MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS
|
|
|
- Anna Marques Vilalobos
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 MINISTÉRIOS DO POVO DE DEUS
2 Novas condições eclesiais
3 A Igreja é como uma família, a filha da mãe Maria. A Igreja, de fato, não é uma instituição fechada em si mesma ou uma associação privada, uma ONG, nem mesmo se deve restringir ao clero ou ao Vaticano Papa Francisco Audiência de
4 Papa Cardeais Arcebispos Bispos Monsenhores Cônegos Sacerdotes Diáconos Sub-diáconos... Antes do Concílio Vaticano II, a Igreja era a sociedade perfeita, constituída pela HIERÁRQUIA POVO como objeto da ação da Igreja
5 Visão jurídica, triunfalista e clerical reduz a Igreja à Hierarquia.
6 A desqualificação religiosa dos leigos Os leigos não são, não sabem e não podem!
7 O Papa Pio X afirma: "A Igreja é, por essência, uma sociedade desigual, ou seja, que compreende duas categorias de pessoas: os pastores e o rebanho; os que ocupam um posto nos diferentes graus da hierarquia e a multidão dos fiéis. E estas categorias são de tal modo distintas uma da outra que só no corpo pastoral (ou seja, a hierarquia) reside o direito e a autoridade necessárias à promoção e direção de todos os membros para o fim da sociedade.
8 Quanto à multidão, não tem outro direito senão o de se deixar conduzir e, qual rebanho manso, seguir os seus pastores". (Vehementer, 1906)
9 Pio XII afirma: Pela vontade de Cristo, os cristãos estão distribuídos em duas ordens, a dos clérigos e a dos leigos. (Encíclica Sinarum Gentes, 1955) A Igreja era uma Sociedade de desiguais, hierarquizada, onde o poder escorria diretamente de Deus para o topo da pirâmide.
10 Com o Concílio Vaticano II a Igreja é POVO DE DEUS que nasce da comunhão Trinitária Povo de Deus são todos os batizados
11 Frente à Igreja clerical, o Vaticano II introduz o conceito bíblico de Povo de Deus, povo de batizados (LG 12)
12 Com a noção de Povo de Deus, a Igreja é a comunidade dos batizados. Todos fazem parte do povo sacerdotal, profético e real, o que inclui os cristãos de outras Igrejas.
13 A noção de povo de Deus, com efeito, exprime a profunda unidade, a comum dignidade e a fundamental habilitação de todos os membros da Igreja à participação na vida da Igreja e à corresponsabilidade na missão. Antes e além de toda e qualquer diferenciação carismática e ministerial, está a condição cristã, que é comum a todos os membros da Igreja (CNBB, Doc 62, 70)
14 Tudo vivido em profunda comunhão e efetiva participação de todos, com cidadania eclesial.
15 A comunhão é a dimensão invisível, interior do povo de Deus, e este é a expressão visível, exterior e histórica da comunhão.
16 Igreja, como Povo de Deus, é "colegial/sinodal (caminhar juntos) e tudo nela deve ser realizado na comunhão e na participação de todos.
17 É preciso superar o binômio: Hierarquia - Laicato pelo binômio: Comunidade - Carismas e Ministérios Conceber a comunidade eclesial como célula de Igreja e lugar de experiência viva de fé e fraternidade evangélica, e de sua missão no mundo e situar os ministérios dentro dela.
18 Filho Pai Espírito PALAVRA E SACRAMENTOS GRAÇA E CARISMAS Comunidade Eclesial Povo de Deus MINISTROS FIÉIS MISSÃO
19 Fica mais transparente a igualdade fundamental de todos os membros da Igreja, vivendo na corresponsabilidade e na diversidade de serviços e tarefas.
20 Antes de se falar em diferenciações carismáticas e ministeriais, é preciso afirmar a igualdade fundamental do povo eleito de Deus: Um só Senhor, uma só fé, um só batismo. (Ef 4,5)
21 Comum a dignidade dos membros; Comum a graça de filhos; Comum a vocação à perfeição. (LG 32) Uma só a salvação; Uma só a esperança e indivisa a caridade.
22 Não há, pois, em Cristo e na Igreja, nenhuma desigualdade em vista de raça ou nação, condição social ou sexo, porquanto não há judeu ou grego, não há servo ou livre, não há homem ou mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gl 3,28; Cl 3,11)
23 O Senhor Jesus, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, faz todo o seu Corpo Místico participar da unção do Espírito pela qual Ele foi ungido. Pois n Ele os fiéis todos se tornam um sacerdócio santo e régio... Não existe membro que não tenha parte na missão de todo o Corpo (PO 2).
24 Processo de estancamento e até de retrocesso
25 a. longo inverno eclesial b. noite escura c. freio e retirada eclesial d. involução e. sonho de uma nova cristandade f. volta à grande disciplina eclesiástica
26 Processo de crescente clericalização, de carreirismo eclesiástico e de discriminação das mulheres nos lugares de responsabilidade eclesial.
27 Abandono do conceito bíblico do "Povo de Deus" Volta ao esquema triunfalista, clerical e jurisdicista de antes do Concílio
28 Na concepção de alguns poucos o ministério volta a adquirir uma roupagem cultual-litúrgica, perdendo a dimensão profética e pastoral.
29 Questionar os fundamentos cristológicos e eclesiológicos de alguns que centram a compreensão ministerial nos aspectos litúrgicoscultuais.
30 A renúncia do Papa Bento XVI foi a expressão da falência de um modelo eclesial
31 Francisco despertou esperanças de um novo começo para a Igreja, tal como aconteceu após o Vaticano II (Cardel Walter Kasper)
32 Retoma com força a eclesiologia do Povo de Deus
33 Com o Papa Francisco, ressurge o protagonismo de todos os batizados Em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário. Cada um dos batizados, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização, e seria inapropriado pensar em um esquema de evangelização realizado por agentes qualificados enquanto o resto do povo fiel seria apenas receptor das suas ações. A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados (EG 120).
34 O mesmo Espírito que dá unidade, cria diversidade no povo de Deus a serviço do Reino. A Igreja, atenta às indicações do Espírito Santo, em função de suas necessidades internas e dos desafios da missão no mundo, vai se estruturando e organizando. (CNBB, Doc. 62,80)
35 O Concílio Vaticano II tornou legítima a aplicação do termo ministério também aos ofícios realizados pelos cristãos leigos e leigas. O Concílio situou os ministérios em relação e função do povo, no povo e para o povo de Deus.
36 Na Igreja definida como povo de Deus, o sujeito é o povo de batizados, todo ele animado pelo Espírito, aonde existem distintos carismas e ministérios.
37 A unidade da Igreja acontece no interior de uma diversidade de rostos, carismas, funções e ministérios.
38 Diversidade que potencializa a missão da Igreja realizada por todos os seus membros, em liberdade, responsabilidade e criatividade.
39 Ministério é, fundamentalmente, um carisma que assume a forma de serviço à comunidade e à sua missão no mundo e na Igreja, e que é como tal acolhido e reconhecido pela Igreja.
40 Os ministérios acontecem em vários modos e graus: 1. Ministérios ordenados: o carisma é reconhecido e instituído mediante o sacramento da Ordem (Ministério da unidade): Bispos, Presbíteros e Diáconos;
41 2. Ministérios não-ordenados, dos cristãos leigos e leigas, fundamentados no sacramento do Batismo, Confirmação e Matrimônio (CfL 23): reconhecidos, confiados e instituídos.
42 Os Bispos dizem: Reconhecemos a importância de abrir aos leigos e leigas espaços de participação, confiarlhes ministérios e responsabilidades em uma Igreja onde todos vivam de maneira responsável seu compromisso cristão (Dap 211 citado Estudos da CNBB 107, nº 126)
43 DUAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS!
CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)
CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser
A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo
1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo
Conselho Arquidiocesano de Pastoral
Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre
Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.
Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,
A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva
A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos
1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio
1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério
ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS
PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas
1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);
Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a
O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A
Pastoral Orgânica O que é Pastoral Orgânica? NÃO É UMA NOVA PASTORAL A SER IMPLANTADA NA IGREJA, NEM UMA PASTORAL ESPECÍFICA, ALINHADA ÀS OUTRAS PASTORAIS, COMO A DA SAÚDE, A DO MENOR, DENTRE TANTAS. NASCEU
19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por
2 IGREJA E SOCIEDADE DOC 105 - CNBB Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt, 5,13-14) E Pano Pastoral Diocese de São Carlos Ano 2018-2019 APRESENTAÇÃO E começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes
Agosto, o Mês Dedicado às Vocações
, o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma
5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo
Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros
Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo
Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir
Teologia Sistemática
Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos
VÓS SOIS O SAL DA TERRA. VÓS SOIS A LUZ O MUNDO.
DOC. 105 DA CNBB CAPÍTULO 2: SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO Vós sois o sal da terra. VÓS SOIS O SAL DA TERRA. Vós sois a lu Vós sois o sal da terra. VÓS SOIS A LUZ O MUNDO.
III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).
III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar
PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,
PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro
O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de
Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico
Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial
Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP)
Apresentação Que a paz do Cristo esteja com você e todos os seus. A mim pelo ofício do dever, apresento este Manual do Ministro Leigo, preparado e organizado pelo Revmo. Pe. Pedro Leandro Ricardo, Reitor
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os
CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil
CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,
Hino do Ano Sacerdotal
Hino e Comentário Pe. Ney Brasil Pereira* * O autor é Mestre em Ciências Bíblicas e Professor no ITESC., p. 167-171. 1 Hino 168 Ney Brasil Pereira Refrão: Ano sacerdotal, ano presbiteral, ano vocacional:
Vocação é missão do cristão leigo no Mundo
Vocação é missão do cristão leigo no Mundo Paróquia Santa Rita de Cássia - Linhares - 11/06/2016 Assessora: Patrícia Teixeira Moschen Lievore O material utilizado é baseado no trabalho do Professor Dr.
renovando a nossa profunda comunhão com Pedro, o Papa Francisco!
São Pedro, na primeira leitura de hoje, dirige-se aos presbíteros recomendando-lhes que cuidem do rebanho com liberdade e coração generoso, dando seu testemunho de presbítero entre eles. Porém, antes desta
O Sacramento da Ordem - V Seg, 29 de Dezembro de :26 - Pe. Henrique Soares da Costa
Pe. Henrique Soares da Costa No artigo passado vimos em que sentido o sacramento da Ordem confere um modo especial de participar do único sacerdócio de Cristo. Veremos, agora como é celebrado este sacramento,
PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS
PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial
A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE
A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir
Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade.
Paróquia missionária O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Renovação das paróquias As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual
Propriedades essenciais da Igreja: a unidade, a catolicidade, a santidade e a apostolicidade
O Instituto de Educação a Distância, IEAD RCCBRASIL, oferece aos carismáticos a oportunidade de se aprofundarem na História da Igreja. O curso tem o objetivo de estudar os modelos eclesiológicos e missionários,
Arquidiocese de Ribeirão Preto
ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos
COMO IGREJA POVO DE DEUS:
Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo
Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 20 e 21 de outubro
Missionária 27º Domingo do Tempo Comum (7/10) Estimados irmãos e irmãs, iniciamos hoje a Missionária que tem como tema Enviados para testemunhar o Evangelho da paz. A Palavra de Deus nos pede para estarmos
A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída
Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas
Teologia Sistemática
Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e
Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso
M E N S A G E M Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso 1. A educação é tão importante na vida do ser humano que, sem ela, ninguém cresce harmoniosamente e ultrapassa um estilo de vida marcado pela
Fiéis em cristo. Direitos e deveres dos fiéis leigos. Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015
Fiéis em cristo Direitos e deveres dos fiéis leigos Paróquia São Francisco de Assis Ribeirão Preto 05/08/2015 A igreja Necessidade de se fazer a distinção quando usamos o termo IGREJA. Quando falamos em
3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente
3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA
Coordenação Pastoral
Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..
Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor
ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão
ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão RESGATE HISTÓRICO O MCC nasceu na estrada. Porque aqui não temos
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Doc. CNBB 105
Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade Doc. CNBB 105 MARCO HISTÓRICO-ECLESIAL DOS LEIGOS E LEIGAS Vamos celebrar 50 anos de encerramento do Vaticano II. Também é oportuno celebrar os 25 anos
IDENTIDADE E MISSÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS: a participação dos leigos na missão da igreja na perspectiva da CNBB
Anais Eletrônicos da Semana de Teologia ISSN 2238-894X XXII Semana de Teologia Simpósio Internacional de Mariologia Maria no Mistério de Cristo e da Igreja Recife, 10 a 12 de maio de 2017 IDENTIDADE E
O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)
I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de
O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1
O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão
Encontros com pais e padrinhos Batismo
ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre
DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS
Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre
CAPÍTULO III. A AÇÃO TRANFORMADORA NA IGREJA e NO MUNDO
CAPÍTULO III A AÇÃO TRANFORMADORA NA IGREJA e NO MUNDO Igreja, comunidade missionária Significa estar a serviço do reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade,
CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE
CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade foi o tema central da 54ª assembleia geral ordinária da CNBB, em abril de 2016, em Aparecida-SP. Com
Iniciação à vida cristã 25/03/17
Iniciação à vida cristã 25/03/17 Onde estamos Cap 6.3 n.º 63 2008 2007 Onde estamos 63 A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã, e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.
ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais
GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco
GRUPO DE ORAÇÃO Formação Missionária Diocese de Osasco Conceito Comunidade carismática presente em um lugar (...) que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a
Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus
Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação
A Koinonia. Igreja da Comunhão. O que significa Uma Igreja da Comunhão e da Participação? Leitura Bíblica Jo 15, 1 5 e 1 Cor 12, 12s
A Koinonia Igreja da Comunhão O que significa Uma Igreja da Comunhão e da Participação? Leitura Bíblica Jo 15, 1 5 e 1 Cor 12, 12s I. A Igreja Comunhão Com esta bonita simbologia da videira, nos é revelada
agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).
agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim
ORAÇÕES VOCACIONAIS. Oração inicial para todos os dias
ORAÇÕES VOCACIONAIS Por ocasião da Ordenação Sacerdotal de Fabrício Dias Passos e da Ordenação Diaconal de Benigno Morales Ignacio e Kossi Pierre Batcho Kadotte Em 3 de agosto de 2019, pela graça de Deus,
Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,
Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na
Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,
Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.
SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo,
O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e
O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,
Santificação dos Sacerdotes
No dia 27 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrado o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Em preparação para a data, o Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães,
NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA. 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana
NOTA PASTORAL REESTRUTURAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA 1. A renovação conciliar na reestruturação da Cúria Diocesana A renovação da Igreja, como comunidade enviada em missão, tão necessária para evangelizar a
Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica
Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Luís: Presidente, irmãos e irmãs,
Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.
Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta
ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)
ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de
LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO
LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:
Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10
Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para
Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6)
5º DOMINGO DA PÁSCOA 14 de maio de 2017 Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6) Leituras: Atos 6, 1-7; Salmo 32 (33), 1-2,4-5.18-19 (R/.22); Primeira Carta de Pedro 2, 4-9; e João 14, 1-12. COR
Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst
Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que
Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa
Igreja Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Nossa agenda Aspectos Gerais da Igreja A Economia Sacramental Visão Histórica da Igreja A Igreja no Século XX Estrutura e Organização
Roteiros Mensais para Grupos
Roteiros Mensais para Grupos MAIO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA INSTRUÇÃO
Foi publicada na última terça-feira, 29/11/205, a Instrução da Congregação para a Educação Católica "acerca dos critérios de discernimento vocacional em relação às pessoas com tendências homossexuais,
VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto
VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas
ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA
ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA 23-24/0102017 Pe. João Paulo PARÓQUIA E INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARÓQUIA E CATECUMENATO LINHAS DE AÇÃO DA CATEQUESE PAROQUIAL A URGÊNCIA DE UMA RENOVAÇÃO PAROQUIAL A
ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA
ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA
O que percebemos... - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas
6 Referências bibliográficas
130 6 Referências bibliográficas Documentos do Magistério Documentos Pontifícios COMPÊNDIO VATICANO II. Constituições, decretos e declarações. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 743 pp. JOÃO PAULO II. Carta
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:
SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE
Quem é o leigo catequista? SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Pessoas que descobrem, na experiência de fé e na inserção na comunidade, a vocação de catequista. Exercem essa missão com esmero, com doação e
I - Conceito e dimensões:
I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados
Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,
Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:
DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP
DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30
3 Conselho Regional de Pastoral (Padres, Diáconos, Reliogosos (as), Leigos (as) da Paróquia
CALENDÁRIO 2019 - OUTUBRO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela Evangelização: Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja. No mês de outubro
Ser e estar na igreja
Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará
15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)
MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido
Onde Situar a Catequese hoje?
Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO
