CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE
|
|
|
- João Lucas Casado Castanho
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente A Emenda Constitucional nº. 1/69 trouxe pela primeira vez a expressão ecológica e ainda, assim, ligada ao aproveitamento de áreas agrícolas Em 1985, com a eleição de um Presidente da República civil, começa a se preparar uma nova constituição, que foi promulgada em 05/10/1988. A questão do meio ambiente começa ser levantada, sendo realizados vários eventos por todo o país visando discutir a matéria que seria incluída no texto final As disposições sobre o meio ambiente na CF/88 estão inseridas em diversos títulos e capítulos. O Título VIII (Da ordem social), em seu capítulo VI, trata do meio ambiente, no artigo 225, que contém 6 parágrafos. 2. AFIRMAÇÃO DE UM DIREITO AO MEIO AMBIENTE 2.1 DIREITO SUBJETIVO E DIREITO DE TITULARIDADE COLETIVA Diz o art. 225 caput da CF/88: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações O direito ao meio ambiente equilibrado é de cada pessoa humana, sem distinção de raça, cor, credo, nacionalidade, idade, saúde, profissão, renda ou residência. A expressão evita que se exclua quem quer que seja Ao mesmo tempo em que o direito ao meio ambiente é de cada pessoa, ele é de todos (transindividual), por isso é um direito difuso ou coletivo A expressão todos tem direito cria um direito subjetivo, oponível a todos, que é contemplado pelo direito ao exercício de ação.
2 2.1.5 A CF/88, traz o direito ao meio ambiente sadio e equilibrado como um direito fundamental da pessoa humana, visando preservar a vida e a dignidade das pessoas O Poder Público e a coletividade deverão defender e preservar o meio ambiente desejado pela Constituição (meio ambiente ecologicamente equilibrado) Poder Público significa além do executivo, o poder legislativo e o judiciário Já a coletividade, o constituinte faz um chamamento aos grupos sociais (sociedade civil), como as ONGS, as associações, fundações e organizações da sociedade civil A ação da coletividade é facultativa, ao passo que do poder público é obrigatória A sadia qualidade de vida só pode ser conseguida e mantida se o meio ambiente estiver ecologicamente equilibrado (ter um meio ambiente não-poluído) As presentes e futuras gerações são estabelecidas como destinatárias da defesa e preservação do meio ambiente Fala-se em responsabilidade ambiental entre gerações. 3. DIREITO À AÇÃO JUDICIAL: AÇÃO POPULAR AMBIENTAL E AÇÃO CIVIL PÚBLICA AMBIENTAL 3.1 Se não houvesse direito ao processo judicial ambiental, o art. 225 da CF ficaria morto. 3.2 A ação popular ambiental na Constituição A ação popular vem prevista no art. 5º, inciso LXXIII da CF/88: qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência Com a CF/88 o meio ambiente é protegido constitucionalmente através da ação popular.
3 3.2.3 Qualquer cidadão (brasileiros e estrangeiros) pode ingressar com ação popular ambiental. 4. A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AMBIENTAL NA CONSTITUIÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO 4.1. É função institucional do Ministério Público (Promotorias de Justiça) promover a ação civil pública para a proteção do meio ambiente. 4.2 A ação civil pública foi instituída pela Lei nº , de O Ministério Público tem realizado um papel muito importante na defesa do meio ambiente, principalmente porque vem propondo inúmeras ações civis públicas ambientais contra o poder público, além de poderosas empresas públicas e privadas. 4.4 A ação civil pública não tem legitimidade ativa exclusiva do Ministério Público. 5. AS ESPÉCIES, OS ECOSSISTEMAS E O PATRIMÔNIO GENÉTICO 5.1 Para a efetividade do direito assegurado no art. 225, caput, da CF, incumbe ao poder público preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais (art. 225, 1º, I). 5.2 A CF trouxe o dever do poder público de preservar o patrimônio genético. 6. O RISCO AMBIENTAL 6.1 O poder público precisa prevenir na origem os problemas de poluição e de degradação da natureza. É da competência comum dos entes federativos, combater a poluição em qualquer de suas formas.
4 6.2 A CF diz que é preciso proibir as práticas que põem em risco a existência da fauna e da flora, que inegavelmente, têm função ecológica. 6.3 Diante das situações de riscos previstas na CF, o Poder Público e a coletividade têm o dever de exigir medidas eficazes e rápidas na manutenção de toda forma de vida, não só a humana. 7. INTERDIÇÃO DAS PRÁTICAS QUE SUBMETAM OS ANIMAIS A CRUELDADE E INTERPRETAÇÃO DA EXPRESSÃO NA FORMA DA LEI 7.1 Diz a CF/88 no seu artigo 225: 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade. 7.2 Crueldade está ligado a prazer em derramar sangue, causar dor. Neste sentido, está proibida a manifestação cultura do Estado de Santa Catarina, chamada Farra do Boi, devendo o Estado promover medidas para coibir tal prática. No mesmo sentido, a popular rinha ou briga de galos. 8. A VALORIZAÇÃO DA PREVENÇÃO ATRAVÉS DO ESTUDO PRÉVIO DE IMPACTO AMBIENTAL EPIA 8.1 Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado incumbe ao poder público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade (IV). 8.2 O EPIA deve ser anterior ao licenciamento ambiental da obra ou da atividade. 8.3 A exigência do estudo pode ser inclusive quando da renovação ou revisão dos licenciamentos ambientais. 8.4 A CF exige o EPIA. Não é uma faculdade sujeita à discricionariedade da administração. 8.5 A Constituição do Estado de Santa Catarina teve parte declarada inconstitucional, em dispositivo que previa a dispensa da EPIA.
5 8.6 Deve ser dada a devida publicidade ao estudo, conforme manda a CF, por todos os meios eficazes e disponíveis. 9. AS ÁREAS PROTEGIDAS 9.1 Visando assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado incumbe ao poder público, definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção. 9.2 Exemplos destes espaços territoriais especialmente protegidos, estão a APP (área de preservação permanente) e reservas legais florestais, podendo outros serem instituídos por lei, decreto, portaria ou resolução. 9.3 A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais (CF, art. 225, 4º). 9.4 As áreas acima podem ser utilizadas pelos particulares, desde que observadas as prescrições legais e respeitadas as condições necessárias à preservação ambiental. 10. O CONTROLE DA ENERGIA NUCLEAR 10.1 Toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos (CF, art. 21, XXIII a ) Cabe ao Congresso Nacional aprovar a admissão de toda a atividade nuclear A localização das usinas nucleares será definida em lei federal Primeiro define o local através de lei, depois, licencia a mesma.
6 11. A OBRIGAÇÃO DE REPARAR O DANO AMBIENTAL 11.1 No art. 225, 1º, o texto constitucional aponta a obrigação de restaurar os processos ecológicos essenciais No 3º consta a obrigação de reparar o dano causado ao meio ambiente, independentemente das sanções penais e administrativas O 2º do artigo acima, obriga quem explorar recursos minerais, a recuperar o meio ambiente degradado A autorização de qualquer pesquisa ou lavra de mineral está condicionada a previsão de recuperação ambiental. 12. O DIREITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL 12.1 Pelo texto constitucional, o poder público deve promover educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente (art. 225, 1º, VI, CF) O tema é tratado na Lei Federal nº /99, em que pese a disciplina não ter sido criada no currículo de ensino. 13. O DESENVOLVIMENTO E O MEIO AMBIENTE 13.1 Diz a CF/88 no art. 3º: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação Já o art. 170 da Constituição Federal ensina:
7 Art A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - função social da propriedade; IV - livre concorrência; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação; VII - redução das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego; IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administração no País. Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei O Poder Público não existe para subjugar a liberdade profissional e empresarial das pessoas físicas e jurídicas. Por outro lado, o poder público não pode ficar omisso ou indiferente diante do uso do meio ambiente, frente a liberdade profissional A defesa do meio ambiente passa a fazer parte do desenvolvimento nacional. Devemos integrar desenvolvimento ambiental, desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, sendo que das suas integrações temos o desenvolvimento sustentado Sustentabilidade significa que a economia cresce sem destruir os recursos e o ambiente dos quais o futuro depende A CF fala em função social da propriedade. Tal função somente é cumprida quando o proprietário rural atende, simultaneamente, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, os seguintes requisitos: utilização
8 adequada dos recursos naturais e preservação do meio ambiente (art. 186) A função social da propriedade é um princípio dirigido aos juízes, legisladores e órgãos da administração pública.
COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)
PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme
Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior
Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal
HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres
É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.
Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero [email protected] Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito
Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP
Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP [email protected] Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente
SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues
Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos
Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL
Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA
Autos n.º: 421-04.2010.4.01.3903. Classe: 7100 (Ação Civil Pública). Referência: Pedido de medida liminar. Requisitos. Presença. Possibilidade. Requerente: OSCIP AMIGOS DA TERRA AMAZÔNIA BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento
CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período
CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores
Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões
Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima
Direito Constitucional
Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender
Princípios de Direito Ambiental
CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 01 DATA 23/08/2016 DISCIPLINA Direito Ambiental PROFESSOR Romeu Thomé MONITOR Thaís da Mata AULA 01 - Princípios de Direito Ambiental e a Constituição
Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional
Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado
Monster. Direito Constitucional 1º ENCONTRO. Concursos. Olá queridos amigos,
Monster Concursos Direito Constitucional 1º ENCONTRO Olá queridos amigos, 2 É com imenso prazer que iniciamos este curso voltado especificamente para Técnico da Seguridade Social INSS com foco nas questões
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular
Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º
Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de
SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL
SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.
MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA. Palestrante: Wagner Giron de la Torre
MEIO AMBIENTE LEGISLAÇÃO BÁSICA Palestrante: Wagner Giron de la Torre Convenção Sobre a Diversidade Biológica 1992 (promulgada pelo Decreto n. 2.519/98) Conscientes, também, da importância da diversidade
Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica
Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos... Parágrafo
Lei Complementar n 140/11. Competências: Licenciamento e Fiscalização
Lei Complementar n 140/11 Competências: Licenciamento e Fiscalização Características Iniciais Fixou normas, nos termos dos incisos III, VI e VI do caput e do parágrafo único do artigo 23 da CF. Cooperação
SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1
SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5
ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Excertos (Constituição, Código Cicvil e Código Penal) Prof. Antonio Botão
ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 E CORRELAÇÕES COM A LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA Título II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR
DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando
O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO DO ESTADO
O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO DO ESTADO (Revista da Lata Edição 2016 págs. 14 e 15) Desde a promulgação da Lei Suprema, tenho me debruçado sobre as questões do meio ambiente e constatei que
Princípios da Administração Pública
Princípios da Administração Pública PRINCÍPIO DA LEGALIDADE Conceito: Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art. 5º, II da CF). O Princípio da legalidade
Direitos fundamentais propriedade. João Miguel da Luz Rivero Fundamento constitucional
Direitos fundamentais propriedade João Miguel da Luz Rivero [email protected] Fundamento constitucional O regime jurídico da propriedade tem seu fundamento na Constituição. Esta garante o direito de
COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL
COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL EM MATÉRIA AMBIENTAL 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a tratar do tema meio ambiente
Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo. Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado.
Reserva Legal: Compensação em Unidades de Conservação em São Paulo Análise da Resolução SMA 165/2018, sob a ótica do setor privado. Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório
Direito Constitucional
Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,
Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes
Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição
DA CONVERSÃO DE CAMPO NATIVO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL WELLINGTON PACHECO BARROS
DA CONVERSÃO DE CAMPO NATIVO E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL WELLINGTON PACHECO BARROS Desembargador aposentado do TJ/RS, professor da ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA e do I - UMA, entre outros, advogado
PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA RELATÓRIO. O Projeto apresenta trinta e dois (32) artigos, divididos em sete (07) capítulos.
PARECER DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA Projeto de Lei nº 145 de 18 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Executivo PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas EMENTA: Estabelece normas de Proteção
ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL
ORLANDO JÚNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,
Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade
Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Organização Estatal Vedação aos entes federativos: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles
Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos
Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os
ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena C. de Amorim 1 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção
DIREITO CONSTITUCIONAL. Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05
DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 05 2 Olá pessoal, hoje FINALIZAREMOS - Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos). ART.5º
Direitos da Pessoa com Deficiência
Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos
QUESTÕES. 13 É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
QUESTÕES 1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania;
ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.
ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição
DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá
DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá e-mail: [email protected] NORMAS Poderconstituinte e Golpe de Estado Processo Legislativo (iniciativa
As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira
As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira [email protected] 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão
IUS RESUMOS. Bens públicos Parte I. Organizado por: Samille Lima Alves
Bens públicos Parte I Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. BENS PÚBLICOS PARTE 1... 3 1. Caracterizando os bens públicos... 3 1.1. Conceito... 3 1.2. Classificação dos bens públicos... 4 1.3 Características
LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz. Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10
LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10 CONTEXTO HISTÓRICO Constituição Federal Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-
Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita
UMA INTRODUÇÃO À TUTELA JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita E
ARTIGOS 1º AO 4º. A vigente Constituição Federal (de 5 de outubro de 1988) contém a
ARTIGOS 1º AO 4º A vigente Constituição Federal (de 5 de outubro de 1988) contém a definição jurídica da Organização do Estado brasileiro, no seu artigo 1º: A República Federativa do Brasil, formada pela
1 Direito Constitucional Aula 01
1 Direito Constitucional Aula 01 2 Direito Constitucional Aula 01 Noções de Direito Constitucional Noções de Direito Constitucional - Princípios Fundamentais da Constituição da República artigos 1º ao
NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
00 NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE www.supremaciaconcursos.com.br 1 ÍNDICE 1. PALAVRAS INICIAIS... 3 2. CONTEÚDO DA AULA... 4 3. TEORIA COMPLETA... 5 4. EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS... 13 5. GABARITO... 20 www.supremaciaconcursos.com.br
DIMENSÕES DA CIDADANIA
Guilhardes de Jesus Júnior Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente UESC/PRODEMA O QUE É CIDADANIA? Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Homens e mulheres são
TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA
INQUÉRITO CIVIL N : INTERESSADOS: COMPROMISSÁRIO E POPULAÇÃO EM GERAL OBJETO: MANUTENÇÃO DE PÁSSARO DA FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO. TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia de de, compareceu
