Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE.
|
|
|
- Sara Natal Domingues
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Saiba qual a diferença entre o espumante e produtos substitutos. Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE.
2 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE SGAS Quadra 605, Conjunto A - CEP Brasília - DF Tel.: (+55 61) / Fax.: (+55 61) Roberto Simões - Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho - Diretor Presidente Carlos Alberto dos Santos - Diretor Técnico José Cláudio Silva dos Santos - Diretor de Administração e Finanças Enio Queijada de Souza - Gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronego cio Léa Maria Lagares - Coordenadora Nacional de Fruticultura e de Vitivinicultura Instituto Brasileiro do Vinho - IBRAVIN Alameda Fenavinho, Ed Cx. Postal CEP Bento Gonçalves - RS Tel.: (+55 54) / Fax: (+55 54) Alceu Dalle Molle - Presidente Eduardo Piaia - Vice-Presidente Carlos Raimundo Paviani - Diretor Executivo Coordenação do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Vinhos, Espumantes e Sucos de Uva Janine Basso Lisbôa IBRAVIN Léa Maria Lagares SEBRAE Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, por quaisquer meios empregados eletrônicos, mecânicos, fotográficos, ou outros - constitui violação dos direitos autorais (lei no 9.610/98).
3 1. ESPUMANTE 1.1 O que é um vinho espumante? O vinho espumante é resultante da fermentação da uva sã, fresca e madura, no qual se encontra presente o anidrido carbônico as borbulhas naturais - proveniente da sua fermentação. Há basicamente dois tipos de vinhos espumantes, que assim são definidos segundo a sua forma de elaboração: o espumante e o moscatel espumante. 1.2 Espumante O espumante se diferencia das demais bebidas por ser elaborado a partir de duas fermentações alcoo licas. A primeira fermentação é a mesma que se faz para produzir um vinho tranquilo, sem bolinhas. So para explicar, fermentação é o que ocorre quando a levedura que se encontra presente na uva come o açúcar, que também está presente nela, e o transforma em álcool e anidrido carbônico (as bolinhas ). levedura açúcares fermentação Álcool - Vinho Anidrido carbônico Quando se elabora o vinho, normalmente o anidrido carbônico é liberado. Portanto, não é da primeira fermentação que que vêm as bolinhas. É por haver uma segunda fermentação que este produto se torna tão especial. As duas formas mais utilizadas de se fazer esta segunda fermentação são: Tradicional: a primeira, mais antiga, é denominada método tradicional ou champenoise (por que é assim que é feito em Champagne). Charmat: a segunda é denominada de método charmat. O nome Charmat homenageia o engenheiro que introduziu o referido método na França, Eugène Charmat. Embora muitos considerem que este o tenha inventado, posto que o patenteou em 1907, há indícios de que o verdadeiro autor foi o eno logo italiano Federico Martinotti, que o teria inventado em 1895.
4 1.3 Método tradicional O método tradicional implica em fazer esta segunda fermentação dentro da pro pria garrafa. E é por esta fermentação ocorrer dentro da garrafa, fechada, que o espumante terá as suas bolinhas, pois o anidrido carbônico ficará retido dentro da pro pria garrafa. Mistura dos vinhos com outros, muitas vezes de safras anteriores, para formar o VINHO BASE Uvas 1ª Fermentação Produto Final: Vinho Branco 2ª Fermentação (garrafas) Produto Final: Vinho Espumante 2 a 5 anos Espumante mais complexo O espumante recebe licor de expedição e é engarrafado Disgorgement: tira os sedimentos por congelamento As garrafas são giradas por remuneurs para concentrar os sedimentos no gargalo Fonte: Elaborado com base em GRASSO, Método charmat No método charmat a fermentação acontece em grandes tanques, denominados de autoclaves, e nos quais o anidrido carbônico que normalmente é liberado pela fermentação fica retido. Posteriormente este é engarrafado por meio de um processo especial que preserva as bolinhas e as transporta para as garrafas. O espumante resultante destes dois métodos irá se diferenciar por características organolépticas, tais como cor, sabor e paladar. Espumantes elaborados pelo método tradicional podem apresentar características mais marcantes que aqueles elaborados pelo método charmat. Isso pode ocorrer por que, apo s a segunda fermentação dentro da garrafa, esta pode permanecer um longo tempo deitada, repousando... deixando o vinho em contato com as leveduras. Com o tempo essas leveduras fazem a auto lise se autodestroem e
