Pesquisa dos Profissionais Brasileiros. Um panorama sobre contratação, demissão e carreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pesquisa dos Profissionais Brasileiros. Um panorama sobre contratação, demissão e carreira"

Transcrição

1 Pesquisa dos Profissionais Brasileiros Um panorama sobre contratação, demissão e carreira

2 Mais tempo para a família. Mais motivação. Mais desafios. Pode não parecer, mas estamos falando de trabalho. Há alguns anos - ainda na época em que o currículo era enviado para agências de recolocação por correio - trabalho era trabalho, diversão era diversão. Hoje, felizmente, podemos afirmar que o cenário está mudando. Ou melhor, evoluindo. Já temos horários flexíveis, melhores salários, novas ocupações e novas formas de encarar o empregador. Claro que ainda não chegamos ao patamar de equiparar o trabalho com diversão, mas, com certeza, as prioridades mudaram. Há um certo tempo, o dinheiro não ocupa a primeira posição do ranking do que mais motiva os profissionais brasileiros. Trabalhar com o que gosta e ter um bom relacionamento estão entre os TOP 5. Para acompanhar tendências como esta, a Catho colhe informações anualmente por meio da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros. Pesquisa esta que também evoluiu com o trabalhador: tem informações em sintonia com o novo momento do mercado e, para acompanhar toda a movimentação do setor, passou, desde o ano passado, a ser anual. O que não mudou foi o compromisso de traçar um panorama completo do mercado de trabalho brasileiro, ajudando candidatos e empresas a entender as necessidades e anseios de cada um. Nesta edição de 2014, foram respondentes de todo o Brasil. A tecnologia é tema de vários questionamentos e é também a principal ferramenta da Catho para oferecer não só a melhor vaga, mas também todo o suporte necessário para que candidatos tenham um acompanhamento completo de carreira e profissionais tenham o perfil mais aderente a suas necessidades. Boa leitura! Atenciosamente, Eduardo Thuler, CEO da Catho

3 Índice Introdução Perfil dos entrevistados 7 Quantidade de empregos 8 Status empregatício 9 Empregado Perfil dos empregados 11 Perfil de suas empresas 13 Uso de sites de emprego 14 Influência e reputação nas redes sociais 15 Fonte de contratação 16 Quantidade de entrevistas antes da contratação 18 Tempo até a contratação 19 Desempregado quando contratado 20 Motivo principal para aceitar proposta de emprego atual 21 Proposta salarial 22 Dedicação ao conhecimento e cursos 24 Educação à distância 25 Morou no exterior 26 Fluência na língua inglesa 27 Fluência na língua espanhola 28 Mudança de cidade por transferência 29 Aceitaria mudar para outro estado por proposta profissional 30 Aceitaria mudar para o exterior por proposta profissional 31 Remuneração em relação ao mercado 32 Benefícios mais importantes 33 Benefícios oferecidos pela empresa 34 Aumento de salário nos últimos 12 meses 36 Plano de carreira 38 Perspectiva profissional na empresa 39

4 Índice Local da Jornada de Trabalho 40 Tempo de férias desfrutado nos últimos 12 meses 41 Satisfação com o trabalho 42 Motivação na carreira 43 Demissão: os motivos para quem já pediu 44 Idade em que pretende parar de trabalhar 45 Desempregado Perfil dos desempregados 47 Tempo que está desempregado 48 Motivo para ficar desempregado 49 Horas semanais de busca por emprego 50 Motivação para procurar emprego 51 Recusa da proposta de emprego 52 Situações que se sujeitaria por um novo emprego 53 Contratação de Terceiros Perfil do contratante 55 Nível hierárquico do contratante 56 Meio em que o contratado se candidatou 57 Quantidade de candidatos entrevistados 58 Aplicação de testes 59 Aplicação de dinâmica de grupo 60 Entrevistas decisivas à distância 61 Checagem das referências 62 Checagem nas redes sociais 63 Fatores de maior impacto para a contratação do candidato 64 Frequência e gravidade de comportamentos em entrevistas 65 Avaliação da oferta de emprego 66

5 Índice Demissão de Terceiros Tempo em que o profissional atuou na empresa 68 Principais motivos 69 Histórico 70 Sistema de avaliação de desempenho 71 Feedback antes da demissão 72 Entrevista de desligamento 73

6

7 Início de conversa Perfil dos entrevistados Sexo (%) Estado civil (%) Região (%) Casado (a) ou vive com companheiro (a) Solteiro (a) Divorciado (a) Viúvo (a) Faixa etária (%) Grau de escolaridade (%) 9.5 Até a a a a a a a a Mais de Formação Superior 21.4 Pós-Graduação / MBA 10.9 Ensino fundamental 25.4 Ensino médio ou técnico 2 Mestrado ou Doutorado 1.8 Ensino fundamental incompleto Predomínio de respondentes do sexo masculino, casados, com idade entre 26 e 35 anos, da região sudeste e com formação superior. Base Total:

8 Início de conversa Quantidade de empregos Quantidade de empregos que teve até hoje (%) Nenhum ou mais Mais da metade dos entrevistados teve mais de 3 empregos. Pergunta: Quantos empregos você já teve até hoje? Base:

9 Início de conversa Status empregatício Exerce alguma atividade remunerada atualmente (%) 35 Desempregado 65 Empregado Pergunta: Atualmente, você está exercendo alguma atividade remunerada e não temporária? Base:

10

11 Início de conversa Perfil dos empregados Sexo (%) Estado civil (%) Região (%) Casado (a) ou vive com companheiro (a) Solteiro (a) Divorciado (a) Viúvo (a) Faixa etária (%) Grau de escolaridade (%) Pós-Graduação / MBA 4.8 Até a a a a a a a a Mais de Formação Superior 2.6 Mestrado ou Doutorado 1 Ensino fundamental incompleto 6.4 Ensino fundamental 19.8 Ensino médio ou técnico Predomínio de respondentes do sexo masculino, casados, com idade entre 26 e 35 anos, da região sudeste e com formação superior. Base Total:

12 Início de conversa Perfil dos empregados Regime empregatício (%) Nível hierárquico atual (%) Empregado com carteira de trabalho assinada CLT 73.2 Diretor/Presidente 1.6 Trabalho por conta própria e não tenho funcionários Empregado sem carteira de trabalho assinada Funcionário público Gerente Coordenador/Supervisor Analista Estagiário Tenho empresa prórpria com ao menos um funcionário Assistente Aprendiz/Estagiário Consultor Trabalho temporário 2.1 Professor 2.2 Outro 2.7 Profissional liberal 2 Cargo administrativo 5.1 Cargo operacional 8.1 Outro 14.3 Pergunta: Por qual regime você exerce atividade remunerada atualmente? Base:

13 Início de conversa Perfil de suas empresas Tipo de empresa (%) Quantidade de funcionários da empresa (porte)* (%) * Critério Sebrae para indústria por número de funcionários: micro = menos de 20; pequeno porte = de 20 a 99; médio porte =de 100 a 499; grande porte = mais de 500. Nacional 69.4 Micro 16.4 Multinacional Não sabe Pequeno Médio Grande Não sabe 5.4 A empresa em que trabalha (%) Faturamento da empresa (porte)** (%) ** Critério BNDES (receita bruta anual): micro = até 2,4MM; pequeno = de 2,41 a 16MM; médio = 16,1 a 90MM; médio/grande = de 90,1 a 300MM; grande = mais de 300MM. Privada 91.1 Pequeno 12.6 Economia mista Estatal Médio Médio/Grande Grande ONG 1.6 Não sabe 38.7 Predomínio de empresas nacionais e de grande porte, com mais de 500 funcionários. Pergunta: Quantos funcionários, aproximadamente, há na empresa em que você trabalha atualmente? Base:

14 Emprego online Uso de sites de emprego Formas de procurar emprego (%) Conseguiu uma entrevista (%) Foi contratado (%) Site de classificados de vagas como Catho, Manager etc Indicação de amigos / contatos profissionais Trabalhe conosco da empresa / envio de currículo diretamente à empresa Redes sociais: LinkedIn, Facebook, Orkut, etc Agências de empregos Anúncio em jornal ou revista Consultoria de recrutamento / headhunter Listas de / grupos de discussão na internet Anúncio no mural ou site da faculdade escola Empresa de recolocação / outplacement Anúncio no próprio mural da empresa Outro Pergunta: De que forma você costuma procurar emprego? Base:

15 Emprego online Influência e reputação nas redes sociais Acredita que a reputação/imagem/comportamento nas redes sociais pode influenciar em um processo seletivo (média) Nada Muito pouco Razoável Bastante Pergunta: Você acredita que o seu comportamento nas redes sociais pode influenciar no processo seletivo por uma vaga de emprego? Base:

16 Processo seletivo Fonte de contratação Fonte de contratação do emprego atual (%) Homem Mulher Listas de /grupos de discussão na internet Anúncio no próprio mural da empresa Evolução de indicação de amigos (%) Redes sociais (LinkedIn, Facebook, Orkut, etc.) Anúncio no mural ou site da faculdade/escola Trabalhe conosco da empresa/envio de currículo diretamente Empresa de recoloção/ outplacement Agências de empregos Evolução de sites de classificados online (%) Consultoria de recrutamento/ headhunter Anúncio em jornal ou revista Site de classificados de vagas como Catho, Manager etc Indicação de amigos/contatos profissionais Outro meio O networking e sites de classificados foram as principais fontes para os profissionais conseguirem o emprego atual. Pergunta: De que forma você conseguiu seu emprego atual? Base:

17 Processo seletivo Fonte de contratação Fonte de contratação do emprego atual (%) Indicação de amigos/contatos profissionais Site de classificados Trabalhe conosco da empresa/ envio de currículo diretamente à empresa Presidente ou Vice presidente Diretor Gerente Coordenador, Supervisor ou Chefe Analista Assistente Trainee Estagiário Aprendiz Consultor Professor Profissional liberal Cargo administrativo Cargo operacional Outros O networking prevalece como forma de contratação dominante em todos os níveis hierárquicos. Os homens usam mais sua rede de networking do que as mulheres. Pergunta: Por qual meio/de que forma você conseguiu seu emprego atual? Base:

18 Processo seletivo Quantidade de entrevistas antes da contratação Quantas vezes você foi entrevistado antes da contratação no emprego atual (%) Nenhuma ou mais A maioria dos profissionais fez menos de duas entrevistas antes da contratação no emprego atual. Pergunta: Quantas vezes você foi entrevistado(a) antes de o(a) contratarem para o seu emprego atual? Base:

19 Processo seletivo Tempo até a contratação Tempo entre o primeiro contato feito pela empresa até a oferta do emprego (%) Menos de 1 semana 38.4 MEDIANA: 1.4 SEMANAS De 1 até 2 semanas 26.3 De 2 até 3 semanas 12.8 Evolução do tempo entre primeiro contato feito pela empresa até a oferta do emprego (mediana em semanas) De 3 até 4 semanas De 4 até 5 semanas semanas ou mais Pergunta: Quanto tempo levou desde o primeiro contato feito pela empresa, para iniciar o processo seletivo, até que lhe fosse oferecido o seu atual emprego? Base:

20 Processo seletivo Desempregado quando contratado Desempregado quando contratado para o emprego atual (%) Tempo que ficou desempregado até conseguir o emprego atual (%; média por meses) sim 44.1 não até 1 mês 2 a 3 meses a 5 meses a 7 meses a a 24 meses meses 3.5 mais que Por idade (%) Evolução (média por meses) Até a a a a a a a a 60 Mais de ,1 meses foi o tempo médio para se recolocar no mercado de trabalho, sendo que as mulheres demoraram mais tempo que os homens. Pergunta: Você estava desempregado quando foi contratado para o seu emprego atual? Base:

21 Processo seletivo Motivo principal para aceitar proposta de emprego atual O que valoriza numa oferta de emprego (%) Empregados Desempregados 66.8 Perspectivas de plano de carreira/crescimento na empresa Salário/Remuneração atrativos Possibilidade de melhorar a qualidade de vida Possibilidade de fazer o que gosta Busca por novos desafios Pacote de benefícios atrativo Possibilidade de subir de nível hierárquico Nome/reputação da empresa Proximidade casa/trabalho Possibilidade de mudar de área de atuação Outro 2.5 Perspectivas de plano de carreira é o mais valorizado na hora de aceitar uma oferta de emprego. Pergunta: O que você mais valoriza quando avalia uma oferta de emprego? Base:

22 Negociação salarial e de benefícios Proposta salarial Não aceitou a primeira proposta salarial oferecida pela empresa (%) º Emprego Mais que 1 emprego A proposta salarial feita para profissionais em busca do 1º emprego é menos recusada em relação aos profissionais mais experientes. Pergunta: Você aceitou a primeira proposta salarial oferecida pela empresa? Base:

23 Negociação salarial e de benefícios Proposta salarial Não aceitou a primeira proposta salarial oferecida pela empresa (%) por cargo por idade até a a a a Presidente /Diretor Gerente Coordenador Analista Assistente Trainee / /Supervisor estagiário Cargo Cargo administrativo operacional Outro 41 a a a por status empregatício antes da contratação e sexo (%) 56 a ou mais empregado desempregado Quanto maior o nível hierárquico, mais difícil é a negociação salarial (aceitação e aumento) envolvida no processo de contratação. Pergunta: Você aceitou a primeira proposta salarial oferecida pela empresa? Base:

24 Investimento em carreira Dedicação ao conhecimento e cursos Se dedica à atualização e ao aprimoramento de conhecimentos 9.7% não 90.3% sim Quantidade de horas por semana que se dedica à atualização e ao aprimoramento de conhecimentos atualmente (%) a 2 Mediana: 3 a 4 5. a 6 7 a 8 9 a a a a a 18 mais de horas/semana 51.1% do total está matriculado em algum curso Top 5 cursos mais escolhidos (%) graduação idiomas técnico pós-graduação profissionalizante Pergunta: Quantas horas por semana você dedica à atualização de seus conhecimentos atualmente? Você está matriculado em alguns dos seguintes cursos? Base:

25 Investimento em carreira Educação à distância Fez algum curso de educação à distância (%) 30.7% sim 69.3% não Por região (%) Quais cursos à distância (%) Aprimoramento Curso profissionalizante Graduação Idiomas 10.3 Extensão/pós-graduação 10.1 Por nível hierárquico (%) Outros MBA Mestrado Presidente/ Vice presidente Diretor Gerente Coordenador/ Supervisor Analista Assistente Operacional Cursos de aprimoramento são mais utilizados no formato educação à distância. Pergunta: Você já fez algum curso de educação à distância (não presencial)? Base:

26 Investimento em carreira Morou no exterior Morou no exterior (%) 7.4% sim 92.6% não Principal motivo para morar no exterior (%) Trabalho Estudo Família 14 Outro 9.3 Pergunta: Você já morou no exterior? Base:

27 Investimento em carreira Fluência na língua inglesa Fluência na língua inglesa (%) Por sexo (%) Falo e escrevo fluentemente 3.9 Falo e escrevo bem, com poucos erros Falo e escrevo com alguma dificuldade, especialmente em assuntos muitos técnicos e/ou específicos Falo e escrevo apenas algumas frases básicas para sobrevivência Não falo e nem escrevo mas consigo ler textos técnicos simples 22 Não tenho conhecimento no idioma 27.1 quanto mais claro o tom de azul, maior a fluência na língua Por nível hierárquico (%) Diretor Gerente Coordenador/ Analista Assistente Estagiário Cargo Cargo Supervisor administrativo operacional Quanto maior o nível hierárquico, maior o conhecimento da língua inglesa. Pergunta: Qual é seu grau de fluência na língua inglesa? Base:

28 Investimento em carreira Fluência na língua espanhola Fluência na língua espanhola(%) Por sexo (%) Falo e escrevo fluentemente 2 Falo e escrevo bem, com poucos erros Falo e escrevo com alguma dificuldade, especialmente em assuntos muitos técnicos e/ou específicos Falo e escrevo apenas algumas frases básicas para sobrevivência Não falo e nem escrevo mas consigo ler textos técnicos simples 29.7 Não tenho conhecimento no idioma 40 quanto mais claro o tom de azul, maior a fluência na língua Por nível hierárquico (%) Diretor Gerente Coordenador/ Analista Assistente Estagiário Cargo Cargo Supervisor administrativo operacional Quanto maior o nível hierárquico, maior o conhecimento da língua espanhola. Pergunta: Qual é seu grau de fluência na língua espanhola? Base:

29 Oportunidades em outras localidades Mudança de cidade por transferência Mudou para outra cidade porque foi transferido por um empregador (%) 29.1% sim 70.9% não Motivo para mudança (%) Oportunidade na carreira 53.6 Melhorar a qualidade de vida 26.5 Aumento de salário 14.4 Outro 5.5 Pergunta: Você já se mudou para outra cidade porque foi transferido por um empregador? Base:

30 Oportunidades em outras localidades Aceitaria mudar para outro estado por proposta profissional Aceitaria mudar para outro estado brasileiro por conta de uma proposta profissional (%) 36.9 Aceitaria se representasse uma boa oportunidade de desenvolvimento, mesmo que sem a promessa de uma promoção 41.6 Aceitaria mediante promoção (aumento de salário e/ou cargo) Não aceitaria sob nenhuma condição Aceitaria mesmo sem nenhum outro benefício associado A maior parte dos profissionais considera uma proposta em outro estado mediante a uma promoção com aumento de salário/cargo. Pergunta: Você aceitaria mudar para outro estado brasileiro por conta de uma proposta profissional? Base:

31 Oportunidades em outras localidades Aceitaria mudar para o exterior por proposta profissional Aceitaria emprego no exterior por conta de uma proposta profissional (%) Aceitaria se representasse uma boa oportunidade de desenvolvimento, mesmo que sem a promessa de uma promoção Aceitaria mediante promoção (aumento de salário e/ou cargo) Não aceitaria sob nenhuma condição Aceitaria mesmo sem nenhum outro benefício associado 24 76% dos entrevistados aceitaria mudar para o exterior por conta de uma proposta profissional. Pergunta: Você aceitaria mudar para exterior por conta de uma proposta profissional? Base:

32 Remuneração e benefícios Remuneração em relação ao mercado Avaliação do salário em relação ao mercado (%) Avaliação do salário x desempregados e empregados (%) Desempregado Empregado muito pior pior igual / compatível melhor muito melhor não sei avaliar muito pior pior igual / compatível melhor muito melhor não sei avaliar Pergunta: Como você avalia a sua remuneração atual em relação ao mercado para o mesmo cargo/atividade? Base:

33 Remuneração e benefícios Benefícios mais importantes Benefícios mais importantes (%) Assistência médica Participação nos lucros Vale alimentação Vale refeição Bonificação por desempenho Vale transporte Assistência odontológica Auxílio educação Seguro de vida Previdência privada Cesta básica Convênios/descontos comerciais Estacionamento Veículo da empresa Auxílio creche Auxílio moradia Celular fornecido pela empresa Outros Empréstimos consignados Pergunta: Para quais benefícios você dá mais importância quando avalia uma oferta de emprego? Base:

34 Remuneração e benefícios Benefícios oferecidos pela empresa Benefícios oferecidos pela empresa (%) Vale transporte Assistência médica Vale refeição Assistência odontológica Seguro de vida Vale alimentação Participação nos lucros da empresa Celular fornecido pela empresa Estacionamento Convêncios/descontos comerciais Empréstimos consignados Cesta básica Previdência privada Bonificação por desempenho Auxílio educação Veículo da empresa Auxílio creche Auxílio moradia Pergunta: Quais benefícios são oferecidos a você pela sua atual empresa? Base:

35 Remuneração e benefícios Benefícios oferecidos pela empresa Benefícios oferecidos pela empresa por porte de empresa (%) Vale transporte Assistência médica Vale refeição Vale alimentação Assistência odontológica Seguro de vida Participação nos lucros da empresa Celular fornecido pela empresa Estacionamento Convêncios/descontos comerciais Empréstimos consignados Cesta básica Bonificação por desempenho Previdência privada Auxílio educação Não sei Veículo da empresa Grande Auxílio creche Médio Outros Pequeno Auxílio moradia Micro Empresas de maior porte oferecem mais benefícios aos profissionais que as empresas de menor porte. Pergunta: Quais benefícios são oferecidos a você pela sua atual empresa? Base:

36 Remuneração e benefícios Aumento de salário nos últimos 12 meses Aumento de salário nos últimos 12 meses (%) Motivo do aumento Premiação por bom trabalho / performance sim 37.9 não Promoção de cargo Aumento geral na empresa Pedido de aumento Cobrir proposta de outra empresa Compensasão por transferência Outro 6.2 Quanto foi o aumento de salário a a a a a a 60 mais de 61 Cerca de 38% dos profissionais teve algum aumento no último ano, a maioria por reconhecimento do bom trabalho. Pergunta: Você teve algum aumento de salário nos últimos 12 meses? Base:

37 Remuneração e benefícios Aumento de salário nos últimos 12 meses Aumento de salário por nível hierárquico (%) Presidente /Diretor Gerente Coordenador Analista Assistente Trainee / /Supervisor Estagiário Consultor Cargo Cargo administrativo operacional Analistas, coordenadores e gerentes foram os que mais tiveram algum aumento de salário no último ano. Pergunta: Você teve algum aumento de salário nos últimos 12 meses? Base:

38 Remuneração e benefícios Plano de carreira Possui plano de carreira (%) 33.3% sim 66.7% não Por tipo de empresa (%) Por porte de empresa (%) Grande Médio Pequeno Micro Multinacional Nacional Apenas 33% das empresas possue plano de carreira. A maior parte é multinacional. Pergunta: A empresa em que você trabalha atualmente possui plano de carreira (plano estruturado de crescimento e promoção dentro da empresa)? Base:

39 Remuneração e benefícios Perspectiva profissional na empresa Péssimo Ruim Bom Ótimo Excelente Perspectiva profissional na empresa (%) Péssimo Ruim Bom Ótimo Excelente Com plano de carreira Sem plano de carreira Nacional Por porte de empresa (%) Multinacional Grande Médio Mulher Pequeno Homem Micro Pergunta: Como você avalia as suas perspectivas de progresso na empresa para os próximos 3 anos? Base:

40 Raio x do emprego atual Local da Jornada de Trabalho Home Office (%) Quantas vezes por semana trabalha de casa (%) sim 37.2 não Menos de 1 De 1 a 2 De 2 a 3 Mais de 3 Pergunta: Você costuma fazer home office? Base:

41 Raio x do emprego atual Tempo de férias desfrutado nos últimos 12 meses Semanas de férias desfrutadas nos últimos 12 meses (%) Mais de 4 semanas 4 semanas 3 semanas 2 semanas 1 semana Nenhuma Mediana: 2.4 semanas Por porte de empresa micro pequeno médio grande Pergunta: Nos últimos 12 meses, quantas semanas você desfrutou de férias? Base:

42 Motivação e satisfação profissional Satisfação com o trabalho Satisfação com o trabalho (%) Muito insatisfeito Insatisfeito Indiferente Satisfeito Muito satisfeito Os prossionais não estão nem satisfeitos e nem insatisfeitos com o emprego atual. Pergunta: Quão satisfeito(a) você está com o seu emprego atual? Base:

43 Motivação e satisfação profissional Motivação na carreira Fatores que mais motivam na carreira (%) Ter um bom relacionamento Possibilidade de crescimento na empresa Ser reconhecido como um bom profissional Fazer o que eu gosto Ter desafios constantes Ter liberdade /autonomia Trabalhar com pessoas que admiro Ter flexibilidade de horário Participar nas decisões estratégicas Possibilidade de coordenar/gerenciar Ter voz ativa junto ao meu chefe 23.9 Enriquecer / acúmulo de dinheiro 17.2 Outro 1.2 O bom relacionamento com as pessoas do trabalho é o fator que mais motiva os respondentes. Pergunta: Considerando sua vida profissional como um todo. Quais dos fatores abaixo mais te motiva? Base:

44 Motivação e satisfação profissional Demissão: os motivos para quem já pediu Motivo pelo qual pediu demissão (%) Recebi proposta de trabalho melhor Não estava satisfeito com as atividades que desenvolvia Não estava satisfeito com o salário Vontade de mudar de carreira/área de atuação Outro motivo Mudei de cidade/estado/país Incompatibilidade com os valores e com a cultura da empresa Para retornar aos estudos Ausência de desafios Incompatibilidade com os meus superiores Para dedicar mais tempo à minha famlia Decidi abrir negócio próprio Problemas de saúde Preferi tornar-me autônomo Resolvi viajar/intercâmbio Incompatibilidade com os meus subordinados Decidi parar de trabalhar Maioria dos profissionais pediu demissão do último emprego após receber uma proposta de trabalho melhor. Pergunta: Da última vez em que você pediu demissão de um emprego, qual foi o principal motivo? Base:

45 Pós-carreira Idade em que pretende parar de trabalhar Idade em que pretende parar de trabalhar (%) O que pretende fazer ao se aposentar (%) Menos de a a a a a 74 Mais de 75 Ser autônomo Aposentar e não trabalhar mais 63.9 MEDIANA: 64.6 anos 65.2 Ter um negócio próprio Ser consultor independente Não pretende fazer nada Outro A maioria das pessoas pretende ter um negócio próprio depois que se aposentar. Pergunta: Com que idade você pretende não trabalhar mais? Base:

46

47 Início de conversa Perfil dos desempregados Região (%) Filhos(%) nenhum 1 filho 2 filhos 3 filhos mais de 3 filhos Faixa etária (%) Grau de escolaridade (%) Formação Superior 13.7 Pós-Graduação / MBA 1 Mestrado ou Doutorado 3 Ensino fundamental incompleto Até a a a a a a a a 60 Mais de Ensino médio ou técnico 16.2 Ensino fundamental Predomínio de respondentes do sexo feminino, casadas, de 21 a 40 anos, da região sudeste e com ensino médio/técnico. Base Total:

48 Raio x do desempregado Tempo que está desempregado Tempo que está desempregado sem atividade remunerada permanente (%) Menos de 1 mês 1 a 3 meses 4 a 6 meses 7 a 9 meses 10 a 12 meses 13 a 18 meses 19 a 24 meses Mais de 24 meses Por sexo (mediana em meses) Evolução (mediana em meses) Tempo de desemprego é maior para mulheres do que para homens. Pergunta: Há quanto tempo você está desempregado sem atividade remunerada permanente? Base:

49 Raio x do desempregado Motivo para ficar desempregado Motivo pelo qual ficou desempregado(a) sem atividade remunerada permanente (%) 24.6 Pedi demissão do último emprego Fui demitido do último emprego Outros motivos 19.8 Tinha um negócio próprio que foi descontinuado Trabalhava como autônomo e agora estou procurando emprego A maioria dos profissionais que ficou desempregado foi demitido do último emprego. Pergunta: Por que você ficou desempregado(a) sem atividade remunerada permanente? Base:

50 Raio x do desempregado Horas semanais de busca por emprego Quantidade de horas semanais dedicadas a busca por emprego (%) Não estou buscando emprego Até 5 horas/ semana 6 a 10 horas/ semana 11 a 15 horas/ semana 16 a 20 horas/ semana 21 a 25 horas/ semana 26 a 30 horas/ semana 31 a 35 horas/ semana 36 a 40 horas/ semana 36 a 40 horas/ semana Mediana (entre os que estão procurando emprego): horas/semana 8.7 Maioria dos desempregados gasta até 10 horas por semana buscando emprego. Homens passam mais tempo procurando emprego. Pergunta: Quantas horas semanais você dedica a busca de emprego? Base:

51 Raio x do desempregado Motivação para procurar emprego Motivação para procurar um emprego no momento de desemprego (%) Estou passando necessidade financeira Preciso manter meu padrão de vida de quando estava empregado Quero melhorar meu padrão de vida Quero me sentir útil Pelo prazer de trabalhar Quero mudar de área de atuação Outro motivo Pergunta: O que mais o(a) motiva a arranjar um emprego neste momento? Base:

52 Raio x do desempregado Recusa da proposta de emprego Percentual dos que já recusaram alguma nova proposta de emprego durante o período de desemprego (%) 36% sim 64% não Razões pelas quais recusou propostas recebidas (%) Evolução de recusa (%) Remuneração insuficiente Muito longe da minha residência Benefícios insuficientes Não gostei das atividades ou do conteúdo do trabalho que me foi oferecido Outra razão 17.6 Não oferecia plano de carreira 17.2 Nível hierárquico inferior ao que eu ocupava anteriormente Não tenho uma boa imagem da empresa Não simpatizei com as pessoas com quem eu iria trabalhar 1.4 O número de pessoas que já recusaram alguma nova proposta de emprego diminuiu nos últimos anos. Pergunta: Durante este período de desemprego, você já recusou alguma nova proposta de emprego? Base:

53 Raio x do desempregado Situações que se sujeitaria por um novo emprego Condições de aceitação do novo emprego - Geral (%) Trocar de carreira / mudar de área de atuação Um trabalho no qual passasse somente os finais de semana em casa Cargo de nível hierárquico inferior ao seu último emprego Um salário inferior a sua última remuneração Mudar sua residência para outra cidade/estado Trabalhar como pessoa jurídica sem registro em carteira ,2% dos entrevistados aceita mudar de área de atuação para conseguir um emprego. Pergunta: Aceitaria algumas dessas situações para conseguir um novo emprego? Base:

54

55 Início de conversa Perfil do contratante Sexo (%) Grau de escolaridade (%) Pós-Graduação / MBA 3 Mestrado ou Doutorado 7 Ensino médio ou técnico 2 Ensino fundamental Faixa etária (%) Formação Superior 21 a a a a a a a a 60 Mais de 60 Base Total:

56 Início de conversa Nível hierárquico do contratante Nível hierárquico do contratado (%) Presidente/ Vice presidente Diretor Gerente Coordenador/ Supervisor Analista Assistente Cargo Administrativo Base Total:

57 Raio x do contratado Meio em que o contratado se candidatou Quais meios você utiliza para divulgar as vagas? Quais meios mais eficientes? Indição de pessoas de dentro da empresa Site de classificados online de vagas como Catho Manager etc Indição de pessoas de fora da empresa Trabalhe conosco no site da empresa e recebimento direto de currículos Redes sociais Agências de empregos Anúncio em jornal ou revista Consultoria de recrutamento/headhunter Anúncio no mural ou site da faculdade/escola Anúncio no mural da empresa Listas de /grupos de discusso na internet Empresa de recoloção outplacement Outro meio Qual A indicação feita por um profissional de dentro da empresa tem alta influência no momento da contratação. Pergunta: Quais meios você utiliza para divulgar as vagas? Base:

58 Seleção do contratado Quantidade de candidatos entrevistados Quantidade de candidatos entrevistados para o cargo do profissional contratado (%) a 3 4 a 5 6 a 7 8 a 9 mais de 10 Em geral os recrutadores entrevistam de 4 a 5 candidatos até a contratação. Pergunta: Em geral quantos candidatos é necessário entrevistar até a contratação? Base:

59 Seleção do contratado Aplicação de testes Empresa costuma aplicar algum tipo de teste para contratar profissionais (%) 70% sim 30% não Testes mais aplicados (%) QI Inteligência Técnico específico para o cargo Idiomas Comunição Português Raciocínio lógico Habilidade numérica Comportamental / Personalidade Informática Aplica para cargos executivos Aplica para cargos de níveis médios para cima Aplica para cargos específicos especializados Aplica para todos os cargos Não se aplica O teste de comportamento/personalidade é o mais comum para todos os cargos. Pergunta: Quais testes a empresa pela qual você fez sua última contratação costuma aplicar nos processos seletivos e com que frequência? Base:

60 Seleção do contratado Aplicação de dinâmica de grupo Empresa utiliza a técnica de dinâmica de grupo para selecionar candidatos (%) Nunca Raramente apenas para alguns cargos níveis hierárquicos Esporadicamente apenas para alguns cargos níveis hierárquicos Frequentemente Sempre Nunca aplica por porte de empresa (%) Micro Pequena Média Grande Empresas de grande porte são as que mais utilizam dinâmica de grupo para selecionar candidatos. Pergunta: A empresa utiliza a técnica de dinâmica de grupo para selecionar candidatos? Base:

61 Seleção do contratado Entrevistas decisivas à distância A sua empresa faz entrevistas à distância (telefone, videoconferência etc) 42 Sim 58 Não Pergunta: A empresa pela qual você fez a sua última contratação realiza entrevistas decisivas à distância (telefone, videoconferência, etc.)? Base:

62 Seleção do contratado Checagem das referências Checagem das referências profissionais do novo contratado (%) A checagem de referências profissionais vem caindo nos últimos anos. Pergunta: Foram checadas as referências profissionais deste novo contratado? Base:

63 Seleção do contratado Checagem nas redes sociais Checagem das redes sociais dos candidatos (%) 40% sim 60% não Evolução de checagem (%) 40 Relevância das informações contidas nos perfis dos candidatos nas redes sociais para o processo seletivo (%) Em nada Muito pouco Razoável Influencia bastante O número de empresas que checam as redes sociais dos candidatos aumentou nos últimos anos. Pergunta: A empresa costuma checar as redes sociais dos candidatos? Base:

64 Seleção do contratado Fatores de maior impacto para a contratação do candidato Impacto na decisão de contratar esse novo profissional (média) Competências comportamentais Desempenho nas entrevistas Experiência técnica anterior relacionada ao cargo 4 Formação acadêmica Desempenho nos testes Desempenho nas dinâmicas Estabilidade empregatícia Reputação das empresas em que trabalhou anteriormente Forma de se vestir Proximidade com o trabalho Resultados e promoções de empregos anteriores Atividades extracurriculares Aparência física Perfil/comportamento nas redes sociais Fluência em inglês e/ou outro idioma 2 Estar desempregado Participar de trabalhos voluntários Competências comportamentais são extremamente relevantes na decisão de contratar um novo profissional. Pergunta: Indique, em uma escala de 0 a 5, quanto cada um dos fatores tem impacto na decisão de contratar um novo profissional Base:

65 Seleção do contratado Frequência e gravidade de comportamentos em entrevistas Frequência dos seguintes comportamentos dos candidatos Gravidade dos seguintes comportamentos dos candidatos Cometer erros de português Manter o celular ligado Demonstrar insegurança Falar gírias Falar apenas o que lhe foi perguntado Chegar atrasado Mentir sobre a formação ou sobre a experiência profissional Falar demais Usar roupas inadequadas Falar mal do chefe e/ou da empresa anterior Demonstrar arrogância Falar palavrões Emitir opiniões extremistas sobre assuntos polêmicos como política futebol e religião Nunca Raramente Ás vezes Frequentemente Sempre Mentir no momento da entrevista é um comportamento considerado grave pelos recrutadores, mas que ocorre com frequência. Pergunta: Indique com que frequência você encontra os seguintes comportamentos em processos seletivos Base:

66 Seleção do contratado Avaliação da oferta de emprego O que os candidatos valorizam numa oferta de emprego Salário e remuneração atrativa Perspectivas de plano de carreira e crescimento na empresa Pacote de benefícios atrativo Possibilidade de melhorar a qualidade de vida Nome/reputação da empresa Proximidade casa - trabalho Possibilidade de subir de nível hierárquico Busca por novos desafios Possibilidade de fazer o que gosta Possibilidade de mudar de área de atuação Outro Contratante Candidato Existem diferenças significativas sobre a percepção do contratante em relação aos itens que o candidato valoriza. Profissionais valorizam mais os aspectos relacionados a qualidade de vida. Pergunta: O que os candidatos mais valorizam quando avaliam uma oferta de emprego? Base empresas: Base profissionais:

67

68 Demissão de terceiros Tempo em que o profissional atuou na empresa Tempo mínimo que um profissional deve permanecer na empresa Indiferente 1 a 2 2 a 3 3 a 4 4 a 5 anos anos anos anos 5 a 6 anos mais de 6 anos O tempo mínimo de permanência na mesma empresa vem caindo no últimos anos. Pergunta: Na sua opinião qual o tempo mínimo que um profissional deve permanecer numa empresa? Base:

69 Motivos de demissão Principais motivos Motivo pelo qual o profissional foi demitido (%) Não obteve os resultados desejados 46.4 Era tecnicamente incompetente Faltava ao trabalho com frequência Não se relacionava bem com outras pessoas do grupo Não tinha dinamismo suficiente Chegava atrasado com frequência ao trabalho Não se relacionava bem com seu chefe O cargo foi eliminado Era ineficiente na supervisão de pessoas Outro motivo 8.1 Principais motivos de demissão são relacionados às competências diretas da função do profissional. Pergunta: Em geral qual o principal motivo das demissões em sua empresa? Base:

70 Motivos de demissão Histórico Motivo pelo qual o profissional foi demitido (%) Não obteve os resultados desejados Era tecnicamente incompetente Faltava ao trabalho com frequência Não se relacionava bem com outras pessoas do grupo Não tinha dinamismo suficiente Chegava atrasado com frequência ao trabalho Não se relacionava bem com seu chefe O cargo foi eliminado Era ineficiente na supervisão de pessoas Outro motivo Pergunta: Por qual motivo o profissional foi demitido? Base:

71 Processo de demissão Sistema de avaliação de desempenho A empresa pela qual fez a demissão tem um sistema de avaliação de desempenho para profissionais (%) 46.1 Evolução do sistema de avaliação de desempenho (%) Não Sim para todos os cargos e áreas Sim mas apenas para determinados cargos e/ou áreas A maioria das empresas têm um sistema de avaliação de desempenho para profissionais. Pergunta: A sua empresa tem um sistema de avaliação de desempenho para profissionais? Base:

72 Processo de demissão Feedback antes da demissão O profissional recebeu algum feedback antes de ser demitido (%) 68.8 Sim 31.2 Não 68,8% dos respondentes receberam algum feedback antes de ser demitido. Pergunta: O profissional recebeu algum feedback antes de ser demitido? Base:

73 Demissão de terceiros Entrevista de desligamento A empresa fez entrevista de desligamento após a notificação da demissão (%) 59.9% sim 40.1% não Relevância do que é dito pelo profissional no momento da entrevista de desligamento para aplicar em melhorias na empresa (%) Nenhum Pouca Média Muita Quando realizadas, as entrevistas de desligamento são ferramentas relevantes para melhoria nas empresas. Pergunta: A empresa fez entrevista de desligamento após a notificação da demissão? Base:

74

CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS

CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS Contratação de terceiros Perfil de respondentes Sexo (%) Grau de escolaridade (%) 61,9 38,1 Faixa etária (%) Formação superior 37,0 Ensino médio ou técnico 40,3 Ensino fundamental

Leia mais

Ficha técnica. Colaboração Daniela Brito Giugliano. Direção Executiva Adriano Arruda

Ficha técnica. Colaboração Daniela Brito Giugliano. Direção Executiva Adriano Arruda Ficha técnica Direção Executiva Adriano Arruda Direção do Projeto e Pesquisa Adriano Meirinho Estatísticos Responsáveis André Rangon Giacometti André Vencigueri Annunciato Colaboração Daniela Brito Giugliano

Leia mais

45,9 54,1 45,2 54,8. Desempregado Perfil de respondentes. Sexo (%) Região (%) Estado civil (%)

45,9 54,1 45,2 54,8. Desempregado Perfil de respondentes. Sexo (%) Região (%) Estado civil (%) DESEMPREGADO Até 20 21 a 25 26 a 30 31a 35 36 a 40 41 a 45 46 a 50 51 a 55 56 a 60 Mais de 60 Desempregado Perfil de respondentes Sexo (%) 45,2 54,8 Estado civil (%) SOLTEIRO 45,9 54,1 CASADO OU VIVE COM

Leia mais

DEMISSÃO DE TERCEIROS

DEMISSÃO DE TERCEIROS DEMISSÃO DE TERCEIROS Demissão de terceiros Perfil de respondentes Sexo (%) Por grau de escolaridade do profissional demitido (%) 67,8 32,2 Por faixa etária (%) Ensino médio ou técnico; 40,4 Formação superior;

Leia mais

Pesquisa Carreira e Mercado O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2017

Pesquisa Carreira e Mercado O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2017 Pesquisa Carreira e Mercado O Perfil do candidato a vagas de estágio em 2017 SOBRE A PESQUISA A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2017 realizada pela Companhia de Estágios PPM Human

Leia mais

A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as

A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as SOBRE A PESQUISA A Pesquisa O perfil dos candidatos a vagas de estágio em 2016 realizado pela Companhia de Estágios PPM Human Resources tem como objetivo conhecer as principais expectativas e anseios dos

Leia mais

Cenário e perfil dos desempregados no Brasil. Janeiro de 2018

Cenário e perfil dos desempregados no Brasil. Janeiro de 2018 Cenário e perfil dos desempregados no Brasil Janeiro de 2018 OBJETIVOS DO ESTUDO Traçar o perfil sociodemográfico dos atuais desempregados do país; Investigar os motivos e tempo do desemprego; Compreender

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Este questionário objetiva diagnosticar como você se sente a respeito da sua Qualidade de Vida no Trabalho. Por favor, responda todas as questões.

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA ANUAL DE EGRESSOS IDENTIFICAÇÃO

QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA ANUAL DE EGRESSOS IDENTIFICAÇÃO QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA ANUAL DE EGRESSOS IDENTIFICAÇÃO Nome: Curso/ano (ou cursos/anos) que realizou na FASETE: 1-2 - 3 - E-mail atualizado: Telefones atualizados (com WatsApp): Possui contas no: LinkedIn

Leia mais

Tempo médio de desemprego no país já dura um ano e dois meses, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL

Tempo médio de desemprego no país já dura um ano e dois meses, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL Tempo médio de desemprego no país já dura um ano e dois meses, revela pesquisa do SPC Brasil e CNDL Estudo traça o perfil dos desempregados brasileiros: maioria tem filhos, ensino médio completo e, em

Leia mais

Equilíbrio entre Vida Pessoal e Vida Profissional. Agosto/2011

Equilíbrio entre Vida Pessoal e Vida Profissional. Agosto/2011 Equilíbrio entre Vida Pessoal e Vida Profissional x Resultados da Pesquisa Agosto/2011 Apresentação Respondentes: 407 profissionais. Período: de 17 de junho a 13 de julho de 2011. Fonte: Grupo de Discussão

Leia mais

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento

Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento Capítulo 5 Planejamento de pessoal e recrutamento slide 1 Objetivos de aprendizagem 1. Listar as etapas do processo de recrutamento e seleção. 2. Explicar as principais técnicas utilizadas no planejamento

Leia mais

Projeto de acompanhamento dos egressos concluintes de cursos do IFSP câmpus Salto

Projeto de acompanhamento dos egressos concluintes de cursos do IFSP câmpus Salto GRUPO DE TRABALHO Projeto de acompanhamento dos egressos concluintes de cursos do IFSP câmpus Salto Proponentes Cathia Alves Período Agosto de 2018 fluxo contínuo Colaboradores 2018 Grafir Leite Junior,

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

Prof. Hamilton Ferreira de Assis

Prof. Hamilton Ferreira de Assis Prof. Hamilton Ferreira de Assis aprimore.capacitacao@hotmail.com www.aprimore.net CNPJ: 13.103.583/0001-28 Rua Tomé de Souza, 418, Sarandi. Candeias-Ba E-mail: aprimore.capacitacao@hotmail.com No fundo,

Leia mais

Tipo de Número Número Número Tipo de Data da Registro do Domicílio da Família do Indivíduo Morador Entrevista

Tipo de Número Número Número Tipo de Data da Registro do Domicílio da Família do Indivíduo Morador Entrevista Tipo de Número Número Número Tipo de Data da Registro do Domicílio da Família do Indivíduo Morador Entrevista 7 Bloco E - Atributos Pessoais (10 anos e mais) Dia Mês Ano Nome do Indivíduo Nome do Informante

Leia mais

"Estou quase aceitando ganhar menos do que antes", diz ela, que achava que já estaria empregada a esta hora.

Estou quase aceitando ganhar menos do que antes, diz ela, que achava que já estaria empregada a esta hora. Mariana Tassi Barbosa, 28, recebeu neste mês a última parcela do seguro-desemprego. A analista de mídias sociais, que está sem trabalho há oito meses, vinha usando o benefício para pagar prestações do

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE QUALIDADE

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE QUALIDADE 1 2 Sumário Página 1) Como procurar emprego... 3 a) Documentos necessários para levar no momento que você procura emprego... 4 b) Como procurar emprego pessoalmente... 5 c) Como procurar emprego através

Leia mais

Apêndice 1 - Inquérito sobre o impacto da crise económica nos médicos em Portugal. A. CARACTERÍSTICAS GERAIS 1. Idade: anos 2. Sexo 0.

Apêndice 1 - Inquérito sobre o impacto da crise económica nos médicos em Portugal. A. CARACTERÍSTICAS GERAIS 1. Idade: anos 2. Sexo 0. Apêndice 1 - Inquérito sobre o impacto da crise económica nos médicos em Portugal A. CARACTERÍSTICAS GERAIS 1. Idade: anos 2. Sexo 0. Masculino 1. Feminino 3. Estado civil 1. Casado/ União de facto 2.

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site

1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site CADÊ MINHA VAGA? 1. Como você está buscando por oportunidades de emprego? 2. Você envia currículo em plataformas como Catho ou Vagas.com? 3. Envia currículo pelo site de empresas desejadas? 4. Encaminha

Leia mais

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume

Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Como Contratar Advogados em Escritórios de Volume Garantindo a eficácia na formação da sua equipe jurídica Consultora: Fabiana Marin Rodigheri Principais desafios do RH no escritório que atua com processos

Leia mais

Trabalho Docente entre a Educação do Campo e a territorialidade camponesa

Trabalho Docente entre a Educação do Campo e a territorialidade camponesa Questionário n : Data: / / 2010 Horário de aplicação: horas minutos Nome do(a) Entrevistado(a): Telefone de contato: ( ) / Nome da unidade educacional: Município: 01. Etapa(s) de Atendimento da unidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA CASA DA CRIANÇA DE ILHABELA - EDITAL 01/2016

PROCESSO SELETIVO DA CASA DA CRIANÇA DE ILHABELA - EDITAL 01/2016 PROCESSO SELETIVO DA CASA DA CRIANÇA DE ILHABELA - EDITAL 01/2016 I. DISPOSIÇÕES GERAIS A Associação Creche de Ilhabela, no uso de suas atribuições, faz-se saber que será realizado o Processo Seletivo

Leia mais

SENSUS. Pesquisa & Consultoria

SENSUS. Pesquisa & Consultoria Perfil do Empresário, do Administrativo e do Trabalhador da Construção Civil 04 de Abril a 30 de Maio de 2011 Dados Técnicos Pesquisa Perfil do Empresário, do Administrativo e do Trabalhador da Construção

Leia mais

R & S D E S U C E S S O

R & S D E S U C E S S O R &S DE SUCESSO SOBRE A AUTORA Sônia Padilha Manoel Cofundadora da GP RESULT - a melhor plataforma de Consultoria para Recursos Humanos. Especialista em Gestão de pessoas desde 2003, com formação na Fundação

Leia mais

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro:

Ao saber destes aumentos por jornais (impressos e TV), estimulamos a pergunta de se isso impacta na forma que ele gasta seu dinheiro: PESQUISA: 2015 AMOSTRA: 525 pessoas da classe AB 13 de dezembro 5 capitais brasileiros: Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília A ideia da pesquisa foi entender as expectativas do brasileiro

Leia mais

Graduação. Avaliação Concluintes. 1º semestre de 2013

Graduação. Avaliação Concluintes. 1º semestre de 2013 Graduação Avaliação Concluintes 1º semestre de 2013 Junho/2013 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Durante o mês de maio. Formato Pesquisa realizada em laboratório de informática, em formato

Leia mais

Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano

Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Pesquisa de Perspectivas de Final de Ano Conteúdo Introdução...3 Perfil dos entrevistados:...4 Gênero...4 Faixa etária...4 Escolaridade...4 Ocupação...5

Leia mais

Balanço Mercado de Trabalho 2012

Balanço Mercado de Trabalho 2012 Balanço Mercado de Trabalho 2012 x Resultados Fevereiro/2013 Apresentação Respondentes: 1646 profissionais do LinkedIn Período: de 12/dez/2012 a 24/jan/2013 Público:participantes dos seguintes grupos de

Leia mais

Slide 1. Fevereiro de 2017

Slide 1. Fevereiro de 2017 Slide 1 Fevereiro de 2017 OBJETIVOS DO ESTUDO Traçar o perfil sociodemográfico dos atuais desempregados do país; Investigar os motivos e tempo do desemprego; Compreender o cenário de busca por uma nova

Leia mais

Nº do Domicílio Nº da Nº do Tipo de Data da Entrevista Prenome do Indivíduo Prenome do Informante Família Indivíduo Morador 7

Nº do Domicílio Nº da Nº do Tipo de Data da Entrevista Prenome do Indivíduo Prenome do Informante Família Indivíduo Morador 7 NÚMERO DO QUESTIONÁRIO Nº do Domicílio Nº da Nº do Tipo de Data da Entrevista Prenome do Indivíduo Prenome do Informante Família Indivíduo Morador 7 1 2 6 7 8 9 10 11 12 17 BLOCO E - ATRIBUTOS PESSOAIS

Leia mais

Minicurrículo e mais informações em:

Minicurrículo e mais informações em: A EMPREGABILIDADES A é uma empresa de Recolocação Profissional e Empresarial, especializada em gestão estratégica de pessoas e de negócios, mudança de comportamentos e metodologia Coaching. Seu foco é

Leia mais

CONQUISTE UM BOM EMPREGO

CONQUISTE UM BOM EMPREGO CONQUISTE UM BOM EMPREGO ÍNDICE CAPÍTULO 1 CURRÍCULO... 9 FUNÇÕES DO CURRÍCULO... 10 CAPÍTULO 2 ETAPAS DO CURRÍCULO... 23 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO... 27 OBJETIVOS... 32 FORMAÇÃO ACADÊMICA... 33 IDIOMAS...

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

Participação da população brasileira em serviço voluntário. Características do serviço voluntário

Participação da população brasileira em serviço voluntário. Características do serviço voluntário Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/0274 09/12/2011 Índice 1 Introdução 2 Participação da população brasileira em serviço voluntário 3 Perfil do voluntário 4 Características do serviço voluntário 5

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS TROCANDO EM MIÚDOS

A MODERNIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS TROCANDO EM MIÚDOS A MODERNIZAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS Está todo mundo falando sobre a Modernização Trabalhista! É tanta informação, que você pode até estar confuso. Por isso, trocamos em miúdos as principais mudanças para

Leia mais

ANEXO XXV Proposição de Pesquisa sobre Clima Organizacional da TI da UNIFESP. Proposta de pesquisa estudo organizado em abril/2011 (não realizado)

ANEXO XXV Proposição de Pesquisa sobre Clima Organizacional da TI da UNIFESP. Proposta de pesquisa estudo organizado em abril/2011 (não realizado) ANEXO XXV Proposição de Pesquisa sobre Clima Organizacional da TI da UNIFESP Proposta de pesquisa estudo organizado em abril/2011 (não realizado) 383 Pesquisa sobre clima organizacional na TI - UNIFESP/Hospital

Leia mais

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017.

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017. Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 01/2017. A C. Vale Cooperativa Agroindustrial, inscrita sob CNPJ nº.77.863.223/0001-07, com sede a Av. Independência, 2347, centro, Palotina-Paraná,

Leia mais

Circula de Oferta de Franquia. Modelos Home Office ou com Exclusividade

Circula de Oferta de Franquia. Modelos Home Office ou com Exclusividade Circula de Oferta de Franquia Modelos Home Office ou com Exclusividade Quem Somos? Estudar no Exterior Turismo Ltda - detentora da marca Estudar no Exterior Intercambio Credibilidade e experiência de mais

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2018 EIXO 4 - Políticas de Gestão

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2018 EIXO 4 - Políticas de Gestão Até o 5º Ano-Fund.I Do 6º ao 9º -Fund.II 1º ao 3º-Ensino Médio Superior-Cursando Superior-Concluído Pós-Cursando Pós-Concluída Mestrando ou mais SOLTEIRO CASADO DIVORCIADO SEPARADO UNIÃO ESTÁVEL MORA JUNTO

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016

Procedimento Operacional Padrão. Recrutamento, Seleção e Contratação de Pessoal. Responsável: Gerente de Recursos Humanos Revisado em: 16/09/2016 Objetivos Estabelecer conceitos, responsabilidades, critérios e procedimentos relacionados à captação, seleção e contratação de pessoal de forma interna e/ou externa. Glossário R&S (Recrutamento e Seleção):

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2017 EIXO 4 - Políticas de Gestão

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO / 2017 EIXO 4 - Políticas de Gestão Até o 5º Ano-Fund.I Do 6º ao 9º -Fund.II 1º ao 3º-Ensino Médio Superior-Cursando Superior-Concluído Pós-Cursando Pós-Concluída Mestrando ou mais SOLTEIRO CASADO DIVORCIADO SEPARADO Não Informou O PERFIL

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação A Fundação Compesa quer ouvir você. Suas opiniões serão muito importantes para que possamos estar mais perto. O resultado desta pesquisa poderá contribuir para melhorias na sua vida e para a qualidade

Leia mais

O que é retenção? Recursos Humanos e Gestão Estratégica Empresarial

O que é retenção? Recursos Humanos e Gestão Estratégica Empresarial Sobre o Autor Eduardo Alencar (http://eduardoalencar.webnode.com.br) é coordenador de Recursos Humanos do GRUPO KSI BRASIL, psicólogo graduado pela Uninove, pós graduado em psicologia comportamental e

Leia mais

EDITALNº 005/2018 PROCESSO SELETIVO. Instituição Criança Somos o Amanhã

EDITALNº 005/2018 PROCESSO SELETIVO. Instituição Criança Somos o Amanhã EDITALNº 005/2018 PROCESSO SELETIVO Instituição Criança Somos o Amanhã A Instituição Beneficente De Assistência A Criança: Criança Somos O Amanhã PROJETO SOL, com sede na Av. Região Sudeste, nº 495, Barcelona,

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL 2015 COOPERATIVA GERAL Quantidade de colaboradores: 1146 Quantidade de Respondentes: 835 Percentual de participação: 73% Dr. João Damasceno Porto Diretor Administrativo

Leia mais

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental

Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental Recrutamento e Seleção por Perfil Comportamental De cada 5 Demissões nas empresas, 3 estão relacionadas ao Comportamento. Fonte: Catho - 2009 A Harvard Business Review aponta que até 80 % da rotatividade

Leia mais

VAGAS DIVULGADAS EM

VAGAS DIVULGADAS EM VAGAS DIVULGADAS EM 26.03.12 1- ESTAGIÁRIO DE RH Cursando superior em Psicologia a partir do 5 período. Enviar CV com título da vaga aos cuidados de Flávio Guimarães para: consultoria@guimaraesconsultoria.com

Leia mais

16/11/2016. Gestão da Carreira. Tripé da Carreira. Know-whom Redes de relacionamento. Know-how Competências. Know-why Autoconhecimento

16/11/2016. Gestão da Carreira. Tripé da Carreira. Know-whom Redes de relacionamento. Know-how Competências. Know-why Autoconhecimento Gestão da Carreira Tripé da Carreira Know-how Competências Know-whom Redes de relacionamento Know-why Autoconhecimento 1 Redes de Relacionamento O que é networking? A desagradável tarefa de trocar favores

Leia mais

SUSTENTABILIDADE DOS COACHING EXECUTIVO

SUSTENTABILIDADE DOS COACHING EXECUTIVO SUSTENTABILIDADE DOS RESULTADOS NOS PROCESSOS DE COACHING EXECUTIVO Introdução O levantamento foi realizado entre os dias 18/09/2015 e 02/11/2015. Responderam ao questionário 21 profissionais de Recursos

Leia mais

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Objetivo do Programa Atrair e reter jovens potenciais através de um programa desafiador e estruturado, para que no futuro eles venham a compor o quadro de lideranças

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

CAPTAÇÃO DE VAGAS Código 623

CAPTAÇÃO DE VAGAS Código 623 CAPTAÇÃO DE VAGAS Código 623 Atividade da empresa: Operadora e Agência de Turismo Bairro: Liberdade - Cidade: São Paulo Os Candidatos devem: Enviar Currículo somente através do e-mail ( x Telefonar e marcar

Leia mais

PESQUISA DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS UM PANORAMA SOBRE CONTRATAÇÃO, DEMISSÃO E CARREIRA

PESQUISA DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS UM PANORAMA SOBRE CONTRATAÇÃO, DEMISSÃO E CARREIRA PESQUISA DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS UM PANORAMA SOBRE CONTRATAÇÃO, DEMISSÃO E CARREIRA É com satisfação que a Catho apresenta a você, a edição de 2013 da Pesquisa sobre Contratação, Demissão e Carreira

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2017 Objetivo: Avaliar a imagem da sociedade em geral perante o SEBRAE Amostra: 10.120 entrevistas por telefone (C.A.T.I) Período de coleta: De 06/09 a 20/10 de 2017

Leia mais

MANUAL do ESTAGIÁRIO

MANUAL do ESTAGIÁRIO MANUAL do ESTAGIÁRIO Introdução Bem-vindo ao manual do estagiário da Quero Estágios! Ao entrar em uma universidade, temos que nos preocupar em sermos os melhores alunos, participando das aulas, fazendo

Leia mais

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO 2014 APRESENTAÇÃO Já faz tempo que as empresas estão trabalhando com o desafio

Leia mais

Política de Acompanhamento de Egressos da FANAP

Política de Acompanhamento de Egressos da FANAP Política de Acompanhamento de Egressos da FANAP A Política de Acompanhamento de Egressos (PAE) da FANAP constitui instrumento que possibilita continuada avaliação da instituição, por meio do desempenho

Leia mais

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO PROFISSIONAIS DE RECURSOS HUMANOS: EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO 2015 APRESENTAÇÃO Esta é a segunda edição da pesquisa Profissionais de recursos

Leia mais

Empregabilidade GRI G4-EC8. Aumento da renda por área de conhecimento

Empregabilidade GRI G4-EC8. Aumento da renda por área de conhecimento Na plataforma, também é possível encontrar diversos cursos gratuitos, oferecidos em parceria com empresas de renome no mercado, como Microsoft e Humus. Parceiros em destaque: Por meio de cursos preparatórios,

Leia mais

Pesquisa Qualificação Profissional 2016

Pesquisa Qualificação Profissional 2016 Pesquisa Qualificação Profissional 2016 Coordenadores Paulo Tarso Vilela de Resende Paulo Renato de Sousa Paula Oliveira Simone Nunes (PUC-Minas) Bolsistas Fapemig Bruna Catão Braga Larissa de Freitas

Leia mais

EDITAL Nº 004/2018 PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 004/2018 PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 004/2018 PROCESSO SELETIVO A INSTITUIÇÃO BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇA: CRIANÇA SOMOS O AMANHÃ PROJETO SOL, com sede na Av. Região Sudeste, nº 495, Barcelona, Serra/ES - 29.166-200, torna

Leia mais

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são:

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são: TERMO DE REFERÊNCIA nº 011/2017 Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS da Superintendência de Programas para atendimento às demandas dos projetos apoiados pelo Fundo Brasileiro

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO) SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO) SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO) SÃO CARLOS Amostragem A - Número de formados (N) e de respondentes

Leia mais

Graduação. Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de Agosto/2012

Graduação. Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de Agosto/2012 Graduação Avaliação de Alunos e Concluintes 1º semestre de 2012 Agosto/2012 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Maio e Junho de 2012. Formato Pesquisa realizada em laboratório de informática,

Leia mais

VENHA FAZER. parte da família. Vaga em: Estágio em Relacionamento com Cliente. Unidade: Ribeirão Preto Envie seu currículo para:

VENHA FAZER. parte da família. Vaga em: Estágio em Relacionamento com Cliente. Unidade: Ribeirão Preto Envie seu currículo para: VENHA FAZER parte da família Vaga em: Estágio em Relacionamento com Cliente Unidade: Ribeirão Preto Envie seu currículo para: carmen.rodrigues@b2agencia.com.br VENHA FAZER parte da família Vaga em: Estágio

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 05/2019 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no St. de Grandes Áreas Norte,

Leia mais

Perfil Agentes de Crédito do Banco do Povo Paulista - FAIXA ETÁRIA Total: 587 entrevistados

Perfil Agentes de Crédito do Banco do Povo Paulista - FAIXA ETÁRIA Total: 587 entrevistados 18-29 anos 165 28,11% 3-4 anos 224 38,16% 41-5 anos 134 22,83% 51-6 anos 56 9,54% Acima 6 anos 8 1,36% 25 Perfil Agentes de Crédito do Banco do Povo Paulista - FAIXA ETÁRIA 2 15 5 18-29 anos 3-4 anos 41-5

Leia mais

O sucesso profissional depende mais de preparação do que de talento. O PraCarreiras vai democratizar o mercado de trabalho.

O sucesso profissional depende mais de preparação do que de talento. O PraCarreiras vai democratizar o mercado de trabalho. O sucesso profissional depende mais de preparação do que de talento. O PraCarreiras vai democratizar o mercado de trabalho. O acesso à informação certa é suficiente para que um profissional consiga uma

Leia mais

EDITAL Nº 003/2018 PROCESSO SELETIVO. Instituição Criança Somos o Amanhã

EDITAL Nº 003/2018 PROCESSO SELETIVO. Instituição Criança Somos o Amanhã EDITAL Nº 003/2018 PROCESSO SELETIVO Instituição Criança Somos o Amanhã A Instituição Beneficente De Assistência A Criança: Criança Somos O Amanhã PROJETO SOL, com sede na Av. Região Sudeste, nº 495, Barcelona,

Leia mais

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 03/2018.

Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 03/2018. Programa Jovem Aprendiz Cooperativo C. Vale. Edital nº 03/2018. A C. Vale Cooperativa Agroindustrial, inscrita sob CNPJ nº.77.863.223/0001-07, com sede a Av. Independência, 2347, centro, Palotina-Paraná,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO - FEOP ABERTURA DE INSCRIÇÕES RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO - FEOP ABERTURA DE INSCRIÇÕES RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO - FEOP ABERTURA DE INSCRIÇÕES RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO A Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto - FEOP torna público que se encontram abertas as

Leia mais

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia dos Pais em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

CONCURSOS E EMPREGOS. Dihego Pansini de Souza

CONCURSOS E EMPREGOS. Dihego Pansini de Souza CONCURSOS E EMPREGOS Dihego Pansini de Souza A Futura Pesquisa e Consultoria foi às ruas sondar o que o capixaba pensa sobre concursos e empregos. Nesse sentido, o interesse da Futura está em investigar

Leia mais

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 /

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 / VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA Edição 2018 J O B 1 7 / 1 0 0 5 Metodologia Pesquisa Híbrida 800 entrevistas com paulistanos de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo Entrevistas realizadas entre

Leia mais

SEMINÁRIO TRABALHO E EMPREENDEDORISMO DA MULHER. Dados Estatísticos

SEMINÁRIO TRABALHO E EMPREENDEDORISMO DA MULHER. Dados Estatísticos SEMINÁRIO TRABALHO E EMPREENDEDORISMO DA MULHER Dados Estatísticos Características da População de Taguatinga, Brazlândia, Vila Estrutural e Ceilândia População Residente Taguatinga, Brazlândia, Vila Estrutural

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO

PROJETO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO PROJETO DE ACOMPANHAMENTO AO EGRESSO Abaetetuba PA 2018 FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA LTDA/ME-FEAM Rodovia Doutor João Miranda, nº 3072, Altos, Bairro Bosque CEP: 68440-000 Abaetetuba

Leia mais

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro

Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Um retrato do empreendedor do varejo brasileiro Julho 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Comércio Varejista de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 605 casos, gerando um

Leia mais

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA:

A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: A CABEÇA DE QUEM CONTRATA: Angústias e dilemas dos grandes executivos do país para contratação de profissionais Março / 2017 METODOLOGIA PESQUISA QUANTITATIVA Amostra: 220 entrevistas online PESQUISA QUALITATIVA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2016 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 002/2017

PROCESSO SELETIVO EDITAL 002/2017 PROCESSO SELETIVO EDITAL 002/2017 INSTITUTO DO MAR UNIFESP CAMPUS BAIXADA SANTISTA CNPJ 24.419.553/0001-41 SITE www.imarjunior.com.br Página 5 de 5 APRESENTAÇÃO A IMar Júnior, Empresa Júnior do Instituto

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 02/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 02/2017 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no St. de Grandes Áreas

Leia mais

Associação Portuguesa de Antropologia

Associação Portuguesa de Antropologia Associação Portuguesa de Antropologia O PERFIL DO ANTROPÓLOGO EM PORTUGAL 2015 Caro(a) colega, bem-vindo(a)! Este questionário integra-se num estudo que a APA, Associação Portuguesa de Antropologia, está

Leia mais

Graduação. Avaliação Concluintes 2º semestre de 2012

Graduação. Avaliação Concluintes 2º semestre de 2012 Graduação Avaliação Concluintes 2º semestre de 2012 Janeiro/2013 FICHA TÉCNICA Período de aplicação da pesquisa Durante o mês de novembro. Formato Pesquisa realizada em laboratório de informática, em formato

Leia mais

Uma das carreiras que mais crescem no país exige um candidato que goste de tecnologia e tem talento para as ciências exatas

Uma das carreiras que mais crescem no país exige um candidato que goste de tecnologia e tem talento para as ciências exatas Uma das carreiras que mais crescem no país exige um candidato que goste de tecnologia e tem talento para as ciências exatas Segundo a Brasscom, haverá falta de profissionais de TI no mercado nos próximos

Leia mais

Inscrição Carta de Apresentação Motivacional

Inscrição Carta de Apresentação Motivacional - Introdução Prezado Senhor, Caro Senhor, Formal, destinatário do sexo masculino, nome desconhecido Prezada Senhora, Cara Senhora, Formal, destinatário do sexo feminino, nome desconhecido Prezado(a) Senhor(a),

Leia mais

A A ES E C S O C L O A A PÚBL B IC I A A DE E SÃ S O Ã O PAU A LO, O, SE S G E UNDO O A A OP O IN I IÃ I O Ã O DOS O S PAI A S I Novembro / 2007

A A ES E C S O C L O A A PÚBL B IC I A A DE E SÃ S O Ã O PAU A LO, O, SE S G E UNDO O A A OP O IN I IÃ I O Ã O DOS O S PAI A S I Novembro / 2007 A ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO, SEGUNDO A OPINIÃO DOS PAIS Novembro / 2007 METODOLOGIA E TÉCNICA DE INVESTIGAÇÃO ETAPA 1 Tipo de Pesquisa: Qualitativa. Forma de Abordagem: Entrevista em Profundidade. Número

Leia mais

TQWL-42 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

TQWL-42 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO TQWL-42 QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Este questionário objetiva diagnosticar como você se sente a respeito da sua Qualidade de Vida no Trabalho. Por favor, responda todas

Leia mais

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por.

Obrigado por aceitar ser entrevistado neste estudo coordenado por. ESCALA DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (SATIS-BR) Bandeira, M., Pitta, AMF e Mercier,C (000). Escalas Brasileiras de Avaliação da Satisfação (SATIS-BR) e da

Leia mais

VAGAS PARA CHAPECÓ EMPRESA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO CONTRATA:

VAGAS PARA CHAPECÓ EMPRESA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO CONTRATA: CONSULTOR DE VENDAS Vagas: Chapecó e Lages VAGAS PARA CHAPECÓ EMPRESA NO RAMO DE TELECOMUNICAÇÃO CONTRATA: Efetuar a gestão de relacionamento com o cliente; Desenvolver e prospectar soluções de negócios;

Leia mais

Consultants Group by Tegon APOIO A RECOLOCAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES

Consultants Group by Tegon APOIO A RECOLOCAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES Consultants Group by Tegon APOIO A RECOLOCAÇÃO DÚVIDAS FREQUENTES Contratando o serviço tenho garantia de que serei recolocado no período contratado? As sessões que farei com a Tegon duram quanto tempo

Leia mais

Intenção de Compras do Dia das Crianças 2017

Intenção de Compras do Dia das Crianças 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia das Crianças 2017 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o Dia das Crianças em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO.

AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO. AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO www.europaintercambio.com AGÊNCIA EUROPA INTERCAMBIO Sediada em Dublin e com unidade de apoio no Brasil, a agência EUROPA INTERCAMBIO oferece os melhores cursos para quem quer aprender

Leia mais

QUADROS RESUMOS GOIÁS

QUADROS RESUMOS GOIÁS QUADROS RESUMOS GOIÁS Total de profissionais: 46.744 Enfermeiros: 11.801 Auxiliares e Técnicos de Enfermagem: 34.943 QUADRO RESUMO PERFIL SÓCIO ECONOMICO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM GOIÁS BLOCO 1 Descrição

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais