TUTORIAL: SERVIÇOS DE TELESSAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL: SERVIÇOS DE TELESSAÚDE"

Transcrição

1 1 TUTORIAL: SERVIÇOS DE TELESSAÚDE

2 2 Apresentação Este documento é um tutorial para orientar o acesso e utilização dos serviços de telessaúde providos pela Rede de Núcleos de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco RedeNUTES, membro do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde. A RedeNUTES, instituída em 2003, é coordenada pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES/UFPE). É constituída por núcleos, unidades e pontos de telessaúde implantados em municípios de todas as gerências regionais de saúde (GERES) do estado de Pernambuco. São ofertados serviços de teleassistência, tele-educação e telegestão para profissionais da rede de saúde, prioritariamente da Estratégia de Saúde da Família. A oferta dos serviços é realizada em parceria com o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal dovale do São Francisco (NUTESVASF) e o Núcleo de Telessaúde da Universidade de Pernambuco (NUTES/UPE). Para facilitar a visualização, o material foi dividido em capítulos. Destacamos que o acesso a todos os materiais educacionais produzidos pela RedeNUTES encontra-se disponível em seu portal de serviços: Caso haja interesse em acessar outros documentos da biblioteca, envie uma solicitação pelo Fale Conosco no portal RedeNUTES. Nossa equipe está disponível de segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00, pelo portal ou pelo telefone (81) Recife, Novembro de 2013.

3 3 Sumário Capítulo 1: PORTAL REDENUTES 1.1 Como acessar 1.2 Como se cadastrar 1.3 Conheça o portal RedeNUTES 1.4 Como acessar os serviços de telessaúde 1.5 Como falar conosco Capítulo 2: TELEASSISTÊNCIA 2.1 Como utilizar a Plataforma de Telessaúde HealthNet para teleconsultoria e telediagnóstico assíncronos 2.2 Como participar de uma teleconsultoria síncrona

4 4 Capítulo 1: PORTAL REDENUTES 1.1 Como acessar Como acessar o portal Para acessar o Portal você pode utilizar qualquer navegador de internet:

5 5 Abra um navegador de internet e digite o endereço abaixo: Na página inicial do Portal RedeNUTES faça seu login: Adicione seu login e sua senha e clique em entrar. Você deverá escrever seu login e sua senha nos respectivos quadros, da mesma forma que foram cadastrados. obs.: Se você esqueceu seu login e/ou sua senha, faça sua solicitação junto ao pessoal do Atendimento do NUTES (contato@nutes.ufpe.br). Para realizar o cadastro basta clicar no botão Faça seu Cadastro logo acima de faça seu login.

6 6 Como acessar o portal Clique em ENTRAR e, se você foi identificado corretamente, aparecerá a tela principal do sistema (que, de acordo com o seu perfil cadastrado, poderá não exibir alguma opção mostrada abaixo): A tela abaixo indica que você será direcionado ao portal RedeNUTES:

7 7 Como acessar o portal Esta é a tela inicial do portal RedeNUTES! Pelo portal, você poderá acompanhar todas as novidades que acontecem na RedeNUTES, notícias, eventos, equipe destaque do mês, agenda etc. Importante: Caso seu nome não esteja correto, entre em contato imediatamente através da aba Fale Conosco.

8 8 Mudando sua senha Para mudar a senha você deve acessar o portal e clicar em faça seu login: Na tela de login clique em esqueceu seu nome de usuário e/ou senha:

9 9 Mudando sua senha Digite seu nome de usuário ou CPF cadastrado. Após digitar, clique em recuperar senha. Você receberá uma mensagem de que uma atualização foi enviada ao seu . Abra sua caixa de s e observe na caixa de entrada uma nova mensagem do portal com sua nova senha. É muito importante verificar os s semanalmente, pois a equipe de atendimento sempre envia mensagens sobre a agenda de serviços e outras informações importantes por . Sempre acesse as pastas Spam, Lixo eletrônico e Quarentena do seu , pois os e- mails enviados do NUTES são institucionais, então alguns serviços de (Bol, Hotmail, Yahoo, Gmail) podem considerar como lixo eletrônico.

10 10 Mudando sua senha Clique em voltar para login para ser redirecionado ao portal inicial do RedeNUTES, onde poderá fazer o login com a senha nova.

11 11 Capítulo 1: PORTAL REDENUTES 1.2 Como se cadastrar

12 12 Como se cadastrar Na página inicial do Portal RedeNUTES clique na opção faça seu cadastro. Preencha todos os campos obrigatórios e clique em enviar. Após, espere em seu a confirmação de cadastro.

13 13 Capítulo 1: PORTAL REDENUTES 1.3 Conheça o portal RedeNUTES

14 14 Conheça o portal RedeNUTES Na página inicial do Portal existe a agenda, os serviços em destaque, a foto da equipe mais participativa do mês, instruções para adesão ao projeto. Na aba A RedeNUTES são encontradas informações sobre quem somos, os núcleos, o Telessaúde Brasil, a nossa equipe e o comitê estadual.

15 15 Conheça o portal RedeNUTES Na aba Parceiros é possível ver todas as GERES, os municípios e pontos parceiros da RedeNUTES. Na aba Serviços existem as opções teleassistência, tele-educação e teleconsultores.

16 16 Conheça o portal RedeNUTES Na aba Agenda é possível ver todos os seminários e teleconsultorias a serem realizadas durante o mês. Na aba Documentos encontram-se vários tipos de documentos em formato pdf que podem ser utilizados para consulta.

17 17 Conheça o portal RedeNUTES Na aba Indicadores são apresentados os números da produção dos serviços oferecidos pelo Núcleo representados em gráficos. Na aba Notícias podem ser encontrados todos os últimos acontecimentos do Núcleo.

18 18 Conheça o portal RedeNUTES Na aba Fale Conosco é possível encontrar as formas de contato e as dúvidas mais frequentes.

19 19 Capítulo 1: PORTAL REDENUTES 1.4 Como acessar os serviços de telessaúde

20 20 Conhecendo os serviços de telessaúde Após acessar o Portal RedeNUTES e fazer login pessoal, basta clicar na aba serviços. Na opção teleassistência é possível acessar a sala da teleconsultoria e plataforma de telessaúde HealthNet.

21 21 Conhecendo os serviços de telessaúde Para fazer uma teleconsultoria basta clicar em Teleconsultoria Síncrona (individual ou coletiva) e acessar a sala fale com enfermeiro ou outras especialidades. Imagem de teleconsultoria coletiva. Na aba Agenda é possível ver todos os seminários e teleconsultorias a serem realizadas durante o mês.

22 22 Conhecendo os serviços de telessaúde Para fazer uma teleconsultoria assíncrona basta clicar em Teleconsultoria Assíncrona. Na opção tele-educação é possível encontrar as opções Biblioteca Virtual e Seminários.

23 23 Conhecendo os serviços de telessaúde Clicando na opção Biblioteca Virtual é possível encontrar as opções Bibliotecas (vídeos dos seminários realizados), Treinamentos (ppt s com conteúdo dos treinamentos aos profissionais de saúde cadastrados) e Indicadores. Na opção Seminários é possível fazer a ata de presença, assistir aos seminários em tempo real, fazer avaliação e emitir o certificado de participação.

24 24 Capítulo 1: PORTAL REDENUTES 1.5 Como falar conosco

25 25 Acessando o Fale Conosco Para acessar a aba Fale Conosco não é necessário fazer o login no portal Basta entrar no portal RedeNUTES e acessar diretamente a aba Fale Conosco Esta aba permite esclarecer as perguntas mais frequentes, enviar mensagens, solicitar atendimento e suporte técnico por chat.

26 26 Acessando o Fale Conosco Clique em perguntas freqüentes, haverá respostas às dúvidas mais frequentes. Clique em Envie sua mensagem automaticamente será enviado um para nosso atendimento.

27 27 Acessando o Fale Conosco Clique em atendimento por chat, nesse canal você poderá falar com atendente RedeNUTES de segunda à sexta das 8:30hs às17hs. Clique em suporte técnico por chat para tirar dúvidas com a equipe técnica perante agendamento com a equipe de atendimento.

28 28 Capítulo 2: TELEASSISTÊNCIA 2.1 Como utilizar a Plataforma de Telessaúde HealthNet para teleconsultoria e telediagnóstico assíncronos

29 29 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet A plataforma de telessaúde HealthNet é um ambiente de tecnologias integradas na internet que permite a utilização de serviços de teleassistência como teleconsultoria e telediagnóstico assíncronos. Oferecendo também recursos como comunidades, fóruns de discussão e mensagens, facilitando a cooperação e a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de saúde médico, enfermeiro, cirurgião dentista, nutricionista, psicólogos, técnicos de saúde, agentes comunitários de saúde, etc. Pode ser utilizada por profissionais que atuem nos diferentes níveis de atenção à saúde, ou que atuem em instituições de ensino e pesquisa na área de saúde. O serviço de teleconsultoria possibilita ao profissional de saúde da ponta (solicitante), enviar sua dúvida clínica, caso clínico ou até um processo de trabalho. Disponibilizando um canal de comunicação com especialistas de estabelecimentos de saúde de referência (teleconsultores). Além de permitir o acompanhamento do caso clínico durante a sua evolução. O serviço de telediagnóstico permite a captura, armazenamento e distribuição de sinais e imagens médicas integradas aos serviços de telessaúde. Na RedeNUTES o serviço de telediagnóstico disponibiliza aos profissionais de saúde o TeleECG (Tele-Eletrocardiografia), que possibilita a emissão de laudos de eletrocardiograma à distância.

30 30 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Para acessar a plataforma de telessaúde inicialmente faça seu login no portal. Posteriormente acesse a aba serviços > teleassistência e clique em plataforma de telessaúde. Você será direcionado para a plataforma de telessaúde HealthNet. Tela da comunidade RedeNUTES na plataforma HealthNet

31 31 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet 1) Menu lateral da comunidade: Participar Funcionalidade para solicitar a participação ou participar da comunidade; Não Participar Funcionalidade para deixar essa comunidade; Fórum Acesso direto aos recursos do Fórum; Membros - Visualiza todos os membros da comunidade. 2) Serviços - São os serviços de Telessaúde disponíveis nessa comunidade. 3) Descrição da comunidade - Informações básicas da comunidade. 4) Membros Membros da comunidade, podendo o usuário visualizar todos os membros da comunidade clicando no nome Membros (130) 5) Fórum Componente de fórum da comunidade, onde cada usuário poderá criar tópicos de discussão ou responder um tópico já existente de um determinado assunto. Na plataforma acesse o serviço teleconsultoria para enviar suas dúvidas, solicitações ou solicitar o serviço de tele-ecg.

32 32 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Aguarde alguns instantes e clique em Nova Solicitação para enviar sua dúvida, ou solicitar o serviço de tele-ecg. Na sessão dados da solicitação você poderá enviar dúvidas simples sem envolvimento de um paciente. Caso queira associar dados clínicos de um paciente, ou algum documento para complementar sua solicitação, clique nos ícones paciente, ficha ou documentos. Podendo associar exames, fotos, documentos e fichas clínicas de seus pacientes para facilitar a compreensão do caso. Incluindo um paciente: Busque por um paciente já cadastrado, ou insira os dados do paciente caso seja um paciente novo.

33 33 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Por fim o usuário que foi associado à solicitação irá constar na Lista de itens associados à solicitação. Incluindo uma Ficha Clínica: Fichas clínicas são formulários predeterminados, com questões (informações) que auxiliará o diagnostico em uma determinada área de saúde. Selecione a ficha, dando um duplo clique na ficha ou clicando no ícone de detalhar. Por exemplo, a ficha de Informações Clínicas a seguir.

34 34 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Preencha a ficha clínica e posteriormente clique em Ok. Como ficará a Lista de itens associados à solicitação. Obs.: Caso o usuário deseje adicionar outras fichas clínicas à solicitação, repita os procedimentos anteriores. Incluindo Documentos: Caso seja necessário, o usuário pode adicionar um documento como anexo (fotografia, exame, etc) para complementar a solicitação.

35 35 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Escolha um documento no diretório de arquivos do seu computador Visualize a Lista de itens associados à solicitação e visualize o documento escolhido anexado à solicitação. Obs.: Caso o usuário deseje pode visualizar a imagem que anexou a solicitação clicando em detalhar

36 36 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Por fim, selecione uma área de teleconsultoria para o envio do caso. Essa área indicará a atuação do teleconsultor que avaliará sua demanda. Caso não saiba ou não tenha certeza da área a ser enviado o caso, clique em outras áreas que o regulador encaminhará ao especialista adequado. Envie sua solicitação e aguarde o prazo para resposta de 72 horas úteis.

37 37 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet O usuário poderá acompanha a solicitação enviada pela tabela de Minhas Solicitações. No momento que o teleconsultor responde a solicitação enviada, a cor do status da mesma irá ficar Verde. Podendo o solicitante detalhar a solicitação clicando duplamente sobre ela, ou clicando em detalhar na coluna ação.

38 38 Acessando a Plataforma de Telessaúde HealthNet Então o solicitante poderá ver a resposta do teleconsultor quanto a sua solicitação. O solicitante satisfeito com a resposta poderá tomar uma conduta de finalizar a solicitação avaliando o serviço. Podendo também continuar a discussão com o teleconsultor entrando novamente no ciclo de envio da solicitação e espera de 72h.

39 39 Capítulo 2: TELEASSISTÊNCIA 2.2 Como participar de uma teleconsultoria síncrona

40 1 Participando de uma teleconsultoria síncrona O serviço de teleconsultoria oferece um canal direto entre os profissionais de saúde e teleconsultores nas mais diversas especialidades de saúde. O profissional pode tirar dúvidas simples, discutir casos clínicos ou solicitar orientações sobre o processo de trabalho na unidade de saúde. O objetivo é apoiar o profissional na tomada de decisão sobre diagnósticos, terapêuticas e definição prognóstica, baseando-se no melhor nível de evidência disponível na literatura e proporcionando assim o aperfeiçoamento contínuo do profissional de saúde. Para participar de uma teleconsultoria síncrona inicialmente faça seu login no portal do RedeNUTES. Posteriormente acesse a aba serviços > teleassistência e clique em agenda. Observe os dias e horários em que os profissionais encontram-se disponíveis para a teleconsultoria. Clique no evento para acessar a websala, Você será direcionado para a websala. Digite seu nome no local indicado e clique em entrar na sala.

41 2 Participando de uma teleconsultoria síncrona Aguarde a liberação da sala pelo teleconsultor. Observe abaixo o ambiente da websala: Texto de créditos

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE EMS

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE EMS Aluno, Nas páginas a seguir você encontrará importantes informações que o ajudará no manuseio do Canal Interativo (Canal 3) e principalmente no aproveitamento do curso. Boa leitura! TUTORIAL PASSO A PASSO

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF A ESAF trabalha com dois tipos de eventos: - Eventos abertos (demandados pelo cliente e/ou ofertados pela ESAF) qualquer pessoa pode se inscrever, desde que

Leia mais

PRÉ-MATRICULA 2015/1

PRÉ-MATRICULA 2015/1 Olá, é um prazer receber você como nosso Aluno!!! Para agilizar seu processo de Matrícula, a Multivix criou a pré-matrícula online, que consiste em você acessar o portal acadêmico da Multivix pela internet,

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL

Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Tutorial MIMBOÉ PELC e VIDA SAUDÁVEL SICAPP Sistema de Consulta e Adaptação MIMBOÉ de PPs Jul/2014 2016 SICAPP Sistema

Leia mais

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04

ART Eletrônica. Guia de Utilização - CRBIO-04 ART Eletrônica Guia de Utilização - CRBIO-04 Acesso ao CRBio04 Online Caso seja seu primeiro acesso siga as instruções para criar um login Entre com seu login e senha para emitir uma ART Incluir ART Eletrônica

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 Brasília/DF, 8 de outubro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Prezado(a) Coordenador(a) participante

Leia mais

CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário

CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário CADASTRO ELETRÔNICO DE PESSOAS QUE DESEMPENHAM ATIVIDADES FLORESTAIS Manual do Usuário Índice 1. Cadastro eletrônico de pessoas que desempenham Atividades Florestais... 3 2. Cadastrando uma nova pessoa

Leia mais

Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi

Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi Manual do Portal Educacional Faculdade e Pós-Graduação Bagozzi Sumário 1. Acesso... 04 2. Funcionalidades... 06 2.1 Acesso às Notas ou Faltas... 06 2.2 Upload de Materiais... 08 2.3 Extrato Financeiro...

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

PRINCIPAL PAGINA INICIAL

PRINCIPAL PAGINA INICIAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar

Leia mais

Manual do Portal do Beneficiário

Manual do Portal do Beneficiário 1 Manual do Portal do Beneficiário ÍNDICE Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Acesso por cada Plano contratado 5 3 Cadastrar a senha 6 4 Esqueci a senha 8 5 Login / Acesso

Leia mais

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo.

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo. Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e no mundo, uma alternativa aos cursos presenciais.

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR

PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR PORTAL DE GERENCIAMENTO DE INSPEÇÃO VEICULAR ORIENTAÇÕES GERAIS - EMPRESAS DE TRANSPORTE A partir de 1º de outubro de 2013 entrou em vigor a Resolução da METROPLAN nº 083, de 24 de maio de 2013, estabelecendo

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE VII SIEX SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO MANUAL DO PARTICIPANTE INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Entre no site www.siexcastanhal.com.br para ter acesso ao Sistema do VII SIEX (Figura

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS Acesso ao Portal Problemas com Senhas Comunicados em Pop-up Acesso à Conta Fornecedor Processo de Cotação Confirmação de Pedidos Horizonte de Planejamento

Leia mais

Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação

Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação Manual do estudante Orientações sobre o Menu de navegação Página 2 de 9 EXPEDIENTE Uníntese Uníntese Virtual Pedro Luiz Stieler Diretor Maria Bernardete Metz Bechler Vice - Diretora Wilton Dourado Teixeira

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 5 4 AULAS 6 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 8 6 ENQUETES 10 7 QUADRO DE AVISOS 13

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 5 4 AULAS 6 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 8 6 ENQUETES 10 7 QUADRO DE AVISOS 13 Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os recursos do Portal.

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3. Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.3 Meus Dependentes... 5 3.4 Cursos Realizados... 5 3.5 Atualização

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10 Sumário Credenciamento... 3 Ato de Concentração... 6 Requerimento de TCC... 10 Credenciamento 1. O interessado deve acessar o sítio eletrônico do Cade (www.cade.gov.br) e realizar cadastro como Usuário

Leia mais

Manual Básico Web Guia SADT

Manual Básico Web Guia SADT Entrar no site http://sansaúde.santacasavotuporanga.com.br, procurar a sessão Autorizador Online. 1 Sansaúde Assistência Médica - Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga Acessando o link é apresentada

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Medical Office Instruções de Instalação e Configuração

Medical Office Instruções de Instalação e Configuração Medical Office Instruções de Instalação e Configuração 1) Insira o CD ROM de instalação no Drive correspondente; 2) Aguarde alguns segundos para carga do CD; 2.1) Caso seja ativado o menu de instalação,

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19

MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 ENVIADO POR E-MAIL ENVIADO POR E-MAIL VERSÃO 10. Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 MANUAL DE EMISSÃO DO CERTIFICADO TIPO A3 VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 19 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf) e em sistema operacional Windows

Leia mais

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA EMISSÃO DE BOLETOS NO ECLOUD 1. CONFIGURAÇÃO 1.1 Cadastrar conta Bancária: Acesse GERÊNCIA CONFIGURAÇÕES TABELA DE CONTAS BANCÁRIAS. Informe os dados da conta bancária e clique em SALVAR. 1.2 Configuração

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Manual de Uso do Aplicativo

Manual de Uso do Aplicativo Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item

Leia mais

Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social

Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social Orientações para cadastro, inscrição, submissão e pagamento da taxa de participação do V Congresso Internacional de Pedagogia Social Para se inscrever no V Congresso Internacional de Pedagogia Social é

Leia mais

INDICE. Navegando no AVASUS 4. Como Navegar em um Curso no AVASUS? 7

INDICE. Navegando no AVASUS 4. Como Navegar em um Curso no AVASUS? 7 Tutorial INDICE Navegando no AVASUS 4 1. O que é o AVASUS? 4 2. Quem está desenvolvendo o AVASUS? 4 3. Qual a nossa Missão? 4 4. Quem pode participar? 4 5. Sobre os módulos disponíveis no AVASUS 5 6. Quais

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno COOEPE COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno 1 SUMÁRIO 1 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA COOEPE...

Leia mais

Sumário 1. Guia do Aluno 2. Guia do Gestor de Treinamentos

Sumário 1. Guia do Aluno 2. Guia do Gestor de Treinamentos Sumário 1. Guia do Aluno... 03 - Guia destinado a todos os usuários 2. Guia do Gestor de Treinamentos... 58 - Guia destinado apenas ao usuário com perfil de Gestor de Treinamentos Sumário Guia do Aluno

Leia mais

ATENDIMENTO NAS FILIAIS

ATENDIMENTO NAS FILIAIS ATENDIMENTO NAS FILIAIS Brasília, Salvador, São Luís e São Paulo ANS - Nº33967-9 www.centralnacionalunimed.com.br ÍNDICE ATENDIMENTO NAS FILIAIS CONHEÇA AS NOSSAS FACILIDADES AUTORIZAÇÕES ON-LINE SOLICITAÇÃO

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG Introdução Esse documento tem como objetivo descrever as principais funcionalidades do Sistema de Cadastro e Marcação de Consulta da FUNASG e possibilitar

Leia mais

Março/2015 www.vianet.com.br

Março/2015 www.vianet.com.br Março/2015 Bem-vindo a nova plataforma Vianet de e-mails! Para sua maior comodidade e melhor utilização da ferramenta, explicaremos e esclareceremos à você as funções básicas da nova plataforma. Vamos

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007.

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Check-List Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília,

Leia mais

Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo

Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM AEE Este instrutivo tem o objetivo de auxiliar os interessados em se inscreverem no curso de Aperfeiçoamento em AEE, na modalidade EAD. 1- Primeiro

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

Programa Competências Transversais

Programa Competências Transversais Programa Competências Transversais o Consumo Consciente de Energia o Desenho Arquitetônico o Educação Ambiental o Empreendedorismo o Fundamentos de Logística o Finanças Pessoais o Legislação Trabalhista

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan

Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan Atualização do Cartão Nacional de Saúde para o Siscan Quando um novo exame é requisitado no Siscan é necessário inserir o CNS do paciente para preenchimento dos campos do cadastro. Estes dados estão armazenados

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - DISCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 PROEST 2105-6458 / 2105-6430 SAE Assistência Estudantil:

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é XML... 04 3. Acesso e-nota G... 06

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

Assina S_Line Manual de Uso

Assina S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames gerados no formato S_Line em XML ou PDF, fazendo uma cópia dos mesmos em um diretório definido pelo Cliente. Os documentos

Leia mais

MANUAL DO SIGAD ICT-SJC

MANUAL DO SIGAD ICT-SJC MANUAL DO SIGAD ICT-SJC Amauri Mendes da Silva Manual do SIGAD - SJC Página 1 Conteúdo 1-SIGAD... 3 2-USUÁRIO TRÂMITE... 3 3-ACESSO AO SISTEMA... 3 4- SOLICITAR MUDANÇA DE PERFIL PARA USUÁRIO TRÂMITE...

Leia mais

Manual. Cadastro de Instituições. www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008.

Manual. Cadastro de Instituições. www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008. Manual Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008. SUMÁRIO 1. CADASTRO DE INSTITUIÇÕES...

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais PJE Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos:

Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos: FAQ Sistema de Informação e Gestão da FAPES (SIGFAPES) Esta lista de perguntas e respostas esclarece dúvidas sobre procedimentos: 1. Como posso me cadastrar na plataforma SigFapes? Acessando o site do

Leia mais

O QUE TEM NESSE MANUAL?

O QUE TEM NESSE MANUAL? manual da O QUE TEM NESSE MANUAL? CRIANDO SUA EMPRESA NA 99JOBS.COM Como cadastrar sua organização Como cadastrar uma oportunidade DEIXANDO SUA ORGANIZAÇÃO MAIS ATRAENTE Preenchendo seu perfil Adicionando

Leia mais

Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1

Manual do Administrador. Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 Manual do Administrador Joomla! Sumário Acessando o Joomla!...1 1 Painel de Administração do Joomla...1 Menu Superior...2 Menu de Acesso Rápido...4 Informações...4 Alterando a senha...5 Artigos...7 Criando

Leia mais

Selo de Autorização para Circulação de Carga Autorização para Estacionamento - AE. 2. Cadastro da Pessoa Jurídica / Pessoa Física

Selo de Autorização para Circulação de Carga Autorização para Estacionamento - AE. 2. Cadastro da Pessoa Jurídica / Pessoa Física Selo de Autorização para Circulação de Carga Autorização para Estacionamento - AE 1. Acessando o Sistema 2. Cadastro da Pessoa Jurídica / Pessoa Física 3. Alterando a Senha 4. Alterando o Cadastro 5. Recuperando

Leia mais

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro. tutorial

Matrículas Semestre 2013.1. Período 14 a 25 de janeiro.  tutorial Período 14 a 25 de janeiro www.unipe.br tutorial Caro Aluno (a), Esse tutorial irá ajudá-lo (a) no processo de Matrícula para o Semestre 2013.1 do UNIPÊ. Inicialmente, acesse o Portal da Instituição (www.unipe.br)

Leia mais

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

Manual WAC TISS 3.02.00. Solicitação e prorrogação de internações. Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT

Manual WAC TISS 3.02.00. Solicitação e prorrogação de internações. Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT Manual WAC TISS 3.02.00 Solicitação e prorrogação de internações Unimed Pelotas:: Manual WAC TISS SADT 1 Apresentação A partir do dia 31 de agosto de 2014, passa a vigorar a versão 3.02.00 do Padrão para

Leia mais

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio

Manual Operacional. Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores. versão 2.0. Diretoria de Sistemas - Atividade Meio Ministério Público do Estado de São Paulo Manual Operacional Sistema de Declaração de Bens Membros/Servidores versão 2.0 06/05/2014 Versão 1.0 11/09/2014 Revisão 1.1 25/09/2014 Revisão 1.2 16/06/2016 Revisão

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Área responsável: Controle Interno. 2 ÍNDICE Pág. Índice Apresentação Troca de senha e acesso à ferramenta Solicitação de eventos e a descrição dos

Leia mais

Sumário. Junho/ 2 0 1 6 Página 1

Sumário. Junho/ 2 0 1 6 Página 1 App Mobile Sumário O aplicativo Detran/PR... 2 Requisitos de sistema... 2 Como baixar o aplicativo Detran/PR... 2 No Android... 2 No IOS... 2 Início... 3 Módulo Motorista... 4 Pontuação da CNH... 4 Envio

Leia mais

MANUAL DE USO GCONNECT

MANUAL DE USO GCONNECT v1.0 Bem-vindo ao Entenda o funcionamento do nosso aplicativo 2 v1.0 1.0 O QUE É O GCONNET? O Gconnect é um aplicativo para smartphones Android e Iphones onde você poderá acompanhar em tempo real sua frota,

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem.

Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. Núcleo de Tecnologias Interativas de Aprendizagem. TUTORIAL MOODLE Titulo: Envio de Arquivo Único. Autor: NUTEIA. Data de criação: 30/10/2012. Data de atualização: 30/10/2012. O Envio de Arquivo Único

Leia mais

MANUAL DO CURRÍCULO CULO LATTES

MANUAL DO CURRÍCULO CULO LATTES MANUAL DO CURRÍCULO CULO LATTES Compilado pela Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná a partir de textos, imagens e de formulários de coleta dos dados disponibilizados pelo Portal

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 2 Conteúdo Apresentação... 3 1. Endereço Eletrônico...

Leia mais

MANUAL DE ACESSO CATÁLOGO DE PRODUTOS ONLINE

MANUAL DE ACESSO CATÁLOGO DE PRODUTOS ONLINE MANUAL DE ACESSO CATÁLOGO DE PRODUTOS ONLINE Como faço para me cadastrar? Quem pode acessar o conteúdo? O que está disponibilizado no catálogo? A quem peço ajuda ou informações? Como faço para me cadastrar?

Leia mais

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí

Oficina básica. Linux Educacional. Este Material foi elaborado por: Dilma Amaral Correa Multiplicadora do NTE-Tucuruí Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM

lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM lnclusão de Processos no E-Process para Baixa de GTM Para a Solicitação de Baixa de GTM, devidamente acompanhada dos documentos indicados no Decreto Nº.56/003. Na página principal www.sefaz.mt.gov.br no

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA

Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Versão 2.0 de 15 de Fevereiro de 2016 Índice BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL AR PRÁTICA...3 DADOS PARA O INÍCIO DA BAIXA...7 BAIXA

Leia mais

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO

TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO TUTORIAL PESQUISA DE POLÍTICA DE REMOÇÃO Diretoria de Planejamento, Administração e Logística DIPLAN Coordenação Geral de Gestão de Pessoas CGGP Página 2 de 15 ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1: Tela:

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais