ESTÁGIO OBRIGATÓRIO BU/UFSC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTÁGIO OBRIGATÓRIO BU/UFSC"

Transcrição

1 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências da Educação - CED Curso de Biblioteconomia ESTÁGIO OBRIGATÓRIO BU/UFSC Professor orientador: Ursula Blattmann Bibliotecário supervisor: João Oscar do Espírito Santo

2 Objetivo geral do estágio: O objetivo geral do estágio é aplicar o que foi aprendido em sala de aula no curso de biblioteconomia. Objetivos específicos: 1) Analisar a biblioteca central, quanto a seus serviços prestados; 2) Realizar atividades referentes ao plano de estágio; 3) Vivenciar a rotina de uma biblioteca universitária; 4) Elaborar um produto a fim de contribuir com a biblioteca; 5) Redigir um relatório indicando sugestões para melhorar os serviços da biblioteca.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS As atividades desenvolvidas foram: 1) Atendimento aos usuários; 2) Balcão de empréstimo; 3) Reposição de material nas estantes; 4) Etiquetagem de livros do armazém; 5) Indexação de artigos de periódico no Pergamum; 6) Capacitações e treinamentos nos setores da Biblioteca.

4

5

6

7 CAPACITAÇÕES E TREINAMENTOS NOS SETORES DA BIBLIOTECA CAPACITAÇÕES: 1) Livros eletrônicos UFSC capacitar os alunos, professores, pesquisadores e profissionais da informação para realizar pesquisas e obter resultados relevantes nas bases de livros eletrônicos adquiridas pela instituição. Base de dados: Willey; IEEE; EBSCO. Ministrante: Antônio Ribeiro. 2) Sistema Pergamum a fim de conhecer melhor o programa para poder atender melhor os usuários. Ministrante: João Oscar do Espírito Santo.

8 3) Recursos do Portal da BU orientação com relação à busca, recuperação e uso das informações no Portal da Biblioteca Universitária. Ministrante: João Oscar do Espírito Santo. 4) Portal CAPES para conhecer as ferramentas disponibilizadas e os recursos assinados pela biblioteca. Ministrante: Roberta Moraes de Bem. 5) Demonstração de Bases de meio ambiente capacitação da base GREENR. Ministrantes: Michele Silva e Gabriel del Puerto.

9 TREINAMENTOS REALIZADOS NOS SETORES DA BU: 1) Serviço de comutação bibliográfica (COMUT) - é um serviço de solicitação de fotocópias e/ou empréstimo de documentos em bibliotecas nacionais e/ou no exterior; 2) Ambiente de acessibilidade informacional (AAI) - Oferece serviços como: Acervo Braille, digital acessível e falado; Empréstimo de materiais tais como: lupas, CDs, DVDs, notebooks, etc.; espaços de estudo, entre outros.

10 3) Portal de periódicos - agrega revistas científicas produzidas na Universidade Federal de Santa Catarina. Utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER. Atualmente possui 42 periódicos produzidos pela UFSC. 4) Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI) - nesse setor estão os serviços de processos técnicos, aquisição e seleção, intercâmbio e encadernação.

11 PRODUTO DESENVOLVIDO O produto desenvolvido foi sugerido pelo supervisor do estágio, João Oscar. Foi elaborado um levantamento com o objetivo de investigar a indexação dos periódicos disponíveis no Portal de Periódicos da UFSC. Para isso, foram pesquisados no Ulrichs os parâmetros básicos de cada periódico. Também foi pesquisado em cada indexador para checar se conferiam as informações disponibilizadas nas páginas dos periódicos.

12 CONCLUSÃO O estágio obrigatório é de suma importância para o aluno de Graduação em Biblioteconomia, pois possibilita colocar em prática tudo que foi aprendido durante as aulas. Vivenciar o dia-a-dia de um bibliotecário em uma instituição como a UFSC é ter oportunidade de transformar a teoria em prática. A Biblioteca Universitária é uma excelente unidade de informação, com estrutura e localização privilegiada, além de contar com excelentes profissionais todos dispostos a ajudar, explicar, ensinar e principalmente corrigir sempre que necessário.

13 Através do estágio ficou claro que o profissional de informação deve estar sempre se atualizando para poder acompanhar o ritmo dos usuários. Além disso, é necessário também possuir conhecimentos em todas as áreas da biblioteca, pois nem sempre o usuário vai direto ao setor desejado. Neste sentido gostaria de deixar algumas sugestões:

14 1) Primeiramente, na minha opinião, a Biblioteca Universitária todos os semestres deve estar preparada para receber os alunos do Curso de Biblioteconomia. Teoricamente, uma turma possui em média 30 alunos, logo, a biblioteca deve poder atender todos estes alunos em todos os horários; 2) Ainda em relação os estagiários, sugiro que sejam providenciados armários ou que estes possam levar mais que cadernos e canetas;

15 3) Colocar as instruções para as máquinas de auto-empréstimo em lugar mais visível; 4) Colocar máquinas de auto-empréstimo no piso térreo para facilitar este serviço ao usuário; 5) Verificar os recursos do Pergamum, pois o software apresenta algumas falhas; 6) Permitir que o usuário modifique as informações de telefone, endereço e na página da biblioteca.

16 REFERÊNCIAS SISTEMAS DE BIBLIOTECAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Informações administrativas. Disponível em: < Acesso em: 01 jun. 2012

17 Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI) Setor: Aquisição e Tratamento da informação Supervisora: Salete Puel de Oliveira Orientador: Vinícius Medina Kern Estagiária: Cristiane de Melo

18 DECTI Planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os serviços de seleção e processamento técnico do acervo bibliográfico, bem como desenvolver outras atividades inerentes a área ou que venham a ser delegadas pela autoridade competente.

19 DECTI Serviços de processamento técnico: Catalogação e classificação do material informacional do sistema de bibliotecas da UFSC Horário: segunda a sexta das 7h30min às 19h Serviço de aquisição e seleção: Selecionar e adquirir materiais para suprir a demanda de ensino e pesquisa da UFSC Horário: segunda a sexta das 7h30min às 17h

20 DECTI Serviço de intercâmbio: Aquisição de material através de doação ou permuta. Recebe e oferece listas de duplicatas. Orienta a solicitação de ISBN e ISSN Horário: segunda a sexta das 7h30min às 19h Serviço de encadernação: Conservação e pequenos reparos de livros e periódicos Horário: segunda a sexta das 7h30min às 17H

21 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Catalogação (livro, e-book, CD, periódico); Indexação; Pedido de compra; Histórico do livro; Análise de doações; Pré-catalogação; Registro (etiqueta, inclusão, carimbo);

22 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Atendimento ao usuário; Empréstimo; Atualização da página da BU; Reposição de material nas estantes; Inserção de dados no repositório UFSC; Capacitações; Acompanhamento das rotinas de todos os setores

23 PRODUTO Criação de um Manual de tratamento das doações Envolve os processos: Recebimento do material; Seleção; Pré-catalogação; Armazenamento

24 SUGESTÕES Selecionar um profissional para tratar somente das doações, desde o recebimento até a pré-catalogação. Criar mais manuais e/ou normas para padronizar e registrar os processos e tomadas de decisão.

25 PONTOS POSITIVOS Ambiente agradável; Tecnologias disponíveis; Disponibilidade de materiais em diversos suportes

26 PONTOS A SEREM MELHORADOS Alguns recursos do sistema Pergamum; Quedas no sistema; Número de profissionais

27 CONCLUSÃO O estágio obrigatório na BU/UFSC, contribuiu para a relação teoria e prática proposta no curso, fortalecendo nossa visão da realidade profissional do bibliotecário, ao desenvolver atividades e solucionar problemas reais cotidianos.

28 RELATÓRIO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO INSTITUIÇÃO: Biblioteca Universitária/ UFSC DEPARTAMENTO: Circulação Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia CIN5050 Estágio Professora: Estera Muszkat Supervisora: Yara Menegatti Professor Orientador: Adilson Luiz Pinto Acadêmica: Gislene Souza

29 OBJETIVO DO ESTÁGIO Por em prática as atividades desenvolvidas em sala de aula no decorrer dos semestres do curso de graduação em Biblioteconomia.

30 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Circulação: Busca no Sistema Pergamum Assistência ao uso dos scanners Localização dos materiais nas estantes Orientação em pesquisas no geral Balcão de empréstimos: Prestação de serviços de empréstimos, devoluções e renovações. Capacitação técnica: Catalogação; Classificação; Indexação; Impressão de etiquetas, Etiquetagem, Registro e Magnetização.

31 ATIVIDADES DESENVOLVIDADAS Criação e desenvolvimento da exposição Dia Nacional do Cinema Brasileiro juntamente com os estagiários Aline Menin, Anicleto Lima, e Luciana Stábili. Link:

32 SUGESTÕES Vejo problemas na infraestrutura, pois, quando chove, alguns departamentos da biblioteca são prejudicados por goteiras e infiltrações. Ocasionando a perda de móveis, equipamentos eletrônicos e acervo. Necessitaria rever a parte estrutural da biblioteca para acabar com esse problema; Embalador de guarda-chuva;

33 CONCLUSÃO O estágio é fundamental para executarmos o que em sala de aula ao longo de quatro anos de graduação apenas vemos em teoria; Possibilita o contato com a realidade de uma Unidade da Informação; Permite por em prática as técnicas estudadas e desenvolver novas áreas do conhecimento ainda não conhecidas, pois, o curso de Biblioteconomia é extremamente amplo, permitindo o profissional estabelecer um plano de trabalho diversificado após sua formação.

34 PRODUTO (Projeto) A devolução e renovação de materiais são feitas no piso superior da biblioteca provocando ruídos e circulação de pessoas sem haver necessidade. O projeto visa a instalação de um balcão de devoluções e renovações no piso inferior. Vantagens: Diminuição da circulação de usuários que apenas desejam devolver/renovar materiais; Dinamicidade aos alunos que poderão fazer a devolução dos materiais já na entrada da biblioteca sem precisar fazer uso de guarda-volumes.

35 Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Ciências da Educação - CED Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN5050 Estágio supervisionado em Biblioteconomia Professora: Estera Muszkat Menezes Professora Orientadora: Estera Muszkat Menezes Bibliotecária Supervisora: Marina Plentz CRB

36 A Biblioteca Universitária está localizada no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Bairro Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, e possui três divisões: DAU Divisão de Assistência aos Usuários; DECTI Divisão de desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação; DAINF Divisão de Automação e Informática.

37 O Serviço de Periódicos O Serviço de Periódicos está vinculado à Divisão de Assistência aos Usuários e localiza-se no piso térreo da Biblioteca Central. O principal objetivo do Serviço de Periódicos é organizar, estruturar e disponibilizar as informações das publicações nacionais e estrangeiras à comunidade que dele faz uso.

38 O Acervo O acervo é composto por periódicos impressos e eletrônicos, sendo aproximadamente títulos correntes, com acesso às informações dos títulos e das coleções na Web por meio do software Pergamum. Também é oferecido, por meio do Portal Capes, o acesso a aproximadamente títulos estrangeiros e nacionais (textos completos), e 130 bases de dados com resumos e referências de documentos em todas as áreas do conhecimento (dados de 2011 Portal de Periódicos Capes).

39 Recursos Humanos do Setor O Setor de Periódicos é composto pela seguinte equipe: Andréa Figueiredo Leão Grants Tec. Adm. Bibliotecária Alexandre Pedro de Oliveira Tec. Adm. Bibliotecário Jurema Aparecida Macedo de Aguiar Aux. Adm. Marina Plentz Tec. Adm. Bibliotecária Sidnei José Wiese Aux. Adm. Amanda Herzmann Bolsista

40 Serviços oferecidos Assessoria para consulta ao Portal Capes; Coordenação do Portal de Periódicos UFSC; Administração do Espaço Santader Digital: Consulta a Internet e ; acesso ao Portal Capes; Consulta ao Pergamum; Disseminação da informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; Auxílio para acesso aos recursos de rede da UFSC; Empréstimo domiciliar; Prestação de serviços de informação on-line; Reprografia; Leitura informativa.

41 Usuários Podem fazer uso do Serviço de Periódicos todos os acadêmicos da UFSC, comunidade em geral, professores, técnicos administrativos e demais servidores, no entanto, o empréstimo de periódicos só é possível para professores, alunos de pós-graduação e funcionários da Universidade. O empréstimo é de até 05 exemplares, por um prazo de sete (07) dias, com direito a uma renovação (ainda não é possível realizar estes empréstimos pelo sistema).

42 Atividades Realizadas no Setor Atendimento ao usuário (consultas diversas, auxílio na utilização do scaner, acesso internet, orientação no uso de acesso remoto- RAS, portal da BU, Bases de dados e espaço de inclusão digital); Reposição de materiais nas estantes e expositores; Indexação de artigos de acordo com a política do setor; Conferência de acervo e etiquetagem;

43 Atividades Realizadas no Setor (cont.) Portal de Periódicos - capacitação Editoração de Revistas; Capacitações: Pacote Básico de Tecnologia para Bibliotecários (Portal da BU, uso do módulo Circulação de materiais (Pergamum), Artigo Científico, Citação e Referência, Fontes de Informação on line, PHL, busca em bases de dados por área do conhecimento).

44 Atividades Realizadas nos demais setores Catalogação, classificação e indexação de obras; colocação de fitilho de segurança; noções de aquisição de obras; leitura de estante; atendimento no balcão de empréstimo; capacitação na Dainf (apresentação do funcionamento interno do software de gerenciamento Pergamum; apresentação dos serviços relacionados ao Portal da BU e manutenção de equipamentos; submissão de arquivos no repositório institucional - fotos); e visita orientada ao setor de Obras Raras.

45 Sugestões Colocação de tomadas e/ou réguas de energia para usuários com laptop Justificativa: Com as facilidades do acesso digital, uma grande parte dos acadêmicos que frequenta a Biblioteca, faz uso de seus próprios laptops para estudos e pesquisas, no entanto a pequena quantidade de tomadas presentes nos locais de estudo, é motivo de constantes reclamações dos usuários, uma vez que as baterias têm duração limitada. Higienização dos fascículos.

46 Outras Sugestões Realização de aulas de leitura de estantes na disciplina de Classificação Justificativa: auxiliar a compreensão dos alunos quando da criação dos números de classificação (ordem de arquivamento e ordem de citação) Realização das atividades gerais do estágio obrigatório em conjunto e no início do estágio Justificativa: ter uma visão geral de todos os setores da biblioteca para posteriormente aprofundar os conhecimentos no setor escolhido. Há certa dificuldade na realização do estágio para pessoas que já possuem trabalho fixo de oito (08) horas, e seria facilitado caso pudesse ser realizado em dois semestres.

47 Produto desenvolvido A indexação de artigos é a atividade que utiliza o maior número de horas do estágio no setor e requer atenção especial por parte da pessoa que a está executando. Para facilitar a realização desta atividade, o setor possui um manual básico de indexação, porém este não abrange situações específicas, como por exemplo o caso de haverem mais de três (03 ) autores no artigo. Por este motivo, optou-se por transformar o manual num fluxograma mais completo.

48 Fluxograma para indexação de artigos

49 Aspectos Relevantes (Pontos Fortes) A forma como fomos recebidos na BU, de braços abertos, facilitou, e muito, a realização deste estágio. Apesar de sermos estagiários, fomos tratados como profissionais e sempre que surgiam dúvidas, estas eram sanadas pelos bibliotecários que nos orientavam em cada setor.

50 Pontos a serem melhorados Consenso na forma em que os estagiários irão realizar as atividades gerais; Fornecimento de máscaras e luvas para manusear os fascículos durante a conferência de acervo.

51 Conclusões A realização do estágio obrigatório nos possibilitou o desenvolvimento de atividades nos diversos setores de uma biblioteca e nos permitiu vivenciar a teoria da sala de aula, proporcionando, desta forma, uma visão geral do ambiente onde futuramente pretendemos trabalhar.

52 Agradecimentos Agradeço a todos os funcionários da Biblioteca Universitária pela atenção e presteza. Em especial, agradeço à bibliotecária Marina Plentz, que me supervisionou durante o estágio e à professora Estera pela orientação.

53

54

55

PLANO DE ESTÁGIO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UFSC ATIVIDADES GERAIS

PLANO DE ESTÁGIO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UFSC ATIVIDADES GERAIS PLANO DE ESTÁGIO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS UFSC 2011.2 GERAIS GERAIS Workshop e visita orientada Apresentação final do estágio obrigatório na BU/UFSC Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento

Leia mais

Cleber da Silva André. Estágio Obrigatório: Setor de Circulação da Biblioteca Central da UFSC (BU)

Cleber da Silva André. Estágio Obrigatório: Setor de Circulação da Biblioteca Central da UFSC (BU) Cleber da Silva André Estágio Obrigatório: Setor de Circulação da Biblioteca Central da UFSC (BU) Orientador: Adilson Luiz Pinto Supervisor: João Oscar do Espírito Santo Coordenadora: Estera Muszkat Menezes

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 14 de dezembro de 2017, Processo 046/2017 e Parecer 044/2017.

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA 1 ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA POLÍTICAS: ATUALIZAÇÃO, INFORMATIZAÇÃO, ACESSO E UTILIZAÇÃO SÃO LEOPOLDO, 2019 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DESCRIÇÃO

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul 1 INFORMATIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul A Biblioteca ESPM-Sul utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum o qual facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação.

Leia mais

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades:

Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: Biblioteca UMC Na UMC a Biblioteca é um órgão ligado à Vice-reitoria de Planejamento e tem as seguintes finalidades: reunir, organizar e facilitar o acesso a todo o material institucional destinado ao

Leia mais

RELATÓRIO FINAL BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA 2013

RELATÓRIO FINAL BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA 2013 RELATÓRIO FINAL BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA 2013 BIBLIOTECA ÁREA CONSTRUÍDA ÁREA DESTINADA ÁREA DESTINADA TOTAL (m 2 ) ACERVO (m 2 ) USUÁRIOS (m 2 ) CAV 353,83 m 2 100 m 2 200,61 m 2 CEFID 263,93 82,36 131,14

Leia mais

Conhecendo a BIBLIOTECA CENTRAL da UFSM

Conhecendo a BIBLIOTECA CENTRAL da UFSM PROJETO DE AMPLIAÇÃO Conhecendo a BIBLIOTECA CENTRAL da UFSM APRESENTAÇÃO A Biblioteca Central Manoel Marques de Souza, «Conde de Porto Alegre», da Universidade Federal de Santa Maria, é um órgão suplementar

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos Art, 1º A Biblioteca da Faculdade Santa Maria- FSM é regida pelo presente Regulamento. Art, 2º A Biblioteca da Faculdade Santa Maria, denominada

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Informatização A Biblioteca ESPM SP utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum que facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação. As expressões

Leia mais

POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (Aprovada pela Resolução nº 33/2015-CONSUP, de 20/11/2015)

POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (Aprovada pela Resolução nº 33/2015-CONSUP, de 20/11/2015) POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (Aprovada pela Resolução nº 33/2015-CONSUP, de 20/11/2015) CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal

Leia mais

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL A NOSSA UNIVERSIDADE APRESENTAÇÃO Prezado Calouro (a), seja bem-vindo (a)! Estamos felizes em recebê-lo no Sistema de Bibliotecas! O Sistema de Bibliotecas possui um acervo com

Leia mais

Biblioteca Universitária

Biblioteca Universitária PUBLICO ALVO Bibliotecas, Diretoria de Áreas, Diretoria de Faculdades, Diretoria Acadêmica, Regulatório, Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Professores. PALAVRAS-CHAVE Desenvolvimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA Regimento SBiB/ICB/USP DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP CAPÍTULO 1 DAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º

Leia mais

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL 2017

GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL 2017 GUIA DA BIBLIOTECA CENTRAL 2017 A NOSSA UNIVERSIDADE APRESENTAÇÃO Prezado Calouro (a), seja bem-vindo (a)! Estamos felizes em recebê-lo aqui na Biblioteca Central! A Biblioteca Central possui um acervo

Leia mais

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA A Biblioteca da UNA é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

BIBLIOTECA MADRE MARIE ANGE

BIBLIOTECA MADRE MARIE ANGE Faculdade Wenceslau Braz BIBLIOTECA MADRE MARIE ANGE Horário de Funcionamento Pessoal Técnico-Administrativo Infraestrutura Serviços Oferecidos Horário de Funcionamento S e g u n d a a s e x t a - f e

Leia mais

Biblioteca Universitária - BU LOCALIZAÇÃO

Biblioteca Universitária - BU LOCALIZAÇÃO Biblioteca Universitária - BU LOCALIZAÇÃO Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Universidade Federal de Santa Catarina Acesso Trindade, Setor D Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foto

Leia mais

UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA BIBLIOTECA SETORIAL PIERRE KLOSE - SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA BIBLIOTECA SETORIAL PIERRE KLOSE - SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA BIBLIOTECA SETORIAL PIERRE KLOSE - SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Marivalda Araujo Silva, CRB-5/1128 * RESUMO: Cita as ações do Bibliotecário

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO INSTITUTO DE ARTES CAPÍTULO I - Da Biblioteca e seus fins Artigo 1º - A Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP (BIA) denominada Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I. Das Finalidades e Objetivos

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I. Das Finalidades e Objetivos REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Das Finalidades e Objetivos Art, 1º A Biblioteca da FAFIC, denominada MONSENHOR LUIZ GUALBERTO DE ANDRADE, é coordenada por um Bibliotecário e funciona como suporte

Leia mais

CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2017 DA BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO

CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2017 DA BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2017 DA BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO SUZANO FEVEREIRO DE 2018 CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA Relatório Anual 2017 da Biblioteca do IFSP Câmpus Suzano

Leia mais

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00.

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00. Capítulo I. Das disposições gerais Este Regulamento tem por objetivo estabelecer normas de funcionamento para a Biblioteca da Escola de Enfermagem de acordo com o disposto na Ordem de Serviço NDC 01/2000.

Leia mais

SEMINÁRIO EIXO INFRAESTRUTURA. Jonatan Soares Biblioteca Universitária 31 de outubro de 2017

SEMINÁRIO EIXO INFRAESTRUTURA. Jonatan Soares Biblioteca Universitária 31 de outubro de 2017 SEMINÁRIO EIXO INFRAESTRUTURA Jonatan Soares Biblioteca Universitária 31 de outubro de 2017 Missão BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA Organizar, preservar e disseminar a informação para a produção do conhecimento,

Leia mais

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO VALE DO CAPIBARIBE - SODECAP Resolução CONSUP/001/2014 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UDESC

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UDESC RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UDESC - 2010 BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UDESC - BU RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UDESC - 2010 A é composta por 11 bibliotecas,

Leia mais

FREQUÊNCIA DE USUÁRIO:

FREQUÊNCIA DE USUÁRIO: DIA FREQUÊNCIA DE USUÁRIO: setembro/2014 PERÍODO MATUTINO PERÍODO VESPERTINO PERÍODO NOTURNO FREQUÊNCIA POR CATEGORIA DE USUÁRIO, REFERENTE AOS 3 PERIODOS DO DIA ALUNOS PROF. os SERVIDORES COM. EXTERNA

Leia mais

FREQUÊNCIA DE USUÁRIO:

FREQUÊNCIA DE USUÁRIO: DIA FREQUÊNCIA DE USUÁRIO: outubro/2014 PERÍODO MATUTINO PERÍODO VESPERTINO PERÍODO NOTURNO FREQUÊNCIA POR CATEGORIA DE USUÁRIO, REFERENTE AOS 3 PERIODOS DO DIA ALUNOS PROF. os SERVIDORES COM. EXTERNA

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFSC.

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFSC. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFSC. Florianópolis 2009 2 SUMÁRIO 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES...3 1.1 OBJETIVOS:...3 1.2 COMISSÃO PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib-UNIFESO), ofertam os seguintes serviços:

O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib-UNIFESO), ofertam os seguintes serviços: Pró Acadêmica Serviços O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sib-UNIFESO), ofertam os seguintes serviços: CIRCULAÇÃO E REFERÊNCIA: Baseia-se no atendimento direto aos usuários que diariamente procuram as

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS PROFESSOR FIORAVANTE PEDRAZANI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS PROFESSOR FIORAVANTE PEDRAZANI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS PROFESSOR FIORAVANTE PEDRAZANI SANTA ROSA, RS, BRASIL. 2010 REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS TÍTULO I DA

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N. 19/2009

RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N. 19/2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO (CONSUNI) N. 19/2009 Dispõe sobre a criação do Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas da UFT (SISBIB). O

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015

CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO SUPERIOR FACULDADE UNA DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 01 DE 08 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre o regulamento da Biblioteca da Faculdade UNA de Divinópolis O Presidente do Conselho Superior da Faculdade

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO 2013/2016 UDESC

RELATÓRIO DE GESTÃO 2013/2016 UDESC BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELATÓRIO DE GESTÃO 2013/2016 UDESC O Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC é composto por uma unidade administrativa denominada Biblioteca Universitária

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Art. 1º À Biblioteca da FACEVV compete planejar, coordenar, elaborar, executar e controlar as atividades de processamento técnico

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

MANUAL DA BIBLIOTECA Matão - SP Fevereiro de 2018

MANUAL DA BIBLIOTECA Matão - SP Fevereiro de 2018 MANUAL DA BIBLIOTECA Matão - SP Fevereiro de 2018 2 1 - Apresentação 1.1- Missão da Biblioteca A missão da biblioteca é promover o acesso às fontes de informação, contribuindo para a formação de cidadãos

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade do Maciço de Baturité FMB, órgão de apoio subordinado

Leia mais

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO BIBLIOTECA INTERATIVA- LABBI CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE

REGULAMENTO DO LABORATÓRIO BIBLIOTECA INTERATIVA- LABBI CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO BIBLIOTECA INTERATIVA- LABBI CAPÍTULO I DA NATUREZA E DA FINALIDADE Art. 1º O Laboratório Biblioteca Interativa da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP Campus de

Leia mais

Comunicação e Documentos

Comunicação e Documentos Habilidades e Qualificações do Bibliotecário em Ciências da Saúde Informe Técnico Grupo de Bibliotecários da Área da Saúde A área da Biblioteconomia foi e, continua sendo, uma das mais impactadas pela

Leia mais

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis

BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA. Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis BIBLIOTECA UNESP ITAPEVA Conheça os Serviços oferecidos pela Biblioteca e os procedimentos para utilização de todos os recursos disponíveis ATHENA Banco de dados bibliográfico UNESP Permite fazer pesquisas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO STBD, DA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE RIO CLARO.

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO STBD, DA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE RIO CLARO. REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO STBD, DA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CÂMPUS DE RIO CLARO. TÍTULO I Das Finalidades Artigo 1º - O Serviço Técnico de Biblioteca

Leia mais

Grátis para uso monousuário Interface gráfica Sim HTML e XML Possibilidade de customização (personalização) da interface Menu de ajuda interativo

Grátis para uso monousuário Interface gráfica Sim HTML e XML Possibilidade de customização (personalização) da interface Menu de ajuda interativo PHL8 - Descrição dos recursos / Observações Integração de todas as funções da biblioteca Software em língua portuguesa Possibilidade de customização (personalização) do sistema Possibilidade de expansão

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente,

Leia mais

Usuários Atendidos. Área Jurídica Área não-jurídica Total Forma de Atendimento

Usuários Atendidos. Área Jurídica Área não-jurídica Total Forma de Atendimento INTRODUÇÃO O SBD apresenta o relatório das atividades realizadas no período de 1º de dezembro de 2000 a 30 de novembro de 2001, dando, a seguir, dados estatísticos de todas as atividades, além de dados

Leia mais

SINDICATO DOS BANCARIOS DO MARANHÃO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA

SINDICATO DOS BANCARIOS DO MARANHÃO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA SINDICATO DOS BANCARIOS DO MARANHÃO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA São Luís 2017 1IDENTIFICAÇÃO Projeto para Implantação de Biblioteca Instituição: Sindicato dos Bancários do Maranhão Endereço:

Leia mais

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores, funcionários, profissionais

Leia mais

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI

UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI UM OLHAR SOBRE O SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA UFC CAMPUS CARIRI Andrea Ruth Machado Silva 1 Ana Karolyne Nogueira de Sousa 2 Agenor Leandro de Sousa Filho 3 Maria Danyelly da Silva Sousa 4 Elieny do

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01 AO EDITAL Nº 001/2017 DE 13/04/2017 (ESTÁGIO NÃO REMUNERADO)

RETIFICAÇÃO Nº 01 AO EDITAL Nº 001/2017 DE 13/04/2017 (ESTÁGIO NÃO REMUNERADO) RETIFICAÇÃO Nº 01 AO EDITAL Nº 001/2017 DE 13/04/2017 (ESTÁGIO NÃO REMUNERADO) Onde se lê: ANEXO I QUADRO DE VAGAS Nº Item Nº de Vagas Curso / Área de Formação Local de Estágio Carga horária diária/semanal

Leia mais

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica

Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Programa de Acesso à Informação Eletrônica PAI-e Capacitação de Usuários em Informação Científica e Tecnológica Semana da Economia - 2010 Palestra: As fontes de Informação em meio eletrônico disponíveis

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CURSO SUPERIOR EM BIBLIOTECONOMIA JULIANA MARTINS ALVES PROJETO REVISTA BIBLIOTECA

Leia mais

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca.

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. GUIA DO USUÁRIO Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS LIVROS NAS ESTANTES O acervo

Leia mais

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico

Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Habilidades e qualificações do bibliotecário em ciências da saúde: informe técnico Grupo de Bibliotecários em Ciências da Saúde A área da Biblioteconomia foi, e continua sendo, uma das mais impactadas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC BIBLIOTECA UNIVERSIDADE - BU

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC BIBLIOTECA UNIVERSIDADE - BU BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA GESTÃO /2012 O Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC é composto por uma unidade administrativa denominada Biblioteca Universitária - BU que coordena

Leia mais

Dispõe sobre o Regulamento da Política de Atualização e Expansão do Acervo da Biblioteca DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA

Dispõe sobre o Regulamento da Política de Atualização e Expansão do Acervo da Biblioteca DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA ANEXO - II REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA FIBRA. Aprovada pela Resolução nº36/2016 do Conselho Superior - CONSUP Dispõe

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Biblioteca

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Biblioteca Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Biblioteca 8. BIBLIOTECA O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia teve seu inicio em dezembro de 1999. Composta pelas bibliotecas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA. Odete Batista dos Santos Gonçalves

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA. Odete Batista dos Santos Gonçalves REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA Odete Batista dos Santos Gonçalves INFORMATIZAÇÃO DA BIBLIOTECA: A biblioteca é informatizada para a consulta ao acervo, aos recursos de pesquisa informatizados e ao empréstimo

Leia mais

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA 2015 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Biblioteca, órgão vinculado à Diretoria Acadêmica, é um serviço especializado, na aquisição, tratamento, organização,

Leia mais

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento Biblioteca A Faculdade dispõe de uma biblioteca especializada para uso do corpo docente, discente e demais membros da comunidade, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado. O acesso

Leia mais

BIBLIOTECA. Regulamento Institucional das Bibliotecas do UNICESUMAR

BIBLIOTECA. Regulamento Institucional das Bibliotecas do UNICESUMAR BIBLIOTECA Regulamento Institucional das Bibliotecas do UNICESUMAR Capítulo I Da Natureza e Finalidade A Bibliotecas da UNICESUMAR é de natureza técnica, cultural, recreativa e de apoio à comunidade discente

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO TAGUAÍ SP 2015 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO CEP 18.890-000 - Taguaí SP 2 POLITICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO OBJETIVO

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca Art.1º- A Biblioteca Gilberto Gil da Faculdade Paraíso funciona como suporte pedagógico da Faculdade e tem, como finalidades principais, o incentivo à leitura, o estimulo a pesquisa

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA

BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA Ji-Paraná 2016 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reitor Valmir Miguel de Souza Diretora Acadêmica Rosângela Kiekow da Rosa Diretora Administrativa Márcia

Leia mais

Núcleo de Bibliotecas Newton Paiva 2008 SUMÁRIO

Núcleo de Bibliotecas Newton Paiva 2008 SUMÁRIO SUMÁRIO Página 1. Objetivos... 02 2. Serviços prestados pelas Bibliotecas... 02 3. Cadastro de usuários... 02 4. Regras de empréstimo domiciliar... 02 4.1 Quantidades... 02 4.2 Prazos... 02 4.3 Obras que

Leia mais

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL ATRAVÉS DO USO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: uma proposta para implantação

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL ATRAVÉS DO USO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: uma proposta para implantação Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL ATRAVÉS DO USO DE UMA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: uma proposta para implantação Maria Aparecida Jacques de Arruda

Leia mais

O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO da Faculdade de Campina Grande, no uso das suas atribuições regimentais:

O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO da Faculdade de Campina Grande, no uso das suas atribuições regimentais: UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Resolução CTA/006/2003 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE- FAC-CG. O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PARA ADMINISTRADORES

PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PARA ADMINISTRADORES Centro de Ciências da Educação Curso de Graduação em Biblioteconomia Disciplina: CIN5035 Editoração Científica Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima CEP: 88.040-900 - Florianópolis - SC

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE BIBLIOTECA POETA ZÉ DA LUZ REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAMPINA GRANDE PB 2017 INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Biblioteca Central Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Sejam bem-vindos à UFSM! Biblioteca Central - Setor de Referência USUÁRIOS - O uso da Biblioteca (consulta ao acervo, acesso à Internet, acesso

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS

SISTEMA DE BIBLIOTECAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS APRESENTAÇÃO agosto/2008 O Sistema de Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília SIBI - UCB é um órgão suplementar da Reitoria da UCB, cujo objetivo é prover serviços e produtos

Leia mais

RESOLUÇÃO ALTERA REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA.

RESOLUÇÃO ALTERA REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. RESOLUÇÃO CAS Nº 25 /2010, DE 01 DE SETEMBRO DE 2010 ALTERA REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 5º

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca Art. 1º. A Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG terá como finalidade proporcionar à comunidade interna

Leia mais

BIBLIOTECA CENTRAL - UFES ORGANIZAÇÃO E NORMAS

BIBLIOTECA CENTRAL - UFES ORGANIZAÇÃO E NORMAS BIBLIOTECA CENTRAL - UFES ORGANIZAÇÃO E NORMAS SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS - SIB / UFES BIBLIOTECA CENTRAL; SETORIAL DE ARTES; SETORIAL CEUNES; SETORIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS; SETORIAL DE CIÊNCIAS

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA LUZINETE RODRIGUES SILVA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: VIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA LUZINETE RODRIGUES SILVA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: VIDA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA LUZINETE RODRIGUES SILVA PROJETO DE REVISTA CIENTÍFICA: VIDA Florianópolis, 2018 LUZINETE RODRIGUES SILVA PROJETO DA REVISTA CIENTÍFICA: VIDA Trabalho apresentado

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES:

RELATÓRIO DE ATIVIDADES: 0 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA (SISTEMA DE BIBLIOTECAS) RELATÓRIO DE ATIVIDADES: de janeiro a novembro de 2015 Florianópolis, 2016 1 2016 BU/UFSC

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN JOSIANE HASSELMANN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN JOSIANE HASSELMANN UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN JOSIANE HASSELMANN REVISTA CIENTÍFICA: BIBLIOTECÁRIO & ÁREA DA SAÚDE FLORIANÓPOLIS,

Leia mais

CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2018 BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO

CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2018 BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA RELATÓRIO ANUAL 2018 BIBLIOTECA DO IFSP CÂMPUS SUZANO SUZANO JANEIRO DE 2019 CBI - COORDENADORIA DE BIBLIOTECA Relatório Anual 2018 da Biblioteca do IFSP - Câmpus Suzano

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA CANOAS, 2018 p. 1 1 Apresentação A Biblioteca La Salle da Universidade La Salle está estruturada para atender todos os níveis de ensino e modalidades de ensino. A infraestrutura

Leia mais

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM

Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas PLANEJAMENTO ANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Sistema de Bibliotecas 2018 PLANEJAMENTO ANUAL DO DA UFAM 1 SUMÁRIO Apresentação... 4 Dimensões... 5 Programa Usuários... 5 Programa

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE MEDICINA Biblioteca FAMED/HCPA RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2014 Porto Alegre Março/20 2 SUMÁRIO 1 DADOS GERAIS... 03 1.1 Identificação... 03 1.2 Horário

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉIA

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉIA GOVERNO DE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉA DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA CRISAN SIMINÉIA

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2017

RELATÓRIO ANUAL 2017 RELATÓRIO ANUAL 2017 Rio de Janeiro 2018 1 INFORMAÇÕES GERAIS DA 2017 A Biblioteca Rosa Domingas Marques possui uma unidade na qual fica designada como Biblioteca Central de Atendimento. 1.1 Funcionamento

Leia mais

UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO

UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO Art. 1º A Biblioteca da Unigran Capital atua como mediadora entre a informação e a comunidade universitária no âmbito do ensino, pesquisa

Leia mais

BIBLIOTECA MANUAL DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA MANUAL DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA MANUAL DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA BRASÍLIA-DF, 2006 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...2 1 SERVIÇOS...3 1.1 Horário de Funcionamento...3 1.2 Empréstimos...3 1.2.1 Domiciliar...3 1.2.2 Especial...3 1.2.3

Leia mais

L E I T U R A C A M P O G R A N D E, J U N H O D E do vínculo com a lidação do primeiro uso. Os docentes e os servidores

L E I T U R A C A M P O G R A N D E, J U N H O D E do vínculo com a lidação do primeiro uso. Os docentes e os servidores C O O R D E N A D O R I A D E B I B L I O T E C A S V O L U M E 1, N Ú M E R O 5 L E I T U R A B O L E T I M I N F O R M A T I V O D I R E C I O N A D O A O S U S U Á R I O S D A S B I B L I O T E C A

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA - ESDEP REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ANEXO II

ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA - ESDEP REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ANEXO II ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA - ESDEP REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ANEXO II SALVADOR 2012 1 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA DA ESDEP TÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS

Leia mais

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO E ONLINE

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO E ONLINE POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, ATUALIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO E ONLINE Patos-Paraíba 2018 DIRETOR GERAL João Leuson Palmeira Gomes Alves COORDENAÇÃO ACADÊMICA Alana Candeia de Melo Elzenir

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA. DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Art.2º A Biblioteca é subordinada, hierarquicamente, à Diretoria Acadêmica da FCGB.

REGULAMENTO BIBLIOTECA. DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Art.2º A Biblioteca é subordinada, hierarquicamente, à Diretoria Acadêmica da FCGB. REGULAMENTO BIBLIOTECA Art.1º- A Biblioteca da Faculdade de Ciências Gerencias da Bahia - FCGB funciona como suporte pedagógico da Faculdade e tem, como finalidades principais, o incentivo à leitura, o

Leia mais

SB-FAJ - Sistema de Bibliotecas da FAJ Daiana / Felipe

SB-FAJ - Sistema de Bibliotecas da FAJ Daiana / Felipe SB-FAJ - Sistema de Bibliotecas da FAJ Daiana / Felipe Os objetivos do SB-FAJ estão focados em apoiar toda a comunidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando o acesso ao

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Aprovado pelos Colegiados dos Cursos de Medicina e Enfermagem em 17/08/06 e pela Congregação em 23/11/06 Marilia 2006 DA NATUREZA

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. Apresentação 2. Acervo 3. Serviços oferecidos 4. Espaço Físico 5. Equipe 6. Funções

SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1. Apresentação 2. Acervo 3. Serviços oferecidos 4. Espaço Físico 5. Equipe 6. Funções 1 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivo Específico... 4 1.2 Público Alvo... 4 2. Acervo... 5 2.1 Informatização... 5 2.2 Política de aquisição, expansão e atualização.... 7 2.3 Dados

Leia mais

BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS INFORMACIONAIS

BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS INFORMACIONAIS BIBLIOTECA POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO Objetivo: Adquirir, manter e atualizar as coleções de livros, periódicos e demais materiais, em qualquer suporte (papel, meio magnético ou eletrônico) por meio

Leia mais

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO FACULDADE UNIGRAN CAPITAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPITULO I DA MISSÃO Art. 1º A Biblioteca da Unigran Capital atua como mediadora entre a informação e a comunidade universitária no âmbito do ensino,

Leia mais

IV. Promover o aperfeiçoamento constante de seu pessoal através de cursos de treinamento, especialização, estágios, congresso e seminários;

IV. Promover o aperfeiçoamento constante de seu pessoal através de cursos de treinamento, especialização, estágios, congresso e seminários; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas BIBLIOTECA SETORIAL REGIMENTO TÍTULO I Das Disposições Preliminares Capítulo I Da Instituição e seus Fins Art.

Leia mais

SBI / IFSC 2016 PLANEJAMENTO 2016 SBI/IFSC PLANEJAMENTO

SBI / IFSC 2016 PLANEJAMENTO 2016 SBI/IFSC PLANEJAMENTO SBI / IFSC 2016 PLANEJAMENTO 2016 SBI/IFSC PLANEJAMENTO NOTA SOBRE O PLANEJAMENTO A estrutura do planejamento é formada pela política básica, políticas do ano, SWOT e cronograma das ações a serem elaboradas.

Leia mais