Conceitos de Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos de Programação"

Transcrição

1 Lógica de Programação 1 Conceitos de Programação Um programa é um conjunto de instruções escrito em uma determinada linguagem que diz ao computador o que deve ser feito. Computadores digitais foram concebidos para executar instruções escritas em linguagem de máquina. Um computador é capaz de executar um algoritmo contendo instruções escrita como sequências de bits. Nos primórdios da computação os algoritmos eram escritos em linguagem de máquina, o que tornava a tarefa de desenvolvimento de algoritmos muitos trabalhosa. Um grande avanço ocorreu na computação quando se conseguiu criar programas que traduzissem instruções escritas em uma linguagem dos seres humanos para a linguagem de máquina. Existem muitas formas diferentes e tipos de linguagens de programação, cada qual com uma finalidade específica. Elas podem ser classificadas em níveis, que vão desde o nível de dispositivo e lógico digital, chamada baixo nível, até o de linguagem orientada a problemas, chamada de alto nível. A designação alto nível está associada ao fato de que nele utilizam-se linguagens que procuram aproximar-se das linguagens naturais. Os programas escritos em linguagem de alto nível precisam ser traduzidos para o nível mais baixo, de forma que possam ser entendidos ou executados pela máquina. Linguagem de baixo nível: atuam diretamente no hardware da máquina, movimentando dados e acionando dispositivos ligados ao computador. Esse tipo de linguagem é de difícil programação Linguagens de alto nível: são utilizadas pelos programadores no desenvolvimento de sistemas. Os programas digitados nessas linguagens constituem o código-fonte, que é traduzido para programas de baixo nível, em um processo de compilação ou interpretação. Introdução à programação A linguagem de programação é formada por palavras, que são agrupadas em frases para produzir um determinado significado. As palavras de uma linguagem de programação são palavras-chave, e as frases criadas com essas palavras, de estruturas de programação. Um programa é constituído de palavras-chave e estruturas de programação definidas segundo as regras dessa linguagem (gramática). A linguagem de programação possui uma sintaxe 1, definida por essas regras. Cada linguagem de programação foi desenvolvida para solucionar determinado tipo de problema e cumprir uma dada função, como a execução de cálculos matemáticos complexos com aplicações científicas, ou para processar uma grande quantidade de dados submetidos a operações simples com aplicações na área financeira, etc. 1 É a parte da gramática que se dedica ao estudo da estruturação das palavras em uma frase, termo usado de forma análoga no que se refere à linguagens de programação, para especificar a construção de instruções e comandos.

2 2 Linguagem de Programação Tipos de linguagens de programação Existem diferentes linguagens de programação, que foram criadas ao longo do desenvolvimento dos sistemas computacionais, cada uma com sua particularidade e recursos existentes à sua época. Programação linear: linguagens seqüenciais, em que havia pouca ou nenhuma interatividade e destinavam-se a uma atividade específica. Programação estruturada: linguagens estruturadas, que permitiu o desenvolvimento de sistemas mais interativos, de forma mais organizada e com maior funcionalidade. Programação orientada a objetos: mais recentes, promoveram uma grande transformação na forma como os sistemas são concebidos e codificados, trazendo grande interatividade, processamento distribuído e grande diversidade de ambientes e dispositivos. Conceitos básicos sobre algoritmos Os dados são os valores que serão utilizados para a resolução de um problema. Esses valores podem ser fornecidos pelo usuário do programa, podem ser originados de processamentos (cálculos) ou, então, de arquivos, bandos de dados ou outros programas. Os dados são armazenados temporariamente em variáveis para que sejam processados de acordo com as especificações do algoritmo. Os dados devem ser classificados de acordo com o tipo de valor a ser armazenado na variável. Os tipos de dados são definidos a partir dos tipos primitivos. Os dados manipulados pelos computadores durante a execução dos programas são armazenados na memória. A memória principal do computador é volátil. Na memória principal serão colocados os programas para que sejam executados. Estes, por sua vez, precisarão de memória adicional para realizar suas tarefas. A responsabilidade pelo gerenciamento de memória é do sistema operacional, para impedir que programas distintos sejam gravados na mesma área de memória e que eles concorram pela mesma região livre de memória no momento em que requerem espaço adicional. Na memória secundária os dados são gerenciados através de arquivos que se encontram em diretórios (pastas). Um programa pode requerer quantas células de memória adicional precisar através do uso de variáveis. Tipos de dados Ao desenvolver um algoritmo é necessário que se tenha conhecimento prévio do tipo de informação (dado) que será utilizado para resolver o problema proposto. Os tipos de dados mais utilizados são: numérico, lógico e literal ou caractere. Numérico Dividem-se em dois grupos: inteiros e reais Os números inteiros podem ser positivos ou negativos e não possuem parte decimal. A faixa de valores inteiros possíveis é de a Exemplos de dados numéricos inteiros:

3 Lógica de Programação 3 Os números reais podem ser positivos ou negativos e possuem parte decimal. A faixa de valores reais possíveis é muito maior e possui de 6 a 11 dígitos significativos com sinal. Exemplos de dados numéricos reais: 23,45 346,89-34,88 0,0-247,0 Lógico Ou booleanos, podem assumir os valores verdadeiro ou falso. Esse tipo de dados, quando armazenado na memória do computador ocupada 1 byte (possui apenas duas possibilidade de representação. Literal ou caractere São dados formados por um único caractere ou por uma cadeia de caracteres. Esses caracteres podem ser as letras maiúsculas, as letras minúsculas, os números (não podem ser usados para cálculos) e os caracteres especiais (&, +). Esse tipo de dado, quando armazenado na memória do computador, ocupa um byte para cada caractere. Exemplos de dados literais: aluno internet Formação de identificadores Os identificadores são os nomes das variáveis, dos programas, das constantes, das rotinas, das unidades, etc. As regras básicas para a formação dos identificadores são: Os caracteres que você utilizar na formação dos identificadores são: os números, as letras maiúsculas, as letras minúsculas e o caractere sublinhado; Os primeiro caractere deve ser sempre uma letra ou o caractere sublinhado; Não são permitidos espaços em brando e caracteres especiais (@, $, +,, %,!); Não podemos usar as palavras reservadas nos identificadores, ou seja, palavras que pertencem a uma linguagem de programação. Exemplos de identificadores Exemplos de identificadores válidos: A X5 a A32 nota NOTA1 NOTA MATRICULA Exemplos de identificadores inválidos: 5b por começar por número e 12 por conter espaço em branco x-y por conter o caractere especial prova 2n por conter espaço em branco nota_1 dia IDADE nota(2) por conter os caracteres especiais ( ) case por ser palavra reservada SET por ser palavra reservada

4 4 Linguagem de Programação Estrutura sequencial em algoritmos ALGORITMO DECLARE bloco de comandos FIM_ALGORITMO As variáveis são declaradas após a palavra DECLARE e os tipos mais utilizados são: NUMÉRICO (para variáveis que receberão número), LITERAL (para variáveis que receberão caracteres) e LÓGICO (para variáveis que receberão apenas dois valores: verdadeiro ou falso). Exemplo: DECLARE X NUMÉRICO Y, Z LITERAL TESTE LÓGICO Comando de atribuição em algoritmos O comando de atribuição é utilizado para atribuir valores ou operações a variáveis, sendo representado pelo símbolo. Exemplo: x 4 x x + 2 y aula teste falso Comando de entrada em algoritmos O comando de entrada é utilizado para receber dados digitados pelo usuário. Os dados recebidos são armazenados em variáveis. Esse comando é representado pela palavra LEIA. Exemplo: LEIA X Um valor digitado pelo usuário será armazenado na variável X. LEIA Y Um ou várias caracteres digitados pelo usuário serão armazenados na variável Y. Comando de saída em algoritmos O comando de saída é utilizado para mostrar dados na tela ou na impressora. Esse comando é representado pela palavra ESCREVA e os dados podem ser conteúdos de variáveis ou mensagens. Exemplo: ESCREVA X Mostra o valor armazenado na variável X. ESCREVA Conteúdo de Y =, Y Mostra a mensagem Conteúdo de Y = e em seguida o valor armazenado na variável Y.

5 Lógica de Programação 5 Constantes São valores que não sofrem alterações ao longo do desenvolvimento do algoritmo ou da execução do programa. Exemplo: na expressão a seguir, o valor 3,1415 é atribuído à constante PI ( ) e permanecerá fixo até o final da execução. PI Perímetro 2 * PI * raio As constantes devem ser declaradas como variáveis, cujo valor atribuído permanecerá inalterado ao longo do programa. Por isso, também são chamadas de variáveis somente de leitura. Operadores Os operadores são utilizados para representar expressões de cálculo, comparação, condição e atribuição. Temos os seguintes tipos de operadores: de atribuição, aritméticos, relacionais e lógicos. Operador de atribuição é utilizado para expressar o armazenamento de um valor em uma variável. Esse valor pode ser predefinido (variante ou não) ou pode ser o resultado de um processamento. Operadores aritméticos São utilizados para a realização dos diversos cálculos matemáticos. Operador Representação Incremento a + 1 Decremento a 1 Multiplicação * Divisão / Exponenciação ^ ou ** Módulo mod Adição + Subtração Nem todos os operadores aritméticos utilizados na realização de cálculos podem ser representados por símbolos computacionais. Alguns deles são representados por funções matemáticas, como no caso da exponenciação e da radiciação. Funções matemáticas são programas especiais existentes nas bibliotecas das linguagens de programação e executam cálculos matemáticos mais complexos não suportados pelos operadores matemáticos básicos. Operadores relacionais São utilizados para estabelecer uma relação de comparação entre valores ou expressões. O resultado dessa comparação é sempre um valor lógico (booleano) verdadeiro ou falso. Operador Representação Maior > Maior ou igual >= Menor < Menor ou igual <=

6 6 Linguagem de Programação Operador Representação Igual a = Diferente de < > Operadores lógicos São utilizados para concatenar ou associar expressões que estabelecem uma relação de comparação entre valores. O resultado dessas expressões é sempre um valor lógico (booleano) verdadeiro ou falso. Operador Representação e.e. ou.ou. não.não. A avaliação das expressões nas quais são utilizados os operadores lógicos está resumida na tabela-verdade. Operador.e..ou..não Expressão A = 5 B < > 9 A = 5.e. B < > 9 A = 5.ou. B < > 9.não. A = 5 Resultados possíveis.v..v..v..v..f..v..f..f..v..f..f..v..f..v..v..f..f..f..f..v. Precedência dos operadores Quando, em um algoritmo ou programa, uma expressão envolve mais de um operador, a ordem da avaliação das expressões segue a precedência deles. A precedência dos operadores define a ordem para execução das operações. Para as operações aritméticas temos a seguinte ordem, que deve ser avaliada sempre da esquerda para a direita. 1. São calculados os fatoriais. 2. São calculadas as funções, potência e raiz quadrada. 3. São calculadas as multiplicações e divisões. 4. São calculadas as adições e subtrações. Exemplo: K A + B * 10mod3 Considere: B 5 e A 2 Substituindo as variáveis pelos valores que lhes foram atribuídos temos K * 10mod3 1. As expressões 10mod3 tem a mesma precedência. Então, calculase, obtém-se o valor 4 e em seguida 10mod3 e obtém-se 1, reconstruindo a expressão com os valores obtidos: K * Calcula-se 5 * 4 = 20, reconstruindo a expressão, temos K Todas as operações resultantes têm a mesma precedência. Dessa maneira calculando da esquerda para a direta temos o resultado final: K 21. Para impor a realização de uma operação ou de um conjunto de operações em uma ordem diferente da ordem padrão, podemos utilizar parênteses ou colchetes. Em operações lógicas o operador.e. tem prioridade sobre o operador.ou.. Tabela de precedência de operadores.

7 Lógica de Programação 7 Operador Função realizada ( ), [ ] Parênteses e colchetes são usados para agrupar expressões, determinando precedência. ^ ou ** Operador aritmético de potenciação. *, / Operadores aritméticos de multiplicação e divisão. +, Operadores aritméticos de adição e subtração. Operador de atribuição. =, <, >, <=, >=, < > Operadores relacionais..não. Operador lógico de negação..e. Operador lógico e.ou. Operador lógido ou Exercícios 1. Três índios, conduzindo três brancos, precisam atravessar um rio dispondo para tal de um barco cuja capacidade é de apenas duas pessoas. Por questões de segurança, o índios não querem ficar em minoria, em nenhum momento e em nenhuma das margens. Escreva um algoritmo que oriente os índios para realizarem a travessia nas condições fixadas. 2. O show de uma banda de rock, que será realizado na margem de um rio, deve começar exatamente às 21h. Atrasados, às 20h43min, os quatro integrantes da banda estão na outra margem do rio e necessitam, para chegar ao palco, atravessar uma ponte. Há somente uma lanterna e só podem passar uma ou duas pessoas juntas pela ponte, e sempre com a lanterna. A lanterna não pode ser jogada e cada integrante possui um tempo diferente para atravessar a ponte: o vocal leva 10 minutos, o guitarrista 5 minutos, o baixista 2 minutos e o baterista 1 minuto. Evidentemente, quando dois atravessam juntos, o tempo necessário é o do mais lento. Escreva um algoritmo que permite a banda atravessar a ponto de modo que o show comece na hora marcada. 3. Verifique se as variáveis a seguir possuem nomes corretos e justifique as alternativas falsas: a) n#1 b) $din c) n1 d) dep e) tempo f) n 1 g) U F h) nome2 i) n_1 j) K2K k) 2nome l) val#r 4. Sabe-se que o uso incorreto da precedência de operadores ocasiona erros. Pensando nisso, avalie as expressões a seguir e: a) Classifique a ordem em que as operações deverão ser executadas. b) Determine o resultado das operações. Considere os seguintes valores para as variáveis: A 8; B 5; C 4; D 2 a) Delta B^2 4 * A * C b) J Hoje < > HOJE c) Media (A + B + C + D) / 4 d) Media A + B + C + D / 4 e) Resultado A mod D / 5 f) Resultado (A mod D) / 5 g) X (A + B) 10 * C h) X A + B 10 * C

8 8 Linguagem de Programação i) Y A > 8.e. B + C > D j) Y A > 3 * 2.ou. B + C < > D 5. Dadas as expressões a seguir, identifique o resultado verdadeiro ou falso que cada uma delas retornaria, em função dos valores dados. A 2; B 7 a) A = 3.e. B = 7 b) A = 2.e. B = 5 c) A < 3.ou. B < > 7 d) A <= 2.e. B = 7 e).não. A = 2.e. B = 7 f) A < 5.e. B > 2.ou. B < > 7 6. Complete a tabela-verdade a seguir: Operador.e..ou..não. Expressão A = 4 B < > 5 A = 4.e. B < > 5 A = 4.ou. B < > 5.não. A = 4 Resultados possíveis 7. Dados os enunciados a seguir, identifique quais variáveis e/ou constantes serão necessárias para representar os valores exigidos para resolver os problemas: a) Uma pessoa foi ao armazém e comprou 5 kg de um determinado legume, cujo preço do quilo é R$ 3,00. Considerando que essa pessoa poderia comprar outros produtos, como poderíamos escrever uma expressão que pudesse ser aproveitada para calcular o valor total da compra de dada produto? b) A área de um retângulo é dada pela multiplicação do comprimento pela altura. c) O cálculo do delta é obtido pela subtração de b elevado ao quadrado pelo resultado da multiplicação de 4 por a e por c. d) Ler o nome da pessoa e sua data de nascimento. A partir da data atual, calcula a idade da pessoa. e) O índice de massa corporal (IMC) é uma fórmula utilizada para verificar se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula utilizada para calcular o IMC é dada pela expressão: IMC = peso / (altura) 2. f) O salário mínimo é reajustado anualmente. Para isso, o governo determina o percentual de reajuste. g) A velocidade média de um veículo é dado pela expressão: Vm = S / T, onde: S: variação de espaço (ponto de chegada ponto de partida) em quilômetros. T: intervalo de tempo (tempo final tempo inicial) em horas. 8. Faça um programa que receba quatro números inteiros, calcule e mostre a soma desses números. 9. Faça um programa que receba três notas, calcule e mostre a média aritmética entre elas. 10. Faça um programa que receba três notas e seus respectivos pesos, calcule e mostre a média ponderada dessas notas.

9 Lógica de Programação Faça um programa que receba o salário de um funcionário, calcule e mostre o novo salário, sabendo-se que este sofreu um aumento de 25%. 12. Faça um programa que receba o salário de um funcionário e o percentual de aumento, calcule e mostre o valor do aumento e o novo salário. 13. Faça um programa que receba o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 11% sobre o salário-base. 14. Faça um programa que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o seu salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de R$ 50,00 e paga imposto de 10% sobre o salário-base. 15. Faça um programa que receba o valor de um depósito e o valor da taxa de juros, calcule e mostre o valor do rendimento e o valor total depois do rendimento. 16. Faça um programa que calcule e mostre a área de um triângulo. Sabe-se que: área = (base * altura)/2 17. Faça um programa que calcule e mostre a área de um círculo. Sabe-se que: Área = R Faça um programa que receba um número positivo e maior que zero, calcule e mostre: a) O número digitado ao quadrado b) O número digitado ao cubo c) A raiz quadrada do número digitado d) A raiz cúbica do número digitado 19. Faça um programa que receba dois números maiores que zero, calcule e mostre um elevado ao outro. 20. Sabe-se que: 1 pé = 12 polegadas 1 jarda = 3 pés 1 milha = jardas Faça um programa que receba uma medida em pés, faça as conversões a seguir e mostre os resultado a) Polegadas b) Jardas c) Milhas 21. Faça um programa que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre: a) A idade dessa pessoa b) Quantos anos essa pessoa terá em O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do preço de fábrica com o percentual de lucro do distribuidor e dos impostos aplicados ao preço de fábrica. Faça um programa que receba o preço de fábrica de um veículo, o percentual de lucro do distribuidor e o percentual de impostos. Calcule e mostre: a) O valor correspondente ao lucro do distribuidor. b) O valor correspondente aos impostos. c) O preço final do veículo. 23. Faça um programa que receba o número de horas trabalhadas e o valor do salário mínimo. Calcule e mostre o salário a receber seguindo as regras abaixo: a) A hora trabalhada vale a metade do salário mínimo. b) O salário bruto equivale ao número de horas trabalhadas multiplicado pelo valor da hora trabalhada. c) O imposto equivale a 3% do salário bruto.

10 10 Linguagem de Programação d) O salário a receber equivale ao salário bruto menos o imposto. 24. Pedro comprou um saco de ração com peso em quilos. Pedro possui dois gatos para os quais fornece a quantidade de ração em gramas. Faça um programa que receba o peso do sado de ração e a quantidade de ração fornecida para cada gato. Calcule e mostre quanto restará de ração no saco após cinco dias. 25. Cada degrau de uma escada tem X de altura. Faça um programa que receba essa altura e a altura que o usuário deseja alcançar subindo a escada. Calcule e mostre quantos degraus o usuário deverá subir para atingir seu objetivo, sem se preocupar com a altura do usuário. 26. Faça um programa que receba a medida do ângulo formado por uma escada apoiada no chão e encostada na parede e a altura da parede onde está a ponta da escada. Calcule e mostre a medida desta escada. 27. Faça um programa para calcular e mostrar a que distância deve estar uma escada da parede. O usuário deve fornecer o tamanho da escada e a altura em que deseja pregar o quadro. Lembre-se de que o tamanho da escada deve ser maior que a altura que se deseja alcançar. X altura em que deseja pregar o quadro. Y distância em que deverá ficar a escada. Z tamanho da escada. Bibliografia Fundamentos da Programação de Computadores Ana Fernanda Gomes Ascencio, Edilene Aparecida Veneruchi de Campos São Paulo: Pearson Prentice Hall Lógica de programação e estrutura de dados, com aplicações em Java Sandra Puga, Gerson Rissetti São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 Programando com Pascal Jaime Evaristo São Paulo: Book Express, 2002 Algoritmos e Programação Ricardo Reis Pereira, Jerffeson Teixeira de Souza, Jeandro de Mesquita Bezerra Fortaleza: RDS, 2009

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE MATEMÁTICA profericomartins@unemat.br

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE MATEMÁTICA profericomartins@unemat.br

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL Noções de Programação de Computadores Prof. Eduardo 1 1 ESTRUTURA SEQUENCIAL algoritmo Nome_do_algoritmo declaração de variáveis variáveis inicio bloco de comandos; fim_algoritmo 1.1 Declaração de variáveis

Leia mais

G A B A R I T O. Estrutura Sequencial

G A B A R I T O. Estrutura Sequencial G A B A R I T O Estrutura Sequencial 1. Receba quatro números inteiros, calcule e mostre a soma desses números. n1, n2, n3, n4 soma n1 + n2 + n3 + n4 soma s 2. Receba três notas, calcule e mostre a média

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas Estruturas condicionais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas Estruturas condicionais Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Expressões aritméticas, relacionais e lógicas Estruturas condicionais Prof. Renato Pimentel 1 Expressões aritméticas 2 Prof. Renato Pimentel 1

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 01 - Introdução Exercícios 01 - Respostas Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 01 - Introdução Exercícios 01 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 01 - Introdução Exercícios 01 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Para cada problema abaixo escreva uma solução algorítmica utilizando a forma da descrição narrativa

Leia mais

Lógica de Programação Atividade Avaliativa 1 RESPOSTAS

Lógica de Programação Atividade Avaliativa 1 RESPOSTAS Lógica de Programação Atividade Avaliativa 1 RESPOSTAS Avaliação individual. A interpretação das questões faz parte da avaliação. Não é permitida conversa bem como troca de materiais entre os alunos; 1)

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Portugol. Tiago Alves de Oliveira

Portugol. Tiago Alves de Oliveira Portugol Tiago Alves de Oliveira Revisando Algoritmo: Sequência finita de passos que levam à execução de uma tarefa Claro e preciso. Ex. somar dois números Algoritmo precisa seguir uma sequência lógica

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1)

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1) ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho 1 (T1) Grupo de até três acadêmicos; Entregar os algoritmos escritos; Entregar as implementações dos algoritmos em arquivo organizados em uma pasta,

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Créditos Introdução à Ciência da Computação Tópicos Preliminares em Programação Exceto por adaptações e complementos menores, o material a seguir é composto de slides gentilmente cedidos por: Prof. Rudinei

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Conceitos Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa escrita do programa linha a linha, ou seja, a sintaxe do programa, podendo-se

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos Prof. Elyssandro Piffer CONCEITO DE ALGORITMO O computador pode auxiliar em muitas tarefas, contudo ele não possui independência, não é inteligente,

Leia mais

Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados

Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando estiver em

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Algoritmos Computacionais. Sérgio Carlos Portari Júnior

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Algoritmos Computacionais. Sérgio Carlos Portari Júnior LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Algoritmos Computacionais Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgfrutal@gmail.com Tópicos abordados Algoritmos Computacionais Estrutura de Dados Tipos Primitivos Constantes Variáveis

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Programação com sequência Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ Etapas de ação de um computador

Leia mais

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec Algoritmos em Estrutura seqüencial 1. Tipos de dados São quatro os tipos básicos de dados, e podem assumir os seguintes valores válidos: - números inteiros: -,, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,, + ; - números reais:

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 2 Profª Amanda Gondim LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos que realizam cálculo matemáticos, todas as expressões aritméticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas

Leia mais

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE OU DECISÃO) Até o momento da disciplina vimos algoritmos e programas

Leia mais

Introdução à Pseudo-código PROGRAMAÇÃO I (COM06842) LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO (COM06039)

Introdução à Pseudo-código PROGRAMAÇÃO I (COM06842) LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO (COM06039) Introdução à Pseudo-código PROGRAMAÇÃO I (COM06842) LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO (COM06039) F REDDY BRASILEIRO www.inf.ufes.br/~fbrasileiro fbrasileiro@inf.ufes.br Conteúdo 4. Elementos fundamentais

Leia mais

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Apresentação do Professor Professor: José Carlos Perini E-mail: jose.perini@metrocamp.edu.br Blog: http://profperini.com Formação

Leia mais

Lógica de Programação I. Gilson de Souza Carvalho

Lógica de Programação I. Gilson de Souza Carvalho Gilson de Souza Carvalho gaucho.gilson@hotmail.com 1. Estruturas básicas Apresentaremos um resumo com os comandos estudados para criação de algoritmos. Para utilizar estes comandos, usaremos uma sintaxe

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I

PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Algoritmos Devemos ter consciência que um computador não é dotado da capacidade de tomar decisões com base em premissas. Portanto, não podemos instruir um computador com sentenças dúbias. Os métodos em

Leia mais

Português Estruturado

Português Estruturado Português Estruturado Português Estruturado Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambigüidades. O português estruturado é, na verdade,

Leia mais

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Prof. José Carlos Perini Formação em Análise de Sistemas Univ. S. Francisco Pós em Administração Universidade S. Francisco Mestrado em Ciência da Computação

Leia mais

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Prof. José Carlos Perini Formação em Análise de Sistemas Univ. S. Francisco Pós em Administração Universidade S. Francisco Mestrado em Ciência da Computação

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Expressando a lógica em programação Ferramentas gráficas: diagramas e fluxogramas; Ferramentas textuais: pseudocódigos ou metalinguagens (Português

Leia mais

Programação Estruturada Aula VisualG

Programação Estruturada Aula VisualG Programação Estruturada Aula VisualG Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 CRIANDO ALGORITMO CRIANDO ALGORITMO Passos para construir Algoritmos Ler enunciado do problema, compreendendo-o

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio Introdução a Lógica de Programação

Leia mais

Estrutura Condicional

Estrutura Condicional Estrutura Condicional Lógica de Programação - 1 As estruturas de seleção ou decisão são utilizadas quando existe a necessidade de verificar condições para a realização de uma instrução ou de uma sequência

Leia mais

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA SUMÁRIO Introdução Conceitos básicos Formato básico Tipos primitivos Variáveis Constantes Operadores Operações

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Conceitos básicos de algoritmos Prof. Renato Pimentel. Computação

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Conceitos básicos de algoritmos Prof. Renato Pimentel. Computação Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Conceitos básicos de algoritmos Prof. Renato Pimentel 1 Computação Dados Informações vindas de usuários ou de outras máquinas; Processamento transformação

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Introdução a algoritmos Roteiro Algoritmos Formas

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais

Introdução. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e programação Aula 02

Introdução. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e Algoritmo. Lógica e programação Aula 02 Introdução Lógica e programação Aula 02 Lógica na resolução de problemas computacionais Algortimos aplicados à solução de problemas computacionais Formalização de algoritmos Exercícios Sky Informática

Leia mais

Material Didático Unificado.

Material Didático Unificado. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Tipos de dados, constantes e variáveis. Prof.: Jesus

Tipos de dados, constantes e variáveis. Prof.: Jesus Tipos de dados, constantes e variáveis Prof.: Jesus Tipos de dados Algoritmo é uma sequência de passos que visa a atingir um objetivo. Geralmente consiste em entrada, processamento e saída. Mas de quê?

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Variável é um local na memória principal, isto é, um endereço que armazena um conteúdo. Em linguagem de alto nível nos é permitido dar nomes a esse endereço, facilitando

Leia mais

Ambiente Scilab Variáveis, expressões, comando de atribuição Entrada e Saída básica

Ambiente Scilab Variáveis, expressões, comando de atribuição Entrada e Saída básica Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/moodle Ambiente Scilab Variáveis, expressões, comando de atribuição Entrada

Leia mais

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos:

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Elementos Básicos Tipos de dados Dados e seus tipos: Computadores lidam com diversos tipos de dados: numéricos,

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 www.decom.ufop.br/red AULA TEÓRICA 02 1 Prof. Marcelo Luiz Silva Red CONTEÚDOS DA AULA

Leia mais

Instruções, dados e expressões

Instruções, dados e expressões Instruções, dados e expressões Marina Andretta ICMC-USP 1 de março de 2016 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 1 de março de 2016 1 / 50 Dados Um computador manipula informações presentes em sua memória.

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Capítulo 3 Estrutura Sequencial

Capítulo 3 Estrutura Sequencial Capítulo 3 Estrutura Sequencial Licenciatura em Computação undamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Introdução

Leia mais

Estruturas de Dados Estáticas Cont.

Estruturas de Dados Estáticas Cont. Estruturas de Dados Estáticas 1 Estruturas de Dados Estáticas Cont. Matriz (arrays multidimensionais) Uma matriz é uma variável composta homogênea bidimensional formada por uma sequência de variáveis,

Leia mais

I - CONCEITOS INICIAIS

I - CONCEITOS INICIAIS Sumário I - CONCEITOS INICIAIS... 2 Lógica de programação... 2 Algoritmo... 2 Instrução... 3 Programa de Computador... 3 Fases... 4 Diagrama de Blocos... 4 II - VARIÁVEIS... 5 Numéricas... 5 Cadeia ou

Leia mais

Capítulo 1 Conceitos Básicos

Capítulo 1 Conceitos Básicos Capítulo 1 Conceitos Básicos Licenciatura em Computação Fundamentos de Lógica para Programação Prof. Nícolas Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo Introdução

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória. Classificadas

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES 3 Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória.

Leia mais

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Aula 2 - Variáveis Tipos de dados Identificadores Aula 3 - Programação

Leia mais

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Fundamentos de Programação 1 Aula 4B Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos

Leia mais

CAPÍTULO 3 INSTRUÇÕES BÁSICAS

CAPÍTULO 3 INSTRUÇÕES BÁSICAS CAPÍTULO 3 INSTRUÇÕES BÁSICAS Guilherme da Cunha Fonseca FEPI Centro Universitário de Itajubá Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 1 INTRODUÇÃO As instruções ou comandos básicos são o conjunto de

Leia mais

5. Expressões aritméticas

5. Expressões aritméticas 5. Expressões aritméticas 5.1. Conceito de Expressão O conceito de expressão em termos computacionais está intimamente ligado ao conceito de expressão (ou fórmula) matemática, onde um conjunto de variáveis

Leia mais

Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO Dados em Algoritmos Quando escrevemos nossos programas, trabalhamos com: Dados que nós fornecemos ao programa Dados

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) SCEF 2 Conceitos básicos Computador:

Leia mais

Operadores e instruções

Operadores e instruções Operadores e instruções Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG 2 Operadores Operadores são elementos funcionais que atuam sobre operandos e produzem um determinado resultado. podem ser

Leia mais

Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira

Algoritmos Lógica e Programação Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira Algoritmos Lógica e Programação 2016-2 Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira E-mail: adelson.nogueira@pitagoras.com.br PORTUGUES ESTRUTURADO o o o o Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 35 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais.

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos Tipos de dados Os tipos de dados primitivos ou básicos são

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 2 Elementos fundamentais de Algoritmos, Conceitos de Variáveis Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 21/03/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje

Leia mais

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa Computação Eletrônica Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões Prof: Luciano Barbosa Site da disciplina: www.cin.ufpe.br/~if165/ Recapitulando num cubo = n * n * n cubo Algoritmo

Leia mais

Algoritmos - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Pseudocódigo Também chamada de de linguagem estruturada, reune um conjunto de de ações (ou comandos), usando uma linguagem simples e genérica,

Leia mais

Prof. José Remo / Prof. Ildeberto Rodello 1

Prof. José Remo / Prof. Ildeberto Rodello 1 RAD 2119 Tecnologia de Informação Aplicada a Administração Desenvolvimento de Algoritmos Itens Fundamentais Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@usp.br http://www.fearp.usp.br/~rodello 3315.0514 Itens Fundamentais

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Algoritmos. Conceitos e Comandos

Algoritmos. Conceitos e Comandos Algoritmos Conceitos e Comandos Trabalho - Reposição Arquitetura Funcional do Computador Para próxima aula 16/03/2018 Valerá duas presenças. Variável Uma variável é um local na memória principal, isto

Leia mais

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Introdução a Programação Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Programas Programas são instruções para o computador executar uma tarefa Estas instruções seguem uma lógica Lógica: modo

Leia mais

Introdução a programação Visão geral

Introdução a programação Visão geral Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Introdução a programação Visão geral Professor: Saulo Henrique Cabral Silva Conceitos lógica/algoritmo A lógica é usada no dia a dia das pessoas para

Leia mais

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza Introdução à Programação Estruturada Parte 3 Material da Prof. Ana Eliza Arquitetura do Computador Digital MEMÓRIA Armazena dados e comandos UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE CONTROLE UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Memória, variáveis e constantes Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo 2 O que já

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Aula 4 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/prog3/ Aula 4-14/09/2006 1 Atribuições Depois que as variáveis são declaradas,

Leia mais

Aula 03 - Introdução ao Scilab (p2)

Aula 03 - Introdução ao Scilab (p2) BCC701- Programação de Computadores I Aula 03 - Introdução ao Scilab (p2) Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM http://www.decom.ufop.br/bcc701 BCC701-2019-01 DECOM

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Lógica de Programação e Algoritmos. Prof. André Y. Kusumoto

Lógica de Programação e Algoritmos. Prof. André Y. Kusumoto Lógica de Programação e Algoritmos Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com 2 Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Constantes, Variáveis e Tipos de Dados Variáveis e constantes

Leia mais

ALGORITMO. Professor: RODRIGO GOBBI TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS

ALGORITMO. Professor: RODRIGO GOBBI TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS ALGORITMO Professor: RODRIGO GOBBI As instruções são os comandos que identificarão a máquina qual deverá ser a ação executada; Os dados são números, medidas, valores relacionados ao problema em que se

Leia mais

Material Didático Unificado. Variáveis correspondem a nomes para endereços de memória que são gerenciados pelo Scilab.

Material Didático Unificado. Variáveis correspondem a nomes para endereços de memória que são gerenciados pelo Scilab. Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Your Logo Here Prof. Bruno de Jesus bruno.jesus@ic.ufal.br Introdução à Computação Tipos de dados, variáveis e expressões Conteúdo de hoje... Tipos de dados Dados numéricos Inteiro Real Dados literais

Leia mais

Estrutura de Condição, Escolha e Repetição

Estrutura de Condição, Escolha e Repetição Estrutura Condicional Se, Laços de repetição Estrutura de Condição, Escolha e Repetição Profª Fabíola Gonçalves C. Ribeiro Conteúdo Expressões Aritméticas Funções Expressões Lógicas Operadores Lógicos

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação Algoritmos e Introdução à Programação Lógica e Linguagem de Programação Prof. José Honorato Ferreira Nunes honoratonunes@softwarelivre.org http://softwarelivre.org/zenorato/honoratonunes Linguagem C Prof.

Leia mais

Apêndice A. Pseudo-Linguagem

Apêndice A. Pseudo-Linguagem Apêndice A. Pseudo-Linguagem Apostila de Programação I A.1 Considerações Preliminares Os computadores convencionais se baseiam no conceito de uma memória principal que consiste de células elementares,

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

Algoritmos. Seqüência finita e ordenada de procedimentos que resolvem um determinado problema. Exemplo: O que preciso fazer para preparar um omelete?

Algoritmos. Seqüência finita e ordenada de procedimentos que resolvem um determinado problema. Exemplo: O que preciso fazer para preparar um omelete? Algoritmos Seqüência finita e ordenada de procedimentos que resolvem um determinado problema Exemplo: O que preciso fazer para preparar um omelete? Pegar os ovos na geladeira; Bater os ovos; Escolher o

Leia mais

Material Didático Unificado.

Material Didático Unificado. Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 02 - Tópicos Preliminares Exercícios 02 - Respostas Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 02 - Tópicos Preliminares Exercícios 02 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 02 - Tópicos Preliminares Exercícios 02 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Para cada problema abaixo escreva uma solução algorítmica utilizando a forma de pseudocódigo/portugol.

Leia mais