COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE. Pág. 37"

Transcrição

1 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 3 1ª PARTE Pág. 37 Professora Leonilda Brandão da Silva leonildabrandaosilva@gmail.com

2 PROBLEMATIZAÇÃO Você sabe o que são protozoários? Onde eles são encontrados? Por que é importante estudar estes organismos? Que doenças os protozoários podem causar no homem? Você conhece algum tipo de alga? Como esses seres vivos são diferentes das plantas? Em que são semelhantes? Quais são alguns dos usos que o ser humano faz das algas?

3 1 Reino Protista Reunia, inicialmente, os seres unicelulares eucariontes, como os protozoários (heterotróficos) e as algas unicelulares (autotróficas). Depois, passou a abrigar todas as algas, tanto unicelulares quanto pluricelulares, e alguns autores passaram a chamar esse novo reino de Protoctista, enquanto outros continuam a usar o termo Protista. No entanto, verificou-se que, entre os protistas, há grupos de organismos que estão + próximos evolutivamente de outros reinos do que de outros grupos de protistas: é o caso das algas verdes, que estão mais próximas das plantas do que de outros protistas. Por isso, na classificação em três domínios, o reino Protista foi dividido em vários novos reinos do domínio Eukarya.

4 Protozoários e Algas uni e pluricelulares

5 O que há então em comum entre os PROTISTAS? Suas células possuem um núcleo individualizado, ou seja, são eucariontes. Além disso, os protistas unicelulares diferem de plantas e animais todos pluricelulares. Alguns fungos são unicelulares, mas sua parede celular é diferente da parede celular que alguns protistas possuem. Há protistas pluricelulares, como certas algas. Embora sejam muito parecidas com as plantas, as algas não possuem raízes, os caules e as folhas, nem apresentam os tecidos que protegem o embrião em seu desenvolvimento inicial. O desenvolvimento embrionário dos animais também é diferente e mais complexo do que o dos protistas pluricelulares.

6

7 2 PROTOZOÁRIOS p. 38 Protozoários são unicelulares e eucariontes. Habitam os mais variados ambientes (água e solo) com vida livre ou em associações com outros seres como o parasitismo, o comensalismo e o mutualismo. Em condições desfavoráveis alguns podem adotar a forma de cistos. Quando as condições tornam favoráveis voltam a forma ativa.

8 Nas classificações mais antigas, os protozoários foram divididos em quatro classes de acordo com o tipo de locomoção Protozoários Sarcodina ou Rhizopodes: deslocam-se e obtém alimento por meio de pseudópodes. Protozoários Mastigophora ou Flagellata: deslocam-se e obtém alimento por meio de flagelos. Protozoários Ciliophora (Ciliados): deslocam-se e obtém alimento por meio de cílios. Protozoários Sporozoa (Esporozoários): não possuem estruturas para o deslocamento; obtém alimento por absorção ou pinocitose. OBS.: No sistema de três domínios, o grupo é dividido em muitos filos, alguns ainda em discussão.

9 Protozoário Rhizopodes Protozoário flagelado Protozoário ciliado

10 PROTOZOÁRIOS COM PSEUDÓPODES Um exemplo é a ameba ela é capaz de reagir a estímulos por meio de pseudópodes, expansões citoplasmáticas com as quais se aproxima do alimento, engloba por fagocitose e digere em vacúolos com enzimas digestivas dos lisossomos. Rhizopodes

11 Reprodução A forma mais comum de reprodução dos ameboides é a assexuada, que ocorre em geral por divisão binária e em certos casos por divisão múltipla. Nutrição As amebas podem viver alimentando-se apenas de detritos e bactérias. Mas algumas podem parasitar o ser humano. Um exemplo de protozoário com pseudópodes parasita do homem é a Entamoeba histolytica que provoca a AMEBÍASE.

12 Fagocitose

13 PROTOZOÁRIOS COM CÍLIOS p.39 São dotados de cílios, filamentos de estrutura idêntica aos flagelos, mas menores e mais numerosos. Realizam reprodução assexuada (por bipartição) e sexuada, por conjugação, na qual trocam material genético de seus núcleos com outro protozoário. Cílios Paramécio, comum em água doce. Reprodução sexuada em Paramecium caudatum. As duas células ficam conjugadas e trocam material genético.

14

15 MODO DE VIDA Parasita: Ex. Balantidium coli (Balantidiose) Vida livre (maioria) vivem na água doce, no mar e em terrenos úmidos. Ex. Paramecium sp. Ciliados: diversidade de espécies

16 PROTOZOÁRIOS COM FLAGELOS p.39 São portadores de um ou + flagelos que funcionam na locomoção e na captura de alimentos. A maioria é aquática e de vida livre. Alguns são parasitas e causam doenças, como veremos adiante. Ex. Trypanosoma Cruzi Outros formam associações mutualísticas, como os do gênero Triconympha, que vivem no intestino do cupim e digerem a celulose ingerida pelo inseto. Os protozoários flagelados reproduzem-se por divisão binária.

17 PROTOZOÁRIOS SEM ORGANELAS DE LOCOMOÇÃO p.40 Desprovidos de estruturas de locomoção. São todos parasitas intracelulares. A entrada na célula é feita com o auxílio de um conjunto de organelas (complexo apical) por isso o grupo foi denominado apicomplexos ou grupo dos esporozoários. porque produzem formas chamadas esporozoítos, como veremos adiante, na descrição do ciclo da malária. A reprodução dos protozoários sporozoários é assexuada, por divisão múltipla. Entretanto, em muitos ocorre alternância desse tipo de reprodução com a reprodução sexuada. Esporozoário (Toxoplasma gondii) com suas organelas para penetração na célula que será parasitada.

18 VÍDEO: Reino Protista HD Duração: 3:21

19 3 DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS p. 40 Nem todos os protozoários são parasitas, entretanto muitos causam problemas de saúde para o ser humano. Vejamos algumas dessas doenças: Doença de Chagas, Leishmaniose Tegumentar e Visceral, Tricomoníase, Giardíase, Malária e Toxoplasmose.

20 DOENÇA DE CHAGAS p. 40 Assim chamada em referência ao cientista brasileiro Carlos Chagas, descobridor do ciclo dessa doença em AGENTE: Trypanosoma cruzi ( cruzi é homenagem ao cientista Oswaldo Cruz. TRANSMISSÃO: picada dos percevejos triatomídeos, (Triatoma infestans, Panstrongylus megistus e outras espécies), conhecidos como barbeiro, chupança e outros. O barbeiro contrai o protozoário de animais silvestres como tatu, gambá, macaco, ou pessoas doentes (reservatórios naturais). Barbeiro (Triatoma infestans)

21 O protozoário sai pelas fezes do inseto (este defeca ao sugar o sangue do indivíduo) e penetra pelo orifício deixado pela picada ou pela ferida feita, quando a pessoa se coça. A seguir o protozoário reproduz-se, dentro das células, por divisão binária. Os indivíduos resultantes se dirigem, através do sangue, para outros órgãos (coração, fígado, etc.), nos quais se reproduzem e provocam lesões. O doente pode morrer por insuficiência respiratória. Estima-se que existam 3 milhões de brasileiros portadores do protozoário. Nem todos os infectados desenvolvem a doença. Ela pode se manifestar muitos anos após o contato. Há medicamentos que devem ser administrados pelo médico assim que o diagnóstico for realizado.

22

23 O ambiente ideal para reprodução e abrigo do barbeiro são as frestas das paredes de casas de sapé ou de pau a pique, de onde sai à noite para se alimentar de sangue. O combate ao barbeiro com inseticidas e a construção de casas de alvenaria contribuíram para diminuir essa forma de transmissão. No entanto, é preciso manter a fiscalização dos bancos de sangue para evitar a transmissão por transfusão e em transplante de órgãos. O protozoário pode passar também por alimentos contaminados pelas fezes do barbeiro e, ainda, através da placenta (da gestante para o feto) ou pelo leite materno. Muitos afirmam que há um interesse maior em pesquisar medicamentos que atendam pessoas capazes de comprá-los e que isso pode deixar de lado pesquisas com doenças que atingem as pessoas mais pobres de países em desenvolvimento.

24 LEISHMANIOSE TEGUMENTAR - Úlcera de Bauru p.41 AGENTE: Leishmania (L. braziliensis, L. guyanensis e L. amazonensis). TRANSMISSÃO: picada da fêmea dos mosquitos da família flebotomíneos e do gênero Lutzomya (mosquitopalha ou birigui) que se infectam ao picar pessoas contaminadas. O protozoário penetra no indivíduo pela saliva que o mosquito injeta na hora da picada (evitar a coagulação do sangue). SINTOMAS: No fim de alguns dias, aparece uma lesão na pele; mais tarde o parasita espalha-se e causa lesões na boca, nariz e faringe. Se tratada a tempo, há regressão das lesões.

25 PROFILAXIA: Para evitar essa doença, além do diagnóstico e do tratamento dos doentes, é preciso combater o mosquito e os focos de transmissão. Um meio de defesa contra seu ataque é o uso de telas ou cortinados e repelentes. Construção de casas a mais de 100m das matas, pois o mosquito tem voo curto.

26 LEISHMANIOSE VISCERAL ou CALAZAR p. 42 AGENTE: Leishmania chagasi TRANSMISSÃO: picada da fêmea dos mosquitos do gênero Lutzomya (mosquito-palha ou birigui) que se infectam ao picar mamíferos infectados. SINTOMAS: febre, anemia e aumento do baço. Se não for tratada pode levar à morte.

27 TRICOMANÍASE AGENTE: Trichomonas vaginalis TRANSMISSÃO: contato sexual com portador, uso de sanitários e roupas. SINTOMAS: Na mulher, causa inflamação na uretra e na vagina, que elimina um líquido branco ou amarelado. No homem, em geral, é assintomática. Durante o tratamento, porém, todos os parceiros sexuais devem tomar o medicamento indicado pelo médico. PROFILAXIA: usar preservativo durante as relações sexuais, tomar cuidado ao usar sanitários (eles sobrevivem em ambientes úmidos por até 6 horas).

28 GIARDÍASE AGENTE: Giardia lamblia TRANSMISSÃO: ingestão de água e alimentos contaminados. SINTOMAS: infecções no intestino delgado e diarreias que podem provocar desidratação (graves). PROFILAXIA: implementar saneamento básico e medidas de higiene.

29 MALÁRIA, EMPALUDISMO, MALEITA OU SEZÃO p. 42 Todos os anos, cerca de 250 milhões de pessoas contraem malária no mundo. A maioria vive na África subsaariana. No Brasil, a malária é endêmica principalmente nos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amazonas, Roraima e Maranhão, entre outros. A malária, a dengue, a doença de Chagas, entre outras, são consideradas doenças negligenciadas por serem mais comuns em populações de baixa renda. Essas enfermidades apresentam investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle.

30 MALÁRIA- pág. 42 AGENTE: Plasmodium sp TRANSMISSÃO: picada da fêmea do mosquito Anopheles (mosquito-prego). Com a saliva do mosquito penetram também formas do plasmódio, chamadas ESPOROZOÍTOS que, pelo sangue, chegam ao fígado e ao baço e reproduzem-se por divisão múltipla. Nesses órgãos, produzem formas denominadas de merozoítos, que invadem as hemácias, nas quais crescem e sofrem novas divisões múltiplas, arrebentando-a. A ruptura das hemácias provoca no doente febre alta, com tremores e grande sudorese.

31 Liberados no sangue, os merozoítos invadem outras hemácias, que também serão destruídas. Depois de algum tempo, aparecem nas hemácias formas que não se dividem, os gametócitos, que, ingeridos pelo mosquito, originam gametas em seu tubo digestório. No mosquito, a fecundação dos gametas produz o oocineto, um ovo que se movimenta por pseudópodes e se fixa na parede do tubo digestório, originando um oocisto. Este sofre divisão múltipla e produz esporozoítos, que se dirigem para as glândulas salivares do mosquito, a partir das quais poderão ser inoculados no ser humano. O organismo no qual ocorre a REPRODUÇÃO SEXUADA de um parasita é chamado hospedeiro definitivo. O que abriga apenas a FASE ASSEXUADA do parasita recebe o nome de hospedeiro intermediário. No caso da malária, o ser humano é o hospedeiro intermediário, e o mosquito, o hospedeiro definitivo.

32 A gravidade da doença depende da espécie do esporozoário: com o Plasmodium vivax, o ciclo febril retorna a cada 48 horas (febre terçã benigna); com o Plasmodium malariae, o acesso de febre ocorre a cada 72 horas (febre quartã benigna); com o Plasmodium falciparum, o intervalo varia de 36 a 48 horas, sendo esta a forma mais grave da doença, que pode provocar a morte por obstrução de vasos sanguíneos. Com o Plasmodium ovale (inexistente no Brasil, mas encontrado na África e na Ásia), o ciclo febril é de 48 horas.

33 O tratamento é feito com medicamentos que matam as formas do parasita no fígado e no sangue. É importante também combater os insetos adultos com inseticidas. As formas larvais podem ser evitadas por meio da drenagem de regiões alagadas, do uso de larvicidas ou da criação de peixes que se alimentam de larvas. Também é necessário usar telas em portas e janelas, além de redes de filó protetoras, chamadas mosquiteiros, ao redor das camas e nas janelas. Outras medidas profiláticas envolvem cuidados com o sangue contaminado, como no caso de transfusões, uso compartilhado de agulhas e cuidados na hora do parto, caso a mãe esteja infectada

34 CICLO DE VIDA DO PLASMÓDIO Malária oocisto Reprodução sexuada oocineto Esporozoítos Esporozoítos Reprodução assexuada Gametócito Merozoítos

35 TOXOPLASMOSE pág. 43 AGENTE: Toxoplasma gondii - que infecta grande variedade de aves e mamíferos, inclusive o ser humano. TRANSMISSÃO: O contágio pode ocorrer principalmente de três maneiras: pela ingestão de carne crua ou malcozida de animais parasitados, sobretudo porco, boi e carneiro; pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos, muitas vezes provenientes das fezes de gatos; ou quando mulheres contaminadas passam o protozoário para o embrião até o sexto mês de gestação. OBS.: Não é transmitida diretamente de um indivíduo a outro, exceto na gestação.

36 SINTOMAS: Às vezes, o doente não apresenta sintomas; em outras, há febre e aumento dos linfonodos. Pode haver também lesões nos olhos. Mulheres grávidas que desenvolvem a doença correm risco de transmiti-la ao feto, que poderá apresentar lesões no cérebro e em outros órgãos. PROFILAXIA: A prevenção consiste em: evitar o consumo de carne malcozida, lavar as mãos depois do contato com animais ou com a terra por onde eles passaram, alimentá-los com comida cozida ou ração. A mulher que pretende engravidar deve realizar um exame específico para a doença. Se ela convive com gatos, deve avisar o médico, para que ele possa orientá-la devidamente.

37 AMEBÍASE Agente: Entamoeba histolytica Transmissão: ingestão de água ou alimentos contaminados com o cisto da ameba eliminadas nas fezes dos portadores. Também pode ser transmitida pelo contato direto de mãos contaminadas. Sintomas: No intestino grosso, o cisto libera as amebas que invadem a mucosa intestinal e provocam feridas e diarreia. Às vezes, as amebas atingem o fígado ou outros órgãos e provocam lesões (fezes com muco e sangue). Profilaxia: são importantes os hábitos de higiene pessoal (lavar bem as mãos e os alimentos) e os serviços de saneamento básico (privada, fossas ou esgoto). A doença pode ser curada com medicamentos.

38 Vídeos Protozooses BARBEIRO - TUDO SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS Duração: 5:24 Açaí vs Doença de Chagas - Duração: 2:19 Malária: febre alta e dores musculares são os principais sintomas Duração: 3:13 Doença de Chagas e Malária Duração: 4:06 (ENEM)

39 PROBLEMATIZAÇÃO Você sabe o que são protozoários? Onde eles são encontrados? Por que é importante estudar estes organismos? Que doenças os protozoários podem causar no homem? Você conhece algum tipo de alga? Como esses seres vivos são diferentes das plantas? Em que são semelhantes? Quais são alguns dos usos que o ser humano faz das algas?

40 ATIVIDADES Protozoários p.38 a Quais as principais características dos Protozoários?(2) 2. Indique o modo de locomoção para obtenção de alimentos de cada um dos grupos abaixo: a) Rhizopodes (1): b) Ciliophora (1): c) Mastigophora ou Flagellata (1): d) Sporozoa (1): 3. Apresente o agente infectante e o modo de transmissão das doenças: a) Amebíase (2): b) Doença de Chagas (2): c) Leishmaniose tegumentar (2): d) Tricomaníase (2): e) Giardíase (2): f) Malária (2):

41

42 REFERÊNCIA LINHARES e GEWANDSZNADER. Biologia Hoje - Os seres vivos. Volume 2. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2013.

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários

Foraminíferos, Radiolários e Heliozoários Protozoários Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas

Leia mais

Reino Protista. Protozoários Algas

Reino Protista. Protozoários Algas Reino Protista Protozoários Algas Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Características dos protozoários Unicelulares, alguns coloniais, alguns com etapas de vida multicelulares. Eucariontes. Heterótrofos,

Leia mais

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS

Estrutura celular PROTOZOÁRIOS PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS PROTOZOÁRIOS REINO PROTOCTISTA UNICELULARES e HETERÓTROFOS. PROTOZOÁRIOS - CARACTERÍSTICAS Estrutura celular REINO PROTOCTISTA (PROTISTA). EUCARIOTOS (célula animal) e UNICELULARES. HETERÓTROFOS. Nutrição:

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários unicelulares, eucariontes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO

CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO PROTOZOÁRIOS CARACTERÍSTICAS ORGANISMOS UNICELULARES EUCARIÓTICOS QUIMIO-HETEROTRÓFICOS HABITAM A ÁGUA E O SOLO CARACTERÍSTICAS PROTOZOA primeiro animal Descreve sua forma animal de nutrição (digestão

Leia mais

Protistas. Thiago Lins do Nascimento

Protistas. Thiago Lins do Nascimento Protistas 1 Thiago Lins do Nascimento tiagolinsnasc@gmail.com Protistas: Características Gerais São seres eucariontes. Os protistas são compostos pelas algas e protozoários. Apresentam muita diversidade

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41

COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4. Pág. 41 COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ CAPÍTULO 4 Pág. 41 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (Reino Protista) que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção. Sem valor taxonômico. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS

14/03/2017. Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; PROTOZOÁRIOS E ALGAS PROTOZOÁRIOS E ALGAS Eucariontes; Unicelulares; Heterótrofos; Digestão: Vacúolos digestivos; Reprodução: Assexuada; Sexuada; 1 2 Locomoção por meio de pseudópodes; Vida livre ou parasitas; Vacúolo pulsátil

Leia mais

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes PROTISTAS PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO Primeiro de todos Primeiros eucariontes Agrupamento Eucariotos que não são: plantas terrestres fungos animais Algas Divisão do grupo Algas Protozoários Protozoários

Leia mais

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares

REINO PROTOCTISTA. - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares. - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares REINO PROTOCTISTA - Organismos unicelulares autótrofos: algas unicelulares - Organismos pluricelulares autótrofos: algas pluricelulares - Organismos unicelulares heterotótrofos: protozoários Prof. Ana

Leia mais

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG Disciplina: Microbiologia Geral Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Protozoários: Termo Protozoa: primeiro animal Protozoários Características: Eucarióticos

Leia mais

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários

Protozoários: IMPORTÂNCIA. Características dos protozoários. Características dos protozoários. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AMBIENTAL PROFESSORA: Adriana Silva Lima Protozoários: Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Reino

Leia mais

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares

Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Cerca de 6000 espécies conhecidas - ~10000 são parasitas. Eucariotos unicelulares Apresentam variadas formas, processo de alimentação, reprodução e locomoção De acordo com a estrutura de locomoção Sarcodina

Leia mais

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas

Algas. Algas e protozoários 27/03/2018. Diatomáceas 1 Algas e protozoários 2 Algas Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Cloroplastos clorofila; Plastídeos - pigmentos Mar, água doce, terra úmida; Associadas aos fungos, animais e plantas.

Leia mais

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5

Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Uni ou pluricelulares; Autótrofas fotossintetizantes; Protozoários e algas Capítulo 15 Módulo 5 Algas Cloroplastos clorofila a, b ou c; Plastídeos pigmentos; Mar, água doce, terra úmida; Grupo polifilético;

Leia mais

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João

1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO C5, 8 H19, 29, 30 PROTOZOOSES. Biologia Professor João 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO PROTOZOOSES Biologia Professor João DOENÇA DE CHAGAS Sinônimo: Tripanossomíase americana Agente Etiológico: Trypanosoma cruzi (protozoário flagelado) Vetor (transmissor):

Leia mais

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS

Classificação ALGAS PROTOZOÁRIOS Reino Protista Classificação PROTOZOÁRIOS ALGAS Antigamente, estes organismos eram agrupados nos reinos Animal e Vegetal, respectivamente. Hoje em dia, sabemos que fazem parte dos protistas devido a características

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel

O REINO PROTISTA II. Biodiversidade Prof. Thafarel O REINO PROTISTA II Biodiversidade Prof. Thafarel Introdução: Na aula anterior, vimos um pouco da estrutura e fisiologia dos chamados protozoa, ou, em outras palavras, dos protozoários que apresentam mobilidade.

Leia mais

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia

protozoonoses AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia protozoonoses Saúde, higiene & saneamento básico 003 Doenças adquiridas transmissíveis Transmissão & profilaxia AMEBÍASE MALÁRIA DOENÇA DE CHAGAS Infecção caracterizada por manifestações clínicas intestinais

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino Protoctista

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS E ALGAS Caracterização geral Constituídos por células verdadeiras, com citoplasma e núcleo diferenciado (eucariontes). Formados por uma ou várias células mas sem formar tecidos

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

REINO PROTOCTISTA OCTIST

REINO PROTOCTISTA OCTIST REINO PROTOCTISTA INTRODUÇÃO O termo protista deriva do grego e significa primeiros de todos, dando a idéia de que eles teriam sido os primeiros eucariontes a surgir no curso da evolução. Reino protista

Leia mais

Características do Reino Protista

Características do Reino Protista Reino Protista Características do Reino Protista São todos eucariontes Tanto formas unicelulares quanto pluricelulares Autótrofos e heterótrofos Não formam tecidos verdadeiros; Vivem em diversos ambientes;

Leia mais

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares.

4. Assunto: (i) Protozoários: microorganismos eucariontes unicelulares. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: Microbiologia Aula 9 Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal:

Leia mais

Classificados conforme estrutura locomotora em:

Classificados conforme estrutura locomotora em: Os Protozoários Reino Protoctista Classificados conforme estrutura locomotora em: Sarcodíneos ou Rizópodes: locomovem-se por pseudópodos; Zoomastigóforos ou Flagelados: locomovem-se por flagelos; Ciliados:

Leia mais

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes.

Reino Protista. Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. 2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo Reino Protista Os seres protistas são unicelulares, mas, diferentemente das bactérias, eles tem carioteca, ou seja, são seres eucariontes. Estão

Leia mais

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos

eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos algas protistas autótrofos protozoários, que protistas heterótrofos Reino Protoctista Reino Protoctista Segundo a classificação dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, autótrofos

Leia mais

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO

CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO CAPÍTULO 7: PROTOZOÁRIOS, ALGAS E FUNGOS (PG. 90) PROFESSOR: NIXON REIS 7 ANO UMA CÉLULA COM NÚCLEO OS PROTISTAS SÃO EUCARIONTES; MITOCÔNDRIAS E CLOROPLASTO; PROTISTAS UNICELULARES SÃO, GERALMENTE MICROSCÓPICOS.

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 1º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 Volume 1: Conhecendo a Biosfera Vírus e bactérias Protistas 1) Explique

Leia mais

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa

Biologia. Setor 1423 Móds. 03 a 06. Prof. Rafa Biologia Setor 1423 Móds. 03 a 06 Prof. Rafa PROTISTAS PROTISTAS ALGAS FOTOSSINTETIZANTES PROTOZOÁRIOS PARASITAS Protozoários (Reino Protista) Características: Estrutura Formas de vida Eucariontes Unicelulares

Leia mais

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários

Características Gerais. Características Fisiológicas dos Protozoários. Características Gerais dos Protozoários Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Eucariontes Não se encaixam em nenhum dos outros reinos Grupo Artificial, Polifilético mais de um ancestral Como são muito distintos,

Leia mais

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos

Protozoários. Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Reino Protista Protozoários Características Gerais Unicelular Eucarionte Heterótrofos Apresentam organelas Microscópicos Habitat: locais úmidos Protozoários Diversidade Móveis ou sésseis Solitários

Leia mais

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas

Importância. Econômica Ágar e carragenina Diatomito Sushi Temaki Hossomaki Uramaki. Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Pro$stas - filogenia Algas- classificação Importância Ecológica Base das cadeias alimentares aquá$cas Responsáveis por 90% da fotossíntese do planeta Renovação do O2 Econômica Ágar e carragenina Diatomito

Leia mais

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck

Thais Guedes Guida. Supervisão Jaqueline Quincas. Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Thais Guedes Guida Supervisão Jaqueline Quincas Orientação Márcia Helena Mendonça Ruth Janice Guse Schadeck Aula teórica sobre protozoários abordando as características principais desses organismos, principais

Leia mais

Protozoários. Professor Gustavo Propst Biologia

Protozoários. Professor Gustavo Propst Biologia Protozoários Professor Gustavo Propst Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares ou pluricelulares (formação de colônias rudimentares)

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Muitos pensam que apenas provocamos doenças, o que não é verdade! Somos organismos unicelulares e procariontes! Podemos ser encontrados em uma

Leia mais

Aula 21 Protozoários parasitas

Aula 21 Protozoários parasitas Aula 21 Protozoários parasitas Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e podem ser parasitas ou de vida livre. As células dos protozoários executam todas as funções vitais que nos grupos animais

Leia mais

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco

Protistas. Protozoários e Algas. Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Protozoários e Algas Biologia Prof. Letícia Velasco Protistas Primeiro de todos (dentre eucariotos); Engloba protozoários ( primeiro animal ) e algas; Eventos de endossimbiose: Primários (com

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura

O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS. Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura O MUNDO MICROSCÓPICO VÍRUS, BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS Professora: Edilene, Janaina e Ana Laura VÍRUS Vírusvem do latim = veneno São pequenos - ultramicroscópicos Um pouco de história Louis Pasteur (1822-1895)

Leia mais

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano

PROTOZOÁRIOS EXCAVADOS. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 2º ano PROTOZOÁRIOS É o nome comumente usado para se referir aos eucariotos que, são unicelulares e heterótrofos.

Leia mais

Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder

Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS. prof. Eder Reino Protoctista PROTOZOÁRIOS prof. Eder Em sistemas de classificação mais antigos, os protozoários foram considerados um filo do reino Animalia - Protozoa -, e as algas unicelulares foram colocadas entre

Leia mais

Protozoários. Biologia

Protozoários. Biologia Protozoários Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas Divididos de acordo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Faculdade de Medicina de Jundiaí Disciplina de Parasitologia INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS PROTOZOÁRIOS Profa. Dra. Alcione Vendramin Gatti Protozoários Etimologia do grego proto primeiro e zoon animal. Protozoa

Leia mais

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis Leishmaniose Agente etiológico A leishmaniose é causada por protozoários flagelados chamados Leishmania brasiliensis e Leishmania chagasi, que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte

Leia mais

Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios

Microbiologia Morfologia dos Protozoários Prof. Márcia G. Perdoncini. Morfologia dos Protozoários. rios Morfologia dos Protozoários rios PROTOZOÁRIOS: RIOS: Os protozoários rios são microrganismos eucariontes e compreendem mais de 50.000 espécies. A característica única que permite agrupar todas as formas

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 29 REINO PROTISTA Fixação 1) (PUC) O filo Protozoa é subdividido em quatro classes: Sarcodina, Mastigophora, Sporozoa e Cilliphora. A característica considerada para

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção

PROTOZOÁRIOS. Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Protozoários PROTOZOÁRIOS Isolados ou colônias Vida livre ou associados a outros organismos Locomoção Pseudópodes(AMEBÓIDES) Cílios (CILIADOS) Flagelos (FLAGELADOS) Sem estrutura especializada (ESPOROZOÁRIOS)

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

Aula III Protozoários

Aula III Protozoários ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula III Protozoários Professora: Luciana Alves de Sousa REINO PROTISTA Protozoa: grego Proto = primeiro Zoon = animal Características gerais Organismos unicelulares, eucariontes,

Leia mais

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Relações Parasitas e Hospedeiros Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Quintas Disciplina 1ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros 2ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros Intervalo \0/ 3ª aula Relações Parasitas

Leia mais

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti

REINO PROTISTA. Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti REINO PROTISTA Capítulo 9 e 10 - Sistema Poliedro de Ensino Giselle Cherutti Características Gerais Grupo formando por protozoários e algas: Protozoários: seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos.

Leia mais

BIOLOGIA. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Principais doenças endêmicas no Brasil. Prof. ª Daniele Duó.

BIOLOGIA. Qualidade de Vida das Populações Humanas. Principais doenças endêmicas no Brasil. Prof. ª Daniele Duó. BIOLOGIA Qualidade de Vida das Populações Humanas Principais doenças endêmicas no Brasil Prof. ª Daniele Duó - História da Epidemiologia Hipócrates (mais de 2000 anos) fatores ambientais influenciam a

Leia mais

Doenças veiculadas por água contaminada

Doenças veiculadas por água contaminada Doenças veiculadas por água contaminada FORMAS DE CONTAMINAÇÃO Contato da pele com água contaminada; Ingestão de água contaminada; Ausência de rede de esgoto, falta de água ou práticas precárias de higiene;

Leia mais

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Protozooses. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Protozooses Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Conceitos Agente etiológico: é o causador da doença. (Trypanossoma cruzi, Ancylostoma duodenale); Vetor: é o agente transmissor de uma parasita. (Triatoma

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília

Aulas Multimídias Santa Cecília Aulas Multimídias Santa Cecília Prof. Marcôncio Reino Fungi (Fungos) Características: São heterótrofos. Podem ser unicelulares e pluricelulares. São eucariontes. Condições para um fungo germinar: Pouca

Leia mais

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical)

Toxoplasmose. Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Toxoplasmose Parasito Reino: Protozoa Filo: Apicomplexa (porque possui complexo apical) Ordem: Eucoccidiida Família: Sarcocystidae Gênero: Toxoplasma Espécie: Toxoplasma gondii - É uma doença cosmopolita.

Leia mais

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha

Cap. 4 Protoctistas e fungos. 7 Ano - Profa. Lucinha Cap. 4 Protoctistas e fungos 7 Ano - Profa. Lucinha Protoctista Características gerais São seres: - eucariontes (têm membrana nuclear) - Uni ou multicelulares (têm várias células) - Heterótrofos ou autótrofos

Leia mais

Aula Prática II: Protozoários - Família Trypanosomatidae.

Aula Prática II: Protozoários - Família Trypanosomatidae. UFF Universidade Federal Fluminense. PUNF - Polo Universitário de Nova Friburgo. Curso de Biomedicina. Disciplina: Parasitologia Professora: Aline Caseca Volotão. Monitora: Lorraine Herdy Heggendornn.

Leia mais

Características gerais:

Características gerais: Os Vírus Características gerais: São organismos acelulares; São parasitas intracelulares obrigatórios; Não possuem metabolismo próprio, portanto não fazem síntese protéica nem respiração celular; Seu material

Leia mais

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo?

Vírus! O vírus é ou não um ser vivo? Vírus O vírus é ou não um ser vivo? Não Vivo Vivo 8 1 2 Estrutura Uma partícula viral consiste de ácido nucleico, DNA ou RNA, circundado por uma capa proteica A partícula é chamada de vírion, a capa de

Leia mais

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI

Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Apesar da diversidade, muitas semelhanças! CAPÍTULO II SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROFESSORA VANESSA GRANOVSKI Características gerais dos seres vivos... Os seres vivos reagem a estímulos. Características

Leia mais

Giardíase. - É a principal parasitose intestinal (com maior incidência do que a ascaridíase e a amebíase).

Giardíase. - É a principal parasitose intestinal (com maior incidência do que a ascaridíase e a amebíase). Giardíase Parasito Reino: Protozoa Filo: Sarcomastigophora (porque possui flagelo) Ordem: Diplomonadida Família: Hexamitidae Gênero: Giardia Espécie: Giardia lamblia - É a principal parasitose intestinal

Leia mais

Reino Protista. Protozoários. rios Microalgas Macroalgas

Reino Protista. Protozoários. rios Microalgas Macroalgas Reino Protista Protozoários rios Microalgas Macroalgas I. Protozoários: rios:. Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (sem valor taxonômico).. Classificação conforme estrutura locomotora.

Leia mais

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença

Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença Febre Amarela: O que você precisa saber sobre a doença A febre amarela vem preocupando a sociedade brasileira. O número de casos no Brasil é o maior desde 1980. A OMS (Organização Mundial de Saúde) incluiu

Leia mais

Trypanosoma cruzi Doença de Chagas

Trypanosoma cruzi Doença de Chagas Disciplina de Parasitologia Trypanosoma cruzi Doença de Chagas Profa. Joyce Fonteles Histórico Histórico 1908- Carlos Chagas MG encontrou o parasito no intestino de triatomíneos. 1909- descrição do primeiro

Leia mais

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS

REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS 1º EM BIOLOGIA PROFESSOR JOÃO REINO PROTOCTISTA - PROTOZOÁRIOS Reino Protoctista Protozoários Características gerais Eucariontes unicelulares; Heterótrofos (digestão intracelular); Pinocitose Fagocitose

Leia mais

O Reino Protoctista. Introdução. Engloba algas e protozoários. Grupo polifilético ancestralidade distinta. Mais complexos que os Monera.

O Reino Protoctista. Introdução. Engloba algas e protozoários. Grupo polifilético ancestralidade distinta. Mais complexos que os Monera. Reino Protoctista Introdução Introdução O Reino Protoctista Engloba algas e protozoários Antes: vegetal e animal. Grupo polifilético ancestralidade distinta Limites não estabelecidos definitivamente. Mais

Leia mais

TECMED - Cursos Profissionalizantes

TECMED - Cursos Profissionalizantes Protozoários:... 3 Eucariontes:... 3 Unicelulares:... 3 Morfologia... 4 Reprodução:... 5 Assexuada:... 5 Brotamento ou Gemulação:... 6 Esquizogonia:... 6 Sexuada:... 6 Conjugação:... 6 Fecundação:... 6

Leia mais

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Biologia

Lista de Exercícios. Aluno(a): Nº. Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Biologia Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 1 Ano Disciplina: Biologia 01 - (UDESC SC/2012) Assinale a alternativa correta quanto aos protozoários. a)

Leia mais

Parasitologia VET05596 REINO PROTOZOA

Parasitologia VET05596 REINO PROTOZOA Parasitologia REINO VET05596 PROTOZOA Reino Protozoa Características Morfologia Locomoção Reprodução Locomoção - flagelo Reino Protozoa Reprodução I. Assexuada II. Sexuada * Alto índice de reprodução Reino

Leia mais

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos

Toxoplasma gondii. Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos Toxoplasma gondii Ciclo de vida e patogênese com foco para imunodeprimidos INTRODUÇÃO O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório, para que seu ciclo de vida esteja completo, precisa

Leia mais

Leishmaniose. Família: Trypanosomatidae (da mesma família que o Trypanosoma cruzi, causador de Chagas).

Leishmaniose. Família: Trypanosomatidae (da mesma família que o Trypanosoma cruzi, causador de Chagas). Leishmaniose Parasito Reino: Protozoa Filo: Sarcomastigophora (porque possui flagelo) Ordem: Kinetoplastida (porque tem cinetoplasto) Família: Trypanosomatidae (da mesma família que o Trypanosoma cruzi,

Leia mais

OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA

OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA HELMINTOS OS HELMINTOS CONSTITUEM UM GRUPO MUITO NUMEROSO DE ANIMAIS, INCLUINDO ESPÉCIES DE VIDA LIVRE E DE VIDA PARASITÁRIA Derivado do grego: helmins, helminthos - VERMES Termo VERME remete, de modo

Leia mais

Plateomintos achatados. Nematelmintos cilíndricos

Plateomintos achatados. Nematelmintos cilíndricos Parasitas Os seres que parasitam o homem são divididos em cinco filos: Protozoa: composto por seres unicelulares e microscópicos (ex: giárdia, trichomonas, etc). Platyhelminthes: vermes de forma achatada

Leia mais

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano

ÁGUA E SAÚDE. Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências 6 ano SANEAMENTO BÁSICO É o conjunto de medidas que visa melhorar e garantir a saúde da população por meio de abastecimento de água, da construção de rede de esgoto

Leia mais

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO_AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. A partir da leitura da reportagem a cima, responsa as seguintes questões: a) De acordo com o texto, existem pessoas que acreditam que os fungos fazem

Leia mais

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO

Bactérias Vírus Fungos Protozoários O QUE SÃO Bactérias Vírus Fungos Protozoários RESUMO DOS PRINCIPAIS MICRORGANISMOS, O QUE SÃO MEIOS DE PROLIFERAÇÃO... Diferença entre as células Bactérias São seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Doenças

Exercitando Ciências Tema: Doenças Exercitando Ciências Tema: Doenças (Esquistossomose, Ancilostomíase, Dengue, Malária, Febre Amarela e Doença de Chagas) Caro aluno, Esta atividade abordará alguns tipos de doenças. A maioria delas são

Leia mais

Profa. Carolina G. P. Beyrodt

Profa. Carolina G. P. Beyrodt Profa. Carolina G. P. Beyrodt Agente etiológico: Toxoplasma gondii (Protozoário coccídeo do Filo Apicomplexa) Histórico Isolado em 1908 de um roedor do deserto: Ctenodactylus gondii 1923 descrição do primeiro

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 11 Protozoários, algas e fungos

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 11 Protozoários, algas e fungos Plano de Aulas Biologia Módulo 11 Protozoários, algas e fungos Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 a 2 b 3 b Todos os protozoários unicelulares e a maioria dos ciliados

Leia mais

Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais.

Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais. Corpo cilíndrico, recoberto por uma cutícula resistente. Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais. Muitos nematelmintos de vida livre são carnívoros e se

Leia mais

Ciências. Estudo dirigido para o teste Aluna: RAYANA TEIXEIRA PEIXOTO, 7 B. Professor: José Roberto.

Ciências. Estudo dirigido para o teste Aluna: RAYANA TEIXEIRA PEIXOTO, 7 B. Professor: José Roberto. Ciências Estudo dirigido para o teste Aluna: RAYANA TEIXEIRA PEIXOTO, 7 B. Professor: José Roberto. Conhecendo os Protoctistas Capítulo 4 Protoctista Primeiros animais Unicelulares Multicelulares Eucariontes

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Prof. Kauê Costa kaue.costa@ymail.com 2014

PROTOZOÁRIOS. Prof. Kauê Costa kaue.costa@ymail.com 2014 PROTOZOÁRIOS Prof. Kauê Costa kaue.costa@ymail.com 2014 Protozoários Reino Protoctista. Eucariontes unicelulares. Esta única célula executa todas as funções necessárias: locomoção, respiração, excreção

Leia mais

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello Reino Animal Filo Nematelmintos Turma: 7 C Professora: Mariana Mello OBJETIVOS DA AULA Compreender as principais características do filo dos nematelmintos Relacionar a vida desses animais com a saúde humana

Leia mais

Questão 01) Leia a notícia abaixo:

Questão 01) Leia a notícia abaixo: Questão 01) Leia a notícia abaixo: Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem

Leia mais

Protistas: Do grego: Primeiro de todos

Protistas: Do grego: Primeiro de todos Protistas ou Protoctistas (protozoários + algas) Protistas: Do grego: Primeiro de todos Primeiros eucariontes a surgir no curso da Evolução Aula 04 Profa Marcela Camargo Matteuzzo Não podemos considerar

Leia mais

Filo Nematelmintos. O tamanho corporal varia de poucos milímetros ate 8m!

Filo Nematelmintos. O tamanho corporal varia de poucos milímetros ate 8m! Características: Do grego, nemato = fio ou filamento + helmins = verme; Antes eram classificados dentro de um grupo maior, o filo Asquelmintos; Existem cerca de 90 mil espécies descritas de vermes nematódeos;

Leia mais