GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA BATATEIRA
|
|
|
- Vitória Brezinski Mangueira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA BATATEIRA
2 GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA BATATEIRA INSETOS DO SOLO Alguns dos insetos do solo, nomeadamente: alfinete, melolonta, nóctuas e scutigerella, são pragas muito prejudiciais à cultura da batata. Estes insetos instalam-se no sistema radicular e nos tubérculos, afetando o seu desenvolvimento. A ausência de controlo destas pragas tem implicações muito graves na cultura, quer ao nível do desenvolvimento das plantas, como também ao nível da qualidade dos tubérculos, depreciando-os completamente. Estratégia de controlo RISBAN 5G é um inseticida do solo sob a forma de grânulos finos que atua por contacto, ingestão e fumigação. Deverá ser aplicado em tratamento localizado ou generalizado consoante o equipamento disponível para a aplicação. O historial de intensidade da presença das pragas na parcela, deverá servir de base à decisão da dose a adotar na aplicação, uma vez que se pode optar por doses mais baixas ou mais elevadas, dentro do intervalo previsto no rótulo.
3 INFESTANTES As infestantes provocam prejuízos elevados devido à competição que estabelecem com as culturas e aos problemas que causam durante a colheita. Muitas vezes são também hospedeiras de pragas e doenças prejudiciais, o que torna o controlo fitossanitário mais difícil. A aplicação de herbicidas é fundamental para o controlo das infestantes. Deve ser aplicado um herbicida residual, que permita manter o solo limpo da maioria das espécies anuais. Estratégia de controlo Para o controlo das infestantes através da aplicação de herbicidas residuais, poderá optar-se por aplicar XISTO 330 ou LINULON 45 EC. XISTO 330 é um herbicida residual que atua através da absorção das raízes e gemas em desenvolvimento. Afeta os tecidos meristemáticos, inibindo a divisão celular, o que impede a germinação das sementes e o desenvolvimento inicial das infestantes. LINULON 45 SC é um herbicida predominantemente absorvido pelas raízes, indicado para o controlo de infestantes anuais (monocotiledóneas e dicotiledóneas). Estes herbicidas apresentam uma ótima persistência e seletividade para as culturas, controlando a grande maioria das infestantes mais comuns, quer monocotiledóneas como também dicotiledóneas. Deverão aplicar-se em pré-emergência da cultura, depois da plantação e amontoa. O solo não deverá ser mobilizado depois da aplicação.
4 MÍLDIO O míldio é um problema fitossanitário de origem fúngica que ataca todos os órgãos da batateira: folhas, caules e tubérculos. Na ausência de uma estratégia de proteção adequada, a doença pode levar à destruição total da cultura. Aconselhamos a realização de tratamentos preventivos quando as condições meteorológicas são favoráveis ou após a deteção de focos de infeção primária. Estratégia de controlo A estratégia de tratamentos fungicidas deverá ter como base a forma de ação de cada produto. No início do desenvolvimento da cultura poderá aplicar MILTRIPLO, fungicida penetrante e de superfície, com ação preventiva e curativa (quando aplicado logo após a infeção). Nos tratamentos seguintes, numa fase de grande crescimento vegetativo, deverá recorrer-se ao CRUZADO MZ, fungicida sistémico, com ação preventiva e curativa (em infeções recentes). O metalaxil, confere a este produto uma elevada sistemia, permitindo a protecção dos novos crescimentos. Após o início da formação dos tubérculos e numa fase já bem desenvolvida da massa foliar, poderá optar pela aplicação de MILGOLD PRO, fungicida penetrante, com ação preventiva e curativa. Este fungicida tem capacidade translaminar e é fortemente retido na cutícula das superfícies vegetais. Proporciona uma elevada biodisponibilidade, o que lhe confere elevada resistência à lavagem e persistência. Na fase de engrossamento dos tubérculos poderá optar pela aplicação de ADÉRIO, fungicida com ação preventiva contendo zoxamida. Esta substância possui um modo de ação original e apresenta uma elevada resistência à lavagem, devido à sua fixação e difusão nas ceras cuticulares das folhas. A aplicação de ADÉRIO proporciona uma ótima proteção dos tubérculos. ADÉRIO e MILGOLD PRO, possuem ação complementar na proteção contra a alternariose. Entre aplicações de CRUZADO MZ, MILGOLD PRO e ADÉRIO é aconselhável a aplicação alternada de CIMORAME M ou MILTRIPLO, fungicidas penetrantes, com ação preventiva e curativa. Na fase final do ciclo da cultura pode optar por CIMONIL C, fungicida penetrante com cobre, também com atividade preventiva e curativa, quando aplicado nos primeiros estádios de desenvolvimento do micélio. Devem evitar-se intervalos entre tratamentos muito longos, de forma a reduzir os períodos em que as plantas estejam desprotegidas e desta forma mais suscetíveis às infeções.
5 ALTERNARIOSE A alternariose afeta sobretudo as folhas, mas também os tubérculos, provocando a destruição dos tecidos e a consequente redução da produção. A doença manifesta-se com maior frequência em situações de stress das plantas. A infeção da folhagem ocorre especialmente em condições alternadas de períodos secos e húmidos e com temperaturas elevadas (entre os 20º C e 30º C). Alguns fungicidas utilizados no combate ao míldio apresentam também ação sobre a alternariose. Estratégia de controlo Aconselha-se uma estratégia de tratamentos numa base preventiva. Os produtos com maior eficácia demonstrada são sobretudo constituídos por substâncias fungicidas com ação de contacto. O FOLPETIS WG e o MANCOZEBE SELECTIS são dois fungicidas que alternadamente se podem utilizar para controlo preventivo da doença. O MILGOLD PRO e o ADÉRIO apresentam também ação sobre esta doença. A sua aplicação é muito vantajosa, uma vez que permite controlar simultaneamente as duas principais doenças da cultura.
6 ESCARAVELHO-DA-BATATEIRA O escaravelho destaca-se como uma das principais pragas na cultura da batateira, provocando a destruição das folhas através da atividade alimentar de larvas e adultos. TRAÇA-DA-BATATA A traça-da-batata é um inseto da família dos lepidópteros, típica de regiões quentes e secas. Embora o seu desenvolvimento tenha início no campo, o seu principal impacto negativo ocorre em armazém fazendo com que este seja o principal problema de conservação da batata. Um inadequado controlo desta praga no campo e a falta de condições de armazenamento podem levar a graves consequências. Estratégia de controlo Estratégia de controlo O início dos tratamentos com inseticidas deverá ocorrer ao aparecimento dos primeiros adultos. Deverão ser realizadas aplicações alternadas de ATLAS e FORTIS COMBI, inseticidas com formulações inovadoras (CS e ZC), altamente eficazes, e mais amigas do ambiente. A aplicação destes inseticidas tem como efeito secundário o controlo do Epitrix sp. e também a minimização das populações de Traça-da-batata no campo. O controlo desta praga passa por uma estratégia integrada, entre ações implementadas no campo e em armazém. Recomendamos os nossos 10 PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA PRODUÇÃO. O JACKPOT é um inseticida polvilhável, que deverá ser aplicado uniformemente nos tubérculos, nas doses recomendadas e em batatas isentas de traça. A ação deste inseticida e a sua persistência permitem manter os tubérculos em boas condições durante o armazenamento.
7 10 PASSOS PARA O SUCESSO DA SUA PRODUÇÃO 1 1 Variedades Escolha variedades de ciclo curto Escolha variedades de tuberização mais profunda 2 2 Plantação Aumente a profundidade de plantação Aumente a distância na entre-linha para facilitar a amontoa 3 3 Amontoa Efetue uma amontoa correta com mais volume de terra no camalhão Mantenha uma boa amontoa durante todo o ciclo da cultura Se necessário efetuar 2 amontoas 4 4 Rega Sempre que possível efetue rega de aspersão Mantenha a terra húmida evitando fendas no solo (mesmo depois da dessecação da rama) 5 5 Monitorização Acompanhe a evolução da praga Instale armadilhas com feromona Tratamento inseticidas Efetue tratamentos inseticidas para baixar a população da praga (ATLAS*; PETRA*; FORTIS COMBI*; RISBAN 48 EC*) Realize os tratamentos ao final do dia (crepúsculo) Esteja atento ao Serviço de Avisos *Inseticidas não homologados mas com efeito secundário sobre esta praga Colheita Antecipe a colheita o mais possível Aplique FANDANGO para dessecação da rama da batateira Acondicione rapidamente a batata colhida 8 Pré-armazenamento Armazene a batata imediatamente após a colheita Selecione para armazenamento batata isenta de traça 9 9 Armazenamento Escolha um local fresco, arejado e escuro Limpe e desinfete o local Aplicação de JACKPOT Aplique JACKPOT de forma homogénea em cada camada de batata Utilize um polvilhador de fole para que a corrente de ar gerada permita uma distribuição homogénea do pó inseticida Coloque uma cobertura permeável sobre a batata tratada (papel ou cartão)
8 ENCASCAMENTO DOS TUBÉRCULOS Para uma adequada colheita da cultura da batateira é necessário que os tubérculos estejam nas condições ideais. O nível de firmeza da epiderme dos tubérculos é um fator determinante na qualidade do produto final. Uma colheita efetuada com tubérculos imaturos pode comprometer toda a produção. É fundamental que os tubérculos possam suportar a colheita mecanizada, todo o percurso de embalamento e em alguns casos a lavagem. A dessecação da rama da bateira é atualmente uma das técnicas culturais indispensáveis. Estratégia Para antecipar a colheita e proporcionar um bom encascamento dos tubérculos é conveniente recorrer à aplicação de FANDANGO, um herbicida de contacto, de rápida ação, absorção foliar mas translocação limitada. Este herbicida está indicado para a dessecação da rama da batateira, devendo a sua aplicação ser efetuada logo que os tubérculos tenham atingido o desenvolvimento conveniente. No solo, é importante existir um adequado teor de humidade para que o efeito herbicida não coincida com outros sintomas de stress da cultura.
9 FISIO-ATIVADORES A aplicação do filtrado de algas GA 142 do GOEMAR BM START fornece diversos fisio-ativadores fundamentais que permitem melhorar a atividade fisiológica da planta em relação aos processos de absorção e translocação de nutrientes. As aplicações deverão ser realizadas no período de elevado crescimento e tuberização. A ação da aplicação de GOEMAR BM START, reflete-se muito positivamente no número de tubérculos por planta e no calibre, uma vez que o incremento de produção de poliaminas incrementa o nível de mutiplicação celular potenciando a tuberização e engrossanento dos tubérculos. FITO-NUTRIENTES Para obter produtividades elevadas é necessário proporcionar às plantas um suporte equilibrado de nutrientes e sobretudo prevenir possíveis carências nutricionais. Durante o desenvolvimento vegetativo a aplicação foliar de determinados nutrientes permite maximizar o potencial produtivo da cultura e evitar o stress nutricional. A gama SELKAL é constituída por várias equilíbrios em macronutrientes, micronutrientes queletados e aminoácidos. SELKAL RAÍZ é um potenciador do desenvolvimento inicial da cultura, desenvolvimento radicular e tuberização. O SELKAL FOLHA está indicado para potenciar o desenvolvimento vegetativo da cultura, aumentar a capacidade fotossintética e o calibre dos tubérculos. O SELKAL FRUTO recomenda-se como potenciador do desenvolvimento e qualidade dos tubérculos. A cultura da batata é particularmente exigente em potássio, elemento fundamental na síntese de amido nesta cultura. PROFRUTA K é um adubo foliar líquido com alto teor em potássio, isento de cloretos e especialmente elaborado para corrigir ou prevenir carências deste elemento.
10 ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO SELECTIS INFESTANTES INSETOS DO SOLO MÍLDIO PENETRANTE CIROPENETRANTE SISTÉMICO ALTERNARIOSE ESCARAVELHO-DA-BATATEIRA TRAÇA-DA-BATATA NUTRIÇÃO (FITO-NUTRIENTES) NUTRIÇÃO (FISIO-ATIVADOR) NUTRIÇÃO (ESPECÍFICOS) MOLHANTE DESSECANTE ANTI-ABROLHANTE PLANTAÇÃO PÓS-PLANTAÇÃO PRÉ-EMERGÊNCIA EMERGÊNCIA CRESCIMENTO VEGETATIVO E TUBERIZAÇÃO FLORAÇÃO TUBÉRCULOS EM CRESCIMENTO MATURAÇÃO ENCASCAMENTO ARMAZENAMENTO XISTO 330 LINULON 45 SC RISBAN 5 G CIMORAME M, MILGOLD PRO*, MILTRIPLO CIMONIL C ADÉRIO* CRUZADO MZ MANCOZEBE SELECTIS, FOLPETIS WG ATLAS, CONDOR, PETRA, RISBAN 48 EC, FORTIS COMBI ATLAS, PETRA, RISBAN 48 EC, FORTIS COMBI** JACKPOT SELKAL RAÍZ SELKAL FOLHA SELKAL FRUTO PROFRUTA K GOEMAR BM START AMINOVITAL, CALCIFLOW, BOROFORCE ABION-E FANDANGO TUBEREX EXTRA * Fungicidas com ação complementar sobre a alternariose ** Inseticidas não homolgados mas com efeito secundário no controlo da traça
11 Finalidade Produto Composição Modo de ação IS (Dias) Dose ou Concentração Insetos do solo RISBAN 5G Grânulos finos 5% de clorpirifos (FG) contacto, ingestão e fumigação - 25 a 100 Kg/ha Infestantes XISTO g/l de pendimetalina (SC) residual - 3 a 6 L/ha - LINULON 45 SC 450 g/l de linurão (SC) residual 1 a 2,20 L/ha MILTRIPLO 3% de cimoxanil + 12,5% de folpete + 12,5% de mancozebe (WP) penetrante e contacto 4 Kg/ha 14 CRUZADO MZ 64% de mancozebe + 8% de metalaxil (WP) sistémico e contacto 2,5 Kg/ha CIMORAME M 4% de cimoxanil + 46,5% de mancozebe (WP) penetrante e contacto 3 Kg/ha GAMA PARA PROTEÇÃO DA BATATEIRA Míldio Alternariose Escaravelhoda-batateira CIMAZUL 4% de cimoxanil + 46,5% de mancozebe (WP) penetrante e contacto 3 Kg/ha MILGOLD PRO* 30% cimoxanil + 22,5% famoxadona (WG) penetrante e contacto g/ha ADÉRIO* CIMONILC 66, % de mancozebe + 8,3% de zoxamida (WG) 4% de cimoxanil + 40% de oxicloreto de cobre (WP) ciropenetrante + contacto penetrante e contacto 1,6 a 1,8 Kg/ha 3 Kg/ha FOLPETIS WG 80% de folpete (WG) contacto 1,5 Kg/ha MANCOZEBE SELECTIS 80% de mancozebe (WP) contacto 2 Kg/ha KOCIDE OPTI 30% de hidroxido de cobre (WG) contacto 2,4 Kg/ha CALDA BORDALESA SELECTIS 20% de cobre (sob a forma de sulfato de cobre e cálcio) (WP) contacto 1,25 a 2,25 Kg/hL FOLPETIS WG 80% de folpete (WG) contacto 1,5 Kg/ha MANCOZEBE SELECTIS ATLAS 80% de mancozebe (WP) contacto 2 Kg/ha Micro-encapsulado com 100 g/l de lambda-cialotrina (CS) contacto e ingestão 150 a 200 ml/ha 21 CONDOR 200 g/l de imidaclopride (SL) contacto e ingestão 50 ml/ha 14 RISBAN 48 EC 480 g/l de clorpirifos (EC) contacto e ingestão 1,5 a 2 L/ha FORTIS COMBI Suspensão de micro-cápsulas em suspenção concentrada com 5 g/l de imidaclopride + 12 g/l de lambda-cialotrina (ZC) contacto e ingestão 21 1 L/ha Molhante Dessecante Traça-da-batata PETRA 25 g/l de deltametrina (EC) contacto e ingestão 300 a 500 ml/ha - ABION E 346 g/l de parafina (EW) ml/ha 4 FANDANGO 200 g/l de diquato (SC) contacto 3 a 5 L/ha JACKPOT Pó polvilhável com 0,1% (p/p) de deltametrina (DP) contacto e ingestão - 50 g/t Anti-abrolhante TUBEREX EXTRA Pó polvilhável com 1% (p/p) de clorprofame (DP) regulador de crescimento anti-meristemático - 1 Kg/t * Fungicidas com ação complementar sobre a alternariose GAMA DE FITO-NUTRIENTES SELECTIS PARA NUTRIÇÃO DA BATATEIRA Finalidade Produto Composição Dose Fisio-ativador Fito-nutrientes GOEMAR BM START Filtrado de algas GA 142 com 26,3 g/l de Boro, 44,5 g/l de Magnésio, 90,2 g/l de Enxofre e 0,25 g/l de Molibdénio AMINOVITAL Solução com 112 g/l de Aminoácidos livres e 48 g/l de Azoto 1 a 2 L/ha BOROFORCE Solução com 150 g/l de Boro forma de etanolamina 1 a 2 L/ha 2 L/ha CALCIFLOW Solução com 554 g/l de Cálcio (CaO) 1 a 2 L/ha SELKAL RAíZ SELKAL FOLHA SELKAL FRUTO PROFRUTA K Solução com 41 g/l Aminoácidos livres; g/l Azoto (N); 205 g/l Fósforo (P 2 O 5 ); 51 g/l Potássio (K 2 O); 0,32 g/l Boro; 1,25g/L Ferro (EDDHA); 0,64 g/l Cobre (EDTA); 0,64 g/l Zinco (EDTA); 0,64 g/l Manganês (EDTA); 64 g/l MO total Solução com 39 g/l Aminoácidos livres; 145 g/l Azoto (N); g/l Fósforo (P 2 O 5 ); 154 g/l Potássio (K 2 O); 0,32 g/l Boro; 1,2 g/l Ferro (EDDHA); 0,6 g/l Cobre (EDTA); 0,6 g/l Zinco (EDTA); 0, g/l Manganês (EDTA); 206 g/l MO total Solução com 41 g/l Aminoácidos livres; 51 g/l Azoto (N); 3 g/l Fósforo (P 2 O 5 ); 48 g/l Potássio (K 2 O); 0,3 g/l Boro; 1,2 g/l Ferro (EDDHA); 0,6 g/l Cobre (EDTA); 0,6 g/l Zinco (EDTA); 0, g/l Manganês (EDTA); 154 g/l MO total Solução com 45 g/l de Potássio (K 2 O); 46 g/l de Azoto e 15 g/l de EDTA 2 a 4 L/ha 2 a 4 L/ha 2 a 4 L/ha 3 L/ha
12 SELECTIS Produtos para a Agricultura, S.A. Herdade das Praias Apartado 120 E.C. Bonfim Setúbal Tel: Fax: [email protected] Web: Utilize os produtos fitofarmacêuticos de forma segura. Leia sempre o rótulo e a informação relativa ao produto antes de o utilizar.
