Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 105/2011 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07 /05/2013 Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Recursos Humanos Qualificação: Técnico em Recursos Humanos Componente Curricular: Práticas de Competências Sociais Módulo: III (H115) C. H. Semanal: 2,5 Professor: JULIANA DELGADO MARTINS I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. -se com comportamento adequado para o convívio social.

2

3 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS Módulo: III Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1. Analisar a importância da negociação na gestão de pessoas. 2. Analisar fatores que influenciam na convivência harmoniosa no gerenciamento de pessoas 1.1. Identificar a importância da negociação na gestão de pessoas Identificar situações que requerem negociação no âmbito das organizações Planejar e definir objetivos de negociação Identificar a importância da preparação emocional para participar de uma negociação Evitar sentimentos e atitudes que dificultam a negociação Utilizar estratégias e táticas de negociação Testar habilidades de negociador Selecionar procedimentos para festas e comemorações nas dependências da instituição e fora dela quando necessário Orientar conduta em viagens de negócios Pesquisar costumes internacionais para recepcionar clientes e expatriados. 1. O papel do negociador: negociação; s de negociação. o ações corretivas e preventivas. 2. Procedimentos para: o Festa de final de ano; o O significado dos presentes; o Amigo secreto; o Lembrancinhas. o Comportamentos que devem ser evitados em viagens. o Costumes internacionais e modos à mesa. o Transição de expatriados para uma cultura organizacional local.

4 3. Analisar a necessidade de adaptação comportamental Aplicar procedimentos legais e de fiscalização diante de Assédio Moral e Assédio Sexual Aplicar conceitos da globalização como movimento de alteração/fusão de visão e valores organizacionais Perceber que há crescente exigência relativa ao comportamento profissional Perceber a competência cultural como diferencial competitivo Perceber a relação entre a neurociência e etiqueta Detectar a performance social como valor fundamental para uma carreira profissional Utilizar o vestuário dentro do contexto organizacional; 3.8. Identificar o cumprimento das práticas sociais de conduta; 3.9. Incorporar as regras de composição e comportamento à mesa; Perceber as recomendações sobre o tom de voz adequado ao ambiente profissional; Identificar postura assertiva e empática no auxílio das relações interpessoais; Utilizar as regras de cumprimentos, formas de apresentação e pronomes de tratamentos; Praticar a higienização pessoal e condutas de higiene; Dominar as regras protocolares para luto e doenças Identificar a importância do comportamento nos ambientes virtuais Incorporar nas relações sociais e de trabalho as recomendações da netiqueta na comunicação virtual. 3. Conceitos de: ocorrências de Assédio Moral e Sexual; o Uso da etiqueta pessoal e profissional: o Recomendações do Dress Code; o Conduta no elevador e ambientes públicos; o Regras de etiqueta à o Recomendações sobre o tom de voz; o Como dizer não e demonstrar flexibilidade; o Empatia no ambiente de trabalho; o Regras quanto aos Cumprimentos; o Formas de apresentação; o O uso dos Pronomes de tratamento de linguagem: oral e escrita; o Cuidados com a higiene pessoal; o Conduta higiênica; o Conduta em lutos e doenças de colaboradores e dirigentes: cumprimentos aos familliares; envio de condolências; vestuário; visitação e condutas à colegas doentes/internados; o Recomendações da Netiqueta: s e redes sociais.

5 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos 1.1. Identificar a importância da negociação na gestão de pessoas Identificar situações que requerem negociação no âmbito das organizações Planejar e definir objetivos de negociação Identificar a importância da preparação emocional para participar de uma negociação Evitar sentimentos e atitudes que dificultam a negociação Utilizar estratégias e táticas de negociação Testar habilidades de negociador Selecionar procedimentos para festas e comemorações nas dependências da instituição e fora dela quando necessário Orientar conduta em viagens de negócios Pesquisar costumes internacionais para recepcionar clientes e expatriados. 1. O papel do negociador: o ações corretivas e preventivas. 2. Procedimentos para: o Festa de final de ano; o O significado dos presentes; o Amigo secreto; o Lembrancinhas. o Comportamentos que devem ser evitados em viagens. o Costumes internacionais e modos à mesa. o Transição de expatriados para uma cultura organizacional local. Demonstração de teorias em aulas dialogadas. Atividades individuais e em grupos, através de análise e discussão de textos e artigos. Estudo de caso. Demonstração de teorias em aulas dialogadas. Estudo de caso. Aplicação de dinâmicas. Cronograma / Dia e Mês 09 /02 a 23/04 12/04 a 26/04

6 3.1. Aplicar procedimentos legais e de fiscalização diante de Assédio Moral e Assédio Sexual Aplicar conceitos da globalização como movimento de alteração/fusão de visão e valores organizacionais Perceber que há crescente exigência relativa ao comportamento profissional Perceber a competência cultural como diferencial competitivo Perceber a relação entre a neurociência e etiqueta Detectar a performance social como valor fundamental para uma carreira profissional Utilizar o vestuário dentro do contexto organizacional; 3.8. Identificar o cumprimento das práticas sociais de conduta; 3.9. Incorporar as regras de composição e comportamento à mesa; Perceber as recomendações sobre o tom de voz adequado ao ambiente profissional; Identificar postura assertiva e empática no auxílio das relações interpessoais; Utilizar as regras de cumprimentos, formas de apresentação e pronomes de tratamentos; Praticar a higienização pessoal e condutas de higiene; Dominar as regras protocolares para luto e doenças Identificar a importância do comportamento nos ambientes virtuais Incorporar nas relações sociais e de trabalho as recomendações da netiqueta na comunicação virtual. 3. Conceitos de: Assédio Moral e Sexual; o Uso da etiqueta pessoal e profissional: o Recomendações do Dress Code; o Conduta no elevador e ambientes públicos; o Regras de etiqueta à mesa; o Recomendações sobre o tom de voz; o Como dizer não e demonstrar flexibilidade; o Empatia no ambiente de trabalho; o Regras quanto aos Cumprimentos; o Formas de apresentação; o O uso dos Pronomes de tratamento de linguagem: oral e escrita; o Cuidados com a higiene pessoal; o Conduta higiênica; o Conduta em lutos e doenças de colaboradores e dirigentes: cumprimentos aos familliares; envio de condolências; vestuário; visitação e condutas à colegas doentes/internados; o Recomendações da Netiqueta: s e redes sociais. Exibição de vídeos documentários sobre o assunto; Análise de artigos sobre casos reais; Debate em mesa redonda sobre o assunto; Demonstração de teorias em aulas dialogadas. Desenvolvimento de dinâmica. Atividades práticas com dramatizações e apresentações dinâmicas Debates 27/04 a 25/05 26/05 a 09/07

7 IV - Plano de Avaliação de Competências Competência Instrumento(s) e Procedimentos de 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho Avaliação 1. Analisar a importância da negociação na gestão de pessoas. Atividades individuais e em grupos. -Estudo de casos. - Assimilação do conteúdo. - Interesse. - Execução das atividades. - Clareza de ideias. Demonstrar conhecimento com relação a necessidade de adaptação comportamental. -Seminários e apresentações; 2. Analisar fatores que influenciam na convivência harmoniosa no gerenciamento de pessoas. 3. Analisar a necessidade de adaptação comportamental. Trabalhos em equipe e individuais, discutindo situações praticas e objetivas. Participação em dinâmicas. Discussões em equipe. Estudo de caso. Atividade prática em equipe e individual. Observação das atividades propostas. - Assimilação do conteúdo. - Interesse. - Execução das atividades. - Clareza de ideias; -Participação nas atividades; - Participação em sala de aula; - Execução das atividades; -Comprometimento; Apresentar no desenvolvimento da atividade, como demonstrativos do conhecimento adquirido referente a expressão corporal e o contato com o mundo. Apresentar pesquisas demonstrando conhecimento dos processos que influenciam uma convivência harmoniosa.

8 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho *Assinalar com as atividades que serão desenvolvidas no mês.

9 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) CURY, Augusto. O código da Inteligência. - Rio de Janeiro: Sextante, GEHRINGER, Max. Superdicas para impulsionar sua carreira. São Paulo: Saraiva, JOHNSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo? tradução de Maria Clara de Biase. 94º ed. Rio de Janeiro, MINARELLI, José Augusto. Superdicas de networking para sua vida pessoal e profissional. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, MOELLWALD, Lícia Egger e MOELLWAD, Hugo Egger. Competência Social:mais que etiqueta, uma questão de atitude. - 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, PEASE, Allan & Barbara. Desvendando os segredos da Linguagem Corporal. RJ: sextante, 2005; WEIL, Pierre e TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala. - Petrópolis: Vozes, Sites para pesquisa sobre o conteúdo: Material disponibilizado pelo professor. Jornais e revistas especializadas. Data-show; retroprojetor; sala de vídeo. Data-show; retroprojetor; sala de vídeo e visitas técnicas sempre que pertinente. VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) 1 - A avaliação será contínua e cumulativa, gerando oportunidades para que o aluno reflita com observância, sua evolução, verificando sua assiduidade, participação em sala de aula, atividade de classe ou extraclasse. 2 - aluno que não atingir as competências previstas será realizado a sua recuperação de forma contínua através de atendimento individualizado em sala de aula, de modo que não prejudique os demais alunos, com desenvolvimento de exercícios e/ou trabalhos em classe e extra-classe, grupos de estudo, envolvendo pesquisas com orientação e acompanhamento do professor e posteriormente ocorrerá a sua avaliação que poderá ser através de avaliação escrita e/ou oral, apresentação de relatórios e/ou trabalhos, observação direta do desempenho do aluno, ou auto-avaliação. I Identificação: Nome do professor: Juliana Delgado Martins Raymundo

10 Assinatura: Data:18/03/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Os procedimentos didáticos e os instrumentos de avaliação são diversificados, vindo ao encontro da proposta de formação por competências. Nome do coordenador (a): Caroline Penteado Manoel Assinatura: Data: 18/03/2016 Data e ciência do Coordenador Pedagógico I Replanejamento

11 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Recursos Humanos Qualificação: Técnico em Recursos Humanos Componente Curricular: Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho Módulo: III (H115) C. H. Semanal: 5,0 Professor: Renata Miranda Duarte I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados e colaboradores. Promover reintegração e adaptação do empregado. Articular reinserção do profissional no mercado de trabalho outplacement. Apoiar setores de medicina e segurança do trabalho. Participar no desenvolvimento dos programas de qualidade. Conhecer a legislação e sua interferência na política da Saúde e Segurança do Trabalho. Identificar as condições ambientais de trabalho. Identificar o impacto econômico da implantação de política da Saúde e Segurança do Trabalho. Conscientizar da necessidade e aplicabilidade de uma política de Saúde e Segurança do Trabalho. Participar de reforma e elaboração de normas regulamentadoras. Fornecer dados para o planejamento da política de Saúde e Segurança do Trabalho. Orientar ações de Saúde e Segurança do Trabalho, respeitando as normas regulamentadoras da segurança do trabalho, visando garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.

12 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho Módulo: III Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1.1. Identificar a trajetória histórica da qualidade e sua importância na gestão de pessoas Identificar a necessidade da gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Identificar o processo da qualidade no contexto da área de gestão de pessoas Identificar o cenário organizacional e a abordagem do gerenciamento da qualidade total Utilizar ferramentas da Qualidade Total Identificar as características particulares do sistema de fornecimento de serviços Verificar as definições de organogramas, os efeitos da distribuição de autoridade/responsabilidade e as implicações para a organização da qualidade Identificar a responsabilidade da gerência na implantação e desempenho de um Programa de Qualidade Fornecer informações, em seus diversos formatos, pertinentes à Programa de Qualidade Assegurar que o treinamento seja parte da política da qualidade Auxiliar no planejamento do melhoramento contínuo. 1. Analisar a Qualidade como ferramenta competitiva na gestão de recursos humanos. 1. Fundamentos: Histórico da Qualidade; Benefícios da qualidade; Gestão, técnicas básicas e ferramentas da Qualidade Total: Sistemas de Certificação da Qualidade; Círculos de Controle da Qualidade e, Qualidade de serviços: o Confiabilidade o Responsabilidade o Segurança o Empatia o Tangibilidade. o Organização para a Qualidade; o Responsabilidade e gerenciamento do desempenho; o Comunicação da estratégia da qualidade total; Programas de sugestões; Reuniões no departamento ; Treinamento vocacional e de integração; Campanhas: cartazes, volantes, folders, intranet, blog etc. Lembretes no local de trabalho; Competições; Prêmios e apresentações formais; Demonstrações e exposições; Revistas, jornais ou cartazes da empresa;

13 2. Analisar a Higiene e Segurança do Trabalho como melhor prática para assegurar saúde física e mental das pessoas. 3. Analisar as práticas da gestão da Qualidade de Vida no Trabalho como indicador da satisfação das pessoas no trabalho Aplicar as Normas Regulamentadoras apontadas pela CLT Identificar as classificações de acidentes de trabalho por sua gravidade Identificar as causas do acidente de trabalho Verificar o estabelecimento de normas referentes a utilização de EPI s e EPC s Identificar a Norma Regulamentadora 5 referente a CIPA Identificar a área de Higiene e Medicina do Trabalho como responsável pela proteção à saúde do trabalhador Identificar os componentes da QVT Identificar a preocupação da visão biopsicossocial com o indivíduo na integralidade Identificar as reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estressores no ambiente de trabalho Identificar a síndrome de Burnout e sua diferença do estresse genérico Relacionar as consequências do alto nível de Pesquisas de opinião ou atitude. Ciclo de treinamento de melhoria; O melhoramento contínuo e o modelo de TQM Total Quality Management Gerenciamento da Qualidade Total. 2. Noções: Segurança do Trabalho: Acidentes de trabalho; Equipamento de Proteção Individual; Equipamento de Proteção Coletiva; Ato inseguro; Condição insegura; NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. o Higiene e Medicina do trabalho. Ambiente físico; Ambiente psicológico; Aplicação de princípios de ergonomia; Saúde ocupacional. 3. Noções de Qualidade de Vida no Trabalho QVT. Visão biopsicossocial; Ansiedade; Estresse; Fatores estressores individuais; Fatores estressores organizacionais; Estresse ocupacional; Estresse: ocupações e gênero; Síndrome de Burnout;

14 estresse e as intervenções para redução dos diversos tipos de estressores Identificar os indicadores independentes que resultam do esforço gerencial Identificar os indicadores dependentes que estão relacionados à satisfação dos empregados Aplicar o método BPSO de análise, esforço e satisfação Identificar modelos de QVT Relacionar Fatores de QVT/dimensões segundo Walton Observar resultados da gestão de QVT sob a ótica de promover e assegurar a qualidade do bem-estar geral do ser humano Identificar a legitimidade e prática como fatores críticos da QVT na empresa Identificar os diversos níveis de gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Pesquisar programas de bem-estar dos funcionários Identificar pequenas ações/grandes resultados para a Qualidade de Vida no Trabalho Executar projeto de QVT possível de implantação. Consequências do alto nível de estresse para o individuo; Intervenções para reduzir o estresse ocupacional; Pressões e dores no trabalho; Indicadores diretos de Qualidade de vida no trabalho; Importância dos indicadores de QVT; BPSO - Biológica, Psicológica, Social e Organizacional; Modelos de QVT: o Nadler e Lawler; o Hackman e Oldhan; o Walton. o Resultados da Gestão de QVT; o Fatores Críticos para Gestão de QVT; o Níveis de Gestão da QVT; o ISO 10015:2001; o Programas de Bem-Estar dos funcionários.

15 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1.1 Identificar a trajetória histórica da qualidade e sua importância na gestão de pessoas. 1.2 Identificar a necessidade da gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. 1.3 Identificar o processo da qualidade no contexto da área de gestão de pessoas. 1.4 Identificar o cenário organizacional e a abordagem do gerenciamento da qualidade total. 1.5 Utilizar ferramentas da Qualidade Total. 1. Fundamentos: Histórico da Qualidade Benefícios da qualidade; Gestão, técnicas básicas e ferramentas da Qualidade Total: Sistemas de Certificação da Qualidade; Círculos de Controle da Qualidade. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Dinâmica de grupo, Bolinhas da Qualidade, tornando as aulas mais práticas visando à diminuição da evasão escolar e motivando o aluno. Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado. Textos para discussão e debates em grupo. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Seminário individual/ grupos para avaliação prática sobre o tema abordado 11/02 a 18/02 19/02 a 26/02 03/03 a 01/04

16 1.6 Identificar as características particulares do sistema de fornecimento de serviços. 1.7 Verificar as definições de organogramas, os efeitos da distribuição de autoridade/ responsabilidade e as implicações para a organização da qualidade. 1.8 Identificar a responsabilidade da gerência na implantação e desempenho de um Programa de Qualidade. Qualidade de serviços: o Confiabilidade o Responsabilidade o Segurança o Empatia o Tangibilidade. Organização para a Qualidade Responsabilidade e gerenciamento do desempenho Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado. 07/04 07/04 07/04

17 1.9 Fornecer informações, em seus diversos formatos, pertinentes à Programa de Qualidade 1.10 Assegurar que o treinamento seja parte da política da qualidade Auxiliar no planejamento do melhoramento contínuo. Comunicação da estratégia da qualidade total; o Programas de sugestões; o Reuniões no departamento ; Treinamento vocacional e de integração; Campanhas: cartazes, volantes, folders, intranet, blog etc. o Lembretes no local de trabalho; Competições; o Prêmios e apresentações formais; Demonstrações e exposições; o Revistas, jornais ou cartazes da empresa; Pesquisas de opinião ou atitude Ciclo de treinamento de melhoria O melhoramento contínuo e o modelo de TQM Total Quality Management Gerenciamento da Qualidade Total. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Trabalho individual/ grupos para avaliação prática sobre o tema abordado Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. 08/04 e 14/04 15/04 15/04

18 2.1 Aplicar as Normas Regulamentadoras apontadas pela CLT. 2.2 Identificar as classificações de acidentes de trabalho por sua gravidade. 2.3 Identificar as causas do acidente de trabalho. 2.4 Verificar o estabelecimento de normas referentes a utilização de EPI s e EPC s Identificar a Norma Regulamentadora 5 referente a CIPA 2. Noções: Segurança do Trabalho: Acidentes de trabalho. Equipamento de Proteção Individual; Equipamento de Proteção Coletiva; Ato inseguro; Condição insegura. NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Vídeos sobre o conteúdo abordado; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Dinâmica de grupo, tornando as aulas mais práticas visando à diminuição da evasão escolar e motivando o aluno; Visita técnica para melhor relacionamento entre teoria e prática. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Trabalho individual/ grupos e seminários para avaliação sobre o tema abordado; Mini palestra com profissional da área para melhor relacionamento entre teoria e prática; 28/04 28/04 29/04 e 05/05

19 2.6 Identificar a área de Higiene e Medicina do Trabalho como responsável pela proteção à saúde do trabalhador. 3.1 Identificar os componentes da QVT. 3.2 Identificar a preocupação da visão biopsicossocial com o indivíduo na integralidade 3.3 Identificar as reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estressores no ambiente de trabalho. Higiene e Medicina do trabalho. Ambiente físico; Ambiente psicológico; Aplicação de princípios de ergonomia; Saúde ocupacional. 3. Noções de Qualidade de Vida no Trabalho QVT. Visão biopsicossocial. Ansiedade; Estresse; Fatores estressores individuais; Fatores estressores organizacionais; Estresse ocupacional; Estresse: ocupações e gênero; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado; Exercícios em sala fixação Correção junto com os alunos dos exercícios, trabalhos e avaliações realizadas, sanando as dúvidas para que seja possível a recuperação contínua e redução de progressões parciais. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Dinâmica de grupo, Medidor de Stress, tornando as aulas mais práticas visando à diminuição da evasão escolar e motivando o aluno. Vídeos sobre o conteúdo abordado; 06/05 a 13/05 19/05 19/05 e 20/05

20 3.4 Identificar a síndrome de Burnout e sua diferença do estresse genérico. 3.5 Relacionar as consequências do alto nível de estresse e as intervenções para redução dos diversos tipos de estressores 3.6 Identificar os indicadores independentes que resultam do esforço gerencial. 3.7 Identificar os indicadores dependentes que estão relacionados à satisfação dos empregados Síndrome de Burnout Consequências do alto nível de estresse para o individuo; Intervenções para reduzir o estresse ocupacional; Pressões e dores no trabalho Indicadores diretos de Qualidade de vida no trabalho; Importância dos indicadores de QVT Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Exercícios em sala fixação; Trabalho individual/ grupos e seminários para avaliação sobre o tema abordado; Correção junto com os alunos dos exercícios, trabalhos e avaliações realizadas, sanando as dúvidas para que seja possível a recuperação contínua e redução de progressões parciais. Vídeos sobre o conteúdo abordado; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Vídeos sobre o conteúdo abordado; Avaliação individual escrita. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Exercícios em sala fixação; Correção junto com os alunos dos exercícios, trabalhos e avaliações realizadas, sanando as dúvidas para que seja possível a recuperação contínua e redução de progressões parciais. 02/06 02/06 03/06

21 3.8 Aplicar o método BPSO de análise, esforço e satisfação. 3.9 Identificar modelos de QVT Relacionar Fatores de QVT/ dimensões segundo Walton Observar resultados da gestão de QVT sob a ótica de promover e assegurar a qualidade do bem-estar geral do ser humano. BPSO - Biológica, Psicológica, Social e Organizacional Modelos de QVT: o Nadler e Lawler; o Hackman e Oldhan; o Walton. Resultados da Gestão de QVT Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Exercícios em sala fixação; Correção junto com os alunos dos exercícios, trabalhos e avaliações realizadas, sanando as dúvidas para que seja possível a recuperação contínua e redução de progressões parciais. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Trabalho individual/ grupos e seminários para avaliação sobre o tema abordado; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Trabalho individual/ grupos através de seminários para avaliação prática sobre o tema abordado; Avaliação individual; 03/06 09/06 e 10/06 16/06 e 17/06

22 3.12 Identificar a legitimidade e prática como fatores críticos da QVT na empresa Identificar os diversos níveis de gestão da Qualidade de Vida no Trabalho Pesquisar programas de bem-estar dos funcionários Identificar pequenas ações/ grandes resultados para a Qualidade de Vida no Trabalho Executar projeto de QVT possível de implantação Fatores Críticos para Gestão de QVT Níveis de Gestão da QVT ISO 10015:2001 Programas de Bem-Estar dos funcionários. Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Trabalho individual/ grupos através de seminários para avaliação prática sobre o tema abordado; Avaliação individual; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Aula expositiva e dialogada com utilização slides, transparências, através da utilização dos recursos áudio visuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar; Trabalho individual/ grupos e seminários para avaliação sobre o tema abordado; Vídeos sobre o conteúdo abordado. 23/06 e 24/06 30/06 01/07 a 05/07

23 IV - Plano de Avaliação de Competências Instrumento(s) e Procedimentos Competência 1 Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho de Avaliação Trabalho escrito/seminário em Participação; Conhecer as ferramentas da 1. Analisar a Qualidade como grupo ou individual para assimilação Interesse; Qualidade Total e poder aplicá-las na ferramenta competitiva na gestão do conteúdo; Percepção; identificação de problemas de recursos humanos. Estudo dirigido; Assimilação do conteúdo; empresariais, garantindo assim o Dinâmicas de grupo; Avaliação Prática; melhoramento contínuo e a Avaliação prática. Postura competitividade empresarial por meio da gestão de recursos humanos. 2. Analisar a Higiene e Segurança do Trabalho como melhor prática para assegurar saúde física e mental das pessoas. 3. Analisar as práticas da gestão da Qualidade de Vida no Trabalho como indicador da satisfação das pessoas no trabalho. Trabalho escrito em grupo ou individual para assimilação do conteúdo; Atividades individuais e em grupos. Observação das atividades propostas. Trabalho escrito em grupo ou individual para assimilação do conteúdo; Estudo dirigido Dinâmicas de grupo; Estudo de caso Avaliação escrita. Participação; Assimilação do conteúdo; Postura; Organização nas atividades; Interesse Participação; Interesse; Assimilação do conteúdo; Organização nas atividades; Avaliação Prática; Trabalho em Equipe; Avaliação escrita; Percepção; Avaliação prática. Conhecer e aplicar técnicas de Higiene e Segurança do Trabalho, para assegurar saúde física e mental das pessoas, e garantir proteção e segurança ao trabalhador. Compreender os componentes da Qualidade de Vida no Trabalho, conhecer os indicadores que estão relacionados à satisfação dos empregados e identificar programas que possibilitem o bem-estar dos funcionários para que possam ser implantados nas empresas, garantindo redução de estresse e qualidade de vida no trabalho.

24 V Plano de atividades docentes* Atividades Previstas Projetos e Ações voltados à redução da Evasão Escolar Atendimento a alunos por meio de ações e/ou projetos voltados à superação de defasagens de aprendizado ou em processo de Progressão Parcial Preparo e correção de avaliações Preparo de material didático Participação em reuniões com Coordenador de Curso e/ou previstas em Calendário Escolar Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho *Assinalar com as atividades que serão desenvolvidas no mês.

25 VI Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - OAKLAND, John. Gerenciamento da Qualidade Total. São Paulo: Nobel, TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. São Paulo: Saraiva, CARPINETTI, Luiz César Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e práticas. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Qualidade de vida no trabalho - QVT: Conceitos e Práticas nas Empresas da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Atlas, EQUIPE ATLAS. Segurança e Medicina no Trabalho. São Paulo: Atlas, ARAUJO, Luis Cesar G; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 3 Edição. São Paulo: Atlas, Legislação: NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES VII Propostas de Integração e/ou Interdisciplinares e/ou Atividades Extra Proposta de visita técnica para melhor relacionamento entre teoria e prática, provavelmente na empresa FAMA Móveis, visando a identificação da necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, bem como sua aplicação na prática. VIII Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) O aluno que não atingir as competências previstas será realizado a sua recuperação de forma contínua através de atendimento individualizado em sala de aula, de modo que não prejudique os demais alunos, com desenvolvimento de exercícios e/ou trabalhos em classe e extraclasse, grupos de estudo, envolvendo pesquisas com orientação e acompanhamento do professor e posteriormente ocorrerá a sua avaliação que poderá ser através de avaliação escrita e/ou oral, apresentação de relatórios e/ ou trabalhos, observação direta do desempenho do aluno ou auto-avaliação. I Identificação: Nome do professor: Renata Miranda Duarte Assinatura: Data: 18/03/2016 Parecer do Coordenador de Curso: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências. Os procedimentos didáticos e os instrumentos de avaliação são diversificados, vindo ao encontro da proposta de formação por competências. Nome do coordenador (a): Caroline Penteado Manoel

26 Assinatura: Data: 18/03/ de março de 2016 Elaine Cristina Iacida Soriano Coordenadora Pedagógica I Replanejamento

27 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã/SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Recursos Humanos Qualificação: Técnico em Recursos Humanos Componente Curricular: Gestão de Desempenho e Retenção de Talentos Módulo: III (H115) C. H. Semanal: 5,0 Professora: Caroline Penteado Manoel I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Atribuições Atuar nos procedimentos de avaliação de desempenho individual e coletivo, bem como o controle de agregação de valores relacionados ao ciclo de gestão de pessoal. Identificar e aplicar ferramentas à gestão de pessoas, auxiliando na elaboração de um plano de ações para alcançar a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais.

28 Atividades Utilizar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados e colaboradores. Assessorar gestores em avaliação de desempenho. Aplicar instrumentos de avaliação de desempenho. Propor ações corretivas resultantes da avaliação. Articular reinserção do profissional no mercado de trabalho outplacement. Identificar desempenho socioprofissional.

29 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Gestão de Desempenho e Retenção de Talentos Módulo: III Competências Habilidades Bases Tecnológicas 1. Analisar a organização para a avaliação do subsistema de aplicação de pessoas Verificar a organização da estrutura do subsistema avaliação do desempenho Caracterizar o processo de avaliação do desempenho como meio para neutralizar problemas e detectar talentos Detectar os diversos níveis de responsabilidade e seus envolvimentos no processo de Avaliação do Desempenho Identificar o processo de administração participativa por objetivos Identificar os instrumentos de Avaliação de Desempenho como facilitador para localizar causas e estabelecer perspectivas de melhorias Diferenciar os benefícios em seus respectivos níveis de beneficiários. 1. Fundamentos: Desempenho; Avaliação por objetivos; efícios da Avaliação do Desempenho 2. Analisar técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da avaliação de desempenho Identificar os diversos métodos de Avaliação do Desempenho Identificar os diversos do métodos de avaliação aplicados a cada realidade organizacional Verificar as vantagens e desvantagens dos diversos métodos de Avaliação do Desempenho Identificar a dinâmica de funcionamento do processo de Avaliação do Desempenho de acordo com as etapas do processo Identificar na Avaliação do Desempenho a possibilidade de acompanhamento dos colaboradores Identificar o feedback como fator preponderante para o sucesso do programa de Avaliação do Desempenho Identificar os tipos de barreiras que prejudicam o processo de Avaliação do Desempenho. 2. Noções: o Escalas gráficas; o Escolha forçada; o Pesquisa de Campo; o Incidentes críticos; o Métodos mistos; o Comparação aos pares; o Frases descritivas; o Autoavaliação; o Avaliação por resultados; o 360º. o Definição dos objetivos de desempenho humano; o Montagem da sistemática de avaliação desse

30 3. Identificar possibilidades de avaliação por meio da verificação da vivência do pessoal Aplicar técnicas adequadas para Avaliação do Desempenho Pesquisar novas tendências em Avaliação do Desempenho e sua viabilidade (portal Identificar método de avaliação de potencial Identificar o resultado da avaliação de desempenho e potencial Identificar que talentos necessitam de ações de melhor aproveitamento Fornecer dados que subsidiem o rápido preenchimento de cargos Identificar a integração dos programas de avaliação do desempenho e a avaliação de potencial Identificar que a integração dos programas deve atender aos objetivos organizacionais e individuais Identificar a avaliação de competências vinculada ao conceito do fazer à concretização da ação Auxiliar na elaboração de perfis de competências para os cargos ou de grupos de cargos Caracterizar instrumentos, indicadores e metodologia da Avaliação de Competência Identificar a importância do feedback estruturado Compreender vantagens e limitações da Avaliação de Competências Identificar os procedimentos a serem implantados a partir de uma Avaliação do Desempenho Identificar a utilização dos métodos de avaliação do desempenho nas promoções de pessoal Aplicar legislação pertinente à participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa. desempenho; o Implantação do sistema; o Manutenção do sistema e controle dos resultados; o Entrevista de Avaliação do Desempenho; o Preparação do entrevistador; o Preparação do entrevistado; o Discussão do desempenho; o Feedback e os níveis finais do desempenho; o Elogio e repreensão; o Apreciação crítica da Avaliação do Desempenho; o Novas tendências em Avaliação do Desempenho 3. Fundamentos: o O resultado da avaliação de desempenho e de potencial; o Plano de sucessão; o Levantamento das necessidades de treinamento; o Previsão de posições; -Empresa. o Conhecimentos; o Habilidades; o Atitude; o Definição de perfis para os cargos; o Instrumentos e metodologia da Avaliação por Competências; o Modelo de Avaliação de Competências; o Indicadores para a Competência; o Instrumento de Avaliação de Competência; o Escala para Avaliação de Indicadores de Desempenho;

31 4. Identificar a Avaliação do Desempenho na retenção de talentos Conduzir processo interno experimental de avaliação do potencial in loco Identificar a aplicação de programa de qualidade na eliminação de lacunas de competência Identificar as estratégias mais adequadas para desenvolvimento do sistema de benefícios 4.7. Selecionar programas de benefícios espontâneos Realizar procedimentos para aplicação da avaliação de desligamento Identificar os serviços que visam humanizar as demissões. o Vantagens e limitações da metodologia de Avaliação de Competências; 4. Procedimentos estratégicos da avaliação do desempenho: o Lei nº 10101, de 19 de dezembro de 2000; o Boas práticas na gestão de pessoas; o Definições do papel de benefícios na remuneração; o Procedimentos para benefícios segundo a hierarquia; Conceitos de benefícios espontâneos; o Noções dos benefícios mais concedidos no Brasil; o Fundamentos para elaboração e aplicação da avaliação de desligamento; o Outplacement.

32 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Gestão de Desempenho e Retenção de Talentos Módulo: III Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos 1.1. Verificar a organização da estrutura do subsistema avaliação do desempenho Caracterizar o processo de avaliação do desempenho como meio para neutralizar problemas e detectar talentos Detectar os diversos níveis de responsabilidade e seus envolvimentos no processo de Avaliação do Desempenho Identificar o processo de administração participativa por objetivos Identificar os instrumentos de Avaliação de Desempenho como facilitador para localizar causas e estabelecer perspectivas de melhorias Diferenciar os benefícios em seus respectivos níveis de beneficiários. Base 1 1. Fundamentos: Desempenho; Base 1 Avaliação por objetivos; Avaliação do Desempenho; ios da Avaliação do Desempenho - Aula expositiva e dialogada com utilização slides, utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos, visando também a redução da evasão escolar. Trabalho individual/ grupos para avaliação sobre o tema abordado. - Apresentação de teorias, com o auxílio de data show, computador e slides- Apresentação audiovisual. Estudo de caso. Exercícios em equipe, pesquisa sobre modelos de avaliação de desempenho aplicados em grandes corporações, utilização da biblioteca e laboratório de informática. Vídeos Cronograma / Dia e Mês 11/02 a 29/02 01/03 a 18/03

33 2.1. Identificar os diversos métodos de Avaliação do Desempenho Identificar os diversos do métodos de avaliação aplicados a cada realidade organizacional Verificar as vantagens e desvantagens dos diversos métodos de Avaliação do Desempenho. Base 2 2. Noções: o Escalas gráficas; o Escolha forçada; o Pesquisa de Campo; o Incidentes críticos; o Métodos mistos; o Comparação aos pares; o Frases descritivas; o Autoavaliação; o Avaliação por resultados; o 360º. Base 2 - Aula expositiva e dialogada com utilização slides, utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos. Trabalho em grupo, os alunos irão desenvolver modelos (exemplos) de cada método de avaliação apresentado. Apresentação dos exemplos para todos os alunos. 19/03 a 15/ Identificar a dinâmica de funcionamento do processo de Avaliação do Desempenho de acordo com as etapas do processo Identificar na Avaliação do Desempenho a possibilidade de acompanhamento dos colaboradores Identificar o feedback como fator preponderante para o sucesso do programa de Avaliação do Desempenho Identificar os tipos de barreiras que prejudicam o processo de Avaliação do Desempenho. o Definição dos objetivos de desempenho humano; o Montagem da sistemática de avaliação desse desempenho; o Implantação do sistema; o Manutenção do sistema e controle dos resultados; o Entrevista de Avaliação do Desempenho; o Preparação do entrevistador; o Preparação do entrevistado; o Discussão do desempenho; o Feedback e os níveis finais do desempenho; o Elogio e repreensão; - Apresentação de teorias, com o auxílio de data show, computador e slides- Apresentação audiovisual. Estudo de caso. Avaliação oral, debate entre grupos de alunos. Exercícios em equipe, leitura de artigos e recensão crítica. 16/04 a 29/04

34 2.8. Aplicar técnicas adequadas para Avaliação do Desempenho Pesquisar novas tendências em Avaliação do Desempenho e sua viabilidade (portal Identificar método de avaliação de potencial Identificar o resultado da avaliação de desempenho e potencial Identificar que talentos necessitam de ações de melhor aproveitamento Fornecer dados que subsidiem o rápido preenchimento de cargos Identificar a integração dos programas de avaliação do desempenho e a avaliação de potencial Identificar que a integração dos programas deve atender aos objetivos organizacionais e individuais. Base 2 o Apreciação crítica da Avaliação do Desempenho; o Novas tendências em Avaliação do Desempenho Base 3 3. Fundamentos: o O resultado da avaliação de desempenho e de potencial; o Plano de sucessão; o Levantamento das necessidades de treinamento; o Previsão de posições; oas-empresa. - Apresentação de teorias, com o auxílio de data show, computador e slides- Apresentação audiovisual. Seminário, avaliação de desempenho. Exercícios em equipe, pesquisa sobre as novas tendências de avaliação de desempenho. Vídeos. - Aula expositiva e dialogada com utilização slides, utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos. Estudo de caso. Questões práticas. 30/04 a 13/05 14/05 a 27/ Identificar a avaliação de competências vinculada ao conceito do fazer à concretização da ação Auxiliar na elaboração de perfis de competências para os cargos ou de grupos de cargos. Base 3 o Conhecimentos; o Habilidades; o Atitude; o Definição de perfis para os cargos; o Instrumentos e metodologia da Avaliação por Competências; o Modelo de Avaliação de Competências; - Apresentação de teorias, com o auxílio de data show, computador e slides- Apresentação audiovisual. Pesquisa em grupo, com utilização do laboratório de informática e biblioteca. 28/05 a 10/06

35 3.9. Caracterizar instrumentos, indicadores e metodologia da Avaliação de Competência Identificar a importância do feedback estruturado Compreender vantagens e limitações da Avaliação de Competências. Base 3 o Indicadores para a Competência; o Instrumento de Avaliação de Competência; o Escala para Avaliação de Indicadores de Desempenho; o Vantagens e limitações da metodologia de Avaliação de Competências; - Aula expositiva e dialogada com utilização slides, utilização dos recursos audiovisuais, visando tornar as aulas dinâmicas e práticas através da diversificação dos métodos didáticos. Questões práticas e elaboração da escala de avaliação. 11/06 a 18/ Identificar os procedimentos a serem implantados a partir de uma Avaliação do Desempenho Identificar a utilização dos métodos de avaliação do desempenho nas promoções de pessoal Aplicar legislação pertinente à participação dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa Conduzir processo interno experimental de avaliação do potencial in loco Identificar a aplicação de programa de qualidade na eliminação de lacunas de competência Identificar as estratégias mais adequadas para desenvolvimento do sistema de benefícios Base 4 4. Procedimentos estratégicos da avaliação do desempenho: o Lei nº 10101, de 19 de dezembro de 2000; Base 4 Boas práticas na gestão de pessoas; o Definições do papel de benefícios na remuneração; o Procedimentos para benefícios segundo a hierarquia; Apresentação de teorias, com o auxílio de data show, computador e slides- Apresentação audiovisual. Projeto interdisciplinar Artigo e recensão crítica Apresentação de teorias, com o auxílio de data show, computador e slides- Apresentação audiovisual. Estudo de caso. 19/06 a 24/06 25/06

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Classe Descentralizada na EMEF João Irineu da Silva

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira digo: 187 Município: Santana de Parnaíba o Tecnológico: Gestão e Negócios bilitação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira digo: 187 Município: Santana de Parnaíba o Tecnológico: Gestão e Negócios bilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira 9/9/5 Coordena Unidade de Ensino Médio e Técnico Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 5 Etec Profª Ermelinda Giannini Teixeira digo: 87 Município: Santana

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº de 09/04/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã/SP Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 288 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Componente Curricular: Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 2 Utilizar equipamento de segurança. Prestar primeiros socorros

Componente Curricular: Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 2 Utilizar equipamento de segurança. Prestar primeiros socorros Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Código: 44.1 MUNICÍPIO: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168, de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec: PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirao Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 26.09.2015 Etec: PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: RIBEIRÃO PIRES

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 224 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 - Aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Código:103 Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10.09.2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2017 Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº Nº 134, de 04 / 10 / 2012 Etec Profª Maria Cristina Medeiros

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça / SP EIXO Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091.6 Município: São Carlos EE: Prof. Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos/SP Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 288 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/102012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Módulo: Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecn

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Módulo: Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecn Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2009 Etec : Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Etec Plano de curso n 288 aprovado pela portaria CETEC No. 733 de 10/09/2015 Etec MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091 Município: São Carlos Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 240 aprovado pela portaria Cetec nº 196 de 26 / 09 / 2013 Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 Etec Prof a. Maria Cristina de Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Código: Município: Área de conhecimento: Componente Curricular: Série: C. H. Semanal: Professor: I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 342 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26.09.2013 ETEC PROFESSORA MARIA CRISTINA MEDEIROS Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº 116, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 775, DE 24-9-2015,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria CETEC - 774, de 24/09/2015 (atualizado 2º semestre/2016) Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14 / 10 /2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 294, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 774, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 37.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico 333 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec :Paulino Botelho Código:091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais