CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 148 DE 30 DE ABRIL DE 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 148 DE 30 DE ABRIL DE 2010"

Transcrição

1 ANO CXVIII Nº 80 BELO HORIZONTE, TERÇA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2010 CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL Presidente: José Carlos Carvalho DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 148 DE 30 DE ABRIL DE 2010 Dispõe sobre convocação ao Licenciamento Ambiental dos empreendimentos sujeitos a Autorização Ambiental de Funcionamento, que exploram a atividade enquadrada no item A da Deliberação Normativa COPAM nº. 74, de 9 de setembro de 2004, lavra a céu aberto com ou sem tratamento, rochas ornamentais e de revestimento (quartzito) na Região de São Thomé das Letras - Minas Gerais, e dá outras providências. O Presidente do Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM, tendo em vista o disposto no art. 214, SS1º, IX, da Constituição do Estado de Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe confere o art. 5º, I, da Lei nº , de 8 de setembro de 1980, e nos termos do art. 4º, incisos I, II, IV e VII da Lei Delegada no 178, de 29 de janeiro de 2007, e no art. 4º, incisos II, III, IV e VII, art. 8º, inciso V e art. 10, inciso I de seu regulamento, Decreto nº , de 03 de dezembro de 2007, Considerando o disposto no artigo 6º do Decreto Estadual nº , de 25 de junho de 2008, que faculta ao COPAM a convocação ao licenciamento ambiental de qualquer empreendimento ou atividade, ainda que, em razão de sua classificação, não se sujeite ao licenciamento. Considerando o disposto no SS 4º do artigo 2º da Deliberação Normativa COPAM nº. 74, de 9 de setembro de 2004; Considerando a situação inadequada de exploração na qual se encontram os empreendimentos de extração de quartzito; Considerando o significativo impacto ambiental da extração de quartzito; Considerando que a extração de quartzito encontra-se em local ambientalmente sensível; D E L I B E R A, "ad referendum" da Câmara Normativa e Recursal do COPAM:

2 Art. 1º - Todos os empreendimentos sujeitos a Autorização Ambiental de Funcionamento, que exploram a atividade enquadrada no item A da Deliberação Normativa COPAM nº. 74, de 9 de setembro de 2004, lavra a céu aberto com ou sem tratamento, rochas ornamentais e de revestimento (quartzito) na Região de São Thomé das Letras - Minas Gerais ficam convocados ao Licenciamento Ambiental nos termos desta Deliberação Normativa. SS 1º - Os empreendimentos a que se refere o caput deste artigo, que já tenham iniciado sua operação ou que de alguma forma tenham iniciado a intervenção / instalação, ficam convocados a formalizar, nos termos do artigo 8º do Decreto Estadual nº , de 25 de junho de 2008, o processo de licenciamento ambiental, com a apresentação de toda a documentação definida por esta Deliberação Normativa à Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas - SUPRAM SM no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias. SS 2º - Os empreendimentos convocados ao licenciamento nos termos desta Deliberação Normativa serão classificados na classe 3. SS 3º - A indenização dos custos de análise do processo de licenciamento será feita de acordo com a previsão, em Resolução da SEMAD, para Autorização Ambiental de Funcionamento, conforme a classificação original, classe 1 ou 2. SS 4º - Os empreendimentos a que se refere o caput deste artigo que possuam Autorização Ambiental de Funcionamento válida ficam convocados, no prazo previsto no SS 1º deste artigo, a complementar, nos termos desta Deliberação Normativa, a documentação necessária à correta formalização do processo de Licenciamento Ambiental sem, no entanto, ter que indenizar, novamente, o custo referente a esta análise. Art. 2º - Somente será concedida a Licença de Instalação ou Operação, conforme o caso, nos termos do art 14, caput e seu parágrafo 3º, do Decreto Estadual nº , de 25 de junho de 2008 e mediante a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, no qual estarão previstas a medidas de recuperação ambiental a serem adotadas relativamente ao passivo ambiental que por ventura exista no empreendimento, acompanhado do respectivo Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD. Parágrafo Único - Os empreendimentos a que se refere o art. 1º desta Deliberação Normativa que ainda não tenham iniciado sua instalação ou operação deverão apresentar como estudo necessário à correta formalização da Licença Prévia o Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD. Art. 3º - A realização de pesquisa mineral de quartzito quando envolver o emprego de guia de utilização, ou a critério do COPAM, fica sujeita ao licenciamento ambiental, mediante Licença de Operação.

3 Parágrafo único - Para obtenção da licença a que se refere este artigo, o empreendedor deverá apresentar o Relatório de Controle Ambiental - RCA, baseado no Plano de Pesquisa Mineral e demais documentos exigidos pelo COPAM. Art. 4º - A Licença Prévia deverá ser requerida ao COPAM, ocasião em que o empreendedor deverá apresentar o Relatório de Controle Ambiental e demais documentos constantes do Anexo Único desta Deliberação Normativa. Parágrafo Único - O órgão ambiental competente, em casos excepcionais e motivadamente, poderá exigir que o empreendedor apresente o Estudo de Impacto Ambiental - EIA, o respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA e os demais documentos constantes do Anexo Único desta Deliberação Normativa. Art. 5º - A Licença de Instalação deverá ser requerida ao COPAM, ocasião em que o empreendedor deverá apresentar o Plano de Controle Ambiental - PCA, que conterá os projetos executivos de minimização dos impactos ambientais avaliados na fase da LP, acompanhados dos demais documentos constantes do Anexo Único desta Deliberação Normativa. SS 1º - O COPAM após análise e aprovação do Plano de Controle Ambiental - PCA, expedirá a Licença de Instalação - LI. SS 2º - As Licenças Prévia e de Instalação poderão, nos termos do disposto no SS 1º do art. 9º do Decreto Estadual nº , de 25 de junho de 2008 e no parágrafo primeiro, do art. 1º da Deliberação Normativa COPAM nº. 74, de 9 de setembro de 2004, ser solicitadas e, a critério do órgão ambiental, expedidas concomitantemente. Art. 6º - Após a apresentação da Portaria de Lavra e a implantação dos projetos constantes do PCA, aprovados quando da concessão da Licença de Instalação, o empreendedor deverá requerer a Licença de Operação, apresentando a documentação constante do Anexo Único desta Deliberação Normativa. Parágrafo único - O COPAM, após a verificação e comprovação da implantação dos projetos constantes do PCA e a análise da documentação pertinente, decidirá sobre a concessão de LO. Art. 7º - Esta Deliberação Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Belo Horizonte, 30 de abril de (a) José Carlos Carvalho. Presidente do Conselho Estadual de Política Ambiental Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

4 Anexo Único Tipos de Licença Documentos Necessários Licença Prévia - LP (fase de planejamento e viabilidade ambiental e locacional do empreendimento) 1 - Requerimento da LP. 2 - Cópia da publicação do pedido da LP. 3 - Certidão da Prefeitura Municipal informando que o local e o tipo da instalação estão em 4 - Relatório de Controle Ambiental - RCA. 5 - Documentação para análise da Exploração Florestal, regularização da intervenção em APP. 6 - Documentação para análise do pedido de outorga dos direitos de Uso d'águas e/ou intervenção Licença de Instalação - LI (fase de planejamento a apresentação das medidas de controle ambiental do empreendimento) 1 - Requerimento da LI. 2 - Cópia da publicação do pedido da LI. 3 - Cópia da publicação da concessão da LP. 4 - Cópia da comunicação do DNPM julgando satisfatório o PAE - Plano de Aproveitamento Econômico ou Registro do Licenciamento no DNPM. 5 - Plano de Controle Ambiental. 6 - Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD. Licença de Instalação - LI em caráter corretivo. (fase de verificação da viabilidade ambiental e locacional do empreendimento, e a apresentação das medidas de controle ambiental do empreendimento) 1 - Requerimento da LI.

5 2 - Certidão da Prefeitura Municipal informando que o local e o tipo da instalação estão em 3 - Cópia da publicação do pedido da LI. 4 - Cópia da comunicação do DNPM julgando satisfatório o PAE - Plano de Aproveitamento Econômico ou Registro do Licenciamento no DNPM. 5 - Relatório de Controle Ambiental - RCA. 6 - Plano de Controle Ambiental. 7 - Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD. 8 - Documentação para análise da Exploração Florestal, regularização da intervenção em APP. 9 - Documentação para análise do pedido de outorga dos direitos de Uso d'águas e/ou intervenção Licença de Operação - LO (fase de lavra, beneficiamento e acompanhamento de sistemas de controle ambiental) 1 - Requerimento da LO. 2 - Cópia da publicação do pedido de LO. 3 - Cópia da publicação da concessão da LI. 4 - Cópia autenticada da Portaria de Lavra. Licença de Operação - LO em caráter Corretivo (fase de lavra, beneficiamento, verificação da viabilidade ambiental e locacional do empreendimento e acompanhamento de sistemas de controle ambiental) 1 - Requerimento da LO. 2 - Cópia da publicação do pedido de LO. 3 - Certidão da Prefeitura Municipal informando que o local e o tipo da instalação estão em 4 - Cópia da portaria de lavra. 5 - Relatório de Controle Ambiental.

6 6 - Plano de Controle Ambiental. 7 - Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD. 8 - Documentação para análise da Exploração Florestal, regularização da intervenção em APP. 9 - Documentação para análise do pedido de outorga dos direitos de Uso d'águas e/ou intervenção Licença de Operação - LO para pesquisa (pesquisa mineral de quartzito quando envolver o emprego de guia de utilização) 1 - Requerimento da LO. 2 - Cópia da publicação do pedido de LO. 3 - Certidão da Prefeitura Municipal informando que o local e o tipo da instalação estão em 4 - Alvará de pesquisa com Guia de Utilização ou Ofício do DNPM informando que está aguardando a licença para concessão da referida Guia 5 - Relatório de Controle Ambiental. 6 - Plano de Controle Ambiental. 7 - Plano de Recuperação de Área Degradada - PRAD 8 - Documentação para análise da Exploração Florestal, regularização da intervenção em APP. 9 - Documentação para análise do pedido de outorga dos direitos de Uso d'águas e/ou intervenção X

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 174 DE 29 DE MARÇO DE 2012

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 174 DE 29 DE MARÇO DE 2012 ANO 120 Nº 241 88 PÁGINAS BELO HORIZONTE, SEXTA -FEIRA, 28 DE DEZEMBRO DE 2012 REPUBLICAÇÃO da DN Copam nº 174/2012, concedida ad referendum, publicada no Diário Oficial de MG em 30/03/2012 e referendada

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL HABILITAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL -Atualmente,

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS Gerência de Meio Ambiente Superintendência de Desenvolvimento Empresarial LICENCIAMENTO AMBIENTAL As atividades econômicas e outras das quais possam resultar intervenções

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA Deise Tatiane Bueno Miola Bióloga e Mestre em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG. Sócia-diretora da Artemis Consultoria Ambiental.

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO EM MUNICIPIOS DE PEQUENO PORTE Palestrante: Sandoval Rezende Santos POLÍCIA DO LICENCIAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Daniela de Souza Superintendência

Leia mais

PORTARIA IEF Nº 99 DE 04 DE JULHO DE 2013

PORTARIA IEF Nº 99 DE 04 DE JULHO DE 2013 ANO 121 Nº 123 104 PÁG. - BELO HORIZONTE, SEXTA -FEIRA, 05 DE JULHO DE 2013 PORTARIA IEF Nº 99 DE 04 DE JULHO DE 2013 DIRETOR-GERAL: DIRETOR-GERAL: BERTHOLDINO APOLÔNIO TEIXEIRA JÚNIOR Estabelece procedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 1919, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 1919, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013 ANO 121 Nº 174 64 PÁG.- BELO HORIZONTE, QUARTA -FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 1919, DE 17 DE SETEMBRO DE 2013 Estabelece os critérios para cálculo dos custos de análise

Leia mais

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009)

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009) DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE 2009. (publicado no dia 02/07/2009) Estabelece diretrizes para revisão das normas regulamentares do Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM especialmente

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210DE 21 DE SETEMBRO DE 2016

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Define critérios para licenciamento para as atividades de disposição de rejeito e estéril da mineração em cava de mina e de reaproveitamento

Leia mais

Revisão da DN.COPAM n.º 74/2004: contexto e principais mudanças constantes da proposta de alteração do licenciamento ambiental em Minas Gerais

Revisão da DN.COPAM n.º 74/2004: contexto e principais mudanças constantes da proposta de alteração do licenciamento ambiental em Minas Gerais Revisão da DN.COPAM n.º 74/2004: contexto e principais mudanças constantes da proposta de alteração do licenciamento ambiental em Minas Gerais 10 de agosto de 2017 2 1. Contexto legal e regulamentar 2

Leia mais

ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS

ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS ANEXO IV LICENÇAS AMBIENTAIS JANEIRO/ 2012 Sumário 1 Objetivo... 3 2 Licenças ambientais... 3 3 Licença prévia e licença de instalação do Rio Manso... 4 4 Licença de operação do Rio Manso... 4 1 Objetivo

Leia mais

P ORTARIA Nº. 10/2010

P ORTARIA Nº. 10/2010 P ORTARIA Nº. 10/2010 Dispõe sobre os procedimentos e requisitos para o licenciamento ambiental dos empreendimentos minerários de que tratam as Resoluções CONAMA 009/90 e 010/90. O SECRETÁRIO DE ESTADO

Leia mais

REPUBLICA-SE POR ERROS MERAMENTE FORMAIS NA ESTRUTURA DO TEXTO NORMATIVO. (Publicada no Diário Oficial de MG no dia 27/09/2016, págs.18 e 19).

REPUBLICA-SE POR ERROS MERAMENTE FORMAIS NA ESTRUTURA DO TEXTO NORMATIVO. (Publicada no Diário Oficial de MG no dia 27/09/2016, págs.18 e 19). REPUBLICA-SE POR ERROS MERAMENTE FORMAIS NA ESTRUTURA DO TEXTO NORMATIVO. (Publicada no Diário Oficial de MG no dia 27/09/2016, págs.18 e 19). DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 210 DE 21 DE SETEMBRO DE 2015

Leia mais

À UNIDADE REGIONAL COLEGIADA RIO DAS VELHAS DO CONSELHO DE POLÍTICA AMBIENTAL DE MINAS GERAIS COPAM/MG.

À UNIDADE REGIONAL COLEGIADA RIO DAS VELHAS DO CONSELHO DE POLÍTICA AMBIENTAL DE MINAS GERAIS COPAM/MG. À UNIDADE REGIONAL COLEGIADA RIO DAS VELHAS DO CONSELHO DE POLÍTICA AMBIENTAL DE MINAS GERAIS COPAM/MG. Empreendimento: CRUSADER do Brasil Ltda. Processo n.º 12492/2008/005/2012 Licença de Operação para

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia INSERIR SLIDE COM IMAGEM REGULARIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINAS GERAIS Atribuições são exercidas

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: ETAPAS, DESAFIOS E SUGESTÕES Shalimar da Silva Borges 1 Marcelo Antonio Morais 2 Otávio Duarte Giunti 3 Denner de Souza Felipe 4 Legislação e Direito

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005.

Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005. Deliberação Normativa COPAM nº 90, de 15 de setembro de 2005. Dispõe sobre a declaração de informações relativas às diversas fases de gerenciamento dos resíduos sólidos industriais no Estado de Minas Gerais.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2311 Prefeitura Municipal de publica: Portaria SEMATUR nº 094/2019- Licença Ambiental Unificada. Nome/Empresa: Shammah Comercio e Serviços. Portaria SEMATUR nº 095/2019-

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DO EXTRATIVISMO MINERAL

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DO EXTRATIVISMO MINERAL RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA OBTENÇÃO DE LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES DO EXTRATIVISMO MINERAL A LP deve preceder qualquer atividade. LICENÇA PRÉVIA - LP Documentação pertinente 1 Requerimento de Licença 2

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº 043, de 06 de novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 09/11/2000)

Deliberação Normativa COPAM nº 043, de 06 de novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 09/11/2000) Deliberação Normativa COPAM nº 043, de 06 de novembro de 2000. Dá nova redação ao item constante da Tabela A-3 do Anexo I da Deliberação Normativa nº 01, de 22 de março de 1990 que menciona e dá outras

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº 1.465, DE 26 DE ABRIL DE 2018. Institui as Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. Eu, VALDÉSIO ROQUE DELLA BETTA, Prefeito de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul,

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº DE ABRIL DE 2014

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº DE ABRIL DE 2014 ANO 122 Nº 65 64 PÁGINAS BELO HORIZONTE, TERÇA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2014 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 196 03 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre a utilização da areia descartada de fundição na produção de

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

ANO 122 Nº PÁG.-BELO HORIZONTE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 2125 DE 28 DE JULHO DE 2014

ANO 122 Nº PÁG.-BELO HORIZONTE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 2125 DE 28 DE JULHO DE 2014 ANO 122 Nº 140 56 PÁG.-BELO HORIZONTE, QUARTA-FEIRA, 30 DE JULHO DE 2014 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/IEF/FEAM Nº 2125 DE 28 DE JULHO DE 2014 Revoga a Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 1.919, de 17 de setembro

Leia mais

DN COPAM n.º 217/2017

DN COPAM n.º 217/2017 Principais mudanças nas regras de classificação de empreendimentos para definição da modalidade de licenciamento ambiental. DN COPAM n.º 217/2017 Fevereiro de 2018 2 CONTEXTO LEGAL E REGULAMENTAR 2 3 1.1.

Leia mais

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais:

Art. 3º A Fundação Estadual de Meio Ambiente-Pantanal, expedirá as seguintes Licenças Ambientais: Publicada no Diário Oficial nº 5.546, de 10 de julho de 2001. LEI Nº 2.257, DE 9 DE JULHO DE 2001. Dispõe sobre as diretrizes do licenciamento ambiental estadual, estabelece os prazos para a emissão de

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Decisão de Diretoria CETESB nº 153 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os Procedimentos para o Licenciamento Ambiental com Avaliação de Impacto Ambiental

