. 1. Determine

Leia mais

Acústica - CIM028. Prof. Dr. Thiago Corrêa de Freitas

Acústica - CIM028. Prof. Dr. Thiago Corrêa de Freitas Acústica - CIM028 Curso Superior de Tecnologia em Luteria Setor de Educação Profissional e Tecnologica Universidade Federal do Paraná Aula 04 22 de Março de 2017 Lucchimeter Lucchimeter/Luccimeter ( lucchímetro

Leia mais

Ondas. Jaime Villate, FEUP, Outubro de 2005

Ondas. Jaime Villate, FEUP, Outubro de 2005 Ondas Jaime Villate, FEUP, Outubro de 2005 1 Descrição matemática das ondas Uma onda é uma perturbação que se propaga num meio. Por eemplo, uma onda que se propaga numa corda ou o som que se propaga no

Leia mais

Permissões de utilização do solo. Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios. Objectivos Principais

Permissões de utilização do solo. Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios. Objectivos Principais Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios Decreto - Lei 96/2008 de 1 Julho 1 Objectivos Principais Estabelecer um conjunto de critérios de desempenho exigências que potenciem condições de conforto

Leia mais

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico

Código: MS Revisão: 01 Data:04/04/2016. Página 1 de 8. Laudo Técnico Página 1 de 8 Laudo Técnico Assunto: Ensaio acústico para Nível de Pressão Sonora de Impacto Padronizado Ponderado (L ntw ), conforme determinado pela Norma de Desempenho de Edificações NBR 15.575, seguindo

Leia mais

Entender o Princípio da Superposição;

Entender o Princípio da Superposição; Page 1 of 7 Princípio da Superposição Guia de Estudo: Após o estudo deste tópico você deve ser capaz de: Entender o Princípio da Superposição; Reconhecer os efeitos da Interferência das ondas; Distinguir

Leia mais

Ondas Mecânicas. Exemplos de interferência construtiva, genérica e destrutiva.

Ondas Mecânicas. Exemplos de interferência construtiva, genérica e destrutiva. Ondas Mecânicas A soma de ondas é vectorial. Por isso, quando duas ou mais ondas se propagam no mesmo meio observam se fenómenos de interferência. resultantes Exemplos de interferência construtiva, genérica

Leia mais

Dr. Francisco Fernandes Lopes

Dr. Francisco Fernandes Lopes 11º ANO FÍSICA E QUÍMICA A OBJECTIVOS FÍSICA 1. Movimentos na Terra e no espaço 1.1. Viagens com GPS Explicar os princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra

Leia mais

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan

Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Medidas da Onda Sonora Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 8 Energia transportada pelas ondas Ondas transportam energia. Intensidade I de uma onda: Potência transportada por unidade de área perpendicular

Leia mais