Professor Paulo Alexandre

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Paulo Alexandre"

Transcrição

1 Professor Paulo Alexandre

2 O conteúdo dos slides a seguir foi baseado em um percurso didático para dinamizar o processo de explicação do conteúdo em sala de aula. Trata-se de um recorte teórico e aprofundado em aula com os alunos. O conteúdo teórico completo está no livro didático do aluno, nos capítulos referentes Pronome I e Pronome II. Os números de página indicados nos temas referem-se ao material didático dos alunos. Prof. Paulo Alexandre

3 Tabela de pronomes pessoais (p. 214 a 216) Primeira pessoa Segunda pessoa Terceira pessoa Singular Plural Singular Plural Reflexivo Masculino Feminino Singular Plural Singular Plural Sujeito eu nós Tu vós - ele eles ela elas Objeto direto me nos Te vos se o os a as Objeto indireto me nos Te vos se lhe lhes lhe lhes Objeto preposicionado mim nós Ti vós si ele eles ela elas Comitativo (que indica companhia) comigo conosco contigo convosco consigo com ele com eles com ela com elas

4 Pronome substantivo e pronome adjetivo (p. 212) Como já foi observado, um pronome aponta para algum elemento do enunciado, e localiza este elemento (objeto-substantivo) dentro do enunciado. Quando ele faz referência a um elemento que surge explícito no enunciado (ou seja acompanha este nome), é um pronome adjetivo ou adjunto; Quando porém, ele faz referência a um elemento que não foi citado, e é encaixado no lugar dele, então caracteriza-se como pronome substantivo ou absoluto

5 Pronomes Possessivos (p. 219) São aqueles que se referem às três pessoas do discurso, atribuindo-lhes a posse de alguma coisa. Flexionam-se em gênero e número, concordando com a coisa possuída, e em pessoa, concordando com o possuidor.

6 (p. 220) Um possuidor Vários Possuidores Um objeto Vários Objetos Um objeto Vários Objetos 1 pessoa Meu/ minha Meus/ minhas Nosso/ nossa Nossos/ nossas 2pessoa Teu/ tua Teus/ tuas Vosso/ vossa Vossos/ vossas 3pessoa Seu/ sua Seus/ suas Seu/ sua Seus/ suas

7 (p. 220) Pronome Possessivo Adjetivo O pronome possessivo atribui posse a alguma das pessoas do discurso; quando o pronome possessivo é empregue ele pode estar se referindo a um objeto que já foi citado e que por isso não precisa ser repetido, ou a um objeto que nem sequer foi citado. Quando o pronome possessivo faz referência a um substantivo já citado, atribuindo sua posse a um sujeito, ele tem função ADJETIVA ou de ADJUNTO.

8 (p. 220) Observe o exemplo: O MEU casaco é melhor que o SEU. Os dois pronomes estão adjetivando o substantivo casaco, já citado. São, portanto, pronomes adjetivos.

9 (p. 221) Pronome Possessivo Substantivo Quando um pronome possessivo faz referência a um substantivo que não foi sequer enunciado, ele acaba cumprindo o papel desse substantivo ausente dentro da frase, e é portanto um pronome possessivo substantivo ou também chamado pronome possessivo absoluto.

10 (p. 220) Observe o exemplo: O MEU é melhor que o TEU. Os dois pronomes estão referindo à posse de algo que não foi citado na frase e estão em lugar dele. Ocupam o lugar do substantivo, sendo classificados, portanto, como pronomes substantivos.

11 Pronomes Demonstrativos (p. 227 a 231) Os pronomes demonstrativos marcam a posição espacial de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso. Eles se apresentam em formas variáveis (gênero e número) e não variáveis. Primeira pessoa Segunda pessoa Terceira pessoa Pronomes Demonstrativos Este, estes, esta, estas, isto Esse, esses, essa, essas, isso Aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo

12 (p. 227 a 231) As formas de primeira pessoa indicam proximidade de quem fala ou escreve: Esta mulher ao meu lado é minha esposa. Os pronomes demonstrativos de primeira pessoa podem indicar também o tempo presente em relação a quem fala ou escreve. Nestas primeiras horas estou muito entusiasmada com o novo emprego.

13 (p. 227 a 231) as formas de segunda pessoa indicam proximidade da pessoa a quem se fala ou escreve: Essa blusa que tens nas mãos é tua? os pronomes demonstrativos de terceira pessoa marcam posição próxima da pessoa de quem se fala ou posição distante dos dois interlocutores. Aquela blusa que ele tem na mão é sua?

14 (p. 227 a 231) Uso do pronome demonstrativo Os pronomes demonstrativos, além de marcar posição no espaço, marcam posição no tempo. - Este (e flexões) marca um tempo imediato ao ato da fala. Neste instante ele está se casando. - Esse (e flexões) marca um tempo proximamente anterior ao ato da fala. No mês passado fui demitida do trabalho. Nesse mesmo mês perdi meu celular. - Aquele (e flexões) marca um tempo remotamente anterior ao ato da fala. Em 1970, a seleção brasileira de futebol era fraquíssima. Naquele ano o Brasil perdeu o campeonato mundial.

15 (p. 227 a 231) Os pronomes demonstrativos servem para fazer referência ao que já foi dito e ao que se vai dizer, no interior do discurso. - Este (e flexões) faz referência àquilo que vai ser dito posteriormente. Desejo sinceramente isto: que seja muito feliz. - Esse (e flexões) faz referência àquilo que já foi dito no discurso. Que seja muito feliz: é isso que desejo.

16 (p. 227 a 231) - Este em oposição a aquele quando se quer fazer referência a elementos já mencionados. Este se refere ao mais próximo, aquele, ao mais distante. Comédia e Suspense são gêneros que me agradam, este me deixa ansioso, aquela, bem-humorado.

17 (p. 227 a 231) O, a, os, as: Esses elementos serão pronomes demonstrativos quando estiverem substituindo outros pronomes demonstrativos, como aquele, aquela e aquilo. Por exemplo: "Não entendi o que você disse." Perceba que a palavra "o" pode ser substituída por "aquilo". "Os pássaros daqui não são como os de lá." A palavra "os" pode ser substituída por "aqueles". "Fui desleal com você porque você já o foi comigo." A palavra "o" pode ser substituída por "isso".

18 (p. 227 a 231) Tal, tais: Esses elementos serão pronomes demonstrativos quando estiverem substituindo outros pronomes demonstrativos, como aquele, aquela e aquilo. Por exemplo: "Explique como tal pessoa conseguiu adentrar a nossa festa." A palavra "tal" pode ser substituída por "essa" ou "aquela". "Cada macaco em seu galho. Tal frase pode ser interpretada de diversas maneiras diferentes." A palavra "tal" pode ser substituída por "essa".

19 Pronome Indefinido (p. 231 a 232) São aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico. São pronomes indefinidos aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo, ou em quantidade, indeterminada. Um pronome indefinido pode ser variável ou invariável.

20 Pronome Indefinido (p. 231 a 232) De acordo com a função que desempenham, podem ser classificados de pronomes indefinidos substantivos quando substituem nomes ou de pronomes indefinidos adjetivos quando estão antes de um nome, determinando-o.

21 Pronomes Indefinidos Substantivos Tudo, todo (toda, todos, todas), algo, alguém, algum (alguma, alguns, algumas) um (uma, uns, umas), nada, ninguém, nenhum (nenhuma, nenhuns, nenhumas), outrem, outro (outra, outros, outras), vários (várias).

22 Pronomes Indefinidos Adjetivos Todo (toda, todos, todas), algum (alguma, alguns, algumas), um (uma, uns, umas), nenhum (nenhuma, nenhuns, nenhumas), certo (certa, certos, certas), qualquer (quaisquer), outro (outra, outros, outras), cada, vários (várias).

23 A disposição das palavras no enunciado muda o sentido do texto, bem como sua classificação. "Certos objetos chegam na hora certa." A primeira ocorrência da palavra certos é realmente um pronome indefinido adjetivo variável, porém a segunda ocorrência é um adjetivo.

24 Pronome Relativo (p. 236 a 238) O pronome relativo é em geral um pronome de dêixis anafórica, ou seja, um pronome de retorno que está apontando para algo que já foi citado, para um elemento anterior. Afora isto, o pronome relativo pode apresentar dois diferentes papéis gramaticais, esse com dêixis anafórica, e ainda o de transpositor de oração.

25 Pronome Relativo (p. 236 a 238) Exemplos: Bloquearam a [página] para edição, [a qual] ficou incompleta. (pronome relativo a qual) Ela me mostrou uma [página de usuário] [que] estava em branco! (pronome relativo que)

26 Pronomes Relativos Qual, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, Que, Quanto, Quantas, Quantos, Onde

27 O relativo que age fazendo a ligação de duas orações independentes uma da outra, e quando isto ocorre uma delas fará adjetivação se tornando adjunto adnominal daquilo apontado.

28 Eles são [autores] [que] trabalham em artigos novos. Eles são autores + Os autores trabalham em artigos novos.

29 Atenção: Quem funciona como pronome relativo quando aponta para elementos citados, e é precedido de preposição. Ele foi o autor de quem mais se falou.

30 Pronome Interrogativo (p. 235) Os pronomes interrogativos consistem em pronomes relativos (quem, que, qual quanto e variações) com referência a pessoas e coisas, e são utilizados em perguntas diretas ou indiretas.

31 Quem editou este artigo? Que bloqueio, senhor administrador? Que editaste? Qual administrador editou? Qual foi feito? Quantos eram? Quantos artigos editou? Quem fez este serviço?

32 Quem: Em linhas gerais faz referência a indivíduos, e é um pronome substantivo. Que: Em linhas gerais faz referência a indivíduos e coisas, ou indicador de seleção como no quarto exemplo, e é um pronome substantivo e adjetivo. Qual: Em linhas gerais busca fazer uma diferenciação, selecionar, e é pronome adjetivo. Nota: O que: é uma forma enfatizada de Que; Nota: Quem também pode ser caracterizado como pronome relativo indefinido de uso absoluto.

33 Este é um material compilado para uso em aula. Há informações que serão complementadas em sala e não substituem o material didático adotado. As referências estão disponíveis com o professor. Eventuais dúvidas acerca das opções teóricas e nomenclaturas adotadas poderão ser dirimidas em sala de aula.

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Aula de Pronomes Moré: Hemerson Siqueira Pronomes Critério Semântico Sob o ponto de vista semântico, a classe de pronomes tem uma característica singular: trata-se de palavras quase vazias de significado.

Leia mais

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408)

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Pronomes Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Professora Simone 2 O bundão Joaquim foi a um psicólogo porque a mulher batia nele e toda a vizinhança lá do prédio o via como um frouxo.

Leia mais

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque:

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque: Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417)

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Pronomes Parte II Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Professora Simone 2 Pronomes Indefinidos São aqueles que se referem à terceira pessoa gramatical (aquele/aquilo de quem se fala)

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Pronome Prof. Pryslla Lima Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Eu sei! Eles brigam! A) A palavra ELES está no lugar do substantivo: ( ) FILHO ( ) PAI ( ) GALOS ( ) TERREIRO B) A palavra

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS O setor de provas e avaliação da SEPROD reuniu-se junto com a equipe de professores, para analisar os recursos administrativos

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se

Leia mais

Pronomes e determinantes demonstrativos

Pronomes e determinantes demonstrativos Pronomes e determinantes demonstrativos Pronomes e determinantes demonstrativos - formas Masculino Feminino Formas variáveis Singular este esse aquele esta essa aquela Formas invariáveis (neutras) isto

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA Resposta aos Recursos contra a Prova Objetiva Cargo: S01 - P.E.B. - E. F. (6º AO 9º ANO) E MÉDIO - ARTE Disciplina: LINGUA PORTUGUESA Questão Resposta

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite. Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo,

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

Pronomes Demonstrativos. Colégio 7 de Setembro

Pronomes Demonstrativos. Colégio 7 de Setembro Pronomes Demonstrativos Colégio 7 de Setembro Pronomes demonstrativos Demonstram a posição de um elemento qualquer em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço, no tempo ou no próprio discurso.

Leia mais

Classes Gramaticais: Pronomes

Classes Gramaticais: Pronomes Classes Gramaticais: Pronomes Aula ao Vivo Demonstrativos São pronomes utilizados para indicar a posição de alguma coisa (no espaço, no tempo ou no discurso) em relação às pessoas do discurso. Ex.: Este

Leia mais

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

Classes de palavras: o pronome e o determinante

Classes de palavras: o pronome e o determinante Classes de palavras: o pronome e o determinante A. Pronome O pronome pertence a uma classe fechada de palavras, podendo variar em género, número, pessoa Não pode preceder um nome, exceto se ambos forem

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronomes Possessivos São aqueles que se referem às pessoas do discurso, indicando ideia de posse. número pessoa Pronomes possessivos singular (um possuidor)

Leia mais

Classes de palavras: o pronome e o determinante. Porto Editora

Classes de palavras: o pronome e o determinante. Porto Editora Classes de palavras: o pronome e o determinante A. Pronome O pronome pertence a uma classe fechada de palavras, podendo variar em género, número, pessoa Não pode preceder um nome, exceto se ambos forem

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais:

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: Lição 12 Crase Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: a + a = à preposição artigo ou pronome demonstrativo a + aquele

Leia mais

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO Colégio 7 de Setembro Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o à pessoa do discurso. PRONOMES PESSOAIS Os pronomes pessoais substituem

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO DIRETO Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO INDIRETO Precisa de um complemento

Leia mais

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 7.2 Conteúdo: Funções sintáticas dos pronomes relativos. 7.2 Habilidades: Aprender a classificar e identificar as funções sintáticas dos pronomes

Leia mais

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia Pronomes Relativos Gramatica Morfologia Definição São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.

Leia mais

Pronomes Professora Patrícia Lopes

Pronomes Professora Patrícia Lopes Pronomes Professora Patrícia Lopes Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo (Pronome Substantivo)- Eu Acompanha o substantivo (Pronome

Leia mais

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso PRONOME Pronome é classe de palavra (variável em gênero, número e pessoa) que acompanha ou representa o substantivo,

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Sintaxe do período composto

Sintaxe do período composto Lição 9 Sintaxe do período composto Estudo do Período Na lição 8, fizemos uma análise interna da oração. Examinamos os termos essenciais, os integrantes e os acessórios e, para isso, utilizamos exemplos

Leia mais

Análise do adjetivo no livro didático

Análise do adjetivo no livro didático Estudo do adjetivo quanto ao gênero Viviane Izabel da Silva 1 Cristina Maria de Oliveira 2 Resumo: O presente ensaio analisa enfoques de três gramáticas da língua portuguesa em relação ao adjetivo; observa

Leia mais

Pronomes: As pessoas do Discurso

Pronomes: As pessoas do Discurso Pronomes: As pessoas do Discurso Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`).

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). 1 Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). Princípios básicos para o emprego da crase: a) Antes de palavra feminina, clara ou subentendida; Dirijo-me

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Leia mais

Pronomes: as pessoas do discurso

Pronomes: as pessoas do discurso I. Introdução A. As classes de palavras 1. Substantivo 2. Adjetivo 3. Verbo 4. Advérbio 5. Pronome 6. Artigo 7. Numeral 8. Conjunção 9. Preposição 10. Interjeição B. Tipos de pronomes 1. Pronome pessoal

Leia mais

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins Artigo s Adjetivo s Substantivos Pronomes Numerai s Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo

Leia mais

1. Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados; se necessário, use-os combinados com preposições.

1. Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados; se necessário, use-os combinados com preposições. EXERCÍCIOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS EXERCÍCIOS 1. Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados; se necessário, use-os combinados com preposições. a)... carro que

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO OSORIO PROFESSORA: REGINA CÉLIA DA SILVA ANDRADE ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 TEXTO TEATRAL Características: Texto escrito para ser representado Escrito

Leia mais

Primitivo é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Exemplos: casa, pedra e jornal.

Primitivo é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Exemplos: casa, pedra e jornal. O que e Morfologia? Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere

Leia mais

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva CRASE Prof. Flaverlei A. Silva Crase é a fusão da preposição a com o artigo definido feminino a, ou com determinados pronomes iniciados pela vogal a. Na escrita, é marcada pelo acento grave (à). Casos

Leia mais

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas. OITAVA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Período Composto 1.Orações Subordinadas Adjetivas. 2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos

Leia mais

Gramática Eletrônica. Os mercados brasileiro e argentino anseiam por taxas de juros mais baixas.

Gramática Eletrônica. Os mercados brasileiro e argentino anseiam por taxas de juros mais baixas. Lição 15 Concordância nominal A concordância nominal consiste também na adequação harmônica das palavras na frase. O artigo, o adjetivo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pronome

Língua. Portuguesa. Pronome Língua Portuguesa Pronome Pronome É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Nosso carro é aquele azul. Esta caneta é

Leia mais

Flexão Quanto à forma, o pronome varia em gênero, número e pessoa: Gênero (masculino/feminino) Ele saiu/ela saiu Meu carro/minha casa Número

Flexão Quanto à forma, o pronome varia em gênero, número e pessoa: Gênero (masculino/feminino) Ele saiu/ela saiu Meu carro/minha casa Número Pronome É a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome. Ex.: Ana disse para sua irmã: - Eu preciso do meu livro de matemática. Você não o encontrou? Ele estava aqui em cima da mesa. 1. eu substitui

Leia mais

Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas

Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas Revisão para o Simulado da 2ª bimestral Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas 1) ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

Gramática Eletrônica

Gramática Eletrônica Lição 5 Classes de palavras Na elaboração de um texto escrito, utilizamos palavras para exprimirem nossas idéias. De acordo com a idéia que expressam, as palavras são agrupadas, na nossa língua, em dez

Leia mais

Adelante... 1. ARTIGOS. -el = o. - la = a. - los = os. - las = as. -uno / una = um / uma. - unos / unas = uns / umas

Adelante... 1. ARTIGOS. -el = o. - la = a. - los = os. - las = as. -uno / una = um / uma. - unos / unas = uns / umas Tenho percebido que o problema maior nas provas de espanhol é a senhora gramática, essa nossa velha companheira. E como nem todos vocês têm acesso a uma boa gramática espanhola, resolvi fazer uma pequena

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Pronomes de tratamento

Pronomes de tratamento Pronomes de tratamento Pronomes de tratamento São usados no trato mais ou menos formal para com as pessoas. O tratamento depende da pessoa a quem nos dirigimos, do seu título, do seu cargo, dignidade,

Leia mais

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL Aula ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL META Explicar a função adjetiva do adjunto adnominal, um acessório do núcleo do sujeito e de outros núcleos, mostrando as classes adjuntas. Apresentar a importância

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2.

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2. EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à quarta videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e aos

Leia mais

Português. Crase. Professor Carlos Zazmbeli.

Português. Crase. Professor Carlos Zazmbeli. Português Crase Professor Carlos Zazmbeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português CRASE Eles foram à praia no fim de semana (A prep. + A artigo) A aluna à qual me refiro é estudiosa (A prep. + A do pronome

Leia mais

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Os interrogativos introduzem frases interrogativas directas e indirectas. Servem para formular perguntas sobre a identidade, a qualidade ou a quantidade

Leia mais

VEJA O CONTEÚDO DO ÚLTIMO EDITAL (2011/2012, ORGANIZADO PELA FCC)

VEJA O CONTEÚDO DO ÚLTIMO EDITAL (2011/2012, ORGANIZADO PELA FCC) AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS DE LÓGICA E PRINCÍPIOS Olá amigos, meu nome é Adeilson de Melo. Fui convidado para ministrar aulas dessa apaixonante matéria que é o Raciocínio Lógico Matemático. ESPERO QUE TODOS

Leia mais

SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL

SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL SINTAXE CONCORDÂNCIA VERBAL CONCEITO Mecanismo gramatical em que, por meio de desinências, as palavras se flexionam indicando que estão relacionadas e combinadas. QUANTO AO TIPO: VERBAL : a forma verbal

Leia mais

Exercícios Sobre Sujeito

Exercícios Sobre Sujeito Exercícios Sobre Sujeito Questão 01- Com relação à classificação do sujeito, analise as orações abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I O meu primeiro ímpeto foi correr ao café. II Cheguei a pegar na

Leia mais

Período simples: conceitos e exemplos

Período simples: conceitos e exemplos Período simples: conceitos e exemplos Frase é todo enunciado (palavra ou conjunto de palavras) que apresente sentido completo. Ei! Olá! Até logo. Oração é a frase ou fragmento de frase que contém um verbo

Leia mais

Crase. Casos proibitivos

Crase. Casos proibitivos Crase Crase não é acento, e sim superposição de dois as. O primeiro é uma preposição, o segundo, pode ser um artigo definido, um pronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s), e aquilo. O acento que marca

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os.

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. * Objeto direto preposicionado: aquele cuja preposição não é exigência

Leia mais

UNIDADE I CAPÍTULO 1 DISCIPLINA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS EM CONTEXTO

UNIDADE I CAPÍTULO 1 DISCIPLINA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS EM CONTEXTO UNIDADE I CAPÍTULO 1 DISCIPLINA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS EM CONTEXTO 1. PRONOMES PESSOAIS A LIBRAS possui um sistema pronominal para representar as pessoas do discurso: PRIMEIRA PESSOA (singular,

Leia mais

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba:

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e Aluno (a): 7º ANO DIFERENÇA ENTRE ARTIGOS DEFINIDOS E PRONOMES OBLÍQUOS Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

ARTIGO. É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número.

ARTIGO. É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número. Classes Gramaticais Artigos ARTIGO É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número. Os artigos são: o, a, os, as, um,

Leia mais

Conjuntos mecânicos II

Conjuntos mecânicos II A UU L AL A Conjuntos mecânicos II Nesta aula trataremos de outro assunto também relacionado a conjuntos mecânicos: o desenho de conjunto. Introdução Desenho de conjunto Desenho de conjunto é o desenho

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE LÍNGUA PORTUGUESA CRASE Professora Sônia Aparecida de Souza Cotrim Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia www.professorasonia.com.br professorasonia.com.br 1 CRASE = FUSÃO/ MISTURA Fenômeno marcado com

Leia mais

Subclasses dos Determinantes 1. Determinantes Artigos 1.1 Definidos Masculino Feminino Singular o a Plural os as Os determinantes artigos definidos sã

Subclasses dos Determinantes 1. Determinantes Artigos 1.1 Definidos Masculino Feminino Singular o a Plural os as Os determinantes artigos definidos sã O Determinante Os determinantes são classes de palavras variáveis, isto é, têm flexão em género (masculino/feminino) e número (singular/plural). Caracterizam-se por especificarem os nomes e com eles concordarem

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos

Prova de Conhecimentos Específicos Prova de Conhecimentos Específicos Leia o texto e responda às perguntas que se seguem: Texto 5 10 15 O ensino tradicional de língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da descrição da língua

Leia mais

Morfologia: classes gramaticais (material teórico complementar)

Morfologia: classes gramaticais (material teórico complementar) Colégio Magno Gramática 1.o ano Profa. Renata Godoy Morfologia: classes gramaticais (material teórico complementar) Pronomes Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Disciplinas: Professores: Semestre Contabilidade Geral. Matemática Financeira. Comportamento Organizacional. Estatística. Teoria Econômica. Metodologia Científica. Vânia Silva. Regis Garcia. Helenara Sampaio.

Leia mais

Lista de Exercícios - Adição

Lista de Exercícios - Adição Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 4 - Adição - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ss7v8dgjz34 Gabaritos nas últimas páginas!

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes

6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes 6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes 6.1. Os Numerais Numerais são palavras que nos indicam a quantidade exacta de coisas, pessoas ou animais, assim como a ordem (posição) da sua colocação. Existem

Leia mais

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354)

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Verbos Parte I Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Professora Simone 2 Verbo É uma palavra de forma variável, que exprime ação, estado ou fenômeno, indicando ainda, de acordo com

Leia mais

Palavra 2- A duas empresas foi

Palavra 2- A duas empresas foi Analise as frases: Palavra A 2- A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. 1- A mulher recorreu a uma estratégia correta: a de buscar igualdades. 3- A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V 172431 ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V 172431 ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V Ensino Básico PLNM A2-2º Ciclo Turmas 3º Período Total 5º3 37 75 44 156 6º1 37 75 39 151 - Verbos (modo indicativo Presente, Pretérito Perfeito, Pretérito Imperfeito); - Advérbios e locuções adverbiais;

Leia mais

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves MORFOLOGIA Classes gramaticais Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves Classes de Palavras Variáveis substantivo adjetivo artigo numeral pronome verbo Classe de Palavras Invariáveis

Leia mais

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Português Gradual Público-alvo: Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Conteúdo: Classes gramaticais - artigos, substantivos, adjetivos, advérbios,

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

ESTUDO DOS PRONOMES 7/8/2012 PRO N O M E S CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO PRO N O M E S

ESTUDO DOS PRONOMES 7/8/2012 PRO N O M E S CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO PRO N O M E S TUD D PR PR DFIIÇÃ Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. PR CLAIFICAÇÃ Pronomes substantivos: aqueles que substituem substantivos.

Leia mais

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda.

O que será Impresso: Serão emitidos na DANFE, Cupom Fiscal o valor Total dos Tributos e o percentual deste sobre o Total da Operação de Venda. A Lei da Transparência Fiscal e como aplicar no Sistema PlugSys A lei 12.741/2012 já está em vigor para as empresas de comércio que destinam suas mercadorias ao CONSUMO. Por inúmeros pedidos que recebemos,

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Português O diálogo na crônica

Português O diálogo na crônica Português O diálogo na crônica Grupo 03 Economia e consumo 249 fotos: corel stock photos O diálogo dá veracidade e dinamismo às ações da narrativa. EF7p-08-11 Olhando as imagens, você vê que os personagens

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL 1. Na oração Um sorriso iluminava o rosto moreno (Graciliano Ramos), encontramos a seguinte estrutura: Um sorriso lento (sujeito) iluminava o roso moreno (predicado) Nessa relação,

Leia mais

O verbo O que você se lembra dessa classe gramatical? Observe estes itens: Estrutura Flexões Tempos verbais Formas nominais

O verbo O que você se lembra dessa classe gramatical? Observe estes itens: Estrutura Flexões Tempos verbais Formas nominais O verbo O que você se lembra dessa classe gramatical? Observe estes itens: Estrutura Flexões Tempos verbais Formas nominais VERBO varia em pessoa número modo tempo voz Radical Tema Estrutura do verbo Vogal

Leia mais

Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira

Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira Língua Portuguesa- Prof. Verônica Ferreira 1 Prova: CESPE - 2013 - UNB - Vestibular - Prova 2 Julgue os itens a seguir, relativos às ideias desenvolvidas no texto acima. No 2.º parágrafo, o autor do texto

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina

Leia mais

SINTAXE. Período Composto. Conjunto de orações constituído por mais de uma oração.

SINTAXE. Período Composto. Conjunto de orações constituído por mais de uma oração. SINTAXE Período Composto Conjunto de orações constituído por mais de uma oração. O período composto pode ser período composto por coordenação ou subordinação. Período composto por subordinação No período

Leia mais

Lógica Gramatical. Morfologia 1. Gramática. Aula 02. Noções Básicas

Lógica Gramatical. Morfologia 1. Gramática. Aula 02. Noções Básicas Lógica Gramatical Morfologia 1 Noções Básicas Gramática 1 Aula 02 Olá, aluno. Espero que tenha sido proveitosa a nossa primeira aula. Agora sabemos como funcionam as referências de acessório e essencial.

Leia mais

Pagamento de complemento de salário-maternidade, considerando que este valor deve ser deduzido da guia de INSS, pois é pago pelo INSS.

Pagamento de complemento de salário-maternidade, considerando que este valor deve ser deduzido da guia de INSS, pois é pago pelo INSS. Complemento Salarial Licença Maternidade Abaixo estão descritas as regras do sistema para cálculo do complemento de salário-maternidade, no complemento salarial e na rescisão complementar por Acordo/Convenção/Dissídio:

Leia mais