Compressão de Imagens Usando Wavelets: Uma Solução WEB para a Codificação EZW Utilizando JAVA. Utilizando JAVA. TCC - Monografia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Compressão de Imagens Usando Wavelets: Uma Solução WEB para a Codificação EZW Utilizando JAVA. Utilizando JAVA. TCC - Monografia"

Transcrição

1 Compressão de Imagens Usando Wavelets: Uma Solução WEB para a Codificação EZW Utilizando JAVA TCC - Monografia Wanderson Câmara dos Santos Orientador : Prof. Dr. Luiz Felipe de Queiroz Silveira 1 Departamento Acadêmico de Tecnologia da Informação Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte 29 de janeiro de 2009

2 Sumário Sumário 1 Introdução 2 Compressão da Informação 3 Processamento Digital 4 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW 5 Exemplificação do Algorítimo 6 Conclusão 7 Referências

3 Introdução Objetivo Objetivos do Estudo e Implementação O Objetivo principal deste trabalho consiste na análise e implementação da codificação EZW para a compressão de imagens digitais utilizando a linguagem Java, disponibilizando na web um sistema que auxilia o estudo deste algoritmo.

4 Introdução Motivação Motivação para o estudo do Algorítmo EZW Nos dias atuais, cada vez mais informações contendo Vídeo, Imagens e Voz com altas taxas de transmissão são disponibilizados para os usuários da grande rede de computadores. A transmissão desses dados implica em uma grande banda de transmissão e capacidade de armazenamento. A compressão de imagens desempenha papel crucial em muitas aplicações, incluindo videoconferências, sensoriamento remoto (o uso de imagens de satélites para aplicações climáticas e outros recursos da terra), imagens médicas e de documentos.

5 Introdução Motivação Motivação para o estudo do Algorítmo EZW Nos dias atuais, cada vez mais informações contendo Vídeo, Imagens e Voz com altas taxas de transmissão são disponibilizados para os usuários da grande rede de computadores. A transmissão desses dados implica em uma grande banda de transmissão e capacidade de armazenamento. A compressão de imagens desempenha papel crucial em muitas aplicações, incluindo videoconferências, sensoriamento remoto (o uso de imagens de satélites para aplicações climáticas e outros recursos da terra), imagens médicas e de documentos.

6 Introdução Motivação Motivação para o estudo do Algorítmo EZW Nos dias atuais, cada vez mais informações contendo Vídeo, Imagens e Voz com altas taxas de transmissão são disponibilizados para os usuários da grande rede de computadores. A transmissão desses dados implica em uma grande banda de transmissão e capacidade de armazenamento. A compressão de imagens desempenha papel crucial em muitas aplicações, incluindo videoconferências, sensoriamento remoto (o uso de imagens de satélites para aplicações climáticas e outros recursos da terra), imagens médicas e de documentos.

7 Compressão da Informação Compressão da Informação A compressão de dados consiste em reduzir o número de informações redundantes de uma fonte de informação.

8 Compressão da Informação Compressão da Informação Compressão da Informação com perdas A compressão de dados com perda de informação permite uma maior taxa de compressão das informações. Durante o processo inverso, descompressão, algumas informações podem ser perdidas. Esta técnica, tem um melhor rendimento quando aplicada á sinais gráficos, como imagens, e a sinais de voz.

9 Compressão da Informação Compressão da Informação Compressão da Informação com perdas A compressão de dados com perda de informação permite uma maior taxa de compressão das informações. Durante o processo inverso, descompressão, algumas informações podem ser perdidas. Esta técnica, tem um melhor rendimento quando aplicada á sinais gráficos, como imagens, e a sinais de voz.

10 Compressão da Informação Compressão da Informação Compressão da Informação com perdas A compressão de dados com perda de informação permite uma maior taxa de compressão das informações. Durante o processo inverso, descompressão, algumas informações podem ser perdidas. Esta técnica, tem um melhor rendimento quando aplicada á sinais gráficos, como imagens, e a sinais de voz.

11 Compressão da Informação Compressão da Informação Compressão da Informação sem perdas Garantem gerar uma duplicata exata do uxo de dados depois do ciclo completo de compressão e descompressão. Este tipo de compressão é usado quando se manuseia registros em uma base de dados ou arquivos de texto, por exemplo. Nestas fontes de dados, a perda de um simples bit de informação pode resultar em grandes problemas.

12 Compressão da Informação Compressão da Informação Compressão da Informação sem perdas Garantem gerar uma duplicata exata do uxo de dados depois do ciclo completo de compressão e descompressão. Este tipo de compressão é usado quando se manuseia registros em uma base de dados ou arquivos de texto, por exemplo. Nestas fontes de dados, a perda de um simples bit de informação pode resultar em grandes problemas.

13 Processamento Digital Amostragem e Quantização Amostragem A amostragem é a divisão do plano xy em uma grade onde x e y serão números inteiros não negativos. Os pontos da matriz de MxN são denominados pixels (Picture Elements).

14 Processamento Digital Amostragem e Quantização Amostragem A amostragem é a divisão do plano xy em uma grade onde x e y serão números inteiros não negativos. Os pontos da matriz de MxN são denominados pixels (Picture Elements).

15 Processamento Digital Amostragem e Quantização Quatro representações da mesma imagem, com variações no número de níveis de cinza utilizado: (a)32; (b)16; (c)8; (d)4. Em todos os casos, uma matriz de 256x256 pixels é mantida.

16 Processamento Digital Amostragem e Quantização Quantização A quantização faz com que cada pixel f (x; y) assuma um valor inteiro não negativo de intensidade luminosa (nível de cinza )

17 Processamento Digital Amostragem e Quantização Mesma imagem, com variações no número de pixels: (a)256x256; (b)128x128; (c)64x64; (d)32x32. Em todos os casos, o conjunto completo de 256 níveis de cinza são mantidos.

18 Processamento Digital Filtragem Filtros Um filtro remove frequências específicas através da redução dos valores de magnitude das componentes Filtradas, seja parcialmente ou totalmente.

19 Processamento Digital Filtragem Filtros Passa-Baixa Os Filtros passa-baixas deixam passar as componentes de baixa frequência da imagem. Aquelas associadas nas regiões homogêneas da imagem.

20 Processamento Digital Filtragem Filtros Passa-Baixa Os Filtros passa-baixas deixam passar as componentes de baixa frequência da imagem. Aquelas associadas nas regiões homogêneas da imagem.

21 Processamento Digital Filtragem Filtros Passa-Alta Os Filtros passa-altas, por sua vez, atenuam ou eliminam as componentes de baixas frequências. O efeito evidente desta Filtragem é a obtenção de um realce nas zonas de alta frequência do sinal. As bordas e outras trânsições abruptas, tal como o ruído nos níveis de cinza de uma imagem, contribuem significativamente para o conteúdo de alta frequência da imagem.

22 Processamento Digital Filtragem Filtros Passa-Alta Os Filtros passa-altas, por sua vez, atenuam ou eliminam as componentes de baixas frequências. O efeito evidente desta Filtragem é a obtenção de um realce nas zonas de alta frequência do sinal. As bordas e outras trânsições abruptas, tal como o ruído nos níveis de cinza de uma imagem, contribuem significativamente para o conteúdo de alta frequência da imagem.

23 Processamento Digital Filtragem Filtros Passa-Alta Os Filtros passa-altas, por sua vez, atenuam ou eliminam as componentes de baixas frequências. O efeito evidente desta Filtragem é a obtenção de um realce nas zonas de alta frequência do sinal. As bordas e outras trânsições abruptas, tal como o ruído nos níveis de cinza de uma imagem, contribuem significativamente para o conteúdo de alta frequência da imagem.

24 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Wavelet? Wavelets Sob o ponto de vista de processamento de sinais podemos pensar na transformada wavelet como uma alternativa para as técnicas tradicionais de análise de sinais. Na maioria dos casos, o sinal na sua forma original é do tipo TEMPO-DOMINIO. quando exibimos um gráfico de um sinal deste tipo, um dos eixos será o tempo e o outro a amplitude.

25 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Wavelet? Wavelets Sob o ponto de vista de processamento de sinais podemos pensar na transformada wavelet como uma alternativa para as técnicas tradicionais de análise de sinais. Na maioria dos casos, o sinal na sua forma original é do tipo TEMPO-DOMINIO. quando exibimos um gráfico de um sinal deste tipo, um dos eixos será o tempo e o outro a amplitude.

26 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Wavelet? Wavelets Sob o ponto de vista de processamento de sinais podemos pensar na transformada wavelet como uma alternativa para as técnicas tradicionais de análise de sinais. Na maioria dos casos, o sinal na sua forma original é do tipo TEMPO-DOMINIO. quando exibimos um gráfico de um sinal deste tipo, um dos eixos será o tempo e o outro a amplitude.

27 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Wavelet? gráfico da função Cosseno. domínio TEMPO-AMPLITUDE.

28 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Wavelet? Wavelets Assim então teremos uma representação TEMPO-AMPLITUDE do sinal.

29 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Transformada wavelet Afinal, por que precisamos da Transformada? O objetivo da análise de sinais é extrair e processar informações relevantes de um sinal. Em geral isto é feito através de transformações matemáticas que são aplicadas aos sinais para obter informações que a princípio não estão disponíveis no seu estado original.

30 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW Algoritmo da Pirâmide Uma imagem contém detalhes em diversas resoluções, dessa forma, é impossível definir a priori uma resolução ótima para se analisar a imagem.

31 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW foi pensada especialmente para ser utilizada em conjunto com a transformada wavelet. Ela é uma técnica de codificação progressiva. Codifica uma imagem em um Fluxo de bits com controle preciso sobre a taxa de bits utilizada. quanto mais bits forem adicionados ao fluxo, mais detalhes de informação a imagem codificada terá (e menor será a compressão).

32 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW foi pensada especialmente para ser utilizada em conjunto com a transformada wavelet. Ela é uma técnica de codificação progressiva. Codifica uma imagem em um Fluxo de bits com controle preciso sobre a taxa de bits utilizada. quanto mais bits forem adicionados ao fluxo, mais detalhes de informação a imagem codificada terá (e menor será a compressão).

33 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW foi pensada especialmente para ser utilizada em conjunto com a transformada wavelet. Ela é uma técnica de codificação progressiva. Codifica uma imagem em um Fluxo de bits com controle preciso sobre a taxa de bits utilizada. quanto mais bits forem adicionados ao fluxo, mais detalhes de informação a imagem codificada terá (e menor será a compressão).

34 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW foi pensada especialmente para ser utilizada em conjunto com a transformada wavelet. Ela é uma técnica de codificação progressiva. Codifica uma imagem em um Fluxo de bits com controle preciso sobre a taxa de bits utilizada. quanto mais bits forem adicionados ao fluxo, mais detalhes de informação a imagem codificada terá (e menor será a compressão).

35 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Codificação EZW A Codificação EZW A codificação EZW é baseada em duas importantes observações. Quando uma imagem passa pela transformada wavelet, a energia nas subbandas diminui com a diminuição da escala (escala baixa significa resolução alta), assim os coeficientes wavelet, em geral, serão menores nas subbandas de frequências mais altas do que de nas de frequências mais baixas. Os coeficientes wavelets de maior magnitude são mais importantes do que os coeficientes de menor magnitude.

36 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Árvore de Zeros Conceitos (threshold) Para cada passo, um limiar (threshold) é escolhido e utilizado para determinar a significância de todos os coeficientes wavelets naquele passo de codificação. Mapa de Significância A cada passo de escaneamento na subbanda, informações são adicionadas ao mapa de significância que é formado pela lista dominante e pela lista subordinada.

37 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Árvore de Zeros Ordem de escaneamento das subbandas Depêndencias entre pais e filhos nas subbandas:note que as setas apontam da subbanda dos pais para a subbanda dos filhos. A subbanda de mais baixa frequência é a do topo a esquerda, e a de mais alta frequência é a da base a direita. Também demonstrado é uma árvore wavelet, consiste de todos os descendentes de um simples coeficiente na subbanda HH3. O coeficiente em HH3 é um zerotree root (Uma raiz de Árvore de zeros) se este é insignificante e todos os seus descendentes forem insignificantes

38 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Árvore de Zeros Zerotree Zerotree A estrutura de dados Zerotree se baseia na hipótese de que se um coeficiente é insignificante com respeito a um limiar T, então todos os coeficientes de mesma orientação espacial em escalas mais finas são provavelmente insignificantes com respeito ao mesmo limiar T.

39 Wavelets e a Análise em Multiresolucional na Codificação EZW A Árvore de Zeros Dependências entre pais e filhos nas subbandas Depêndencias entre pais e filhos nas subbandas:note que as setas apontam da subbanda dos pais para a subbanda dos filhos. A subbanda de mais baixa frequência é a do topo a esquerda, e a de mais alta frequência é a da base a direita. Também demonstrado é uma árvore wavelet, consiste de todos os descendentes de um simples coeficiente na subbanda HH3. O coeficiente em HH3 é um zerotree root(uma raiz de Árvore de zeros) se este é insignificante e todos os seus descendentes forem insignificantes

40 Exemplificação do Algorítimo Exemplo Exemplo da transformada wavelet 3-escala de uma Imagem 8 x 8 Considere uma transformada wavelet com três níveis de decomposição aplicada a uma imagem 8x8. O conjunto de coeficientes wavelet é mostrado acima

41 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

42 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

43 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

44 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

45 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

46 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

47 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

48 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

49 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

50 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

51 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

52 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

53 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

54 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

55 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

56 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

57 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

58 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

59 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

60 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

61 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

62 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

63 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

64 Exemplificação do Algorítimo Exemplo

65 Conclusão Agradecimentos Obrigado!! Obrigado!

Processamento de Imagem. Compressão de Imagens Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Compressão de Imagens Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Compressão de Imagens Professora Sheila Cáceres Porque comprimir? Técnicas de compressão surgiram para reduzir o espaço requerido para armazenamento e o tempo necessário para transmissão

Leia mais

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral

PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização. Prof. Eduardo L. L. Cabral PMR2560 Visão Computacional Conversão e Limiarização Prof. Eduardo L. L. Cabral Objetivos Processamento de imagens: Conversão de imagens; Histograma; Limiarização. Imagem digital Uma imagem é uma matriz

Leia mais

FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL. Daniel C. Zanotta 10/06/2016

FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL. Daniel C. Zanotta 10/06/2016 FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL Daniel C. Zanotta 10/06/2016 Passa-Baixas O efeito visual de um filtro passa-baixa é o de suavização da imagem e a diminuição de mudanças abruptas de níveis de cinza. As altas

Leia mais

Processamento Digital de Sinais:

Processamento Digital de Sinais: Processamento Digital de Sinais: Conceitos e Aplicações Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo IC-DSC-UFCG 1 Por que estudar PDS? 2 PDS Conceitos Básicos Sinais Padrões de variações que representam uma

Leia mais

FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL. Daniel C. Zanotta 22/05/2017

FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL. Daniel C. Zanotta 22/05/2017 FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL Daniel C. Zanotta 22/05/2017 FREQUÊNCIA EM IMAGENS DIGITAIS Análise da intensidade dos NCs da imagem Banda 7 Landsat TM ao longo da distância: FREQUÊNCIA EM IMAGENS DIGITAIS

Leia mais

Compressão de Imagens. Lilian Nogueira de Faria (Bolsista)...DPI/INPE Leila Maria Garcia Fonseca (Coordenadora)...DPI/INPE

Compressão de Imagens. Lilian Nogueira de Faria (Bolsista)...DPI/INPE Leila Maria Garcia Fonseca (Coordenadora)...DPI/INPE Compressão de Imagens Lilian Nogueira de Faria (Bolsista)...DPI/INPE Leila Maria Garcia Fonseca (Coordenadora)...DPI/INPE Imagens digitais necessitam de grande quantidade de espaço para armazenamento e

Leia mais

Figura 2.1: Diagrama em Blocos de um Sistema de comunicações para Transmissão

Figura 2.1: Diagrama em Blocos de um Sistema de comunicações para Transmissão 2 Compressão 2.1 Compressão de Imagens Na transmissão de imagens, procurando diminuir o uso da largura de banda é usado um método de compressão ou codificação da fonte onde a informação original é mapeada

Leia mais

Douglas Antoniazi Kleberson Hayashi Angelossi

Douglas Antoniazi Kleberson Hayashi Angelossi Fundamentos de compressão e codificação de imagens Douglas Antoniazi Kleberson Hayashi Angelossi 1 Sumário Redundância Codificação Interpixel Psicovisual Critérios de fidelidade Erro total Erro médio quadrático

Leia mais

Acadêmicos: Cassiano Cesar Casagrande Claudir Galesky Junior Rafael Voltolini

Acadêmicos: Cassiano Cesar Casagrande Claudir Galesky Junior Rafael Voltolini JPEG2000 Acadêmicos: Cassiano Cesar Casagrande Claudir Galesky Junior Rafael Voltolini Compressão JPEG2000 A codificação pode ser dividida em três partes principais: Pré-processamento Processamento principal

Leia mais

Waldeck Torres & Michele Hemerly

Waldeck Torres & Michele Hemerly Waldeck Torres & Michele Hemerly Índice Processo de Codificação do JPEG 2000 Transformada de Ondulas (DWT) Separação da Imagem em Blocos quantizados Divisão da Freqüência em Sub-bandas Quantização dos

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Prof. Julio Arakaki Ciência da Computação 1 Imagem Digital Full Color Image (Matriz de Pixels) RGB (24 bits): Red (8 bits) Green (8 bits) Blue (8 bits) 2 Imagem Digital Um modelo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENSORIAMENTO REMOTO PROCESSAMENTO DE IMAGENS Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação PROCESSAMENTO DE IMAGENS Extração de Informações

Leia mais

Classificação e Pesquisa de Dados. Aula 27 Compressão de Dados Multimídia: Compressão de Imagens

Classificação e Pesquisa de Dados. Aula 27 Compressão de Dados Multimídia: Compressão de Imagens Classificação e Pesquisa de Dados Aula 27 Compressão de Dados Multimídia: Compressão de Imagens UFRGS INF01124 Compressão de Imagens Reduz a quantidade de dados necessária para representar uma imagem Compressão

Leia mais

Imagem Estática JPEG 2000 JPEG 2000 JPEG 2000 JPEG Joint Photographic Experts Group Padrão ISO/IEC 15444; ITU-T T.800

Imagem Estática JPEG 2000 JPEG 2000 JPEG 2000 JPEG Joint Photographic Experts Group Padrão ISO/IEC 15444; ITU-T T.800 Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Imagem Estática Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br Joint Photographic Experts Group Padrão ISO/IEC 15444; ITU-T T.800 Oferece

Leia mais

Processamento de Imagens Filtragem Digital

Processamento de Imagens Filtragem Digital Filtragem Digital Consiste na aplicação de técnicas de transformação (operadores máscaras) com o objetivo de corrigir, suavizar ou realçar determinadas características de uma imagem dentro de uma aplicação

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in

UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS. Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in UMA VISÃO SOBRE O PROCESSAMENTO DE IMAGENS Rogério Vargas DCET UESC Home page: rogerio.in Exemplo de aplicações: automação e visão artificial reconhecimento de caracteres análise de cromossomos veículos

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

Processamento de Imagem. Convolução Filtragem no Domínio da Frequência (Fourier) Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Convolução Filtragem no Domínio da Frequência (Fourier) Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Convolução Filtragem no Domínio da Frequência (Fourier) Professora Sheila Cáceres Lembrando Filtragem Correlação A correlação e a convolução sãos dois conceitos relacionados a filtragem.

Leia mais

FREQUÊNCIA EM IMAGENS DIGITAIS

FREQUÊNCIA EM IMAGENS DIGITAIS PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL E DAS FREQUÊNCIAS Daniel C. Zanotta FREQUÊNCIA EM IMAGENS DIGITAIS Análise da intensidade dos NCs da imagem Banda 7 Landsat TM ao

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Definição Compressão de Imagem Formas de diminuir a área de armazenamento dos dados, reduzindo a quantidade de bits

Leia mais

3 Trabalhos Relacionados

3 Trabalhos Relacionados 38 3 Trabalhos Relacionados Este trabalho foi desenvolvido através de uma parceria entre o Laboratório Tecgraf/Puc-Rio e a Petrobras. Através desta parceria, a linha de pesquisa em sísmica ganhou forças

Leia mais

Padrões de Compressão de Imagens

Padrões de Compressão de Imagens Aula 10 Padrões de Compressão de Imagens Diogo Pinheiro Fernades Pedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento

Leia mais

PSI2651 PROCESSAMENTO, ANÁLISE E SÍNTESE DE IMAGENS. 1 o período de 2005 LISTA DE EXERCÍCIOS

PSI2651 PROCESSAMENTO, ANÁLISE E SÍNTESE DE IMAGENS. 1 o período de 2005 LISTA DE EXERCÍCIOS PSI PROCESSAMENTO, ANÁLISE E SÍNTESE DE IMAGENS o período de LISTA DE EXERCÍCIOS ) Considerando imagens do tipo da figura abaixo. Descreva um procedimento que identifique quantas células com furo e quantas

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

Computação Gráfica. Prof. MSc André Y. Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. MSc André Y. Kusumoto Computação Gráfica Prof. MSc André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Compressão de Imagem Definição Formas de diminuir a área de armazenamento dos dados, reduzindo a quantidade de bits para representar

Leia mais

Introdução FILTRAGEM NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA

Introdução FILTRAGEM NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA FILTRAGEM NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA Introdução Um sinal no domínio do espaço (x,y) pode ser aproximado através de uma soma de senos e cossenos com frequências (f, f2, f3,...fn) de amplitudes (a, a2,...

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e Digitalização de Imagens Efeitos da Digitalização Digitalização Sensoriamento

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens 1 Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e de Imagens Sensoriamento Remoto 2 Introdução Espectro Eletromagnético

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS PROCESSAMENTO DE IMAGENS Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação PROCESSAMENTO DE IMAGENS- aula de 25/5/10 Introdução Conceitos básicos Pré-processamento Realce Classificação

Leia mais

4 Método Proposto Visão geral do Método

4 Método Proposto Visão geral do Método 52 4 Método Proposto Neste trabalho é sugerida uma nova metodologia para compressão de dados sísmicos volumétricos. O método proposto é baseado no uso da transformada wavelet 3D. Também será apresentado

Leia mais

COMPRESSÃO DE SINAIS DE ELETROMIOGRAFIA

COMPRESSÃO DE SINAIS DE ELETROMIOGRAFIA Universidade de Brasília UnB Faculdade de Tecnologia FT Departamento de Engenharia Elétrica ENE COMPRESSÃO DE SINAIS DE ELETROMIOGRAFIA Marcus Vinícius Chaffim Costa 1, Alexandre Zaghetto 2, Pedro de Azevedo

Leia mais

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Compactação de Vídeo

Formatos de Áudio e Vídeo Digital Compactação de Vídeo Redes Multimídia 2016.2 Formatos de Áudio e Vídeo Digital Compactação de Vídeo Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.4T Redes Multimídia Conteúdo Programático :: 1 a Unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Transformações Geométricas .(x,y, P).(x,y, P) Imagem fonte Imagem transformada Deve-se notar que, como uma imagem digital é representada por uma matriz

Leia mais

Tratamento da Imagem Transformações (cont.)

Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/33 Transformações Geométricas 3 Transformações Geométricas

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Matemática. Imagem* Profª. Maria Andrade. *Parte desta apresentação foi do Prof. Thales Vieira.

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Matemática. Imagem* Profª. Maria Andrade. *Parte desta apresentação foi do Prof. Thales Vieira. Universidade Federal de Sergipe Departamento de Matemática Imagem* Profª. Maria Andrade *Parte desta apresentação foi do Prof. Thales Vieira. 2016 O que é uma imagem digital? Imagem no universo físico

Leia mais

Televisão Digital. Codificação de Entropia Códigos de Huffman. Hélio Manuel Gonçalves Jaco

Televisão Digital. Codificação de Entropia Códigos de Huffman. Hélio Manuel Gonçalves Jaco Codificação de Entropia Códigos de Huffman Hélio Manuel Gonçalves Jaco Porto, Outubro de 2006 1. Objectivo Desenvolver um programa que gere códigos de Huffman de imagens às quais foi aplicada uma transformada

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

Compressão de Imagens: Padrão JPEG

Compressão de Imagens: Padrão JPEG Compressão de Imagens: Padrão JPEG PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi 09/2017 EPUSP - Guido Stolfi 1 / 75 Temas Abordados Justificativas para Compressão de Imagens Codificador JPEG Transformada

Leia mais

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Processamento de Imagem. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Processamento de Imagem Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Filtragem de Imagens A utilização de filtros tem como objetivo melhorar a qualidade das imagens através da: ampliação

Leia mais

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais Prof. Adilson Gonzaga 1 Introdução Objetos ou Segmentos são representados como uma coleção de pixels em uma imagem. Para o reconhecimento

Leia mais

Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada

Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada Efeitos da filtragem sobre sinais de onda quadrada Autores: Pedro Rodrigues e André F. Kohn Introdução O texto a seguir ilustra efeitos que diferentes sistemas lineares invariantes no tempo (SLIT) podem

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL E DAS FREQUÊNCIAS. Daniel C. Zanotta

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL E DAS FREQUÊNCIAS. Daniel C. Zanotta PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS (SERP11) FILTRAGEM NO DOMÍNIO ESPACIAL E DAS FREQUÊNCIAS Daniel C. Zanotta FREQUÊNCIA EM IMAGENS DIGITAIS Análise da intensidade dos NCs da imagem Banda 7 Landsat TM ao

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues As características do vídeo analógico são: Limitações no armazenamento, processamento e transmissão; Dificuldade na localização de imagens específicas; Dificuldade

Leia mais

COMPRESSÃO E CODIFICAÇÃO SEM PERDAS. Mauro Nogueira Mônica Festa Paulo Antiquera

COMPRESSÃO E CODIFICAÇÃO SEM PERDAS. Mauro Nogueira Mônica Festa Paulo Antiquera COMPRESSÃO E CODIFICAÇÃO SEM PERDAS Mauro Nogueira Mônica Festa Paulo Antiquera Introdução Armazenamento ou transmissão compressão (compactação) de dados Compressão sem perdas Imagens médicas documentos

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações Multimídia A Imagem (Parte I) Prof Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgituiutaba@gmail.com Multimídia A imagem Tópico: Representação

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Transformações de Intensidade Transformações Logarítmicas Comparação entre Diversas Técnicas 2 Transformações de Intensidade

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 3 de março de 2016 Transformação e filtragem de imagens

Leia mais

Transformada de Discreta de Co senos DCT

Transformada de Discreta de Co senos DCT Transformada de Discreta de Co senos DCT O primeiro passo, na maioria dos sistemas de compressão de imagens e vídeo, é identificar a presença de redundância espacial (semelhança entre um pixel e os pixels

Leia mais

Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz

Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Processamento de Som com Escala de Mel para Reconhecimento de Voz INF2608 FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA Professor: Marcelo

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 06 de julho de 2015 Mini-currículo Professor do curso Gestão da Informação Formação: Graduação

Leia mais

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica

TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica TE073 PDS II Programa de Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Alessandro Zimmer zimmer@eletrica.ufpr.br www.eletrica.ufpr.br/~zimmer/te073 Processamento Digital de Imagens PDI: Segmentação Os algoritmos

Leia mais

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

Televisão Digital 5ºano 2006/2007. Compressão/Descompressão de Imagens JPEG. Trabalho realizado por: Carla Neves, nº

Televisão Digital 5ºano 2006/2007. Compressão/Descompressão de Imagens JPEG. Trabalho realizado por: Carla Neves, nº Televisão Digital 5ºano 2006/2007 Compressão/Descompressão de Imagens JPEG Trabalho realizado por: Carla Neves, nº010503162 Índice Índice... pág2 Introdução... pág.3 Objectivos... pág.5 Implementação...

Leia mais

Compressão de áudio. Marcio Dahia e Geber Ramalho

Compressão de áudio. Marcio Dahia e Geber Ramalho Compressão de áudio Marcio Dahia e Geber Ramalho O que é compressão de dados? Processo de codificar uma mensagem a fim de reduzir o número de bits necessários para representá-la 2 tipos de compressão Sem

Leia mais

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros

Filtros Digitais. Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros Digitais Filtros básicos, parâmetros no domínio do tempo e frequência, classificação de filtros Filtros são usados basicamente para dois propósitos: Separação de sinais combinados; Restauração

Leia mais

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM

MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM Instituto Federal de Santa Catarina Curso Técnico Integrado em Telecomunicações PRT- Princípios de Telecomunicações MODULAÇÃO POR CÓDIGO DE PULSO PCM Prof. Deise Monquelate Arndt Fontes: Princípios de

Leia mais

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Visão Humana Processamento de Imagens 2 Semelhança entre o sistema visual humano e uma câmera fotográfica Várias semelhanças podem ser

Leia mais

RESTAURAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS. Nielsen Castelo Damasceno

RESTAURAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS. Nielsen Castelo Damasceno RESTAURAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE IMAGENS Nielsen Castelo Damasceno Restauração de imagem Procura recuperar uma imagem corrompida com base em um conhecimento a priori do fenômeno de degradação. Restauração

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 5 Segmentação de Imagens Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 5 Segmentação de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga Segmentação de

Leia mais

T4.1 Processamento de Imagem

T4.1 Processamento de Imagem T4.1 Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas 4.

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE

Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Processamento de Imagens Segmentação Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/133 Conceituação Segmentação é uma tarefa básica no processo de análise

Leia mais

Capítulo III Processamento de Imagem

Capítulo III Processamento de Imagem Capítulo III Processamento de Imagem Proc. Sinal e Imagem Mestrado em Informática Médica Miguel Tavares Coimbra Resumo 1. Manipulação ponto a ponto 2. Filtros espaciais 3. Extracção de estruturas geométricas

Leia mais

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha

Filtragem. pixel. perfil de linha. Coluna de pixels. Imagem. Linha. Primeiro pixel na linha Filtragem As técnicas de filtragem são transformações da imagem "pixel" a "pixel", que dependem do nível de cinza de um determinado "pixel" e do valor dos níveis de cinza dos "pixels" vizinhos, na imagem

Leia mais

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria

SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria SEL 0412 Tecnologia Digital Teoria Aquisição de Dados Profa. Tania Regina Tronco Conceito É a coleta de informações para fins de análise dos dados e consequente controle e monitoramento de um processo;

Leia mais

Um estudo sobre a técnica de compressão de imagens utilizando Wavelets e Árvores de Zeros

Um estudo sobre a técnica de compressão de imagens utilizando Wavelets e Árvores de Zeros Um estudo sobre a técnica de compressão de imagens utilizando Wavelets e Árvores de Zeros Luiz Carlos Bambirra Torres 1 Hilton de Oliveira Mota 2 1 luizbambirra@gmail.com; 2 hmota@acad.unibh.br Curso de

Leia mais

Motivação Por que estudar?

Motivação Por que estudar? Aula 04 Imagens Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação Motivação Por que estudar? Imagens digitais

Leia mais

Estudando com o MATLAB

Estudando com o MATLAB Estudando com o MATLAB Curso de Extensão Docentes: > Fabiano Araujo Soares > Marcelino M. de Andrade Monitor: >Luan Felipe Aula 4: Aplicações - Parte II 1ª Parte - Estatística Aula 4-1ª Parte: Estatística

Leia mais

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO

PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO MODULAÇÃO DE PULSO Evelio M. G. Fernández - 2011 Sistemas de Comunicações Digitais Sistema digital no sentido de utilizar uma seqüência de símbolos pertencentes a um conjunto

Leia mais

DOCUMENTO TÉCNICO. Hikvision Advanced Image Signal Processing HIKVISION. Redução de ruído. Autor:LiuYang. Para liberação [29/03/2013] TW da Hikvision

DOCUMENTO TÉCNICO. Hikvision Advanced Image Signal Processing HIKVISION. Redução de ruído. Autor:LiuYang. Para liberação [29/03/2013] TW da Hikvision HIKVISION Telefone: 909.895.0400 Fax: 909.595.2788 Marketing@Hikvisionusa.com 908 Canada Court City of Industry, CA 91748 HIKVISION DOCUMENTO TÉCNICO Redução de ruído Autor:LiuYang Para liberação [29/03/2013]

Leia mais

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Visão Computacional. Alessandro L. Koerich. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Visão Computacional Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Paraná (UFPR) Processamento da Informação Capturei uma Imagem! E agora? Assumindo que

Leia mais

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Uma Breve Introdução Mestrado em Engenharia Aeroespacial Marília Matos Nº 80889 2014/2015 - Professor Paulo

Leia mais

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014

Princípios de Telecomunicações. PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 1 Princípios de Telecomunicações PRT60806 Aula 19: Modulação por Código de Pulso (PCM) Professor: Bruno Fontana da silva 2014 Bloco de Comunicação Genérico Emissor sinais analógicos x sinais digitais Sinais

Leia mais

Fundamentos da Compressão de Vídeo

Fundamentos da Compressão de Vídeo Sistemas de Telecomunicações 2007-2008 Televisão Digital Fundamentos da Compressão de Vídeo Rui Marcelino Abril 2008 Engenharia Electrica e Electrónica - TIT Sumário 1. Motivação para Compressão de Vídeo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Processamento de Imagens Digitais Prof o : Adair Santa Catarina 1 Considerando

Leia mais

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação)

Aula 22. Conversão Sigma-Delta (continuação) Aula 22 Conversão Sigma-Delta (continuação) A estrutura mostrada na figura A.22.1 é chamado modulador Sigma-Delta (Σ- ). Esta estrutura, além de ser mais simples, pode ser considerada como uma versão suavizada

Leia mais

Processamento Digital de Imagens - PDI

Processamento Digital de Imagens - PDI Processamento Digital de Imagens - PDI x Definição: x Manipulação da imagem por computador x Área Multidisciplinar: x Ótica x Engenharia Elétrica x Colorimetria x Neurofisiologia x Ciência da Computação

Leia mais

Sensoriamento Remoto II

Sensoriamento Remoto II Sensoriamento Remoto II 2 Detecção de alterações UFPR Departamento de Geomática Prof. Jorge Centeno O problema de deteção de mudanças É possível detectar as alterações em uma série de imagens orbitais

Leia mais

Introdução a Análise de Imagens Digitais

Introdução a Análise de Imagens Digitais Introdução a Análise de Imagens Digitais Uma imagem digital é uma representação de uma cena por meio de um conjunto de elementos discretos e de tamanhos finitos, chamados de pixels, colocados em um arranjo

Leia mais

Processamento de Imagens Digitais

Processamento de Imagens Digitais Processamento de Imagens Digitais Antonio Cesar Germano Martins 2º semestre de 2018 Apresentações Nascido em Sorocaba. Graduado em Bacharelado em Física pela UNICAMP em 1989, tendo participado de pesquisas

Leia mais

Transformada Discreta de Fourier

Transformada Discreta de Fourier Processamento Digital de Sinais Transformada Discreta de Fourier Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Jean Baptiste Joseph Fourier Nascimento: 21 de março de 1768 em Auxerre, Bourgogne, França Morte: 16 de

Leia mais

HIKVISION Tecnologia de Codificação H.265+ Reduza sua Largura de Banda e Armazenagem pela Metade Desfrute da Ultra HD e da Fluência

HIKVISION Tecnologia de Codificação H.265+ Reduza sua Largura de Banda e Armazenagem pela Metade Desfrute da Ultra HD e da Fluência HIKVISION Tecnologia de Codificação H.265+ Reduza sua Largura de Banda e Armazenagem pela Metade Desfrute da Ultra HD e da Fluência Índice 1. Background... 3 2. Key Technologies... 3 2.1. Prediction Encoding...

Leia mais

Aula 4 Transformada Discreta Wavelet DWT

Aula 4 Transformada Discreta Wavelet DWT Aula 4 Transformada Discreta DWT Conteúdo: 1) s 2) da Família de Haar 3) da Família Daubechies 4) Aplicações. Transformada de Fourier: - Representa um sinal como uma série de senos e cossenos; - Considera

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Informática INF01046: Fundamento de Processamento de Imagens PROFESSOR JACOB SCHARCANSKI Projeto II: Compactação de Imagens Autores: Charles Arnoud

Leia mais

Métodos Matemáticos e Computacionais em Música

Métodos Matemáticos e Computacionais em Música Métodos Matemáticos e Computacionais em Música Luiz Velho, Paulo Cesar Carvalho, Sergio Krakowski, Marcelo Cicconet IMPA Processamento de Sinais Sonoros Luiz Velho Som - Sinal 1 D Música e Som Musica

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Tipos de dados: diversos tipos de dados são utilizados em SIG e suas representações computacionais. Mapas temáticos Descrevem de forma qualitativa, a distribuição

Leia mais

Capítulo 7 Multimídia

Capítulo 7 Multimídia Capítulo 7 Multimídia 7.1 Introdução à multimídia 7.2 Arquivos multimídia 7.3 Compressão de vídeo 7.4 Escalonamento de processos multimídia 7.5 Paradigmas de sistemas de arquivos multimídia 7.6 Alocação

Leia mais

CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC)

CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC) MICROPROCESSADORES II (EMA864315) CONVERSORES AD/DA (ÁUDIO CODEC) 1 O SEMESTRE / 2017 Alexandro Baldassin MOTIVAÇÃO Sistemas digitais são usados para processar informação Informação no mundo real é analógica

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática. Imagem. Prof. Thales Vieira

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática. Imagem. Prof. Thales Vieira Universidade Federal de Alagoas Instituto de Matemática Imagem Prof. Thales Vieira 2011 O que é uma imagem digital? Imagem no universo físico Imagem no universo matemático Representação de uma imagem Codificação

Leia mais

VISÃO COMPUTACIONAL. Marcelo Henrique dos Santos

VISÃO COMPUTACIONAL. Marcelo Henrique dos Santos VISÃO COMPUTACIONAL Marcelo Henrique dos Santos marcelosantos@outlook.com São Paulo SP, Agosto/2013 INTRODUÇÃO Processamento de imagens é um processo onde a entrada do sistema é uma imagem e a saída é

Leia mais

Modulação SSB e Transmissão Digital

Modulação SSB e Transmissão Digital Modulação SSB e Transmissão Digital 1 Modulação em SSB Vimos que na modulação AM, a portadora é mantida e o sinal modulante produz dois sinais laterais com a informação que estamos transmitindo. Fig. 1

Leia mais

SEL Processamento Digital de Imagens Médicas. Aula 4 Transformada de Fourier. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

SEL Processamento Digital de Imagens Médicas. Aula 4 Transformada de Fourier. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 4 Transformada de Fourier Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br Jean Baptiste Joseph Fourier 2 Exemplo: Função Degrau 3 Exemplo:

Leia mais

Conversão Analógica - Digital. Keylly Eyglys Orientação: Adrião Duarte

Conversão Analógica - Digital. Keylly Eyglys Orientação: Adrião Duarte Conversão Analógica - Digital Keylly Eyglys Orientação: Adrião Duarte Motivação Existem inúmeras técnicas de processamento de digital de sinais Para se armazenar um sinal, ele deve estar na forma digital

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens SEL 0449 - Processamento Digital de Imagens Médicas Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de

Leia mais

Processamento de Imagem. Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem Filtragem no Domínio Espacial Professora Sheila Cáceres Filtragem A filtragem de imagens pode ser realizada no domínio do espaço e da frequência Operadores de filtragem são classificados

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 23 de novembro de 2016 Compressão de imagens engloba técnicas

Leia mais

Princípios de Telecomunicações AULA 1. Elementos de um sistema de comunicações. Prof. Eng. Alexandre Dezem Bertozzi, Esp.

Princípios de Telecomunicações AULA 1. Elementos de um sistema de comunicações. Prof. Eng. Alexandre Dezem Bertozzi, Esp. Princípios de Telecomunicações AULA 1 Elementos de um sistema de comunicações Prof. Eng. Alexandre Dezem Bertozzi, Esp. COMUNICAÇÃO TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO DE UM PONTO A OUTRO, ATRAVÉS DE UMA SUCESSÃO

Leia mais