Plano de Aulas AutoCAD 2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aulas AutoCAD 2011"

Transcrição

1 Aula 1 Iniciar os alunos no uso do AutoCAD Capítulo 1 Introdução ao AutoCAD 2011 Capítulo 2 Área de Trabalho do AutoCAD 2011 Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD 2011 Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Abra sua aula de forma entusiasta e motivadora, isto gera um clima agradável e proporciona um ambiente de aprendizagem significativo. Quebrar o gelo do início da aula é fundamental para que os alunos se envolvam com a proposta que será lançada à turma. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 1, apenas explique aos alunos qual é a capacidade mínima para se instalar o AutoCAD Trabalhando com o conteúdo do capítulo 2, mostre os elementos da área de trabalho, ensine-os a habilitar e desabilitar as barras de ferramentas e principalmente enfatize a linha de comandos, que é o elemento mais importante deste capítulo. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 3, explique cada uma das coordenadas e peça para os alunos criarem um retângulo de 60 por 40 e que comece nos pontos X, Y = 100, 100, com todas as três coordenadas. Fazendo o mesmo desenho com coordenadas diferentes, eles terão um exemplo prático de como elas funcionam. Finalmente peça para eles fazerem os exercícios contidos no caderno de exercícios de 1 a 6. Muito provavelmente não será possível terminar durante a aula desta forma continue na aula seguinte. É importante deixar bem explicado e fazer devagar este capítulo para que o conteúdo seja bem fixado.

2 Aula 2 Ensinar a trabalhar com coordenadas, visualizar e criar desenhos. Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD Capítulo 4 Comandos de Visualização. Capítulo 5 Comandos de criação de desenhos. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 3, termine os exercícios da aula passada. Como foi dito, é importante não ter pressa neste capítulo. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 4, abra um desenho qualquer que vem na pasta Sample do AutoCAD, explique os comandos de visualização e sempre peça para eles repetirem o comando. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 5, explique todos os comandos da barra de ferramentas Draw (com exceção de dois ou três, pois eles entram em outro capítulo. É só seguir a apostila.) sempre pedindo para eles testarem os comandos. É fundamental alertá-los para sempre prestar atenção na linha de comandos, pois é lá que o AutoCAD vai pedir as dimensões e outros detalhes necessários para se criar o desenho. Ao terminar este capítulo, não será possível dar novos exercícios, pois eles vão precisar de comandos que estão nos próximos dois capítulos, porém peça para que continuem os exercícios da aula anterior uma vez que não devem ter sido concluídos (1 a 6).

3 Aula 3 Ensinar a criar desenhos com precisão. Capítulo 5 Comandos de criação de desenhos (continuação). Capítulo 6 Ferramentas de Precisão. Terminar o capítulo 5, caso não tenha sido finalizado na aula anterior. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 6, utilize as ferramentas de precisão, uma a uma, sempre com um teste prático do aluno. Lembrando que este é o capítulo mais importante até o momento. Sem este capítulo, o aluno não trabalha com precisão.

4 Aula 4 Ensinar a modificar desenhos. Capítulo 7 Comandos de Modificação de desenhos. Terminar o capítulo 6, se necessário. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 7, utilize as ferramentas da barra Modify (Modificar), sempre criando alguns objetos e trabalhando estes comandos em cima deles, com os alunos repetindo em seguida. Ao terminar este capítulo, interrompa o conteúdo teórico e peça para os alunos fazerem os exercícios pedidos na apostila. É hora de exercitar os capítulos 4, 5, 6 e 7. Neste momento é que realmente começa o curso do AutoCAD, onde eles irão utilizar o software para criar algo. Assim proponha um breve exercício para os alunos de maneira que tenham que exercitar o conteúdo visto até o momento. Crie uma pasta para cada aluno e a partir desta data todos os desenhos serão salvos nela. É o momento de correr a sala e ir ajudando-os nas dúvidas.

5 Aula 5 Ensinar a criar e modificar desenhos. Capítulos 7. Aplicar os exercícios do 7 ao 15 para que os alunos exercitem o que aprenderam, pela prática estes serão desenvolvidos nas próximas 2 aulas após esta de maneira a manter todos os alunos ocupados. Porém, deixe alguns exercícios na manga da camisa para evitar a ociosidade de alunos que por ventura terminem rapidamente. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

6 Aula 6 Ensinar a criar e modificar desenhos. Capítulos 5, 6 e 7. Continuar com os exercícios da aula passada (7 a 15). Porém, deixe alguns exercícios na manga da camisa para evitar a ociosidade de alunos que por ventura terminem rapidamente. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

7 Aula 7 Ensinar a criar e modificar desenhos. Capítulos 5, 6 e 7. Continuar com os exercícios da aula passada (7 a 15). Porém, deixe alguns exercícios na manga da camisa para evitar a ociosidade de alunos que por ventura terminem rapidamente. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

8 Aula 8 Ensinar a trabalhar com camadas. Capítulo 8 Trabalhar com Layers. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 8, crie um desenho qualquer, mas desta vez, sempre utilizando layers. Mostre as vantagens de se trabalhar com layers. Este é um capítulo rápido. Então, ao terminar, peça para abrirem os exercícios 7 a 15, criar as layers e atribuí-las aos desenhos. Após peça para fazer os desenhos 16 a 18, trabalhando com camadas desde o começo. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

9 Aula 9 Ensinar a trabalhar com camadas. Capítulo 8 Trabalhar com Layers. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 8, crie um desenho qualquer, mas desta vez, sempre utilizando layers. Mostre as vantagens de se trabalhar com layers. Este é um capítulo rápido. Então, ao terminar, peça para abrirem os exercícios 7 a 15, criar as layers e atribuí-las aos desenhos. Depois peça para fazer os desenhos 16 a 18, trabalhando com camadas desde o começo. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

10 Aula 10 Ensinar a tirar informações dos desenhos e cotá-los. Capítulo 9 Informações dos objetos. Capítulo 10 Cota. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 9, crie um desenho qualquer e mostre como tirar informações deste desenho. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 10, ensine os comandos da barra de ferramentas Dimension (Cota). Crie um desenho qualquer, cote-o e peça para todos repetirem. No último comando, Estilo de Cota, será aberta uma janela para configuração das cotas. Nesta janela existem várias guias; entre em todas elas e explique-as. Isso é mais importante que cotar o desenho. É o capítulo mais longo do curso. Ao terminar, todos terão que abrir um desenho que já tenham feito, criar uma layer cota e cotar todo o desenho, conforme as cotas da apostila. Faça isso usando os desenhos do caderno de desenho de 7 a 18. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

11 Aula 11 Ensinar a cotar os desenhos. Capítulo 10 Cota. Continue com os exercícios da aula passada dando sequência aos procedimentos para cotagem dos desenhos. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

12 Aula 12 Ensinar a cotar os desenhos. Capítulo 10 - Cota Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Continue com os exercícios da aula passada dando sequência aos procedimentos para cotagem dos desenhos. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

13 Aula 13 Ensinar a criar e inserir blocos nos desenhos. Capítulo 11 Biblioteca Blocos. Terminar os exercícios da aula passada, se necessário. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 11, ensine-os a criar e inserir um bloco no desenho. É um capítulo rápido. Explique para os alunos o que é o bloco, como utilizá-lo e qual o principal objetivo de seu uso. Continue com os exercícios da aula passada dando sequência aos procedimentos para cotagem dos desenhos. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

14 Aula 14 Ensinar a trabalhar com propriedades dos desenhos e criar desenhos isométricos. Capítulo 12 DesignCenter. Capítulo 13 Desenhos Isométricos. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 12, abra, pelo DesignCenter, um arquivo qualquer que esteja na pasta DesignCenter, que fica dentro da pasta do AutoCAD Com este arquivo é possível explicar esta ferramenta. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 13, crie uma caixa isométrica de 50 por 50, mostre os comandos proibidos em isométricos e depois cote este desenho. Finalmente arrume a cota e é só fazer o exercício. Para exercitar este conteúdo trabalhe com o exercício 19 e aplique os conhecimentos adquiridos até este ponto do curso. Acompanhe a todos os alunos orientando, tirando dúvidas e estimulando-os para que concluam os desafios propostos.

15 Aula 15 Ensinar a imprimir um desenho. Capítulo 14 Plotagem Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Na primeira meia hora da aula trabalhe com o conteúdo do capítulo 14, mostre todas as ferramentas da janela Imprimir. Ensine a imprimir colorido e mono, com e sem escala, todo o desenho ou só uma parte. Ofereça todos os detalhes e informações sobre plotagem para que os alunos aprendam a usar esta ferramenta. É importante que o instrutor proponha um exercício para os alunos de forma que eles tenham que utilizar boa parte do conhecimento adquirido até este momento do curso servindo como uma revisão uma vez que na próxima aula eles serão submetidos a uma avaliação prática no AutoCAD. Ressalte que na aula seguinte será aplicada uma prova para fechamento do conteúdo 2D.

16 Aula 16 Avaliação. Todo o conteúdo até o momento. Para avaliar os conteúdos apresentados ao longo do curso e dimensionar qual a aprendizagem do aluno aplicaremos nesta aula uma avaliação que exigirá dele colocar em prática o que foi visto no curso. Desta forma a facilitar o trabalho aplique o exercício 20 do caderno de exercícios como avaliação para os alunos. É um desenho da construção civil que envolve muitos comandos e conceitos vistos no curso. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

17 Aula 17 Introdução ao AutoCAD 3D. Ensinar a trabalhar com visualização e coordenadas em 3D. Capítulo 15 Visualização em 3D. Capítulo 16 Sistemas de Coordenadas do Usuário. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 15, abra um desenho 3D qualquer da pasta AutoCAD 2011 apresente os comandos de visualização nele, sempre com os alunos repetindo logo em seguida. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 16, crie uma caixa em 3D de 60,40,50. Também é possível aplicar os comandos de visualização 3D neste desenho para reforçar. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

18 Aula 18 Ensinar a trabalhar com modelamento aramado. Capítulo 17 Métodos de Modelamento em 3D Modelamento Aramado Trabalhando com o conteúdo do capítulo 17, crie o desenho que está na apostila, que ele não só se explica, como também explica o capítulo. O modelamento aramado é tudo o que foi feito até o momento. A diferença é que está sendo feito em 3D. Para o modelamento aramado existe apenas o exercício para seguir passo a passo, mesmo porque não é tão importante este tipo de modelamento. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

19 Aula 19 Ensinar a trabalhar com modelamento superfície. Capítulo 18 Modelamento Superfície. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 18, apenas mostre os comandos deste modelamento. Como o próximo capítulo (Modelamento Sólido) tem vários comandos idênticos, mas com a vantagem de serem muito mais flexíveis, não é necessário fazer exercícios, pois eles teriam que ser repetidos no capítulo 19. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

20 Aula 20 Ensinar a trabalhar com modelamento Sólido. Capítulo 19 Modelamento Sólido Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Trabalhando com o conteúdo do capítulo 19, mostre todos os comandos, sempre com os alunos repetindo logo em seguida. Este é o mais importante dos modelamentos em 3D, por isso podemos investir um tempo a mais com ele. Procure frisar a importância deste modelamento para os alunos. Dificilmente os dois primeiros modelamentos são utilizados no mercado hoje. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

21 Aula 21 Ensinar a trabalhar com modelamento Sólido. Capítulo 19 Modelamento Sólido Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Finalizar o conteúdo do capítulo 19, se necessário for e em seguida propor aos alunos a execução dos exercícios de 21 a 24. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

22 Aula 22 Ensinar a trabalhar com modelamento Sólido. Capítulo 19 Modelamento Sólido. Finalizar o conteúdo do capítulo 19, se necessário for e em seguida propor aos alunos a execução dos exercícios de 21 a 24. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

23 Aula 23 Ensinar a alterar desenhos sólidos. Capítulo 20 Editando Sólidos. Capítulo 21 Edição no espaço 3D. Trabalhando com o conteúdo dos capítulos 20 e 21, mostre todos os comandos, sempre com os alunos repetindo logo em seguida. Estes são comandos complementares ao modelamento sólido. Ao terminar estes capítulos aplique os exercícios de 25 a 29 para que eles pratiquem o conteúdo apresentado. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

24 Aula 24 Ensinar a alterar desenhos sólidos. Capítulo 20 Editando Sólidos Capítulo 21 Edição no espaço 3D Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Se for necessário finalize os conteúdos do capítulo 20 e 21. Ao terminar estes capítulos aplique os exercícios de 25 a 29 para que eles pratiquem o conteúdo apresentado. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

25 Aula 25 Ensinar a alterar desenhos sólidos. Capítulo 20 Editando Sólidos Capítulo 21 Edição no espaço 3D Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Retome o desenvolvimento dos exercícios de 25 a 29 para que eles pratiquem o conteúdo apresentado. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

26 Aula 26 Ensinar a criar acabamento realista. Capítulo 22 Acabamento Realista Capítulo 23 Animação Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Trabalhando com o conteúdo do capítulo 22, apenas mostre os comandos existentes. O acabamento realista é fraco no AutoCAD, comparando-se com outros programas existentes no mercado. Trabalhando com o conteúdo do capítulo 23, apenas mostre os comandos existentes. A animação é fraca no AutoCAD, comparando-se com outros programas existentes no mercado. Por isso este capítulo é muito pouco utilizado e não faremos um aprofundamento neste assunto para não gastar tempo demais da aula. Utilize no máximo 30 minutos da aula para tal explicação. A intenção é apenas mostrar que existe algo deste tipo no AutoCAD. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos. Lembre a todos que na aula seguinte encerra-se o curso e para finalizar será realizada uma avaliação do conteúdo trabalhado no curso.

27 Aula 27 Avaliação de conteúdo apresentado no curso. Avaliação de conteúdo. Computadores que possuam o AutoCAD instalado Projetor Apostila Para finalizar o curso aplique o exercício 30 como avaliação, peça para que o aluno salve este conteúdo para que você possa avaliar o desempenho dele. Acompanhe o desempenho de todos e esteja atento à evolução dos alunos.

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf..

Este software resolve todos esses problemas.adobe reader é um software free, para ler os arquivos pdf.. Conhecendo arquivos PDF O PDF surgiu graças aos esforços de um dos fundadores da empresa Adobe Systems, John Warnock. A idéia inicial era criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO Vamos aprender juntos o passo a passo para navegar e estudar com tranquilidade no ambiente aconchegante de seu doce

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens

Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções.

Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. 13. Editor de leiautes Voltado para novos usuários, este capítulo fornece uma instrução para edição de Leiaute do SILAS e suas funções. Neste capítulo uma breve explicação será apresentada sobre a organização

Leia mais

Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema

Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema Execom!ERP, de maneira sucinta. Para maiores informações entrar em contato através das seguintes maneiras: Skype

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD

Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD Capacitação - HÓRUS Manual do Participante do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - EaD SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO... 3 2.1 Objetivos do curso... 3 2.2 Recursos de Aprendizagem...

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Treinamento IDCad 2015

Treinamento IDCad 2015 Treinamento IDCad 2015 Carregar IDCad Instalando e configurando o IDCad 2015 (Ver guia de Instalação). Abrindo o IDCad 2015. Criando parede inicial. Desenhar paredes comandos (PARE, PARD, PARC). Executar

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Manual das planilhas de Obras

Manual das planilhas de Obras Manual das planilhas de Obras Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 01. Pedidos... 3 Pedido de material detalhado;... 3

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Editor de textos APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Editor de textos APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Editor de textos APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1... 3 Apresentação BrOffice Writer... 3 Exercício 1:... 6 2 Aula 1 Apresentação BrOffice Writer O BrOffice

Leia mais

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word

Tutorial Gerar arquivo PDF. Gerando um documento pdf com várias imagens 1- Inserir imagem no Word Tutorial Gerar arquivo PDF. Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, elaboramos um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato pdf contendo

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento.

Tutorial Folha Express. Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Tutorial Folha Express Como otimizar a confecção da folha de pagamento. Índice Apresentação Pág. 2 Passo 1 Pág. 3 Disponibilização da Folha de Pagamento Passo 2 Pág. 5 Exportação de clientes e Folha de

Leia mais

Web & Marketing Digital

Web & Marketing Digital Web & Marketing Digital TUTORIAL CRIANDO E GERENCIANDO SUA AGENDA 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...PG 03 1.1. ESTRUTURA DO SISTEMA...PG 03 2. CONHEÇA O MENU DO SISTEMA AGENDA...PG 04 2.1. CRIANDO UMA AGENDA...PG

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 19

Prof. Flávio Henrique de Lima Araújo 19 Um pouco mais sobre as funções matemáticas Em primeiro lugar precisamos ter em mente que o EXCEL é uma ferramenta poderosa que nos dá condição de trabalhar com planilhas eletrônicas, ou seja, com funções,

Leia mais

JBOLETO GENERATOR A maneira mais fácil para trabalhar com boletos bancários. Agradecimentos

JBOLETO GENERATOR A maneira mais fácil para trabalhar com boletos bancários. Agradecimentos Agradecimentos Ao concluir a confecção deste manual, gostaria de agradecer a equipe de desenvolvimento da empresa onde trabalho por ter ajudado e acreditado neste projeto: Márcio Morais (Analista de Sistemas),

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES

CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES CERTIFICADO DIGITAL CONECTIVIDADE DIGITAL ICP GUIA PLANCON DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAR SEU TOKEN, PENDRIVE OU LEITOR DE CARTÕES Se você já adquiriu seu Certificado Digital e ainda não o instalou, este

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

A figura abaixo, à direita, mostra uma apresentação gerada no MS PowerPoint. Uma apresentação desse tipo é útil para:

A figura abaixo, à direita, mostra uma apresentação gerada no MS PowerPoint. Uma apresentação desse tipo é útil para: INTRODUÇÃO AO POWERPOINT 16.1 Objetivo Apresentar o PowerPoint, o software para montar apresentações na forma de slides da Microsoft. Isso será feito obedecendo-se a uma seqüência que demonstre como montar

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO

Tutorial RM. academico.unipe.br ALUNO Tutorial RM academico.unipe.br ALUNO Caro (a) aluno (a), Este tutorial irá ajudá-lo (a) no acesso ao novo sistema educacional do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br) Faça

Leia mais

Configurações de Templates no SolidWorks 2011

Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Esse tutorial tem como intuito a criação de propriedades personalizadas, a criação destas propriedades é uma forma de automatizar o preenchimentos de informações

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor Consumidor.gov.br Usuário: Consumidor O Consumidor.gov.br permite ao consumidor registrar reclamações direcionadas às empresas cadastradas. Para conhecê-las, clique em Empresas Participantes. Para iniciar

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1.

1.2) Na tela seguinte, o primeiro item a ser selecionado é o Unidade Acumuladora1. MANUAL DA NOVA VERSÃO DE ARQUIVAMENTO DO CPROD Na nova versão de Arquivamento que está sendo implementada no CPROD, antes de realizarmos o Arquivamento do Processo ou Documento em si, temos que criar no

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação

Sagômetro Digital. Manual de Instalação e Operação Manual de Instalação e Operação MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO APRESENTAÇÃO: Esse instrumento foi especialmente desenvolvido para realizar medições de Ságitas em Blocos Oftálmicos onde através de software

Leia mais

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível.

Módulo de Topografia Avançada. Curvas de nível. Módulo de Topografia Avançada Curvas de nível. Esta ferramenta gera a triangulação e o cálculo das curvas de nível para a representação do relevo em estudo. O acesso a este recurso está no menu suspenso

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request

Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Gui apar aescol hadefot os com opsg Request Manualdousuár i ofi nal DLL System Guia para Escolha de Fotos no PSG Request Como escolher as fotos do CD ou DVD que você recebeu de seu Fotógrafo Suporte Técnico

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

AirPort Express: configurações iniciais

AirPort Express: configurações iniciais AirPort Express: configurações iniciais Como me livrar do fio do provedor de internet? Vantagens - tamanho compacto; - porta USB para compartilhar a impressora; - equipamento bastante discreto; - suporte

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 Observação: FAVOR VERIFICAR A RESOLUÇÃO DA MÁQUINA (RESOLUÇÃO DA TELA DEVERÁ SER 1024 x 768) e liberação das portas 7778 e 7780 no firewall para

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 02 Prof. André Moraes 3 MÁQUINAS VIRTUAIS Em nossa aula anterior, fizemos uma breve introdução com uso de máquinas virtuais para emularmos um computador novo

Leia mais