RESUMO DAS NORMAS DO CFM PARA PUBLICIDADE MÉDICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO DAS NORMAS DO CFM PARA PUBLICIDADE MÉDICA"

Transcrição

1 RESUMO DAS NORMAS DO CFM PARA PUBLICIDADE MÉDICA Nós cuidamos do seu perfil.

2 MATÉRIA Como deve ser Com base no Manual Regras para Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, as matérias escritas por profissionais médicos devem ser de cunho informativo e/ou educativo, conter o nome do profissional que está escrevendo a matéria, número de CRM, especialidade ou área de atuação registrada no Conselho e número de RQE (Registro de Qualificação de Especialista), quando o for. Confira abaixo o que diz a resolução do CFM: Art. 2º Os anúncios médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: a) Nome do profissional; b) Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina; c) Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina; d) Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for. Parágrafo único. As demais indicações dos anúncios deverão se limitar ao preceituado na legislação em vigor. Art. 8º O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

3 ANEXO I da Resolução do CFM 1. Critérios gerais de publicidade e propaganda De profissional individual A propaganda ou publicidade médica deve cumprir os seguintes requisitos gerais, sem prejuízo do que, particularmente, se estabeleça para determinadas situações, sendo exigido constar as seguintes informações em todas as peças publicitárias e papelaria produzidas pelo estabelecimento: I - nome completo do médico; II - registro do médico junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), contemplando a numeração e o estado relativo; III - nome da(s) especialidade(s) para a(s) qual(is) o médico se encontra formalmente habilitado (no máximo duas), se considerado pertinente; IV - o número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.

4 EXEMPLO Página de matéria segundo as normas do CFM Stent? Molinha? Angioplastia? Qual a diferença? Muito mais comum que há alguns anos, este tipo de procedimento se tornou cada vez mais frequente, principalmente pela segurança e seu comprovado benefício para a maioria dos pacientes com doença arterial coronariana obstrutiva. Sabe aqueles pacientes que antes eram encaminhados para cirurgia cardíaca, a famosa cirurgia de ponte de safena e mamária? Eles podem sem tratados com o implante de stents, dependendo de cada caso e riscos. Mas afinal, qual a diferença entre stent, molinha e angioplastia? Na verdade, a angioplastia é o termo utilizado para definir o procedimento que utiliza o stent que desobstrui o vaso sanguíneo. Em outras palavras, a angioplastia das artérias coronárias é uma cirurgia minimamente invasiva realizada através de cateteres que permitem o implante de stents no vaso sanguíneo comprometido. A molinha é o termo genérico utilizado para stents, porque curiosamente seu formato assemelha-se a uma pequena mola. Existem três tipos de stents disponíveis para realização da angioplastia coronária, são eles: O senhor precisa fazer uma Angioplastia, ou seja, colocar um stent, uma molinha no coração. Essa frase com certeza você já ouviu de algum médico e ficou se perguntando: mas o que é isso? Stent Bioabsorvível: Fabricado com material bioabsorvível de última geração, atualmente, é o que tem de mais moderno no mercado mundial. O dispositivo desaparece com o tempo, mantendo o resultado imediato da desobstrução do vaso com lesão. Stent Farmacológico: Fabricado com uma liga metálica altamente fina e resistente, recoberto com medicamento (fármaco) que previne e diminui drasticamente a possibilidade de reobstrução do vaso tratado. Stent Convencional: Fabricado com uma liga metálica altamente fina e resistente utilizado para desobstrução do vaso com lesão. Diferentemente do stent farmacológico, o convencional não possui qualquer revestimento de droga ou medicamento. Sendo assim, a angioplastia coronária é um procedimento terapêutico minimamente invasivo utilizado para desobstrução de vasos sanguíneos comprometidos por meio de stents, ou molinhas. Dr. Marcelo Puzzi CRM/PR Cardiologia - RQE Cardiologia Intervencionista - RQE Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Residência em Cardiologia Clínica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo SP; Residência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo SP; Título de Especialista em Cardiologia pela SBC / AMB; Informações que devem conter na página: - Nome do profissional e número do CRM - Especialidade (máximo duas) e número de RQE (quando o for) Informações que não devem conter na página: - Endereço, telefone e logomarca - Divulgação de especialidade sem ser especialista.

5 PUBLICIDADE DO PROFISSIONAL MÉDICO Como deve ser Com base no Manual Regras para Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, as publicidades feitas por profissionais médicos devem conter o nome do profissional que está fazendo a publicidade, número de CRM, especialidade ou área de atuação registrada no Conselho e número de RQE (Registro de Qualificação de Especialista), quando o for. Confira abaixo o que diz a resolução do CFM: Art. 2º Os anúncios médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: a) Nome do profissional; b) Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina; c) Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina; d) Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for. Parágrafo único. As demais indicações dos anúncios deverão se limitar ao preceituado na legislação em vigor. Art. 8º O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

6 ANEXO I da Resolução do CFM 1. Critérios gerais de publicidade e propaganda Do profissional individual A propaganda ou publicidade médica deve cumprir os seguintes requisitos gerais, sem prejuízo do que, particularmente, se estabeleça para determinadas situações, sendo exigido constar as seguintes informações em todas as peças publicitárias e papelaria produzidas pelo estabelecimento: I - nome completo do médico; II - registro do médico junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), contemplando a numeração e o estado relativo; III - nome da(s) especialidade(s) para a(s) qual(is) o médico se encontra formalmente habilitado (no máximo duas), se considerado pertinente; IV - o número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.

7 EXEMPLO Página de publicidade do profissional individual Informações que devem conter na página: - Nome do profissional e número do CRM - Especialidade (máximo duas) e número de RQE (quando o for) Obs.: - Na página de publicidade podem conter logomarca, telefone e endereço do profissional médico. - 9

8 PUBLICIDADE DE EMPRESA OU SERVIÇOS MÉDICOS Como deve ser Com base no Manual Regras para Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, as publicidades feitas por empresas médicas ou estabelecimentos de serviços médicos devem conter o nome do Diretor Técnico Médico responsável pela empresa ou estabelecimento e número de CRM. Confira abaixo o que diz a resolução do CFM: Art. 5º Nos anúncios de clínicas, hospitais, casas de saúde, entidades de prestação de assistência médica e outras instituições de saúde deverão constar, sempre, o nome do diretor técnico médico e sua correspondente inscrição no Conselho Regional em cuja jurisdição se localize o estabelecimento de saúde. 1º Pelos anúncios dos estabelecimentos de hospitalização e assistência médica, planos de saúde, seguradoras e afins respondem, perante o Conselho Regional de Medicina, os seus diretores técnicos médicos. 2º Os diretores técnicos médicos, os chefes de clínica e os médicos em geral estão obrigados a adotar, para cumprir o mandamento do caput, as regras contidas no Manual da Codame, anexo.

9 ANEXO I da Resolução do CFM 1. Critérios gerais de publicidade e propaganda De Empresa/Estabelecimento de Serviços Médicos Particulares A propaganda ou publicidade médica deve cumprir os seguintes requisitos gerais, sem prejuízo do que, particularmente, se estabeleça para determinadas situações, sendo exigido constar as seguintes informações em todas as peças publicitárias e papelaria produzidas pelo estabelecimento: I - nome completo do médico no cargo de diretor técnico médico; II - registro do profissional junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), contemplando a numeração e o estado relativo; III - nome do cargo para o qual o médico está oficialmente investido; IV - o número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for.

10 EXEMPLO Página de publicidade de empresa médica Diretor Técnico Médico: Dr. José Roberto Ferraz - CRM/SP Informações que devem conter na página: - Diretor Técnico Médico. Responsável pela empresa Obs.: - Na página de publicidade podem conter logomarca, telefone e endereço da empresa.

11 O QUE É IRREGULAR como não deve ser a matéria Com base no Manual Regras para Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, as matérias escritas por profissionais médicos devem ser de cunho informativo e/ou educativo. Esta norma do CFM orienta os profissionais médicos a não fazerem uso matérias autopromocionais, sensacionalistas e que falem sobre técnicas e/ou tratamentos que não possuem reconhecimento científico exemplo da Carboxiterapia e Ozonioterapia. Os profissionais também estão orientados a não usarem as famosas fotos Antes e Depois dos seus pacientes, mesmo que com autorização destes pacientes. Confira abaixo o que diz a resolução do CFM: Art. 3º É vedado ao médico: a) Anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas, por induzir a confusão com divulgação de especialidade; b) Anunciar aparelhagem de forma a lhe atribuir capacidade privilegiada; c) Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades sindicais ou associativas médicas; d) Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza; e) Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias desprovidas de rigor científico; f) Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;

12 O QUE É IRREGULAR como não deve ser a matéria g) Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo; h) Anunciar a utilização de técnicas exclusivas; i) Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares; j) Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial; k) Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento; l) Fica expressamente vetado o anúncio de pós-graduação realizada para a capacitação pedagógica em especialidades médicas e suas áreas de atuação, mesmo que em instituições oficiais ou por estas credenciadas, exceto quando estiver relacionado à especialidade e área de atuação registrada no Conselho de Medicina. Art. 9º Por ocasião das entrevistas, comunicações, publicações de artigos e informações ao público, o médico deve evitar sua autopromoção e sensacionalismo, preservando, sempre, o decoro da profissão. 2º Entende-se por sensacionalismo: a) A divulgação publicitária, mesmo de procedimentos consagrados, feita de maneira exagerada e fugindo de conceitos técnicos, para individualizar e priorizar sua atuação ou a instituição onde atua ou tem interesse pessoal; b) Utilização da mídia, pelo médico, para divulgar métodos e meios que não tenham reconhecimento científico.

13 Nós cuidamos do seu perfil.

Publicidade Médica na Visão Jurídica. 1 Dr. José Alejandro Bullón SEJUR/CFM

Publicidade Médica na Visão Jurídica. 1 Dr. José Alejandro Bullón SEJUR/CFM Publicidade Médica na Visão Jurídica 1 Dr. José Alejandro Bullón SEJUR/CFM 2 Questionamento inicial! Toda a atividade humana envolve riscos. A pergunta que se deve fazer é: qual a qualidade do risco que

Leia mais

Critérios norteadores da propaganda em medicina - Resolução: 1701 de 10/9/2003 *****

Critérios norteadores da propaganda em medicina - Resolução: 1701 de 10/9/2003 ***** Critérios norteadores da propaganda em medicina - Resolução: 1701 de 10/9/2003 ***** Ementa: Estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.701/2003 (Texto consolidado de acordo com retificações publicadas no D.O.U. em e em )

RESOLUÇÃO CFM Nº 1.701/2003 (Texto consolidado de acordo com retificações publicadas no D.O.U. em e em ) 1 de 5 16/11/2010 18:51.701/2003 (Texto consolidado de acordo com retificações publicadas no D.O.U. em 22.12.03 e em 13.01.04) Estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, conceituando

Leia mais

CONSULTA Nº /2011 PARECER

CONSULTA Nº /2011 PARECER 1 CONSULTA Nº 149.210/2011 Assunto: Sobre questões relacionadas à Resolução CFM nº1.974/2011, a qual passará a vigir na data de 14.02.2012. Relator: Conselheiro Lavínio Nilton Camarim. Ementa: A publicidade

Leia mais

PARECER CONSULTA N 19/2017

PARECER CONSULTA N 19/2017 PARECER CONSULTA N 19/2017 PROCESSO CONSULTA CRM-ES N 7/2017 INTERESSADO: Sra. PD (Assessora de Imprensa) ASSUNTO: Atuação de uma empresa de responsabilidade médica dedicada a realizar exames complementares,

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 369/2015 Aprovado em Reunião de Diretoria em 21/07/2015

DESPACHO SEJUR N.º 369/2015 Aprovado em Reunião de Diretoria em 21/07/2015 DESPACHO SEJUR N.º 369/2015 Aprovado em Reunião de Diretoria em 21/07/2015 Interessados: 1) Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná; 2) Dra. R.G. Expediente n.º 6344/2015 Assunto: Análise jurídica.

Leia mais

João Anastacio Dias Diretor de Título de Ética e Defesa Profissional

João Anastacio Dias Diretor de Título de Ética e Defesa Profissional João Anastacio Dias Diretor de Título de Ética e Defesa Profissional A Especialização na Atuação do Médico do Trabalho BRASIL 1972: Portaria 3.236/72 Portaria 3.237/72 PNVT SESMT 27 DE JULHO DE 1972 1972

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA 140/2018/PE

RELATÓRIO DE VISTORIA 140/2018/PE RELATÓRIO DE VISTORIA 140/2018/PE Razão Social: EMPRESA HOSPITALAR SAMARITANO EIRELI Nome Fantasia: HOSPITAL SAMARITANO CNPJ: 09.934.399/0001-52 Registro Empresa (CRM)-PE: 133 Endereço: R SEVERINO B MARQUES,40

Leia mais

FÓRUM CODAME CFM. Brasília, 05 de dezembro de 2018 Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti Vice-Presidente Coordenador DEFIS e CODAME

FÓRUM CODAME CFM. Brasília, 05 de dezembro de 2018 Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti Vice-Presidente Coordenador DEFIS e CODAME FÓRUM CODAME CFM Brasília, 05 de dezembro de 2018 Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti Vice-Presidente Coordenador DEFIS e CODAME BASE LEGAL DECRETO-LEIN.4.113-DE14DEFEVEREIRODE1942 Regula a propaganda

Leia mais

Baseado no manual do CFM/2011

Baseado no manual do CFM/2011 Baseado no manual do CFM/2011 O que é anúncio médico? a comunicação ao público, por qualquer meio de divulgação, de atividade profissional de iniciativa, participação ou anuência do médico. Exemplos: outdoors,

Leia mais

SECÇÕES. Pareceres e Resoluções PUBLICIDADE E ÉTICA

SECÇÕES. Pareceres e Resoluções PUBLICIDADE E ÉTICA Bioética nº 12 2/17/04 11:12 AM Page 169 SECÇÕES Pareceres e Resoluções Platão dando lição na Academia. Mosaico romano no Museu Nacional, Nápoles Esta A existência Secção visa desta ressaltar Secção deve-se

Leia mais

RESOLUÇÃO CFO-71, de 06 de junho de 2006

RESOLUÇÃO CFO-71, de 06 de junho de 2006 Página 1 RESOLUÇÃO CFO-71, de 06 de junho de 2006 O Presidente do Conselho Federal de Odontologia, no uso de suas atribuições legais, cumprindo deliberação do Plenário do Conselho Federal de Odontologia,

Leia mais

PROCESSO-CONSULTA CFM N 2.397/ PC/CFM N 56/2003 INTERESSADO: ASSUNTO: RELATOR:

PROCESSO-CONSULTA CFM N 2.397/ PC/CFM N 56/2003 INTERESSADO: ASSUNTO: RELATOR: Imprimir PROCESSO-CONSULTA CFM N 2.397/2003 - PC/CFM N 56/2003 INTERESSADO: Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco ASSUNTO: Necessidade de inscrição no CRM de site da internet especializado

