O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO"

Transcrição

1 O USO DA PESQUISA DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO Fernando Augusto Souza Pinho Ana Valéria Ribeiro Borges Eliane Cirineu da Rocha Companhia de Transportes do Município de Belém CTBel Av. Bernardo Sayão, n o 2072, Belém-PA, , tel/fax: (091) ABSTRACT This work aims to introduce some cases of use of public opinion survey of transportation system by the Companhia de Transportes do Município de Belém CTBel. We don t intend to undertake an exhaustive study and neither to discuss the public opinion survey methodology. We seek to contribute with this experience pointing to some necessities especially to the systematization of this practice. Key-words: public opinion survey, public transportation, bus 1. INTRODUÇÃO A pesquisa de opinião é um conjunto estruturado de conceitos, métodos e técnicas de coleta de dados, proveniente da pesquisa de mercado e fundamentada em teorias advindas da Psicologia e da Sociologia (ANTP, 1997). No Brasil, com a maior participação da sociedade civil nos rumos do país, a adoção de novos modelos gerenciais nas empresas e a própria reformulação das políticas públicas, verifica-se uma tendência de transformação do modelo de gestão tecnocrática para um modelo mais atento às demandas sócio-políticas. Segundo Silva (1993), a pesquisa de opinião em transportes é, hoje, um dos instrumentos que órgãos gestores e empresas operadoras têm utilizado para avaliar o serviço prestado à população, além de levantar suas necessidades e expectativas, constituindo-se em importante elemento para a tomada de decisão. Deste modo, é abandonada uma visão exclusivamente técnica e atribui-se efetiva importância à opinião dos usuários do serviço de transporte, colocando suas necessidades e expectativas em primeiro plano. O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns casos de utilização da pesquisa de opinião em transporte por parte da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) o órgão gerenciador do sistema de transporte e trânsito de Belém. se pretende aqui realizar um estudo exaustivo e nem discutir a metodologia da pesquisa de opinião. Busca-se contribuir com o registro dessa experiência, apontando para algumas necessidades, em especial para a sistematização dessa prática.

2 2. A PESQUISA DE OPINIÃO EM TRANSPORTES NO BRASIL A utilização da pesquisa de opinião em transporte tem história recente em nosso país e, embora desperte um crescente interesse, ainda é grande o desconhecimento de seu potencial no gerenciamento dos serviços de transporte. Se nos órgãos gestores um fator restritivo à sua maior aplicação está relacionado à escassez de recursos humanos e financeiros (e em alguns casos à própria visão tecnicista), nas empresas operadoras a cultura gerencial tradicionalista e a falsa percepção de ausência de competição no mercado contribuem para a não valorização deste instrumental. De acordo com um levantamento, feito em 1994, pela Associação Nacional de Transportes Públicos sobre as experiências de pesquisa desenvolvidas por órgãos de gerência e empresas de transporte, foram encontrados os seguintes tipos de aplicação da pesquisa de opinião (ANTP, 1995): a pesquisa de avaliação de serviço para obtenção de opiniões dos usuários acerca do serviço prestado; a pesquisa de imagem para levantamento da percepção da oferta do serviço, através de opiniões sobre o seu desempenho operacional e sobre a empresa que o executa; a pesquisa de expectativas que levam em conta o que os usuários (atuais ou futuros) esperam do serviço; a pesquisa de impacto para o levantamento dos efeitos decorrentes de implantação ou alterações no serviço, avaliando de que forma são sentidos e absorvidos pela comunidade. Destas, a pesquisa de avaliação de serviço é a mais utilizada em 56% dos órgãos gestores e empresas que responderam ao levantamento. Mesmo nesses casos, as pesquisas de opinião são realizadas esporadicamente e de forma pontual. No âmbito geral, além da pesquisa de opinião com usuários, predominam as pesquisas de caráter operacional, como a de embarque/desembarque, e as pesquisas de origem-destino. Outros tipos de pesquisas são relativamente pouco utilizadas, como a de imagem, a de caracterização sócio-econômica do usuário, de expectativas e de impacto. Quanto à operacionalização dessas pesquisas, poucas empresas e órgãos gestores dispõem em sua estrutura de uma área exclusivamente destinada para esse fim. Na maior parte dos casos, esta atividade está inserida em um setor de comunicação social e/ou de atendimento aos usuários. 3. A EXPERIÊNCIA DA CTBel A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) foi criada em 28 de dezembro de 1989, através da Lei Municipal n o É sua atribuição o planejamento, a coordenação, a execução e o controle das atividades relativas ao transporte público de passageiros e ao trânsito no município de Belém. O sistema de transporte público municipal é composto, atualmente, por três modalidades distintas porém complementares: o transporte coletivo, por ônibus e por barcos; o transporte seletivo, realizado através de microônibus; e o transporte público individual por táxi.

3 A pesquisa de opinião em transportes foi introduzida na CTBel no início dos anos 90 pela até então existente Seção de Usuários Especiais (SUE) um setor vinculado ao Departamento de Planejamento de Transportes (DPLA) e à Diretoria Técnica (DITEC). Umas das primeiras experiências ocorreu em 1993, com a aplicação de entrevistas em terminais de determinada empresa de ônibus visando obter o perfil sócio-econômico dos usuários e sua avaliação sobre o serviço prestado. Aos poucos, com a experimentação, a pesquisa de opinião passou a ser mais utilizada, ainda que irregularmente e com muitas dificuldades. Essa experiência, inclusive, foi referenciada na pesquisa da ANTP citada anteriormente. Ao longo de quase 8 anos de existência da CTBel diversas pesquisas de opinião foram executadas, sendo que a maioria se concentrou em pesquisas de avaliação do serviço de transporte. Serão apresentados aqui, a título de ilustração, dois casos de aplicação da pesquisa de opinião pela CTBel. Essa escolha se deu em função do significado que tais pesquisas tiveram enquanto instrumento para subsidiar as tomadas de decisão e da necessidade de registro dessas experiências. Os dois casos referem-se à utilização da pesquisa de opinião como ferramenta para avaliação do serviço ofertado pelo ônibus executivo e pelo microônibus Avaliação do Serviço de Ônibus Executivo Em dezembro de 1995, a CTBel implantou o serviço de transporte especial em ônibus executivo, tipo rodoviário, com ar condicionado, através da linha Castanheira Praça D. Pedro II (via Iguatemi), com itinerário ligando os dois shoppings da cidade. Esse novo serviço pretendia atrair o usuário do carro particular para o transporte público por meio da oferta de um transporte de qualidade. O quadro abaixo sistematiza as principais características deste tipo de serviço. Item Características Nome da linha Castanheira-Pça D. Pedro II (Via Iguatemi) Forma de exploração Consórcio de empresas associadas Período de operação 2 a a Sábado Horário de operação 8:00 às 22:15 Frota total (veículos) 6 Capacidade (somente pass. sentados) 44 poltronas Número de viagens/dia 55 Intervalo médio entre saídas (minutos) 20 Proporção sobre a tarifa do ônibus comum 5 vezes Descontos e isenções tarifários adotou Número médio de pass. transportados/dia 135 Quadro 1: Características operacionais do serviço de ônibus executivo Ainda no mesmo mês, foi realizada uma pesquisa de opinião com os usuários para avaliação do serviço recém-implantado. O questionário buscava obter a opinião dos usuários para os itens conforto, segurança, intervalo entre saídas dos ônibus, itinerário da linha, horário da última viagem, localização dos pontos de parada e tarifa. Havia também um espaço para a inclusão de sugestões por parte dos usuários.

4 Abaixo são apresentados os principais resultados da pesquisa com 200 usuários deste serviço. 85% Ótimo 15% Bom 76% Ótimo 23% Bom 1% Regular Figura 1: Avaliação do conforto Figura 2: Avaliação da segurança 59% Regular 15% Bom 34% Demorado 78% 22% Figura 3: Avaliação do intervalo entre ônibus Figura 4: Satisfação quanto ao itinerário 72% 28% 83% 17% Figura 5: Satisfação quanto ao último horário da viagem 64% 36% Figura 6: Satisfação quanto à localização dos pontos Figura 7: O valor da tarifa é compatível com o serviço prestado?

5 Observa-se, a partir da análise dos gráficos, que quase todos os itens pesquisados obtiveram acima de 60% de respostas favoráveis (com respostas ótimo, bom e sim ). A exceção é encontrada no item intervalo entre saídas, que obteve apenas 24% de respostas favoráveis. Tal resultado apontaria, então, para a necessidade de alteração na freqüência do serviço, buscando ir ao encontro da satisfação do usuário. Com a nova administração da CTBel, a operação do serviço de ônibus executivo passou a ser reavaliada, principalmente em função da baixa procura e por não ter atingido um de seus principais objetivos que era o da transferência do usuário do carro particular para o transporte público. Optou-se, então, por substituí-lo a partir da introdução do serviço de microônibus Avaliação do Serviço de Microônibus Após a extinção do serviço executivo, foi implantada no dia 12 de janeiro de 1998, em caráter experimental, a linha de microônibus Castanheira-Iguatemi (Belém, 1998a e 1998b), com 19 veículos, dotados de ar condicionado, vidro fumê e poltronas estofadas. Com o aprendizado obtido pela experiência do ônibus executivo, procurou-se diminuir o tempo de espera dos usuários através da redução do intervalo entre saídas dos microônibus. Além disso, buscou-se criar uma imagem agradável para a novidade: aos veículos foi dada uma programação visual agradável, de caráter regional, com uma pintura baseada em vitórias-régias e o apelido de curumins (índio pequeno), numa alusão ao seu tamanho. Item Características Nome da linha Castanheira-Iguatemi Forma de exploração Consórcio de empresas associadas Período de operação 2 a a Sábado Horário de operação 8:00 às 22:15 Frota total 19 Capacidade (somente pass. sentados) 21 poltronas Número de viagens/dia 174 Intervalo médio entre saídas (minutos) 5 Proporção sobre a tarifa do ônibus comum Cerca de 2 vezes Descontos e isenções tarifários adota Número médio de passageiros transportados/dia Quadro 2: Características operacionais do serviço de microônibus Em março, durante três dias, foi realizada uma pesquisa com cerca de 800 usuários (9% de amostra) do novo serviço de modo a obter (Belém, 1998c): um perfil sócio-econômico do usuário (sexo, idade, renda média familiar, motivo da viagem e modo utilizado para a viagem antes do microônibus); uma avaliação sobre o serviço prestado, através de questões sobre o conforto, o valor da tarifa, tempo de espera e itinerário da linha; sugestões (em especial sobre novas linhas) e reclamações sobre o serviço. As figuras, a seguir, apresentam os principais resultados alcançados.

6 50% Masculino 50% Feminino Figura 8: Sexo dos usuários 12% 41 a 50 anos 28% 31 a 40 anos 7% acima de 50 anos 15% até 20 anos 38% 21 a 30 anos Figura 9: Faixa etária dos usuários 2% até 1 salário 29% Acima de 10 salários 14% " " " 1 " " " a " " " " 3 " " #" #" salários #" #" #" #" #" #" # # # # # # # # # # # # # # # # % % % % % % % % %!%!%!%!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!#%" #" #" #" #" #" #" #" # # # # # # # # # # # # # # # # % % % % % % % % %!%!%!%!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!%"!#%" #" #" #" #" #" #" #" # # # # # # # # # # # # # # # # % % % % % % % % %!%!%!%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!"%!#"% #" #" #" #" #" #" #" # # # # # # # # # # # # # # # # % % % % % % % % %!% $!% $!% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!"% $!#"% $ #" $ #" $ #" $ #" $ #" $ #" $ #" $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # # % % % % % % % % % % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ #% $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # $ # # % % % % % % % % % % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ % % % % % % % % % % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ % $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ Figura 10: Renda média familiar, em salários mínimos 25% 3 a 6 salários 30% 6 a 10 salários 1% Bicicleta 1% A pé 24% Carro particular 14% Táxi 60% Ônibus Figura 11: Modo usado antes do microônibus 41% 13% Compras Escola 46% Trabalho 45% Bom 49% Ótimo 5% Regular 1% Ruim Figura 12: Motivo da viagem Figura 13: Avaliação do conforto 3% Péssimo & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & & '( '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '(& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& ' ' (' ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& ' ' (' ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& ('& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& '& ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' ' 57% Regular 40% Ótimo Figura 14: Avaliação do tempo de espera 67% ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) 33% Figura 15: Satisfação quanto ao itinerário

7 96% % Figura 16: O valor da tarifa é compatível com o serviço prestado? Os resultados mostraram que o serviço de microônibus foi muito bem aceito pelos seus usuários (O Liberal, 5 abr. 1997). Por exemplo, o item conforto obteve 94% das respostas favoráveis. O valor da tarifa foi considerado compatível com o serviço prestado para 96% dos usuários. Um item que merece destaque é justamente aquele de mais baixa aprovação que é o relacionado ao tempo de espera. Possivelmente, a maciça aprovação do serviço aliada à obrigatoriedade de viagem de passageiros somente sentados fez com que seus usuários, em determinados horários, esperassem por um microônibus disponível mais minutos que o normal. Tal fato, observado mesmo antes da realização da pesquisa, já levava à necessidade de ampliação do serviço a qual pôde ser melhor concebida por meio das inúmeras sugestões que os usuários fizeram. Portanto, é possível afirmar que se realizada sistematicamente, com periodicidade definida, a pesquisa de opinião pode servir como uma importante ferramenta para o monitoramento do potencial de transferência do usuário do carro particular (atualmente 24% dos usuários) para os microônibus. Certamente a introdução da rede de microônibus proposta para Belém e a manutenção do atual padrão de serviço, com a diminuição do tempo de espera e a oferta de itinerários alternativos, pode incentivar de maneira efetiva essa transferência modal. 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao que parece, a chamada era do usuário caracterizada como um momento de grandes transformações no setor de transporte público e por mudanças de atitudes em relação aos seus usuários chegou e começa a se instalar no país. Esse acontecimento teria sido motivado por diversos fatores, tais como o crescimento do transporte informal e a previsível reação do empresariado de ônibus, a insatisfação dos usuários do transporte público em relação à qualidade dos serviços prestados e a explosão de venda de automóveis (NTU, 1998). Todavia, o mais importante é o que tudo isso representou enquanto lição para o setor: é preciso valorizar o usuário! Nesse contexto, a pesquisa de opinião assume um importante papel. É hoje um dos principais instrumentos que podem trazer a voz do usuário para o planejamento, o gerenciamento e a operação dos serviços de transporte público. Seus resultados, entretanto, devem ser considerados como uma fotografia de um determinado momento, uma imagem instantânea da opinião dos entrevistados, uma vez que é sabido que as necessidades e as expectativas dos indivíduos mudam, em função de suas experiências. Portanto, torna-se

8 imprescindível a aplicação sistemática da pesquisa de opinião, para monitorar progressos e identificar possíveis mudanças. Em Belém, com o início da operação do transporte seletivo, a realização periódica de pesquisas de opinião adquire um caráter estratégico. Sabendo que esse segmento do mercado demanda fortemente por diferenciais de qualidade, e que a redução do número de automóveis particulares no trânsito da cidade mantém relação inversa com o sucesso do transporte seletivo, a consulta aos usuários assume fundamental importância no monitoramento e na melhoria do serviço prestado. Para a CTBel, o uso desse instrumental remete a um compromisso do poder público municipal com o bem estar da população. A pesquisa de opinião, desde que usado com critério, pode propiciar embasamento técnico para intervenções no sistema com boas chances de que essas decisões satisfaçam ao seu público. Rompe-se, assim, com uma visão meramente tecnicista e valoriza-se a percepção de quem vive o serviço, tornando o usuário um agente influente no processo de concepção e operação do serviço. Além do mais, se compreendida como um dos meios de garantia da participação popular nas decisões governamentais, possibilita a ampliação de um papel antes restrito ao consumo de um serviço para um outro ligado à construção da cidadania. 5. BIBLIOGRAFIA ANTP Associação Nacional de Transportes Públicos (1995). Gerenciamento de transporte público urbano: instruções básicas. Manual 8: A pesquisa de opinião no transporte coletivo urbano. São Paulo. (1997). Transporte humano: cidades com qualidade de vida. São Paulo. BELÉM. Prefeitura Municipal de Belém. CTBel (1996). Ordem de serviço n o 154/96. Junho. (1998a). Resolução n o 001/98-CONSAD. Aprova, em caráter experimental, a implantação do transporte público seletivo e dá outras providências. Janeiro. (1998b). Ordem de serviço n o 001/98. Janeiro. (1998c). Proposta para rede de microônibus. Fevereiro. COMISSÃO DE PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE DA ANTP (1995). A opinião do usuário como indicador de qualidade. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, n o 67, p , 2 o trimestre. NTU Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (1998). Novos tempos: a era do usuário; anuário Brasília. O LIBERAL. Aprovados, curumins ganharão novas linhas. Belém, 5 abr o caderno, p. 3. SILVA, Maria Cristina Freitas (1993). A pesquisa de opinião em transporte. Revista dos Transportes Públicos, São Paulo, n o 60, p , 3 o trimestre.

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU Simara Cristina Ferreira 1 Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 Faculdade de Tecnologia, Botucatu,SP, Brasil. E-mail: simara@ibd.com.br

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2019 Área de Estudos Econômicos Mobilidade urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos

Mobilidade Urbana. Opinião do consumidor Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana Opinião do consumidor - 2017 Área de Estudos Econômicos Mobilidade Urbana A mobilidade urbana consiste nas condições de deslocamento da população e de cargas no espaço geográfico das

Leia mais

Trânsito. A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região.

Trânsito. A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região. Trânsito Luciana Ghidetti de Oliveira A Futura realizou uma pesquisa para saber a opinião dos moradores da Grande Vitória sobre a situação do trânsito na região. Do total dos entrevistados, 75,1% não possuem

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres 3 PÚBLICO DE PASSAGEIROS POR MICRO-ÔNIBUS EM CÁCERES-MT JUSTIFICATIVA Uma das principais recomendações da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e dos planos

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres 3 Justificativa Uma das principais recomendações da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e dos planos de mobilidade é o estímulo e priorização ao uso do transporte

Leia mais

LICITAÇÃO DO STPP/RMR. Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB

LICITAÇÃO DO STPP/RMR. Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB Programa Estadual de Mobilidade Urbana PROMOB Municípios: 14 População: 3.690.547 hab Área: 2.768,45 km 2 ARAÇOIABA SÃO LOURENÇO DA MATA MORENO 49.205 189 90.402 277 15.108 90 CABO DE SANTO AGOSTINHO

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres PESQUISA EMBARQUE/DESEMBARQUE (E/D) E DE SATISFAÇÃO DOS PASSAGEIROS 3 JUSTIFICATIVA Uma das principais recomendações da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU)

Leia mais

Projeto BRT. Projeto BRT Porto Alegre. Rede Atual de Transporte Coletivo Desenho Conceitual do BRT. ao Transmilenio. Abril

Projeto BRT. Projeto BRT Porto Alegre. Rede Atual de Transporte Coletivo Desenho Conceitual do BRT. ao Transmilenio. Abril Projeto BRT Porto Alegre Rede Atual de Transporte Coletivo Desenho Conceitual do BRT Projeto BRT Visita Técnica T ao Transmilenio Abril - 2010 Rede Atual de Transporte Coletivo Trem Metropolitano: (Dados

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / 205 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais

Leia mais

SECRETARIA DE TRANSPORTES

SECRETARIA DE TRANSPORTES SECRETARIA DE TRANSPORTES Major Events Grandes Eventos 2013 Copa das Confederações 2013 Jornada Mundial da Juventude Católica 2014 Copa do Mundo de Futebol 2016 Jogos Olímpicos Soluções de Mobilidade para

Leia mais

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA

PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA PESQUISA DE MOBILIDADE URBANA A Pesquisa de Mobilidade Urbana teve como objetivo levantar a opinião da população, para avaliar a situação da mobilidade urbana em Florianópolis, e dessa forma, auxiliar

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA

RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA RELATÓRIO DE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO DE SÃO BORJA - 2018 Equipe: Alef Carvalho Rafaela Brasil Ana Gabriele Lima Marlene Freitas Ingrid Matte Orientador: prof. Dr. Valmor

Leia mais

Inconsistência na estrutura de transporte público das cidades brasileiras

Inconsistência na estrutura de transporte público das cidades brasileiras Inconsistência na estrutura de transporte público das cidades brasileiras Por Mateus Araújo Maia A expansão do meio urbano tem sido um fator desafiador para que a mobilidade seja desenvolvida afim de que

Leia mais

X Seminário Nacional Metroferroviário Projetos em implantação

X Seminário Nacional Metroferroviário Projetos em implantação X Seminário Nacional Metroferroviário Projetos em implantação Jurandir Fernandes Secretário dos Transportes Metropolitanos Estado de São Paulo ANTP Rio de Janeiro, 12/03/2014 Rede metropolitana em andamento

Leia mais

PERCEPÇÃO GERAL DA QUALIDADE DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BOTUCATU

PERCEPÇÃO GERAL DA QUALIDADE DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BOTUCATU PERCEPÇÃO GERAL DA QUALIDADE DO TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BOTUCATU Juliana Barreto Mendes¹ ¹Logística e Transporte, Faculdade de Tecnologia, Botucatu, SP, Brasil. E-mail: juliana.btu@hotmail.com

Leia mais

PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE. Julho 2008

PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE. Julho 2008 PERFIL DO TURISTA DA LINHA TURISMO DE PORTO ALEGRE Julho 2008 Apresentação A partir de Termo de Cooperação firmado entre as Faculdades Rio-Grandenses FARGS e a Secretaria Municipal de Turismo SMTUR, realizou-se

Leia mais

ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários.

ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE. PALAVRAS-CHAVE: Ônibus coletivos. Qualidade do serviço. Usuários. ESTUDO DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS COLETIVOS URBANOS EM CAMPINA GRANDE Danillo Barros CORDEIRO 1; SharaSonally Oliveira de SOUSA 2; Joherlan Campos de FREITAS 3. 1. Departamento de Estatística, Universidade

Leia mais

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira

Mobilidade Urbana. Luciana Ghidetti de Oliveira Mobilidade Urbana Luciana Ghidetti de Oliveira Segundo o Ministério das Cidades, mobilidade urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. A partir

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 2017

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 2017 CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU EM 207 Pâmela Rafaela Oliveira de Brito¹, Bernadete Rossi Barbosa Fantin² ¹Graduanda em Logística pela Faculdade de Tecnologia

Leia mais

CIDADES PARA PESSOAS*

CIDADES PARA PESSOAS* CIDADES PARA PESSOAS* A Tecnologia Aeromovel permite implementar novos paradigmas no Sistema de Transporte Público e na forma de organização das cidades. * Título do livro de Jan Gehl, urbanista dinamarquês.

Leia mais

Eleições 2016 São Paulo

Eleições 2016 São Paulo Eleições 06 São Paulo JOB 6_068 Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-00908/06 Perfil da Amostra Especificações Técnicas - Pesquisa Quantitativa - Objetivo Levantar um conjunto

Leia mais

Fase 2 Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino entrevistas

Fase 2 Pesquisa Domiciliar de Origem e Destino entrevistas Planejamento participativo Foram realizadas em todos os municípios da AMFRI para elaboração do Plan Mob: Fase 1 - Consultas Públicas 26 reuniões 742 cidadãos participantes 1.410 propostas produzidas Fase

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Delineamento da pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Delineamento da pesquisa 3 Metodologia Este capítulo descreve a metodologia de pesquisa utilizada nesta dissertação, no que tange à avaliação da aplicação dos Centros de Excelência da Petrobras como uma ferramenta de aprendizagem

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA SOBRE A SATISFAÇÃO E ANSEIOS DOS EMPRESARIADO QUANTO A SITUAÇÃO DO TRÂNSITO NO CENTRO COMERCIAL DE GURUPI.

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA SOBRE A SATISFAÇÃO E ANSEIOS DOS EMPRESARIADO QUANTO A SITUAÇÃO DO TRÂNSITO NO CENTRO COMERCIAL DE GURUPI. Gurupi 24 de junho de 2017 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA SOBRE A SATISFAÇÃO E ANSEIOS DOS EMPRESARIADO QUANTO A SITUAÇÃO DO TRÂNSITO NO CENTRO COMERCIAL DE GURUPI. Devido à necessidade de adequação

Leia mais

VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE

VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE VII ENCONTRO BIENAL DE LOGÍSTICA E CADEIAS DE VALOR E SUPRIMENTOS MACKENZIE POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA MARTHA MARTORELLI Mobilidade Urbana: Conceito Histórico

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI 27 RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Mobilidade urbana Avaliação do transporte público piora de 2011 a 2014 O percentual de brasileiros que avalia o transporte público como ótimo ou bom

Leia mais

Job Setembro / 2015

Job Setembro / 2015 Job 50904 Setembro / Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas pessoais com questionário estruturado. LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo. UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de

Leia mais

METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVDAS

METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVDAS AGENTE DE ACESSO À EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVDAS Prof. Dr. Diamantino A. Sardinha MSc. Denise Porto Neves Eng. MSc. Fábio G. Cavalcante OBJETIVO Empreender uma pesquisa que

Leia mais

ANEXO V INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE

ANEXO V INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE ANEXO V INDICADORES DE DESEMPENHO E QUALIDADE VOLUME II INDICADORES DE DESEMPENHO Sumário 1. Indicadores de Desempenho... 3 1.1. Intervalo entre Trens (INT)... 3 1.2. Tempo Médio de Percurso nos Picos

Leia mais

SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. SUPERVIA

SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. SUPERVIA SuperVia Concessionária de Transporte Ferroviário S.A. SUPERVIA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO Maior taxa de urbanização do Brasil (99,3%) Maior índice de concentração populacional do Brasil (1.909,75

Leia mais

A QUALIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO CARLOS SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS

A QUALIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO CARLOS SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS A QUALIDADE DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO CARLOS SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS Prof. Dr. Archimedes Azevedo Raia Junior Eng. Fábio Luiz Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS JUNHO DE 2016 JOB0268-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar um conjunto de informações sobre o contexto eleitoral

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS JUNHO DE 2016 JOB0268-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar um conjunto de informações sobre o contexto eleitoral

Leia mais

OPERAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO

OPERAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO OPERAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO Prof. Luis Antonio Lindau LASTRAN Laboratório Sistemas de Transportes DEPROT - Departamento de Engenharia de Produção e Transportes UFRGS Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS

SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS. Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS SÍNTESE DO PERFIL E DAS ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES DAS UNIDADES SOCIOASSISTENCIAIS Perfil e principais atribuições do Coordenador do CREAS Escolaridade de nível superior de acordo com a NOB/RH/2006

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Julho / 2016 Metodologia Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP

PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA DE VOTORANTIM / SP 1ª Conferência - março de 2016 tema: lançamento do processo de elaboração do Plano O QUE É MOBILIDADE URBANA? Mobilidade é a forma de deslocamento

Leia mais

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Há quanto tempo você Geral dos Porto Sapucaia São utiliza o metrô? Canoas Esteio usuários Alegre do Sul

Leia mais

CARTA COMPROMISSO ASSUNTOS DE INTERESSE CORPORATIVO

CARTA COMPROMISSO ASSUNTOS DE INTERESSE CORPORATIVO CARTA COMPROMISSO O SINDIURBANO-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná), o Sindicato mantém histórico de atuação em prol dos interesses, direitos e melhores condições de trabalho

Leia mais

TRANSPORTE PÚBLICO EXTERNO (municipal) PARA O CAMPUS DA UFMG: UMA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL

TRANSPORTE PÚBLICO EXTERNO (municipal) PARA O CAMPUS DA UFMG: UMA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL TRANSPORTE PÚBLICO EXTERNO (municipal) PARA O CAMPUS DA UFMG: UMA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL Marcel de Almeida Freitas (Sociólogo, Mestre em Psicologia, doutorando em Educação, Faculdade de Educação UFMG. Prof.

Leia mais

A Implantação da Gestão de Riscos em Projetos de Infraestrutura: Estudo de Caso da Implantação da Gestão de Riscos no Metrô de São Paulo

A Implantação da Gestão de Riscos em Projetos de Infraestrutura: Estudo de Caso da Implantação da Gestão de Riscos no Metrô de São Paulo A Implantação da Gestão de Riscos em Projetos de Infraestrutura: Estudo de Caso da Implantação da Gestão de Riscos no Metrô de São Paulo Alexandre Nonato Silva DE/GEO/CPC 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

Aplicando a Regra de 3 100% % x , % x 4%

Aplicando a Regra de 3 100% % x , % x 4% Aula 5 15-03-2016 Cálculos Estatísticos Prof. Procópio Prof. Procópio Cálculos Estatísticos 1) Numa indústria, há 655 operários. Qual o tamanho de uma amostra aleatória que represente 11% da população.

Leia mais

Curitiba, 2015 REALIZAÇÃO: APOIO:

Curitiba, 2015 REALIZAÇÃO: APOIO: Curitiba, 2015 Daniela Facchini, Diretora de Mobilidade Urbana Cristina Albuquerque, Coordenadora de Mobilidade Urbana Mariana Barcelos, Analista de Mobilidade Urbana Desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades

Leia mais

METODOLOGIA DE CONTRASTE VISUAL PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. ESTUDO DE CASO: DA UFSM, SANTA MARIA-RS, BRASIL

METODOLOGIA DE CONTRASTE VISUAL PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. ESTUDO DE CASO: DA UFSM, SANTA MARIA-RS, BRASIL METODOLOGIA DE CONTRASTE VISUAL PARA ANÁLISE DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS. ESTUDO DE CASO: CAMPUS DA UFSM, SANTA MARIA-RS, BRASIL C. J. A. K. Félix, C. J. M. K. Félix, I. B.

Leia mais

uma conseqüente redução nos custos totais dessas redes, gerando ainda inúmeros benefícios às cidades que os abrigam.

uma conseqüente redução nos custos totais dessas redes, gerando ainda inúmeros benefícios às cidades que os abrigam. &21&/86 2 &RQVLGHUDo}HV)LQDLV Em função das expressivas taxas de crescimento verificadas no mercado de carga aérea nas duas últimas décadas, do acirramento da concorrência e, ainda, das previsões otimistas

Leia mais

Brasília - Brasil Maio de 2006

Brasília - Brasil Maio de 2006 Brasília - Brasil Maio de 2006 Diagnóstico Início Diagnóstico Objetivos do Programa Intervenções Propostas Avanço das Atividades Tratamento Viário Diagnóstico Início Diagnóstico Objetivos do Programa Intervenções

Leia mais

URBANIZAÇÃO DE CURITIBA S.A. Av. Presidente Affonso Camargo, 330 CEP 80060-090 Curitiba PR E-mail: urbs.curitiba@avalon.sul.com.

URBANIZAÇÃO DE CURITIBA S.A. Av. Presidente Affonso Camargo, 330 CEP 80060-090 Curitiba PR E-mail: urbs.curitiba@avalon.sul.com. URBANIZAÇÃO DE CURITIBA S.A. Av. Presidente Affonso Camargo, 330 CEP 80060-090 Curitiba PR E-mail: urbs.curitiba@avalon.sul.com.br Tel: 55-41-320 3232 Fax: 55-41-232 9475 PLANEJAMENTO, GERENCIAMENTO E

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS MARÇO/ ABRIL DE 2012 JOB573 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar um conjunto de informações sobre o contexto

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação 2º Naviraí Motorcycle

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação 2º Naviraí Motorcycle Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação 2º Naviraí Motorcycle Naviraí, Agosto de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento.

Leia mais

TRANSPOR TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS EM REGIME DE FRETAMENTO AMAZONAS. 100,0% dos operadores informaram não ter adquirido veículos em 2016

TRANSPOR TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS EM REGIME DE FRETAMENTO AMAZONAS. 100,0% dos operadores informaram não ter adquirido veículos em 2016 AMAZONAS O estudo Transporte Rodoviário de Passageiros em Regime de Fretamento ouviu 363 empresários em seis Estados brasileiros: Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Leia mais

A Regulação da Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014

A Regulação da Mobilidade Urbana. Mobilidade Urbana Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014 A Regulação da Mobilidade Urbana Mobilidade Urbana Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014 Estrutura da Apresentação Linhas Gerais da Regulação de Mobilidade

Leia mais

PPP integral Regulação e fiscalização. Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões CMCP

PPP integral Regulação e fiscalização. Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões CMCP PPP integral Regulação e fiscalização Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões CMCP Linha 4: primeira linha de metrô implantada em modelo de PPP. Poder concedente responsável por: Obras civis

Leia mais

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROJETO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO Abaetetuba PA 2018 FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA LTDA/ME-FEAM Rodovia Doutor João Miranda, nº 3072, Altos, Bairro Bosque CEP: 68440-000 Abaetetuba

Leia mais

SPPO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS

SPPO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS SPPO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS SPPO Sistema de Transporte Publico por Ônibus, licitado em 2010, compreende a operação do sistema de ônibus em quatro áreas da cidade, sendo cada área operada

Leia mais

CENÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO

CENÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO CENÁRIO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO 1. INTRODUÇÃO O horizonte visado nesse cenário é de aproximadamente 10 anos. Trabalhou-se, basicamente, com variáveis estratégicas ligadas ao ambiente externo, ou

Leia mais

J O B 1 8 /

J O B 1 8 / J O B 1 8 / 0 0 7 1 1 Metodologia Amostra 800 entrevistas com paulistanos(as) de 16 anos ou mais Período de campo Entrevistas realizadas entre os dias 05 e 22 de abril de 2018 por meio de coleta Face-a-face

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de São Paulo/SP,

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA USUÁRIOS COBRADOS BACIA DO RIO DAS VELHAS APÊNDICE IV CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/IGAM/2012

RELATÓRIO PESQUISA USUÁRIOS COBRADOS BACIA DO RIO DAS VELHAS APÊNDICE IV CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/IGAM/2012 2017 RELATÓRIO PESQUISA USUÁRIOS COBRADOS BACIA DO RIO DAS VELHAS APÊNDICE IV CONTRATO DE GESTÃO Nº 002/IGAM/2012 SUMÁRIO Introdução... 3 Indicador 5b... 3 Pesquisa junto aos usuários... 3 Conclusões...

Leia mais

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO EAD 2018

PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO EAD 2018 PERFIL DO INGRESSANTE GRADUAÇÃO EAD 2018 Agosto/2018 Responsáveis pelo projeto GCR /GP/ DIRETORIA ES Solicitação da pesquisa Elaboração do questionário Elaboração do plano de ação CPA - COMISSÃO PRÓPRIA

Leia mais

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES 1 A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2011-2018): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UFCG) Profa. Dra. Ângela Cristina Albino

Leia mais

Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora

Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora Licitação do Transporte Coletivo de Juiz de Fora Etapas da Apresentação 1. Histórico 2. Informações básicas do Edital 3. Apresentação das Propostas 4. Principais Avanços 5. Metas da Concessão 6. Indicadores

Leia mais

PERFIL E AVALIAÇÃO DO INGRESSANTE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL 2018

PERFIL E AVALIAÇÃO DO INGRESSANTE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL 2018 PERFIL E AVALIAÇÃO DO INGRESSANTE PÓS-GRADUAÇÃO PRESENCIAL 2018 Agosto/2018 Responsáveis pelo projeto GCR / DIRETORIA ES Solicitação da pesquisa Elaboração do questionário Composição e envio do mailing

Leia mais

TRANSPORTE COLETIVO 2013 TRABALHOS EXECUTADOS

TRANSPORTE COLETIVO 2013 TRABALHOS EXECUTADOS TRANSPORTE COLETIVO 2013 TRABALHOS EXECUTADOS 1 - Atendimento e informações aos usuários. - Pessoal / Telefone - Trajetos - Horários - Utilização do Sistema 2 - REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES. 3 - ATENDIMENTO

Leia mais

Pesquisa de Satisfação dos usuários de serviços regulados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT PRODUTO 4.

Pesquisa de Satisfação dos usuários de serviços regulados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT PRODUTO 4. Pesquisa de Satisfação dos usuários de serviços regulados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT PRODUTO 4 Relatório IV Resultados do modal Ferroviário de Passageiros: Regular e Turístico

Leia mais

Pesquisa Quantitativa Salvador

Pesquisa Quantitativa Salvador Pesquisa Quantitativa Salvador Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) A genda 1. Metodologia 03 Análise dos Resultados 2. Avaliação da Administração

Leia mais

Tópicos Especiais em Transportes 3

Tópicos Especiais em Transportes 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL Tópicos Especiais em Transportes 3 Parte IV: Competências Legais sobre o Transporte Urbano Professora

Leia mais

TENDÊNCIAS DO TRANSPORTE URBANO SOBRE TRILHOS

TENDÊNCIAS DO TRANSPORTE URBANO SOBRE TRILHOS 14ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA TENDÊNCIAS DO TRANSPORTE URBANO SOBRE TRILHOS AEAMESP São Paulo setembro 2008 1 TENDÊNCIAS DO TRANSPORTE URBANO SOBRE TRILHOS CBTU - Companhia Brasileira de Trens

Leia mais

PROJETO: PRODUÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NA TOMADA DE DECISÃO DA GESTÃO GOVERNAMENTAL.

PROJETO: PRODUÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NA TOMADA DE DECISÃO DA GESTÃO GOVERNAMENTAL. CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº ENAP -01/2019 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: PRODUÇÃO DE DADOS E CONHECIMENTO ESTRATÉGICO NA TOMADA DE DECISÃO DA GESTÃO GOVERNAMENTAL. 1. PROJETO SELECIONA PESQUISADORES

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS ABRIL/ MAIO DE 2016 JOB0510 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo levantar o cenário eleitoral

Leia mais

Uma pesquisa sobre a percepção da legenda DEVAGAR pelos motoristas

Uma pesquisa sobre a percepção da legenda DEVAGAR pelos motoristas O texto a seguir é a reprodução fiel de um trabalho publicado como Nota Técnica 154, pela CET, de São Paulo, em setembro de 1992. A série Nota Técnica é de circulação interna à Companhia e serve para divulgar

Leia mais

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Capítulo 6 Transit Agency Operations, Economics and Marketing.

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Capítulo 6 Transit Agency Operations, Economics and Marketing. Aluna: Priscila Hoehr Mostardeiro Matrícula: 17/0074293 Disciplina: Operação do Sistema de Transporte Público Período: 2017/I Professor: Pastor Willy Gonzales Taco EXERCÍCIOS RESOLVIDOS Capítulo 6 Transit

Leia mais

Percepções sobre as ações prioritárias de prefeitos e vereadores para garantir igualdade de gênero. nas cidades. Realização:

Percepções sobre as ações prioritárias de prefeitos e vereadores para garantir igualdade de gênero. nas cidades. Realização: Percepções sobre as ações prioritárias de prefeitos e vereadores para garantir igualdade de gênero nas cidades Realização: Primeiro levantamento nacional sobre demanda populacional por igualdade entre

Leia mais

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra... 5 Motivação para ir às compras... 5 Passeio... 5 Momento...

Leia mais

PORQUE PRIORIZAR PROJETOS

PORQUE PRIORIZAR PROJETOS PORQUE PRIORIZAR PROJETOS ARNALDO LUÍS SANTOS PEREIRA AEAMESP - 9a. SEMANA DE TECNOLOGIA METROVIÁRIA SÃO PAULO - SETEMBRO-2003 SUMÁRIO CENÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO DEMANDAS INDÚSTRIA TRANSPORTE E RENDA

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA CONCORRÊNCIA CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO EDITAL DE CONCORRÊNCIA

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO BIENAL DO LIVRO 2012 PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO BIENAL DO LIVRO 2012 PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO OBSERVATÓRIO DO TURISMO DA CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO TURISMO BIENAL DO LIVRO 2012 PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO INTRODUÇÃO Renda do entrevistado Ocupação do entrevistado 2010 2012 2010 2012 Tendo por

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir a entrega de materiais aos Clientes, garantindo adequada proteção ao meio ambiente. 2. ABRANGÊNCIA: Os critérios deste

Leia mais

Indicador de Confiança. Consumidores Belo Horizonte. 1º trimestre 2018

Indicador de Confiança. Consumidores Belo Horizonte. 1º trimestre 2018 Indicador de Confiança Consumidores Belo Horizonte estre O TEM COMO OBJETIVO: Identificar a percepção dos consumidores de Belo Horizonte sobre o cenário macroeconômico atual, bem como mensurar a expectativa

Leia mais

NAGEH CLIENTES. Coordenadora: Luciana Pessiguini Ardis

NAGEH CLIENTES. Coordenadora: Luciana Pessiguini Ardis NAGEH CLIENTES Coordenadora: Luciana Pessiguini Ardis Histórico Reunião Março 2016 Apresentação dos indicadores de clientes site CQH Taxa de reclamação colocar em produção Indicadores de serviços Externos

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS: ESTUDO EM GOVERNADOR VALADARES/MG

INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS: ESTUDO EM GOVERNADOR VALADARES/MG INFLUÊNCIA DAS ÁREAS VERDES NA QUALIDADE DE VIDA NOS CENTROS URBANOS: ESTUDO EM GOVERNADOR VALADARES/MG Saúde, Segurança e Meio Ambiente Bianca da Silva Maia 1 Dayane Gonçalves Ferreira 2 Gislainy Carla

Leia mais

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE REGIÕES METROPOLITANAS CONSÓRCIO DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE REGIÕES METROPOLITANAS CONSÓRCIO DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE REGIÕES METROPOLITANAS CONSÓRCIO DE TRANSPORTE DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE ITEM RMR RECIFE População 4.048.845 hab

Leia mais

1.1. Formulação do Problema

1.1. Formulação do Problema 1. Introdução O atual ambiente de negócios altamente competitivo, exigente e globalizado tem requisitado às empresas atitudes mais eficazes para promover a satisfação e o sucesso dos seus clientes. Uma

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito de Pelotas

Semana Nacional do Trânsito de Pelotas Semana Nacional do Trânsito de Pelotas Mesa Redonda sobre Mobilidade Urbana Sustentável 21 de setembro de 2011 Roger Lima Lange Engenheiro Civil Diretor do SEST SENAT Mobilidade Urbana Sustentável Definição:

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

RELATÓRIO DADOS DE USO VAMO FORTALEZA OUTUBRO DE 2017 A MARÇO DE 2018

RELATÓRIO DADOS DE USO VAMO FORTALEZA OUTUBRO DE 2017 A MARÇO DE 2018 RELATÓRIO DADOS DE USO VAMO FORTALEZA OUTUBRO DE 217 A MARÇO DE 218 Fortaleza/CE 9 de abril de 218 Fone / Fax :(85) 3472-19 1 1. Premissas de Análise Foram considerados os dados a partir de outubro/16,

Leia mais

Evolução das Indenizações Pagas por Natureza

Evolução das Indenizações Pagas por Natureza Natureza da Indenização Jan a Mar 2012 Quantidades % Jan a Mar 2013 % Jan a Mar 2013 x Jan a Mar 2012 Morte 14.462 1 14.349 1 - Invalidez Permanente 64.220 6 85.286 68% 3 Despesas Médicas (DAMS) 18.860

Leia mais

Lista de Exercícios de estatística

Lista de Exercícios de estatística Lista de Exercícios de estatística 1 - As notas de um candidato em suas provas de um concurso foram: 8,4; 9,1; 7,2; 6,8; 8,7 e 7,2. A nota média, a nota mediana e a nota modal desse aluno, são respectivamente:

Leia mais

Colocando-nos, à disposição para eventuais esclarecimentos, firmamonos,

Colocando-nos, à disposição para eventuais esclarecimentos, firmamonos, Brasília, 03 de julho de 2017 Of. Circular 009/2017 Ref: RESOLUÇÃO 4.130/2013 - MODIFICAÇÕES Prezado Associado: Por meio da Resolução nº 5.368/2017, a ANTT modificou o Anexo III da Resolução 4.130/2013,

Leia mais

Pesquisa de Satisfação do Usuário 2016

Pesquisa de Satisfação do Usuário 2016 Pesquisa de Satisfação do Usuário 2016 Transportar passageiros, visando sua satisfação e a constante melhoria dos nossos serviços Auto Viação Redentor Ltda. Tel 3091-8585 Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira,

Leia mais

RELATÓRIO DE SERVIÇOS

RELATÓRIO DE SERVIÇOS RELATÓRIO DE SERVIÇOS TRANSPORTE COLETIVO 2014 1 - Atendimento e informações aos usuários. - Pessoal / Telefone - Trajetos - Horários - Utilização do Sistema 2 - REQUERIMENTOS E INDICAÇÕES. 3 - ATENDIMENTO

Leia mais

CAPIXABAS DESABAFAM: É PRECISO TER MAIS RIGOR NO CUMPRIMENTO DA LEI DE TRANSITO

CAPIXABAS DESABAFAM: É PRECISO TER MAIS RIGOR NO CUMPRIMENTO DA LEI DE TRANSITO CAPIXABAS DESABAFAM: É PRECISO TER MAIS RIGOR NO CUMPRIMENTO DA LEI DE TRANSITO Patrícia Gonoring O trânsito sempre é um assunto tratado pela mídia, seja por campanhas educativas do órgão regulador, ou

Leia mais

Regulação como instrumento de incentivo à inovação em Mobilidade Urbana

Regulação como instrumento de incentivo à inovação em Mobilidade Urbana Regulação como instrumento de incentivo à inovação em Mobilidade Urbana BHTRANS: agência reguladora e fiscalizadora Gestão dos Serviços de Transporte Ônibus Convencional / BRT 2.969 Miniônibus Suplementar

Leia mais

PERCEPÇÕES DAS PARTES INTERESSADAS

PERCEPÇÕES DAS PARTES INTERESSADAS PERCEPÇÕES DAS PARTES INTERESSADAS 2018 introdução O relatório em questão analisa o resultado da Pesquisa de Levantamento das Percepções das Partes Interessadas (Público Interno, Clientes, Fornecedores

Leia mais

I N T R O D U Ç Ã O ESTUDO SÓCIO-ECONÔMICO

I N T R O D U Ç Ã O ESTUDO SÓCIO-ECONÔMICO G R U P O O H I O arieli, cláudia, gabriela savi, gabrielle, sandra, thiago costa, ESTUDO SÓCIO-ECONÔMICO I N T R O D U Ç Ã O O tema em estudo pelo grupo é o levantamento sócio-econômico da áera do entorno

Leia mais

PERFIL DO INGRESSANTE PÓS-GRADUAÇÃO 2017

PERFIL DO INGRESSANTE PÓS-GRADUAÇÃO 2017 PERFIL DO INGRESSANTE PÓS-GRADUAÇÃO 2017 Agosto/2017 Objetivo Entender o perfil para realizar comunicação mais assertiva. Identificar (itinerário formativo). Responsáveis pelo Projeto GCR / Diretoria ES

Leia mais