ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A"

Transcrição

1 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROMAGNESTISMO DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO MAGNÉTICO Educando para a Modernidade desde 1967 PROFESSORA: MARILENE MARIA DE CARVALHO ALUNO (A): Campo magnético 1) Fazendo uma experiência com dois ímãs em forma de barra, Júlia colocou-os sob uma folha de papel e espalhou limalhas de ferro sobre essa folha. Ela colocou os ímãs em duas diferentes orientações e obteve os resultados mostrados nas figuras I e II. 3) Um menino encontrou três pequenas barras homogêneas e, brincando com elas, percebeu que, dependendo da maneira como aproximava uma da outra, elas se atraiam ou se repeliam. Marcou cada extremo das barras com uma letra e manteve as letras sempre voltadas para cima, conforme indicado na figura. Passou, então, a fazer os seguintes testes: I. aproximou o extremo B da barra 1 com o extremo C da barra 2 e percebeu que ocorreu atração entre elas; II. aproximou o extremo B da barra 1 com o extremo E da barra 3 e percebeu que ocorreu repulsão entre elas; III. aproximou o extremo D da barra 2 com o extremo E da barra 3 e percebeu que ocorreu atração entre elas. Nas figuras, os ímãs estão representados pelos retângulos. Com base nessas informações, é correto afirmar que as extremidades dos ímãs voltadas para a região entre eles correspondem ao polos (A) norte e norte da figura I e sul e norte da figura II. (B) norte e norte da figura I e sul e sul da figura II. (C) norte e sul da figura I e sul e norte da figura II. (D) norte e sul da figura I e sul e sul da figura II. (E) sul e sul da figura I e norte e norte da figura II. 2) Dois fios dispostas, como indica a figura, determinam as quatro regiões do plano. As correntes elétricas I' e I'', pelos condutores, podem produzir campos de intensidade nula (A) somente em (I) (B) somente em (II) (C) somente em (III) (D) em (II) e em (IV) (E) em (I) e em (III) Verificou, ainda, que nos casos em que ocorreu atração, as barras ficaram perfeitamente alinhadas. Considerando que, em cada extremo das barras representado por qualquer uma das letras, possa existir um único polo magnético, o menino concluiu, corretamente, que (A) as barras 1 e 2 estavam magnetizadas e a barra 3 desmagnetizada. (B) as barras 2 e 3 estavam magnetizadas e a barra 1 desmagnetizada. (C) as barras 1 e 3 estavam magnetizadas e a barra 2 desmagnetizada. (D) as barras 1, 2 e 3 estavam magnetizadas. (E) necessitaria de mais um único teste para concluir sobre a magnetização das três barras. 4) O lugar geométrico dos pontos da superfície terrestre que possuem a mesma declinação magnética denomina-se (A) linha isóclina. (B) linha magnética. (C) linha isógona. (D) linha agônica. (E) linha de maior declive.

2 5) Aproxima-se uma barra imantada de uma pequena bilha de aço, observa-se que a bilha (A) é atraída pelo polo norte e repelida pelo polo sul. (B) é atraída pelo polo sul e repelida pelo polo norte. (C) é atraída por qualquer dos polos. (D) é repelida por qualquer dos polos. (E) é repelida pela parte mediana da barra. 8) Um ímã, em forma de barra, de polaridade N (norte) e S (sul), é fixado numa mesa horizontal. Um outro ímã semelhante, de polaridade desconhecida, indicada por A e T, quando colocado na posição mostrada na figura 1, é repelido para a direita. Quebra-se esse ímã ao meio e, utilizando as duas metades, fazem-se quatro experiências, representadas nas figuras I, II, III e IV, em que as metades são colocadas, uma de cada vez, nas proximidades do ímã fixo. 6) A bússola representada na figura repousa sobre a sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em Indicando por nada a ausência de atração ou repulsão da parte testada, os resultados das quatro experiências são, respectivamente, (A) I repulsão; II atração; III repulsão; IV atração. (B) I repulsão; II repulsão; III repulsão; IV repulsão. (C) I repulsão; II repulsão; III atração; IV atração. (D) I repulsão; II nada; III nada; IV atração. (E)I atração; II nada; III nada; IV repulsão. 7) Um ímã em forma de barra foi quebrado em três pedaços, como mostra a figura. 9) Uma pequena bússola é colocada próxima de um ímã permanente. Verificando as propriedades magnéticas de cada uma dessas parte, assinale a alternativa CORRETA. (A) A parte A possui somente o polo norte. (B) A parte C apresenta somente o polo sul. (C) A parte B não possui nenhum polo magnético. (D) As três partes são ímãs completos. (E) Nenhuma das partes se comporta como um ímã completo. Em quais posições assinaladas na figura a extremidade norte da agulha apontará para o alto da página? (A) somente em A ou D. (B) somente em B ou C. (C) somente em A, B ou D. (D) somente em B, C ou D. (E) em A, B, C ou D.

3 10) Os antigos navegantes usavam a bússola para orientação em alto mar, devido à sua propriedade de se alinhar de acordo com as linhas do campo geomagnético. 12) Na figura, N e S demarcam, aproximadamente, os polos geográficos da Terra. São mostradas apenas em duas dimensões as linhas do campo magnético terrestre. Observando o comportamento de uma agulha magnética (ou bússola) colocada nesse campo, é CORRETO afirmar que Analisando a figura onde estão representadas estas linhas, é CORRETO afirmar que (A) O polo sul do ponteiro da bússola aponta para o polo norte geográfico, porque o norte geográfico corresponde ao sul magnético. (B) O polo norte do ponteiro da bússola aponta para o polo sul geográfico, porque o sul geográfico corresponde ao sul magnético. (C) O polo sul do ponteiro da bússola aponta para o polo sul geográfico, porque o norte geográfico corresponde ao sul magnético. (D) O polo sul do ponteiro da bússola aponta para o polo sul geográfico, porque o sul geográfico corresponde ao sul magnético. (E) O polo norte do ponteiro da bússola aponta para o polo sul geográfico, porque o norte geográfico corresponde ao norte magnético. 11) Dois ímãs estão dispostos em cima de uma mesa de madeira F 1 é a força que o ímã II exerce sobre o ímã I, enquanto que este exerce uma força F 2, sobre o ímã II. (A) o polo por onde saem as linhas de campo magnético da agulha aponta para o norte geográfico. (B) o polo norte da agulha aponta para o sul geográfico. (C) o polo sul da agulha aponta para o norte geográfico. (D) a agulha apenas se alinha no campo, sem, no entanto, distinguir entre o norte geográfico e o sul geográfico. (E) o polo por onde entram as linhas de campo magnético da agulha aponta para o norte geográfico. 13) O diagrama representa as linhas de campo magnético uniforme. Assinale a alternativa que melhor representa a posição da agulha de uma bússola colocada em um ponto P, no mesmo plano do campo magnético. Considerando que F 1 e F 2 representam os módulos dessas duas forças, é CORRETO afirmar que (A) F 1=F 2, que é diferente de 0. (B) F 1=F 2=0. (C) F 2<F 1, pois o polo norte atrai o polo sul. (D) F 2>F 1, pois o polo sul atrai o polo norte. (E) as forças São diferentes, embora não se possa afirmar qual e a maior.

4 14) A figura representa a Terra, onde N e S são os polos norte e sul geográficos e N e S são os polos norte e sul magnéticos. Sobre as linhas de campo magnético, é CORRETO afirmar que (A) elas são paralelas ao equador. (B) elas saem do polo norte magnético e entram no polo sul magnético. (C) elas são radiais ao centro da Terra. (D) o campo magnético é mais intenso no Equador. (E) o polo sul magnético está próximo ao sul geográfico. 15) Um ímã em forma de barra com extremos A e B foi quebrado e separado em duas partes com AC e DB, como mostra a figura. 16) O estudioso Robert Norman publicou em Londres, em 1581, um livro em que discutia experimentos mostrando que a força que o campo magnético terrestre exerce sobre uma agulha imantada não é horizontal. Essa força tende a alinhar tal agulha às linhas desse campo. Devido a essa propriedade, pode-se construir uma bússola que, além de indicar a direção norte-sul, também indica a inclinação da linha do campo magnético terrestre no local onde a bússola se encontra. Isso é feito, por exemplo, inserindo-se uma agulha imantada num material, de modo que o conjunto tenha a mesma densidade que a água e fique em equilíbrio dentro de um copo cheio de água, como esquematizado na figura 1. A figura 2 representa a Terra e algumas das linhas do campo magnético terrestre. Foram realizadas observações com a referida bússola em três cidades (I, II e III), indicando que o polo norte da agulha formava, APROXIMADAMENTE, - para a cidade I, um ângulo de 20 em relação à horizontal e apontava para baixo; - para a cidade II, um ângulo de 75 em relação à horizontal e apontava para cima; - para a cidade III, um ângulo de 0 e permanecia na horizontal. A seguir, o pedaço AC foi aproximado de uma pequena barra metálica de extremos 1 e 2, com o extremo 1 perto de AC, e notou-se que houve atração entre eles. Depois, o pedaço DB foi aproximado da mesma barra, agora com o extremo 2 perto de DB, e notou-se que também houve atração. Baseando-se nessas informações, é CORRETO afirmar que (A) B e C são polos magnéticos opostos. (B) A e D são dois polos Norte magnéticos. (C) o extremo 1 da barra é um polo Sul magnético. (D) a barra 1-2 não é magnetizada. (E) C e D são polos magnéticos iguais. A partir dessas informações, é CORRETO afirmar que tais observações foram realizadas, respectivamente, nas cidades de (A) Punta Arenas (sul do Chile), Natal (nordeste do Brasil) e Havana (noroeste de Cuba). (B) Punta Arenas (sul do Chile), Havana (noroeste de Cuba) e Natal (nordeste do Brasil). (C) Havana (noroeste de Cuba) Natal (nordeste do Brasil) e Punta Arenas (sul do Chile). (D) Havana (noroeste de Cuba), Punta Arenas (sul do Chile) e Natal (nordeste do Brasil).

5 17) Uma bússola e uma barra imantada estão sobre uma mesa de madeira. Quando colocada no ponto 2, a bússola tem a orientação mostrada na figura a seguir. 19) A figura a seguir representa um eletroímã e um pêndulo cujo corpo C, preso à extremidade, é um ímã. Ao fecharmos a chave K, é CORRETO afirmar que (A) o ímã do pêndulo será repelido pelo eletroímã. (B) o ímã do pêndulo será atraído pelo eletroímã. (C) o ímã do pêndulo irá girar em torno do fio que o suporta. (D) o polo sul do eletroímã estará à sua direita. (E) o campo magnético no núcleo do eletroímã é nulo. Qual das alternativas apresentadas mostra CORRETAMENTE a orientação da bússola, quando ela é colocada nas posições 1 e 3? 20) Colocando-se uma pequena bússola no ponto P do eixo de um solenoide como indica a figura, a posição de equilíbrio da agulha será 21) A figura mostra um solenoide muito longo com seus terminais ligados aos polos de uma bateria, como indicado. 18) Quando uma barra de ferro é magnetizada, são Uma agulha magnética, dentro do solenoide e sobre o ponto médio do eixo XX', orienta-se da seguinte forma: A) acrescentados elétrons à barra. B) retirados elétrons da barra. C) ordenados os ímãs elementares da barra. D) retirados ímãs elementares da barra. E) acrescentados ímãs elementares à barra.

6 22) Um condutor enrolado em forma helicoidal é percorrido por corrente contínua no sentido indicado na figura a seguir. A configuração que mais se aproxima do campo magnético no interior da bobina é 25) Assinale a opção que apresenta a afirmativa CORRETA a respeito de fenômenos eletromagnéticos. A) É possível isolar os polos de um imã. B) Cargas elétricas em movimento geram um campo magnético. C) Imantar um corpo é fornecer elétrons a um de seus polos e prótons ao outro. D) Ao redor de qualquer carga elétrica, existe um campo elétrico e um campo magnético. E) As propriedades magnéticas de um imã de aço aumentam com a temperatura. 26) Uma agulha imantada, suspensa por um fio em São Paulo, tem uma de suas extremidades (A) apontando, aproximadamente para a cidade de Belém do Pará. Coloca-se nas proximidades da agulha um pedaço de ferro doce. Aproximando-se, em seguida, um ímã de uma das suas extremidades do pedaço de ferro doce, observa-se a configuração indicada na figura. Qual é o polo do ímã que está mais próximo do pedaço de ferro doce? 23) A intensidade do campo magnético produzido no interior de um solenoide muito comprido percorrido por corrente depende basicamente (A) só do número de espiras do solenoide. (B) só da intensidade da corrente. (C) do diâmetro interno do solenoide. (D) do número de espiras por unidade de comprimento e da intensidade da corrente. (E) do comprimento do solenoide. 24) Um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica contínua gera em torno de si um campo magnético. Uma das características da configuração desse campo é ter linhas (A) paralelas ao condutor, com mesmo sentido da corrente. (B) paralelas ao condutor, com sentido oposto ao da corrente. (C) perpendiculares, orientadas para o condutor. (D) perpendiculares, afastando-se do condutor. (E) circulares concêntricas, cujo centro é o próprio condutor. A) Norte B) Sul C) Saindo D) Entrando E) Nulo 27) Um pedaço de ferro é posto nas proximidades de um ímã, conforme mostra a figura. Assinale a alternativa CORRETA. (A) Só o ímã atrai o ferro. (B) Só o ferro atrai o ímã. (C) A atração do ferro pelo ímã é maior que a atração do ímã pelo ferro. (D) A atração do ímã pelo ferro é maior que a atração do ferro pelo ímã. (E) A atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro.

