Apocalipse, capítulo 13 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apocalipse, capítulo 13 1"

Transcrição

1 Apocalipse, capítulo 13 1 Versículo 1: Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. O capítulo 13 é resultado da ira do dragão descrita em João vê uma besta que emerge do mar. O mar, em todo o Apocalipse, simboliza a esfera do mal. A besta, ao emergir, vai revelando, aos poucos, sua configuração, semelhante à do dragão (capítulo 10): 10 chifres, 7 cabeças com coroas, e sobre as cabeças nomes de blasfêmia. 1 Este estudo não é autoral. Consiste, em sua quase totalidade, na compilação de ideias dos autores citados nas referências, ao final do capítulo.

2 Desde logo, fica claro que a besta é um poder que se opõe a Deus, em razão das blasfêmias a que se refere o texto. Os chifres, como visto várias vezes no livro, são símbolo de poder; e as cabeças, de líderes. O capítulo 7 do livro de Daniel traz a descrição de vários seres que guardam muita semelhança com a descrição da besta. Ao buscar o significado, Daniel descobre que se trata de reis e poderes que se levantam para combater Deus e seu povo. Os quatro animais, que, juntos, somam 7 cabeças, equivaleriam à besta com suas 7 cabeças, e o pequeno chifre que surge logo depois na visão de Daniel, seria o anticristo, que, no capítulo 13 de Apocalipse, é a besta que emerge do mar. Aqui os estudiosos acreditam tratar-se da mesma realidade, pois o capítulo 17 de Apocalipse trará o significado dos 10 chifres como 10 reis. A besta está unida ao dragão, embora tenha um papel distinto. O dragão é o rei do império do mal, e a besta, seu braço militar. Seus chifres são uma paródia aos 7 chifres de Cristo. A besta que sobe do mar é o Anticristo e fará oposição a Deus, tentando usurpar seu poder e autoridade. A obra do mal está sempre querendo assemelhar-se à obra divina para enganar e buscar o que sempre desejou: adoração. Suas blasfêmias e reivindicação para ser adorada são o cerne de sua obra maligna. É possível que João tivesse em mente o culto ao imperador, que, em sua época, era o grande desafio enfrentado pelas igrejas na Ásia Menor, uma vez que alguns dos chefes de Roma eram tratados como um deus antes mesmo de sua morte. Se Deus se referiu a uma pessoa em sua profecia, por cumprimento cruzado, caso a predição tenha tido um cumprimento também no tempo do apóstolo, podemos entender que se trata de líderes, reinos e poderes que resistirão a Deus e perseguirão os santos. Versículo 2: E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade.

3 Semelhantemente aos quatro seres descritos por Daniel, a besta tem características de leopardo, urso e leão (Dn 7.4-7), o que ilustra sua natureza amedrontadora. A besta de Apocalipse seria, por conseguinte, a combinação de todos os impérios ou bestas que se têm levantado contra Deus e seu povo. Em Daniel, a referência é a quatro impérios consecutivos; em Apocalipse, a um líder apenas. A besta receberá diretamente do dragão (Satanás) poder, trono e grande autoridade, mas agirá apenas porque Deus lhe dará permissão e, ainda assim, por tempo determinado. O Anticristo será a soma dos impérios que surgiram antes dele em oposição a tudo que é de Deus. Versículo 3: Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, O poder recebido do dragão permite à besta realizar sinais, como a cura da ferida mortal que acometeu uma das cabeças da besta. Esse feito maravilha as pessoas e as leva a seguir a besta. Apesar de tudo isso, a besta agirá por tempo determinado, pois seu poder não se compara ao de Deus e de seus anjos vingadores, que agirão para exterminar sua ação (Ap 14.18; 16.18), bem como o poder do anjo com grande autoridade, que destrói Babilônia (Ap 18.1). O termo anticristo é usado apenas no Novo Testamento e explicitamente apenas por João (1 Jo 2.22; 4.3; 2 Jo 7). Sua elaboração data do período intertestamentário, mas só foi plenamente desenvolvido na era cristã. Embora apenas 2 Ts e Apocalipse 13 falem explicitamente do Anticristo, o assunto foi relevante na vida diária da igreja primitiva. O Anticristo e a 2ª besta liderarão o império chamado a Grande Babilônia. Precedido por muitos falsos mestres, o Anticristo levará muitos ao engano (Mt 24.10; 2 Ts 2.3). Em Mc 13.14, Jesus fala da abominação da desolação (o Anticristo?), e Daniel 9.26,27 menciona um ato profano, possível referência a Antíoco Epifânio (167 a.c.), de onde vem a ideia do Anticristo.

4 Antíoco Epifânio (Antíoco IV) foi o pequeno chifre de Daniel, o qual erigiu um altar a Zeus sobre o altar do templo de Jerusalém. Além dele, Nero e Gaio (Calígula) foram modelos de anticristos, pois se opuseram de forma especialmente cruel contra o povo de Deus e, por consequência, contra o próprio Deus. A besta que sobe do mar mostrará todo tipo de milagres para iludir, provar suas reivindicações e agir por meio de engano e será a soma de todos essas figuras humanas tão amplamente usadas pelas forças do mal. Versículo 4: e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela? O dragão é adorado porque deu autoridade à besta, a qual recebe tal proeminência, que as pessoas a consideram incomparável e o mais poderoso dos seres, esquecendo-se todos completamente dos feitos de Deus e deixando de reconhecer nele a deidade. A ferida mortal da besta é paródia da morte e ressurreição de Cristo. Satanás está sempre tentando usurpar a realidade de Deus/Cristo, embora, naturalmente, isso lhe seja impossível. Seu intuito é enganar e trazer para suas fileiras aqueles que rejeitarem o convite divino. Esse milagre leva a que muitos (toda a terra) sigam a besta e a adorem como também ao dragão, que lhe deu autoridade. Daqui em diante, o tema da adoração à besta será recorrente e Apocalipse distinguirá os adoradores de Deus falsos dos verdadeiros. Versículo 5: Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. Versículo 6: E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu.

5 Versículo 7: Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação. Versículo 8: E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. A expressão foi dado(a) e sinônimos aparecem inúmeras vezes no livro de Apocalipse mostrando como tudo está estritamente debaixo da autoridade de Deus. Nada acontece sem sua permissão e todas as coisas obedecerão a um tempo determinado por ele. Nem Satanás nem a besta podem fazer o que for sem sua autorização. Por 42 meses (3 anos e meio ou dias), a besta agirá proferindo arrogâncias e blasfêmias contra Deus e seu povo (boca de leão), insultando também o tabernáculo de Deus e os que habitam o céu. Assim como em 11.1, o povo de Deus é associado ao tabernáculo, por não se tratar de um lugar, mas dos discípulos que adoram a Deus (a igreja somos nós). As arrogâncias e blasfêmias são referência aos abusos verbais e físicos causados aos santos pelo Anticristo e seus seguidores. A besta fará guerra aos santos, os vencerá e exercerá sua autoridade sobre todos (tribo, povo, língua e nação). A adoração à besta será universal, o que não aconteceu até hoje na história do povo de Deus. Nem na época de João, com todo o poderio de Roma, o culto ao imperador foi universal. Adorarão a besta aqueles que não têm seu nome escrito no livro da vida, termo que aparece cinco vezes em Apocaliopse (3.5; 17.8; 20.12,15; 21.27). A primeira vez que o livro da vida é mencionado é em Êx 32.32,33. A rejeição e a rebelião dos moradores da terra impedem seu acesso ao céu. Eles são apenas habitantes da terra. A morte das duas testemunhas e a conversão de algumas pessoas dará fim a esse período, e então virá o escaton, a volta de Cristo. Versículo 9: Se alguém tem ouvidos, ouça.

6 Aqui temos uma interrupção na narrativa e é trazida uma advertência aos crentes, nos moldes da advertência que feita a cada uma das sete igrejas da Ásia Menor, destinatárias das cartas do Apocalipse. O chamado profético alerta para a importância de se dar ouvidos à palavra de Deus. Versículo 10: Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fé dos santos. Essa primeira parte do capítulo é encerrada por dois dísticos, que encontram precedentes no livro de Jeremias, cap e 43.11, embora em contextos diferentes. Os dísticos funcionam como ditados. No caso de Apocalipse, estão dizendo que, se alguém estiver destinado ao cativeiro, para o cativeiro irá; se alguém tiver de ser morto à espada, isso acontecerá, e nisso está a perseverança e a fé dos santos, por não amarem a própria vida mais do que a Deus. Os crentes ativamente rejeitarão a adoração à besta e passivamente aceitarão o martírio. É Deus que vence pelo seu povo, pois derrotar a besta é função divina, muito além das possibilidades humanas. Somos chamados a participar da glória e da vitória do Cordeiro, mas também de seus sofrimentos. Nos dias finais, de grande perseguição e sofrimento, os crentes experimentarão essa faceta da vida cristã de forma ainda mais dramática que hoje (Mt 24.9; 24.21). Versículo 11: E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. Versículo 12: Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada.

