Datada do séc. II ao final do séc. V d.c.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Datada do séc. II ao final do séc. V d.c."

Transcrição

1 ARTE PALEOCRISTÃ

2 ARTE PALEOCRISTÃ ANTIGUIDADE Datada do séc. II ao final do séc. V d.c. ARTE PRIMITIVA CRISTÃ arte dos cinco primeiros séculos do aparecimento do cristianismo.

3 Divide-se em dois períodos: antes e depois do reconhecimento do Cristianismo; Antes - arte nas Catacumbas; Depois - arquitetura das basílicas; Denomina-se ARTE CRISTÃ PRIMITIVA - quando o Cristianismo deixa de ser perseguido.

4 O século IV foi um período de grandes mudanças para os cristãos; Após quase 300 anos, puderam abandonar as catacumbas; Com o fim das perseguições decretado pelos imperadores romanos.

5 Nestes primeiros tempos, os cristãos têm duplo objetivo; 1 Ensinar e propagar a fé cristã e, ao mesmo tempo, 2 Escapar das impiedosas perseguições;

6 Os afrescos são o instrumento doutrinário; (obra pictórica feita sobre parede, com base de gesso ou argamassa) As catacumbas (cemitérios subterrâneos evitados pelos soldados romanos) são os locais para as pregações.

7 ARTE PALEOCRISTÃ ANO DE 313 Imperador Constantino e depois seu sucessor Teodósio; Permite que cristianismo fosse livremente professado; Capital do Império Romano transfere-se para o oriente; Cidade grega de Bizâncio - Constantinopla.

8 Capital localizada na região mais completamente cristianizada do Império. Cuja autoridade era o Papa da Igreja Cristã.

9 Começou a disputa entre as diferentes doutrinas com a divisão da Cristandade. Igreja ocidental ou católica Igreja oriental ou ortodoxa (não reconhece a autoridade do Papa).

10 ARTE CRISTÃ PRIMITIVA. O conhecimento dessa arte é bem escasso, quase nada temos no que se basear. Única exceção são as pinturas descobertas das paredes das catacumbas, as galerias subterrâneas onde os cristãos romanos enterraram seus mortos.

11 Uma arte que não era feita pelos grandes artistas romanos, mas sim por simples artesãos. Pintura desenvolvida e firmada na Idade Média

12 Os três homens na fornalha ardente Roma - séc. III d.c. Mural; Catacumba Priscilla

13 CATACUMBA Teto pintado expressando com muita clareza a perspectiva da vida após a morte. O pastor Catacumba de São Pedro e São Marcelino, Roma. Início do século IV d.c.

14 A pós a morte de Jesus Cristo; Discípulos passaram a divulgar seus ensinamentos; Assim a arte da catacumba começa a principio a desenvolver em Belém na Judéia província romana onde Jesus viveu e morreu;

15 Mas, depois, a comunidade cristã começou a dispersar-se por várias regiões do Império Romano. A grande perseguição acontece durante o governo do imperador Nero no ano de 64;

16 Varias perseguições sucederam-se; Por causa disso os primeiros cristãos de Roma enterravam seus mortos em galerias subterrâneas, denominadas CATACUMBAS.

17 ARTE CRISTÃ PRIMITIVA. Os primeiros exemplo s de pintura. Catacumba de São Marcelino e São Pedro, Roma

18 ARTE CRISTÃ PRIMITIVA. A pintura paleocritã surge após a destruição de Pompéia e Herculano, (depois de ter sido soterrada pela cinzas da erupção do vulcão Vesúvio em 79d.C.) principalmente após o século II.

19 ARTE CRISTÃ PRIMITIVA. Inicialmente essas pinturas imitavam a representar símbolos cristãos: 1. Cruz símbolo do sacrifício de Cristo 2. Palma símbolo do martírio 3. Âncora símbolo da salvação 4. Peixe símbolo preferido significando Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador

20 As pinturas cristãs também evoluíram; Mais tarde, começam a aparecer cenas do Antigo e do Novo Testamento;

21 O tema predileto era a fuga de Jesus Cristo, o Redentor, representado como o Bom Pastor. Lembrando sempre que era uma arte feitas por homes do povo, convertidos á nova religião.

