A Tecnologia de Workflow como Importante Ferramenta de Apoio para a Modelagem, Gestão e Melhoria Contínua do Processo em Educação a Distância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Tecnologia de Workflow como Importante Ferramenta de Apoio para a Modelagem, Gestão e Melhoria Contínua do Processo em Educação a Distância"

Transcrição

1 A Tecnologia de Workflow como Importante Ferramenta de Apoio para a Modelagem, Gestão e Melhoria Contínua do Processo em Educação a Distância Autores: Valeska Pivoto Patta Marcondes (INATEL) Germano de Souza Kienbaum, PhD (LAC/INPE) Solon Venâncio de Carvalho, Dr. (LAC/INPE)

2 SUMÁRIO Histórico da Pesquisa A Tecnologia Educacional e a EAD Evolução dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Processos de Negócios X Processos de Aprendizagem A Tecnologia de Workflow Motivação Objetivos Projeto do Sistema A Arquitetura do Sistema Casos de uso Estágio Atual da Pesquisa O Protótipo WfCM Trabalhos Futuros e Conclusão Referências bibliográficas

3 Histórico da Pesquisa Este trabalho é continuação de pesquisas anteriores realizadas pelo grupo NEMESIS (Núcleo de Estudos em Modelagem e Simulação de Sistemas) e está sendo elaborado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre no Curso de Computação Aplicada da Pós-Graduação do INPE. Áreas de concentração de pesquisa do grupo NEMESIS: Abordagem integrada para modelagem, simulação e gestão automatizada de processos em geral, com aplicações em: Gerência de projetos; Educação à distância.

4 A Tecnologia Educacional e a EAD Aumento do uso da tecnologia de informação no domínio da educação; Aumento das expectativas dos estudantes e professores com relação aos sistemas de apoio ao processo educacional; Sistemas EAD atingem um público diverso, distribuído globalmente, com diferentes habilidades, educação e objetivos. Gestão do processo ensino/aprendizagem torna-se um grande desafio!

5 A Evolução dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) Learning Management System(LMS): Tem como objetivo auxiliar o planejamento, a disponibilização e o gerenciamento de eventos dentro de um ambiente educacional, incluindo desde o controle de ferramentas administrativas até ferramentas de comunicação; Foco na gerência dos aprendizes, mantendo registrada através de ferramentas administrativas a atuação dos mesmos nas atividades de treinamento; Learning Content Management Systems (LCMS): Em adição à gerência administrativa provida pelos sistemas LMS, provêm ferramentas para construção e gestão do conteúdo educacional.

6 A Evolução dos AVAs Décadas de 80 e 90: Learning Management Systems (LMS) Sistemas EAD tradicionais Oferta da grade de cursos; apoio ao gerenciamento do processo administrativo de instituições de ensino. Problemas do Tipo I Limitações de Natureza Tecnológica: Foco nas atividades administrativas; Não permitem a modelagem dos aspectos dinâmicos de um processo de aprendizagem; Não focam o processo de aprendizagem;

7 A Evolução dos AVAs Learning Content Management Systems (LCMS): Em adição à gerência administrativa provida pelos sistemas LMS, possuem ferramentas para construção e gestão do conteúdo educacional. Exemplo: WebCT, Blackboard Problemas Remanescentes do Tipo II Natureza Didática: Ambiente de aprendizagem estático: nem os cursos publicados, nem suas componentes mudam durante uma sessão de aprendizagem particular. Um modelo atende a todos : não considera diferentes habilidades, estilos ou níveis de conhecimento dos aprendizes.

8 Exemplo de sistema LMS:Teleduc Desenvolvido conjuntamente pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); É uma ferramenta livre, de código aberto que utiliza a arquitetura LAMP (Linux, Apache, MySql e PHP).

9 Processos de Negócios X Processos de Aprendizagem Ciclo de vida de um Processo de Negócios [1] : Fase de Modelagem e Projeto: Definição do modelo conceitual, participantes e papéis. Definição de ações, tarefas, atividades e regras. Especificação dos serviços, interfaces e fluxos de execução. Fase de Execução: Onde o processo de negócio é executado. Fase de Análise e Melhoria: Onde o processo de negócio em execução é observado, analisado e melhorado para atingir um determinado objetivo. [1]: Hollingsworth D., The Workflow Reference Model: 10 Years On, In Workflow Handbook 2004, Publisher: The WfMC, 2004.

10 Processos de Negócios X Processos de Aprendizagem Ciclo de vida de um Processo de Aprendizagem [1] : Fase de Modelagem: Onde um processo de aprendizagem é modelado com todos os seus componentes. Fase de Aprendizado: Onde o processo de aprendizagem é executado. Fase de Observação e Melhoria: Onde o processo de aprendizagem é monitorado, analisado e melhorado para suprir uma situação particular. [1]: Denis Helic, Janez Hrastnik, Hermann Maurer: An Analysis of Application of Business Process Management Technology in E-Learning Systems, In Proceedings of E-Learn 2005, pages , AACE, Charlottesville, USA, 2005.

11 A Tecnologia de Workflow Conceitos fundamentais [1] : Processo de negócio: conjunto de procedimentos ou atividades interligadas, que coletivamente realizam um objetivo ou política de uma empresa, dentro do contexto de sua estrutura organizacional, definindo papéis e interação de seus participantes. Workflow: é a automatização de um processo de negócio, no seu todo ou em partes, durante o qual documentos, informações, ou tarefas são passadas de um participante para outro para tomada de ação, de acordo com um conjunto de regras procedimentais. Sistema de gerenciamento de Workflow:é um aplicativo computacional para definir, criar e gerenciar a execução de um modelo de workflow, utilizando uma ou mais máquinas de workflow (workflow engines), capazes de interpretar a definição do processo e interagir com seus participantes. [1]: WORKFLOW MANAGEMENT COALITION (WfMC). The Workflow Reference Model. Disponível em: < Acesso em: 27 jan

12 A Tecnologia de Workflow Modelo de Referência de um Sistema de Gerenciamento de Workflow (fonte: WfMC)

13 Motivação 1 Sistemas EAD tradicionais (LMS) podem ser utilizados como base para o desenvolvimento de um AVA mais completo (LCMS), através da criação e integração de um módulo baseado na tecnologia de Workflow, expandindo funcionalidades de natureza tecnológica: Sistemas EAD tradicionais Workflow Oferta da grade de cursos; apoio ao gerenciamento do processo administrativo de instituições de ensino. Elaboração, execução automática e gestão dos cursos.

14 Motivação 2 A utilização da tecnologia de Workflow para implementação do processo de aprendizagem permite a abordagem e a implementação de estratégias pedagógicas [1] : N >= 70 N < 70 N <80 N >= 80 [1] Denis Helic, Janez Hrastnik, Hermann Maurer: An Analysis of Application of Business Process Management Technology in E-Learning Systems, In Proceedings of E-Learn 2005, pages , AACE, Charlottesville, USA, 2005.

15 Objetivos Propor uma solução completa e de baixo custo para abordar os dois tipos de problemas identificados: Pelo desenvolvimento de um aplicativo de gerência de workflow (Workflow Course Manager WfCM), utilizando ferramentas livres e de código aberto, e por sua integração ao sistema TelEduc, de forma a compor um ambiente de apoio a EAD mais completo; Demonstrar a aplicação da tecnologia de workflow no contexto da EAD, visando a melhoria do processo ensino/aprendizagem: Por meio da aplicação do WfCM, de forma a permitir a abordagem de aspectos de natureza didática, transcendendo o apoio de ordem meramente tecnológica e organizacional relacionados com a administração de cursos na Web;

16 Arquitetura do Workflow Course Manager - WfCM Cliente Servidor - Web Browser - Máquina de Workflow - Base de Dados -Servidor web -TelEduc e WfCM

17 Diagrama de Casos de Uso do Sistema WfCM uc Specification Criar Workflow Form ador «include» Gerenciar Workflow «include» Integrar c om TelEduc «include» Executar Workflow Aluno

18 Caso de Uso: Criar Workflow Início Avaliação W Nota >=X Avaliação Y Nota >=X Recebe Certificado Fim Nota <X Nota <X Conceitos W Conceitos Y

19 Caso de Uso: Executar Workflow Responsável por implementar as funcionalidades que permitirão o usuário Aluno executar um curso previamente criado por um Formador; Deverão ser apresentados os conteúdos (mídia) que foram associados a cada atividade do modelo e links ou botões que permitam com que o roteiro seja percorrido até a sua finalização.

20 Caso de Uso: Gerenciar Workflow Responsável por implementar as funcionalidades que permitam a recuperação de informações relacionadas aos modelos e sua execução, como por exemplo, relatórios que indicam quais usuários realizaram determinado curso, em que etapa (atividade) cada usuário se encontra no momento, e outras informações relevantes que poderão ser adicionadas e apresentadas em forma de gráficos;

21 Caso de uso: Integrar com TelEduc Responsável por implementar a integração das funcionalidades do sistema WfCM com o sistema TelEduc; O sistema WfCM deverá manter as informações persistentes em banco de dados, de forma a não perdê-las quando o usuário sair da aplicação.

22 Estágio Atual das Pesquisas O sistema WfCM está em fase de conclusão de seu desenvolvimento: Finalização da documentação do sistema; Finalização das páginas de Help on-line; Os casos de uso Criar Workflow, Executar Workflow, Gerenciar Workflow e Integrar com Teleduc foram totalmente implementados na primeira versão do sistema; A seguir são apresentados exemplos de telas (páginas) do sistema WfCM

23 Página Principal do WfCM Visão do Formador O usuário do tipo Formador terá as seguintes funcionalidades disponíveis ao clicar no link Workflow :

24 Página Modelar Diagrama- Visão do Formador Ao selecionar a opção Modelar Diagrama o Formador dará início a criação de um curso (workflow) por meio da utilização dos elementos disponíveis na barra de ferramentas:

25 Página Principal do WfCM Visão do Formador O usuário do tipo Formador poderá selecionar um workflow previamente criado:

26 Página Selecionar Diagrama Visão do Formador Clicando-se na opção Selecionar Diagrama é apresentada uma lista contendo todos os workflows existentes na base de dados:

27 Página Principal do WfCM Visão do Formador O usuário do tipo Formador poderá visualizar gráficos ou gerar relatórios contendo informações da execução dos workflows:

28 Página Visualizar Gráficos Visão do Formador Vários gráficos e relatórios estão disponíveis para análise dos modelos executados ou em execução. O Formador seleciona a informação desejada e por meio dos botões Gráfico ou Relatório obtém o resultado em forma de gráfico ou texto respectivamente:

29 Página Visualizar Gráfico Visão do Formador Exemplo de visualização das informações (nota final de cada atividade de avaliação por aluno) em forma de gráfico: :

30 Página Visualizar Relatório Visão do Formador Exemplo de visualização do relatório (em formato PDF) da nota final de cada atividade de avaliação, obtida por cada aluno:

31 Página Principal do WfCM Visão do Aluno O usuário do tipo Aluno terá as seguintes funcionalidades disponíveis ao clicar no link Workflow :

32 Página Principal do WfCM Visão do Aluno Listar Workflows Não Iniciados A opção Não Iniciado permite a visualização dos modelos disponíveis, caso existam, bem como sua execução.

33 Página Workflows não Iniciados Visão do Aluno Exemplo de uma lista de workflows com status Não Iniciado. Ao clicar no ícone Executar o usuário Aluno iniciará o processo de execução do respectivo workflow.

34 Página Principal do WfCM Visão do Aluno Listar Workflows Em Andamento A opção Em Andamento permite a visualização de todos os modelos que já tiveram sua execução iniciada bem como a execução dos mesmos a partir da última atividade finalizada.

35 Página Principal do WfCM Visão do Aluno Listar Workflows Concluídos A opção Concluído permite a visualização de todos os modelos que já tiveram sua execução concluída bem como a visualização de informações sobre a execução dos mesmos, tais como as atividades executadas, a data e hora de início e fim, a duração e a nota obtida.

36 Trabalhos Futuros Modelagem e Implementação de estratégias pedagógicas utilizando a abordagem com base em Workflow e adotando cenários alternativos: Leitura na Web; Tutorial na Web; Extração e Reuso de Conhecimentos (knowledge mining); Aprendizagem Baseada em Projetos Utilizar a metodologia e suas ferramentas com o fim de obter melhorias graduais no processo de ensino/aprendizagem utilizando AVAs

37 Conclusão (1) Os sistemas para EAD tradicionais como o TelEduc não suprem todas as funcionalidades desejáveis para auxiliar nos procedimentos de elaboração de cursos, monitoramento e gestão do processo de ensino/aprendizagem; Funcionalidades extras deste tipo podem ser inseridas em sistemas para uso na Web por meio da tecnologia de Workflow, geralmente associada na literatura à área de gerência de processos (BPM - Business Process Management) e seus sistemas de apoio.

38 Conclusão (2) A integração de técnicas da área de gestão de processos e da tecnologia educacional é possível de ser realizada, mesmo em sistema tradicionais para EAD já existentes, como o Teleduc, visando convertê-los em ambientes de apoio a EAD mais completos do tipo LCMS. Este trabalho apresentou o projeto e a implementação de um aplicativo que demonstra a abordagem proposta, denominado Workflow Course Manager - WfMC, para ser utilizado como módulo de expansão do ambiente EAD TelEduc. A aplicação da tecnologia de Workflow em ambientes EAD objetiva a criação de funcionalidades que transcendem aspectos meramente tecnológicos e organizacionais, permitindo também a abordagem de questões relacionadas com a estratégia didática e a melhoria do processo educacional

39 Referências bibliográficas Atutor. Atutor: Learning Content Management System Disponível em: < Acesso em: 15 ago BICUDO, S. F. Uma Abordagem Integrada para Educação A Distância Usando Gestão de Processos e Simulação de Sistemas. Tese de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Computação Aplicada CAP/INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE. São José dos Campos, Blackboard Inc. Blackboard Oficial Site. Disponível em: < Acesso em: 15 ago Cerceau, A. Formação a Distância de Recursos Humanos para Informática Educativa Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação), Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, Claroline.Net. Claroline : Open Source e-learning Disponível em: < Acesso em: 15 ago 2005.

40 Referências bibliográficas Denis Helic, Janez Hrastnik, Hermann Maurer: An Analysis of Application of Business Process Management Technology in E-Learning Systems, In Proceedings of E-Learn 2005, pages , AACE, Charlottesville, USA, GREENBERG, L. LMS and LCMS: What s the Difference? Disponível em: < Acesso em: 03 mar Hollingsworth D., The Workflow Reference Model: 10 Years On, In Workflow Handbook 2004, Publisher: The WfMC, 2004, f Joe Lin, Charley Ho, Wasim Sadiq and Maria E. Orlowska. Using Workflow Technology to Manage Flexible e-learning Services. Journal of Educational Technology & Society, Volume 5, Issue 4, IEEE Learning Technology Task Force, October 2002.