7 Versículo 13: E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; A segunda parte do capítulo começa no verso 11 e fala de uma segunda besta. No decorrer do capítulo, se verá que 1ª besta tem um papel mais político (subjugar os santos e dominar o mundo), ficando para a 2ª as funções religiosas (levar o mundo a adorar a 1ª besta, o Anticristo). Há quem associe essas figuras ao Estado e a uma igreja estatal, embora o texto, por si só, não deixe claro como essas duas figuras se organizarão para agir. Diferentemente da 1ª besta, a 2ª tem apenas 2 chifres. Embora sejam os chifres semelhantes aos do cordeiro, sua fala assemelha-se à de um dragão, o que mostra sua malignidade. A 2ª besta tem a mesma autoridade da 1ª besta e a exerce na sua presença, o que mostra a ligação estreita entre um e outro ser. Apesar das semelhanças, a 2ª besta trabalha em função da primeira, pois seu intuito é levar todos a adorarem a besta que foi curada da ferida mortal.

8 O poder que tem lhe permite realizar diversos sinais, como fazer descer fogo do céu à vista dos homens. Como sempre, age por imitação: Elias fez fogo descer do céu; da boca das duas testemunhas saiu fogo e será com fogo que Deus destruirá o exército de Satanás. A imitação é a pedra de toque do movimento do mal. Os estudiosos acreditam que essa 2ª besta seja um falso profeta, que, juntamente com a 1ª besta e o dragão, formam a falsa trindade. Provavelmente o papel da 2ª besta seja opor-se à igreja e levar as pessoas à apostasia mencionada em 2 Ts 2.3. É, portanto, o falso profeta derradeiro. No Antigo Testamento, um dos testes para se identificar um falso profeta era observar se ele utilizava o poder profético para seu engrandecimento. Nos tempos do fim, Deus permitirá que o falso profeta engane as nações, como é dito em Rm 1.24,26, as quais ele entregará às próprias paixões desonrosas. Deus as entrega ao engano que elas mesmas já haviam escolhido. Em certo sentido, Deus as está entregando a Satanás. Todo esse poder de engano, no entanto, não escapa ao controle divino e só ocorrerá, como já mencionado, até quando Deus determine sua cessação. Versículo 14: e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Os sinais de engano levarão as pessoas à idolatria. O Anticristo será o 8º rei (Ap 17.12), que desenvolverá as práticas idólatras romanas e as levará à concretização final. O fato de a ferida mortal da besta ter sido curada é a razão de as pessoas a adorarem. Há centenas de manifestações sobrenaturais de Deus nas Escrituras, mas elas não levam as nações a adorá-lo, no entanto basta um sinal para que o mundo siga a besta.

9 Versículo 15: Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. Mais uma vez, a expressão foi-lhe dado/concedido aparece e demonstra que Deus mantém o controle das ações malignas, impedindo que desbordem o limite preestabelecido por ele. A estátua recebe vida e passa a falar, obtendo poder para matar aqueles que não a adoram. Plínio, governador romano, escreve a Trajano, imperador de Roma, contando que mandou executar cristãos que se recusaram a oferecer vinho e incenso diante da estátua do imperador, práticas despóticas que se repetirão no final dos tempos com as duas bestas. Versículo 16: E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, Versículo 17: para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Versículo 18: Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. A 2ª besta manda que um sinal de fidelidade seja colocado em todos os adoradores da 1ª besta, sem o qual ninguém poderá comprar ou vender. Todos, sem exceção, devem se subordinar, sob pena de total alijamento da sociedade. Como acontecia na época de João, a expulsão das guildas (tipo de cooperativas agrícolas) impedia que o expulso vendesse seus produtos, e esse desligamento era motivado, no caso dos cristãos, pelo fato de eles se recusarem a participar das festas em que o imperador era adorado. Este é um versículo altamente discutido na Bíblia e muitas teorias já se formaram em torno dele. O texto diz que aqui há sabedoria e que o número é número de homem e revela ser o 666. O número 6 é considerado o número da imperfeição, mas a que exatamente se refere o texto não sabemos. O fato é

10 que o domínio da besta se estenderá a todas as nações com mão de ferro, obrigando a todos a se subordinar às suas ordens. Os que se recusarem estarão impedidos de ações de sobrevivência. O selo indica propriedade; o abandono da lealdade a Deus e a aceitação absoluta de uma nova lealdade. Nesse tempo, não haverá lugar para a neutralidade, pois quem não confessar a Cristo naturalmente pertencerá à besta. Será um tempo de comprometer-se, de tomar decisões que repercutirão na eternidade.... Perguntas para fixação do conteúdo 1) Qual é basicamente o papel de uma e outra besta? 2) Quem está por trás da ação das bestas? 3) O que significará o sinal imposto pela besta e que implicação terá? 4) Que postura Deus espera dos seus filhos nesse tempo de perseguição? Questões para reflexão 1) Não sabemos quanto tempo falta para que esses fatos relatados no Apocalipse se concretizem diante dos nossos olhos. Sendo assim, que posso fazer para, se for o caso, estar preparado(a) a responder, até com a própria vida, às imposições das forças do mal? 2) Como posso estar alerta para identificar o cumprimento das profecias presentes em Apocalipse?

11 Que lições você tirou do capítulo 13 de Apocalipse? REFERÊNCIAS DUCK, Daymond R. Guia fácil para entender Apocalipse. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, MIRANDA, Neemias Carvalho. Apocalipse comentário versículo por versículo. Curitiba/PR: A. D. Santos Editora, OSBORNE, Grant R. Apocalipse. São Paulo: Vida Nova, 2014.

Sua identidade. Apocalipse 13:1-2. Sua atividade. Apocalipse 13:3-10. A besta da terra. Apocalipse 13: Sua identidade. Apocalipse 13:11.

Sua identidade. Apocalipse 13:1-2. Sua atividade. Apocalipse 13:3-10. A besta da terra. Apocalipse 13: Sua identidade. Apocalipse 13:11. Lição 9 para 2 de março de 2019 Despois de mostrar seu ódio contra o remanescente, o dragão para sobre a areia do mar. A partir desse momento, em Apocalipse 13, é mostrado a João a estratégia de Satanás

Leia mais

P R O F E C I A S U M P O D E R S U P R E M O

P R O F E C I A S U M P O D E R S U P R E M O P R O F E C I A S U M P O D E R S U P R E M O A P O C A L I P S E 1 3 U M A B E S TA Q U E S U R G E D O M A R 1 PA R T E O ANTICRISTO "...que se assenta no santuário de Deus ostentando-se como se fosse

Leia mais

João 20:19, 26. 1ª Coríntios 16:2. Atos 20:7

João 20:19, 26. 1ª Coríntios 16:2. Atos 20:7 Lección 6 para el 12 de mayo de 2018 Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.

Leia mais

Lição 10 para 9 de junho de 2018

Lição 10 para 9 de junho de 2018 Lição 10 para 9 de junho de 2018 Através de imagens simbólicas, a última parte de Apocalipse nos apresenta o desenrolar das cenas finais da humanidade. Identificar estes símbolos é vital para identificar

Leia mais

O livro Apocalipse 17 As bestas ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia

O livro Apocalipse 17 As bestas ( ) Jörg Garbers Ms. de Teologia O livro Apocalipse 17 As bestas (13.1-18) Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução 13.1-18 O cap. 12 falou da história da salvação, da ação do Messias e da preservação do povo de Deus. De certa forma o

Leia mais

LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO. Texto bíblico: Apocalipse 13. Motivação

LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO. Texto bíblico: Apocalipse 13. Motivação LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO Texto bíblico: Apocalipse 13 Motivação No séc. XIII, um monge italiano foi chamado para interpretar uma carta estranha encontrada entre os documentos de um cardeal. Ele leu

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

BESTA DE 7 CABEÇA A BESTA QUE SOBE DO MAR:

BESTA DE 7 CABEÇA A BESTA QUE SOBE DO MAR: BESTA DE 7 CABEÇA A BESTA QUE SOBE DO MAR: As visões bíblicas são intuitivas e nos incita a inteligência; por exemplo, algumas visões proféticas apresentam-nos bestas feras ou animais domésticos para representar

Leia mais

Slide 2

Slide 2 E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

Lição 10 para 9 de março de 2019

Lição 10 para 9 de março de 2019 Lição 10 para 9 de março de 2019 Depois de desvelar o ataque final do dragão, da besta e do falso profeta (Apocalipse 13), é mostrado a João o grupo dos que vencerão no conflito (14:1-5), sua mensagem

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

A Cidade: Foi totalmente destruída em 627 a.c. e, três séculos mais tarde, reconstruída por Alexandre, O Grande. Em algumas de suas moedas podia-se

A Cidade: Foi totalmente destruída em 627 a.c. e, três séculos mais tarde, reconstruída por Alexandre, O Grande. Em algumas de suas moedas podia-se A Cidade: Foi totalmente destruída em 627 a.c. e, três séculos mais tarde, reconstruída por Alexandre, O Grande. Em algumas de suas moedas podia-se ler: A número 1 da Ásia em beleza e tamanho. A Cidade:

Leia mais

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel entenderia que

Leia mais

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo

Leia mais

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO

LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO LIÇÃO 03 - ADORAÇÃO A DEUS E AO CORDEIRO Texto bíblico: Apocalipse 4-5 Motivação Os imperadores romanos eram pessoas muito poderosas. Tão poderosas que imaginavam poder receber honras e adoração como se

Leia mais

Lição 11 para 16 de junho de 2018

Lição 11 para 16 de junho de 2018 Lição 11 para 16 de junho de 2018 Apocalipse 13:15-18 mostra um decreto de morte para todo aquele que não adore a imagem da besta. Para diferenciar os que a adoram dos que não o fazem, lhes impõe uma marca.

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com. Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente. O livro de Apocalipse:

O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com. Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente. O livro de Apocalipse: O LIVRO DO APOCALIPSE INTRODUÇÃO (B. BÍBLICA) vivendopelapalavra.com Revisão e versos acrescentados (RA) por: Helio Clemente O livro de Apocalipse: Chama-se assim o último livro da Bíblia pelo fato de

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel orava

Leia mais

Nota importante: O Dia de Cristo (arrebatamento) não pode acontecer antes de se manifestar:

Nota importante: O Dia de Cristo (arrebatamento) não pode acontecer antes de se manifestar: A Bíblia fala sobre 4 eventos nos finais dos tempos Tribulação. Grande Tribulação. O dia de Cristo (Arrebatamento). O dia do Senhor (Ira de Deus sobre a terra). Cronologia dos acontecimentos Anti-Cristo

Leia mais

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada

autoridade sobre as nações, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser (Lc 4.6). Embora Deus seja soberano e Satanás não possa fazer nada Introdução No cerne da verdade redentora bíblica está a esperança abençoada do glorioso segundo advento pessoal de Jesus Cristo. A salvação tem que ver com a redenção dos homens como indivíduos e como

Leia mais

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel DANIEL 11.1-35 QUADRO CRONOLÓGICO Daniel 9.24-27 11.1-35 Eternidade Passada 445 a.c. a.d.32 69 semanas 2 a vinda de Jesus Anticristo se revela Arrebatamento 1948 3 1/2 anos 3 1/2 anos Milênio 70 a semana

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT - 2015 O ISRAEL DE DEUS Efésios 2: 16-22 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

O capítulo 12 de Apocalipse mostra um resumo da história desde Jesus até o fim, revelando o personagem principal que está detrás de todos os

O capítulo 12 de Apocalipse mostra um resumo da história desde Jesus até o fim, revelando o personagem principal que está detrás de todos os Lição 8 para 23 de fevereiro de 2019 O capítulo 12 de Apocalipse mostra um resumo da história desde Jesus até o fim, revelando o personagem principal que está detrás de todos os problemas que afetam a

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Qui, 26 de Abril de :38 - Última atualização Sex, 27 de Abril de :55

Escrito por Hélio Clemente Qui, 26 de Abril de :38 - Última atualização Sex, 27 de Abril de :55 vivendopelapalavra.com Tradução, complementos e revisão por: Helio Clemente 2 Tessalonicenses 2,3: Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5.

Os selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Lição 6 para 9 de fevereiro de 2019 Os 144.000 selados são apresentados em duas ocasiões paralelas: Apocalipse 7 e 14:1-5. Na primeira ocasião, permanecem em pé ante a iminente chegada do Cordeiro. Na

Leia mais

). 17: :3-7. A 17:8. 17: : A

). 17: :3-7. A 17:8. 17: : A Lição 12 para 23 de março de 2019 Nos últimos momentos da Terra, existirão três grandes grupos ou alianças: 1. Uma aliança de religiões, conhecida como Babilônia, a grande meretriz. 2. Uma aliança de poderes

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - NÃO RECUAMOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO FIDELIDADE DOS JOVENS AO DEUS JEOVÁ Sadraque, Mesaque e Abdenego, amigos de Daniel, ante ao grande desafio de adorar a imagem do rei

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro. Pr. Erivelton Rodrigues Nunes

Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro. Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Daniel e Apocalipse O panorama do futuro Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Quatro últimos impérios Continuação do assunto capítulo 2 Esta revelação foi dada 60 anos depois do sonho de Nabucodonosor. Os mesmos

Leia mais

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32

FESTA DOS TABERNÁCULOS. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 FESTA DOS TABERNÁCULOS Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32 QUARTO DIA Jesus retornará dos céus em uma Festa dos Tabernáculos HEBREUS 4:8-10 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso,

Leia mais

Veremos hoje os últimos acontecimentos da escatologia enumerados da seguinte forma: 1)

Veremos hoje os últimos acontecimentos da escatologia enumerados da seguinte forma: 1) 11 Os últimos Acontecimentos Escatológicos Fim do mundo é uma frase muito ouvida em todas as épocas. Sab emos que não passa de uma força de expressão, visto que, na realidade, não existirá o fim do mundo.

Leia mais

A Besta Emerge do Mar (Apocalipse 13:1-10) N

A Besta Emerge do Mar (Apocalipse 13:1-10) N Apocalipse: Lição 22 A Besta Emerge do Mar (Apocalipse 13:1-10) N o capítulo 13, conhecemos os dois principais aliados do dragão. No estudo deste capítulo (esta lição e a próxima), devemos lembrar que

Leia mais

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas 2.1. Definição Histórica 2.2. Análise das Setenta Semanas (Daniel 9.24-27) 2.3. Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas Verificação

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

A nova criação. Apocalipse 21:1-8. O convite para a ceia. Apocalipse 19:1-10. O milênio. Apocalipse 20. A Segunda Vinda. Apocalipse 19:11-21.

A nova criação. Apocalipse 21:1-8. O convite para a ceia. Apocalipse 19:1-10. O milênio. Apocalipse 20. A Segunda Vinda. Apocalipse 19:11-21. Lição 13 para 30 de março de 2019 Com uma exclamação de júbilo, se anuncia no Céu o momento de ir à Terra recolher aos convidados para as bodas do Cordeiro. A cenas se sucedem rapidamente: Jesus vem; Satanás

Leia mais

O apocalipse de João. Roteiro 21

O apocalipse de João. Roteiro 21 O apocalipse de João Roteiro 21 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEB EADE Livro I Módulo II Roteiro 21 O

Leia mais

Título: O FALSO MESSIAS Autor: W. SCOTT. Literaturas em formato digital:

Título: O FALSO MESSIAS Autor: W. SCOTT. Literaturas em formato digital: Título: O FALSO MESSIAS Autor: W. SCOTT Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.9-17 A visão dos glorificados 9 Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto bíblico: Apocalipse 19.11-16 Motivação Quando uma pessoa amada precisa se ausentar por um longo tempo, a ansiedade por sua volta é muito grande. Contamos os dias para

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

A Besta de Apocalipse 13

A Besta de Apocalipse 13 A Besta de Apocalipse 13 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos (Mateus 11:25).

Leia mais

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA. Estudo das Coisas dos Últimos Tempos. Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA Estudo das Coisas dos Últimos Tempos Prof. Davi Albuquerque O Cordeiro pega o livro Apocalipse 5.6-10 Apocalipse 5.6-8 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos,

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 8 A 11. 8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso....O Alfa e o

Leia mais

LIÇÃO 2 - AS CARTAS DO APOCALIPSE. Texto Bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 2 - AS CARTAS DO APOCALIPSE. Texto Bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 2 - AS CARTAS DO APOCALIPSE Texto Bíblico: Apocalipse 1.4-20 Motivação O que distingue um seguidor de Jesus de alguém que não o tem como Senhor? Há alguma diferença entre um cristão e um não-cristão?

Leia mais

CPB divulga nova nota em defesa da Bíblia de Estudo Andrews em que omite Jon Dybdahl e o papado atual

CPB divulga nova nota em defesa da Bíblia de Estudo Andrews em que omite Jon Dybdahl e o papado atual CPB divulga nova nota em defesa da Bíblia de Estudo Andrews em que omite Jon Dybdahl e o papado atual Declaração sobre a Bíblia de Estudo Andrews Casa Publicadora Brasileira esclarece dúvidas sobre notas

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse 7.1-3 ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 7.1-3 Os cento e quarenta e quatro mil selados de Israel 1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra,

Leia mais

Existem alguns eventos, com relação aos tempos do fim, previstos na Escritura que ainda não se cumpriram e deverão acontecer antes do dia final.

Existem alguns eventos, com relação aos tempos do fim, previstos na Escritura que ainda não se cumpriram e deverão acontecer antes do dia final. JUÍZO FINAL - O FIM DO MUNDO OS ACONTECIMENTOS QUE PRECEDEM O JUÍZO FINAL Existem alguns eventos, com relação aos tempos do fim, previstos na Escritura que ainda não se cumpriram e deverão acontecer antes

Leia mais

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 19 A visão dos anjos do filho do homem (14.6-20) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução14.6-20 O cap. 14.1-5 está descrevendo o tempo entre a ascensão e a segunda vindadocristosobaperspectivadopovodedeus.

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

PPROFECIA ESCATOLÓGICA

PPROFECIA ESCATOLÓGICA PPROFECIA ESCATOLÓGICA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS Este termo deve ser entendido como reverência ao estágio final do plano de Deus na história Esta profecia se baseia no conceito de que Deus tem um projeto

Leia mais

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos).

É mostrado a João o castigo de Deus sobre aqueles que tem oprimido ao povo de Deus desde Jesus até a Segunda Vinda (paralelo com os sete selos). Lição 7 para 16 de fevereiro de 2019 Os sete anjos com as sete trombetas aparecem em cena no contexto do sétimo selo, ao terminar o tempo de graça. São sugeridas duas interpretações complementares para

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

Adultos: Lição 09 Satanás e seus Aliados 23 de Fevereiro a 02 de Março 2019

Adultos: Lição 09 Satanás e seus Aliados 23 de Fevereiro a 02 de Março 2019 Adultos: Lição 09 Satanás e seus Aliados 23 de Fevereiro a 02 de Março 2019 SÁBADO A TARDE DOMINGO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA OUÇA E BAIXE OS ÁUDIOS AQUI VERSO PARA

Leia mais

Slides utilizados no compartilhar do Ir. Arcadio Diaz, em Contagem, nos dias 3 e 4 de Dez. de 2016

Slides utilizados no compartilhar do Ir. Arcadio Diaz, em Contagem, nos dias 3 e 4 de Dez. de 2016 Slides utilizados no compartilhar do Ir. Arcadio Diaz, em Contagem, nos dias 3 e 4 de Dez. de 2016 SONHO DE NABUCODONOSOR Daniel 2 VISÃO DE DANIEL Daniel 7 OURO Dn. 2.31,32,37 BABILÔNIA 625 539 A.C. LEÃO

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 2. O grande quadro da consumação INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal Aula

Leia mais

O Apocalipse de João foi feito para incitar a esperança, e não o pavor.

O Apocalipse de João foi feito para incitar a esperança, e não o pavor. LIÇÃO 01 O PONTO DE PARTIDA Texto Bíblico: Apocalipse 1.1-3 Objetivos: Desenvolver interesse em estudar o livro de Apocalipse. Entender que o objetivo do livro do Apocalipse não é trazer medo, mas esperança

Leia mais

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA O Quinto selo Santos Martirizados 9 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho

Leia mais

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO?

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO? RAZÕES PARA ADORAR (Hb 10.19-25) Tudo o que sobressai deste texto é a sua exortação do vers 25, não deixemos de congregar-nos, geralmente para chamar a atenção dos faltosos aos cultos. Será que o motivo

Leia mais

ESTUDO 5 O ANTICRISTO A FIGURA DOS ÚLTIMOS TEMPOS. Hugo Lopes

ESTUDO 5 O ANTICRISTO A FIGURA DOS ÚLTIMOS TEMPOS. Hugo Lopes Hugo Lopes ONDE OCORRE A REFERÊNCIA A? ESSA PALAVRA É UTILIZADA UNICAMENTE NAS EPÍSTOLAS DE JOÃO, MAS ESPECIFICAMENTE EM 1JOÃO 2.18, 22, 4.3 E 2.7: EIS AS PASSAGENS: 1JOÃO 2.18: FILHINHOS, É JÁ A ÚLTIMA

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 10.1-11 Os anjos e os sete trovões. João e o livrinho 1 Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o

Leia mais

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.

As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase. vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito

Leia mais

Arnold Doolan. Mistérios da Escritura EDIÇÃO DE:

Arnold Doolan. Mistérios da Escritura EDIÇÃO DE: Arnold Doolan Mistérios da Escritura EDIÇÃO DE: 2 Mistérios da Escritura TÍTULO: AUTOR: EDITOR: TIRAGEM: COPYRIGHTS: MISTÉRIOS DA ESCRITURA ARNOLD DOOLAN REFRIGÉRIO Av. João de Deus, 1486 4500-389 Espinho,

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. CAPÍTULO III QUINTA CARTA, À IGREJA DE SARDES 1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete

Leia mais

Apocalipse, capítulo 5 1

Apocalipse, capítulo 5 1 Apocalipse, capítulo 5 1 A adoração a Deus, no capítulo 4, leva à adoração a Cristo no capítulo 5. A unidade entre Deus e Jesus é novamente evidenciada, e o ensinamento de que somente eles são dignos de

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

Comentários para Adultos: Lição 09 Satanás e seus Aliados 23 de Fevereiro a 02 de Março 2019

Comentários para Adultos: Lição 09 Satanás e seus Aliados 23 de Fevereiro a 02 de Março 2019 Comentários para Adultos: Lição 09 Satanás e seus Aliados 23 de Fevereiro a 02 de Março 2019 SÁBADO A TARDE 23 DE FEVEREIRO 2019 INTRODUÇÃO Comentário por: Gerson Benedito Prado Apocalipse 12 descreve

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

Quem é o Pai do Filho de Deus?

Quem é o Pai do Filho de Deus? Quem é o Pai do Filho de Deus? O que significa a palavra Deus para você? Poderia alguém dizer que essa palavra DEUS é um nome próprio de alguém? Não, as escrituras deixam claro que não é o nome de alguém,

Leia mais

Apocalipse, capítulo 7 1

Apocalipse, capítulo 7 1 Apocalipse, capítulo 7 1 O capítulo 7 de Apocalipse é um interlúdio entre o sexto e o sétimo selo e ressalta o contraste entre os cristãos e os não cristãos. Outros interlúdios ocorrem no livro e têm vários

Leia mais

V I C A R I U S F I L I I D E I = 666

V I C A R I U S F I L I I D E I = 666 OBJEÇÃO: O Papa é a predita besta do Apocalipse! Pois em Ap 13,18 lemos: "Quem tem inteligência, calcule o número da besta, porque é número de homem: este número é 666".Ora, o Papa é chamado "Vigári o

Leia mais

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra.

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra. O Toda dispensação termina com um juízo. O Deus é justo (Sl.145:17) e, portanto, em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR:

VERSO PARA MEMORIZAR: Lição 11 Nossa Mensagem Profética VERSO PARA MEMORIZAR: "Vi outro anjo voando pelo meio do Céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua,

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa?

Todos nós queremos. vencer na vida. mas o que isso significa? Todos nós queremos vencer na vida mas o que isso significa? Jávimos que: Somos mais que vencedores Temos adversários cruéis Nem sempre as condições são favoráveis Jávimos que: Épreciso estarmos juntos

Leia mais

UM P G. chamado. Remanescente

UM P G. chamado. Remanescente UM P G chamado Remanescente CONCEITO Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em

Leia mais

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus.

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus. LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto Bíblico: Apocalipse 16.1-9 Objetivos: Reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo; Investir na submissão ao senhorio de Cristo. Recursos Materiais: Sete taças de vidro

Leia mais

A lei de Deus é essencial à nossa compreensão dos eventos finais; mais especificamente, o quarto mandamento, que fala da guarda do sétimo dia, o

A lei de Deus é essencial à nossa compreensão dos eventos finais; mais especificamente, o quarto mandamento, que fala da guarda do sétimo dia, o Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo (Daniel

Leia mais

A Volta de Jesus Subsídio para a conversa teológica (os livros da IBC estão à disposição para pesquisa) Scanner da matéria A Volta de Cristo da Teologia Sistemática de Wayne Grudem e ao final um esquema

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Apesar dos avanços tecnológicos e sociais, a única esperança de um mundo melhor temos na promessa de Jesus: Virei outra vez (João 14:3).

Apesar dos avanços tecnológicos e sociais, a única esperança de um mundo melhor temos na promessa de Jesus: Virei outra vez (João 14:3). Lição 7 para 19 de maio de 2018 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. (Romanos 13:11)

Leia mais

APOCALIPSE A I M A G E M D A B E S T A. Apocalipse 13

APOCALIPSE A I M A G E M D A B E S T A. Apocalipse 13 APOCALIPSE A I M A G E M D A B E S T A Apocalipse 13 A atividade do dragão Και εσταθη επι την E se parou sobre a αμμον της θαλασσης areia do mar Apocalipse 13: 1 NVI 1 DAR AUTORIDADE À PRIMEIRA BESTA E

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO DEFININDO ESCATOLOGIA O Estudo das últimas coisas O futuro em termos pessoais e cósmicos Tem a ver com a Igreja Israel as Nações VOCÊ! Temas e Termos

Leia mais

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em ( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,

Leia mais