22 VELHO E NOVO TESTAMENTO Os milagres do velho testamen to eram um dos temas favoritos da arte cristã primitiva. 91 Observe a figura em pé, no centro com as mãos erguidas num gesto de fé tradicional, representando membros da Igreja que imploram o auxilio divino

23 VELHO E NOVO TESTAMENTO Era vista como uma prova do poder do Senhor em salvar os fiéis das garras da morte. 91 Cristo ensinando os Apóstolos, repetindo cenas pagãs de filósofos com seus alunos, Catacumba de Domitila, Roma.

24 A ARTE DO CRISTIANISMO OFICIAL As perseguições foram diminuindo e em 313 o imperador Constantino permitiu que o cristianismo fosse livremente professado. Começam então a surgir os primeiros templos conservando as construções romanas e o mesmo nome Basílicas (nome dados as construções romanas).

25 A ARTE DO CRISTIANISMO OFICIAL Como era muito grande o número de pessoas convertidas a nova religião; Construtores procuravam criar espaços amplos e ornamentaram as paredes com pinturas e mosaicos; Que ensinavam os mistérios da fé aos novos cristãos.

26 MOSAICO O mosaico consiste na colocação, lado a lado, de pequenos pedaços de pedras de cores diferentes sobre uma superfície de gesso ou argamassa;

27 Os gregos usavam nos pisos das residências feitos com mármore opaco e com poucas cores; Mosaico bizantino era com vidros e cerâmicas coloridas e brilhantes para decorar as paredes e tetos de igrejas.

28 MOSAICO A arte do mosaico iniciou com expansão das igrejas cristãs a partir dos séculos IV e V. No Império Bizantino o mosaico foi onde atingiu sua mais perfeita realização.

29 MOSAICOS Paredes são ocupadas com imagens de Cristo, da Virgem Maria, dos apóstolos, dos santos e seus símbolos (Pedro)

30 MANUSCRITOS ILUSTRADOS Também haviam Bíblias ilustradas para serem usadas nas igrejas e para a devoção dos letrados; Esses livros encadernados começaram a ser apropriados com outros materiais que não eram os juncos de papiro egípcio;

31 Começa-se a usar pergaminho, ou velino (couro de animal fino e alvejado), Suficientemente forte para poder dobrar ou enrolar sem quebrar.

32 VIRGÍLIO DO VATICANO Os mais antigos manuscritos preservados.

33 MANUSCRITOS VIRGÍLIO ILUSTRADOS VATICANO Os mais antigos manuscritos preservados.

34 MANUSCRITOS VIRGÍLIO ILUSTRADOS VATICANO Os mais antigos manuscritos preservados.

35 MANUSCRITOS VIRGÍLIO ILUSTRADOS VATICANO Os mais antigos manuscritos preservados.

36 MANUSCRITOS VIRGÍLIO DO ILUSTRADOS VATICANO Os mais antigos manuscritos preservados.

37 ARTE BIZANTINA Bizâncio era uma antiga colônia grega; O imperador Constantino fundou a cidade de Constantinopla; O termo bizantino deriva de Bizâncio e designa a criação cultural não só de Constantinopla, mas de todo o Império Romano do Oriente denominado Império Bizantino.

38 ARTE BIZANTINA O reinado do imperador Justiniano assinala o ponto em que a supremacia do Império Romano do Ocidente (capital Roma Bárbaros 476) sobre o do Oriente torna-se completa e definitiva.

39 ARTE BIZANTINA O próprio Justiniano era um protetor das artes. O Império Romano Ocidental sofre constantes invasões onde os bárbaros assumem o poder, no ano de 476 data que marca o fim da Idade Antiga e início a Idade Média.

