GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação."

Transcrição

1 GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. LEI Nº , DE 29 DE JULHO DE Dispõe sobre o controle e a venda de alimentos nos estabelecimentos farmacêuticos localizados no Estado de Goiás. a seguinte lei: A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS decreta e eu sanciono Art. 1º. Para a comercialização de produtos alimentícios, os estabelecimentos farmacêuticos deverão manter seções separadas, de acordo com a natureza dos alimentos expostos, considerando-se as definições do Anexo I, desta Lei. Parágrafo único. A venda de gêneros alimentícios de que trata o caput deste artigo limita-se àqueles relacionados no Anexo II desta Lei. Art. 2º. Incluem-se no Anexo II os sorvetes e picolés industrializados, desde que em forma não líquida, devidamente embalados e acondicionados em refrigeradores próprios. Art. 3º. A inobservância aos dispositivos desta Lei configura infração sanitária prevista no arts. 10, incisos IV e XXIX, da Lei n , de 20 de agosto de 1997, e 220, inciso I, da Lei n , de 16 de janeiro de Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia, 29 de julho de 2002, 114 o da República. MARCONI FERREIRA PERILLO JÚNIOR Walter José Rodrigues Fernando Passos Cupertino de Barros (D.O )

2 ANEXO I DAS DEFINIÇÕES Alimentos para Fins Especiais. Portaria n o 29/98/SVS/MS do dia 30/13/1998. São os alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequadas à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. Os alimentos para Fins Especiais. Portaria n o 29/28/SVS/MS do dia 30/03/1998, classificando-se em: 1. Alimentos para Dietas com Restrição de Nutrientes: 1.1. Alimentos para Dietas com Restrição de Carboidratos. (dextose): Alimentos para dietas com restrição de sacarose, frutose e ou glicose Alimentos especialmente formulados para atender às necessidades de pessoas com distúrbios no metabolismo desses açúcares. Podem conter no máximo 0,5g de sacarose, frutose e ou glicose por 100g ou 100mL do produto final a ser consumido Alimentos para dietas com restrição de outros mono e/ou dissacarídeos: Alimentos especialmente formulados para atender às necessidades de portadores de intolerância à ingestão de dissacarídeos e ou portadores de erros inatos do metabolismo de carboidratos. Podem conter no máximo 0,5g do nutriente em referência, por 100g ou 100mL do produto final a ser consumido. Dietético: Adoçante com restrição de sacarose, frutose e ou glicose Adoçante Adoçante formulados para dietas com restrição de sacarose, frutose e ou glicose, para atender às necessidades de pessoas suspeitas à restrição de ingestão desses carboidratos. As matérias-primas sacarose, frutose e glicose não podem ser utilizadas na formulação desses produtos alimentícios Alimentos para Dietas com Restrição de Gorduras: Alimentos especialmente formulados para pessoas que necessitem de dietas com restrição de gorduras. Podem conter no máximo 0,5g de gordura total por 100g ou 100mL do produto final a ser consumido Alimentos para Dietas com Restrição de Proteínas:

3 Alimentos especialmente elaborados para atender às necessidades de portadores de erros inatos do metabolismo, intolerâncias, síndromes de má absorção e outros distúrbios relacionados à ingestão de aminoácidos e ou proteínas. Estes produtos devem ser totalmente isentos do componente associado ao distúrbio Alimentos para Dietas com Restrição de Sódio: Alimentos hipossódicos. Alimentos especialmente elaborados para pessoas que necessitem de dietas com restrição de sódio, cujo valor dietético especial é o resultado da redução ou restrição de sódio. 2. Alimentos para Ingestão Controlada de Nutrientes: 2.1. Alimentos para Controle de Peso. Portaria n o 30/98/SVS/MS do dia 30/03/1998 publicada no DOU em 30/03/1998. Alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentar composição definida, adequada a suprir parcialmente as necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinados a propiciar redução, manutenção ou ganho de peso corporal Alimentos para redução ou manutenção de peso por substituição parcial das refeições ou para ganho de peso por acréscimo às refeições: Alimentos que se destinados à redução de peso podem substituir até duas refeições da dieta diária; quando destinados à manutenção do peso corporal, podem substituir uma refeição diária. Quando destinados ao ganho de peso, até duas porções do alimento podem ser acrescentadas à dieta convencional diária. Estes alimentos não devem se constituir em fonte nutricional exclusiva da dieta diária total Alimentos para redução de peso por substituição total das refeições: Alimentos especialmente formulados e elaborados de forma a apresentarem composição definida, cujo consumo se destina a substituição total das refeições, com a finalidade de redução de peso corporal Alimentos para Praticantes de Atividade Física. Portaria n o 222/98/SVS/MS do dia 25/03/1998 publicada no DOU em 25/03/ Repositores hidroeletrolíticos: São produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos, associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física. Opcionalmente, estes produtos podem conter potássio, vitaminas e ou minerais Repositores Energéticos: São produtos formulados com nutrientes que permitam o alcance e ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas. Opcionalmente, estes produtos podem

4 conter vitaminas e ou minerais Alimentos Protéicos: São produtos com predominância de proteína(s), hidrolisada(s) ou não, em sua composição, formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste(s) nutriente(s) ou complementar a dieta de atletas, cujas necessidades protéicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais. Opcionalmente, estes produtos podem conter vitaminas e ou minerais. Podem conter ainda carboidratos e gorduras, desde que a soma dos percentuais do valor calórico total de ambos não supere o percentual de proteínas Alimentos Compensadores: São produtos formulados de forma variada para serem utilizados na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de atividade física. Opcionalmente, estes produtos podem conter vitaminas e ou minerais Aminoácidos de cadeia ramificada: São produtos formulados a partir de concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada, com o objetivo de fornecimento de energia para atletas. física: Outros alimentos com fins específicos para praticantes de atividade São produtos formulados de forma variada com finalidades metabólicas específicas, decorrentes da prática de atividade física Alimentos para Dietas para Nutrição Enteral Resolução RDC n o 63/2000/ ANVISA, do dia 06/07/2000: São alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializada, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas Alimentos para Dietas de Ingestão Controlada de Açúcares Portaria n o 29/28/SVS/MS, do dia 13/01/1998: Alimentos especialmente formulados para atender às necessidades fisiológicas de pessoas que apresentam distúrbios do metabolismo de açúcares, não devendo ser adicionados de açúcares. É permitida a presença dos açucares naturalmente existentes nas matérias primas utilizadas Outros Alimentos Destinados a Fins Específicos. Esses alimentos devem atender às necessidades fisiológicas pertinentes, classificados e normatizados por regulamentados específicos.

5 3. Alimentos para Grupos Populacionais Específicos Alimentos de Transição para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (Sopinha, papinha, purê e suquinho). Portaria n o 34/98/SVS/MS, do dia 13/01/ Lactente é a criança de zero a doze meses de idade incompletos (11 meses e 29 dias); idade. - Criança de primeira infância é a criança de doze meses e três anos de 3.2. Alimentos para Gestantes e Nutrizes. Portaria n o 223/98/SVS/MS, do dia 24/03/1998 publicada no DOU em 25/03/1998. Complementos Alimentares para Gestantes e Nutrizes são aqueles que se destinam a complementar a alimentação de Gestantes e Nutrizes. Gestante é a mulher desde a fecundação do óvulo até o momento do parto; Nutriz ou lactante é a mulher que alimenta o lactente ao seio Alimentos à Base de Cereais para Alimentação Infantil Portaria n o 36/98/ SVS/MS, do dia 13/01/ Fórmulas Infantis. Portaria n o 977/98/SVS/MS, do dia 05/12/1998 publicada no DOU em 15/04/1998. São produtos em forma líquida ou em pó destinados a alimentação de lactentes, sob prescrição, em substituição total ou parcial do leite humano, para satisfação das necessidades nutricionais deste grupo etário. Executam-se as fórmulas dietoterápicas específicas Alimentos para Idosos: São alimentos que atendem às necessidades nutricionais e fisiológicas especiais dos idosos. Específicos Outros Alimentos Destinados aos Demais Grupos Populacionais 4. Suplementos Vitamínicos e ou de Minerais. Portaria n o 32/98/SVS/MS, do dia 13/01/1998 publicada no DOU em 15/01/1998. Denominados simplesmente de suplementos, são alimentos que servem para complementar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação. Devem conter um mínimo de 25% e no máximo até 100% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de vitaminas e ou minerais, na porção diária indicada pelo fabricante, não podendo substituir os alimentos, nem serem considerados como dieta exclusiva. 5. Sucedâneos do Sal (Sal hipossódico). Portaria n o 54/95/SVS/MS, do dia

6 04/07/1995. É o produto elaborado a partir da mistura de cloreto de sódio com outros sais, com poder salgante semelhante ao sal de mesa, pode correr no máximo 50% do teor de sódio contido na mesma quantidade de cloreto de sódio. 6. Alimentos com Alegação de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde. Resolução n o 19/99/ANVS, do dia 30/04/1999 republicada em 10/12/1999. Alegação de propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente e não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normas do organismo humano. Alegação de propriedade de saúde é aquela que afirma, sugere ou implica a existência da relação entre o alimento ou ingrediente com doença ou condição relacionada à saúde. 7. Mel. Resolução da CNNPA 12/36 de Mel é produto natural elaborado por abelhas a partir do néctar de flores e/ou exsudatos sacarínicos de plantas. 8. Chás. Portaria n o 519/98/ANVISA, de 26/06/1998. Chás são produtos constituídos de partes de vegetais, inteiras, fragmentadas ou moídas, obtidos por processo tecnológicos adequados a cada espécie, utilizados exclusivamente na preparação de bebidas alimentícias por infusão ou decocção em água potável, não podendo ter finalidade farmacoterapêuticas. ANEXO II DOS ALIMENTOS PERMITIDOS NO COMÉRCIO FARMACÊUTICO Os estabelecimentos farmacêuticos somente poderão comercializar as seguintes categorias de alimentos, conforme definições constantes do anexo I desta Portaria: 1. Alimentos para Dietas com Restrição de Nutrientes: açúcares); 1.1. Alimentos com restrição de carboidratos (adoçantes dietéticos e isentos de 1.2. Alimentos para dietas com restrição de gorduras; fenilcetonúricos); 1.3. Alimentos para dietas com restrição de proteínas (para pacientes 1.4. Alimentos para dietas com restrição de soído; 1.5. Outros alimentos destinados a fins específicos.

7 2. Alimentos para Ingestão Controlada de Nutrientes: 2.1. Alimentos para Controle de Peso; Alimentos para redução ou manutenção de peso por substituição parcial das refeições ou para ganho de peso por acréscimo às refeições Alimentos para redução de peso por substituição total de refeições Alimentos para Praticantes de Atividade Física: Repositores hidroeletrolíticos para praticantes de atividade física; Repositores energéticos para atletas; Alimentos protéicos para atletas; Alimentos compensadores para praticantes de atividade física; Aminoácidos de cadeia ramificada para atletas; física Outros alimentos com fins especiíficos para praticantes de atividade 2.3. Alimentos para Dietas de Nutrição Enteral; Alimentos nutricionalmente completos para nutrição enteral Alimentos para suplementação de nutrição enteral; Alimentos para situações metabólicas especiais para nutrição enteral; Módulos de Nutrientes para nutrição enteral; 2.4. Alimentos para Dietas de Ingestão Controlada de Açúcares Outros Alimentos Destinados a Fins Específicos. 3. Alimentos para Grupos Populacionais Específicos: 3.1. Alimentos de Transição para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (Sopinha, papinha, purê, suquinho); 3.2. Alimentos para Gestantes e Nutrizes; 3.3. Alimentos à Base de Cereais para Alimentação Infantil; 3.4. Alimentos para Idosos;

8 3.5. Outros alimentos Destinados a Grupos Populacionais específicos. 4. Suplementos Vitamínicos e/ou Minerais. Classificam-se como Suplementos: 1. Vitaminas isoladas ou associadas entre si; 2. Minerais isolados ou associados entre si; 3. Associações de vitaminas com minerais; 4. Produtos fontes naturais de vitaminas e ou minerais, legalmente regulamentados por Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) de conformidade com a legislação pertinente. Nota: Para as vitaminas e minerais, isolados ou combinados, adotam-se as especificações da Farmacopéia Brasileira, outras Farmacopéias oficialmente reconhecidas e ou do Food Chemical Codex. 5. Sucedâneos do Sal (Sal hipossódico). 6. Alimentos Ricos em Fibras. Rotulagem. 7. Alimentos com alegação de Propriedade Funcionais e/ou de Saúde em 8. Mel e Derivados. 9. Chás Aromáticos. Este texto não substitui o publicado no D.O. de

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença?

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? Centro de Ciências da Saúde - UFRJ Rio de Janeiro, 8 de abril de 2002 LEGISLAÇÕES DE 1968-1988 Decreto - Lei 986/69 - Normas Básicas de Alimentos Alimento

Leia mais

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Por que Devemos Olhar os Rótulos dos Alimentos? Você sabe o que está comendo? Por

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Valor unitário. Valor total. Item Produto Qnt

PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Valor unitário. Valor total. Item Produto Qnt PREGÃO PRESENCIAL Nº 44/2016 ANEXO I RETIFICAÇÃO DA NUMERAÇÃO DOS ITENS ONDE SE LÊ: Item Produto Qnt 1. 3. 4. 5. 6. SUPLEMENTO NUTRICIONAL HIPERPROTEICO com densidade calórica de 1kcal/ml. Contendo em

Leia mais

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto

10 dicas. Desvendar Rótulos. A ordem dos ingredientes altera o produto 10 dicas Desvendar Rótulos 1 A ordem dos ingredientes altera o produto Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente de quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o de maior quantidade,

Leia mais

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação deste Regulamento, para se adequarem ao mesmo.

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação deste Regulamento, para se adequarem ao mesmo. SECRETARIA DE VIGÊNCIA SANITÁRIA PORTARIA Nº 29, DE 13 DE JANEIRO DE 1998 (*) A Secretária de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009.

INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009. Dispõe sobre a relação de produtos permitidos para dispensação e comercialização em farmácias e drogarias. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 271, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade III Nutrição na doença e agravos à saúde. Tipos de dietas e consistência NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Dietoterapia Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores

Leia mais

INTRODUÇÃO À DIETOTERAPIA

INTRODUÇÃO À DIETOTERAPIA INTRODUÇÃO À DIETOTERAPIA Profª: Haracelli Leite da Costa Objetivo da Aula Conhecer afinalidade da dietoterapia; Conhecer termos específicos da dietoterapia; Conhecer os caminhos para se trabalhar adietoterapia

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança

Leia mais

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PROCESSO: Nº. 061/2013 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº. 021/2013 CONTRATO Nº. 1763 de 05/07/2013 CONTRATANTE: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA. CONTRATADO: EMPÓRIO

Leia mais

Compromisso da Kraft Foods Brasil

Compromisso da Kraft Foods Brasil Compromisso da Kraft Foods Brasil Compromisso da empresa A Kraft Foods adota, mundialmente, regras para dirigir a publicidade de seus produtos a crianças de forma responsável. De acordo com tais regras,

Leia mais

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis.

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis. ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária Perguntas e Respostas sobre Fórmulas Infantis Gerência de Produtos Especiais Gerência Geral de Alimentos www.anvisa.gov.br Brasília/DF Fevereiro de 2014

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 263, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 263, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 263, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO ALERGIA X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR Laíse Souza Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO COMO DIFERENCIAR A ALERGIA ALIMENTAR DA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?! ALERGIA ALIMENTAR

Leia mais

publicação: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 23 de setembro de 2005

publicação: D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 23 de setembro de 2005 título: Resolução RDC nº 272, de 22 de setembro de 2005 ementa não oficial: Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA PRODUTOS DE VEGETAIS, PRODUTOS DE FRUTAS E COGUMELOS COMESTÍVEIS". publicação: D.O.U. - Diário

Leia mais

Informe Técnico n. 72, de 1 de agosto de 2016. Resultados do monitoramento do teor de sódio nos alimentos processados - Terceiro termo de compromisso.

Informe Técnico n. 72, de 1 de agosto de 2016. Resultados do monitoramento do teor de sódio nos alimentos processados - Terceiro termo de compromisso. Informe Técnico n. 72, de 1 de agosto de 2016 Assunto: Resultados do monitoramento do teor de sódio nos alimentos processados - Terceiro termo de compromisso. 1. Introdução Em 13 de dezembro de 2011 o

Leia mais

Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 58, de 5 setembro de 2007

Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 58, de 5 setembro de 2007 Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 58, de 5 setembro de 2007 Dispõe sobre o aperfeiçoamento do controle e fiscalização de substâncias psicotrópicas anorexígenas e dá outras providências. A Diretoria

Leia mais

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE

SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE SEMÁFORO NUTRICIONAL CONTINENTE Índice Introdução 3 O que é o Semáforo Nutricional? 4 Porquê o Semáforo? 5 Porquê gorduras, gorduras saturadas, açúcar e sal? 5 O que significam as cores? 8 O que é uma

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas. 40 mil. Mais de 200 indústria farmacêutica. 270 milhões unidades produzidas por ano

24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas. 40 mil. Mais de 200 indústria farmacêutica. 270 milhões unidades produzidas por ano ENTRE AS MAIORES INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL E COM O MAIOR CRESCIMENTO DO MERCADO. 9 empresas 24 centros de distribuição do Brasil em unidades produzidas Mais de O Grupo Cimed é assim: medicamentos,

Leia mais

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!!

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! M.S 6.6969.0027.001-8 FÓRMULA ESPECIAL : GUARANÁ + 21 VITAMINAS E MINERAIS UMA CÁPSULA AO DIA 1200 MG. ALTO PODER DE CONCENTRAÇÃO NÃO ENGORDA! NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! É um polivitamínico completo

Leia mais

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil

Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil VOCÊ ESTÁ EM: HOME / NOTÍCIAS / ARTIGOS Proibição da gordura hidrogenada representa avanço no Brasil Por Dr.Marchesini Publicado dia 18/07/2014 às 04h48 A recente recomendação do Conselho Nacional de Segurança

Leia mais

Para que serve o alimento?

Para que serve o alimento? Alimentação e Saúde saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma

Leia mais

POP 08 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

POP 08 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS 1 Objetivos Definir as normas a serem aplicadas na dispensação de medicamentos em Farmácia. 2 Alcance Auxiliares de farmácia que receberam o treinamento. 3 Responsabilidades: Farmacêutico Responsável.

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

12/9/2010. Necessidade Nutricional. Recomendação. Recomendação de Nutrientes

12/9/2010. Necessidade Nutricional. Recomendação. Recomendação de Nutrientes Universidade Federal de Juiz de Fora Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Nutrição Atividade Prática II NUT 003 Recomendação de Nutrientes Profª Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho

Leia mais

Instrução Normativa nº 28 de 12/06/2007 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (D.O.U. 14/06/2007)

Instrução Normativa nº 28 de 12/06/2007 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (D.O.U. 14/06/2007) Instrução Normativa nº 28 de 12/06/2007 / MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (D.O.U. 14/06/2007) Composto lácteo. Aprovar o regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM PEDIATRIA

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM PEDIATRIA Roberta Ferlini Elza Daniel de Mello Introdução Uma alimentação saudável é de fundamental importância para a saúde da criança, principalmente nos primeiros anos de vida. A dieta alimentar deve garantir

Leia mais

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Projeto de Lei do Senado nº., de 2005. O CONGRESSO NACIONAL decreta: 1 Projeto de Lei do Senado nº., de 2005 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Obriga os estabelecimentos que especifica a fornecerem informações nutricionais dos alimentos e bebidas preparados. Art. 1º Os serviços

Leia mais

LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER

LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI UM ALIMENTO ÚNICO LEITES E FÓRMULAS INFANTIS AJUDA PARA CRESCER ESTA FARMÁCIA CUIDA DE SI SEMPRE QUE A AMAMENTAÇÃO NÃO É POSSÍVEL

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL KIDS CHOCOLATE

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL KIDS CHOCOLATE FICHA DE ESPECIFICAÇÃO SUSTEMIL KIDS CHOCOLATE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 B. Concórdia. Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA NUTRIÇÃO E DIETETICA SISTEMA DIGESTORIO TÉCNICA DIETETICA E GASTRONOMIA CONTEÚDO ACUMULADO ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 NUTRIÇÃO - Campus Mossoró) 3ª série Introdução

Leia mais

Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011.

Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011. 1 Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 43, de 19 de setembro de 2011. Dispõe sobre o regulamento técnico para fórmulas infantis para lactentes. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 85, de 13 de dezembro de 2004. D.O.U de 17/12/2004 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Secretaria de Saúde do Estado Agência Estadual de Vigilância Sanitária AGEVISA - PB. Resolução RDC AGEVISA nº. 006, 11 de dezembro de 2002.

Secretaria de Saúde do Estado Agência Estadual de Vigilância Sanitária AGEVISA - PB. Resolução RDC AGEVISA nº. 006, 11 de dezembro de 2002. Secretaria de Saúde do Estado Agência Estadual de Vigilância Sanitária AGEVISA - PB Resolução RDC AGEVISA nº. 006, 11 de dezembro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para transporte, distribuição,

Leia mais

CREATINA MONOHIDRATADA

CREATINA MONOHIDRATADA CREATINA MONOHIDRATADA CREATINA MONOHIDRATADA Suplemento para Atletas Nome Químico: N-caminoiminometi N-metilglicina monohidratada. CAS Number: 6020-87-7. Formula Molecular: C 4 H 9 N 3 O 2 H 2 O. Peso

Leia mais

Base de dados de Suplementos Alimentares. Paulo Fernandes

Base de dados de Suplementos Alimentares. Paulo Fernandes Base de dados de Suplementos Alimentares Paulo Fernandes Suplementos Alimentares Definição: DL nº136/2003 de 28 de Junho - Géneros alimentícios - Destinam-se a complementar e ou suplementar o regime alimentar

Leia mais

PRODUTOS DA COLMEIA GUIA DE ACONSELHAMENTO

PRODUTOS DA COLMEIA GUIA DE ACONSELHAMENTO PRODUTOS DA COLMEIA GUIA DE ACONSELHAMENTO PRODUTOS DA COLMEIA A Forever Living Products oferece-lhe uma extraordinária linha de produtos da colmeia, 100% naturais. As nossas colmeias estão localizadas

Leia mais

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS-SIMD. Resolução nº 07/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 04 /2015/SIMD

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS-SIMD. Resolução nº 07/2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 04 /2015/SIMD SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE DOURADOS-SIMD Resolução nº 07/2015. (Diário Oficial nº 4.070 de 09/10/2015). Obs. Todos os textos de Leis, Decretos e normativas aqui descritos não substituem os originais

Leia mais

Unidade V Desnutrição e Obesidade NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno

Unidade V Desnutrição e Obesidade NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM. Profa Dra Milena Baptista Bueno Unidade V Desnutrição e Obesidade NUTRIÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM Profa Dra Milena Baptista Bueno Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) SAN é a garantia do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade,

Leia mais

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K

Acessulfame K: é um adoçante derivado do potássio, seu poder adoçante é de até 200 vezes maior do que a sacarose. O Acessulfame K Os prós e contras dos diferentes tipos de adoçantes e açucares A busca por novos tipos de adoçantes é cada vez maior, não apenas por aqueles que necessitam deste produto, como os pacientes diabéticos,

Leia mais

GUIA RÁPIDO NUTRIÇÃO INFANTIL

GUIA RÁPIDO NUTRIÇÃO INFANTIL O leite materno deve ser sempre a primeira opção para a alimentação do lactente. Quando não for possível a manutenção do aleitamento materno, as fórmulas infantis são os substitutos mais adequados para

Leia mais

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária Perguntas e Respostas sobre Informação Nutricional Complementar Gerência de Produtos Especiais Gerência Geral de Alimentos www.anvisa.gov.br Brasília/DF

Leia mais

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 06/2001

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 06/2001 ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 06/2001 Tipos de PJ s: HOSPITAIS E CLÍNICAS A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, no uso de suas atribuições legais que lhe confere a Lei 6.583/78; Considerando

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

Sumário. Data: 17/12/2012. Nota Técnica: 02 /2013 Solicitante: Juiz de Direito da 4º Vara Cível de Pouso Alegre Numeração: 0.016.773-12.2013.8.13.

Sumário. Data: 17/12/2012. Nota Técnica: 02 /2013 Solicitante: Juiz de Direito da 4º Vara Cível de Pouso Alegre Numeração: 0.016.773-12.2013.8.13. Nota Técnica: 02 /2013 Solicitante: Juiz de Direito da 4º Vara Cível de Pouso Alegre Numeração: 0.016.773-12.2013.8.13.0525 TEMA: Uso de Dieta Diabetic Nestlé e Clexane em paciente com sequela neurológica

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 27 de fevereiro de 2013 (27.02) (OR. en) 6875/13 DENLEG 18 AGRI 121

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 27 de fevereiro de 2013 (27.02) (OR. en) 6875/13 DENLEG 18 AGRI 121 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 27 de fevereiro de 2013 (27.02) (OR. en) 6875/13 DENLEG 18 AGRI 121 NOTA DE ENVIO de: Comissão Europeia data de receção: 22 de fevereiro de 2013 para: Secretariado-Geral

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ABIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ABIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE I SEMINÁRIO ESTADUAL DA REDE-SANS DESAFIO E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADEQUADA E SOLIDÁRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ABIA E MINISTÉRIO DA SAÚDE São Paulo,

Leia mais

Unidade: Planejamento de Dietas. Unidade I:

Unidade: Planejamento de Dietas. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Planejamento de Dietas Introdução Nesse módulo é o momento de elaborar dietas balanceadas, ou seja, é chegada a hora de combinar as substâncias alimentares (fontes de nutrientes),

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013 Altera o Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos, para determinar que os alimentos que contenham lactose indiquem,

Leia mais

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ

FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ FISIOLOGIA ANIMAL - UERJ 1) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo

Leia mais

BOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE SOJA: ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DO PRODUTO.

BOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE SOJA: ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DO PRODUTO. BOLO DE CHOCOLATE COM FARINHA DE SOJA: ANÁLISE SENSORIAL E INTENÇÃO DE COMPRA DO PRODUTO. Ingrid Icety Insfran¹, Thaise Maria Tobal ². ¹ Acadêmica do Curso de Nutrição, ² Orientadora. Docente na Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. título: Resolução RDC nº 270, de 22 de setembro de 2005 ementa não oficial: Aprova o "REGULAMENTO TÉCNICO PARA ÓLEOS VEGETAIS, GORDURAS VEGETAIS E CREME VEGETAL". publicação: D.O.U. - Diário Oficial da

Leia mais

PARECER Nº, DE 2001. RELATOR: Senador RICARDO SANTOS

PARECER Nº, DE 2001. RELATOR: Senador RICARDO SANTOS . PARECER Nº, DE 2001 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS sobre o Projeto de Lei da Câmara n.º 123, de 2001, que Dispõe sobre a elaboração, beneficiamento e comercialização de produtos artesanais de origem

Leia mais

Palavras Chave: Suplementos Nutricionais, Atividade Física, Performance atlética

Palavras Chave: Suplementos Nutricionais, Atividade Física, Performance atlética AVALIAÇÃO DO GRAU DE CONHECIMENTO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM ESTUDANTES DO 1º E 7º SEMESTRE, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA Mari Uyeda Aira Pagan Zogaib RESUMO

Leia mais

MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes

MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes MATÉRIAS PRIMAS NA ALIMENTAÇÃO. Prof. Ana Paula Lopes Definição de Alimento De acordo com o Código Nacional de Saúde, Decreto-Lei 986/1969, alimento é toda substância ou mistura de substâncias, no estado

Leia mais

Terapia Nutricional em situações de demanda calórica e proteica elevada

Terapia Nutricional em situações de demanda calórica e proteica elevada Terapia Nutricional em situações de demanda calórica e proteica elevada Diversos estudos revelam pacientes desnutridos diagnosticados logo no momento de admissão hospitalar, variando entre 30% e 70% 3.

Leia mais

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE BARRAS DE CEREAIS E GRANOLAS

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE BARRAS DE CEREAIS E GRANOLAS ANÁLISE DA OULAGEM NUICIONAL DE BAS DE CEEAIS E GNOLAS C.. Storck 1, A. P. de Oliveira 2 1 - Curso de Nutrição - Centro Universitário Franciscano - CEP: 97010-491 - Santa Maria - S - Brasil, elefone: (55

Leia mais

Resolução nº 5063, de 30 de março de 2016

Resolução nº 5063, de 30 de março de 2016 Altera a Resolução nº 233 de 25/06/2003 Altera a Resolução nº 3075 de 26/03/2009 Altera a Resolução nº 4282 de 17/02/2014 Resolução nº 5063, de 30 de março de 2016 Dispõe sobre procedimentos a serem observados

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

Bebés: administração consoante as necessidades. Ideal a quantidade de 200 ml/kg de peso/24 horas

Bebés: administração consoante as necessidades. Ideal a quantidade de 200 ml/kg de peso/24 horas Resumo das Características do medicamento 1 Denominação do medicamento Redrate pó para solução oral Associação 2 Composição qualitativa e quantitativa 1 carteira contém: Glucose 4 g Cloreto de sódio 0,7

Leia mais

3278129-55.2012.8.13.0024 TEMA:

3278129-55.2012.8.13.0024 TEMA: Data: 28/12/2012 NT 60/2012 Medicamento/dieta x especial Material Procedimento Solicitante Cobertura Anadyr Baeta Nunes - Escrivã Judicial em plantão Numeração Única: 3278129-55.2012.8.13.0024 TEMA: Dieta

Leia mais

Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 Decreto nº 36.900, de 23 de novembro de 2015

Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 Decreto nº 36.900, de 23 de novembro de 2015 Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 Decreto nº 36.900, de 23 de novembro de 2015 Estabelece diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas da rede de ensino do Distrito Federal. O GOVERNADOR

Leia mais

O que você precisa saber sobre óleos e gorduras ÓLEOS E GORDURAS

O que você precisa saber sobre óleos e gorduras ÓLEOS E GORDURAS ÓLEOS E GORDURAS Óleos e gorduras comestíveis são fundamentais na alimentação humana, pois, fornecem calorias (9 Kcal/g), auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) para o interior

Leia mais

Lactantes Nutrição na Lactação

Lactantes Nutrição na Lactação Nutrição Normal e Dietética Nutrição na Lactação Aspectos Importantes Processo complementar à gestação Grande impacto na saúde do lactente Algumas vantagens do aleitamento materno menor frequência de infecções

Leia mais

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A

PAULOCINTI É T I C A P U B L I C I T Á R I A ANEXO H ALIMENTOS, REFRIGERANTES, SUCOS, ACHOCOLATADOS E BEBIDAS ISENTAS DE ÁLCOOL. Os anúncios deverão adotar terminologia para designar qualidades como diet, light, não contém açúcar, não contém glúten.

Leia mais

DOCUMENTO 2 CONTRIBUIÇÕES INCORPORADAS AO REGULAMENTO PROVENIENTES DA CONSULTA PÚBLICA Nº. 71/2006

DOCUMENTO 2 CONTRIBUIÇÕES INCORPORADAS AO REGULAMENTO PROVENIENTES DA CONSULTA PÚBLICA Nº. 71/2006 14 DOCUMENTO 2 CONTRIBUIÇÕES INCORPORADAS AO REGULAMENTO PROVENIENTES DA CONSULTA PÚBLICA Nº. 71/2006 15 164 167 159 RELATÓRIO DE INSTRUÇÃO (INSERIDO NA ANTIGA RESOLUÇÃO INICIAL) considerando a necessidade

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO

TERMO DE ADJUDICAÇÃO Processo n 1547/2016 Pregão Eletrônico nº. 04/2016 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Os itens do referido certame foi adjudicado pelo Pregoeiro Sr. Edson Carlos Pereira as empresas participantes com valores unitários

Leia mais

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 89, de 13 de dezembro de 2004. D.O.U de 17/12/2004 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

DISPENSAÇÃO REMOTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

DISPENSAÇÃO REMOTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS DISPENSAÇÃO REMOTA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS Este documento tem por finalidade oferecer às farmácias orientações para atender a legislação e construir um site que esteja de acordo com as normas vigentes.

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 134 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 135 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para

Leia mais

PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho!

PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho! PARABÉNS!! Você conseguiu amamentar exclusivamente o seu filho! Alimentação Complementar após 6 meses Estagiárias-Nutrição UFMA A alimentação complementar, serve para complementar e não substituir o leite

Leia mais

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido.

Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. Existe uma variedade de cápsulas, pós, chás e outros produtos no mercado com uma só promessa: acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido. O importante é ter em mente que deixar de se alimentar é

Leia mais

Cuidando. da APLV com mais. Sabor

Cuidando. da APLV com mais. Sabor Cuidando da APLV com mais Sabor Como oferecer as fórmulas infantis para as crianças O aleitamento materno deverá ser mantido após o diagnóstico da alergia à proteína do leite de vaca (APLV), porém as mães

Leia mais

Fornecimento de Refeições Escolares às crianças do Pré Escolar. Normas de Utilização do Serviço

Fornecimento de Refeições Escolares às crianças do Pré Escolar. Normas de Utilização do Serviço Fornecimento de Refeições Escolares às crianças do Pré Escolar Normas de Utilização do Serviço Considerando a necessidade de adaptar os tempos de permanência das crianças nos estabelecimentos de ensino

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR INDICAÇÕES PARA TRANSFUSÃO DE PLASMA FRESCO CONGELADO E CRIOPRECIPITADO Apoliano Albuquerque PLASMA FRESCO CONGELADO - PFC Consiste na

Leia mais

Avaliação dos rótulos de suplementos de carboidrato

Avaliação dos rótulos de suplementos de carboidrato Vol. 1, No. 1, Março, 2012, 16 20 Avaliação dos rótulos de suplementos de carboidrato Ioná Zalcman Zimberg 1, Monique C. Leitão 2, Deise H. Yamauchi 3, Isa de Pádua Cintra 4. Autor de correspondência:

Leia mais

Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais

Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais Catálogo de Produtos Biscoitos Integrais Mellilotus: Nutrição e Sabor A Mellilotus foi criada para aqueles que se preocupam com a saúde, mas não querem abrir mão do sabor. São receitas balanceadas, que

Leia mais

BENEFÍCIOS DE FIBRA SOLÚVEL PREBIÓTICA NO CONSUMO DE SORVETES. Edmar Françolin Especialista Técnico. 26/04/2007 14:30h

BENEFÍCIOS DE FIBRA SOLÚVEL PREBIÓTICA NO CONSUMO DE SORVETES. Edmar Françolin Especialista Técnico. 26/04/2007 14:30h BENEFÍCIOS DE FIBRA SOLÚVEL PREBIÓTICA NO CONSUMO DE SORVETES Edmar Françolin Especialista Técnico 26/04/2007 14:30h Fruto-oligossacarídeos de Cadeia Curta scfos Prebiótico & Fibra Alimentar Solúvel Bioligo

Leia mais

Dieta Normal ou Geral. Tipos de Dietas. Dietas Hospitalares. Modificações da Dieta Normal. Modificações da Dieta Normal. Modificações da Dieta Normal

Dieta Normal ou Geral. Tipos de Dietas. Dietas Hospitalares. Modificações da Dieta Normal. Modificações da Dieta Normal. Modificações da Dieta Normal Tipos de Dietas Dietas Hospitalares Introdução à Nutrição Dieta Normal ou Geral Quantidades adequadas de nutrientes no intuito de suprir os requerimentos do organismo. Não existe restrição a alimentos

Leia mais

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP

Sangue Eritrócitos. Fisiologia Molecular BCT 2S/2011. Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP Sangue Eritrócitos Fisiologia Molecular BCT 2S/2011 Universidade Federal de São Paulo EPM/UNIFESP FUNÇÕES DO SANGUE 1) Respiratória: transporte dos gases O 2 e CO 2 2) Nutritiva: transporte dos diversos

Leia mais

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII

DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII DISCIPLINA NOÇÕES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA CARBOIDRATOS PROFESSORA IVETE ARAKAKI FUJII Todos os seres vivos necessitam de energia para viver Os carboidratos são a principal fonte de energia Para os seres

Leia mais

GESTÃO DE PESO GUIA DE ACONSELHAMENTO

GESTÃO DE PESO GUIA DE ACONSELHAMENTO GESTÃO DE PESO GUIA DE ACONSELHAMENTO GESTÃO DE PESO Actualmente existe uma preocupação crescente com os hábitos alimentares e gestão de peso. Uma dieta ideal deverá ser eficaz, saborosa e de fácil implementação.

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Anexo A CAZIGERAN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Drágeas

Anexo A CAZIGERAN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Drágeas Anexo A CAZIGERAN CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Drágeas DL aspartato de potássio... 200,0 mg DL aspartato de magnésio... 200,0 mg acetato de racealfatocoferol (vitamina E)... 100,0 mg cloridrato

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

CARTILHA OBESIDADE. Realização:

CARTILHA OBESIDADE. Realização: Realização: Superintendência de Vigilância em Saúde Gerencia de Vigilância Epidemiológica de Doenças Não Transmissíveis Coordenação de Vigilância Nutricional Cibele Souto de Paiva Lorena Elza Eterno de

Leia mais

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela.

Diabetes. Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. Diabetes Hábitos saudáveis para evitar e conviver com ela. diabetes É uma doença crônica, caracterizada por um distúrbio do metabolismo da glicose (açúcar). Consiste no aumento dos níveis de glicose no

Leia mais

Utilização da Análise do Leite como ferramenta de monitoramento e ajustes de dietas em rebanhos de gado de leite

Utilização da Análise do Leite como ferramenta de monitoramento e ajustes de dietas em rebanhos de gado de leite PECNORDESTE 2014 XVIII Seminário Nordestino de Pecuária IV SEMINÁRIO DSM TORTUGA NORDESTE Utilização da Análise do Leite como ferramenta de monitoramento e ajustes de dietas em rebanhos de gado de leite

Leia mais

01 INDUSTRIA DE ALIMENTOS. Frutas cristalizadas (1093-7/02). Alimentos dietéticos e para crianças (1099-6/99).

01 INDUSTRIA DE ALIMENTOS. Frutas cristalizadas (1093-7/02). Alimentos dietéticos e para crianças (1099-6/99). ATIVIDADES RELACIODAS A CE FISCAL 0892-4/03 REFINO E OUTROS TRATAMENTOS DO SAL Moagem, purificação, refino e outros tratamentos do sal. 1031-7/00 CONSERVAS DE FRUTAS Conservas de frutas (frutas conservadas

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DE PORCAS REPRODUTORAS OBJECTIVOS DE PRODUÇÃO

ALIMENTAÇÃO DE PORCAS REPRODUTORAS OBJECTIVOS DE PRODUÇÃO N 49 ALIMENTAÇÃO DE PORCAS REPRODUTORAS 1) INTRODUÇÃO Construir durante a gestação reservas corporais suficientes e fácilmente mobilizáveis que serão utilizadas na lactação (em parte), para compensar algum

Leia mais

CONHECIMENTO E CONSUMO DE PRODUTOS LIGHT E DIET ENTRE ADOLESCENTE

CONHECIMENTO E CONSUMO DE PRODUTOS LIGHT E DIET ENTRE ADOLESCENTE CONHECIMENTO E CONSUMO DE PRODUTOS LIGHT E DIET ENTRE ADOLESCENTE MARIN, T; CAMPOS, M, C. Resumo: As pessoas se preocupam cada vez mais com doenças relacionadas a alimentação, por isso as indústrias de

Leia mais

TABELA NUTRICIONAL BOLO DE CHOCOLATE TRADICIONAL SUPERCONGELADO

TABELA NUTRICIONAL BOLO DE CHOCOLATE TRADICIONAL SUPERCONGELADO TABELA NUTRICIONAL BOLO DE CHOCOLATE TRADICIONAL SUPERCONGELADO Ingredientes: Água, açúcar cristal, chocolate (53% cacau), manteiga, açúcar confeiteiro, gema de ovo pasteurizada, cacau em pó, clara de

Leia mais

BIOQUÍMICA DO LEITE. Proteína (%) Minerais (%) dobrar peso corporal

BIOQUÍMICA DO LEITE. Proteína (%) Minerais (%) dobrar peso corporal 1 BIOQUÍMICA DO LEITE O feto recebe os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento via placenta, uma condição interrompida durante o parto. A partir daí, durante os primeiros meses de vida, a criança

Leia mais