Informação Empresarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informação Empresarial"

Transcrição

1 Informação Empresarial Baxter International Inc. One Baxter Parkway Deerfield, IL Contacto para Comunicações: Chris Bona, Contactos para Investidores: Mary Kay Ladone, Clare Trachtman, Contactos locais: Baxter Médico Farmacêutica, Lda. Sintra Business Park Zona Industrial da Abrunheira, Edifício Sintra Portugal Pedro Freitas, A BAXTER ANUNCIA OS RESULTADOS FINAIS DE FASE I/II E O INÍCIO DE UM ENSAIO CLÍNICO DE FASE III DE UMA CANDIDATA A VACINA PANDÉMICA CONTRA A GRIPE H5N1 Deerfield, Ill., 29 de Março, 2007 A Baxter International Inc. (NYSE: BAX) anunciou hoje os dados finais de um estudo de Fase I/II da sua vacina pandémica sob investigação, isenta de adjuvantes, contra a gripe H5N1 e planeia iniciar um ensaio clínico de Fase III desta candidata a vacina na Europa, com o objectivo de confirmar os resultados do referido estudo. O estudo de Fase I/II indicou que a candidata a vacina de H5N1 da Baxter, é altamente imunogénica a baixas doses, induzindo níveis substanciais de imunidade cruzada contra estirpes de H5N1 amplamente divergentes. O ensaio de Fase III, multicêntrico, sem ocultação, foi concebido para avaliar a segurança e eficácia da candidata a vacina da Baxter, isenta de adjuvantes, de vírus inteiro. As vacinações terão início na primeira metade do presente ano, prevendo-se que os resultados do ensaio de Fase III se encontrem disponíveis no final de Os resultados do ensaio clínico de Fase I/II sugerem que esta candidata a vacina poderá conferir protecção contra estirpes divergentes do vírus, mesmo em doses baixas, sem necessidade de um adjuvante, afirmou John Oxford, professor de Virologia na Queen Mary School of Medicine, em Londres, no Reino Unido. O ensaio clínico de Fase III foi concebido de forma a confirmar estes resultados e a fornecer uma medida sólida do potencial desta vacina na protecção de um grande número de indivíduos, antes e durante uma possível pandemia.

2 A BAXTER ANUNCIA OS RESULTADOS FINAIS DE FASE I/II E O INÍCIO DE UM ENSAIO CLÍNICO DE FASE III DE UMA CANDIDATA A VACINA PANDÉMICA Página 2 A candidata a vacina de H5N1 da Baxter, é derivada da estirpe de H5N1 A/Vietname/1203/2004. A sua composição e estrutura antigénicas, são extremamente semelhantes às do patogénio que circula actualmente na Natureza. A candidata a vacina induz uma resposta imune (mediada por células e anticorpos) semelhante às defesas do corpo contra um vírus natural, sem que seja necessário incorporar agentes adicionais (adjuvantes) para amplificar a resposta imune. Esta vacina é fabricada através da tecnologia patenteada Vero Cell, que permite a produção de vacinas com elevado rendimento, de forma mais rápida do que utilizando os métodos tradicionais, uma vez que a vacina não é produzida em ovos. A candidata a vacina da Baxter é a primeira candidata a vacina pandémica de H5N1 produzida em plataforma celular, a ser submetida a avaliação clínica. Apresentação de Resultados Finais de Fase I/II Os dados finais do ensaio clínico de Fase I/II, apresentados no mês passado no IV Simpósio Internacional de Infecções Virais Respiratórias em Hong Kong, demonstraram que a candidata a vacina exibia um perfil de tolerabilidade semelhante ao das vacinas sazonais da gripe correntemente comercializadas, produzidas em ovos, ao mesmo tempo que induzia uma elevada imunogenicidade, mesmo a baixas doses. Os resultados demonstraram ainda a capacidade da candidata a vacina em induzir níveis substanciais de imunidade cruzada contra estirpes de H5N1 amplamente divergentes. O ensaio de Fase I/II testou quatro concentrações diferentes de antigénio, variando de 3,75µg a 30µg; foram estudadas formulações de 7,5µg e 15µg com e sem adjuvante. Para a formulação de 7,5µg sem adjuvante, a taxa de protecção sérica (baseada em anticorpos neutralizantes) era de 76,2% ao dia 42. A imunidade induzida pela vacina também neutralizou estirpes divergentes do vírus H5N1, como a estirpe do Clado Monofilético três A/Hong Kong/156/97 e a estirpe do Clado Monofilético dois A/Indonésia/05/05. Os efeitos secundários observados mais comuns foram reacções no local da injecção, cefaleias e fadiga. A ocorrência mínima e o baixo nível dos efeitos secundários são semelhantes aos relatados para as vacinas sazonais licenciadas da gripe, produzidas em ovos. Esses resultados finais confirmam os resultados preliminares deste estudo, previamente anunciados. Análises extensivas dos resultados do ensaio clínico de Fase I/II estão já a ser preparadas, para efeitos de submissão a uma publicação médica, revista por especialistas.

3 A BAXTER ANUNCIA OS RESULTADOS FINAIS DE FASE I/II E O INÍCIO DE UM ENSAIO CLÍNICO DE FASE III DE UMA CANDIDATA A VACINA PANDÉMICA Página 3 É com grande satisfação que a Baxter constata que a utilização da tecnologia Vero Cell e formulação com vírus inteiro para desenvolvimento de uma vacina, são apoiadas por estes resultados de Fase I/II. Estes resultados preliminares sugerem que a vacina produzida é altamente imunogénica, apresentando um perfil de segurança favorável, sem necessidade de um adjuvante para amplificação da resposta imune. A introdução de um adjuvante poderá aumentar consideravelmente os custos e exercer um efeito negativo sobre a tolerabilidade, afirmou o Dr. Hartmut Ehrlich, vice-presidente do Global Research and Development Department da Divisão Baxter BioScience. Um bom perfil de segurança e uma imunidade cruzada para múltiplas estirpes do vírus constituem factores de importância crítica para que os governos considerem a possibilidade de utilização de uma vacina, antes ou imediatamente após a ocorrência de uma pandemia. Processo de Fabrico Vero Cell A Baxter fabrica a sua candidata a vacina pré-pandémica num sistema Vero Cell, uma das maiores unidades mundiais para produção de vacinas de cultura celular. A utilização de cultura celular em vez das tecnologias convencionais de produção em ovos, oferece várias vantagens. O processo Vero Cell utilizado pela Baxter pode ser iniciado com maior rapidez, uma vez que é possível utilizar um vírus nativo, que não necessita de ser modificado para que possa crescer em ovos, o que acelera o processo de produção de vacinas. Em termos de tempo total, é possível produzir vacinas, mediante este processo, em aproximadamente 12 semanas, uma redução significativa em relação aos sistemas tradicionais, baseados em ovos. Além disso, todas as estirpes de gripe com potencial para causar uma pandemia cujo crescimento foi testado em Vero Cell apresentaram resultados reprodutíveis de elevado rendimento, permitindo à Baxter responder com grande flexibilidade às variantes emergentes de estirpes pandémicas do vírus. Desenho do ensaio de Fase III da Vacina do H5N1 O ensaio clínico de Fase III, sem ocultação, irá avaliar a segurança e a resposta imune da candidata a vacina do H5N1 em voluntários saudáveis na Europa, aos quais será administrada uma vacina sem adjuvante, por injecção intramuscular. Os indivíduos vacinados serão avaliados em termos da capacidade da vacina em induzir a produção de anticorpos contra a estirpe de H5N1 A/Vietname /1203/2004, que é a estirpe utilizada na vacina e também contra várias outras estirpes divergentes de H5N1.

4 A Informação BAXTER ANUNCIA adicional relativa OS RESULTADOS a este ensaio FINAIS será incluída DE FASE no site I/II E O INÍCIO DE UM ENSAIO CLÍNICO DE FASE III DE UMA CANDIDATA A VACINA PANDÉMICA Página 4 Esforços Pré-Pandémicos Além de seguir um agressivo programa de desenvolvimento clínico, a Baxter trabalha em estreita colaboração com governos de todo o mundo, na preparação para uma eventual pandemia. A Baxter forneceu já vários milhões de doses de vacina pré-pandémica do H5N1 a vários governos, a nível mundial. Em 2006, a Baxter assinou um contrato de preparação para uma eventual pandemia com o Ministério da Saúde da Áustria, no sentido de fornecer 16 milhões de doses de vacina pandémica da gripe, na eventualidade de ser declarada uma pandemia. A Baxter colabora ainda com o Instituto Norte-Americano de Alergias e Doenças Infecciosas, que faz parte dos Institutos Nacionais de Saúde, em parceria com a Fisher BioServices Inc., e com o Departamento Norte-Americano de Saúde e Serviços Humanos, em parceria com a DVC LLC, uma empresa de Ciências Computacionais, no sentido de desenvolver candidatas a vacina da gripe, pandémica e sazonal, com recurso à plataforma Vero Cell. Baxter International A Baxter International Inc., através das suas filiais, presta assistência a profissionais de saúde e pacientes no tratamento de condições médicas complexas, incluindo a hemofilia, doenças auto-imunes, cancro, doenças infecciosas, doenças renais, trauma e outras condições. A empresa procura aplicar os seus conhecimentos relativamente a dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e biotecnologia, para fazer uma diferença significativa na vida dos doentes.

5 Esta informação inclui algumas declarações relativas ao futuro, referentes a vacinas desenvolvidas pela empresa, incluindo informação acerca de ensaios clínicos, licenciamento e vantagens das vacinas desenvolvidas. Estas declarações baseiam-se em pressupostos respeitantes a vários factores de importância, incluindo os seguintes, que poderão conduzir a diferenças substanciais entre os resultados obtidos e os expressos nas declarações relativas ao futuro: satisfação de requisitos regulamentares e outros, referentes ao início atempado de ensaios clínicos adicionais, resultados de ensaios clínicos adicionais capazes de demonstrar a segurança e eficácia dos produtos, aceitação pelo mercado de vacinas desenvolvidas com recurso à tecnologias Vero Cell, relativamente a técnicas de produção em ovos ou outras alternativas, empenho público do no combate à gripe das aves e outras ameaças pandémicas, incluindo experiência adicional de produção de vacinas em grande escala, e outros riscos identificados no preenchimento mais recente do Formulário 10-Q pela empresa, assim como em outros relatórios da SEC, disponíveis no site da empresa. A empresa não se compromete a actualizar as suas declarações relativas ao futuro. # # # Ref. Mat. Prom. Baxter PT:036/07 Data Mat. Prom. Baxter PT: 04/07

O Caminho da Inovação Biofarmacêutica

O Caminho da Inovação Biofarmacêutica O Caminho da Inovação Biofarmacêutica Inovação Biofarmacêutica 1. Biotecnologia e biotecnologia farmacêutica 2. Investimento em I&D 3. O processo de I&D 4. O impacto da biotecnologia 5. Casos de sucesso

Leia mais

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Gripovac 3 suspensão injectável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Cada dose de 2 ml contém:

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. Gripovac 3 suspensão injectável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA. Cada dose de 2 ml contém: 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Gripovac 3 suspensão injectável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém: Substância(s) activa(s): Estipes do vírus inactivado da

Leia mais

Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis

Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis Cochrane Evidências confiáveis. Decisões bem informadas. Melhor saúde. Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis Objetivos Avaliamos o efeito da imunização com vacinas contra influenza na

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Poliovaccine SSI Solução injectável, seringa pré-cheia Vacina da Poliomielite (inactivada) Leia atentamente este folheto antes de ser vacinado. Conserve

Leia mais

Vacinas anti-hiv: Dois ensaios de Eficácia! Jorge Beloqui GIV-ABIA-RNP+-IMEUSP

Vacinas anti-hiv: Dois ensaios de Eficácia! Jorge Beloqui GIV-ABIA-RNP+-IMEUSP Vacinas anti-hiv: Dois ensaios de Eficácia! Jorge Beloqui GIV-ABIA-RNP+-IMEUSP Introdução O desenvolvimento de uma vacina preventiva segura e eficaz contra o HIV provavelmente será essencial para alcançar

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Eurican PNEUMO 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml de vacina contém: Substância(s) activa(s):

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direção Geral de Veterinária - DSMPUV Autorizado a 05 de Janeiro de 2012 Página 1 de 25

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direção Geral de Veterinária - DSMPUV Autorizado a 05 de Janeiro de 2012 Página 1 de 25 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Autorizado a 05 de Janeiro de 2012 Página 1 de 25 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CUNICAL suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESPIPORC FLU3 suspensão injectável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

PLANO ESPANHOL DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA FACE A UMA PANDEMIA DE GRIPE

PLANO ESPANHOL DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA FACE A UMA PANDEMIA DE GRIPE PLANO ESPANHOL DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA FACE A UMA PANDEMIA DE GRIPE Pandemia de Gripe O que é? Por que é necessário um Plano? Pandemia de Gripe O que sabemos e o que desconhecemos Outra pandemia é INEVITÁVEL

Leia mais

Método epidemiológico aplicado à avaliação de intervenções (ênfase em vacinas)

Método epidemiológico aplicado à avaliação de intervenções (ênfase em vacinas) Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Departamento de Epidemiologia Método epidemiológico aplicado à avaliação de intervenções (ênfase em vacinas) ANA PAULA SAYURI SATO Como medir efeitos

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESPIPORC FLUpan H1N1 suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml contém:

Leia mais

Vacinas influenza no Brasil em 2018 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Monica Levi e Ricardo Feijó

Vacinas influenza no Brasil em 2018 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Monica Levi e Ricardo Feijó NOTA TÉCNICA 06/04/2017 Vacinas influenza no Brasil em 2018 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Monica Levi e Ricardo Feijó Introdução A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rispoval 4 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose (5 ml) contém: Solvente (suspensão): - vírus da

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 25 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RABISIN Suspensão injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml de vacina contém:

Leia mais

INFLUENZA: PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 2016

INFLUENZA: PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 2016 1 INFLUENZA: PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 216 2 SUMÁRIO Gripe (influenza) como problema de saúde pública Vigilância Alerta e Preparação dos serviços de saúde Vacinação contra a gripe Comunicação GRIPE (INFLUENZA)

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DA ESPECIALIDADE FARMACÊUTICA: FLUAD, Suspensão injectável em seringa pré-cheia Vacina contra a gripe, antigénio de superfície, inactivado, com

Leia mais

NOTA TÉCNICA 29/03/2017. Vacinas influenza no Brasil em 2017 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha

NOTA TÉCNICA 29/03/2017. Vacinas influenza no Brasil em 2017 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha NOTA TÉCNICA 29/03/2017 Vacinas influenza no Brasil em 2017 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. Desde

Leia mais

Vacinação contra gripe sazonal começa hoje em todo o país. Escrito por Administrator Seg, 25 de Abril de :01

Vacinação contra gripe sazonal começa hoje em todo o país. Escrito por Administrator Seg, 25 de Abril de :01 A campanha de vacinação contra a gripe sazonal começa hoje (25/04/2011) em todo o país. Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de seis meses

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1/5 1. DENOMINAÇÃO COMERCIAL AVINEW 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DE TODOS OS COMPONENTES Virus vivo da Doença da newcastle, estirpe VG/GA no mínimo.5,5

Leia mais

Pandemia de Gripe, Lições em Saúde Pública. Margarida Tavares

Pandemia de Gripe, Lições em Saúde Pública. Margarida Tavares Pandemia de Gripe, Lições em Saúde Pública um olhar desded o hospital Margarida Tavares 29 Outubro de 2010 2 Fase de Planeamento Novembro de 2005 Nomeado Grupo de Preparação e Acompanhamento do Plano de

Leia mais

Por que vacinas recombinantes? Vacinas recombinantes. Tipos de vacinas recombinantes. Vacinas recombinantes. Vacinas de subunidade 12/5/2011

Por que vacinas recombinantes? Vacinas recombinantes. Tipos de vacinas recombinantes. Vacinas recombinantes. Vacinas de subunidade 12/5/2011 Por que vacinas recombinantes? Vacinas recombinantes Prof. Alan McBride Vacinologia e Engenharia de Vacinas, Biotecnologia, CDTec, UFPel Porque... Não podemos cultivar todos os organismos no laboratório

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 6 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR inactivada marcada suspensão injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO DIFTOSEC CT 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 0,01 ml de vacina contém: Substância(s)

Leia mais

Influenza aviária ( gripe aviária ) e o significado de sua transmissão aos humanos

Influenza aviária ( gripe aviária ) e o significado de sua transmissão aos humanos Influenza aviária ( gripe aviária ) e o significado de sua transmissão aos humanos Informativo (Fact sheet) - 15/01/2004 A doença nas aves: impacto e medidas de controle A influenza aviária é uma doença

Leia mais

A bronquite infecciosa (BI) é uma doença viral e contagiosa das aves, disseminada no mundo todo.

A bronquite infecciosa (BI) é uma doença viral e contagiosa das aves, disseminada no mundo todo. iara.trevisol@embrapa.br A bronquite infecciosa (BI) é uma doença viral e contagiosa das aves, disseminada no mundo todo. Coronaviridae, gênero Coronavírus. Três grupos compõem o gênero Coronavírus, o

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO MYELOVAX Liofilizado para suspensão oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de vacina contém: Substância(s)

Leia mais

Situação Epidemiológica no Mundo e em Portugal

Situação Epidemiológica no Mundo e em Portugal GRIPE A (H1N1)v - RESPOSTA DAS EMPRESAS À PANDEMIA Centro de Congressos da Exponor PANDEMIA DE GRIPE Situação Epidemiológica no Mundo e em Portugal Cenários de Evolução Delfina Antunes Delegada Regional

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO PANDEMIC INFLUENZA VACCINE H5N1 BAXTER Suspensão injetável Vacina contra a pandemia da gripe (H5N1) (virião total, inativado,

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rispoval 3 BRSV-PI3-BVD Liofilizado e suspensão para suspensão injetável para bovinos 2.

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PARVORUVAX Suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml

Leia mais

Pesquisa Clínica Inovação Instituto Butantan

Pesquisa Clínica Inovação Instituto Butantan Pesquisa Clínica Inovação Instituto Butantan Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação A Ciência no Combate à Dengue, Zika e Chikungunya São Paulo, 27/11/2017 Introdução A imunização (vacinação) é uma das

Leia mais

Vacina anual. Informação sobre a vacina anual contra a gripe 2010 contra a gripe

Vacina anual. Informação sobre a vacina anual contra a gripe 2010 contra a gripe Vacina anual Informação sobre a vacina anual contra a gripe 2010 contra a gripe Gripe No Inverno aproximadamente uma em cada dez pessoas contraem a gripe. A gripe é causada pelo vírus da gripe, também

Leia mais

CONTRIBUTO PARA A SAÚDE PÚBLICA

CONTRIBUTO PARA A SAÚDE PÚBLICA CONTRIBUTO PARA A SAÚDE PÚBLICA REDUÇÃO DA MORBILIDADE E MORTALIDADE Os programas de vacinação têm tido um impacto significativo sobre a redução da mortalidade e morbilidade de inúmeras doenças infecciosas

Leia mais

A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes. em todo o mundo e, desde os primórdios da humanidade, é causa de

A Influenza, conhecida como gripe, está entre as viroses mais frequentes. em todo o mundo e, desde os primórdios da humanidade, é causa de NOTA TÉCNICA 08/03/2019 (Atualizada em 18/03/2018) Vacinas influenza no Brasil em 2019 Isabella Ballalai, Renato Kfouri, Juarez Cunha, Mônica Levi e Ricardo Feijó Introdução A Influenza, conhecida como

Leia mais

540 UI/3ml Via intramuscular 180 UI/ml. 540 UI/3ml Via intramuscular 180 UI/ml. injectável. injectável. 180 UI/ml Solução. UMAN BIG 180 UI/ml Solução

540 UI/3ml Via intramuscular 180 UI/ml. 540 UI/3ml Via intramuscular 180 UI/ml. injectável. injectável. 180 UI/ml Solução. UMAN BIG 180 UI/ml Solução ANEXO I LISTA DAS DENOMINAÇÕES, FORMA(S) FARMACÊUTICA(S), DOSAGEM(NS), VIA(S) DE ADMINISTRAÇÃO DO(S) MEDICAMENTO(S), DO(S) REQUERENTE(S) TITULAR(ES) DA(S) AUTORIZAÇÃO(ÕES) DE INTRODUÇÃO NO MERCADO NOS

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Lactovac C suspensão injectável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 5 ml contém: Substância(s)

Leia mais

Importância e Descoberta

Importância e Descoberta Importância e Descoberta OMS - VACINAÇÃO E ÁGUA LIMPA INTERVENÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA COM MAIOR IMPACTO NA SAÚDE MUNDIAL, APLICADAS MESMO ANTES DO CONHECIMENTO DA EXISTENCIA DE GERMES EM 1786 JENNER, APÓS

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO DINDORAL SPF Liofilizado para suspensão oral para Perus e faisões 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 60 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PASTOBOV 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml de vacina contém: Substância(s) activa(s):

Leia mais

FARMACOLOGIA. Aula 12 Continuação da aula anterior IMUNIZAÇÃO: ACTIVA E PASSIVA. IMONUGLOBULINAS. VACINAS. LISADOS BACTERIANOS.

FARMACOLOGIA. Aula 12 Continuação da aula anterior IMUNIZAÇÃO: ACTIVA E PASSIVA. IMONUGLOBULINAS. VACINAS. LISADOS BACTERIANOS. FARMACOLOGIA Aula 12 Continuação da aula anterior IMUNIZAÇÃO: ACTIVA E PASSIVA. IMONUGLOBULINAS. VACINAS. LISADOS BACTERIANOS. IMUNIZAÇÃO Protecção contra infecções e doenças cancerígenas. Protecção do

Leia mais

Compartilhe conhecimento: Por que motivo estamos vendo um número cada vez maior de casos de caxumba inclusive em pessoas já vacinadas?

Compartilhe conhecimento: Por que motivo estamos vendo um número cada vez maior de casos de caxumba inclusive em pessoas já vacinadas? Compartilhe conhecimento: Por que motivo estamos vendo um número cada vez maior de casos de caxumba inclusive em pessoas já vacinadas? A vacina contra caxumba com 2 doses gera produção de anticorpos na

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovilis IBR inactivada marcada suspensão injetável para bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Vacina Anti-rábica, suspensão injetável para cães, gatos e bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 1 ml

Leia mais

Recomendações para o uso de agentes antivirais no tratamento e profilaxia de infecções por vírus da gripe A(H5N1)

Recomendações para o uso de agentes antivirais no tratamento e profilaxia de infecções por vírus da gripe A(H5N1) Doença humana por vírus da gripe de origem aviária A(H5N1) Período de Alerta Pandémico Fase 3 (Baixa probabilidade de aparecimento de casos esporádicos na Europa) Recomendações para o uso de agentes antivirais

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 31 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CRYOMAREX RISPENS Suspensão injectável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 0,2 ml de

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Poulvac Bursine 2 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de vacina reconstituída: Substância(s) activa(s):

Leia mais

4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano)

4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) 4ª Ficha de Trabalho para Avaliação Biologia (12º ano) Ano Lectivo: 2008/2009 Nome: Nº Turma: CT Curso: CH-CT Data: 06/03/2009 Docente: Catarina Reis NOTA: Todas as Respostas são obrigatoriamente dadas

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rabdomun suspensão injetável para cães, gatos, bovinos e equinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Composição por dose

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 21 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CANIGEN Pi/L liofilizado e solvente para suspensão injectável para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Vigilância de síndrome respiratória aguda

Vigilância de síndrome respiratória aguda Vigilância de síndrome respiratória aguda - 2018 Um pouco de história... Fonte: Centers for Disease Control and Prevention (https://www.cdc.gov/flu/pandemic-resources/1918-commemoration/index.htm) Fonte:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 20 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO LYOMYXOVAX 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 0,5 ml de vacina contém: Substância(s)

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Ultima revisão dos textos: Novembro de 2016 Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Colombovac PMV 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Glässer, suspensão injetável para suínos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 2 ml:

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO BUR 706 1000 ou 5000 doses, liofilizado para suspensão para galinhas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Química Nuclear e Radiofarmácia

Química Nuclear e Radiofarmácia Licenciatura em Engenharia Biomédica Química Nuclear e Radiofarmácia AC Santos - 2008/2009 Os produtos para Medicina Nuclear obedecem a regulamentos organizados em 7 vol: Vol 1 directivas que regulam os

Leia mais

CONCLUSÕES CIENTÍFICAS E FUNDAMENTOS PARA A ALTERAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO DO HBVAXPRO APRESENTADOS PELA EMEA

CONCLUSÕES CIENTÍFICAS E FUNDAMENTOS PARA A ALTERAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO DO HBVAXPRO APRESENTADOS PELA EMEA CONCLUSÕES CIENTÍFICAS E FUNDAMENTOS PARA A ALTERAÇÃO DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO DO HBVAXPRO APRESENTADOS PELA EMEA INTRODUÇÃO HBVAXPRO é uma vacina monovalente desenvolvida para a imunização

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO MILOXAN suspensão injectável para bovinos, ovinos e caprinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de

Leia mais

Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina

Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina Remédio Anticâncer: Conhecendo mais sobre a Fosfoetanolamina Desde os anos de 1990, a fosfoetanolamina vem sendo estudada por pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, da USP (Universidade de

Leia mais

Esplanada dos Ministérios, Edifício Principal, 2º andar Brasília-DF Tel. (061) NOTA TÉCNICA N.º 161 /2010 DEVEP/SVS/MS

Esplanada dos Ministérios, Edifício Principal, 2º andar Brasília-DF Tel. (061) NOTA TÉCNICA N.º 161 /2010 DEVEP/SVS/MS MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA Esplanada dos Ministérios, Edifício Principal, 2º andar 70.304-000 Brasília-DF Tel. (061) 3213-8095 NOTA

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 69 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AVIFFA RTI 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de vacina contém: Substância (s) activa(s):

Leia mais

Células envolvidas. Fases da RI Adaptativa RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA. Resposta Imune adaptativa. Início da RI adaptativa 24/08/2009

Células envolvidas. Fases da RI Adaptativa RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA. Resposta Imune adaptativa. Início da RI adaptativa 24/08/2009 RESPOSTA IMUNE ADAPTATIVA Prof. Renato Nisihara Resposta Imune adaptativa Características: Apresenta especificidade antigênica Diversidade Possui memória imunológica Dirigida principalmente a Ag protéicos

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 11 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis Strepsuis 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de dois ml: Substância ativa: Streptococcus

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Ma5 + Clone 30 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose: Substâncias ativas: Vírus vivo da Bronquite

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA VACINA INFLUENZA. Academia Brasileira de Ciências - RJ 17/12/2013

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA VACINA INFLUENZA. Academia Brasileira de Ciências - RJ 17/12/2013 TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA VACINA INFLUENZA Academia Brasileira de Ciências - RJ 17/12/2013 INSTITUTO / FUNDAÇÃO BUTANTAN SÃO PAULO - BRASIL 1901: VITAL BRAZIL - Instituto Serumtherápico do Estado

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 19 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Feligen CRP Solução Injectável para Gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose de 1 ml de

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO AD live-suivax 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose (2ml) de vacina reconstituída contém: Substância(s)

Leia mais

Gripe. (Aspectos Epidemiológicos. gicos) Prof. Doutor Saraiva da Cunha. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Gripe. (Aspectos Epidemiológicos. gicos) Prof. Doutor Saraiva da Cunha. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Gripe (Aspectos Epidemiológicos gicos) Prof. Doutor Saraiva da Cunha Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Gripe em humanos Gripe sazonal Gripe pelos vírus v de origem aviária Gripe pandémica

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Progressis emulsão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml de

Leia mais

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE POR INFLUENZA Dr. Mauricio F. Favaleça Infectologista CRM/SP

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE POR INFLUENZA Dr. Mauricio F. Favaleça Infectologista CRM/SP SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE POR INFLUENZA 2016 Dr. Mauricio F. Favaleça Infectologista CRM/SP 146.389 De acordo com o Código de ÉTICA Médica em vigor e com as exigências da ANVISA, regulamentadas

Leia mais

Plano de Contigência para a Pandemia de Gripe. Fevereiro 2007

Plano de Contigência para a Pandemia de Gripe. Fevereiro 2007 Plano de Contigência para a Pandemia de Gripe Fevereiro 2007 Plano de Contingência para a Pandemia de Gripe 2 Sumário Gripe sazonal Gripe pandémica Gripe aviária Risco actual de uma Pandemia de Gripe Medidas

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RABIGEN MONO, Solução injectável para cães e gatos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma dose de 1 ml

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DGAMV Aprovação do texto janeiro 2018 Página 1 de 16

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DGAMV Aprovação do texto janeiro 2018 Página 1 de 16 ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO GALLIVAC IB88 NEO Comprimido efervescente para suspensão por nebulização para frangos de carne 2. COMPOSIÇÃO

Leia mais

Bio12. Unidade 3 Imunidade e Controlo de Doenças. josé carlos. morais

Bio12. Unidade 3 Imunidade e Controlo de Doenças. josé carlos. morais Bio12 Unidade 3 e Controlo de Doenças Que desafios se colocam ao controlo de doenças? Capítulo 1.1. Defesas específicas e não específicas De que forma poderá o organismo humano defenderse das agressões

Leia mais

Bio12. Unidade 3 Imunidade e Controlo de Doenças. josé carlos. morais

Bio12. Unidade 3 Imunidade e Controlo de Doenças. josé carlos. morais Bio12 Unidade 3 e Controlo de Doenças Que desafios se colocam ao controlo de doenças? Capítulo 1.1. Defesas específicas e não específicas De que forma poderá o organismo humano defenderse das agressões

Leia mais

ZA5222. Flash Eurobarometer 287 (Influenza H1N1) Country Specific Questionnaire Portugal

ZA5222. Flash Eurobarometer 287 (Influenza H1N1) Country Specific Questionnaire Portugal ZA5222 Flash Eurobarometer 287 (Influenza H1N1) Country Specific Questionnaire Portugal FLASH 287 INFLUENZA Q1. Tenciona ser vacinado(a) contra a gripe sazonal este ano? Sim, já fui vacinado(a)... 1 Sim,

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Paramyxo P201 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,25 ml: Substância ativa: Antigénio

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Rispoval IBR-Marker inactivatum, para suspensão injetável para Bovinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

TROCANDO IDÉIAS XX 16 e 17 de junho de 2016 Windsor Flórida Hotel - Rio de Janeiro - RJ

TROCANDO IDÉIAS XX 16 e 17 de junho de 2016 Windsor Flórida Hotel - Rio de Janeiro - RJ TROCANDO IDÉIAS XX 16 e 17 de junho de 2016 Windsor Flórida Hotel - Rio de Janeiro - RJ Susana Aidé Profª Adjunto de Ginecologia Universidade Federal Fluminense Hospital Universitário Antônio Pedro Carta

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Suvaxyn M.hyo suspensão injetável para porcos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2

Leia mais

Desenvolvimento de vacinas contra o HIV-1

Desenvolvimento de vacinas contra o HIV-1 Desenvolvimento de vacinas contra o HIV-1 Daniela Santoro Rosa Laboratório de Vacinas Experimentais (LaVEx) Disciplina de Imunologia Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP Simpósio sobre produção de

Leia mais

HVTN 704/HPTN 085. Rondalya DeShields, MSN Christie Lyn Costanza, MPH Travis Love, BFA

HVTN 704/HPTN 085. Rondalya DeShields, MSN Christie Lyn Costanza, MPH Travis Love, BFA HVTN 704/HPTN 085 Rondalya DeShields, MSN Christie Lyn Costanza, MPH Travis Love, BFA Quem somos? Quem somos? Localizados em Newark, NJ Estabelecido em 2007 como 1 dos 10 Centros de Pesquisa Clínica do

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Numa época de desafios imprevisíveis para a saúde, sejam devidos às mudanças climáticas, às doenças infeciosas emergentes ou a uma próxima bactéria a desenvolver resistência aos medicamentos, uma tendência

Leia mais

Gripes, Constipações e Vacinação. Com Setembro chega o frio e com este, a Gripe. Saiba como se proteger e qual a melhor maneira de lidar com ela.

Gripes, Constipações e Vacinação. Com Setembro chega o frio e com este, a Gripe. Saiba como se proteger e qual a melhor maneira de lidar com ela. Com Setembro chega o frio e com este, a Gripe. Saiba como se proteger e qual a melhor maneira de lidar com ela. Gripes, Constipações e Vacinação 1 / 13 Muitas vezes confundidas, as gripes e as constipações

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Poulvac NDW 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa por dose: Vírus vivo da doença de Newcastle,

Leia mais

Influenza Campanha de vacinação no estado de São Paulo Influenza Vaccination campaign in the State of São Paulo 2016

Influenza Campanha de vacinação no estado de São Paulo Influenza Vaccination campaign in the State of São Paulo 2016 Dados epidemiológicos Influenza Vaccination campaign in the State of São Paulo 2016 Divisão de Imunização. Centro de Vigilância Epidemiológica- Prof Alexandre Vranjac. Coordenadoria de Controle de Doenças.

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis CAV P4 Liofilizado e solvente para suspensão injetável para galinhas. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis RT+IBmulti+G+ND 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 0,5 ml: Substâncias ativas: ART estirpe But1#8544:

Leia mais

Desafios no desenvolvimento de uma vacina contra dengue. Expedito Luna Instituto de Medicina Tropical Universidade de São Paulo

Desafios no desenvolvimento de uma vacina contra dengue. Expedito Luna Instituto de Medicina Tropical Universidade de São Paulo Desafios no desenvolvimento de uma vacina contra dengue Expedito Luna Instituto de Medicina Tropical Universidade de São Paulo Curso de Vacinas em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro Julho, 2013

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 13 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO INMODULEN Suspensão injectável para suínos e bovinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Ministério da Saúde Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza

Ministério da Saúde Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza Ministério da Saúde Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza Jarbas Barbosa da Silva Jr Secretário de Vigilância em Saúde Rio de Janeiro, novembro de 2005 Cenário Mundial da Influenza

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis REO Inac, emulsão injetável para galinhas reprodutoras 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância

Leia mais

Porto Alegre/RS

Porto Alegre/RS UNIDADE DE PESQUISA CLÍNICA Centro de Medicina Reprodutiva Carlos Isaia Filho LTDA. A Pesquisa Clinica e suas Fases Carlos Isaia Filho Unidade de Pesquisa Clínica CMR Da Molécula ao Mercado. Aproximadamente

Leia mais

farmacêutica Liofilizado e solvente para suspensão injectável Vírus vivo atenuado PRSS estirpe DV: 10 4,0-10 6,3 DICT 50 por dose

farmacêutica Liofilizado e solvente para suspensão injectável Vírus vivo atenuado PRSS estirpe DV: 10 4,0-10 6,3 DICT 50 por dose ANEXO I LISTA DAS DENOMINAÇÕES, FORMA FARMACÊUTICA, DOSAGEM DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO, ESPÉCIES- ALVO, VIA DE ADMINISTRAÇÃO, REQUERENTE/TITULAR DA AUTORIZAÇÃO DE INTRODUÇÃO NO MERCADO NOS ESTADOS-MEMBROS

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Porcilis M hyo, suspensão injetável 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Por dose de 2 ml Substância ativa

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PORCILIS APP, suspensão injetável para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de 2 ml contém:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nobilis Gumboro Inac. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose de vacina contém: Substância ativa:

Leia mais