40 ARTE QUE EXPRESSA RIQUEZA E PODER O esplendor da capital do Império Bizantino coincidiu historicamente com a oficialização do cristianismo. A partir dai a arte cristã primitiva que era popular, simples foi desenvolvendo um caráter majestoso, expressão de poder e riqueza.

41 O imperador Justiniano e a imperatriz Teodora eram representados com a cabeça aureolada. Símbolo usado para caracterizar as figuras sagradas.

42 A arte bizantina tinha o objetivo de expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais. Postura rígida representa atitude de respeito e veneração assim como a Lei da Frontalidade do Egito.

43 Mosaico sobre o reinado de Justiniano. MOSAICO NA ARTE BIZANTINA Retrato do próprio imperador cercado por seus cortesões. Sobreviveu em boas condições na Igreja de San Vitale em Ravena Justiniano, c. 547 d.c. Mosaico. San Vitale, Ravena

44 SAN VITALE

45 ARQUITETURA NA ARTE BIZANTINA Construções que sobreviveram ao reinado de Justiniano. É a mais opulenta ostentação dos monumentos desse período. Sobrevive atualmente na cidade italiana de Ravena. Detalhe de mosaico na parede interna de basílica de San Apollinare Nuovo (século VI), em Ravena, mostrando Cristo com dois apóstolos. As paredes e as abóbodas das igrejas, recobertas de mosaico de cores intensas e de materiais que refletem a luz em reflexos dourados. Conferem uma suntuosidade ao interior dos templos que nenhuma época conseguiu reproduzir.

46 ARQUITETURA NA ARTE BIZANTINA Construções que sobreviveram ao reinado de Justiniano. É a mais opulenta ostentação dos monumentos desse período. Sobrevive atualmente na cidade italiana de Ravena. Detalhe de mosaico na parede interna de basílica de San Apollinare Nuovo (século VI), em Ravena, mostrando Cristo com dois apóstolos. As paredes e as abóbodas das igrejas, recobertas de mosaico de cores intensas e de materiais que refletem a luz em reflexos dourados. Conferem uma suntuosidade ao interior dos templos que nenhuma época conseguiu reproduzir.

47 Igreja mais grandiosa construída na época de Justiniano. SANTA SOFIA, ISTAMBUL

48 SANTA SOFIA, ISTAMBUL D.C.

49 PINTURA E ESCULTURA NA ARTE BIZANTINA Após a era de Justiniano. Além de trabalhos em mosaico, os artistas bizantinos criaram os ícones. Ícone significa imagem em grego.

50 QUESTÃO ICONOCLASTA Movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas, Iniciou em um decreto imperial de 726 d.c., Proibindo as imagens religiosas, e que vigorou por mais de cem anos.

51 Conflito entre o poder do Estado e da Igreja (social e político) e o teológico que envolvia questão do humano e divino (pessoas de Cristo). Reduziu muito a produção de imagens sagradas, mas não foi capaz de eliminá-las totalmente.

52 PINTURA DA ARTE BIZANTINA Figura digna e semelhante a uma estatua. Transmitem por seu gesto e expressão facial um sofrimento nobre e contido.

53 PINTURA DA ARTE BIZANTINA Inclinação da cabeça, as linhas pendentes do corpo e a expressão de sofrimento constituem um poderoso apelo às emoções o observador. A cor dourada do pano de fundo brilha por toda parte, como se a pintura fosse iluminada por trás. Madona Entronizada. Final so século XIII. Têmpera sobre papel, 0,81 m x 0,49 m. galeria nacional de Arte, Washington, D.C. (Mellon Collection)

ANTIGUIDADE ARTE PALEOCRISTÃ. AO FINAL DO SÉC.V d.c;

ANTIGUIDADE ARTE PALEOCRISTÃ. AO FINAL DO SÉC.V d.c; ANTIGUIDADE ARTE PALEOCRISTÃ SÉC.II AO FINAL DO SÉC.V d.c; 2.500 a.c 3.500 a.c. 476 d.c. 1453 1789 Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea *Paleolítico *Neolítico *Idade