41 Referências bibliográficas KIENBAUM, G.S.; BICUDO, S.F.; MARCONDES, V. P. P. Construçao e Gestão de Conteúdo Educacional Usando Gestão de Processos e Simulação de Sistemas. In: CICLO DE PALESTRAS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2006, Porto Alegre. Anais do VII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, CINTED UFRGS, V.1. pp MARCONDES, V. P. P. ;KIENBAUM, G.S.; BICUDO, S.F. Aplicação da Tecnologia de Workflow na Modelagem e Gestão do Processo em Educação a Distância. In: VIII Encontro Virtual Educa, 2007, São José dos Campos. VIII Encontro Virtual Educa, Moodle Moodle Disponível em: < Acesso em: 15 ago OSWorkflow (OpenSymphony).Disponível em: < Acesso em: 01 fev

42 Referências bibliográficas Rocha, H. V. Projeto TelEduc: Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia para Educação a Distância. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA ABED, São Paulo, São Paulo. Anais... São Paulo: ABED, Webct Inc. WebCT: Learning Without Limits. Disponível em: < Acesso em: 15 ago WORKFLOW MANAGEMENT COALITION (WfMC). The Workflow Reference Model. Disponível em: < Acesso em: 27 jan

43 OBRIGADO! Valeska Pivoto Patta Marcondes - valeska@inatel.br Germano de Souza Kienbaum - kienbaum@lac.inpe.br Solon Venâncio de Carvalho - solon@lac.inpe.br

A TECNOLOGIA DE WORKFLOW COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE APOIO PARA A MODELAGEM, GESTÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO PROCESSO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A TECNOLOGIA DE WORKFLOW COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE APOIO PARA A MODELAGEM, GESTÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO PROCESSO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A TECNOLOGIA DE WORKFLOW COMO IMPORTANTE FERRAMENTA DE APOIO PARA A MODELAGEM, GESTÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO PROCESSO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Valeska Pivoto Patta Marcondes Instituto Nacional de Telecomunicações

Leia mais

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA EAD USANDO GESTÃO DE PROCESSOS E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS ( )

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA EAD USANDO GESTÃO DE PROCESSOS E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS ( ) CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL PARA EAD USANDO GESTÃO DE PROCESSOS E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS ( ) Germano de Souza Kienbaum 1, Silene Fernandes Bicudo 2, Valeska Pivoto Patta Marcondes 3 1 Laboratório

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Um Ambiente Integrado de Apoio ao Aprendizado de

Um Ambiente Integrado de Apoio ao Aprendizado de Um Ambiente Integrado de Apoio ao Aprendizado de Programação Wellington Ricardo Pinheiro Orientadora: Prof a. Dr a. Leliane Nunes de Barros Co-orientador: Prof. Dr. Fabio Kon Departamento de Ciência da

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

Desenvolvimento de uma ferramenta para organização e gerenciamento de atividades de docentes

Desenvolvimento de uma ferramenta para organização e gerenciamento de atividades de docentes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação Bacharelado em Sistemas de Informação Desenvolvimento de uma ferramenta para organização e gerenciamento de atividades de docentes Rafael

Leia mais

SISTEMA HIPERMÍDIA ADAPTATIVO BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS. VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação

SISTEMA HIPERMÍDIA ADAPTATIVO BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS. VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação SISTEMA HIPERMÍDIA ADAPTATIVO BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação MARLISE GELLER* CLARISSA TARRAGÔ CANDOTTI** SIDNEI RENATO SILVEIRA** ELTON MONTEIRO

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DO MOODLE NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO ATRAVÉS DE RESTRIÇÕES CONDICIONAIS DE ACESSO

AVALIAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DO MOODLE NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO ATRAVÉS DE RESTRIÇÕES CONDICIONAIS DE ACESSO AVALIAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DO MOODLE NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO ATRAVÉS DE RESTRIÇÕES CONDICIONAIS DE ACESSO André Vinícius Gonçalves 1, Alessandro Vivas Andrade 1, Luciana Pereira de Assis 1 1 Univ.

Leia mais

Área: A Universidade na Sociedade do Conhecimento. Aplicação da tecnologia de Workflow na modelagem e gestão do processo em educação a distância

Área: A Universidade na Sociedade do Conhecimento. Aplicação da tecnologia de Workflow na modelagem e gestão do processo em educação a distância Área: A Universidade na Sociedade do Conhecimento Aplicação da tecnologia de Workflow na modelagem e gestão do processo em educação a distância Valeska Pivoto Patta Marcondes Germano de Souza Kienbaum

Leia mais

Avaliação de Chats com o uso de Learning Vectors - LVs

Avaliação de Chats com o uso de Learning Vectors - LVs XII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Avaliação de Chats com o uso de Learning Vectors - LVs Eliana Moreira de Oliveira - Gilvandenys Leite Sales - Giovanni Cordeiro Barroso - José

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE. FAQ - Perguntas. e Respostas Frequentes

CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE. FAQ - Perguntas. e Respostas Frequentes CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes 2016 1 APRESENTAÇÃO Caro aluno, Elaboramos este FAQ para que você possa esclarecer suas dúvidas imediatamente. Nos baseamos nos principais

Leia mais

Gestão colaborativa de conteúdo educacional

Gestão colaborativa de conteúdo educacional Gestão colaborativa de conteúdo educacional Liane Tarouco - CINTED/UFRGS Marcelo Schmitt - Escola Técnica/UFRGS Alessandra Rodrigues IF Sul-rio-grandense Rosa Viccari - CINTED/UFRGS 1 Gestão de Conteúdo

Leia mais

Acadêmica: Júlia Marques C. da Silva Orientador: André Luís Alice Raabe. Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NELLE-PROPPEC)

Acadêmica: Júlia Marques C. da Silva Orientador: André Luís Alice Raabe. Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NELLE-PROPPEC) Acadêmica: Júlia Marques C. da Silva Orientador: André Luís Alice Raabe Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (NELLE-PROPPEC) : : O NELLE Virtual é um ambiente virtual de aprendizagem

Leia mais

Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio

Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio 60 Resumos Expandidos: XII Mostra de Estagiários e Bolsistas... Bonita BPM uma solução inovadora para gerenciar o seu processo de negócio Douglas Alves Rodrigues¹ Luciana Alvim Santos Romani² Resumo: Neste

Leia mais

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1

A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL. Maira Bernardi 1 A IMPLEMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA UFRGS: MOODLE INSTITUCIONAL Maira Bernardi 1 Este artigo descreve o Moodle institucional (http://moodleinstitucional.ufrgs.br), um

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE WORKFLOW EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE WORKFLOW EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM INPE-15569-TDI/1427 A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DE WORKFLOW EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA APOIO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Valeska Pivoto Patta Marcondes Dissertação de Mestrado do Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Construção e Gestão de Conteúdo para EAD Usando Gestão de Processos e Simulação

Construção e Gestão de Conteúdo para EAD Usando Gestão de Processos e Simulação Construção e Gestão de Conteúdo para ED Usando Gestão de Processos e Simulação Germano de Souza Kienbaum, PhD LC/INPE, SJC Silene Fernandes Bicudo, Profª Drª UNIVP, SJC Valeska Pivoto Patta Marcondes INTEL,

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Prof. Luiz Antonio do Nascimento Espec. sistema / Eng. sistemas Modelagem do processo de negócios Análise de requisitos O que tem que ser feito Projeto Como deve ser feito Construção

Leia mais

Agenda. Introdução. Introdução. Sistemas Gerenciadores de Workflow. Fábio Bezerra

Agenda. Introdução. Introdução. Sistemas Gerenciadores de Workflow. Fábio Bezerra Sistemas Gerenciadores de Agenda Fábio Bezerra fbezerra@amazon.com.br 1. Introdução 2. WfMC 3. Definições 1. 2. Sistema Gerenciador de 4. Modelo 5. s Ad hoc 6. Referência Introdução Introdução! Necessidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB

DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB DESENVOLVIMENTO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA ELETRÔNICA USANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL COM ACESSO VIA WEB OBJETIVOS Jéssica Mariella de Carvalho Oliveira (Bolsista) Ricardo Brandão Sampaio/IFAM

Leia mais

Padrões de Objetos de Aprendizagem -

Padrões de Objetos de Aprendizagem - Padrões de Objetos de Aprendizagem - Introdução - O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem acelerado o desenvolvimento do aprendizado eletrônico (e-learning) possibilitando a utilização

Leia mais

!!!!!!! !!!!!! Design de Ferramenta para Regulação Colaborativa de Aprendizagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

!!!!!!! !!!!!! Design de Ferramenta para Regulação Colaborativa de Aprendizagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA 2014.1 Design de Ferramenta para Regulação Colaborativa de Aprendizagem PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS Autorizada pela Portaria nº 577/2000 MEC, de 03/05/2000 UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS UNIMINAS NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tutorial O que é?

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Camila Tenfen Prof. Jacques R. Heckmann, Orientador ROTEIRO

Leia mais

6 Trabalhos Relacionados

6 Trabalhos Relacionados 6 Trabalhos Relacionados Existem vários projetos, tais como DILLEO e ILUMINA, que constroem Bibliotecas Digitais de LOs, mas não integram os repositórios nem os ambientes. Portanto, eles retratam abordagens

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPI JOÃO CÂMARA RATIONAL UNIFIED PROCESS - RUP Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Introdução 2 Modelo

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA Felipe Katsumy Naganava Universidade Estadual de Maringá - felipenaganava@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO. Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - BACHARELADO FERRAMENTA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE TESTES -SISCONTROLTEST Eduardo Cesar Eberle Prof. Wilson Pedro Carli, Orientador

Leia mais

Guilherme Fernando Gielow

Guilherme Fernando Gielow Guilherme Fernando Gielow SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA CONTROLE DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE INFORMÁTICA BASEADO NO PMBOK Orientador: Evaristo Baptista 1 Sumário 1. Introdução 2. Fundamentação Teórica

Leia mais

Uma ontologia para modelagem de conteúdo para Ensino a Distância. An ontology for modeling distance learning contents

Uma ontologia para modelagem de conteúdo para Ensino a Distância. An ontology for modeling distance learning contents SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ONTOLOGIA NO BRASIL 11 E 12 de Agosto Universidade Federal Fluminense Departamento de Ciência da Informação Niterói Rio de Janeiro Brasil Esta comunicação está sendo submetida

Leia mais

Sumário 1. Introdução... 3

Sumário 1. Introdução... 3 2 Sumário 1. Introdução... 3 1.1 Configuração Mínima para Utilizar a Blackboard Gamaliel... 4 2. Como Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem... 5 3. Navegando na Página Inicial do AVA... 6 3.1 Barra

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSO DE VENDAS APLICADO À EMPRESA PINTARELLI INDUSTRIAL Cláudio Augusto Deschamps Pintarelli Orientador: Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Fundamentação Sistema

Leia mais

LABORATÓRIO VIRTUAL EM SISTEMAS DE CONTROLE

LABORATÓRIO VIRTUAL EM SISTEMAS DE CONTROLE LABORATÓRIO VIRTUAL EM SISTEMAS DE CONTROLE Ana Cláudia Gomes 1, Agostinho Linhares Souza Folho 1, Luiz Affonso Guedes 1 Universidade Federal do Pará 1 Campus Universitário do Guamá {acgomes, affonso}@ufpa.br

Leia mais

OODLE 3. e ambientes virtuais interativos

OODLE 3. e ambientes virtuais interativos OODLE 3 e ambientes virtuais interativos Objetivo Apresentar novos recursos, atividades e características do Moodle versão 3 - e identificar outros serviços que, utilizados de forma integrada, possam ampliar

Leia mais

1 Introdução. 1.1.Motivação

1 Introdução. 1.1.Motivação 1 Introdução Nesse capítulo são apresentados a motivação, os objetivos e a organização da tese. Na primeira seção faz-se uma breve descrição do assunto, apresentando os ambientes de aprendizagem e de biblioteca

Leia mais

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS

SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Trabalho de Conclusão de Curso Ciências da Computação SOFTWARE DE APOIO A GESTÃO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS AS Acadêmico: Fabricio

Leia mais

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo Desenvolvedor Android: Avançado Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android fornece as ferramentas necessárias para projetar e implementar aplicativos para dispositivos Android, com base

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG

NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA E TECNOLÓGICA PRESENCIAIS DO IFNMG Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Pró-Reitoria de Ensino NORMATIVA PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS

Leia mais

Ambiente Educacional Interativo Móvel para atividade em sala de aula 1

Ambiente Educacional Interativo Móvel para atividade em sala de aula 1 Ambiente Educacional Interativo Móvel para atividade em sala de aula 1 Sergio Ferreira do AMARAL 2 Mirela Campos AMARAL 3 Dirceu da SILVA 4 Universidade Estadual de Campinas, SP Resumo Este artigo descreve

Leia mais

Prof. Dr. Heros Ferreira Plataforma EAD. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI

Prof. Dr. Heros Ferreira Plataforma EAD. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Prof. Dr. Heros Ferreira Plataforma EAD Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI AGENDA 1. PLANEJAMENTO 2. ESTRUTURAÇÃO RH E DIDÁTICA 3. PLATAFORMA EAD 4. EXECUÇÃO 5.

Leia mais

Manual de Solicitação para o processo de Autorização para Lecionar

Manual de Solicitação para o processo de Autorização para Lecionar 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. TELA DE LOGIN Acesso ao Formulário... 5 2. TELA DE ABERTURA DA SOLICITAÇÃO... 6 3. TELA DE VISUALIZAÇÃO E CIÊNCIA DO DIRETOR DE ESCOLA DA UNIDADE... 13 4. TELA DE VISUALIZAÇÃO

Leia mais

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2016/1 FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Acadêmico:

Leia mais

Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus

Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus Alex Sandro Gomes 1, Francisco Petrônio Alencar de Medeiros 1,2, Thiago de Sousa Araújo 1, Breno Queiroz Vasconcelos 2, Francisco

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Ubiratam Carvalho de Paula Junior Rafaelli de Carvalho Coutinho

Ubiratam Carvalho de Paula Junior Rafaelli de Carvalho Coutinho Universidade Federal Fluminense Pólo Universitário de Rio das Ostras Faculdade Federal de Rio das Ostras Bacharelado em Ciência da Computação Ubiratam Carvalho de Paula Junior Rafaelli de Carvalho Coutinho

Leia mais

DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO

DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO Aula 9 09/10 DESIGN INSTRUCIONAL APLICADO ITENS DE PROJETO DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS, CRITÉRIOS E METODOLOGIA Vamos relembrar DESIGN INSTRUCIONAL POR QUE O USO DO TERMO DESIGN? Se refere tanto ao processo

Leia mais

Sistema colaborativo para monitoramento de focos de Aedes aegypti

Sistema colaborativo para monitoramento de focos de Aedes aegypti Sistema colaborativo para monitoramento de focos de Aedes aegypti Thiago Amorim Orientador: André Backes Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 1 de dezembro de 2016 Thiago A., André

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela inicial

Leia mais

Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD. 2.1 Ambientes de EAD

Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD. 2.1 Ambientes de EAD Módulo 2. Estrutura Principal do Ambiente de EAD 2.1 Ambientes de EAD Os ambientes virtuais de aprendizado são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas

Leia mais

Workshop Iniciação à Plataforma Moodle

Workshop Iniciação à Plataforma Moodle Workshop Iniciação à Plataforma Moodle E-LEARNING E PLATAFORMAS LMS 2 E-LEARNING NA ULISBOA Conjunto de práticas de ensino mediado por ambientes online e tecnologias digitais e-learning - Electronic learning

Leia mais

Engenharia de Software Modelagem de Negócio

Engenharia de Software Modelagem de Negócio Engenharia de Software Modelagem de Negócio Prof. Ms.C. Paulino Wagner Palheta Viana Manaus, Março 2018 1 Modelagem de negócio Estrutura dinâmica da organização; visão comum da organização por clientes

Leia mais

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 5.3.3.4 Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 101 5.3.4 Definição das Classes - Módulo Pedagógico 5.3.4.1 Classe GrupoCurso A classe GrupoCurso

Leia mais

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject

Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Solisc 2010 Gerenciamento de Projetos com dotproject Marcio Junior Vieira marcio em ambientelivre.com.br Sobre o Palestrante A 10 anos trabalha nas áreas de análise, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS SUZETE KEINER SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS CIOS Orientador: Prof.. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto ROTEIRO Introdução Objetivos Informática na Educação Etapas de Implantação

Leia mais

Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos

Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos Treinamento em Alfresco Open Source Enterprise Content Management ( ECM ) - GED Gestão Eletrônica de Documentos Sobre o treinamento Curso destinado há para quem precisa conhecer o fundamental do produto

Leia mais

Mineração de Dados em Biologia Molecular

Mineração de Dados em Biologia Molecular Mineração de Dados em Biologia Molecular WEKA Tópicos Introdução Simuladores de MD Principais módulos André C. P. L. F. de Carvalho Monitor: Váléria Carvalho André Ponce de Leon de Carvalho 2 Usando MD

Leia mais

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador

APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador APLICATIVO DE CONTROLE DE PEDIDOS EM AMBIENTE WEB Roni Rohling Orientando Prof. Ricardo de Alencar de Azambuja Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Especificação Implementação

Leia mais

Título: Pesquisadores: Aluno de Iniciação Científica: Desenvolvimento de atividades em Educação a Distancia usando o software TelEduc.

Título: Pesquisadores: Aluno de Iniciação Científica: Desenvolvimento de atividades em Educação a Distancia usando o software TelEduc. Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Título: Desenvolvimento de atividades

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

Tutorial de Navegação

Tutorial de Navegação Tutorial de Navegação Prezado participante, Este tutorial pretende ensiná-lo a navegar pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) deste curso e a ter acesso aos conteúdos e aos espaços de comunicação

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

AMBIENTE DIDÁTICO GRÁFICO PARA A COMPREENSÃO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Rodrigo Ferreira da Silva

AMBIENTE DIDÁTICO GRÁFICO PARA A COMPREENSÃO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Rodrigo Ferreira da Silva AMBIENTE DIDÁTICO GRÁFICO PARA A COMPREENSÃO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Rodrigo Ferreira da Silva rodrigoferreira2002@hotmail.com Klaus Schlünzen Junior klaus@prudente.unesp.br Universidade Estadual Paulista

Leia mais

Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial

Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial Descritivo SMI Sistema Manutenção Industrial Plataforma Lm_web 1516 Disponibilidade 100% via web (internet), a partir de instalação em nuvem, ou instalação local em rede (Intranet) versão SG 1.0.0 Composição

Leia mais

O USO DE BADGES PARA PROMOVER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DE DISCENTES NA DISCIPLINA ONLINE DE METODOLOGIA DA PESQUISA DO ENSINO SUPERIOR

O USO DE BADGES PARA PROMOVER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DE DISCENTES NA DISCIPLINA ONLINE DE METODOLOGIA DA PESQUISA DO ENSINO SUPERIOR O USO DE BADGES PARA PROMOVER A MOTIVAÇÃO E O ENGAJAMENTO DE DISCENTES NA DISCIPLINA ONLINE DE METODOLOGIA DA PESQUISA DO ENSINO SUPERIOR Patrícia da Silva Tristão - UNINTER João Augusto Mattar Netto -

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM GOMES, T 1, SCHÜNKE, M.A 2, ZEVE, C.M.D. 3. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem,

Leia mais

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Integração com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. O Moodle... 3 1.2. Objetivo da integração... 3 1.3. Recursos da integração... 3 2. plugins de integração no Moodle...

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de Projetos de TI Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementas Carga horária Semestre 1 Business Intelligence Gerência de Qualidade de Software Métodos e Práticas na Engenharia de Requisitos

Leia mais

Recursos Educacionais Abertos

Recursos Educacionais Abertos Recursos Educacionais Abertos Open Educational Resources Renato Dutra Liane Tarouco IX Ciclo de Pestras sobre Novas Tecnologias na Educação Histórico REA Open Source Open Content Open Course Ware FSF Linux

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de

Introdução ao Desenvolvimento de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web com JSF e PrimeFaces Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão ICC Inatel Competence Center marcelovca90@inatel.br Santa Rita do Sapucaí, 15 de março de 2016 Conteúdo

Leia mais

2 Conceitos Básicos Educação baseada na Web

2 Conceitos Básicos Educação baseada na Web 2 Conceitos Básicos O trabalho descrito nesta tese engloba uma arquitetura para extração do conteúdo contido em materiais de aprendizagem bem como um meta-modelo para estruturação e representação deste

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS

NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS NOVAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOASCOM NECESSIDADES ESPECIAIS Universidade Federal do Rio Grande do Sul rosanawagner@gmail.com Introdução A permanente necessidade

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Social BPM: Processos de Negócio, Colaboração e Tecnologia Social

Social BPM: Processos de Negócio, Colaboração e Tecnologia Social Social BPM: Processos de Negócio, Colaboração e Tecnologia Social Núcleo de Pesquisa e Inovação em CiberDemocracia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO) SOCIAL BPM POR QUE ISSO ME INTERESSA?

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

Especificação dos Requisitos do Software UFPI Maps 1.0. Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção

Especificação dos Requisitos do Software UFPI Maps 1.0. Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção UFPI Maps 1.0 Autores:4A Team Alceu Medeiros Antonio Lima AntonioHelves Fernando Assunção Teresina PI Julho de 2013 1 UFPI Maps 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivo deste documento... 3 1.2. Escopo

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

ESTUDO DE FERRAMENTAS MATEMÁTICAS SIMPLES EM PHP: APLICAÇÕES EM ENSINO E INSTRUÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ESTUDO DE FERRAMENTAS MATEMÁTICAS SIMPLES EM PHP: APLICAÇÕES EM ENSINO E INSTRUÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA ESTUDO DE FERRAMENTAS MATEMÁTICAS SIMPLES EM PHP: APLICAÇÕES EM ENSINO E INSTRUÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Jeane Aparecida Rosa de Morais

Leia mais

Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo

Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Sistemas e Computação DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO FINANCEIRA, APLICADO AO PLANO DE NEGÓCIOS, UTILIZADO NA

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Trilhas de Aprendizagem

Trilhas de Aprendizagem Trilhas de Aprendizagem Objetivo: Facilitar a identificação das etapas do treinamento e do status de conclusão, com um layout clean, cores vivas e ícones intuitivos. Onde encontrar: No ambiente do Aluno»

Leia mais

Avanços e Perspectivas do Projeto Integrade na UFMA

Avanços e Perspectivas do Projeto Integrade na UFMA Avanços e Perspectivas do Projeto Integrade na UFMA Francisco José da Silva e Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA Departamento de Informática Laboratório de Sistemas Distribuídos - LSD Agosto

Leia mais

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Dra.Patricia Alejandra Behar - NUTED/UFRGS Dra.Liliana Passerino - CINTED/UFRGS Msc.Maira

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

VISEDU-CG: Aplicação Didática para Visualizar Material Educacional, Módulo de Computação Gráfica

VISEDU-CG: Aplicação Didática para Visualizar Material Educacional, Módulo de Computação Gráfica VISEDU-CG: Aplicação Didática para Visualizar Material Educacional, Módulo de Computação Gráfica James Perkison Montibeler Orientador: Dalton Solano dos Reis FURB Universidade Regional de Blumenau Grupo

Leia mais

IOPackager Desenvolvimento de uma ferramenta automática conversora de objetos educacionais em pacotes de conteúdo SCORM 3rd Edition

IOPackager Desenvolvimento de uma ferramenta automática conversora de objetos educacionais em pacotes de conteúdo SCORM 3rd Edition IOPackager Desenvolvimento de uma ferramenta automática conversora de objetos educacionais em pacotes de conteúdo SCORM 3rd Edition Ricardo Donato Iop Roseclea Duarte Medina UFSM Organização da apresentação

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Sistema de Avaliação Docente do Portal do Professor da UFES

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Sistema de Avaliação Docente do Portal do Professor da UFES Universidade Federal do Espírito Santo Manual de utilização do Sistema de Avaliação Docente do Portal do Professor da UFES Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI Abril/2016 Apresentação O presente tutorial

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

SISTEMA de ACERVO de FOTOS da UFRGS. Introdução

SISTEMA de ACERVO de FOTOS da UFRGS. Introdução SISTEMA de ACERVO de FOTOS da UFRGS Instituição: UFRGS Autores: José Luis Machado, Guilherme Selau Ribeiro e Fernando Henrique Canto. Área: Sistema de Informações Introdução Em 2003 o Museu da Universidade

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Recursos Tecnológicos na Educação Superior

Recursos Tecnológicos na Educação Superior Recursos Tecnológicos na Educação Superior Tecnologias na Educação x Informática Educativa Informática Educativa A informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens

Leia mais

Categorização dos SOFTWARES EDUCACIONAIS

Categorização dos SOFTWARES EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Categorização dos SOFTWARES EDUCACIONAIS Sinop MT, 2017. PROJETO CIAEM 1 Aprendizagem Ocorre

Leia mais

MASTERSAF DFE V3 GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO DFE V3 PARA DFE V3 GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO DFE V3 PARA DFE V3

MASTERSAF DFE V3 GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO DFE V3 PARA DFE V3 GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO DFE V3 PARA DFE V3 GUIA E MANUAL MIGRAÇÃO DFE V3 PARA DFE V3 Publicado em 11/04/2017 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 1 MIGRADOR V3 X V3... 2 ESCOPO DE MIGRAÇÃO... 2 LISTAGEM DE MIGRAÇÕES... 4 CADASTRAR MIGRAÇÃO... 6 ROTEIRO PARA MIGRAÇÃO...

Leia mais

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA AUGUSTO MACIEL MUNHOZ * MARA LUCIA FERNANDES CARNEIRO ** RESUMO O presente trabalho relata e analisa a experiência da utilização

Leia mais