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA BATATEIRA
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA BATATEIRA GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA BATATEIRA INFESTANTES As infestantes provocam prejuízos elevados devido à competição que estabelecem com as culturas e aos problemas que causam
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO TOMATEIRO
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO TOMATEIRO GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO TOMATEIRO INFESTANTES As infestantes provocam prejuízos elevados devido à competição que estabelecem com as culturas e aos problemas que causam
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA VINHA
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA VINHA GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA VINHA ESCORIOSE AMERICANA Muitas vezes considerada como uma doença secundária ou ocasional, a Escoriose pode ter consequências graves, provocando
VINHA. Estratégia de Protecção Fitossanitária
VINHA Estratégia de Protecção Fitossanitária Protecção Fitossanitária Herbicidas Fungicidas Insecticidas FUNGICIDAS CONTROLO DAS PRINCIPAIS DOENÇAS Escoriose Míldio Botritis Oídio Escoriose e Míldio SISTÉMICOS
A Nova Geração de Cobre Super
A Nova Geração de Cobre Super 2019 Syngenta. Todos os direitos reservados. ou são marcas comerciais de uma empresa do Grupo Syngenta. Utilize os produtos fitofarmacêuticos de forma segura. Leia sempre
Contributo para o aumento de produtividade e qualidade nos Vinhos Verdes. EVAG, 17 de Abril de 2015
Contributo para o aumento de produtividade e qualidade nos Vinhos Verdes EVAG, 17 de Abril de 2015 Prejuízos causados Infestantes Doenças Pragas Prejuízos causados pelas infestantes Competição com as videiras
Venha conhecer a nova fórmula
Venha conhecer a nova fórmula Fórmula inovadora para protecção do tomate e da batata Um duplo golpe nas pragas! JUDO COMBI é um insecticida que tem na sua composição duas substâncias activas, com diferentes
Nas suas mãos, tem o poder de antecipação.
Nas suas mãos, tem o poder de antecipação. Quando vê mais além, vai mais além. Para a Syngenta, a chave é a capacidade de antecipação, de inovação em cada campo e de dar resposta individualizada a cada
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO TOMATEIRO
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO TOMATEIRO GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO TOMATEIRO INSETOS DO SOLO Alguns dos insetos do solo, nomeadamente: alfinete, melolonta, nóctuas e scutigerella, são pragas muito prejudiciais
CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS
CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MODULO - II.1 Produto fitofarmacêutico Fevereiro 2015 1. Definição de Produto Fitofarmacêutico 2. Classificação química
ABSORÇÃO FOLIAR. Prof. Josinaldo Lopes Araujo. Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes
ABSORÇÃO FOLIAR Prof. Josinaldo Lopes Araujo 1 INTRODUÇÃO Plantas cultivadas dividem-se em: Folhas Caule Raízes Cada parte tem uma função definida As folhas absorvem água e nutrientes Porque essa capacidade?
A peça chave para controlar o míldio na sua vinha
A peça chave para controlar o míldio na sua vinha A nova geração fungicida sinérgica e sustentável para controlar o míldio da videira 2018 Syngenta. Todos os direitos reservados. ou são marcas comerciais
Adubação de Plantas Ornamentais. Professora Juliana Ferrari
Adubação de Plantas Ornamentais Professora Juliana Ferrari Indícios que a planta pode precisar de nutrientes O crescimento se torna lento; Adubação É o método de corrigir as deficiências de nutrientes
PROGRAMAS DE FERTILIZAÇÃO NOS 1 OS ANOS FILIPE COSTA. Workshop Fertilização nos primeiros anos Abril de 2014
PROGRAMAS DE FERTILIZAÇÃO NOS 1 OS ANOS FILIPE COSTA APRESENTAÇÃO Pequena introdução teórica Apresentação do meu testemunho de fertilização NUTRIÇÃO EM FRUTICULTURA Fertilização das Culturas Arbóreas distingue-se
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA VINHA
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA VINHA GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DA VINHA ESCORIOSE AMERICANA Muitas vezes considerada como uma doença secundária ou ocasional, a escoriose pode ter consequências graves, provocando
JAN/2017. Haroldo Rix Engenheiro Agrônomo Gerente Nacional. Juliana Baldin Engenheira Agrônoma Sinop MT (65)
JAN/2017 Haroldo Rix Engenheiro Agrônomo Gerente Nacional Juliana Baldin Engenheira Agrônoma Sinop MT (65) 9 9697-5040 NUTRIÇÃO FOLIAR - aspectos 1. NUTRICIONAL: aplicação do nutriente aplicado para atender
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO MILHO
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO MILHO GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DO MILHO INSETOS DO SOLO Alguns dos insetos do solo, nomeadamente: alfinete, melolonta, nóctuas (roscas) e scutigerella, são pragas que podem afetar
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DAS POMÓIDEAS
GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DAS POMÓIDEAS GUIA PRÁTICO PROTEÇÃO DAS POMÓIDEAS PEDRADO - O pedrado da pereira e da macieira é das mais importantes doenças das pomóideas em todo o Mundo. O fungo infeta folhas,
sal de alumínio) correspondendo a 50% (p/p) de fosetil-al FUNGICIDA
ZETYL COMBI AZUL Pó molhável (WP) com 25% (p/p) de folpete e 46,6% (p/p) de fosetil (na forma de sal de alumínio) correspondendo a 50% (p/p) de fosetil-al FUNGICIDA ESTE PRODUTO DESTINA-SE AO USO PROFISSIONAL
Insecticida eficaz desde o início. Único, pelo seu efeito ovicida
Insecticida eficaz desde o início Único, pelo seu efeito ovicida em Macieira... Inseticida regulador de crescimento, com ação ovicida, para controlo das principais pragas das fruteiras, em particular:
ICL PKpluS A melhor forma de garantir a nutrição balanceada de suas culturas ICL PK. plus
ICL PKpluS A melhor forma de garantir a nutrição balanceada de suas culturas ICL PK plus Aplique os fertilizantes da linha ICL PKpluS para um suprimento equilibrado de nutrientes As formulações da linha
Modelo Técnico da Framboesa
Modelo Técnico da Framboesa Orientações técnicas para a produção de framboesa, na região norte e centro de Portugal continental, em cultura protegida para o mercado em fresco A produção de framboesas possui
Série tecnológica cafeicultura. Amostragem de folhas
Série tecnológica cafeicultura Amostragem de folhas SÉRIE TECNOLÓGICA CAFEICULTURA AMOSTRAGEM DE FOLHAS A folha do cafeeiro é o órgão responsável pelo metabolismo e também o principal local para onde são
ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO. António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013
ACÇÃO de FORMAÇÃO em FERTILIDADE e SANIDADE do CASTANHEIRO António Pedro Tavares Guerra ARBOREA, 13 de Fevereiro 2013 SUMÁRIO SOLO NUTRIENTES PLANTA SOLO SOLO MATÉRIA ORGÂNICA ph do SOLO MATÉRIA ORGÂNICA
MÍLDIO DA BATATEIRA AGENTE RESPONSÁVEL CICLO BIOLÓGICO. Phytophthora infestans
MÍLDIO DA BATATEIRA Phytophthora infestans AGENTE RESPONSÁVEL O míldio, causado pelo fungo Phytophora infestants, é sem dúvida a doença de maior importância na cultura da batata. O fungo ataca durante
CONTROLE QUÍMICO. Variedades com bom desempenho agronômico X suscetibilidade a doenças
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Variedades com bom desempenho agronômico X suscetibilidade a doenças Alternativas de controle X controle químico indispensável Culturas dependentes de controle químico: batata / tomate
Campeão da Região Sudeste. (Produtor) (Consultor) (Estudo de caso) (Relator)
Campeão da Região Sudeste (Produtor) (Consultor) (Estudo de caso) (Relator) Produtor: Ivaldo Lemes da Costa Consultor: Cleber Longhin Cultura: SOJA Propriedade Agrícola: Sítio Matarazzo Município: Itapetininga/SP
Sintomas de deficiência de alguns nutrientes na cultura do milho
Sintomas de deficiência de alguns nutrientes na cultura do milho Prof. Luiz Duarte Silva Júnior Os nutrientes são elementos importantes no desenvolvimento das plantas para que elas possam completar o ciclo
Fitofortificante INFORME TÉCNICO
Fitofortificante INFORME TÉCNICO GREETNAL WIZ GREETNAL WIZ Extracto de algas GREETNAL WIZ é um extracto puro de algas (Ascophyllum nodosum) procedentes das costas do Atlântico Norte. GREETNAL WIZ proporciona
Fungicida sistémico com actividade preventiva e curativa do oídio.
ARITHANE Fungicida sistémico com actividade preventiva e curativa do oídio. Combina 2 modos de acção de 2 substâncias activas com distinta via de actuação bioquímica. Evita o risco de resistências. Controlo
PORTUGAL T: F: E:
Adubos Deiba, Comercialização de Adubos, Lda. Parque Industrial da Mitrena Lotes 42-45 2910-738 Setúbal PORTUGAL T: +351 265 709 660 F: +351 265 709 665 E: [email protected] Uma Empresa: PRODUTOS
FACE PRINCIPAL PERGADO D. Fungicida indicado para o combate ao míldio da videira (uvas para vinificação)
FACE PRINCIPAL PERGADO D Fungicida indicado para o combate ao míldio da videira (uvas para vinificação) Suspensão concentrada (SC), com 250 g/l ou 22,3% (p/p) de ditianão e 62,5 g/l ou 5,59% (p/p) de mandipropamida
ficha técnica C B Algumas características das substâncias activas
MÍLDIO da VIDEIRA (Plasmopara viticola) Ministério da A g r i c u l t u r a, do Desenvolvimento Rural e das Pescas ficha técnica fungicidas e estratégias de luta química DRAEDM Direcção Regional de Agricultura
DominiSolo. Empresa. A importância dos aminoácidos na agricultura. Matérias-primas DominiSolo para os fabricantes de fertilizantes
DominiSolo Empresa A DominiSolo é uma empresa dedicada à pesquisa, industrialização e comercialização de inovações no mercado de fertilizantes. Está localizada no norte do Estado do Paraná, no município
Manutenção de Povoamentos de Eucalipto: Adubação e Controlo do mato. (Aspectos Práticos) José Rafael
Manutenção de Povoamentos de Eucalipto: Adubação e Controlo do mato (Aspectos Práticos) José Rafael Abastena C. Pêra, 18 de Junho de 2016 Objectivos 1. Aumentar a produtividade 2. Reduzir custos por hectare
MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia
PODRIDÃO NEGRA DA VIDEIRA BLACK - ROT Guignardia bidwellii (Ellis) Viala & Ravaz
Direcção de Serviços de Agricultura e Pescas Divisão de Protecção e Qualidade da Produção Estação de Avisos da Bairrada PODRIDÃO NEGRA DA VIDEIRA BLACK - ROT Estação de Avisos da Bairrada: Isabel Magalhães
MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira MILHO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS TECNOLÓGICOS Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia
Nutrição Vegetal e Maneio dos Povoamentos Jovens i (Aspectos Práticos) José Rafael
Nutrição Vegetal e Maneio dos Povoamentos Jovens i (Aspectos Práticos) José Rafael Lisboa, 15 nov 2016 Problemas 1. Baixo rendimento unitário Baixa produtividade Fogos Pragas e doenças 2. Pouca partilha
SUMÁRIO. Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1
SUMÁRIO Capítulo 1 ESCOPO DA FERTILIDADE DO SOLO... 1 1.1 Considerações gerais... 1 1.1.1 Importância da fertilidade do solo... 2 1.1.2 Relação com outras disciplinas... 3 1.1.3 Importância do método científico...
Nutrição de Plantas: Técnicas para aumento da produtividade da Soja. Eng. Agr. Dr. Douglas Gitti Pesquisador de Manejo e Fertilidade do Solo
Nutrição de Plantas: Técnicas para aumento da produtividade da Soja Eng. Agr. Dr. Douglas Gitti Pesquisador de Manejo e Fertilidade do Solo Roteiro 1- Ativos Biológicos na Soja: Azospirillum 2- Sais e
ADUBOS FLUIDOS E ADUBAÇÃO FOLIAR
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO LSO 526 Adubos e Adubação ADUBOS FLUIDOS E ADUBAÇÃO FOLIAR Prof. Dr. Rafael Otto Eng. Agr. Marcos
FACE PRINCIPAL V I T I P E C. Pó molhável (WP) com 6% (p/p) de cimoxanil e 37,5% (p/p) de folpete. Fungicida anti-mildio penetrante
FACE PRINCIPAL V I T I P E C Pó molhável (WP) com 6% (p/p) de cimoxanil e 37,5% (p/p) de folpete Fungicida anti-mildio penetrante ESTE PRODUTO DESTINA-SE AO USO PROFISSIONAL PARA EVITAR RISCOS PARA A SAÚDE
002
001 DIAGNOSE FOLIAR NAS CULTURAS DA MACIEIRA E VIDEIRA GILMAR R. NACHTIGALL Embrapa Uva e Vinho 002 003 004 005 Análise Visual: Identificação de desequilíbrios nutricionais através da observação de sintomas
Divisão de Produção Agrícola
PRODUÇÃO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA VERSUS PRODUÇÃO EM AGRICULTURA CONVENCIONAL CULTURAS PRIMAVERA - VERÃO ANO 2 2010 A G R I C U L T U R A B I O L Ó G I C A Divisão de Produção Agrícola Isabel Barrote Seguindo
A Cultura do Algodoeiro
A Cultura do Algodoeiro Saul Carvalho 10. Calagem Aproximadamente 94% da área cultivada é cerrado É uma das práticas mais importantes na cultura do algodoeiro Altas produtividades estão relacionadas com
SOJA caminhos para a alta produtividade - fisiologia & manejo -
SOJA caminhos para a alta produtividade - fisiologia & manejo - Luiz Gustavo Floss Diretor do GRUPO FLOSS Mestre em Produção Vegetal desde 2001 Consultoria Agronômica Pesquisa Agrícola Estação Experimental
FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra.
FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. Requisitos para o cultivo de algodoeiro GlyTol LibertyLink, além de boas práticas de manejo integrado de plantas daninhas. Cap 1: Descrição do Produto
À PROVA DE MÍLDIO. O que é PERGADO F? Características / Vantagens. Como se aplica? Resumo
F À PRVA DE MÍLDI F À PRVA DE MÍLDI que é PERGAD F? Características / Vantagens Como se aplica? Resumo F À PRVA DE MÍLDI que é PERGAD F? Características / Vantagens Como se aplica? Resumo essencial Contém
HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO
HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO PROTECÇÃO DAS PLANTAS Para se proteger é necessário ter inimigos. No caso das culturas agrícolas são as Pragas e as Doenças que ameaçam a qualidade e a quantidade das produções.
Feijão. 9.3 Calagem e Adubação
Feijão 9.3 Calagem e Adubação Fonte: Fageria et al. (1996). 1996 CORREÇÃO DO SOLO -CALAGEM -GESSAGEM -SILICATAGEM CALAGEM -Aumento da eficiência dos adubos -Produtividade -Rentabilidade Agropecuária. Lopes
MATERIAL TÉCNICO aminoácidos + micronutrientes CANA-PLANTA
MATERIAL TÉCNICO aminoácidos + micronutrientes CANA-PLANTA TRATAMENTO EM CANA-PLANTA objetivos oferecer produtos que estimulem a emissão de raízes iniciais do tolete; aumentar a velocidade de brotação
6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS
6.4 CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS Prejuízos: -Competição por água; -Competição por luz; -Competição por nutrientes; -Hospedeiros de pragas e doenças; -Interferência na operação de colheita. Período de competição:
Dinâmica de nutrientes: solo e planta. Rosana Alves Gonçalves
Dinâmica de nutrientes: solo e planta Rosana Alves Gonçalves Índice Introdução: - Composição elementar das plantas; - Classificação dos elementos. Absorção, transporte e redistribuição dos nutrientes;
16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE
16 EFEITO DA APLICAÇÃO DO FERTILIZANTE FARTURE EM RELAÇÃO AO FORMULADO PADRÃO O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho do fertilizante Farture (00-12-12) em diferentes dosagens em relação ao
AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO
AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO 1. INTRODUÇÃO M = nutriente transportado NUTRIENTE FORMAS NUTRIENTE FORMAS Nitrogênio NO - + 3 e NH 4 Boro H 3 BO 3 Fósforo - H 2 PO 4 Cloro Cl - Potássio K + Cobre Cu
SCALA ESTE PRODUTO DESTINA-SE AO USO PROFISSIONAL PARA EVITAR RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA PARA O AMBIENTE RESPEITAR AS INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
SCALA Suspensão concentrada (SC) contendo 400 g/l ou 36,7% (p/p) de pirimetanil. Fungicida para combate à podridão cinzenta (Botrytis cinerea) da videira, tomateiro (ar livre e estufa), pimenteiro (estufa),morangueiro
Scala Suspensão concentrada (SC) contendo 400 g/l ou 36,7% (p/p) de pirimetanil.
Scala Suspensão concentrada (SC) contendo 400 g/l ou 36,7% (p/p) de pirimetanil. Fungicida para combate à podridão cinzenta (Botrytis cinerea) da videira, tomateiro (ar livre e estufa), pimenteiro (estufa),
13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA
13 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE NUTRIÇÃO VIA FOLIAR APLICADOS NA SOJA EM LUCAS DO RIO VERDE, MT O objetivo neste trabalho foi testar e avaliar o programa de nutrição foliar recomendado pela empresa Helena
Requisitos de Clima e Solo da espécie
Requisitos de Clima e Solo da espécie Clima O amendoim forrageiro apresenta ampla faixa de adaptação, desenvolvendo-se bem desde o nível do mar até aproximadamente 1.800 m de altitude, em áreas com precipitação
Nitrato de potássio pode ser utilizado por um ou mais dos seguintes motivos:
Motivos para se utilizar o nitrato de potássio em aplicações foliares Nitrato de potássio pode ser utilizado por um ou mais dos seguintes motivos: - Para evitar a ocorrência de deficiência nutricional
A Fertilidade e Sanidade do Castanheiro
A Fertilidade e Sanidade do Sessão de esclarecimento- Vinhais, 23 de Janeiro CARLOS VAL Cancro do Castanheiro Cryphonectria parasítica (Murr) Barr. A Fertilidade e Sanidade do SINTOMATOLOGIA O mais característico,
FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS. Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal
FERTILIDADE E MANEJO DE SOLOS Prof. Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal HORÁRIO: SEGUNDAS 08:00 ÀS 10:20 TERÇAS 08:00 ÀS 10:20 METODOLOGIA: Aulas expositivas Indicação de bibliografia relativa ao
6 CALAGEM E ADUBAÇÃO
CULTURA DO MILHO 6 CALAGEM E ADUBAÇÃO 6.1 - CALAGEM -Neutralização do Al; -Buscando atingir 70% da saturação de bases corrige a camada de incorporação; -Correção mais profunda incorporação mais profunda
1.1 Conceitos em nutrição de plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal.
1. CONCEITOS 1.1 Conceitos em nutrição de plantas. 1.2 Conceito de nutrientes e critérios de essencialidade. 1.3 Composição relativa das plantas. Outros elementos químicos de interesse na nutrição vegetal.
Grânulos dispersíveis em água (pepite) com 64% (p/p) de mancozebe + 4% (p/p) de metalaxil-m. Grupo Químico Fenilamida + Ditiocarbamato
Fungicida sistémico e de contacto indicado para combater os vários tipos de míldio nas culturas mencionadas e black-rot na vinha. Possui efeito preventivo, curativo e anti-esporulante e está formulado
Tipos de Crescimento de Planta: Considerações atuais sobre amostragem de folhas e diagnose nutricional da cultura da soja
Tipos de Crescimento de Planta: Considerações atuais sobre amostragem de folhas e diagnose nutricional da cultura da soja Adilson de Oliveira Jr. Pesquisador Embrapa Soja Estrutura Estádios Fenológicos
Nutrição foliar : Desafios e Inovações
Nutrição foliar : Desafios e Inovações Eng. Agro:M.Sc: Guilherme Franco Gerente de Produto Fertilizantes líquidos Hidrossolúveis Kellus [email protected] (11) 3016 9575 / (11) 98339-8357
MANFIL 80 WP FUNGICIDA. Pó molhável (WP) com 80% (p/p) de mancozebe. Contém metenamina
MANFIL 80 WP FUNGICIDA Pó molhável (WP) com 80% (p/p) de mancozebe Contém metenamina ESTE PRODUTO DESTINA-SE AO USO PROFISSIONAL PARA EVITAR RISCOS PARA A SAÚDE HUMANA E PARA O AMBIENTE, RESPEITAR AS INSTRUÇÕES
Grânulos dispersiveis em água com 26,7 % (p/p) de boscalide e 6.7 % (p/p) de piraclostrobina
SIGNUM Grânulos dispersiveis em água com 26,7 % (p/p) de boscalide e 6.7 % (p/p) de piraclostrobina O SIGNUM é um fungicida indicado para o controlo da moniliose (Monilia laxa e Monilia fructigena) e oídio
18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA
18 PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM PÓS- EMERGÊNCIA DA CULTURA O objetivo neste trabalho foi avaliar a aplicação de macronutrientes de diversas fontes e épocas de aplicação
Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro
Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro Fertilidade do Solo e Nutrição do Castanheiro Margarida Arrobas & Manuel Ângelo Rodrigues Centro de Investigação de Montanha Escola Superior Agrária de Bragança
Orvego. Suspensão concentrada (SC) com 300g/L ou 27% (p/p) de ametoctradina e 225g/L ou 20,3 % (p/p) de dimetomorfe
Orvego Suspensão concentrada (SC) com 300g/L ou 27% (p/p) de ametoctradina e 225g/L ou 20,3 % (p/p) de dimetomorfe Fungicida para o controlo do míldio da videira (Plasmopora viticola) mildio da batateira,
Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido
Planta Daninha Cultivos Protegidos Controle de plantas daninhas em cultivos protegidos Pombal PB Conceitos: Planta daninha é aquela que ocorre onde não é desejada Plantas que interferem direta ou indiretamente
Controle Químico de Pragas
Técnicas de manejo Controle Químico Controle Biológico Semioquímicos (Feromônios/Atraentes) Manipulação Genética de Pragas Variedades Resistentes a Insetos (plantas modificadas geneticamente) Manipulação
Aula 02 Agricultura Geral
Aula 02 Agricultura Geral NOÇÕES DE FERTILIDADE DO SOLO a. Conhecendo os elementos essências para as plantas b. Adubação: métodos e princípios c. Necessidade de correção do solo Prof. Ednei Pires Eng.
COMPASSO Camalhões com 3 linhas (pode também ser com 2) distanciadas entre si 20cm com a distância na linha a 10cm, ou seja 30 plantas/m 2.
SEMENTEIRA / TRANSPLANTAÇÃO Alentejo: Opção por sementes de dias curtos com plantação no Outono. Cultivar de cebola de dias curtos ( Spring Star ) Spring Star - Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.
Grânulos dispersiveis em água com 25,2 % (p/p) de boscalide e 12,8 % (p/p) de piraclostrobina
Bellis O BELLIS é um fungicida pertencente ao grupo químico das estrobilurinas (QoI), indicado para o controlo do pedrado (Venturia pirina) e estenfiliose (Stemphylium vesicarium) da pereira e doenças
ADUBOS FLUIDOS E ADUBAÇÃO FOLIAR
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DO SOLO LSO 526 Adubos e Adubação ADUBOS FLUIDOS E ADUBAÇÃO FOLIAR Prof. Dr. Rafael Otto Piracicaba, SP
Gestão dos solos em viticultura de encosta
Workshop Gestão dos solos em viticultura de encosta Pinhão, 28 de outubro de 2013 Sérgio Vieira Inicio de atividade no ano de 2005 Localizada na Zona Industrial de Vila Real Atua na comercialização de
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DAS PLANTAS
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DAS PLANTAS Francisco A. Monteiro Quirino A. C. Carmello Antonio Roque Dechen AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DAS PLANTAS NUTRIÇÃO DA PLANTA É UM DOS FATORES QUE DETERMINA
O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES
O SOLO COMO F0RNECEDOR DE NUTRIENTES LIQUIDA (SOLUÇÃO DO SOLO) ÍONS INORGÂNICOS E ORGÂNICOS/MICROPOROS SÓLIDA - RESERVATORIO DE NUTRIENTES - SUPERFÍCIE QUE REGULA A CONCENTRAÇÃO DOS ELEMENTOS NA SOLUÇÃO
17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA
17 EFEITO DA APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA PRODUTIVIDADE DA SOJA O objetivo deste experimento foi avaliar a resposta do programa nutricional via foliar recomendado pela microquímica na cultura da soja
NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085
NATUREZA E TIPOS DE SOLOS ACH-1085 FUNÇÕES ECOLÓGICAS DO SOLO 1 conteúdo 1. O solo no globo terrestre 2. Formação do solo 3. Necessidades do vegetais 4. Funções ecológicas do solo 5. Leis ecológicas 2
BOLETIM TÉCNICO IHARA RETOME A DIREÇÃO DA SUA LAVOURA
BOLETIM TÉCNICO IHARA RETOME A DIREÇÃO DA SUA LAVOURA FUNGICIDA INOVAÇÃO E QUALIDADE JAPONESAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA BRASILEIRA Há mais de 50 anos, trabalhamos com os agricultores brasileiros para
Modelo Técnico da Amora
Modelo Técnico da Amora Orientações técnicas para a produção de amora, na região norte e centro de Portugal continental, para o mercado em fresco Tendo em conta a expansão do mercado em fresco da amora
FACE PRINCIPAL ORTIVA OPTI
FACE PRINCIPAL ORTIVA OPTI Fungicida com ação preventiva, curativa e anti-esporulante sob a forma de suspensão concentrada (SC), com 80 g/l ou 6,56% (p/p) de azoxistrobina e 400 g/l ou 32,8% (p/p) de clortalonil
E E FICÁCIA C OMPROVADAS
SELETIVIDADE E E FICÁCIA C OMPROVADAS Fungicida Seletivo e Eficaz PRISMA, a base do ativo Difenoconazole, é um fungicida sistêmico do grupo dos triazóis, com ação predominantemente preventiva. Possui distribuição
FLORORGAN EM FEIJOEIRO
1 RELATÓRIO TÉCNICO FLORORGAN EM FEIJOEIRO Flororgan é uma linha de produtos com alto valor biológico, oriundos da biofermentação industrial com nutrientes, aminoácidos e matéria orgânica, que atua de
RIDOMIL GOLD MZ PÉPITE
RIDOMIL GOLD MZ PÉPITE 250g, 1 e 5 kg Fungicida sistémico do grupo das fenilamidas indicado para combater os míldios da videira, batateira, tomateiro, alface, pepino, meloeiro, cebola e black-rot da videira
Economia Rural: os solos. Geografia 7º ano Professor André
Economia Rural: os solos Geografia 7º ano Professor André Solo camada superficial das terras emersas do planeta, com espessura que varia de alguns centímetros a alguns metros. É a parte da crosta terrestre
15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM
15 AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS SEED E CROP+ EM ASSOCIAÇÃO COM LOCKER NA CULTURA DA SOJA O objetivo neste trabalho foi avaliar o desempenho dos produtos (Seed e Crop+) e a sua associação com Locker em aplicação
