Mestrando: Iran Alves Moraes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mestrando: Iran Alves Moraes"

Transcrição

1 Seminário: Apuração das infrações penais ambientais. Atribuições Mestrando: Iran Alves Moraes

2 Seminário: Apuração das infrações penais ambientais. Atribuições constitucionais e infraconstitucionais do Departamento 1. Proteção constitucional do meio ambiente A respeito da proteção do meio ambiente, estabelece a Constituição Federal: Art Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. TODOS têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, cabendo também a TODOS o dever de defendê-lo e preservá-lo.

3 Quanto ao Poder Público, o 1º do art. 225 da CF/88 estabelece especificamente suas obrigações para assegurar a efetividade desse direito: I - preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

4 Conforme se percebe, o art. 225 da CF/88 trata especificamente do meio ambiente físico, definido pelo art. 3º, Lei 6.938/81 como: o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Registre-se, entretanto, que a definição legal de meio ambiente é insuficiente, pois se restringe ao meio natural e não abrange outros bens jurídicos protegidos. Atualmente o meio ambiente juridicamente protegido pode ser considerado como um sistema no qual interagem fatores de ordem física, biológica, sócio-econômica e cultural, de acordo com os modelos de desenvolvimento adotados pelo ser humano. Assim, é pertinente falar também em meio ambiente cultural e meio ambiente do trabalho, urbanístico, além do meio ambiente natural. O art. 216 da Constituição Federal de 1988 trata da proteção ao patrimônio cultural.

5 Seminário: Apuração da infrações penais ambientais. Atribuições 1.2. Atribuições constitucionais dos entes federativos A Constituição Federal de 1988, além do disposto nos arts. 216 e 225, também estabelece, quando promove a organização político-administrativa do Estado Brasileiro, a responsabilidade de cada ente federativo em relação ao meio ambiente, conforme abaixo: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: (...) III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; IV - impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural; (...) VI - proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas; VII - preservar as florestas, a fauna e a flora; XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

6 Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: (...) VI - florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição; VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico; VIII - responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico; (...). União: limita-se a estabelecer normas gerais Não exclui a competência suplementar dos Estados Não havendo lei federal sobre normas gerais, os Estados terão competência legislativa plena, para atender suas peculiaridades A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.

7 1.3. Atribuições constitucionais e infraconstitucionais do Departamento - As atribuições do DPF encontram-se na CF de 1988, art. 144, 1º; - legislação infraconstitucional: - Lei nº /02 - infrações penais de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme - Decreto nº /73) Define a estrutura do DPF; - Poderá, ainda, o Ministro de Estado da Justiça determinar que a Polícia Federal intervenha em uma investigação, caso em que o processado (inquérito policial federal) deverá ser posteriormente encaminhado à justiça competente (federal ou estadual). Parágrafo único do art. 1º, da lei /02.

8 Art A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I - polícia federal; (...) 1º. A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência; III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

9 Sendo a Polícia Federal a polícia judiciária da União, conforme o teor do art. 144, 1º, IV, deverá apurar, além das infrações previstas no art, 144, 1º, I, II e III, todos os crimes de competência da Justiça Federal, previstos no art. 109, IV, V e IX da CF/88. Art Aos juízes federais compete processar e julgar: (...) IV - os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral; V - os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente; (...) IX - os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, ressalvada a competência da Justiça Militar;

10 Bens serviços e interesses da União, autarquias e empresas públicas: Art São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei; III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; IV - as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 46, de 2005) V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;[2] VI - o mar territorial;[3] VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos; VIII - os potenciais de energia hidráulica; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo; X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos; XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

11 Especificamente em relação aos crimes contra a fauna, foi editada a Súmula nº 91 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a qual estabelecia que competia à Justiça Federal processar e julgar os crimes praticados contra a fauna. Tal Súmula era baseada na Lei 5.197/67 (Lei de Proteção à Fauna), que afirma que a fauna silvestre pertence ao Estado, logo, estaria inserida no art. 20, I, CF/88. Esta Súmula foi cancelada ao entendimento de que compete indistintamente a todos os entes federativos protegerem a fauna silvestre (art. 23, VII, CF/88), não podendo considerá-la necessariamente como bem da União. Dessa forma, a competência para o julgamento dos crimes contra a fauna só será da Justiça Federal e a atribuição investigativa da Polícia Federal se se tratar de: a)- delito praticado em Unidades de Conservação instituídas pela União; b)- delito praticado no interior dos bens da União citados no art. 20 da CF/88; c)- tráfico internacional de animais silvestres (art. 29, 1º, III da Lei 9605/98 e 334 do CP); d)- delito a bordo de navios ou aeronaves (ex.: art. 32, Lei 9605/98 - maus tratos; art. 29, 1º, III, Lei 9605/98 transporte e; art. 34, único, III, Lei 9605/98 - transporte); Logo, a PF somente deverá atuar nos crimes contra a fauna nessas hipóteses, além dos casos previstos na Lei /02.

12 Crimes contra a fauna quando a espécie estiver incluída na lista oficial de animais ameaçados de extinção - competência da Justiça Federal e a atribuição da Polícia Federal conforme julgado: CRIMINAL. CONFLITO DE COMPETÊNCIA. CRIME CONTRA A FAUNA. MANUTENÇÃO EM CATIVEIRO DE ESPÉCIES EM EXTINÇÃO. IBAMA. INTERESSE DE AUTARQUIA FEDERAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. I - A teor do disposto no art. 54 da Lei 9.985/2000, cabe ao IBAMA, autarquia federal, autorizar a captura de exemplares de espécies ameaçadas de extinção destinada a programas de criação em cativeiro ou formação de coleções científicas. II - Compete à Justiça Federal, dado o manifesto interesse do IBAMA, o processamento e julgamento de ação penal cujo objeto é a suposta prática de crime ambiental que envolve animais em perigo de extinção. Conflito conhecido para declarar a competência do Juízo Federal da 3ª Vara Federal de Uberlândia (MG). (STJ, CC / MG, Relator Ministro FELIX FISCHER, Terceira Seção, 12/03/2003, DJ p. 178)

13 É conveniente registrar, entretanto, que o art. 23, VII, da Constituição Federal de 1988 estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios preservar a fauna, o que implica em dizer que poderão ser elaboradas listas oficiais também pelos órgãos ambientais estaduais e municipais (art. 53, Único, Lei 9985/2000). Assim, quando o animal estiver incluído apenas em lista estadual ou municipal, não haverá interesse do IBAMA, nem competência da Justiça Federal. Haverá,ainda, atribuição da Polícia Federal nos casos previstos na Lei nº /02. Art. 46, parágrafo único da Lei 9.605/98 - União: interesse direto e específco

14 1.4. Procedimento apuratório Definido que o delito contra o meio ambiente é da alçada do DPF, deverão então ser observados os procedimentos internos para a elaboração do inquérito policial federal ou do termo circunstanciado. As Instruções Normativas (IN) nº 11/2001 e 10/2002 disciplinam as formas pelas quais a autoridade policial procederá à formalização dos atos. Para determinar se o fato deverá ser investigado sob a forma de Inquérito Policial (IPL) ou Termo Circunstanciado (TC), basta observar a pena máxima em abstrato (sanção máxima prevista na Lei). Se ela não ultrapassar dois anos ou multa, não haverá a lavratura de flagrante delito, nem a confecção de IPL, mas a formalização de um processado mais célere denominado de Termo Circunstanciado (TC), ex vi do art. 69 da Lei nº 9.099/95 e do art. 2º, parágrafo único, da Lei nº /01. Quanto ao início da persecução penal, ou da investigação policial, o servidor do DPF deverá agir de ofício, em cumprimento ao artigo 26 da Lei nº 9.605/98, quando se deparar com uma conduta potencial ou efetivamente lesiva aos bens, serviços ou interesses da União, suas empresas públicas ou entidades autárquicas no tocante aos crimes ambientais.

15 1.5. Interpol - Ecomessage Programa criado na 63ª reunião da Interpol, em Roma (1994), no qual a Polícia Federal aderiu, criando Representações Regionais Sempre que da verificação de crimes transnacionais envolvendo produtos de dejeto; substância radioativa; fauna e flora silvestres, faz-se necessário preencher o formulário ECOMESSAGE, disponível na página da intranet da DMAPH e da Interpol para fins de difusão junto aos países membros, o que será feito pelo Escritório Central Nacional da Interpol no Brasil.

16 1.6. Recomendações aos policiais federais em operações de combate aos crimes ambientais As operações de combate aos crimes ambientais apresentam muitas especificidades que devem ser previstas no próprio planejamento operacional, como, por exemplo: vestimenta do policial e bagagem da equipe adequadas ao clima da região; levar, entre outros equipamentos, GPS, binóculo, máquina fotográfica, filmadora, recipientes e sacos para coleta de amostras, facas; levar repelente, cantil de água, boné, protetor solar, etc. estar em dia com as vacinas; identificar, previamente, o hospital público ou o posto de saúde mais próximo para atendimento em caso de acidentes, como picada de cobra ou de escorpião; fazer contato prévio com órgãos e instituições para o recebimento de eventuais apreensões de animais, produtos perecíveis e madeiras, etc; utilizar viatura adequada para a topografia e condições das estradas; utilizar viatura adequada para eventual transporte de animais.

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves Bens públicos Parte I Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. BENS PÚBLICOS PARTE 1... 3 1. Caracterizando os bens públicos... 3 1.1. Conceito... 3 1.2. Classificação dos bens públicos... 4 1.3 Características

Leia mais

COMPETÊNCIA JURISDICIONAL AMBIENTAL

COMPETÊNCIA JURISDICIONAL AMBIENTAL Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: Direito Ambiental - 10 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): José Alisson Sousa dos Santos Aula 10 COMPETÊNCIA JURISDICIONAL AMBIENTAL Acontece um crime ambiental.

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Competências legislativas privativas da União: listadas no art. 22 da CF/88

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

Bens da União no litoral. Novembro 2015

Bens da União no litoral. Novembro 2015 Bens da União no litoral Novembro 2015 Histórico da propriedade no Brasil regime das sesmarias Lei de Terras (Lei nº 601/1850) Repartição Geral de Terras Públicas Bens Públicos Município, Estado, Distrito

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Bens Públicos: Previsão se encontra no art. 20 e no art. 26 todos da CF. Art. 20. São bens da União: I

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL - Parte 1 Prof. Roberto Moreira de Almeida Introdução A polícia judiciária é o órgão de segurança pública incumbido de investigar e reprimir a prática de ilícitos penais (crimes e contravenções

Leia mais

Constituição Federal de TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Constituição Federal de TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Constituição Federal de 1988 TÍTULO II Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPÍTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer

Leia mais

Direito Ambiental Aula 3

Direito Ambiental Aula 3 Direito Ambiental Aula 3 O meio ambiente na CF/1988 O meio ambiente nos textos constitucionais de outros países Japão (1946), Polônia (1952), Tchecho-Eslováquia (1960), Bulgária (1971), Confederação Helvética

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno CONCEITOS INICIAIS ORIGEM DO FEDERALISMO DIVISÃO DA AULA FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO INTERVENÇÃO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO

Leia mais

O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados

O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados O meio ambiente na CF/1988 Japão (1946), Polônia (1952), Tchecho-Eslováquia (1960), Bulgária (1971), Confederação Helvética (1971), Hungria (1972), Panamá (1972), Ioguslávia (1974), Grécia (1975), Cuba

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Denis França Classificação dos bens públicos em espécie de Celso Antônio Bandeira de Mello, excluindo-se os bens móveis: Bens do domínio hídrico: o Águas correntes.

