Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV)."

Transcrição

1

2 Também é conhecida por Arte Primitiva Cristã. O período marca a passagem da Idade Antiga para a Idade Média (476 a 1453) (século V XV). O Cristianismo surgiu no reinado de Augusto (Império Romano) e seus seguidores foram perseguidos até o século IV d. C. Os Imperadores romanos sentiam-se ameaçados pela nova filosofia, criando uma forte oposição do Estado aos seguidores do Cristianismo

3 Arte

4 Arquitetura

5 Arquitetura

6 Arquitetura

7 Arquitetura

8 Arquitetura

9 Arquitetura

10 Arquitetura

11 Arquitetura

12 Arquitetura

13 Arquitetura

14 Arquitetura

15 Arquitetura

16 Arquitetura

17 Arquitetura

18 Pinturas

19 Pinturas

20 Pinturas

21 Pinturas

22 Pinturas

23 Pinturas

24 Esculturas

25 Esculturas

26 Esculturas

27

28 Cristianismo Invasões bárbaras Imperador Constantino cidade de Bizâncio Constantinopla; No século 4, o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino, em 330, transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Isso significou a queda do poder no ocidente. Em 395, o Imperador Teodósio decide separar definitivamente o Império Romano em dois lados: Império do Ocidente e Império do Oriente.

29 A Liturgia Bizantina A liturgia bizantina e a planta das suas igrejas constituíam tal como a estrutura e a decoração uma unidade integrada; Na liturgia ocidental (ou romana), o clímax é representado pela elevação do sacramento, que ocorre no extremo da longa perspectiva da nave central (ou seja, no altar-mor); Este clímax, contudo, não era o momento supremo da cerimônia bizantina.

30 Arquitetura Bizantina Bizâncio herdou a arte do mundo grego quase todos os artistas individuais foram gregos e associou-lhe o gênio estrutural e a aptidão para a engenharia de Roma ; E também não podia escapar nem à cor nem ao misticismo do oriente.

31 Arquitetura Bizantina O símbolo fundamental da arquitetura bizantina é a cúpula; O ponto de partida, contudo, foi o mesmo: a arquitetura romana, com influência grega e oriental. Herdou a arte grega e recebeu a influência estética e mística da arte oriental.

32 Arquitetura Bizantina De forma resumida, a história da arquitetura bizantina envolve a solução para três questões básicas: 1. A solução dos problemas estruturais inerentes à construção de uma cúpula; 2. A adoção de um sistema decorativo adequado a tais construções; 3. A integração da planta à liturgia: ou seja, aquilo a que chamamos função. De fato, como em qualquer grande arquitetura, a solução final constitui uma unidade em que estrutura, decoração e função são um todo indissolúvel.

33 Arquitetura Bizantina 1. CARACTERÍSTICAS: 2. CONSTRUÇÃO DE IGREJAS 3. UTILAZAÇÃO DE CÚPULAS, SOBRE UM QUADRADO 4. ARCOS CAPITÉIS TRABALHADOS 5. MONOGRAMAS

34 Arquitetura Bizantina - Estrutura Assim, o problema estrutural e de projeto do arquiteto bizantino era basicamente descobrir como construir cúpulas circulares sobre espaços quadrados.

35 Arquitetura Bizantina - Estrutura Porém, numa escala maior, a solução tinha de ser mais estrutural: acabou por ser o pendente: um pequeno segmento triangular de cúpula erguendo-se sobre cada canto.

36 Arquitetura Bizantina A Cúpula Segundo René Guénon, toda construção religiosa possui uma significação cósmica. Na arquitetura bizantina, em especial, o significado místico está presente em um elemento específico: a cúpula; Esta, por sua vez, não é apenas um elemento arquitetônico decorativo, pois corresponde à concepções estéticas fundamentadas em um simbolismo preciso. A cúpula, portanto, possui o seu sentido naquilo que representa: a abóbada celeste.

37 Arquitetura Bizantina O Mosaico O sistema bizantino requeria um material de revestimento que pudesse ser aplicado eficientemente sobre as paredes maciças e também sobre o intradorso das cúpulas; Herdaram-na dos romanos e transformaram-na de acordo com o fim desejado: para as paredes, geralmente um revestimento de mármore; para as cúpulas e abóbadas, o mosaico (que, como vimos, também já fora usado na arquitetura paleocristã).

38 Arquitetura Bizantina O Mosaico A vantagem do mosaico, portanto, é dupla: 1. Forma uma cobertura contínua, quase como se fosse fundido, preenchendo superfícies curvilíneas e cantos arredondados;

39 MOSAICO Decoração e ensinamento (bíblico)

40

41

42

43

44 PINTURA - ÍCONES Eram pequenos painéis de madeira com imagens pintadas, supostamente com poderes sobrenaturais; As imagens de santos e seres sagrados, são rígidas, em pose frontal, geralmente com halo (auréola) e olhar fixo. Acreditava-se que os ícones tinham propriedades milagrosas.

45

46

47 As Igrejas Bizantinas Aquilo que se poderia designar por típica planta bizantina inclui, portanto: 1. A cúpula central, com todos os espaços secundários, tais como naves laterais e absides, completamente subordinadas a ela é o caso, em grande escala, de Santa Sofia de Constantinopla; 2. A cruz grega com braços sensivelmente iguais, cobertos às vezes por outras cúpulas menores exemplo, em São Marcos (Veneza).

48 As Igrejas Bizantinas Igreja dos Santos Apóstolos em Atenas (Grécia), do séc. X

49 As Igrejas Bizantinas Os exteriores das igrejas bizantinas são pouco ornamentados às vezes revestidos de mármore, e praticamente apenas isso; Também não havia torres. Por sinal, não se sabe exatamente quando foi introduzido o uso das torres. Não há nenhum campanário a que se possa atribuir com segurança uma data anterior ao século IX. (N. Pevsner) Igreja de Hagia Sophia na Grécia (século XII), situada na atual cidade de Laconia

50 Basílica de Santa Sofia Os espaços de Santa Sofia nave central, naves laterais, (...) abóbadas e cúpulas abrem todos para fora e para cima, proporcionando perspectivas, relances que vão mudando: tudo é misterioso e semioculto e, todavia, tudo está revelado.

51 Basílica de Santa Sofia Em planta, compõe-se de um vasto retângulo, medindo aproximadamente 100m x 70m, com um nártex (ou pórtico) à frente. Observação: Embora seja dada uma certa ênfase ao eixo longitudinal, isso não faz de Santa Sofia uma basílica! Planta baixa de Santa Sofia

52 Basílica de Santa Sofia O corpo principal da igreja tem naves circundantes, com pouco mais de 15m de largura, com abóbadas e galerias. Estas naves laterais estão separadas da área central por colunatas; A parte dissimulada atrás das arcadas opõe o seu mistério distante à nitidez do espaço central, cheio de janelas. (Pevsner)

53 Basílica de Santa Sofia Vista interna de uma das naves laterais de Santa Sofia

54 Basílica de Santa Sofia Cada coluna, por sua vez, apresenta um belo capitel de mármore. Vários deles ostentam os monogramas do imperador Justiniano I ( ) ou de sua esposa Teodora.

55 Basílica de Santa Sofia A cúpula central predomina soberanamente; ela não se ergue sobre um tambor, mas flutua suavemente, embora majestosamente, sobre um quadrilátero central. (N. Pevsner)

56 Esta cúpula, além disso, tem uma série de nervuras. Isso é pouco comum nas obras bizantinas, mas possibilita que o empuxo da cúpula se transmita às 40 nervuras e que, entre estas, na base da cúpula, se abram 40 pequenas janelas. Este círculo de luz faz reverberar ainda mais os belos mosaicos internos. (R. Jordan) Basílica de Santa Sofia

57 Basílica de Santa Sofia Com aproximadamente 32,5 metros de largura, a grande cúpula é sustentada, a leste a oeste, de uma maneira engenhosa e bela, por semicúpulas mais baixas. Desse modo, abre-se um amplo espaço longitudinal que ressalta a orientação leste-oeste, conforme exigia o sentido dos ofícios religiosos. (Pevsner)

58 Basílica de Santa Sofia Cada semicúpula, por sua vez, é sustentada por dois nichos, absides ou exedras, com arcadas curvas e abertas (...). Tudo isso é um suporte estruturalmente perfeito para a cúpula; e a ambição dos arquitetos era ocultar aos olhos o mecanismo de seu método. (Pevsner)

59 Basílica de Santa Sofia Vista interna de Santa Sofia

60 Basílica de Santa Sofia A solução adotada, para as fachadas norte e sul, foi o uso de quatro grandes contrafortes, que emergem no exterior acima dos telhados.

61 Basílica de Santa Sofia S L Fachadas sul e leste de Santa Sofia

62 Basílica de Santa Sofia Fachada norte de Santa Sofia

63 Basilica de San Vitale (Ravena) Construída entre 526 e 547 na Itália, é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina (embora não tenha seguido o modelo da cruz grega); A basílica é de extrema importância para a arte bizantina, visto que é a única grande igreja do período do imperador Justiniano I que sobreviveu virtualmente intacta até hoje. Basílica de San Vitale

64 Basilica de San Vitale (Ravena) Vista aérea de San Vitale

65 Basilica de San Vitale (Ravena) Construída antes de Santa Sofia, a cúpula ainda repousa sobre um octógono (ou seja, ainda não fora dado o grande passo estrutural R. Jordan). deambulatório

66 Basilica de San Vitale (Ravena) Os pendentes nos cantos de um octógono são realmente pequenos, quando comparados com os dos cantos de um tramo quadrado (ver, por exemplo, Santa Sofia).

67 Basilica de San Vitale (Ravena) Curiosidade: a cúpula foi feita com potes de barro vazios, encaixados uns sobre os outros de cima para baixo, formando uma cúpula tão leve que quase eliminava o problema do empuxo!

68 Basilica de San Vitale (Ravena) A glória de San Vitale, porém, são os seus mosaicos, sublimes obras de arte.

69 Basilica de San Vitale (Ravena) O coro da Basílica de San Vitale

70 Basilica de San Vitale (Ravena) Merecem destaque também os fustes de mármore pintado, com capitéis brancos ricamente entalhados.

71 Basilica de San Vitale (Ravena) Vista da galeria inferior (deambulatório)

72 Basílica de São Marcos (Veneza) Planta baixa de S. Marcos A Basílica de S. Marcos seguiu o modelo da antiga Igreja dos Santos Apóstolos de Constantino e também o da própria Santa Sofia; A planta é em cruz grega, com uma cúpula central e mais quatro cúpulas menores nos outros quatro braços da cruz; Cada braço, por sua vez, possui uma nave central e mais duas naves laterais.

73 Basílica de São Marcos (Veneza) O nártex (pórtico) da fachada oeste dificulta bastante a percepção da planta em cruz grega, mas sua grande superfície plana permitiu o desenvolvimento de uma magnífica fachada (em diversos estilos).

74 Basílica de São Marcos (Veneza) Uma nova fachada principal foi erguida e as cúpulas originais, em determinado momento, foram cobertas com domos mais altos, executados em madeira, de forma a combinar com o estilo gótico do Palácio Ducal (também em uma reforma posterior). Corte transversal de S. Marcos

75 Basílica de São Marcos (Veneza) Vista do interior de S. Marcos

76 Basílica de São Marcos (Veneza) Vista do interior de S. Marcos

77 Basílica de São Marcos (Veneza) Imagens do interior de S. Marcos

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI História Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente com capital em Roma Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla

Leia mais

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI

A Arte Bizantina. Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI 1 A Arte Bizantina Cristo Cura dois Homens Cego. Arte Bizantina, Séc. VI Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte. Profa.: Consuelo Holanda

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte. Profa.: Consuelo Holanda Linguagens, Códigos e suas Tecnologias História da Arte Profa.: Consuelo Holanda No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo Se inicia após a divisão do Império romano em duas partes: Ocidente, com capital

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1

Arte Cristã Primitiva. Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 Arte Cristã Primitiva Mosaico Bizantino da Basílica de Santa Sofia em Constantinopla século XII. 1 2 Arte Paleocristã (séc. II séc V) Desenvolveu-se dentro do Império Romano; Perseguidos pelos imperadores;

Leia mais

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA

ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Artes Visuais INTENSIVO ARTE MEDIEVAL SUSSUMO/ANDREIA Idade Média Em 395, o Imperador Teodósio dividiu em duas partes o imenso território que dominava: O Império Romano do Ocidente e o Império Romano do

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Império Bizantino. Disciplina: História

Império Bizantino. Disciplina: História Império Bizantino Disciplina: História Origem O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para

Leia mais

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi

Arte Medieval. Arte Românica. Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 06-23/03/2017 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior ARTE GÓTICA Professora Alba Baroni Arquiteta ARTE GÓTICA (1100 1300) No século XII a economia é fundamentada no comércio. O centro da vida social volta a ser a cidade. No inicio

Leia mais

I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1

I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1 I D A D E M É D I A Arquitetura Medieval Estilo Bizantino INSTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Professora Arq.: VERÔNICA FREITAS Equipe: Ana Paula Diego Neves John Kennedy Sthefany Cabrera Oswaldo Garcia Campus

Leia mais

O QUE FOI A IDADE MEDIA?

O QUE FOI A IDADE MEDIA? IDADE MEDIA ARTE O QUE FOI A IDADE MEDIA? O nome Idade Média indica o milênio entre a Antiguidade e o Renascimento. Este período tem inicio logo após a divisão do império romano: Dois fatores contribuíram

Leia mais

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL:

CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: CAESP - Artes Aula 04-28/02/2019 BIZÂNCIO E O MUNDO ORIENTAL: A Arte dos primórdios do Cristianismo: Para conhecermos melhor as artes produzidas no império bizantino, é necessário passarmos pela arte dos

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

Arte cristã primitiva (paleocristã)

Arte cristã primitiva (paleocristã) Arte cristã primitiva (paleocristã) -Abrange os primeiros cinco séculos do surgimento do cristianismo. - Duras e cruéis perseguições aos cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) empreendidas

Leia mais

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal:

Arco de Triunfo: Coluna Triunfal: 2 Arco de Triunfo: pórtico monumental feito em homenagem aos imperadores e generais vitoriosos. O mais famoso deles é o arco de Tito, todo em mármore, construído no Fórum Romano para comemorar a tomada

Leia mais

CAPÍTULO 02 ARQUITETURA BIZANTINA

CAPÍTULO 02 ARQUITETURA BIZANTINA CAPÍTULO 02 56 ARQUITETURA BIZANTINA 57 2.1. CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL O imperador romano Constantino, sucessor de Diocleciano no trono, decidiu fazer de Bizâncio (antiga colônia grega à margem do estreito

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Século X; tempo em que a Europa se encontrava em crise.o poder real,enfraquecido, foi substituído pelo feudalismo e invasões ameaçavam a

Século X; tempo em que a Europa se encontrava em crise.o poder real,enfraquecido, foi substituído pelo feudalismo e invasões ameaçavam a Arquitetura Gótica Século X; tempo em que a Europa se encontrava em crise.o poder real,enfraquecido, foi substituído pelo feudalismo e invasões ameaçavam a França.Desprotegidos, o povo se organizou em

Leia mais

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com ESTÉTICA TICA E HISTÓRIA DAS S 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012 Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão masiscao@hotmail.com IDADE MÉDIA Idade Antiga (Antiguidade) Idade Média (Era Medieval) c ESCRITA

Leia mais

Contexto Histórico Arte românica

Contexto Histórico Arte românica Contexto Histórico Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo

Leia mais

Filosofia dos Gregos

Filosofia dos Gregos ARQUITETURA GREGA Parte de nossa cultura e valores artísticos vem dos gregos. Vemos a arquitetura grega sob uma perspectiva especial e consequências que resultaram dos gregos. O projetista medita sobre

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Datada do séc. II ao final do séc. V d.c.

Datada do séc. II ao final do séc. V d.c. ARTE PALEOCRISTÃ ARTE PALEOCRISTÃ ANTIGUIDADE Datada do séc. II ao final do séc. V d.c. ARTE PRIMITIVA CRISTÃ arte dos cinco primeiros séculos do aparecimento do cristianismo. Divide-se em dois períodos:

Leia mais

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade.

Mestre Consolus. Um milagre de São Pedro. Segunda metade do século XIII. A caverna confere sensação de profundidade. Proposta de Leitura: GOMBRICH, 1999, pp. 133-141; 185-195; 201-205. A arte na Idade Média transmite uma verdadeira integração da pintura, escultura e arquitetura marcados pela arte românica no final do

Leia mais

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros.

A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. ArtenaIdadeMédia A Idade Média inicia-se em 476 com aqueda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos barbaros. Seu fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453,devido

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 1º trimestre. Unidade II. Arte Medieval. Nome: Nº.

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS. 7º ano 1º trimestre. Unidade II. Arte Medieval. Nome: Nº. Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade II Arte Medieval Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): Arte Clássica? Para compreendermos a representação visual

Leia mais

Templo de Baal-Shamin. Erigido no século IV, numa zona árabe helenizada. Templo de Baal-Shamin. Perspectiva da câmara central

Templo de Baal-Shamin. Erigido no século IV, numa zona árabe helenizada. Templo de Baal-Shamin. Perspectiva da câmara central Templo de Baal-Shamin. Vista do interior do santuário central Templo de Baal-Shamin 24 Erigido no século IV, numa zona árabe helenizada. Templo de Baal-Shamin. Perspectiva da câmara central 25 Templo de

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem deter mais os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem mais deter os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

II Capítulo Grécia 19

II Capítulo Grécia 19 II Capítulo Grécia 19 Os Gregos foram os primeiros artistas realistas. Representavam a natureza tal como ela é. Utilizavam o estudo das proporções baseando-se na consagrada máxima, ou seja: O HOMEM É A

Leia mais

Aula 07 Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA. a produção artística. CRISTÃ PARTE 2a. Aula 07 Prof. Lila Donato BIZANTINA

Aula 07 Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA. a produção artística. CRISTÃ PARTE 2a. Aula 07 Prof. Lila Donato BIZANTINA Profª. Lila Donato IDADE MÉDIA a produção artística CRISTÃ PARTE 2a A ARTE BIZANTINA 1. RELEMBRANDO E REFORÇANDO 1 momento arte & arquitetura PALEOCRISTÃ 1ª etapa CATACUMBAS SEPULCRO Congregação clandestina

Leia mais

Mosteiro da Batalha. Pequeno glossário de termos usados. Página 1 de 16

Mosteiro da Batalha. Pequeno glossário de termos usados. Página 1 de 16 Mosteiro da Batalha Pequeno glossário de termos usados Página 1 de 16 Abóbada Construção arqueada de pedras aparelhadas, destinada a cobrir um espaço entre duas paredes paralelas. A parte exterior da abóbada

Leia mais

Antiguidade século IV. Arte Bizantina

Antiguidade século IV. Arte Bizantina Antiguidade século IV Arte Bizantina Na Antiguidade, além da arte Egípcia e Grega, também encontram-se a Romana, Paleocristã e Bizantina... Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam

Leia mais

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da grego-helenística,

A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da grego-helenística, ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da grego-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza.

Leia mais

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes

Arte Cristã Primitiva. 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Arte Cristã Primitiva 6º Ano 2015 Prof. Juventino Artes Dois Momentos 1º - Clandestino e perseguidos pelos romanos. 2 - Aceitação da religião cristã. Os primeiros cristãos de origem humilde, reuniam-se

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino.

CONTEXTO HISTÓRICO. Compreende o milênio que transcorreu desde a queda do Império Romano do Ocidente até o fim do Império Bizantino. C O L É G I O D I O C E S A N O S E R I D O E N S E - C D S D I S C I P L I N A : A R T E S P R O F E S S O R A : A N A P R I S C I L A S É R I E : 3 ª E N S I N O M É D I O Arte Medieval CONTEXTO HISTÓRICO

Leia mais

A criação do Românico

A criação do Românico O ROMÂNICO A criação do Românico Só no século XIX foi reconhecido um estilo arquitectónico original designado de «românico» - que se desenvolveu na Europa Ocidental durante os séculos XI e XII. O termo

Leia mais

Constantinopla Bizâncio

Constantinopla Bizâncio O Império Bizantino O Império Bizantino Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro,

Leia mais

Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século.

Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século. ARTE AULA 13 A 16 EAD 1ºANO AULA 13 ARTE PALEOCRISTÃ Os primórdios de uma Arte Cristã é identificável pode ser rastreada até o fim do segundo século e no início do terceiro século. Considerando-se as proibições

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: A arquitetura sacra de São Paulo Para quem gosta de arquitetura, cultura e história, visitar as Igrejas de São Paulo é um excelente passeio, há construções belíssimas por toda cidade. Hoje falarei de algumas,

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

A Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média Colégio Pedro II - Unidade São Cristóvão II 7º ano Artes Visuais Prof. Shannon Botelho Nome: Turma: 2º Trimestre ARTE BIZANTINA A Arte na Idade Média A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

ARTE PALEOCRISTÃ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica - ESPIRITUALIDADE

ARTE PALEOCRISTÃ PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica - ESPIRITUALIDADE Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte Islâmica ARTE PALEOCRISTÃ ARTE PALEOCRISTÃ Também chamada de Arte das Catacumbas, desenvolveu-se dentro do Império Romano, quando surgiram os primeiros núcleos cristãos.

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA.

HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. HISTÓRIA DA ARTE Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I A ARTE POR MEIO DA DOUTRINA GRÉCIA. ROMA. IMPÉRIO BIZANTINO ARTE ROMÂNICA. ARTE GÓTICA. GRÉCIA Por arte da Grécia Antiga compreende-se

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO NA IDADE MÉDIA

ARQUITETURA E URBANISMO NA IDADE MÉDIA ARQUITETURA E URBANISMO NA IDADE MÉDIA As expressões Idade Média e Idade Moderna foram criadas durante o Renascimento, no século XV. Demonstrando o repúdio ao mundo feudal, os renascentistas forjaram tendenciosamente

Leia mais

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes

ARTE GÓTICA. Prof. Nunes ARTE GÓTICA Prof. Nunes INTRODUÇÃO O termo GÓTICO deriva de uma confederação de TRIBOS BÁRBARAS que invadiu o Império Romano, os GODOS. Essa expressão foi cunhada pelos ITALIANOS DA RENASCENÇA que achavam

Leia mais

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa

Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Artes visuais AULA 2 Arte Bizantina, Renascimento e Maneirismo Prof. André de Freitas Barbosa Retrato dos Reis Magos na Basílica de Santo Apolinário (Ravena, Itália, séc. VI) A principal característica

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL

AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL AS MAIS BELAS IGREJAS DE PORTUGAL estilos manuelino e barroco nos monastérios portugueses aula 2 / 3 Prof. Dr. Percival Tirapeli Instituto de Artes da UNESP 2 Santuário Bom Jesus de Braga Escadório do

Leia mais

Da reorganização cristã na Europa ao crescimento e afirmação urbanos (séculos IX XI)

Da reorganização cristã na Europa ao crescimento e afirmação urbanos (séculos IX XI) Da reorganização cristã na Europa ao crescimento e afirmação urbanos (séculos IX XI) O mosteiro uma vida própria com domínio de tempo e do espaço Os guardiães do saber. O poder da escrita As artes medievais,

Leia mais

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura.

ARTE NA IDADE MÉDIA. Pintura, Arquitetura, Escultura. ARTE NA IDADE MÉDIA Pintura, Arquitetura, Escultura. História da Arte da Idade Média. A arte entre o céu e o inferno, assim pode-se denominar a arte da Idade Média. Os pintores e escultores dos períodos

Leia mais

O Templo foi o edifício de maior expressão da arquitetura grega. Para os gregos, ele simboliza a morada e abrigo da divindade, local onde se colocava

O Templo foi o edifício de maior expressão da arquitetura grega. Para os gregos, ele simboliza a morada e abrigo da divindade, local onde se colocava ORIGEM Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Para tal, foi fundamental o estudo das proporções, em

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A. 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque. 8.junho. ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS - BARREIRO Ficha de avaliação 03 de História A 10º Ano Turma D Professor: Renato Albuquerque Duração da ficha: 15 minutos. Tolerância: 5 minutos 3 páginas 8.junho.2012 NOME:

Leia mais

1. As origens de Constantinopla

1. As origens de Constantinopla PROF. RICARDO GOMES Prof. Ricardo Gomes 1. As origens de Constantinopla Quando o imperador romano Constantino escolheu a região de Bizâncio para construir a sede da Nova Roma, a antiga colônia grega tinha

Leia mais

A Arte na Roma Antiga

A Arte na Roma Antiga A Arte na Roma Antiga 01 Quais as civilizações que influenciaram Roma no campo artístico? R. na pag. 51 02 Como a arte grego-helenística contribuiu com a expressão artística romana? R. na pag. 52 (na caixa

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Renascimento Barroco ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância

Leia mais

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA

CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA CAESP - Artes Aula 07-22/03/2018 ARTE MEDIEVAL ROMÂNICA E GÓTICA Estilo Românico Rural: Reconfiguração da arquitetura romana (antiga) em uma releitura medieval. Uso do arco semicircular para as aberturas

Leia mais

A arte medieval: o estilo românico e o gótico

A arte medieval: o estilo românico e o gótico COLÉGIO SALESIANO A arte medieval: o estilo românico e o gótico Prof. Maria José CULTURA MEDIEVAL. Século V ao XV: Idade das Trevas - Humanistas As construções que mais representam o período medieval são:

Leia mais

ANTIGUIDADE ARTE PALEOCRISTÃ. AO FINAL DO SÉC.V d.c;

ANTIGUIDADE ARTE PALEOCRISTÃ. AO FINAL DO SÉC.V d.c; ANTIGUIDADE ARTE PALEOCRISTÃ SÉC.II AO FINAL DO SÉC.V d.c; 2.500 a.c 3.500 a.c. 476 d.c. 1453 1789 Pré-História Idade Antiga Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea *Paleolítico *Neolítico *Idade

Leia mais

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb

Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb Pontificia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Arq/Urb A Linguagem Clássica nos Séculos XV e XVI Barroco: Volta à religiosidade Dilaceramentos: alma x corpo vida x morte claro

Leia mais

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna IMPÉRIO BIZANTINO Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna 395 - Império Romano é governado pelos filhos do imperador Teodósio: Honório (imperador do Ocidente) e Arcádio (imperador

Leia mais

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura

História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I. O Nascimento da Cultura História da Arte : 1 A-B-C-D. Professor: Jeferson Braga Martins MÓDULO I PARTE I O Nascimento da Cultura A PRÉ-HISTÓRIA Período da História que engloba desde o surgimento do ser humano até o desenvolvimento

Leia mais

A CULTURA DO MOSTEIRO. Alta Idade Média ao Românico

A CULTURA DO MOSTEIRO. Alta Idade Média ao Românico A CULTURA DO MOSTEIRO Alta Idade Média ao Românico O ROMÂNICO: tópicos ENQUADRAMENTO HISTÓRICO A arte românica corresponde ao período medieval da história da Europa desde, sensivelmente, o séc. X/XI até

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Artes Visuais

Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Artes Visuais Colégio Pedro II Departamento de Desenho e Campus São Cristóvão II Coordenador pedagógico de Disciplina: Shannon Botelho 7º ano. TURMA: NOME: nº ARTE PÁLEO-CRISTÃ OU DAS CATACUMBAS Surgiu com os primeiros

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Idade Média. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Idade Média. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Idade Média 1 Professor Isaac Antonio Camargo O conceito de Medieval é comumente entendido como uma época de atraso e estagnação cultural onde dominou uma profunda ignorância e superstição

Leia mais

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com

DAS ARTES. 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012. Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão. masiscao@hotmail.com ESTÉTICA TICA E HISTÓRIA DAS S 1º semestre / 2012 Aula 5 26/03/2012 Prof. a M. a Marcela Provinciatto Siscão masiscao@hotmail.com IDADE MÉDIA Idade Antiga (Antiguidade) Idade Média (Era Medieval) c ESCRITA

Leia mais

A Idade Média e as Arquiteturas Paleocristã e Bizantina O I N Í C I O D E U M A N O V A C O N C E P Ç Ã O A R Q U I T E T Ô N I C A

A Idade Média e as Arquiteturas Paleocristã e Bizantina O I N Í C I O D E U M A N O V A C O N C E P Ç Ã O A R Q U I T E T Ô N I C A A Idade Média e as Arquiteturas Paleocristã e Bizantina O I N Í C I O D E U M A N O V A C O N C E P Ç Ã O A R Q U I T E T Ô N I C A Contextualizando a Idade Média A passagem da Antiguidade para a Idade

Leia mais

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Agrupamento de Escolas Figueira Norte Escola Secundária com 3ºCEB de Cristina Torres Professora Alcina Cardoso Alunos: Bruna Branco, Joana Oliveira, André

Leia mais

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I.

Outra designação: Basílica da Estrela. Data: Encomendado por: Rainha D. Maria I. Identificação do Monumento: Basílica do Sagrado Coração de Jesus Outra designação: Basílica da Estrela Localização: Largo da Estrela, 1200-667 Lisboa, Lisboa, Portugal Data: 1779 1790 Photograph: Artistas:

Leia mais

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha Arte Gótica A arte gótica, estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação. No fim da Idade Média, o velho continente se deparou

Leia mais

A arte medieval Estilo românico e estilo gótico

A arte medieval Estilo românico e estilo gótico A arte medieval Estilo românico e estilo gótico Das imagens que aqui se apresentam, quais relacionas com o estilo românico? E com o estilo gótico? A B C Estilo românico A D E Sainte-Chapelle, Paris, séc.

Leia mais

ENGENHARIA BARROCA ICCC1. André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael. Verônica Freitas

ENGENHARIA BARROCA ICCC1. André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael. Verônica Freitas ENGENHARIA BARROCA ICCC1 Verônica Freitas André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael Introdução : No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo

Leia mais

A Arte Cristã Primitiva

A Arte Cristã Primitiva 1 A Arte Cristã Primitiva O termo arte paleocristã, ou paleocristianismo, não designa propriamente um estilo, referindo-se antes a todo o tipo de formas artisticas produzidas por ou para cristãos, durante

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

O ESTILO ROMÂNICO. Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona

O ESTILO ROMÂNICO. Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona O ESTILO ROMÂNICO Frontal da Diocese de Urgell, Museu de Arte da Catalunha, Barcelona O trabalho nas oficinas da corte de Carlos Magno levou os artistas a superarem o estilo ornamental da época das invasões

Leia mais

1 substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 grande espessura das paredes,

1 substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 grande espessura das paredes, Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa

Leia mais

FORMAÇÃO DA ARQUITETURA NA PENÍNSULA IBÉRICA. Antecedentes Históricos e Arquitetônicos Arquitetura e Urbanismo 3º período TH-2

FORMAÇÃO DA ARQUITETURA NA PENÍNSULA IBÉRICA. Antecedentes Históricos e Arquitetônicos Arquitetura e Urbanismo 3º período TH-2 FORMAÇÃO DA ARQUITETURA NA PENÍNSULA IBÉRICA Antecedentes Históricos e Arquitetônicos Arquitetura e Urbanismo 3º período TH-2 A relação com o território, o urbanismo e a arquitetura são componentes fundamentais

Leia mais

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5

REVISÃO. MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 REVISÃO MÓDULO 2- Capítulos 4 e 5 Arte Grega: Mitos, Deuses e Tradição Oral Sociedade marcada pela tradição oral- mythus- histórias ou narrativas. (história dos deuses e heróis) Objetivo de viver a vida

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0515 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Vêneto - Veneza APARTAMENTO DE LUXO EM VENEZA DESCRIÇÃO

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

A transição do século XVIII para o século XIX

A transição do século XVIII para o século XIX A transição do século XVIII para o século XIX Quando surgiu? Durante o século XVIII. Está ligado ao pensamento filosófico do Iluminismo. Como Surgiu? Através de achados arqueológicos durante o século XVIII

Leia mais

Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série

Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série Império Bizantino Início No ano de 330 d.c., a cidade de Bizâncio é conquistada por Constantino que muda seu nome para Constantinopla; A cidade

Leia mais

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES

Escola Secundária e Artística António Arroio HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES Escola Secundária e Artística António Arroio Prova 824 / 8 Páginas Prova de Equivalência à Frequência de HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei Nº 74/2004) Duração da Prova

Leia mais

A Arte em Roma A Arquitetura

A Arte em Roma A Arquitetura 1 A Arte em Roma O aparecimento da cidade de Roma está envolto em lendas e mitos. Tradicionalmente indica-se, para a sua fundação, a data de 753 a.c. Sabe-se, porém, que a formação cultural do povo romano

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. Origem do Continente Europeu A origem do continente europeu é associada a três elementos: 1. A cultura da Grécia e da Roma antiga. 2. O Cristianismo, uma ramificação peculiar

Leia mais

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga

Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Artes visuais AULA 1 Noções elementares; Expressão artística na Grécia e Roma Antiga Prof. André de Freitas Barbosa Objetivos: - A Arte na História: refletir sobre a finalidade da produção artística em

Leia mais

fundamentos e aplicações

fundamentos e aplicações a) Seção transversal fechada formada por elemento único b) Seção transversal fechada formada por mais de um elemento c) Seção transversal aberta formada por elemento único d) Seção transversal aberta formada

Leia mais

Interior do Domo da Rocha, Jerusalém. Lygia Rocco out/nov. 2010

Interior do Domo da Rocha, Jerusalém. Lygia Rocco out/nov. 2010 23 Interior do Domo da Rocha, Jerusalém. Na Grande Mesquita de Damasco além dos revestimentos e colunas, encontramos painéis folhados e as grelhas das janelas em mármore esculpido. 24 Grelhas esculpidas

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques

Joana Cirne Marília Henriques Qual a origem do termo manuelino? No século XIX, historiadores e escritores românticos atribuíram o nome manuelino/a à arquitetura em estilo gótico, que se tinha desenvolvido no reinado de D. Manuel I.

Leia mais

Planificação Anual da Disciplina de História da Cultura e das Artes - 10º Ano. Ano letivo Módulo 1: A Cultura da Ágora

Planificação Anual da Disciplina de História da Cultura e das Artes - 10º Ano. Ano letivo Módulo 1: A Cultura da Ágora Planificação Anual da Disciplina de História da Cultura e das Artes - 10º Ano Ano letivo 2016-2017 PERÍODO COMPETÊNCIAS VISADAS TEMAS 1º Período - Apresentação do programa, critérios de avaliação e atividades

Leia mais