ARTIGO. É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTIGO. É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número."

Transcrição

1 Classes Gramaticais

2 Artigos

3 ARTIGO É a palavra que se antepõe a um substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo e, ao mesmo tempo, indicar-lhe o gênero e o número. Os artigos são: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.

4 ARTIGO DEFINIDO São os que determinam o substantivo de modo particular e preciso, um ser já conhecido do leitor ou ouvinte, indica seres determinados, individualizados. São: o, a, os, as. Exemplo: Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio teria despido o português ERRO DE PORTUGUÊS (Oswald de Andrade)

5 ARTIGO INDEFINIDO São os que determinam o substantivo de modo vago, geral. São eles: um, umas, uns, umas. Exemplo: CIDADEZINHA QUALQUER Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham Eta vida besta, meu Deus. (Carlos Drummond de Andrade)

6 O artigo sempre se antepõem a um substantivo. Mas não necessariamente imediato. Ex.: Os seus dois lindos filhos de colo são gêmeos. Os artigos podem combinar-se com preposições, resultando nas formas ao, do, nos, num, numa, etc. Quanto à fusão da preposição a com os artigos a(s), graficamente representada pelo acento grave: a + a (s) = à(s), temos um caso especial da crase.

7 EMPREGO DO ARTIGO DEFINIDO 1- O artigo definido, no singular, pode determinar toda uma espécie. Ex.: O homem é mortal. As pessoas precisam se alimentar. 2-Alguns nomes próprios indicativos de lugar admitem o artigo, outros não: EX.: o Rio de Janeiro, a Bahia, Roma, Paris. 3-O uso do artigo antes de nomes próprios personativos é facultativo. Quando usados dá ideia de familiaridade ou afetividade: Ex: O Gustavo é meu irmão caçula. Namoro Samuel há muito tempo. 4-Nomes próprios personativos são determinados por artigo quando estão no plural Ex.: os Maias, os Gusmões, os Oliveiras.

8 EMPREGO DO ARTIGO 5 - É obrigatório o emprego do artigo depois do vocábulo ambos: Ex.: Acertei ambos os exercícios. 6 - Depois do pronome indefinido todo usa-se artigo para dar a idéia de totalidade; sem artigo o pronome assume a noção de qualquer : Ex.: Toda a cidade comemorou a vitória do jogador. (a cidade inteira) Toda cidade possui administradores bons e ruins. (qualquer cidade) - No plural, todos e todas, deverão ser seguidos de artigo, exceto se houver outro determinante, ou numeral desacompanhado de substantivo. Ex.: Todos os atletas deverão usar uniformes. Todos esses vinte atletas deverão usar uniformes Todos vinte deverão usar uniformes.

9 7- É facultativo o uso do artigo antes dos pronomes possessivos. Ex.: Vou vestir a minha blusa. Vou vestir minha blusa. 8- Emprega-se o artigo para substantivar palavras de outras classes gramaticais. Ex.: Esse é o porquê da questão O sim da noiva era certo. 9 - Pode-se variar a posição do artigo com adjetivos no grau superlativo. Neste caso, repetir o artigo constitui um vício de linguagem chamado galacismo. Ex.: Visitei as cidades mais lindas da Itália. Visitei as cidades as mais lindas da Itália.

10 EMPREGO DO ARTIGO INDEFINIDO 1- O artigo indefinido pode dar força expressiva a um substantivo. Ex.: Aquele goleiro engoliu um frango! 2- Pode indicar idéia de aproximação numérica. Ex.: A professora deve ter uns 30 anos. 3- Deve ser evitado antes dos pronomes indefinidos certo, outro e qualquer. Ex.: Não se deve falar isso em qualquer lugar.

11 OMISSÃO DO ARTIGO Antes de pronomes de tratamento, com exceção de senhor (a), senhorita e madame: Ex.: Houve muito comentários sobre Vossa Senhoria. Após o pronome cujo (e variações): Ex.: O livro, cujo autor faleceu, é um sucesso. Antes da palavra terra empregada em oposição a bordo. Ex: Os turistas desembarcaram em terra para fazer compras. No início de provérbios: Ex.: Em casa de ferreiro, espeto é de pau. Não se combina com preposição o artigo que integra o nome de jornais, revistas, obras literárias, etc. Ex.: Vi essa notícia no Fantástico. (ERRADO) Vi essa notícia em O Fantástico.

12 NUMERAL

13 NUMERAL É a palavra que exprime ideia de quantidade, ordem, fração ou multiplicação dos seres. Assim, os numerais podem ser: Cardinais: indicam uma quantidade exata de seres: um, dois, três, etc. Ordinais: indicam a ordem numérica em que se localizam os seres numa série: primeiro, segundo, terceiro, etc. Fracionários: indicam o número de vezes em que os seres são divididos: meio ou metade, um terço, um quarto, etc. Multiplicativos: indicam o número de vezes em que os seres são multiplicados: dobro ou duplo, triplo, quádruplo, etc.

14 OBSERVAÇÕES Alguns numerais apresentam mais de uma forma, embora pouco usadas atualmente: quatorze ou catorze décimo primeiro, undécimo ou onzeno décimo segundo, duodécimo ou dozeno décimo terceiro, tredécimo, trezeno ou tércio-décimo. Os numerais que designam um conjunto determinado de seres recebem o nome de numerais coletivos: Bíduo período de dois dias Bimestre período de dois meses Bienal que ocorre de dois em dois anos Biênio período de dois anos Centena, dúzia, grosa (12 dúzias), mês, milênio, novena (9 dias), quarentena, semana, quinzena, etc.

15 Alguns coletivos indicam uma quantidade determinada: par, casal, dezena, dúzia, etc. centena, dúzia, grosa (12 dúzias), mês, milênio, novena (9 dias), quarentena, semana, quinzena, etc. Ambos (as) numeral dual, já que sempre se refere a dois seres, podendo ser empregado, com reservas, de maneira enfática: ambos os dois. Ex: O certo é que ambos os dois monges caminhavam juntos. (Alexandre Herculano).

16 Na designação de séculos, papas, reis, príncipes, imperadores, capítulos, utiliza-se números romanos, na leitura utiliza-se os ordinais até o décimo, e depois, utiliza-se os cardinais. Por exemplo: João Paulo II (segundo) D.Pedro I (primeiro) Bento XVI (dezesseis) Século XXI (vinte e um) Se o numeral anteceder um substantivo será lido sempre como ordinal. Por exemplo: Capítulo IX (nono) / Nono capítulo Capítulo XVII (dezessete) / Décimo sétimo capítulo

17 Na designação de leis, decretos e portarias utilizam-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante. Por exemplo: Artigo 3.º (terceiro) Artigo 13 (treze) Artigo 7. (sétimo) Artigo 32 (trinta e dois) Na designação dos dias utilizam-se os cardinais, exceto na indicação do primeiro dia, que é tradicionalmente feita pelo ordinal: Por exemplo: Dia primeiro de outubro Dia doze de setembro

18 PRONOMES PESSOAIS

19 PRONOME É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala). De acordo com essas duas características distintas, temos: Pronome substantivo: substitui ou representa o substantivo. Aparece isolados na frase. Ex: É justo que todos sejam pagos para trabalhar. Enquanto você trabalha, ele viaja pelo mundo. Pronome adjetivo: acompanha o substantivo. Emprega-se sempre junto de um substantivo. Ex: Vivi alguns anos naquela região. O meu ganho é maior que as minhas despesas.

20 HÁ SEIS TIPOS DE PRONOMES: Pessoais; Possessivos; Demonstrativos; Indefinidos; Interrogativos; e Relativos.

21 PRONOMES PESSOAIS Denotam diretamente uma das três pessoas do discurso. Retos: 1ª pessoa - quem fala: eu, nós 2ª pessoa - com quem se fala: tu, vós 3ª pessoa - de quem se fala: ele, eles Oblíquos átonos: me, te, se, o (s), a (s), lhe (s), nos, vos. Oblíquos tônicos: mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, ele, ela, nós, conosco, vós, convosco. OBS1: Como sempre figuram no lugar de um substantivo, são pronomes substantivos. OBS2: Os pronomes ele(s), ela(s), nós e vós são pronomes oblíquos tônicos quando aparecem regidos de preposição. Ex: a ele(s), com ela(s), por nós, sobre vós.

22 PRONOMES PESSOAIS RETOS Geralmente exercem a função de sujeito na oração: Ex: Eu e ela somos apenas bons amigos. Podem funcionar como predicativo do sujeito Ex.: Comprovadamente o culpado é ele. Tu e vós podem figurar como vocativos. Vós também é empregado em textos muito formais ou religiosos. Ex.: Ó vós, que, no silêncio e no recolhimento... Os pronomes eu e tu NUNCA podem ser regidos de preposição. Devemos substituí-los pelos pronomes mim e ti. Ex.: Nunca houve nada entre mim e ela. Sempre confiei em ti.

23 OBSERVAÇÃO Em frases do tipo: O professor pediu para eu ler alguns poemas, note que a preposição para não rege o pronome eu, e sim o verbo ler. Sintaticamente, a frase corresponde a: Pediu para ler, e não: Pediu para eu.

24 PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS Aparecem de duas formas. Átonos: empregados sem preposição: Ex: Deram-me uma nova oportunidade. Perguntei-lhe se estava tudo bem. Tônicos: obrigatoriamente regidos de preposição. Ex.: Deram uma nova oportunidade a mim. Perguntei a ele se estava tudo bem.

Artigos O(s) A(s) Um(a) Uns(mas)

Artigos O(s) A(s) Um(a) Uns(mas) Classes Gramaticais Artigos O(s) A(s) Um(a) Uns(mas) O Rio de Janeiro continua lindo. As atletas fizeram uso de substâncias proibidas. Aquele goleiro engoliu um frango! Ele deve estar completando uns

Leia mais

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408)

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Pronomes Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Professora Simone 2 O bundão Joaquim foi a um psicólogo porque a mulher batia nele e toda a vizinhança lá do prédio o via como um frouxo.

Leia mais

AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I

AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I AULA 5 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS I MINISTÉRIO DA FAZENDA ARTIGO O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou

Leia mais

Pronomes: as pessoas do discurso

Pronomes: as pessoas do discurso I. Introdução A. As classes de palavras 1. Substantivo 2. Adjetivo 3. Verbo 4. Advérbio 5. Pronome 6. Artigo 7. Numeral 8. Conjunção 9. Preposição 10. Interjeição B. Tipos de pronomes 1. Pronome pessoal

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Gramática Eletrônica

Gramática Eletrônica Lição 5 Classes de palavras Na elaboração de um texto escrito, utilizamos palavras para exprimirem nossas idéias. De acordo com a idéia que expressam, as palavras são agrupadas, na nossa língua, em dez

Leia mais

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais:

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: Lição 12 Crase Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: a + a = à preposição artigo ou pronome demonstrativo a + aquele

Leia mais

Professor Paulo Alexandre

Professor Paulo Alexandre Professor Paulo Alexandre O conteúdo dos slides a seguir foi baseado em um percurso didático para dinamizar o processo de explicação do conteúdo em sala de aula. Trata-se de um recorte teórico e aprofundado

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE LÍNGUA PORTUGUESA CRASE Professora Sônia Aparecida de Souza Cotrim Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia www.professorasonia.com.br professorasonia.com.br 1 CRASE = FUSÃO/ MISTURA Fenômeno marcado com

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II

Português 3º ano João J. Concordância Verbal II Português 3º ano João J. Concordância Verbal II CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito. Caso geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Ela não acredita em Deus.

Leia mais

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos

Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Pronomes, advérbios e determinantes interrogativos Os interrogativos introduzem frases interrogativas directas e indirectas. Servem para formular perguntas sobre a identidade, a qualidade ou a quantidade

Leia mais

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva

CRASE. Prof. Flaverlei A. Silva CRASE Prof. Flaverlei A. Silva Crase é a fusão da preposição a com o artigo definido feminino a, ou com determinados pronomes iniciados pela vogal a. Na escrita, é marcada pelo acento grave (à). Casos

Leia mais

Numerais. Classificação. Quadro dos cardinais e. Cardinais. Emprego dos cardinais e. ordinais

Numerais. Classificação. Quadro dos cardinais e. Cardinais. Emprego dos cardinais e. ordinais 158 13 Numerais Classificação O NUMERAL é a palavra que indica uma quantidade exata de seres ou o lugar (a ordem) que eles ocupam numa série. Os numerais podem ser CARDINAIS, ORDINAIS, MULTIPLICATIVOS

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

PORTUGUÊS / 2º ANO PROFA.KÁTIA REGINA

PORTUGUÊS / 2º ANO PROFA.KÁTIA REGINA PORTUGUÊS / 2º ANO PROFA.KÁTIA REGINA Vamos revisar! O fracionário meio concorda em gênero com o substantivo a que se refere. Comprou meio quilo de arroz. Comprou meia tonelada de arroz. Completou a corrida

Leia mais

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`).

Crase. Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). 1 Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Deve ser assinalada com o acento grave (`). Princípios básicos para o emprego da crase: a) Antes de palavra feminina, clara ou subentendida; Dirijo-me

Leia mais

Pronomes Professora Patrícia Lopes

Pronomes Professora Patrícia Lopes Pronomes Professora Patrícia Lopes Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo (Pronome Substantivo)- Eu Acompanha o substantivo (Pronome

Leia mais

Crase. Casos proibitivos

Crase. Casos proibitivos Crase Crase não é acento, e sim superposição de dois as. O primeiro é uma preposição, o segundo, pode ser um artigo definido, um pronome demonstrativo a(as) ou aquele(a/s), e aquilo. O acento que marca

Leia mais

Primitivo é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Exemplos: casa, pedra e jornal.

Primitivo é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. Exemplos: casa, pedra e jornal. O que e Morfologia? Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Quando nos referimos às classes gramaticais, logo sabemos que se refere

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque:

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque: Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Aula de Pronomes Moré: Hemerson Siqueira Pronomes Critério Semântico Sob o ponto de vista semântico, a classe de pronomes tem uma característica singular: trata-se de palavras quase vazias de significado.

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS. Caderno 4» Capítulo 1.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS. Caderno 4» Capítulo 1. LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA OUTRAS CLASSES DE PALAVRAS Caderno 4» Capítulo 1 www.sejaetico.com.br LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Numeral / Pronome Caderno 4» Capítulo 1 Índice

Leia mais

6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes

6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes 6. Os Numerais, os Determinantes e os Pronomes 6.1. Os Numerais Numerais são palavras que nos indicam a quantidade exacta de coisas, pessoas ou animais, assim como a ordem (posição) da sua colocação. Existem

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral. 1

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA» CADERNO 4» CAPÍTULO 1. O uso do numeral.  1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 1 O uso do numeral www.sejaetico.com.br 2 Numeral Numeral é a palavra que dá ideia de número: cinco, dez, quinto, décimo, quíntuplo, terço, ambos. (Luiz Antonio Sacconi.

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO Colégio 7 de Setembro Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o à pessoa do discurso. PRONOMES PESSOAIS Os pronomes pessoais substituem

Leia mais

GRAU DOS ADJETIVOS Para expressar as variações de intensidade, o adjetivo apresenta-se em dois graus: comparativo e superlativo.

GRAU DOS ADJETIVOS Para expressar as variações de intensidade, o adjetivo apresenta-se em dois graus: comparativo e superlativo. GRAU DOS ADJETIVOS Para expressar as variações de intensidade, o adjetivo apresenta-se em dois graus: comparativo e superlativo. 1. Grau comparativo O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DE ALGUMAS CLASSES GRAMATICAIS EMPREGO DO ARTIGO I emprega-se o artigo definido em: a) nomes próprios geográficos. A Argentina O Rio de Janeiro as Canárias Observação: Alguns nomes próprios geográficos

Leia mais

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período)

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) TD1-1º BIMESTRE (1º Período) Aluno (a): nº VALE: 2 pontos OBS: Devolver o TD 1 a professora no dia 16/04/09 (quinta-feira). Usar caneta azul ou preta. Não use 1- Leia o quadrinho de Glauco e faça o que

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO OSORIO PROFESSORA: REGINA CÉLIA DA SILVA ANDRADE ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 TEXTO TEATRAL Características: Texto escrito para ser representado Escrito

Leia mais

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo

Classes de palavras. Profª. Lenise Colégio Objetivo Classes de palavras Profª. Lenise Colégio Objetivo Segundo um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser ana palavras ou classes gramaticais distintas, sendo elas: substantivo, artigo,

Leia mais

ARTIGO. PROFESSORES: Karen(PUXA-SAKÚ) CARLOS(HOBBIT) MONITOR: leonardo(du-contra)

ARTIGO. PROFESSORES: Karen(PUXA-SAKÚ) CARLOS(HOBBIT) MONITOR: leonardo(du-contra) ARTIGO PROFESSORES: Karen(PUXA-SAKÚ) CARLOS(HOBBIT) MONITOR: leonardo(du-contra) ARTIGO Artigo é a palavra que precede o substantivo, servindo para classificá-lo quanto ao gênero e ao número. O artigo

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO DIRETO Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO INDIRETO Precisa de um complemento

Leia mais

Vou a Fortaleza - Voltei de Fortaleza Vou àfortaleza bela - Voltei da Fortaleza bela

Vou a Fortaleza - Voltei de Fortaleza Vou àfortaleza bela - Voltei da Fortaleza bela Todos iriam à reunião. Todos iriam ao encontro. Vou àbahia - Voltei dabahia Vou a Fortaleza - Voltei de Fortaleza Vou àfortaleza bela - Voltei da Fortaleza bela 1-Em locuções prepositivas, adverbiais ou

Leia mais

Classes Gramaticais: Pronomes

Classes Gramaticais: Pronomes Classes Gramaticais: Pronomes Aula ao Vivo Demonstrativos São pronomes utilizados para indicar a posição de alguma coisa (no espaço, no tempo ou no discurso) em relação às pessoas do discurso. Ex.: Este

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

3ª FASE. Prof. Carolina Oliveira

3ª FASE. Prof. Carolina Oliveira 3ª FASE Prof. Carolina Oliveira 3ª Avaliação de Linguagem Pontuação: 10 pontos 2 QUESTÃO 01 Leia o texto. (1,5) Querida Anita: Quero trepar numa árvore e brincar de pirata e fazer de conta que os galhos

Leia mais

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Pronome Prof. Pryslla Lima Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Eu sei! Eles brigam! A) A palavra ELES está no lugar do substantivo: ( ) FILHO ( ) PAI ( ) GALOS ( ) TERREIRO B) A palavra

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE Concurso Público da Prefeitura Municipal de Porto da Folha PORTUGUÊS MATEMÁTICA CARGO: MERENDEIRA INSTRUÇÕES Ao receber este caderno de prova verifique

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Emprego do artigo O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos,

Leia mais

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição.

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. AGENTE DA PASSIVA AGENTE DA PASSIVA É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. As terras foram desapropriadas pelo governo. Sujeito (paciente) Verbo

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2.

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2. EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à quarta videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e aos

Leia mais

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins Artigo s Adjetivo s Substantivos Pronomes Numerai s Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo

Leia mais

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417)

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Pronomes Parte II Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Professora Simone 2 Pronomes Indefinidos São aqueles que se referem à terceira pessoa gramatical (aquele/aquilo de quem se fala)

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Extensivo Aula 4 Apostila 1. Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral

Extensivo Aula 4 Apostila 1. Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral Extensivo Aula 4 Apostila 1 Classes de Palavras 1: Artigo e Numeral As Dez Classes Gramaticais Esquemas 1) Substantivo aula 2 2) Verbo aula 6 Determinantes nominais aula 4 3) Artigo 4) Adjetivo 5) Pronome

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Palavra 2- A duas empresas foi

Palavra 2- A duas empresas foi Analise as frases: Palavra A 2- A duas empresas foi oferecida a mesma proposta. 1- A mulher recorreu a uma estratégia correta: a de buscar igualdades. 3- A pedido dos pais, a criança poderá faltar a todas

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO

CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE PROVAS E TRABALHOS 3º TRIMESTRE 2013 TURMA 53 08/11 53 Almira X Matemática Escrita de frações Representação de frações através de desenhos Tipos de frações: aparente, própria e imprópria

Leia mais

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA O que é escansão? Escansão significa dividir o verso em sílabas métricas ou poéticas. VERSO Cada linha do poema Sete anos de pastor Jacó servia ESTROFE É o conjunto de vários

Leia mais

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa

Português Gradual. Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Português Gradual Público-alvo: Profissionais e estudantes que necessitam fortalecer os conhecimentos básicos da língua portuguesa Conteúdo: Classes gramaticais - artigos, substantivos, adjetivos, advérbios,

Leia mais

1. Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados; se necessário, use-os combinados com preposições.

1. Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados; se necessário, use-os combinados com preposições. EXERCÍCIOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS EXERCÍCIOS 1. Complete as frases com os pronomes demonstrativos apropriados; se necessário, use-os combinados com preposições. a)... carro que

Leia mais

Conteúdos da prova de bolsa 2016

Conteúdos da prova de bolsa 2016 Conteúdos da prova de bolsa 2016 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2016 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Língua Portuguesa. Larissa Mesquita

Língua Portuguesa. Larissa Mesquita Língua Portuguesa Larissa Mesquita Aula de hoje: Numeral; Numeral Numeral é a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência.

Leia mais

CRASE. É a fusão da preposição A com um próximo a, que pode ser : (2) pronome

CRASE. É a fusão da preposição A com um próximo a, que pode ser : (2) pronome CRASE CRASE É a fusão da preposição A com um próximo a, que pode ser : (1) artigo A + a = à; A + as = às (2) pronome A + aquele, a(s) = àquele, a(s) CRASE Para haver CRASE é necessário que existam dois

Leia mais

Flexão Quanto à forma, o pronome varia em gênero, número e pessoa: Gênero (masculino/feminino) Ele saiu/ela saiu Meu carro/minha casa Número

Flexão Quanto à forma, o pronome varia em gênero, número e pessoa: Gênero (masculino/feminino) Ele saiu/ela saiu Meu carro/minha casa Número Pronome É a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome. Ex.: Ana disse para sua irmã: - Eu preciso do meu livro de matemática. Você não o encontrou? Ele estava aqui em cima da mesa. 1. eu substitui

Leia mais

Subclasses dos Determinantes 1. Determinantes Artigos 1.1 Definidos Masculino Feminino Singular o a Plural os as Os determinantes artigos definidos sã

Subclasses dos Determinantes 1. Determinantes Artigos 1.1 Definidos Masculino Feminino Singular o a Plural os as Os determinantes artigos definidos sã O Determinante Os determinantes são classes de palavras variáveis, isto é, têm flexão em género (masculino/feminino) e número (singular/plural). Caracterizam-se por especificarem os nomes e com eles concordarem

Leia mais

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21

Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo. Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte I 1. O português em Portugal e no Mundo Português, língua materna 16 Português, língua padrão 17 Outras variedades do português 18 Formas de tratamento em diferentes situações 20 Exercícios 21 Parte

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

Português. Crase. Professor Carlos Zazmbeli.

Português. Crase. Professor Carlos Zazmbeli. Português Crase Professor Carlos Zazmbeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português CRASE Eles foram à praia no fim de semana (A prep. + A artigo) A aluna à qual me refiro é estudiosa (A prep. + A do pronome

Leia mais

PESQUISA SOBRE GRAMÁTICA NORMATIVA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM CEGALLA, BECHARA, CELSO CUNHA E ROCHA LIMA.

PESQUISA SOBRE GRAMÁTICA NORMATIVA: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM CEGALLA, BECHARA, CELSO CUNHA E ROCHA LIMA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA FILOLOGIA ROMÂNICA I PROFESSOR: FABRÍCIO BRANDÃO JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com)

Leia mais

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite. Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo,

Leia mais

e) Os pronomes me, te, se, nos e vos, dependendo da regência verbal, funcionam como objeto direto ou objeto indireto:

e) Os pronomes me, te, se, nos e vos, dependendo da regência verbal, funcionam como objeto direto ou objeto indireto: e) Os pronomes me, te, se, nos e vos, dependendo da regência verbal, funcionam como objeto direto objeto indireto: Meus filhos sempre me respeitaram. OD VTD Meus filhos sempre me obedeceram. OI VTI f)

Leia mais

Pronomes: As pessoas do Discurso

Pronomes: As pessoas do Discurso Pronomes: As pessoas do Discurso Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Recordando operações básicas 01. Calcule as expressões abaixo: a) 2254 + 1258 = b) 300+590 = c) 210+460= d) 104+23 = e) 239 54 = f) 655-340 = g) 216-56= h) 35 x 15 = i) 50 x 210 = j) 366 x 23 = k) 355

Leia mais

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS

ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS ATA DE JULGAMENTO DE RECURSOS CONTRA O GABARITO PARCIAL DE TODOS OS CARGOS O setor de provas e avaliação da SEPROD reuniu-se junto com a equipe de professores, para analisar os recursos administrativos

Leia mais

Prof. José Antonio Ferreira da Silva Blog:

Prof. José Antonio Ferreira da Silva Blog: Prof. José Antonio Ferreira da Silva Email:j.antonioferreira@gmail.com Blog: http://professor-joseantonio.blogspot.com Texto exemplo: Quando me tratas mal e, desprezado, Sinto que o meu valor vês com desdém,

Leia mais

Exercícios Sobre Sujeito

Exercícios Sobre Sujeito Exercícios Sobre Sujeito Questão 01- Com relação à classificação do sujeito, analise as orações abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I O meu primeiro ímpeto foi correr ao café. II Cheguei a pegar na

Leia mais

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Vocativo Tipos de predicado COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 CAPÍTULO 2 ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 CAPÍTULO 2 ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 23 1. Introdução... 23 2. Regras de acentuação gráfica... 23 2.1. Proparoxítonas... 23 2.2. Paroxítonas... 23 2.2.1. Observações... 24 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pronome

Língua. Portuguesa. Pronome Língua Portuguesa Pronome Pronome É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Nosso carro é aquele azul. Esta caneta é

Leia mais

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL Aula ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL META Explicar a função adjetiva do adjunto adnominal, um acessório do núcleo do sujeito e de outros núcleos, mostrando as classes adjuntas. Apresentar a importância

Leia mais

Sintaxe do período composto

Sintaxe do período composto Lição 9 Sintaxe do período composto Estudo do Período Na lição 8, fizemos uma análise interna da oração. Examinamos os termos essenciais, os integrantes e os acessórios e, para isso, utilizamos exemplos

Leia mais

Prof. Marcio Coelho PRONOME TIPOS DE PRONOMES

Prof. Marcio Coelho PRONOME TIPOS DE PRONOMES PRONOME TIPOS DE PRONOMES 1- Possesivos indicam posse: meu, teu, seu e variantes. 2- Demonstrativos indicam posição dos seres: este, esse, aquele e variantes. 3- Indefinidos indicam sentido vago: alguém,

Leia mais

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo.

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. 1º CASO À = ao / Às = aos Avaliação teórica 01 Na 1ª frase, coloque ao (s), a (s), o (s) Na 2ª frase, coloque a, as, com ou sem acento. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. Sou

Leia mais

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016. Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso PRONOME Pronome é classe de palavra (variável em gênero, número e pessoa) que acompanha ou representa o substantivo,

Leia mais

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves MORFOLOGIA Classes gramaticais Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves Classes de Palavras Variáveis substantivo adjetivo artigo numeral pronome verbo Classe de Palavras Invariáveis

Leia mais

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda,

Leia mais

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE CMB ANO 2005 / 06) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa)

(PROVA DE MATEMÁTICA DO CONCURSO DE ADMISSÃO À 5ª SÉRIE CMB ANO 2005 / 06) MÚLTIPLA-ESCOLHA. (Marque com um X a única alternativa certa) MÚLTIPLA-ESCOLHA (Marque com um X a única alternativa certa) QUESTÃO 01. Um aluno da 5ª série do CMB saiu de casa e fez compras em quatro lojas, cada uma num bairro diferente. Em cada uma, gastou a metade

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. www.professorjailton.com.br Artigo Damos o nome de artigo às palavras o e um (e suas flexões) que se antepõem a um substantivo determinando-o de modo preciso (0 e suas flexões) ou vago (um e flexões),

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA:

CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: CONCURSO DE ADMISSÃO 2010/2011 PROVA DE MATEMÁTICA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Dir Ens CPOR / CMBH PÁGINA 1 RESPONDA AS QUESTÕES DE 01 A 20 E TRANSCREVA

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Unidade de Tempo Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Unidade de Tempo Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Unidade de Tempo Prof. Dudan Matemática Sistema de Medida de Tempo Medidas de tempo É comum em nosso dia-a-dia pergunta do tipo: Qual a duração dessa partida de futebol? Qual

Leia mais

Período simples: conceitos e exemplos

Período simples: conceitos e exemplos Período simples: conceitos e exemplos Frase é todo enunciado (palavra ou conjunto de palavras) que apresente sentido completo. Ei! Olá! Até logo. Oração é a frase ou fragmento de frase que contém um verbo

Leia mais

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354)

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Verbos Parte I Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Professora Simone 2 Verbo É uma palavra de forma variável, que exprime ação, estado ou fenômeno, indicando ainda, de acordo com

Leia mais