SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO"

Transcrição

1 SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

2 Objetivo geral do encontro: Ao final deste encontro, o grupo deverá ser capaz de compreender o Matrimônio como uma instituição elevada à categoria de Sacramento por Jesus Cristo, reconhecendo suas dimensões bíblico-sacramental, canônica, jurídica e litúrgica, identificando suas propriedades essenciais e finalidades, bem como as graças advindas dele.

3 O que é um Sacramento? - Compreensão do plano de Deus - Significado da palavra: ação ou celebração sagrada - O que significa: chamado à santificação e comunhão de fé - O que realiza: a graça (vida divina)

4 Os Sacramentos Os 7 sacramentos: - Batismo - Crisma ou confirmação - Eucaristia - Penitência ou Reconciliação - Unção dos Enfermos - Ordem - Matrimônio

5 Os 7 Sacramentos Situações fundamentais da vida humana - 5 individuais: nascer, crescer, alimentar-se, falhar, adoecer - 2 sociais: o casamento e a família, em função da sociedade e o ministério, em função da Igreja

6 Os 7 Sacramentos Outra forma de agrupá-los - Sacramentos da iniciação: fazer o cristão de forma mais plena;

7 Os 7 Sacramentos - Sacramentos de cura: sanar deficiências de ordem moral e corporal;

8 Os 7 Sacramentos - Sacramentos do serviço e da comunhão: existem em função do serviço às pessoas (sociedade) e à Igreja.

9 CASAMENTO (compromisso social e constituição de uma nova casa) X MATRIMÔNIO (união dos cônjuges diante de Deus e da sociedade) X ALIANÇA (pacto, união por casamento)

10 CONCEITO - Matrimônio = ofício ou tarefa da mãe: cuidar do lar e dos filhos - Patrimônio = ofício do pai: prover o sustento da família - Cônjuge = estar sob o mesmo jugo - Consorte = participam do mesmo destino (promessa de ser fiéis na saúde e na doença)

11 Mt 7,24-27: edificar a casa sobre a rocha

12 DIMENSÕES 1. Teológico-bíblica 2. Sacramental 2. Canônica 3. Jurídica 4. Litúrgica

13 DIMENSÕES TEOLÓGICO-BÍBLICA - Gn 1-2: O projeto original de Deus - Gn 3: O Matrimônio na realidade de pecado

14 O projeto original de Deus: a Deus, que criou o homem por amor, também o chamou para o amor, vocação fundamental e inata de todo ser humano. Pois o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, que é Amor (CIC 1604)

15 A vocação para o Amor Que o homem e a mulher tenham sido criados um para o outro, a Sagrada Escritura o afirma: Não é bom que o homem esteja só.

16 A vocação para o Amor A mulher, carne da sua carne, isto é, seu próprio rosto, igual a ele, bem próxima dele, lhe foi dada por Deus como um auxílio ; assim, ela representa Deus, em quem está o nosso socorro.

17 A vocação para o Amor Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne" (Gn 2, 18-25, aqui 24). (CIC 1602 a 1605).

18 A vocação para o Matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme saíram da mão do Criador. O casamento não é uma instituição simplesmente humana. Ainda que a dignidade desta instituição não transpareça em toda parte com a mesma clareza, existe contudo, em todas as culturas, um certo sentido da grandeza da união matrimonial.

19 - ICor 13,1-13: Graças do Matrimônio compreensão e ajuda mútua; generosidade e paciência; fidelidade e fortaleza; aceitação e valorização do sofrimento participação ativa na comunidade

20 DIMENSÃO SACRAMENTAL - É uma aliança pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, tendo como objetivos o bem do marido e da mulher e a geração e educação de filhos. Aliança essa que foi elevada por Jesus à dignidade de sacramento. (Cân 1055, 1)

21 DIMENSÃO SACRAMENTAL - Portanto, entre batizados não pode haver contrato matrimonial válido que não seja, ao mesmo tempo, sacramento. (Cân 1055, 2)

22 O Matrimônio não é tido apenas como lícito; é, ademais, celebrado no Senhor, daí seu caráter sagrado.

23 DIMENSÃO CANÔNICA O Código de Direito canônico define o MATRIMÔNIO como consórcio totius vitae (cân ), apontando rumo a uma integração do homem e da mulher que transcenda o puramente corporal, postulando uma união total e plena, baseada na doação recíproca entre os cônjuges. (Júlio César Capparelli)

24 DIMENSÃO JURÍDICA A doutrina do Código de Direito continua considerando o matrimônio in fieri como um contrato. Se entendemos por contrato o ato jurídico bilateral destinado a regular os direitos das partes, veremos que esse conceito se aplica num sentido muito amplo. Está presente o acordo de vontades de um homem e uma mulher. Esse acordo dá origem a uma série de efeitos jurídicos. (Júlio César Capparelli)

25 DIMENSÃO JURÍDICA Ato jurídico familiar é o ato voluntário, lícito, que tem por finalidade imediata estabelecer entre as pessoas relações jurídicas familiares, bem como criar, modificar, transferir, conservar ou extinguir direitos subjetivos familiares. É um ato jurídico complexo pois é o ato plurilateral para cuja consecução concorrem o consentimento recíproco dos nubentes e o ato de vontade do notário público. (Júlio César Capparelli)

26 DIMENSÃO LITÚRGICA Diz respeito à celebração do Sacramento do Matrimônio, cujas normas estão contidas no Ritual do Matrimônio. A liturgia é a fé celebrada.

27 PASTORAL MATRIMONIAL NA SECRETARIA 1-Instrução da importância do casamento religioso aos noivos que se apresentam 2- Apresentação clara e objetiva da documentação prevista. 3-Catequese e formação nos cursos de noivos 4- Preparação pessoal dos noivos 5-Devida preparação da celebração matrimonial (cân. 1063) 6- Devem ser levados em consideração as disposições da CNBB em seu documento n. 12 ( )

28 AS PROPRIEDADES DO MATRIMÔNIO As propriedades ou características que se referem à natureza do matrimônio são: - a UNIDADE: indica que a união dos cônjuges é de natureza exclusiva. - a INDISSOLUBILIDADE: se refere à união perpétua, independentemente da vontade dos cônjuges ou de outra autoridade.opõe-se ao divórcio.

29 AS FINALIDADES DO MATRIMÔNIO As finalidades o matrimônio são:. 1- No Matrimônio, o homem e a mulher, vivendo em mútua comunhão, completam-se psicológica, espiritual e carnalmente. Cria-se aquela unidade de pessoas que a Bíblia chama de uma só carne, mas que é muito mais do que só união carnal. (I Cor 7, 1-9)

30 AS FINALIDADES DO MATRIMÔNIO As finalidades o matrimônio são: 2- Pelo Matrimônio, o Criador se serve do homem e da mulher para transmitir a vida; por isso, a geração de filhos é parte essencial dele. De fato, Deus disse a Adão e Eva: Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra. ( Gên 1,28; 9,1)

31 O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO Representa a união de Cristo com a Igreja Núpcias de Cristo com a Igreja/Humanidade = Mistério (Ef 5,32)

32 Dimensão Pastoral "A salvação da pessoa e da sociedade está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar.

33 A santificação em Cristo No plano de Deus, o matrimônio - o matrimônio indissolúvel - é o fundamento de uma família sadia e responsável. A aliança conjugal tem sua origem no Verbo eterno de Deus. Nele, foi criada a família. Nele, a família é eternamente pensada por Deus, imaginada e realizada. Por Cristo, ela adquire seu caráter sacramental, a sua santificação. A santificação do matrimônio foi realizada por Cristo com o preço de sua paixão e cruz. E a santificação da família tem a sua fonte no caráter sacramental do matrimônio. Aquele que santifica - isto é, Cristo - e todos aqueles que devem ser santificados - vós, pais e mães; vós, famílias - vos apresentais juntos diante de Deus-Pai com esta súplica ardente, que Ele abençoe o que realizou em vós mediante o sacramento do matrimônio (João Paulo II, Rio de Janeiro, 5 de outubro de 1997).