5 esse processo todos deixa no espumante um toque especial. Mas há alguns parâmetros que são válidos para os dois: O teor alcoo lico do espumante deve ser entre 10 e 13% em volume. O anidrido carbônico ( bolinhas ou perlage) deve ser proveniente exclusivamente da fermentação (não pode ser adicionado), e sua concentração deverá ser de 4 atmosferas à 20 C. Por isso, se não tivermos cuidado ao abrir a garrafa de espumante, ou se deixarmos a uma temperatura muito elevada, com certeza o líquido vai ser projetado para fora com muita força. Uvas Espumante fresco e frutado para consumo imediato Fonte: Elaborado com base em GRASSO, ª Fermentação Produto Final: Vinho Branco O vinho é filtrado, recebe licor de expedição e é engarrafado 3 a 6 meses O vinho branco produzido é misturado com outros vinhos, muitas vezes de outras safras, para formar o VINHO BASE Adição de açúcar e levedo 2ª fermentação (autoclave) Produto final: vinho espumante 1.5 O que é um Brut? Um Sec? Ou um Demi-Sec? Esta expressão traduz a quantidade de açúcar presente no espumante. Assim, um espumante será: Nature até 3g/l Extrabrut até 6g/l Brut de 6 a 15g/l Sec / Seco de 15 a 20g/l Demi Sec Meio Seco Meio Doce de 20 a 60g/l Doce acima de 60g/l 1.6 Mas, como é que sobra esta quantidade de açúcar no espumante? Em regra as leveduras já consumiram todo o açúcar que havia no vinho, e o transformaram em álcool e anidrido carbônico. Todavia, quando o vinho vai ser engarrafado (no caso do método charmat) ou quando é feita a limpeza dos resíduos provenientes das leveduras (no caso do método tradicional) é acrescido ao espumante o chamado licor de expedição. É este que, contendo mais ou menos açúcar, vai definir que tipo de espumante será feito: do extrabrut ao doce. *Na legislação brasileira ainda não há regra para o uso do termo Nature, mas segundo as regras do Mercosul este pode ser utilizado e significa que há menos de 3 gramas de açúcar por litro de vinho.
6 1.7 Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado? Leia bem o ro tulo. Em regra as principais informações, como tipo de produto, graduação alcoo lica, classificação quanto ao teor de açúcar, método de elaboração e marca devem estar no ro tulo principal, da seguinte forma: % de álcool em volume Vinho Branco Espumante Natural Brut Chardonnay Método Charmat 12% vol. 750 ml Nome da variedade Método de elaboração Conteúdo da garrafa Se não tiver as designações obrigatórias desconfi e! 1.8 Qual a diferença entre um Champagne e um Espumante? Alguns nomes podem nos confundir na hora de escolher um espumante, por isso é muito importante saber que Espumante é um tipo de produto, e este pode ser elaborado em diversas regiões do mundo. Algumas regiões possuem características especiais em seu clima, seu solo, seu relevo e inclusive na forma tradicional de se elaborar um espumante, e por isso se tornaram mundialmente conhecidas. Este é o caso de Champagne. Trata-se de uma região localizada na França, que se tornou conhecida por produzir um dos melhores espumantes do mundo. Portanto um Champagne so pode ser produzido em Champagne e com o método tradicional daquela região: o champenoise! Por isso lembre: Todo Champagne é um espumante! Mas nem todo o espumante é um Champagne!!! Fonte: &bih=741&tbm=isch&tbnid=a6bAx2Z_PH_wYM:&imgrefurl= mumulesvignes.files.wordpress.com/2009/11/carte_france_ch.jpg&w=859&h=773& ei=gmn4uopvocqc0axrzicadw&zoom=1&iact=hc&vpx=247&vpy=256&dur=2369 &hovh=213&hovw=236&tx=150&ty=82&sig= &page= 2&tbnh=146&tbnw=164&start=39&ndsp=44&ved=1t:429,r:74,s:0,i: O que é Cava? Outra região que tem se tornado conhecida por produzir bons espumantes é Cava, que localiza-se em várias partes da Espanha. O Brasil também está sendo internacionalmente reconhecido pelo seu espumante, mas até o momento não há um nome específico que o denomine. Por isso o denominamos simplesmente de Espumante.
7 1.10 E o que é prosecco? Prosecco é o nome da uva com a qual é feito o espumante. Isso não quer dizer que o espumante será mais seco ou mais doce, pois ele poderá ser um brut ou um demi-sec. Na Itália, todavia, este é o nome de uma região que para eles se tornou conhecida por produzir espumantes e lá a nossa uva prosecco se chama glera. E já que estamos falando de uva, no Brasil se costuma fazer espumante especialmente a partir da uva branca Chardonnay, que é considerada uma uva internacional, pois é cultivada em todo mundo. O interessante é que em cada lugar ela dá origem a vinhos diferentes e únicos! Também usamos a uva branca riesling itálico para elaborar espumantes, assim como uvas brancas moscato. Com estas se faz o que muitas chamam de blanc de blanc vinhos espumantes brancos feitos de uvas brancas. Mas também se pode elaborar vinhos brancos com uvas tintas! É o que se faz, por exemplo com a uva tinta pinot noir. Estes são os chamados blanc de noir vinhos espumantes brancos feitos de uvas tintas Existe espumante rosé ou tinto? Com certeza! Dependendo da cor da uva que for utilizada e dependendo de como for feita a fermentação, podemos ter: Espumantes Brancos; Espumantes Rosés ou Rosados e Espumantes Tintos ou Rouge. 2. MOSCATEL ESPUMANTE O espumante moscatel, ao contrário do espumante tradicional, passa apenas por uma fermentação dentro de um grande recipiente (autoclave), o qual também não permite que o anidrido carbônico seja eliminado. Ele também é conhecido por ser elaborado pelo método asti, pois é assim que se fazia este produto na região piemontesa de Asti, na Itália. Uva Moscato Bianco Fermentação Centrifugação Processo é repetido até o vinho chegar a graduação alcoo lica de 6-7% Filtragem O moscatel não tem um vinho base. Ele é feito diretamente da sua primeira fermentação. Outra observação é que, como o nome já diz, o espumante moscatel so pode ser elaborado a partir de uvas da família moscatel, que lhe dá as características organolépticas (em especial aquele perfume fresco, frutado) específicas. Asti Espumante O vinho é filtrado e engarrafado Fonte: Elaborado com base em GRASSO, ª fermentação (autoclave) interrompida com teor de açúcar entre 7,5 e 9% Adição de levedo Armazenagem a 0 grau Além disso, sua graduação alcoo lica é mais baixa que o espumante tradicional, ficando entre 7 e 10% em volume. Outra característica que o diferencia é que ele não é classificado em brut ou demi-sec, como o tradicional. Em sua composição deve possuir no mínimo 20g de açúcar, sem um limite máximo. Por fim, o anidrido carbônico deve ser proveniente exclusivamente desta primeira fermentação (não pode ser adicionado), e sua concentração deverá ser de 4 atmosferas à 20ºC.
8 Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado? % de álcool em volume Vinho Branco Espumante Natural Moscatel Processo Asti 7,5% vol. 750 ml Nome da variedade Método de elaboração Conteúdo da garrafa ESPUMANTE É SÓ O ESPUMANTE E O MOSCATEL ESPUMANTE 3. OS OUTROS OS OUTROS PRODUTOS NÃO SÃO ESPUMANTES! E os outros? Além dos dois tipos de espumantes, existem outros produtos, previstos em lei, que apresentam bolinhas, mas que não podem ser confundidos com os espumantes. Bolinhas não são sinônimo de espumante Alguns são também provenientes da uva, como o vinho gaseificado, o vinho frisante e o filtrado doce. Outros são provenientes de outras frutas, como a sidra (que é feita de maçã) e outros fermentados de fruta. Há também produtos que são uma mistura de tudo um pouco, que são conhecidos como bebida alcoo lica mista, pois neles há, além de fermentado, algum destilado alcoo lico (álcool de cana), acrescido dos mais diferentes componentes. Este é o caso, por exemplo, do cooler, da sangria e demais coquetéis.
9 E, dentre aqueles borbulhantes que se definem sem álcool, o que encontramos na verdade são refrigerantes, para quem não pode beber álcool por questões de saúde ou religiosa. Estes podem ser normais ou virem inclusive na versão light e diet, podendo ser de maçã, de uva ou mistos. Vamos explicar as características de cada um: 3.1 Vinho Gaseificado O vinho gaseificado é também um VINHO, com teor alcoo lico de 7% a 14% em volume. Mas, ao contrário do espumante, suas bolinhas são ADICIONA- DAS, mediante a introdução de anidrido carbônico puro, assim como é feito nos refrigerantes. E a pressão deve ser um pouco menor que a dos verdadeiros espumantes: de 2,1 a 3,9 atmosferas. Como saber se estamos comprando vinho gaseificado ou espumante? A lei determina que esta expressão esteja bem clara no ro tulo principal do produto. Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado? % de álcool em volume: Vinho Branco Gaseificado Chardonnay 10% vol. 750 ml Nome da variedade Conteúdo da garrafa: 3.2 Vinho Frisante O frisante é um VINHO, que possui um teor alcoo lico de 7 a 14% em volume e é um pouquinho gaseificado, ou seja, tem uma pressão de 1,1 a 2 atmosferas a 20ºC. Todavia, este gás pode ser NATURAL, proveniente da pro pria fermentação ou ADICIONADO ao vinho depois de pronto. Como saber a diferença? Em regra as bolinhas naturais serão mais fininhas e delicadas que as artificiais. Mas o fabricante deve informar isso na rotulagem. Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado? % de álcool em volume: Vinho Branco Frisante Gaseificado Chardonnay 10% vol. 750 ml Nome da variedade Conteúdo da garrafa: % de álcool em volume: Vinho Branco Frisante Natural Chardonnay 10% vol. 750 ml Nome da variedade Conteúdo da garrafa:
10 3.3 Filtrado Doce O Filtrado Doce é uma bebida proveniente do MOSTO DE UVA (suco de uva), parcialmente fermentado ou não, podendo ser adicionado de vinho de mesa. Não é considerado vinho por que este é exclusivamente a bebida proveniente da fermentação da uva sã, fresca e madura, e o filtrado doce pode ser so parcialmente fermentado. Além disso, tem uma graduação alcoo lica bem baixa, de no máximo 5% em volume. A presença das bolinhas também pode se dar através da ADIÇÃO de anidrido carbônico em até 3 atmosferas. Sua concepção original vem da Itália. Mas do produto original pouco sobrou. Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado? % de álcool em volume Filtrado Doce 3% vol. 750 ml Conteúdo da garrafa 3.4 Sidra Primeiramente: sidra não é espumante, nem vinho, nem é feito de uva. A sidra é uma bebida obtida pela fermentação da MAÇÃ, cuja graduação alcoo lica vai de 4% a 8% em volume. Ao contrário do espumante, ela é proveniente de uma única fermentação e tradicionalmente não era gaseificada. No Brasil a sidra foi regulamentada de uma forma um pouco diferente: - pode ser gaseificada; - pode ser proveniente da fermentação do mosto de maçã, do suco concentrado ou ambos, com ou sem adição de açúcar; - pode ser adoçada e receber outros aditivos (corante, aromatizante); - pode ser desalcoolizada. De qualquer maneira, é so testar: o resultado é um produto completamente diferente do Espumante. Vale ressaltar que há marcas que são reconhecidas no mercado brasileiro como sinônimo de sidra, que popularizou esta bebida no Brasil, mas nem todas são genuinamente SIDRAS!!! Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado? Fermentado de Maçã SIDRA Marca do produto obrigatória Tipo de produto % de álcool em volume 4% vol. 750 ml Conteúdo da garrafa
11 3.5 Fermentado de Frutas Há ainda o fermentado de frutas genérico. Trata-se de uma bebida com graduação alcoo lica de 4% a 14% em volume. Sua elaboração se dá a partir do mosto de fruta sã, fresca e madura de uma única espécie, do seu suco integral ou concentrado, ou polpa, que poderá nestes casos, ser adicionado de água. Este produto pode ser: adicionado de açúcar, de corante, de aromatizante, e, eventualmente, de dióxido de carbono ( bolinhas ). Ele pode ainda ser desalcoolizado. Dentre os fermentados há ainda o HIDROMEL, que é o fermentado de mel, o fermentado de cana e o saquê ou SAKE, que é o fermentado de arroz. Ah, e como fermentado ainda temos a CERVEJA que é obtida pela fermentação alcoo lica do mosto cervejeiro proveniente do malte de cevada e água potável, por ação de levedura e com adição de lúpulo. Sendo que o malte de cevada poderá ser substituído em até 45% por adjuntos cervejeiros, ou seja, cereais maltados ou não-maltados, bem como amidos e açúcares de origem vegetal sim dá para colocar milho e arroz para fazer cerveja! O que mais no s encontramos no mercado referente a este tipo de produto é o seguinte: % de álcool em volume Fermentado de Maçã e Uva 5% vol. 750 ml Conteúdo da garrafa 3.6 Bebida Alcoólica Mista A bebida alcoo lica mista, como o pro prio nome já diz, é uma mistura de bebidas. Dentre estas podemos encontrar o cooler, a sangria e os mais variados coquetéis. Esta deve ter graduação alcoo lica de 0,5 a 54%. Ou seja, pode ser quase de um refrigerante a uma aguardende... Ela pode ser feita de: álcool etílico potável de origem agrícola; destilado alcoo lico simples de origem agrícola; bebida alcoo lica; ou a mistura destes. Ela pode ainda ser adicionada de: bebida não-alcoo lica; de suco de fruta; de fruta macerada; de xarope de fruta; de leite; de ovo; de outra substância de origem vegetal; de outra substância de origem animal. E esta poderá ainda ser gaseificada, adoçada e aditivada (com corantes e aromatizantes). Que mistura! O que a diferencia dos demais produtos na sua rotulagem? Preste atenção: % de álcool em volume Bebida alcoólica mista de açaí e álcool de cana 5% vol. 750 ml Conteúdo da garrafa
12 3.7 Refrigerante O refrigerante é um produto não alcoo lico. Qualquer destas bebidas já mencionadas não poderão ser consideradas sem álcool na dúvida saiba que o que você está tomando é refrigerante. No máximo estas podem ser desalcoolizadas, e neste caso deverão ser identificadas como bebidas desalcoolizadas, que é diferente de bebidas sem álcool. A primeira em regra sofreu todo o processo de fermentação e depois passou por um outro processo para retirar o álcool como o cozimento para que o álcool evapore. A segunda nunca teve álcool. No Brasil, para que uma bebida seja considerada não alcoo lica, ela deve ter até 0,5% de álcool em volume. Isso não quer dizer que ela esteja isenta de álcool, mas que legalmente ela não é considerada uma bebida alcoo lica: não alcoólico alcoólico 0% 0,5% 1% 1,5% 5% 10% % em vol. Para cada tipo de fruta há um percentual mínimo de suco que o refrigerante deverá conter: Uva, Laranja, Tangerina 10% Maçã, Refrigerante Misto 5% Limão 2,5% Guaraná 0,02% Noz de Cola Não dá para confundir as coisas, né? Mas... como é que eu vou encontrar este produto no mercado? Há produtos, perdidos no meio dos espumantes, que em regra possuem um dizer bem grande do tipo não alcoo lico. E em algum lugarzinho da embalagem no s encontramos a definição de que se trata de refrigerante! Infelizmente há empresas que usam a mesma marcar e a mesma embalagem para identificar todos os produtos acima mencionados! Bem, é assim que vamos encontrá-lo na prateleira do supermercado, bem longe dos outros refrigerantes em regra: % de álcool em volume Não alcoólico Refrigerante de Uva 660 ml Conteúdo da garrafa
13 Referências: Lei do Vinho Lei n / Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e outras providências. Decreto do Vinho Decreto n / Regulamenta a Lei n , de 8 de novembro de 1988, que dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados do vinho e da uva. Lei de Bebidas Lei n / dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Decreto de Bebidas Decreto n / Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Regulamento Vitivinícola do Mercosul MERCOSUL/GMC/RES Nº 45/96. GRASSO, Adriana. Disponsível em: Acesso em: 02 abr Este material pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citada a fonte: BRUCH, Kelly Lissandra. 2. Ed. Revista e Atualizada. Bento Gonçalves: IBRAVIN, p. Dúvidas? Sugestões? Estamos a disposição: [email protected]
14
Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE.
Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE. Saiba qual a diferença entre o espumante e produtos substitutos. O que é um vinho espumante? O vinho espumante é resultante da fermentação da uva sã, fresca e madura,
COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.404, DE 2004
COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1.404, DE 2004 Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 89, de 2000 (nº 3.512, de 1997, na Casa de origem). A Comissão Diretora apresenta a redação final do Projeto de
Nem tudo que tem uva é SUCO. Saiba qual a diferença entre o verdadeiro suco de uva e as outras bebidas.
Nem tudo que tem uva é SUCO. Saiba qual a diferença entre o verdadeiro suco de uva e as outras bebidas. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE SGAS Quadra 605, Conjunto A - CEP
Legislação de bebidas não alcoólicas a base de uva
Legislação de bebidas não alcoólicas a base de uva Kelly Lissandra Bruch Assessora Jurídica Instituto Brasileiro do Vinho IBRAVIN Professora da Universidade Luterana do Brasil Assessora Técnica do IRGA
Nem tudo que fermenta vira VINHO.
Saiba qual a diferença entre o vinho e produtos substitutos. Nem tudo que fermenta vira VINHO. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE SGAS Quadra 605, Conjunto A - CEP 70200-904
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 362, DE 21 DE OUTUBRO DE 2009
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA PORTARIA Nº 362, DE 21 DE OUTUBRO DE 2009 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA
INSTRUÇÃO NORMATIVA N o, DE DE DE 2008.
Portaria Nº 64, DE 23 DE ABRIL DE 2008 Situação: Vigente Publicado no Diário Oficial da União de 24/04/2008, Seção 1, Página 9 Ementa: Submete à Consulta Pública, pelo prazo de 60 (sessenta) dias a contar
Considerando a necessidade de estabelecer a identidade e a qualidade dos produtos de cervejaria destinados ao consumo humano;
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 54, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2001 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, SUBSTITUTO DO MINISTÉRIO DA
O vinho mais apreciado do Brasil faz jus a uma roupa nova!
NOVA GARRAFA NOVO RÓTULO A QUALIDADE QUE VOCÊ JÁ CONHECE O vinho mais apreciado do Brasil faz jus a uma roupa nova! A LINHA DE VinhoS de Mesa MioranZa ACABA DE GANHAR UMA NOVA EMBALAGEM. MODERNA E ELEGANTE,
O que é Água Filtrada?
O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante
PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009
PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2009 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,
O PROBLEMA. b-) Qual o melhor processo para se obter a separação desejada neste caso?
INTRODUÇÃO A vida imita a arte. Você certamente já ouviu essa expressão e, como observador e estudante atento de engenharia química, já percebeu quantos processos rotineiros ocorrem ao nosso redor e reproduzem
b) preparado contendo laranja (fruta) e banana (fruta) corresponde a um ingrediente característico;
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição
Light ou diet? O consumo de produtos diet e light cresceu em grande escala no mercado mundial. É visível
Light ou diet? O consumo de produtos diet e light cresceu em grande escala no mercado mundial. É visível nas prateleiras dos supermercados o quanto de espaço eles ganharam. É comum encontrarmos, hoje,
31/10/1992 Jornal Oficial L 316
DIRECTIVA 92/83/CEE DO CONSELHO de 19 de Outubro de 1992 relativa à harmonização da estrutura dos impostos especiais sobre o consumo de álcool e bebidas alcoólicas CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, Tendo
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1122, DE 2013.
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 1122, DE 2013. Susta a aplicação do art. 25 da Instrução Normativa nº 6, de 3 de abril de 2012,
COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA
COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.036, DE 2013 Dispõe sobre a restrição do uso de agentes aromatizantes ou flavorizantes em bebidas alcoólicas e da outras providências. Autora:
REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PRODUTOS DE CERVEJARIA
MERCOSUL/GMC/RES. N 14/01 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL DE PRODUTOS DE CERVEJARIA TENDO EM VISTA : O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 91/93, Nº 152/96 e Nº 38/98 do Grupo
Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET
Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos
ANALISE DE COMPARAÇÃO PAREADA ENTRE CERVEJAS COM DIFERENTES TEORES ALCOÓLICOS (2012) 1
ANALISE DE COMPARAÇÃO PAREADA ENTRE CERVEJAS COM DIFERENTES TEORES ALCOÓLICOS (2012) 1 RIGHI DA SILVA, Raquel 2 ; HELENA RYCHECKI HECKTHEUER, luisa 3 ; BERLESE SUERTEGARAY, Aline 4 ; FLORES, Douglas 4
O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?
Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem
REGULAMENTO TÉCNICO PARA FIXAÇÃO DOS PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE PARA REFRESCO
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº. 544, DE 16 DE NOVEMBRO DE 1998. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe
REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA
2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL E SOCIOECONOMIA RURAL Coisas que você gostaria de saber sobre a nossa bebida favorita mas estava
Manual da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos
Manual da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos Uma conquista O Brasil do futuro é agora: a vida melhorando, o mercado crescendo, novos produtos chegando, tudo acontecendo ao mesmo tempo. E com isto
LINHA - HABITAT. Comercializado em caixas de 6 unidades. Comercializado em caixas de 6 unidades.
Cabernet Sauvignon LINHA - HABITAT Safra - 2008 Fermentação Tanques de aço inoxidável 16 meses de amadurecimento em carvalho francês. Graduação alcoólica 12,5% Lançamento março 2011 Visual Vermelho rubi
ANEXO COMPLEMENTAÇÃO DOS PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO VINHO E DOS DERIVADOS DA UVA E DO VINHO
ANEXO COMPLEMENTAÇÃO DOS PADRÕES DE IDENTIDADE E QUALIDADE DO VINHO E DOS DERIVADOS DA UVA E DO VINHO PARTE I INTRODUÇÃO 1 OBJETIVO Esta norma tem por objeto complementar os Padrões de Identidade e Qualidade
Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos.
Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos. Texto: Christiane Bracco Fotos: Johnny Mazzilli 30 Quem não se lembra da garrafa azul de Liebfraumilch, vinho de origem alemã, sensação
Atividade prática Estudo das misturas: fases e componentes Parte 3
Atividade prática Estudo das misturas: fases e componentes Parte 3 9º ano do Ensino Fundamental/1º ano do Ensino Médio Objetivo Vivenciar conceitos importantes sobre a classificação dos diversos tipos
Muitas têm sido usadas como: moeda em rituais religiosos como símbolos políticos como fonte de inspiração filosófica e artística
Chef André Leite Muitas têm sido usadas como: moeda em rituais religiosos como símbolos políticos como fonte de inspiração filosófica e artística 6 bebidas definem a história mundial: Cerveja Vinho Destilados
O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?
Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem
www.vinhosmaximum.com.br www.vinhosmaximum.com.br [email protected]
Rodovia RS 444, Km 18.3, s/n - Caixa Postal 824 Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS CEP 95700-000 54 3459.1258 3459.1208 [email protected] www.vinhosmaximum.com.br www.vinhosmaximum.com.br
VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI
empreendendo com VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI ÍNDICE O MERCADO MUNDIAL 03 A SUA MARCA 05 ENTENDA A PRODUÇÃO 07 DISTRIBUIÇÃO 11 TERCEIRIZAÇÃO 13 INVESTIMENTO 14 EXIGÊNCIAS LEGAIS
Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
Comissão Vitivinícola Regional Alentejana Regulamento Interno da Rotulagem da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana 21 de Janeiro de 2013 (Revisto a 2 de Maio de 2013) O presente Regulamento estabelece
DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES
DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES Tiago Cavalcante dos Santos Graduando em Química Industrial / DQ / CCT / UEPB Rene Pinto da Silva Graduado em Química Industrial / DQ / CCT
Nesse sistema de aquecimento,
Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)
Aula Nº 2 Empresa - O Empresário
Aula Nº 2 Empresa - O Empresário Objetivos da aula: Nesta aula, vamos definir Empresa, considerando a orientação da legislação. Também vamos conhecer e definir o empresário e os requisitos legais para
produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.
SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa
A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná
AEmpresa A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná Como produção agrícola e beneficiamento de café, feijão, milho e atualmente
MÉTODO DA FERMENTAÇÃO APLICADA À PRODUÇÃO DE VINHOS
MÉTODO DA FERMENTAÇÃO APLICADA À PRODUÇÃO DE VINHOS 1 Thayana Santiago Mendes; 2 João Lopes da Silva Neto; 3 Romulo Charles Nascimento Leite 1 (autor) Discente do curso de Licenciatura em Química - UEPB
I Encontro sobre produção, tecnologias e estudos de cervejas caseiras e industriais
I Encontro sobre produção, tecnologias e estudos de cervejas caseiras e industriais Palestra Legislação para o Mercado Cervejeiro Eng. e Mestre Cervejeiro Evandro L. Bertollo Piracicaba, 25/04/15 Legislação
SEÇÃO IV BEBIDAS EM GERAL, VINHOS E DERIVADOS DA UVA E DO VINHO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS a) Para a importação de bebida, fermentado acético, vinho e
SEÇÃO IV BEBIDAS EM GERAL, VINHOS E DERIVADOS DA UVA E DO VINHO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS a) Para a importação de bebida, fermentado acético, vinho e derivados da uva e do vinho, o estabelecimento deve possuir
Alimentos e Bebidas Vinhos e Espumantes
Comemorativo 80 Anos Este vinho foi especialmente elaborado para comemorar os 80 anos do patriarca Laurindo Brandelli, e os 20 anos da Vinícola Don Laurindo. O cuidado com a terra, o cultivo da videira,
Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS
Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas
Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br
Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para
PARANÁ GOVERNO DO ESTADO
A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro
MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS
MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS 01- Leia o texto: Quando se acende uma vela, pode-se observar que: I- A parafina derrete e logo depois se consolida. II- Aparece fuligem quando colocamos um prato logo acima da
PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA.
PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. 1)Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais. Com respeito a estes materiais,
5 Equacionando os problemas
A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar
catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37
catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 1 Vinho Tinto Seco Fino Cabernet Sauvignon Uva originária da França, produz um vinho tinto seco de cor vermelho-rubi, com reflexos violáceos, boa intensidade e lágrimas
Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil
Análises e Indicadores do Agronegócio ISSN 1980-0711 Indicação Geográfica (IG) para Vinhos no Brasil O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (IN- PI) têm trabalhado
Artigo 10 Como montar uma Loja de Conveniência
Artigo 10 Como montar uma Loja de Conveniência A principal lei do capitalismo é: quanto mais se precisa, mais se vende e mais caro o produto chegará na mão do consumidor. Ou seja: a simples lei da oferta
Panorama vitivinícola do Brasil. Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho
Panorama vitivinícola do Brasil Eng. Agr. Mauro Zanus Chefe-Geral Embrapa Uva e Vinho A Viticultura no Brasil - Uvas de Mesa - Uvas Finas - Uvas americanas/niágara - Uvas para de Vinho de Mesa - Uvas para
Cadastro de Produtos
Cadastro de Produtos Para acessar o Cadastro de Produtos, basta clicar no botão Produtos encontrado na tela principal, ou clicar em Produtos / Serviços > Cadastro. Será exibida a tela do cadastro: Indica
COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações
COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações
Fabricação de Bebidas Cerveja
Fabricação de Bebidas Cerveja Processos Químicos Industriais II 01/12/2011 1 Bebidas Fermentadas & Destiladas A fabricação de bebidas fermentadas evoluiu de uma concepção artesanal para um processo contendo
SISTEMAS LINEARES CONCEITOS
SISTEMAS LINEARES CONCEITOS Observemos a equação. Podemos perceber que ela possui duas incógnitas que são representadas pelas letras x e y. Podemos também notar que se e, a igualdade se torna verdadeira,
Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M.
Material Teórico - Módulo de FRAÇÕES COMO PORCENTAGEM E PROBABILIDADE Fração como porcentagem Sexto Ano do Ensino Fundamental Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados
NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR
NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR Micherlândio dos Santos GUEDES 1, Aleanny Batista de ARAÚJO 2, Katya Rayane da Silva COSTA 2 1 Departamento
Ingredientes: Água, malte, cereais não-maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.
Produtos Cerveja Antarctica Cerveja Antarctica Cristal A cerveja Antarctica Cristal é a primeira cerveja brasileira com embalagem transparente, que foi especialmente desenvolvida para você legar para a
Documento Explicativo
Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos
CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES
CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:
Limite máximo (g/100g ou g/100ml) Legislação. Mistela composta R 04/88
INS 100i CÚRCUMA, CURCUMINA Função: Corante Amargos e aperitivos Cereja em calda (para reconstituição da cor perdida durante processamento) Queijos (exclusivamente na crosta) Iogurtes aromatizados Leites
Introdução à Química Inorgânica
Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,
Vinho é uma bebida resultante da fermentação do suco ou mosto extraído de frutas.
O que é vinho? Vinho é uma bebida resultante da fermentação do suco ou mosto extraído de frutas. Por razões comerciais, de tradição e pela legislação brasileira, assumimos que vinho é a bebida obtida através
Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se
Unidades de volume. Com esta aula iniciamos uma nova unidade. Nossa aula. Volume ou capacidade
A UA UL LA Unidades de volume Introdução Com esta aula iniciamos uma nova unidade do Telecurso 2000: a Geometria Espacial. Nesta unidade você estudará as propriedades de figuras espaciais, tais como: o
ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO TAGUEAMENTO significa etiqueta de identificação. Tagueamentonas indústrias de transformação representa a identificação da localização das áreas operacionais e seus equipamentos.
W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R
8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os
Ensino Fundamental II
Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente
Condições de Acesso da Empresa e do Produto
Condições de Acesso da Empresa e do Produto 1. Condições de Elegibilidade da Empresa A empresa candidata à atribuição do selo Portugal Sou Eu deve observar as seguintes condições de elegibilidade: a) Encontrar-se
Sugestão de Editorial
Sugestão de Editorial Cresce a demanda por produtos vegetais alternativos ao leite Este movimento de substituição já é global As bebidas vegetais, uma alternativa aos produtos lácteos, estão entre os itens
CONTROLE SOCIAL NA VENDA DIRETA AO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS SEM CERTIFICAÇÃO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MA-0011-08_180x180_controle_social.indd 28-29 28 CAPA 01 02.02.09 09:50:10 Data: 02/02/2009 PIT: MA-0011/08 Formato (F): 360x180 Formato (A): 180x180mm
SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2
SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2
Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br
Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO
FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA VINHO Prof(a): Erika Liz 2011 VINHO - DEFINIÇÃO Vinho é a bebida obtida por fermentação alcoólica do suco de uva (mosto). O ph varia entre 2,9 e 3,8. O teor alcoólico varia de 7 a
Capítulo 1 x Você está aqui. IÉIA GERAL E SEUS TÓPICOS COMPREENENO E PRATICANO A partir deste momento, vamos trilhar um caminho que vai levá-lo a redigir organizadamente. Há muitas formas de se alcançar
Separação de Misturas
1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.
QUADRO DO SETOR ALIMENTAR EM SANTA CATARINA 1. PANORAMA DO SETOR DE ALIMENTOS EM SANTA CATARINA
Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (Órgão reconhecido pelo Governo Italiano Decreto Mise29/7/2009) Tel.: +55 48 3027 2710 / Fax: +55 48 3222 2898 www.brasileitalia.com.br [email protected]
Controlar Meu Dinheiro Manual do Participante
Controlar Meu Dinheiro Manual do Participante MP_oficina_sei_controlar_meu_dinheiro.indd 1 13/03/15 12:21 MP_oficina_sei_controlar_meu_dinheiro.indd 2 13/03/15 12:21 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro
DO BRASIL. CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes
DO BRASIL CATÁLOGO DE PRODUTOS vinhos & espumantes O espumante Retrato revela toda a intensidade da uva Chardonnay e do terroir da Serra Gaúcha. As uvas do espumante Retrato provem exclusivamente do vinhedo
Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:
Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,
Boas práticas na manipulação do pescado
Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica
Como ganhar dinheiro recomendando cursos.
Afiliados Cursos Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Conteúdo Apresentação do Autor... 3 Introdução... 4 Panorama do mercado de cursos on-line no Brasil... 4 Objetivo... 5 Requisitos... 5 Métodos
Í n d i c e. Apresentação. Sobre a ELETROS. Sobre o Plano CD CERON. Características do Plano CD CERON
Í n d i c e Apresentação Sobre a ELETROS Sobre o Plano CD CERON Características do Plano CD CERON 3 4 5 6 A p r e s e n t a ç ã o Bem-vindo! Você agora é um participante do Plano CD CERON, o plano de benefícios
muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração
A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,
a) preparado contendo uva (fruta) correspondente a um ingrediente característico:
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 18, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições
3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis
3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos
Recarga dos Extintores
Recarga dos Extintores Orçamentos fechados ou abertos, qual a melhor opção? Com cada vez mais incidentes de incêndio em condomínios nos últimos anos, a atenção dos síndicos e administradores vem sendo
RESULTADO COM MERCADORIAS!!!
RESULTADO COM MERCADORIAS!!! Aula 26/10/2009 RCM Já aprendemos como é contabilizada a venda de uma mercadoria! Os valores das vendas e dos custos foram informados, mas no dia a dia, na maioria das vezes
É um prazer ter você como cliente da Agência WX.
Seja bem vindo! É um prazer ter você como cliente da Agência WX. Agência WX Somos uma equipe jovem e dedicada que procura se comunicar com o cliente de forma clara e objetiva. Agora que vamos trabalhar
