ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO"

Transcrição

1 ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO 1.Passo Para confirmar (concluir) o aditamento solicitado pela CPSA, o estudante deverá efetuar login no Sisfies Aluno e, se existir um aditamento aguardando aprovação pelo aluno, o sistema irá apresentar uma tela para confirmação, conforme abaixo.

2 2.Passo Nesta tela, o estudante poderá visualizar os dados da instituição de ensino e do local de oferta do curso onde se encontra matriculado, como também os termos do financiamento pactuado, tomando-se por base o contrato de financiamento ou o último aditamento realizado, conforme o caso. Depois de confirmada a regularidade dos referidos dados e, em especial, os valores da semestralidade e do turno do curso, o estudante deverá responder a seguinte pergunta, apresentada ao final da tela: 2.1 Caso o estudante não esteja de acordo com os dados informados pela CPSA (respondendo "Não" à pergunta acima), ele deverá rejeitar o aditamento, e dirigir-se à CPSA para resolver quaisquer dúvidas e reiniciar o processo de solicitação. O sistema emite uma mensagem ao estudante (conforme abaixo), orientando-o sobre os procedimentos no caso de rejeição.

3 2.2 Caso o estudante esteja de acordo com os dados informados pela CPSA (respondendo "Sim" à pergunta), ele deverá responder a próxima pergunta, exibida pelo sistema: 2.3 Caso o estudante necessite alterar seus dados pessoais, percentual de financiamento ou fazer qualquer alteração referente a seus fiadores (respondendo "Sim" à pergunta acima), ele deverá reabrir a solicitação de aditamento. 2.4 Caso o estudante não necessite alterar seus dados (respondendo "Não" à pergunta acima), ele deverá confirmar a solicitação de aditamento, e ao final do processo, será apresentada uma tela de conclusão da solicitação do aditamento, conforme exemplo a seguir:

4 2.5 Após a confirmação da solicitação de aditamento e quando se tratar de aditamento simplificado, o estudante estará dispensado da assinatura manual no Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), a ser impresso pela CPSA, visto que ela foi substituída pelo indicativo de uso de senha pessoal. 2.6 Para aditamentos não simplificados, o próximo passo é dirigir-se à CPSA da instituição de ensino para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), devidamente assinada pelo Presidente ou Vice-Presidente, e comparecer ao banco para formalização do aditamento, observado o prazo limite para conclusão do processo. 2.7 Para a CPSA e para o banco, quando for o caso, é sempre necessária a apresentação do original do documento de identificação e do original e cópia dos documentos abaixo discriminados, quando ocorrer alteração após a contratação do financiamento ou após a realização do último aditamento: Pelo estudante: a) à CPSA e ao banco: 1. comprovante de residência atualizado; 2. certidão de casamento, do CPF e do documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante; e 3. termo de concessão ou termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, em caso de obtenção desse benefício.

5 Pelo Fiador b) ao banco: 1. CPF; 2. certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso; 3. comprovante de residência; e 4. comprovante de rendimentos, em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição a) de fiador do contrato de financiamento. Opções de navegação da tela de validação: Caso ocorra alguma divergência que implique na rejeição da solicitação de aditamento pelo estudante, ele deverá selecionar a opção: Caso o estudante necessite alterar dados cadastrais, percentual de financiamento ou dados de fiadores, ele deverá selecionar a opção: Caso todos os dados estejam corretos, basta selecionar a opção:

6 SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL 1. Passo Para cadastrar a solicitação de transferência integral, o estudante deverá efetuar login no Sisfies Aluno e acessar o menu Aditamento Fies, onde será disponibilizada lista com os períodos disponíveis para solicitação. 2.Passo Nesta tela, o estudante deverá selecionar o semestre/ano para o cadastramento de solicitação de transferência integral.

7 3.Passo O estudante deverá informar os dados do curso ou instituição de ensino para o qual pretende solicitar a transferência. Serão apresentadas automaticamente as informações do curso de origem do estudante; e O estudante deverá prestar as demais informações da solicitação de transferência (data de desligamento da IES de origem, dados do curso de destino, inclusive o número de semestres a cursar).

8

9 4.Passo O estudante deverá gravar as informações da solicitação da transferência no PASSO 1 e confirmar os dados da solicitação no PASSO 2, para posterior envio pelo Sisfies às CPSA de origem e destino, que poderão validar ou não a solicitação.

10

11 5.Passo Após a conclusão da solicitação de transferência integral, será disponibilizada opção para impressão do comprovante da solicitação pelo estudante. 6.Passo Nesta tela, o estudante poderá imprimir o comprovante da solicitação da transferência integral.

12

13 7. Passo A transferência integral, se aprovada, deverá ser validada, no Sisfies, pelas CPSA de origem e destino. Após a impressão do Documento de Regularidade de Transferência (DRT) pela CPSA de destino, o referido DRT deverá ser assinado pelo estudante e pela CPSA, dentro do prazo definido na confirmação da solicitação.

14 MANUAL DE SUSPENSÃO DO FIES 1. Etapa Acesse o site informe CPF e senha para logar. Através do módulo de aditamento, clique em Suspensão, opção disponível no centro da tela, no campo Aditamentos Disponíveis. Em seguida, clique no semestre disponível em Referência, mas saiba que ele muda conforme o último aditamento que você solicitou. Veja abaixo.

15 2.Etapa Abrirá a tela em que você irá conferir os seus dados de financiamento de seu curso e suspensão. Logo após, confirmará o semestre referência para suspensão, lembrando que só poderá ser suspenso um semestre por vez. Com tudo preenchido e conferido, clique no botão Gravar e prosseguir. 3.Etapa Após o registro salvo, confira os dados apresentados e clique em Concluir. Fique atento, pois nessa tela será definido o seu prazo para sua instituição validar sua suspensão.

16 4.Etapa Solicitação concluída com sucesso! Imprima o comprovante e leve para validação na instituição.

17 MANUAL DE ENCERRAMENTO DO FIES Seguem, nesse manual, todas as informações necessárias para o encerramento de seu financiamento. Só poderá ser feito o encerramento se for de forma antecipada. Caso o estudante já tenha se formado não é preciso fazer o encerramento. Para fazer o encerramento o estudante tem de estar em dia com o pagamento das parcelas trimestrais de juros. Importante! O cancelamento só estará disponível no sistema online do Fies (Sisfies) entre os dias 1 e 15 de cada mês (exceto junho e dezembro). 1. Passo O estudante deverá acessar o site informando CPF e senha para logar. Através do módulo de aditamento, clique em Encerramento, opção disponível no centro da tela, depois em Aditamentos Disponíveis. Em seguida, clique no semestre disponível em Referência, mas saiba que ele muda conforme o último aditamento que você solicitou. Veja abaixo.

18 Depois, você precisa selecionar uma das opções para o encerramento, pois terá que pagar o que ainda deve (inclusive juros e outras taxas previstas em contrato). Confira na imagem: 2.Passo Escolha uma das quatro opções para quitar a dívida do Fies Liquidar o contrato no ato do encerramento. Significa: Liquidar todo o saldo devedor, pagando de uma única vez, no ato da assinatura do termo de encerramento. Nesse caso, não existe parcelamento, pois você quita a dívida em um pagamento único no dia em que for ao banco assinar o Termo de Encerramento. Permanecer na fase de utilização. Significa que as fases de utilização, carência e o pagamento trimestral de juros serão mantidas até o final do prazo. Ou seja, você paga as parcelas trimestrais e, quando terminar essa etapa, cumpre as fases de carência (18 meses pagando as taxas trimestrais) e amortização (quita o restante em parcelas maiores e fixas). Mas saiba que a fase de amortização começará um mês após o final do período de carência.

19 Antecipar a fase de carência. Nesse caso, no mês seguinte à assinatura do Termo de Encerramento, você começará a pagar as parcelas trimestrais que só quitaria durante os 18 meses de carência. E, quando terminar essa etapa, passa a quitar as parcelas do financiamento sem ter um período de carência para isso. Antecipar a fase de amortização. Aqui você parcela tudo que falta seguindo o prazo de três vezes o tempo que você usou o financiamento, mais um ano (a depender de seu contrato). Nesta opção o estudante começa a pagar o Fies no mês seguinte, sem carência. Ou seja, se o curso tem duração de dois anos, você terá sete anos para pagar o restante. Depois disso, é só clicar em Gravar e Prosseguir e depois Confirmar. 3.Passo Vá à agência bancária em que fechou o contrato do Fies Assim que confirmar o pedido de cancelamento no Fies, o próprio sistema informará o prazo que você tem para ir ao banco assinar o Termo de Encerramento. Saiba que esta deve ser a mesma agência em que você fechou o contrato. Caso o contrato tenha fiador, este e seu cônjuge, se for o caso, também deverá(ão) assinar o Termo de Encerramento, pessoalmente ou por procuração pública, exceto se a opção escolhida for pela liquidação total do contrato (Opção I). Depois dessas etapas, o Fies está encerrado e a faculdade não receberá mais o pagamento da sua mensalidade pelo sistema. Se você também quiser cancelar a sua matrícula, vá à faculdade para fazer isso. Caso contrário, o pagamento será cobrado de você. Mas se você assinou o encerramento no banco, não tem como voltar atrás e também não poderá solicitar um novo financiamento pelo programa. Por isso, se estiver em dúvida em relação ao cancelamento, uma alternativa é optar pela suspensão do Fies. Isso significa que você suspenderá o semestre, ou seja, a verba do Fies será interrompida nesse período e você voltará a pagar quando retornar à faculdade e pedir o aditamento.

20 IMPORTANTE Importante! O cancelamento será feito após o primeiro dia do mês seguinte à solicitação. Após a escolha, será dado um prazo máximo de cinco dias, a contar do terceiro dia útil da confirmação, para comparecimento ao agente financeiro. Esgotado esse prazo e não sendo concretizado o encerramento, o estudante deverá solicitar novo encerramento no site após alguns dias do encerramento do prazo. O encerramento deverá ser feito de janeiro a maio e de julho a novembro, até o dia 15 de cada mês, tendo efeito a partir do mês seguinte ao da conclusão do efetivo encerramento no agente financeiro. O encerramento solicitado em semestre para o qual não tenha sido realizado o aditamento de renovação semestral poderá ser solicitado em qualquer mês do semestre e terá validade a partir do primeiro dia do semestre do encerramento. O encerramento antecipado não gera nenhum tipo de multa. O estudante só pagará o que foi efetivamente utilizado até o encerramento.

Manual Operacional de Aditamento de Renovação Semestral do Financiamento. Procedimentos do Estudante. Brasília, Novembro de 2011 Versão 1.

Manual Operacional de Aditamento de Renovação Semestral do Financiamento. Procedimentos do Estudante. Brasília, Novembro de 2011 Versão 1. Manual Operacional de Aditamento de Renovação Semestral do Financiamento Procedimentos do Estudante Brasília, Novembro de 2011 Versão 1.0 I - INTRODUÇÃO Com a edição da Portaria Normativa MEC nº 023, de

Leia mais

semestre de 2014 Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES

semestre de 2014 Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES Fies 2º semestre de 2014 Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES Avenida Darcy Fonseca, nº 530 Bairro dos Prados Peruíbe SP - (13) 3456-3055 www.scelisul.com.br 1. Acesse o site do SISFIES

Leia mais

Fies 2º semestre de 2016

Fies 2º semestre de 2016 Fies 2º semestre de 2016 Confira aqui o Passo a Passo do seu Aditamento do FIES Rua Madame Shimidt, nº 90 Federal São Lourenço MG (35)3332 3355 WWW.faculdadesaolourenco.com.br 1. Acesse o site do SISFIES

Leia mais

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano.

Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Os novos financiamentos concedidos com recursos do Fies têm taxa de juros de 6,5% ao ano. Durante o curso, o estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$150,00, referente ao pagamento

Leia mais

NOVO FIES Cartilha do Estudante

NOVO FIES Cartilha do Estudante NOVO FIES Cartilha do Estudante V2 Sumário 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB... 3 2 Aditamento de Renovação Semestral... 7 3 Outras Situações...20 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB Utilizando os navegadores

Leia mais

CARTILHA ESTUDANTES. Sumário 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL OUTRAS SITUAÇÕES...

