ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
|
|
|
- Cecília Fartaria Melgaço
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3ª Série Fundamentos de Análise Orientada a Objetos A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional. Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Thiago Salhab Alves Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.
2 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 2 de 11 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Capacidade para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas; Capacidade para levantar dados e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação; Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução. Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: organizar-se, previamente, em equipes de 2 a 5 participantes; entregar seus nomes, RAs e s ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe. DESAFIO De acordo com LARMAN (2008), a análise tem por objetivo investigar um determinado problema e seus requisitos. Na Análise Orientada a Objeto a ênfase é encontrar e descrever objetos no domínio do problema. A Análise Orientada a Objetos busca determinar a descrição do domínio a partir da perspectiva dos objetos, identificando conceitos, atributos e associações que são de interesse para o sistema. A Empresa Aérea VOEBEM está encontrando dificuldades para o gerenciamento dos seus passageiros, bagagens e características técnicas de suas aeronaves e necessita de um sistema de gestão que permita controlar a lista de voos diários e de passageiros por vôos, realize a reserva de assentos e liberação para taxiamento das aeronaves, controle de armazenamento das bagagens no compartimento de carga e levantamento das rotas de voos. Neste desafio, a sua equipe deverá realizar contribuir com a empresa VOEBEM, realizando a especificação dos requisitos, análise e projeto de uma solução computacional para solucionar as dificulades enfrentadas. Deve-se adotar a UML (Linguagem de Modelagem Unificada para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas que deseja automatizar alguns processos adotados pela empresa. Objetivo do desafio Realizar a análise orientada a objetos, especificação dos requisitos e projeto de uma solução computacional para a companhia aérea VOEBEM, permitindo controle de voos e
3 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 3 de 11 passageiros, reserva de assentos e liberação para taxiamento de aeronaves, controle de armazenamento das bagagens e levantamento das rotas de voos. Livro Texto da disciplina A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio: LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas) Aula-tema: Introdução ao Levantamento e Análise de Requisitos Orientados a Objetos; Apresentação da UML. Abordagem resumida dos diagramas UML. Apresentação de Ferramenta para modelagem de dados. Esta atividade é importante para que você conheça e aplique os conceitos de análise de requisitos orientados a objetos para elicitação, análise, especificação e validação dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) 1. Fazer a leitura sobre Análise e Projeto Orientado a Objetos; Processos de Desenvolvimento de Software do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura nos conceitos de projeto e análise orientado a objetos, UML e Processos de Desenvolvimento de Software. 2. Fazer o Resumo Análise e Projetos Orientado a Objetos, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. 3. Fazer a leitura do material de aula: Conceitos Gerais de Engenharia de Software Disponível em: < Acesso em: 23 out Busque compreender os métodos de Engenharia de Software, processos de software e modelos de processo de software. 4. Fazer o Resumo 1.2 Conceitos Gerais de Engenharia de Software, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. Passo 2 (Equipe) 1. Fazer a leitura sobre Concepção de Requisitos, Elicitação e Tipos de Requisitos do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura em como realizar a concepção de um software, como elicitar requisitos, tipos de requisitos.
4 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 4 de Fazer o Resumo 1.3 Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. 3. Fazer a leitura do material de aula: Engenharia de Requisitos Disponível em: < >. Acesso em: 23 out. 2013, focando a leitura nas práticas de engenharia de requisitos, requisitos funcionais e não funcionais. 4. Fazer o Resumo 1.4 Engenharia de Requisitos, de pelo menos 1 página com o conteúdo lido. Passo 3 (Equipe) Fazer as seguintes atividades com base nos conteúdos lidos: 1. Realizar a Elicitação dos Requisitos para a solução computacional da empresa aérea VOEBEM, considerando nesta etapa a análise de sistemas correlatos existentes, discussão com potenciais usuários e utilizando as técnicas de elicitação aprendidas para auxiliar nesta etapa. Produzir uma listagem informal dos requisitos obtidos. 2. Realizar a Análise dos Requisitos que foram elicitados buscando encontrar possíveis problemas na declaração informal dos requisitos. 3. Realizar a Especificação dos Requisitos, produzindo uma tabela de Requisitos Funcionais e Não Funcionais. Considerar como exemplo para a construção da tabela, os requisitos funcionais e não funcionais apresentados Tabela 1 e 2 abaixo: Tabela 1. Exemplo de Requisitos Funcionais de Sistema de Gestão Médica RF1. O software deve permitir que o Auxiliar de Escritório efetue o cadastro (inclusão, exclusão, alteração) de Fichas Médicas. RF2. O software deve permitir que o Auxiliar de Escritório efetue o bloqueio de uma Ficha Médica que não possa ser mais alterada, apenas consultada. RF3. O software deve garantir que apenas usuários autenticados tenham acesso ao sistema RF3. O software deve permitir que usuários possam recuperar sua senha Tabela 2. Exemplo de Requisitos Não Funcionais de Sistema de Gestão Médica RNF1. As informações devem passar por processo de backup ao menos 1 vez por dia RNF2. O sistema deve ser intuitivo ao ponto de novos usuários serem treinados em no máximo 3 dias. 4. Fazer a validação dos requisitos funcionais e não funcionais especificados e produza a lista de requisitos funcionais e não funcionais acordados. Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 1 Análise dos Requisitos contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores: 1. Resumo Análise e Projetos Orientado a Objetos; 2. Resumo 1.2 Conceitos Gerais de Engenharia de Software; 3. Resumo 1.3 Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos; 4. Resumo 1.4 Engenharia de Requisitos; 5. Listagem Informal dos Requisitos obtidos; 6. Listagem de Requisitos Funcionais e Não Funcionais validados.
5 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 5 de 11 ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas) Aula-tema: Diagramas de Casos de Uso. Documentação dos Casos de Uso. Atores, Associações (Inclusão, Extensão); Diagramas de Classes e Objetos da UML. Esta atividade é importante para que você aplique os conceitos de Diagramas de Casos de Uso e Diagramas de Classes para modelagem, através da ferramenta case Astah Community, dos requisitos para o sistema computacional da empresa VOEBEM. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) 1. Fazer a leitura sobre Casos de Uso do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de casos de uso e seus componentes. 2. Fazer o Resumo 2.1 Casos de Uso, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. 3. Fazer a leitura do material de aula: Diagrama de Casos de Uso. Disponível em: < Acesso em: 23 out. 2013, buscando compreender a estrutura do diagrama de casos de uso, seus componentes e como utilizar para modelagem dos dados. 4. Fazer o Resumo 2.2 Diagrama de Casos de Uso, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. Passo 2 (Equipe) 1. Fazer a leitura sobre Diagramas de Classe UML do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de diagramas de classe e seus componentes. 2. Fazer o Resumo 2.3 Diagramas de Classe UML, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. 3. Fazer a leitura do trabalho de conclusão de curso: Desenvolvimento de um Sistema de Controle Acadêmico. Disponível em: < >. Acesso em: 06 nov Fazer o acesso ao site do Astah Community e baixar software Astah Community. Disponível em:< Acesso em: 24 out Fazer acesso aos tutoriais do Astah Community. Disponível em: < >. Acesso em: 24 out Faça leitura dos tutoriais para aprender a utilizar a ferramenta para produzir os digramas de casos de uso e de classe.
6 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 6 de 11 Passo 3 (Equipe) Fazer as seguintes atividades: 1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de casos de uso. Considere como exemplo de construção, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 1 abaixo: Figura 1 Exemplo de Diagrama de Casos de Uso (LARMAN, 2008)
7 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 7 de Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de classes. Considere como exemplo de construção, o diagrama de classes apresentado na Figura 2 abaixo: Figura 2 Exemplo de Domínio Conceitual usando Diagrama de Classes (LARMAN, 2008) Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 2 Modelagem Casos de Uso e Classe contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores: 1. Resumo 2.1 Casos de Uso; 2. Resumo 2.2 Diagrama de Casos de Uso; 3. Resumo 2.3 Diagramas de Classe UML; 4. Diagrama de Casos de Uso do sistema; 5. Diagrama de Classe do sistema.
8 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 8 de 11 ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas) Aula-tema: Relacionamentos ou Associações (Agregação, Composição, Generalização/Especialização); Diagrama de Sequência (Troca de Mensagens entre Objetos). Atores, Linha de Vida, Mensagens. Esta atividade é importante para que você realize a modelagem do sistema através do diagrama de sequência. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) 1. Fazer a leitura sobre Diagramas de Sequência do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de diagramas de sequência e seus componentes. 2. Fazer o Resumo 3.1 Diagrama de Sequência, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. Passo 2 (Equipe) 1. Fazer a leitura do artigo Proposta de Utilização do Diagrama de Sequência para Definição de Casos de Teste de Unidade. Disponível em: < g >. Acesso em: 24 out Foque a leitura no uso de diagramas de sequência. 2. Fazer o Resumo 3.2 Utilização do Diagrama de Sequência, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. Passo 3 (Equipe) 1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de sequência do sistema. Considere como exemplo de construção, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 3 abaixo:
9 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 9 de 11 Figura 3 Exemplo de Diagrama de Sequência derivado de casos de uso cenário (LARMAN, 2008) Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 3 Modelagem Diagrama de Sequência contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores: 1. Resumo 3.1 Diagrama de Sequência; 2. Resumo 3.2 Utilização do Diagrama de Sequência; 3. Diagrama de Sequência do sistema. ETAPA 4 (tempo para realização: 05 horas) Aula-tema: Diagrama de Atividade. Atividade, nó de ação, fluxo de controle. Esta atividade é importante para que você realize a modelagem do sistema através do diagrama de atividades. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) 1. Fazer a leitura sobre Diagrama de Atividades do livro (LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: Uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.) focando a leitura na definição de diagrama de atividades e seus componentes. 2. Fazer o Resumo 4.1 Diagrama de Atividades, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido.
10 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 10 de 11 Passo 2 (Equipe) 1. Fazer a leitura do material de aula Diagrama de Atividades. Disponível em: < >. Acesso em: 24 out Foque a leitura no uso de diagramas de atividades. 2. Fazer o Resumo 4.2 Componentes Diagrama de Atividades, de pelo menos 1 página, com o conteúdo lido. Passo 3 (Equipe) 1. Construir, utilizando o Astah Community e com base na lista de requisitos funcionais acordados, o diagrama de atividades do sistema. Considere como exemplo de construção, o diagrama de casos de uso apresentado na Figura 4 abaixo: Figura 4 Exemplo de Diagrama de Atividades (LARMAN, 2008) Passo 4 (Equipe) Elaborar e entregar ao professor da disciplina um relatório com o nome de Relatório 4 Modelagem Diagrama de Atividades contendo as seguintes atividades desenvolvidas nos passos anteriores:
11 CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 3ª Série - Fundamentos de Análise Orientada a Objetos Pág. 11 de Resumo 4.1 Diagrama de Atividades; 2. Resumo 4.2 Componentes Diagrama de Atividades; 3. Diagrama de Atividades do sistema. Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais): em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos Anhanguera. Disponível em: < o_para_trabalhos_acad_micos?e= / >. Acesso em: 23 set
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Direito Civil VI Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3ª Série Programação Estruturada II A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1ª Série Ferramentas para Sistemas Web A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5ª Série Banco de Dados I Ciência da Computação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5ª Série Programação em Dispositivos Móveis A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 8ª Série Fundações Engenharia Civil A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas,
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Teoria da Contabilidade Ciências Contábeis A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Equações Diferenciais e Séries Engenharia da Computação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 4ª. Série Estrutura de Dados A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Direito Civil III Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Direito Processual Penal I Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
Engenharia Civil. 10ª Série Transporte e Logística
Engenharia Civil 10ª Série Transporte e Logística A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor,
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5ª Série Análise de Investimentos Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Gestão da Tecnologia da Informação 3ª Série Análise Orientada a Objetos A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
Enfermagem. 3ª Série Epidemiologia e Bioestatística
Enfermagem 3ª Série Epidemiologia e Bioestatística A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor,
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Eletrônica Digital Engenharia de Controle e Automação A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Direito 10ª Série Direito Comercial e Empresarial III A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ª Série Cálculo Numérico Engenharia Civil A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4ª Série Produção Gráfica CST Produção Multimídia A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 7ª Série Linguagens Formais e Autômatos Ciência da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 4ª Série Sistemas de Informação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Gestão de Recursos Humanos 3ª Série Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 8ª Série Estruturas de Madeira Engenharia Civil A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica Elementos de Máquinas I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia de Controle e Automação 1ª série Álgebra Linear e Geometria Analítica A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5 a série Mecânica dos Fluidos Engenharia Mecânica A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Civil 5 a Série Resistência dos Materiais Aplicados a Construção Civil A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Pedagogia 5 a Série Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Álgebra Linear Engenharia Mecânica A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Álgebra Linear Engenharia Civil A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Gestão de Recursos Humanos 1ª Série Comportamento Organizacional A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por
Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM
UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 2ª Série Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2ª. Série Direito Civil I Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Civil 2ª Série Cálculo I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 6ª Série Administração de Recursos Humanos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 5ª Série Mecânica Aplicada Engenharia de Produção A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 8ª. Série Computação Gráfica Ciência da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 6ª Série Tratamento da Informação e Indicadores Sociais A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 4ª Série Fundamentos das Políticas Sociais A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS.
INTRODUÇÃO O processo de engenharia de software define quem faz o quê, quando e como para atingir um determinado objetivo. Neste trabalho, iremos dissertar sobre o Rational Unified Process, ou RUP, que
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª. Série Tecnologia e Organização da Informação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de
REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO. Estágio no exterior para alunos em intercâmbio
REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Estágio no exterior para alunos em intercâmbio o Documentos comprobatórios o Relatório de Estágio Estágio realizado anteriormente o Documentos comprobatórios
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª Série Desenho Técnico Engenharia da Computação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda 8ª Série Direção e Finalização de Arte para Meios Impressos A atividade prática supervisionada (ATPS) é um
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3ª Série Programação em Banco de Dados A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
Processo de Desenvolvimento de Software
Processo de Desenvolvimento de Software Programação Orientada a Objetos Prof. Francisco de Assis S. Santos, Dr. São José, 2015. Processo de Desenvolvimento de Software O desenvolvimento de software é uma
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 4ª Série Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 10ª Série Direito Tributário II Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 8ª Série Engenharia Integrada por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO MANUAL DO ALUNO. APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (8º/7º semestres)
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: MANUAL DO ALUNO APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (8º/7º semestres) SDE SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA DISCIPLINA-ÂNCORA GESTÃO MERCADOLÓGICA SÃO PAULO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CST em Recursos Humanos 3ª Série Técnicas de Recrutamento e Seleção A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016
Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 6º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,
Requisitos de Software
Requisitos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 6 Slide 1 Objetivos Descrever requisitos funcionais e não funcionais Explicar como os requisitos de software podem
Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014
Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital - 2014 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL CONGRESSO,
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Direito Processual Civil I Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos. Resumo das normas da ABNT. Conceição Aparecida de Camargo
1 Manual para apresentação de trabalhos acadêmicos Resumo das normas da ABNT Conceição Aparecida de Camargo 2 Resumo das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 4ª Série Cinesiologia Educação Física A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação
2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Eletricidade Aplicada Engenharia de Controle e Automação A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido
Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;
Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos
PIM III. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA
PIM III Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO MERCADOLOGICA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário desta
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 10 a Série Psicoterapia Breve Psicologia A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Direito 5º Série Direito Civil V A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 3ª Série Contabilidade Geral Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um
1.1. Definição do Problema
13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir
Programa Competências Transversais
Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista
Título do artigo. Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2
Título do artigo Alunos: Nome dos autores (até 3 alunos) 1 Orientador: Roberto Campos Leoni 2 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura básica de um artigo científico, bem
3. Numerar a coluna da direita conforme a da esquerda 1) Classe (2) :Aluno 2) Um dado objeto (3) oaluno:aluno 3) Objeto (1) Aluno
INFORMAÇÕES GERAIS CURSO: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISCIPLINA: ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS PROFESSOR: OSVALDO MESQUITA ANO.SEMESTRE: 2016.1 1. O que você entende por: a) Polimorfismo. Significa aquilo
Sistemas Distribuídos Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza
Sistemas Distribuídos Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou quaisquer
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 6ª Série Laboratório de Gestão Contábil Ciências Contábeis A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Enfermagem Ciências e Tecnologia em Saúde A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um
Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro [email protected] 2S - 2015
Engenharia de Produção Gestão Ambiental Trabalho Prático Prof. Daniel Luis Garrido Monaro [email protected] 2S - 2015 Formatação Relatório Tamanho: o trabalho completo deve ter entre 10 e 20 páginas;
Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal
Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal Unidade Acadêmica de Serra Talhada Normas para Apresentação das Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação
