Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios"

Transcrição

1 Morfologia dos Protozoários rios

2 PROTOZOÁRIOS: RIOS: Os protozoários rios são microrganismos eucariontes e compreendem mais de espécies. A característica única que permite agrupar todas as formas de protozoários, rios, inclusive algumas algas, dentro do reino Protista, é o fato desses microrganismos serem unicelulares e eucariontes.

3 1) Classificação dos protozoários: rios: Os protozoários rios podem ser classificados de acordo com suas estruturas locomotoras, assim, eles podem ser divididos nos seguintes grupos: 1.1) Mastigophora ou Flagelata: apresentam um ou mais flagelos em forma de chicote. Ex: Giardia, Leishamania, Trypanossoma,, etc. 1.2)Sarcodina ou Rizopoda: : movimentam-se por pseudópodos. podos. Ex: amebas, etc. 1.3) Sporozoa: não possuem organelas de locomoção (são imóveis). Ex: Plasmodium, Toxoplasma,, etc. 1.4) Ciliata: Possuem cílios c locomotores. Ex: Paramecium, Didinum,, etc.

4 2) Características dos grupos dos protozoários: rios: 2.1) Flagelados: Reprodução assexuada por fissão binária longitudinal; Reprodução sexuada ocorre em alguns grupos; São autotróficos e heterotróficos; Podem produzir um ou mais flagelos; Muitos são comensais, simbiontes e parasitas. Gêneros: Leishmania, Trypanossoma, Giardia, Trichomonas.

5 A) Trypanossoma cruzi B) Leishmania brasiliensis C) Trichomonas vaginalis D) Giardia lamblia Microbiologia

6 Trichomonas vaginalis

7 Fotomicrografia mostrando numerosos Trypanossoma cruzi numa gota de sangue de um portador de doença de chagas Microbiologia

8 2.2) Sarcodina: A maioria das espécies é de vida livre; Apresentam movimentos amebóides e e se alimentam por meio dos pseudópodos; podos; Reprodução assexuada por fissão; Reprodução sexuada, quando presente, ocorre por meio de gametas flagelados; Gênero: Amoeba, Entamoeba

9 Entamoeba histolytica Forma cística (acima) Forma trofozoítica (abaixo) Microbiologia

10 Sarcodina: protozoários que se locomovem por pseudópodos

11 2.3) Sporozoa: São imóveis porém, quando maduros, podem se locomover por flexão, deslizamento ou ondulação do corpo. Todas as espécies são parasitas; Reprodução pela união de gametas; Reprodução assexuada por fissão múltipla; m Gêneros: Toxoplasma, Plasmodium.

12 A) Célula de um sporozoa B) Criptosporidium (Parasita intestinal de homens e outros animais

13 2.4) Ciliados: Microbiologia Possuem cílios c ou estruturas ciliares como organelas de locomoção ou para obtenção de alimentos durante alguma fase do ciclo de vida. Possuem dois tipos de núcleo: n o macronúcleo cleo (controla o metabolismo) e o micronúcleo cleo (controla a reprodução). A reprodução é por fissão transversal; Pode se reproduzir sexuadamente; Amplamente distribuídos dos tanto em águas doces como salgadas e em solos. Um terço o das espécies é parasita, outras são de vida livre. Gêneros: Didinium, Balantidium, Tetrahymena, Paramecium, Euplotes

14 Protozoários Ciliados Microbiologia

15 A B A) Paramecium caudatum B) Balantidium coli

16 Protozoário ciliado Microbiologia

17 3) Ciclo de vida Alguns protozoários rios podem existir de duas formas: Trofozoítos (célula vegetativa, capaz de crescer e se reproduzir) Cistos (forma de resistência, não se reproduz, vive no ambiente sob condições desfavoráveis): veis): Uma característica do ciclo de vida dos protozoários, rios, é o encistamento: Durante períodos de condições ambientais desfavoráveis veis certos protozoários rios secretam uma substância que forma um cisto protetor, o qual envolve todo o seu corpo, protegendo-os os contra a dessecação e contra as baixas temperaturas.

18 F E A Encistamento: Trofozoíto Cisto (A, B, C e D) Excistamento: Cisto Trofozoíto (D, E, F e A) D B C A) Trofozoíto: forma ativa, se alimenta e se reproduz B) Condições adversas C) Início da formação do cisto D) Cisto maduro (estágio de dormência e resistência) E) Condições favoráveis (ambientais, nutrientes) F) Liberação da forma celular ativa (trofozoíto (A)

19 Forma cística Forma Trofozoítica Cisto e trofozoíto de um protozoário (Ameba)

20 4) Principais Protozoários rios de Importância em Alimentos: 4.1) Giardia lamblia: É um protozoário rio flagelado que vive nas águas. Formam cistos os quais vivem nas águas e nos alimentos. Os cistos tem forma de pêra, com tamanho de 8 a 20 micrômetros de largura; As células c vegetativas (trofozoítos) tos) possuem oito flagelos que aparecem na superfície ventral, por meio do qual fixa-se na mucosa intestinal

21 Giardíase: ase: Doença a causada pela Giardia lamblia a qual contamina água e alimentos. Transmitido via fecal-oral (via de entrada é oral e via de saída é fecal) Os cistos são eliminados pelas fezes e contaminam o meio ambiente, sobrevivendo nesta forma até serem ingeridos por um novo hospedeiro. Após s a ingestão dos cistos, os mesmo se transformam em trofozoítos, tos, devido à acidez e proteases do estômago. Após, colonizam o intestino causando a giardíase. ase.

22 Período de incubação ão: : 7 a 13 dias Aparecimento dos cistos nas fezes: : ocorre após s 3 a 4 semanas depois de se iniciar a enfermidade. Sintomas mais comuns: : diarréia, ia, perda de peso, cansaço, cólica c intestinal, febre, vômitos, náuseas, n etc. Incidência mais comum em: águas, frutas e hortaliças as mal lavadas; ocorre também m devido à falta de higiene nos manipuladores. Obs. Os cistos de Giardia geralmente são resistentes ao cloro utilizados no abastecimento de águas.

23 4.2) Entamoeba histolytica: Causam as amebíases ases ou disenteria amebiana; Transmitida via fecal-oral; A transmissão ocorre através s de água e alimentos contaminados com o cisto. São microrganismos anaeróbios que necessitam de glicose ou galactose como principal substrato. Os trofozoítos tos tem de 10 a 60 micrômetros de tamanho e os cistos tem de 10 a 20 micrômetros. Os trofozoítos tos se reproduzem por fissão binária no intestino grosso

24 Período de incubação da amebíase: ase: 2 a 4 semanas Sintomas: : primeiramente ocorre indisposição, febre e presença a de muco e sangue nas fezes, depois os sintomas aumentam e podem surgir fortes dores abdominais, febre, diarréia intensa, vômito, perda de peso, etc. Modo de contaminação: A pessoa ingere água ou alimento contaminado com o cisto. Este ao chegar ao estômago, libera o trofozoíto to o qual chega ao intestino, colonizando-o o e produzindo a doença.

25 A dessecação e temperaturas superiores a 55 o C são capazes de destruir os cistos, porém m podem permanecer viáveis veis durante 5 minutos nas mãos ou mais de 45 min. nas unhas (manipulações incorretas propagam a doença). Em alimentos desidratados, os cistos sobrevivem por um curto período de tempo; Em alimentos com alto teor de água, os cistos permanecem viáveis veis por no mínimo m 15 dias em 4 o C; Os cistos morrem em alimentos congelados, que estão a mais de 24 horas em temperaturas entre -10 o C e - 15 o C.

26 A contaminação fecal da água, os adubos utilizados na agricultura, as moscas, as baratas e deficiente higiene corporal, favorecem a propagação da doença. Verduras e frutas são veículos de transmissão mais freqüentemente entemente implicados.

27 Formas celulares de Entamoeba histolytica

28 Entamoeba coli (forma trofozoítica e cística)

29 Infecção por Entamoeba histolytica a) Cistos no alimento, água b) Liberação dos trofozoítos no intestino delgado; c) Trofozoítos maduros (intestino grosso: local da infecção) ; d) Cistos maduros liberados nas fezes (encistamento na porção final do intestino grosso) Os cistos são liberados nas fezes e contaminam água e alimentos, que quando ingeridos por uma pessoa faz o ciclo reiniciar.

30 4.3) Toxoplasma gondii: Causa a toxoplasmose A toxoplasmose é uma doença a que pode ser desde assintomática tica até a produção de sintomas extremamente graves. Pode se manifestar das seguintes maneiras: Microbiologia Toxoplasmose febril: : febre e outros sintomas Toxoplasmose ocular: : lesão no nervo ocular, causando inflamação e até a perda da visão Toxoplasmose neonatal: : infecção intra-uterina, podendo ser desde assintomática tica até fatal, dependendo da idade do feto.

31 Toxoplasmose em pacientes imunodeprimidos: Microbiologia Pode causar lesões no cérebro, c retina, miocárdio e pulmões. Toxoplasmose e gravidez: O toxoplasma pode ser transmitido ao feto se a paciente grávida contrair a infecção durante a gestação. Uma vez que a infecção da mãe geralmente é assintomática, tica, geralmente não é detectada. Pode ocorrer prematuridade, baixo peso, corioretinite, estrabismo, icterícia cia e hepatomegalia. Se a infecção ocorrer no último trimestre, o bebê pode apresentar pneumonia, miocardite, hepatite com icterícia, cia, anemia, plaquetopenia, corioretinite, ausência de ganho de peso ou pode ser assintomático. tico. Se ocorrer no segundo trimestre, o bebê pode nascer prematuro, com encefalite, convulsões, calcificações cerebrais.

32 Ciclo de vida do Toxoplasma gondii Toxoplasmose Gato: (ocorre a fase sexual do sporozoario) libera nas fezes os oocistos do sporozoário para o ambiente; Oocistos no ambiente são ingeridos por animais como gado, aves, carneiros. Pessoa ingere carne contaminada com pseudocistos do sporozoario: Toxoplasmose Obs. A pessoa pode também se contaminar manuseando gatos infectados.

33 Conhecida como Doença a do gato : : os gatos são hospedeiros definitivos Homens e outros animais são hospedeiros intermediários. rios. Modo de transmissão: a) Ingestão de cistos (oocistos) vindo do solo, areia, latas de lixo, ou qualquer lugar onde os gatos defecam. Podem ser disseminados também m por moscas, baratas e outros insetos. b) Ingestão de cistos de carne crua ou mal passada, especialmente de porco e carneiro c) Infecção transplacentária ria: : ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriram a infecção durante a gravidez

34 Período de incubação ão: : de 10 a 23 dias, quando a fonte é a ingestão de carne; de 5 a 20 dias quando se relaciona com o contato com animais. Não se transmite diretamente de uma pessoa a outra, com exceção das infecções intra-uterinas.

35 Medidas de controle: Evitar o uso de produtos de animais crus ou mal passados (caprinos, bovinos); Incinerar as fezes de gatos; Proteger as caixas de areia, para que os gatos não defequem nelas; Lavar as mãos após s manipular carnes cruas ou terra; Evitar contato de grávidas com gatos.

36 4.4) Sarcocystis: S. hominis: : bovinos (hospedeiro intermediário) rio) S. suihominis: : suínos (hospedeiro intermediário) rio) Homem: hospedeiro definitivo Causam a sarcocistose Sintomas: : dores de estômago e diarréia

37 4.5) Criptosporidium parvum: Causam a criptosporidioses Podem ser encontrados em águas e alimentos contaminados; A via de transmissão: Fecal-oral Zoonóstica (animais para pessoa) Pessoa a pessoa por meio da água e alimentos Os cistos são muito resistentes podendo sobreviver na natureza durante vários v meses, principalmente em lugares frios e úmidos. Sintomas mais comuns: : Diarréia as vezes com muco e sangue, dores abdominais, vômito e náuseas n e febre (menos freqüentes) entes)

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (Reino Protista) que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção. Sem valor taxonômico. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

Protistas. Thiago Lins do Nascimento

Protistas. Thiago Lins do Nascimento Protistas 1 Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com Protistas: Características Gerais São seres eucariontes. Os protistas são compostos pelas algas e protozoários. Apresentam muita diversidade

Leia mais

Reino Protista. Protozoários Algas

Reino Protista. Protozoários Algas Reino Protista Protozoários Algas Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Eucariontes. Heterótrofos,

Leia mais

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS PROTOZOÁRIOS REINO PROTOCTISTA UNICELULARES e HETERÓTROFOS. PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS Estrutura celular REINO PROTOCTISTA (PROTISTA). EUCARIOTOS (célula animal) e UNICELULARES. HETERÓTROFOS. Nutrição:

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários unicelulares, eucariontes

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS Caracterização geral Constituídos por células verdadeiras, com citoplasma e núcleo diferenciado (eucariontes). Formados por uma ou várias células mas sem formar tecidos

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes PROTISTAS PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO Primeiro de todos Primeiros eucariontes Agrupamento Eucariotos que não são: plantas terrestres fungos animais Algas Divisão do grupo Algas Protozoários Protozoários

Leia mais

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares.

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 9 Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel O REINO PROTISTA II Biodiversidade Prof. Thafarel Introdução: Na aula anterior, vimos um pouco da estrutura e fisiologia dos chamados protozoa, ou, em outras palavras, dos protozoários que apresentam mobilidade.

Leia mais

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima Protozoários: Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Reino

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO PROTOZOÁRIOS CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO CARACTERÍSTICAS PROTOZOA primeiro animal Descreve sua forma animal de nutrição (digestão

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG Disciplina: Microbiologia Geral Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Protozoários: Termo Protozoa: primeiro animal Protozoários Características: Eucarióticos

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS PROTOZOÁRIOS E ALGAS Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; 1 2 Locomoção por meio de pseudópodes; Vida livre ou parasitas; Vacúolo pulsátil

Leia mais

Aula III Protozoários

Aula III Protozoários ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula III Protozoários Professora: Luciana Alves de Sousa REINO PROTISTA Protozoa: grego Proto = primeiro Zoon = animal Características gerais Organismos unicelulares, eucariontes,

Leia mais

Doenças veiculadas por água contaminada

Doenças veiculadas por água contaminada Doenças veiculadas por água contaminada FORMAS DE CONTAMINAÇÃO Contato da pele com água contaminada; Ingestão de água contaminada; Ausência de rede de esgoto, falta de água ou práticas precárias de higiene;

Leia mais

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Thais Guedes Guida Supervisão Jaqueline Quincas Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Aula teórica sobre protozoários abordando as características principais desses organismos, principais

Leia mais

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares REINO PROTOCTISTA - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares - Organismos unicelulares heterotótrofos: protozoários Prof. Ana

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Muitos pensam que apenas provocamos doenças, o que não é verdade! Somos organismos unicelulares e procariontes! Podemos ser encontrados em uma

Leia mais

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS Reino Protista Classificação PROTOZOÁRIOS ALGAS Antigamente, estes organismos eram agrupados nos reinos Animal e Vegetal, respectivamente. Hoje em dia, sabemos que fazem parte dos protistas devido a características

Leia mais

AMEBÍASE E GIARDÍASE

AMEBÍASE E GIARDÍASE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA As doenças de veiculação hídrica são causadas, principalmente, por micro-organismos de origem entérica (animal e/ou humana), transmitidos basicamente pela rota fecal-oral,

Leia mais

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia protozoonoses Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Infecção caracterizada por manifestações clínicas intestinais

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas 1 Algas e protozoários 2 Algas Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos clorofila; Plastídeos - pigmentos Mar, água doce, terra úmida; Associadas aos fungos, animais e plantas.

Leia mais

GIARDÍASE. Profª Drª Iana Rafaela F. Sales

GIARDÍASE. Profª Drª Iana Rafaela F. Sales GIARDÍASE Profª Drª Iana Rafaela F. Sales ianarafaela@gmail.com INTRODUÇÃO PRIMEIRO PROTOZOÁRIO INTESTINAL HUMANO A SER CONHECIDO Animalúnculos móveis em suas próprias fezes (1681) INTRODUÇÃO MORFOLOGIA

Leia mais

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Algas Cloroplastos clorofila a, b ou c; Plastídeos pigmentos; Mar, água doce, terra úmida; Grupo polifilético;

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical)

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Toxoplasmose Parasito Reino: Protozoa Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Ordem: Eucoccidiida Família: Sarcocystidae Gênero: Toxoplasma Espécie: Toxoplasma gondii - É uma doença cosmopolita.

Leia mais

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano PROTOZOÁRIOS É o nome comumente usado para se referir aos eucariotos que, são unicelulares e heterótrofos.

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial Toxoplasmose Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii Único agente causal da toxoplasmose Distribuição geográfica: Mundial Hospedeiros: a) Hospedeiros finais ou definitivos: - felideos (gato doméstico

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Faculdade de Medicina de Jundiaí Disciplina de Parasitologia INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Profa. Dra. Alcione Vendramin Gatti Protozoários Etimologia do grego proto primeiro e zoon animal. Protozoa

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos Toxoplasma gondii Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos INTRODUÇÃO O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório, para que seu ciclo de vida esteja completo, precisa

Leia mais

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Reino Protista Protozoários Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Diversidade Móveis ou sésseis Solitários

Leia mais

Giardíase. - É a principal parasitose intestinal (com maior incidência do que a ascaridíase e a amebíase).

Giardíase. - É a principal parasitose intestinal (com maior incidência do que a ascaridíase e a amebíase). Giardíase Parasito Reino: Protozoa Filo: Sarcomastigophora (porque possui flagelo) Ordem: Diplomonadida Família: Hexamitidae Gênero: Giardia Espécie: Giardia lamblia - É a principal parasitose intestinal

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE Pág. 37 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/

Leia mais

Giardia duodenalis Giardíase

Giardia duodenalis Giardíase Parasitologia Biotecnologia Giardia duodenalis Giardíase Prof. Paulo Henrique Matayoshi Calixto Características Primeiramente descrita em 1681 por Anthon van Leeuwenhoek em suas próprias fezes; Acomete

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Protozoários PROTOZOÁRIOS Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Pseudópodes(AMEBÓIDES) Cílios (CILIADOS) Flagelos (FLAGELADOS) Sem estrutura especializada (ESPOROZOÁRIOS)

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

Profa. Carolina G. P. Beyrodt

Profa. Carolina G. P. Beyrodt Profa. Carolina G. P. Beyrodt Agente etiológico: Toxoplasma gondii (Protozoário coccídeo do Filo Apicomplexa) Histórico Isolado em 1908 de um roedor do deserto: Ctenodactylus gondii 1923 descrição do primeiro

Leia mais

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes.

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. 2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo Reino Protista Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. Estão

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA Fixação 1) (PUC) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodina, Mastigophora, Sporozoa e Cilliphora. A característica considerada para

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Parasitoses intestinais: Giardíase: infecção do Intestino delgado causada por protozoário = Giárdia lamblia = formas

Leia mais

PREVALÊNCIA DE GIARDIA LAMBLIA NA CIDADE DE BURITAMA ESTADO DE SÃO PAULO

PREVALÊNCIA DE GIARDIA LAMBLIA NA CIDADE DE BURITAMA ESTADO DE SÃO PAULO PREVALÊNCIA DE GIARDIA LAMBLIA NA CIDADE DE BURITAMA ESTADO DE SÃO PAULO Catierine Hirsch Werle RESUMO A Giardia está distribuída mundialmente. No Brasil sua prevalência varia de 4 a 30%, dependendo das

Leia mais

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO PROTOZOOSES Biologia Professor João DOENÇA DE CHAGAS Sinônimo: Tripanossomíase americana Agente Etiológico: Trypanosoma cruzi (protozoário flagelado) Vetor (transmissor):

Leia mais

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários Protozoários Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

PROTOZOÁRIOS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS INTESTINAIS PROTOZOÁRIOS INTESTINAIS BALANTIDIUM COLI INTRODUÇÃO O protozoário Balantidium coli é o agente da balantidíase, infecção do intestino grosso, que pode produzir diarréia ou disenteria, semelhante clinicamente

Leia mais

3º TRIMESTRE REVISÃO DE CIÊNCIAS PARA O TESTE

3º TRIMESTRE REVISÃO DE CIÊNCIAS PARA O TESTE 3º TRIMESTRE REVISÃO DE CIÊNCIAS PARA O TESTE Daniela Freu DOENÇAS DISSEMINADAS PELO SOLO Tétano doença grave causada pela bactéria Clostridium tetani, encontrada no solo ou em materiais enferrujados.

Leia mais

Revisão para o teste de Ciências 3º trimestre. Professora: Daniela Freu

Revisão para o teste de Ciências 3º trimestre. Professora: Daniela Freu Revisão para o teste de Ciências 3º trimestre Professora: Daniela Freu Solo e a saúde O lixo depositado de forma irregular e muitos esgotos sem tratamento lançados diretamente no solo podem atrair organismos

Leia mais

OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA

OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA HELMINTOS OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA Derivado do grego: helmins, helminthos - VERMES Termo VERME remete, de modo

Leia mais

Classificados conforme estrutura locomotora em:

Classificados conforme estrutura locomotora em: Os Protozoários Reino Protoctista Classificados conforme estrutura locomotora em: Sarcodíneos ou Rizópodes: locomovem-se por pseudópodos; Zoomastigóforos ou Flagelados: locomovem-se por flagelos; Ciliados:

Leia mais

AMEBÍASE. e Entamoeba histolytica. Satie Katagiri. São Paulo, março de 2010.

AMEBÍASE. e Entamoeba histolytica. Satie Katagiri. São Paulo, março de 2010. AMEBÍASE e Entamoeba histolytica Satie Katagiri São Paulo, março de 2010. Amebas parasitas do homem Gênero Entamoeba Classificadas conforme número de núcleos da forma cística. Com 8 núcleos: Entamoeba

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

TECMED - Cursos Profissionalizantes

TECMED - Cursos Profissionalizantes Protozoários:... 3 Eucariontes:... 3 Unicelulares:... 3 Morfologia... 4 Reprodução:... 5 Assexuada:... 5 Brotamento ou Gemulação:... 6 Esquizogonia:... 6 Sexuada:... 6 Conjugação:... 6 Fecundação:... 6

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Tétano Acidental: causa: ação exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico = provoca hiperexcitabilidade do sistema nervoso

Leia mais

Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder

Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS prof. Eder Em sistemas de classificação mais antigos, os protozoários foram considerados um filo do reino Animalia - Protozoa -, e as algas unicelulares foram colocadas entre

Leia mais

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A TOXOPLASMOSE Antônio Marcos Guimarães* Do Woong Kim** Gizela Melina Galindo** Maria de Lourdes Oliveira Souza*** Milton Carlos Grim Costa** Miriam Aparecida dos Santos**

Leia mais

Entamoeba histolytica Sahudinn, 1903

Entamoeba histolytica Sahudinn, 1903 Entamoeba histolytica Sahudinn, 1903 Filo Sarcomastigophora Apresenta núcleo simples, flagelos, pseudópodos ou ambos. Ordem Amoebida: tipicamente uninucleado, sem flagelos. Subordem Tubulina: corpo cilíndrico,

Leia mais

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Apresentam variadas formas, processo de alimentação, reprodução e locomoção De acordo com a estrutura de locomoção Sarcodina

Leia mais

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa Biologia Setor 1423 Móds. 03 a 06 Prof. Rafa PROTISTAS PROTISTAS ALGAS FOTOSSINTETIZANTES PROTOZOÁRIOS PARASITAS Protozoários (Reino Protista) Características: Estrutura Formas de vida Eucariontes Unicelulares

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

COCCIDIOSES COCCIDIOSES. COCCIDIOSES (Isospora REINO: Protista SUB-REINO: Protozoa FILO: CLASSE: ORDEM:

COCCIDIOSES COCCIDIOSES. COCCIDIOSES (Isospora REINO: Protista SUB-REINO: Protozoa FILO: CLASSE: ORDEM: PROTOZOÁRIOS Sarcomastigophora Apicomplexa Ciliophora Mastigophora Sarcodina Babesia Balantidium Trypanosoma Leishmania Giardia Entamoeba Acanthamoeba Naegleria Eimeria Isospora Sarcocystis Trichomonas

Leia mais

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo?

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo? Vírus O vírus é ou não um ser vivo? Não Vivo Vivo 8 1 2 Estrutura Uma partícula viral consiste de ácido nucleico, DNA ou RNA, circundado por uma capa proteica A partícula é chamada de vírion, a capa de

Leia mais

Giardíase Giardia lamblia

Giardíase Giardia lamblia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Campus Itaqui Curso de Nutrição Parasitologia Giardíase Giardia lamblia Mestrando : Félix Munieweg felix_muniewe@hotmail.com Classificação taxonômica G. lamblia G. intestinalis

Leia mais

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Relações Parasitas e Hospedeiros Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Quintas Disciplina 1ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros 2ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros Intervalo \0/ 3ª aula Relações Parasitas

Leia mais

Características do Reino Protista

Características do Reino Protista Reino Protista Características do Reino Protista São todos eucariontes Tanto formas unicelulares quanto pluricelulares Autótrofos e heterótrofos Não formam tecidos verdadeiros; Vivem em diversos ambientes;

Leia mais

Toxoplasmose Roteiro da Aula

Toxoplasmose Roteiro da Aula Doenças de veiculação hídrica e ingestão de alimento contaminado Toxoplasmose oocisto/cisto Ascaridíase - ovos Amebíase - cistos Giardíase - cistos Oxiuríase - ovos Teníase / cisticercose cisto/ovos Ancilostomíase

Leia mais

PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS

PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS PARASITOSES EMERGENTES e OPORTUNISTAS Parasitoses emergentes: Doenças parasitárias comuns em animais e que têm sido assinaladas com maior frequência no homem ultimamente. Parasitoses emergentes Motivos:

Leia mais

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha Cap. 4 Protoctistas e fungos 7 Ano - Profa. Lucinha Protoctista Características gerais São seres: - eucariontes (têm membrana nuclear) - Uni ou multicelulares (têm várias células) - Heterótrofos ou autótrofos

Leia mais

Estudante: Ano/Turma: 7º

Estudante: Ano/Turma: 7º Estudante: Ano/Turma: 7º Educador: Marcela Salgado Ensino Fundamental II ATIVIDADE COMPLEMENTAR C.Curricular: Ciências Data: Questão 1 Sobre o assunto de células responda: a) Indique a função e/ou as características

Leia mais

Morfologia e ultraestrutura de protozoários

Morfologia e ultraestrutura de protozoários Morfologia e ultraestrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos,

Leia mais

FREQUÊNCIA DO TERMO NO CORPUS REUNIDO em 2012 (ocorr./textos) 1 ocorrências, em 2 publicações do CORPUS ARTIGOS NOVO 2012 (Nunesdavid_2000)

FREQUÊNCIA DO TERMO NO CORPUS REUNIDO em 2012 (ocorr./textos) 1 ocorrências, em 2 publicações do CORPUS ARTIGOS NOVO 2012 (Nunesdavid_2000) GLOSSÁRIO EXPERIMENTAL DE PNEUMOPATIAS DO TRABALHO Ficha de Coleta atualizada em junho de 2012 Foco: português/variantes/ficha =verbete/definições em coleta FICHA NÚMERO: ( x ) TERMO REALITER ( ) TERMO

Leia mais

São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas:

São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas: São doenças relacionadas à água contaminada. Sua transmissão pode acontecer de algumas formas: Ingestão dessa água; Contato com água contendo fezes ou urina; Falta de higiene pessoal; Comer frutas e verduras

Leia mais

Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos

Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos Campus de Ilha Solteira Departamento de Biologia e Zootecnia DBZ FEIS Protozoários Subfilo SARCODINA Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos Características Gerais Sarcodíneos ou Rizópodos

Leia mais

CRYPTOSPORIDIUM PARVUM/CRIPTOSPORIDIOSE

CRYPTOSPORIDIUM PARVUM/CRIPTOSPORIDIOSE INFORME-NET DTA Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa - CIP Centro de Vigilância Epidemiológica - CVE MANUAL DAS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS CRYPTOSPORIDIUM

Leia mais

Giardia lamblia. Profª Me. Anny C. G. Granzoto

Giardia lamblia. Profª Me. Anny C. G. Granzoto Giardia lamblia Profª Me. Anny C. G. Granzoto 1 CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA Reino Protista Subreino Protozoa Filo Sarcomastigophora Subfilo Mastigophora Classe Zoomastigophora Ordem Diplomonadida Flagelos

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde PET Parasitologia. Giardia lamblia. Aluna: Gabriela Floro 4º Período - Nutrição

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde PET Parasitologia. Giardia lamblia. Aluna: Gabriela Floro 4º Período - Nutrição Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde PET Parasitologia Giardia lamblia Aluna: Gabriela Floro 4º Período - Nutrição Introdução Giardia: parasitos do intestino delgado de mamíferos,

Leia mais

Parasitologia VET05596 REINO PROTOZOA

Parasitologia VET05596 REINO PROTOZOA Parasitologia REINO VET05596 PROTOZOA Reino Protozoa Características Morfologia Locomoção Reprodução Locomoção - flagelo Reino Protozoa Reprodução I. Assexuada II. Sexuada * Alto índice de reprodução Reino

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais Já foram denominados Aschelminthes. São vermes de corpo cilíndrico e com pontas afinadas. Podem ser aquáticos, terrestres ou parasitas. Possuem tubo digestivo completo. São triblásticos

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn

Toxoplasmose. Zoonoses e Administração em Saúde Pública. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Soroprevalência

Leia mais

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti REINO PROTISTA Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti Características Gerais Grupo formando por protozoários e algas: Protozoários: seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.

Leia mais

#01 DIVERSIDADE DOS PROTOCTISTAS. Biologia II Prof. Tafarel Melo

#01 DIVERSIDADE DOS PROTOCTISTAS. Biologia II Prof. Tafarel Melo #01 DIVERSIDADE DOS PROTOCTISTAS Biologia II Prof. Tafarel Melo ÁRVORE FILOGENÉTICA DA VIDA QUEM SÃO OS PROTOCTISTAS? QUEM SÃO OS PROTOCTISTAS? Um grupo complicado de se definir! Dinoflagelado (alga unicelular),

Leia mais

É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por

É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por DEGRADAÇÃO DO SOLO É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas. Erosão A erosão

Leia mais

TAREFA DE PROTOZOOLOGIA CLASSIFICAÇÃO E REGRAS DE NOMENCLATURA ORGANELAS E ESTRUTURAS DE PROTOZOÁRIOS

TAREFA DE PROTOZOOLOGIA CLASSIFICAÇÃO E REGRAS DE NOMENCLATURA ORGANELAS E ESTRUTURAS DE PROTOZOÁRIOS TAREFA DE PROTOZOOLOGIA CLASSIFICAÇÃO E REGRAS DE NOMENCLATURA ORGANELAS E ESTRUTURAS DE PROTOZOÁRIOS PROFESSOR: ANDRÉ SIAS ALUNO(ª): RAQUEL A.S. CRUZ CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1º PERÍODO TURMA: B REGRAS

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública

Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas Departamento de Veterinária Preventiva Toxoplasmose Zoonoses e Administração em Saúde Pública Fábio Raphael Pascoti Bruhn Por que estudar a toxoplasmose Zoonose Nos EUA,

Leia mais

PROTOZOOLOGIA. Filo CILIOPHORA

PROTOZOOLOGIA. Filo CILIOPHORA Filo CILIOPHORA Filo CILIOPHORA Família BALANTIDIIDAE Balantidium coli Habitat: Intestino grosso PROTOZOOLOGIA Morfologia: organismo revestido por cílios, bastante móvel, mede 300µm, na parte anterior

Leia mais

Toxoplasma gondii e Toxoplasmose. Nicolle e Manceaux, 1909

Toxoplasma gondii e Toxoplasmose. Nicolle e Manceaux, 1909 Nicolle e Manceaux, 1909 A toxoplasmose é uma zoonose, muito freqüente em várias espécies animais(+ de 300), mamíferos e aves, domésticos ou silvestres, de distribuição geográfica mundial, atinge 60% da

Leia mais

1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo.

1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo. 1) Por que a nomenclatura criada por Lineu é chamada binominal? Dê um exemplo. 2) Quais são as vantagens para a comunidade científica, em adotar a nomenclatura desenvolvida por Lineu? 3) Qual foi a categoria

Leia mais

IMPORTÂNCIA PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA SURTOS ASSOCIADOS A ÁGUA POTÁVEL HUMANOS / ANIMAIS

IMPORTÂNCIA PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA SURTOS ASSOCIADOS A ÁGUA POTÁVEL HUMANOS / ANIMAIS Giardia PORQUE Giardia spp. afeta 2,8 bilhões de pessoas /ano mundo Brasil:28,5% de parasitados Países desenvolvidos = 5% Giardiose Humana Países em desenvolvimento = 40% Giardiose Humana IMPORTÂNCIA PROBLEMA

Leia mais