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI 1 A Arte Bizantina Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Arte Cristã Primitiva 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos. 2 - Aceitação da religião cristã. Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

Arte cristã primitiva (paleocristã)

Arte cristã primitiva (paleocristã) Arte cristã primitiva (paleocristã) -Abrange os primeiros cinco séculos do surgimento do cristianismo. - Duras e cruéis perseguições aos cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) empreendidas

Leia mais

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI História Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente com capital em Roma Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo Se inicia após a divisão do Império romano em duas partes: Ocidente, com capital

Leia mais

Império Bizantino. Disciplina: História

Império Bizantino. Disciplina: História Império Bizantino Disciplina: História Origem O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte. Profa.: Consuelo Holanda

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte. Profa.: Consuelo Holanda Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte Profa.: Consuelo Holanda No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão

Leia mais

Aula 07 Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA. a produção artística. CRISTÃ PARTE 2a. Aula 07 Prof. Lila Donato BIZANTINA

Aula 07 Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA. a produção artística. CRISTÃ PARTE 2a. Aula 07 Prof. Lila Donato BIZANTINA Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA a produção artística CRISTÃ PARTE 2a A ARTE BIZANTINA 1. RELEMBRANDO E REFORÇANDO 1 momento arte & arquitetura PALEOCRISTÃ 1ª etapa CATACUMBAS SEPULCRO Congregação clandestina

Leia mais

O QUE FOI A IDADE MEDIA?

O QUE FOI A IDADE MEDIA? IDADE MEDIA ARTE O QUE FOI A IDADE MEDIA? O nome Idade Média indica o milênio entre a Antiguidade e o Renascimento. Este período tem inicio logo após a divisão do império romano: Dois fatores contribuíram

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna IMPÉRIO BIZANTINO Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna 395 - Império Romano é governado pelos filhos do imperador Teodósio: Honório (imperador do Ocidente) e Arcádio (imperador

Leia mais

Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século.

Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século. ARTE AULA 13 A 16 EAD 1ºANO AULA 13 ARTE PALEOCRISTÃ Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século. Considerando-se as proibições

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 Arte Cristã Primitiva Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 2 Arte Paleocristã (séc. II séc V) Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Perseguidos pelos imperadores;

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Artes Visuais

Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Artes Visuais Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Campus São Cristóvão II Coordenador pedagógico de Disciplina: Shannon Botelho 7º ano. TURMA: NOME: nº ARTE PÁLEO-CRISTÃ OU DAS CATACUMBAS Surgiu com os primeiros

Leia mais

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

A Arte Cristã Primitiva

A Arte Cristã Primitiva 1 A Arte Cristã Primitiva O termo arte paleocristã, ou paleocristianismo, não designa propriamente um estilo, referindo-se antes a todo o tipo de formas artisticas produzidas por ou para cristãos, durante

Leia mais

Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV).

Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). O Cristianismo surgiu no reinado de Augusto (Império Romano) e seus

Leia mais

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal:

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal: 2 Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada

Leia mais

ARTE PALEOCRISTÃ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica - ESPIRITUALIDADE

ARTE PALEOCRISTÃ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica - ESPIRITUALIDADE Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica ARTE PALEOCRISTÃ ARTE PALEOCRISTÃ Também chamada de Arte das Catacumbas, desenvolveu-se dentro do Império Romano, quando surgiram os primeiros núcleos cristãos.

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

1. As origens de Constantinopla

1. As origens de Constantinopla PROF. RICARDO GOMES Prof. Ricardo Gomes 1. As origens de Constantinopla Quando o imperador romano Constantino escolheu a região de Bizâncio para construir a sede da Nova Roma, a antiga colônia grega tinha

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A separação do Império Crises prolongadas, tanto internas quanto externas, desorganizou o império romano e contriibuiu para a sua desagregação. (sérculo

Leia mais

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 REVISÃO MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 Arte Grega: Mitos, Deuses e Tradição Oral Sociedade marcada pela tradição oral- mythus- histórias ou narrativas. (história dos deuses e heróis) Objetivo de viver a vida

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino.

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino. C O L É G I O D I O C E S A N O S E R I D O E N S E - C D S D I S C I P L I N A : A R T E S P R O F E S S O R A : A N A P R I S C I L A S É R I E : 3 ª E N S I N O M É D I O Arte Medieval CONTEXTO HISTÓRICO

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com ESTÉTICA TICA E HISTÓRIA DAS S 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012 Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão masiscao@hotmail.com IDADE MÉDIA Idade Antiga (Antiguidade) Idade Média (Era Medieval) c ESCRITA

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Idade Média. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Idade Média. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Idade Média 1 Professor Isaac Antonio Camargo O conceito de Medieval é comumente entendido como uma época de atraso e estagnação cultural onde dominou uma profunda ignorância e superstição

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com ESTÉTICA TICA E HISTÓRIA DAS S 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012 Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão masiscao@hotmail.com IDADE MÉDIA Idade Antiga (Antiguidade) Idade Média (Era Medieval) c ESCRITA

Leia mais

Constantinopla Bizâncio

Constantinopla Bizâncio O Império Bizantino O Império Bizantino Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro,

Leia mais

IDADE DAS TREVAS? Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência do Estado etc.

IDADE DAS TREVAS? Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência do Estado etc. FILOSOFIA MEDIEVAL IDADE DAS TREVAS? A filosofia clássica sobrevive, confinada nos mosteiros religiosos. Problemas da Filosofia Medieval: a realidade, a alma, a verdade, os direitos humanos, a essência

Leia mais

As artes da cor na Idade Média

As artes da cor na Idade Média As artes da cor na Idade Média A pintura, o mosaico e a iluminura Ano Letivo: 2016/2017 Conhecimentos Prévios Pintura parietal Catacumbas de Roma. Séc. III. d.c. Catacumbas. Roma. Séc. III. d.c. A Sociedade

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA.

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I A ARTE POR MEIO DA DOUTRINA GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. GRÉCIA Por arte da Grécia Antiga compreende-se

Leia mais

Antiguidade século IV. Arte Bizantina

Antiguidade século IV. Arte Bizantina Antiguidade século IV Arte Bizantina Na Antiguidade, além da arte Egípcia e Grega, também encontram-se a Romana, Paleocristã e Bizantina... Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam

Leia mais

I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1

I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1 I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Professora Arq.: VERÔNICA FREITAS Equipe: Ana Paula Diego Neves John Kennedy Sthefany Cabrera Oswaldo Garcia Campus

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

ARTE BIZANTINA. Criação: Ana Cláudia B.Sanches

ARTE BIZANTINA. Criação: Ana Cláudia B.Sanches ARTE BIZANTINA Bizâncio Bizâncio - cidade da Grécia Antiga, fundada por colonos gregos de Megara, em 667 a.c., que recebeu o nome do rei, Bizas ou Bizante. Em 313, o imperador Constantino converteu-se

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série

Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série Império Bizantino Início No ano de 330 d.c., a cidade de Bizâncio é conquistada por Constantino que muda seu nome para Constantinopla; A cidade

Leia mais

Arte Visual/A. SÉRIE: 1º ano. A Arte Romana ANDREIA LEITE

Arte Visual/A. SÉRIE: 1º ano. A Arte Romana ANDREIA LEITE Arte Visual/A SÉRIE: 1º ano A Arte Romana ANDREIA LEITE A Arte Romana -Fundada em 753 a.c. -Influencia dos Gregos (Ideal de Beleza) e Etruscos (realismo). -Esculturas 1º momento cópias das obras gregas,

Leia mais

3- Sob o poder de qual imperador o império romano atingiu sua maior extensão? R.: Sob o comando do imperador Trajano que governou entre 98 a 117 d.c.

3- Sob o poder de qual imperador o império romano atingiu sua maior extensão? R.: Sob o comando do imperador Trajano que governou entre 98 a 117 d.c. Professor: Edson Alves Martins Questões sobre o Império Romano 1 Qual o nome da 1ª dinastia do império romano? R: Dinastia Julio Cláudia (14-68) 2- Qual o primeiro imperador romano R.: Otávio Augusto.

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros.

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. ArtenaIdadeMédia A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. Seu fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453,devido

Leia mais

TRINITARIANISMO (parte I)

TRINITARIANISMO (parte I) TRINITARIANISMO (parte I) A Palavra de Deus diz: Não terás outros deuses diante de mim. (Êx 20:3) Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 1º trimestre. Unidade II. Arte Medieval. Nome: Nº.

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 1º trimestre. Unidade II. Arte Medieval. Nome: Nº. Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade II Arte Medieval Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): Arte Clássica? Para compreendermos a representação visual

Leia mais

Características Período: 200 d.c. 395 d.c.; Arte em prol do cristianismo; Vida eterna no paraíso; Transformação

Características Período: 200 d.c. 395 d.c.; Arte em prol do cristianismo; Vida eterna no paraíso; Transformação Arte Paleocristã Características Período: 200 d.c. 395 d.c.; Arte em prol do cristianismo; Vida eterna no paraíso; Transformação de temas orientalizantes; Imagens do antigo testamento mescladas e/ou justapostas

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Easinfluências do Oriente.

Easinfluências do Oriente. IMPÉRIO BIZANTINO (séc IV a XV) Easinfluências do Oriente. PROFESSOR NICHOLAS GABRIEL MINOTTI LOPES FERREIRA INTRODUÇÃO O império romano caiu, dividiu-se em dois: Ocidental e Oriental. Oi Sua sede Bizâncio

Leia mais

Arte Cristã Primitiva

Arte Cristã Primitiva Arte Cristã Primitiva 1º Ano 1º Bimestre 2015 A clandestinidade Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos 2 - Aceitação da religião cristã Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Aulas 15 Império Bizantino

Aulas 15 Império Bizantino Aulas 15 Império Bizantino DeOlhoNoEnem H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.(catedral de Santa Sofia) H12 - Analisar

Leia mais

2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7. Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira

2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7. Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira 2º bimestre 1ª série 12 - Era Medieval Formação e consolidação da Igreja Caps. 3.2, 3.3 e 7 Roberson de Oliveira Roberson de Oliveira 1 Igreja na Era Medieval Importância: 1. Único poder universal. 2.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Avaliação Aulas 7º ANO - PCA 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes

Leia mais

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado Recomendações do Professor: Esse é um resumo sobre conteúdo dado para a avaliação bimestral. O aluno NÃO DEVE ESTUDAR SOMENTE ESSE RESUMO. Houve várias tarefas que o aluno também deve rever e completar

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL IMPÉRIO BIZANTINO

ANTIGUIDADE ORIENTAL IMPÉRIO BIZANTINO ANTIGUIDADE ORIENTAL IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO O Império Bizantino ou Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla, hoje, Istambul (atual Turquia), teve sua origem em 395, quando

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O Nascimento da Cultura A PRÉ-HISTÓRIA Período da História que engloba desde o surgimento do ser humano até o desenvolvimento

Leia mais

Crise no Império Romano. Capítulo 6

Crise no Império Romano. Capítulo 6 Crise no Império Romano Capítulo 6 A falta de escravos leva ao aparecimento do sistema do colonato. Corte nas verbas do exército, gera revolta e briga entre os generais. Os generais passam a não obedecer

Leia mais

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO:

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente contatos entre

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização 7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores

Leia mais

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos A IDADE MÉDIA Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos. 1453 d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos Idade Média Idade das Trevas Duração +/- 1000 anos.

Leia mais

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos A IDADE MÉDIA Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos. 1453 d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos Idade Média Idade das Trevas Duração +/- 1000 anos.

