DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA"

Transcrição

1 DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Informatização A Biblioteca ESPM SP utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum que facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação. As expressões de busca podem ser formuladas considerando-se autor, título e assunto descritos na catalogação. O sistema permite o uso de lógica booleana (e, ou, não), o que possibilita recuperação de dados mais precisos. O catálogo da Biblioteca está disponível no site institucional, permitindo acesso local pelo usuário ou de onde ele estiver. Para isto, a Biblioteca dispõe de 3 terminais exclusivos e 31 estações on-line. O sistema de automação administra, também, a circulação dos documentos. Utiliza código de barras, o que permite maior agilidade e segurança nos processos de empréstimo, devolução e reserva. O uso de biometria visa à segurança e confiabilidade do processo de empréstimo de documentos. O sistema de automação fornece, ainda, relatórios e estatísticas de circulação de documentos. Para organizar e representar o conhecimento registrado visando à recuperação da informação, a Biblioteca utiliza a Classificação Decimal Universal (CDU), esquema de classificação universal pela pretensão de abranger todo o universo do conhecimento, oferecendo conceitos e símbolos que o representem, e pelo emprego de símbolos numéricos e não numéricos reconhecidos universalmente. Possibilita maior especificidade e flexibilidade na construção de notações para novos assuntos não previstos pelo esquema e permite a ordenação física dos documentos nas estantes, agrupando assuntos afins, e a ordenação em catálogos e listas referenciais. A Tabela PHA auxilia na construção da notação de autor, pois possibilita a individualização dos mesmos dentro das diversas áreas do conhecimento. Também são adotadas as normas do Código de Catalogação AACR2 e NBR 6023 para elaboração de referências na descrição dos documentos e listas de cabeçalho de assunto para a representação dos conceitos. A Biblioteca ESPM SP dispõe de: 10 computadores para consulta ao acervo; 12 computadores para utilização e treinamentos de bases de dados; 5 computadores para uso livre; 1 computador acessível (sistema operacional DOSVOX); 4 computadores para uso de jogos digitais. Áreas para estudo A Biblioteca ESPM SP ocupa área de m 2, dividida em sete andares abrigando nesse espaço, o acervo, salas para estudo em grupo, estudos individuais, multimeios e multimídia, área para jogos, espaço para exposição de periódicos, atendimento, administração e organização do acervo, conforme abaixo:

2 Áreas para jogos 8 consoles de vídeo games; Áreas para estudo 4º andar: área para estudo em grupo, com 14 mesas (4 pessoas por mesa) e 30 mesas (10 pessoas por mesa); 3º andar: área para estudo em grupo, com 12 mesas (4 pessoas por mesa) e 4 poltronas; 1º andar / Ludoteca: área para estudo em grupo, com 8 mesas para jogos (4 pessoas por mesa); Mezanino: área para leitura, com 7 poltronas; Térreo: áreas para leitura, com 11 poltronas, 6 pufes e 2 sofás; 1º subsolo: área para estudo individual com 18 baias e 4 poltronas e ambiente externo para estudo em grupo, com 6 mesas (6 pessoas por mesa); 2º subsolo: área para estudo individual com 15 baias e 2 poltronas. Formas de acesso e utilização Dos espaços Os computadores são de uso exclusivo dos estudantes, ex-estudantes associados à Alumni e funcionários acadêmicos e administrativos da ESPM, salvo os computadores de consulta ao acervo, que também poderão ser utilizados pelos visitantes (usuários externos). A reserva dos computadores poderá ser solicitada apenas para aulas e treinamentos, pelo [email protected]. Os espaços de estudo são de livre acesso aos estudantes, ex-estudantes associados à Alumni e funcionários acadêmicos e administrativos. O agendamento prévio poderá ser solicitado apenas para aulas nas áreas destinadas a estudo em grupo. As reservas devem ser feitas pelo [email protected]. Visitantes (usuários externos) poderão utilizar os espaços de estudo para consulta local de livros, periódicos e trabalhos acadêmicos, mediante agendamento prévio. Do acervo Empréstimo entre bibliotecas da ESPM As solicitações de material das unidades Rio de Janeiro e Porto Alegre devem ser realizadas pelo usuário em Meu Perfil, no catálogo on-line. Os prazos de empréstimo e penalidades são da unidade cedente do material. Renovação A renovação pode ser realizada pelo usuário pessoalmente na Biblioteca ou via web. Contudo, a justificativa de atraso na entrega do material por impossibilidade de acesso ao serviço via Internet, não impede a cobrança de multa. A renovação é concedida pelo mesmo período do empréstimo inicial, a contar do dia da efetivação. Não pode haver reserva para o documento a ser renovado e o usuário deve estar em dia com suas obrigações com a Biblioteca.

