Zuleika S. Chiacchio Torquetti Eng a Química, Msc. Presidente da FEAM. Marta Aparecida M. Sawaya Geóloga, Msc. Analista do MP-MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Zuleika S. Chiacchio Torquetti Eng a Química, Msc. Presidente da FEAM. Marta Aparecida M. Sawaya Geóloga, Msc. Analista do MP-MG"

Transcrição

1 Modalidades de Garantias Financeiras aplicáveis a empreendimentos industriais e minerários que utilizam barragens de rejeitos, resíduos e reservatórios e de água e sua correlação com as etapas de regularização ambiental Zuleika S. Chiacchio Torquetti Eng a Química, Msc. Presidente da FEAM Marta Aparecida M. Sawaya Geóloga, Msc. Analista do MP-MG Carine Rocha da Veiga Advogada, FEAM

2 Contextualização A repercussão dos acidentes ambientais causados pelo rompimento de barragens em MG na última década tornou a sociedade mais consciente quanto aos riscos destas estruturas, à gravidade dos impactos e à magnitude dos custos associados à recuperação das áreas afetadas. Barragem Cava 1 da Mineração Rio Verde, Nova Lima Barragem B da Florestal Cataguases, Cataguases/MG

3 Contextualização Dificuldades financeiras das empresas em arcar com os custos de reparação de danos ambientais após acidentes em barragens. Aporte de recursos públicos na recuperação de áreas afetadas. Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre FEAM e MPMG, em 04/05/2004: compromissos voltados à criação de um sistema de gestão de barragens de rejeitos e resíduos em Minas Gerais. estabelecimento da chamada caução ambiental como condicionante dos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos industriais e minerários que possuíssem estas estruturas, tendo por objetivo a prevenção e reparação de acidentes com danos ambientais.

4 Programa de Gestão de Barragens de Rejeitos e Resíduos de Minas Gerais Cadastramento geo-referenciado de todas as barragens de contenção de rejeitos, resíduos e reservatórios de água localizadas em indústrias e mineradoras. Classificação das barragens cadastradas quanto ao potencial de dano ambiental. Criação de dispositivos legais visando à definição de diretrizes para a gestão de segurança de barragens, condizentes com as boas práticas de engenharia adotadas internacionalmente. Monitoramento da situação de estabilidade destas barragens por meio de auditorias periódicas de segurança efetuadas por profissionais especializados independentes.

5 Caução Ambiental - TAC Item 2.6. Nos empreendimentos industriais e de mineração, em especial os que utilizem barragens de contenção de rejeitos, de resíduos e reservatórios de água, a Compromissária deverá, como condicionante para a Licença de Instalação LI, sugerir ao COPAM, o estabelecimento de caução, real ou fidejussória, capaz de assegurar o custeio das medidas reparatórias ou indenizatórias dos danos porventura causados no desenvolvimento da atividade potencialmente poluidora. Inexistência de legislação estadual ou federal que definisse as regras para a fixação deste mecanismo. Maio de 2006: o MPMG propôs Ação Civil Publica, pelo descumprimento do item 2.6. Reestruturação SISEMA a partir de O processo judicial foi finalizado e a obrigação de fazer foi reafirmada pela justiça. Aplicação de multa diária ao órgão ambiental.

6 Execução do TAC Acordo Judicial 1a Vara da Fazenda Pública Estadual/BH Maio A compromissária obriga-se a elaborar estudo técnico referente às modalidades de garantias financeiras aplicáveis a empreendimentos industriais e minerários que utilizem barragens de rejeitos, de resíduos e de reservatórios de água, no curso do processo de licenciamento. Estudo finalizado em janeiro/2013 Apresentado ao MPMG e à SEMAD Resolução SEMAD no 1998/14: cria o GT para analisar a viabilidade de aplicação de garantias financeiras a empreendimentos industriais e minerários que utilizam barragens de rejeitos, resíduos e de reservatórios de água nas etapas de regularização ambiental.

7 MODALIDADES DE GARANTIAS FINANCEIRAS Aplicada em diversos países: Estados Unidos, África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, China, República do Congo, Nova Zelândia, Panamá Pagamento Antecipado Garantia Bancária Fundo de Reserva da própria empresa Seguro Hipoteca Transferência de Riscos Fundos para Recuperação de Passivos Fundos de Setores Específicos

8 Garantias Mistas Composição de mais de uma forma de garantia. Na implantação: modalidade de garantia financeira que cobre custos parciais: depósito antecipado, carta bancária, seguro, etc. No decorrer da atividade: complementação da garantia em outra modalidade, que pode, inclusive ser inovadora. Restrição de lavra: Parte reserva é a própria garantia. À medida que a atividade avança, o empreendedor constrói um fundo paralelo e a porção da jazida reservada inicialmente só é liberada quando o fundo for integralizado. (Pimenta de Ávila e Sawaya, 2010) Garantias de ordem não econômica: mas que implicam em um ganho extra de segurança podem entrar na composição de opções que atendam aos anseios da sociedade (para a qual é voltada a garantia).

