SIMULADO Cinemática Escalar
|
|
|
- Osvaldo Rios Furtado
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Fala, FERA! Tranquilo?! Aproveitando nossaa Semana do Tira o Atraso, você se já estiver em dia com todos planos de estudo pode utilizar essa lista de revisão para avaliar como está seu desempenho; como um simulado. Reserve 1h para resolvê-la (desligue seu celular e peça que ninguém interrompa você durante essa hora, ok?) e depois confira como se saiu. Ao final desse material você encontrará, além do gabarito a indicação da aula associada à questão (caso você queira rever o conteúdo da mesma) e a resolução com o comentário de todas as questões (assim você fica com ZERO dúvidas). QUESTÃO 01 Bem, é isso! Mãos à obra, FERA. Divirta-se! #LQVP Um móvel parte do km 50, indo até o km 60, onde, mudando o sentido do movimento, vai até o km 32. O deslocamento escalar e a distância efetivamente percorrida são, respectivamente: a) 28 km e 28 km. b) 18 km e 38 km. c) 18 km e 38 km. d) 18 km e 18 km. e) 38 km e 18 km. QUESTÃO 03 Maria saiu de Mosqueiro às 6 horas e 30 minutos, de um ponto da estrada onde o marco quilométrico indicava km 60. Ela chegou a Belém às 7 horas e 15 minutos, onde o marco quilométrico da estrada indicava km 0. A velocidade média, em quilômetros por hora, do carro de Maria, em sua viagem de Mosqueiro até Belém, foi de: a) 45 b) 55 c) 60 d) 80 e) 120 QUESTÃO 04 Um carro A, viajando a uma velocidade constante de 80 km/h, é ultrapassado por um carro B. Decorridos 12 minutos, o carro A passa por um posto rodoviário e o seu motorista vê o carro B parado e sendo multado. Decorridos mais 6 minutos, o carro B novamente ultrapassa o carro A. A distância que o carro A percorreu entre as duas ultrapassagens foi de: a) 18 km b) 10,8 km c) 22,5 km d) 24 km e) 35 km QUESTÃO 05 QUESTÃO 02 Numa pista atlética retangular de lados e b = 60m, um atleta corre com velocidade de módulo constante, v = 5 m/s, no sentido horário, conforme mostrado na figura. Em t = 0s, o atleta encontra-se no ponto A. O módulo do deslocamento do atleta, após 60s de corrida, em metros, é: a = 160m Um homem caminha com velocidade v H = 3,6 km/h, uma ave, com velocidade v A = 30m / min, e um inseto, com velocidade v i = 60 cm/s. Essas velocidades satisfazem a relação: a) v I > v H > v A b) v A > v I > v H c) v H > v A > v I d) v A > v H > v I b) v H > v I > v A a) 100 b) 220 c) 300 d) e)
2 QUESTÃO 06 Em sua trajetória, um ônibus interestadual percorreu 60 km em 80 min, após 10 min de parada, seguiu viagem por mais 90 km à velocidade média de 60 km/h e, por fim, após 13 min de parada, percorreu mais 42 km em 30 min. A afirmativa verdadeira sobre o movimento do ônibus, do início ao final da viagem, é que ele: a) percorreu uma distância total de 160 km. b) gastou um tempo total igual ao triplo do tempo gasto no primeiro trecho de viagem. c) desenvolveu uma velocidade média de 60,2 km/h. d) não modificou sua velocidade média em consequência das paradas. e) teria desenvolvido uma velocidade média de 57,6 km/h, se não tivesse feito paradas. QUESTÃO 07 QUESTÃO 09 Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração, em metros por segundo ao quadrado, é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 QUESTÃO 10 Os gráficos referem-se a movimentos unidimensionais de um corpo em três situações diversas, representando a posição como função do tempo. Nas três situações, são iguais: As funções horárias de dois trens que se movimentam em linhas paralelas são: s 1 = k t e s 2 = k t onde o espaço s está em quilômetros e o tempo t está em horas. Sabendo que os trens estão lado a lado no instante t = 2,0h, a diferença k 1 k 2, em quilômetros, é igual a: a) 30 b) 40 c) 60 d) 80 e) 100 a) as velocidades médias. b) as velocidades máximas. c) as velocidades iniciais. d) as velocidades finais. e) os valores absolutos das velocidades máximas. QUESTÃO 11 QUESTÃO 08 No movimento retilíneo uniformemente variado, com velocidade inicial nula, a distância percorrida é: a) diretamente proporcional ao tempo de percurso. b) inversamente proporcional ao tempo de percurso. c) diretamente proporcional ao quadrado do tempo de percurso. d) inversamente proporcional ao quadrado do tempo de percurso. e) diretamente proporcional à velocidade. Uma bola é lançada de uma torre, para baixo. A bola não é deixada cair mas, sim, lançada com uma certa velocidade inicial para baixo. Sua aceleração para baixo é (g refere-se à aceleração da gravidade): a) exatamente igual a g. b) maior do que g. c) menor do que g. d) inicialmente, maior do que g, mas rapidamente estabilizando em g. e) inicialmente, menor do que g, mas rapidamente estabilizando em g.
3 QUESTÃO 12 QUESTÃO 14 De um corpo que cai livremente desde o repouso, em um planeta X, foram tomadas fotografias de múltipla exposição à razão de fotos por minuto. Assim, entre duas posições vizinhas, decorre um intervalo de 1/20 de segundo. A partir das informações constantes na figura, podemos concluir que a aceleração da gravidade no planeta X, expressa em metros por segundo ao quadrado, é: a) 20 b) 50 c) 30 d) 40 e) 10 QUESTÃO 13 Um menino lança uma bola verticalmente para cima do nível da rua. Uma pessoa que está numa sacada a 10m acima do solo apanha essa bola quando está a caminho do chão. Um balão em movimento vertical ascendente à velocidade constante de 10 m/s está a 75m da Terra, quando dele se desprende um objeto. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s 2 e desprezando a resistência do ar, o tempo, em segundos, em que o objeto chegará a Terra, é: a) 50 b) 20 c) 10 d) 8 e) 5 QUESTÃO 15 Uma equipe de resgate se encontra num helicóptero, parado em relação ao solo a 305m de altura. Um paraquedista abandona o helicóptero e cai livremente durante 1,0s, quando abre-se o paraquedas. A partir desse instante, mantendo constante seu vetor velocidade, o paraquedista atingirá o solo em: (considere g = 10 m/s 2 ) Sabendo-se que a velocidade inicial da bola é de 15 m/s, pode-se dizer que a velocidade da bola, ao ser apanhada pela pessoa, era de: a) 7,8s b) 15,6s c) 28s d) 30s e) 60s a) 15 m/s b) 10 m/s d) 5 m/s d) 0 m/s e) impossível de ser determinada.
4 QUESTÕES ESTILO ENEM QUESTÃO 16 (C05 H17) No trânsito em ruas e estradas, é aconselhável os motoristas manterem entre os veículos um distanciamento de segurança. Esta separação assegura, folgadamente, o espaço necessário para que se possa, na maioria dos casos, parar sem risco de abalroar o veículo que se encontra na frente. Pode-se calcular esse distanciamento de segurança mediante a seguinte regra prática: velocidade ( em km/ h) dis tan ciamento ( em m) 10 Em comparação com o distanciamento necessário para um automóvel que anda a 70 km/h, o distanciamento de segurança de um automóvel que trafega a 100 km/h aumenta, aproximadamente; a) 30% b) 42% c) 50% d) 80% e) 100% QUESTÃO 17 (C05 H20) 2 QUESTÃO 18 QUESTÕES ABERTAS Numa competição automobilística, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, então, pisa o freio durante 4s e consegue reduzir a velocidade do carro para 30 m/s. Durante a freada o carro percorre 160m. Supondo que os freios imprimam ao carro uma aceleração retardadora constante, calcule a velocidade do carro no instante em que o piloto pisou o freio. QUESTÃO 19 Nas provas de atletismo de curta distância (até 200m) observa-se um aumento muito rápido da velocidade nos primeiros segundos da prova, e depois um intervalo de tempo relativamente longo, em que a velocidade do atleta permanece praticamente constante, para em seguida diminuir lentamente. Para simplificar a discussão, suponha que a velocidade do velocista em função do tempo seja dada pelo gráfico a seguir: Foi veiculada na televisão uma propaganda de uma marca de biscoitos com a seguinte cena: um jovem casal está num mirante sobre um rio e alguém deixa cair lá de cima um biscoito. Passados alguns segundos, o rapaz se atira do mesmo lugar de onde caiu o biscoito e consegue agarrá-lo no ar. Em ambos os casos, a queda é livre, as velocidades iniciais são nulas, a altura da queda é a mesma e a resistência do ar é nula. Para Galileu Galilei, a situação física desse comercial seria interpretada como: a) impossível, porque a altura da queda não era grande o suficiente. b) possível, porque o corpo mais pesado cai com maior velocidade. c) possível, porque o tempo de queda de cada corpo depende de sua forma. d) impossível, porque a aceleração da gravidade não depende da massa dos corpos. Calcule a velocidade média nos 10 primeiros segundos de prova.
5 QUESTÃO 20 Quanto ao movimento de um corpo lançado verticalmente para cima e submetido somente à ação da gravidade, é correto afirmar que: [01] A velocidade do corpo no ponto de altura máxima é zero instantaneamente. [02] A velocidade do corpo é constante para todo o percurso. [04] O tempo necessário para a subida é igual ao tempo de descida, sempre que o corpo é lançado de um ponto e retorna ao mesmo ponto. [08] A aceleração do corpo é maior na descida do que na subida. [16] Para um dado ponto na trajetória, a velocidade tem os mesmo valores, em módulo, na subida e na descida. *Dê como resultado a soma das afirmativas verdadeiras.
6 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 04 QUESTÃO 01 Gabarito: C Para revisar: AULA 09 QUESTÃO 02 Para revisar: AULA 11 QUESTÃO 05 Gabarito: E Para revisar: AULA 11 Gabarito: A Para revisar: AULA 51 QUESTÃO 06 QUESTÃO 03 Gabarito: E Para revisar: AULA 11 Para revisar: AULA 11
7 QUESTÃO 07 QUESTÃO 13 Gabarito: B Para revisar: AULA 36 QUESTÃO 08 Gabarito: C Para revisar: AULA 31 Gabarito: C Para revisar: AULA 26 QUESTÃO 14 QUESTÃO 09 Gabarito: B Para revisar: AULA 29 Gabarito: E Para revisar: AULA 31 QUESTÃO 10 QUESTÃO 15 Gabarito: A Para revisar: AULA 19 QUESTÃO 11 Para revisar: AULAS 33 e 11 Gabarito: A Para revisar: AULA 33 QUESTÃO 16 QUESTÃO 12 Para revisar: AULA 33 Gabarito: E Para revisar: AULA
8 QUESTÃO 17 QUESTÃO 19 Para revisar: AULA 33 QUESTÃO 18 Gabarito: 10 m/s Para revisar: AULAS 26 e 27 QUESTÃO 20 Gabarito: 50 m/s Para revisar: AULAS 23 e 29 Outra forma de resolver é lembrar a expressão da v m no M.U.V. daí, basta substituir os dados. v v 2 0 s t 30 v v v v 50 0 Gabarito: 50 m/s Para revisar: AULA 25 Gabarito: 21 Para revisar: AULA 31, 32 e 33 ANÁLISE DE DESEMPENHO menos de 5 acertos: Você ainda está com muitas dificuldades em cinemática escalar. É importante rever os vídeos e treinar novamente questões do conteúdo. de 5 a 10 acertos: Alguns conceitos não ficaram bem assimilados e é preciso reforçá-los para evitar dúvidas no futuro. É importante assistir aos vídeos sobre as questões erradas e refazer questões sobre seus conteúdos. de 11 a 15 acertos: Você está no caminho certo e só precisa dar uma olhada rápida nos vídeos que tratam os conteúdos das questões erradas. Treinando mais alguns exercícios você vai garantir ainda mais acertos no futuro. Acima de 15 acertos: Fala sério! Você está um(a) ninja em Física, não?! No vestibular você vai destruir a prova! PARABÉNS!!!
Fís. fevereiro. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
06 10 fevereiro Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
Movimento retilíneo uniformemente
15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO A aceleração (média) é a razão entre a variação de velocidade e o intervalo
Cinemática Escalar Professor Jordão (Física)
Cinemática Escalar Professor Jordão (Física) www.masterjuris.com.br 1) O gráfico a seguir representa o espaço s em função do tempo t para o movimento de um ciclista. Considere as proposições que se seguem.
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)
Semana 4 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/03
2 O gráfico posição x tempo abaixo, refere se a uma partícula que se desloca em movimento uniforme.
Aula ao vivo 10/03/2014 Introdução à Cinemática 1 Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade escalar média do ônibus. Primeiramente, verifica que os marcos indicativos
EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS
EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,
1º Lista de exercícios Cinemática parte 1
1º Lista de exercícios Cinemática parte 1 Questão 1: Empresas de transportes rodoviários equipam seus veículos com um aparelho chamado tacógrafo, capaz de produzir sobre um disco de papel, o registro ininterrupto
REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI
REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI REVISÃO 06 (disponível a partir de 20/02/2017) Para receber nosso material semanalmente, inscreva-se: bit.ly/ft2018gratis Fala, FERA! Tranquilo!?
Lista 4 MUV. Física Aplicada a Agronomia
Sigla: Disciplina: Curso: FISAP Física Aplicada a Agronomia Agronomia Lista 4 MUV 01) A posição de um objeto movendo-se ao longo do eixo x é dada por x = 3t - 4t² + t³, onde x está em metros e t em segundos.
CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA Cinemática I. Bruno Conde Passos Engenharia Civil João Victor Engenharia Civil
CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.1 Cinemática I Bruno Conde Passos Engenharia Civil João Victor Engenharia Civil Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem levar em consideração
Introdução à Cinemática
Mecânica: Cinemática Introdução à Cinemática Conceitos Iniciais Prof. Murillo Nascente I- CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA 1. Cinemática: É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 13 MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) Como pode cair no enem? A contribuição dada à Física por Newton à Física foi muito grande, mas não se pode esquecer da genialidade de Galileu,
REVISÃO AULA 04 (12 / 02 / 2018) MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME
REVISÃO AULA 04 (12 / 02 / 2018) MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME REVISÃO 04 (disponível a partir de 12/02/2017) Para receber nosso material semanalmente, inscreva-se: bit.ly/ft2018gratis Fala, FERA! Tranquilo!?
CINEMÁTICA Lista Extra 2 Movimento Uniformemente Variado; Movimento Vertical.
Página1 QUESTÕES Movimento Uniformemente Variado e Movimento Vertical CINEMÁTICA Lista Extra 2 Movimento Uniformemente Variado; Movimento Vertical. Exercícios de Aprendizagem 01. (UFMG) Este gráfico, velocidade
Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano
Professora Daniele Santos Instituto Gay-Lussac 2º ano 1- Um trem parte de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro com velocidade de 60Km/h. Ao mesmo tempo, parte do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo,
Cinemática Gráficos Cinemáticos 1- Na figura estão representados os diagramas de velocidade de dois móveis em função do tempo. Esses móveis partem de um mesmo ponto, a partir do repouso, e percorrem a
RETRÓGRADO OU REGRESSIVO: É quando o móvel aumenta suas posições no passar do tempo, ou seja, movimenta-se no mesmo sentido do referencial.
MRU Movimento Retilíneo Uniforme MRU é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: O móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais Velocidade constante. Como não varia
FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI
FEITEP - PROFESSOR GILBERTO TENANI Lista de Exercícios Número 2 Movimento Retilíneo 12 Você está viajando, sentado na poltrona de um ônibus, pela Rodovia dos Bandeirantes, que liga São Paulo a Campinas.
Plano de Aulas. Física. Módulo 2 Movimentos com velocidade variável
Plano de Aulas Física Módulo Movimentos com velocidade variável Resolução dos exercícios propostos Exercícios dos conceitos CAPÍTULO 1 1 a) A aceleração é constante durante todo o percurso, então: b) a
FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
FÍSICA 9ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.
9 ANO Ensino Fundamental
E n s in o F o r t e e d e R e s u l t a do s Estudante: Centro Educacio nal Juscelino K ub itschek G u a r á / Valp ar aíso Exercícios Recuperação Semestral F Í S I C A 9 ANO Ensino Fundamental Data:
Lista de exercícios Queda dos corpos
1. (UFMT) Galileu, na Torre de Pisa, fez cair vários objetos pequenos, com o objetivo de estudar as leis do movimento dos corpos em queda. A respeito dessa experiência, julgue os itens, desprezando o efeito
BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE
BIMESTRAL - FÍSICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito 1- Uma pessoa percorreu, caminhando a pé, 6,0 km em 20,0 minutos. A sua velocidade escalar média, em unidades do Sistema Internacional, foi de: * 2,0
Queda Livre e lançamento vertical para cima
Queda Livre e lançamento vertical para cima Queda livre vertical Movimento na superfície do planeta em que se despreza a resistência do ar e a única força que atua no corpo é seu peso. Características
Cinemática I Movimento Retilíneo
CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Cinemática I Movimento Retilíneo Rafael Silva P. de Santana Engenharia Civil 5º Período Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem
Fís. Semana. Leonardo Gomes (Arthur Vieira)
Semana 3 Leonardo Gomes (Arthur Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 06/02
LISTA DE EXERCÍCIOS 2 CONTEÚDO: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
LISTA DE EXERCÍCIOS 2 CONTEÚDO: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME QUESTÕES ÍMPARES RESOLVIDAS EM NOSSO CANAL www.youtube.com/fisicadivertida INICIANDO SEU TREINAMENTO 1) Um carro de Fórmula 1, deslocando-se
CURSO PRF 2017 FÍSICA. diferencialensino.com.br FÍSICA NIVELAMENTO 01 1
FÍSICA NIVELAMENTO 01 1 PROFESSOR AULA 001 MATEMÁTICA VICTOR ROCHA (VITINHO) 2 EXERCÍCIOS DE NIVELAMENTO 01) Um automóvel aproxima-se de um paredão, como ilustra a figura. É incorreto afirmar-se que a)
2. O movimento de um corpo sobre uma trajetória determinada obedece à seguinte equação horária: S = t (S em quilômetro e t em horas)
Obs.: As atividades desta bateria contemplam o conteúdo do trimestre 1. Um atleta deseja percorrer 25 km em 2 h. Por dificuldades encontradas no trajeto, percorre 10 km com a velocidade média de 8 km/h.
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE
FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 17 REVISÃO DE LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE Fixação 1) Duas pequenas esferas, uma de ferro, outra de chum-bo, são abandonadas, a partir do mesmo ponto, num mesmo local, onde
Lista de atividades de Física - Cinemática
REDE MEDÉIAS DE EDUCAÇÃO - COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES Orientando para o Bem, o Justo e o Verdadeiro Aluno(a) nº Professora: Sandra Godoy Lista de atividades de Física - Cinemática Nome: 1-(Fuvest)
LISTA UERJ MRU, MRUV E LANÇAMENTOS
LISTA UERJ MRU, MRUV E LANÇAMENTOS 1. (Uerj 2013) Três pequenas esferas, E, 1 E 2 e E, 3 são lançadas em um mesmo instante, de uma mesma altura, verticalmente para o solo. Observe as informações da tabela:
Instituto Montessori - Ponte Nova
Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais
Lista de exercícios para estudar - 1 º Bimestre
Lista de exercícios para estudar - 1 º Bimestre DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: ANDERSON 1) Converta 1 hora em segundos. 2) Um quarto de hora corresponde a quantos minutos? 3) Dez minutos correspondem a
1. 2. t = 0 segundos V (m/s) 7,0 6,0 t (s) S = 2 + 4t 2t2
1. Um caminhão se desloca em movimento retilíneo e horizontal com velocidade constante de 20 m/s. Sobre sua carroceria está um canhão, postado para tiros verticais, conforme indica a figura. Despreze a
Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos
INSTITUTO GAY-LUSSAC Disciplina: Física Ano: 2º Ensino Médio Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 04 Cinemática Vetorial e Composição de Movimentos Questão 1. Um automóvel percorre 6,0km para
Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média
Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Unidades de medidas, Velocidade e Aceleração média UNIDADES DE MEDIDAS
MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
MRUV Movimento Retilíneo Uniformemente Variado MRUV é o movimento de qualquer móvel com as seguintes características: Aceleração constante e diferente de zero. O módulo da velocidade varia de modo uniforme
Conceitos iniciais de Cinemática
Conceitos iniciais de Cinemática [...] da porta até o fundo do elevador: tentou fazer uma estimativa da velocidade de descida, mas era impossível, pois não tinha qualquer ponto de referência. ARTHUR CLARK
Cinemática: exemplos e exercícios. Aulas 53 e 54
Cinemática: exemplos e exercícios. Aulas 53 e 54 01/09/2017 IFSP PTB / Téc. em Logística Int. ao Ensino Médio / 1ª série / Física Prof. Renato Pugliese Da aula anterior... Estudo dos Movimentos Cinemática:
Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos
Exercícios 2 MU, MUV, Gráficos 1) (Unitau-SP) Um móvel parte do quilômetro 50, indo até o quilômetro 60, de onde, mudando o sentido do movimento, vai até o quilometro 32. Quais são, respectivamente, a
Professor Rafael Colucci Facebook: Rafael Colucci ou Aprenda com o Colucci (FANPAGE)
Me chamo Rafael Colucci, sou licenciado em física pela Universidade Federal de Itajubá e atuo no ensino de física e matemática nos níveis médio e superior Trabalho com criação de conteúdos digitais e possuo
"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"
COLÉGIO SHALOM Ensino Fundamental 9ª ano ( ) 65 Profº: Wesley da Silva Mota Disciplina: Física Aluno (a):. No. Exercícios de recuperação Data: 17 /12/ 2018 "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"
BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ==============================================================================================
PROFESSOR: Raphael Carvalho BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================== 01- O transporte fluvial de
Recuperação de Física - Giovanni
Nome: nº Ano: LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA Recuperação de Física - Giovanni 1 - Qual a diferença entre o movimento uniforme (MU) e o movimento uniformemente variado (MUV)? 2 - A equação que representa
MRU Movimento Retilíneo Uniforme
MRU Movimento Retilíneo Uniforme Podemos dizer que qualquer corpo da natureza descreve um movimento retilíneo e uniforme quando este móvel anda em linha reta e percorre distâncias iguais em tempos iguais.
LISTA COMPLEMENTAR MUV. Deus é amor e o amor é Deus! E esta força tudo explica e dá sentido à vida! Albert Einstein à sua filha Lieserl
CIENCIAS DA NATUREZA LISTA: FÍSICA 03 3.ª Série Ensino Médio Professor: SANDRO SANTANA Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático : LISTA COMPLEMENTAR MUV DIA: MÊS: 03 2018 Deus é amor e o amor é
Cinemática Escalar. DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se
Cinemática Escalar DEFINIÇÃO: estudo do movimento sem se preocupar com suas causas. REFERENCIAL: É o lugar onde está localizado de fato um observador em relação ao qual um dado fenômeno está sendo analisado.
LISTA UERJ. Bolas Massa (g) Velocidade inicial (m/s) X 5 20 Y 5 10 Z (Uerj 2012) As relações entre os respectivos tempos de queda t x
LISTA UERJ TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Três bolas X, Y e Z são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes
9º Ano. Nível 1. Profº: Luciano Dias. Treindando Sinal e Conceitos
COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade Conteúdos: 1 - Movimento Uniformemente Variável 9º Ano Nível 1 Profº: Luciano Dias Treindando Sinal e Conceitos MUV s s 1. t 0 v0 t a. v v a. t 0 v v. a. s 0 01-
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão
Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I 2016/1 Lista de Cinemática - 1 Dimensão 1. Um motorista percorre 10 km a 40 km/h, os 10 km seguintes a 80 km/h e mais 10 km a 30 km/h.
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações
Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão
Aula 3 Introdução à Cinemática Movimento em 1 dimensão FÍSICA Divisões da Física Quântica trata do universo do muito pequeno, dos átomos e das partículas que compõem os átomos. Clássica trata dos objetos
COLÉGIO APHONSIANO. Educando com Seriedade. Lista de MU e MUV 9º ano Profº: Luciano Dias
1 Conteúdos: - Velocidade Média - Função horária da Posição do MU - Função horária da Posição do MUV - Função horária da Velocidade do MUV - Equação de Torricelli COLÉGIO APHONSIANO Educando com Seriedade
9º Ano/Turma: Data / /2016
Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2016 C.Curricular: Ciências / Física 1) Em uma situação corriqueira do dia a dia, um observador parado no acostamento vê dois automóveis que percorrem
Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) Introdução à Cinemática Escalar, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV) QUADRO
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 19/08/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações
MEDIÇÃO DE GRANDEZAS. Ana Maria Torres da Silva Engenharia Civil Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil
CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2015.2 MEDIÇÃO DE GRANDEZAS Ana Maria Torres da Silva Engenharia Civil Rafael Santos Carvalho- Engenharia Civil Medindo Grandezas Medimos cada grandeza
LISTA DE EXERCÍCIOS - TERMOMETRIA
GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO Competência, ética e cidadania SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS - TERMOMETRIA Aluno(a): nº 2º ano MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO Você já pensou o que acontece
CINEMÁTICA. Lista Extra 1 QUESTÕES. Introdução a Cinemática Escalar; Movimento Uniforme. Página1
Página1 QUESTÕES 01) Durante um teste, um carro moveu-se com velocidade igual a 108 km/h durante 12 s. Com relação ao teste efetuado, pode-se dizer que: A) sendo de 30 m/s sua velocidade, após 12 s o veículo
LISTA EXTRA 2ª SÉRIE
1) Um objeto de 20 kg desloca-se numa trajetória plana retilínea de acordo com a equação: S = 10 + 3 t + t 2, onde s é medido em metros e t em segundos. a) Qual a expressão da velocidade do objeto no instante
Fundamentos de Mecânica
Fundamentos de Mecânica 45 Lista de exercícios Primeiro semestre de Os exercícios da lista deverão ser todos feitos. Não há necessidade de entregá-los. O conteúdo será cobrado nas provas e provinhas, ao
Aplicação dos conceitos de posição, velocidade e aceleração. Aplicação de derivadas e primitivas de
Ano lectivo 2010-2011 Engenharia Civil Exercícios de Física Ficha 4 Movimento a uma Dimensão Capítulo 3 Conhecimentos e e capacidades a adquirir a adquirir pelo pelo aluno aluno Aplicação dos conceitos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE FÍSICA Lista de Exercícios 1 Disciplina: Física Básica 1 090113 PROFESSOR: Álvaro Leonardi Ayala Filho Perguntas 1 2 1.
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 14 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE
FÍSICA - 3 o ANO MÓDULO 14 LANÇAMENTO VERTICAL E QUEDA LIVRE Como pode cair no enem (ENEM) Uma das razões para pensar sobre a Física dos super-heróis é, acima de tudo, uma forma divertida de explorar
SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein SEGUE ABAIXO UMA LISTA COMPLEMENTAR DE EXERCÍCIOS
SUGESTÃO DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL DE FÍSICA- 1 ANO Professor Solon Wainstein # Ler todas as teorias # Refazer todos os exercícios dados em aula. # Refazer todos os exercícios feitos do livro. # Refazer
RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO MODELO 1:
Distância (km) MODELO 1: 1) Sabendo que a velocidade da luz no vácuo vale 300.000 km/s, calcule quantas voltas a luz efetuaria ao redor da Terra em 1 segundo (suponha que viaje sobre o Equador, cujo comprimento
Queda Livre e Lançamento Vertical Para Cima
Queda Livre e Lançamento Vertical Para Cima Para começarmos esse assunto, vale primeiramente se perguntar: Por que os corpos caem, na superfície de qualquer planeta? A resposta é bem simples, os corpos
Fís. fevereiro. Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão)
06 10 fevereiro Leonardo Gomes (Guilherme Brigagão) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
TENENTE RÊGO BARROS / /2019 APOSTILA Lançamento vertical
ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TENENTE RÊGO BARROS DIRETORA: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA CEL. INT. R1 PROFESSOR: ALUNO(a): Nº SÉRIE: o Ano TURMA: A_ DATA: / /2019 APOSTILA Lançamento vertical 1-2019 1)
LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012
LISTAGEM DE CONTEÚDOS DE FÍSICA PARA O EXAME 1 ANO / 2012 # Velocidade escalar média # Movimento retilíneo uniforme # Movimento retilíneo uniformemente variado # Movimento de queda livre dos corpos # Movimento
O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)
O que você deve saber sobre No movimento retilíneo uniforme (MRU), a velocidade não varia e a aceleração é nula. A partir de agora vamos revisar movimentos cuja velocidade varia de maneira uniforme, o
A) 2 m/s. B) 3 m/s. C) 4 m/s. D) 5 m/s. E) 6 m/s. A) 40 Km/h. B) 50 Km/h. C) 60 Km/h. D) 70 Km/h. E) 80 Km/h. A) 140 m. B) 160 m. C) 170 m.
EEMTI GOV. CÉSAR CALS DE OLIVEIRA FILHO BANCO DE QUESTÕES DEPENDÊNCIA (PROGRESSÃO PARCIAL) FÍSICA / 1º ANO ----------------- QUESTÃO 01 ------------------- No século XII Roger bacon propôs um método para
INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO
3º EM Física A Renato Av. Dissertativa 24/06/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta
PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1º A e B ALUNO (A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:
Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática
2ª Lista de Exercícios de Física I (Movimento em Uma Dimensão)
2ª Lista de Exercícios de Física I (Movimento em Uma Dimensão) 1. Um motorista dirige para o norte por 3, min a 8 km/h e então para por 1, min. Em seguida continua para o norte, viajando 13 km em 2, h.
MRUV Movimento Retilíneo Uniforme Variado
MRUV Movimento Retilíneo Uniforme Variado MRUV é o movimento de qualquer móvel que varie a sua velocidade, aumentando ou diminuindo, valores iguais em tempos iguais, conforme os exemplos abaixo: Os exemplos
Mecânica: Cinemática
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS Mecânica: Cinemática Prof. Silvio Ap. Barbosa 1. Cinemática:
1- O gráfico a seguir mostra a posição de um móvel ao longo de sua trajetória em relação a um certo referencial, no decorrer do tempo.
ESCOLA DE ENSINO FUND. E MÉDIO TENENTE RÊGO BARROS DIRETORA: CESAR ALVES DE ALMEIDA COSTA CEL. INT. R1 PROFESSOR: ALUNO(a): Nº SÉRIE: o Ano TURMA: A_ DATA: / /19 PARTE-I 1- O gráfico a seguir mostra a
Lista 2: Cinemática em uma Dimensão
Lista 2: Cinemática em uma Dimensão Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução
Instituto GayLussac. Lista de Exercícios 02 Movimento Uniforme
Física 2º Ano Ensino Médio Instituto GayLussac Professora: Daniele Santos Lista de Exercícios 02 Movimento Uniforme Parte I Entrega no dia 01/03/2019 1) Dois móveis, A e B, percorrem uma mesma trajetória
Movimento fev retilíneo e uniforme. 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto
08 Movimento fev retilíneo e uniforme (MU) 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Ao estudarmos o Movimento Uniforme (ou MU) estamos nos referindo aos movimentos
Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO
Nome: N. o : Turma: Data: Ficha de trabalho 5 AMPLIAÇÃO 1. Uma pedra é lançada do ponto P com uma velocidade de 10 m s 1 numa direcção que forma um ângulo de 45º com a horizontal, atingindo o ponto Q conforme
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 08/04/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações
Apostila de Física 01 Prof. Olívio Fernandes Jr Cinemática. 1 Conceito
1 Conceito Apostila de Física 01 Prof. Olívio Fernandes Jr Cinemática A cinemática é a parte da mecânica que estuda e descreve os movimentos, sem se preocupar com as suas causas 1.1 Referencial 1. Deslocamento
1 série. Ensino Médio. Aluno(a): Professores:PAULO SÉRGIO DIA: 27MÊS:03. Segmento temático: 01. Qual o conceito físico de aceleração?
: Professores:PAULO SÉRGIO. 04 1 série Ensino Médio Turmas:A e B Aluno(a): Segmento temático: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (M.U.V.) DIA: 27MÊS:03 2018 01. Qual o conceito físico de aceleração? 02. O
Lista de Exercícios MU Prof.Damato (Física).
Lista de Exercícios MU Prof.Damato (Física). 01 - No instante t = 0 um ciclista encontra-se na posição indicada na figura. Ele realiza um movimento retilíneo uniforme e retrógrado, com velocidade escalar
Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac
Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente
INTRODUÇÃO À. Capítulo 2 CINEMÁTICA
INTRODUÇÃO À Capítulo 2 Introdução CINEMÁTICA à Cinemática Conceitos iniciais Uma pessoa está viajando sentada num ônibus que se aproxima de um ponto de parada. A pessoa está em movimento ou em repouso?
COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 1ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA
COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 1ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 09 /04 /2016 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: FÍSICA MODERNA ALUNO(A): SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE
Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Lançamento vertical no vácuo
Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física - Lançamento vertical no vácuo 1- Um corpo é abandonado a 80m do solo. Sendo
Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016
Disciplina: FÍSICA Série/Ano: 1º ANO Professores: BETO, DIOGO, PH e BILL Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou defasagens
Movimento retilíneo uniformemente
15 fev Movimento retilíneo uniformemente variado (MUV) 01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto RESUMO Ao estudarmos o Movimento Uniformemente Variado (ou MUV) estamos
Cinemática REVISÃO ENEM 1. SISTEMAS DE REFERÊNCIA
REVISÃO ENEM Cinemática CINEMÁTICA é a parte da Mecânica que descreve os movimentos, sem levar em consideração as causas do mesmo. Os conceitos de espaço, movimento, repouso e trajetória são relativos,
Unidade 5: Força e movimento
Unidade 5: Força e movimento Desde a antiguidade até os dias atuais que nós, seres humanos, estudamos e aprendemos sobre a produção do movimento e como dominá-lo. E essa constante evolução tecnológica
COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA
COLÉGIO XIX DE MARÇO educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16 /08 /2016 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações
LISTA O gráfico abaixo representa a variação das posições de um móvel em função do tempo (S = f(t)). S(m)
1. O gráfico abaixo representa a variação das posições de um móvel em função do tempo (S = f(t)). S(m) 10 0 1 2 3 4 5 6 7 8 t(s) -10 O gráfico de v x t que melhor representa o movimento acima é: 4. Um
Física PRÉ VESTIBULAR / / Aluno: Nº: Turma: ENSINO MÉDIO MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
PRÉ VESTIBULAR Física / / ENSINO MÉDIO Aluno: Nº: Turma: MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO 01. (UFPR) Um motorista dirige um carro na rodovia Alexandra-Matinhos do litoral do Paraná a 90,0 km/h. O motorista