3 Não são concedidas solicitações de renovações para materiais com atraso na devolução. O usuário tem direito a solicitar 10 (dez) vezes à renovação do mesmo material. Reserva A reserva de material pode ser solicitada para os documentos que estejam emprestados e deve ser efetuada diretamente no balcão de atendimento ou na web. A reserva é nominal e obedece à ordem cronológica de pedidos. Não são concedidas reserva para DVD, Blu-Ray e Periódicos, exceção feita aos professores. O item fica disponível para o primeiro usuário da lista de reserva pelo prazo de 24h, após sua devolução. Decorrido esse prazo, o documento é liberado para o próximo da lista ou retorna à estante, quando não houver outra reserva. O usuário é informado por sobre a disponibilidade do material. Itens que estão na lista de reserva não podem ser utilizados para consulta local. É dever do usuário estar em dia com suas obrigações com a Biblioteca, a fim de usufruir desse serviço. Devolução A devolução deve ser realizada no balcão de atendimento ou na caixa coletora (devolução expressa) - localizada no andar térreo. Em ambos os casos, a Biblioteca emitirá comprovante de devolução sempre que solicitado pelo usuário. As devoluções na caixa coletora devem ser realizadas até às 22h30 para que sejam computadas com a data do dia. Após esse horário, as devoluções entram no sistema somente com a data do dia seguinte, podendo incorrer em ônus caso seja o último dia para devolução. A Biblioteca envia - um dia antes do término do prazo de empréstimo - lembrete de devolução para o acadêmico do usuário. Quanto ao acervo, a Biblioteca disponibiliza para os Cursos de: Administração de Empresas títulos impressos e exemplares; 192 títulos em formato digital; 122 títulos de periódicos Ciências Sociais e do Consumo títulos impressos e 7570 exemplares; 40 títulos em formato digital; 41 títulos de periódicos Design títulos impressos e 3270 exemplares; 15 títulos em formato digital; 43 títulos de periódicos

4 Jornalismo 836 títulos impressos e 3307 exemplares; 29 títulos em formato digital; 55 títulos de periódicos Publicidade e Propaganda títulos impressos e 5604 exemplares; 20 títulos em formato digital; 133 títulos de periódicos Relações Internacionais títulos impressos e 3069 exemplares; 63 títulos em formato digital; 54 títulos de periódicos Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão 252 títulos impressos e 992 exemplares; 79 títulos em formato digital; 35 títulos de periódicos; 88 jogos de tabuleiro 58 jogos de cartas Política de atualização no acervo Seleção Qualitativa Considera os tipos de documentos e títulos a incorporar o acervo a partir dos seguintes critérios: Critérios gerais Qualidade do conteúdo; Adequação ao currículo acadêmico e linhas de pesquisa; Adequação ao número e à demanda de usuários; Atualidade da obra; Custo justificável; Condições físicas da obra; Autoridade do autor e/ou editor; Língua acessível; Formatos acessíveis às pessoas com deficiência, atendendo a demandas específicas. Critérios específicos Trabalhos acadêmicos Unidade SP: todos os trabalhos, em PDF, mediante autorização para publicação (exceto para os cursos de Design e Jornalismo, que também são depositados em formato impresso ou outros formatos designados pelos coordenadores desses cursos).

5 Dissertações e teses As dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação da ESPM deverão ser depositadas na Biblioteca em PDF e impressos, mediantes autorização para publicação. E-books Melhor modelo de negócio em relação ao custo x benefício; Acesso simultâneo e 24 x 7 para atender toda a comunidade acadêmica; Conveniência do formato e compatibilização com equipamentos existentes. Periódicos eletrônicos Classificação Qualis e demais índices de impacto; Fascículos de periódicos que completem falhas na coleção; Periódicos não disponíveis nas bases de dados assinadas pela ESPM. Seleção Quantitativa São seguidas as regras dos órgãos regulamentadores, Pró-Reitoria de Graduação e diretorias das unidades. Fontes de Seleção Análise de catálogos de editoras e livreiros; Sugestões de usuários; Bibliografias especializadas; Bibliografias dos programas e planos de ensino; Diretórios de periódicos; Base de dados.

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul 1 INFORMATIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-Sul A Biblioteca ESPM-Sul utiliza o sistema de gerenciamento da informação Pergamum o qual facilita a descrição, o armazenamento e a recuperação da informação.

Leia mais

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-SP

DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-SP DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA ESPM-SP A Biblioteca Napoleão de Carvalho esta localizada em um edifício especialmente projetado e construído para a sua instalação, dentro do complexo do campus Francisco Gracioso,

Leia mais

BIBLIOTECA ESPM-Rio 1 - ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS

BIBLIOTECA ESPM-Rio 1 - ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS BIBLIOTECA ESPM-Rio 1 - ACERVO DE LIVROS E PERIÓDICOS A Biblioteca ESPM Rio busca promover o acesso e a recuperação da informação nas áreas de especialização da Escola, contribuindo para a excelência do

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA DEPARTAMENTO DE BIB DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO ACERVO OU RESERVA Acesse o site: www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao Entre

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO

MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO MANUAL DO USUÁRIO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA APOENA EDUCAÇÃO BAE CENTRO Fortaleza 2012 1 APRESENTAÇÃO A Biblioteca tem como objetivo disponibilizar a informação registrada em qualquer suporte documental,

Leia mais

REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul

REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul REGULAMENTO Biblioteca ESPM-Sul 1 - INTRODUÇÃO A Biblioteca ESPM-Sul tem por finalidade disponibilizar a informação em seus diferentes suportes, incentivar a pesquisa, dar apoio bibliográfico ao corpo

Leia mais

Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas

Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas Tutorial para buscas no catálogo dos acervos nas bibliotecas Os acervos nas bibliotecas da UFG são compostos por: Livros Periódicos (jornais, revistas científicas e de generalidades) CDs DVDs Fitas em

Leia mais

BIBLIOTECA RUY BARBOSA

BIBLIOTECA RUY BARBOSA Informações Gerais O sistema de bibliotecas compreende a biblioteca central e a biblioteca setorial da Pós-Graduação. A biblioteca é um órgão fundamental de referência e apoio às atividades de ensino,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REITORIA ASSESSORIA PARA DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO Biblioteca Universitária

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS REITORIA ASSESSORIA PARA DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO Biblioteca Universitária Regulamento do Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas Externas (SEEBE/UFLA) Art. 1. O presente regulamento dispõe sobre o funcionamento do Serviço de Empréstimo entre Bibliotecas Externas, doravante denominado

Leia mais

Regulamento das Bibliotecas IBMEC

Regulamento das Bibliotecas IBMEC Regulamento das Bibliotecas IBMEC Unidades Centro e Barra 1. Usuários autorizados São considerados usuários desta Biblioteca os alunos, ex-alunos (Alumni), professores e funcionários das unidades do Ibmec

Leia mais

Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO

Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO Regulamento da Biblioteca IBMEC CENTRO 1. Usuários autorizados São considerados usuários desta Biblioteca os alunos, ex-alunos (Alumni), professores e funcionários das unidades do Ibmec MG, RJ e Brasília.

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

BIBLIOTECA SOBRAL - CE

BIBLIOTECA SOBRAL - CE MANUAL DA BIBLIOTECA SOBRAL - CE SUMÁRIO 1. NORMAS DE FUNCIONAMENTO... 2 1.1 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO... 2 1.2. CONSULTA AO ACERVO... 3 1.2.1. COMO CONSULTAR NOS TERMINAIS DE PESQUISA USANDO O AUTOBIB...

Leia mais

A BIBLIOTECA DA FPS. Pág. 1

A BIBLIOTECA DA FPS. Pág. 1 A BIBLIOTECA DA FPS Pág. 1 SUMÁRIO SERVIÇOS DA BIBLIOTECA 4 DÚVIDAS FREQUENTES 2 SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA 4 SERVIÇOS DA BIBLIOTECA 5 BIBLIOTECA ONLINE 6 COMO ACESSAR? 6 CONSULTA GERAL 6 PESQUISA

Leia mais

Instruções de Uso da Biblioteca

Instruções de Uso da Biblioteca Instruções de Uso da Biblioteca Rebeca Araújo Mendes INSTRUÇÕES DE USO DA BIBLIOTECA Bibliotecária responsável Rebeca Araújo Mendes Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira 17h às 21h45. APRESENTAÇÃO

Leia mais

FACULDADE PAULO PICANÇO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

FACULDADE PAULO PICANÇO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA FACULDADE PAULO PICANÇO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA FORTALEZA 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DO ACERVO DA BIBLIOTECA... 3 1.1 Objetivos... 4 1.2 Comissão

Leia mais

BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA

BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA BIBLIOTECA MARTINHO LUTERO CEULJI/ULBRA Ji-Paraná 2016 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ Reitor Valmir Miguel de Souza Diretora Acadêmica Rosângela Kiekow da Rosa Diretora Administrativa Márcia

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Art. 1º À Biblioteca da FACEVV compete planejar, coordenar, elaborar, executar e controlar as atividades de processamento técnico

Leia mais

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO VALE DO CAPIBARIBE - SODECAP Resolução CONSUP/001/2014 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

Leia mais

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento

Composição geral do acervo Obras Impressas. Periódicos Vídeos e DVDs Multimídias Total Geral. Área do Conhecimento Biblioteca A Faculdade dispõe de uma biblioteca especializada para uso do corpo docente, discente e demais membros da comunidade, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado. O acesso

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES As Bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) têm como missão atender os alunos, professores e servidores, fornecendo

Leia mais

III- apostilas; IV- catálogos; V- referências; MANUAL DO ALUNO VII- folhetos e separatas; IX- Fitas de vídeo;

III- apostilas; IV- catálogos; V- referências; MANUAL DO ALUNO VII- folhetos e separatas; IX- Fitas de vídeo; Este manual foi elaborado com o objetivo de informar aos usuários as rotinas e procedimentos de utilização da Biblioteca, permitindo uma interação melhor com os nossos serviços. III- apostilas; IV- catálogos;

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RAIMUNDA LOIOLA FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ FMB CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E DE SUA FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade do Maciço de Baturité FMB, órgão de apoio subordinado

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PESQUISA BÁSICA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS NO SISTEMA PERGAMUM DO IFSP

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PESQUISA BÁSICA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS NO SISTEMA PERGAMUM DO IFSP MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PESQUISA BÁSICA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS NO SISTEMA PERGAMUM DO IFSP BIBLIOTECA CÂMPUS PIRITUBA (PTB) ROGÉRIO APARECIDO PEREIRA BIBLIOTECÁRIO CRB-8/7193 PERGAMUM 1 Acesse

Leia mais

REGULAMENTO REDE DE BIBLIOTECAS SENAI/SC

REGULAMENTO REDE DE BIBLIOTECAS SENAI/SC REGULAMENTO REDE DE BIBLIOTECAS SENAI/SC CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º A Biblioteca é o órgão subordinado administrativamente à Direção da Unidade, regida pelo presente Regulamento e tendo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA

ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA 1 ASSOCIAÇÃO ANTÔNIO VIEIRA ASAV UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS UNISINOS BIBLIOTECA POLÍTICAS: ATUALIZAÇÃO, INFORMATIZAÇÃO, ACESSO E UTILIZAÇÃO SÃO LEOPOLDO, 2019 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 DESCRIÇÃO

Leia mais

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA MINISTRO RUBEN ROSA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES 1. INTRODUÇÃO A elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções para a deve-se à necessidade de criação de um instrumento

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CURITIBA 2017 CAPÍTULO I Do funcionamento Art. 1º O horário de funcionamento da biblioteca da FPP é de segunda a sextafeira das 8 às 22 horas e

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec

Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec Núcleo de Documentação e Informação - NDI BIBLIOTECA Salvador 014 Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec Núcleo de Documentação e Informação NDI BIBLIOTECA MANUAL DE

Leia mais

DEBIB departamento de biblioteca. Câmpus Cornélio Procópio

DEBIB departamento de biblioteca. Câmpus Cornélio Procópio DEBIB departamento de biblioteca Câmpus Cornélio Procópio Principais Serviços Acesso ao catálogo online Pergamum. Consulta ao acervo, reserva e renovação on-line ou pessoalmente. Empréstimo de materiais

Leia mais