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Capítulo 14 (p. 263)

Capítulo 14 (p. 263) Capítulo 14 (p. 263) O imperador Otávio Augusto Aconteceu durante o período do fim da repúbica romana e estabeleceu o início de um novo regime político o Império. Aproveitando-se do seu poder, ele promoveu

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura.

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura. ARTE NA IDADE MÉDIA Pintura, Arquitetura, Escultura. História da Arte da Idade Média. A arte entre o céu e o inferno, assim pode-se denominar a arte da Idade Média. Os pintores e escultores dos períodos

Leia mais

Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial.

Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial. Estudante: Educador: Fausta Almeida C. Curricular: História. 6º Ano/Turma: CAPÍTULO 02 CULTURA E TEMPO (PÁG: 26 A 42) Questão 01 Assinale C para os itens corretos e E para os itens errados. Sobre o conceito

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

Aula Depto Artes Visuais ECA/USP

Aula Depto Artes Visuais ECA/USP Aula Depto Artes Visuais ECA/USP Quando surge a arte medieval? Antiguidade Tardia / Paleocristã (Early Christian) Obras anteriores à Paz da Igreja (313): Paleocristã (Ocidente)? No período de Constantino

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Paleocristã. 1ª Fase A Arte das Catacumbas

Paleocristã. 1ª Fase A Arte das Catacumbas Arte Paleocristã 1ª Fase A Arte das Catacumbas Sagrada Família, Catacumba de São Gennaro, na cidade de Nápoles na Itália. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/catacombe_di_san_gennaro_fresco.jpg

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - História Conteúdo: IMPÉRIO BIZANTINO ÁRABES IMPÉRIO CAROLÍNGIO Lista de exercícios 1 - O império bizantino corresponde ao império Romano

Leia mais

A arte romana não é apenas a arte dos imperadores, senadores e da aristocracia, mas de todos os povos do vasto império de Roma, entre eles os

A arte romana não é apenas a arte dos imperadores, senadores e da aristocracia, mas de todos os povos do vasto império de Roma, entre eles os Arte Romana A mais antiga arte romana geralmente é associada à derrubada dos reis etruscos e ao estabelecimento da República, em 509 a.c. A arte romana é tradicionalmente dividida em dois períodos principais:

Leia mais

Contexto Histórico Arte românica

Contexto Histórico Arte românica Contexto Histórico Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo

Leia mais

Arte Romana. 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino

Arte Romana. 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino Arte Romana 6º Ano Apostila 2015 Artes Professor Juventino Arte Romana A soberania do Império Romano, sem paralelos na história, estendia-se da Espanha ao sul da Rússia, da Inglaterra ao Egito e em seu

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II 2

Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II 2 Concílios Ecumênicos da Igreja Católica II 2 Para lembrar: Concílios do 1º Milênio: Éfeso (431) 01. Niceia I em 325. 02. Constantinopla I em 381. 03. Éfeso em 431. 04. Calcedônia em 451. 05. Constantinopla

Leia mais

A Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média Colégio Pedro II - Unidade São Cristóvão II 7º ano Artes Visuais Prof. Shannon Botelho Nome: Turma: 2º Trimestre ARTE BIZANTINA A Arte na Idade Média A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir

Leia mais

Alta idade média (Séculos v AO X)

Alta idade média (Séculos v AO X) Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda;

ARTE PRÉ-HISTÓRICA. IDADE DOS METAISaproximadamente 5.000 a 3.500 a.c. aparecimento de metalurgia; invenção da roda; ARTE PRÉ-HISTÓRICA PALEOLÍTICO INFERIOR aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.c.; controle do fogo; e instrumentos de pedra e pedra lascada, madeira e ossos: facas, machados. PALEOLÍTICO SUPERIOR instrumentos

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as

IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as IGREJA Grande crescimento do cristianismo. Aliança Reis + Igreja Grande proprietária de Terras Controle sobre todo o conhecimento. Pregava repúdio as Heresias: Qualquer interpretação teológica contrária

Leia mais