Leia mais

O Q U E P O D E E O Q U E N Ã O

O Q U E P O D E E O Q U E N Ã O G U I A P R Á T I C O D E P U B L I C I D A D E M É D I C A : S A I B A O Q U E P O D E E O Q U E N Ã O P O D E C O N S U L T Ó R I O 2. 0 Auxiliando profissionais de saúde a atingirem o tão almejado sucesso

Leia mais

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi

Ética e sigilo na divulgação de. médicas. Jorge R. Ribas Timi Ética e sigilo na divulgação de informações médicas Jorge R. Ribas Timi Por que se faz divulgação de assuntos médicos? 1. Informação 2. publicidade Exercer a Medicina é respeitar o Código de Ética Médica

Leia mais

Seu lado digital encontra a agência mais pessoal AMG E-BOOK MEDICINA AMG MARKETING

Seu lado digital encontra a agência mais pessoal AMG E-BOOK MEDICINA AMG MARKETING Seu lado digital encontra a agência mais pessoal AMG E-BOOK MEDICINA AMG MARKETING Perguntas frequentes sobre o uso do Marketing e Publicidade para médicos, clínicas e hospitais... 3 Marketing e Publicidade

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2546/2017- ASSUNTO: UPA - CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS RADIOLOGISTAS AUSÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO - NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARECERISTA: CONS.º LUTERO MARQUES DE OLIVEIRA EMENTA: Necessidade

Leia mais

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED?

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED? Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED? A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas Unidade de São Paulo, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, passou a integrar o Contrato

Leia mais

A relação médico paciente e os novos meios de comunicação. Antonio Francisco Pimenta Motta Conselheiro do CREMEB

A relação médico paciente e os novos meios de comunicação. Antonio Francisco Pimenta Motta Conselheiro do CREMEB A relação médico paciente e os novos meios de comunicação Antonio Francisco Pimenta Motta Conselheiro do CREMEB O que é relação médico paciente? A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano,

Leia mais

FG Consultoria e Gestão de Marketing Digital

FG Consultoria e Gestão de Marketing Digital Sumário Introdução...3 Dentista: cuidados na hora de divulgar os serviços.....4 Dentista: o que não fazer na hora de divulgar os seus serviços.....5 Conclusão.. 9 Agradecimento..10 2 Introdução A cada

Leia mais

Legislação sobre publicidade Odontológica é de responsabilidade do Conselho

Legislação sobre publicidade Odontológica é de responsabilidade do Conselho Legislação sobre publicidade Odontológica é de responsabilidade do Conselho O Senado Federal aprovou, neste último mês, o Projeto de Lei 70/2012, que atribui aos Códigos de Odontologia, Deontologia Médica

Leia mais

Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização

Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização Legislação da Responsabilidade Técnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Vice Diretora do Depto de fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais

Leia mais

Regras médicas para publicidade, propaganda e anúncio

Regras médicas para publicidade, propaganda e anúncio Regras médicas para publicidade, propaganda e anúncio CFM Conselho Federal de Medicina Palavras-chave - publicidade, propaganda, divulgação, anúncio, placa, entrevista, autopromoção, trabalhos, CODAME,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - CRM-PE DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO - CRM-PE DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO RELATÓRIO DE VISTORIA 22/2015/PE Razão Social: Hospital Universitário Oswaldo Cruz Nome Fantasia: Hospital Universitário Oswaldo Cruz Endereço: Rua Arnóbio Marques, 310 Bairro: Santo Amaro Cidade: Recife

Leia mais

NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO

NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO Em decorrência do disposto no Decreto nº 8.516, de 10 de setembro de 2015, que reconhece

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços de Anestesiologia

Relatório para Contratação de Serviços de Anestesiologia Relatório para Contratação de Serviços de Anestesiologia Área/Setor Requisitante: Direção OSS HMTJ Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart São João de Meriti, 01 de Agosto de 2016. Elaborado por

Leia mais

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED

Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED Por que se pós-graduar na sua Faculdade IPEMED O Grupo Hospital Casa conta com sete excelentes hospitais no Rio de Janeiro, onde você poderá fazer a sua Imersão Hospitalar: Hospital Casa Hospital do Câncer

Leia mais

DIRETRIZES ÉTICAS SOBRE A DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL NA FISIOTERAPIA ESPORTIVA

DIRETRIZES ÉTICAS SOBRE A DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL NA FISIOTERAPIA ESPORTIVA DIRETRIZES ÉTICAS SOBRE A DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL NA FISIOTERAPIA ESPORTIVA Resolução Normativa 01/2018 da Comissão de Ética da SONAFE Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva - Gestão 2018-2019 Presidente:

Leia mais

RELATÓRIO DE VISTORIA 141/2017/PE

RELATÓRIO DE VISTORIA 141/2017/PE RELATÓRIO DE VISTORIA 141/2017/PE Razão Social: Paulista Saude S/A Nome Fantasia: BOSTON MEDICAL GROUP CNPJ: 04.677.722/0007-21 Endereço: Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, 4060, Sala 905/906 Bairro:

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 370/2014 Uso de Stent Farmacológico no Tratamento da Reestenose Intra-stent Convencional

RESPOSTA RÁPIDA 370/2014 Uso de Stent Farmacológico no Tratamento da Reestenose Intra-stent Convencional RESPOSTA RÁPIDA 370/2014 Uso de Stent Farmacológico no Tratamento da Reestenose Intra-stent Convencional SOLICITANTE Dr. Renato Luís Dresch Juiz da 4ª vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO 2.216, DE 27 DE SETEMBRO DE 2018

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO 2.216, DE 27 DE SETEMBRO DE 2018 CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA RESOLUÇÃO 2.216, DE 27 DE SETEMBRO DE 2018 Dispõe sobre as atividades, no Brasil, do cidadão estrangeiro e do cidadão brasileiro formados em medicina por faculdade no exterior,

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI 1. Objetivo O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

Relatório para Contratação de Serviços Oftalmológicos

Relatório para Contratação de Serviços Oftalmológicos Relatório para Contratação de Serviços Oftalmológicos Área/Setor Requisitante: Direção OSS HMTJ Unidade: Hospital da Mulher Heloneida Studart São João de Meriti, 04 de Março de 2013. Elaborado por Piétro

Leia mais

Manual de Anúncios. Crefono

Manual de Anúncios. Crefono Manual de Anúncios Crefono 6 2016 Caro anunciante, É um prazer tê-lo conosco. Neste manual você encontrará todas as informações necessárias que você precisa saber para anunciar seu curso ou evento conosco.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM 2.216, DE

RESOLUÇÃO CFM 2.216, DE Dispõe sobre as atividades, no Brasil, do cidadão estrangeiro e do cidadão brasileiro formados em medicina por faculdade no exterior, bem como as suas participações em cursos de formação, especialização

Leia mais

CREMESP DIVULGA LEVANTAMENTO INÉDITO SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA E PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

CREMESP DIVULGA LEVANTAMENTO INÉDITO SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA E PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS CREMESP DIVULGA LEVANTAMENTO INÉDITO SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA E PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS 97% DOS MÉDICOS PROCESSADOS NÃO TÊM TÍTULO DE ESPECIALISTA NA ÁREA PUBLICIDADE ENGANOSA E MÁ PRÁTICA SÃO OS PRINCIPAIS

Leia mais

Fórum Nacional das Câmaras

Fórum Nacional das Câmaras Fórum Nacional das Câmaras Técnicas de Medicina do Trabalho ESPECIALIDADES MÉDICAS CME - 1997 Criação - Reviu todo o trabalho realizado pela Comissão 1993-1995 - Relatório final 17.06.98 - Propõe 42 Especialidades

Leia mais

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública*

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA Este formulário tem a finalidade de identificar e orientar as contribuições para

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO DE BIOMÉDICO

CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO DE BIOMÉDICO CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO DE BIOMÉDICO Código de Ética aprovado pela resolução do C.F.B.M. - nº 0002/84 de 16/08/84 - D.O.U. de 27/08/84, e de conformidade com o Regimento Interno Art. 54,55,60 - publicado

Leia mais

Manual de Cirurgia Segura

Manual de Cirurgia Segura Manual de Cirurgia Segura Índice Apresentação... pág. 4 Termos de Consentimento Informado... pág. 4 Lateralidade... pág. 5 Profilaxia Antibiótica... pág. 6 Time Out ou Pausa Cirúrgica... pág. 7 NR 32...

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 03/2010 DATA DA ENTRADA: 25 de janeiro de 2010 INTERESSADO: Dr. C. F. G. G. CONSELHEIRO

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Informações Básicas O que é Cateterismo? O cateterismo é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O

Leia mais

Coordenação de Ensino Gestão Pedagógica

Coordenação de Ensino Gestão Pedagógica Coordenação de Ensino Gestão Pedagógica EDITAL DO CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM CARDIOLOGIA O HOSPITAL SÃO RAFAEL, instituição mantida pelo MONTE TABOR Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, sediado

Leia mais

Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 *****

Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 ***** Departamentos de Fiscalização da profissão nos CRMs - Resolução: 1613 de 07/02/2001 ***** Ementa: Determina aos Conselhos Regionais de Medicina que criem Departamentos de Fiscalização da profissão de médico

Leia mais

Clínica Médica: 8 vagas

Clínica Médica: 8 vagas Normatizações dos Serviços de Estágios e Especializações Médicas do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto I. INFORMAÇÕES GERAIS O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto tem tradição de várias décadas

Leia mais

Síntese do Trabalho ANGINA REFRATÁRIA NO BRASIL O DESAFIO DA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS E PELA MELHORIA NA

Síntese do Trabalho ANGINA REFRATÁRIA NO BRASIL O DESAFIO DA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS E PELA MELHORIA NA Síntese do Trabalho ANGINA REFRATÁRIA NO BRASIL O DESAFIO DA BUSCA POR NOVAS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS E PELA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES DENTRO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Luís Henrique Wolff

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018 PARECER CREMEC N.º 6/2018 28/05/2018 Protocolo CREMEC nº 1792/2017 ASSUNTO: Telerradiologia e direção técnica INTERESSADO: Médico do trabalho PARECERISTA: Cons. Helvécio Neves Feitosa EMENTA: Nas instituições

Leia mais

Nota Técnica de Expediente nº 19 /2012, do SEJUR. Expediente CFM nº 1945/2012 I - RELATÓRIO

Nota Técnica de Expediente nº 19 /2012, do SEJUR. Expediente CFM nº 1945/2012 I - RELATÓRIO EMENTA: Resolução CFM nº 1832/2008 Visto de estudante para médico estrangeiro formado em medicina em faculdade estrangeira Ingresso no Brasil para cursar pós-graduação Anuência do CRM Visto temporário

Leia mais

UMA REVOLUÇÃO QUE COMEÇOU HÁ 100 ANOS

UMA REVOLUÇÃO QUE COMEÇOU HÁ 100 ANOS SUGESTÃO DE PAUTA INCOR Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP São Paulo, 15 de maio de 2012. UMA REVOLUÇÃO QUE COMEÇOU HÁ 100 ANOS Em maio de 1912, nascia o professor Euryclides de Jesus

Leia mais

RESOLUÇÃO RP CRMMG nº 286/2007

RESOLUÇÃO RP CRMMG nº 286/2007 RESOLUÇÃO RP CRMMG nº 286/2007 O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso das atribuições que lhe confere a Lei 3.268/57 e Decreto 44.045/58; e CONSIDERANDO a Resolução CFM nº 1.634/2002,

Leia mais

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização

Legislação da ResponsabilidadeTécnica. Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização Legislação da ResponsabilidadeTécnica Consa. Eliane Noya Conselheira do CREMEB Diretora do Depto de Fiscalização O PAPEL DOS CONSELHOS DE MEDICINA Os Conselhos de Medicina são autarquias federais criadas

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL ATUAÇÃO DO EM LOJAS DE ALIMENTOS E

ÉTICA PROFISSIONAL ATUAÇÃO DO EM LOJAS DE ALIMENTOS E ÉTICA PROFISSIONAL ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA EM LOJAS DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS A ÉTICA PROFISSIONAL E A ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA EM LOJA DE ALIMENTOS E SUPLEMENTOS Nos últimos anos, tem sido comum empresários

Leia mais

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004

PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 PORTARIA Nº 210 DE 15 DE JUNHO DE 2004 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, e Considerando a Portaria 1.169/GM, de 15 de junho de 2004, que institui a Política Nacional de Atenção

Leia mais

Avaliação da segurança e eficácia do stent coronário de cromo-cobalto recoberto com sirolimus desenvolvido no Brasil ESTUDO INSPIRON I

Avaliação da segurança e eficácia do stent coronário de cromo-cobalto recoberto com sirolimus desenvolvido no Brasil ESTUDO INSPIRON I Avaliação da segurança e eficácia do stent coronário de cromo-cobalto recoberto com sirolimus desenvolvido no Brasil ESTUDO INSPIRON I Henrique B. Ribeiro, Campos CA, Lopes AC, Esper RB, Abizaid A, Meireles

Leia mais

Wuilker Knoner Campos page 2

Wuilker Knoner Campos   page 2 A proposta deste e-book é ser simples e direto, apresentando uma fonte de consulta rápida para os médicos inibirem os abusos das operadoras de saúde. De um lado, temos uma lista das situações e exemplos

Leia mais

PARECER CFM 10/16 INTERESSADO:

PARECER CFM 10/16 INTERESSADO: PARECER CFM nº 10/16 INTERESSADO: Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul ASSUNTO: Divulgação de prestação de serviços médicos mediante doações RELATOR: Cons. José Albertino Souza EMENTA: É

Leia mais

PORTARIA Nº 66, DE 06 de maio de 1993 DOU Nº 86 de 10/05/93

PORTARIA Nº 66, DE 06 de maio de 1993 DOU Nº 86 de 10/05/93 PORTARIA Nº 66, DE 06 de maio de 1993 DOU Nº 86 de 10/05/93 O SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE, no uso de suas atribuições e, considerando a Portaria SAS Nº 065/93, estabelece as seguintes normas para

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 915/2017

DELIBERAÇÃO Nº 915/2017 DELIBERAÇÃO Nº 915/2017 Dispõe sobre o registro de especialista em Farmácia Clínica no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, e dá outras providências. O Conselho Regional de Farmácia do Estado

Leia mais

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993 Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977 - Decreto 793 de 05/4/1993 Ementa: Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977, que regulamentam, respectivamente,

Leia mais

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União

Ministério da Saúde Consultoria Jurídica/Advocacia Geral da União Nota Técnica N 208/2013 Brasília, agosto de 2013. Princípio Ativo: ácido nicotínico Nomes Comerciais 1 : Acinic, Metri, Cordaptive. Sumário 1. O que é o ácido nicotínico?... 2 2. O medicamento possui registro

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016

PARECER CREMEC N.º 5/ /05/2016 PARECER CREMEC N.º 5/2016 23/05/2016 PROCESSO-CONSULTA protocolo CREMEC 8005/2015 ASSUNTO: Auditoria e Prescrição médica PARECERISTA: CONS. ALBERTO FARIAS FILHO Da consulta EMENTA: A auditoria do ato médico

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC)

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC) 1 INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC) Edital para realização do concurso para ingresso no Curso de Especialização em Cardiologia COORDENADORA: Marcia Barbosa de Freitas. Coordenadora dos programas

Leia mais

Curso de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para Enfermagem

Curso de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para Enfermagem Curso de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para Enfermagem Instituto de Ensino - Hospital do Coração O Curso de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para Enfermagem tem por finalidade

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL AUTARQUIA FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 9ª REGIÃO ESTADO DO PARANÁ CREF9/PR

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL AUTARQUIA FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 9ª REGIÃO ESTADO DO PARANÁ CREF9/PR RESOLUÇÃO N. 093 de 01 Maio de 2015. Dispõe sobre as funções e atribuições do Profissional de educação Física no Exercício da Responsabilidade Técnica nos estabelecimentos prestadores de serviços no campo

Leia mais

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 039/19

EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO 039/19 Hospital Municipal Antônio Giglio Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu CNPJ. 53.524.534/0001-83 Rua Pedro Fioreti, 48 - Centro, Osasco - SP, 06013-070. EDITAL CHAMAMENTO PÚBLICO

Leia mais

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da constituição, DECRETA:

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da constituição, DECRETA: Propaganda de médicos - Decreto-Lei 4113 de 14/2/1942 ***** Ementa: Regula a propaganda de médicos, cirurgiões dentistas, parteiras, massagistas, enfermeiros, de casas de saúde e de estabelecimentos congêneres,

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 914/2017

DELIBERAÇÃO Nº 914/2017 DELIBERAÇÃO Nº 914/2017 Dispõe sobre a Assistência Técnica Farmacêutica nos Estabelecimentos Farmacêuticos Públicos O CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARANÁ CRF- PR, diante das atribuições legais

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 PROCESSO CONSULTA CRM-MT Nº 29/2012 PARECER CRM-MT Nº01/2013 DATA DA ENTRADA: 23 de novembro de 2012 INTERESSADO: Dr.

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 4/2017

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 4/2017 EMENTA: TÍTULO DE MÉDICO ESPECIALISTA. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. ESPECIALIDADE MÉDICA. ESPECIALIDADE ACADÊMICA. O Departamento Jurídico da SBP foi demandado a esclarecer aos associados e interessados

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA Unidade Dias

Leia mais

NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL

NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL Considerando os objetivos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, em especial, sua

Leia mais

XXV JORNADA DE CARDIOLOGIA DA SBC- REGIONAL FSA SEXTA, 04/08/2017

XXV JORNADA DE CARDIOLOGIA DA SBC- REGIONAL FSA SEXTA, 04/08/2017 7:30-8:00 Inscrições, entrega de material e recepção 8:00 8:15 Abertura- Israel Costa Reis Presidente da SBC-FSA 8:15 9:50 MESA REDONDA: PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR XXV JORNADA DE CARDIOLOGIA DA SBC- REGIONAL

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA Unidade Dias

Leia mais

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM LEI Nº 9.394, 20 de dezembro DE

Leia mais

PARECER CONSULTA N 007/2015

PARECER CONSULTA N 007/2015 PARECER CONSULTA N 007/2015 Processo Consulta n 013/2014 Interessado: Dr. M.M.L.M. - Chefe do Serviço e da Residência Médica de Urologia no HUCAM Assunto: Necessidade de Médico Urologista em sobreaviso

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A ANEXO I Produtos Farmacêuticos Isentos de Prescrição As principais citações são que a publicidade nessa área: Não deve oferecer prêmios, participação em concursos que induzam ao uso desnecessário de medicamentos;

Leia mais

Regulamento Atualizado

Regulamento Atualizado Regulamento Atualizado Normatizações dos Serviços de Estágios e Especializações Médicas do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto I.INFORMAÇÕES GERAIS O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto tem tradição

Leia mais

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24.

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24. Sobre Certidões de Capacitação Técnica Lei nº 2.800 de 18 de Junho de 1956 - Artigo 24. Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sôbre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências.

Leia mais

PROCESSO CONSULTA Nº 03/2013 PARECER CONSULTA Nº 03/2013

PROCESSO CONSULTA Nº 03/2013 PARECER CONSULTA Nº 03/2013 PROCESSO CONSULTA Nº 03/2013 PARECER CONSULTA Nº 03/2013 Solicitante: M. C. S. CRM/GO XXXX Conselheiro Parecerista: DR. RÔMULO SALES DE ANDRADE Assunto: ATUAÇÃO EM RAMO/ESPECIALIDADE MÉDICA. Ementa: O

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE 1 2 NOME DA EMPRESA: Qual atividade abaixo relacionada à sua empresa desenvolve: (ASSINALAR APENAS UMA ALTERNATIVA) ( ) - Ambulatório (Policlínica/Centro Médico/Centro de Especialidades) ( ) - Ambulatório

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 09/2014 DATA DA ENTRADA: 10 de outubro de 2013 INTERESSADO: E. F. da S.- Secretário de Saúde de Nova Xavantina CONSELHEIRA CONSULTORA: Dra Hildenete

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES

CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO DE INTERESSES Sócia da Ometto Advogados Associados, desde 1993. Consultoria em Direito Médico e Hospitalar. Defesa de clínicas médicas. Defesa de interesses de médicos (éticas e civis). Assessora

Leia mais

SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO

SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO XII SEMINÁRIO SOBRE RESPONSABILIDADE MÉDICA CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DA BAHIA A RESPONSABILIDADE MÉDICA PELA VIOLAÇÃO DO DEVER DE SIGILO PROFISSIONAL NA ERA DA INFORMAÇÃO ÉRICA DE MENESES

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE MÉDICOS COOPERADOS PARA ADMISSÃO NO CORPO CLÍNICO DO SERVIÇO PRÓPRIO DO HOSPITAL UNIMED MACEIÓ.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE MÉDICOS COOPERADOS PARA ADMISSÃO NO CORPO CLÍNICO DO SERVIÇO PRÓPRIO DO HOSPITAL UNIMED MACEIÓ. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE MÉDICOS COOPERADOS PARA ADMISSÃO NO CORPO CLÍNICO DO SERVIÇO PRÓPRIO DO HOSPITAL UNIMED MACEIÓ. EDITAL DE ABERTURA Nº 02/2019 MAIO 2019 O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA

Leia mais

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Regimento Interno das Ligas Acadêmicas de Pediatria

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Regimento Interno das Ligas Acadêmicas de Pediatria Sociedade Brasileira de Pediatria Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão Regimento Interno das Ligas Acadêmicas de Pediatria A Sociedade Brasileira de Pediatria define a participação dos estudantes

Leia mais

Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA EDITAL Nº 003/2018

Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA EDITAL Nº 003/2018 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA EDITAL Nº 003/2018 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO AVANÇADO EM RETINA CLÍNICA E CIRÚRGICA - 2019

Leia mais

Apresentação Marcus Vinicius Romano Athila

Apresentação Marcus Vinicius Romano Athila Apresentação Marcus Vinicius Romano Athila - Presidente do CRF-RJ; - Graduação em Farmácia; - Mestrando em Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal; - Especialista em Geriatria e Gerontologia;

Leia mais

BENEFÍCIOS DOS STENTS BIOABSORVÍVEIS UTILIZADOS EM ANGIOPLASTIAS CORONARIANAS

BENEFÍCIOS DOS STENTS BIOABSORVÍVEIS UTILIZADOS EM ANGIOPLASTIAS CORONARIANAS BENEFÍCIOS DOS STENTS BIOABSORVÍVEIS UTILIZADOS EM ANGIOPLASTIAS CORONARIANAS Liv Wilman Quiozzo Nogueira¹, Luis Alberto Domingo Francia Farje² ¹Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

Leia mais

Princípios Fundamentais

Princípios Fundamentais Preâmbulo Os farmacêuticos Respondem pelos atos que praticam ou que autorizem a praticar no exercício da profissão Aplica-se a todos os farmacêuticos Verificação do Cumprimento Comissões de Ética Autoridades

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ACESSOS VASCULARES E TERAPIA INFUSIONAL

Leia mais

Engenharia Biomédica - UFABC

Engenharia Biomédica - UFABC Engenharia de Reabilitação e Biofeedback Coração Artificial Professor: Pai Chi Nan 1 Caso clínico Recordando a aula passada JCS, 52 anos, internado com infarto agudo do miocárdio (IAM). Foi tratado com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 62/2016 Dispõe sobre os critérios e normas da preceptoria de profissionais para acompanhamento e orientação de

Leia mais

Transferência Inter-hospitalar

Transferência Inter-hospitalar Resolução Resolução CFM 1.672 Código de Ética Médica Cons. Málbio Resolução CFM Nº 1.672/03 Ambulância tipo A - ambulância de transporte, é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO ESPECIALISTA

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO ESPECIALISTA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO ESPECIALISTA A IMPORTÂNCIA DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NA INDICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS VITOR REIS PROFESSOR DE DERMATOLOGIA DA FMUSP FORMAÇÃO DO ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA recebem

Leia mais

Título de Especialista em Oncologia Clínica: conquista dos oncologistas

Título de Especialista em Oncologia Clínica: conquista dos oncologistas 18 ONCOLOGIA & ONCOLOGISTAS Capa Título de Especialista em Oncologia Clínica: conquista dos oncologistas SBOC e Associação Médica Brasileira titularão, em 2018, os primeiros especialistas com a nova nomenclatura

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima citado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Olinda GBAPH (Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré Hospitalar). CNPJ 10.404.184/0001-09 Avenida Presidente Kennedy, 145,

Leia mais