O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM DOURADOS MS Espedito Saraiva Monteiro 1 Elisângela Alves da Silva Scaff 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM DOURADOS MS Espedito Saraiva Monteiro 1 Elisângela Alves da Silva Scaff 2"

Transcrição

1 O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM DOURADOS MS Espedito Saraiva Monteiro 1 Elisângela Alves da Silva Scaff 2 8. Educação, políticas públicas e gestão educacional. Pôster Resumo: O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação, na política de educação integral e tem como objeto de estudo o Programa Mais Educação (PME) do governo federal. O campo empírico tratase de uma Escola Pública Municipal situada em Dourados - MS. Justifica-se a escolha desta Escola, pela heterogeneidade de público que atende: alunos das áreas urbana e rural, famílias constituídas por níveis culturais e socioeconômicos diferenciados; indígenas, do campo e militares. A pesquisa consolida-se por meio da análise de parte de um questionário elaborado e aplicado à Coordenadora do PME da escola. As considerações apontam que embora o sujeito relate as contribuições do PME no ensino e aprendizagem dos alunos e não apresente desafios, a visita realizada in loco aponta as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Diante disso, a pesquisa deverá concorrer para que se discutam os desafios que a educação integral enfrenta na política de educação integral. Palavras-chave: Educação Integral. Política Educacional. Programa Mais Educação 1 Mestrando em Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED/UFGD, Linha de pesquisa: Políticas e Gestão da Educação turma Pesquisa financiada pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) 2 Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

2 2 Introdução Na política educacional brasileira, a Educação Integral está amparada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/1996; no artigo 34 afirma que a jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. (BRASIL, 1996). O Plano Nacional de Educação Lei Nº ( ), evidencia a educação em tempo integral como objetivo do Ensino Fundamental e, também, da Educação Infantil e estabelece como meta da progressão da jornada, 7 horas diárias. Das 20 metas do plano, a meta 6 preconiza oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica. (BRASIL, 1996). Constituído como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral, o Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto de 27 de janeiro de De acordo com o Decreto n 7.083/2010, os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, reconhecem-se as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental e sociedade sustentável; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes e educação patrimonial; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Os alunos participam das atividades no contra turno escolar.

3 3 Em relação às concepções de educação integral, Teixeira (1996) afirma que a educação integral deve ser aquela que traz ao individuo a formação a mais completa possível. Neste sentido, as formas diversas de aprendizagem realizada na escola poderá contribuir na formação completa do individuo. A educação integral fundava-se em uma concepção de educação que a incluía como possibilidade real de alavancar o progresso e o desenvolvimento científico e tecnológico no País e, em atendimento a esse propósito, cabia uma formação a mais completa possível, ou seja, em termos práticos. Nos estudos de Cavaliere (2009), o debate que se propõe é como oferecer o tempo integral no espaço educativo. A autora trata dos formatos organizacionais por meio dos quais vem se dando, no Brasil, a ampliação do tempo, entendendo-o como o período em que as crianças e os adolescentes ficam sob a responsabilidade da escola, dentro ou fora de suas dependências. No entendimento de Brandão (1989) a escola de tempo integral deveria ser o horizonte da melhoria da educação, centrada no respeito à especificidade social dessa instituição, que convém oferecer ao cidadão uma escolaridade de qualidade e permita-lhe acessibilidade aos conhecimentos legitimados pelos currículos dos sistemas escolares. Nesse viés, a escola em tempo integral pode ser uma estratégia para a melhoria da qualidade do ensino. Diante desse cenário, esse trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa de Mestrado em Educação, na temática política de educação integral e tem como objeto de estudo e reflexão o Programa Mais Educação (PME) de uma escola municipal de Dourados - MS. O estudo foi desenvolvido por meio de procedimento analítico de natureza bibliográfica, documental e de campo, com enfoque qualitativo. Metodologia A pesquisa de campo foi realizada em uma escola 3 da rede Municipal de Dourados MS, selecionada de acordo com os seguintes critérios: localização urbana, mas com atendimento a alunos das áreas urbana e rural; que ofertasse 3 Com o intuito de resguardar o anonimato da escola e do sujeito participante, fizemos a opção em não nomeá-los nesta pesquisa.

4 4 anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; que estivesse desenvolvendo o PME há mais de três anos; com atendimento a alunos de famílias indígenas, militares, entre outros. Para coletar os dados realizamos uma visita à Escola para conhecer in loco o desenvolvimento das ações do Programa e aplicamos questionário à coordenadora, responsável pelo PME. A escolha do sujeito obedeceu aos seguintes critérios: Coordenadora do Programa Mais Educação que fosse formada em pedagogia e com atuação na rede municipal há mais de três anos; disponibilidade para responder o questionário. Conforme sistematizado no quadro abaixo, as atividades desenvolvidas pela escola são constituídas por quatro macrocampos: esporte e lazer, educação ambiental e sociedade sustentável, cultura, artes e educação patrimonial, acompanhamento pedagógico. A ESCOLA LÓCUS DA PESQUISA MACROCAMPOS ATIVIDADES TOTAL DE ALUNOS DA ESCOLA TOTAL DE ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PME ESPORTE E LAZER Esporte na Escola/ Atletismo e múltiplas vivências esportivas ESPORTE E LAZER Judô EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (Horta) e ou Jardinagem escolar CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO Canto Coral Orientação de Estudos e Leitura Segundo dados do censo escolar 2014 da Rede Municipal de Educação de Dourados-MS, a Escola possui 622 alunos matriculados no Ensino Fundamental; desses, 400 estudantes participam do PME, no contra turno escolar. Resultados e discussão

5 5 Considerando que este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento, inicialmente distribuímos um questionário com 28 questões e, das quais, utilizamos três perguntas norteadoras para essa pesquisa: a) O Programa Mais Educação trouxe contribuições para sua Escola? b) Destaque os pontos positivos do Programa em sua Escola c) Destaque os pontos negativos (as dificuldades) na execução do Programa Mais Educação em sua Escola A resposta da questão (a) foi positiva, isto é, a Coordenadora do Programa Mais Educação afirmou que o Programa Mais Educação trouxe muitas contribuições no processo ensino e aprendizagem dos alunos. Em relação à indagação da resposta (b), a Coordenadora faz o seguinte relato: O que há de mais marcante no Programa Mais Educação é a interação dos alunos uns com os outros, mesmo sendo de salas e faixa etárias diferentes. nas três gincanas que a escola realizou durante o ano, o resultado foi excelente. Houve a participação e integração de alunos, funcionários da escola, pais, monitores. Realizamos um circuito com Atletismo e Judô, atividades com orientação de Estudos, Leitura, Matemática e Português, tudo em forma de competição; os pais, além das competições que participaram arrecadar alimentos e plásticos e finalizamos com uma grande guerra de bexigas. As atividades do programa são diferenciadas e coletivas, e os alunos são tratados com carinho. O Judô, disciplina e treino, mudou a vidinha de alguns alunos, muito bom, melhorou o comportamento e despertou o interesse pelos estudos. No xadrez, disciplina, atenção, concentração, raciocínio lógico, além da grande contribuição no processo ensino aprendizagem temos a questão da competição no qual motivou alunos e pais. Na banda fanfarra, além de estarmos exercendo nosso patriotismo, através da banda também transmitimos a disciplina, e ensinamentos para a vida onde transmitimos a música e o companheirismo. De acordo com o relato, percebemos que a Escola tem conseguido trazer os pais para participar da vida acadêmica dos filhos e que esses pais têm contribuído para melhor desempenho na educação escolar dos alunos.

6 6 Em resposta a questão (C) a coordenadora não apresentou nenhum desafio, embora na visita que realizamos na escola, verificamos in loco as dificuldades enfrentadas pelos alunos, como: falta de espaço adequado para realização das atividades, falta de sala de refeitório e laboratórios. Além disso, a quadra de esporte é dividida com os alunos do turno regular, nas aulas de educação física. As considerações apontam que conforme os relatos apresentados pela coordenadora do Programa Mais Educação, os avanços são significativos, ou seja, os pontos considerados como positivos contribuem na aprendizagem dos alunos. Com isso, o processo de envolvimento e interação e os vínculos criados com os colegas e profissionais da escola, vêm contribuindo com a formação pessoal dos estudantes. A participação de outros funcionários da escola e pais nas dinâmicas, gincanas e atividades diferenciadas é considerada pela escola como resultado excelente. Moll (2010) considera que a Educação Integral refere-se à organização escolar na qual o tempo de permanência dos estudantes se amplia para além do turno escolar. Nessa perspectiva, o tempo escolar reveste-se de relevante significado tanto em relação a sua ampliação, quanto em relação à necessidade de sua reinvenção no cotidiano escolar. Na concepção de educação integral de Arroyo (1988), ser humano é um sujeito total, integral em conhecimentos, cultura, valores, identidades e memórias. Nessa dimensão a escola precisa estar preparada para atender o sujeito com essas características. Além das atividades já relatadas, os pais e alunos também foram envolvidos em campanha de ação social que trouxeram significativas contribuições importantes para a comunidade escolar, como: arrecadação de alimentos e coletas de materiais recicláveis. Portanto, essa pesquisa que segue em outras etapas deverá concorrer para a compreensão da importância da educação integral que cada vez mais vem conquistando espaço no contexto da política educacional brasileira.

7 7 Referências ARROYO, M. O direito ao tempo da escola. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n.65, BRANDÃO, Z. A escola de 1º grau em tempo integral: as lições da prática. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 32, p , abr BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, 23 dez Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de Institui o Programa Mais Educação. Brasília, DF, Lei n º , de 25 de junho de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: CAVALIERI, A.M. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, v.21, p , MOOL, J. Educação integral na perspectiva da reinvenção da escola: elementos para o debate brasileiro. Salto para o futuro: Educação Integral. Ano XVIII boletim 13 agosto de p TEIXEIRA, A. (1996). Educação é um direito. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. (Original publicado em 1968). acesso em 24/03/2015.

Educação em Tempo Integral M A R Ç O / A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2

Educação em Tempo Integral M A R Ç O / A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2 Educação em Tempo Integral 1 M A R Ç O / 2 0 1 8 A N G É L I C A D E A. M E R L I A U L A 2 Diretrizes gerais da educação em tempo integral 2 De acordo com Paro (2005): além de ser dever do Estado, a universalização

Leia mais

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS PARA OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS PARA OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Currículos e Educação Integral POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: AMPLIAÇÃO DE DIREITOS PARA OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS Zaire,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO Orientações para organização das turmas do Programa Mais Educação e informação das turmas

Leia mais

Tremembé tem Mais Educação Histórico e monitoramento Victor Narezi

Tremembé tem Mais Educação Histórico e monitoramento Victor Narezi Tremembé tem Mais Educação O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar

Leia mais

Finalidade do Programa

Finalidade do Programa Novo Mais Educação Novo Mais Educação O Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

Leia mais

EU LIDERO ESTA MUDANÇA! EDUCAÇÃO INTEGRAL- Projeto Mais Educação

EU LIDERO ESTA MUDANÇA! EDUCAÇÃO INTEGRAL- Projeto Mais Educação EU LIDERO ESTA MUDANÇA! EDUCAÇÃO INTEGRAL- Projeto Mais Educação GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO NUCLEO DE PLANEJAMENTO, PROJETO PESQUISA, E AVALIAÇÃO

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL/ EM TEMPO INTEGRAL EM BELÉM-PA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA

EDUCAÇÃO INTEGRAL/ EM TEMPO INTEGRAL EM BELÉM-PA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO INTEGRAL/ EM TEMPO INTEGRAL EM BELÉM-PA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA Cintia Aurora Quaresma Cardoso PPEB/UFPA/Brasil cintiacard@yahoo.com.br Reginaldo do Socorro

Leia mais

EDITAL Nº01/ DO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES.

EDITAL Nº01/ DO RESSARCIMENTO DAS DESPESAS DE TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DOS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM E FACILITADORES. EDITAL Nº01/20018 SELEÇÃO PÚBLICA PARA COMPOSIÇÃO DE BANCO DE MEDIADORES E FACILITADORES DE APRENDIZAGEM DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO A SECRETARIA MUNICIPAL DE IVAÍ - PR. A Secretaria Municipal de Educação

Leia mais

Palavras-chave: Educação Integral. Política Educacional. Programa Mais Educação.

Palavras-chave: Educação Integral. Política Educacional. Programa Mais Educação. A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Espedito Saraiva Monteiro 1 - FAED/UFGD Elisângela Alves da Silva Scaff 2 - FAED/UFGD 8. Educação, políticas

Leia mais

O NOVO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: LÓGICA REDUCIONISTA DA META 6 DO PNE COM A LIMITAÇÃO DO FINANCIAMENTO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

O NOVO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: LÓGICA REDUCIONISTA DA META 6 DO PNE COM A LIMITAÇÃO DO FINANCIAMENTO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL O NOVO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: LÓGICA REDUCIONISTA DA META 6 DO PNE COM A LIMITAÇÃO DO FINANCIAMENTO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL Cintia Aurora Quaresma Cardoso Profa. Esp. Mestranda PPEB/UFPA/Brasil 1

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira 1 CURRÍCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL Gisele Bastos Tavares Duque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adriana Barbosa Santos Adriana Barbosa Santos Universidade

Leia mais

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/MAIS ESCOLA EM DUQUE DE CAXIAS: TEMPO INTEGRAL OU EXTENSÃO DA JORNADA ESCOLAR?

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/MAIS ESCOLA EM DUQUE DE CAXIAS: TEMPO INTEGRAL OU EXTENSÃO DA JORNADA ESCOLAR? O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/MAIS ESCOLA EM DUQUE DE CAXIAS: TEMPO INTEGRAL OU EXTENSÃO DA JORNADA ESCOLAR? Resumo Gerusa Faria Rodrigues i O Programa mais Educação, estratégia indutora do Governo Federal,

Leia mais

Ensino Médio Inovador. Webconferência 31/10/16

Ensino Médio Inovador. Webconferência 31/10/16 Ensino Médio Inovador Webconferência 31/10/16 Ensino Médio Inovador O Programa Ensino Médio Inovador tem por objetivo apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento

Leia mais

REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE

REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE REVITALIZAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES NA UEMEIEF JOSÉ BONIFÁCIO BARBOSA DE ANDRADE Autor : Charlene Sousa Silva ; Co-autor (1) Débora Lafaerte Simões de Araújo; Co-autor (2) Fabiana Alves Siqueira Universidade

Leia mais

Brasília (DF), Maio de Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica

Brasília (DF), Maio de Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasília (DF), Maio de 2017 Aprimoramentos no Sistema de Avaliação da Educação Básica Sistema de Avaliação da Educação Básica Conceito O Saeb avalia a qualidade da Educação Básica, oferecendo subsídios

Leia mais

Palavras-chave: Programa Mais Educação, Educação Integral, Piauí.

Palavras-chave: Programa Mais Educação, Educação Integral, Piauí. 00934 AMPLIANDO TEMPOS E ESPAÇOS NA ESCOLA: ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO PIAUÍ Resumo Valdeney Lima da Costa Professor Assistente - Universidade Estadual do Piauí/UESPI Alzira Maria Lopes Santos

Leia mais

Apêndice I - Termo de Consentimento

Apêndice I - Termo de Consentimento APÊNDICES i ii Apêndice I - Termo de Consentimento TERMO DE CONSENTIMENTO (Dos Gestores) (Coordenadores) (Professores) Eu,, abaixo assinado, Professor da Escola, jurisdicionada a SEDO- Secretária de Educação

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM BELO HORIZONTE Fórum de Educação Integral, 2013 Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Prefeito Márcio Lacerda Secretária Municipal de Educação

Leia mais

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ABRIL/2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ABRIL/2012 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ABRIL/2012 Ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais,

Leia mais

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) ENQUANTO SUPORTE AO PLANEJAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS Maria Isabel Soares Feitosa 1 Universidade Federal da Grande

Leia mais

Currículo e Diversidade: construindo caminhos para construção da educação pública de qualidade para

Currículo e Diversidade: construindo caminhos para construção da educação pública de qualidade para Currículo e Diversidade: construindo caminhos para construção da educação pública de qualidade para tod@s Jaqueline Moll Profa. Dra. UFRGS/CEEdRS Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença

Leia mais

REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INTERFERÊNCIAS SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE ALEGRETE/RS

REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INTERFERÊNCIAS SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE ALEGRETE/RS REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: INTERFERÊNCIAS SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE ALEGRETE/RS FREITAS, Flávia M. de 1 ; IFF-CA MACHADO, Gabriella Eldereti 2 ; IFF-CA LONDERO,

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM DEBATE

EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM DEBATE 01801 EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM DEBATE ABDULMASSIH. Marilia Beatriz Ferreira- PUC-SP-CNPQ Doutorado em Educação- Currículo mariliaabdulmassih@yahoo.com.br CHIZZOTTI. Antônio- Prof.

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS RESUMO

EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS RESUMO 01806 EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS WEITZEL, Simone de Almeida Evangelista. - UFJF * SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. - UFJF MALVACCINI, Bianca Alves. - UFJF RESUMO O presente

Leia mais

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Antônia Pereira da Silva Graduanda em Letras-Português pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí DIRETRIZES LEGAIS E DIVERSIDADES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERRACIAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL Antônia Pereira da Silva E-mail: karllalayanne2009@hotmail.com

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO.

O DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO. UNIVERSIDADE FEEVALE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL O DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO ESCOLAR E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO. Mestranda: Camila Altmayer

Leia mais

Política pública de Educação

Política pública de Educação Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO direito à educação Política Nacional de Educação Concepção ampla de Educação níveis e modalidades do ensino

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA

TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA TÍTULO: OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO JOSÉ JUCÁ

SELEÇÃO DE MONITORES PARA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO JOSÉ JUCÁ Prefeitura Municipal de Quixadá Secretaria Municipal de Educação Regional Educacional José Jucá E.E.F. José Jucá SELEÇÃO DE MONITORES PARA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO JOSÉ JUCÁ EDITAL DE ABERTURA Nº: 02/2015

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORESATUANTES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. EXPERIÊNCIASDA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO

FORMAÇÃO DE PROFESSORESATUANTES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. EXPERIÊNCIASDA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO FORMAÇÃO DE PROFESSORESATUANTES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. EXPERIÊNCIASDA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO Marcela de Paolis Mestranda em educação pela Universidade de Brasília/UNB Resumo: Esse trabalho apresenta

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB

REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB Lívia Maria Montenegro da Silva (Bolsista/PROLICEN) Maria Aparecida

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM - PA

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM - PA CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM - PA Carla Santos Cardoso Mestranda PPEB - UFPA Universidade Federal do Pará UFPA /Programa de Pós-Graduação em Currículo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE EDUCAÇÃO - ANO LETIVO 2017- A Secretária de Educação Básica Professora Shirlene Maria Leitão Botelho no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas às inscrições para a seleção de

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira O REDESENHO CURRICULAR COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS Waleska Gonçalves de Lima Cláudia Inês Dahmer Sidnei Rogério Ferreira CEM/SUEB/SAPE/SEDUC-MT Resumo:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Guaíra, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

ANÁLISE DAS INTERFACES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA GESTÃO E NO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM-PA. RESUMO

ANÁLISE DAS INTERFACES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA GESTÃO E NO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM-PA. RESUMO ANÁLISE DAS INTERFACES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA GESTÃO E NO PROJETO PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM-PA. RESUMO Ana Paula da Costa Nunes 1 Ney Cristina Monteiro de Oliveira 2 Esta trabalho

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA AÇÃO PLANEJADA PARA O SUCESSO DOS ESTUDANTES

PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA AÇÃO PLANEJADA PARA O SUCESSO DOS ESTUDANTES PROGRAMA DE ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO: UMA AÇÃO PLANEJADA PARA O SUCESSO DOS ESTUDANTES Pró-Reitoria de Ensino PRODEN Profª Drª Edilene Rocha Guimarães Coordenação

Leia mais

foi feita uma análise das metas 19 e 6 do PNE e dos Planos Municipais de Educação da região metropolitana do estado

foi feita uma análise das metas 19 e 6 do PNE e dos Planos Municipais de Educação da região metropolitana do estado 2189 - Pôster - 13a Reunião Científica Regional da ANPEd-Sudeste (2018) GT 13 - Educação Fundamental A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O TEMPO INTEGRAL Patricia Mota - PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS O presente

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: NECESSIDADES FORMATIVAS E FATORES QUE POSSIBILITAM OU DIFICULTAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: NECESSIDADES FORMATIVAS E FATORES QUE POSSIBILITAM OU DIFICULTAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: NECESSIDADES FORMATIVAS E FATORES QUE POSSIBILITAM OU DIFICULTAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. i Helianane Oliveira Rocha UFRN ii Jailma Silva de Oliveira

Leia mais

SECRETARIA /2008 DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI COORDERNAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SECRETARIA /2008 DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SECADI COORDERNAÇÃO GERAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Marcos Legais Constituição brasileira 1988, institui a educação básica como direito subjetivo LDB Lei nº 9.394, de 1996; alterações Leis nº 10.639/2003, nº 11.274/2006, nº 11.525/2007 e nº SECRETARIA DE

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA nº 746 de 2016

MEDIDA PROVISÓRIA nº 746 de 2016 MEDIDA PROVISÓRIA nº 746 de 2016 Maria Alice Setubal, presidente do Conselho do Cenpec Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e da Fundação Tide Setubal Por que é preciso

Leia mais

CUBO MÁGICO: uma estratégia pedagógica utilizada nas aulas de matemática 1

CUBO MÁGICO: uma estratégia pedagógica utilizada nas aulas de matemática 1 CUBO MÁGICO: uma estratégia pedagógica utilizada nas aulas de matemática 1 Renata Cleiton Piacesi Corrêa 2 ; Vitoria Cardoso Batista 3 INTRODUÇÃO O ensinar e aprender a matemática nas salas de aula da

Leia mais

Programa Novo Mais Educação: novas perspectivas para a ampliação dos tempos e espaços na escola

Programa Novo Mais Educação: novas perspectivas para a ampliação dos tempos e espaços na escola Programa Novo Mais Educação: novas perspectivas para a ampliação dos tempos e espaços na escola Profa. Dra. Sandra Zita Silva Tiné SEB/MEC/DICEI/COEF 161905-Implementando o m... 016 v2 1 Novo Mais Educação

Leia mais

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Maria Verônica de Sales Barbosa (1); Valdecléia Gomes da Silva (1); Mariza Fernandes de Morais (2); Girlene dos Santos da

Leia mais

A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA 1. Reginaldo do Socorro Martins da Silva

A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA 1. Reginaldo do Socorro Martins da Silva A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: UM OLHAR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA BÁSICA BRASILEIRA 1 Reginaldo do Socorro Martins da Silva Licenciado Pleno em Pedagogia e em Geografia - UFPA Mestrando em

Leia mais

Palavras-chave: Salas de Recursos Multifuncionais. Alunos com Necessidades Educacionais especiais. Avaliação.

Palavras-chave: Salas de Recursos Multifuncionais. Alunos com Necessidades Educacionais especiais. Avaliação. 01191 AVALIAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: INSTRUMENTO NECESSÁRIO À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NEEs NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ RESUMO MSc Rita Maria Gonçalves de Oliveira

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E TURISMO. EDITAL N 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS

Leia mais

Boletim de Serviços n Publicado em 18/07/2017

Boletim de Serviços n Publicado em 18/07/2017 1. RESOLUÇÃO 1.1. FACULDADE DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO NÚMERO 65 de 30/03/2017 Homologar a alteração da data da Consulta Prévia para escolha de Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Educação FAED/UFGD de 31

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Neide da Silva Paiva Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pedagoga

Leia mais

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira

XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS LEGAIS E A REALIDADE DA PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA/PR Camila Macenhan/UEPG i Bruna Caroline Camargo/UFPR ii Resumo: Este trabalho apresenta

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL BEZERROS-PE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

PREFEITURA MUNICIPAL BEZERROS-PE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA ATUAR NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO- ETAPA 2014/2015 MEC A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, por meio de suas Unidades Escolares torna pública, por meio

Leia mais

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga

Ivo Luís Oliveira Silva Francisco Antônio Barbosa Vidal Gláudia Mota Portela Mapurunga PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. MEDIAÇÕES ENTRE A PROMOÇÃO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-

Leia mais

CENPEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

CENPEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL CENPEC SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL LINHA DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Paulo Freire...o educando é um ser social, histórico, cultural, político e afetivo e a pedagogia é uma prática da

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Início data da assinatura do Convênio. Término , coincidindo com o final do mandato do prefeito municipal.

Início data da assinatura do Convênio. Término , coincidindo com o final do mandato do prefeito municipal. Programa Integração AABB Comunidade Anexo 2 Informações e orientações destinadas à apresentação do Programa às potenciais convenentes prefeituras municipais 1. Apresentação Com 27 anos de existência, o

Leia mais

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Anos Iniciais Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 Construção de currículo, assim como a construção da democracia é um processo sem fim (Boaventura

Leia mais

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018

COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 COMUNICADO 04/2018 Edital 118/2018 O presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público do IFSP Edital 118/2018, instituído pela Portaria IFSP Nº 127, de 16/01/2018, resolve: RETIFICAR informações

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A/2014 Abril de 2015 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: construindo espaços de promoção de cidadania ARAÚJO, Luana de 1 FONSECA, Ana Rafaella Martins 2 GONZAGA, Gigliolla Marcelino 3 MOREIRA, Camilla Gambarra 4 AMORIM,

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Música na escola: reflexões sobre a Lei 11.769/2008 Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO E SUAS CONVERGÊNCIAS COM AS BASES LEGAIS

A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO E SUAS CONVERGÊNCIAS COM AS BASES LEGAIS A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL DE MATO GROSSO E SUAS CONVERGÊNCIAS COM AS BASES LEGAIS Kleber Gonçalves Bignarde Jefferson Ferreira RESUMO O presente artigo visa discorrer sobre a implantação

Leia mais

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 21 a 26 8º

LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 21 a 26 8º LDB-LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL- art 21 a 26 8º 1 TÍTULO V Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino CAPÍTULO I Da Composição dos Níveis Escolares Art. 21. A educação escolar

Leia mais

4. A Metodologia. 4.1 A Metodologia Qualitativa

4. A Metodologia. 4.1 A Metodologia Qualitativa 72 4. A Metodologia Para alcançar meus objetivos, faço uso de duas metodologias complementares: uma de cunho qualitativo e outra de cunho quantitativo. Nas seções abaixo descrevo cada uma delas. 4.1 A

Leia mais

professores/as e estudantes num trabalho cooperativo. Ampliação de Jornada

professores/as e estudantes num trabalho cooperativo. Ampliação de Jornada EDUCAÇAO INTEGRAL Um dos desafios contemporâneos da educação brasileira é a ampliação do tempo da jornada escolar de maneira que amplie as oportunidades educacionais e culturais para as crianças, jovens

Leia mais

EDUCAÇÃO INTEGRAL: A AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR QUE ATUA EM OFICINA PEDAGÓGICA DE ARTE NA CIDADE DE LONDRINA

EDUCAÇÃO INTEGRAL: A AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR QUE ATUA EM OFICINA PEDAGÓGICA DE ARTE NA CIDADE DE LONDRINA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A AÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR QUE ATUA EM OFICINA PEDAGÓGICA DE ARTE NA CIDADE DE LONDRINA Universidade Norte do Paraná Unopar laura.ccava@gmail.com INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO PEDAGOGO Área temática: Educação Coordenadora da Ação: Eli Coelho Guimarães Carneiro 1 Autoras: Eli Coelho Guimarães Carneiro²,

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Inclusiva. Formação de professores.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Inclusiva. Formação de professores. 0 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Paula Lucion Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Liane Teresinha Wendling Roos Universidade Federal de Santa

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais

ATITUDES ÉTICAS: a escola e as influências sobre o comportamento do adolescente 1

ATITUDES ÉTICAS: a escola e as influências sobre o comportamento do adolescente 1 ATITUDES ÉTICAS: a escola e as influências sobre o comportamento do adolescente 1 Renata Cleiton Piacesi Corrêa 2 ; Larissa Alves da Silva 3 INTRODUÇÃO Como devemos agir? Quais atitudes devem ser realizadas?

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais

difusão de idéias PESQUISADORA DEFENDE PARCERIAS

difusão de idéias PESQUISADORA DEFENDE PARCERIAS Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 PESQUISADORA DEFENDE PARCERIAS Angela Maria Martins: através das parcerias entre o poder público e a sociedade, o nível da educação pode

Leia mais

INICIATIVAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 À 1998

INICIATIVAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 À 1998 Alessandra Domingos de Souza 1 ; Andréia Vicência Vitor Alves 2 UFGD/FAED Caixa Postal 533, 79.804-970 Dourados MS, E-mail: alessandra1415@hotmail.com 1 Bolsista de Iniciação Científica da UFGD. 2 Orientadora,

Leia mais

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaçanã Secretaria Municipal de Educação Rua: Manoel Fernandes, 329. Centro. Jaçanã/RN

Prefeitura Municipal de Jaçanã Secretaria Municipal de Educação Rua: Manoel Fernandes, 329. Centro. Jaçanã/RN Prefeitura Municipal de Jaçanã Secretaria Municipal de Educação Rua: Manoel Fernandes, 329. Centro. Jaçanã/RN Edital nº 02/2018 A SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE JAÇANÃ, RN, no uso de suas atribuições

Leia mais

POLITICAS DE EDUCAÇÃOEM TEMPO INTEGRAL: A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTARÉM/PA

POLITICAS DE EDUCAÇÃOEM TEMPO INTEGRAL: A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTARÉM/PA 03315 POLITICAS DE EDUCAÇÃOEM TEMPO INTEGRAL: A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTARÉM/PA RESUMO Gerusa Vidal Ferreira- UFOPA 1 Maria Lília Imbiriba Sousa Colares- UFOPA 2 A educação

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 EXTRACLASSE ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 Dança No Marista São Francisco, o estudante desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, com atividades

Leia mais

CARTA DE GOIÂNIA - GO

CARTA DE GOIÂNIA - GO CARTA DE GOIÂNIA - GO Nos dias 8 e 9 de junho de 2011, em Goiânia, foi realizado o III Encontro Regional dos Fóruns Estaduais de Educação Infantil da Região Centro-Oeste, com a temática Educação Infantil:

Leia mais

Avaliação Institucional Estudantes

Avaliação Institucional Estudantes Avaliação Institucional Estudantes A avaliação é um processo fundamental para a qualidade do trabalho desenvolvido nas Instituições de Ensino. Nesse sentido, a CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Instituto

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO. Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO Francislene Neres Santos Silva 1 Arlete Ramos dos Santos 2 Lisângela Silva Lima 3 INTRODUÇÃO O presente texto traz resultados prévios da

Leia mais

ENSALAMENTO COMUNICAÇÕES ORAIS ARTIGOS 5ª FEIRA 14/06/2018 MATUTINO. 08h00min-08h20min ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA.

ENSALAMENTO COMUNICAÇÕES ORAIS ARTIGOS 5ª FEIRA 14/06/2018 MATUTINO. 08h00min-08h20min ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA. MATUTINO BLOCO 2 SALA 2213 MATUTINO 08h00min-08h20min ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA. 08h20min-08h40min CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL.

Leia mais

IMPACTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

IMPACTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR IMPACTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Resumo Marcilene Magalhães da Silva, UFOP, marcilene@prograd.ufop.br Margareth Diniz, UFOP, margareth@ichs.ufop.br

Leia mais

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO FURG EAD (Matriculados = 284) (Respondentes = 36,26%) PEDAGOGIA - EAD (GERAL) (Matriculados = 175) (Respondentes = 45,14%) POLO ESTEIO (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) POLO SAPIRANGA (Matriculados

Leia mais

ENSINO MÉDIO INOVADOR: DESAFIOS PEDAGÓGICOS DO TRABALHO COM OS MACROCAMPOS

ENSINO MÉDIO INOVADOR: DESAFIOS PEDAGÓGICOS DO TRABALHO COM OS MACROCAMPOS ENSINO MÉDIO INOVADOR: DESAFIOS PEDAGÓGICOS DO TRABALHO COM OS MACROCAMPOS Nadia Farias dos Santos UEPB/EEEFM Auzanir Lacerda nadia26farias@gmail.com Tatiana Cristina Vasconcelos UEPB vasconcelostc@yahoo.com.br

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

PDDE Interativo 2014

PDDE Interativo 2014 SIMEC Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação Ministério da Educação / SE Secretaria Executiva DTI Diretoria de Tecnologia da Informação Impresso por: RAFA Hora da Impressão: 08/03/2

Leia mais

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS

O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC NO ENADE 2014: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE OS RESULTADOS Profa. Ana Paula de Medeiros Ribeiro Faculdade de Educação FACED Analisar os resultados oriundos

Leia mais

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB 1 GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DOS INDICADORES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA CRECHE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB Kilma Wayne Silva de Sousa (PPGEd - UFCG) E-mail: kilmawayne@hotmail.com

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO NO PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA Maria de Fátima Pereira Carvalho - UNEB, SME, NEPE Sandra Alves de Oliveira UNEB, CMAJO, NEPE Resumo

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada

Leia mais