Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional"

Transcrição

1 Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Daniel Marques Nº6 Curso Profissional de Técnico de Multimédia 12ºG

2 Relatório do projeto DM- TORNEIRO MECÂNICO para o cliente Daniel Crespo Marques, desenvolvido como requisito parcial dos módulos curriculares, supervisionado pelos Professores: Alice Pereira, António Andrade, Teresa Fazenda, Carlos Coimbra, Anabela Ferreira e Fátima Ferreira no curso Profissional de Técnico de Multimédia.

3 Agradecimentos Com a finalização deste percurso profissional não podemos deixar de agradecer a algumas pessoas que, direta ou indiretamente, nos ajudaram nesta caminhada tão importante da nossa vida pessoal e profissional. Em primeiro lugar, agradecemos a orientação que nos foi dada pelos professores das disciplinas técnicas, Alice Pereira, António Andrade, Teresa Fazenda, Carlos Coimbra, Anabela Ferreira e Fátima Ferreira durante a elaboração da Prova de Aptidão Profissional. Obrigado por todo o tempo e disponibilidade que sempre demostraram, assim como opiniões e criticas que reforçaram o nosso projeto. Ao corpo docente e não docente da Escola Secundária de Salvaterra de Magos por ter feito com que nos sentíssemos em casa. E por terem criado todas as condições necessárias para estes três anos de curso. Por fim, mas não menos importante, agradecemos a nossa família e amigos porque sem eles, dificilmente conseguiríamos chegar até aqui, e por estarem sempre lá para nos amparar, criticar e congratular fazendo-nos sentir pessoas melhores.

4 Índice Agradecimentos... 3 Resumo... 5 Introdução... 6 Desenvolvimento... 7 Enquadramento teórico... 7 Linguagem de Programação... 8 Disciplinas influentes no projeto... 8 Apresentação do projeto... 9 Anteprojeto... 9 Gantt Project Briefing Escolha do Nome Logótipo Construção Cor Manual de Normas Gráficas Website Tema e as funcionalidades do Sublime Text Página Inicial Quem Somos Serviço A Empresa Contactos Redes sociais Dificuldades surgidas durante a elaboração do projeto Cartão de Visita Conclusão Anexo Anexo

5 Resumo O presente relatório da Prova de Aptidão Profissional visa descrever o nosso Projeto Final desenvolvido durante o corrente ano letivo e refletir sobre os problemas e dificuldades inerentes ao Projeto. Consiste na demostração dos conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de curso e visa explicar o desenvolvimento sequencial do Projeto.

6 Introdução No âmbito da Prova de Aptidão Profissional, exploramos um tema que na nossa apreciação sensibiliza grande parte da população. A este tema associamos o nosso conhecimento de aprendizagem adquirido no Curso Profissional de Multimédia. A nossa Prova de Aptidão Profissional tem o nome de DM-Torneiro Mecânico, sendo este o nome de uma empresa em que vamos criar um site e um cartão de visita. O produto surgiu com o intuito de divulgar a empresa na web, para também o nosso cliente ser mais conhecido e ter mais trabalho. Todo este projeto surgiu, quando o nosso cliente falou connosco sobre a empresa em que omitia e que estava a precisar de ser divulgada na web, para que tivesse mais procura. O Projeto baseou-se na construção de uma nova imagem e de um website para uma empresa, passando pelas várias fases de construção como a elaboração de um logótipo, dar a conhecer a empresa na web, e a realização de um cartão de visita. Inicialmente esboçamos todo o processo de construção e organizamos todas as tarefas por partes. Com a utilização do programa Gantt Project, foi possível realizar um plano de trabalho permitindo uma melhor organização/planificação do projeto. Na elaboração da prova de aptidão profissional utilizamos vários softwares ensinados no decorrer do curso e exploramos outros. Utilizamos os seguintes softwares: Sublime Text 3, Adobe Illustrator CC 2015 e o Adobe Photoshop CC 2015.

7 Desenvolvimento Enquadramento teórico Software utilizado Para a realização da Prova de Aptidão Profissional, recorremos aos softwares lecionados durante os três anos de curso e exploramos novos. Sublime Text 3: serve para editar vários tipos de linguagem de programação organizada. Na nossa Prova de Aptidão Profissional utilizamos o Sublime Text 3 para o código do template do meu site. Adobe Illustrator CC: serve para criar e editar imagens vetoriais da Adobe. Na nossa de Aptidão Profissional utilizamos o Adobe Illustrator para a criação do logótipo final. Adobe Photoshop CC: serve para a edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão. Desenvolvido pela Adobe Systems. Na nossa Prova de Aptidão Profissional utilizamos o Adobe Photoshop para a edição de imagens de conteúdo do site e para o estudo de logótipos iniciais. Gantt Project: é um programa criado para o agendamento das tarefas de um projeto em diferentes etapas, baseado no Diagrama de Gantt.

8 mensais. Utilizamos o Gantt Project para planear todo o projeto, organizando as tarefas Linguagem de Programação Html/Css/Jquery HTML organiza o conteúdo em diversos elementos e foi usado para fazer todas as alterações da funcionalidade do website; CSS possibilita a criação de estilos de todos os elementos do HTML, ou seja foi usado para alterar o estilo do website; Jquery seleçiona e manipula os elementos HTML e CSS e foi usado para fazer a animação dos links do website, isto é em termos tecnicos, foi criado um atraso no tempo de resposta para tornar a funcionalidade mais suave e mais user-frendly; Disciplinas influentes no projeto Ao longo dos três anos de curso, houve várias disciplinas que nos permitiram chegar ao final e realizar todo este projeto, que se desenvolveu principalmente durante o último ano letivo, a saber: Técnicas de Multimédia, aprendizagem do funcionamento dos softwares; Design, Comunicação e Audiovisuais, aprendizagem da linguagem gráfica/visual e domínio estético; Sistemas de Informação, aprendizagem de ferramentas de gestão e manutenção da Web; Projeto, aprendizagem da metodologia de projeto, dedicado ao desenvolvimento da Prova.

9 Apresentação do projeto A ideia nasceu do nosso cliente com o objetivo de poder divulgarmais esta empresa no mundo da web. Nós discutimos, sobre este tema e chegámos a essa mesma conclusão, que o melhor para a empresa era ser divulgada. O nome DM-Torneiro Mecânico significa Daniel Marques Torneiro Mecânico. No que se refere ao contacto com o cliente, Daniel Marques, e dada a sua importância, tentou ser o mais disponível possível. Este ajudou-nos a resolver as nossas inúmeras dificuldades, desde o início do projeto, até à apresentação final. Como por exemplo, em relação a escolha do logótipo, que tinha de ser relacionado com a empresa. Anteprojeto O anteprojeto consistia no pré-plano da prova de aptidão profissional, neste ficheiro apresentamos o tema, uma descrição sumária, os materiais necessários e os objetivos que propusemos alcançar na realização da mesma. Tivemos como principais objetivos, dos muitos que referenciamos, os seguintes: a colocação do projeto nas redes sociais para divulgar mais a empresa e chamar a atenção do público; fazer um website; criar um novo logotipo; criar um cartão de visita; O anteprojeto pode ser consultado nos anexos (Anexo1), onde apresentamos o ficheiro completo com todos os pormenores que implementamos no início de todo este projeto.

10 Gantt Project O Gantt Project inclui um diagrama de Gantt para realização de projetos de calendarização de tarefas e recursos. Possibilitou-nos planificar o tempo estipulado para a realização de cada trabalho. É possível verificar a planificação do projeto nos anexos (anexo 3). Briefing Em outubro de 2015 nasceu-nos uma ideia que transmitimos ao meu cliente, e que discutimos sobre essa mesma, até chegarmos a um acordo. O nosso projeto é todo relacionado com a divulgação na web, esta seria feita para as redes sociais, tais como, Facebook, Instagram e, eventualmente, Youtube. Mas acabamos por fazer só para a rede Facebook. A criação de um website era obrigatória, com a linguagem de HTML5. Mais tarde, visto que a sua criação levaria muito tempo, e com as dificuldades ao longo da sua realização, foi acordado com o cliente a procura de um template. Escolha do Nome Inicialmente o projeto passou pelo brainstorming do nome da empresa. Tendo sido necessária uma análise bastante detalhada do objetivo do nome. O nome teria de estar relacionado obrigatoriamente com a empresa. Nesse caso, só pudemos escolher um nome: Daniel Marques Torneiro Mecânico; Logótipo Construção Depois da escolha do nome, procedemo-nos ao estudo do logótipo, decidimos realizar uma nova imagem para a empresa, para atrair todo o publico-alvo.

11 O logótipo, sendo direcionado para uma empresa existente, com o nosso conceito tivemos a necessidade de ser concebido sem ruido visual, poucas cores, para futuramente, facilitar a impressão e ser mais económico. Passámos grande parte do tempo inicial do projeto no estudo do logótipo, por exemplo:

12 Logótipo Final: Cor Foi escolhido 2 tons de azul, porque foi acordado com o cliente, que este logótipo se enquadraria nos tons que caracterizam a sua empresa, acabando apenas por ser utilizado 1 dos tons de azul, o mais escuro. Referindo ainda que o outro tom de azul o mais claro, também irá ser utilizado, na respetiva assinatura do mesmo. Fizemos o logótipo de maneira a possuir um tom de azul. A palavra Torneiro Mecânicos tem um tom de azul diferente, para marcar a diferença visual/gráfica. No final de todas as propostas de logótipo foi escolhido um pelo nosso cliente, além das propostas tivemos ainda de adicionar uma assinatura ao simbolo logótipo, ao critério do cliente que foi então o logótipo Final.

13 Manual de Normas Gráficas Com a realização de um logotipo foi necessária a criação de um Manual de Normas Gráficas para proteger o logo de todas as utilizações futuras, não poderá, em circunstância alguma, ser alterado, quer na sua forma, cor ou tipografia. É possível consultar o Manual nos anexos (anexo 2). Website Quanto à construção do website utilizamos um tema, de uma One Page para se tornar mais atual. O website foi desenvolvido com recurso do Sublime text que é um aplicativo de edição de programação. O aplicativo trabalha através de templates, cada template tem um ou mais temas, que ficam ao dispor de quem o adquirir, é também aplicado em vários tipos de plataformas de desenvolvimento devido a sua capacidade de extensão através de plugins e temas. Tema e as funcionalidades do Sublime Text O Sublime Text é um aplicativo que permite editar e manter todo o conteúdo de um site. O Sublime Text, instalado no computador através do site

14 Depois da verificação da sua correta instalação, procedeu-se à introdução do código do template no aplicativo. O template utilizado foi o Creative bootstrap, o qual foi editado por nós. O site DM-Torneiro Mecânico, aplicado no tema Creative, apresenta no canto superior esquerdo do cabeçalho, o logótipo da empresa em azul. Depois, existe um menu no canto superior direito, constituído pelas secções: Quem Somos, Serviço, Empresa, Contatos. Página Inicial Na página inicial, apresenta-se um background com uma fotografia tirada e editada por nós identificada com o serviço do nosso cliente, editado no Adobe Photoshop CC. Nesta Imagem de Fundo criámos uma camada de preenchimento a preto e branco de modo a dar foco no torno que se encontra nessa imagem, acrescentamos também o logotipo no torno de modo a enquadrar-se com toda esta secção inicial. Com a navegação na página inicial, conseguimos visualizar, a seguir ao background, a existência de um menu com destino para outras secções, sendo estas Quem Somos, Serviço, A Empresa e Contatos.

15 Na barra menu criamos uma classe :hover, de modo a tornar-se mais interativa, na mesma classe decidimos retirar alguma opacidade da barra menu e dar uma ligeira transparênçia. Quem Somos Existe uma barra azul (navbar) a separar a próxima secção, o Quem Somos, como o nome indica e ainda existe um pequeno texto centrado em que explica Quem somos e o que fazemos.

16 Serviço Na Secção serviço, resumimos o serviço da empresa e como funciona, assim como algumas informações. A página apresenta 4 icones cada um com texto descritivo centrado por baixo de cada icone. Adicionamos ainda uma classe :hover, com alguma transparência em cada ícone de modo a tornar esta secção mais criativa. A Empresa

17 Na secção A Empresa considera-se a mais importante porque dá a conhecer a empresa. Nesta secção tenho uma galeria com 9 imagens da empresa (exterior/interior) editadas no programa Adobe Photoshop CC, com filtros e vibratilidades iguais e ainda um foco nos objectos de cada uma das imagens. Tenho ainda nesta secção uma animação OVER que quando passa-se com o rato aparece com uma ligeira opacidade uma pequena descrição de cada imagem. Nas imagens inserimos ainda um espaço entre elas de 5px de modo a ficar mais apelativo. Nesta secção decidi usar uma cor diferente das outras para se enquadrar graficamente com o meu logótipo. Contactos Na secção contactos é possível ver a localização da empresa DM-Torneiro Mecânico. Os contactos permitem ao cliente recorrer a informações, poderá mandar uma mensagem por através desta página ou ligar para o número que lá se apresenta. Criámos um link mailito: para enviar mensagens por de forma a ser mais rápido, simples e funcional.

18 Redes sociais Na criação de conta nas redes sociais, inicialmente optámos pela criação de uma conta no Facebook, sendo esta a rede social mais utilizada. As redes sociais facilitam a divulgação das empresas, sendo assim uma grande fonte de comunicação social.

19 Dificuldades surgidas durante a elaboração do projeto Durante a elaboração do projeto, surgiram diversas dificuldades, muitas delas devido à realização do logótipo. Inicialmente, pensávamos que a elaboração do projeto seria fácil, mas ao logo de todo este processo apareceram dificuldades que não foram inteiramente da nossa responsabilidade. Cartão de Visita Antes demais queriamos referir que o cartão de visita não era o que tinhamos planeado e não era o que tinhamos referido no documento ante-projeto, o que tinhamos referido era que iriamos realizar um video promocional, só que como eram muitas tarefas e havia muito trabalho decidimos trocar o video promocional pelo cartão de visita. Com a realização do projeto, surgiram novos obstáculos e um deles é a forma de a divulgar. Com isto realizamos um cartão de visita que é das melhores maneiras das pessoas poderem interiorizar o nosso serviço, e para referir que o cartão de visita é basicamente o bolso do cliente. Pesquisamos templates de cartões de visita, e escolhemos o que se poderia enquadrar gráficamente com toda a imagem gráfica criada para esta empresa, em que iriamos utilizar as cores da mesma. Editamos o cartão de visita no Adobe Photoshop CC, usando as cores do site e do logótipo, fazendo assim um enquadramento gráfico com toda a imagem da empresa. Cartão de visita é, em sentido genérico, um pequeno cartão contendo os dados de contato de pessoas ou corporações.

20 Conclusão Durante estes três anos de curso desenvolvemos capacidades técnicas e científicas da área de multimédia. Inscrevemo-nos no curso sem a grande perceção da influência que a multimédia têm sobre a vida e o mundo que nos rodeia. Mais que um curso, nós consideramos todos estes três anos como sendo uma vocação. A dedicação, empenho e estudo foi para termos as melhores notas. Mesmo que para muitos o ensino profissionalizante seja visto para aqueles com poucas capacidades, nós pretendemos mostrar que poderíamos ser tão bons ou melhores do que os do ensino regular, no entanto estamos a fazer o que gostamos e a seguir os nossos sonhos. No que se refere ao Projeto de Aptidão Profissional, depois de tanto esforço e de luta contra as enumeras dificuldades que surgiram, conseguimos concluir todo este processo atempadamente. Referências da Internet /05/ /05/ /05/2015

21 Anexos Anexo1

22 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SALVATERRA DE MAGOS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE SALVATERRA DE MAGOS Identificação do Grupo: Curso Profissional de Multimédia Pré-plano de Prova de Aptidão Profissional Nr Turma Nome 6 12ºG Daniel Nunes Marques Ano: 2015/2016 Tema Construção de um Site e um Vídeo Promocional sobre a Mecânica Objetivos Construir um site e um vídeo promocional para o meu cliente. Divulgação deste tema Mecânico/Torneiro Mecânico que tem pouca informação na web ou quase nenhuma. Fornecer no site os preços de todos os serviços, todos os contatos da empresa, e todas as informações possíveis que possa existir sobre este tema. Criar um logotipo para este site em que envolva o primeiro e ultimo nome do meu cliente. Fazer um vídeo promocional e se possível cartões de visita. Que o meu cliente tenha futuramente muito lucro com este trabalho que vou desenvolver, acho que divulgado este tema na web irá ficar mais opcional para todo o publico alvo (outras empresas, e pessoas que irão precisar deste tipo de serviço). Descrição Sumária O meu produto irá ser um site destinado ao o meu cliente vir a ter muito mais trabalho e ser mais conhecido por outras empresas, e por todo o público alvo. Vai ser implementado na web e vai disponibilizar as seguintes funcionalidades: - Contatos do cliente - Todas as informações sobre o tema

23 Anexo 2 Anexo 3

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional. Rolhinhas. Henrique José Ferreira N.º

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional. Rolhinhas. Henrique José Ferreira N.º RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Rolhinhas Henrique José Ferreira N.º 15 12.º G Curso Profissional de Técnico de Multimédia Salvaterra de Magos Junho, 2016 Henrique José Ferreira Nº15 12ºG

Leia mais

RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional

RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Joana Neves Nº17 12.º G Curso Profissional de Técnico de Multimédia Salvaterra de Magos Junho, 2016 Escola

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Luís Miguel Diniz Calado Curso Profissional de Técnico de Multimédia Nº19 12ºG Salvaterra de Magos Calado

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Daniel Pereira Nº 4 Rui França Nº 14 Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Bruno Filipe Grilo Seixas, nº 9 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Turma 12º G/H Salvaterra de Magos Junho de 2018

Leia mais

RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Alexandre Miguel Narciso Oliveira Curso Profissional Técnico de Multimédia 12ºJ nº1 Salvaterra de Magos Junho de 2018 Alexandre Oliveira Curso Profissional

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Duarte Pinho Nº11 Rafael Meia Bota Nº21 Curso Profissional Técnico de Multimédia 12ºG Blota Duarte Pinho

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Daniela Sofia Rodrigues Soares Cruz Curso Profissional Técnico de Multimédia 12ºJ Nº4 Salvaterra de Magos

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional. António Serôdio Ferreira Fernandes nº 2 12 G

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional. António Serôdio Ferreira Fernandes nº 2 12 G Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional António Serôdio Ferreira Fernandes nº 2 12 G Marcos André Dias Facha nº 8 12 G Ricardo Filipe Verde Apolinário

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional João Vitorino, João Tavares e Miguel Gonçalves Curso Profissional Técnico de Multimédia Turma I e números 13, 14 e 19 Salvaterra de Magos Julho de 2017 João

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Dinis Figueiras, nº 15 Francisco Arranhado, nº 17 Ruben Guerra,nº 21 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Turma 12G/H

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Gonçalo André Guedes Gouveia Lucas nº10 Mário João Pereira da Silva nº18 Curso Profissional de Técnico de Multimédia 12ºI Salvaterra de Magos 03 de julho

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Diogo Filipe Sampaio Costa Curso Profissional de Técnico de Multimédia 12ºG Número 11 Salvaterra de Magos

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos Curso Profissional de Técnico de Multimédia 2016/2017

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos Curso Profissional de Técnico de Multimédia 2016/2017 Curso Profissional de Técnico de Multimédia 2016/2017 RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Fábio Gomes Nº 7 João Pernes Nº 12 Rafael Assis Nº 20 12ºI Salvaterra de Magos Julho de 2017 Fábio

Leia mais

RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional. Carlos Afonso Correia Calado Nº3 Curso Profissional Técnico de Multimédia

RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional. Carlos Afonso Correia Calado Nº3 Curso Profissional Técnico de Multimédia RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Carlos Afonso Correia Calado Nº3 Curso Profissional Técnico de Multimédia Salvaterra de Magos Junho de 2018 Carlos Afonso Correia Calado Curso Profissional

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Rafael Letra nº 11 12º H Ricardo Santos nº 12 12º H Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Carlos Manuel Ferreira Falhuscas Nº 3 12º H David José Marques Torrezão Nº 5 12º H Curso Profissional de

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional

Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Bruno Joel Silva Moreira Nº 3 Débora Alexandra Sousa Gomes Nº 9 Curso Profissional de Técnico de Multimédia 12ºG Salvaterra de Magos Junho de 2016 Arquimino

Leia mais

Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia (EFA - NS)

Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia (EFA - NS) Proposta de trabalho UFCD 0152 Estrutura de um sítio para internet Nuno António, n.º 22, curso EFA NS Técnico de Multimédia. Tema do sítio: Portfólio do curso técnico de multimédia. O objetivo do web site

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional. João Miguel Correia Pereira Nº 5 12º G

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional. João Miguel Correia Pereira Nº 5 12º G RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional João Miguel Correia Pereira Nº 5 12º G Sandro Filipe Geada Cardoso Nº 12 12º G Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (10º

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (10º Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Ano Letivo de 2017-2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (10º Ano) Cursos Profissionais Módulo Conteúdos Programáticos Objetivos Específicos

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno

20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 20 Escola Digital Manual do Utilizador Aluno 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 20 Escola Digital Visão Geral... 4 2. Autenticação... 6 3. Mural... 7 3.1. Partilhar um comentário... 7 3.2. Comentar um

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL Técnico Auxiliar de Saúde - PLANIFICAÇÃO 2016/2017 DISCIPLINA - TIC

CURSO PROFISSIONAL Técnico Auxiliar de Saúde - PLANIFICAÇÃO 2016/2017 DISCIPLINA - TIC CURSO PROFISSIONAL Técnico Auxiliar de Saúde - PLANIFICAÇÃO 16/17 DISCIPLINA - TIC 1 - Utilização da Internet PLANIFICAÇÃO ANUAL Tempos letivos 1 Utilização da Internet Conhecer e utilizar o correio eletrónico

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIATIVIDADE PUBLICITÁRIA

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIATIVIDADE PUBLICITÁRIA DESIGNAÇÃO Nome: Criatividade Publicitária Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes e profissionais ligados às

Leia mais

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano 07-08 º Período Domínio: Informação Conteúdos Objetivos /Descritores Estratégias/ Recursos Avaliação diagnóstica à disciplina

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional José Torcato Correia Vitor Curso Profissional Técnico de Multimédia 12ºI Nº15 Salvaterra de Magos 3 de

Leia mais

Disciplina: Sistemas de Informação. Módulo nº2 Linguagem de Programação I

Disciplina: Sistemas de Informação. Módulo nº2 Linguagem de Programação I Disciplina: Sistemas de Informação Módulo nº2 Linguagem de Programação I Professora: Sónia Santos Email: formadora.soniasantos@gmail.com 2014 / 2015 Conceitos básicos Técnicas de implantação de páginas

Leia mais

IPCA MANUAL DO UTILIZADOR

IPCA MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR 2012.08.27 ÍNDICE 1 Novidades para 2012-2013... 3 1.1 Aceder à plataforma de ensino a distância do IPCA... 4 1.2 Navegação 5 1.2.1 Página inicial do sítio... 5 1.2.2 A minha página

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA Curso Profissional: Técnico de Gestão e Equipamentos Informáticos PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS GRUPO 550 CICLO DE FORMAÇÃO 2010/2013 ANO LECTIVO 2012/2013 DISCIPLINA:

Leia mais

Prova de Aptidão Profissional Curso Profissional Técnico de Multimédia

Prova de Aptidão Profissional Curso Profissional Técnico de Multimédia Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos Prova de Aptidão Profissional Curso Profissional Técnico de Multimédia Cristiano Bernardo Rodrigues Grousset, N.º 5, 12.º G Daryna Malovichko, N.º 8, 12.º

Leia mais

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB Relatório 1º Período Docente coordenador: Prof. Rui Lopes GRUPO: Ana Rita Daniela Rosa Rui Rodrigues Renato Oliveira Faro,

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA Planificação Anual de Sistemas de Informação 10º ano Ano Letivo 2017/2018 Turma: 10º L1 Professor: Pedro Rocha 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Ema Alexandra Batista Completo Curso Profissional Técnico de Multimédia 12ºJ Nº5 Salvaterra de Magos Junho de 2018 Ema Alexandra Batista Completo Curso Profissional

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO. Prova de Aptidão Profissional. LookMyClothes. Rodrigo Cerquinha

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO. Prova de Aptidão Profissional. LookMyClothes. Rodrigo Cerquinha Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos RELATÓRIO Prova de Aptidão Profissional LookMyClothes Rodrigo Cerquinha Curso Profissional Técnico de Multimédia 12ºG Nº23 1 Escola Básica e Secundária

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática

Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática Planificação Tecnologias da Informação e da Comunicação 7º Ano Ano letivo 2016/2017 Área Disciplinar de Informática DOMÍNIO: INFORMAÇÃO I7 SUBDOMÍNIOS: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO (º semestre setembro a 3 janeiro) DISCIPLINA: TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) ANO: 7º CURSO: 3º ciclo Total de aulas Previstas: 3 07/08 º Período Aulas Previstas: 6 Mês Set. Unidades Temáticas

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIAÇÃO DE VIDEOJOGOS

PROGRAMA DA FORMAÇÃO - CRIAÇÃO DE VIDEOJOGOS DESIGNAÇÃO Nome: Criação de Videojogos Carga horária total: 300 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Interessados na produção de videojogos e em

Leia mais

Tecnologias da Informação e. 7º/8º Anos. Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo: 2012/2013. Professora: Marlene Fernandes. (Marlene Fernandes) / /

Tecnologias da Informação e. 7º/8º Anos. Comunicação PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo: 2012/2013. Professora: Marlene Fernandes. (Marlene Fernandes) / / PLANIFICAÇÃO ANUAL Tecnologias da Informação e Comunicação 7º/8º Anos Ano Letivo: 2012/2013 Professora: Marlene Fernandes (Marlene Fernandes) / / INFORMAÇÃO Metas Curriculares - Tecnologias da Informação

Leia mais

APRESENTAÇÃO & SERVIÇOS

APRESENTAÇÃO & SERVIÇOS APRESENTAÇÃO & SERVIÇOS Quem sou Me chamo Luiza Tomasuolo, formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhei em diversas agências, mas a minha vontade de dar um propósito ao

Leia mais

Professor: João Macedo

Professor: João Macedo Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras

Leia mais

Curso: Especializado Web Design

Curso: Especializado Web Design Curso: Especializado Web Design Duração: 171h Área formativa: UX & UI Sobre o curso Web Design é a extensão do design cujo foco é a criação de websites e documentos disponíveis na internet acessíveis,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL DE CONTEÚDOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL DE CONTEÚDOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PLANIFICAÇÃO SEMESTRAL DE CONTEÚDOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 7º Ano Ano Letivo: 206-207 Grupo de Docência: 550 - Informática 7º Ano *** Ano Letivo: 206-207 N.º DE AULAS (45 ): 4 N.º DE AULAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR

PLANIFICAÇÃO MODULAR PLANIFICAÇÃO MODULAR INFORMÁTICA ANO LETIVO 2016/2017 Grupo de Docência: 550 - Informática Docente: Carla Pinela MÓDULO M6 -PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE FOLHA DE CÁLCULO N.º HORAS / AULAS (45 ) 30 HORAS / 40 AULAS

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional João Daniel Simões Rego Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Nº 10, 12º H Salvaterra de Magos Julho de 2018 João Daniel

Leia mais

Regime: Semestre: 1. Conceitos teóricos. Elementos básicos através dos quais são criadas as imagens gráficas.

Regime: Semestre: 1. Conceitos teóricos. Elementos básicos através dos quais são criadas as imagens gráficas. DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR [11500] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Esta unidade curricular possui um peso de 06 ECTS, que corresponde a cinco horas de contacto semanais. Além destas cinco horas

Leia mais

Criação dum site. Na última aula chegamos a esta página. Marco Soares

Criação dum site. Na última aula chegamos a esta página. Marco Soares Criação dum site Na última aula chegamos a esta página 1 Estilo para as hiperligações do menu Vamos redefinir o aspeto da tag relacionada com as hiperligações (links) Vamos definir um estilo para a tag

Leia mais

SOOS. Simple Organize Office System INDUSTRIA 4.0

SOOS. Simple Organize Office System   INDUSTRIA 4.0 SOOS Simple Organize Office System INDUSTRIA 4.0 WWW.SOOS.PT O QUE FAZEMOS Transforme os processos da sua empresa em digitais, ganhe tempo e dinheiro, com as nossas soluções de software personalizaveis.

Leia mais

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem.

O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Guia de Introdução O Microsoft Publisher 2013 tem um aspeto das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Adicione

Leia mais

earte Portal de Arte e Cultura

earte Portal de Arte e Cultura v 2.0 Tutorial Guia Rápido de Utilização 2008-2011 SIQuant Engenharia do Território e Sistemas de Informação, Lda. Web: www.siquant.pt E-mail: mail@siquant.pt Copyright SIQuant 2008-2011. Todos os direitos

Leia mais

Público-alvo: Estudantes e profissionais ligados às áreas da comunicação, marketing, artes visuais, design ou escrita, com vocação criativa.

Público-alvo: Estudantes e profissionais ligados às áreas da comunicação, marketing, artes visuais, design ou escrita, com vocação criativa. DESIGNAÇÃO Nome: Criatividade Publicitária Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Estudantes e profissionais ligados às

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS À BEIRA DOURO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA À BEIRA DOURO - MEDAS Tecnologias da Informação e Comunicação 7º ANO PLANO DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 2014/2015

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor

Mercado mobile. Fábrica de Aplicativos. Vamos falar sobre, Plano revendedor Plano Revendedor Mercado mobile Fábrica de Aplicativos Vamos falar sobre, Plano revendedor Mercado Estamos com uma oportunidade única de aproveitar o mercado que teve o maior crescimento na história da

Leia mais

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DE PÁGINAS NA WEB Linguagens de Programação O HTML é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais

Curso: FLAGProfessional UX/UI Designer for Web & Mobile

Curso: FLAGProfessional UX/UI Designer for Web & Mobile Curso: FLAGProfessional UX/UI Designer for Web & Mobile Duração: 279h Área formativa: Design Web & Mobile Sobre o curso O Web Design é uma extensão do design cujo foco é a criação de websites e documentos

Leia mais

RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional

RELATÓRIO CRÍTICO. Prova de Aptidão Profissional RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional Filipa Alexandra Patrício Mendes Curso Profissional Técnico de Multimédia Projeto e Produção de Multimédia 12ºI Nº8 Salvaterra de Magos 03 de Julho de 2017

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Unidade Curricular Regime Curso Comunicação e Relações Públicas Ano letivo 2015/2016 Comunicação Digital e Internet ECTS 5 Obrigatório Ano 3º. Semestre 1ºSemestre Horas de trabalho globais Docente(s) António

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar 2º semestre 2010 COMUNICAÇÃO DIGITAL 2010 1 CURSO: Design Gráfico TEMA: Identidade Visual OBJETIVO GERAL: Desenvolvimento de identidade visual

Leia mais

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web Conjunto de questões que se devem colocar quando da criação de um Web site: Para quê? Para quem? O quê? Como? Fase 1: Definir os objetivos do Web site Fase 2:

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014

ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO /2014 ÉSCOLA BÁSICA DE 2º E 3º CICLOS JOSÉ MARIA DOS SANTOS PINHAL NOVO TIC 7º ANO PLANIFICAÇÃO - 2013/2014 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Compreender a evolução das tecnologias de informação

Leia mais

Departamento de Informática e Tecnologias

Departamento de Informática e Tecnologias Departamento de Informática e Tecnologias Critérios de Avaliação para a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação 3º Ciclo Ano Letivo 2016/17 Domínios Informação 7º e 8º ano Compreender a evolução

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. 1. Compreender a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu papel no mundo contemporâneo:

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. 1. Compreender a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu papel no mundo contemporâneo: ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ESCOLA EB2.3 D.MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: TIC ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Informação

Leia mais

Manual do Utilizador Gestor

Manual do Utilizador Gestor Manual do Utilizador Gestor 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 3 20 Escola Digital Visão Geral... 3 2. Autenticação... 5 3. Mural... 6 3.1. Partilhar um comentário... 6 3.2. Comentar um comentário... 6

Leia mais

1.º Período. Domínio Subdomínio

1.º Período. Domínio Subdomínio 1 - A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Subdomínio Informação I7 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; Análise da informação na Diagnóstica; Compreender a evolução

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 7º AN O GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Apresentação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ GIAE Online MANUAL ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pág. 1 de 17 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 SOBRE O MANUAL... 4 Nomenclaturas... 4 Versão... 4 ACESSO... 4 MENU... 5 1- Inicio...

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2015/2016 SUB Informação A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias; 1. Compreender a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo contemporâneo; a) Conhecer os grandes

Leia mais

Página Inicial do Moodle

Página Inicial do Moodle Moodle: Formando 1 Índice Página Inicial do Moodle... 3 Navegar no Moodle... 4 Editar Perfil... 5 a 7 Participar no Fórum... 8 a 9 Entrega de Trabalhos... 10 a 11 Enviar Mensagens aos Participantes...

Leia mais

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA Informação da Prova de Equivalência à Frequência Prova 266 2015 CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 10º, 11º e 12º Anos de Escolaridade PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA 1. Introdução O presente

Leia mais

Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver competências práticas nas principais áreas profissionais da fotografia.

Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver competências práticas nas principais áreas profissionais da fotografia. DESIGNAÇÃO Nome: Fotografia Carga horária total: 250 horas Acreditação profissional: n/a Forma de organização da formação: Presencial Público-alvo: Interessados em fotografia que pretendam desenvolver

Leia mais

V.2 Dispositivos de Interacção VI WWW VI.3 PADRÕES DE DESENHO WEB. The Design of Sites, Cap. 2 D. Duyne, J. Landay, J. Hong. Melhor e pior?

V.2 Dispositivos de Interacção VI WWW VI.3 PADRÕES DE DESENHO WEB. The Design of Sites, Cap. 2 D. Duyne, J. Landay, J. Hong. Melhor e pior? VI WWW VI.3 PADRÕES DE DESENHO WEB The Design of Sites, Cap. 2 D. Duyne, J. Landay, J. Hong Melhor e pior? 2 1 Resumo Aula Anterior o Artefactos e Práticas de Design o Pirâmide Invertida o Estudo Usabilidade

Leia mais

Relatório da Prova de Aptidão Profissional

Relatório da Prova de Aptidão Profissional Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes Olhão Ano Lectivo: Relatório da Prova de Aptidão Profissional Nome: Ricardo Peleira Nº16 TGPSI, 12ºAno 3ºB

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Newsletters - NWT Versão 1.15 Última revisão: 12/03/2018 2018 Versão: 1.15 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Recensão Crítica ao site ISSUU

Recensão Crítica ao site ISSUU Licenciatura em Ciências da Comunicação 2º ano Ano Letivo: 2012/2013 Unidade Curricular: Projeto Multimédia Docente: Fernando Carrapiço Recensão Crítica ao site ISSUU Ficha técnica: Título: ISSUU URL:

Leia mais

Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Domínio: Informação Subdomínio: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Grandes Marcos da História das TIC; Papel das tecnologias na sociedade contemporânea e as potencialidades da web social;

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Engenharia Informática Ano letivo 2018/2019 Unidade Curricular Tecnologias da Internet ECTS 6 Regime Obrigatório Ano 1 Semestre 1º sem Horas de trabalho globais Docente (s) Carlos Jorge Gonçalves

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Manual de Apoio Website e Assistências às Escolas

Manual de Apoio Website e Assistências às Escolas Manual de Apoio Website e Assistências às Escolas Índice 1.Divulgação de Noticias e Eventos...3 2.Pedidos de Apoio à Escola...4 2.1.Novo Pedido de Assistência...4 2.2.Verificar o Estado do seu pedido...

Leia mais

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br

MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? skysis.com.br skysis.com.br MUITO PRAZER SOMOS A SKYWALKER! MAS AFINAL, QUEM SOMOS? A Skywalker Sistemas é uma Startup de produção de conteúdo digital que surgiu em Santo André-SP. Com uma proposta única e inovadora,

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAÍNHA SANTA ISABEL, ESTREMOZ Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano Planificação Anual Ano letivo 2017/2018 Professora: Ana Barreto Domínio: Informação Subdomínio: A informação,

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 7º Ano TIC Planificação Semestral 016-017 DOMÍNIO A informação, o conhecimento

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a dipity M a n

Leia mais

A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 7º Ano (PCA) TIC Planificação Anual 2015-2016 METAS CURRICULARES DOMÍNIO A informação,

Leia mais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais

Marketing Digital Administração de Redes Sociais Marketing Digital Administração de Redes Sociais A empresa EXCLUSIVKEY é uma das maiores empresas portuguesas no setor de Integração de Sistemas de Controlo de Acessos e Bilhética para as áreas de Desporto

Leia mais

GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE

GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE Pais e Encarregados de Educação / Alunos 1 GUIA DE ACESSO AO GIAE ONLINE Pais e Encarregados de Educação / Alunos Este manual tem como finalidade mostrar as funcionalidades

Leia mais

Plano Anual Curricular TIC - Pré-Escolar -

Plano Anual Curricular TIC - Pré-Escolar - Plano Anual Curricular TIC - Pré-Escolar - O Projeto de TIC A elaboração deste projeto tem como objetivo principal a estrutura organizacional das TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação) no Externato

Leia mais

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo Curso online de Aplicações Híbridas Plano de Estudo Descrição do programa O programa de aplicações híbridas tem um enfoque em desenvolvimento para dispositivos móveis que combina os pontos fortes do desenvolvimento

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS (7.º ano) Turmas: A,C DOMÍNIO: INFORMAÇÃO I7 SUBDOMÍNIOS: A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias Análise da informação na

Leia mais

NOBEL XXI. Relatório final CDI COMUNIAÇÕES DIGITAIS E INTERNET. Inês Dias Turma 4;Rui Moreira Turma

NOBEL XXI. Relatório final CDI COMUNIAÇÕES DIGITAIS E INTERNET. Inês Dias Turma 4;Rui Moreira Turma CDI COMUNIAÇÕES DIGITAIS E INTERNET NOBEL XXI Relatório final Inês Dias Turma 4;Rui Moreira Turma 4 10-12-2012 Universidade do Porto: Licenciatura em Ciências da Comunicação; NOBEL XXI/INTRODUÇÃO Nobel

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. Também

Leia mais