Custos dos Acidentes de Trabalho (AT) e das Doenças Profissionais (DP) Instruções

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Custos dos Acidentes de Trabalho (AT) e das Doenças Profissionais (DP) Instruções"

Transcrição

1 Custos dos Acidentes de Trabalho (AT) e das Doenças Profissionais (DP) Instruções Passos para a avaliação dos custos com acidentes de trabalho e com doenças profissionais: 1º Ler integralmente a folha "Instruções" Antes do preenchimento da folha "Custos dos AT/DP" aconselha-se a leitura integral das instruções. 2º Selecionar os custos relevantes A totalidade dos itens propostos dificilmente será aplicável à generalidade dos acidentes de trabalho/doenças profissionais ou à maioria das empresas, pelo que em cada mapa devem ser assinalados os itens relevantes. A Seleção dos itens a considerar deverá ter por base o quadro "Identificação dos componentes a integrar por rubrica de custo", que se encontra nesta folha de "Instruções", aconselhando-se a sua impressão. 3º Calcular os custos As células com fundo cinzento escuro devem ser preenchidas de acordo com o quadro "Identificação dos componentes a integrar por rubricas de custo", que se encontra nesta folha de "Instruções". 4º Comparar resultado final com indicadores internos. Para determinar a significância dos custos originados pelos acidentes de trabalho e doenças profissionais, estes deverão de ser relacionados com outros indicadores de negócio. Nota: esta ferramenta constitui uma base para ser ajustada pelos seus utilizadores, sempre que se verifiquem custos relevantes, originados pela ocorrência de acidentes de trabalho ou de doenças profissionais, que não estejam contemplados nos quadros a preencher, podendo estas rubricas de custos ser acrescentadas.

2 A folha "Custos de AT/DP" tem a seguinte estrutura: Rubricas de custos originados por acidentes de trabalho e/ou doenças profissionais. n.a. - não aplicável A preencher para valorização do tempo de trabalho gasto em atividades não produtivas, em consequência da ocorrência de acidentes de trabalho e/ou doenças profissionais. Registro dos custos diretos de acidentes de trabalho e/ou doenças profissionais. Devido à diversidade de custos originados pela ocorrência de acidentes de trabalho e de doenças profissionais, verificou-se a necessidade de agrupar as rubricas de custo nas seguintes categorias: - - Custos de Ação Imediata; - Custos de Investigação do Incidente; - Custos da Produção; - Custos do Negócio; - Custos com Ação para Salvaguarda do Negócio Futuro; - Custos com Sanções e Multas; - Custos. O quadro seguinte, "Identificação dos componentes a integrar por rubrica de custo", contém instruções relativas ao preenchimento de cada uma das rubricas de custo, e está estruturado da seguinte forma: - na coluna da esquerda encontram-se as rubricas de custo, com a mesma desagregação da folha "Custos dos AT/DP"; - na coluna da direita encontra-se a tipologia de custos a integrar em cada rubrica.

3 Identificação dos componentes a integrar por rubrica de custo Custos com Ação Imediata Prestação de primeiros-socorros Transporte do acidentado ao hospital/casa - custo do equipamento de primeiros-socorros utilizado. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto pelo(s) trabalhador(es) que socorreram a(s) vítima(s) no momento imediato; - custo do transporte da vítima (táxi, bombeiros, etc.) Segurança da área Combate a incêndios - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto pelo(s) trabalhador(es) no acompanhamento das vítimas; - custo das medidas de segurança no momento imediato (ex.: barreiras, paragem das máquinas, etc.); - custos de evacuação da(s) área(s); - custo dos materiais utilizados para salvaguarda de prejuízos maiores (areia para absorver derrames, etc.). - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto pelo(s) trabalhador(es) com a implementação de medidas de segurança; - custo do equipamento de combate a incêndios utilizado (extintores, etc.). Outras perdas de produção imediatas - na coluna Unidade - tempo (horas) gasto pelos trabalhadores da empresa no combate a incêndios e/ou no apoio a bombeiros; - coluna Unidade - tempo (em horas) de trabalhador(es) indiretamente envolvido(s) na(s) ocorrência(s), e que não foram considerados anteriormente; - outros custos não referidos anteriormente relacionados com a Ação imediata.

4 Custos Investigação do(s) Incidente(s) Tempo gasto pelos trabalhadores na investigação e reporte do(s) incidente(s) Reuniões para discussão do(s) incidente(s) Tempo gasto com inspeções Honorários de consultores na assessoria à(s) investigação(ões) - honorários de consultores. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto no reporte da(s) ocorrência(s) e na investigação (incluindo elaboração de relatório(s) de investigação(ões)); - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto, por trabalhadores e/ou comissões e/ou órgãos de gestão, nas reuniões de discussão da(s) ocorrência(s); - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto com inspeção (inclui preparação de documentação); - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto com pesquisa/seleção e contratação de consultores; - outros custos não referidos anteriormente relacionados com a investigação do incidente.

5 Custos da Produção Limpeza do(s) local(ais) e destruição de desperdícios, equipamento, produtos, etc. - honorários de empresa de limpeza; - custo do equipamento de limpeza utilizado; - custo da destruição de desperdícios (exceto se tiveram valor residual); - custo da remoção dos desperdícios; - valor da produção em curso, que não pode ser reaproveitada e respectivo custo de destruição. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto com a limpeza do local; Reparação de danos Planejamento das atividades de trabalho Compra ou contratação do fornecimento de máquinas e equipamento, de serviços, etc. Investimentos da produção Recuperação do nível de produção standard - contratação de serviços para reparação de danos; - aquisição de peças. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto na identificação e reparação de danos; - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto pelo Diretor/Supervisor no planejamento das atividades, após a ocorrência; - custo com a aquisição/contratação de nova maquinaria/ equipamentos, que não foi possível recuperar. - custos com o investimentos da produção, como por exemplo reposição de máquinas em funcionamento. - acréscimo dos custos de produção para reposição dos níveis de produtividade e da qualidade de produção standard. - outros custos não referidos anteriormente relacionados com o investimento da produção.

6 Custos do Negócio Recrutamento sempre que for necessário substituir trabalhador(es) Salário(s) do(s) trabalhador(es) temporário(s) Formação Adaptação do posto de trabalho - custo com anúncio(s) de recrutamento; - custo com pesquisa(s) de mercado; - subcontratação do(s) processo(s) de recrutamento. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto por Diretores e outros trabalhadores com entrevistas de recrutamento; - trabalho temporário (para substituição de trabalhadores). - custo com formação de novos trabalhadores (para substituição de acidentados); - custo com formação de trabalhadores vítimas de acidentes /doenças (para adaptação ao posto de trabalho ou a novas funções). - custo com adaptação do posto de trabalho para um trabalhador incapacitado. Horas extraordinárias - pagamento de horas extraordinárias para substituição de trabalhadores. Perda de tempo de trabalho - valor das unidades não produzidas em consequência de paragens de produção. Sanções contratuais Cancelamento de encomendas Acréscimos nos prêmios de seguros - coluna Unidade - tempo (em horas) das paragens de produção, exceto as que foram quantificadas na Ação imediata (1º quadro); - sanções contratuais resultantes de atrasos na entrega de encomendas ou decorrentes da deterioração da qualidade da mercadoria ou dos serviços prestados. - valor das encomendas canceladas e da perda potencial de encomendas. - acréscimo do valor dos prêmios de seguros, em resultado do aumento do número de ocorrências de acidentes de trabalho. - outros custos não referidos anteriormente diretamente relacionados com o negócio.

7 Custos com Ação para Salvaguarda Do Negócio Futuro Assegurar clientes - custos com publicidade e marketing para restabelecer a reputação da marca. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto a contactar clientes-chave, garantindo o cumprimento de encomendas e assegurando a qualidade futura dos produtos/serviços. - outros custos não referidos anteriormente relacionados com a Ação para salvaguardar negócio futuro. Custos com Sanções e Multas Despesas legais Tempo gasto com questões legais Multas e custos impostos devido a procedimentos criminosos - honorários de solicitadores e de advogados; - outras despesas legais. - coluna Unidade - tempo (em horas) gasto com questões legais, relacionadas com a(s) ocorrência(s); - valor de multas, por exemplo por falta de comunicação e por danos ambientais. - outros custos não referidos anteriormente relacionados com sanções e multas. Custos - custos não especificados anteriormente.

Custos dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Profissionais

Custos dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Profissionais Custos dos Acidentes de Trabalho e das Doenças Profissionais Introdução "Os acidentes de trabalho e doenças profissionais custam tempo e dinheiro" (Health & Safety Commission, Reino Unido). Apesar de se

Leia mais

CUSTOS DE ACIDENTES. Prof.ª Rosana Abbud

CUSTOS DE ACIDENTES. Prof.ª Rosana Abbud CUSTOS DE ACIDENTES Prof.ª Rosana Abbud Acidente do trabalho: É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a

Leia mais

Guião de auditoria (Instrução n.º 5/2016) Contratação pública de bens e/ou serviços

Guião de auditoria (Instrução n.º 5/2016) Contratação pública de bens e/ou serviços Guião de auditoria (Instrução n.º 5/2016) Contratação pública de bens e/ou serviços Novembro de 2016 ÍNDICE A. Introdução... 3 B. Estrutura do relatório... 3 Contratação pública de bens e/ou serviços GCCI

Leia mais

Condições Gerais de Compra da Sibelco Portuguesa, Lda.

Condições Gerais de Compra da Sibelco Portuguesa, Lda. Condições Gerais de Compra da Sibelco Portuguesa, Lda. 1. ACEITAÇÃO DA ENCOMENDA 1.1.- A nossa encomenda é considerada aceite pelo fornecedor com a totalidade das condições específicas mencionadas nas

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO RESULTADOS PRE

DEMONSTRAÇÃO RESULTADOS PRE DGCF DEMONSTRAÇÃO RESULTADOS PRE CLASSE 7 RENDIMENTOS CONTA RUBRICA TOTAL 2103-Centro de Dia 2101-Serviço de Apoio Domiciliário 71 72 721 722/728 73 74 75 751 7511 7512 752 753 754 76 761 762 763 763 77

Leia mais

POC CÓDIGO DE CONTAS

POC CÓDIGO DE CONTAS POC CÓDIGO DE CONTAS Classe 1 - Disponibilidades 11 - Caixa*: 111 - Caixa A. 112 - Caixa B. 119 - Transferências de caixa*. 12 - Depósitos à ordem*: 13 - Depósitos a prazo*: 14 - Outros depósitos bancários*:

Leia mais

Procedimentos Mínimos de Manutenção: Compartimentação, Revestimentos e Controlo de Fumo. Wilson Simões SERC EVOLUÇÃO

Procedimentos Mínimos de Manutenção: Compartimentação, Revestimentos e Controlo de Fumo. Wilson Simões SERC EVOLUÇÃO Procedimentos Mínimos de Manutenção: Compartimentação, Revestimentos e Controlo de Fumo Wilson Simões SERC EVOLUÇÃO Prestação de Serviços de SCIE no Território Nacional A Comercialização, Instalação e

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL PREENCHENDO A MATRIZ FINANCEIRA

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL PREENCHENDO A MATRIZ FINANCEIRA ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL PREENCHENDO A MATRIZ FINANCEIRA Introdução A matriz financeira está dividida em 3 partes (cada parte numafolha diferente do Excel): Hiperligações Pressupostos Viabilidade

Leia mais

Balancete Geral Resultado Liquido/2017

Balancete Geral Resultado Liquido/2017 1 11 Caixa 271,722.26 269,064.72 2,657.54 111 Caixa 271,722.26 269,064.72 2,657.54 12 Depósitos à ordem 463,309.46 418,154.83 45,154.63 1201 CGD - 0354024740430 444,871.73 402,161.99 42,709.74 1202 CGD

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto.

Destina-se ao fornecimento de dados pessoais do proponente e de suas atribuições no projeto proposto. Introdução INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO Este é um plano de negócio simplificado com o objetivo exclusivo de permitir a avaliação de projetos para incubação. Procure ser objetivo e coerente

Leia mais

C N C. Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES 11 - CÓDIGO DE CONTAS...1

C N C. Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES 11 - CÓDIGO DE CONTAS...1 Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS...1 CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES...1 CLASSE 2 - TERCEIROS*...2 CLASSE 3 - EXISTÊNCIAS*...4 CLASSE 4 - IMOBILIZAÇÕES*...5 CLASSE 5 - CAPITAL, RESERVAS E RESULTADOS TRANSITADOS...6

Leia mais

Proposta de Orçamento para 2017

Proposta de Orçamento para 2017 Proposta de Orçamento para 2017 Introdução A presente proposta de orçamento para o ano de 2017, respeita numa primeira parte ao Conselho Regional do Porto, numa segunda parte às Delegações, e numa terceira

Leia mais

INSTRUTIVO N.º 13/2016 de 08 de Agosto

INSTRUTIVO N.º 13/2016 de 08 de Agosto INSTRUTIVO N.º 13/216 de 8 de Agosto ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE REQUISITO DE FUNDOS PRÓPRIOS REGULAMENTARES PARA RISCO DE CRÉDITO E RISCO DE CRÉDITO DE CONTRAPARTE Havendo necessidade de regulamentar

Leia mais

OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS

OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS OS PRINCIPAIS ORÇAMENTOS 1. Introdução Os orçamentos que podem ocorrer em um projeto durante sua vida útil serão apresentados a seguir. Portanto, é importante estabelecer, também, a determinação da vida

Leia mais

MINUTA PADRÃO DE CONTRATO. Serviços de Consultoria Pequenos Serviços Com Remuneração Baseada no Tempo (Financiados pelo BIRD/AID)

MINUTA PADRÃO DE CONTRATO. Serviços de Consultoria Pequenos Serviços Com Remuneração Baseada no Tempo (Financiados pelo BIRD/AID) ANEXO III MINUTA PADRÃO DE CONTRATO Serviços de Consultoria Pequenos Serviços Com Remuneração Baseada no Tempo (Financiados pelo BIRD/AID) Junho 1995 Contrato: Pequenos Serviços - Remuneração Baseada no

Leia mais

nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO

nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO nº 08/2016 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: PREO POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa PRINCÍPIOS REQUISITOS LEGAIS:

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTAL E PATRIMONIAL DO POCAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 54-A/99, DE 22 DE FEVEREIRO

CLASSIFICAÇÃO ORÇAMENTAL E PATRIMONIAL DO POCAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 54-A/99, DE 22 DE FEVEREIRO Classe 0 Contas do controlo orçamental e de ordem* 01 Orçamento Exercício corrente* 02 Despesas 021 Dotações iniciais* 022 Modificações orçamentais* 0221 Transferências de dotações 02211 Reforços* 02212

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança

Ficha Informativa + Segurança Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição n.º 27 Acidentes de Trabalho Teve um acidente de trabalho e quer saber com o que pode contar? agosto de 2017 Todos os trabalhadores ( ) têm direito

Leia mais

Boas Práticas de Promoção da segurança e saúde no trabalho

Boas Práticas de Promoção da segurança e saúde no trabalho Boas Práticas de Promoção da segurança e saúde no trabalho Secretaria-Geral da Educação e Ciência 27-11-2017 1 Imagens: Pixabay 27-11-2017 2 Quanto custa? Instalações inseguras Posto de trabalho inadequado

Leia mais

Detalhamento de Coberturas. SEGURO PATRIMONIAL (Seguro Proteção Empresarial)

Detalhamento de Coberturas. SEGURO PATRIMONIAL (Seguro Proteção Empresarial) Detalhamento de Coberturas SEGURO PATRIMONIAL (Seguro Proteção Empresarial) Comércio Perda e pagamento de aluguel 6% 8% Danos elétricos 3% 5% 7,5% Despesas fixas - 6 meses 10% 15% 20% Deterioração de mercadorias

Leia mais

Guião. Candidaturas FSUE

Guião. Candidaturas FSUE Guião Candidaturas FSUE - v1.0 Índice 1. Introdução... 3 2. Entidades Beneficiárias... 3 a. Registo de Entidades... 3 b. Registo Candidatura/Operação Apresentação no Balcão 2020... 4 c. Registo Candidatura/Operação

Leia mais

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação

Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Relatório Anual da Atividade do Serviço de SHST (Anexo D do Relatório Único): Os desafios à organização da informação Por: Fernando M. D. Oliveira Nunes Aula aberta: 28 de abril de 2014 Autor: Fernando

Leia mais

Projeto Básico CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM RECARGA DE EXTINTORES DE INCÊNDIO

Projeto Básico CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM RECARGA DE EXTINTORES DE INCÊNDIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Cubatão Projeto Básico CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM RECARGA DE EXTINTORES DE INCÊNDIO 1. OBJETO

Leia mais

NR 4 Como Calcular e preencher os mapas dos anexos III, IV, V e VI da NR - 04

NR 4 Como Calcular e preencher os mapas dos anexos III, IV, V e VI da NR - 04 NR 4 Como Calcular e preencher os mapas dos anexos III, IV, V e VI da NR - 04 Critérios e as regras para preenchimento correto dos quadros anexos da NR-4 relacionados aos acidentes, doenças profissionais

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST?

IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? IV Jornadas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 1 de junho de 2016 TEMA: QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM MATÉRIA DE SHST? QUAIS AS OBRIGAÇÕES DE EMPREGADORES/TRABALHADORES EM

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

TERMO DE REFERÊNCIA 4. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em recarga e manutenção de extintores de incêndio com fornecimento de material, teste hidrostático, destinadas ao Campus Guarulhos

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA. Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira

CURSO DE GESTÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA. Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira Miranda do Corvo, Junho de 2006 ÍNDICE: 1. Introdução ao tema da Gestão da Energia e da Gestão da Manutenção. 2. Conceitos sobre a metodologia

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME

SISTEMA DE INCENTIVOS INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME SISTEMA DE INCENTIVOS INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME VALE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO Fase de candidaturas: 23 de junho de 2017 a 15 de setembro de 2017 Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha,

Leia mais

CONSELHO DE DEONTOLOGIA DE LISBOA

CONSELHO DE DEONTOLOGIA DE LISBOA CONSELHO DE DEONTOLOGIA DE LISBOA A execução orçamental do Conselho de Deontologia de Lisboa também se apresenta com tendência para um bom desempenho, conforme decorre dos valores indicados no quadro infra.

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA ALUTAL

CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA ALUTAL CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA ALUTAL As vendas dos produtos e a prestação de serviços da ALUTAL aos seus clientes e parceiros serão efetuadas de acordo com as presentes condições gerais de vendas, ressalvada

Leia mais

CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO

CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO CUSTOS RELACIONADOS A ACIDENTES DE TRÂNSITO A mobilidade é um dos elementos fundamentais no seio da sociedade. As pessoas precisam deslocar-se para exercer suas atividades sociais. Portanto, não há sociedade

Leia mais

Ciclo de Recursos Humanos: do recrutamento aos aspetos legais e processamento salarial

Ciclo de Recursos Humanos: do recrutamento aos aspetos legais e processamento salarial Ciclo de Recursos Humanos: do recrutamento aos aspetos legais e processamento salarial Recrutamento e Seleção 7 HORAS 20% 40% 40% Destinatários Gestores, Responsáveis e Técnicos de que pretendam gerir

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto:

PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE. Elaborado: Reginaldo B. Alves. / / Visto: PLANO DE EMERGÊNCIA PANIFICADORA CONDE Edição: Abril / 2013 Rev.: Abril2014 Elaborado: Reginaldo B. Alves / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO a) PLANO

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CP/02/2012/UCMJ CONSUMÍVEIS DE IMPRESSÃO REUTILIZÁVEIS/RECICLADOS. Para vários Organismos do Ministério da Justiça

CADERNO DE ENCARGOS CP/02/2012/UCMJ CONSUMÍVEIS DE IMPRESSÃO REUTILIZÁVEIS/RECICLADOS. Para vários Organismos do Ministério da Justiça CADERNO DE ENCARGOS CP/02/2012/UCMJ CONSUMÍVEIS DE IMPRESSÃO REUTILIZÁVEIS/RECICLADOS Para vários Organismos do Ministério da Justiça JUNHO DE 2012 ÍNDICE PARTE I - CLÁUSULAS JURÍDICAS... 3 CLÁUSULA 1.ª

Leia mais

PROPOSTA FORMATIVA SOLUÇÃO INTEGRADA À MEDIDA

PROPOSTA FORMATIVA SOLUÇÃO INTEGRADA À MEDIDA PROPOSTA FORMATIVA SOLUÇÃO INTEGRADA À MEDIDA ÍNDICE INTRODUÇÃO 03 PROPOSTA FORMATIVA A. Modelo formativo B. Proposta pedagógica C. Modelo de planeamento operacional D. Adjudicação e prazo de validade

Leia mais

FAÇA A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO. NÃO DAS SUAS IMPRESSORAS.

FAÇA A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO. NÃO DAS SUAS IMPRESSORAS. FAÇA A GESTÃO DO SEU NEGÓCIO. NÃO DAS SUAS IMPRESSORAS. A gestão de serviços de impressão ou MPS (Managed Print Services) é um conceito inovador de gestão dedicado ao parque de impressão da sua empresa.

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento para 2015 DELEGAÇÕES - INTEGRADAS POR CONSELHO DISTRITAL

ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento para 2015 DELEGAÇÕES - INTEGRADAS POR CONSELHO DISTRITAL ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento para 2015 DESPESAS CORRENTES Serviços especializados 68.115,00 55.150,00 25.232,80 11.002,26 6.908,20 0,00 0,00 166.408,26 Trabalhos especializados 12.150,00 15.000,00 4.050,00

Leia mais

Riscos de Engenharia

Riscos de Engenharia Riscos de Engenharia 1 Conceito 2 Interessados 3 Vigência 4 Coberturas 5 Informações Necessárias Conceito Apólice tipo All Risks Cobre danos materiais consequentes de acidente de origem súbita e imprevista

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

André Silva Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. Contratação de Empresas Externas Aspectos da SHST

André Silva Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. Contratação de Empresas Externas Aspectos da SHST André Silva Saint-Gobain Weber Portugal, S.A. Contratação de Empresas Externas Aspectos da SHST Escola Profissional de Aveiro Auditório Eng.º Victor Matos 4 de Maio de 2011 Aspectos da SHST na Contratação

Leia mais

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE ÁGUA E SANEAMENTO "Garantir com qualidade o serviço público de abastecimento de água, drenagem e tratamento de águas residuais no Concelho de Almada, contribuindo para a preservação

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA E SAÚDE

PLANO DE SEGURANÇA E SAÚDE UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL 2007 1 2 1 3 4 2 5 6 3 7 8 4 9 10 5 11 12 6 CONSIDERAÇÕES GERAIS O Plano de Segurança e Saúde

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4)

REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4) REFERENCIAIS DO CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO (275H / NÍVEL 4) UFCD 7731 HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR NA RESTAURAÇÃO Identificar procedimentos de prevenção e controlo dos microrganismos

Leia mais

6.11. PRÉDIO A ITEM EXTINTOR CARGA QUANT. CODIGOBR

6.11. PRÉDIO A ITEM EXTINTOR CARGA QUANT. CODIGOBR TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa especializada em recarga e manutenção de extintores de incêndio com fornecimento de material, teste hidrostático, destinadas ao Campus Guarulhos

Leia mais

Seguro Casa Resumo das Coberturas

Seguro Casa Resumo das Coberturas logo.pt Seguro Casa Resumo das Coberturas Danos Graves Incêndio, Raio e Explosão - esta cobertura garante os danos provocados ao seu imóvel e recheio em consequência de incêndio, raio e explosão. Fenómenos

Leia mais

ORÇAMENTO 2018 s ai u g F e l a n oi c a o ã ç a oss RFANA

ORÇAMENTO 2018 s ai u g F e l a n oi c a o ã ç a oss RFANA ORÇAMENTO 2018 ANAFRE- Associação Nacional de Freguesias Índice I. Nota de Abertura... 2 Enquadramento do processo orçamental 2018... 2 Pressupostos do Orçamento para 2018... 3 II. Orçamento (SNC-ESNL)...

Leia mais

IDF. Índice de Desempenho de Fornecedores

IDF. Índice de Desempenho de Fornecedores IDF Índice de Desempenho de Fornecedores 13/04/2018 Índice de Desempenho de Fornecedor - IDF Processo criado para avaliar o desempenho dos fornecedores em relação ao fornecimento de bens e prestação de

Leia mais

RC Profissional Objetivo do Seguro

RC Profissional Objetivo do Seguro RC Profissional Objetivo do Seguro Esta cada vez mais clara a importância e conscientização dos profissionais sobre a responsabilidade civil na prestação de serviços. A crescente judicialização das relações

Leia mais

IRC - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS E FISCAIS

IRC - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS E FISCAIS MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DOS IMPOSTOS DECLARAÇÃO ANUAL IRC - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS E FISCAIS (SUJEITOS PASSIVOS RESIDENTES QUE EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE DE NATUREZA COMERCIAL,

Leia mais

Pressupostos. 3. Orçamento de Despesas com o Pessoal Nº actual de funcionários: uma diretora tecnica, 4 ajudantes de acção direta, 2 estagiarias.

Pressupostos. 3. Orçamento de Despesas com o Pessoal Nº actual de funcionários: uma diretora tecnica, 4 ajudantes de acção direta, 2 estagiarias. ORÇAMENTO 2017 1 Índice: 0. Pressupostos 3 1. Orçamento de Proveitos 4 2. Orçamento de Fornecimentos e Serviços Externos 4 3. Orçamento de Despesas com o Pessoal 5 4. Orçamento de Investimento 5 5. Orçamento

Leia mais

ANEXO DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS 001/2013

ANEXO DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS 001/2013 ANEXO DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS 001/2013 EMISSOR DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DATA 09 / 05 / 2013 ASSUNTO FUNDO FLORESTAL PERMANENTE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DA FLORESTA APOIO AO FUNCIONAMENTO

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Código Recebimentos Saldo da gerência anterior De Dotações orçamentais Dotações Orçamentais do Programa 001 -Medida 001 -Fonte Financiamento 520 -Actividade 110 do Programa 001 -Medida 001 -Fonte Financiamento

Leia mais

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho

A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT. Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho A importância da Segurança no Trabalho nas organizações e a intervenção da ACT Paula Sousa Autoridade para as Condições do Trabalho DADOS ESTATÍSTICOS ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS Todos os anos mais de 2,3

Leia mais

Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos

Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos Licitação Pública com Ênfase na Execução de Contratos Apresentação A Constituição da República, em seu art. 37, inciso XXI, determina que as contratações realizadas entre a Administração Pública e terceiros

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO

TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA 1.1. Contratação de empresa especializada em recarga/reteste e manutenção em extintores de incêndio com fornecimento de material, teste hidrostático, destinadas ao Campus

Leia mais

EQUIPE DE COMPRAS: UM TIME DE CAMPEÕES

EQUIPE DE COMPRAS: UM TIME DE CAMPEÕES O Grupo Haganá O Projeto: Terceirizando nossa Frota de Veículos Benefícios da Terceirização Resultados Obtidos Oportunidades Perdidas O Grupo Haganá Fundado por dois ex-militares do Exercito Israelense,

Leia mais

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE VISÃO GLOBAL CONSULTORIA EM GESTÃO INDUSTRIAL; ADEQUAÇÕES AS NORMAS REGULAMENTADORAS; CONSULTORIA INDUSTRIAL RELAÇÃO SINDICAL E COM O M.T.E. GESTÃO DE PESSOAS EFICIÊNCIA PRODUTIVIDADE ORGANIZAÇÃO PRODUÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DE CONTAS 2014

RELATÓRIO DE CONTAS 2014 RELATÓRIO DE CONTAS 2014 Demonstração 1951 de resultados RENDIMENTOS E GASTOS 2014 2013 Variância Vendas e serviços prestados 507142,06 486434,41 4,26% Subsídios, doações e legados à exploração 622002,18

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS PRINCIPAIS DIFICULDADES PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO Elaboração de projeto de SCIE (em simultâneo com o projeto de arquitetura)

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Segurança e Saúde no Trabalho EPI Equipamentos de Protecção Individual e Colectiva Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida Condução Segura de Empilhadores Segurança

Leia mais

Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes

Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes Regulamento da Biblioteca da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes Preâmbulo As Bibliotecas são serviços públicos de natureza cultural, informativa, lúdica e educativa. É com base neste pressuposto,

Leia mais

Projeto de Lei n.º 305/XII-2.ª. Garante a contratação por tempo indeterminado dos trabalhadores não docentes nas escolas públicas

Projeto de Lei n.º 305/XII-2.ª. Garante a contratação por tempo indeterminado dos trabalhadores não docentes nas escolas públicas Projeto de Lei n.º 305/XII-2.ª Garante a contratação por tempo indeterminado dos trabalhadores não docentes nas escolas públicas O PCP há muito que tem vindo a denunciar o recurso ilegal à precariedade

Leia mais

Regras de Elegibilidade de Despesas

Regras de Elegibilidade de Despesas SEMINARIO DE PROYECTOS APROBADOS Madrid, 29 de junio de 2017 Regras de Elegibilidade de Despesas MIGUEL LÁZARO. Secretaría Conjunta ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 2. CATEGORÍAS DE DESPESA 3. DESPESAS NÃO

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento para 2015 CONSELHOS DE DEONTOLOGIA - INDIVIDUAIS

ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento para 2015 CONSELHOS DE DEONTOLOGIA - INDIVIDUAIS ORDEM DOS ADVOGADOS Orçamento para 2015 DESPESAS CORRENTES Serviços especializados 110.122,88 90.700,00 6.326,08 15.480,00 16.145,60 0,00 2.335,00 241.109,56 Trabalhos especializados 35.008,00 20.000,00

Leia mais

Relatório de Gestão. Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho

Relatório de Gestão. Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho Relatório de Gestão Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho Ano 2017 Introdução Em cumprimento do estipulado no ponto 13 do Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL), aprovado

Leia mais

Regulamento de utilização das Sala de Formação

Regulamento de utilização das Sala de Formação Regulamento de utilização das Sala de Formação REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE FORMAÇÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Âmbito O presente Regulamento estabelece as condições de cedência e de utilização

Leia mais

Regulamento de Funcionamento da Viatura de Ação Social

Regulamento de Funcionamento da Viatura de Ação Social Regulamento de Funcionamento da Viatura de Ação Social 1 Regulamento de Funcionamento Viatura de Ação Social Preâmbulo Ao abrigo do disposto no artigo 7.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, constituem

Leia mais

Manual de utilização de viatura. Grupo Lena Africa Austral

Manual de utilização de viatura. Grupo Lena Africa Austral Manual de utilização de viatura Grupo Lena Africa Austral Revisão: 01 Data: 23 de Janeiro de 2014 Manual de Utilização de Viatura Introdução O objectivo deste Manual é informar cada Utilizador das condições

Leia mais

PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO

PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO Fase de candidaturas: 10 de Novembro de 2017 a 31 de Março de 2018 Porto Largo Luís de Camões, Edifício Rainha, 9º Andar, Sala 1 3720-232 Oliveira de Azeméis - Portugal Lisboa

Leia mais

Observações. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor Data de adoção

Observações. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor Data de adoção NP 4239:1994 Bases para a quantificação dos custos da qualidade CT 80 1995-01-01 NP 4397:2008 Sistemas de gestão da segurança e saúde do trabalho. Requisitos CT 42 2008-12-31 NP 4410:2004 Sistemas de gestão

Leia mais

Código de Contas (SNC):

Código de Contas (SNC): Código de Contas (SNC): 1 MEIOS FINANCEIROS LÍQUIDOS * 11 Caixa 12 Depósitos à ordem 13 Outros depósitos bancários 14 Outros instrumentos financeiros * 141 Derivados 1411 Potencialmente favoráveis 1412

Leia mais

IDF. Índice de Desempenho de Fornecedores

IDF. Índice de Desempenho de Fornecedores IDF Índice de Desempenho de Fornecedores 08/03/2018 Índice de Desempenho de Fornecedor - IDF Processo criado para avaliar o desempenho dos fornecedores em relação ao fornecimento de bens e prestação de

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROCESSAMENTO DE DOCUMENTOS DE DESPESA, DE

CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROCESSAMENTO DE DOCUMENTOS DE DESPESA, DE CADERNO DE ENCARGOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROCESSAMENTO DE DOCUMENTOS DE DESPESA, DE RECEITA E DE CONTABILIDADE PARA O CENTRO DE SERVIÇOS PARTILHADOS DE FINANÇAS DA ESPAP PARA 2017 ÍNDICE CLÁUSULAS

Leia mais

Regulamento de utilização da Sala do Pelicas

Regulamento de utilização da Sala do Pelicas Regulamento de utilização da Sala do Pelicas REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA SALA PELICAS I DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Âmbito O presente Regulamento estabelece as condições de cedência e de utilização da Sala

Leia mais

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume VII Riscos Químicos Parte 2. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção

Segurança e Higiene no Trabalho. Volume VII Riscos Químicos Parte 2. Guia Técnico. um Guia Técnico de O Portal da Construção Guia Técnico Segurança e Higiene no Trabalho Volume VII Riscos Químicos Parte 2 um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído sem

Leia mais

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE

Manual da Aplicação. REVVASE - Programa Leite Escolar. DGEstE Data do Manual: 20/11/2014 Atualizado em: Verifique a sua versão Manual da Aplicação REVVASE - Programa Leite Escolar O Registo de Verbas e Valores da Ação Social Escolar (REVVASE) é uma plataforma de

Leia mais

Claranet. Política de Segurança da Informação. Versão 3.0

Claranet. Política de Segurança da Informação. Versão 3.0 Claranet Política de Segurança da Informação Versão 3.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Siglas e Definições... 2 3. Audiência... 3 4. Importância da Informação... 3 5. Importância da Segurança da Informação...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 1 OBJETO 1.1 O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada

Leia mais

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos.

Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Questão: 71899 Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos. Considere que, em determinada organização, um empregado venha, há muito tempo, demonstrando crescimento profissional

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES Unidade Orgânica: Período em Análise: Direção Municipal de Recursos Humanos 01-01-2018 a 31-01-2018 1. Considerações Gerais No período em análise a DMRH registou um grau de cumprimento

Leia mais

PESSOA FÍSICA Advogados Autônomos PESSOA JURÍDICA Sociedade Unipessoal de Advogado e Escritórios de Sociedades de Advogados

PESSOA FÍSICA Advogados Autônomos PESSOA JURÍDICA Sociedade Unipessoal de Advogado e Escritórios de Sociedades de Advogados SEGURADO IMPORTÂNCIA SEGURADA VIGÊNCIA PESSOA FÍSICA Advogados Autônomos PESSOA JURÍDICA Sociedade Unipessoal de Advogado e Escritórios de Sociedades de Advogados R$ 100.000,00 R$ 200.000,00 R$ 300.000,00

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

Comunicação nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)

Comunicação nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) Comunicação nos termos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) O Grupo Endress+Hauser (adiante designado por Endress+Hauser, nós, nos, nossos ) considera de grande importância a proteção dos vossos

Leia mais

Avaliação socioambiental de fornecedores

Avaliação socioambiental de fornecedores Avaliação socioambiental de fornecedores IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: CNPJ: Material/serviço que fornece: Responsável pelas informações: Cargo: Telefone: E-mail: Questionário Gostaríamos de conhecer

Leia mais

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS ESCOLARES ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS DE AUTOPROTECÇÃO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO RJ-SCIE Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Leia mais

Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra. Anexo ao balanço de demonstração de resultados de 2017

Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra. Anexo ao balanço de demonstração de resultados de 2017 O CBES, pessoa colectiva número 502122463, é uma instituição de solidariedade social com sede no largo 25 de Abril, n.º2 no lugar de Foros de Salvaterra. O CBES desenvolve uma actividade de caracter social

Leia mais

Política - Gerenciamento do Risco Operacional dos Fundos de Investimento Geridos pelo Sicredi

Política - Gerenciamento do Risco Operacional dos Fundos de Investimento Geridos pelo Sicredi Política - Gerenciamento do Risco Operacional dos Fundos de Investimento Geridos pelo ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 2.1 Aspectos metodológicos... 3 2.1.1 Avaliação de riscos e controles...

Leia mais

CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA

CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA PLANO DE EMERGÊNCIA CM DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA Edição: 25/10/11 Elaborado: Reginaldo B. Alves Rev.:10/12 / / Visto: I PROGRAMAS EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO E PLANOS APLICÁVEIS AO SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Promoção da segurança e saúde no trabalho Porquê? Passamos 8h por dia a trabalhar Todas as atividades profissionais têm riscos

Promoção da segurança e saúde no trabalho Porquê? Passamos 8h por dia a trabalhar Todas as atividades profissionais têm riscos Paulo Saraiva Promoção da segurança e saúde no trabalho Porquê? 1 2 3 Passamos 8h por dia a trabalhar Todas as atividades profissionais têm riscos Os custos dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS DE FUNCIONÁRIOS

DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS DE FUNCIONÁRIOS DECLARAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS DE FUNCIONÁRIOS 1. 17 DE MAIO DE 2017INTRODUÇÃO Em conexão com a implementação de um sistema de gerenciamento de recursos humanos (doravante chamada sistema de RH ), a empresa

Leia mais

Condições Gerais Lucros Cessantes. SEGURO PATRIMONIAL (Seguro Proteção Empresarial)

Condições Gerais Lucros Cessantes. SEGURO PATRIMONIAL (Seguro Proteção Empresarial) Condições Gerais Lucros Cessantes SEGURO PATRIMONIAL (Seguro Proteção Empresarial) SEGURO DE LUCROS CESSANTES COBERTURAS ADICIONAIS Condições Particulares Versão 1 Processo SUSEP: 15414.901413/2015-11

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES Unidade Orgânica: Período em Análise: 01-01-2018 a 31-08-2018 1. Considerações Gerais No período em análise a DM registou um grau de cumprimento global do seu plano de atividades

Leia mais

Riscos Psicossociais no Trabalho

Riscos Psicossociais no Trabalho Riscos Psicossociais no Trabalho Violência relacionada com o Trabalho O aumento de situações de violência no âmbito do trabalho constitui-se um grave problema no mundo laboral, que tem impacto na dignidade

Leia mais

INSTRUTIVO Nº03/17 de 30 de Janeiro

INSTRUTIVO Nº03/17 de 30 de Janeiro INSTRUTIVO Nº03/17 de 30 de Janeiro Assunto: PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE LIMITES PRUDENCIAIS AOS GRANDES RISCOS Havendo necessidade de regulamentar o envio de informação a ser prestada pelas Instituições

Leia mais