Backup Exec Guia de Instalação Rápida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Backup Exec 2012. Guia de Instalação Rápida"

Transcrição

1 Backup Exec 2012 Guia de Instalação Rápida

2

3 Instalação Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Instalação típica do Backup Exec Instalação personalizada do Backup Exec Sobre o upgrade de versões anteriores do Backup Exec Tarefas pós-instalação Requisitos do sistema Os itens a seguir são os requisitos mínimos do sistema para executar esta versão do Backup Exec:

4 4 Instalação Requisitos do sistema Tabela 1-1 Item Sistema operacional Requisitos mínimos do sistema Requisitos Você pode encontrar uma lista de sistemas operacionais, plataformas e aplicativos compatíveis no seguinte URL: Você não pode instalar um servidor do Backup Exec em um computador que execute a opção de instalação do Windows Server Core do Windows Server Você pode instalar o Backup Exec Agent for Windows apenas em computadores do Server Core. Você não pode instalar SQL Express ou SQL Server 2005 em um computador do Windows Server 2008 que esteja configurado em uma função do controlador de domínio de somente leitura (RODC). A função do controlador de domínio de somente leitura não permite que você use as contas locais necessárias para o SQL Express e SQL Server Quando você instalar o Backup Exec em um computador de RODC você deve selecionar uma instância remota do SQL para o banco de dados do Backup Exec. Suporte adicional do aplicativo Navegador da Internet Processador Memória Você pode usar o Backup Exec com o Microsoft Operations Manager (MOM) 2005 do Microsoft Windows. Internet Explorer 7.0 ou posterior. O Service Pack 1 é necessário para SQL Server 2005 Express. Intel Pentium, Xeon, AMD ou compatível. Necessária: 512 MB de RAM Recomendado: 1 GB de RAM (ou mais para melhor desempenho) Nota: Os requisitos de RAM podem variar dependendo das operações executadas, das opções instaladas e da configuração específica do computador. Para Central Admin Server Option: é necessário 512 MB de RAM, recomenda-se 1 GB. Symantec Recovery Disk: mínimo de 1 GB (dedicado) para a versão multilíngue Recomendações de memória virtual: 20 MB acima do tamanho recomendado pelo Windows para o tamanho total do arquivo de paginação (total para todos os volumes de disco). Consulte sua documentação de ajuda do Microsoft Windows para obter instruções sobre como exibir ou definir o tamanho do arquivo de paginação.

5 Instalação Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec 5 Item Espaço em disco para instalação Outro hardware Requisitos 1,44 GB (instalação típica) 2,32 GB (inclui todas as opções) Nota: Os requisitos de espaço em disco podem variar dependendo das operações executadas, das opções instaladas e da configuração específica do sistema. O banco de dados e catálogos do Backup Exec exigem espaço adicional. 330 MB adicionais são necessários para o SQL Express. Recomenda-se o seguinte hardware: Placa de interface de rede ou uma placa adaptadora de rede virtual. Unidade de CD/DVD. (Recomendado) Um mouse. Hardware de armazenamento Você pode usar unidades de mídia de armazenamento, bibliotecas robóticas, dispositivos de armazenamento removível e unidades de disco rígido não removíveis. Você pode encontrar uma lista de tipos compatíveis de armazenamento no seguinte URL: O suporte está disponível para a primeira unidade em cada biblioteca robótica quando você compra o Backup Exec. Para permitir suporte a todas as unidades de biblioteca robótica, será necessário comprar a Backup Exec Library Expansion Option. Consulte Instalação típica do Backup Exec na página 6. Consulte Instalação personalizada do Backup Exec na página 9. Lista de verificação de pré-instalação do Backup Exec Antes de instalar o Backup Exec, é necessário fazer o seguinte: Execute a Verificação de ambiente do Backup Exec no computador em que você quer instalar o Backup Exec. A Verificação de ambiente analisa o computador para certificar-se de que o processo de instalação possa ser concluído. Se o Backup Exec encontrar qualquer problema de configuração que possa ser corrigido durante a instalação ou que possa impedir a instalação, serão exibidos avisos. Embora a Verificação de ambiente seja executada automaticamente durante a instalação, convém executá-la manualmente antes de instalar o Backup Exec ou antes de fazer backup dos dados com o Backup Exec.

6 6 Instalação Instalação típica do Backup Exec Instale o hardware do dispositivo de armazenamento (controlador, unidades, bibliotecas robóticas) no servidor do Backup Exec. Consulte a documentação incluída no seu hardware do dispositivo de armazenamento para obter instruções de instalação. Use as funções apropriadas da configuração de hardware do Windows para configurar seus controladores e dispositivos de armazenamento. Consulte a documentação do Microsoft Windows para obter mais informações. Verifique suas configurações de segurança do Windows para certificar-se de que funcionam corretamente com a conta de serviço do Backup Exec. Se a unidade em que você quer instalar o Backup Exec estiver criptografada ou compactada e você quiser usar um banco de dados padrão do SQL Express, verifique se uma unidade descriptografada e não compactada está disponível para a instalação do SQL Express. Verifique o nome do computador no qual você quer instalar o Backup Exec. Ele deve usar somente caracteres padrão ANSI. Você poderá receber avisos de erro se instalar o Backup Exec em um computador com um nome que use caracteres não padronizados. Se você quiser instalar o Backup Exec com uma versão do Windows que não seja em inglês, será necessário fazer download do arquivo de configuração do SQL Express SP4 no site da Microsoft antes de instalar o Backup Exec se as condições a seguir forem verdadeiras: Você deseja usar uma instância local do Backup Exec SQL Express. Você tem instâncias de SQL Server que não são em inglês no computador em que você quer instalar o Backup Exec. Saia de todos os programas, inclusive de seu aplicativo de antivírus. Instalação típica do Backup Exec Uma instalação típica é projetada para ambientes pequenos ou descomplicados. Em uma instalação típica, o Backup Exec toma muitas decisões para você, com base em cenários comuns de instalação. Se você preferir definir todas as suas opções, será necessário usar a opção de instalação personalizada. Consulte Instalação personalizada do Backup Exec na página 9.

7 Instalação Instalação típica do Backup Exec 7 Nota: Antes de realizar a instalação, certifique-se de que as licenças do Backup Exec e de todos os agentes ou todas as opções estejam disponíveis. Se você não tiver as licenças, acesse o seguinte URL para ativar o produto: as licenças são necessárias para instalar o Backup Exec e seus agentes e opções. Porém, é possível instalar uma versão de avaliação do Backup Exec sem uma licença. Para realizar uma instalação típica do Backup Exec 1 No navegador da mídia de instalação, clique em Instalar produtos e, em seguida, selecione Backup Exec. Se a versão necessária do Microsoft.NET Framework ainda não estiver instalada neste computador, o Backup Exec a instalará. A instalação do Microsoft.NET Framework pode levar algum tempo. 2 No painel Bem-vindo, leia o contrato de licença e clique em Aceito os termos do contrato de licença. 3 Clique em Avançar. 4 No painel Tipo de instalação, clique em Instalação típica e, em seguida, clique em Avançar. Para primeiras instalações e instalações de upgrade, a Verificação de ambiente do Backup Exec é executada automaticamente. 5 Reveja os resultados de Verificação de ambiente. 6 Execute um dos procedimentos a seguir: Se a Verificação de ambiente não revelar nenhum problema que possa impedir uma instalação bem-sucedida do Backup Exec, clique em Avançar. Se a Verificação de ambiente revelar problemas que possam impedir uma instalação bem-sucedida do Backup Exec, clique em Cancelar para sair do assistente. Corrija os problemas antes de tentar instalar novamente o Backup Exec. 7 Selecione um dos seguintes métodos para inserir licenças:

8 8 Instalação Instalação típica do Backup Exec Para digitar números de série manualmente Nota: Uma conexão com a Internet é necessária para validar os números de série. Se você não tiver uma conexão com a Internet, importe as licenças do arquivo de licença da Symantec ou instale uma versão de avaliação. Faça o seguinte na ordem indicada: No campo Número de série, digite o número de série apropriado de seu certificado de licença. Clique em Adicionar. Repita o procedimento para cada número de série de cada opção ou agente que você quer instalar. Clique em Avançar para validar os números de série. Para importar licenças de um arquivo de licença da Symantec Para instalar uma versão de avaliação Faça o seguinte na ordem indicada: Clique em Importar do arquivo. Procure o local de seus arquivos de licença e selecione em seguida o arquivo apropriado. Não digite números de série nem importe arquivos de licença. Continue na próxima etapa. 8 Clique em Avançar. Você poderá ser solicitado a digitar as informações de contato. 9 No painel Analisar licenças, marque as caixas de seleção para os produtos que você quer instalar e clique em Avançar. 10 No painel Conta de serviço, forneça um nome de usuário, uma senha e um domínio para uma conta de administrador que os serviços de sistema do Backup Exec possam usar. Você não pode instalar o Backup Exec com uma conta que tenha uma senha em branco em computadores Windows Server 2003/2008, a menos que o Windows esteja configurado para permitir a instalação. Se você tenta fazer isso, a seguinte mensagem de erro aparece quando o Backup Exec Services é criado: A senha fornecida para a conta [servidor\[nome de usuário] não está correta. Você pode, entretanto, configurar o Windows para permitir senhas em branco. Para obter mais informações, consulte sua documentação do Windows. 11 Se desejar mudar o diretório onde os arquivos do Backup Exec estão instalados, clique em Alterar e selecione um local novo.

9 Instalação Instalação personalizada do Backup Exec 9 12 Clique em Avançar. 13 Verifique o resumo da instalação e clique em Instalar. O processo de instalação cria um log de instalação nomeado Bkupinst2012.htm no computador onde o Backup Exec está instalado. Instalação personalizada do Backup Exec Uma instalação personalizada é projetada para ambientes grandes ou complexos ou para clientes que preferem definir todas as opções. Por exemplo, se você usar um servidor remoto do Backup Exec ou a Central Admin Server Option, deverá executar uma instalação personalizada. Se você preferir que o Backup Exec defina as opções padrão ou tiver um ambiente pequeno e simples, será possível usar a instalação típica. Consulte Instalação típica do Backup Exec na página 6. Nota: Se você instalar o Backup Exec com os serviços de terminal e a mídia da instalação estiver em uma unidade compartilhada (compartilhamento de rede), será necessário instalá-lo usando um caminho UNC. A instalação através de unidades mapeadas não é suportada nesta situação. Nota: Antes de realizar a instalação, certifique-se de que as licenças do Backup Exec e de todos os agentes ou todas as opções estejam disponíveis. Se você não tiver as licenças, acesse o seguinte URL para ativar o produto: as licenças são necessárias para instalar o Backup Exec e seus agentes e opções. Porém, é possível instalar uma versão de avaliação do Backup Exec sem uma licença. Para realizar uma instalação personalizada do Backup Exec 1 No navegador da mídia de instalação, clique em Instalar produtos e, em seguida, selecione Backup Exec. Se a versão necessária do Microsoft.NET Framework ainda não estiver instalada neste computador, o Backup Exec a instalará. A instalação do Microsoft.NET Framework pode levar algum tempo. 2 No painel Bem-vindo, leia o contrato de licença e clique em Aceito os termos do contrato de licença. 3 Clique em Avançar.

10 10 Instalação Instalação personalizada do Backup Exec 4 No painel Tipo de instalação, clique em Instalação personalizada e, em seguida, clique em Avançar. 5 No painel Menu, selecione Instalação local e, em seguida, selecione Instalar software e opções do Backup Exec. 6 Clique em Avançar. Para primeiras instalações e instalações de upgrade, a Verificação de ambiente do Backup Exec é executada automaticamente depois que você clica em Avançar. 7 Reveja os resultados de Verificação de ambiente. 8 Execute um dos procedimentos a seguir: Se a Verificação de ambiente não revelar nenhum problema que possa impedir uma instalação bem-sucedida do Backup Exec, clique em Avançar. Se a Verificação de ambiente revelar problemas que possam impedir uma instalação bem-sucedida do Backup Exec, clique em Cancelar para sair do assistente. Corrija os problemas antes de tentar instalar novamente o Backup Exec. 9 Selecione um dos seguintes métodos para inserir licenças: Para digitar números de série manualmente Nota: Uma conexão com a Internet é necessária para validar os números de série. Se você não tiver uma conexão com a Internet, importe as licenças do arquivo de licença da Symantec ou instale uma versão de avaliação. Faça o seguinte na ordem indicada: No campo Número de série, digite o número de série apropriado de seu certificado de licença. Clique em Adicionar. Repita o procedimento para cada licença de cada opção ou agente que você quer instalar. Clique em Avançar para validar os números de série. Para importar licenças de um arquivo de licença da Symantec Para instalar uma versão de avaliação Faça o seguinte na ordem indicada: Clique em Importar do arquivo. Procure o local de seus arquivos de licença e selecione em seguida o arquivo apropriado. Não digite números de série nem importe arquivos de licença. Continue na próxima etapa. 10 Clique em Avançar. Você poderá ser solicitado a digitar as informações de contato.

11 Instalação Instalação personalizada do Backup Exec Marque as caixas de seleção para os agentes ou as opções que você quer instalar. 12 Clique em Avançar. Se você selecionou a File System Archiving Option ou a Microsoft Exchange Mailbox Archiving Option, a Verificação do ambiente da Archiving Option será executada. A Verificação do ambiente da Opção de arquivamento verifica se o computador cumpre os requisitos mínimos para instalar e configurar os opções. Se o computador não cumpre os requisitos mínimos, desmarque as opções de arquivamento ou corrija os erros para continuar com a instalação. 13 No painel Configurar opções, selecione todas as opções adicionais que você quiser instalar. Por exemplo, você pode seleciona recursos padrão adicionais ou você pode selecionar os agentes ou as opções que estão disponíveis para uma instalação experimental. 14 Clique em Avançar. 15 Se você quer instalar o Backup Exec para quaisquer idiomas adicionais, selecione o idioma e clique em Avançar. 16 No painel Destino, faz o seguinte: Verifique os requisitos de espaço em disco para os itens que você selecionou para instalar. Se desejar mudar o diretório onde os arquivos do Backup Exec estão instalados, clique em Alterar e, em seguidas selecione um diretório novo ou crie uma pasta nova. A Symantec recomenda não selecionar um ponto de montagem como o diretório de destino porque, se você excluir o ponto de montagem, o Backup Exec será desinstalado. 17 Clique em Avançar.

12 12 Instalação Instalação personalizada do Backup Exec 18 Forneça um nome de usuário, uma senha e um domínio para uma conta de administrador que os serviços do sistema do Backup Exec possam usar e então clique em Avançar. Você não pode instalar o Backup Exec com uma conta que tenha uma senha em branco em computadores Windows Server 2003/2008, a menos que o Windows esteja configurado para permitir a instalação. Se você tenta fazer isso, a seguinte mensagem de erro aparece quando o Backup Exec Services é criado: A senha fornecida para a conta [servidor\[nome de usuário] não está correta. Você pode, entretanto, configurar o Windows para permitir senhas em branco. Para obter mais informações, consulte sua documentação do Windows. 19 No painel Escolher o SQL Server, execute um destes procedimentos para selecionar um local para armazenar o banco de dados do Backup Exec. Nota: O painel Escolher o SQL Server não aparece para upgrades. Você não pode mudar o local do banco de dados durante o processo de upgrade. Se você quiser mudar o local do banco de dados após o upgrade, use o BE Utility. Para criar uma instância do Backup Exec SQL Express local Para usar uma instância existente do SQL Server 2005 ou do SQL Server 2008 Faça o seguinte na ordem indicada: Clique em CriarumainstâncialocaldoBackup Exec SQL Express para armazenar o banco de dados. Para mudar o local da instância do Backup Exec SQL Express, clique em Procurar. Selecione o local e clique em OK. Faça o seguinte na ordem indicada: Clique em UsarumainstânciaexistentedoSQL Server 2005 (SP4 ou posterior) ou do SQL Server 2008 na rede em que o banco de dados será armazenado. Selecione a instância. Quando o Backup Exec é instalado em uma instância existente, o recurso automatizado de restauração do banco de dados mestre não fica disponível. Para recuperar o banco de dados mestre, substitua-o pela cópia do banco de dados mestre que o Backup Exec automaticamente cria e atualiza quando o banco de dados mestre é salvo em backup.

13 Instalação Instalação personalizada do Backup Exec Clique em Avançar. O Backup Exec tenta se conectar à instância. 21 Se o painel Banco de dados do Symantec Backup Exec aparecer, execute as seguintes etapas para identificar o local do arquivo de instalação do SQL Express SP4: Clique em Procurar. Navegue até o local onde você fez o download do arquivo de instalação do SQL Express SP4. Clique em OK. Clique em Avançar. 22 Se solicitado, selecione como o Instalador de driver de dispositivo Symantec deve instalar os drivers do dispositivo para os dispositivos de armazenamento em fita que estão conectados ao servidor e clique em Avançar. A Symantec recomenda que você selecione Usar drivers de dispositivo Symantec para todos os dispositivos de fita. 23 Se você for solicitado, digite as informações ou escolha configurações para as opções adicionais que você quer instalar e clique em Avançar após cada seleção. 24 Leia o resumo da instalação do Backup Exec e então clique em Instalar. O processo de instalação leva vários minutos para ser concluído. Durante o processo, a barra de progresso não pode mover-se por diversos minutos. 25 Quando a instalação estiver completa, você poderá executar o LiveUpdate, exibir o leia-me e criar um atalho para o Backup Exec na área de trabalho. 26 Clique em Concluir para fechar o Assistente de Instalação. 27 Se Reiniciar sistema aparecer, reinicie o computador para que a configuração entre em vigor. O processo de instalação cria um log de instalação nomeado Bkupinst2012.htm em um dos seguintes diretórios no computador onde o Backup Exec é instalado. Para Windows 2003: %allusersprofile%\application Data\Symantec\Backup Exec\Logs Para Windows 2008 e posterior: %programdata%\symantec\backup Exec\Logs Consulte Tarefas pós-instalação na página 15. Consulte Sobre o upgrade de versões anteriores do Backup Exec na página 14.

14 14 Instalação Sobre o upgrade de versões anteriores do Backup Exec Sobre o upgrade de versões anteriores do Backup Exec Você pode usar a mídia de instalação do Backup Exec para fazer upgrade do Backup Exec versão 12.5 e posterior para a versão atual. A versão atual do Backup Exec substitui todas as versões anteriores. As instalações separadas de versões diferentes de Backup Exec podem para não existir no mesmo computador. A maioria das configurações e todos os catálogos e todos os diretórios de dados das versões anteriores do Backup Exec são mantidos, a menos que você escolha removê-los. Essa versão do Backup Exec pode ler e restaurar dados de qualquer versão anterior do Backup Exec ou do Backup Exec for NetWare, exceto nos casos em que a Symantec decidiu encerrar o ciclo de vida do produto. Nota: Fazer upgrade para a versão atual do Backup Exec de uma versão anterior à 12.5 exige um processo de várias etapas. Quando você fizer upgrade, o Backup Exec converterá automaticamente suas definições, configurações e tarefas existentes para a versão atual. Após a conclusão da migração, o Backup Exec exibe um relatório de migração de dados. Neste relatório, você pode ver como suas tarefas foram migradas. Devido ao novo paradigma de backup no Backup Exec 2012, algumas de suas tarefas pode ser combinadas, divididas ou movidas. O Backup Exec 2012 fornece a compatibilidade com versões anteriores da seguinte forma: O Backup Exec 2012 pode comunicar-se com o Backup Exec 12.5 Remote Agent for Windows Systems e versões superiores. O Backup Exec 2012 suporta instalações lado a lado do console de administração remota para Backup Exec 2010 e superior. O servidor da Backup Exec 2012 Central Admin Server Option pode se comunicar com o Backup Exec 2010 R3 (com os service packs mais recentes) para execução de um upgrade. Um Console de administração remota que use uma versão anterior do Backup Exec não pode ser usado com um servidor do Backup Exec em que a versão atual está instalada. Por exemplo, um Console de administração remota do Backup Exec 2012 não pode gerenciar um servidor do Backup Exec do Backup Exec 2010 Antes de fazer o upgrade do Backup Exec, faça o seguinte: Exclua os históricos de tarefas e os catálogos de que você não precisa mais para encurtar a janela de upgrade.

15 Instalação Tarefas pós-instalação 15 Execute uma tarefa de manutenção do banco de dados. Verifique se todas as atualizações disponíveis estão instaladas para sua versão atual do Backup Exec. Localize suas informações de licença e verifique se suas licenças são atuais. Você deverá digitar as informações de licença para o Backup Exec 2012 quando fizer upgrade. Você não pode mudar a configuração de seus servidores do Backup Exec durante uma instalação. Por exemplo, você não pode mudar um servidor de administração para um servidor gerenciado. Se você quiser mudar a configuração de seus servidores do Backup Exec, faça isso antes ou depois de fazer upgrade para a versão atual. Você não pode mudar o local do banco de dados durante o processo de upgrade. Se você quiser mudar o local do banco de dados após o upgrade, use o BEUtility. Nota: Se você fizer upgrade de uma versão anterior do Backup Exec que use uma versão Windows que não seja em inglês, será necessário fazer download do arquivo de instalação do SQL Express SP4 para esse idioma no site da Microsoft. Consulte Instalação típica do Backup Exec na página 6. Consulte Instalação personalizada do Backup Exec na página 9. Tarefas pós-instalação Para obter melhores resultados antes de iniciar o Backup Exec, faça o seguinte: Crie o armazenamento em disco de modo que o Backup Exec possa gerenciar automaticamente o ciclo de vida de seus dados de backup. Certifique-se de que seus dispositivos de armazenamento estejam conectados e configurados corretamente. Decidir que tipos de dispositivos de armazenamento você quer usar para sua tarefa de backup. Você pode configurar os dispositivos de armazenamento ao preparar seu ambiente do Backup Exec. Entenda como o Backup Exec fornece proteção contra gravação para sua mídia do cartucho de disco e fita. Conheça o conjunto de mídia padrão para mídia do cartucho de disco e fita e seu período de quatro semanas de proteção contra gravação. Aprenda sobre a criação de novos conjuntos de mídia com diferentes períodos de retenção.

16 16 Instalação Tarefas pós-instalação Decida as credenciais que você deseja que sua conta de logon do Backup Exec use ao procurar e fazer seleções de backup. Você pode usar uma conta de logon existente do Backup Exec ou criar uma nova.

Veritas Backup Exec. Guia de Instalação Rápida

Veritas Backup Exec. Guia de Instalação Rápida Veritas Backup Exec Guia de Instalação Rápida Avisos legais Copyright 2017 Veritas Technologies LLC. Todos os direitos reservados. Veritas e o logotipo da Veritas são marcas comerciais ou registradas da

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90904. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 7 SP1

4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90904. Xerox FreeFlow Core Guia de Instalação: Windows 7 SP1 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90904 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 2010. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 2010 Guia de Instalação Rápida 20047221 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes da instalação Sobre a conta de serviço do

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 1-Antes de iniciar a instalação do SQL é necessário liberar as permissões do usuário para evitar erro, para realizar esse procedimento

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16

Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Leia-me do monitor do Veritas System Recovery 16 Sobre este Leia-me Recursos não mais suportados no Veritas System Recovery 16 Monitor Sobre o Veritas System Recovery 16 Monitor Requisitos do sistema Pré-requisitos

Leia mais

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ

Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ Notas sobre a Versão do Controlador de arquivos para HP 3PAR StoreServ 3.03.0a Número de peça HP C8S69-96029 Publicado: Junho de 2013 Edição 1 Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MX531 Sistema Operacional Windows 1 Preparando para Conectar a Multifuncional na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional

Leia mais

Guia do Usuário do CentreWare DP

Guia do Usuário do CentreWare DP Guia do Usuário do CentreWare DP "O seu piloto automático para o gerenciamento produtivo da impressora" Versão 4.0. GUIA DO USUÁRIO DO CENTREWARE DP 998, 999 pela Xerox Corporation. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN. Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 4. Instalação no servidor... 4 4.1.1. Instalação do sistema... 6 4.1.2. Instalação do mdac_typ...

Leia mais

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL em sistemas Windows.

Leia mais

Requisitos do sistema

Requisitos do sistema Requisitos do sistema Sistema operacional O Nintex Workflow 2007 deve ser instalado no Microsoft Windows Server 2003 ou 2008. Cliente de navegação Microsoft Internet Explorer 6.x, embora recomende-se o

Leia mais

Veeam Endpoint Backup FREE

Veeam Endpoint Backup FREE CONSULTORIA INFORMÁTICA DOWNLOAD GRATUITO Veeam Endpoint Backup FREE Visão Global do Produto Veeam Endpoint Backup FREE 1 Veeam Endpoint Backup está preparado para proteger a sua empresa. O Veeam Endpoint

Leia mais

Gerenciamento da impressora

Gerenciamento da impressora Impressora a laser Phaser 4400 Gerenciamento da impressora Visão geral Siga os procedimentos abaixo para iniciar o programa de instalação Xerox no seu sistema operacional. As seguintes seções também contêm

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez PIXMA MG3510 Mac OS Preparando para Conectar Minha Multifuncional

Leia mais

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express AVG Admin 8.5 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. Instalação do SQL Server 2005 Express...3 1.1.Microsoft.Net Framework 2.0...3 1.2.Microsoft SQL Server 2005 Express...4 2. Instalação e Configuração do

Leia mais

Backup Exec 15. Guia de Instalação Rápida

Backup Exec 15. Guia de Instalação Rápida Backup Exec 15 Guia de Instalação Rápida 21344987 Versão da documentação: 15 PN: 21323749 Avisos legais Copyright 2015 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. Symantec, o logotipo da Symantec

Leia mais

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate

Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Manual de Instalação Condomínio21 Operacional Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Seu manual do usuário SAMSUNG CLP-770ND

Seu manual do usuário SAMSUNG CLP-770ND Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SAMSUNG CLP-770ND. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 1 WSAuto MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE CFC-B 2 INTRODUÇÃO O WSauto é o mais novo sistema de gerenciamento de CFC-B, foi criado pela empresa S MARQUES INFORMÁTICA LTDA ME, e lançado o seu primeiro modulo

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação

Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação Software em inglês com revisor de textos em português. Guia de instalação INSTRUÇÕES DE INÍCIO RÁPIDO 1. Verifique se o Mac atende aos requisitos mínimos do sistema. 2. Remova o Microsoft Office 2008

Leia mais

CONTEÚDO Guia do Usuario

CONTEÚDO Guia do Usuario CONTEÚDO Direitos autorais 2014 Samsung Electronics Co., Ltd. Todos os direitos reservados. Este manual destina-se somente a fins informativos. Todas as informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers Guia de Instalação Rápida 13897290 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes de instalar Sobre a conta

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Guia de Instalação. 1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010

Guia de Instalação.  1. Guia de Instalação do Nintex Workflow 2010 Guia de Instalação Nintex USA LLC 2012. Todos os direitos reservados. Salvo erros e omissões. support@nintex.com www.nintex.com 1 Sumário 1. Instalando o Nintex Workflow 2010... 4 1.1 Executar o instalador...

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca

TUTORIAL WINDOWS 7. Curso Técnico em Informática. Aluno: Ricardo B. Magalhães Período: Noturno Profª: Patrícia Pagliuca GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SECITEC ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA UNIDADE DE LUCAS DO RIO VERDE Curso Técnico em Informática

Leia mais

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP

Lab - Backup e Recuperação no Windows XP 5.0 10.3.1.6 Lab - Backup e Recuperação no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai fazer o backup de dados. Também irá executar a recuperação dos dados. Equipamento

Leia mais

Copyright 2016 HP Development Company, L.P.

Copyright 2016 HP Development Company, L.P. Guia do Usuário Copyright 2016 HP Development Company, L.P. AMD é uma marca comercial registrada da Advanced Micro Devices, Inc. 2012 Google Inc. Todos os direitos reservados. Google é uma marca comercial

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 3 3.1. Estação... Erro! Indicador não definido. 3.2. Servidor... Erro! Indicador

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Manual de instruções U00123175100. Definições da impressora CP_Manager

Manual de instruções U00123175100. Definições da impressora CP_Manager Manual de instruções U00123175100 Definições da impressora CP_Manager U00123175100 2011 Março Seiko I Infotech Inc., 2011 Todos os direitos reservados. Os conteúdos deste manual podem ser alterados sem

Leia mais

FERRAMENTA DE CONFIGURAÇÃO DE PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO

FERRAMENTA DE CONFIGURAÇÃO DE PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO MONITOR LCD FERRAMENTA DE CONFIGURAÇÃO DE PAINEL SENSÍVEL AO TOQUE MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 1.0 Modelos aplicáveis (a partir de março de 2014) PN-L703A/PN-L703/PN-L603A/PN-L603/PN-70TA3/PN-70T3/PN-60TA3/PN-60T3

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão Procedimentos para Instalação do Sisloc Versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 3. Etapa 2: Instalação da base de dados Sisloc... 24

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Fiery EXP250 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão no Windows

Fiery EXP250 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS. Impressão no Windows Fiery EXP250 Color Server SERVER & CONTROLLER SOLUTIONS Impressão no Windows 2005 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC MANUAL DE INSTALAÇÃO DO MILLENNIUM BASIC O primeiro passo para fazer a instalação do Millennium Basic é fazer o download dos programas executáveis para a máquina do usuário. Acesse o portal de conteúdo

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

4.0 SP2 ( ) maio P Xerox FreeFlow Core Express Guia de Instalação

4.0 SP2 ( ) maio P Xerox FreeFlow Core Express Guia de Instalação 4.0 SP2 (4.0.2.0) maio 2015 708P90932 2015 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Xerox, Xerox com a marca figurativa e FreeFlow são marcas da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Instalando a sua multifuncional em outros computadores na sua rede. MAXIFY MB5310 Mac OS

Instalando a sua multifuncional em outros computadores na sua rede. MAXIFY MB5310 Mac OS Instalando a sua multifuncional em outros computadores na sua rede MAXIFY MB5310 Mac OS 1 Preparando para Conectar na Rede Requisitos da Rede Antes de conectar sua multifuncional à rede, verifique se a

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

MONITOR LCD. Versão 1.0. PN-L703A/PN-L603A/PN-70TA3/PN-60TA3/PN-ZL01/PN-ZL02 (Os modelos disponiveis variam de acordo com a regiao.

MONITOR LCD. Versão 1.0. PN-L703A/PN-L603A/PN-70TA3/PN-60TA3/PN-ZL01/PN-ZL02 (Os modelos disponiveis variam de acordo com a regiao. MONITOR LCD Utilitário da caneta de toque MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 1.0 Modelos aplicáveis (a partir de março de 2014) PN-L703A/PN-L603A/PN-70TA3/PN-60TA3/PN-ZL01/PN-ZL02 (Os modelos disponiveis variam

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital

Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2012. Procedimento para solucionar erro na instalação do certificado digital Por favor, leia este documento atentamente. Em alguns casos, o certificado digital não está

Leia mais

Instalação do Papercut MF

Instalação do Papercut MF Instalação do Papercut MF O software Papercut está disponível sem restrições pelo período de 40 dias. Esse tempo lhe permite avaliar diversos recursos e funções que o software tem a oferecer. Caso adquira

Leia mais

Introdução ao Cliente de VPN Global

Introdução ao Cliente de VPN Global Introdução ao Cliente de VPN Global Sobre a Cliente de VPN Global de SonicWall Antes de começar Sobre a Cliente de VPN Global de SonicWall O SonicWall Cliente de VPN Global cria uma conexão de Rede virtual

Leia mais

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente:

Se a tela de instalação não for exibida após um minuto, inicie o CD manualmente: Página 1 de 5 Guia de conexão Instalando uma impressora conectada localmente (Windows) Nota: se o sistema operacional não for suportado pelo CD Software e documentação, será necessário usar o Assistente

Leia mais

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Fiery server e na impressora por meio de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

Seu manual do usuário HP deskjet 970c http://pt.yourpdfguides.com/dref/900013

Seu manual do usuário HP deskjet 970c http://pt.yourpdfguides.com/dref/900013 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Manual de Instalação Digital Signage Versão 5.39.445

Manual de Instalação Digital Signage Versão 5.39.445 Manual de Instalação Digital Signage Versão 5.39.445 Versão 3.2 28 de agosto de 2012 Copyright 2012 BroadNeeds Rev. 20120828 Pagina 1 de 24 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 3 3. PREPARAÇÃO

Leia mais

Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista

Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista 5.0 9.4.2.4 Lab - Compartilhando uma Impressora no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você irá compartilhar uma impressora, configurá-la em um computador da

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário

ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário ResponseCard AnyWhere Desktop Guia do Usuário Requisitos do sistema o Processador Intel ou AMD com 600 MHz (1 GHz ou mais recomendado) o 256 MB RAM (256 MB ou mais de RAM disponível recomendado) o Disco

Leia mais

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos

Winstep Nexus Dock Guia de Instalação e utilização básica. Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos Winstep Nexus Dock Desenvolvido por: Leonardo Marques dos Santos leonardo.marques.dos.santos@hotmail.com Índice: 1. Objetivos deste manual [Pág. 2] 2. Processo de download e instalação[pág. 3 à 2.1 Requisitos

Leia mais

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1 Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo 14/10/2016 Ver. 1 ATENÇÃO Este tutorial foi elaborado com a versão 7 do sistema operacional Windows. A interface e passo-a-passo da configuração de conexão wifi

Leia mais

Guia do usuário Dell Display Manager

Guia do usuário Dell Display Manager Guia do usuário Dell Display Manager Visão Geral O Dell Display Manager é um aplicativo Microsoft Windows usado para gerenciar um monitor ou um grupo de monitores. Ele permite o ajuste manual da imagem

Leia mais

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS

Guia de Instalação. Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS Guia de Instalação Driver Gráfico de Impressão for WINDOWS Índice Apresentação...5 Documento...5 Modelos de Driver...5 Compatibilidade com Windows...5 Instalação...6 Configuração...12 Configuração da

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

Serviços de nuvem privada do Backup Exec. Guia de Planejamento e Implementação

Serviços de nuvem privada do Backup Exec. Guia de Planejamento e Implementação Serviços de nuvem privada do Backup Exec Guia de Planejamento e Implementação Sumário Capítulo 1 Capítulo 2 Introdução aos Serviços de nuvem privada do Backup Exec... 7 Sobre os Serviços de nuvem privada

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1

Usando o VMware Identity Manager Desktop. VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop VMware Identity Manager 2.8 VMware Identity Manager 2.9.1 Usando o VMware Identity Manager Desktop Você pode encontrar a documentação técnica mais atualizada no

Leia mais

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1

Tutorial Instalador de configuração - Eduroam. 14/10/2016 Ver. 1.1 Tutorial Instalador de configuração - Eduroam 14/10/2016 Ver. 1.1 ATENÇÃO Para fins demonstrativos, o tutorial de configuração de rede eduroam via instalador de configuração foi elaborado com o sistema

Leia mais

Manual de Instalação do LabSoft - Instalação local e em rede

Manual de Instalação do LabSoft - Instalação local e em rede Conteúdo Prefácio... 3 Nome e endereço do fabricante... 3 1 Aspectos legais... 4 1.1 Limitações de Responsabilidade... 4 1.2 Direitos Autorais / Regulamento... 4 2 Instalação Local... 5 2.1 Requisitos

Leia mais

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista

Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista 5.0 5.3.2.17 Lab - Gerenciamento de memória virtual no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai personalizar as configurações de memória virtual. Equipamento

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Índice IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação.............. 1 IBM SPSS Modeler Entity Analytics (Lado do Cliente) 1 Requisitos de sistema..........

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Guia do Administrador do Symantec System Recovery 2013 R2 Management Solution

Guia do Administrador do Symantec System Recovery 2013 R2 Management Solution Guia do Administrador do Symantec System Recovery 2013 R2 Management Solution Versão da documentação: 2015 Avisos legais Copyright 2015 Veritas Technologies LLC. Todos os direitos reservados. Veritas e

Leia mais

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey

Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Aplicativo Xerox App Gallery Guia de Utilização Rápida 702P03997 Para usar com Impressoras multifuncionais (MFPs) ativadas para a Tecnologia Xerox ConnectKey Use o Aplicativo Xerox App Gallery para localizar

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software por meio de uma conexão USB ou de rede. A conexão de rede não está disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF. Para

Leia mais