CARTILHA ESTUDANTES. Sumário 1 Cadastro de Estudante no SIFESWEB ADITAMENTO DE RENOVAÇÃO SEMESTRAL OUTRAS SITUAÇÕES... CARTILHA ESTUDANTES Cartilha de orientação ao acesso dos estudantes que possuem financiamento, ao Sistema de Financiamento Estudantil - SIFES, que viabiliza as operações do Novo FIES. Sumário 1 Cadastro

Leia mais

EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017

EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017 EDITAL DE ADITAMENTO FIES - 2º SEMESTRE 2017 1. DO PROGRAMA O Instituto de Ensino Superior de Contagem Ltda., entidade mantenedora da Faculdade de Direito de Contagem - FDCON, por meio da Comissão Permanente

Leia mais

VICE REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

VICE REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PUC-RIO / FIES VICE REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL MAR/2018 Objetivo da Apresentação Orientar os alunos, ingressantes no FIES, sobre os procedimentos de todos

Leia mais

VICE REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

VICE REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PUC-RIO / FIES VICE REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL AGO/2017 ADITAMENTO Termo utilizado pelo MEC para a renovação semestral do benefício. QUANDO ACONTECE? Datas

Leia mais

FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL VALIDAÇÃO FIES

FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL VALIDAÇÃO FIES FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL VALIDAÇÃO FIES 2016.2 INSCRIÇÃO FIES INSCRIÇÃO: Período: 24 a 29 de junho. Resultado: 30 de junho. Acesse o FIES através do site fiesseleção.mec.gov.br e informe os dados

Leia mais

ANHANGUERA EDUCACIONAL. Processo

ANHANGUERA EDUCACIONAL. Processo 1 de 6 Informações Gerais do Procedimento 1. Objetivo Renovação semestral do contrato do Fies. 2. Entradas A presença do estudante no ato da realização do Aditamento, para informar se houve ou não alteração

Leia mais

MANUAL DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL DO FIES

MANUAL DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL DO FIES MANUAL DE TRANSFERÊNCIA INTEGRAL DO FIES A transferência integral é o desligamento do estudante do curso ou da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem ocorrendo a partir do último mês do semestre

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS. (a) Cumprimento de todas as obrigações acadêmicas relativas ao semestre anterior;

PRÉ-REQUISITOS. (a) Cumprimento de todas as obrigações acadêmicas relativas ao semestre anterior; Estimados Estudantes, TUTORIAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL Rio de Janeiro, 26 de abril de 2018. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição

Leia mais

INÍCIO DAS AULAS PARA ESTUDANTES VETERANOS - 03/08/2019 PRÉ-REQUISITOS

INÍCIO DAS AULAS PARA ESTUDANTES VETERANOS - 03/08/2019 PRÉ-REQUISITOS TUTORIAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO EAD Rio de Janeiro, 30 de abril de 2019. Estimados Alunos, A renovação de matrícula da Graduação EAD será online e ocorrerá no período de 24/06/2019 a 09/08/2019.

Leia mais

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM:

A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL E A COORDENAÇÃO DE ASSUNSTOS ESTUDANTIS RESUMEM: PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010(FIES), com alterações

Leia mais

MANUAL PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO DO FIES

MANUAL PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO DO FIES MANUAL PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO DO FIES CONTATO Gabriela/Iolanda Telefone: (34)3411-9703 ITURAMA 2015 1 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO Breve instruções-------------------------------------------------- 3 2

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST fies@est.edu.br 2015 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE REMATRÍCULA. Aqui você encontra as informações necessárias para a realização da rematrícula para o próximo semestre.

ORIENTAÇÃO DE REMATRÍCULA. Aqui você encontra as informações necessárias para a realização da rematrícula para o próximo semestre. ORIENTAÇÃO DE REMATRÍCULA Aqui você encontra as informações necessárias para a realização da rematrícula para o próximo semestre. O QUE É A REMATRÍCULA? A rematrícula é a confirmação de que você continua

Leia mais

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1 1ª etapa Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 15.12.2016 a 09.01.2017* Nesta etapa

Leia mais

Aditamento do Fies 2015.2 (Renovação do Contrato) do FIES

Aditamento do Fies 2015.2 (Renovação do Contrato) do FIES Aditamento do Fies 2015.2 (Renovação do Contrato) do FIES Para realizar o aditamento 2015.2 a CPSA dará início ao processo de renovação semestral do contrato de financiamento, e o aluno terá até 20 (vinte)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO Na Portaria Normativa nº 19, de 31 de outubro de 2012, publicada no DOU nº 212, de 1º 11-2012, Seção 1, página 31, leia-se: Art. 11. A Portaria Normativa

Leia mais

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil.

Art. 1º Normatizar procedimentos para adesão ao SISFIES Sistema de Financiamento Estdantil. RESOLUÇÃO Nº 02/2016- DG/FACULDADE EVOLUÇÃO Normatiza regras para inscrições no SISFIES Sistema de Financiamento Estudantil. Semestre 2016.2. A DIRETORA GERAL DA FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

Leia mais

Passo-a-passo Aditamento Fies

Passo-a-passo Aditamento Fies Passo-a-passo Aditamento Fies 2015.1 Leia com atenção todas as orientações abaixo antes de comparecer à Unit Maceió. ACEITE O TERMO DE ACORDO E SOLICITAÇÃO DE DISCIPLINAS 1. Todos os alunos deverão solicitar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a suspensão temporária da utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento

Leia mais

Renovação do Semestre 2018/1

Renovação do Semestre 2018/1 Renovação do Semestre A primeira etapa já está concluída, você pagou o boleto de renovação e agora vai finalizar o processo validando o boleto no Sicanet na opção Confirmar a Matrícula. Para isso, é necessário

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

1 - DO PROGRAMA 2 DA REGULARIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO FIES. Horário de funcionamento. Localização do posto de atendimento.

1 - DO PROGRAMA 2 DA REGULARIZAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO FIES. Horário de funcionamento. Localização do posto de atendimento. Este aditamento refere-se aos contratos efetivados antes do ano de 2010. Os contratos feitos a partir do ano de 2010 deverão aguardar posterior edital e comunicação do SISFIES. 1 - DO PROGRAMA EDITALDEADITAMENTODOFINANCIAMENTOESTUDANTIL201/1º

Leia mais

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO Para iniciar o processo, o responsável pelo aluno deverá acessar o site da escola - www.esta.com.br - e clicar no link Acesso à intranet E.S.T.A. Nesse momento abrirá uma nova janela para efetuar o processo

Leia mais

Portaria Mec/Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011

Portaria Mec/Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011 Portaria Mec/Normativa nº 15, de 8 de julho de 2011 Diário Oficial da União nº 131, de 11 de julho de 2011 (segunda-feira) Seção 1 Pág. 28/29/30 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS SECRETARIA VIRTUAL SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS Existem diversos tipos de serviços disponíveis na secretaria virtual que vocês poderão requerer, alguns deles

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Bicicletas

Índice. Manual de Registro de Bicicletas Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados da Bike...6 Proprietários...6 Dados da bike...6 Fotos...7 Informações e caracteristicas...7

Leia mais

MANUAL DO CISNE FINAN

MANUAL DO CISNE FINAN MANUAL DO CISNE FINAN O que é o CISNE Finan? É um Parcelamento Especial das Mensalidades, por verbas orçamentárias próprias da CISNE, que possibilita ao aluno regularmente matriculado pagar 50% da mensalidade

Leia mais

Tire sua duvida sobre o FIES PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES?

Tire sua duvida sobre o FIES PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? http://sisfiesportal.mec.gov.br/ Tire sua duvida sobre o FIES PERGUNTAS FREQUENTES 1 O que é o FIES? O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à

Leia mais

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de João Pessoa Área responsável: Gerência de Produtos Consignados

RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de João Pessoa Área responsável: Gerência de Produtos Consignados Prefeitura de João Pessoa RO.05.182 Versão: 1 Exclusivo para Uso Externo RO Roteiro Operacional Prefeitura Municipal de João Pessoa Área responsável: Gerência de Produtos Consignados 1. PÚBLICO ALVO E

Leia mais

Novo Portal do Participante

Novo Portal do Participante Manual Passo a Passo Novo Portal do Participante Clique e acesse o Novo Portal do Participante Como realizar o primeiro acesso ao Novo Portal do Participante 1. É possível acessar o Novo Portal do Participante

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA WEB

TUTORIAL REMATRÍCULA WEB 1º PASSO: Cursos disponíveis O acadêmico deve clicar no menu Rematrícula > Processo de Rematrícula e serão listados o semestre e o curso conforme pré-rematrícula realizada no sistema e em seguida clicar

Leia mais

PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO

PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO 10.05.2018 Regulamento do Parcelamento Próprio do Grupo CEUMA I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa de Parcelamento Próprio do Grupo CEUMA é um programa

Leia mais

ATUALIZADA EM 29/12/2014

ATUALIZADA EM 29/12/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 Dispõe sobre transferência integral de curso e de instituição de ensino realizada por estudante financiado

Leia mais

Como inscrever-se?

Como inscrever-se? Como inscrever-se? Preencher a ficha de inscrição disponível na página do FIES http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/solicitar-acesso, durante o período de inscrições abertas pela Instituição de ensino

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulando uma Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulando uma Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)...

Sumário. Conhecendo o Portal Primeiro Acesso Simulações de Renegociação LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... Sumário Conhecendo o Portal... 2 Primeiro Acesso... 2 Simulações de Renegociação... 6 LIQUIDAÇÃO (pagamento à vista, com desconto)... 7 PARCELAMENTO (pagamento através de uma entrada mais parcelas)...

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 25, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2011 (Texto Compilado) Dispõe sobre transferência integral de curso e de instituição de ensino realizada por estudante financiado com

Leia mais

O aluno deverá se logar no ambiente (login do aluno no Portal do aluno) > Centro Universitário.

O aluno deverá se logar no ambiente (login do aluno no Portal do aluno)  > Centro Universitário. Passo a Passo da Rematrícula de Graduação Rematrícula Web NetStudent O aluno deverá se logar no ambiente (login do aluno no Portal do aluno) www.sp.senac.br > Centro Universitário. Digitar login e senha

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1 GUIA DE REMATRÍCULA 2018S1 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

MANUAL - VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE MANUAL VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE

MANUAL - VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE MANUAL VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE 1 MANUAL VIDA E PREVIDÊNCIA ONLINE ÍNDICE Apresentação... 1. Acesso ao simulador... 2. Funcionalidades... 2.1. Nova simulação... 2.1.1. Cotação produto... 2.1.2. Novidades na geração e envio da proposta...

Leia mais

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte A matrícula em disciplina nas modalidades isolada e/ou ouvinte é disponibilizada para a comunidade, em data definida no calendário acadêmico, quando existirem vagas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, clique no link e preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato de Concessão de uso dos Cartões

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2018S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FMIT 2019/2

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FMIT 2019/2 EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA FMIT 2019/2 FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ - FMIT Av. Reno Junior, 368 Bairro São Vicente - CEP 37.502-138 - www.fmit.edu.br CNPJ: 28.946.334/0001-71 Inscrição Municipal:

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO 2017.1 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos de

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2018 Prezado (a) estudante, Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2018.

Leia mais

Financiamento de até 100% da mensalidade do curso escolhido. Taxa de juros de 3,4% ao ano. Parcelas do financiamento são mensais e com valores fixos

Financiamento de até 100% da mensalidade do curso escolhido. Taxa de juros de 3,4% ao ano. Parcelas do financiamento são mensais e com valores fixos O que é o FIES O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar os alunos de graduação do ensino superior em instituições não

Leia mais

RENOVE SUA MATRÍCULA

RENOVE SUA MATRÍCULA RENOVE SUA MATRÍCULA Prouni 2018.1 Renovação Prouni: O termo Prouni 2018.1 estará disponível para aceite dos alunos que desejarem efetuar a renovação de matrícula após atualizado o histórico 2017.2 Informamos

Leia mais

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 2 - Validação SUMÁRIO. Apresentação... 04 2. Acesso AO PORTAL CASSI... 05 2. Login... 08 3. Acompanhamento de propostas de adesão... 09 3. Selecionar proposta... 0 3.2

Leia mais

TUTORIAL REMATRÍCULA WEB

TUTORIAL REMATRÍCULA WEB 1º PASSO: Cursos disponíveis O acadêmico deve clicar no menu Rematrícula > Processo de Rematrícula e serão listados o semestre e o curso conforme pré-rematrícula realizada no sistema e em seguida clicar

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS

MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS MANUAL SIGISS MÓDULO ORGÃOS PÚBLICOS Índice Página Início/Login ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 03

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2017S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2019S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação do Centro Universitário Facens, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário de Rematrícula.

Leia mais

Renovação do Semestre 2016/2

Renovação do Semestre 2016/2 Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte agora ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 14.06 a 08.07.2016 Nesta etapa você vai

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

EDITAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 002/2018 FAHESP/IESVAP

EDITAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 002/2018 FAHESP/IESVAP EDITAL PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 002/2018 FAHESP/IESVAP 1. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O SEMESTRE LETIVO DE 2018/2 1.1. O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí FAHESP,

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL CONSIGNAÇÃO GOVERNO AMAZONAS

ROTEIRO OPERACIONAL CONSIGNAÇÃO GOVERNO AMAZONAS 1. DEFINIÇÃO DO PRODUTO Operação de Crédito Consignado em Folha de Pagamento para os Servidores do Estado do Governo do Amazonas mediante convênio com o Banco Industrial do Brasil. Modalidade de empréstimo

Leia mais

Centro Universitário Sudoeste Paulista (Mantido pela ICE Instituição Chaddad de Ensino Ltda)

Centro Universitário Sudoeste Paulista (Mantido pela ICE Instituição Chaddad de Ensino Ltda) UniFSP-Social/2019 Regulamento do Parcelamento Próprio I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa de Parcelamento Próprio UniFSP-Social é um programa de INCLUSÃO EDUCACIONAL que tem por objetivo conceder, por

Leia mais

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional

Recadastramento Nacional. Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Recadastramento Nacional Pesquisa sobre o Perfil dos/as Assistentes Sociais no Brasil: condições de trabalho e exercício profissional Substituição das atuais carteiras e cédulas de Identidade Profissional

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 1 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula 2 Caro estudante, Seja bem-vindo à Universidade Castelo Branco. É com grande satisfação que o recebemos para ser mais um integrante dos nossos cursos de Graduação

Leia mais

NOVO FIES Mantenedora e IES

NOVO FIES Mantenedora e IES NOVO FIES Mantenedora e IES V3 Sumário 1 Acesso ao SIFESWEB... 3 1.1 Cadastro no SIFESWEB... 3 1.2 Validação de Acesso... 7 1.3 Acesso Membros CPSA... 8 2 Transferência... 9 2.1 Transferência Integral

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSU Nº 022/2015

RESOLUÇÃO CONSU Nº 022/2015 RESOLUÇÃO CONSU Nº 022/2015 (Alteração da Resolução CONSU Nº 007/2015) Aprova Alteração do Regulamento do Financiamento Educacional Integrado FEI A Diretora Geral da Faculdade Integrado de Campo Mourão,

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...

CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador... FREQUENCI CONTEÚDO Acesso ao sistema...2 Controle de Aplicação Tela de Autenticação...3 MENU DE OPÇÕES DO SISTEMA Cadastro do Colaborador...4 COORDENADOR ESTADUAL Alocar Coordenador de Polo...5 COORDENADOR

Leia mais

BUSCA DE DOCUMENTOS Manual. Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil.

BUSCA DE DOCUMENTOS Manual. Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil. BUSCA DE DOCUMENTOS Manual Veja como encontrar seus documentos pela Central RTDPJBrasil. Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Animais

Índice. Manual de Registro de Animais Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados do Animal...6 Proprietários...6 Dados do Pet...6 Fotos...7 Informações Médicas...7

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE 2016 Prezado (a) estudante, Nesse documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 1º semestre de 2016. Trata-se

Leia mais

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula.

Obs.: O aluno não conseguirá efetuar a matrícula caso o contrato não tenha sido confirmado no processo inicial de matrícula. F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A E A R Q U I T E T U R A N O R M A S G E R A I S D E M A T R Í C U L A P A R A O S A L U N O S V E T E R A N O S 2 º S E M E S T R E / 2 0 1 8 1. Considerações

Leia mais

PROGRAMA PARCELADON REGULAMENTO

PROGRAMA PARCELADON REGULAMENTO PROGRAMA PARCELADON REGULAMENTO Sumário 1- DO OBJETO... 3 2- DA OFERTA... 3 3- DA APLICAÇÃO... 3 4- DOS VALORES PARCELADOS... 4 5- DO INÍCIO DO PAGAMENTO DOS VALORES PARCELADOS... 4 6- DO PRAZO PARA PAGAMENTO

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

Índice O que é quadro de horários O que é o ajuste de quadro de horário Quem pode realizar o ajuste de quadro de horário

Índice O que é quadro de horários O que é o ajuste de quadro de horário Quem pode realizar o ajuste de quadro de horário Índice O que é quadro de horários 2 O que é o ajuste de quadro de horário 2 Quem pode realizar o ajuste de quadro de horário 2 Como o ajuste de quadro de horário influencia o valor de sua mensalidade 2

Leia mais

PROCESSO DE REMATRÍCULA ON-LINE. Prezado(a) estudante, leia atentamente as orientações a seguir para realizar sua rematrícula na FAPAM.

PROCESSO DE REMATRÍCULA ON-LINE. Prezado(a) estudante, leia atentamente as orientações a seguir para realizar sua rematrícula na FAPAM. PROCESSO DE REMATRÍCULA ON-LINE Prezado(a) estudante, leia atentamente as orientações a seguir para realizar sua rematrícula na FAPAM. Importante! Estudantes que estão com alguma pendência (financeira)

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 14 DE MARÇO DE 2013

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 14 DE MARÇO DE 2013 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 14 DE MARÇO DE 2013 Altera as Portarias Normativas MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010; nº 23, de 10 de novembro de 2011; nº 25, de 22 de dezembro de 2011;

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON LINE Caro aluno, Agora já é possível fazer sua rematrícula através do Portal do Aluno de forma segura e rápida. Siga o passo a passo descrito neste

Leia mais

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o SEU CURSO e para o SEU TURNO, respeitando sempre os PRÉ-REQUISITOS.

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o SEU CURSO e para o SEU TURNO, respeitando sempre os PRÉ-REQUISITOS. INFORMATIVO DE MATRÍCULA Prezado Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de matrícula dos cursos de graduação, para o primeiro semestre de 2009, que será feito via internet. Para realizar

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA

EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA EDITAL DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA UNIBRA 2019.2 A UNIBRA, no uso de suas atribuições, torna público para conhecimento dos discentes e interessados, as orientações gerais da campanha de renovação da matrícula

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB

MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB MANUAL DE ACESSO AO SISTEMA PARA SOLICITAÇÕES DE EMPRÉSTIMOS E CONSULTAS SYSCOOPWEB SÃO PAULO 2017 Versão 01/2017 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 TELA INICIAL INCLUSÃO DO Nº DO CPF... 4 TELA DE ACESSO SENHA

Leia mais

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES:

MANUAL COMPRA CRÉDITOS. Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP PELA INTERNET CARTÃO TRANSPORTE INFORMAÇÕES: MANUAL DE COMPRA CRÉDITOS PELA INTERNET Linhas Municipais Santos e Praia Grande/SP O MANUAL Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VT WEB, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários,

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional ANBIMA Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

CRÉDITO CONSIGNADO ITAÚ. Procedimento de Rescisão de Funcionários

CRÉDITO CONSIGNADO ITAÚ. Procedimento de Rescisão de Funcionários Data de Atualização: 02/10/2009 CRÉDITO CONSIGNADO ITAÚ Procedimento de Rescisão de Funcionários Bankline Empresa Plus IBBA Versão Outubro de 2009 ÍNDICE ETAPA 1 INTRODUÇÃO... 03 ETAPA 2 HABILITANDO O

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO

CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIes IESB? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias

Leia mais

CredIES UNILASALLE: a melhor alternativa para você. Manual da IES

CredIES UNILASALLE: a melhor alternativa para você. Manual da IES CredIES UNILASALLE: a melhor alternativa para você. Manual da IES O que é a Fundaplub? Entidade que, por meio de parcerias, constitui programas de crédito universitário, CredIES, atendendo de forma personalizada

Leia mais

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo

Vestibular Inscrições: Formas de acesso: Curso: Polo Processo Seletivo Vestibular Inscrições: Exclusivamente pela internet http://vestibular.unis.edu.br Formas de acesso: 1) Prova Eletrônica 2) Portador de Diploma 3) ENEM Curso: Lembrar que nem todos os

Leia mais

VII SEMANA DE ENGENHARIA

VII SEMANA DE ENGENHARIA VII SEMANA DE ENGENHARIA Prezados alunos, A Semana de Engenharia é um evento que tem, como objetivo, o interesse de agregar valor à formação do aluno, logo, essa atividade é para o aluno e do aluno. Para

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Manual da Mantenedora

Manual da Mantenedora Página1 SisFIES Oferta de Vagas 2º semestre de 2016 Manual da Mantenedora Página2 Sumário 1 Configurações recomendadas... 3 2 Objetivos... 3 3 Acesso: FIES Oferta de Vagas... 4 3.1. Acesso Mantenedora...

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais