Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:"

Transcrição

1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Administração Direta Órgão Público / Aula 05 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 05 Não basta estar previsto na Constituição a existência de um órgão para ele ser independente, sendo também indispensável o rol de atribuições do órgão. José dos Santos Carvalho Filho chama os órgãos independentes de órgãos constitucionais, uma vez que estão citados na Constituição com as suas atribuições. Por similaridade, isso vale para a Constituição estadual, em relação aos órgãos estaduais, e para a lei orgânica, em relação aos órgãos dos municípios. Na aula passada, foi visto que o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas são órgãos independentes. Agora será dado continuidade à análise dos órgãos independentes que constam na Constituição: Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: Leia-se das atribuições da Presidência da República. Uma colocação interessante é que todo órgão independente é chefiado por um agente que tem suas atribuições determinadas pela própria Constituição. A maioria da doutrina, inclusive, chama esse agente de agente político. E, por ser agente político, recebe subsídio, e não a tradicional remuneração recebida pelos servidores públicos. Então, quem chefia um órgão independente é um agente político, que é aquele que tem atribuição dada pela própria Constituição. Assim, ora a Constituição fala do órgão, ora fala do agente político. Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: Então, todos os tribunais são órgãos públicos independeres, pois, além de elencados na Constituição expressamente como órgãos e não pessoas jurídicas, eles recebem atribuições dos artigos Página1 101 e seguintes. É dedicada uma seção na Constituição para cada um dos tribunais, impondo atribuições para os mesmos. Art São funções institucionais do Ministério Público:

2 No art. 129 são elencadas as atribuições do Ministério Público, que é um órgão público independente. A princípio, esse é o rol tradicional dos órgãos públicos independentes: Presidência da República, Congresso Nacional, tribunais, Ministério Público e Tribunal de Contas. Diogo de Figueiredo fala que temos três poderes e cinco órgãos independentes. Ele chega a afirmar que a Constituição de 1988 não adota a tripartição dos poderes, mas sim o Estado policêntrico, que são vários centros de decisões independentes. Existem órgãos independentes fora dos três poderes, a exemplo do Tribunal de Contas e do Ministério Público. Daí, a ideia de Estado policêntrico. A Defensoria Pública defende a tese de que ela teria o mesmo status que o Ministério Público e que, deste modo, seria um órgão independente. O Prof. diz não concordar com a tese, mas recomenda que a mesma seja adotada em provas da Defensoria. No entanto, o Prof. chama a atenção para o art. 134 da Constituição: Art A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014) O caput fala que a Defensoria Pública é instituição permanente e essencial, mas não há um rol de atribuições. O caput apenas diz para o que a Defensoria foi criada. Ademais, o 4º do art. 134 diz que: 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014) Página2 Os arts. 93, II, e 96 são artigos relacionados à Magistratura, órgão público independente. O 2º do art. 134 diz:

3 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, 2º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) O 2º fala em autonomia funcional e administrativa, enquanto que o 4º fala em independência funcional. Cada vez mais o dispositivo se aproxima da tese de que a Defensoria é um órgão público independente. Contudo, as atribuições da Defensoria são encontradas em lei complementar que a organiza, ou seja, na LC nº 80/94. A Constituição do Estado do Rio de Janeiro, diferentemente, elenca as atribuições da instituição. Nesse caso, o Prof. afirma conseguir enxergar a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro como órgão público independente. Cada vez mais, em concurso público, está difícil defender a tese de que a Defensoria Pública não é órgão independente. Nessa visão, seriam seis órgãos independentes: Presidência da República, Congresso Nacional, tribunais, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública (da União e dos Estados). As Defensorias Públicas defendiam a tese que tinham o status das Procuradorias Estaduais, ou seja, que estavam ligadas diretamente à Governadoria do Estado. Contudo, a tendência é que isso mude e que a Defensoria passe a ser vista como órgão independente. A Polícia Federal está no art. 144 da Constituição. No 1º ela recebe as suas atribuições: Art. 144 [ ] Página3 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:" (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) I apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; II prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;

4 III exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) IV exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União. O que é um órgão independente? É aquele que tem atribuições elencadas pela própria Constituição da República. Entretanto, nenhum autor afirma que a polícia é um órgão independente. Na classificação do órgão público, a Polícia Federal está enquadrada como órgão superior, pois está vinculado ao Ministério da Justiça, que, por sua vez, está vinculado à Presidência da República. A Polícia Civil está vinculada à Secretária de Segurança Pública, que, por sua vez, está vinculada à Governadoria do Estado. Ou seja, Presidência e Governadoria são órgãos independentes; Ministério da Justiça e Secretária de Segurança Pública são órgãos autônomos; e Polícia Federal e Polícia Civil são órgãos superiores. Então, muita atenção a esses órgãos. O Prof. afirma não gostar da utilização do termo agente político para a Magistratura e para o Ministério Público. O art. 39, 4º, da Constituição diz: Art. 39 [ ] 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) O Prof. afirma que o termo membro de Poder é o mais adequado para os Magistrados. Para o Ministério Público o mesmo não pode ser utilizado, tendo em vista que não se trata de Poder, mas órgão independente, que não está vinculado a nenhum dos Poderes. O mesmo para a Defensoria Pública e para o Tribunal de Contas. Celso Antônio Bandeira de Mello determina que esses agentes Página4 não são políticos, pois agente político é aquele que tem vínculo transitório, ou seja, mandato eletivo. Então, para Celso Antônio, agentes políticos são os chefes do Executivo e parlamentares, pois esses que são eleitos; os demais são servidores públicos. É bom tomar cuidado com esse posicionamento do autor, pois as pessoas insistem em chamar esses agentes de agentes políticos. Então, em uma prova de Ministério Público, por exemplo, é aconselhável utilizar a expressão agente político. A última colocação, em relação a órgão independente é que ele vai se subdividindo e dando origem aos demais órgãos.

5 Ministério é o grande exemplo de órgão autônomo, pois está ligado diretamente à Presidência da República. Existem alguns órgãos que não têm o nome de Ministério, mas que estão ligados diretamente à Presidência, à Governadoria e ao Gabinete do Prefeito. Um exemplo é a AGU, que não é um Ministério, mas que o Advogado-Geral da União tem status de Ministro, por estar ligado diretamente à Presidência da República. Em âmbito estadual, a PGE é o grande exemplo de órgão autônomo. E, em âmbito municipal, a PGM, que está ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito. Os órgãos autônomos têm liberdade administrativa e financeira, limitadas pelo órgão independente. Cabe destacar que a liberdade financeira está limitada à lei de diretrizes orçamentárias (LDO), que tem seu projeto encaminhado pelo Chefe do Executivo e aprovado pelo Parlamento. Ou seja, o órgão independente encaminha o projeto de lei orçamentária para outro órgão independente, havendo, então, um limite na liberdade financeira dos órgãos autônomos. Os órgãos autônomos recebem dotações orçamentárias e, a partir disso, tem uma liberdade de atuação. O Ministério, para melhor realizar a sua função, se subdivide, surgindo os órgãos superiores, que, no caso, são as secretarias federais. Cabe frisar que as Secretarias Estaduais e as Municipais são órgãos autônomos, e não superiores. O órgão superior tem liberdade administrativa, mas não financeira, pois seus recursos estão atrelados à decisão do órgão autônomo, que vai receber os valores orçamentários de acordo com a proposta realizada. Assim, o órgão superior recebe o que o órgão autônomo determinou para aquele exercício financeiro. A liberdade financeira do órgão independente é limitada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Quando se fala em liberdade financeira dos órgãos autônomo e superior, essa liberdade é ainda mais limitada. Art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira. 1º Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias. Página5 Então, há uma certa limitação do órgão independente à LDO.

6 Quanto ao órgão subalterno, geralmente, são previsto em regimentos internos. A portaria de um prédio público e o protocolo são exemplos de órgãos subalternos. Eles são órgãos que não têm nenhum poder de decisão. Todo órgão governamental tem órgão subalterno. Classificação quanto à composição: Essa classificação se divide em órgão simples e órgão composto. Uma pergunta resolve: O órgão se subdivide em outro? Se sim, ele é composto; se não, ele é simples. A Presidência da República, por exemplo, se subdivide em Ministérios, que se subdividem em Secretárias, que se subdividem em Departamentos. Logo, todos os citados são exemplos de órgãos compostos. Consequentemente, o órgão simples é o subalterno, pois ele não se subdivide. Classificação quanto à forma de atuação: Página6

7 Quanto à forma de atuação, temos o órgão público singular e o órgão público colegiado. Mais uma vez, uma única pergunta resolve: Quem manda? Se for uma única pessoa, será órgão singular; se for mais de uma pessoa, será órgão colegiado. Quem manda na Presidência da República? O Presidente (órgão singular). Quem manda no Ministério? O Ministro (órgão singular). A maioria dos órgãos públicos do Poder Executivo são singulares. Contudo, existem órgãos colegiados no Executivo. Na estrutura do Ministério da Fazenda, por exemplo, existe o Conselho Monetário Nacional, que é formado pelo Ministro da Fazenda, pelo Ministro do Planejamento e pelo Presidente do Banco Central. No Tribunal de Justiça, no exercício da sua função típica, existe o órgão especial, que vai decidir em última instância. O órgão especial é um exemplo de órgão colegiado. Por outro lado, no exercício da função administrativa, o Tribunal de Justiça é um órgão singular, pois quem manda é o Presidente do Tribunal de Justiça. Finalizando essas classificações, elas não se repelem, sendo utilizadas conjuntamente. A Procuradoria do Estado é um órgão autônomo, composto e singular. Autônomo porque está diretamente ligado à Governadoria do Estado; composto porque se subdivide em vários órgãos na sua estrutura; e singular porque quem manda é o Procurador-Geral do Estado. A Polícia Federal é órgão superior, composto e singular. É superior porque está ligado ao Ministério da Justiça, que é autônomo e está ligado à Presidência da República; é composto porque existem vários órgãos na sua estrutura; e é singular porque quem manda é o Diretor da Polícia Federal. O mesmo vale para a Polícia Civil, mas está ligada à Secretaria de Segurança Pública, que, por sua vez, está ligado à Governadoria do Estado; e quem manda é o Chefe da Polícia Civil. concurso. O Prof. recomenda que o estudante faça essa classificação para o órgão que objetiva fazer Página7

8 Se a PGE não é uma pessoa jurídica, como ela representa o Estado em juízo? A resposta é que a Procuradoria não representa, mas é o próprio Estado em juízo, e suas atribuições se encontram legalmente previstas. Inclusive, é por isso que Procurador do Estado não precisa de procuração do Governador para atuar. Não precisa, pois ela está imputada na função. A Procuradoria não representa, ela possui competência atribuída por lei (muitas vezes, pela própria Constituição). Assim, o órgão é o próprio Estado. Logo, a PGE é o Estado em juízo, o que também vale para a AGU, para a PGM. É a chamada teoria da imputação. Em uma visão processual, pode ser usada a competência judicial. O que interessa não é a personalidade jurídica, mas a personalidade judiciária. Deste modo, para estar em juízo não é necessário ser pessoa jurídica. Página8

9 Órgão público pode ir a juízo em face de outro órgão público do mesmo ente da federação? A questão deve ser decidida internamente. A hierarquia resolve a questão. Por exemplo, se o Ministro da Agricultura e o Ministro do Meio Ambiente, em desacordo, judicializassem o problema, a União seria a pessoa jurídica em ambos os polos processuais, o que não é possível. Contudo, e quanto aos órgãos independentes? Normalmente, por questões orçamentárias, podem ingressar em juízo, de acordo com a súmula 525 do STJ. Cabe destacar que, até pouco tempo, somente José dos Santos Carvalho Filho tratava do assunto. STJ Súmula 525 A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais. O nome correto é Câmara Municipal, e não Câmara de Vereadores. A súmula apresenta uma exceção ao ingresso em juízo por órgão em face de outro órgão, podendo ocorrer para a defesa de direitos institucionais, conforme explicitado pela mesma. Por isso que existe concurso para Procurador do Município e Procurador da Câmara Municipal, por exemplo; assim como para Procurador do Estado e Procurador da Assembleia Legislativa. Página9

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO A CRIAÇÃO DO NOVO MINISTÉRIO Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 1 CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

AULA 03. Hely Lopes Meirelles classificou os órgãos da seguinte maneira:

AULA 03. Hely Lopes Meirelles classificou os órgãos da seguinte maneira: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 03 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 03 CONTEÚDO DA AULA: Classificação do Órgão

Leia mais

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA SEGURANÇA PÚBLICA A quem incumbe? É dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Na CF: arts. 144 e 42 Finalidades Preservação da ordem pública Preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA 1. Introdução Segurança Pública 2. Órgãos Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL - Parte 1 Prof. Roberto Moreira de Almeida Introdução A polícia judiciária é o órgão de segurança pública incumbido de investigar e reprimir a prática de ilícitos penais (crimes e contravenções

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts ADVOCACIA CF/1988 - Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça; Seção II Da Advocacia Pública arts. 131-132, e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública

Leia mais

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar:

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar: Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Exercícios sobre Funções Essenciais da Justiça / Aula 27 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 27 Essa aula será dedicada a resolução

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 Modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal,

Leia mais

AUTARQUIA TRADICIONAL

AUTARQUIA TRADICIONAL Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia / Aula 07 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 07 No final da aula passada falamos do gênero entidade autárquica. Foi feito

Leia mais

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Ref. Proc. nº 5236/13 Proposição: PEC 412/2009 Ementa: Altera o 1º do art. 144 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização da Polícia Federal. Explicação da Ementa:

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

1. Organização 2. Perfil Constitucional 3. Conceito 4. Princípios 5. Objetivos 6. Autonomia 7. Chefia Institucional DPGE-RJ Defensoria Pública Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco

Leia mais

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA Constituição da República Federativa do Brasil Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU

LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU 1. A Advocacia Geral da União: 1.1. Perfil Constitucional: funções institucionais. 1.2. Lei Complementar n. 73/93, arts. 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e

Leia mais

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional 7 4 5 16 Questões Difíceis 3 3 2 8 Questões Fáceis 4 1 3 8 Total geral 7 4 5 16 Quant.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Sistema constitucional de remuneração Prof. Thamiris Felizardo -Vencimento X Remuneração X Subsidio Vencimento - a própria retribuição pecuniária

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teto, teto específico e subteto de remuneração. Limites definidos na Constituição Federal de 1998, com alteração feita pelas Emendas Costitucionais nº 41 e nº 47 Marcos Antonio da

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

A Remuneração dos Auditores-Fiscais

A Remuneração dos Auditores-Fiscais A Remuneração dos Auditores-Fiscais Introdução A intenção deste estudo é de verificar a possibilidade de incremento de remuneração dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, sem afetar o subsidio,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura) Altera o Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça do Título IV Da Organização dos Poderes

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Elaboração do Projeto Parte 2 Prof. Sergio Barata D) Não envio do PLOA no prazo - art. 32, Lei 4.320/64 Art. 32, Lei 4.320/64 - Se não receber

Leia mais

Aula 10 AGÊNCIA REGULADORA

Aula 10 AGÊNCIA REGULADORA Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 10 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGÊNCIA REGULADORA Diferente da agência executiva, que vai executar

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 1. Nome da organização: Departamento de Polícia Federal. QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 2. Endereço: Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Lotes 9/10, Brasília/DF, Brasil. Telefone: 55 61 2024-8366 Fax: 55 61

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). 1 NOTA TÉCNICA Nº 15/2013 Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais

Leia mais

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade

Cargo: Efetivo (de carreira ou isolado) adquire estabilidade Em comissão livre exoneração Vitalício adquire vitaliciedade CAMPUS Capítulo 5 Administração Pública e Servidores Públicos Disposições Constitucionais 189 Servidor público em sentido estrito (regime estatutário) Cargo efetivo Cargo em comissão Adm. Direta, autárquica

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Ministério Público Constituição Federal Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos bens públicos.

Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos bens públicos. Turma e Ano: Flex B Matéria / Aula: Administrativo aula 7 Monitora: Luiza Jungstedt Professor: Luíz Oliveira Castro Jungstedt Hoje vamos finalizar o estudo do servidor público e dar inicio ao estudo dos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Cargo, emprego, função Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Concurso Público -O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável

Leia mais

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches

Acumulação de Cargos/Proventos. Cleuton Sanches Acumulação de Cargos/Proventos Cleuton Sanches Referências Constitucionais Art. 37. XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Art. 107 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO Professor Gilcimar Rodrigues CONCEITO/DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO (Art. 127, CF) (art. 1, Lei 8.625) (art. 1, LC 106/2003) INSTITUIÇÃO PERMANENTE Essencial à Justiça

Leia mais

Novo Regime Fiscal: EC 95/2016. Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Novo Regime Fiscal: EC 95/2016. Prof. Dr. Giovanni Pacelli Novo Regime Fiscal: EC 95/2016 Projeto do curso 2 Tópicos Itens do programa Quantidade de aulas 1 -Princípios orçamentários. 2 2 -Orçamento público e sua evolução. -Orçamento como instrumento do 1 planejamento

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO VARA DA SINDFLEGO - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO GOIANO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Garantias do Poder Judiciário e de seus Membros Profª. Liz Rodrigues - As garantias do Poder Judiciário visam assegurar a sua independência e autonomia. - Novelino

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Sistema S / Aula 26 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 26 Sistema S Vamos estudar o Sistema S (Sistema do Serviço Social Autônomo),

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário.

O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. O Vice-Prefeito e o desempenho de funções no Poder Executivo: atuação, responsabilidade, subsídio, o acúmulo, férias e 13º salário. Atuação As demandas em relação ao Prefeito aumentam cada vez mais. Logo,

Leia mais

Vamos completar as colocações sobre as leis orçamentárias que a LRF nos oferece.

Vamos completar as colocações sobre as leis orçamentárias que a LRF nos oferece. Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual e Créditos Adicionais / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Vamos completar as colocações

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO AS QUESTÕES DE NÚMEROS 21 a 26 SÃO BASEADAS NA LEI COMPLEMENTAR N.º 34, DE 12-9-94, COM A REDAÇÃO RESULTANTE DE ALTERAÇÕES POSTERIORES. QUESTÃO 21: NÃO se inclui entre os órgãos

Leia mais

José Afonso da Silva, Pedro Lenza, Alexandre de Moraes e Maria S. Z. Di Pietro

José Afonso da Silva, Pedro Lenza, Alexandre de Moraes e Maria S. Z. Di Pietro SEGURANÇA PÚBLICA José Afonso da Silva, Pedro Lenza, Alexandre de Moraes e Maria S. Z. Di Pietro Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Polícia e Segurança Pública São dois termos que

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica:

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto 1 Segunda-feira Ano VI Nº 374 Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica: LEI ORDINÁRIA Nº 1092/2016, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 - Fixa os subsídios do Prefeito,

Leia mais

Parecer Jurídico Nº 005/2015/UVC Consulente: Ver. Reginaldo Araújo da Silva Presidente Órgão: Câmara Municipal de Jaguaruana.

Parecer Jurídico Nº 005/2015/UVC Consulente: Ver. Reginaldo Araújo da Silva Presidente Órgão: Câmara Municipal de Jaguaruana. Parecer Jurídico Nº 005/2015/UVC Consulente: Ver. Reginaldo Araújo da Silva Presidente Órgão: Câmara Municipal de Jaguaruana. Ementa: PAGAMENTO DE VERBAS INDENIZATÓRIAS A VEREADORES PELO COMPARECIMENTO

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO. Art. 1º A Constituição Federal passa a vigorar com as seguintes alterações: Art COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A APRECIAR E PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40-A, DE 2003, QUE "MODIFICA OS ARTS. 37, 40, 42, 48, 96, 142 E 149 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, O ART. 8º DA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico e Analista do MPU PROFESSOR: Rodolpho Bacchi Este curso é protegido por direitos

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 Altera dispositivos da Lei Complementar n. 221, de 31 de dezembro de 2010, que Dispõe sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2017 Altera os arts. 21, 22, 42 e 144 da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) para federalizar os órgãos de segurança pública.

Leia mais

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock Série Provas e Concursos Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock ELSEVIER 5.6. Resumo AGENTES PÚBLICOS (segundo Hely Lopes Meirelles): 1. Agentes políticos Aqueles no alto escalão dos

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a organização e o funcionamento da Assessoria Jurídica Estadual, estrutura a Carreira e o Grupo Ocupacional dos titulares

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Despesa Pública. Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Despesa Pública Despesas com pessoal e as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -Definição Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar,

Leia mais

Legislação aplicada à PF. Lei nº 7102/1983

Legislação aplicada à PF. Lei nº 7102/1983 Legislação aplicada à PF Lei nº 7102/1983 Considerações Iniciais 3 4 5 Organização administrativa Vamos estudar o quê? Ilustração... Vamos estudar o órgão públicos já que o DPF, é órgão... - conceito -

Leia mais

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Ordem Social 4 31% 2 Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas 4 31% 3 Direitos e Deveres Individuais

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE (Do Poder Executivo) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 40, DE 2003 (Do Poder Executivo) Modifica os artigos 37, 40, 42, 48, 96, 142 e 149 da Constituição Federal, o artigo 8º da Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Período: 2008-2017 Sumário Direito Constitucional... 3 Formas de Estado e de Governo, Sistemas de Governo, e Separação de Poderes... 3 Eficácia das

Leia mais

A Polícia Judiciária Federal

A Polícia Judiciária Federal ESTUDOS, CONFERÊNCIAS E NOTAS A Polícia Judiciária Federal Jirair Aram Meguerian Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nos termos do art. 21 da Constituição Federal, compete

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

Nota Técnica: Autos nº da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL

Nota Técnica: Autos nº da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL Brasília, 14 de junho de 2013. Nota Técnica: Autos nº 1999.34.00.014681-2 da 20ª VARA FEDERAL DO DISTRITO FEDERAL Interessado: SINDICATO NACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS FEDERAIS AUTÁRQUICOS NOS ENTES DE FORMULAÇÃO,

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição da República Federativa d o Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas

Leia mais

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR

Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR Curso/Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Aula: ACUMULAÇÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR AULA 90 Professor(a): LUIZ JUNGSTEDT Monitor(a): PAULA CAROLINE OLIVEIRA Aula nº. 90 ACUMULAÇÃO DE CARGOS E

Leia mais

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2017 TCE/PE - Analista de Gestão - Julgamento) Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

Senador Eunício Oliveira Presidente da Mesa do Congresso Nacional

Senador Eunício Oliveira Presidente da Mesa do Congresso Nacional Ofício nº (CN) Brasília, em de de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Rodrigo Maia Presidente da Câmara dos Deputados Assunto: Encaminha processado de Medida Provisória. Senhor Presidente, Encaminho

Leia mais

Direito Constitucional Português

Direito Constitucional Português Direito Constitucional Português Legislação Fundamental I CONSTITUIÇÃO E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR 1. Constituição da República Portuguesa (depois da VII revisão constitucional Lei Constitucional nº 1/2005,

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TU TRF TJ TJM TR TR JE JT JF JÚRI JD JÚRI CJM CJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TRF TJ TJM TU JE JT TR JF JÚRI JD JÚRI TR CJM CJM Justiça Especializa JEF Justiça

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Paulo Nasser MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 11 TEMA: FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTICA E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia

O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia Objetivo: defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Princípios institucionais:

Leia mais

RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006

RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 RESOLUÇÃO No 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no

Leia mais

INELEGIBILIDADE LC 64/90

INELEGIBILIDADE LC 64/90 LC 64/90 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA Estabelece, de acordo com o art. 14, 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências. Art. 1º São inelegíveis:

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Governo do Estado do Rio Grande do Norte Governo do Estado do Rio Grande do Norte Em Natal RN, 17 de abril de 2009. Mensagem n.º 093/2009 GE Excelentíssimo Senhor Deputado Robinson Mesquita de Faria M.D. Presidente da Assembléia Legislativa do

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional para os servidores do Poder Judiciário e para a magistratura dos Estados

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Lei Orçamentária Anual (LOA) De acordo com o art.

Leia mais

EMENDA Nº PLENÁRIO (SUBSTITUTIVO) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 63, DE 2013

EMENDA Nº PLENÁRIO (SUBSTITUTIVO) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 63, DE 2013 EMENDA Nº PLENÁRIO (SUBSTITUTIVO) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 63, DE 2013 Altera a Constituição Federal para instituir a parcela mensal de valorização por tempo de exercício para os membros do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA Prof. Jean Pitter O CONCURSO BANCA: FGV CARGOS VAGAS REMUNERAÇÃO JORNADA Assistente Técnico Administrativo. 50 R$ 3.284,83 + Alimentação + transporte Analista

Leia mais

Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito.

Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito. Ofício Circular n /2017 Exmo(a). Sr(a). Prefeito(a) do Município Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito.

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014

LEI COMPLEMENTAR Nº. 245 DE 02 DE JULHO DE 2014 PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL Nº , DE 03/07/2014 GOVERNO DE SERGIPE Institui o regime de subsídio para os membros da Defensoria Pública do Estado de Sergipe; altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei Complementar nº 183, de 31 de março de 2010,

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº /210 ORIGEM : SÃO PAULO

Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº /210 ORIGEM : SÃO PAULO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Nº RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 543.253-0/210 ORIGEM : SÃO PAULO RECTE : MUNICÍPIO DE SANTOS RECDOS : ROBERTO LENCIONI NOWILL E OUTRO(A/S) RELATOR:

Leia mais

AGENTES PÚBLICOS (Continuação)

AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Agentes Públicos (Parte II) / Aula 10 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 10 AGENTES PÚBLICOS (Continuação) Na aula anterior

Leia mais

PROC. PENAL DAVI ANDRÉ INQUÉRITO PENAL. fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. (Redação dada pela Lei nº 9.043, de 9.5.

PROC. PENAL DAVI ANDRÉ INQUÉRITO PENAL. fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. (Redação dada pela Lei nº 9.043, de 9.5. 1 PROC. PENAL PONTO 1: INQUÉRITO PENAL PONTO b): INQ. PENAL INQUÉRITO PENAL BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: 1. NORBERTO AVENA 2. NESTOR TÁVORA 3. EDILSON M. BONFIM 4. AURY LOPES JR. 5. DAVI ANDRÉ COSTA SILVA 1.CONCEITO,

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 298, DE 2012 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Institui a gratificação de representação dos juízes estaduais no exercício da jurisdição federal, por delegação. Art.

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional / 2017 Aula: Organização do Estado - Noções Gerais - Territórios Federais - Município e Estado / Aula 27 Professor: Luis Alberto Monitora: Kelly Silva

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Direitos Políticos Inelegibilidades: Lei Complementar 64/90. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Direitos Políticos Inelegibilidades: Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Inelegibilidade 3º Condições de elegibilidade CF, art. 14 4º ao 8º Alguns casos de inelegibilidade 9º Lei complementar

Leia mais