Leia mais

RECUPERAÇÃO E MANEJO DE ÁREAS DEGRADADAS POR RETIRADA DE MÁRMORE

RECUPERAÇÃO E MANEJO DE ÁREAS DEGRADADAS POR RETIRADA DE MÁRMORE RECUPERAÇÃO E MANEJO DE ÁREAS DEGRADADAS POR RETIRADA DE MÁRMORE Daniela Barbosa Ramos Pamela Barros Monteiro Santos Resumo Este trabalho tem como principal objetivo discutir a recuperação das áreas degradadas

Leia mais

Resolução SMA Nº 4, de 22 DE JANEIRO DE 1999 Disciplina o procedimento para o licenciamento ambiental integrado das atividades minerárias A

Resolução SMA Nº 4, de 22 DE JANEIRO DE 1999 Disciplina o procedimento para o licenciamento ambiental integrado das atividades minerárias A Resolução SMA Nº 4, de 22 DE JANEIRO DE 1999 Disciplina o procedimento para o licenciamento ambiental integrado das atividades minerárias A Secretária do Meio Ambiente, Considerando que o art. 4º da Resolução

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL 20º ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL ANDREA GARCIA DMIN / FEPAM NOVAS DIRETRIZES TÉCNICAS E LEGAIS PARA

Leia mais

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 ANO 123 Nº 15 28 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento

Leia mais

Considerando o disposto pelo Art. 2º do Decreto nº , de 02 de maio de 2016.

Considerando o disposto pelo Art. 2º do Decreto nº , de 02 de maio de 2016. RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/FEAM Nº 2372, DE 06 DE MAIO DE 2016. Estabelece diretrizes para realização da Auditoria Técnica Extraordinária de Segurança de Barragens de rejeito com alteamento para montante

Leia mais

LOC Licença de Operação Corretiva Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda Lavra e extração de Calcário PARECER

LOC Licença de Operação Corretiva Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda Lavra e extração de Calcário PARECER Procedimento nº 07049/2006/001/2009 LOC Licença de Operação Corretiva Cooperativa dos Micromineradores do Centro Oeste de Minas Gerais Ltda Lavra e extração de Calcário PARECER Trata-se de processo administrativo

Leia mais

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Decisão de Diretoria, nº 025/2014/C/I, de 29-01-2014 Dispõe sobre a disciplina para o licenciamento ambiental das atividades minerárias no território do Estado

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul

Estado do Rio Grande do Sul LEI MUNICIPAL N 2013 Disciplina os procedimentos necessários para emissão de Licenças Ambientais e os valores referentes às Taxas de Licenciamento e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE, no

Leia mais

Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG

Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG Propostas para o Licenciamento Ambiental Por: Julio Cesar Nery Ferreira, Eng. de Minas - Sindiextra Paula Aguiar Advogada Ambiental - FIEMG Seminário Mineração, Energia, Petróleo e Gás Belo Horizonte 10.04.2013

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008)

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008) DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 119, DE 27 DE JUNHO DE 2008 (PUBLICADO NO DIA 01/07/2008) Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos

Leia mais

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 138, inciso II, da Constituição do Estado do Pará,

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 138, inciso II, da Constituição do Estado do Pará, INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2014 Data: 11 de novembro de 2014 *Publicada no DOE/PA no 32.765, de 11/11/2014, caderno 2, páginas 14-16. Dispõe sobre procedimentos e critérios, no âmbito

Leia mais

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2 9 Análise das leis que definem o uso do extrativismo na Flora Brasileira e a reserva extrativista no Acre que ajuda a preservar Amazônia e manter agricultores na floresta Lorena Abduani 1, Daniella Sette

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 A PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeada por Decreto de 5 de maio de 2015, publicado

Leia mais

Art. 2º O art. 37 do Decreto nº , de 2018, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º O art. 37 do Decreto nº , de 2018, passa a vigorar com a seguinte redação: DECRETO Nº 47.474 DE 22 DE AGOSTO DE 2018 Altera o Decreto nº 47.383, de 2 de março de 2018, que estabelece normas para licenciamento ambiental, tipifica e classifica infrações às normas de proteção ao

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 195 DE 03 DE ABRIL de 2014

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 195 DE 03 DE ABRIL de 2014 ANO 122 Nº 65 64 PÁGINAS BELO HORIZONTE, TERÇA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2014 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 195 DE 03 DE ABRIL de 2014 Estabelece exigências de prestação periódica de informações sobre o resíduo

Leia mais

MARCIA PEREIRA CINTRA ENGENHEIRA AGRONOMA - UFMT ANALISTA DE MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE INDUSTRIA-CI SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA INDUSTRIA

MARCIA PEREIRA CINTRA ENGENHEIRA AGRONOMA - UFMT ANALISTA DE MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE INDUSTRIA-CI SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA INDUSTRIA MARCIA PEREIRA CINTRA ENGENHEIRA AGRONOMA - UFMT ANALISTA DE MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE INDUSTRIA-CI SUPERINTENDÊNCIA DE INFRAESTRUTURA INDUSTRIA MINERAÇÃO E SERVIÇOS-SUIMIS SECRETARIA ESTADUAL DE

Leia mais

Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 2125, de 28 de Julho de 2014.

Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 2125, de 28 de Julho de 2014. Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 2125, de 28 de Julho de 2014. Revoga a Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 1.919, de 17 de setembro de 2013 e a Resolução Conjunta SEMAD/IEF/FEAM nº 1.995, de 06 de

Leia mais

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008

Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Minuta de Deliberação Normativa COPAM Nº XXX, XX de XXX de 2008 Reitera a convocação aos municípios com população urbana acima de 30.000 habitantes, que não cumpriram os prazos estabelecidos na DN 105/2006,

Leia mais

RESOLUÇÃO SMA - 51, de

RESOLUÇÃO SMA - 51, de RESOLUÇÃO SMA - 51, de 12-12-2006 Disciplina o licenciamento ambiental das atividades minerárias no Estado de São Paulo, integrando os procedimentos dos órgãos públicos responsáveis O Secretário do Meio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETITÉ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAETITÉ DECRETO Nº 012 DE 08 DE MARÇO DE 2012. REGULAMENTA O ARTIGO Nº 34 DA LEI MUNICIPAL Nº 700, DE 08 DE ABRIL DE 2010 CÓDIGO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Atos Autorizativos/Regularização Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Paula Fernandes

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rolfe Pinho Dias - SUPRAM - NRRA - Juiz de Fora 1 Regularização Ambiental Rolfe Pinho Dias Técnico Ambiental SUPRAM -Zona da Mata NRRA Juiz

Leia mais

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia;

Considerando que as usinas de açúcar e álcool podem contemplar a atividade de co-geração de energia; RESOLUÇÃO SEMAC N. 009 DE 17 DE MAIO DE 2007 Disciplina sobre o procedimento de licenciamento da co-geração de energia nas Usinas de Processamento de Cana-deaçúcar e dá providências. O Secretário de Estado

Leia mais

DECRETO Nº , DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009

DECRETO Nº , DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 DECRETO Nº 55.149, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 Dá nova redação a dispositivos do Decreto nº 47.400, de 4 de dezembro de 2002, que regulamenta disposições da Lei nº 9.509, de 20 de março de 1997, referentes

Leia mais

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016.

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

SECRETARIA DE PORTOS

SECRETARIA DE PORTOS SECRETARIA DE PORTOS PORTARIA Nº 110, DE 2 DE AGOSTO DE 2013 Regulamenta o parágrafo único do art. 35 do Decreto nº 8.033, de 27 de junho de 2013. O MINISTRO DE ESTADO DA SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD / IGAM Nº 1964 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD / IGAM Nº 1964 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013 ANO 121 Nº 229 96 PÁG.- BELO HORIZONTE, SEXTA -FEIRA, 06 DE DEZEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD / IGAM Nº 1964 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece procedimentos para o cadastro de obras e serviços

Leia mais

Resolução Conjunta SEMAD/IGAM nº 2257, de 31 de dezembro de 2014.

Resolução Conjunta SEMAD/IGAM nº 2257, de 31 de dezembro de 2014. Resolução Conjunta SEMAD/IGAM nº 2257, de 31 de dezembro de 2014. Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento ou reservatório em curso d água no Estado de Minas Gerais, em observância

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual Diretoria de Autos de Infração e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 347/2017 (Alterada pelas Resoluções 364/2017 e 372/2018)

RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 347/2017 (Alterada pelas Resoluções 364/2017 e 372/2018) RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 347/2017 (Alterada pelas Resoluções 364/2017 e 372/2018) Dispõe sobre a criação e finição das poligonais abrangidas pelas áreas atividas extração mineral nos processos licenciamento

Leia mais

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS PARECER TÉCNICO - AGB PEIXE VIVO - 001/2011 PROCESSO Nº 04733 / 2010 - Vale S.A Empreendimento: Execução de barramento em curso de água sem captação - Barragem Forquilha V, para contenção de rejeitos da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/01 DE 25 DE SETEMBRO DE 2001

RESOLUÇÃO Nº 19/01 DE 25 DE SETEMBRO DE 2001 1 RESOLUÇÃO Nº 19/01 DE 25 DE SETEMBRO DE 2001 Aprova Normas para Licenciamento Ambiental, e dá outras providências. O CONSELHO ESTADUAL DE CONTROLE DO MEIO AMBIENTE CECMA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº..., de... de...

Deliberação Normativa COPAM nº..., de... de... 1 Deliberação Normativa COPAM nº..., de... de... Dispõe sobre a utilização da areia descartada de fundição na produção de artefatos de concreto sem função estrutural. O Conselho Estadual de Política Ambiental

Leia mais

Prefeitura do Município de Londrina Estado do Paraná

Prefeitura do Município de Londrina Estado do Paraná LEI Nº 12.628, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017 SÚMULA: Institui alterações na Lei n 10.849, de 29 de dezembro de 2009, que fixa normas para o licenciamento ambiental no Município de Londrina, institui taxas

Leia mais

DECRETO Nº 7.449, DE 08 DE SETEMBRO DE O Prefeito Municipal de Canela, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETO Nº 7.449, DE 08 DE SETEMBRO DE O Prefeito Municipal de Canela, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, e DECRETO Nº 7.449, DE 08 DE SETEMBRO DE 2016. Dispõe sobre os procedimentos e o regime de tramitação dos processos de licenciamento ambiental e aprovação de projetos dos empreendimentos passíveis de licenciamento

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 181 DE 05 DE ABRIL DE 2013

DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 181 DE 05 DE ABRIL DE 2013 ANO 121 Nº 63 64 PÁG. - BELO HORIZONTE, SÁBADO, 06 DE ABRIL DE 2013 DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 181 DE 05 DE ABRIL DE 2013 Estabelece os procedimentos para formalização dos processos de regularização

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00302/2000/002/2004 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença

Leia mais

MENSAGEM Nº 32/2018 CHARRUA, 23 DE ABRIL DE Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Vereadora:

MENSAGEM Nº 32/2018 CHARRUA, 23 DE ABRIL DE Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Vereadora: MENSAGEM Nº 32/2018 CHARRUA, 23 DE ABRIL DE 2018. Senhor Presidente, Senhores Vereadores e Vereadora: Com nossos cumprimentos, dirigimo-nos a Vossas Senhorias para encaminhar à apreciação dos Nobres Edis

Leia mais

Lavras, 15 de fevereiro de Página 1 de 18

Lavras, 15 de fevereiro de Página 1 de 18 ANÁLISE AMBIENTAL DO PROCESSO ADMINISTRATIVO COPAM nº 00347/1995/011/2014, REFERENTE À LICENÇA DE REVALIDAÇÃO DO EMPREENDIMENTO GROTÃO/MINERAÇÃO JUPARANÁ LTDA, NOS MUNICÍPIOS DE SANTA RITA DE CALDAS E

Leia mais

Considerando que aqueles que exercem a atividade minerária devem respeitar as normas ambientais, objetivando o desenvolvimento sustentável;

Considerando que aqueles que exercem a atividade minerária devem respeitar as normas ambientais, objetivando o desenvolvimento sustentável; DELIBERAÇÃO NORMATIVA COPAM Nº 220 DE 21 DE MARÇO DE 2018 Estabelece diretrizes e procedimentos para a paralisação temporária da atividade minerária e o fechamento de mina, estabelece critérios para elaboração

Leia mais

JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 55.149, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009 Dá nova redação a dispositivos do Decreto nº 47.400, de 4 de dezembro de 2002, que regulamenta disposições da Lei nº 9.509, de 20 de março de 1997, referentes

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE O LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES EFETIVA OU POTENCIALMENTE POLUIDORAS. AS PENALIDADES ADMINISTRATIVAS. (Art. 9º, Lei n.º 6.938, de

Leia mais

PORTARIA Nº 290, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009

PORTARIA Nº 290, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009 Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal PORTARIA Nº 290, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2009 Estabelece normas para emissão dos Atestados de Implantação Provisório e Definitivo para os empreendimentos

Leia mais

DECRETO Nº DE 24 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº DE 24 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 47.137 DE 24 DE JANEIRO DE 2017 Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento ambiental e autorização ambiental de funcionamento, tipifica e classifica

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA No 499, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005

RESOLUÇÃO CONJUNTA No 499, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 RESOLUÇÃO CONJUNTA No 499, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 Dispõe sobre os procedimentos para a regularização dos usos de recursos hídricos nos rios de domínio da União nas Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba,

Leia mais

DECRETO Nº. 058 DE 19 DE MAIO DE 2017

DECRETO Nº. 058 DE 19 DE MAIO DE 2017 DECRETO Nº. 058 DE 19 DE MAIO DE 2017 Regulamenta o artigo 43 da Lei nº. 018 de 27 de maio de 2010 Código Municipal do Meio Ambiente e cria a Taxa de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, e dá outras

Leia mais

REGULAMENTO DE RECIPROCIDADE

REGULAMENTO DE RECIPROCIDADE REGULAMENTO DE RECIPROCIDADE REGULAMENTO DE RECIPROCIDADE Capítulo I Do Objetivo Art. 1º O presente Regulamento tem por objetivo dispor regras e condições de elegibilidade para adesão e demais condições

Leia mais

DECRETO Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 ANO 121 Nº 240 64 PÁG. - BELO HORIZONTE, SÁBA DO, 21 DE DEZE MBRO DE 2013 DECRETO Nº 46.381 DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 Altera o Decreto nº 44.844, de 25 de junho de 2008, que estabelece normas para licenciamento

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº 50, de 28 de novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 15/12/2001)

Deliberação Normativa COPAM nº 50, de 28 de novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 15/12/2001) Deliberação Normativa COPAM nº 50, de 28 de novembro de 2001. Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental de postos revendedores, postos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas

Leia mais

Decreto nº , de Art. 32 (...)

Decreto nº , de Art. 32 (...) Decreto nº 47.383, de 02.03.2018 Art. 32 A atividade ou o empreendimento em instalação ou em operação sem a devida licença ambiental deverá regularizar-se por meio do licenciamento ambiental em caráter

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 210, de 11 de setembro de 2002

RESOLUÇÃO Nº 210, de 11 de setembro de 2002 RESOLUÇÃO Nº 210, de 11 de setembro de 2002 Dispõe sobre os procedimentos para a regularização dos usos de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul, por meio de cadastramento, outorga

Leia mais

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 O CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CADES, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELA LEI MUNICIPAL Nº 14.887 DE 15

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE 27-08-2015 DOU 28-08-2015 Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental dos aeroportos regionais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das

Leia mais

ANEXO ÚNICO. Carga horária mínima estimada para o desenvolvimento de atividades técnicas no âmbito da Modalidade Geologia e Engenharia de Minas:

ANEXO ÚNICO. Carga horária mínima estimada para o desenvolvimento de atividades técnicas no âmbito da Modalidade Geologia e Engenharia de Minas: ANEXO ÚNICO Carga horária mínima estimada para o desenvolvimento de atividades técnicas no âmbito da Modalidade Geologia e Engenharia de Minas: 1. perícias e arbitramentos técnicos-legais: 30 horas/perícia

Leia mais

(Publicação Diário do Executivo Minas Gerais 07/07/2011)

(Publicação Diário do Executivo Minas Gerais 07/07/2011) Decreto nº 45.629, de 6 de julho de 2011. Altera o Decreto nº 45.175, de 17 de setembro de 2009, que estabelece metodologia de gradação de impactos ambientais e procedimentos para fixação e aplicação da

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art. 3 2º do Código de Mineração)

Leia mais

ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ESTRUTURAS GEOTÉCNIAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Ricardo Carneiro NECESSIDADE DE MELHORIA NA GESTÃO PÚBLICA X INCERTEZAS E INSEGURANÇA JURÍDICA + DESLEGALIZAÇÃO CRESCENTE DO DIREITO ASPECTOS AMBIENTAIS

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Alto São Francisco PARECER

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 204, DE 06 DE JULHO DE 2005 (Publicada em DOU nº 129, de 07 de julho de 2005) Observação: A RDC nº 07, de 28 de fevereiro de 2014 suspendeu a possibilidade de novos

Leia mais

Esta Norma aplica-se aos empreendimentos e atividades para os quais sejam requeridos documentos do Sistema de Licenciamento Ambiental SLAM.

Esta Norma aplica-se aos empreendimentos e atividades para os quais sejam requeridos documentos do Sistema de Licenciamento Ambiental SLAM. INDENIZAÇÃO DOS CUSTOS DE ANÁLISE E PROCESSAMENTO DOS REQUERIMENTOS DE LICENÇAS, CERTIFICADOS, AUTORIZAÇÕES E CERTIDÕES AMBIENTAIS 1 OBJETIVO Estabelecer os valores e os critérios de indenização ao Instituto

Leia mais

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental Licenciamento Ambiental - Lilian Ferreira dos Santos - Superintendente de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços Junho de 2010 O Estado de Mato Grosso Aproximadamente 20000 Empreendimentos cadastrados

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências.

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. ATO NORMATIVO Nº 05-98 - CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO, em sua

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/ FEAM nº 2.784, de 21 de março 2019.

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/ FEAM nº 2.784, de 21 de março 2019. RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD/ FEAM nº 2.784, de 21 de março 2019. Determina a descaracterização de todas as barragens de contenção de rejeitos e resíduos, alteadas pelo método a montante, provenientes de atividades

Leia mais