7 28) Considerar um fio reto e longo, e dois pontos P e S tais que a distância de S ao fio é o dobro da distância de P ao fio. Corrente elétrica no fio, de intensidade i, gera em P campo de indução magnética de intensidade B. Corrente de intensidade 2.i no mesmo fio gera em S campo de indução de intensidade (A) B/4 (B) B/2 (C) B (D) 2B (E) 0 29) Dois fios retos, paralelos e longos conduzem correntes constantes, de sentidos opostos e intensidades iguais a 10 A, conforme a figura. 32) A figura representa um solenoide, sem núcleo, fixo a uma mesa horizontal. Em frente a esse solenoide está colocado um ímã preso a um carrinho que pode se mover facilmente sobre essa mesa, em qualquer direção. Estando o carrinho em repouso, o solenoide é ligado a uma fonte de tensão e passa a ser percorrido por uma corrente contínua cujo sentido está indicado pelas setas na figura. Assim é gerado no solenoide um campo magnético que atua sobre o ímã e tende a mover o carrinho (A) aproximando-o do solenoide. (B) afastando-o do solenoide. (C) de forma oscilante, aproximando-o e afastando-o do solenoide. (D) lateralmente, para dentro do plano da figura. (E) lateralmente, para fora do plano da figura. 33) Considere as seguintes situações: Sendo d = 2m, r = 4 m e µ 0 a permeabilidade magnética do vácuo, a intensidade do campo magnético que essas correntes estabelecem em P é (A) 5 µ 0/4π (B) 5 µ 0/12π (C) 25 µ 0/12π (D) 40 µ 0/3π (E) 50 µ 0/9π 30) O sentido do campo magnético resultante do exercício anterior é (A) para dentro. (B) para fora. Justifique. 31) Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares, de raios R 1 e R 2, sendo R 1 = 2/5 R 2, são percorridas respectivamente pelas correntes elétricas de intensidade i 1 e i 2; o vetor campo magnético resultante no centro da espira é nulo. A razão entre i 2 e i 1 é igual a (A) 0,4. (B) 1,0. (C) 2,0. (D) 2,5. (E) 4,0. Situação 1: uma carga elétrica em repouso. Situação 2: um fio percorrido por corrente elétrica. Assinale, abaixo, a alternativa que completa CORRETAMENTE o seguinte enunciado: Segundo cada situação descrita, há produção de campo magnético (A) em nenhuma das situações. (B) somente se houver mais de um fio. (C) nas situações 1 e 2. (D) apenas na situação 1. (E) apenas na situação 2. 34) Um campo magnético criado entre os ramos paralelos de um ímã em U ou no interior de um solenoide, percorrido por corrente estacionária, é um campo magnético uniforme. No campo magnético uniforme, o vetor campo magnético B é (A) constante e as linhas de campo se cruzam nas extremidades do ímã. (B) constante e as linhas de campo são paralelas e equidistantes entre si. (C) constante e as linhas de campo saem do polo sul e entram no polo norte. (D) variado e as linhas de campo dependem da ação da corrente elétrica aplicada. (E) nulo.

8 35) Coloca-se uma bússola nas proximidades de um fio retilíneo, vertical, muito longo, percorrido por uma corrente elétrica contínua i. A bússola é disposta horizontalmente e assim a agulha imantada pode girar livremente em torno de seu eixo. Nas figuras abaixo, o fio é perpendicular ao plano do papel, com a corrente no sentido indicado (saindo). Assinale a posição de equilíbrio estável da agulha imantada, desprezando o campo magnético terrestre. 38) Duas retas paralelas conduzem correntes com a mesma intensidade i = 10 A. A intensidade da indução magnética no ponto P, situado no plano das retas, é (Dado: µo = 4 π x 10-7 T.m/A.) (A) 2,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para dentro. (B) 2,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para fora. (C) 5,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para fora. (D) 5,0 x 10-5 T, perpendicular ao plano da figura, para dentro. (E) nula. 36) Dois fios retilíneos e paralelos, perpendiculares ao plano do papel, são percorridos por correntes de mesma intensidade e sentidos contrários, conforme indica a figura. No fio A a corrente tem o sentido de aproximação do leitor. 39) Verifique se há atração ou repulsão entre os elementos indicados em cada uma das situações a seguir: O vetor que melhor representa a indução magnética no ponto P sobre a perpendicular aos fios será 37) Dada a figura, determine a intensidade, a direção e o sentido do campo magnético resultante no ponto P. Dados: µ 0 = 4π.10-7 T i 1 = 4A i 2= 10A 40) Uma bobina chata é formada de 100 espiras circulares de raio 4 cm, com a corrente elétrica circulando no sentido indicado na figura. Sabendo que as espiras são percorridas por uma corrente de 8A, determine a intensidade, a direção e o sentido do vetor campo magnético no seu centro.

9 41) Um solenoide ideal de comprimento 20 cm e raio 1,5 cm contém 520 espiras e é percorrido por uma corrente de 5 A. Sendo µ 0 = 4π10-7 T.m/A, calcule (A) o número de espiras por unidade de comprimento. (B) a intensidade do campo magnético no interior do solenoide. 45) Duas espiras circulares, concêntricas e coplanares, de raios 4cm e 10cm, são percorridas pelas correntes de 2 A e 6 A, conforme indica a figura. Caracterize o campo magnético (módulo, direção e sentido) no centro das espiras. 42) Uma corrente elétrica i flui num condutor vertical, de diâmetro desprezível e comprimento praticamente infinito. Essa corrente elétrica gera um campo magnético de intensidade B, num ponto situado à distância r do condutor. É CORRETO afirmar que (A) a direção do campo magnético é vertical. (B) a intensidade do campo magnético é inversamente proporcional ao quadrado da distância. (C) a intensidade do campo magnético é diretamente proporcional à distância. (D) a intensidade do campo magnético é diretamente proporcional à corrente. (E) a intensidade do campo magnético é inversamente proporcional à corrente. 43) Na figura estão representados um fio muito longo percorrido por uma corrente i 1 e uma espira circular de raio R percorrida pela corrente i 2, ambos num mesmo plano e um tangenciando o outro, conforme figura. Qual é o valor da razão i 1/i 2 para que o campo magnético resultante no centro C da espira seja nulo? (A) 1/2 (B) 1/π (C) 2 (D) π (E) π /2 44) Uma bobina chata é formada de 40 espiras circulares de raio 0,1m. Sabendo que as espiras são percorridas por uma corrente de 8 A, determine a intensidade do vetor indução magnética no seu centro. 46) A figura mostra três fios paralelos, retos e longos, dispostos perpendicularmente ao plano do papel, e, em cada um deles, uma corrente i. Cada fio, separadamente, cria, em um ponto a 20 cm de distância dele, um campo magnético de intensidade B. O campo magnético resultante no ponto P, devido à presença dos três fios, terá intensidade igual a (A) B/3 (B) B/2 (C) B (D) 5B/2 (E) 3B. 47) Uma espira condutora circular, de raio R, é percorrida por uma corrente de intensidade i, no sentido horário. Uma outra espira circular de raio R/2 é concêntrica com a precedente e situada no mesmo plano que ela. Qual deve ser o sentido e quão o valor da intensidade de uma corrente que, percorrendo essa segunda espira, anula o campo magnético resultante no centro O? Justifique. 48) Um fio longo retilíneo vertical é percorrido por uma corrente i para baixo. Em um ponto P situado em um plano perpendicular ao fio, o vetor que representa a direção e sentido do campo magnético criado pela corrente é A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) um vetor nulo.

10 49) Uma campainha elétrica (figura abaixo) é um dispositivo constituído por um interruptor, um eletroímã, uma armadura (A), um martelo (M), uma campânula (S) e um gerador de corrente contínua ou alternada. A armadura (A) do eletroímã possui um martelo (M) e está presa a um eixo (O) por meio de uma lâmina elástica (L). Ao apertarmos o interruptor, fechamos o circuito. [...] (Adaptado de JUNIOR, F.R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna, 2003, p. 311) 50) Na figura, temos uma espira circular de raio R percorrida por uma corrente elétrica no sentido indicado. Um ímã está nas proximidades da espira em repouso em relação a ela. Sobre a interação entre a espira e o ímã, é CORRETO afirmar que A) A espira atrai o ímã, pois sua face norte está voltada para o polo norte do ímã. B) A espira repele o ímã, pois sua face norte está voltada para o polo norte do ímã. C) A espira atrai o ímã, pois sua face sul está voltada para o polo norte do ímã. D) A espira repele o ímã, pois sua face sul está voltada para o polo norte do ímã. E) Não há atração, nem repulsão, pois a espira não tem polos magnéticos. 51) Considere dois solenoides A e B percorridos por uma corrente elétrica cujo sentido é indicado na figura. Qual é a afirmação verdadeira? Acerca do assunto tratado no texto, que descreve o funcionamento de uma campainha elétrica e seu respectivo circuito, identifique, nas proposições a seguir, a(as) que se refere(m) ao que ocorre quando o interruptor é acionado. I - Uma extremidade do eletroímã fica carregada positivamente, atraindo a armadura. II - A corrente elétrica gera um campo magnético na bobina (eletroímã), que atrai a armadura. III - A corrente elétrica gera um campo magnético no eletroímã e outro na armadura, que se atraem mutuamente. Após a análise, para as proposições supracitadas, apenas é (são) verdadeira(s) (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) II. (E) II e III. (A) A e B se atraem. (B) A extremidade de B mais próxima de A corresponde ao polo norte do solenoide. (C) A extremidade de A mais próxima de B corresponde ao polo norte do solenoide. (D) A e B se repelem. 52) Em alguns equipamentos eletroeletrônicos, costuma-se torcer, juntos, os fios que transportam correntes elétricas, para se evitarem efeitos magnéticos em pontos distantes do equipamento, onde há outros dispositivos. Por exemplo, a tela fluorescente de um televisor, na qual incidem elétrons, não deve sofrer influência magnética das correntes que fluem em outras partes do aparelho, senão ocorreriam distorções ou interferências na imagem. Esses efeitos magnéticos indesejáveis serão evitados com maior eficácia os fios a serem torcidos forem percorridos por correntes de (A) mesmo valor e mesmo sentido. (B) mesmo valor e sentidos contrários. (C) valores diferentes e sentidos contrários. (D) valores diferentes e mesmo sentido.

11 53) Uma corrente constante i passa em cada um dos três fios retilíneos longos, situados nos vértices de um triângulo equilátero. Os fios são normais em relação ao plano que contém o triângulo, conforme mostra a figura. 55) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola assume nova posição (figura 2). Desconsiderando o campo magnético terrestre, a orientação de uma bússola colocada no ponto P é A partir desse experimento, Oersted concluiu que a corrente elétrica estabelecida no circuito 54) Ao se passar uma corrente elétrica em um fio condutor, enrolado na forma de uma espira, produz-se um campo magnético. Aproximando-se duas espiras onde passam corrente, a força gerada entre elas pode ser de atração ou de repulsão, dependendo das orientações relativas das correntes. Dispositivos empregando forças entre espiras podem ser usados tecnologicamente, tanto em acionamentos quanto para detecção de movimentos relativos entre dois objetos. (A) gerou um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente. (B) gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente. (C) gerou um campo elétrico numa direção paralela à da corrente. (D) gerou um campo magnético numa direção paralela à da corrente. (E) não interfere na nova posição assumida pela agulha da bússola que foi causada pela energia térmica produzida pela lâmpada. 56) Um espira circular de raio R é percorrida por uma corrente i. A uma distância 2R de seu centro encontra-se um condutor retilíneo muito longo que é percorrido por uma corrente i 1 (conforme a figura). As condições que permitem que se anule o campo de indução magnética no centro da espira são, respectivamente, Nesse sentido, identifique, entre as figuras a seguir, a que representa uma configuração fisicamente correta do dispositivo (A) (i 1/i) = 2π e a corrente na espira no sentido horário. (B) (i 1/i) = 2π e a corrente na espira no sentido anti-horário. (C) (i 1/i) = π e a corrente na espira no sentido horário. (D) (i 1/i) = π e a corrente na espira no sentido anti-horário. (E) (i 1/i) = 2 e a corrente na espira no sentido horário.

12 57) Quando se suspende uma agulha imantada pelo centro de gravidade, ela assume uma posição que forma um ângulo y com o plano horizontal e outro ângulo x com o plano meridiano geográfico do local. Somente o ângulo x está representado no esquema. Esses ângulos variam de ponto para ponto na superfície terrestre. 59) Visando a discutir os efeitos magnéticos da corrente elétrica sobre quatro pequenas bússolas postas sobre uma placa, um professor montou, em um laboratório didático, o dispositivo experimental representado na figura abaixo. De acordo com o conhecimento científico atual, a causa mais provável dessa variação é (A) o movimento de translação da Terra. (B) o movimento de rotação da Terra. (C) a radiação resultante das explosões solares. (D) o efeito magnético da água no subsolo. (E) o efeito das correntes elétricas no interior da Terra. 58) A figura mostra um prego de ferro envolto por um fio fino de cobre esmaltado, enrolado muitas vezes ao seu redor. O conjunto pode ser considerado um eletroímã quando as extremidades do fio são conectadas aos polos de um gerador, que, no caso, são duas pilhas idênticas, associadas em série. Inicialmente, com a chave desligada, as bússolas ficam orientadas exclusivamente pela ação do campo magnético terrestre. Ao ligar a chave e fazer circular uma corrente elétrica no circuito, esta irá produzir um campo magnético muito mais intenso que o terrestre. Com isso, as bússolas irão se orientar de acordo com as linhas desse novo campo magnético. Das representações abaixo, a que melhor representa o efeito do campo magnético produzido pela corrente sobre as bússolas é A respeito do descrito, fazem-se as seguintes afirmações: I - Ao ser percorrido por corrente elétrica, o eletroímã apresenta polaridade magnética. Na representação da figura, a extremidade A (cabeça do prego) será um polo norte e a extremidade B será um polo sul. II - Ao aproximar-se um prego de ferro da extremidade A do eletroímã e outro da extremidade B, um deles será atraído e o outro será repelido. III - Ao substituir-se o conjunto de duas pilhas por outro de 6 pilhas idênticas às primeiras, também associadas em série, a intensidade do vetor indução magnética no interior e nas extremidades do eletroímã não sofrerá alteração, uma vez que esse valor independe da intensidade da corrente elétrica que circula no fio. Está correto apenas o que se afirma em (A) I e II. (B) II e III. (C) I e III. (D) I. (E) III. 60) A figura representa 4 bússolas apontando, inicialmente, para o polo norte terrestre. Pelo ponto O, perpendicularmente ao plano do papel, coloca-se um fio condutor retilíneo e longo. Ao se fazer passar pelo condutor uma corrente elétrica contínua e intensa no sentido do plano do papel para a vista do leitor, permanece praticamente inalterada somente a posição (A) das bússolas A e C. (B) das bússolas B e D. (C) das bússolas A, C e D. (D) da bússola C. (E) da bússola D.

13 61) Um fio retilíneo longo é percorrido por uma corrente elétrica i, com sentido indicado na figura. Os pontos A, B, C e D e o fio encontram-se no plano do papel, e os pontos B e C são equidistantes do fio. Da intensidade e sentido do campo magnético gerado pela corrente elétrica em cada ponto, é CORRETO afirmar que (A) o módulo do campo magnético no ponto C é igual ao do ponto B e o sentido dele no ponto D está entrando na folha de papel, perpendicularmente à folha. (B) o módulo do campo magnético no ponto B é menor que no ponto A e o sentido dele no ponto D está entrando na folha de papel, perpendicularmente à folha. (C) o módulo do campo magnético no ponto A é maior que no ponto B e o sentido dele no ponto B está de B para A. (D) o módulo do campo magnético nos pontos A e B são idênticos e o sentido dele no ponto B está entrando na folha de papel perpendicular à folha. (E) o campo magnético em qualquer ponto é nulo. RESPOSTAS 1) D 2) D 3) C 4) C 5) C 6) B 7) D 8) A 9) A 10) C 11) A 12) A 13) B 14) B 15) D 16) D 17) A 18) C 19) A 20) B 21) B 22) A 23) D 24) E 25) B 26) A 27) E 28) C 29) B 30) B 31) D 32) A 33) E 34) B 35) B 36) A 37) módulo: B R = 1, T. direção: perpendicular à folha de papel. sentido: saindo da folha de papel. 38) A 39) atração; atração 40) módulo: B R = 8π.10-3 T. direção: perpendicular à folha de papel. sentido: entrando na folha de papel. 41) (A) 2600 espiras/m (B) 5, T 42) D 43) B 44) 6,4π.10-4 T 45) módulo: B R = 2π10-6 T. direção: perpendicular à folha de papel. sentido: entrando na folha de papel. 46) B 47) i 2 = i/2 48) C 49) D 50) B 51) D 52) B 53) C 54) A 55) B 56) B 57) E 58) D 59) D 60) D 61) A

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos:

3. (Unirio RJ) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos: Lista 10 - Eletromagnetismo 1. (PUC MG) A figura mostra o nascer do Sol. Dos pontos A, B, C e D, qual deles indica o Sul geográfico? a) A. b) B. c) C. d) D. 2. (UFMG) A figura mostra uma pequena chapa

Leia mais

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais.

Eletromagnetismo. Fenômenos associados a imãs tanto naturais como artificiais. Conceitos Básicos Eletromagnetismo Na região conhecida como Magnésia descobriu-se que alguns tipos de rocha atraíam umas ás outras e podiam também atrair objetos de ferro. Essas pedras, denominadas magnetitas,

Leia mais

Exercícios de Física Eletromagnetismo

Exercícios de Física Eletromagnetismo Exercícios de Física Eletromagnetismo 1-Considerando as propriedades dos ímãs, assinale a alternativa correta. a) Quando temos dois ímãs, podemos afirmar que seus pólos magnéticos de mesmo nome (norte

Leia mais

10 T, circunferências concêntricas. 10 T, 10 T, radiais com origem no eixo do solenoide. 10 T, retas paralelas ao eixo do solenoide. 9 π.

10 T, circunferências concêntricas. 10 T, 10 T, radiais com origem no eixo do solenoide. 10 T, retas paralelas ao eixo do solenoide. 9 π. 1. Considere um longo solenoide ideal composto por 10.000 espiras por metro, percorrido por uma corrente contínua de 0,2A. O módulo e as linhas de campo magnético no interior do solenoide ideal são, respectivamente:

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº SALA DE ESTUDOS: MAGNETISMO 1. (G1 - ifsp 2012) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto com finalidades

Leia mais

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético

Ensino Médio. Nota. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético N2 Nota 1. Assinale as afirmativas corretas. I. A

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 8 Magnetismo e fontes de campo magnético ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Assinale as

Leia mais

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto.

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto. Eletrostática e Eletromagnetismo Lista de Orientação Valendo 1 ponto. 1) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora

Leia mais

Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões. Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1.

Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões. Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1. Engenharias, Física Elétrica, prof. Simões Eletromagnetismo. Campo magnético produzido em um fio percorrido por uma corrente elétrica. Exercícios 1. 1.(EEM-SP) É dado um fio metálico reto, muito longo,

Leia mais

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade

Unidade 3. Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo. Objetivos da Unidade. Objetivos Conteúdos da da Unidade Unidade 3 Noções de Magnetismo e Eletromagnetismo Nesta terceira unidade, você estudará os conceitos básicos em relação ao magnetismo e eletromagnetismo. Objetivos da Unidade Definir campo magnético; Definir

Leia mais

QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna QUESTÕES CORRIGIDAS MAGNETISMO GERAL

QUESTÕES CORRIGIDAS PROFESSOR Rodrigo Penna QUESTÕES CORRIGIDAS MAGNETISMO GERAL QUETÕE CORRIGIDA MAGETIMO GERAL 1 1. A figura abaixo representa nosso planeta, a Terra. a) Faça um esboço mostrando as linhas de indução do campo magnético terrestre. b) Destaque o sentido das linhas de

Leia mais

passagem da partícula pela região de campo uniforme, sua aceleração é:

passagem da partícula pela região de campo uniforme, sua aceleração é: LISTA 11 - Eletromagnetismo 1.(Mackenzie SP) Os radioisótopos são hoje largamente utilizados em diversas pesquisas científicas e aplicados inclusive em medicina terapêutica. Seu decaimento radioativo pode

Leia mais

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares)

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) 3ºANO Física (Prof. Ronaldo) Carga Elétrica Processos de Eletrização. Lei de Coulomb. Campo e Potencial Elétrico. Trabalho

Leia mais

Apostila de Física 37 Campo Magnético

Apostila de Física 37 Campo Magnético Apostila de Física 37 Campo Magnético 1.0 Definições Ímãs Pedra que atrai ferro ou outras pedras semelhantes. Fenômenos magnéticos Propriedades dos ímãs que se manifestam espontaneamente na Natureza. Magnetita

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI

CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI CAMPO MAGNÉTICO LEONARDO PASSOS SALVATTI APRESENTAÇÃO Neste tópico, introduziremos o conceito de campo magnético e discutiremos as características do vetor indução magnética. Definiremos as linhas de indução

Leia mais

Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson

Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson Lista de exercícios do 3º ano do E.M. 1º Trimestre. FÍSICA B Professor Anderson MAGNETISMO, CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO E FORÇA MAGNÉTICA 1. (FUVEST) A figura I adiante representa um imã permanente em forma

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I.

Leia mais

Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias

Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Conteúdos - MAGNETISMO, - CAMPO MAGNÉTICO INDUZIDO - FORÇA MAGNÉTICA COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Lista de Magnetismo - 3 ano Profº: Luciano Dias Observação: O quadro abaixo informa quais

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO FONTES DO CAMPO MAGNÉTICO QUESTÕES OBJETIVAS Condutor retilíneo. Ação entre condutores 1) (Vunesp) Considere os fenômenos seguintes. I. Um raio de luz passou de um meio transparente para outro, mudando

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA II PROFESSOR: EDSON JOSÉ LISTA DE EXERCÍCIOS 10 Dado: permeabilidade magnética do meio µo = 4π x 10-7

Leia mais

Eletromagnetismo. Histórico

Eletromagnetismo. Histórico Eletromagnetismo Histórico Desde a antiguidade quando os fenômenos elétricos e magnéticos foram descobertos, se acreditava que o magnetismo e a eletricidade eram fenômenos distintos sem nenhuma relação

Leia mais

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética

Lista de Exercícios. Campo Magnético e Força Magnética Lista de Exercícios Campo Magnético e Força Magnética 1. Um fio retilíneo e longo é percorrido por uma corrente contínua i = 2 A, no sentido indicado pela figura. Determine os campos magnéticos B P e B

Leia mais

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b)

Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) Considere os seguintes dados nas questões de nº 01 a 04. Determine a grandeza que falta (F m,v,b) 01. 02. 03. 04. 05. A figura representa um fio condutor reto de comprimento 10cm, percorrido por corrente

Leia mais

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I

Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA I Unidade Parque Atheneu Professor (a): Dhanyella Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2017. LISTA DE FÍSICA I Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS:

NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: NESSE CADERNO, VOCÊ ENCONTRARÁ OS SEGUINTES ASSUNTOS: CAPÍTULO 3 CAMPO MAGNÉTICO... 3 O Magnetismo e os Trens Balas... 3 A Descoberta Revolucionária de 1820... 3 Campo Magnético Gerado por um Condutor

Leia mais

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola? b) Quais são os polos P e Q do imã?

a) Quais são os polos magnéticos M e N da agulha magnética da bússola? b) Quais são os polos P e Q do imã? Professor: Luciano Dias Campo Magnético e Fontes de Campo Magnético 01-(UFB) Uma bússola tem sua agulha magnética orientada com um polo (M) indicando Roraima e o outro (N) indicando o Paraná. A seguir,

Leia mais

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila - Eletromagnetismo NOME: PROFESSOR: Glênon Dutra DISCIPLINA: Física N O : TURMA: DATA: O nome magnetismo vem de Magnésia, região próxima da Grécia onde os gregos encontravam em abundância um mineral

Leia mais

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L1 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L1 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2018 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L1 2º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletromagnetismo 1. Um imã preso a um carrinho desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra a figura. Pode-se

Leia mais

Prof. Flávio Cunha, (19) Consultoria em Física, Matemática e Programação.

Prof. Flávio Cunha,  (19) Consultoria em Física, Matemática e Programação. CAMPO MAGNÉTICO 1. Considere as seguintes afirmações: I. Suspendendo-se um ímã pelo seu centro de gravidade, seu pólo norte se orienta na direção do pólo norte geográfico da Terra e seu pólo sul se orienta

Leia mais

Prof. Igor Dornelles Schoeller

Prof. Igor Dornelles Schoeller Prof. Igor Dornelles Schoeller Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes. Pedaços de magnetita encontradas na

Leia mais

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO

ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO ELETROMAGNETISMO ORIGENS DO ELETROMAGNETISMO O termo magnetismo resultou do nome Magnésia, região da Ásia Menor (Turquia), devido a um minério chamado magnetita (ímã natural) com a propriedade de atrair

Leia mais

Capítulo 29. Objetivos do Aprendizado

Capítulo 29. Objetivos do Aprendizado Capítulo 29 Objetivos do Aprendizado OA 29.1.0 Resolver problemas relacionados a campos magnéticos produzidos por correntes. OA 29.1.1 Desenhar um elemento de corrente em um fio e indicar a orientação

Leia mais

Magnetismo e Eletromagnetismo

Magnetismo e Eletromagnetismo Magnetismo e Eletromagnetismo Professor Walescko 18 de outubro de 2005 Sumário 1 Exercícios 1. Quando um ímã em forma de barra é partido ao meio, observa-se que (a) separamos o pólo norte do pólo sul.

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 29 MAGNETISMO: INTRODUÇÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 29 MAGNETISMO: INTRODUÇÃO FÍICA - 2 o AO MÓDULO 29 MAGETIMO: ITRODUÇÃO B 1 2 3 2 1 2 3 2 s 2 Como pode cair no enem A bússola é, sem dúvida, o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais

Leia mais

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018

Ensino Médio. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 9 Força magnética Lista 1. Nos casos indicados a seguir, cada condutor está imerso em um campo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA

CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA CENTRO EDUCACIONAL SESC CIDADANIA Professor: Vilson Mendes Lista de exercícios de Física I Lista 9 Força magnética ENSINO MÉDIO NOTA: Aluno (a): Data SÉRIE/TURMA 3ª 1. Nos casos indicados a seguir, cada

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON 1. A figura a seguir mostra a posição inicial de uma espira retangular acoplada a um eixo de rotação, sob a ação de um campo magnético originado por ímãs permanentes, e percorrida

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 1º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 04 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 1º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 04 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda?

:desenho abaixo. Considerando a intensidade da aceleração da gravidade g=10 m/s 2, qual a intensidade da força de tração em cada corda? 1 - Um fio condutor retilíneo e muito longo é percorrido por uma corrente elétrica i = 4,0 A. Sabendo que a permeabilidade magnética do meio é, pode-se afirmar que o módulo do campo magnético, a uma distância

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO VIA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA PARA O ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO VIA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS E ENSINO SOB MEDIDA PARA O ENSINO MÉDIO UMA PROPOTA DE EIO DE TÓPICO DE ELETROMAGETIMO VIA ITRUÇÃO PELO COLEGA E EIO OB MEDIDA PARA O EIO MÉDIO TETE IICIAL/FIAL Autores: Vagner Oliveira Eliane Angela Veit Ives olano Araujo TETE IICIAL ITRUÇÕE

Leia mais

Física E Intensivo v. 2

Física E Intensivo v. 2 Física E Intensivo v. Exercícios ) A ) D Polos com indicações contrárias se atraem e polos com indicações iguais se repelem. 8. Incorreta. O principio da inseparidade magnética assegura que todo rompimento

Leia mais

Magnetismo. Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética

Magnetismo. Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética Magnetismo Propriedades Magnéticas Campo Magnético Vetor Indução Magnética Orientação Geográfica Norte Geográfico N Sul Geográfico S Atração e Repulsão S N N S N S S N N S N S Inseparabilidade N S N S

Leia mais

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado.

b) determine a direção e sentido do vetor campo magnético nesse ponto indicado. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2017 Valor: 1 - (UEL-PR) Um fio longo e retilíneo, quando percorridos por uma corrente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ROTEIRO EXPERIMENTAL ELETROÍMÃ 1. Introdução Um solenoide conduzindo uma corrente elétrica constitui um eletroímã. Um solenoide

Leia mais

Física Teórica II. Prova 2 1º. semestre de /05/2018

Física Teórica II. Prova 2 1º. semestre de /05/2018 Física Teórica II Prova 2 1º. semestre de 2018 26/05/2018 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas 2- Analise sua resposta. Ela faz sentido? Isso poderá ajudá-lo a encontrar

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios sobre Eletromagnetismo 04/06 set EXERCÍCIOS DE AULA 1. Um condutor, suportando uma corrente elétrica I, está localizado entre os pólos de um

Leia mais

Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões. Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica. Escolha a alternativa correta

Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões. Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica. Escolha a alternativa correta Unimonte, Engenharia Física Elétrica, prof. Simões Força magnética sobre um fio que conduz uma corrente elétrica Escolha a alternativa correta 1. (MACKENZIE) Um condutor retilíneo de comprimento 0,5 m

Leia mais

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio

Lista de Exercícios Magnetismo/Fio 1. (Pucsp) Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura 1. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola

Leia mais

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa ( Mussoi

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa ( Mussoi 2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa ( Mussoi Disciplina de Eletromagnetismo 1 COMPETÊNCIAS Conhecer as leis fundamentais do

Leia mais

TC DE FÍSICA N o 03 3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO

TC DE FÍSICA N o 03 3ª SÉRIE / ENSINO MÉDIO TC DE FÍSCA N o 03 3ª SÉE / ENSNO MÉDO POFESSO Edney Melo ALUNO(A): Nº TUMA: TUNO: DATA: / / COLÉGO: Campo Magnético no Centro de uma Espira Circular Quando uma espira circular condutora, de raio, é percorrida

Leia mais

Eletromagnetismo I. Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de Imãs e Pólos Magnéticos

Eletromagnetismo I. Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de Imãs e Pólos Magnéticos Eletromagnetismo I Tiago Walescko Chimendes - Física - CAE 17 de agosto de 2006 Sumário 1 Magnetismo 1 1.1 Imãs e Pólos Magnéticos....................... 1 1.2 Campo Magnético Terrestre.....................

Leia mais

AULA 01: CAMPO MAGNÉTICO

AULA 01: CAMPO MAGNÉTICO PROF. ALEADRO FREITA 1. ÍMÃ: ão corpos que atraem ferro ou que interagem entre si. 2. PROPRIEDADE DO ÍMÃ 1ª) Todo imã possui dois pólos: o orte () e o ul (). AULA 01: CAMPO MAGÉTICO 2ª) Os pólos de um

Leia mais

Problemas de magnetismo (campo de fio retilíneo)

Problemas de magnetismo (campo de fio retilíneo) Lista de Magnetismo Problemas de magnetismo (campo de fio retilíneo) 1) (FUVEST 00) Apoiado sobre uma mesa, observa-se o trecho de um fio longo, ligado a uma bateria. Cinco bússolas são colocadas próximas

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 3 Ano Prof.º: Wesley Disciplina Física Aluno (a):. No. Trabalho de Recuperação Data: /12/2016 Valor: Orientações: -Responder manuscrito; -Cópias de colegas, entrega com atraso,

Leia mais

REVISÃO ENEM ELETRODINÂMICA E CAMPO MAGNÉTICO

REVISÃO ENEM ELETRODINÂMICA E CAMPO MAGNÉTICO REVISÃO ENEM ELETRODINÂMICA E CAMPO MAGNÉTICO 1) (ENEM MEC) Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência

Leia mais

/ / TURMA: ASSUNTO: ` ELETRICIDADE E MAGNETISMO VALOR: 30,0

/ / TURMA: ASSUNTO: ` ELETRICIDADE E MAGNETISMO VALOR: 30,0 Educando para a Modernidade desde 1967 ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA:

Leia mais

Força Elétrica. Agora, atrair ou repelir significa uma carga exercer sobre a outra uma força. Assim,

Força Elétrica. Agora, atrair ou repelir significa uma carga exercer sobre a outra uma força. Assim, Bertolo Capítulo II 1 Força Elétrica V imos no capítulo anterior que a 1ª propriedades das cargas elétricas estabelecia que: corpos carregados com cargas de mesmo sinais (mesmo tipos) se repelem e corpos

Leia mais

2.2. Eletromagnetismo Professora Paula Melo Silva

2.2. Eletromagnetismo Professora Paula Melo Silva 2.2. Eletromagnetismo Professora Paula Melo Silva CARGA Propriedade elétrica das partículas atómicas que compõem a matéria. A carga elementar corresponde ao módulo do valor da carga elétrica apresentado

Leia mais

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura.

Eletrostática. (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Eletrostática Prof: Diler Lanza TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Ufmg 2005) Em uma aula, o Prof. Antônio apresenta uma montagem com dois anéis dependurados, como representado na figura. Um dos anéis é de

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES

CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES CAMPO MAGNÉTICO EM CONDUTORES Introdução A existência do magnetismo foi observada há cerca de 2500 anos quando certo tipo de pedra (magnetita) atraía fragmentos de ferro, que são conhecidos como ímãs permanentes.

Leia mais

Força Magnética sobre Condutores Retilíneos

Força Magnética sobre Condutores Retilíneos PROFESSOR Edney Melo ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: Força Magnética sobre Condutores Retilíneos Na aula anterior, pudemos observar que uma partícula dotada de carga elétrica, em movimento

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas

Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas Lista de Exercícios 2: Magnetismo e Ondas Eletromagnéticas 1. Na Fig.1, em (a) e (b), as porções retilíneas dos fios são supostas muito longas e a porção semicircular tem raio R. A corrente tem intensidade

Leia mais

Exercícios sobre Força de Coulomb

Exercícios sobre Força de Coulomb Exercícios sobre Força de Coulomb 1-Duas cargas elétricas iguais de 2 10 6 C se repelem no vácuo com uma força de 0,1 N. Sabendo que a constante elétrica do vácuo é de 9 10 9 N m 2 /C 2, qual a distância

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre. 9º ano. DISCIPLINA: Física

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre. 9º ano. DISCIPLINA: Física ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º Trimestre Observações: 9º ano DISCIPLINA: Física 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

RESOLUÇÃO DO TC DO CLICK PROFESSOR

RESOLUÇÃO DO TC DO CLICK PROFESSOR Resposta da questão 1: Podemos garantir apenas que o feixe de radiação gama (sem carga) não é desviado pelo campo magnético, atingindo o ponto 3. Usando as regras práticas do eletromagnetismo para determinação

Leia mais

Conteúdo Eletromagnetismo: Campo Magnético gerado por um fio e por um solenoide.

Conteúdo Eletromagnetismo: Campo Magnético gerado por um fio e por um solenoide. AULA 16.1 Conteúdo Eletromagnetismo: Campo Magnético gerado por um fio e por um solenoide. Habilidades: Compreender os princípios físicos envolvidos no magnetismo e eletromagnetismo para relacionar fenômenos

Leia mais

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão

Fís. Monitor: Guilherme Brigagão Fís. Professor: Silvio Sartorelli Monitor: Guilherme Brigagão Força Magnética em Fio 06 set RESUMO Vamos ver agora o que acontece com um fio metálico retilíneo, percorrido por corrente elétrica, quando

Leia mais

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 MAGNETISMO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( )

3ª série LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Jean Jaspion DIA: MÊS: 02 MAGNETISMO. Segmento temático: Turma: A ( ) / B ( ) LISTA: 01 3ª série Ensino Médio Professor(a): Jean Jaspion Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: QUESTÃO 01 (ACAFE SC/2015) Numa brincadeira de criança um imã é quebrado em três partes, conforme

Leia mais

Lista Complementar Magnetismo ( Prof.º Elizeu)

Lista Complementar Magnetismo ( Prof.º Elizeu) FATO Medicina Lista Complementar Magnetismo ( Prof.º Elizeu) 01. (Upf 017) No estudo da eletricidade e do magnetismo, são utilizadas as linhas de campo. As linhas de campo elétrico ou magnético são linhas

Leia mais

Questão 04- A diferença de potencial entre as placas de um capacitor de placas paralelas de 40μF carregado é de 40V.

Questão 04- A diferença de potencial entre as placas de um capacitor de placas paralelas de 40μF carregado é de 40V. COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação Ensino Médio 3º Ano Profº: Wesley da Silva Mota Física Entrega na data da prova Aluno (a) :. No. 01-(Ufrrj-RJ) A figura a seguir mostra um atleta de ginástica olímpica

Leia mais

Ímanes. Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul.

Ímanes. Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul. Ímanes Os ímanes podem ser de vários materiais e podem ter formas e tamanhos diversos, mas têm sempre um polo norte e um polo sul. Os polos do iguais repelem-se e polos diferentes atraem-se, tal como sucede

Leia mais

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes

Lei de Coulomb. Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes Lei de Coulomb Interação entre Duas Cargas Elétricas Puntiformes A intensidade F da força de interação eletrostática entre duas cargas elétricas puntiformes q 1 e q 2, é diretamente proporcional ao produto

Leia mais

Professora Florence. 1,0 C e q3

Professora Florence. 1,0 C e q3 TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 3 Densidade do mercúrio: 13,6 g/cm Pressão atmosférica: 5 1,0 10 N/m Constante eletrostática: k 1 4,0 10 N m C 0 0 1. (Ufpe 01) Três

Leia mais

REVISÃO FINAL PARA NDF

REVISÃO FINAL PARA NDF Curso: Engenharia Civil 1º semestre de 2016 Disciplinas: Física Geral e Experimental I Professor Sérgio Orlando de Souza Batista Turmas: 3 ENGCIV V, 3 ENGCIV N REVISÃO FINAL PARA NDF 1ª) Duas cargas elétricas

Leia mais

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola

APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo Prof. Adson Filizzola APROFUNDAMENTO DO PRIMEIRO CAPÍTULO Extensivo 2016 - Prof. Adson Filizzola 01. A figura ilustra dois pêndulos elétricos feitos com esferas condutoras de mesmo raio. Elas foram eletrizadas por contato com

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA II PROFESSOR: EDSON JOSÉ Lista de exercícios 9 1. (UFRGS) A figura representa uma metade magnetizada de

Leia mais

CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U.

CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U. AULA 25 CAMPO MAGNÉTICO E DINÂMICA DE UMA PARTÍCULA NO C.M.U. 1- ÍMÃ Os ímãs são corpos que se diferenciam por apresentar algumas propriedades que comentaremos a seguir. Um ímã atrai pedaços de ferro e

Leia mais

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA. Armando Alves Hosken Neto

ELETRICIDADE GERAL E APLICADA. Armando Alves Hosken Neto ELETRICIDADE GERAL E APLICADA Armando Alves Hosken Neto MAGNETISMO IMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO) MAGNETISMO IMÃ: Dispositivo capaz de atrair Fe, Co, Ni, Aço (ferromagnéticos) MAGNETISMO TIPOS

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº SALA DE ESTUDOS: FORÇA MAGNÉTICA 1. (Ucs 2012) Dentro do tubo de imagem de um televisor, a corrente elétrica,

Leia mais

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 02 / 2017 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Lista de Magnetismo. b) Baseando-se na configuração do campo magnético terrestre, justifique as associações que você fez.

Lista de Magnetismo. b) Baseando-se na configuração do campo magnético terrestre, justifique as associações que você fez. 1. (G1) "A agulha de uma Bússola nada mais é que um ímã em que seu polo norte sempre aponta para o norte magnético da Terra". Você concorda ou não com essa afirmação? Justifique. b) Baseando-se na configuração

Leia mais

Aula 21 - Lei de Biot e Savart

Aula 21 - Lei de Biot e Savart Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Física III Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana Referências bibliográficas: H. 1-, 1-7 S. 9-, 9-, 9-4, 9-6 T. 5- Aula 1 - Lei de Biot

Leia mais

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE

EXERCÍCIOS FÍSICA 3ª SÉRIE 3ª SÉRIE PROF. HILTON EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES ELETROMAGNETISMO INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA QUESTÕES OBJETIVAS Indução eletromagnética. Fluxo de indução magnética 1) (UFMG) A figura mostra um circuito composto

Leia mais

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação

2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação 2-ELETROMAGNETISMO (Página 24 a 115 da apostila Fundamentos do Eletromagnetismo, do professor Fernando Luiz Rosa Mussoi) (Slides da apresentação ão: Geração de Corrente Alternada do professor Clóvis Antônio

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO 1. (FUVEST) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.

Leia mais

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial.

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial. EETROSTÁTIC 01 Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela: a) só pode ser positiva b) não pode ser criada nem destruída c) pode ser isolada em qualquer quantidade d) só pode existir como

Leia mais

1ª Prova do 3º Período (Provão) Física 05/09/2016 Prof. Reinaldo

1ª Prova do 3º Período (Provão) Física 05/09/2016 Prof. Reinaldo 1ª Prova do 3º Período (Provão) Física 05/09/2016 Prof. Reinaldo 0 = 4..10 7 T.m/A B = 0.i / 2..r B = 0.i / 2.r B = 0.n.i FE = q.e FM = q.v.b.sen R = m.v / q.b 75. (Unesp 2016) Um ímã em forma de barra,

Leia mais

Lista de Exercícios IX

Lista de Exercícios IX Física III Lista de Exercícios IX 1 Lista de Exercícios IX 1 Uma casca esférica uniformemente carregada gira em torno de seu eixo com uma velocidade angular ω = ωẑ fixa. Calcule o campo magnético produzido

Leia mais

Eletromagnetismo refsant

Eletromagnetismo refsant Eletromagnetismo refsant 1. A figura mostra duas cargas elétricas e as linhas de campo elétrico criadas por essas cargas. 1.1 Indique o sinal de cada uma das cargas. 1.2refira, justificando, em que região,

Leia mais

ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã.

ELETROIMÃ. Parte I. 2. Observar as forças de origem magnética produzidas a partir de corrente elétrica e compará-las com um ímã. ELETROIMÃ Parte I Shizue Shimizu Introdução Uma bobina quando percorrida por corrente elétrica, constitui um ímã. Portanto, a corrente elétrica tem efeito magnético. Com esta experiência, vamos verificar

Leia mais

ELETROMAGNETISMO. Quando uma corrente atravessa um condutor, gera em torno do mesmo um campo magnético.

ELETROMAGNETISMO. Quando uma corrente atravessa um condutor, gera em torno do mesmo um campo magnético. ELETROMAGNETISMO A relação entre o magnetismo e a corrente elétrica foi descoberta por H. C. Oersted (Hans Christian Ørsted), físico e químico dinamarquês (1777-1851). Quando uma corrente atravessa um

Leia mais

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA 1. (ITA 2009) Uma haste metálica com 5,0 kg de massa e resistência de 2,0 Ω desliza sem atrito sobre duas barras paralelas separadas de 1,0 m, interligadas por um condutor de resistência

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina:FÍSICA Ano: 2012 Professor (a):marcos VINICIUS Turma: 3º ano Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Lista de Exercícios 4

Lista de Exercícios 4 Lista de Exercícios 4 Leis da Indução Exercícios Sugeridos A numeração corresponde ao Livros Textos A e B. A23.1 Uma espira plana com 8,00 cm 2 de área consistindo de uma única volta de fio é perpendicular

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Força Magnética em Cargas 1. (G1 - ifsp 2012) Os ímãs têm larga aplicação em nosso cotidiano tanto

Leia mais

Ensino Médio. Lista. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 10 Indução Eletromagnética

Ensino Médio. Lista. Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018. Lista 10 Indução Eletromagnética Ensino Médio Professor: Vilson Mendes Disciplina: Física I Aluno(a): Nº. Série: 3ª Turma: Data: / /2018 Lista 10 Indução Eletromagnética Lista 1. A espira circular de área A = 60 cm 2 passa da posição

Leia mais

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica

- Carga elétrica - Força elétrica -Campo elétrico - Potencial elétrico - Corrente elétrica - Campo magnético -Força magnetica GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Trabalho Recuperação 1º semestre No Anhanguera você é + Enem RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO - Carga elétrica - Força

Leia mais

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura.

Tarefa. a) b) c) d) e) 05. (PUC SP) Três cargas puntiformes +Q, Q e +Q estão fixas nos vértices A, B e C de um quadrado, conforme a figura. AFA/EFOMM - Lista de exercícios - M2 Prof Xuxa Força elétrica Tarefa 01 (Unifesp) Uma estudante notou que, ao colocar sobre uma mesa horizontal três pêndulos eletrostáticos idênticos, equidistantes entre

Leia mais