Leia mais

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO

COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA III COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO FIXADA A COMARCA COMPETENTE (RATIONE LOCI), QUAL SERÁ A JUSTIÇA COMPETENTE EM RAZÃO DA NATUREZA DA INFRAÇÃO OU FATOS INCRIMINADORES

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Bens Públicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo BENS PÚBLICOS LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA 1. Introdução Segurança Pública 2. Órgãos Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO A CRIAÇÃO DO NOVO MINISTÉRIO Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 1 CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno ANALISTA 50 QUESTÕES BÁSICAS Português Inglês Rac. Lógico D. Constitucional D. Administrativo Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Direito Ambiental. Competências Legislativa e Material. Professor Mateus Silveira.

Direito Ambiental. Competências Legislativa e Material.  Professor Mateus Silveira. Direito Ambiental Competências Legislativa e Material Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br direito ambiental COMPETÊNCIAS LEGISLATIVA E MATERIAL COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL: COMPETÊNCIA

Leia mais

A Polícia Judiciária Federal

A Polícia Judiciária Federal ESTUDOS, CONFERÊNCIAS E NOTAS A Polícia Judiciária Federal Jirair Aram Meguerian Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nos termos do art. 21 da Constituição Federal, compete

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA Autos n.º: 421-04.2010.4.01.3903. Classe: 7100 (Ação Civil Pública). Referência: Pedido de medida liminar. Requisitos. Presença. Possibilidade. Requerente: OSCIP AMIGOS DA TERRA AMAZÔNIA BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 1. Nome da organização: Departamento de Polícia Federal. QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 2. Endereço: Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Lotes 9/10, Brasília/DF, Brasil. Telefone: 55 61 2024-8366 Fax: 55 61

Leia mais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais S Art. 106. São órgãos da Justiça Federal: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os. 1 2 Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõemse de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível,

Leia mais

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno

BENS PÚBLICOS. Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno BENS PÚBLICOS Roteiro de aula Direito Administrativo II DES0312 Diurno Introdução: noção e histórico Sumário Classificação Afetação e desafetação A moldura constitucional Características frequentes Uso

Leia mais

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA SEGURANÇA PÚBLICA A quem incumbe? É dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Na CF: arts. 144 e 42 Finalidades Preservação da ordem pública Preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio

Leia mais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais RIBAS, L. C.; PROSDOCINI, R. de M. et BRAUER, A. L. Universidade Estadual Paulista Júlio de

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Organização do Estado - II TIPOS DE COMPETÊNCIAS Competência exclusiva: Indelegável. Competência privativa: delegável Competência comum: União, Estados, DF e Municípios.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

Direito Ambiental. O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados

Direito Ambiental. O meio ambiente na CF/1988. José Antônio Tietzmann e Silva - Todos os direitos reservados Direito Ambiental O meio ambiente na CF/1988 O meio ambiente nos textos constitucionais de outros países Japão (1946), Polônia (1952), Tchecho-Eslováquia (1960), Bulgária (1971), Confederação Helvética

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 37

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 37 Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 37 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 37 Resíduos Perigosos. Resíduos Radioativos. A lei dedica um capítulo a matéria,

Leia mais

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Da União Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA UNIÃO CAPÍTULO II DA UNIÃO Art. 20. São bens da União: # listagemexemplificativa I

Leia mais

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA Constituição da República Federativa do Brasil Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional 7 4 5 16 Questões Difíceis 3 3 2 8 Questões Fáceis 4 1 3 8 Total geral 7 4 5 16 Quant.

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO UNIÃO ESTADOS MUNICÍPIOS COMPETÊNCIA BENS DF E TERRITÓRIOS SISTEMA

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno 1 BANCA - CESPE 2 SISTEMA DE GOVERNO Presidencialismo Parlamentarismo FORMA DE GOVERNO República Monarquia FORMA DE ESTADO Estado Unitário Confederação

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

Conteúdo: Competência: Justiça Militar; Justiça Federal. Foro por Prerrogativa de Função: Prefeito. - Competência -

Conteúdo: Competência: Justiça Militar; Justiça Federal. Foro por Prerrogativa de Função: Prefeito. - Competência - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Competência: Justiça Militar; Justiça Federal. Foro por Prerrogativa de Função: Prefeito. - Competência

Leia mais

COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL

COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a tratar do tema meio ambiente

Leia mais

Constituições Brasileiras

Constituições Brasileiras Dra.%Patrícia%Bianchi% Constituições Brasileiras! Constituições de 1824 e de 1891 - liberalismo econômico e não intervenção do Estado - nada traziam a respeito da proteção ambiental - direito de propriedade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Relevância do tema. Eixo normativo de definição: CR/88, art. 109 Art. 109. Aos juízes

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Vedações constitucionais impostas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios Profa. Me. Larissa Castro Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I -

Leia mais

RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013.

RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013. RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013. O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelos Procuradores da República signatários, no regular exercício de suas atribuições institucionais, com base

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 Modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal,

Leia mais

IPHAN PROF. ROSENVAL JÚNIOR FACEBOOK E YOUTUBE ROSENVAL JÚNIOR

IPHAN PROF. ROSENVAL JÚNIOR FACEBOOK E YOUTUBE ROSENVAL JÚNIOR IPHAN PROF. ROSENVAL JÚNIOR INSTAGRAM @PROFROSENVAL FACEBOOK E YOUTUBE ROSENVAL JÚNIOR BENS PÚBLICOS PROF. ROSENVAL JÚNIOR @PROFROSENVAL Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem

Leia mais

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 SUMÁRIO 1 A POLÍCIA FEDERAL: Atribuições e Organização 2 CRIMES RELACIONADOS AO INTERCÂMBIO DE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Composta por, esta é a chamada justiça federal comum (a trabalhista, militar e eleitoral são as justiças federais

Leia mais

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO

BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BENS PÚBLICOS MSC RICARDO LOZANO BEM PÚBLICO Segundo Samuelson (1954), um bem público pode ser definido quando o consumo de cada indivíduo de um determinado bem não leva a subtração do consumo de qualquer

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL

COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL 1 COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL LEGISLATIVA MATERIAL Exclusiva (não delegável) Executiva (exclusiva) Estados Art. 25, 1º, 3º Municípios Art. 30, I União Art. 21, IX, XVIII, XIX, XX, XXIII Estados Art.

Leia mais

Apresentação Capítulo I

Apresentação Capítulo I Su m á r i o Apresentação... 13 Capítulo I Premissas Fundamentais e aspectos introdutórios... 15 1. A importância do exame da competência criminal... 15 2. Jurisdição e competência... 19 3. Princípio do

Leia mais

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL, CAPITULO VI, ART 225 Bem coletivo de uso individual e geral ao mesmo tempo Direito de maior dimensão: tanto coletiva quanto subjetiva,

Leia mais

Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira

Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira Preparação para atuação profissional em meio ambiente Simone Paschoal Nogueira São Paulo, 1 de agosto de 2016 ROTEIRO Instituições e Atribuições do Estado Quem faz o que? Constituição Federal Competências

Leia mais

ENVIRONMENT CHAPTER OF THE STATE CONSTITUTION OF CEARÁ

ENVIRONMENT CHAPTER OF THE STATE CONSTITUTION OF CEARÁ ENVIRONMENT CHAPTER OF THE STATE CONSTITUTION OF CEARÁ Capítulo VIII Do Meio Ambiente Art. 259 - O meio ambiente equilibrado e uma sadia qualidade de vida são direitos inalienáveis do povo, impondo-se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Noções gerais Parte 3 Prof. Thiago Almeida Transferência das investigações: Art. 2º, 4º - O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE CONCURSO POLÍCIA MILITAR CFO / Julho 2009 PARECER DOS RECURSOS

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE CONCURSO POLÍCIA MILITAR CFO / Julho 2009 PARECER DOS RECURSOS 56) De acordo com a lei que disciplina a ação civil pública, analise as afirmações a seguir. l Regem-se pelas disposições da Lei que disciplina a ação civil pública as ações de responsabilidade por danos

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Visão constitucional do direito ambiental Fernanda Albina Valliatti 1. INTRODUÇÃO Estudaremos nesse trabalho sobre a proteção ambiental a nível constitucional, na qual estão definidos

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Institui a gratificação de representação dos juízes estaduais no exercício da jurisdição federal, por delegação. Art.

Leia mais

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Ordem Social 4 31% 2 Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas 4 31% 3 Direitos e Deveres Individuais

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (Art. 106 a 110) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção IV DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Leia mais

ORIENTAÇÃO JURÍDICA NORMATIVA Nº 09/2010/PFE/IBAMA TEMA: NATUREZA JURÍDICA DA MULTA APLICADA PELO IBAMA DIVERSA DA MULTA PENAL POR CRIME AMBIENTAL

ORIENTAÇÃO JURÍDICA NORMATIVA Nº 09/2010/PFE/IBAMA TEMA: NATUREZA JURÍDICA DA MULTA APLICADA PELO IBAMA DIVERSA DA MULTA PENAL POR CRIME AMBIENTAL ORIENTAÇÃO JURÍDICA NORMATIVA Nº 09/2010/PFE/IBAMA TEMA: NATUREZA JURÍDICA DA MULTA APLICADA PELO IBAMA DIVERSA DA MULTA PENAL POR CRIME AMBIENTAL Parecer nº 2341/2009/COEP, expedido no processo 02001.010870/2009-59,

Leia mais

Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios.

Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios. Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com (19) 8139-5005 Da

Leia mais

Direito Civil Tutela Administrativa do meio Ambiente. Secretário de Diligências do MP/RS

Direito Civil Tutela Administrativa do meio Ambiente. Secretário de Diligências do MP/RS Direito Civil Tutela Administrativa do meio Ambiente Secretário de Diligências do MP/RS Professor Mateus Silveira Facebook: Mateus Silveira mateussilveira.adv@gmail.com PERISCOPE: @profmateussilveira Twitter:

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE, DE 1989 (Textos sobre Meio Ambiente e Recursos Hídricos) TÍTULO I DO ESTADO, DOS DIREITOS E GARANTIAS

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE, DE 1989 (Textos sobre Meio Ambiente e Recursos Hídricos) TÍTULO I DO ESTADO, DOS DIREITOS E GARANTIAS CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SERGIPE, DE 1989 (Textos sobre Meio Ambiente e Recursos Hídricos) TÍTULO I DO ESTADO, DOS DIREITOS E GARANTIAS CAPÍTULO I DO ESTADO DE SERGIPE E SEU TERRITÓRIO Art. 2º - O território

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 7 Prof. Thiago Almeida Crimes contra a organização do trabalho Competência criminal da Justiça Federal Art.

Leia mais

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: Constituição Federal Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. 1º No âmbito da legislação

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Administração Direta Órgão Público / Aula 05 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 05 Não basta estar previsto na Constituição a existência

Leia mais

PONTO 1: Justiças Especiais - Justiça Militar - Justiça Eleitoral PONTO 2: Justiça Comum - Justiça Federal. 1. Justiças Especiais:

PONTO 1: Justiças Especiais - Justiça Militar - Justiça Eleitoral PONTO 2: Justiça Comum - Justiça Federal. 1. Justiças Especiais: 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Justiças Especiais - Justiça Militar - Justiça Eleitoral PONTO 2: Justiça Comum - Justiça Federal 1. Justiças Especiais: Justiça Militar: Tem a competência mais limitada

Leia mais

1. Direitos coletivos e direitos individuais: Os dois gêneros sao transindividuais. Os coletivos lato sensu se contrapõem aos individuais.

1. Direitos coletivos e direitos individuais: Os dois gêneros sao transindividuais. Os coletivos lato sensu se contrapõem aos individuais. 1 DIREITO AMBIENTAL PONTO 1: Direitos coletivos e direitos individuais PONTO 2: Conceito, sujeito ativo e passivo PONTO 3: Panorama das Leis mais importantes ambientais PONTO 4: Origem do Direito Ambiental

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Bens Públicos Prof. Gladstone Felippo 1. Terras Devolutas - Em sentido jurídico, terras devolutas são aquelas que não se acham aplicadas a algum uso público nem se encontram no domínio

Leia mais

Aula 05. COMPETÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL (continuação)

Aula 05. COMPETÊNCIAS DA POLÍCIA FEDERAL (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Segurança Pública Aula: Competências da Policia Federal. Polícia Civil. Guarda Municipal 05 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016. ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição

Leia mais

Professor Wisley Aula 10

Professor Wisley Aula 10 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA: MATÉRIA 1. JUSTIÇA FEDERAL: A Justiça Federal NÃO JULGA CONTRAVENÇÕES

Leia mais

Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 39-A/2011

Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 39-A/2011 Audiência Pública Comissão Especial da Câmara dos Deputados Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 39-A/2011 Dulce Bentes dubentes@gmail.com Fernando Costa (*) fernando.costa@abea.org.br

Leia mais

Legislação aplicada à PF. Lei nº 7102/1983

Legislação aplicada à PF. Lei nº 7102/1983 Legislação aplicada à PF Lei nº 7102/1983 Considerações Iniciais 3 4 5 Organização administrativa Vamos estudar o quê? Ilustração... Vamos estudar o órgão públicos já que o DPF, é órgão... - conceito -

Leia mais

Segurança Pública na Constituição do Estado de SC

Segurança Pública na Constituição do Estado de SC Direito Constitucional Segurança Pública na Constituição do Estado de SC Disposição Geral Art. 105 A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA

Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA Lei 3.938/ 81, Art. 6º Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção

Leia mais

Avaliação de risco e legislação ambiental

Avaliação de risco e legislação ambiental VII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas Avaliação de risco e legislação ambiental Ana Luiza Silva Spínola 21 de outubro de 2010 Contextualização Planejamento

Leia mais

Curso Direito Ambiental

Curso Direito Ambiental Seja bem Vindo! Curso Direito Ambiental Carga horári a: 60 hs 2 Conteúdo: Direito Ambiental: Teoria Geral... Pág. 8 Princípios... Pág. 12 Competência em Matéria Ambiental... Pág. 19 Política Nacional do

Leia mais

PARECER Nº 003/2011/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: MUNICÍPIO DE BUENO BRANDÃO - MG ASSUNTO: ATENDIMENTO PELO MUNICÍPIO DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS ENTES.

PARECER Nº 003/2011/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: MUNICÍPIO DE BUENO BRANDÃO - MG ASSUNTO: ATENDIMENTO PELO MUNICÍPIO DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS ENTES. PARECER Nº 003/2011/JURÍDICO/CNM INTERESSADO: MUNICÍPIO DE BUENO BRANDÃO - MG ASSUNTO: ATENDIMENTO PELO MUNICÍPIO DE COMPETÊNCIAS DE OUTROS ENTES. DA CONSULTA: O Prefeito de Bueno Brandão no Estado de

Leia mais

Curso Direito Ambiental

Curso Direito Ambiental Seja bem Vindo! Curso Direito Ambiental CursosOnlineSP.com.br Carga horári a: 60 hs 2 Conteúdo: Direito Ambiental: Teoria Geral... Pág. 8 Princípios... Pág. 12 Competência em Matéria Ambiental... Pág.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer)

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) Estabelece regras de segurança para a implantação e funcionamento de parques de diversão e estabelecimentos similares. DESPACHO:

Leia mais