34 Conclusão O matrimônio, como um desejo de Deus desde a criação, é uma das mais belas vocações dadas por Deus, que criou e chama constantemente à felicidade e à santidade o homem e a mulher. Vamos encerrar aqui este nosso encontro tão rico e proveitoso, pedindo a Deus que nos dê a graça de sermos fiéis à nossa vocação para o Amor e a força necessária para não desanimarmos diante das dificuldades.

35

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

A natureza do Casamento

A natureza do Casamento A natureza do Casamento Rev. Rogério Ferreira de Almeida Baseado no livro: Deus Casamento e Família - Andreas J. Köstenberger Casamento como Sacramento Introdução O Conceito de casamento como sacramento

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja.

Teologicamente, o Matrimónio é considerado como Sacramento porque é a imagem da união de Cristo com a Sua Igreja. A Instituição do Matrimónio foi oficialmente reconhecida como um dos Sacramentos da Igreja no Concílio de Latrão IV (1215). Antes desta data ele foi sempre considerado como uma realidade religiosa distintamente

Leia mais

o sacramento do matrimônio e as causas de nulidade

o sacramento do matrimônio e as causas de nulidade o sacramento do matrimônio e as causas de nulidade Coleção Sacramentos hoje O Sacramento da Confirmação Perspectivas teológico-pastorais, V. M. Goedert Sacramentos da iniciação cristã, Félix Moracho Galindo

Leia mais

Vale reviver as palavras do santo padre. Abaixo, a íntegra do discurso. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Vale reviver as palavras do santo padre. Abaixo, a íntegra do discurso. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Neste domingo, 27 de abril, a Igreja passará a invocar a intercessão de São João Paulo II, o papa das famílias. Durante cerimônia no Vaticano, o papa Francisco irá canonizar dois papas: João Paulo II e

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR Setor PRÉ Matrimonial 1 Setor PRÉ-MATRIMONIAL O Que é e seu campo de ação 2 Setor PRÉ-MATRIMONIAL MISSÃO Preparar crianças, jovens, namorados e noivos para uma autêntica

Leia mais

Sacramento do Matrimônio. Cap. 03 Dom Manoel João Francisco

Sacramento do Matrimônio. Cap. 03 Dom Manoel João Francisco Sacramento do Matrimônio Cap. 03 Dom Manoel João Francisco A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão para toda a vida, recebe da criação seu vigor e sua força,

Leia mais

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros Ser CRISTÃO -> significa acreditar no Deus de Jesus Cristo; mas não é só acreditar -> é esforçar-se para vivenciar: a)

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA

O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA O MATRIMÔNIO CRISTÃO: IMAGEM DE CRISTO E DA IGREJA SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO E A REDENÇÃO DA SEXUALIDADE MATRIMÔNIO Dimensão divina Dom de Deus nos dado no sacramento Dimensão humana Sinais físicos e corporais

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO

INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS E SACRAMENTO DO BATISMO (PARÓQUIA DE SANTA SUZANA - ESCOLA SANTO AGOSTINHO) O QUE É SACRAMENTO? 1 IDÉIA BÁSICA DEUS NÃO QUER VIVER LONGE DO HOMEM; AO CONTRÁRIO, QUER FICAR UNIDO

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo)

O BATISMO NÃO TEM FINALIDADE EM SI MESMO. (Proposição 38 do Sínodo) I - OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ O que se realiza nos sacramentos da iniciação com o ser humano se dá pela graça de Deus Diante destas constatações podemos dizer que a teologia dos sacramentos de

Leia mais

A Santa Sé SANTA MISSA PARA AS FAMÍLIAS HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. 12 de Outubro de 1980

A Santa Sé SANTA MISSA PARA AS FAMÍLIAS HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. 12 de Outubro de 1980 A Santa Sé SANTA MISSA PARA AS FAMÍLIAS HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II 12 de Outubro de 1980 Dilectos Irmãos e Irmãs: 1. Grande alegria enche hoje os nossos corações, pela oportunidade que nos é dada de

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. A revelação A. A revelação em geral B. A revelação geral C. A revelação especial... 30 SUMÁRIO Prefácio do autor... 13 Prefácio da 1ª edição em português... 15 INTRODUÇÃO Religião A. Religião fenômeno universal... 19 B. A natureza essencial da religião... 19 C. A sede da religião... 21 D.

Leia mais

A ALIANÇA MATRIMONIAL

A ALIANÇA MATRIMONIAL A ALIANÇA MATRIMONIAL Introdução Debates sobre casamento estão sempre entre os mais acaloradas. Os fariseus perguntam a Jesus sobre o divórcio e recebem como resposta uma referência ao princípio. Mc 10.2-9

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FAMÍLIA PROJETO DE DEUS A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem

Leia mais

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial 1 Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial A Igreja que acompanha os filhos das famílias Dia do Matrimônio 2 Quando começa a preparação para o matrimônio? 1 E quando começa essa preparação?

Leia mais

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Celebrar a festa de São Bento é para todos nós uma oportunidade a mais para refletir se, de fato, vivemos com seriedade

Leia mais

Ano Jubilar e suas graças

Ano Jubilar e suas graças Ano Jubilar e suas graças O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração

Leia mais

( A. C. C. ) DIRETRIZES BÁSICAS

( A. C. C. ) DIRETRIZES BÁSICAS ALIANÇA DE CASAIS COM CRISTO ( A. C. C. ) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DIRETRIZES BÁSICAS 1ª. PARTE 2ª. PARTE NORMAS DE FUNCIONAMENTO 3ª. PARTE ESQUEMAS DAS PALESTRAS 4ª. PARTE ANEXOS É com satisfação pastoral

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos Batismo

Encontros com pais e padrinhos Batismo ARQUIDIOCESE DE TERESINA Batismo PASTORAL DO BATISMO 3º Momento Palavra de Deus (Leitura na Bíblia) Mt. 28,18-20 MISSÃO UNIVERSAL. Jesus aproximando-se deles, falou: Toda a autoridade sobre o céu e sobre

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem

Explicação das leituras nas. Eucaristia. Crisma ou. Sacramento da Ordem 25 de dezembro Unção dos enfermos Explicação das leituras nas Eucaristias Não furtar Ave-Maria Credo Não levantar falsos testemunhos Jordão bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Fundamentação Bíblica O Espírito de Deus é um dom transformador Juízes são fortalecidos Jz 6,34 Reis são consagrados para governar 1Sm 10,1; 16,13 Profetas

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

A família foi pensada e criada no coração de Deus!

A família foi pensada e criada no coração de Deus! A família foi pensada e criada no coração de Deus! Não foi uma iniciativa humana, mas o próprio Deus a desejou e a constituiu. Quando o homem foi criado, em seu coração foi colocada uma solidão que o fez

Leia mais

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR 59 16 OS SACRAMENTOS DA CURA E DA MISSÃO Os sacramentos da cura são a confissão e a unção dos enfermos. Os sacramentos da missão são o matrimônio e a ordem 16.1 - O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA OU DA RECONCILIAÇÃO

Leia mais

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres Cantemos Músicas para cantar a liturgia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial Jacqueline Mendes Fontes Organização

Leia mais

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação

José Jacinto Ferreira de Farias, scj. A Unção dos Doentes. O Sacramento do Conforto e da Consolação José Jacinto Ferreira de Farias, scj A Unção dos Doentes O Sacramento do Conforto e da Consolação UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA Lisboa, 2010 In t ro d u ç ã o No conjunto dos manuais que a Faculdade de

Leia mais

XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015

XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015 XXVII Domingo do Tempo Comum Ano B 27 de setembro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Da Primeira Leitura escutamos: Não é bom que o homem esteja só... ; do Evangelho: O homem não separe o que Deus uniu.

Leia mais

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho Encontro de Formação de Catequistas Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho - 2013 Conteúdos de cada Etapa Catequese 1ª Comunhão 1ª Etapa (5 à 6 anos) Nessa etapa o catequizando deve ser introduzido nas maravilhas

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 12 Matrimônio fatores de nulidade

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 12 Matrimônio fatores de nulidade Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 12 Matrimônio fatores de nulidade Introdução Nulidade matrimonial Impedimentos (ou impedimentos dirimentes) são proibições legais em circunstâncias objetivas de caráter

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

III. Estrutura Curricular

III. Estrutura Curricular III. Estrutura Curricular 1. Visão de Conjunto das Disciplinas dos Cursos de Graduação em Teologia Aconselhamento Pastoral Antropologia da Religião Antropologia Teológica (Criação) Antropologia Teológica

Leia mais

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer TEXTO BÍBLICO BASE 26. Também

Leia mais

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro I Semana de Liturgia 21 a 25 de setembro de 2015. Sacrosanctum Concilium 50 anos depois. Por uma participação ativa, consciente e plena. Abertura Solo: Abrirei

Leia mais

A Santa Sé SANTA MISSA NO DIA CONSAGRADO AOS JOVENS CASAIS DO ANO SANTO DA REDENÇÃO HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II

A Santa Sé SANTA MISSA NO DIA CONSAGRADO AOS JOVENS CASAIS DO ANO SANTO DA REDENÇÃO HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II A Santa Sé SANTA MISSA NO DIA CONSAGRADO AOS JOVENS CASAIS DO ANO SANTO DA REDENÇÃO HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II Basílica de São Pedro Domingo, 9 de outubro de 1983 1. "Façamos o homem à Nossa imagem,

Leia mais

A ALIANÇA MATRIMONIAL

A ALIANÇA MATRIMONIAL A ALIANÇA MATRIMONIAL Introdução Mc 10.2-9 - A pergunta sobre divórcio recebe como resposta uma referência ao princípio. Jesus apontou o correto entendimento de Gênesis 2.23-24 como resposta à questão

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus

I. CASAMENTO - Uma Aliança Instituída Por Deus 1 de 7 PASTORAL DO CASAMENTO 1 A própria percepção humana entende que a família tradicional se origina e se fundamenta no casamento. Esta realidade sociológica é expressa na Bíblia Sagrada da seguinte

Leia mais

Ano Jubilar e suas graças

Ano Jubilar e suas graças Ano Jubilar e suas graças O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

O Milagre de Dunquerque

O Milagre de Dunquerque O Milagre de Dunquerque A esperança para a família hoje? Um resgate, uma redenção de indivíduos e famílias, uma de cada vez (reavivamento verdadeiro) A Redenção da Imagem de Deus 2 Co 5.17 Se alguém está

Leia mais

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Pr. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito Pr. Davi Merkh Curiosidades Bíblicas: Salmo 118 Você sabia que... *Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia? *Sl 117, antes do Sl 118, é o menor

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais DEFINIÇÃO (segundo Strong) Sacramentos da Igreja Católica: ordenação, Sacramento: crisma, tornar matrimônio, sagrado, extrema dedicar unção, aos deuses, penitência,

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

NOSSO DESTINO: A RESSURREIÇÃO DO CORPO.

NOSSO DESTINO: A RESSURREIÇÃO DO CORPO. NOSSO DESTINO: A RESSURREIÇÃO DO CORPO. O CÉU É UMA EXPERIÊNCIA CORPÓREA Mt 22, 23-32 I COR 2, 9-10 É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Definição À imitação dos Sacramentos A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados

Leia mais

Enfim, casados... Mas de papel passado. Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3

Enfim, casados... Mas de papel passado. Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3 18/03/2012 Enfim, casados... Mas de papel passado Amigado com fé casado é. Romanos 7.1-3 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 17/03/2012 Este dito popular, mesmo que sob as vendas da Justiça Brasileira,

Leia mais

DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM

DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM A HOMILIA E O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ANO B DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM CIC 1602-1617, 1643-1651, 2331-2336: a fidelidade conjugal 1602 A Sagrada Escritura começa pela criação do homem e da mulher,

Leia mais

1. Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja sobre a f...

1. Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja sobre a f... Bem vindo O Papa Francisco proclamou a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar no Vaticano de a 19 de Outubro de 2014 sobre o tema: «Os desafios pastorais da família no

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E DO NAZARENO. JUNTA DE CREDENCIAIS MINISTERIAIS Novembro de 2016

ORGANIZAÇÃO E DO NAZARENO. JUNTA DE CREDENCIAIS MINISTERIAIS Novembro de 2016 ORGANIZAÇÃO E POLITÍCA DA IGREJA DO NAZARENO JUNTA DE CREDENCIAIS MINISTERIAIS Novembro de 2016 A MISSÃO DA IGREJA DO NAZARENO A missão da Igreja do Nazareno é responder à Grande Comissão de Cristo: Ide,

Leia mais

SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS

SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS SACRAMENTOS II APROFUNDAMENTOS 1 1. COMO SE DISTINGUE UM SINAL SACRAMENTAL DE UM SINAL NATURAL? 2 OS SACRAMENTOS CRIAM O QUE ELES SIGNIFICAM, ASSIM COMO AS PALAVRAS E AÇÕES DE NOSSO SENHOR TINHAM UM EFEITO

Leia mais

CASAL CRISTÃO, DOM DE DEUS PARA OS FILHOS

CASAL CRISTÃO, DOM DE DEUS PARA OS FILHOS CASAL CRISTÃO, DOM DE DEUS PARA OS FILHOS D. Tarcisio Nascentes dos Santos Homilia 18 de julho de 2009 Introdução Os filhos são, sem dúvida, o maior dom do matrimônio e constituem um benefício máximo para

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia Catálogo de Publicações Secretariado Nacional de Liturgia Todos os preços indicados incluem IVA à taxa legal em vigor. Fátima, Janeiro de 2013 missais missal romano Formato: 175X255 mm 1.408 páginas Dourado

Leia mais

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor

Leia mais

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze

Chave da semana Catequese com adultos Chave de bronze Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 03-03-2012 CREIO NO ESPÍRITO SANTO 10-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Que quer dizer a Igreja quando professa: «Creio no

Leia mais

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de

O Papa João Paulo II Magno afirma no número 34 da Ecclesia de Côn. Henrique Soares da Costa A Eucaristia faz a Igreja ser corpo de Cristo. Neste corpo, formado por muitos membros, nem todos fazem a mesma coisa, mas cada um tem sua função, seu dom, seu modo específico

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

PROGRAMA DA SEMANA DA FAMÍLIA 07 a 14 de agosto de 2011

PROGRAMA DA SEMANA DA FAMÍLIA 07 a 14 de agosto de 2011 Sábado Políticas Públicas que valorizam a Família Vamos fazer uma partilha sobre o que achamos dos projetos existentes que dizem priorizar a família: Quais são eles? Pontos positivos e negativos. (ex:

Leia mais

Aula 02. A adoração antes da queda

Aula 02. A adoração antes da queda Aula 02. A adoração antes da queda Parte I: Do início de tudo até os patriarcas 03/01 a1 Matrículas. Explicações inicias e introdução ao curso. 03/01 a2 Início de aula 1. A importância e o arranjo pactual

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais