Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica"

Transcrição

1 PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA DA ARQUITETURA 3 Código: ARQA42 Carga horária: 68h Pré-requisito: ARQA36 Semestre letivo: 2015 Turma: Noturno Horário: 18:30 20:10h Docente: Titulação: ANDRÉ LUIZ FERREIRA LISSONGER MESTRE - Conhecimento desejável: História da Arquitetura da Moderna e Contemporânea 1. Ementa Estudo da produção arquitetônica e urbanística nos processos e contextos de revisão, crítica e continuidade dos pressupostos do Movimento Moderno na década de 1960 até os dias de hoje, passando pelo pós-modernismo, desconstrutivismo e tendências mais recentes. Seus diversos temas de discussão e rebatimentos nos processos de urbanização das cidades atuais. Investigação dos aspectos morfológicos, conceituais e tecnológicos, bem como de teorias e análises críticas relacionadas à produção arquitetônica e urbanística do período. 2. Objetivos Orientar o aluno para a compreensão crítica sobre a conformação das arquiteturas e dos urbanismos no período compreendido entre a década de 1960 até os dias de hoje. Estimular o aluno ao raciocínio crítico de análise da cidade e arquitetura desde o início da década de 1960 até os tempos atuais [que envolvem a Revolução Informática Digital e Telemática]. Através de um embasamento teórico geral e diversificado [teorias do pensamento] e específico [que diz respeito ao campo disciplinar da arquitetura e do estudo das cidades]. Induzir o espírito de investigação para a compreensão das possibilidades de relações conceituais e projetuais entre a multiplicidade de pensamentos sobre as cidades e as arquiteturas contemporâneas. Verificar os procedimentos teóricos e projetuais mais comuns na arquitetura e na cidade contemporânea [recente]. 3. Conteúdo programático O curso está estruturado em cinco módulos, de acordo com os temas descritos abaixo: PARTE I INTRODUÇÂO Conteúdo 01: Apresentação da disciplina. Plano de Curso e Referências. Conceitos básicos: crítica, história e teoria. Abrangências do arco temporal da Idade Moderna, da Modernidade, as noções de Moderno, Modernismo, Pós-modernismo e Neomodernismo.

2 Conteúdo 02: Revisão sintética dos conteúdos de História da Arquitetura I e II. Introdução aos conteúdos da disciplina. PARTE II DA REVISÃO DO MODERNISMO À EMERGÊNCIA E PROPAGAÇÃO DO REPERTÓRIO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO PÓS-MODERNO Conteúdo 03: Vertentes tecnológicas do Pós 2ª Guerra Mundial: do Metabolismo ao High Tech: Case Study Houses [EUA]; ARCHIGRAM [Inglaterra]; Kenzo Tange, Kisho Kurokawa, Kiyonori Kikutake [Japão]; Renzo Piano [Itália]; Norman Foster e Richard Rogers [Inglaterra]; Jean Nouvel [França]. 1ª AVALIAÇÃO: trabalho analítico-crítico de uma obra arquitetônica, realizado em equipe. Conteúdo 04: Vertentes contextualistas do Pós 2ª Guerra Mundial: o Empirismo Escandinavo [Alvar Aalto, Finlândia]; a atualização de Lúcio Costa [Brasil]; Luis Barragan [México], Hassan Fathy [Egito]. Conteúdo 05: Sociedades Disciplinares e Sociedades do Controle. Aula teórica abordando as diferenças e semelhanças entre a produção de arquiteturas e das cidades no Modernismo, o Pós-Modernismo e a Contemporaneidade. Conteúdo 06: Enunciados arquitetônicos e urbanísticos de A Arquitetura da Cidade: aplicações teóricas e metodológicas propostas por Aldo Rossi [Itália]. Análise da produção construída. Conteúdo 07: Enunciados arquitetônicos e urbanísticos de Complexidade e Contradição em Arquitetura, Aprendendo com Las Vegas, e as arquiteturas de Robert Venturi & Scott- Brown. Conteúdo 08: A propagação das tendências e das linguagens arquitetônicas pósmodernas: parques temáticos, privatização de espaços públicos, consumismo, fetichização, espetacularização urbana e outros processos urbanos contemporâneos, etc. PARTE III EMERGÊNCIA DE NOVAS VANGUARDAS: PRODUÇÃO DESCONSTRUTIVISTA, NEOEXPRESSIONISTA, ARQUITETURAS DO ESPETÁCULO E DA VIRTUALIDADE Conteúdo 09: Arquitetura, Pós-estruturalismo e Desconstrução. Conteúdo 10: O formalismo expressionista e espetacular das arquiteturas contemporâneas: a produção arquitetônica de Frank Gehry [EUA] e o efeito Guggeinhein Bilbao. Conteúdo 11: A retomada do suprematismo russo e uma análise da produção arquitetônica recente de Zaha Hadid [Irã/Inglaterra]. Conteúdo 12: A proliferação de um novo expressionismo: Coop Himmelblau [Áustria], Enric Miralles [Espanha] e Morphosis [EUA]. Zoomorfismos em Santiago Calatrava [Espanha]. Mecanoo [Holanda]. Conteúdo 13: Judaísmos, holocaustos, memória, abstração formal e conceitual em Daniel Libeskind [Polônia]. Conteúdo 14: Deformações, diagramas e o formalismo conceitual de Peter Eisenman

3 [EUA]: uma análise sobre a sua produção arquitetônica. Conteúdo 15: Disjunções, deformações e evento em Bernard Tschumi [Suíça]: o caso do Parque La Villete em Paris. Conteúdo 16: Virtualidade e produção arquitetônica contemporânea na dimensão póseuclidiana: Transarchitectures & Marcos Novak, Knox, Greg Lynn, e-urbanism, e-cidades e cidades digitais. 2ª AVALIAÇÃO: avaliação individual escrita, versando sobre os conteúdos ministrados. PARTE IV A RETOMADA DA PRODUÇÃO MODERNA NA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA E A EMERGÊNCIA DE NOVAS TENDÊNCIAS EM ARQUITETURA Conteúdo 17: Arquitetura Neomoderna Européia: MVRDV [Holanda], Herzog & De Meron [Suíça]. BIG Bjarke Ingels Group [Dinamarca]; Nijiric Nijiric Architects, e outros. Conteúdo 18: Manhattanismo - a apologia à verticalização no manifesto retroativo Delirius New York e a crítica à noção de identidade no ensaio Generic City do livro S, M, L & XL e a produção arquitetônica de OMA - Rem Koolhaas [Holanda]. Conteúdo 19: Arquitetura Contemporânea e Neomodernismo no Japão: Tadao Ando; Toyo Ito; Kazuyo Sejima e Ryue Nishisawa SANAA; Shigeru Ban. Conteúdo 20: Arquitetura Contemporânea e Neomodernismo na Ásia: Ateliê Bow Wow, MAD Architects; Studio Mombai e outros. Conteúdo 21: Panorama da Arquitetura Contemporânea no Continente Americano: Steven Holl, [EUA]. Mathias Klotz, Alberto Mozó; Sebastián Irarrázaval; Alejandro Aravena e Elemental [Chile]. PlanB + JPRCR; [Colômbia], JSa [México]. Conteúdo 22: Arquitetura Contemporânea [Neomodenismo] no Brasil. 3ª AVALIAÇÃO: avaliação em formato de entrevista e apresentação dos resultados em equipe. 4ª AVALIAÇÃO: avaliação individual escrita, versando sobre os conteúdos ministrados. 4. Metodologia As aulas objetivarão estimular o aluno a desenvolver potencialidades de investigação, análise critica e produção de conhecimento no sentido de apreender algumas das principais tendências de respostas aos problemas das arquiteturas e das cidades modernas e contemporâneas. Para tanto, será dada ênfase na leitura crítica dos pensamentos de diferentes épocas e suas relações com os processos de resolução dos problemas do campo urbanístico arquitetônico. Operacionalização: Os procedimentos didáticos se darão através de: Aulas expositivas do professor [incluindo material visual]; Aulas expositivas do professor apoiadas em leituras dirigidas e compartilhadas com os alunos; Debates entre alunos sobre temas incluídos nos textos oferecidos; Aula expositiva e prática através de Visitas Técnicas in loco em obras significativas dos períodos estudados.

4 Estímulo à pesquisa em livros, periódicos, revistas especializadas, internet, entre outros, sobre temas problematizados durante o curso; Seminários envolvendo os conteúdos do curso; Exibição de vídeos-documentários sobre temas abordados na sala de aula; Desenvolvimento da capacidade de verbalização, materialização textual e gráfica dos assuntos apreendidos. 5. Recursos Serão utilizados os seguintes recursos didáticos: Quadro negro/branco Projetor multimídia Micro-computador 6. Avaliação As avaliações serão de acordo com as normas da UFBA, devendo refletir o desempenho do processo de aprendizagem em que o professor e os alunos reconhecem e interagem graus diversificados de compreensão da realidade da produção arquitetônica e urbanística, sobre o consumo e tratamento dos espaços público e privado, buscando identificar níveis de avanços ou dificuldades do aluno. A avaliação será resultante do envolvimento instituição/professor/aluno, em um permanente processo de troca de experiências e estímulo de investigação, exigindo a participação dos alunos, presença nas atividades, motivação, interesse, iniciativa, freqüência e prazos de cumprimento das tarefas estabelecidas. Os alunos realizarão quatro avaliações: 1] Duas provas escritas, onde a cada uma será atribuída uma nota com valor de 0,0 (zero) a 7,0 (sete) pontos e; 2] Dois trabalhos, onde a cada um será atribuído uma nota com valor de 0,0 (zero) a 3,0 (três) pontos. A média final será uma média simples entre as quatro avaliações. 7. Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA 7.1. HISTORIOGRÁFICAS CURTIS, Willian J. R. Arquitetura moderna: desde London: Phaidon Press Limited, FRAMPTON, K. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo/SP: Martins Fontes, GUIRARDO, Diane Yvonne. Arquitetura Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes; 2002 (Coleção a). HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 12ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

5 JENCKS, Charles. El lenguage de la arquitectura pos-moderna. Barcelona: Gustavo Gilli; JENCKS, Charles. Movimentos Modernos em Arquitetura. Lisboa: 70, MONTANER, Josep Maria. Depois do Movimento Moderno: Arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, MINDLIN. Henrique; CAVALCANTI, Lauro (org.). Arquitetura moderna no Brasil. Rio de Janeiro: MinC/IPHAN : Aeroplano, PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna. Lisboa: Ed. 70, TEÓRICAS HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes; BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 7.3. HISTORIOGRÁFICAS ANDREOLI, Elisabetta; FORTY, Adrian (orgs.). Arquitetura Moderna Brasileira. Londres: Phaidon, ARANTES, Otília. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: EDUSP/Nobel, ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha: e outros estudos sobre o colapso da modernização arquitetônica. 2ª edição. São Paulo: EDUSP, BARONE, Ana. Team 10: arquitetura como crítica. São Paulo: Annablume/Fapesp, BASTOS, Maria Alice Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: Arquiteturas após São Paulo: Perspectiva, BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. 4ª Ed. São Paulo: Perspectiva, HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória: arquitetura, monumentos, mídia. Tradução Sérgio Alcides. Rio de janeiro: Aeroplano, JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução Maria Elisa Cevasco. 2 a. edição. São Paulo: ed. Ática, MONEO, Rafael. Inquietud teórica y estrategia proyectual: en la obra de ocho arquitectos contemporáneos. Barcelona: MONTANER, Josep Maria. Arquitectura y Critica. Barcelona: Gustavo Gilli; SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil São Paulo: EDUSP, Teoria da Arquitectura: do Renascimento aos nossos dias. Köln: Benedikt Taschen, 2003.

6 ZEVI, Bruno. Arquitetura e Judaísmo: Mendelsohn. Tradução: Anat Falbel. São Paulo: Perspectiva, TEÓRICAS Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade / Internacional Situacionista. Paola Berenstein Jacques, organizadora. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. Lisboa: Edições 70, DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, FATHY, Hassan. Construindo com o povo: arquitetura para os pobres. Rio de Janeiro: Forense Universitária, GREGOTTI, Vittorio. Território da arquitetura. São Paulo: Perspectiva, LAMAS, José M. Ressano Garcia. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: Fundação Caloust Gulbekian/Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, LEVY, Pierre. O que é o Virtual. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: ed.34, LYNCH, Kevin [1959] A Imagem da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, NESBITT, Kate. Theorizing a New Agenda for Architecture: an anthology of architectural theory, New York: Princeton Architectural Press, Edição brasileira: NESBITT, Kate Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica O.M.A.; KOOLHAS, Rem; MAU, Bruce [1995] S, M, L, XL. Rotterdan: 010 Publishers. ROSSI, Aldo. L architecttura della Cittá. Padova/Vicenza: Marsilio Editori, VENTURI, Robert. Complexidade e Contradição em Arquitetura. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, VENTURI, Robert; SCOTT-BROWN, Denise & IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas: o simbolismo [esquecido] da forma arquitetônica. São Paulo: Cosac & Naify, VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico e as Perspectivas do Tempo Real. Tradução Paulo Roberto Pires. Rio de Janeiro: ed.34, [Coleção Trans].

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA Código: ARQ023 Carga horária: 68HS Pré-requisito: ARQ018, ARQ021 Semestre letivo: 2017.2 Turma: 01 Horário: 08:50-10:40 Docente: Titulação:

Leia mais

Arquitetura Anticlássica. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Arquitetura Anticlássica. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Arquitetura Anticlássica Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo.

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA IV - CCE0895 Carga horária: 40h/a Semestre/ano: 2017.1 Profa.: Larissa

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR

FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação FORMULÁRIO DE COMPONENTE CURRICULAR 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA: Programa Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - História da Arquitetura III

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - História da Arquitetura III Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006126A - História da Arquitetura III Docente(s) Kelly Cristina Magalhães Faria Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO AUH 0133 Arquitetura e Cidade Profa. Dra. Nilce Cristina Aravecchia Botas Período: sextas-feiras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO HISTÓRIA E TEORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO HISTÓRIA E TEORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE PROJETO HISTÓRIA E TEORIA HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO V PHT 015 Prof. a Raquel von Randow Portes

Leia mais

Alta (?) Tecnologia. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Alta (?) Tecnologia. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Alta (?) Tecnologia Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Tradução

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA DA ARQUITECTURA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA DA ARQUITECTURA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular TEORIA DA ARQUITECTURA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA

Leia mais

Semestre Letivo: 32 h/aulas semestrais

Semestre Letivo: 32 h/aulas semestrais Unidade Universitária: FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: História da Arquitetura IV Professoras: Eunice Helena Sguizzardi Abascal DRT: 1072015 Código da Disciplina:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Teoria e Crítica da Arquitetura Código: ARQA15 Carga horária: 68 h Pré-requisito: Não possui Semestre letivo: 2016.1 Turma: T010100 Horário: Seg-Qua 18:30-20:20 Docente: Nivaldo

Leia mais

ÁREA DE ATUAÇÃO 3: PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ÁREA DE ATUAÇÃO 3: PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Fevereiro de 2019 ÁREA

Leia mais

CARGA HORÁRIA 60 h/a

CARGA HORÁRIA 60 h/a CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA ELETIVA: OFICINA DE PROJETOS DO CONSELHO TÉCNICO PARA ALUNOS: 4º AO 12º SEMESTRES PROFESSORES: JOÃO PAULO MEIRELLES DE FARIA / JULIANA BRAGA DIA DA SEMANA: 4ª

Leia mais

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Unidade Universitária: Curso: - Mestrado e Doutorado Disciplina: Leitura de projeto de arquitetura e de suas estratégias projetuais Professores: Rafael Antonio Cunha Perrone Charles de Castro Vincent Carga

Leia mais

Rem Koolhaas, Toyo Ito, Sanaa, Álvaro Siza e Peter Zumthor: Projetos e Teorias

Rem Koolhaas, Toyo Ito, Sanaa, Álvaro Siza e Peter Zumthor: Projetos e Teorias Disciplina Rem Koolhaas, Toyo Ito, Sanaa, Álvaro Siza e Peter Zumthor: Projetos e Teorias Professora Gabriel Kogan Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 O curso explorará

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2016 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018

Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Disciplina Intervenção na preexistência Professora Maira Rios Dia e horário 2ª feira / 1º Tempo das 14 às 17:00 h / 1º semestre de 2018 Missões, intervenção de Lucio Costa OBJETIVOS Exercitar o raciocínio

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE A CONSTRUÇÃO DA CIDADE O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ARQUITETURA E URBANISMO CCE0736 Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs CCE0736 Profa.: Larissa Porto EMENTA Integração interdisciplinar entre os conteúdos do Núcleo de Conhecimentos Profissionais

Leia mais

AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4 1º Semestre de 2017 Profª Nilce Cristina Aravecchia Botas. HORÁRIO: sextas feiras, das 8h às 12h

AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4 1º Semestre de 2017 Profª Nilce Cristina Aravecchia Botas. HORÁRIO: sextas feiras, das 8h às 12h UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO PROGRAMA DA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA

Leia mais

A Cultura Pop dos anos 60. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

A Cultura Pop dos anos 60. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP A Cultura Pop dos anos 60 Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo.

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA COORDENAÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - - Semestres letivos: 2019.1 e 2019.2 Turmas: T01 T02 T03 T04 Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docentes:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003732A - Urbanismo IV: Inserção Urbana de Equipamentos Coletivos Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / DIURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / DIURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / DIURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Teoria e Arquitetura Contemporânea CÓDIGO: ACR022 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: ACR020 CARGA HORÁRIA: TÉORICA :

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: OFICINA DE PROJETO I Código: ARQA14 Carga horária: 272 h Pré-requisito: - Semestre letivo: 2017 Turma: Noturno Horário: TER/QUI - 18:30 às 22:10 Docente: Titulação: Natalie Johanna

Leia mais

Código: PUER0001 Obrigatória : Eletiva : Sim Período : 8º Carga Horária : 60 HORAS. Número de Créditos: TEÓRICO 04; PRÁTICOS 00; TOTAL: 04

Código: PUER0001 Obrigatória : Eletiva : Sim Período : 8º Carga Horária : 60 HORAS. Número de Créditos: TEÓRICO 04; PRÁTICOS 00; TOTAL: 04 Disciplina: PLANEJAMENTO URBANO Código: PUER0001 Obrigatória : Eletiva : Sim Período : 8º Carga Horária : 60 HORAS Número de Créditos: TEÓRICO 04; PRÁTICOS 00; TOTAL: 04 Pré-Requisito: ARQUITETURA Co-Requisito:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO Código: ARQ 018 Carga horária: 68 H Pré-requisito: Semestre letivo: 2019 Turma: T020000 Horário: Ter/Qui 8h50/10h40 Docente: Titulação: Gabriela

Leia mais

As Grandes Obras de Paris. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

As Grandes Obras de Paris. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP As Grandes Obras de Paris Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Tradução

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO versão curricular 2009/1 PROGRAMA DE DISCIPLINA ANO: 2012/1 DISCIPLINA: Arquitetura Contemporânea, Cidade e Cultura I (ACR030) Professor: Daniele N. Caetano de

Leia mais

Madureza Moderna. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Madureza Moderna. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Madureza Moderna A INGAIA CIÊNCIA A madureza, essa terrível prenda que alguém nos dá, raptando-nos, com ela, todo sabor gratuito de oferenda sob a glacialidade de uma estrela, a madureza vê, posto que

Leia mais

Introdução ao Projeto de Arquitetura CRÉDITOS: 4 (T2-P2)

Introdução ao Projeto de Arquitetura CRÉDITOS: 4 (T2-P2) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO:IT830

Leia mais

PLANO DE CURSO. Reforçar a capacidade de análise e síntese do aluno com vistas à elaboração do TFG.

PLANO DE CURSO. Reforçar a capacidade de análise e síntese do aluno com vistas à elaboração do TFG. PLANO DE CURSO CURSO: Arquitetura e Urbanismo SÉRIE: 6º/7º Semestre DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico (Intervenção Urbana) CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 Horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Horas HORÁRIO:

Leia mais

Arquitetura Contemporânea. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Arquitetura Contemporânea. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Arquitetura Contemporânea Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Tradução

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: História da Arquitetura e do Urbanismo II Código: ARQ027 Carga horária: 68 Pré-requisito: ARQ021 Semestre letivo: 2019.1 Turma: 02 Horário: Terças e Quintas das 10h40m às 12h30m

Leia mais

Objetivos Gerais: Estudar a interface entre arte, arquitetura e cidade do Renascimento aos dias de hoje.

Objetivos Gerais: Estudar a interface entre arte, arquitetura e cidade do Renascimento aos dias de hoje. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Disciplina: INTRODUÇAO `A ARQUITETURA PROF. EDUARDO ROCHA LIMA PLANO DE ENSINO 1º SEMESTRE/2019 Introdução à Arquitetura EMENTA Estudo

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003743A - História da Arquitetura III - Do Neoclássico ao Moderno Docente(s) Kelly Cristina Magalhães Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003723A - Paisagismo III: Espaços Livres Setoriais Docente(s) Emilia Falcao Pires Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

panorama da arquitetura internacional Euler Sandeville Junior

panorama da arquitetura internacional Euler Sandeville Junior 1 - http://www.code4557687196.bio.br/ - história da arquitetura, 1960-80 panorama da arquitetura internacional 1960-1980 Euler Sandeville Junior Os textos desta seção apoiam-se na historiografia corrente

Leia mais

Objetivos Gerais: Estudar a interface entre arte, arquitetura e cidade na formação do Ocidente.

Objetivos Gerais: Estudar a interface entre arte, arquitetura e cidade na formação do Ocidente. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Disciplina: INTRODUÇAO `A ARQUITETURA PROF. EDUARDO ROCHA LIMA PLANO DE ENSINO 1º SEMESTRE/2017 Introdução à Arquitetura EMENTA Estudo

Leia mais

OFICINA DE PROJETO II

OFICINA DE PROJETO II UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - NOTURNO OFICINA DE PROJETO II Professores: Akemi Tahara André Luiz Ferreira Lissonger PLANO DE CURSO

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Arquitetura da Paisagem Código: ARQ A53 Carga horária: 68 Pré-requisito: Semestre letivo: 2019.1 Turma: Horário: 2ª e 6ª // 18:30 / 20:20hs Docente: Marta Raquel da Silva Alves

Leia mais

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE

PLANO DE ENSINO - SEMESTRE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO Campus Universitário Trindade 88010-970 - Florianópolis - SC Fone-fax: (48) 3721-9550 - 9393 www.arq.ufsc.br

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: FÍSICA DO CONFORTO AMBIENTAL Código: ARQ A29 Carga horária: 68 Pré-requisito: - Semestre letivo: 2º Turma: Noturno Horário: Quartas de 18:30 22:10 Docente: Akemi Tahara Titulação:

Leia mais

Novo Historicismo. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Novo Historicismo. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Novo Historicismo Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Tradução Ana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ TAP Técnicas de Apresentação do Projeto PLANO DE CURSO EXERCÍCIOS e CRONOGRAMA Turmas A, B, C, D, E, F segunda-feira/quinta-feira 1º Semestre 2008 1 TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO - TAP PLANO DE CURSO

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Diálogos da Arquitetura

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - Diálogos da Arquitetura Curso 2003/08 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0006150A - Diálogos da Arquitetura Docente(s) Rosio Fernandez Baca Salcedo Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FILOSOFIA GERAL 2º Semestre de 2009 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0114 Sem pré-requisito Docentes: Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho

Leia mais

TÍTULO: ARQUITETURA DA PERSUASÃO E A CIDADE DO DESEJO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO

TÍTULO: ARQUITETURA DA PERSUASÃO E A CIDADE DO DESEJO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO 16 TÍTULO: ARQUITETURA DA PERSUASÃO E A CIDADE DO DESEJO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES): BÁRBARA

Leia mais

PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP

PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP Ementa: História da arte moderna e da arte contemporânea a partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea. Historiografia da arte

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I: Percepção

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I: Percepção Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003700A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I: Percepção Docente(s) Maria Helena Carvalho Rigitano, Rosio Fernandez

Leia mais

BENEVOLO, Leonardo. A arquitetura no novo milênio. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.

BENEVOLO, Leonardo. A arquitetura no novo milênio. São Paulo: Estação Liberdade, 2007. 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO PROGRAMA DA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10. Componente Curricular: MORFOLOGIA E INFRA ESTRUTURA URBANA PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10. Componente Curricular: MORFOLOGIA E INFRA ESTRUTURA URBANA PLANO DE CURSO C U R S O D E A R Q U I T E T U R A E U R B A N I S M O Autorizado pela Portaria nº 1.205 de 27/08/10 DOU Nº 166 de 30/08/10 Componente Curricular: MORFOLOGIA E INFRA ESTRUTURA URBANA Código: ARQ071 Pré-requisito:

Leia mais

PRESS RELEASE. EXPOSIÇÕES Arquitetos Eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse Arquitetos Designers. Mobiliário e Iluminação

PRESS RELEASE. EXPOSIÇÕES Arquitetos Eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse Arquitetos Designers. Mobiliário e Iluminação PRESS KIT PRESS RELEASE EXPOSIÇÕES Arquitetos Eminentes. Fotografia de Ingrid von Kruse Arquitetos Designers. Mobiliário e Iluminação MUDE / Piso 1 / 23 abril - 15 agosto 2015 Curadoria / Bárbara Coutinho

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Linguagem e Valor Estético

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Linguagem e Valor Estético Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0006039A - Linguagem e Valor Estético Docente(s) Claudia Barbieri Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Arquitetura,

Leia mais

OBJETIVOS. Geral Garantir ao aluno conhecimentos básicos sobre a utilização de softwares para auxiliar o desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

OBJETIVOS. Geral Garantir ao aluno conhecimentos básicos sobre a utilização de softwares para auxiliar o desenvolvimento de projetos arquitetônicos. 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CATOLÉ DO ROCHA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR

Leia mais

Modernidade em Xeque. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP

Modernidade em Xeque. Fundação Armando Alvares Penteado FAAP Modernidade em Xeque Bibliografia Básica ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 BENÉVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. Tradução

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II Código: ARQ027 Carga horária: 68HS Pré-requisito: ARQ021 Semestre letivo: 2018.2 Turma: 03 Horário: Terças e Quintas-feiras 14:50 16:40

Leia mais

AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4 1º Semestre de 2016 Profª Nilce Cristina Aravecchia Botas. HORÁRIO: sextas feiras, das 8h às 12h

AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA 4 1º Semestre de 2016 Profª Nilce Cristina Aravecchia Botas. HORÁRIO: sextas feiras, das 8h às 12h UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO PROGRAMA DA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO PROGRAMA DA DISCIPLINA OPTATIVA AUH 129 ARQUITETURA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ353 Projeto III

Programa Analítico de Disciplina ARQ353 Projeto III 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Programa de Ensino. Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina

Programa de Ensino. Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina Programa de Ensino Disciplina: Espaços Museais e Arquitetura de Museus Código: Período: I/2016 Curso: Museologia Código: Habilitação: Série: Turma: 3ª feira Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs h/a sem.:

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003712A - Paisagismo II: Composição de Espaços Livres Docente(s) Marta Enokibara Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ARTES VISUAIS Disciplina: Teorias da Imagem e Cultura Visual Curso: Artes Visuais Bacharelado Período: 5º Ano: 01/2016 CHA: 32 Código: Professora: Carla de Abreu

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº. 03 2013 ÁREA/SUBÁREA/ESPECIALIDADE:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS disciplina: História, Teoria e Filosofia da Arte e da Arquitetura ano: 2012/2º semestre código: ACR027 classificação: obrigatória pré-requisitos: carga horária: 60 horas 4 créditos EMENTA Arquitetura,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Arquitetura II: Composição e Forma Arquitetônica

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso null - null. Ênfase. Disciplina A - Arquitetura II: Composição e Forma Arquitetônica Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003710A - Arquitetura II: Composição e Forma Arquitetônica Docente(s) Silvana Aparecida Alves Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

PFLEX O EDIFÍCIO INFRAESTRUTURAL prof. carlos alberto maciel 3o bimestre de 2013

PFLEX O EDIFÍCIO INFRAESTRUTURAL prof. carlos alberto maciel 3o bimestre de 2013 CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: PROJETO DE ARQUITETURA G CÓDIGO: PRJ 084 CLASSIFICAÇÃO: Optativa do Grupo 1 PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 0 horas 0 créditos,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Curso: ARQUITETURA E URBANISMO Atividade: Trabalho final de graduação II Atividade 4 - Experimentação Professor(es): Erika Gil, Francisco Spadoni,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Expressão Gráfica Código: ARQ051 Carga horária: 136h Pré-requisito: Nenhum Semestre letivo: 2017.1 e 2 Turma: 040400 Horário: 2ª/4ª/6ª 13h - 14h50min Conhecimento prévio desejável:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESTÉTICA I 2º Semestre de 2016 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Ricardo Fabbrini Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ238 Análise e Expressão da Paisagem Urbana

Programa Analítico de Disciplina ARQ238 Análise e Expressão da Paisagem Urbana 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

ANEXO II BIBLIOGRAFIA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES SUMÁRIO

ANEXO II BIBLIOGRAFIA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES SUMÁRIO ANEXO II BIBLIOGRAFIA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES SUMÁRIO 1 ÁREA: ARQUITETURA E URBANISMO 2 1.1 SUBÁREA: ADEQUAÇÃO AMBIENTAL 2 1.2 SUBÁREA: FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO 2 1.3 SUBÁREA: PLANEJAMENTO

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Fotojornalismo I

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase. Disciplina A - Fotojornalismo I Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003020A - Fotojornalismo I Docente(s) Tássia Caroline Zanini Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESTÉTICA I 2º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do departamento de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Dr. Ricardo Nascimento Fabbrini Carga horária:

Leia mais

CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA

CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA 1. APRESENTAÇÃO O curso Geografia, Cidade e Arquitetura tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a ocupação do território americano

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003117A - História e Estética da Arte Docente(s) Maria Luiza Calin Carvalho Costa Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma Curso null - null Ênfase Identificação Disciplina 0003709A - Laboratório de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II: Composição e Forma Docente(s) Norma Regina Truppel Constantino, Silvana Aparecida Alves,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - História do Paisagismo

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase. Disciplina A - História do Paisagismo Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003705A - História do Paisagismo Docente(s) Marta Enokibara, Norma Regina Truppel Constantino Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA

XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA XIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNI7 ARQUITETURA E HISTÓRIA: O CENTRO DE CONVENÇÕES DO CEARÁ E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CIDADE DE FORTALEZA Beatriz Viana¹; David Nascimento²; Jesiely Melo³; Rebeca

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À TEORIA DA ARQUITECTURA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À TEORIA DA ARQUITECTURA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO À TEORIA DA ARQUITECTURA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura Plena em Educação Artística. Ênfase Curso 1404 - Licenciatura Plena em Educação Artística Ênfase Identificação Disciplina 0003323A - Desenho Estrutural Docente(s) Maria Antonia Benutti Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

PLANO DE ENSINO I - EMENTA

PLANO DE ENSINO I - EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Arquitetura e Urbanismo SÉRIE: 5 o /6º Semestre DISCIPLINA: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo (ARQ E URB IV) CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1.5 Horas/aula 30 Horas/aula sem HORÁRIOS:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia FACULDADE DE ARQUITETURA Coordenação Acadêmica PLANO DE CURSO Disciplina: Desenho Técnico I A Código: ARQ011 Carga horária: 68h/a Pré-requisito: 34hs (teórica) 34hs (prática) Semestre letivo: 2018.2 Turma: T09 Horário: seg/qua 16:40h/18:30h Docente:

Leia mais

Charlotte Perriand & Pierre Jeanneret. Gerry T. Rietveld

Charlotte Perriand & Pierre Jeanneret. Gerry T. Rietveld ANO LECTIVO DE 2011-2012 Responsáveis pelo documento: Carlos Lameiro, Jorge Spencer, Nuno Arenga Outros docentes: Cristina Cavaco, João Figueira, Pedro Ravara, António Lobato Santos, João Pedro Costa,

Leia mais

TÌTULO: Estética e arte contemporânea ( ). I - OBJETIVOS:

TÌTULO: Estética e arte contemporânea ( ). I - OBJETIVOS: ESTÉTICA I 2º Semestre de 2014 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0218 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Dr. Ricardo N.Fabbrini Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Arquitectura e Artes (1º Ciclo) 2. Curso Arquitectura 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2015/2 Plano de Ensino 2015/2 1 - Bacharelados

PLANO DE ENSINO 2015/2 Plano de Ensino 2015/2 1 - Bacharelados Curso : Engenharia Civil PLANO DE ENSINO 2015/2 Plano de Ensino 2015/2 1 - Bacharelados Disciplina: Noções de Arquitetura e Urbanismo II Professora: Maria Luísa Gomes Adorno Curso de vinculação da professora:

Leia mais

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto PROJETO DE PESQUISA PÓS-DOUTORADO Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto Candidata: Mayara Dias de Souza Supervisor: Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano 1 RESUMO Reflexões

Leia mais

PLANO DE ENSINO. * Compreender a partir de analise de imagens e discussões a ruptura e a mudança entre o clássico e o moderno;

PLANO DE ENSINO. * Compreender a partir de analise de imagens e discussões a ruptura e a mudança entre o clássico e o moderno; PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: IV Semestre: II Ano: 2012 Disciplina:

Leia mais

Os vídeos poderão tratar de temas sobre movimentos arquitetônicos, arquitetos ou obras. A título de sugestões:

Os vídeos poderão tratar de temas sobre movimentos arquitetônicos, arquitetos ou obras. A título de sugestões: 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO PROGRAMA DA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA AUH 156 HISTÓRIA E TEORIAS DA ARQUITETURA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CHS TEORIA PRÁTICA ANO 340.3451.1 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 4ª 04 04 1/2009 OBJETIVOS Desenvolver

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DEPARTAMENTO DE ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA NORMAS COMPLEMENTARES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA O SETOR DE EXPRESSÃO GRÁFICA DO DARF/2018-1 Edital nº 714 de 16 de novembro de 2017 Publicado no D.O.U. nº 220 de 17 de novembro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO : TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Acadêmica IV COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1º Ano CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3211.1 HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA PROFESSOR (A) OBJETIVOS 2ª 02 34

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES Centro de ciências jurídicas e econômicas Departamento: Gemologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES Centro de ciências jurídicas e econômicas Departamento: Gemologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES Centro de ciências jurídicas e econômicas Departamento: Gemologia Disciplina: Design de joia I Código: GEM 06975 Carga Horária Semestral: 60 h/a. Créditos: 03

Leia mais