9 Metodologias de Cálculo 1- Com base na produção: A provisão é efetuada com valor que corresponde a um percentual do faturamento total do empreendimento; 2- Com base na área impactada: É estipulado, por um acordo entre os diversos segmentos, um valor unitário de área impactada 3- Com base no potencial de dano a jusante: (Para barragens) Como já existe um sistema de classificação de dano potencial a jusante, pode-se definir um valor unitário de referência para cada classe e estabelecer composições com área do reservatório, volume armazenado e/ou com área de influência a jusante.

10 Metodologias de Cálculo 4- Com base no Plano de Fechamento: A partir da elaboração do Plano de Fechamento da Mina, estima-se os custos com esse fechamento e adota-se tal valor para caucionamento. 5- Com base em estimativas de risco: (Para barragens) Os cálculos são estipulados a partir do desenvolvimento de uma matriz de risco, iniciando com uma árvore de eventos, seguindo com a definição da mancha de inundação e avaliação das consequências. A partir do conhecimento das consequência, estima-se valores para ressarcimento dos danos causados por poluição súbita e acidental.

11 Integralização Tipos de Integralização Características Vantagens Desvantagens Pagamento Único O aporte dos recursos é exigido no licenciamento do empreendimento. Menor risco para a sociedade. Pode inviabilizar a implantação de um empreendimento. Exige reavaliação periódica. Pagamento Parcelado A garantia é integralizada progressivamente, com o pagamento paralelo à operação do projeto. Demanda menor de recursos no início da operação do empreendimento. Oferece maior flexibilidade no caso de alterações no projeto original. Representa maior risco para sociedade. Liberação O momento da liberação e desbloqueio da garantia deve ser definido estabelecendo-se critérios que permitam avaliar se o status alcançado coincide com o cumprimento de um determinado padrão de desempenho esperado. Esse cumprimento pode ocorrer parcialmente, ou apenas no final de todo o processo.

12 Proposta de aplicação de garantias financeiras a empreendimentos que possuem barragens Pressuposto: a aplicação da garantia financeira deve ser distribuída nas etapas do processo de regularização do empreendimento onde a barragem está inserida. Princípios: correlações entre a fase do empreendimento e a definição do valor da garantia financeira aplicável, é responsabilidade do empreendedor a escolha do tipo de garantia, o cálculo do valor e a correspondente integralização e liberação, com base em informações sobre o empreendimento e nos estudos ambientais. submissão à avaliação e validação pelo Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM

13 Proposta de aplicação de garantias financeiras a empreendimentos que possuem barragens Procedimentos sugeridos Novos empreendimentos Empreendimentos existentes Na formalização do processo de Licença de Operação Corretiva LOC; Na revalidação da Licença de Operação LO; Na apresentação do Plano de Fechamento de Mina PAFEM, para empreendimentos minerários na fase de desativação. O cálculo do valor da garantia financeira deve ser efetuado por equipe qualificada.

14 Etapas para aplicação da garantia financeira - Novos empreendimentos Fase do licenciamento Condicionante Prazo Licença Prévia LP Apresentar proposta contendo a definição do tipo de garantia financeira e da metodologia de cálculo escolhida, com as devidas justificativas técnicas, elaborada por equipe qualificada*, com as respectivas ART s. Na formalização do processo de Licença de Instalação LI Licença de Instalação - LI Apresentar a memória de cálculo da garantia financeira segundo a metodologia definida na fase da LP e relatório contendo a proposta de provisão financeira para a sua integralização, elaborada por equipe qualificada, com as respectivas ART s. Na formalização do processo de Licença de Operação LO Licença de Operação LO Apresentar comprovante da efetivação do depósito da primeira parcela ou do pagamento único da garantia financeira, conforme aprovada. Apresentar relatório descritivo financeiro do pagamento da garantia financeira em parcelas, elaborado por profissional da área econômico-financeira responsável pelo empreendimento, com respectiva ART. Apresentar os comprovantes da efetivação do pagamento das parcelas da garantia financeira. Até 30 dias após o recebimento do certificado de LO emitido pelo órgão ambiental. Até 10 dias após o vencimento de cada parcela.

15 Etapas para aplicação da garantia financeira Empreendimentos existentes Documentação adicional necessária para Prazo formalização do processo Relatório elaborado por equipe qualificada, com as respectivas ART s, contendo: Licença de Operação Corretiva - LOC Revalidação da Licença de Operação - RevLO Proposta do tipo de garantia financeira e da metodologia de cálculo escolhida, com as devidas justificativas técnicas. Memória de cálculo da garantia financeira segundo a metodologia definida. Proposta de provisão financeira para a integralização da garantia financeira. Condicionante Apresentar comprovante da efetivação do depósito da primeira parcela ou do pagamento único da garantia financeira, conforme aprovada. Apresentar relatório descritivo financeiro do pagamento da garantia financeira em parcelas, elaborado por profissional da área econômico-financeira responsável pelo empreendimento, com respectiva ART. Apresentar os comprovantes da efetivação do pagamento das parcelas da garantia financeira. Na formalização do processo. Prazo Até 30 (trinta) dias após o recebimento do certificado de LO emitido pelo órgão ambiental. Até 10 (dez) dias após o vencimento de cada parcela.

16 Etapas para aplicação da garantia financeira Empreendimento minerário na fase de desativação Documentação adicional necessária para formalização do processo Prazo Desativação de empreendimento minerário - Fechamento de Mina Relatório elaborado por equipe qualificada*, com as respectivas ART s, contendo: Proposta do tipo de garantia financeira e da metodologia de cálculo escolhida, com as devidas justificativas técnicas. Memória de cálculo da garantia financeira segundo a metodologia definida. Proposta de provisão financeira para a integralização da garantia financeira. Condicionante Juntamente com a apresentação do plano de Fechamento de Mina - PAFEM, caso não tenha sido apresentado na último processo de Revalidação da Licença de Operação. Prazo Apresentar comprovante da efetivação do depósito do pagamento único da garantia financeira, conforme aprovada. Até 30 (trinta) dias após o recebimento da comunicação de aprovação do PAFEM pela Unidade Regional Colegiada do COPAM.

17 Atualização da garantia financeira Atualização da garantia financeira Documentação adicional necessária para formalização do processo Prazo Revalidação da Licença de Operação - RevLO Relatório descritivo financeiro contendo a atualização monetária da garantia financeira e a revisão da provisão para a integralização da mesma, elaborado por profissional da área econômico-financeira responsável pelo empreendimento, com a respectiva ART. A cada formalização do processo de revalidação.

18 Conclusão Não existe uma única modalidade de garantia que atenda todas as situações, nem uma única metodologia de cálculo que possa ser aplicada sempre. É recomendável que cada caso seja analisado separadamente e que exista flexibilidade quanto ao método de cálculo adotado e tipo de instrumento a ser utilizado para a exigência da garantia financeira. Mais importante que a forma de garantia financeira escolhida deverá ser o cuidado de verificar se ela atende aos anseios da sociedade. O órgão ambiental não tem atribuição e nem corpo técnico habilitado para avaliar a adequação da garantia financeira. A referência para o estabelecimento de garantias financeiras e sua correlação com as fases de licenciamento ambiental baseia-se na responsabilidade técnica dos profissionais integrantes da equipe qualificada para este fim e do responsável legal pelo empreendimento. Cabe uma profunda análise jurídica das proposições contidas neste estudo, de forma a subsidiar a decisão quanto à pertinência da aplicação do instrumento econômico em tela.

19 Agradecemos a atenção! martasawaya@yahoo.com.br feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE zuleika.torquetti@meioambiente.mg.gov.br

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente POLÍCIA Reunião Ordinária da Plenária do Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM Fechamento de Mina: Deliberação Normativa 127/2008. Caio Márcio Rocha Julho

Leia mais

Considerando o disposto pelo Art. 2º do Decreto nº , de 02 de maio de 2016.

Considerando o disposto pelo Art. 2º do Decreto nº , de 02 de maio de 2016. RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/FEAM Nº 2372, DE 06 DE MAIO DE 2016. Estabelece diretrizes para realização da Auditoria Técnica Extraordinária de Segurança de Barragens de rejeito com alteamento para montante

Leia mais

REPUBLICA-SE POR ERROS MERAMENTE FORMAIS NA ESTRUTURA DO TEXTO NORMATIVO. (Publicada no Diário Oficial de MG no dia 27/09/2016, págs.18 e 19).

REPUBLICA-SE POR ERROS MERAMENTE FORMAIS NA ESTRUTURA DO TEXTO NORMATIVO. (Publicada no Diário Oficial de MG no dia 27/09/2016, págs.18 e 19). REPUBLICA-SE POR ERROS MERAMENTE FORMAIS NA ESTRUTURA DO TEXTO NORMATIVO. (Publicada no Diário Oficial de MG no dia 27/09/2016, págs.18 e 19). DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210 DE 21 DE SETEMBRO DE 2015

Leia mais

LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO AO FECHAMENTO MARTA SAWAYA - MPMG COLABORADOR: BRUNO MIRANDA CAMELO - TJMG

LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO AO FECHAMENTO MARTA SAWAYA - MPMG COLABORADOR: BRUNO MIRANDA CAMELO - TJMG LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO AO FECHAMENTO MARTA SAWAYA - MPMG COLABORADOR: BRUNO MIRANDA CAMELO - TJMG HISTÓRICO DA DISPOSIÇÃO DE REJEITOS DE MIERAÇÃO No Início da exploração mineral: a geração

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210DE 21 DE SETEMBRO DE 2016

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Define critérios para licenciamento para as atividades de disposição de rejeito e estéril da mineração em cava de mina e de reaproveitamento

Leia mais

Áreas do conhecimento. Meio ambiente; Geração de energia elétrica; Licenciamento ambiental; Gestão ambiental.

Áreas do conhecimento. Meio ambiente; Geração de energia elétrica; Licenciamento ambiental; Gestão ambiental. MEIO AMBIENTE GT01.01 Metodologia para avaliação, monitoramento e controle da efetividade de programas e ações ambientais decorrentes do licenciamento ambiental de projetos de geração hidrelétrica Cenário

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/ FEAM nº 2.784, de 21 de março 2019.

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/ FEAM nº 2.784, de 21 de março 2019. RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/ FEAM nº 2.784, de 21 de março 2019. Determina a descaracterização de todas as barragens de contenção de rejeitos e resíduos, alteadas pelo método a montante, provenientes de atividades

Leia mais

José Cláudio Junqueira Ribeiro. Belo Horizonte, 23 de setembro de 2008

José Cláudio Junqueira Ribeiro. Belo Horizonte, 23 de setembro de 2008 José Cláudio Junqueira Ribeiro Belo Horizonte, 23 de setembro de 2008 Órgãos Consultivos e Deliberativos: Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM Conselho Estadual de Recursos Hídricos CERH Órgão

Leia mais

WORKSHOP SOBRE BARRAGENS DE REJEITOS. Aspectos Institucionais do Fechamento de Barragens de Rejeito A PROVISÃO DE GARANTIAS FINANCEIRAS

WORKSHOP SOBRE BARRAGENS DE REJEITOS. Aspectos Institucionais do Fechamento de Barragens de Rejeito A PROVISÃO DE GARANTIAS FINANCEIRAS Aspectos Institucionais do Fechamento de Barragens de Rejeito 1- INTRODUÇÃO 2- GARANTIAS FINANCEIRAS 3- ALTERNATIVAS DE GARANTIAS FINANCEIRAS 4- PROPOSTA DE PROVISÃO FINANCEIRA MINERAÇÃO IMPACTO SOBRE

Leia mais

Calendário Ambiental da Construção Pesada ASSESSORIA AMBIENTAL DO SICEPOT-MG

Calendário Ambiental da Construção Pesada ASSESSORIA AMBIENTAL DO SICEPOT-MG Calendário Ambiental da Construção Pesada - 2012 Para estar em dia com as obrigações legais ambientais, o empreendedor deve realizar suas atividades nos termos em que sua Lic ença Ambiental ou Autorização

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Lei /2010: Política Nacional de Segurança em Barragens

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Lei /2010: Política Nacional de Segurança em Barragens CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS Lei 12.334/2010: Política Nacional de Segurança em Barragens PROFESSOR: Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira SITUAÇÃO ATUAL

Leia mais

Prazo para Cumprimento das Obrigações Legais Ambientais 2011

Prazo para Cumprimento das Obrigações Legais Ambientais 2011 Prazo para Cumprimento das Obrigações Legais Ambientais 2011 Para estar em dia com as obrigações legais ambientais, o empreendedor deve realizar suas atividades nos termos em que su a Licença Ambiental

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS Gerência de Meio Ambiente Superintendência de Desenvolvimento Empresarial LICENCIAMENTO AMBIENTAL As atividades econômicas e outras das quais possam resultar intervenções

Leia mais

Programa Gestão de Barragens

Programa Gestão de Barragens Programa Gestão de Barragens Fundação Estadual do Ambiente - FEAM Renato Teixeira Brandão abril, 2017 Programa de Gestão de Barragens Iniciado em 2002 com o objetivo de diagnosticar reduzir o risco de

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia INSERIR SLIDE COM IMAGEM REGULARIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINAS GERAIS Atribuições são exercidas

Leia mais

ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Ricardo Carneiro NECESSIDADE DE MELHORIA NA GESTÃO PÚBLICA X INCERTEZAS E INSEGURANÇA JURÍDICA + DESLEGALIZAÇÃO CRESCENTE DO DIREITO ASPECTOS AMBIENTAIS

Leia mais

Rio de Janeiro, 01/04/2019. Agenda. Contextualização da Política Nacional de Segurança de Barragens - PNSB: Lei /2010.

Rio de Janeiro, 01/04/2019. Agenda. Contextualização da Política Nacional de Segurança de Barragens - PNSB: Lei /2010. REGULAÇÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO NO BRASIL: PORTARIA DNPM 70.389/2017, SISTEMA DE GESTÃO SIGBM AÇÕES PÓS BRUMADINHO E PROPOSIÇÕES DE APERFEIÇOAMENTOS Rio de Janeiro, VICTOR HUGO FRONER

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 148 DE 30 DE ABRIL DE 2010

CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 148 DE 30 DE ABRIL DE 2010 ANO CXVIII Nº 80 BELO HORIZONTE, TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2010 CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL Presidente: José Carlos Carvalho DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 148 DE 30 DE ABRIL DE 2010 Dispõe

Leia mais

A Nova Lei Federal de Segurança de Barragens e o Papel do Minerador na Segurança de Barragens de Rejeitos

A Nova Lei Federal de Segurança de Barragens e o Papel do Minerador na Segurança de Barragens de Rejeitos A Nova Lei Federal de Segurança de Barragens e o Papel do Minerador na Segurança de Barragens de Rejeitos Os requisitos de conformidade exigidos dos proprietários de barragens face à nova legislação LEI

Leia mais

Avaliação da efetividade da aplicação da DN COPAM nº 127/ Planos de Fechamento de Mina.

Avaliação da efetividade da aplicação da DN COPAM nº 127/ Planos de Fechamento de Mina. Avaliação da efetividade da aplicação da DN COPAM nº 127/2008 - Planos de Fechamento de Mina. Patrícia Rocha Maciel Fernandes Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas - FEAM 25/09/2014

Leia mais

Seminário de Licenciamento e Gestão Sócio Ambiental

Seminário de Licenciamento e Gestão Sócio Ambiental Seminário de Licenciamento e Gestão Sócio Ambiental Enio Fonseca FMASE/CEMIG 06 e 07 de outubro 2016 São Paulo Planejamento e Análise de Risco Ambiental Definição de Riscos para a Gestão; Planejamento

Leia mais

Simpósio de Direito e Seguros Ambientais. 3º Painel Danos Ambientais e Seguros: da garantia de reparação à prevenção

Simpósio de Direito e Seguros Ambientais. 3º Painel Danos Ambientais e Seguros: da garantia de reparação à prevenção Simpósio de Direito e Seguros Ambientais 3º Painel Danos Ambientais e Seguros: da garantia de reparação à prevenção Instrumentos e Garantias Financeiras para a Prevenção de Danos Ambientais Prof. Dra.

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES Shalimar da Silva Borges 1 Marcelo Antonio Morais 2 Otávio Duarte Giunti 3 Denner de Souza Felipe 4 Legislação e Direito

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Atos Autorizativos/Regularização Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Paula Fernandes

Leia mais

SEMINARIO GESTÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO (24/11 a 25/11/2014) WALTER LINS ARCOVERDE Diretor de Fiscalização Minerária

SEMINARIO GESTÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO (24/11 a 25/11/2014) WALTER LINS ARCOVERDE Diretor de Fiscalização Minerária SEMINARIO GESTÃO DA SEGURANÇA DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO (24/11 a 25/11/2014) WALTER LINS ARCOVERDE Diretor de Fiscalização Minerária 24 de novembro de 2014 Promulgação da Lei 12.334/2010 Em sua decorrência

Leia mais

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA Deise Tatiane Bueno Miola Bióloga e Mestre em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG. Sócia-diretora da Artemis Consultoria Ambiental.

Leia mais

As visões dos Stakeholders sobre o Rio Doce: Situação Atual e Perspectivas

As visões dos Stakeholders sobre o Rio Doce: Situação Atual e Perspectivas As visões dos Stakeholders sobre o Rio Doce: Situação Atual e Perspectivas Germano Luiz Gomes Vieira Secretário de Estado Adjunto Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD Rio de

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS PARECER TÉCNICO - AGB PEIXE VIVO - 001/2011 PROCESSO Nº 04733 / 2010 - Vale S.A Empreendimento: Execução de barramento em curso de água sem captação - Barragem Forquilha V, para contenção de rejeitos da

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual Diretoria de Autos de Infração e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO

Leia mais

Decreto nº , de Art. 32 (...)

Decreto nº , de Art. 32 (...) Decreto nº 47.383, de 02.03.2018 Art. 32 A atividade ou o empreendimento em instalação ou em operação sem a devida licença ambiental deverá regularizar-se por meio do licenciamento ambiental em caráter

Leia mais

Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional

Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional Seminário de Gestão de Segurança de Barragens em Mineração Eng. Minas José Margarida da Silva Eng. Geólogo João

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS

ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS JANEIRO/ 2012 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Licenças ambientais... 3 3 Licença prévia e licença de instalação do Rio Manso... 4 4 Licença de operação do Rio Manso... 4 1 Objetivo

Leia mais

Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 2125, de 28 de Julho de 2014.

Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 2125, de 28 de Julho de 2014. Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 2125, de 28 de Julho de 2014. Revoga a Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 1.919, de 17 de setembro de 2013 e a Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 1.995, de 06 de

Leia mais

Considerando que aqueles que exercem a atividade minerária devem respeitar as normas ambientais, objetivando o desenvolvimento sustentável;

Considerando que aqueles que exercem a atividade minerária devem respeitar as normas ambientais, objetivando o desenvolvimento sustentável; DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 220 DE 21 DE MARÇO DE 2018 Estabelece diretrizes e procedimentos para a paralisação temporária da atividade minerária e o fechamento de mina, estabelece critérios para elaboração

Leia mais

INSTRUMENTOS REGULATÓRIOS APLICÁVEIS À BARRAGENS DE REJEITOS DA CONCEPÇÃO AO FECHAMENTO. Débora do Vale/ Giani Aragão/ Aline Queiroz / Luciano Santos

INSTRUMENTOS REGULATÓRIOS APLICÁVEIS À BARRAGENS DE REJEITOS DA CONCEPÇÃO AO FECHAMENTO. Débora do Vale/ Giani Aragão/ Aline Queiroz / Luciano Santos INSTRUMENTOS REGULATÓRIOS APLICÁVEIS À BARRAGENS DE REJEITOS DA CONCEPÇÃO AO FECHAMENTO Débora do Vale/ Giani Aragão/ Aline Queiroz / Luciano Santos Introdução e Objetivo Os riscos associados às barragens

Leia mais

BARRAGENS DE REJEITO. CADASTRO E FISCALIZAÇÃO.

BARRAGENS DE REJEITO. CADASTRO E FISCALIZAÇÃO. BARRAGENS DE REJEITO. CADASTRO E FISCALIZAÇÃO. Portaria DNPM 416/2012 Portaria DNPM 526/2013. PORTARIA Nº 237 de 18 de outubro de 2001. NRM 19 Disposição de Estéril, Rejeitos e Produtos. Portaria DNPM

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/6 PARECER TÉCNICO SUPRAMZM Nº: 155114/2010 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00074/1980/060/2004 Coordenadas Geográficas: 21 o 42 14,7 S 43 o 28 30 W SAD 69 1. Identificação

Leia mais

Banco de Declarações Ambientais - BDA Cadastro de Áreas Impactadas pela Mineração

Banco de Declarações Ambientais - BDA Cadastro de Áreas Impactadas pela Mineração Banco de Declarações Ambientais - BDA Cadastro de Áreas Impactadas pela Mineração Patrícia Rocha Maciel Fernandes Frederico José Abílio Garcia Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas degradadas

Leia mais

O QUE É PRECISO PARA A SAMARCO VOLTAR A OPERAR?

O QUE É PRECISO PARA A SAMARCO VOLTAR A OPERAR? Pelotas de minério de ferro O QUE É PRECISO PARA A SAMARCO VOLTAR A OPERAR? A SAMARCO Em 40 anos de existência, a Samarco conquistou clientes em cerca de 20 países. Com uma capacidade produtiva de 30,5

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS PARECER TÉCNICO AGB PEIXE VIVO - 003/2011 PROCESSO Nº 04735 / 2010 - Vale S.A Empreendimento: Desvio parcial ou total de curso de água por meio de transposição de vazões do reservatório da Barragem Forquilha

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Folha: 1/7 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E/ OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES: Nº 536895/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo: Nº: 00046/2002/002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental (

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico FEAM 30 /2007 Processo COPAM: 122/99/02/2006 Processos DNPM: 801.603/68 Fase DNPM: Título de Lavra Empreendedor: VOTORANTIM METAIS ZINCO S.A. Empreendimento:

Leia mais

Barragens de Rejeitos de Mineração: Cenário Atual e Proposições

Barragens de Rejeitos de Mineração: Cenário Atual e Proposições Barragens de Rejeitos de Mineração: Cenário Atual e Proposições A Mineração A mineração é a atividade destinada a pesquisar, descobrir, extrair e transformar os recursos minerais em benefícios econômicos

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS PARECER TÉCNICO - AGB PEIXE VIVO - 002/2011 PROCESSO Nº 04734 / 2010 - Vale S.A Empreendimento: Execução de barramento em curso de água sem captação - Barragem Forquilha IV, para contenção de rejeitos

Leia mais

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner.

Direito Ambiental. Licenciamento Ambiental. Professora Viviane Brenner. Direito Ambiental Licenciamento Ambiental Professora Viviane Brenner www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Ambiental LICENCIAMENTO AMBIENTAL O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo

Leia mais

OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS

OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS 2011 PROGRAME-SE PARA CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES LEGAIS DE NATUREZA AMBIENTAL EM 2011 Alguns dos principais prazos para cadastros, registros, pagamentos de taxas e outras obrigações

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

LOC Licença de Operação Corretiva Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda Lavra e extração de Calcário PARECER

LOC Licença de Operação Corretiva Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda Lavra e extração de Calcário PARECER Procedimento nº 07049/2006/001/2009 LOC Licença de Operação Corretiva Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda Lavra e extração de Calcário PARECER Trata-se de processo administrativo

Leia mais

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 ANO 123 Nº 15 28 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento

Leia mais

Apêndice E-2a: RECOMENDAÇÕES DO SISEMA

Apêndice E-2a: RECOMENDAÇÕES DO SISEMA Apêndice E-2a: RECOMENDAÇÕES DO SISEMA À PREFEITURA DE TRÊS MARIAS Construção imediata pela COPASA de uma Estação de Tratamento de Esgotos ETE e construção de interceptores, de modo a canalizar e tratar

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Daniela de Souza Superintendência

Leia mais

BARRAGENS. Informe. Debate sobre Barragens 23/04-8h30

BARRAGENS. Informe. Debate sobre Barragens 23/04-8h30 Nº 02 ABRIL 2019 O sobre Barragens traz informações sobre as principais normas ou atos relevantes envolvendo aspectos ambientais e minerários relacionados a barragens no Brasil. Nessa edição são abordados

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

DECRETO Nº DE 24 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº DE 24 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 47.137 DE 24 DE JANEIRO DE 2017 Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento ambiental e autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classifica

Leia mais

Resolução Conjunta SEMAD/IGAM nº 2257, de 31 de dezembro de 2014.

Resolução Conjunta SEMAD/IGAM nº 2257, de 31 de dezembro de 2014. Resolução Conjunta SEMAD/IGAM nº 2257, de 31 de dezembro de 2014. Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento ou reservatório em curso d água no Estado de Minas Gerais, em observância

Leia mais

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009)

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009) DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE 2009. (publicado no dia 02/07/2009) Estabelece diretrizes para revisão das normas regulamentares do Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM especialmente

Leia mais

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Instrução de Serviço n 001/2016 de 12 de maio de 2016 EMENTA: Estabelece as diretrizes para definição do cálculo do valor da Compensação Ambiental dos empreendimentos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 INSTRUÇÃO NORMATIVA IDEFLOR-BIO Nº 05, DE 27 DE ABRIL DE 2017 O Presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará IDEFLOR-Bio no uso das suas atribuições legais

Leia mais

Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental em Minas Gerais Panorama e perspectivas

Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental em Minas Gerais Panorama e perspectivas Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental em Minas Gerais Panorama e perspectivas Zuleika S. Chiacchio Torquetti Superintendente de Gestão Ambiental SEMAD/MG Novembro/2016 Diagnóstico do Licenciamento

Leia mais

PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº /2010. Município: Prudente de Morais. Sub Bacia: Rio das Velhas

PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº /2010. Município: Prudente de Morais. Sub Bacia: Rio das Velhas PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº 329892/2010 PA COPAM nº 14370/2005/002/2008 Solicitação de inclusão e de alteração de de condicionante Empreendedor: INCA - Incineração e Controle Ambiental Ltda Empreendimento:

Leia mais

LEI Nº DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019.

LEI Nº DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019. LEI Nº 23.291 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019. Institui a política estadual de segurança de barragens. O GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NORTE DE MINAS PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NORTE DE MINAS PARECER ÚNICO Folha: 1/6 Nº 0300743/2014 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: LIGAS DE ALUMÍNIO S/A (LIASA). Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Alteração do Cronograma do Acordo Setorial. PA COPAM: 00050/1979/004/2009

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.334, DE 20 DE SETEMBRO DE 2010. Estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais LICENCIAMENTO AMBIENTAL - TENDÊNCIAS - Perspectivas para os Seguros Ambientais ROTEIRO 1. Problemática sobre o Licenciamento 2. Tendências sobre o licenciamento 3. Seguros ambientais: legislação 4. Conclusões

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS O que é uma Área Contaminada (AC)? Área contaminada pode ser definida como um local onde foi comprovada a existência de poluição ou contaminação, causada pela introdução de substâncias ou resíduos, por

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM No 225

Deliberação Normativa COPAM No 225 Deliberação Normativa COPAM No 225 de 25 de julho de 2018 E-book DN 225/2018 COPAM Conheça as novas regras para a convocação e realização de audiências públicas no âmbito dos processos de licenciamento

Leia mais

Comentários à Portaria DNPM /2017: regulamenta a Política Nacional de Segurança de Barragens de Mineração

Comentários à Portaria DNPM /2017: regulamenta a Política Nacional de Segurança de Barragens de Mineração Comentários à Portaria DNPM 70.389/2017: regulamenta a Política Nacional de Segurança de Barragens de Mineração 1 Comentários à Portaria DNPM 70.389, de 17 de maio de 2017 Segurança de Barragens O Departamento

Leia mais

Lei Estadual nº /2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental

Lei Estadual nº /2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental Lei Estadual nº 21.972/2016 Conceituação do novo modelo de licenciamento ambiental Diagnóstico do Licenciamento Ambiental no Brasil (IBAMA) Incertezas regulatórias; Baixa qualidade de Termos de Referência

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL 20º ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL ANDREA GARCIA DMIN / FEPAM NOVAS DIRETRIZES TÉCNICAS E LEGAIS PARA

Leia mais

Lições do desastre da Samarco para a preparação, resposta e reconstrução em situações de riscos e desastres

Lições do desastre da Samarco para a preparação, resposta e reconstrução em situações de riscos e desastres Lições do desastre da Samarco para a preparação, resposta e reconstrução em situações de riscos e desastres Centro de Estudos e Pesquisas de Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) / FIOCRUZ / MS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM

Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM O torna públicas as DECISÕES determinadas pela 20ª Reunião Extraordinária da Câmara de Atividades Minerárias - CMI, realizada no dia 26 de janeiro de 2018, às 9h., ma Rua Espírito Santo, 495, 4º andar

Leia mais

Grupo Técnico de Segurança de Barragens CEIVAP

Grupo Técnico de Segurança de Barragens CEIVAP Grupo Técnico de Segurança de Barragens CEIVAP Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2017 Reativação do GTSB Pauta 1. Aprovação da ata da reunião anterior; 2. Posse dos novos membros; 3. Eleição do coordenador

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2015 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2015 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

NORMATIVA CONCIDADE E CMMA 01/2014

NORMATIVA CONCIDADE E CMMA 01/2014 NORMATIVA CONCIDADE E CMMA 01/2014 SÚMULA: Dispõe sobre o disciplinamento das instalações de atividades que geram resíduos de óleo, graxa, provenientes de derivados de petróleo e de produtos químicos utilizados

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE 2018. Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. Eu, VALDÉSIO ROQUE DELLA BETTA, Prefeito de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul,

Leia mais

DECRETO Nº , DE 24 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº , DE 24 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 47.137, DE 24 DE JANEIRO DE 2017 Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento ambiental e autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classifica

Leia mais

Segurança de Barragens de Mineração Reflexão sobre acidentes com barragens

Segurança de Barragens de Mineração Reflexão sobre acidentes com barragens Segurança de Barragens de Mineração Reflexão sobre acidentes com barragens Mirai 2007 3 Mirai 2007 4 Herculano Itabirito 2014 5 Herculano Itabirito 2014 6 Bento Rodrigues - 2015 Bento Rodrigues - memória

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Ciências Rurais CCR Departamento de Engenharia Rural - DER. CAR - Cadastro Ambiental Rural

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Ciências Rurais CCR Departamento de Engenharia Rural - DER. CAR - Cadastro Ambiental Rural Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Ciências Rurais CCR Departamento de Engenharia Rural - DER CAR - Cadastro Ambiental Rural SANTA MARIA - RS 2014 UNIDADE 2 - A ESTRUTURA LEGAL DO CADASTRO

Leia mais

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná

Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Procedimentos de licenciamento ambiental para implantação de Empreendimentos Hidrelétricos no Paraná Curitiba, Outubro de 2017 1 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução Conjunta SEMA/IAP n 09 de 03 de novembro

Leia mais

Obrigações Legais Ambientais

Obrigações Legais Ambientais Obrigações Legais Ambientais 2017 PROGRAME-SE PARA CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES DE NATUREZA AMBIENTAL EM 2017 Alguns dos principais prazos para cadastros, registros, pagamentos de taxas e outras obrigações de

Leia mais

A VISÃO DO DNPM SOBRE A LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITO. Alexandre Trajano de Arruda Engº de Minas e de Segurança do Trabalho

A VISÃO DO DNPM SOBRE A LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITO. Alexandre Trajano de Arruda Engº de Minas e de Segurança do Trabalho Painel:A Nova Lei Federal de Segurança de Barragens e o Papel do Minerador na Segurança de Barragens de Rejeito (Lei nº 12.334/2010) A VISÃO DO DNPM SOBRE A LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITO

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

ANO 122 Nº PÁG.-BELO HORIZONTE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 2125 DE 28 DE JULHO DE 2014

ANO 122 Nº PÁG.-BELO HORIZONTE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 2125 DE 28 DE JULHO DE 2014 ANO 122 Nº 140 56 PÁG.-BELO HORIZONTE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 2125 DE 28 DE JULHO DE 2014 Revoga a Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 1.919, de 17 de setembro

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2013 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2013 O que é o licenciamento ambiental? MMA - O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE Folha: 1/8 : Nº. 819717/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo Nº.: 00449/1998/008/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento: Socoimex

Leia mais

Aspectos socioambientais relacionados com a atividade minerária

Aspectos socioambientais relacionados com a atividade minerária Aspectos socioambientais relacionados com a atividade minerária Regulação e Direito na Mineração Alexandre Oheb Sion Sócio Fundador, Sion Advogados Introdução Municipalização do licenciamento ambiental

Leia mais

JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 55.149, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 Dá nova redação a dispositivos do Decreto nº 47.400, de 4 de dezembro de 2002, que regulamenta disposições da Lei nº 9.509, de 20 de março de 1997, referentes

Leia mais

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO FECHAMENTO DE MINA E SUPERVISIONAMENTO DE MINAS ÓRFÃS

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO FECHAMENTO DE MINA E SUPERVISIONAMENTO DE MINAS ÓRFÃS 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO FECHAMENTO DE MINA E SUPERVISIONAMENTO DE MINAS ÓRFÃS FECHAMENTO DE MINA DESATIVAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS Especificidades da Mineração Os recursos

Leia mais

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA

Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo. O ordenamento do processo de AIA Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc. Leonardo Pivôtto Nicodemo FOGLIATTI, Maria Cristina. Avaliação de impactos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 2004. SANCHEZ, Luis Henrique.

Leia mais

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS

IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS IT-1302.R-1 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA ATERROS SANITÁRIOS Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 3.326, de 29 de novembro de 1994 Publicada no DOERJ de 09 de dezembro de 1994

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO EM MUNICIPIOS DE PEQUENO PORTE Palestrante: Sandoval Rezende Santos POLÍCIA DO LICENCIAMENTO

Leia mais

Lavras, 15 de fevereiro de Página 1 de 18

Lavras, 15 de fevereiro de Página 1 de 18 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO COPAM nº 00347/1995/011/2014, REFERENTE À LICENÇA DE REVALIDAÇÃO DO EMPREENDIMENTO GROTÃO/MINERAÇÃO JUPARANÁ LTDA, NOS MUNICÍPIOS DE SANTA RITA DE CALDAS E

Leia mais

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Fundação Estadual do Meio Ambiente. Inventário Estadual de Barragens do Estado de MINAS GERAIS

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Fundação Estadual do Meio Ambiente. Inventário Estadual de Barragens do Estado de MINAS GERAIS Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Fundação Estadual do Meio Ambiente Inventário Estadual de Barragens do Estado de MINAS GERAIS Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Leia mais