Computação Gráfica - 12

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Computação Gráfica - 12"

Transcrição

1 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 12 jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

2 Realismo Visual Criar imagens sintéticas realistas é o objetivo final da computação gráfica. O realismo visual é composto pelas técnicas de tratamento computacional aplicadas aos objetos sintéticos gerados, com o objetivo de criar-lhes uma imagem o mais próxima da realidade que se teria se eles fossem construídos e filmados. O realismo é fundamental nas simulações, no entretenimento, na educação e muitas outras aplicações.

3 Realismo Visual Podemos considerar o realismo em duas etapas. Estática: Onde são tratados os objetos e cenas estáticas é trabalhado o chamado realismo fotográfico. Dinâmica: A parte dinâmica esta relacionada ao movimento da cena e seus personagens, chamada de animação.

4 Rendering A computação gráfica trata da síntese de imagens através do computador. Sintetizar uma imagem (uma cena ou objeto) é criá-la em termos da definição dos dados dos objetos que a compõem. Isso se faz a partir da geometria da cena, das informações sobre os materiais de que são feitos os objetos (suas cores e texturas), das condições de iluminação ambiente e da posição de observação da cena. Nesse processo de criação sintética, é denominado rendering a fase de introdução nas cenas, do realismo fotográfico.

5 O termo Rendering Não existe uma tradução fora da área computacional adequada para essa palavra; Basicamente, podemos descrevê-la por realismo visual Podemos interpretar o processo de rendering como o de converter dados em uma imagem realística ou simplesmente sintetizar um objeto ou cena até ter-se deles uma aparência de algo real e não de formas inteiramente criadas no computador.

6 Fases do processo de Realismo Visual Este processo envolve sete fases distintas. Nem todas usadas em todas as aplicações. O mais usual é que um trabalho seja apresentado em um nível de realismo adequado ao seu uso. Principalmente porque ao aumentar-se o realismo de uma cena aumenta-se também seu tempo de processamento e custo de geração.

7 Fases do processo de Realismo Visual Na primeira fase, tem-se a construção do modelo que conterá todas as informações para o processo de realismo visual. Essa primeira fase consiste na utilização de alguma técnica de modelagem. A segunda fase aplica transformações lineares no modelo de modo que ele tenha aparência tridimensional nos diversos dispositivos (geralmente bidimensionais). Essa fase consiste, então, na utilização de projeções e perspectivas adequadas.

8 Fases do processo de Realismo Visual Na terceira fase, considera a eliminação de polígonos ou faces escondidas devido a posição relativa entre os objetos da cena e o observador (culling back-faces). Na quarta fase, são desconsideradas as partes das cenas que não serão mostradas, são chamados recortes. Imagine que você tenha uma infinidade de coisas para ver, para algumas sua visão será limitada, por que estão encobertas ou não chamam atenção. Isso é chamado de clipping (assim como o rendering não tem um significado literal) tem sentido no contexto.

9 Fases do processo de Realismo Visual A quinta fase se encarrega em converter a representação tridimensional para pixels. Seja lá qual for o sistema de coordenadas que se esteja usando, os dados serão levados para um conjunto de coordenadas do dispositivo em que será mostrado. Essa conversão de coordenadas leva os dados do modelo para o mundo digital. Linhas e áreas serão transformadas em conjuntos de pixels. Esse processo é chamado rasterização.

10 Fases do processo de Realismo Visual A sexta fase é de certa maneira uma continuação da terceira, pois trata também da eliminação de partes de um objeto que devem ser removidas. Só que agora essas partes são devidas à interferência dos diversos objetos presentes na cena,onde, devido a sua posição relativa, pode ocorrer que uns fiquem na frente de partes de outros. Muitos autores englobam estas duas partes no que se chama tratamento de partes escondidas (hidden).

11 Fases do processo de Realismo Visual Na última fase, o realismo fotográfico começa a ser realmente tratado e percebido. E para que seja feito adequadamente deve-se levar em conta as luzes presentes na cena, suas intensidades e direções (em relação aos objetos). Também devem ser consideradas todas as características das superfícies representadas: transparência, brilho, reflexão e textura. Ainda devem ser consideradas as sombras que os diversos objetos fazem entre si e nas superfícies em que se apóiam. O nível de realismo dessa fase pode ser tão sofisticado quanto a aplicação precisar.

12 Realismo por passadas A construção de uma cena realística é um processo incremental. Essa forma de criação de cenas realísticas é denominada de realismo por passadas. É a forma utilizada pela grande maioria dos sistemas para geração de cenas realísticas Esse processo permite que os atributos de uma cena sejam renderizados separadamente da sua geração ou modelagem. Diversas técnicas e softwares participam do processo de inclusão do grau de realismo desejado a cena.

13 Realismo por passadas Uma série de bons motivos tornou a renderização por passadas o padrão da computação gráfica atual. Economia de memória: pois nessa técnica não precisam ser colocados todos os objetos de uma vez para o render. Facilidade da introdução de modificações: se precisarmos alterar somente alguns elementos de uma cena como luzes, sombras ou cores, não será necessário perder ou refazer todo o processo de renderização anterior.

14 Realismo por passadas Um outro motivo que torna mais eficiente essa forma de renderização é a possibilidade de maior utilização das imagens estáticas. Por exemplo, se já temos em uma animação uma cena observada a partir de um ponto estático (como um filme com uma câmera fixa), não será necessário renderizar toda a cena, apenas os pontos que sofrerem modificações. Essa técnica permite também a mixagem com objetos ou texturas reais obtidas por captura, ou seja, o render por passadas permite uma integração com imagens fotográficas, acrescentando sombras, texturas complexas ou elementos do mundo real (como rostos) à cena.

15 Rasterização Representação Vetorial x Matricial Normalmente, gráficos são definidos através de primitivas geométricas como pontos, segmentos de retas, polígonos, etc Representação vetorial Dispositivos gráficos podem ser pensados como matrizes de pixels (rasters) Representação matricial Rasterização é o processo de conversão entre representações vetorial e matricial Técnicas de antialiasing podem ser empregadas, usualmente extraindo um custo em termos de desempenho

16 Rasterização Rasterização é um processo de amostragem Domínio contínuo discreto Problemas de aliasing são esperados Cada primitiva pode gerar um grande número de pixels Rapidez é essencial Em geral, rasterização é feita por hardware

17 Rasterização de Segmentos de Reta Segmento de reta entre P 1 = (x 1, y 1 ) e P 2 = (x 2, y 2 ) Já foi recortado com relação ao viewport Objetivo é pintar os pixels atravessados pelo segmento de reta Na verdade, nem todos, apenas os mais próximos Reta de suporte dada por a x + b y + c = 0 Queremos distinguir os casos Linhas ~ horizontais computar y como função de x Linhas ~ verticais computar x como função de y

18 Amostragem, Aliasing, e Anti-aliasing A linha, que no universo físico é contínua, é amostrada em uma matriz finita 2D de pixels. Tal discretização pode causar distorções visuais como cisalhamento ou efeito de escada. Essas distorções são chamadas de aliasing. Para reduzir o problema,usa-se uma técnica chamada antialiasing. A técnica consiste em uma superamostragem (uma vez que o aliasing é causada por uma subamostragem)

19 Superamostragem Superamostragem = Amostrar um objeto numa resolução maior do que será reconstruído. Dividir os pixels em subpixels (i.e. 9), aplicar o algoritmo de Bresenham nesses sub-pixels Contar o número de sub-pixels acesos por pixel O pixel será aceso com intensidade proporcional ao número de sub-pixels acesos

20 Exemplo de Anti-aliasing em Linhas Observe que quando a cor de fundo não é preto, o antialiasing deve fazer uma composição da intensidade com a cor de fundo. Anti-aliasing é necessário não só para linhas, mas também para polígonos e texturas (o que já é mais complicado)

21 Remoção de elementos ocultos Remoção de elementos ocultos (eliminação de linhas e superfícies escondidas). A solução eficiente de problemas de visibilidade é o principal passo do processo de criação de cenas realísticas. Esse problema lida freqüentemente com a determinação da visibilidade de linhas e superfícies. Existem diversos algoritmos usados para determinar as linhas, arestas, superfícies ou volumes que são visíveis ou não para um observador localizado em um ponto específico no espaço. Atualmente, são implementados nas placas gráficas. Algoritmos Z-Buffer, do Pintor, Cálculo da Normal...

22 Remoção de elementos ocultos E

23 Remoção de elementos ocultos É importante existir uma forma de identificação de linhas, arestas ou superfícies visíveis e não visíveis. Decidir se a mesma deverá ser traçada ou não Conservar a fidelidade, resolução e agilidade de representação Algoritmos de remoção de faces ocultas (HSR) foram desenvolvidos na década de 70, mas foram abandonados por que requeriam alto processamento e grande quantidade de memória O avanço tecnológico e barateamento de memória reintroduziram alguns desses algoritmos. Os diferentes algoritmos deverão realizar as seguintes tarefas: Ler e armazenar em matriz as coordenadas 3D dos objetos Localizar no espaço 3D a posição do observador, para definição dos parâmetros de visibilidade Cálculo do vetor normal 3D de cada face do objeto Cálculo do vetor da linha de visibilidade para cada face do objeto

24 Remoção de elementos ocultos Os diferentes algoritmos deverão realizar as seguintes tarefas (cont.): Realizar o teste de visibilidade, verificando o ângulo da normal da face com a linha de visibilidade. Se 90º < < 180º - Superfície invisível Se - 90º < < 90º - Superfície visível Definir os vértices ou cantos das faces do objeto e armazená-los Verificar os cantos visíveis, com seus respectivos posicionamentos Traçar as arestas das faces visíveis, que revelarão o objeto sob determinado ponto de vista.

25 Z-Buffer Z-buffer Buffers são áreas reservadas de memória utilizadas para determinados propósitos. Em aplicações de animação, por exemplo, o double-buffer permite que as sucessivas renderizações sejam feitas de modo suave, sem o efeito indesejável de piscar entre cada atualização da janela de visualização. O z-buffer é bastante comum em aplicações gráficas e é utilizado para calcular a distância do observador e remover superfícies ou partes ocultas de objetos sobrepostos. glutinitdisplaymode(glut_double GLUT_RGB GLUT_DEPTH)

Computação Gráfica. Rasterização. Aula 4. Engenharia de Computação. CEFET/RJ campus Petrópolis. Prof. Luis Retondaro

Computação Gráfica. Rasterização. Aula 4. Engenharia de Computação. CEFET/RJ campus Petrópolis. Prof. Luis Retondaro Computação Gráfica Engenharia de Computação CEFET/RJ campus Petrópolis Prof. Luis Retondaro Aula 4 Rasterização Representação Vetorial x Matricial Normalmente, gráficos são definidos através de primitivas

Leia mais

Computação Gráfica. Agostinho Brito. Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Computação Gráfica. Agostinho Brito. Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Computação Gráfica Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 30 de julho de 2015 O que é computação gráfica Entrada Saída IMAGEM MODELO

Leia mais

Computação Gráfica Aula 0. Alexandre de Barros Barreto - Ms

Computação Gráfica Aula 0. Alexandre de Barros Barreto - Ms Computação Gráfica Aula 0 Alexandre de Barros Barreto - Ms Objetivo da Disciplina Apresentar a computação gráfica, enquanto conjunto de aplicações matemáticas, como ferramenta de representação de dados

Leia mais

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica Introdução Geral a Computação Gráfica Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução Geral a O que é CG? Áreas de Atuação Definição, Arte e Matemática Mercado

Leia mais

Introdução ao Processamento e Síntese de imagens -Linhas e superfícies escondidas

Introdução ao Processamento e Síntese de imagens -Linhas e superfícies escondidas Introdução ao Processamento e Síntese de imagens -Linhas e superfícies escondidas Júlio Kiyoshi Hasegawa 26 Fontes: Rogers, D. F. Procedural Elements for Computer Graphics Introdução Linhas e superfícies

Leia mais

O Problema de Visibilidade. Computação Gráfica Recorte. Onde Acontece? O que é Recorte? Renato Ferreira

O Problema de Visibilidade. Computação Gráfica Recorte. Onde Acontece? O que é Recorte? Renato Ferreira O Problema de Visibilidade Computação Gráfica Recorte Renato Ferreira Numa cena tri-dimensional, normalmente não é possível ver todas as superfícies de todos os objetos Queremos descartar objetos ou partes

Leia mais

Introdução ao Processamento e Síntese de imagens Recorte 2D

Introdução ao Processamento e Síntese de imagens Recorte 2D 1 Introdução ao Processamento e Síntese de imagens Recorte 2D Fontes: Rogers, D. F. Procedural Elements for Computer Graphics Traina, A. J. M. & Oliveira, M. C. F. (2004) 2016 2 Recorte - (Clipping) Numa

Leia mais

Conversão por Varrimento

Conversão por Varrimento Conversão por Varrimento Conversão vectorial? matricial Representação Vectorial Representação Matricial 2 Rasterização de Primitivas? Rasterização - converter de uma definição geométrica para pixels (matricial)?

Leia mais

Prof. Fernando V. Paulovich 3 de agosto de SCC Computação Gráca

Prof. Fernando V. Paulovich  3 de agosto de SCC Computação Gráca Dispositivos de Saída e SCC0250 - Computação Gráca Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade

Leia mais

Pipeline de Visualização 3D

Pipeline de Visualização 3D Pipeline de Visualização 3D André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 5 de Foley Capítulo 2 de Azevedo e Conci Processo de Visualização https://www.youtube.com/watch?v=ogqam2mykng Processo de

Leia mais

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti

António Costa. Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Preâmbulo Adaptação: Autoria: João Paulo Pereira António Costa Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Computação Gráfica Modelos Matemáticos Análise (reconhecimento de

Leia mais

Rendering de Polígonos. Determinação de Superfícies Visíveis. Back Face Culling. Back Face Culling. Back Face Culling. Back Face Culling.

Rendering de Polígonos. Determinação de Superfícies Visíveis. Back Face Culling. Back Face Culling. Back Face Culling. Back Face Culling. Determinação de Superfícies Visíveis M.C.F. de Oliveira Fontes: Hearn & Baker, Cap. 9 Curso CG, University of Leeds (Ken Brodlie): http://www.comp.leeds.ac.uk/kwb/gi21/lectures.html Rendering de Polígonos

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica

Introdução à Computação Gráfica Introdução à Computação Gráfica André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Ementa Conceitos Básico; Dispositivos Gráficos; Sistemas de Cores; Transformações geométricas; Primitivas gráficas; Visibilidade;

Leia mais

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Mídias discretas (estáticas) Texto Gráficos e Imagens Estáticas Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Estrutura do Curso Ênfase na parte prática Avaliação através de trabalhos de implementação C / C++ OpenGL c/ GLUT Grau (nota) baseado

Leia mais

Computaçã. Visão Geral. Sistema Gráfico. Computação Gráfica. Pixels. Sistema Gráfico e o Frame Buffer. Introdução à Computação Gráfica

Computaçã. Visão Geral. Sistema Gráfico. Computação Gráfica. Pixels. Sistema Gráfico e o Frame Buffer. Introdução à Computação Gráfica Visão Geral Computaçã ção o Gráfica Introduçã ção, conceitos básicosb sicos, áreas relacionadas Introdução à Computação Gráfica Como funciona um sistema gráfico Como imagens são representadas Áreas relacionadas,

Leia mais

Objetos definidos no seu próprio sistema de coordenadas

Objetos definidos no seu próprio sistema de coordenadas Transformações Modelagem Iluminação (Shading) Transformação Câmera A história até aqui Recorte Projeção Rasterização Visibilidade Transformações Modelagem Iluminação (Shading) Transformação Câmera Recorte

Leia mais

Computação Gráfica. Engenharia de Computação. CEFET/RJ campus Petrópolis. Prof. Luis Retondaro. Aula 1. Apresentação

Computação Gráfica. Engenharia de Computação. CEFET/RJ campus Petrópolis. Prof. Luis Retondaro. Aula 1. Apresentação Engenharia de Computação CEFET/RJ campus Petrópolis Prof. Luis Retondaro Aula 1 Apresentação 2 Engenharia de Computação CEFET/RJ campus Petrópolis Prof. Luis Retondaro www.retondaro.pro.br Aula 1 Apresentação

Leia mais

Visibilidade. Apontamentos CG + Edward Angel, Sec Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010

Visibilidade. Apontamentos CG + Edward Angel, Sec Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010 Visibilidade Apontamentos CG + Edward Angel, Sec. 7.11 Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010 1 Na últimas aulas Rasterização Discretização de linhas Preenchimento de polígonos Aliasing

Leia mais

Resumo. Computação Gráfica: Uma Proposta de Plano Pedagógico. Áreas Correlatas. Definição. Uma Visão Integrada da C.G.

Resumo. Computação Gráfica: Uma Proposta de Plano Pedagógico. Áreas Correlatas. Definição. Uma Visão Integrada da C.G. Computação Gráfica: Uma Proposta de Plano Pedagógico Luiz Velho Definições Metodologia Estrutura Avaliação Discussão Resumo IMPA - Instituto de Matemática Pura e Aplicada Definição Computação Gráfica:

Leia mais

Pipeline de Visualização 2D

Pipeline de Visualização 2D Pipeline de Visualização 2D André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Capítulo 2 do Foley Requisitos de matemática para CG Vetores e pontos Matrizes Transformações geométricas Pontos e espaços afim Representação

Leia mais

Realismo Visual. Aula 11 UFF

Realismo Visual. Aula 11 UFF Realismo Visual Aula 11 UFF - 2018 Objetivos Melhorar o entendimento das cenas e objetos criados Possibilidade de representação de dados, objetos e cenas complexas Realismo até o nível desejado da forma

Leia mais

Computação Gráfica. Prof. André Yoshimi Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. André Yoshimi Kusumoto Computação Gráfica Prof. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Representação da Imagem A representação vetorial das imagens é principalmente empregada para a definição e modelagem dos objetos

Leia mais

Imagem Vetorial x Imagem Matricial. Conversão Matricial de Primitivas Gráficas. Sistema de Coordenadas do Dispositivo. Problema

Imagem Vetorial x Imagem Matricial. Conversão Matricial de Primitivas Gráficas. Sistema de Coordenadas do Dispositivo. Problema Conversão Matricial de Primitivas Gráficas Imagem Vetorial x Imagem Matricial Maria Cristina F. de Oliveira março 2009 2 Problema Traçar primitivas geométricas (segmentos de reta, polígonos, circunferências,

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica Visibilidade. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Introdução à Computação Gráfica Visibilidade. Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Introdução à Computação Gráfica Visibilidade Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti O Problema de Visibilidade Numa cena tri-dimensional, normalmente, não é possível ver todas as superfícies de todos

Leia mais

Determinação da Visibilidade

Determinação da Visibilidade Universidade de Aveiro Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Determinação da Visibilidade Beatriz Sousa Santos, J. Madeira Uma classificação Os métodos de visibilidade podem ser basicamente

Leia mais

Visibilidade. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG

Visibilidade. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Visibilidade Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG Pipeline de Visualização 3D Pipeline de Visualização 3D LEIC CG Sombreamento

Leia mais

Computação Gráfica. Representação e Modelagem

Computação Gráfica. Representação e Modelagem Computação Gráfica Representação e Modelagem Professora: Sheila Cáceres Baseado nos slides da Prof. Soraia Musse Modelagem Área da Computação Gráfica que estuda a criação de modelos dos objetos reais.

Leia mais

Leandro Paganotti Brazil Rosane Minghim Computação Gráfica ICMC USP

Leandro Paganotti Brazil Rosane Minghim Computação Gráfica ICMC USP Ray Tracing Leandro Paganotti Brazil Rosane Minghim Computação Gráfica ICMC USP 2007-2012 Resumo Introdução Ray Tracing Básico Intersecção Raio-Cena Sombra Reflexão Transparência Antialiasing Volumes Limitantes

Leia mais

Computação Gráfica e Processamento de Imagens. recorte ( clipping ) de : o segmentos de retas o polígonos o textos. Prof.

Computação Gráfica e Processamento de Imagens. recorte ( clipping ) de : o segmentos de retas o polígonos o textos. Prof. recorte ( clipping ) de : o segmentos de retas o polígonos o textos Prof. Julio Arakaki 2005 1 Recorte ( clipping ) Ponto Processo de visualização que leva em conta apenas o conteúdo da janela de desenho.

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

Revisão. Soraia Raupp Musse

Revisão. Soraia Raupp Musse Revisão Soraia Raupp Musse Processamento Gráfico Modelagem Multimídia RV Usuário Visão Modelos Gráfico Tempo Animação Vídeo Imagens Processamento de Imagens Processamento de Imagens Modelagem Multimídia

Leia mais

Introdução. 1 Introdução

Introdução. 1 Introdução Introdução 1 Introdução O efeito visual de sombras em uma cena 3D é muito enriquecedor. Sem ele, quando a imagem é projetada na tela bidimensional do computador para visualização, perdem-se informações

Leia mais

Sumário. Traçado de Retas. Antialiasing e OpenGL. 1 Introdução. 2 Conversão Segmento de Reta. 3 Algoritmo DDA. 4 Algoritmo de Bresenham

Sumário. Traçado de Retas. Antialiasing e OpenGL. 1 Introdução. 2 Conversão Segmento de Reta. 3 Algoritmo DDA. 4 Algoritmo de Bresenham Conversão Matricial SCC0250 - Computação Gráca Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade de

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens 1 Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e de Imagens Sensoriamento Remoto 2 Introdução Espectro Eletromagnético

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Prof. Sergio Ribeiro Tópicos Introdução Espectro Eletromagnético Aquisição e Digitalização de Imagens Efeitos da Digitalização Digitalização Sensoriamento

Leia mais

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas Prof. Dr. Rodrigo Provasi e-mail: provasi@usp.br Sala 09 LEM Prédio de Engenharia Civil Iluminação Para a compreensão do funcionamento da

Leia mais

Computação Gráfica - 09

Computação Gráfica - 09 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 9 jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav Objetos

Leia mais

Computação e Imagens: PI, CG e Visualização. Computação Visual

Computação e Imagens: PI, CG e Visualização. Computação Visual Computação e Imagens: PI, CG e Visualização Computação Visual Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP São Carlos, 2016 1 Roteiro Visão Geral das áreas da computação que envolvem manipulação

Leia mais

Processamento de Imagens

Processamento de Imagens Processamento de Imagens Prof. Julio Arakaki Ciência da Computação 1 Imagem Digital Full Color Image (Matriz de Pixels) RGB (24 bits): Red (8 bits) Green (8 bits) Blue (8 bits) 2 Imagem Digital Um modelo

Leia mais

Remoção de Superfícies Escondidas

Remoção de Superfícies Escondidas INF 66 Computação Gráfica Interativa Eliminação de Superfícies Escondidas; Anti-Aliasing Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/inf66/index.htm Remoção de

Leia mais

Exame de Época Especial Computação Gráfica

Exame de Época Especial Computação Gráfica Exame de Época Especial Computação Gráfica LEIC/MEIC Ano Lectivo de 2008/2009 Prof. João Brisson Lopes 9 de Setembro 2009 Nº Nome: Responda o mais completamente às seguintes questões justificando adequadamente

Leia mais

INF 1366 Computação Gráfica Interativa. Anti-Aliasing; Eliminação de Superfícies Escondidas. Alberto B. Raposo

INF 1366 Computação Gráfica Interativa. Anti-Aliasing; Eliminação de Superfícies Escondidas. Alberto B. Raposo INF 66 Computação Gráfica Interativa Anti-Aliasing; Eliminação de Superfícies Escondidas Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/inf66/index.htm Aliasing ACM

Leia mais

Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Prof. Carlos Henrique Q. Forster Sala 121 IEC

Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Prof. Carlos Henrique Q. Forster Sala 121 IEC CCI 36 Computação Gráfica Formas Vetoriais Instituto Tecnológico de Aeronáutica Prof. Carlos Henrique Q. Forster Sala 121 IEC Tópicos da aula Ambiente gráfico em modo retido e modo imediato Definições,

Leia mais

Resumo. Ray Tracing. Introdução. Ray Casting Básico. Idéia

Resumo. Ray Tracing. Introdução. Ray Casting Básico. Idéia Resumo Leandro Paganotti Brazil Danilo Medeiros Eler Rosane Minghim Computação Gráfica ICMC USP 2010 Introdução Ray Casting Básico Intersecção Raio-Cena Caminhos de Reflexão e Refração Ray-Tracing Tree

Leia mais

Visualização por Computador: Teoria, Prática e Aplicações

Visualização por Computador: Teoria, Prática e Aplicações Visualização por Computador: Teoria, Prática e Aplicações Princípios de sistemas e aplicações gráficas Claudio Esperança Programa de Engenharia de Sistemas e Computação COPPE / UFRJ Master of Information

Leia mais

aula 9 IC/UFF

aula 9 IC/UFF aula 9 Fases do Realismo Visual IC/UFF - 2017 Fases do realismo Geometria dos objetos da cena Representação 3D (wire frame) Eliminação de partes não visíveis Shading(reflexão difusa) Iluminação (reflexão

Leia mais

CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia

CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia Rio de Janeiro 2019.1 CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia Luiz Fernando Martha André Pereira Objetivos e escopo Introdução a conceitos e algoritmos de Computação Gráfica para alunos que pretendem

Leia mais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Enquadramento e Conceitos Fundamentais Edward Angel, Cap. 1 Questão 9, exame de 29/06/11 [0.5v] Identifique e descreva os três

Leia mais

Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Conceitos Fundamentais. Algoritmos de Conversão Matricial.

Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Conceitos Fundamentais. Algoritmos de Conversão Matricial. Informática II Conteúdo 03 Prof. Dr. Leandro Alves Neves Sumário Rasterização Conceitos Fundamentais. Algoritmos de Conversão Matricial. Polígonos Construção e Preenchimento de polígonos com formas arbitrárias

Leia mais

Portais Renderizáveis em 3D

Portais Renderizáveis em 3D Portais Renderizáveis em 3D Alunos: Omar Mahmoud Abou Ajoue Otávio Moura do Nascimento Orientador: Marcel P. Jackowski Introdução Inspirado no jogo Portal da produtora Valve A idéia consiste em permitir

Leia mais

Visibilidade. Antonio L. Bajuelos Departamento de Matemática Universidade de Aveiro

Visibilidade. Antonio L. Bajuelos Departamento de Matemática Universidade de Aveiro Visibilidade Antonio L. Bajuelos Departamento de Matemática Universidade de Aveiro 1 As motivações Numa cena 3D, geralmente não é possível ver todas as superfícies de todos os objectos Não queremos que

Leia mais

Computação Gráfica. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Email: andrekusumoto.unip@gmail.com Site: http://www.kusumoto.com.br CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas-aula

Leia mais

Computação Gráfica. Computação Gráfica. Visão Geral. Sistema Gráfico. Introdução à Computação Gráfica e areas relacionadas

Computação Gráfica. Computação Gráfica. Visão Geral. Sistema Gráfico. Introdução à Computação Gráfica e areas relacionadas Visão Geral Computação Gráfica Cenário e Histórico Introdução à Computação Gráfica e areas relacionadas Histórico Aplicações Perfil da disciplina Bibliografia Maria Cristina F. de Oliveira Rosane Minghim

Leia mais

Sumário. Bibliografia

Sumário. Bibliografia 3 3 Bibliografia Computação Gráfica Aula 01 - Introdução Vinicius Graciano Santos vgs@dcc.ufmg.br Sumário Introdução Computação Gráfica Expectativas e Objetivos do Curso Whirlwind, Sage e Sketchpad Universidade

Leia mais

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres

Processamento de Imagem. A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Processamento de Imagem A Imagem digital Professora Sheila Cáceres Visão Humana Processamento de Imagens 2 Semelhança entre o sistema visual humano e uma câmera fotográfica Várias semelhanças podem ser

Leia mais

PMR2560 ELEMENTOS DE ROBÓTICA 2016 TRABALHO DE VISÃO COMPUTACIONAL CALIBRAÇÃO DE CÂMERAS E VISÃO ESTÉREO

PMR2560 ELEMENTOS DE ROBÓTICA 2016 TRABALHO DE VISÃO COMPUTACIONAL CALIBRAÇÃO DE CÂMERAS E VISÃO ESTÉREO PMR2560 ELEMENTOS DE ROBÓTICA 2016 TRABALHO DE VISÃO COMPUTACIONAL CALIBRAÇÃO DE CÂMERAS E VISÃO ESTÉREO Esse trabalho consiste de três partes. Na primeira parte do trabalho você vai calibrar duas câmeras

Leia mais

Computação Gráfica - 11

Computação Gráfica - 11 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 11 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Recorte. Márcio Bueno Fonte: Material do Prof. Claudio Esperança e do Prof. Paulo Roma Cavalcanti

Recorte. Márcio Bueno Fonte: Material do Prof. Claudio Esperança e do Prof. Paulo Roma Cavalcanti Recorte Márcio Bueno {cgtarde,cgnoite}@marciobueno.com) Fonte: Material do Prof. Claudio Esperança e do Prof. Paulo Roma Cavalcanti O Problema de Visibilidade Numa cena tri-dimensional, normalmente não

Leia mais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Enquadramento e Conceitos Fundamentais Edward Angel, Cap. 1 Questão 9, exame de 29/06/11 [0.5v] Identifique e descreva os três

Leia mais

Esse tipo de visualização sempre exige uma preocupação adicional com eficiência pois o número de polígonos necessário para representar fielmente a

Esse tipo de visualização sempre exige uma preocupação adicional com eficiência pois o número de polígonos necessário para representar fielmente a 1 Introdução A visualização de terrenos é uma área em constante evolução em computação gráfica, que é utilizada em uma série de aplicações, como jogos, simuladores de vôo, aplicações militares, estudos

Leia mais

Aliasing Exemplo. Representação Vetorial x Matricial. Introdução ao Processamento e Síntese de imagens - Rasterização. Considerações Gerais

Aliasing Exemplo. Representação Vetorial x Matricial. Introdução ao Processamento e Síntese de imagens - Rasterização. Considerações Gerais Representação Vetorial x Matricial Introdução ao Processamento e Síntese de imagens - Rasterização Fontes: IA725 Computação Gráfica I - Profs. Shin-Ting e Martino Esperança e Cavalcanti (2002) (UFRJ) e

Leia mais

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial

Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens. Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico. Mestrado em Engenharia Aeroespacial Álgebra Linear Aplicada à Compressão de Imagens Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Uma Breve Introdução Mestrado em Engenharia Aeroespacial Marília Matos Nº 80889 2014/2015 - Professor Paulo

Leia mais

Sumário. Introdução Câmera sintética Window-to-Viewport Exercício. 29-May-13 Leandro Tonietto!2

Sumário. Introdução Câmera sintética Window-to-Viewport Exercício. 29-May-13 Leandro Tonietto!2 Câmera Sintética Leandro Tonietto Computação Gráfica Desenvolvimento Jogos e Entretenimento Digital ltonietto@unisinos.br http://professor.unisinos.br/ltonietto/jed/pgr/camerasintetica.pdf 05-13 29-May-13

Leia mais

Determinação de Superfícies Visíveis

Determinação de Superfícies Visíveis Determinação de Superfícies Visíveis 35T56 Sala 3E3 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227 1 Raytracing O raytracing automaticamente incorpora a determinação de superfícies visíveis na sua execução

Leia mais

Computação Gráfica. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto

Computação Gráfica. Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Computação Gráfica Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Primitivas gráficas em duas dimensões Matrizes em Computação Gráfica Todas as transformações geométricas podem ser representadas

Leia mais

Bruno Pereira Evangelista. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bruno Pereira Evangelista. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Bruno Pereira Evangelista Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 2/60 Apresentação Introdução Pipeline de renderização Efeitos utilizando GPUs Shaders Como utilizar shaders Ferramentas Demos

Leia mais

Prof. Regis de Castro Ferreira

Prof. Regis de Castro Ferreira PROJEÇÕES ORTOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão

Leia mais

Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II)

Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) Tópicos Especiais em Engenharia de Software (Jogos II) Aula 02 Iluminação, Materiais e Shaders Edirlei Soares de Lima Unity 3D: Graphics A Unity oferece diversos elementos para a

Leia mais

A seguir entenda como funciona o processo de produção em seis etapas:

A seguir entenda como funciona o processo de produção em seis etapas: Para estimular o desejo de consumo precisamos em grande parte de uma imagem impactante e que crie uma conexão emocional com o consumidor. Isso muitas vezes é conseguido simplesmente por meio da embalagem

Leia mais

Computação Gráfica Introdução

Computação Gráfica Introdução Computação Gráfica Introdução UniverCidade - Prof. Ismael H F Santos April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - ismael@tecgraf.puc-rio.br 1 Considerações Gerais Objetivo: Discutir os principais conceitos eos

Leia mais

Discretização. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG

Discretização. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Discretização Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG Pipeline de Visualização 3D Pipeline de Visualização 3D Pipeline de Visualização

Leia mais

4 Impostores com Relevo

4 Impostores com Relevo 63 4 Impostores com Relevo I just wish... I wish I knew what I'm supposed to do. That's all. I just wish I knew. (The Matrix) 4.1 Introdução Os objetos modelados por texturas com relevo, por corrigirem

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Matemática. Imagem* Profª. Maria Andrade. *Parte desta apresentação foi do Prof. Thales Vieira.

Universidade Federal de Sergipe Departamento de Matemática. Imagem* Profª. Maria Andrade. *Parte desta apresentação foi do Prof. Thales Vieira. Universidade Federal de Sergipe Departamento de Matemática Imagem* Profª. Maria Andrade *Parte desta apresentação foi do Prof. Thales Vieira. 2016 O que é uma imagem digital? Imagem no universo físico

Leia mais

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga

Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais. Prof. Adilson Gonzaga Aula 7 - Representação e Descrição de Estruturas Bi-dimensionais Prof. Adilson Gonzaga 1 Introdução Objetos ou Segmentos são representados como uma coleção de pixels em uma imagem. Para o reconhecimento

Leia mais

Recorte. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG

Recorte. Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica. Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Recorte Edward Angel, Cap. 7 Apontamentos CG Matéria Primeiro Teste 26 de Outubro 2013 Tudo até Sombreamento (inclusivé) 26/10-9h00

Leia mais

Computação Gráfica - 09

Computação Gráfica - 09 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 9 jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav Objetos

Leia mais

Modelagem Numérica do Terreno. Prof. Maria Isabel C. de Freitas Adaptado de INPE - DPI

Modelagem Numérica do Terreno. Prof. Maria Isabel C. de Freitas Adaptado de INPE - DPI Modelagem Numérica do Terreno Prof. Maria Isabel C. de Freitas Adaptado de INPE - DPI Modelagem Numérica de Terreno - MNT MNT (Modelo Númérico do Terreno) ou DTM (Digital Terrain Model): representa matematicamente

Leia mais

Computação Gráfica. Engenharia de Computação. CEFET/RJ campus Petrópolis. Prof. Luis Retondaro. Aula 3. Transformações Geométricas

Computação Gráfica. Engenharia de Computação. CEFET/RJ campus Petrópolis. Prof. Luis Retondaro. Aula 3. Transformações Geométricas Computação Gráfica Engenharia de Computação CEFET/RJ campus Petrópolis Prof. Luis Retondaro Aula 3 Transformações Geométricas no plano e no espaço Introdução (Geometria) 2 Pontos, Vetores e Matrizes Dado

Leia mais

Os pixels ou pontos podem ser endereçados por dois inteiros, o número horizontal do pixel (dcx) e o número vertical do pixel (dcy).

Os pixels ou pontos podem ser endereçados por dois inteiros, o número horizontal do pixel (dcx) e o número vertical do pixel (dcy). 8 Sistemas de coordenadas Introdução Em computação gráfica grande quantidade de dados são manipulados e esses dados são altamente quantificados em vários sistemas de coordenadas. Os dispositivos gráficos

Leia mais

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti

Processamento Digital de Sinais. Conversão A/D e D/A. Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Processamento Digital de Sinais Conversão A/D e D/A Prof. Dr. Carlos Alberto Ynoguti Introdução A maioria dos sinais encontrados na natureza é contínua Para processá los digitalmente, devemos: Converter

Leia mais

Processamento Digital de Imagens

Processamento Digital de Imagens Ciência da Computação Processamento Digital de Imagens Tópicos Detecção de Pontos Isolados Detecção de Linhas Prof. Sergio Ribeiro 2 Operações lógicas e aritméticas orientadas a vizinhança utilizam o conceito

Leia mais

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO PLANO DE TRABALHO. 1. Justificativa

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO PLANO DE TRABALHO. 1. Justificativa INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO Nome: Kleber Padovani de Souza Curso: Engenharia de Computação Semestre: R.A.: Título do plano de trabalho: Extração de atributos da imagem através de momentos de imagem. Nome

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Visualização 2D. Rasterização de primitivas 2D e Pipeline 2D. Soraia Raupp Musse

Visualização 2D. Rasterização de primitivas 2D e Pipeline 2D. Soraia Raupp Musse Visualização 2D Rasterização de primitivas 2D e Pipeline 2D Soraia Raupp Musse Qual o problema? Modelo 2D Display Qual o problema? Modelo 2D Dados matemáticos Display Coordenadas de pixels Algoritmos de

Leia mais

Mapas e suas representações computacionais

Mapas e suas representações computacionais Mapas e suas representações computacionais Tipos de dados: diversos tipos de dados são utilizados em SIG e suas representações computacionais. Mapas temáticos Descrevem de forma qualitativa, a distribuição

Leia mais

10 PROBLEMAS + COMUNS NO V-RAY E COMO CORRIGI-LOS. Problemas ou Erros?

10 PROBLEMAS + COMUNS NO V-RAY E COMO CORRIGI-LOS. Problemas ou Erros? Problemas ou Erros? Eu costumo dizer que o V-Ray não possui erros. A ferramenta foi desenvolvida sobre diversos cálculos matemáticos e baseada nos princípios da física. Quando falamos que nossa imagem

Leia mais

Algoritmos de Recorte em 2D

Algoritmos de Recorte em 2D Algoritmos de Recorte em 2D Computação Gráfica DCC065 Prof. Rodrigo Luis de Souza da Silva, D.Sc. Sumário Conceito de Recorte (Clipping) Introdução Algoritmo simples (Força Bruta) Algoritmo de Cohen-Sutherland

Leia mais

Frederico Damasceno Bortoloti. Adaptado de: Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Frederico Damasceno Bortoloti. Adaptado de: Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Fundamentos de Representação Gráfica Frederico Damasceno Bortoloti Adaptado de: Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti Estrutura do Curso Avaliação através de Prova Estudo / Seminário Nota parcial NP

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

Computação Gráfica - 13

Computação Gráfica - 13 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 13 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Reflexões e Sombras em Superfícies Planares Animação e Visualização Tridimensional Prof. João Madeiras Pereira Instituto Superior Técnico 2005/2006

Reflexões e Sombras em Superfícies Planares Animação e Visualização Tridimensional Prof. João Madeiras Pereira Instituto Superior Técnico 2005/2006 Reflexões e Sombras em Superfícies Planares Animação e Visualização Tridimensional Prof. João Madeiras Pereira Instituto Superior Técnico 2005/2006 Reflexões - Motivação Ainda não é possível usar algoritmos

Leia mais

Computação Gráfica OpenGL 05 3D

Computação Gráfica OpenGL 05 3D Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica OpenGL 05 3D Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Algoritmos de Visibilidade. Computação Gráfica Visibilidade. Backface Culling. Outras abordagens. Renato Ferreira

Algoritmos de Visibilidade. Computação Gráfica Visibilidade. Backface Culling. Outras abordagens. Renato Ferreira Algoritmos de Visibilidade Computação Gráfica Visibilidade Renato Ferreira Dado um conjunto de objetos em uma cena D, determinar o que precisa ser desenhado Visibilidade é um problema complexo w Duas abordagens

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica

Introdução à Computação Gráfica Computação Gráfica - Aula 1 (atualizada em 21/10/2015) glaucius@pelotas.ifsul.edu.br Introdução à Computação Gráfica Computação Gráfica Conceito É a área da Ciência da Computação que estuda a geração,

Leia mais

Rasterização. Apontamentos CG + Edward Angel, Sec. 7.8 a Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010

Rasterização. Apontamentos CG + Edward Angel, Sec. 7.8 a Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010 Rasterização Apontamentos CG + Edward Angel, Sec. 7.8 a 7.10 Instituto Superior Técnico Computação Gráfica 2009/2010 1 Na últimas aula Rasterização Discretização de linhas Preenchimento de polígonos Sumário

Leia mais

Processamento de Malhas Poligonais

Processamento de Malhas Poligonais Processamento de Malhas Poligonais Tópicos Avançados em Computação Visual e Interfaces I Prof.: Marcos Lage www.ic.uff.br/~mlage mlage@ic.uff.br Conteúdo: Notas de Aula Curvas 06/09/2015 Processamento

Leia mais

vértices dessas células. Exemplos de malhas estruturadas e não-estruturadas são apresentados na Figura 2.

vértices dessas células. Exemplos de malhas estruturadas e não-estruturadas são apresentados na Figura 2. 1 Introdução O termo visualização corresponde, no contexto desta dissertação, aos métodos que permitem a extração de informações relevantes a partir de conjuntos de dados complexos, com o auxílio de técnicas

Leia mais